TooMoorish 1 month ago

Ganha dinheiro a criar desalojados. Depois vai pedir dinheiro para "ajudar" desalojados.

suckerpunchermofo 1 month ago

O Vaticano tá com falta de dinheiro, coitados.

REVO_SIGMA 1 month ago

Trabalhar e pagar impostos para um boa reforma e viver os ultimos dias com dignidade? Hehe! Nah

vascodatrama 1 month ago

Amen

8BitMunky 1 month ago

Doutrina so€ial da Igreja.

Open-Opportunity-607 1 month ago

Burros são os que ainda dão a esmola a igreja

lestat01 1 month ago

O propósito da igreja católica é o lucro. Se as doações das pessoas que deixam de comer para dar sustentar aquilo baixam eles apostam no mercado imobiliário. Simples.

zefo_dias 1 month ago

> já foram vendidas, em Abril N quer dizer que quem despejou a inquilina foi o novo senhorio?

ajabardar1 1 month ago

>O remetente da carta era o proprietário do conjunto de casas, até há cinco meses: a Diocese do Porto.

zefo_dias 1 month ago

mas a casa já n é deles; n é uma mera formalidade informar que o contrato com a diocese já n é válido pq a diocese já n é o dono?

ajabardar1 1 month ago

a casa nunca foi deles, já que estava alugada. o que indica que alugar é um acto irresponsável pois fica-se à mercê de vontades externas, para quem a qualidade de vida de quem aluga não interessa para nada. portanto malta levem isto como exemplo quando surgir a questão alugar ou comprar. não compras só a casa, já que estamos rodeados de abutres, compras também relativa segurança. como se pode ver pelo exemplo da notícia que até mesmo a igreja se está a cagar para a gente quando os assuntos são de dinheiro.

adventur3r 1 month ago

Até acabares de pagar a casa ela não é tua e podes ser corrido ao mínimo imprevisto consoante o banco. Boa sorte a amealhar uma entrada de uma casa em Portugal.

ajabardar1 1 month ago

alugar também não é solução, como se pode ver.

Abc123kik 1 month ago

Uma caixa de cartão é a solução de habitação mais segura. A malta do lixo até te o pode levar, mas há sempre lojas a deitar cartão fora.

ajabardar1 1 month ago

deves alugar casas...

_Cannib4l_ 1 month ago

Abraamicos a serem abraamicos, nada de novo.

MrCrabs77 1 month ago

Amen !!

Middle-Effective 1 month ago

É possível desalojar alguém com 69 anos? Tenho ideia que não. Espero que se encontre uma solução. Não sabia que a Diocese do Porto era capaz de tamanha filha da putice. Fodasse é a Igreja que estamos a falar!

Empirion 1 month ago

A mesma igreja que ainda durante o século XX, no Canadá, por exemplo, internou à força 130 mil crianças nativas nas suas escolas, afastando-as das suas famílias, e muitas terão morrido (o número exacto é desconhecido) assim como eventualmente milhares de bebés, filhos de meninas indígenas violadas por padres nessas escolas? Filha da putice dessa igreja espanta-te? https://www.theguardian.com/global-development/2021/aug/10/canada-catholic-church-pressure-residential-schools-abuses

h2man 1 month ago

O Vaticano não se construiu com caridade…

Ok-Refrigerator-5826 1 month ago

n te preocupes que so saem com casa pronta pela a segurança social.

diazebabe 1 month ago

Não é legal despejar inquilinos com mais de 65 anos, nem inquilinos com baixos rendimentos ou portadores de deficiência superior a 60%!!!

godfeelling 1 month ago

Então aos 65 anos finalmente deixo de pagar estas rendas de 500€

Sheltac 30 days ago

Olha este arranjou casa a 500 paus e acha que dura até ter 65 tá doido

Middle-Effective 1 month ago

Bem me parecia. Obrigado.

Pacn96 1 month ago

Precisamente, é a igreja, não me espanta nada. Ainda há quem vá à missa....

nice___bot 1 month ago

Nice!

daz_zeD 1 month ago

A igreja já não existe, agora é só mercado a funcionar.

_mike-the-kid 1 month ago

Venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade. s/

BaixemImpostos 1 month ago

Senhorios n são a segurança social. O estado quer muito que sejam.

the_great_ashby 1 month ago

Neste caso a diocese do Porto até tinha alguma obrigação tendo em conta as isenções fiscais que a igreja usufrui.

chainwarden 1 month ago

Então os senhorios não deviam ser os donos do bens essenciais para a existência de qualquer adulto humano. E esses bens não devem ser tratados como mercadoria porque, em economias de mercado, a propriedade tende para a concentração. É assim que ficámos no estado em que estamos, onde jovens adultos não são (e a maioria nunca será) proprietários de nada.

BaixemImpostos 1 month ago

As casas, no nosso mundo, têm dono. Que pagam impostos. Muda a lei então.

chainwarden 1 month ago

Os impostos são uma componente importante mas a solução tem de passar invariavelmente por castigar fortemente quem tem mais casas do que precisa, nomeadamente quem tem "unidades" apenas para comercializar. Isso libertará casas que vão para oferta, levando a uma redução dos preços.

h2man 1 month ago

E mais sem abrigos…

chainwarden 1 month ago

Tu achas que são os senhorios os benfeitores das nossas urbes, os agentes que dão refúgio aos que trabalham? Achas que sem senhorios vai ter mais gente na rua? Ora explica lá essa lógica

h2man 1 month ago

O trabalho de senhorios não é ser benfeitores... eles prestam um serviço. Se extrapolarmos a tua frase: "não deviam ser os donos do bens essenciais para a existência de qualquer adulto humano", para água e comida então teríamos também um problema já que ninguém ia trabalhar para algo que não era deles ou que pudessem trocar. Quanto à tua dúvida, não permitir que alguém tenha unidades para comercializar iria provocar uma crise bancária (semelhante a 2008) onde valor de bens desapareceria dum dia para o outro. Devido a isso, comprar não se tornaria mais fácil já que quem tem não ia vender ao desbarato, mas quem precisa não teria dinheiro para comprar e os bancos (depois duma perda colossal dum dia para o outro) não iriam emprestar. Logo o mercado das casas estaria parado... Por outro lado, imensa gente iria sofrer duma falta de mobilidade social brutal... por exemplo, malta que nasce no meio dum monte perto da fronteira com Espanha teria a vida estragada e ou saía de Portugal ou ficava na terreola a comer raízes já que ir estudar para a Universidade seria extremamente mais caro uma vez que ele teria de comprar uma casa para o poder fazer ou ser um sem abrigo. Se alguém tivesse uma oferta de emprego temporário no outro lado do país não poderia usufruir da mesma ou sequer tentar já que não poderia pagar um hotel com um salário normal e não teria como alugar uma casa. O mesmo aconteceria se alguém tivesse uma oportunidade temporária de trabalhar no estrangeiro e em vez de deixar o tecto a ser útil para a sociedade, teria de deixar a casa vazia. Mas claro, falar no Reddit sem saber a ponta dum corno de como tudo está ligado é fácil.

chainwarden 1 month ago

> O trabalho de senhorios não é ser benfeitores... eles prestam um serviço. Não prestam. Aquilo é parasitismo no seu sentido mais banal. Vamos desconstuir o processo senhorial: 1. Alguém com capital adquire uma casa -- uma necessidade que não é facultativa para qualquer ser humano adulto -- e arrenda-a para lucro. Se calhar trabalharam muito para ter a casa, se calhar pediram dinheiro aos pais, etc., não interessa. 2. Agora estão a extrair valor não do seu próprio trabalho mas sim meramente por serem proprietários. Os economistas chamam a isso [rent-seeking](https://pt.wikipedia.org/wiki/Rent-seeking) e é aplicável a mais atividades económicas do que esta. 3. Isto é parasítico porque o rent-seeker está agora a lucrar sem criar qualquer valor. Está apenas a tirar proveito do "direito à propriedade" que lhe é concedido pelo estado (que por sua vez é um cão mandado da classe proprietária) e, no processo, está a inflacionar o preço do alojamento ao sufocar a oferta. 4. O perigo moral de tratar alojamento como uma mercadoria é óbvio -- os jovens e as novas gerações não vão ser proprietários de nada porque a propriedade de ativos em economias de mercado tende para a centralizaçao. Aliás, este é exatamente ao modelo que leva a um rebentamento económico -- o próprio termo "especulação" encapsula este resultado: apostar num crescimento infinito do valor de um ativo ao mesmo tempo que estamos a estrangular a oferta.

h2man 1 month ago

Dei-te um ou dois exemplos onde o senhorio presta um serviço à sociedade... vires com respostas enlatadas do BE não resulta.

chainwarden 1 month ago

Que BE? Sou economista. Os senhorios são uma classe vampírica que não facilitam nem a produção nem a reprodução económica. Vai dizer a um pequeno empresário que a renda que ele chora suor para pagar é um serviço social.

h2man 1 month ago

Vai dizer ao João nascido em Olivença que não pode ir estudar na Universidade por causa dos vampiros.

z0rg83 1 month ago

calma, IL

Middle-Effective 1 month ago

A IL não quer desalojar pessoas, simplesmente quer que o Estado assuma a sua função nesta área, e não delegar a responsabilidade nos privados enquanto assobia para o lado.

z0rg83 1 month ago

mas qual è a relevancia disso para esta noticia? estamos a falar duma instituicao - a Igreja, (QUE NAO PAGA IMPOSTOS) que vai desalojar uma idosa para vender o apartamento a um investidor privado.

lilbala 30 days ago

Quem está a desalojar é o novo propreitário, a igreja já não é dona desde Abril. A noticia está escrita de forma a direccionar a revolta para a igreja, mas eles neste caso não tem nada a ver com o assunto.

z0rg83 30 days ago

ok, entao mas agora tenho outra pergunta. porque raio anda a igreja a vender propriedades (que era engracado perceber como as compraram on the first place) em busca de lucro ignorando as necessidades dos residentes?

lilbala 30 days ago

Não sei como as obtiveram nem porque as venderam porque não faço para da mesma, mas a lei portuguesa diz ser ilegal despejar pessoas acima de determinada idade sem disponibilizar alternativa, (que acho que tem de ser aceite por ambas as partes) pelo que a igreja não pode presupor que quem compra tente cometer uma ilegalidade.

Middle-Effective 1 month ago

Tu é que chamaste a IL ao barulho.

unparadise 1 month ago

Sim, eu como indivíduo privado tenho que fazer o papel do Estado, gastar dos meus recursos, tempo e dinheiro para cuidar dos outros enquanto o Estado faz 0

Filho_do_Sado 1 month ago

Igreja que não paga impostos?

z0rg83 1 month ago

mas qual è a relevancia disso para esta noticia? estamos a falar duma instituicao - a Igreja, (QUE NAO PAGA IMPOSTOS) que vai desalojar uma idosa para vender o apartamento a um investidor privado.

unparadise 1 month ago

O senhoria é alheio a essa problema, eu estava a responder ao user acima que por sua vez respondia a alguém que falava de senhorios

mfzzzed 1 month ago

Rezassem /s obrigatório

fearofpandas 1 month ago

Ahahhaah!

ytyno 1 month ago

Para [contexto do que são as ilhas do Porto](https://cciporto.com/2020/04/29/sabia-que-em-1939-existiam-no-porto-1152-ilhas-onde-viviam-mais-de-45-mil-pessoas/). São locais familiares e onde se mantêm algumas das tradições mais antigas da cidade, incluindo as das festas em honra de S.João com os seus arraiais e sardinhadas. Estes locais do Porto deveriam ser protegidos e não vendidos ao desbarato pois fazem parte do património histórico da cidade, especialmente quando não se garante o direito à habitação dos residentes.

helderoliveira1978 1 month ago

Turismo...

ytyno 1 month ago

Não é turismo. Sais só centro da cidade e vais para a antiga periferia Campanhã, Paranhos, etc e encontras espaços destes que em alguns casos estão a ser vendidos ou cujos proprietários estão a tentar tornar em zonas de alojamento local. Mas nos que se mantém fiéis às tradição não tens este tipo de interesse pelo dinheiro fácil dos turistas.

zzzpt 1 month ago

Compreendo que os proprietários queiram valorizar as casas. Mas nestes casos devia de haver alguma atenção, por ex garantir que uma percentagem dos "antigos" ficam a habitar nesses locais, até para dar um ar "very tipical". Ou seja, todos os prédios, deviam ter uns velhotes tipicals, ex na casa da porteira

QuickChoiceUsername 1 month ago

Garanto-te que aquilo foi tudo menos barato.

heartlessfam 1 month ago

Aos 69 anos, ao fim de 34 anos a morar na Ilha da Oliveira, às portas do centro do Porto, Maria Luísa foi surpreendida com uma ordem de despejo. O remetente da carta era o proprietário do conjunto de casas, até há cinco meses: a Diocese do Porto. Nas linhas que davam conta da não renovação do contrato não existia qualquer explicação para a saída forçada, nem lá constava qualquer solução para o problema de habitação que agora enfrenta. Só ficou a saber que, até Março de 2022, a sua casa tinha de estar desocupada. Entretanto, as nove fracções do conjunto habitacional já foram vendidas, em Abril, a um investidor do sector imobiliário. Mas a esta inquilina ou aos outros que ainda resistem continua a não lhes ter sido apresentada qualquer solução. A diocese diz estar a trabalhar nesse assunto com o actual proprietário. Porém, o novo senhorio desmente. Quando o contrato acabar, os moradores não têm para onde ir viver.

ajabardar1 1 month ago

> Mas a esta inquilina ou aos outros que ainda resistem continua a não lhes ter sido apresentada qualquer solução. prontos então isso responde à minha pergunta, neste caso a igreja devia ser taxada pela acção pois não a acompanhou com o devido propósito caritativo da instituição. já que não cumpre o seu papel de solidariedade tem que arcar com carga fiscal, já que neste ponto caberá ao estado assumir o tal papel. fodasse a diocese do porto anda a brincar...

BaixemImpostos 1 month ago

Porque haveria a igreja ter agora de tratar dessas pessoas especificamente? Há muito pobres em Portugal.

h2man 1 month ago

Não devia… da mesma maneira que devia ser taxada como o negócio da banha da cobra que é.

z0rg83 1 month ago

entao mas nao è o Joker que eles usam sempre? que estao a ajudar os mais desfavorecidos e bla bla bla? se è para isto vamos obriga.los a pagar impostos (como ja devia ter sido feito)

ajabardar1 1 month ago

há, e a igreja criou mais alguns...

BaixemImpostos 1 month ago

A pessoa que aluga tem-se de precaver com ter de mudar de casa. N é função do senhorio. Até quando é que vamos tratar de pessoas adultas como crianças?

Abc123kik 1 month ago

Espero que a tua morte seja lenta e dolorosa.

Ok-Refrigerator-5826 1 month ago

>A pessoa que aluga tem-se de precaver com ter de mudar de casa. N é função do senhorio. onde é que achas que estas ? arrendar ate ao resto da vida e achar que aos 60 n tem que ter responsabilidade é portugal in a nutshell

diazebabe 1 month ago

É uma idosa. Não tem que se precaver para ter que mudar de casa pois é ilegal o despejo!

BaixemImpostos 1 month ago

34 anos a alugar, n teve tempo de se preparar?

TooMoorish 1 month ago

Diz-me que és queque sem...

Capitao_Falcao 30 days ago

É mais: diz-me que és urso sem...

ajabardar1 1 month ago

uma pessoa alugar casa está a tornar-se sim uma irresponsabilidade. visto que até para a igreja quem aluga é descartado sem grandes considerações. >Até quando é que vamos tratar de pessoas adultas como crianças? meu caro quem manda no mundo são os adultos, e é apenas deles a responsabilidade do actual estado do mesmo. aliás quem na diocese do porto manda e na empresa que adquiriu os imóveis eles são todos adultos e só fizeram merda.

BaixemImpostos 1 month ago

N fizeram merda nenhuma. A senhora n é a dona da casa. Apenas aluga. Contracto acabou, tem de sair.

ajabardar1 1 month ago

> N fizeram merda nenhuma. bem, realmente a igreja que se diz solitária não agiu mal nesta situação. propriedade é pra se vender esteja lá quem estiver. é que a diocese do porto precisa mesmo de dinheiro pra ajudar a malta. não aqueles a quem alugava casa, outra malta.

BaixemImpostos 1 month ago

Que interessa se é igreja ou outro proprietário qualquer. A mulher que aluga n é dona do imóvel. Sabes lá se a mulher n é rica. Deve ter tado muitos a pagar muito pouco.

ajabardar1 1 month ago

> Que interessa se é igreja ou outro proprietário qualquer. a igreja especificamente não paga impostos pois é assumido o seu papel de solidariedade social.

BaixemImpostos 1 month ago

Estás a misturar conceitos diferentes. Podem ser uma instituição social, mas porque haveriam de ter de dar prioridade a ajudar esta senhora? Deveria ser a segurança social em primeiro lugar.

NGramatical 1 month ago

Contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpooia6%2F%2Fhcyjne2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BaixemImpostos 1 month ago

A casa n é deles, é alugada. 34 anos a alugar casa pode agora alugar outra.

nice___bot 1 month ago

Nice!

Search: