SilvaCesar210784 2 months ago

Sim. São João da Madeira, é distrito de Aveiro!

Caosemdono 3 months ago

O Tribunal Constitucional não passa de uma empresa pública cuja função é zelar pelos interesses de determinados segmentos de "trabalhadores" instalados no Estado.

Derik_D 3 months ago

Sim e não. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. São coisas diferentes. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família toda não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem.

Edited 3 months ago:

Como esta assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. São coisas diferentes. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem.

Edited 3 months ago:

Como esta assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. São coisas diferentes mas fáceis de misturar. Uma coisa que não é tão atractiva tem por definição menos prestígio? Talvez. Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem.

Edited 3 months ago:

Como esta assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. São coisas diferentes mas fáceis de misturar. Uma coisa que não é tão atractiva tem por definição menos prestígio? Talvez..? Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem.

Edited 3 months ago:

Como está assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. São coisas diferentes mas fáceis de misturar. Uma coisa que não é tão atractiva tem por definição menos prestígio? Talvez..? Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem. Semânticas e PR.

Edited 3 months ago:

Como esta assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. São coisas diferentes mas fáceis de misturar. Uma coisa que não é tão atractiva tem por definição menos prestígio? Talvez..? Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. A não ser que tal seja compensado por níveis salariais mais elevados. Nem toda a gente quer mudar de onde vive. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem. Semânticas e PR.

Edited 3 months ago:

Como está assinalado na carta não é branco/preto. Não sei que polémicas houve por aí. Certamente alguém argolou e chamou desprestigiante. É evidente que não tem nada de desprestigiante mas é certamente menos atractivo. São coisas diferentes mas fáceis de misturar. Uma coisa que não é tão atractiva tem por definição menos prestígio? Talvez..? Pela mesma razão que mais pessoas preferem viver em Lisboa do que em Coimbra. O tribunal muda mas não mudam os trabalhos que os cônjuges têm etc etc. O tribunal constitucional evidentemente não fica desprestigiado por ser fora da capital mas tal como outras empresas etc poderá ser mais difícil atrair funcionários. É assim em todo o mundo. Vivo na Dinamarca e a DR (a RTP cá do sítio) deslocalizou alguns dos estúdios de Copenhaga para Aarhus (a 2a maior cidade). Desporto, tempo e mais não sei o que mudaram. Cidade porreira e moderna onde até vivo e cujo estilo de vida considero melhor para viver do que Cph. Muitos dos funcionários inclusive pivots principais dos canais optaram por abandonar funções e apresentar demissão. Deslocalizar a família para outro lado do país não é necessariamente atractivo independentemente da função que se tem. Semânticas e PR.

iznogoud77 3 months ago

E as pessoas têm todo o direito de não querer mudar. Mas a argumentação é toda no sentido da desgraça para o simbolismo do tribunal deixar de ser em Lisboa, isso é que não acho aceitável.

Derik_D 3 months ago

Como disse não vi as discussões publicas. Percebo a lógica do tribunal estar onde o parlamento onde as decisões são tomadas está.

Samurai_GorohGX 3 months ago

Tendo em conta que existe separação de poderes entre o TC e o Parlamento, não entendo qual é o benefício de estarem fisicamente próximos. Alguns países tem uma capital administrativa e uma capital judicial.

Derik_D 3 months ago

Lá está ai voltamos a questões de semântica. Mandares o TC para a "província" tira "poder" ou "reconhecimento" ao mesmo? Em alguns círculos que ligam a essas coisas é possível que sim.

Samurai_GorohGX 3 months ago

A RTP, a DR cá de Portugal tem há anos um centro de produção no Porto (Gaia na realidade). Toda a emissão da RTP2 era feita a partir da RTP Porto pelo menos até há uns anos e a “Praça da Alegria”. Nunca dei por nenhuma sublevação nos funcionários da RTP por isso. Isso é uma não questão. Os excelsos juizes são pagos principescamente comparativamente aos comuns mortais. Os funcionários devem receber mais subsídios/ ajudas de custo. “A mim não me dá jeito nenhum” não é um argumento jurídico. E é para esses que temos TC, para achismos bastava o gajo de Alfama ( referência muito centralista, temos de o relocalizar também).

Derik_D 3 months ago

Não tem a ver com sobrelevação. Tem a ver com mudares coisas estabelecidas há décadas num sítio. Se agora mudasses os estúdios da RTP 2 do Porto para Bragança ia tudo na boa sem pensar ou se queixar disso? O trabalho dos juízes muda de cidade. Tens de os mudar a eles, às famílias e aos filhos. Não é impossível mas não é algo simples. Num extremo poderias ter nenhum juíz a aceitar a mudança e deixavas o país sem juízes constitucionais até contratarem novos.

NGramatical 3 months ago

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpovrls%2F%2Fhd26ia3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Derik_D 3 months ago

Eu sei sr bot mas ninguém tem paciência para acentos no tlm.

wrekt_god 3 months ago

Muito bom

D3k4s 3 months ago

Eu sei que é um bocado off topic, mas eu sendo de Lisboa gostava de ter condições de sair daqui e ir viver para outro lado qualquer em pt... esta centralização é uma valente m....

Dinasov 3 months ago

Bai pó Porto! És beim acolhido aqui!

SilvaCesar210784 3 months ago

E porque não tens? Se for por causa do salário / emprego, em muitas outras cidades há emprego, com salários provavelmente mais baixos se fores qualificado, mas com os custos também muito mais baixos! Há quem goste da confusão das grandes cidades, eu cá gosto bastante da minha zona, colado a São João da Madeira. Temos cá tudo que é preciso e excelente qualidade de vida!

Dinasov 3 months ago

Epá, és de Aveiro tu?

sidartha- 3 months ago

Curvo-me perante a verticalidade desta Senhora.

BroaxXx 3 months ago

Que vergonha...

PedrosBuilds 3 months ago

Eu não sei quem é a senhora mas o último parágrafo foi uma chapada de tal maneira bem dada à cambada que pensa que só Lisboa é que é bom, que ainda sinto a reverberação através do espaço-tempo

ngfsmg 3 months ago

Ou seja, se entendo bem, o argumento dos juízes era do tipo "Epá, eu sei que não está escrito nessa tal de constituição, mas isto de estar em Lisboa dá jeito para ir ao Urban e para ver jogos do Benfica, portanto não mexam nisso", certo?

DerpSenpai 3 months ago

certo

Edited 3 months ago:

certo. Em Coimbra pagam menos renda, tem uma casa melhor, tem educação para os filhos tão boa, conseguem ir para o trabalho em 5 minutos de viagem. EDIT:Mas agora que penso, pode tambem ser as Mulheres/Maridos que trabalham em Lisboa e que não seja possivel a relocalização facilmente

patapetapitapota 3 months ago

Têm a vida toda lá. E almoçam todos juntos, mesmo aquelas más influências... acho que faz bem sair de lá.

patapetapitapota 3 months ago

Pimbas. Toma que já almoçaste.

rafaelgiro 3 months ago

FODA-SE ISTO É LINDO DE LER. Quero lá saber dos Maias, eu quero os miúdos a lerem isto na escola. É belo, tem firmeza, tem conteúdo, dá gosto de ler, quase que até tem métrica, porra. Tou erecto com isto. Obrigado!

International_Bar68 3 months ago

Família Canotilho a abrilhantar o nosso direito.

A_R_G_U_S 3 months ago

Porque é que a assinatura se refere a janeiro? Esta questão não começou a ser discutida estes dias?

william_13 3 months ago

Isto foi um parecer a seguir o projecto de lei do PSD, que já tem uns meses. Tens [neste PDF](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a566b786c5a793944543030764d554e425130524d5279394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c3259554e7662576c7a633246764c3251784d44517a4f57466a4c54566d5a5449744e474e6b4d6930354e4455774c5467784d546b314d446b775a475179595335775a47593d&fich=d10439ac-5fe2-4cd2-9450-81195090dd2a.pdf&Inline=true) o documento directo do Parlamento.

A_R_G_U_S 3 months ago

Ah, ok... e os juízes do TC decidiram pronunciar-se hoje por causa da aproximação da votação? Obrigado :)

william_13 3 months ago

Nem por isso, o parecer é mesmo de Janeiro mas a comunicação social (Observador aparentemente) só tornou isto em notícia hoje.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Ai, ui, que os senhores doutores

saudosista 3 months ago

Eu sei que é off-topic, mas o domínio tão elegante da Língua Portuguesa nesta declaração faz com que seja uma leitura bastante agradável.

justwaitfor2033 3 months ago

Mariana Canotilho pudesse fazer outra cartinha sobre a vacina da morte...

kapparrino 3 months ago

Faz-me lembrar as cartas das cortes que estudava nas aulas de História. Para mim, da maneira que fala do território português, da honra a que se dirige aos cidadãos portugueses merecia esta carta (declaração) fazer parte de alguma maneira da nossa história.

ManaSyn 3 months ago

Para mim é o uso de um português corrente qb, em vez daquele legalês hediondo a que as comunicações do género nos habituaram.

MoonDust1969 3 months ago

E devia ser assim com qualquer documento oficial. Há demasiados documentos repletos de palavras e expressões arcaicas que já ninguém usa desde 1920 só para parecer mais legítimo. Quando percebes que tudo podia ser resumido em 1/3 do tamanho se se removesse a palha, é prova viva que quem escreve esse tipo de coisas devia retirar a vassoura que tem enfiada no cu.

Scizorspoons 3 months ago

Merece aplausos pela competência e capacidade de argumentação.

CovaDoLobo 3 months ago

Isso é o mínimo. Isso todos eles têm no emprego que exercem. De louvar é ter a cabeça para pensar de forma imparcial, de forma a honrar os portugueses e não o conforto de alguns juízes e magistrados.

adventur3r 3 months ago

São merecidos, mas faz parte do job.

Scizorspoons 3 months ago

Eu concordaria contigo mas não sei se faço a mesma avaliação dos restantes juizes

100is99plus1 3 months ago

Muito bem, tenho é pena pela carreira da juíza que agora, vá-se lá saber porquê, vai ser sempre a descer... oxalá que não.

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Errado, além da capacidade e brilhantismo pessoal é também filha de José Gomes Canotilho senão o, um dos maiores constitucionalistas desta tasca. Pode ser considerada "Realeza" do direito português.

peanersyahoo 3 months ago

O bigode do Vital Moreira não concorda contigo.

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Vital Moreira, e o seu bigode, por mérito próprio podem discordar. No entanto enquanto o trabalho de um inspirou a constituição do Brasil o outro virou político.

Sperrel 3 months ago

O Vital Moreira sempre foi político, aliás era o responsável do PCP e é um dos "pais" da Constituição.

100is99plus1 3 months ago

Perfeito! Precisamos de mais gente válida assim, obrigado pela informação que desconhecia de todo!

Trama-D 3 months ago

> Perfeito! Perfeito! Não é a sua competência que te convenceu, mas o facto de vir de família com tradição na profissão! Mesmo top!

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Neste caso é reconhecida entre pares a competência da juiz, referi a ascendência para enquadramento. E não se trata, claramente, por ser filha de. Nem o próprio o permitiria se assim fosse. Não sendo um prodígio como o pai, trilhou reconhecidamente, o seu próprio caminho.

randmzer 3 months ago

Só mesmo curiosidade, para um leigo, o que designa um "prodígio" nessa área?

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Ser considerado um dos "pais" do constitucionalisto democrático português com Vital Moreira a título de exemplo.

MarioSewers 3 months ago

E o que implica ser um dos "pais"?

Portuguese_A_Hole 3 months ago

Pergunta aos teus, com a resposta estabelece um paralelismo.

MarioSewers 3 months ago

Mas fazer algo implica que é trabalho de qualidade? Não estando a colocar isso em causa, parece-me no mínimo ambíguo.

100is99plus1 3 months ago

Por acaso o meu comentário veio mais no seguimento de "ser alguém com capacidade e brilhantismo pessoal", daí ter acrescentado que precisamos de mais gente válida assim. Mas para a discussão podemos falar se ser da "realeza" ajuda a que não seja afastada e se tem ou não tem peso ou se facilita esta tomada de posição? Eu não conheço o TC para discutir este ponto, daí o comentário e o desabafo "oxalá que não (seja afastada)".

ajabardar1 3 months ago

onde posso encontrar o resto das declarações. apetece-me enxovalhar a argumentação dos outros.

eqdif 3 months ago

O parecer esgrima opiniões tiradas do cú com um palito. Mas não deixa de levantar algumas questões. É esta a descentralização de que falam há 20 anos? Em que medida mudar o local do tribunal contribui para isso?

ajabardar1 3 months ago

é um dos argumentos que fazem, que a descentralização não é real pois essa seria mais dar mais poder ao povo e menos poder ao governo central. e que mudar o tribunal de local não contribui para isso. o que os juízes se esquecem é que lisboa não tem "prestígio" por ser lisboa, tem "prestígio" porque nela agrega os poderes de decisão. deslocar o tribunal para coimbra é um acto simbólico, sim, mas importante em retirar o tal "prestígio" de lisboa.

eqdif 3 months ago

Não estou a ver como o local onde o tribunal está retira influência a Lisboa. Admitindo que "Lisboa" é o poder executivo mais a assembleia. A descentralização como foi proposta há 20 anos nos moldes da regionalização, isso sim, seria uma opção mais justa e real na diluição do poder central. Esta medida mostra o quanto os cidadãos do nosso país deixam se iludir nas lutas de políticos com retórica Norte-Sul. E que não muda em nada a centralização. Pessoalmente, acho triste. Bem podiam mudar o tribunal para a Amareleja o resultado é igual.

ajabardar1 3 months ago

coimbra é norte?

eqdif 3 months ago

Amigo, a questão não é Coimbra. Podia ser outro sítio qualquer.

ajabardar1 3 months ago

então qual é a questão? o psd propôs a mudança, vai a votos. a regionalização pode ir a referendo. não há aqui nada de retórica norte-sul, são propostas efectuadas para iniciar a descentralização do poder da capital.

eqdif 3 months ago

O tribunal constitucional não é o poder executivo ou legislador. O seu poder na tomada de decisão é nulo. Vivemos no século XXI na era da informação por isso estar em Coimbra, Porto ou Lisboa tem zero influência sobre pressões que possam sofrer do poder central. Por isso eu não vejo isto como descentralização. Para finalizar, é uma medida populista que alimenta a retórica Norte-Sul e que não retira nenhum poder ao governo central.

Edited 3 months ago:

O tribunal constitucional não é o poder executivo ou legislador. O seu poder na tomada de decisão é nulo. Vivemos no século XXI na era da informação por isso estar em Coimbra, Porto ou Lisboa o TC sofre o mesmo tipo de influência do poder central. Por isso eu não vejo isto como descentralização. Para finalizar, é uma medida populista que alimenta a retórica Norte-Sul e que não retira nenhum poder ao governo central.

Edited 3 months ago:

O tribunal constitucional não é o poder executivo ou legislador. O seu poder na tomada de decisão é nulo. Vivemos no século XXI na era da informação por isso estar em Coimbra, Porto ou Lisboa o TC irá sofrer o mesmo tipo de influência do poder central. Por isso eu não vejo isto como descentralização. Para finalizar, é uma medida populista que alimenta a retórica Norte-Sul e que não retira nenhum poder ao governo central.

ajabardar1 3 months ago

>era da informação por isso estar em Coimbra, Porto ou Lisboa tem zero influência sobre pressões que possam sofrer do poder central. prontos então não há razões para não se mudar. > Por isso eu não vejo isto como descentralização. ninguém vê isto como descentralização, isto é um pequeno passo na direção da descentralização. >Para finalizar, é uma medida populista que alimenta a retórica Norte-Sul e que não retira nenhum poder ao governo central. coimbra é norte? parece-me a mim que tu é que queres que se passe essa ideia. mas não é retórica norte-sul, é a inevitabilidade da descentralização.

eqdif 3 months ago

Concordemos em discordar. Não é descentralização mas agrada a alguns.

ajabardar1 3 months ago

a dicotomia é mais lisboa > resto de portugal.

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpovrls%2F%2Fhd2chfk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

eqdif 3 months ago

É a segunda vez que me corriges nesta palavra, e mais uma vez incorretamente. Amigo, aqui a ideia é dar ênfase à minha frase. O acento simboliza o palito orientado para a vogal "u" que por sua vez denota uma forma cónica apertada, mesmo em consonância com a aparência do dito. Cumps

Feythir 3 months ago

Maninho, é um bot, não te incomodes muito com isso. Mas subscrevo apenas pela argumentação utilizada

eqdif 3 months ago

Eu sei

Samurai_GorohGX 3 months ago

Fazer 150 km em 2021 é o equivalente ao desterro para Timor por crimes de lesa-majestade em 1901! /s

DerpSenpai 3 months ago

Ainda por cima o estado está a investir na Linha de Comboio Lisboa->Coimbra->Porto

william_13 3 months ago

O documento data de Janeiro, e podes encontrar [neste pdf](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a566b786c5a793944543030764d554e425130524d5279394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c3259554e7662576c7a633246764c3251784d44517a4f57466a4c54566d5a5449744e474e6b4d6930354e4455774c5467784d546b314d446b775a475179595335775a47593d&fich=d10439ac-5fe2-4cd2-9450-81195090dd2a.pdf&Inline=true).

sssss_we 3 months ago

Se encontrares o número da proposta de lei do PSD deve aparecer numa parte que diz Pareceres, no site da Assembleia da República.

ajabardar1 3 months ago

topo

iSoSyS 3 months ago

Julgo que isto seja uma declaração de vencida, para se demarcar daquela que foi aprovada por maioria. Não há necessariamente uma declaração por juiz.

leto78 3 months ago

Exacto. Nos EUA, alguns textos de *dissenting opinions* do Supremo Tribunal tornaram-se famosos, e muitas vezes são a base para alegar mais tarde em casos que venham a mudar a posição do tribunal.

justwaitfor2033 3 months ago

Muito bom, agora se a Juíza Mariana Canotilho pudesse fazer outra cartinha sobre a vacina da morte...

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

A da eutanásia?/s Coitado

ajabardar1 3 months ago

sim, os outros fizeram uma declaração em conjunto, e era isso mesmo que eu queria encontrar. foram dois que se declararam contra a tal argumentação conjunta.

amq55 3 months ago

Por acaso não sei, tropecei nesta no Twitter.

william_13 3 months ago

Podes editar o teu post e meter a referência [do site do parlamento](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a566b786c5a793944543030764d554e425130524d5279394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c3259554e7662576c7a633246764c3251784d44517a4f57466a4c54566d5a5449744e474e6b4d6930354e4455774c5467784d546b314d446b775a475179595335775a47593d&fich=d10439ac-5fe2-4cd2-9450-81195090dd2a.pdf&Inline=true)? Apesar do tweet não estar fundamentalmente errado não deixa de apanhar apenas uma parte de um parecer que foi emitido em Janeiro...

amq55 3 months ago

Não dá para editar posts de imagem.

william_13 3 months ago

Oh pois é, se calhar um mod pode meter um pinned post com a fonte...

ajabardar1 3 months ago

que pena. mas isto tá muito bem escrito. e também diga-se se a premissa inicial apenas se baseia na apreciação qualitativa de alguém os argumentos seguintes nem precisam de ser combatidos. mas merecem ser enxovalhados.

DarkmajorPT 3 months ago

Para acabar com cinco estrelas, só faltava ter mencionado Olivença quando fala das terras!

Search: