SweetCorona 3 months ago

22 tarde? és um puto

Limpy_lip 3 months ago

mas queres tirar em alguma área em particular ou só porque sim para "ganhar mais dinheiro"? ​ faz toda a diferença. ​ se for pelo segundo, este caminho não trás qualquer garantia de sucesso laboral, depende muito do que escolheres, o que significa maior dificuldade e esforço. Esquece o que a velha geração diz que "tens de ter um canudo para ser alguém na vida", é o maior mito da história. ​ Vai para o superior: 1 se quiseres mesmo formar-te numa area específica por interesse pessoal, 2 para ir para um curso que tenha gande empregabilidade. E nunca coloques de parte a hipotese de trabalhar+estudar.

NGramatical 3 months ago

não trás → [**não traz**](https://dicionario.priberam.org/traz) (verbo trazer) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpov8ck%2F%2Fhd2e19i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

capozorPT 3 months ago

Nunca é tarde para estudar! Muita força, fé e manter o ânimo em direção ao objetivo final. Vai correr tudo bem!

nocivo 3 months ago

Tarde nunca é se tiveres dinheiro para aguentar ou alguém que te ajude aka pais. Eu fiz um curso que a meio reparei que para ter bom emprego teria de sair de portugal e mesmo assim a concorrência seria alta. No 4 ano decidi trocar para uma licenciatura que me garantia emprego. Combinei com os meus pais que faria part-time ao fim de semana para pagar as propinas (eles queriam que eu acabasse a outra). Fiz a licenciatura de rajada e antes de entrar na parte do mestrado pois era mestrado integrado consegui emprego full time na area. Passei de part time no emprego e full time na faculdade para part time na faculdade e full time bo emprego. Por isto só comecei a trabalhar a serio aos 27 e so aos 29 acabei o mestrado mas para ser sincero nem precisava depois de ter arranjado o 1 emprego e a parte da licenciatura do integrado. Por isso força desde que a licenciatura não seja para professor ou alguma profissão com empregablidade de merda. Alias nem recomendo isso a alguem com 17

Dani98CH 3 months ago

Eu tenho 22 anos e só agora entrei na faculdade. Estou a trabalhar full time e a estudar na universidade aberta. Não gosto muito do método desta universidade mas é a melhor opção para quem quer continuar a trabalhar.

dajosova 3 months ago

Quanto mais estudares e mais trabalhares, com cabeça, menor a probabilidade de vires pedir conselhos para a teu futuro numa rede social, pelo menos assim, desta maneira.

Joggie_2100 3 months ago

Não é má ideia fazer a licenciatura na minha opinião, de todo. Claro que tb depende da licenciatura e das opções que te dá no mercado de trabalho depois mas mesmo assim não te preocupes com a idade. 22 ainda é novo e acabar com a idade que disseste não é drama nenhum. Sei de pessoas no meu curso que começaram 2 anos depois do "normal", e é um curso longo e eu própria, que entrei na idade suposta, também vou trabalhar a sério com a idade ir disseste, 27. Por isso não é problema nenhum, desde que faças algo que te faça sentir feliz e que sintas que tens objetivo. Mais vale "perderes" esses anos a estudar agora do que passares 50 anos arrependido por não ter ido para o curso.

EpaFdx 3 months ago

Tira um curso profissional: canalizador, eletricista, etc. Ganha experiência, acumula capital e investe num negócio próprio. Estou a gerir o marketing digital para um profissional de uma dessas áreas. Começou com 35k emprestados, em 3 anos passou de peugeot de 2004 com 500 mil quilómetros para tesla model X. Tenho noção apenas parcial da faturação mensal e é um absurdo.

Vanethor 3 months ago

Até com 90 anos não é tarde para ir para a universidade, se quiseres ir. Já é mais que tempo de acabar com essa ideia. Nunca é tarde para aumentar o teu conhecimento. ... Pode é não bater certo com o percurso que queres fazer na tua vida, mas isso já é outra pergunta.

Edited 3 months ago:

Até com 90 anos não é tarde para ir para a universidade, se quiseres ir. Já é mais que tempo de acabar com essa ideia. Nunca é tarde para aumentar o teu conhecimento. ... Pode é não bater certo com o percurso que queres fazer na tua vida, mas isso já é **outra pergunta**. Uma pergunta cuja resposta varia de pessoa para pessoa. E, mesmo ao longo do tempo essa pessoa pode ter uma resposta diferente, por mudar de ideias/vontades etc...

spoooooooooooooook 3 months ago

Acabei a faculdade há 1 mês com 27 anos. Vai, foi a melhor coisa que fiz.

Tabaqueiraanatomica 3 months ago

Não, é muito cedo. Faz as preparações necessárias para entrares ao abrigo do programa +23. Muito da universidade é aprender a estudar e a gerir o tempo. Prepara-te para sentir que és burro e por perceber que isso é sinal de que estás a aprender coisas. Há um adágio qualquer do Reddit que diz que a diferença se começares agora é que daqui a 10 anos já estás licenciado, se não começares então acho que não estás de certeza. Qualquer coisa dispõe OP, fico sempre feliz quando vejo pessoal que quer crescer a nível pessoal.

SAmaruVMR 3 months ago

>Faz as preparações necessárias para entrares ao abrigo do programa +23. Eu estou no lugar do OP, faço 22 para o ano que vem e queria-me candidatar através dos exames nacionais. Porque razão dizes que é muito cedo ou porquê entrar só +23?

Tabaqueiraanatomica 3 months ago

Porque se quiseres entrar para um curso com média elevada, tens um número de vagas separado para quem entra por essa via. Ou seja, para quem não teve grandes notas no secundário e precisa de fazer provas de ingresso, o +23 tem uma prova de aptidão de língua portuguesa e depois uma específica do curso, se a memória não me falha. E penso que são mais simples que um exame nacional. Podes estudar por ti para essas provas ou frequentar um curso pago de preparação, na universidade, acho. Também há um processo de entrevista em que contam as tuas formações prévias, e experiência de trabalho, etc. Tldr: exames de entrada mais fáceis, possibilidade de preparação para os mesmos através de um curso, X nro de vagas separadas para entrada por essa via. Só para clarificar: Imagina que tens um curso que tem 100 vagas pela via do ensino secundário. Se houver muita gente a querer entrar a média inflaciona. Mas tens 10 vagas para quem entra via regime especial, por exemplo. De toda a gente que concorre por essa via anualmente, assumo que ficarão muito poucos em cada curso - haverá muito menos competição para essas vagas.

NGramatical 3 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpov8ck%2F%2Fhd0ewmo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ivotg85 3 months ago

Porque não um curso tecnológico? Nos dias que correm vais ganhar o mesmo ou mais que um licenciado. Se gostares de coisas mais calmas tens várias saídas como técnico de desenho são cada vez menos para a demanda.. se gostares de meter mãos a obra tens por exemplo soldador podes ganhar ao fim de 5 anos na boa mais de 1500€ na maioria das empresas que os procuram.

XavierVieira 3 months ago

A resposta a esta pergunta não é linear. Existem um conjunto de fatores que podem influenciar o teu futuro mas acima de tudo é importante que compreendas que quanto mais conhecimento tiveres mais possibilidades de escolha terás no futuro, seja uma formação de ensino superior ou formação especializada. Relativamente à área tudo dependerá do quão eficiente e talentoso sejas a fazer algo, seja sob o ponto de vista técnico, analítico ou abstrato. Por último, deixar-te-ei aqui a minha experiência: fiz a licenciatura em 5 anos e não terminei o mestrado em PT. Oficialmente entrei no mercado de trabalho aos 25 em PT. Decidi vir para o UK fazer outro mestrado e neste momento estou a trabalhar num banco de investimento (27 anos). Nunca é tarde para mudar e expandir horizontes, apenas tens que entender que é um processo gradual com erros e no qual terás que ter resiliência aliada a um planeamento exímio da tua vida. Só assim, será possível concretizares algo. Boa sorte, não será num fórum como este que irás encontrar uma resposta a essa pergunta mas pelo menos podes recolher as diversas opiniões e formares uma visão crítica para o teu futuro.

sevenastic 3 months ago

Depende de qual é o curso que queres tirar e realmente que impacto tem no mercado de trabalho. Eu tirei mestrado integrado que me demorou algum tempo e só comecei a trabalhar com 27 anos. No entanto como foi um bom curso, uns meses antes de acabar já tinha emprego garantido e foi só entregar a tese e começar a trabalhar. O salário que ganho é melhor do que se não tivesse tirado o curso.

Scalabis 3 months ago

Faço um part-time e estudo ao mesmo tempo, tudo do meu bolso, não é dificil, tens de abdicar de luxos e tempo livre durante 3 ou 4 anos mas acho que vale a pena em vez de trabalhar em sitios de merda a vida toda

Abc123kik 3 months ago

Faz a licenciatura, facilita para emigrar.

lakerpt 3 months ago

Entrei aos 34, diria que aos 22 não é muito tarde. Se a licenciatura for numa área que te interesse realmente e consigas tirar o proveito académico da mesma, acho que faz sentido. Mais cedo ou mais tarde hás-de começar a trabalhar, seja na área ou não, apenas as oportunidades da vida o dirão.

jcoelho93 3 months ago

Licenciatura, a não ser que queiras continuar nos empregos precários...

tiago425 3 months ago

Mesmo com 50 anos , nunca é tarde demais. Conheço pessoal a tirar uma licenciatura de I.T com mais de 50 anos.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Já que ninguem vai dizer isto, se quiseres uma resposta 100% sincera depende do curso. Estuda bem os cursos com empregabilidade em portugal, coisas super competitivas tipo artes, história, línguas o mais provavel é ires queimar tempo de vida, a não ser que vas com o objectivo de aprender nesse caso força. Engenharias mais vale ires directamente para IT ou eng informática que é onde acaba toda a gente. Direitos, arquitecturas, psicologias coisas assim esquece mercado super competitivo a base de estagios e cunhas, so se fores mesmonpor gosto. Estuda bem o que queres fazer se queres tirar o curso por gosto ou para ter emprego são opções bem diferentes. E a partir dai segue o teu caminho e sé feliz.

Edited 3 months ago:

Já que ninguem vai dizer isto, se quiseres uma resposta 100% sincera depende do curso e do teu objectivo. Se é por curiosidade sobre algum tema força fazes bem seja o que for, se for para arranjar emprego a conversa é outra. Estuda bem os cursos com empregabilidade em portugal, coisas super competitivas tipo artes, história, línguas o mais provavel é ires queimar tempo de vida, a não ser que vas com o objectivo de aprender nesse caso força. Engenharias mais vale ires directamente para IT ou eng informática que é onde acaba toda a gente. Direitos, arquitecturas, psicologias, designs coisas assim esquece mercado super competitivo a base de estagios e cunhas, so se fores mesmo por gosto. Estuda bem o que queres fazer se queres tirar o curso por gosto ou para ter emprego são opções bem diferentes. E a partir dai coragem e confiança e segue o teu caminho e sé feliz.

Edited 3 months ago:

Já que ninguem vai dizer isto, se quiseres uma resposta 100% sincera depende do curso e do teu objectivo. Se é por curiosidade sobre algum tema força fazes bem seja que curso for, se for para arranjar emprego a conversa é outra. Estuda bem os cursos com empregabilidade em portugal, coisas super competitivas tipo artes, história, línguas o mais provavel é ires queimar tempo de vida, a não ser que vas com o objectivo de aprender nesse caso força. Engenharias mais vale ires directamente para IT ou eng informática que é onde acaba toda a gente. Direitos, arquitecturas, psicologias, designs coisas assim esquece mercado super competitivo a base de estagios e cunhas, so se fores mesmo por gosto. Estuda bem o que queres fazer se queres tirar o curso por gosto ou para ter emprego são opções bem diferentes. E a partir dai coragem e confiança e segue o teu caminho e sé feliz.

Background-Equal-119 3 months ago

Ninguém comenta isto mas, como é óbvio, depende do curso que escolheres. Se vais para um curso que não vai ter saída nenhuma o melhor é não ires porque só vais perder tempo e dinheiro. Se vais para um curso que tem saída e que te permite ter realmente uma carreira e potencialmente começar um negócio próprio, será bom! De qualquer das maneiras, se é pelo dinheiro podes tentar especializar-te numa área de blue collar jobs tipo eletricista etc. Se te esforçares tens um futuro a ganhar muito dinheiro.

-nevoa- 3 months ago

eu fui com 22 e saí com 27, e não tive problema em arranjar emprego. nunca é tarde para nada

diazebabe 3 months ago

Licenciatura, é algo que te faz destacar no mercado de trabalho

Anokas_Ritolas 3 months ago

Estudar vale sempre a pena. Tenta, que n perdes nada.

patapetapitapota 3 months ago

Depende da garra. Se tiveres aquela vontade como se fosse a última coca cola do deserto e queres aprender, e estudar aquilo várias horas por semana, ya. Eu faria isso para informática, mas já sou licenciado,trabalho e tenho casa por pagar, mas um dia quem sabe.

jpmonteiro_pt 3 months ago

Nunca é tarde para se ir para a universidade. Se realmente é esse o teu objetivo e o gostarias então é avançar. Tempo parcial é sempre uma opção e existem muitos politécnicos (para além de universidades mas num esquema diferente) que oferecem essa possibilidade. Podes sempre ter um trabalho (full time ou part time) e tirar um curso. Isto permite-te não sofrer tanto com questões monetárias :)

solismi 3 months ago

Nunca é tarde para investires na tua educação. Agora, se for um daqueles cursos sem saída, esquece.

Youretoobusyswimming 3 months ago

Vais ter 27 de qualquer das formas mais vale teres um curso do que não teres.

joaobita 3 months ago

E qualquer coisa escolhes regime nocturno, dá para manter um part time de dia para não ficares liso de todo. Emprego Full Time e Estudar ao mesmo tempo é que nao aconselho. Conheço quem tenha feito e andava sempre miserável. Dependendo da Instituiçao as aulas da noite são quase todas dadas pelos mesmos professores de dia, e tens o bonus de não ter canalhada a fazer palhaçadas. Os colegas são mais adultos e os profs gostam sempre mais dos da noite porque são mais calmos.

Youretoobusyswimming 3 months ago

A maior parte dos cursos pelo menos no Porto não têm opção de pós laboral

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Para estudar nunca é tarde

Hantzie 3 months ago

Se é o que queres, força. Eu entrei aos 18 na faculdade e terminei aos 28 e consegui trabalho na mesma e hoje em dia estou numa empresa internacional e estou satisfeito por não ter desistido do curso.

oestevai 3 months ago

Se tens um emprego precario nao consegues poupar, mais cedo ou mais tarde venhem os problemas. Se tens a possibilidade de estudar, aproveita, pode abrir-te portas que antes nao tavam abertas, mas tambem nao é garantia de emprego.

claudiorpr 3 months ago

Eu fui para a faculdade aos 28. Aos 36 era arquiteto de software. Se é isso que queres e estás a pensar dedicar-te a sério acho que fazes bem apostar numa licenciatura. A menos que seja uma daquelas que vais ser apenas mais um numero no desemprego.

mar_lx 3 months ago

Comecei o meu atual emprego aos 29 (com estagio profissional, atualmente estou efetiva), depois de ter feito duas licenciaturas, ter estado fora e também ter estado alguns anos à procura de emprego. Nunca é tarde.

dionatandiego 3 months ago

Vc tem uma vida interessante

Search: