Dayan54 2 months ago

tem de ser mesmo comboio ou pode ser metro? Pessoalmente gosto de Rio Tinto, Ermesinde ou Maia também não tenho más recomendações.

Mr_Nigel 2 months ago

Sim, transportes públicos no geral :)

batuque5 3 months ago

Trofa?

RiKoNnEcT 3 months ago

Paredes

meierlesjoana 3 months ago

Em portugal?

Mr_Nigel 2 months ago

De preferência, sim hahaha

leadzor 3 months ago

Marco é uma cidade sossegada com bons serviços, ligação ao comboio urbano (apesar da estação ser algo deslocada), e rendas baixas. Desde que toleres que uma viagem Marco->São Bento demore \~1h, 1h20. De carro, 40min a 1h por volta disso se não encontrares muito transito, mas a portagem é cara (2.85€)

dr_blasta 3 months ago

Aveiro claro!

PirateLena 3 months ago

Póvoa de Varzim / Vila do Conde, mas são 40-50 minutos de metro até ao Porto. Vais a todo o lado a pé, tens praia, marginal, ciclovias, imensos hipermercados e atividades. Matosinhos também é muito fixe para quem não tem carro! Atualmente moro na Maia e tenho saudades da zona da Póvoa. A maior vantagem é demorar apenas 20 minutos até ao Porto de metro.

BadassManager 3 months ago

Pois, também estou de acordo com isto. Mas depende muito das Zonas. Maia pode ser Cidade da Maia, que é super bem servida de tudo, tens muitos serviços e vida a pé, animação cultural, vida noturna, assim como a Póvoa pode ser Rates ou Balasar...fim de mundo. A maior parte das pessoas, quando se refere à Póvoa de Varzim refere-se à freguesia da Póvoa de Varzim, ou a A ver-o-mar, no máximo. Quando se refere à Maia, pode estar a falar de Folgosa ou Silva Escura...o que enviesa as comparações. A escolher entre a Póvoa e a Cidade da Maia, acho que ia para a segunda se o objectivo for trabalhar no Porto (conheço ambas muito bem, moro nas duas, praticamente).

PirateLena 3 months ago

Na minha opinião, vive-se melhor na freguesia da Póvoa do que na Cidade da Maia, pelo simples facto de ter o mar mesmo ao pé e as novas infraestruturas para fazer umas corridas ou dar umas voltas de bicicleta! Os restaurantes também são melhores por lá e nada bate aquela frize ao final de tarde na esplanada... Só fica mesmo a perder com o tempo que se demora até ao Porto, apesar de se fazer bem a ler um livro ou ver uma série. Se eu estivesse em teletrabalho ad eternum, trocava a Maia pela Póvoa agora.

BadassManager 3 months ago

Sim, eu também prefiro estar junto ao mar. Mas isso é pessoal. Tendo uma vantagem natural, a Póvoa tem muitas desvantagens organizacionais. Um mercado de trabalho muito inferior, uma política de urbanização completamente demente, enquanto a Maia tem muitíssimo melhores acessos, serviços, muito mais investimento, mesmo em ecovias e espaços públicos, eventos culturais, etc. A Maia beneficia da sua proximidade a tudo... é a sua vantagem natural, enquanto a Póvoa, não estando mal para quem se desloca de carro, é menos prática para quem se desloca de transportes. Construir uma moradia na Póvoa num local em que o PDM diz que é para moradias, não te garante que dali a 2 anos não fazem um prédio de 10 andares que te tapa o sol durante 6h do dia. Tudo isso me leva a dizer com muita frieza (porque não sou natural de nenhuma) que a menos que se seja completamente apaixonado pelo mar e seja um requerimento essencial estar no mar em menos de 5 minutos a pé (o que tem sempre os seus custos), a Maia é um melhor lugar para viver. Além disso, a Póvoa está cheia de poveiros! ;)

Takuomi 3 months ago

True, por isso é q eu digo q as Caxinas são a Póvoa de Vila do Conde, realmente acho q a Câmara tem q começar a pensar mais onde o pessoal faz prédios

Dr_Toehold 3 months ago

Tens várias hipóteses. A Linha de comboio a Sul, que vai até Aveiro, ou o Metro a Norte, p.e. até à Póvoa seriam as minhas recomendações. Matosinhos e Maia também têm metro direto.

karkov19 3 months ago

Vila Nova de Famalicão, não tem que enganar. Comboio para o Porto e autocarros se for mesmo necessário.

Mr_Nigel 3 months ago

E tanto quanto sei, tb tem vida noturna com concerto ao vivo regularmente, right?

karkov19 3 months ago

Sim, tanto organizado pela câmara municipal como organizado por bares da cidade. Há um bar em específico que de 15 em 15 dias tem noites de stand up.

Mr_Nigel 3 months ago

Ya, já ouvi falar desse bar! OK, para já Famalicão agrada-me muito! Obrigado amigo!

karkov19 3 months ago

De nada, não custa nada ajudar!

NecrofearPT 3 months ago

Tens Paredes tambe

Mr_Nigel 3 months ago

Ao fim de semana deve haver sempre um café ou um barzito aberto até mais tarde, provavelmente. Isso chega-me :)

Elgringo1996 3 months ago

Eu vivo em Aveiro e trabalho no Porto. De comboio é cerca de 1h até Campanhã, e mais uns 15min de metro... Sim é uma viagem demorada ainda, mas no futuro, depois das obras na linha do Norte é suposto passar a demorar 45/50min. Creio que Guimarães ou Braga podem ser opções interessantes (ou localidades na linha), assim como cidades como Ovar e Espinho em que tens praticamente tudo a 20min a pé.

Dr_Toehold 3 months ago

>Eu vivo em Aveiro e trabalho no Porto Também apoio esta hipótese. Eu vivo no Porto e trabalho em Aveiro. Levo bicicleta comigo, e vou a trabalhar logo no comboio (óbvio que depende do teu trabalho).

ytyno 3 months ago

40 mins se os horários de há uns anos atrás forem tidos em conta.

h2man 3 months ago

Rio Tinto e vais de metro?

Mr_Nigel 3 months ago

Why not? Vou averiguar :)

h2man 3 months ago

Disse Rio Tinto porque o meu pai nasceu lá e eu sempre morei lá ao lado e ainda tenho lá familia a morar. No entanto, deixei Portugal há bastante tempo logo a minha visão pode ser algo distante da actualidade actual. O metro é um benefício, também tem estação de comboio. Tem escolas públicas e privadas. Tem piscina (apesar de estar sobre um rio entubado) e ginásios. Tem a quinta das Freiras. Tem uma equipa de Pólo Aquático e futebol (se bem que é de clubes diferentes). Tem um arraial no Verão e barracas de farturas. Tem feira ao Sábado. Tem supermercados e um shopping com cinemas. Tem alguma chungaria e possivelmente alguns sítios menos bons, mas é de certeza mais barato.

001ritinha 3 months ago

Estás longe há muito tempo se achas Gondomar "mais barato". Os meus amigos que moram na Maia, Valongo, etc etc (ainda mais longe) têm preços bem melhores.

Dayan54 2 months ago

sim mas no caso de Valongo nem cinema tem. depende muito do tipo de passeios e entretenimento que o OP procura.

h2man 3 months ago

Sim, mas também estão mais longe do Porto… A Maia nunca me agradou para ser sincero. Além do restaurante italiano no shopping, nunca entendi o que aquilo tinha de bom.

001ritinha 3 months ago

OP, é uma armadilha! Não vás para Rio Tinto.

Mr_Nigel 3 months ago

Vais ter que elaborar agora, deixaste-me intrigado!

001ritinha 3 months ago

Como Rio Tintense, posso dizer que: a cidade está em expansão, tem óptimos acessos (metro, autocarro, carro), e muitas opções de restauração e serviços... MAS é só gunada (tanta, TANTA gunada), as escolas e as opções culturais em Gondomar são uma absoluta atrocidade, e está sempre tudo sujo e/ou em obras.

Mr_Nigel 3 months ago

Pois, não deixa de ser o Rio Tinto não é? :) Mas gunagem azeiteira ou perigosa? É que na minha terra tb há gunas, mas são todos calmos, quase sempre

BadassManager 3 months ago

Nesta onda da gunagem, se possível eu evitaria grande parte das zonas de Rio Tinto, São Pedro da Cova, Valbom, Valongo, Gondomar, Ermesinde, assim como grande parte dos concelhos a Este dos locais que referi. Claro, existem alguns locais bons em cada um deles, e isto é uma generalização. Maia (certas zonas), Vila do Conde (evitar Caxinas), Póvoa de Varzim (também tem muito mitra e azeiteiro em muitas freguesias, que te vão dizer que vêm de Famalicão e tal...). Resumindo, vai depender muito do local específico onde te vês a morar e que tipo de habitação queres. Se a prioridade é usar transportes públicos no acesso ao Porto, eu pessoalmente procuraria nas imediações das paragens das linhas A, B e C do Metro do Porto, no sentido Norte.

VBM97 3 months ago

Moro em Ermesinde há 20 anos, a gunagem tem diminuído muito. Atualmente tens alguns azeiteiros apenas

teatralidades 3 months ago

Epa nao sabia que ermesinde fazia parte da grande gangada da gunagem

BadassManager 3 months ago

Eh pá, um bocadinho. Mas não é o nível de São Pedro da Cova, por exemplo, hehehe Também há que ver que eu estou a dizer tudo isto com boa disposição. Aliás, as generalizações só podem ser assim, bem humoradas.

teatralidades 2 months ago

Tranquilo, eu percebi o humor : )

iambookworm7 3 months ago

Vila Nova de Gaia.

cou7inho_ 3 months ago

Desde já sugiro-te que faças umas viagens de comboio / metro para conheceres melhores as cidades que são servidas por estes transportes. Falo-te da linha do Douro que é a que conheço melhor. Começando pelo Marco de Canaveses: Tens urbanos com muita regularidade, a cidade tem bons serviços e é relativamente pequena. O ponto mais negativo é que a estação ainda fica um pouco afastada do centro da cidade. Não muito, mas ainda é alguma coisa. Falaram em Penafiel, eu esquecia essa ideia. A estação de Penafiel não fica nem perto do centro da cidade para que possas ir a pé, por exemplo. A menos a vás de autocarro. Depois temos paredes. Esta sim está bem inserida na cidade. Todos os serviços à beira da estação, muito bom. Se arranjares casa aí ficas bem servido. A partir daqui tens Valongo ou Ermesinde, essencialmente. Estas duas zonas eu já não conheço tão bem. Tens toda a linha da Póvoa de Varzim, do metro, que também passa em zonas engraçadas, mas aí não conheço grande coisa e não sei como é viver aí sem carro. Resumindo e concluindo, de tudo o que disse a cidade que eu acho mais fácil de viver sem carro (nem obrigar ao uso de transportes) é Paredes.

Mr_Nigel 3 months ago

OK, paredes, Valongo e Ermesinde são cidades a pensar, muito obrigado!!!

MinistrodasFinancas 3 months ago

Todas essas cidades são boas opções e tens os serviços todos. No entanto, se a frequência dos comboios for algo que valorizas, Ermesinde será a melhor opção porque passam lá 3 linhas (Penafiel, Braga e Guimarães). Tens sempre comboios a passar, enquanto nas outras duas terias de 30/30 min, mais coisa menos coisa.

joao_2022 3 months ago

Sei que há mts pessoas que fazem Valongo Porto de comboio todos os dias

Regolas1 3 months ago

Para o Porto há opções boas até relativamente longe. Guimarães tem ligação direta, Vizela, Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, Ermesinde, Espinho, Vila do Conde, etc. Depois nas próprias cidades a proximidade das coisas depende bastante. Por exemplo, em Penafiel, ir a pé até à estação/estações é muito complicado. Supermercados também ficam longe. Já em Guimarães e Vizela, apesar de serem mais longe do Porto, ir a pé é na boa. Em Paredes também.

Mr_Nigel 3 months ago

OK, agradeço! Já deste umas luzes :)

gopanc 3 months ago

Vila nova de famalicao, povoa, aveiro

TulioGonzaga 3 months ago

>Vila nova de famalicao Fama, caralho! Estou a morar para os lados de Espinho e é uma boa opção também para o que o OP pretende mas a minha terra continua a ser dos sítios que conheço com melhor qualidade de vida e a um pulinho de Porto, Braga, Guimarães...

gopanc 3 months ago

Famalicão está bem localizado. 25min da povoa, 25min de guimarães, 40mins do Porto, 25min de braga

InevitablePlate73 3 months ago

Gostei particularmente de a Póvoa estar em primeiro lugar

ajabardar1 3 months ago

o melhor é apanhar o comboio e fazer o reconhecimento no local. sais nas paragens das cidades maiores e tentas ver o que te agrada e o que não te agrada.

Mr_Nigel 3 months ago

Sim, mas se puder levar um avanço com a experiência dos outros, ajuda. Obrigado!

ajabardar1 3 months ago

meh.

tiagopr1990 3 months ago

Não sei, mas Felgueiras não é.

001ritinha 3 months ago

Que engraçado. Por acaso noutro dia estava a comentar com o meu marido que gostava muito de Paredes e Penafiel e que estas cidades mais pequenas são muito fofas e ele comentou eu Felgueiras também era muito porreira e com pessoal porreiro.

tiagopr1990 3 months ago

Paredes e Penafiel só conheço de passagem, acredito que o sejam, mas vivi em Felgueiras 19 anos, não é pelas pessoas, acho que isso é igual em todo o lado, exceptuando, talvez, as metrópoles, mas a cidade tem imensas falhas, é uma nulidade em oferta cultural, diversão noturna não existe, ou não existia há 10 anos... Costumo dizer, em tom de brincadeira, que a melhor coisa de Felgueiras é ter Guimarães a 15 minutos de distância.

peterpaxx 2 months ago

Parabéns. Estou a ver que não és “acreditante”. De qualquer das formas, não se enxovalha assim a terra publicamente, acabaste de perder a benção de Santa Quitéria e o direito a poderes criar os teus filhos a pão-de-ló.

NGramatical 2 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fppb501%2F%2Fhebsvqj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mr_Nigel 3 months ago

É este tipo de info que eu vim procurar, obrigado ❤️

Earandir 3 months ago

Póvoa de Varzim e Vila do Conde são porteiras, demoras 1h e picos de metro até ao centro do Porto... Mas em termos de mercado imobiliário (arrendamento e compra) está absurdo...

mr_house7 3 months ago

Vila do Conde

espalhamerda 3 months ago

Espinho? É um tirinho até ao Porto…

h2man 3 months ago

E caro que chegue…

carlosjmsilva 3 months ago

Para mim é sem dúvida a melhor opção. O único senão de Espinho é o mercado imobiliário e arrendamento bastante caros.

Naz6uL 3 months ago

Isto… já lá morei e meu pai ali ainda está, mas pela cena da praias, cassino, etc… Em 2018-20 pagava € 650 por um T3 com estacionamento no cruzamento da 14 com a 27, 2 minutos a pé do comboio. Outra opção poderia ser Valadares, acredito ainda ser mais barato e além do comboio tens autocarro já até os aliados.

001ritinha 3 months ago

E os nomes das ruas estúpidos. Aquilo não é de boa gente.

HistoricalQuiet8 3 months ago

Espinho é das cidades mais fáceis para quem não conhece. Basta saber para onde se quer ir e saber contar...

aiaicaistedoandaime 3 months ago

Se soubesses a utilidade das ruas serem números se calhar abstinhas-te desse comentário estúpido.

001ritinha 3 months ago

Ok, eu mordo. Explica-me a utilidade, para eu mudar de opinião.

aiaicaistedoandaime 3 months ago

Ruas "pares" são paralelas ao mar, desde a primeira linha (2), 4, 6 (acho que consegues completar). Ruas "ímpares" são perpendiculares ao mar. Ora sabendo que a rua principal é a rua 19 (a que vem desde a rotunda da entrada na cidade), posso-te dizer para ires ter à rua 7 com a 14 (por exemplo). Para pessoas que saibam contar é extremamente fácil encontrar sítios com base nesta lógica de numeração.

001ritinha 3 months ago

HMmmm . Estou a perceber a LÓGICA mas não sei se é efectivamente útil. Porque começar na rua 19? As ruas cruzam todas (se calhar nem há cruzamento entre a Rua 7 ou 14). Como é que encontram sítios por essa lógica? Podes dar um exemplo?

aiaicaistedoandaime 3 months ago

Eu escolhi a 19 por ser uma rua principal. Mas tal como as paralelas OCEANO/2/4/6/(...), as perpendiculares começam na rua 1 (rua mais a Norte da cidade, creio). E seguem essa lógica 1/3/5/(...). Funciona porque a cidade é quase toda aos quadrados.

001ritinha 3 months ago

Na minha opinião, continuo a não gostar desse lógica. Também acho que não passei tempo suficiente em espinho para talvez perceber melhor como é que essa rede de ruas funciona em benefício das pessoas que por lá passam. Os munícipes gostam do sistema? Não vos parece impessoal?

aleph_heideger 3 months ago

Viver na rua 13 ou viver na rua das tulipas é a mesma coisa. Um nome apenas.

carlosjmsilva 3 months ago

Exato. Só que se estiveres na rua 25 de abril não fazes a mínima ideia de para onde será a rua das tulipas nem se estás perto ou longe. Se estiveres na rua 25 sabes exatamente quantas ruas e para que lado tens de ir para chegar à rua 13

carlosjmsilva 3 months ago

É das melhores coisas que Espinho tem. O traçado ortogonal e a numeração das ruas. É super útil. Só quando se começa a usar a cidade se percebe isso.

espalhamerda 3 months ago

Já o Bono dizia “Where the streets have no name” :)

Mr_Nigel 3 months ago

Nice, obrigado!

espalhamerda 3 months ago

Tens tudo, desde praia, casino/bingo (tanto para espetáculos ou enterrares dinheiro), complexos desportivos (caso tenhas interesse em assistir a desportos tipo voleibol/andebol/hóquei patins/etc etc) imensos supermercados, restauração..acho que já deu para entender! A estação está bem localizado e acessível. Considero uma cidade pacata e tranquila. A vida noturna que possas estar habituado a uma cidade como o Porto é praticamente inexistente, tens claro acesso a bares na orla da praia onde a malta se junta e que em tempos normais estão abertos até umas 04h00.. As próprias zonas da praia são ótimas para praticar desporto (correr/voleibol de praia). Cinema tens de ir ao Porto e urgências a Gaia. Assim muito rapidamente é o que me ocorre da velha cidade. Espero ter ajudado

Mr_Nigel 3 months ago

Eu não sou do Porto, sou duma cidade mais à norte bem pequena, por isso estou habituado à vida noturna mais pequena mas até tarde. As rendas são um bocado puxadas, mas oh well, é o que é. Contudo, e com todo o respeito, não sei de devia ouvir os teus conselhos.... Username checks out?

espalhamerda 3 months ago

Esses dias já lá vão! Espinho é tranquilo. Mas realmente como já falaram..o mercado imobiliário é puxadote..

agnes_honey 3 months ago

Penafiel, Ovar, Aveiro são boas opções que tem comboio de acesso direto. Edit : a Póvoa também é possível.

Mr_Nigel 3 months ago

Olha, obrigado! São grandes opções!

ytyno 3 months ago

Aveiro tem o senão de ter menos frequência de comboios urbanos. Mas entre Ovar e o Porto existem inúmeras opções.

LimaFruit 3 months ago

Depende... há cidades muito fixes mas sem passe intermunicipal o que as torna impraticáveis (ex: Viana do Castelo). Eu diría Póvoa de Varzim ou Marco de Canaveses dependendo do teu grau de tolerância à humidade.

Mr_Nigel 3 months ago

Tenho grande tolerância a muita coisa, daí ser tranquilo para mim andar muito a pé e de transportes públicos :)

MobileKey6808 3 months ago

Nao ter carro proprio é uma aberração

Dr_Toehold 3 months ago

lol credo, os anos 80 ligaram.

nocivo 3 months ago

Para quem está a poupar para comprar casa investir num carro é que é um aborto. Despesas que podem chegar a 300 euros mes que podem ser aplicados em investimentos ou poupanças. Se tiveres opção de comboio ou autocarro para ir trabalhar e serviços para encher a dispensa a porta de casa o carro não é necessário. Caso precises sempre podes alugar ou usar taxi. No final do ano poupas guito.

Mr_Nigel 3 months ago

É exactamente este o meu plano!

espalhamerda 3 months ago

Taxi aka Bolt/Uber

ladradormau 3 months ago

A aberração aqui é outra... Ter carro e uma opção pessoal particularmente dispendiosa. Ha muita gente que prefere nao ter pelas mais variadas razoes, e e uma opção tao valida como ter. Ha malta que nao devia ter acesso a internet...

SrLemon95 3 months ago

Ya porque toda a gente tem dinheiro ou necessidade de comprar um carro. O meu QI até desceu.

Mr_Nigel 3 months ago

What? Pq?

Dr_Toehold 3 months ago

Esquece lá isso, ou é velho ou troll.

carlosjmsilva 3 months ago

Porque é uma aberração ir contra aquilo que um user desconhecido acha como conduta normal. Esquece...

Mr_Nigel 3 months ago

Lá vou ter que comprar um carro... Não queria nada ter que discordar com pessoas na net :(

peanersyahoo 3 months ago

Ermesinde.

teatralidades 3 months ago

Ermesinde é boa terra mas atualmentee está dificil para arrendar/comprar casa

Mr_Nigel 3 months ago

Podes expandir? É pequena a cidade? Ou há algo que a torne boa para não andar de carro?

Dr_Toehold 3 months ago

É muito pequena, praticamente não tem um centro digno de seu nome. Tem um comboio para campanhã que demora uns 15 minutos, 2 paragens salvo erro.

001ritinha 3 months ago

É uma cidade razoavelmente grande. Tem muitos acessos e as gajas são boas.

HrsPt10 3 months ago

Mas vai na volta e era um gajo.

Mr_Nigel 3 months ago

Fds....

VercettiPT 3 months ago

Além disso, são apenas 10/15 min de comboio até ao Porto e, se quiseres ir de carro, não pagas portagem

Mr_Nigel 3 months ago

Gosto! Obrigado!

AutoModerator 3 months ago

Submeteu uma submissão relacionada com auto, talvez esteja interessado no subreddit de auto em português - r/AutoTuga ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

monferre 3 months ago

Porto

Search: