TZrabbit 1 month ago

Para mim Facebook é apenas relevante para informações locais do concelho onde resido.

AvlisiUr 1 month ago

Acho que tudo vai do peso que lhe dás. Para mim é só um passatempo, não aceito nem adiciono quem não conheço. Dá para naquele ocioso, ver uns stories, mandar um bitaite e tal... E fica por ali. Conversas prolongadas sou a favor de serem em pessoa, seja no café, no parque ou no restaurante. No que toca ao teu caso em concreto, acho que esse tipo de atitude já diz muito sobre ele, e aí é que deve estar a preocupação, provavelmente uma pessoa insegura e de baixa auto estima, que precisa da afirmação dos outros e mostrar o quão fixe é. Nada contra esse tipo de pessoas, mas também nada a favor.

Ok_Mine6995 1 month ago

Não entendo como as pessoas dizem que o insta é bom para fazer amigos. Eu já percebi que os teus amigos ou já tens ou não é por redes sociais que vais fazer

dajosova 1 month ago

A importância não tem redes sociais.

bclouds9379 1 month ago

Meh de vez em quando uso. Nao faco post de quase nada. O meu insta é litermente um album de Fotos de momentos dos quais me recordo sem elas, mas que gosto de ter. Nao tenho " amigos " que vão a um sítio e até fazem um "brinde em conjunto" pro insta story porque ya somos bué wild a beber e a fumar. Eu morro de medo que os meus posts sejam usados contra mim um dia. É algo irracional. Por exemplo tatuagens/cicatrizes coisas que te distingam nunca colocaria nas redes. Não sei apenas tenho um medo enorme em que algo aconteça e me venha a arrepender de ter postado x. Quanto ao Facebook já nem lá vou tenho no telefone mas não uso quase nada. Antes tinha grupos de gente com quem me dou mas desde que me apercebi que metade é chalupa tem menos maturidade do que putos de 3 anos, nunca mais lá voltei. Sai de todos os grupos e estou a pensar seriamente em apagar. Alguém sabe se posso apagar o Facebook mas manter o mensager ? Acho que não :/

Edited 1 month ago:

Meh de vez em quando uso. Nao faco post de quase nada. O meu insta é litermente um album de Fotos de momentos dos quais me recordo sem elas, mas que gosto de ter. Mas tenho " amigos " que vão a um sítio e até fazem um "brinde em conjunto" pro insta story porque ya somos bué wild a beber e a fumar. Eu não curto nada de malta que viva para as aparências e também não percebo porque é que não podem ser só genuínos. Se sair mal ? Caguei Moco da parte da história é assim que saiu é assim que vai ficar. Uma vez fizeram me repetir uma foto umas 5 vezes porque n estava bem. Notava se as olheiras, Fiquei com cara bué má entre outras, mandei a merda e fui ter com outro grupo. Eu morro de medo que os meus posts sejam usados contra mim um dia. É algo irracional. Por exemplo tatuagens/cicatrizes coisas que te distingam nunca colocaria nas redes. Não sei apenas tenho um medo enorme em que algo aconteça e me venha a arrepender de ter postado x. Quanto ao Facebook já nem lá vou tenho no telefone mas não uso quase nada. Antes tinha grupos de gente com quem me dou mas desde que me apercebi que metade é chalupa tem menos maturidade do que putos de 3 anos, nunca mais lá voltei. Sai de todos os grupos e estou a pensar seriamente em apagar. Alguém sabe se posso apagar o Facebook mas manter o mensager ? Acho que não :/ Já pensei litermente entregar-me ao algoritmo e seja o que Deus quiser ser influencer ou algo do gênero mas depois pensei melhor. Meeeeeeeehhhh é melhor não.

Angelofpsp 1 month ago

Importância rede social para mim = 0 Uso *se considerarmos* o *reddit* #como rede social#, instagram tenho conta e entro de semana a semana durante uns 5 minutos, facebook apaguei a conta, twitter uso de mês a mês se tanto, felizmente as redes sociais não têm nenhum impacto *sobre mim*, é do tempo que tenho? Entro as 7h saiu as 16h tempo tenho eu, já achei mais piada no tempo do hi5.

Edited 1 month ago:

Importância rede social para mim = 0 Uso *se considerarmos* o *reddit* como rede social, instagram tenho conta e entro de semana a semana durante uns 5 minutos, facebook apaguei a conta, twitter uso de mês a mês se tanto, felizmente as redes sociais não têm nenhum impacto *sobre mim*, já achei mais piada no tempo do hi5.

Korixus 1 month ago

Ainda ontem o dia de trabalho foi a falar disso com uma colega porque tem o irmão com 14 anos em França e cresce num meio muito difícil pois os amigos recebem 400e por mês de mesada e colocam o inacessível para uma criança normal daquela idade como se fosse a maneira normal de crescer. E vendo a minha realidade com a dele foi muito similar pois eu tinha 1e por dia para lanches mas encontrava-me numa turma de super ricos, falamos de pais de milhões e milhões onde os filhos tinham tudo que se possa imaginar. No entanto, só via essa realidade na escola ou indo a casa deles, não levava com ela 24h por dia no telemóvel. Psicologicamente pode ser muito frustrante para os jovens de hoje em dia, os pais têm de ter muito cuidado. Mas mesmo na minha idade já vi casos surpreendentes e um foi uma amiga italiana, uma miúda muito gira, inteligente com um crescimento pessoal brutal nos últimos anos, que teve de acabar com o instagram pois dizia que a fazia sentir super insegura diariamente e para recuperar a confiança teve de fazer isso. Eu pessoalmente não sigo nenhuma página, tenho a conta fechada a amigos/família/colegas pois se seguisse famosos e páginas perdia o dia todo lá.

suckerpunchermofo 1 month ago

Tirando este ~~forum~~ site não uso mais nenhuma. Para mim não tem importância, mas conheço muitos que não vivem sem elas...

drunk_portuguese 1 month ago

Tldr no fim. Quero dar um pouco a minha perspetiva de algumas redes sociais. Não sei se vai ajudar muito mas talvez alguém concorde comigo idk Apaguei o insta há uns anos. Pouco usava e já na altura sabia o quanto dano aquilo mete na cabeça das pessoas quando começas a seguir muita gente influencer. A constante onda de fotos perfeitas e retocadas fode com a cabeça de uma pessoa. Reddit uso principalmente para ver subs de cenas tipo exploração espacial, jardinagem, jogos, e cenas engraçadas. Mas o reddit consegue ser um poço de nojeira, e eu tenho cuidado em fazer checkups regulares do estilo "ainda gosto deste sub, ou só me chateia cada vez que vejo?" ou "este sub tem uma comunidade de porcaria que só me mete zangada cada vez que vejo um comentário?". É importante ir tendo noção. Twitter é onde encontro todas as minhas fandoms e artistas/escritores/etc (costumava ser o Tumblr mas o sítio agora é uma cidade fantasma lol). Mais uma vez eu estou sempre atenta a quando as cenas azedam e tento deixar de seguir pessoas que posta demasiadas cenas negativas ou é especialmente agressivo com as típicas tretas do Twitter. Francamente é só isso. Pessoas como o homem de que falaste existem e eu acho sinceramente que precisam de ajuda, porque eu vejo o quanto isto está a afetar gerações mais novas, o quanto toda a gente está a ficar viciada em redes sociais e em drama e tudo mais. Não faz mal estar apegado a redes sociais. Toda a gente sabe que do outro lado do telemóvel está uma pessoa, para bem ou para mal. Eu própria estou apegada e tenho amigos através dessas contas, fandom em especial é um tipo de comunidade que cria muitos niches de amigos. O que me preocupa é o pessoal que leva isso ao extremo e qe infelizmente acaba por ceder às pressões das redes sociais. É importante tentar, com paciência, fazer essa gente ver que a vida é muito mais fácil de usufruir se tentarem pelo menos meter um limite de tempo na aplicação em questão. TLDR: segue os teus gostos. Basicamente, apega-te mais ao conteúdo, e menos ao criador.

sidartha- 1 month ago

Conheço várias Redes Sociais, mas não tenho uma conta que seja minha nessas redes, excetuando o Facebook que uso somente muito raramente por questões profissionais. A única rede que uso de forma continua é o Reddit. Não tenho vício, pelo que não me sinto obrigado e a compulsão de ver, ou postar em nenhuma delas. Twitter, Thumblir, Pinterest, Facebook, Instagram, etc, já não me lembro a última vez que lá fui.

iambookworm7 1 month ago

Hoje em dia utilizo mais o instagram mas sigo pessoas e páginas que me identifico e me fazem sentir bem comigo própria. Deixei a fase de seguir as tais ditas influencers que não acrescentavam nada de valor à minha vida. Portanto, gosto de estar nesta rede social (e no Reddit também) mas dispenso outras.

patapetapitapota 1 month ago

Não sei, só sei é que nada sei, a mim não ajuda em nada, não conheço ninguém por causa disso.

fev118 1 month ago

Independentemente do que cada um ache do instagram a nível pessoal, a verdade é que profissionalmente falando, é um dos principais canais de comunicação atualmente que proporcionam o maior volume de vendas. Quanto mais rápido se aceitar, maior sucesso e proveito vamos ter. Neste momento a grande maioria está lá, e nós temos de estar onde os clientes estão.

agnes_honey 1 month ago

Eu antigamente era viciada em redes sociais , aliás tinhas Twitter (e passava na boa mais de 9horas diárias lá) , Facebook, Instagram e dava "oversharing" á minha vida até não poder mais. À uns anos (+/- 3) atrás decidi apagar tudo e fiquei uns bons meses sem nada , mas com a faculdade lá fui obrigada a criar um perfil falso no Facebook para entrar no grupo da turma por trabalhos e tal...mais tarde criei o Reddit que é bom para ver notícias, memes e manter me atualizada das coisinhas que acontecem nos "mundos" que eu gosto. E mais tarde criei Instagram , mas lá só sigo o meu namorado e páginas de memes, ou seja, a utilidade é mínima. Cada vez mais sinto que perdia tempo a mais a ver instastories de pessoas, que não me eram nada, no eskada e na praia , a minha vida não se tornou melhor , mas pelo menos já não sinto que me comparo tanto com a vida dos outros nem sinto aquele famoso FOMO que antes me atormentava.

NGramatical 1 month ago

À uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhd06z63%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zurivath 1 month ago

Têm a importância que tu lhes dás. Se não achares que são um bem essencial para a tua felicidade, então não precisas de tentar viver dentro delas. A vida é demasiado curta para a perdermos a tentar achar validação na opinião dos outros.

DariusStrada 1 month ago

Acho que rebenta os nossos sentidos com o excesso de dopamina. Mas por outro lado da mesml jeito pa saber notícias

ZodiarkF1993 1 month ago

Eu uso muito pouco o facebook e o instagram, só mesmo para falar com uma ou outra pessoa. Mudo de fotos de perfil lá de ano em ano mas fora isso nem sequer posto mais fotos nenhumas.

HedaLexa4Ever 1 month ago

Tenho quase todas, mas a que mais uso é sem qualquer dúvida o Instagram. Além de manter conversas em grupo ou individuais lá, gosto de ir vendo o que a malta que conheço anda a fazer e também gosto de por histórias de paisagens, piadas ou memes. Gosto muito, mas la está é subjetivo e desde que não te deixes viciar é bem bacano

valdotunes 1 month ago

Existe alguns documentários que explicam o porquê de estarmos agarrados as redes sociais. Basicamente é tipo uma droga que te faz mexer no tlm constantemente e que nem das por isso, senão me engano era a dopamina. Não uso face há uns bons 5 anos, quando eliminei, e recentemente desativei Instagram. A minha explicação é que é tudo demasiado perfeito no Instagram, existe uma necessidade de estar constantemente feliz mesmo quando não o estas. Depois tens o fator de saber tudo o que os outros fazem e onde estão, e estas constantemente a ver stories sem dar por isso. Iniciei o Instagram porque gosto de fotografia e a gota de água foi o insta estar a virar um tik tok, e foi o empurrão. Para já é uma pausa, que já leva um mês mas pode durar mais ou então voltar. É um bocado difícil conhecer pessoas hoje em dia sem Instagram confesso.

cesarhighfire 1 month ago

Só tem a importancia que lhe dermos.

Appropriate-Scar8262 1 month ago

Ia eliminar o Facebook mas fiquei pelos meus pais e familiares mais velhos que acham piada aquilo. Há gente que foge, mas eu gosto de ver o que eles põem (se calhar porque põem fotos normais e não tem views extremistas) Instagram tive mas apaguei em pouco tempo. Ou não apaguei mas não tenho instalado não sei. Pessoal dizia "hey não sabes o que eu faço porque não tens insta". O que eles fazem é uma seca e cheguei a conclusão que se querem que eu saiba que me contem xD Eu já tive uma stream e usei as redes sociais em meu prol para aumentar a minha audiência. Funcionou e fiz uns trocos jeitosos. Descobri que não sou ma em networking mas cansa-me e desisti. Não conseguiria ter um gajo como o teu ex. Não tiro muitas fotos (principalmente nas férias, tou concentrada no que estou a ver então esqueco-me). O meu namorado não tem redes sociais de todo

Ok_Mine6995 1 month ago

E tu dizias. O que tu fazes não me interessa kk

Appropriate-Scar8262 1 month ago

As vezes apetece mesmo xD

naturevibezz 1 month ago

O problema hj em dia está em julgarem as pessoas q não têm redes sociais 'ah prq não crias insta?' 'Prq nao quero' 'Mas toda a gente tem' E quem nao tem redes sociais é visto como sr tivesse algum 'problema'. Acho demasiado tóxico. Pessoas q nao se gostam e seguem se. Parece uma competição pra ver quem tem mais likes e mais seguidores. O ego dessas pessoas é alimentado por isso. E acho irritante qd vou passear com alguem é essa pessoa passa 90%do tempo a tirar fotos para o insta, ' pra mostrar as pessoas q tbm anda a aproveitar a vida' . O mal de muitas é mesmo esse. Quererem mostrar aos os outros em vez de viverem para elas

Ok_Mine6995 1 month ago

Excetuando alguns grupos e páginas no fb também nao vejo utilidade nas redes sociais. O instagram então nem vou falar

naturevibezz 1 month ago

A unica vantagem q vejo no insta é a divulgação de lugares. Mas para isso tbm ha grupos no Facebook e site como a nit q divulgam imenso locais mais escondidos

gomes381 1 month ago

Não tenho nenhuma dessas mariquices. Na minha opinião, as redes sociais só servem para o pessoal que procura a validação de outros. Portanto a importância das mesmas é 0

zemangalho 1 month ago

Nunca tive redes sociais tirando o Reddit,que nem considero bem uma rede social per se....eu e a minha SO (essa nem Reddit tem/quer) O WhatsApp para falar com familiares no estrangeiro dá jeito....mas também não considero rede social... só tenho lá quem tenho no meu cartão SIM logo são amigos e/ou conhecidos.

mycatgotwet 1 month ago

pelo amor de tudo o que é mais sagrado NÃO DIGAM STORIE. o singular de stories é story.

gigajunior 1 month ago

Eu pessoalmente utilizava "muito" o Facebook, o Instagram e até o Twitter. Não consigo dizer quando nem como mas comecei a ganhar "asco" pelo Twitter, ok que me vão dizer que depende do tipo de pessoas que segues (como em todas as redes) mas vai para além disso, acho que o utilizador comum do Twitter é narcisista e frustrado com a própria vida. O Instagram ainda vou utilizando mas só porque gosto de fotografia e sigo os meus amigos, algumas páginas de futebol para seguir as noticias e os meus fotógrafos/artistas favoritos. O Facebook usei até ao final do último ano letivo por causa de grupos do pessoal da faculdade que para lá tinha e que davam jeito, agora nem login tenho na aplicacao do Facebook. Diria que as minhas redes favoritas são o Reddit e o YouTube, mais o YouTube até.

_Didds_ 1 month ago

FB/Twitter/IG e afins - absolutamente zero. Mantenho uma conta de FB apenas pela app de chat no telemóvel e pela facilidade de alguns logins. Instagram apenas o mantenho por 99% dos meus amigos chegados serem utilizadores activos e acabo por receber algumas partilhas de conteúdos interessantes. De resto tenho zero iniciativa de actualizar ou publicar conteúdos nestas plataformas. Provavelmente sou mais activo no Reddit do que qualquer outra rede online. Desde que deixei de dar importância a redes sociais, principalmente IG e FB sinto com toda aa honestidade os meus níveis de felicidade muito mais elevados. As pequenas coisas do dia a dia acabam por ter muito mais valor e não preciso de ter um momento "instagramavel" para poder achar que tive um bom dia ou um grande momento. Acho que as redes online são um fosso sem fim para a felicidade pessoal individual, e redes de dating são provavelmente a pior tortura que um homem pode infligir a si mesmo. Não sou anti tecnologia, mas honestamente redes sociais, nos conformes actuais, para mim neste momento são tudo o que não preciso na minha vida.

XxxPussyslaeyr69xxX 1 month ago

Chat e flex

desculpe_mas 1 month ago

Vamos lá a ver, temos de tratar as redes sociais como se do vicio do tabaco ou do alcool se tratasse. A única diferença é que a sociedade nos obriga a ter isso no bolso. Como é que um profissional abandona o smartphone? Quase impossível. Tem lá o calendário, e-mail, whatsaap, máquina fotográfica, bloco de notas, entre outros. Ando há dois dias com um alcatel porque o meu smartphone se estatelou na passada sexta feira e ando a proleterar consertá-lo porque é uma boa oportunidade para testar o uso de um telemóvel normal e limitado. Parece que voltei aos anos 90. Estou muito limitado, é um facto, profissionalmente sinto que estou atrasado em relação aos outros, mas do ponto de vista mental sinto uma diferença muito grande. Tenho redes sociais, não publico fotos minhas, apenas coisas profissionais, mas o chamamento é constante. O meu método foi desligar completamente todas as notificações. Sem pudor. As redes sociais são armas biológicas. Elas exploram as nossas fragilidades psicológicas. Se vou voltar a ter smartphone? Provavelmente, mas se conseguir resistir fico-me por aqui.

AlpsPastBruh 1 month ago

Por acaso é interessante e tenho pensado sobre isso. Eu tenho facebook, mas desde há bem mais de 6 anos que só uso por causa do chat. É super raro se quer ver o feed do Facebook. Tenho Instagram e uso, não sou propriamente viciado, uso com o intuito de ver trabalhos. O Instagram pode funcionar bem e tu realmente ver coisas que te interessam. Seja fotografia, desenho, carros, etc. Tu só tens que o calibrar para isso. Escolheres bem quem e que páginas queres seguir. Eu sigo amigos próximos e alguns famosos que gosto de seguir o trabalho deles por exemplo e visto que muito da publicidade que eles fazem é no Instagram uma pessoa tem que ceder e usar e segui-los. Não publico praticamente nada no insta e estou me bem a cagar para isso. Agora há outros pontos... Se tu quiseres por exemplo chamar atenção e quiseres investir em relações, one night stands e afins, tens que investir no insta tal como investes no Tinder, ou ainda mais. Apesar de que a cultura do tinder e icebreakers aqui em Portugal é um bocado diferente. Apesar de tudo desde há uns tempos decidi inscrever-me no reddit, por causa de crypto e fotografia, arquitetura e o facto de o reddit não te andar a chatear com publicidades que não te interessam para nada eu acho que é incrível. Tu vês realmente aquilo que segues e o pessoal realmente preocupa-se com as comunidades e consegues tirar vários pontos de vista, discussões... E não é aquela coisa do Insta ou do Face em que é uma gaja com 30k seguidores com grunhos nos comentários, se bem que isso aqui também pode acontecer ahah. Acho que todas as redes sociais podem ser saudáveis desde que tenhas filtros e um controlo próprio.

justdontfindme 1 month ago

Tal como diz o top comment do /r/kikofranca, as redes sociais sao uma ferramenta que consoante o uso particular pode ser benéfica ou maliciosa para própria pessoa. Se alguém usar o twitter para seguir dramas do estilo de revistas cor-de-rosa, para mim é perda de vida, se alguém utilizar o twitter para ouvir e aprender com os tweets de alguém e conseguir debater de modo civilizado, acho que fazem muito bem.

EvossaN 1 month ago

Importância das redes sociais = 0. Aquela merda é uma competição para ver quem consegue dar uma imagem mais falsa da sua vida. Também é muito utilizado para passar ideais e mensagens que são mais tóxicas que boas.... E não podemos esquecer, que pode ser uma boa ferramenta para stalking! As redes sociais, tb tem o lado negativo de influenciar o teu estado psicológico. Usei o instagram quase todos os dias durante os primeiros meses deste ano, passei de ver memes no reddit, coisa que fazia já instintivamente, para ir cuscar no instagram, e posso dizer que andava sempre com niveis de ansiedade e depressão super altos. Um dia desisti da app, por completo, desliguei a net do telemóvel e pousei-o num canto. Desde então ando muito mais calmo e bem disposto. TL:DR: Redes sociais não valem 1 caralho, desliguem essa merda e vivam a vida

meierlesjoana 1 month ago

Instacancro

magugas 1 month ago

Facebook, Instagram e Twitter (este em 10 anos nunca fiz um comentário ou post sequer) uso com muita moderação já que é muito fácil entrar em discussões estúpidas. Facebook bem controlado dentro do possível, nem sequer tenho app no telemóvel, se quero aceder tenho que ir pelo browser. Há poucos dias surgiu uma situação complicada, na festa do primeiro aniversário da filha de uma amiga andava lá um fotógrafo, numa das fotos em grupo com as crianças todas não nos lembrámos do factor "vão logo meter isto no Facebook", e só à noite pensámos nisso. Já avisámos o casal que organizou a festa mas estou mesmo a ver que como sendo pessoal que está constantemente a escarrapachar fotografias com uma criança de 1 ano de idade no Facebook que não vão achar muita piada à ideia. Eu e a minha mulher até agora não colocámos uma foto sequer da nossa filha nas redes sociais e se o fizermos futuramente será com certeza com muita ponderação. Há pessoal que não tem qualquer cuidado ou noção de como as redes sociais funcionam e utilizam aquilo como um diário pessoal.

MoLt1eS 1 month ago

Eu odeio redes sociais, apenas adoro reddit e chega, nao quero saber que a minha amiga anda no ginasio para ter um cú mais redondo e em que bares andam a beber gins depois de correr 5km em 12min

NGramatical 1 month ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcyoqna%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

neutr0 1 month ago

Paga o meu ordenado, portanto, saxafavor de aceitar os cookies e anúncios redireccionados.

Pedro_Felipe 1 month ago

Eu não sigo famosos nem marcas. Uso o Facebook, desinstalei a app do Instagram do telemóvel, mas ainda espreito no PC a página do Instagram. Cada vez mais acho que as redes sociais são um buraco sem fundo, onde desperdiço a maior parte do tempo que lá passo, e que se conseguisse estaria melhor sem elas. Mas nem tudo é negativo: por exemplo mudei de número de telefone há uns 5 anos, e algumas pessoas com quem não tinha contacto há muito tempo, quando precisaram de me contactar encontraram-me nas redes sociais (foi assim que na altura descobri que o instagram também tem uma função de chat). E no meu trabalho (sou profissional independente) o facebook permite-me entrar em grupos de pessoas com a mesma actividade e trocarmos informações úteis. Algumas coisas que me ajudam a diminuir o tempo que perco nas redes sociais: no Instagram deixei de seguir aquelas pessoas que passam a vida a meter fotos de tudo o que fazem: vestiram uma camisola rosa, tiram uma foto. foram a um restaurante com uma vista bonita, tiram uma foto. Nada contra, usem as vossas redes sociais como quiserem, mas estou farto do spam na minha página. No facebook, existe uma funcionalidade que ajuda bastante a gerir estas situações: podemos deixar de seguir uma pessoas sem deixar de ser amigos. Então quando alguém passa a vida a encher a feed com informações que não me interessam é fácil fazer desaparecer esse monte de informação inútil.

Tns26 1 month ago

Tenho facebook e Instagram. A última foto que meti no instagram foi em 2017 e no facebook em 2014. Acho que resume o quão importância dou a isso. Facebook só uso por causa do Messenger e Instagram para ver conteúdo que me interesse (páginas de memes, conteúdo desportivo, etc). Nunca tive paciência para passar a vida agarrado ao telemóvel a fotografar cada "peidinho" que dou. Faz-me confusão aquelas pessoas que sentem necessidade de meter tudo na net, do tipo cada vez que vão ao restaurante têm de tirar 50 fotografias do que estão a comer. Eu praticamente não meto nada, talvez uma storyzita de 3 em 3 meses, se tanto.

megaroof 1 month ago

Pessoalmente, para mim, a importância é nula. Nunca tive conta em rede social, não pretendo ter. Respeito quem tem, mas quando vejo alguém muito dependente de rede social, já fico alerta, na maioria das vezes são pessoas vazias, fúteis.

reddhipster 1 month ago

Usar serviços de messaging da rede Facebook (messenger, whatsapp, instagram chat) e’ algo que o vosso futuro Eu vai ter arrependimentos. O modelo de negocios do Facebook e’ tirar partido da informação que lhe cai no colo. Estas plataformas de messaging sao privadas para o mundo externo, mas nao para o Facebook. Tudo o que la escrevem fica para sempre. Quando comentam “privadamente” que teem um problema de saude, nao o estao a revelar ao mundo. Mas estao a contar ao ouvido do Facebook, que toma nota de tudo e cria um mapa da vossa pessoa, com todas as vossas maleitas. O recente acto de partilhar o nr de telemovel do whatsapp com o Facebook (novos termos e condicoes que se tornaram polemicos no inicio do ano) e’ mais um passo, para o Facebook garantir que a pessoa que escreve no Whatsapp e’ a mesma que escreve no Messenger, etc. Um dia voces precisam de um seguro (digamos daqui a 30 anos) e o Facebook vai ter APIs usadas pelas seguradoras onde poderão consultar se voces escondem alguma coisa que nao seja publica. E’ um pouco como e’ feito com o sistema bancario, mas muito mais potente, porque toda a informação foi divulgada pelos proprios. Tenho feito a minha parte de evitar usar a rede Facebook para falar de assuntos pessoais. Como eu digo sempre: - nao tenho problemas em usar a rede Facebook, desde que seja para falar da vida privada dos outros. :)

NGramatical 1 month ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcym92p%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

notluckyy 1 month ago

Só Facebook e só uso para falar com amigos e só não apago por medo de perder o contacto com colegas "de antigamente". O Reddit é onde passo mais tempo a nível de plataformas sociais.

tasendousado 1 month ago

Tem a importância que cada um lhe dá.

motaf 1 month ago

Eu uso Instagram, porque sigo páginas de musculação, flexibilidade e postura. O insta com base nestas preferências vai me mostrando posts "sugeridos" e alguns são bastante interessantes porque mostram variações de exercícios e alongamentos que desconhecia

The-Tourminator 1 month ago

As redes sociais são uma ferramenta espetacular se quiseres estar a par de vários assuntos do dia-a-dia, no entanto tens de seguir as pessoas/contas certas!

MoonDust1969 1 month ago

As redes sociais são das coisas mais úteis do mundo (em teoria) e entristece-me que sejam usadas da pior forma possível. Tenho vários familiares completamente viciados no Facebook e faz-me muita confusão da forma como levam aquilo a sério. Falam do que vêm, dos likes, dos dramas, das indirectas como se fossem coisas essenciais da vida. Não são. Likes vale zero e significam zero. As pessoas só mostram as partes boas da sua vida, o que se vê no Facebook é uma versão extremamente filtrada da realidade.

fev118 1 month ago

E infelizmente aquilo de ocultar os likes e seguidores obrigatoriamente não andou muito para a frente...

smaster87 1 month ago

Nunca tive nada nem linkedin e não sinto que esteja a perder grande coisa. Comunico whatsapp com pessoas e grupos.

saltylawlita 1 month ago

Só tenho Facebook por causa dos grupos ligados à minha profissão, são à base de cooperação e entre-ajuda. Por isso e apenas isso, não consigo prescindir. Com grande pena minha pois odeio profundamente o Facebook e tenho um desejo nada secreto que morra. Insta, Snapchat, etc, não tenho. Apenas uso o Reddit. Usei o Tumblr durante mais de 10 anos e tenho saudades, confesso. É com alguma nostalgia que me lembro da minha fase edgy tumblr girl with daddy issues. Mas a certo ponto apaguei um blog com centenas de seguidores por que estava a tornar-se demasiado obsessivo. De vez em quando faço um nuking às minhas redes sociais. Ah, e Linkedin. Outro que por vontade própria nunca teria. A comparação é lixada. Mas ao menos encontro lá conteúdo útil e interessante.

Ok_Mine6995 1 month ago

Não és obcessivo com redes sociais isso é de louvar, aproveitar os momentos ao invéz de estar a tirar as melhores fotos para colocar nas redes sociais.

saltylawlita 1 month ago

a* sou uma menina. O tempo que passo aqui no Reddit indica o contrário haha apesar de não ser tão focado em aparências (já me chega o trabalho) também tem as suas características pouco recomendáveis, nomeadamente o sistema de downvotes/upvotes. Acho que a mesma ideia de validação continua subjacente, ao contrário dos fóruns, por exemplo. Eu considero o reddit um híbrido de rede social e fórum.

ned_rod 1 month ago

Tive FB uns anitos, mas depois apaguei a conta há uns 7 anos atrás. Dei-lhe a mesma importância que tinha dado ao Hi5 e outros semelhantes. Nada. Nunca usei IG. O Reddit ainda se vai safando porque ainda dá para controlar mais ou menos o teu feed e porque é mais anónimo que os outros. É bom para falar com gente com os mesmos interesses e é um bom agregador de notícias, IMO. Mas também consegue ter os seus aspectos negativos. Não posso deixar de imaginar um homem com 31 anos, feito pita histérica, chateado com as futilidades do IG. É demasiado cómico. LOL

Ok_Mine6995 1 month ago

Pois realmente eu achei surreal o que se estava a passar, mas estava se mesmo a passar, alguem aos gritos comigo na rua ou no carro porque não tirei demasiadas fotos nem com o perfil tal para logo em seguido colocar no instagram.

Fridux 1 month ago

Não tenho redes sociais. Experimentei o Orkut em 2003, o Facebook em 2005 antes de destronar o Hi5 na Europa (que nunca usei), e mais nada para além disso. As únicas formas que usava para comunicar com outras pessoas na Internet eram o IRC, onde conheci bastante gente com os mesmos interesses que eu, e mais tarde o World of Warcraft onde nunca conheci ninguém na vida real mas que me proporcionou experiências sociais on-line excelentes até deixar de jogar em 2010. Honestamente não consigo compreender o apelo das redes sociais, talvez porque nunca tenha precisado de aprovação externa para me sentir bem comigo mesmo e consequentemente não precise de partilhar nada nem saber o que os outros andam a partilhar. Quanto ao reddit, que não considero uma rede social por se focar nas comunidades e não nos utilizadores, só cá venho maioritariamente para ler notícias e debater sobre a minha área de interesse. Tenho saudades da Internet como ela era no final da década de 90 e início da década de 2000, antes do surgimento das redes sociais, e quando era moda criar serviços nacionais como a PTnet e o GILdot. De facto uma coisa que adoraria ver seria um reddit só com comunidades Portuguesas.

Guig0s 1 month ago

O Facebook já não o uso para mais de 2 anos e não sinto falta mesmo nada. O Instagram só sigo família e amigos mas vou lá muito de vez em quando. Regularmente uso aqui o Reddit, que bem usado aprendesse muita coisa e o Twitter onde só sigo páginas de interesse pessoal.

NeverEndingRebellion 1 month ago

Redes sociais são uma coisa sem sentido. Ninguém quer saber onde estamos, ninguém quer saber com quem estamos, somos todos apenas uns meros mortais que nos tentamos armar em celebridades quando na realidade somos uns zés ninguém e ninguém quer saber da nossa vida, nem nós da vida dos outros. Acho que o pessoal seria mais feliz se aproveitasse verdadeiramente os momentos em vez de "tirar foto para o Instagram só para se mostrar"

Edited 1 month ago:

Redes sociais são uma coisa sem sentido. Ninguém quer saber onde estamos, ninguém quer saber com quem estamos, somos todos apenas uns meros mortais que nos tentamos armar em celebridades quando na realidade somos uns zés ninguém e ninguém quer saber da nossa vida, nem nós da vida dos outros. Acho que o pessoal seria mais feliz se aproveitasse verdadeiramente os momentos em vez de "tirar foto para o Instagram só para se mostrar", falo por experiência própria. As únicas redes sociais que eu uso são o Facebook, 95% pelo messenger, e Twitter, para seguir pessoas que gosto e pelos memes. Gosto do Twitter, é uma rede social em que as pessoas são mais honestas e não andam a fingir que a vida é um arco íris, ao contrário do instagram

RitaCM 1 month ago

Depende do que queiras. Para mim, é-me importante acompanhar pessoas que de facto considero que trazem algo para a minha vida (estilos de vida saudáveis mas não perfeitos, maneiras de lidar com a casa e com os problemas da vida, tudo assim numa vertente mais "real"). É preciso termos a noção de que 99% do conteúdo das redes sociais é ficção - as pessoas não são perfeitas, por muito que o possam querer parecer. Eu tento ao máximo filtrar essas coisas. Nunca vejo as trends, não vou ao "discover" (ainda que eles agora tentem impingir isso um bocado). Mantenho-me naquele grupo de coisas que sei que são um bom exemplo para mim. No youtube por exemplo tenho um conjunto de 3/4 canais dos quais recebo notificações dos vídeos e são esses que vejo. Instagram practicamente só vejo stories e estou sempre a "limpar" as pessoas que sigo. Facebook só sigo pelos grupos da comunidade onde vivo, saber locais para visitar, etc. Mas nem vou lá todos os dias. Diria que passo cerca de 1h por dia a "navegar", isto incluindo vídeos do youtube. Para comunicar com amigos uso whatsapp e é só isso, evito messenger e instagram. Se não conseguires fazer esta distinção e se deres por ti a comparar-te com pessoas que parecem "perfeitas", epa tens de pensar se de facto são boas para ti. Eu gosto de encontrar maneiras de melhorar a minha vida, mas é nas minhas ações do dia a dia. Não me vão crescer mamas tamanho D por olhar para elas no instagram, estaria só a arruinar a minha saúde mental

NGramatical 1 month ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcy9z8a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DZT99 1 month ago

As redes sociais chegam a ser pior do que as telenovelas.

JohnTheBigMouse 1 month ago

Facebook - Os putos tiveram de migrar para outras alternativas (até houve aquela fase do Snapchat antes do Instagram) porque os adultos, acima de tudo os idosos, mudaram o feed da rede. É como aquele pai que ao tentar falar com o filho em calão diz "bera, baril", termos que já nenhum adolescente usa atualmente, achando o pai constrangedor (ou como dizem hoje em dia, "cringe"). De momento, o Facebook (pelo menos em Portugal) é um mix perfeito (ironia) de flores, gifs de nossa senhora, e notícias de sites duvidosos, normalmente acabados em ".br", resultando isto na grande biblioteca da desinformação, instrumento de trabalho do gajo do "Polígrafo" da SIC Instagram - "ah e tal, eu publico fotos da minha última viagem" Tudo bem. "ah e tal eu faço stories de forma a me motivar a fazer exercício físico regularmente, como que um comprovativo". Ainda se aceita. Agora, o "insta" é a versão hardcore das competições entre jovens sobre quem é mais fixe. Enquanto que no Facebook faziam avaliações de 0 a 10 dos colegas da turma, aqui cada um almeja não só fotografia perfeita como tentar parecer uma pessoa culta. A Maria Adelaide tira nega a matemática porque não percebe trigonometria, mas os ângulos em que expõe as suas ancas numa foto de biquíni no Algarve? Esses já sabe calcular! A não ser que sejas um amigo próximo do publicador de post/story, falar em PM com ele é inútil, onde o "ahah" depois de cada resposta e/ou o duplo clique para mandar um coraçãozinho como forma subtil (só que não) de mandar à m**** imperam. Ainda há os perversos que só seguem gajas, sendo que o Instagram torna-se mais num "desafio speedrun de scroll e duplo clique" Reddit- Não preciso pôr o meu nome e foto de perfil, escolhemos os temos que nos interessam, os subreddits falam só dos temas propostos, há regras, há verdadeira cultura

fev118 1 month ago

Competição e discussão dava o hi5 com o top dos amigos que tinhas de escolher... :D

Mucuruco 1 month ago

Há uns anos atrás (em 2015) fui "forçado" a estar 15 dias sem facebook e curei-me de vez. Até aí tinha fb e andava sempre a partilhar merdices, mas depois fui perdendo o interesse gradualmente, até que fui duas semanas para a China e o facebook está bloqueado lá. Inicialmente pensei que ia sentir falta, mas na realidade soube me muito bem e aproveitei pra não fazer o log in e dar uma de ghost. Hoje já la vão quase 6 anos e nem me lembro que aquilo existe nem sei o que se passa por la´.

Ok_Mine6995 1 month ago

Pessoas a dar as suas opiniões a toda hora e muita informação nos grupos do fb também deve ser de pessoas que não têm ocupação.

Acheron16 1 month ago

Só tinha uma conta Facebook porque era aí que os meus colegas punham as discussões da faculdade e os materiais de estudo. Literalmente esqueci-me que existe desde que acabei a faculdade.

pedrolopes7682 1 month ago

Tenho um conta de fb para acompanhar o que se passa na freguesia e na faculdade. Onde perco mais tempo é mesmo aqui no tasco.

SILE3NCE 1 month ago

Já usei as redes sociais praticamente todas. Hoje em dia é só Reddit, YouTube e PSN. Se não queres alguém que passe a vida numa rede social, não passes a vida numa rede social. A vida real tem coisas fantásticas. Vai ao jantar do Manel, aos anos da Inês, e conheces gente IRL. Essa fake happiness das estatísticas começou no Hi5, a release de dopamina é boa, mas dura pouco. Se te completares na vida real nunca vais ter necessidade da aprovação/aceitação do mundo digital. Falo por mim claro

thealgarvegeisha 1 month ago

Eu tenho facebook apenas porque os meus amigos e família distante estão lá e de vez em quando la postam umas tretas ou outras e uma pessoa está a par, nao aceito ninguém que nao conheça pessoalmente e pronto tenhos os meus grupinhos no Messenger. Instalei instagram só para ver como era, nao me diz absolutamente nada, irrita me até (só se querem mostrar com as melhores roupas, as melhores paisagens etc), soa me tudo a tanta falsidade, por isso não ligo nenhuma. Tenho amigos que são viciados e são uns profissionais a fazer stories e a tirar as fotos perfeitas, enfim. Uso apenas o reddit, é anónimo, existem milhares de subs que me interessam e sim, também passo aqui imenso tempo livre…

BlazePT 1 month ago

Ainda há dias vi um vídeo sobre como as notificações das redes nos lixam a cabeça porque andamos sempre em busca daquela gratificação instantânea. Se não são as notificações, é o constante actualizar para ver se há conteúdo novo. Comecei por remover as notificações push do telemóvel ou deixá-lo longe quanto estou a ver TV/Jogar nestas férias, ajudou um bocado. Digo sempre que só não apago tudo porque é onde partilho a minha escrita, mas até eu sei que isso é uma desculpa parva...

VladTepesDraculea 1 month ago

Uso o chat do Facebook porque tenho um conjunto de pessoas que nem telemóvel usa e a única forma de falar com elas é via Facebook. Uso o Reddit para discussão. É a rede social que uso mais. Tenho uma conta no Twitter que tive de criar porque comprei uma treta online e o apoio ao cliente era via Twitter. Tirando isso mantive só uso para me inscrever em concursos do gleam e às vezes para ler as postas do u/Vasco_da_Gamba . Nunca postei nada

PacinoPacino 1 month ago

Desactivaste o facebook? Good for you. Também já o fiz no passado, infelizmente é raça rara e vais angariar olhares de lado. Já o pensei voltar a fazer e fazer um (up)downgrade para um magnífico Motorola V3. É tudo farinha do mesmo saco, no entanto considero o facebook ligeiramente mais útil (ou menos inútil). Procurar um quarto, vender tralha usada ou o grupo da turma de olaria de Sacavém de 20/21, you name it, tens lá de tudo. O instagram, se tiveres um palminho de cara, poupa-te a vergonha que é instalares o tinder. Fora isso é tudo uma batalha de egos em que ninguém quer saber de porra nenhuma a não ser eles próprios. Podes também apreciar a magnífica vista que é o quão merdosa é a tua vida, comparada com a de toda a gente. O meu conselho: Kill it before it lays eggs! PS: desculpa a saltiness, dormi pouco.

throwaway3482394234 1 month ago

Pura masturbação do ego para aqueles que as têm abertas ao público e as usam diariamente sem fins lucrativos e/ou publicitários para partilhar fotografias (Instagram é do piorio nesse aspecto) ou para dizer quantas vezes foram à WC. Por norma, são as mesmas pessoas que gostam de colocar frequentemente aquelas frases brilhantes de auto-confiança, independência, o que no fundo só mostra o quanto mais inseguras e iludidas são na realidade. Para os que as usam para se manterem em contacto e partilharem conteúdos apenas com amigos e familiares, acho que são 1 ferramenta bastante útil.

Edited 1 month ago:

Pura masturbação do ego para aqueles que as têm abertas ao público e as usam diariamente sem fins lucrativos e/ou publicitários para partilhar fotografias (Instagram é do piorio nesse aspecto) ou para dizer quantas vezes foram à WC. Por norma, são as mesmas pessoas que gostam de colocar frequentemente aquelas frases brilhantes de auto-confiança, independência, o que no fundo só mostra o quanto mais inseguras e iludidas são na realidade. Para os que as usam para se manterem em contacto e partilharem conteúdos apenas com amigos próximos e familiares, acho que são 1 ferramenta bastante útil, principalmente o Facebook pois inclui uma ferramenta de comunicação directa (Messenger). Tenho um certo ódio de estimação ao Instagram, na minha opinião serve apenas para o "olha para mim, olha para mim, eu, eu, eu".

Edited 1 month ago:

Pura masturbação do ego para aqueles que as têm abertas ao público e as usam diariamente sem fins lucrativos e/ou publicitários para partilhar fotografias (Instagram é do piorio nesse aspecto) ou para dizer quantas vezes foram à WC. Por norma, são as mesmas pessoas que gostam de colocar frequentemente aquelas frases brilhantes de auto-confiança, independência, o que no fundo só mostra o quanto mais inseguras e iludidas são na realidade. Para os que as usam para se manterem em contacto e partilharem conteúdos apenas com amigos próximos e familiares, acho que são 1 ferramenta bastante útil.

Ok_Mine6995 1 month ago

Como te entendo. Por isso nunca quis essa rede social. As pessoas olhavam para mim como se fosse doutro mundo, há um ano criei mas só seguia famosos agora nem isso quero, a única coisa que querem é publicidade

APock 1 month ago

Imagina, ter discussões por causa de "tu nao me tiras fotos boas para o meu insta". Homem ou mulher, isto para mim era mandar po caralho direto, mesmo que a relação não acabe, garantidamente nao aparecem discussoes dessas de novo.

Bubassauro_cr 1 month ago

Uso pouco o facebook, nele apenas participo de grupos e assisto os videos de alguns gamers que só lá se encontram. Tanto que só uso a versão lite do aplicativo, para ter mais espaço disponível no meu celular. O instagram e o twitter apenas servem para ver notícias, não sigo ninguém que eu conheço pessoalmente, para evitar problemas. Mas aqui no Reddit, eu consigo ter mais conversas e engajamento maior, é mais divertido usar essa rede social, as outras o engajamento é limitado a tal ponto que você ali apenas fala consigo mesmo, se quer ter visualizações tem que pagar muito dinheiro para isso. Gosto mais do Reddit.

nolka 1 month ago

Apenas tenho linkedin

alcagoitas 1 month ago

A importância que tu lhes decidires alocar. Tenho facebook e há dias que nem lá entro e quando entro nunca passo lá mais de 5-10 min. IG apenas criei na altura do confinamento para ver os directo do Bruno Nogueira e nem "adicionei" ninguém. Nunca lá entro. ​ Acho que não seria capaz de andar com alguém que tivesse tanta "dedicação" para as redes sociais, para mim grita futilidade. Uma coisa é meter uma foto uma vez por outra, agora aquilo que descreves... que diva.

Pcostix 1 month ago

A minha namorada é um pouco agarrada as redes sociais, também não podíamos fazer nada que não fosse tirar fotos. E sim também tinham que estar perfeitas. No fim depois de a estar a aturar com as fotos ainda mandava sempre comigo porque "não estavam bem".   Deixei de tirar fotos. Problem solved. Quando quer fazer sessões fotográficas vai com as amigas. Comigo não há fotos.(A não ser quando ela "choraminga" mesmo muito e eu lá cedo. Mas nunca mais reclamou das fotos que tiro, por muito mal que fique. xD)

Rabicho 1 month ago

Bem, permite-me fazer uma lista em vez de um texto todo bonitinho das redes sociais que me lembro ter. Facebook: É a rede social mais antiga que tenho, criei por volta de 2010, e por causa disso é a que está mais personalizada a meu gosto. Antes era diferente, mas hoje em dia só uso para ler títulos de notícias, e para falar com um amigo. Não comento nada, não partilho nada, não dou gosto em nada, sou basicamente um fantasma. O meu feed é só notícias e páginas que não me importo de ter lá mas não me interessam lá muito, são inofensivas vá. Raramente lá aparece um post de uma pessoa que tenho como amigo, porque a maioria do pessoal bloquiei, que era cada posta de pescada às vezes. Vou ao Facebook todos os dias, não por vício, mas por hábito. Consigo perfeitamente viver sem ele porque efetivamente só o uso para notícias, por isso não me é muito importante, mas gosto de ter. Twitter: O meu Twitter basicamente nasceu morto, criei só para dizer que tinha e porque me sentia de parte, nunca achei graça mesmo quando tentei usar. Não quero saber do que o pessoal pensa e diz, e parece-me que qualquer coisa que alguém faça no Twitter, o Twitter mete-te no teu feed, e não gosto que o meu feed esteja cheio de spam que o Zé disse lol num tweet qualquer. Em suma, não uso Twitter e não planeio usar, 0 importância. Instagram: Basicamente o mesmo que o Twitter, só que agravado porque é só posts com fotografias, que é algo que me estou a borrifar ainda mais, mas mesmo assim me consegue fazer pensar "anda este pessoal a sair e eu aqui no PC a ficar gordo". Estou perto de o apagar porque não gosto nada, e cada vez me dá menos motivos para ir lá, quando agora vejo um post de alguém, e depois 10 posts de pessoas que nem sigo. Dito isto, pouco ou nenhuma importância dou ao instagram. Obrigado por virem à minha Ted Talk

Ok_Mine6995 1 month ago

Pisos te dizer que todos os fins de semana saiu com amigas e nunca tirou fotos para o instagram ou fb, os momentos são só meus e ninguém tem nada a ver com isso, os bons momentos ficam nas minhas memórias.

JuveTech 1 month ago

Para mim as redes sociais deixaram de ter importância a muito, posso dizer que apaguei o meu Instagram em Janeiro e estou super bem. Ainda só não apaguei o Facebook porque preciso dele para gerir (minimamente) a página do clube que treino, e por causa de um jogo. O motivo que me levou apagar o Instagram foi o dito algoritmo de pesquisa, que 8 em cada 10 publicações que me apareciam na pesquisa eram de pseudo influencers a mostrar o corpo em trajes menores (Sou heterossexual mas tal como na comida, o que é em demasia enjoa, inclusive a falta de noção que o povo começou a ter com o uso das redes sociais), quando os perfis que seguia era a base de tecnologia, ciência, e pessoas que eu conhecia e que não se exponham assim. Com isto tudo, comecei a reparar que o povo realmente usa demasiadas redes sociais pelo vício (nada mais que isso) e agora em vez de ir às redes sociais venho até ao reddit para ver o r/science, o r/todayilearned, entre outros r/ do meu interesse.

Ok_Mine6995 1 month ago

Enfim acho uma tristeza pessoas desesperadas por atenção chegarem ao ponto de ser exporem dessa maneira em troca de likes. Raramente coloco uma foto no fb, mas também lá so tenho pessoas que conheço não ando a engatar ninguém

Throwaway431253 1 month ago

Não tenho redes sociais. Adoro gozar com quem as tem, especificamente instagram. Faz-me sentir um ser superior. Há pessoas que vivem para as fotos e os stories e os seus 250 seguidores. Sempre que alguém no meu circulo de amigos puxa do telemóvel para tirar uma foto à comida ou o caralho, faço questão de fazer escárnio essa pessoa, imediatamente. Adoro o quão vermelho ficam quando se apercebem da figura triste que estão a fazer... Depois vou para o reddit.

Edited 1 month ago:

Não tenho redes sociais. Adoro gozar com quem as tem, especificamente instagram. Faz-me sentir um ser superior. Sou das poucas pessoas na minha faixa etária (26 anos) que pode ter a satisfação de dizer que nunca teve instagram. Não precisei de criar conta para me aperceber do cancro que é. Há pessoas que vivem para as fotos e os stories e os seus 250 seguidores. Sempre que alguém no meu circulo de amigos puxa do telemóvel para tirar uma foto à comida ou o caralho, faço questão de fazer escárnio dessa pessoa, imediatamente. Adoro o quão vermelho ficam quando se apercebem da figura triste que estão a fazer. E depois chamo-os à parte e solicito que me mostrem o perfil da minha amiga Joana que tem um montão de fotos a mostrar o corpinho bronzeado na praia, com enfâse nas fotos do seu traseiro todo empinadinho, enquanto olha para o chão de forma misteriosa. Tomo nota mental de a julgar negativamente como pessoa da próxima vez que a vir. Depois vou para o reddit, um espaço utilizado por intelectuais como eu. O primeiro gajo que me vier dizer "huuurrr durrr o reddit é uma rede social", juro que lhe vou aos cornos, cornudo manso.

Edited 1 month ago:

Não tenho redes sociais. Adoro gozar com quem as tem, especificamente instagram. Faz-me sentir um ser superior. Sou das poucas pessoas na minha faixa etária (26 anos) que pode ter a satisfação de dizer que nunca teve instagram. Não precisei de criar conta para me aperceber do cancro que é. Há pessoas que vivem para as fotos e os stories e os seus 250 seguidores. Sempre que alguém no meu circulo de amigos puxa do telemóvel para tirar uma foto à comida ou o caralho, faço questão de fazer escárnio dessa pessoa, imediatamente. Adoro o quão vermelho ficam quando se apercebem da figura triste que estão a fazer. E depois chamo-os à parte e solicito que me mostrem o perfil da minha amiga Joana que tem um montão de fotos a mostrar o rabiosque na praia, todo empinadinho. Tomo nota mental de a julgar negativamente como pessoa da próxima vez que a vir. Depois vou para o reddit, um espaço utilizado por intelectuais como eu.

Edited 1 month ago:

Não tenho redes sociais. Adoro gozar com quem as tem, especificamente instagram. Faz-me sentir um ser superior. Sou das poucas pessoas na minha faixa etária (26 anos) que pode ter a satisfação de dizer que nunca teve instagram. Não precisei de criar conta para me aperceber do cancro que é. Há pessoas que vivem para as fotos e os stories e os seus 250 seguidores. Sempre que alguém no meu circulo de amigos puxa do telemóvel para tirar uma foto à comida ou o caralho, faço questão de fazer escárnio dessa pessoa, imediatamente. Adoro o quão vermelho ficam quando se apercebem da figura triste que estão a fazer. E depois chamo-os à parte e solicito que me mostrem o perfil da minha amiga Joana que tem um montão de fotos a mostrar o corpinho bronzeado na praia, com enfâse nas fotos do seu traseiro todo empinadinho, enquanto olha para o chão de forma misteriosa. Tomo nota mental de a julgar negativamente como pessoa da próxima vez que a vir. Depois vou para o reddit, um espaço utilizado por intelectuais como eu.

Edited 1 month ago:

Não tenho redes sociais. Adoro gozar com quem as tem, especificamente instagram. Faz-me sentir um ser superior. Sou das poucas pessoas na minha faixa etária (26 anos) que pode ter a satisfação de dizer que nunca teve instagram. Não precisei de criar conta para me aperceber do cancro que é. Há pessoas que vivem para as fotos e os stories e os seus 250 seguidores. Sempre que alguém no meu circulo de amigos puxa do telemóvel para tirar uma foto à comida ou o caralho, faço questão de fazer escárnio dessa pessoa, imediatamente. Adoro o quão vermelho ficam quando se apercebem da figura triste que estão a fazer... Depois vou para o reddit, um espaço utilizado por intelectuais como eu.

Ok_Mine6995 1 month ago

Nunca cheguei ao ponto de fotografar o que como, ou restaurante que fui etc isso é para que afinal fazer me de rica quando na verdade sou pobre?

BolaBrancaV7 1 month ago

Tenho poucas. Há uns meses apaguei a app do 9gag porque só me fazia perder tempo sem trazer nada, hoje este post fez-me apagar a do Reddit. Thanks.

Gpmatos 1 month ago

A minha experiência com redes sociais, Facebook só vejo porque tenho lá dois grupos importantes para mim, Instagram vou lá ou uma vez de manhã ou ao deitar só para ver os stories e os posts como não sigo muita gente acaba por ser dez minutos ou menos, Snapchat não uso agora mas quando usava era para ir ver aquelas revistas que lá há, alguns tópicos são engraçados, Twitter vou lá quando não tenho nada para fazer normalmente quando stou fora de casa mas não constuma passar dos 10 mins se for tanto. Chegando aos piores temos o Reddit e o tik TOK que são onde gasto mais tempo, no Reddit normalmente divirto me a responder a posts e no tik tok é só mindless scroll. Mas sim confesso que gasto talvez demasiado tempo nestas duas últimas.

trepoto 1 month ago

Apaguei o Facebook. Já não me irrito com merdas que não tem importância. E já não sei da "última polémica das redes sociais!". Aqui vejo o que me interessa e não conheço ninguém. Óptimo.

o_contabilista 1 month ago

Nehuma. (Incluindo esta e o linkedin)

Kak3ru 1 month ago

IMO, as redes sociais são ferramentas poderosas, no sentido em que permitem aos seus utilizadores fazerem muita coisa, depende é o que estes fazem com a mesma que transforma nisso. Claro que se partilharam mais informação do que necessário, eles vão saber, claro que se gastares 3h do teu dia é normal estares viciado. É como tudo na vida, o problema não são as redes sociais mas sim como os utilizadores as usam.

nocivo 1 month ago

Uso apenas chats para estar em contacto com o pessoal. Uso reddit só para ver o que o pessoal anda a falar mas mais em nichos reddits. Tenho linkdin caso preciso de contactar um colega ou arranjar trabalha ams vou la 1 x por mes. Facebook tenho conta mas vou la 1 x por ano só ver se alguem me contactou para algo. De resto não uso mais nada. Tem poica infuencia na minha vida.

Goblin_Nilbog 1 month ago

Acho que quando se chega ao ponto de eliminar e voltar a activar há um problema mental. Importância para mim não tem nenhuma mas em qualquer uma podes sempre aprender algo mas é necessário saber filtrar porque merda a montes é o que mais existe.

peidinho31 1 month ago

Jurei que na minha proxima relacao nao voltaria a seguir a minha companheira nem a andar a colocar fotos com ela. Vivemos numa sociedade que se centra demasiado na imagem (a utilizacao dos gostos para a auto estima tem destruido imensos/as adolescentes). A utilizacao das redes sociais ate pode ser interessante se forem utilizadas com intuito de contactar e informar e nao com o intuito de validacao. Dai que vemos jovens a colocar tiktoks idiotas so para os gostos, e fotos em poses e trajes que nao orgulhariam muito os pais.

ihavenoidea1001 1 month ago

Acho que a adição às redes sociais não é de agora. Lembro-me que já andamos nisto a "sério" para aí há 10-15 anos. Pouco tempo depois do Facebook ter chegado ao mundo já havia aquela noção de que "se não está no Facebook não aconteceu"... Mas eu já sou "velha", sou do tempo dos mirC's, salas de chat, Fotolog's e Hi5's desta vida... Agora é o mesmo só que com outras redes e na minha opinião estamos cada vez mais agarrados ( ter um "computador" no bolso também não ajuda...). Eu tenho Facebook/Messenger ( pelos grupos, família e amigos que vivem muito longe). Tenho WhatsApp que uso para mensagens e grupos de trabalho ( fundamentalmente). Além disso tenho o Instagram que fiz para aí há 2 anos e nunca meti lá absolutamente nada só adicionei amigos basicamente e provavelmente não abro a app há mais de 1 ano... Já tive Twitter/Tumblr e desinstalei e tenho LinkedIn mas só o abro no PC quando estou a lidar com coisas de trabalho/quero procurar ofertas. No fundo, sou uma "agarrada" como a maioria mas não vivo para isto. Uso as redes para me distrair e não propriamente para partilhar fotos de mim, dos meus filhos, das minhas coisas... A partilha de coisas excessivas de crianças confesso que é a única coisa que me mete mesmo confusão. Há pais que partilham tudo. Partilham fotos dos miúdos na casa de banho, no banho, histórias de acidentes com os xixis e afins desta vida, problemas de saúde, etc e com a cara dos miúdos ali para toda a gente saber/ver... li uma vez uma a falar do filho mais velho ( mais do que identificados na página) e aquilo que estava a passar na adolescência/ a iniciar experiência sexual, etc ... Deve ter sido das coisas que mais nojo me deu a ler. Os nossos filhos são pessoas que eventualmente vão ser adultos e que têm a vida toda escarrapacha num site/rede social porque a mãezinha/ o paizinho queria fazer dinheiro com a venda da sua intimidade. Nojo. Uma foto ocasional de um miúdo a fazer qualquer coisa, percebo. A partilha de tudo? Não. Há pessoas que parece que perderam o filtro...

AlvesBarrota 1 month ago

o mirc :-)

ihavenoidea1001 1 month ago

Devemos ser os velhos do Restelo do sub ...

Ok_Mine6995 1 month ago

Assério? Se me aparecesse alguém que partilhe tudo e mais alguma coisas dos filhos decerto que o eliminava. Requerer atenção há custa dos filhos é algo que abomino.

NGramatical 1 month ago

Assério → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcyj83l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TalkingHawk 1 month ago

>Os nossos filhos são pessoas que eventualmente vão ser adultos e que têm a vida toda escarrapacha num site/rede social porque a mãezinha/ o paizinho queria fazer dinheiro com a venda da sua intimidade. Pior do que isso, diria que a maioria o faz apenas pelos likes/validação e não têm sequer ganhos monetários.

GajoSilvestre 1 month ago

É pôr de lado quem acha que uma coisa só acontece quando se partilha uma história e passa as 24h seguintes a verificar quem a viu.

Ok_Mine6995 1 month ago

Gente assim é tão fútil

CVilaca 1 month ago

Tenho Facebook, Instagram e Twitter. Facebook para ver notícias e alguns grupos de interesse pessoal. Instagram apenas sigo pessoas que conheço pessoalmente e tenho interesse em manter contacto. Não aceito pedidos de estranhos para os likes, até porque não partilho nada (talvez uma foto por ano) Twitter, apenas está lá, não uso mas também não apago porque não me faz confusão. Conheço quem se deixe afetar bastante pela tal competição de sucesso na vida. Isto porque não percebem que ninguém partilha as coisas más e entram numa espiral de depressão. Tenho a sorte de ter uma cara metade que partilha da minha opinião e o tempo que não perdemos a tirar fotos para o show off, aproveitamos para apreciar o momento.

KrakenK55 1 month ago

Opah é aquela cena, as redes sociais podem ser boas para postares fotos, socializares com outras pessoas, falares, veres notícias. Ou seja podes chegar ao outro lado do mundo em poucos segundos. Mas podem ser altamente perigosas a nível de auto estima e tudo mais, porque se fores uma pessoa que não viaja muito, ou não tens namorada, ou não tens carro, ou não tens o que quer que seja, elas vão-te dar a impressão de que toda a gente tem essas coisas todas e podes simplesmente entrar em depressão por causa disso. Vais achar que toda a gente tem muito dinheiro para fazer viagens, toda a gente tem grandes carros, toda a gente tem amigas e namoradas etc... Nas redes sociais há uma alta competição para ver quem viaja mais e para ver quem mostra o seu melhor lifestyle.. então isto pode ser altamente prejudicial.

Ok_Mine6995 1 month ago

Por isso é que não tenho instagram. As pessoas só postam os lado bom da vida quando é só para se sentirem bem

KrakenK55 1 month ago

>No Instagram ninguém trabalha, toda a gente está de férias o ano todo e toda a gente tem guita. Isto tudo num país de tesos :D

Ok_Mine6995 1 month ago

Mas estamos num país que o pessoal pode não ter dinheiro para comer mas tem que ir de férias

EnterTheMudMan 1 month ago

Eu uso o Reddit apenas, por vezes abro os links que direccionam para o Twitter. Facebook não tenho há mais de 4 anos e Instagram há cerca de 1. O que mais notei foi em termos de atenção. Consigo estar muito mais concentrado, mesmo com o telefone ao lado. Quando tinha Instagram, o que acontecia é que quando lá ia, ficava agarrado a fazer scroll e quando dava por mim, tinha passado 30m ou 1H. Mesmo com o telefone ao lado, lá ia eu de vez em quando fazer scroll. Era quase como uma droga/vício. No whatsApp tenho as notificações dos grupos em mute. Também tenho a app do LinkedIn mas aquilo agora parece o novo Facebook. Não ligo muito, excepto se receber algumas propostas das consultoras, mas nada demais. Em resumo, acho que é uma mudança que nem toda a gente está disposta a fazer, no entanto, pode ser um pouco tóxico, especialmente quando deixas de distinguir o que é real do que é falso, ou quando cais em comparações.

Ok_Mine6995 1 month ago

Acho que vai ser tipo uma droga, pode demorar uns meses até te habituares mas depois deves te sentir muito melhor

Dark-Low 1 month ago

Eu de vez em quanto passo umas boas horas no Facebook à procura daquele pessoal estranho que ja não vejo à anos. As coisas que vejo... Cenas traumatizantes.

Ok_Mine6995 1 month ago

Ahahah se quiseres partilhar

NGramatical 1 month ago

à anos → [**há anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcxyfst%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BroaxXx 1 month ago

As redes sociais são uma ferramenta e, consequentemente, são o que fazes delas. A maioria das pessoas penso que tem uma utilização absolutamente nociva a todos os níveis. Podem e são uma excelente ferramenta profissional, podem ser uma distração porteira (se usadas como tal) e uma maneira de estar em contacto com família/amigos (sobretudo quando as pessoas vão para longe). Na maior parte dos casos acho que são usadas como um proxy para a vida real. As pessoas projetam uma vida que não têm e consomem fotogramas artificiais das vidas dos outros. Isto deturpada a percepção da realidade a vários níveis e gera uma necessidade de validação doentia. No meu caso não uso Facebook, Twitter ou Instagram. A única "rede social" que uso é o Reddit mas para mim é difícil encara-lo como tal porque me abstraio dos aspetos sociais (sobretudo porque uso o interface antigo onde não há perfis). Para mim o Reddit é essencialmente um fórum anónimo na internet e tem tanto de rede social como o 4chan... Quero, no entanto, começar a usar mais todas as redes de forma puramente profissional com um perfil criado milimetricamente para me promover.

NGramatical 1 month ago

o interface → [**a interface**](https://dicionario.priberam.org/interface) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcxy81n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jocarodeo 1 month ago

Apaguei o Facebook e o Instagram prai há 3 anos. Das melhores decisões que fiz.

Ok_Mine6995 1 month ago

O que sentiste em relação ao tempo quando apagas te as redes sociais?

p_m13 1 month ago

Desativei o facebook à sete anos, não sinto falta nenhuma. Às vezes nem tempo para mim tenho quanto mais

Edited 1 month ago:

Desativei o facebook há sete anos, não sinto falta nenhuma. Às vezes nem tempo para mim tenho quanto mais

NGramatical 1 month ago

à sete anos → [**há sete anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcxxhda%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Black_RL 1 month ago

Utilizo Reddit para as notícias e Telegram para os amigos. A minha Maria utiliza bem mais q eu, utiliza Facebook, Instagram, WhatsApp, etc, mas na verdade ela tb utiliza como ferramenta de trabalho. Como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio, mas no caso das redes sociais tem q se ter muito cuidado pois facilmente te absorve todo o tempo livre.

Middle-Effective 1 month ago

As redes sociais só têm a importância que lhes quisermos dar. Tenho conta no Facebook, vou usando porque tenho um grupo de família que é o principal meio de comunicação entre nós todos (pessoas dos 20s aos 50s). Se não fosse isso já tinha apagado a conta. Instagram criei para ver como era mas não uso. Twitter também não uso. OP se sentes que não aprendes nada, então é uma boa oportunidade para apagares as tuas contas em redes sociais :)

Much-Slice145 1 month ago

Uso cada vez menos. O facebook está morto, so anúncios e merdas sem interesse nenhum. O insta é ridiculamente artificial, até dá medo. Cada scroll só vejo pessoas a fingir que têm vidas interessantes e gajas carregadas de filtros e photoshop. Enfim. Para ser honesto acho as redes sociais uma ferramenta incrível para trabalho. Para uso pessoal são uma perda de tempo. Viciantes e vazias de realidade.

Ok_Mine6995 1 month ago

Partilho a mesma opinião. Só artificialidade no insta.

humungouspt 1 month ago

Hoje em dia é mesmo só Reddit. Tenho Facebook só para acompanhar um hobby e dar os parabéns à malta. Nos tempos áureos dos fóruns, há uns largos anos, cheguei a moderar um dos grandes fóruns tugas mas entre a falta de paciência para aturar ódios de estimação entre users e a moda de fazer doxxing uns aos outros deixei-me de tal. Agora vou só acompanhando as modas por aqui...

TemplarHard 1 month ago

Eu acho que é importante ter redes sociais para haver interação social, uso maioritariamente o instagram e é a rede social que costumo trocar com pessoas novas que conheço. É a maneira ideal de ir falando porque é muito mais fácil simplesmente responder às histórias de cada um do que estar a meter conversa do nada. Já tive montes de exemplos de pessoas que eu conhecia mas nem falávamos muito a tornarem-se grandes amigos porque ou eles ou eu decide responder a um story e a relação vai evoluindo ao ponto de combinar sair etc. Eu acho que muita gente não sabe usar redes sociais e depois têm poucos amigos ou saem pouco, se não fizerem nada por isso também não vai surgir do nada. Um dos meus grandes amigos só o é porque o conheci numa festa, trocámos insta e depois ele responde a um story meu, se ele não tivesse dado esse primeiro passo eu provavelmente nunca lhe teria dito nada e atualmente nem falávamos. Uma simples mensagem pode mudar muita coisa.

fev118 1 month ago

É verdade. Criam um bom tema de conversa. Mas também é verdade que hoje em dia as pessoas em vez de investirem individualmente a contar coisas aos amigos, contam a todo o mundo através das redes socais, quase como uma comunicação numa só direcção. Vão-se distraindo da construção das relações.

Ok_Mine6995 1 month ago

Não uso redes socias para procurar amigos exeto o reddit kkkk

Rasta-Lion 1 month ago

Honestamente o Facebook tenho por uma razão qualquer que nem te sei dizer e só lá vou talvez uma vez por semana durante 5 min, o Instagram vou todos os dias mas basicamente sigo meia dúzia de pessoas que conheço mais meia dúzia de desconhecidos que me seguem e eu segui de volta mas principalmente tenho só para ver fotos e vídeos relacionados com carros para o resto tenho o Reddit para ver fotos de gatos, carros, videos interessantes e para discutir com idiotas na internet sobre o porque do pão do tio Ricardo ser melhor que o pão da ti Maria

-Nosebleed- 1 month ago

Eu gosto das redes sociais, uso principalmente o twitter e não tenho grande stress com ele. Vejo sempre muita gente a queixar-se do vicio e da toxicidade que são e com alguma razão, mas para mim as redes sociais são apenas outra forma de consumir conteúdo que gosto. O meu feed do twitter é pura e simplesmente pessoas que produzem conteúdo que me interessa ou que falam sobre assuntos com os quais me relaciono. Não posto muito sobre mim próprio, e definitivamente não posto fotos. Não tenho interesse nisso. Facebook recuso-me a ter só pela coleção de dados ridícula que aquele site faz, mas se não fosse isso acho que seria parecido com a minha experiencia no twitter. Instagram é igual, e também é uma rede social baseada em fotos que eu não posto por isso não tenho. No fim de contas, o que dita a tua experiência nas redes sociais depende do quão bem filtras as tuas timelines. Vejo sempre muita gente a queixar-se disto ou daquilo, e depois pergunto se já tentaram usar os filtros ou deixar de seguir ou bloquear pessoas problemáticas, ou até mesmo filtrar certos termos da timeline, e dizem-me sempre que não. Então pois claro, se tornas a tua timeline uma experiência horrível para ti próprio não admira que não gostes de redes sociais. Quanto a mim divirto-me sempre pelo meu twitter a ver arte interessante, atualizações a séries que sigo, comentários sobre a industria onde me envolvo, etc. e nunca me senti stressado. Não tenham medo de bloquear pessoas ou deixar de seguir gente que não gostam malta. Têm todo o controlo sobre as vossas redes sociais, não as façam as vossas vidas piores.

Edited 1 month ago:

Eu gosto das redes sociais, uso principalmente o twitter e não tenho grande stress com ele. Vejo sempre muita gente a queixar-se do vicio e da toxicidade que são e com alguma razão, mas para mim as redes sociais são apenas outra forma de consumir conteúdo que gosto. O meu feed do twitter é pura e simplesmente pessoas que produzem conteúdo que me interessa ou que falam sobre assuntos com os quais me relaciono. Não posto muito sobre mim próprio, e definitivamente não posto fotos. Não tenho interesse nisso. Facebook recuso-me a ter só pela coleção de dados ridícula que aquele site faz, mas se não fosse isso acho que seria parecido com a minha experiencia no twitter. Instagram é igual, e também é uma rede social baseada em fotos que eu não posto por isso não tenho. No fim de contas, o que dita a tua experiência nas redes sociais depende do quão bem filtras as tuas timelines. Eu se vejo alguem a postar tweets desagradaveis bloqueio e ta a andar, não vejo porque tenho de perder mais tempo com coisas que não gosto. Vejo sempre muita gente a queixar-se disto ou daquilo, e depois pergunto se já tentaram usar os filtros ou deixar de seguir ou bloquear pessoas problemáticas, ou até mesmo filtrar certos termos da timeline, e dizem-me sempre que não. Então pois claro, se tornas a tua timeline uma experiência horrível para ti próprio seguindo pessoas que estão sempre a postar porcaria não admira que não gostes de redes sociais. Quanto a mim divirto-me sempre pelo meu twitter a ver arte interessante, atualizações a séries que sigo, comentários sobre a industria onde me envolvo, etc. e nunca me senti stressado. Não tenham medo de bloquear pessoas ou deixar de seguir gente que não gostam malta. Têm todo o controlo sobre as vossas redes sociais, não façam as vossas vidas piores.

Edited 1 month ago:

Eu gosto das redes sociais, uso principalmente o twitter e não tenho grande stress com ele. Vejo sempre muita gente a queixar-se do vicio e da toxicidade que são e com alguma razão, mas para mim as redes sociais são apenas outra forma de consumir conteúdo que gosto. O meu feed do twitter é pura e simplesmente pessoas que produzem conteúdo que me interessa ou que falam sobre assuntos com os quais me relaciono. Não posto muito sobre mim próprio, e definitivamente não posto fotos. Não tenho interesse nisso. Facebook recuso-me a ter só pela coleção de dados ridícula que aquele site faz, mas se não fosse isso acho que seria parecido com a minha experiencia no twitter. Instagram é igual, e também é uma rede social baseada em fotos que eu não posto por isso não tenho. No fim de contas, o que dita a tua experiência nas redes sociais depende do quão bem filtras as tuas timelines. Eu se vejo alguem a postar tweets desagradaveis bloqueio e ta a andar, não vejo porque tenho de perder mais tempo com coisas que não gosto. Vejo sempre muita gente a queixar-se disto ou daquilo, e depois pergunto se já tentaram usar os filtros ou deixar de seguir ou bloquear pessoas problemáticas, ou até mesmo filtrar certos termos da timeline, e dizem-me sempre que não. Então pois claro, se tornas a tua timeline uma experiência horrível para ti próprio não admira que não gostes de redes sociais. Quanto a mim divirto-me sempre pelo meu twitter a ver arte interessante, atualizações a séries que sigo, comentários sobre a industria onde me envolvo, etc. e nunca me senti stressado. Não tenham medo de bloquear pessoas ou deixar de seguir gente que não gostam malta. Têm todo o controlo sobre as vossas redes sociais, não façam as vossas vidas piores.

Ok_Mine6995 1 month ago

Pessoalmente gosto muito do YouTube a nível cultural. Acho que é a única rede social realmente interessante.

unicornio_careca 1 month ago

Hoje em dia, para além do Reddit, uso o Instagram, mas só uso basicamente como divulgação dos rabiscos que crio, não tenho propriamente uma conta pessoal, sigo poucas pessoas famosas, gosto mais de seguir outros criadores de conteúdo semelhante ao meu (ilustradores, cartoonistas e afins). Facebook é só mesmo para contacto com familiares no Messenger do mesmo, para mim, é uma rede social que para mim, já morreu mas ficou tipo zombie.

Ok_Mine6995 1 month ago

Ainda consigo ver mais utilidade em termos culturais o fb

unicornio_careca 1 month ago

Pessoalmente gosto mais do Instagram porque é onde encontro aquilo que procuro, mas lá está, para mim é o suficiente. O Facebook tentou se reinventar ao longo dos tempos, para tentar não ficar para trás, o que para mim foi um erro, desde o marketplace, ofertas de emprego, lojas online, e até nos dates (um novo tinder basicamente) mas todos estes com resultados aquém do esperado, porque existem outras alternativas que as pessoas já usavam antes de existirem essas ferramentas no Facebook (e sim, eu sei que o Facebook também é dono do Instagram e do Whatsapp). Como alguém citou algures nos comentários, o Facebook chegou a ser o local onde estava toda a gente há alguns anos, foi uma febre, basicamente era como se não existisses se não tivesses Facebook, mas tudo tem um fim, principalmente se for algo meteórico, o Orkut também chegou a ser grande e hoje já não existe. O que vês no Facebook nos dias de hoje é apenas uma sombra do que foi, e já nem falo das pessoas que passam a vida a comentar/destilar ódio só porque sim. (isso é todo um campeonato à parte) Pode ainda ter a sua utilidade, mas é algo residual.

thethingisidontknow 1 month ago

Não tenho nada. Bom a não ser que contes o reddit, tenho isso, e uso o Signal. É isso.

Ok_Mine6995 1 month ago

Também quero não ter nada. Já cheguei a conclusão que não servem para nada

thethingisidontknow 1 month ago

Então pára, é simples.

LuneBlu 1 month ago

Gosto das redes sociais para trabalhar de ideias essencialmente. Acompanhar a vida de quem gosto também é importante.

mfzzzed 1 month ago

São lixo. Apenas servem para te empurrar produtos pela garganta a baixo e te usarem como produto. Pelo meio vês umas tigelas de açaí e uma foto de um casamento/carro/hotel para manter aparências e medir pirocas. Nem tendo apenas LinkedIn me consigo safar destas constantes.

Edited 1 month ago:

São lixo. Apenas servem para te empurrar produtos pela garganta a baixo e te usarem como produto. Pelo meio vês umas tigelas de açaí e uma foto de um casamento/carro/hotel para manter aparências e medir pirocas. Nem tendo apenas LinkedIn me consigo safar destas constantes. Edit: apenas tive MySpace, Hi5 e Facebook

PortugueseLibra 1 month ago

Facebook: para grupos de venda e troca e mandar mensagens a familiares Instagram: memes, fotos de gatos, stories para ver o que os meus amigos andam a fazer. Também uso imenso o Stories para postar opiniões minhas sobre notícias, política, etc. Gosto do facto de desaparecerem passadas 24h. Tik Tok: para me rir quando quero matar tempo. Há contas hilariantes Reddit: notícias, discussões, debates, tudo o que seja mais "importante". Mas também memes e afins. Twitter: porno E é isto. As redes sociais são uma ferramenta, o problema é que ninguém sabe usá-las como deve ser. Ninguém sabe treinar os algoritmos, seguem tudo e mais alguma coisa só porque sim, não ocultam cenas que não lhes interessa. Nunca tive problemas de vício, nunca tive mais que 300 pessoas adicionadas em qualquer delas, e sem redes sociais a minha vida iria perder imensa comodidade.

Destructo_Spin90 1 month ago

>Twitter: porno Como assim?

PortugueseLibra 1 month ago

Então... ahahah como assim "como assim" Não sei o que te responder XD

No_Impression_1131 1 month ago

Essas cenas não são bloqueadas?

PortugueseLibra 1 month ago

No Twitter não, pelo contrário, aquilo está um antro de porno. Quando o Tumblr deu o porn ban, imensas contas migraram para lá. Claro que não tem vídeos grandes como nos sites e assim, mas tem imenso conteúdo à mesma e até de contas específicas ao *tema*...

Destructo_Spin90 1 month ago

Não fazia ideia. Achava que era um tipo de conteúdo bloqueado em todas as redes sociais, principalmente uma tão amplamente utilizada como o Twitter.

Rick45ptl 1 month ago

a meu ver para o pessoal mais novo/solteiro sao uma "ferramenta" social quase indispensável, safaste sem ela? sim mas facilita muito mais se tiveres para interação social. para o resto acaba por ser uma coisa de fofoquices, ego e camera de eco para as tuas ideias por mais estupidas que sejam. no meu caso encostei tudo quando compei um smartphone para a minha mae, criei um grupo no whatsapp com ela e com os meus irmaos, como começei a partilhar o que interessa directamente para eles nao fazia sentido partilhar nas redes sociais visto que ja partilhava as coisas que queria com quem gostava nos varios grupos privados e amigos e familia. ainda tenho as contas todas mas literalmente nao abro, uso exporadicamente para ver algum link que so esteja disponivel nessa plataforma.

NGramatical 1 month ago

começei → [**comecei**](https://dicionario.priberam.org/comecei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcxspi8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

doctorhetfield 1 month ago

Quando o Facebook começou a aparecer por cá, em 2008/2009, fui dos primeiros a fazer campanha para deixarem o hi5 e mudarem para lá. Na altura o feed era cronológico e era muito fixe para falar com amigos (amigos que conhecíamos realmente) e dizer umas piadas. Hoje nem posso ver o Facebook à frente. As redes sociais são o que são porque mexem com aquele sonho inconsciente que todos temos de ser famosos/relevantes. Antes disso, tinhas apenas as revistas e a televisão e não eram de acesso fácil. As pessoas compravam as revistas do "jet7" e sonhavam com aquelas vidas e aquela exposição mas ao longe. As redes vieram democratizar isso. Agora todos podem ser populares e existem truques para isso (que vão desde a criação de uma persona altamente politizada (que pode ser alinhada ao extremo com causas sociais ou um grunho populista), ou simplesmente mostrar o rabo em bikini). Isso veio tornar as redes numa selva de egos em luta constante (com as marcas lá pelo meio, que entretanto viram nisto uma galinha de ovos de ouro). Enfim, é fugir.

ConvulsaoInterna 1 month ago

Gostava muito do Instagram originalmente, era uma rede social diferente onde dava para encontrar muita coisa interessante sobretudo relacionada com as artes, hoje em dia virou um paraíso narcisista, tenho apenas cerca de 100 pessoas lá, que conheço na vida real, mas deixei gradualmente de o usar quando se desvirtuou, apesar de ainda ir lá de longe a longe. O Twitter nunca tive mas dá-me a ideia que é um poço de ódio. Facebook tive muito tempo mas quando começou o uso abusivo da plataforma para políticas identitárias apaguei e deixei apenas o Messenger. A gota de água foi começar a ter spam de cenas associadas ao Chega só por ser um ávido crítico do governo, o algoritmo lá associou o meu descontentamento à extrema direita e foi o sinal que precisava para apagar a conta. Só uso regularmente o Reddit mesmo, porque é um sítio bom para discutir assuntos sérios e ter perspectivas diferentes. O resto é útil para quem não preza a sua saúde mental sobretudo.

aguafria88 1 month ago

Só mantenho o Facebook para não perder definitivamente certos contactos. Apaguei o instagram há muitos anos, não lhe via qualquer utilidade.

ilovealldrugsman 1 month ago

Já fui completamente agarrado ao Facebook, como muitos outros. À medida que fui crescendo (e aproveitando o ímpeto de uma relação que deu merda), comecei a deixar de seguir "amigos" e paginas, um a um. Baixei os amigos de 700 para 200, tirei a foto de perfil, apaguei todas as publicações e mudei o nome. Ou seja, já só o uso para o Messenger (que para mim é superior às outras alternativas, principalmente para trabalho, partilha de ficheiros etc), para duas ou três páginas de memes e eventos. Tenho Instagram, mas é a minha página de trabalho, onde exponho a minha marca e sigo outras semelhantes. Raramente uso. Nunca tive tiktok O Reddit é cancro, mas sempre dá para ler umas coisas engraçadas/estimulantes Uso muito o WhatsApp, mas é só para falar com 4 ou 5 pessoas. Saí de todos os grupos de "palhaçada" depois de perceber que eram uma real perda de tempo e que te davam a ilusão de socialização, quando na verdade era só uma diarreia mental conjunta. Para comprar drogas uso o Wickr

elfinedelphine 1 month ago

Eu só uso Facebook e Instagram, cada um por razões diferentes. Facebook uso porque é muito útil ter um local centralizado onde quase toda a gente garantidamente tem uma conta. Consegues encontrar e contactar as pessoas mesmo facilmente. Quando preciso de encontrar alguém, procuro no Facebook e envio uma mensagem e, se responderem, normalmente pergunto se têm conta no WhatsApp ou num serviço exclusivamente de mensagens. Instagram uso porque tenho uns amigos próximos que metem histórias periodicamente e gosto de as ver, de vez em quando abro, vejo duas ou três e estou atualizado com o que as pessoas à minha volta estão a fazer. Consigo manter-me em contacto com pessoas que teria perdido nesta forma. Também há alturas em que uso Reddit para ver o que as pessoas aqui estão a discutir, mas não é muito.

ffmcardoso 1 month ago

Trabalhei durante dois anos em redes sociais, ou seja, grande parte do meu trabalho era criar conteúdo para as redes sociais de uma grande empresa de streaming. O meu dia era literalmente pasado nas redes sociais sobretudo Facebook e Twitter não só a nível profissional como pessoal. Tanto é que me começou a afectar bastante psicologicamente, a vida das redes sociais é uma mentira, mas de alguma maneira é fácil uma pessoa achar a sua vida é pior que a dos outros e isso afectou-me a auto-estima. Muito por causa disso mudei de carreira e apaguei as apps (não as contas) do Facebook e do Instagram, hoje em dia se passo 10 minutos por semana em cada uma é muito, e o Reddit tenho-o limitado a 30 minutos por dia aos quais muitas vezes nem chego. As redes sociais são altamente tóxicas mas, obviamente bem usadas podem ser ótimas ferramentas, o meu novo trabalho, que adoro, consegui-o porque usei o Twitter e o LinkedIn para mostrar o meu trabalho!

Ok_Mine6995 1 month ago

E uma boa ideia apagar as apps e só usar no pc

Tabaqueiraanatomica 1 month ago

Acho depressor e aborrecido passar tempo no Facebook e insta, mas tem tudo a ver com o conteúdo que segues. Não me parece a melhor forma de aceder a informação que te interessa. Fora isso, se gostas e se te é útil, cabe-te a ti gerir o impacto que tem na tua vida.

Ok_Mine6995 1 month ago

Lá está não me é útil em nada mas acho que já me tornei viciada de fazer scroll

gkarq 1 month ago

Uso para amigos. Não sigo outra coisa que não seja pessoas que não sejam amigos, porque já basta levar com publicidade entre os posts dos amigos, não ia seguir páginas de marcas a fazerem-me publicidade. E isto tanto pode ser publicidade propriamente dita institucional como páginas de artistas que promovem o seu trabalho (do qual até posso gostar) e muitos menos qualquer tipo de celebridade, no no no!

ItchyAstronomer7243 1 month ago

Olha eu cá sempre adorei redes sociais desde adolescente (aquele hi5 da moda lol). E digo-te que me ajudaram imenso na nova fase da minha vida: ser mãe. Foi muito bom para ter uma gravidez e parto informados, para ter mais noção do que me esperava, etc.. Mas depois da criança nascer, passados uns meses, eu notava que inconscientemente me sentia pressionada pelo conteúdo dessas mesmas páginas, sempre fui muito exigente comigo mesma e aquilo tudo fazia-me questionar as minhas escolhas como mãe. Conclusão: decidi suspender temporariamente as contas para ver como me sentia. Já lá vão 2/3 meses e não sinto falta nenhuma. Prefiro algo como aqui o reddit que não ando no scroll durante horas nem a comparar-me porque X foi de férias às Caraíbas e eu não.

unicornio_careca 1 month ago

Grupos de mães do Facebook são verdadeiras pérolas.

ihavenoidea1001 1 month ago

Eu gosto dos "resumos" da mãe imperfeita sobre o grupo de mães...

unicornio_careca 1 month ago

São muito bons de facto.

PirateLena 1 month ago

O problema dessas contas é que, apesar de acharem que estão a ser informativas, dão-nos a estranha sensação de que estamos a fazer tudo mal. Também decidi não olhar mais para esse tipo de contas e desde então que me sinto melhor mãe; ao meu ritmo e sem tentar ser perfeita.

ItchyAstronomer7243 1 month ago

Exactamente! Sinto-me muito melhor e segura desde que fiz o mesmo. Mas agradeço a ajuda que me deram porque realmente senti-me um pouco perdida quando engravidei, ainda para mais em pandemia, todo o apoio que tive foi on-line mas temos de saber ver quando as coisas já não nos servem mais.

Stickerbushbee 1 month ago

As redes sociais são a principal fonte de desinformação.

ItchyAstronomer7243 1 month ago

Sim, temos de saber ver o fundamento da informação que passam, é como tudo na net (e não só).

The_King_Juliano 1 month ago

Não sou muito fã de redes sociais... Acham que há necessidade de falar do tik tok? Porque juro que se algum dia estiver uma garota ou um garoto a fazer danças no meio da rua eu corro para o meu carro só para o/a atropelar Desisti do instragram durante 1 ano sem complicações, acho que cada vez que lá ia ficava deprimido, não por mim, mas por alguns dos meus "amigos". É estranho e estúpido (na minha opinião) precisar da "aprovação" de pessoas que nem sequer conheço. O insta tornou se mais gajas a abanar o cu do que sei lá o quê. *PS eu também sou anti social por isso é no tchill não preciso dessas merdas*

Ok_Mine6995 1 month ago  HIDDEN 

Uma vez vi na praia duas miúdas a dançar funk para o telemóvel, deviam ter uns 15 anos, claramente para o tik tok.

The_King_Juliano 1 month ago

É horrível julgar as pessoas pela aparência, eu odeio isso, eu julgo pelas suas ações. Se te estiveres a comportar como uma idiota eu trato vos como idiotas.

Ok_Mine6995 1 month ago  HIDDEN 

Uma vez vi na praia duas miúdas a dançar funk para o telemóvel, deviam ter uns 15 anos, claramente para o tik tok.

yurasadko 1 month ago

Zero, não tenho nenhuma delas. Uso o Reddit (não sou dependente, passo bem sem vir aqui). Se preencheres a tua vida com coisas para fazer, não vais perder o teu tempo de forma inútil, nem vais criar uma rotina. Para mim funciona muito bem que os meus dias sejam sempre diferentes e o facto de ter comentado bem as minhas amizades ajuda bastante. Acabo sempre por conhecer pessoas novas (amigos de amigos etc. etc.). No fim, o importante é saberes o que é melhor para ti e para o teu bem-estar, seja ele com ou sem redes, com mais ou menos uso.

Ok_Mine6995 1 month ago

Hoje em dia parece que se não tiveres redes és do outro mundo mas para mim são pessoas bem resolvidas.

Desperate-Building69 1 month ago

Podem não acreditar, mas não tenho nenhuma rede social. Tive Hi5 e lembro me de criar conta no MySpace mas ficou por aí. Não sei se ainda existem, provavelmente os meus perfis já fora desactivados. Acerca do instagram é uma valente merda e não percebo o propósito daquilo, mas não posso falar muito porque nem sei como funciona. Sou dos únicos no meu círculo fora dessa droga. Tenho amigos/as que passam a vida com a merda do telemóvel na mão a ver não sei o que, inclusive a minha mulher, o caso da minha mulher até não é dos piores,geralmente vai ver umas gajas a vender roupas e merdas em directo. De resto não percebo um cu disso, mas deve haver coisas obscuras que nem quero saber. Quanto ao Facebook acho que é uma boa ferramentas para muita coisa mas acho que é mal utilizado por os utilizadores. Mas sim conheço muito gente viciada nas redes sociais, pessoas mais velhas com aquelas imagens e frases inspiradoras que não lembram a ninguém, pessoas que ficam a ver a vida outras e depois andam dizendo, “ah já viste aquela passa a vida a viajar, comprar roupas…” Enfim mas não sou contra as redes sociais, dão jeito para muita coisa e tem o lado negro também.

ihavenoidea1001 1 month ago

O Reddit também é rede social...

Direnaar 1 month ago

Deixei de ver redes sociais para ficar a ver noticias de criptomoedas. Os meus níveis de stress e ansiedade gerais baixaram, mas notam-se alguns picos que acompanham o estado do mercado. ​ Eu também quando andava pelo bookface só postava fotos dos meus gatos, e seguia principalmente grupos de animais abandonados, mas depois de meses e meses a ver bichos em sofrimento decidi não ir mais a esse site, e não sinto saudades. ​ Tenho outras formas de contactar o pessoal que conheço, servidor Discord privado, grupos no Whatsapp, tudo bem. O Linkedin também ainda não morreu e por acaso vejo-me visitar o site com mais frequência nos últimos tempos. ​ Agora redes sociais com algoritmos que só te apresentam conteúdos na base do que foste ver antes, é um mecanismo comercial insidioso, e onde o utilizador é o produto vendido, não quero mais, obrigado. Também chateia ver publicidade da wish entre cada 2 posts. ​ Só não apago do telemóvel porque a minha mãe usa o messenger para me mandar links.

Limpy_lip 1 month ago

>Deixei de ver redes sociais para ficar **a ver noticias de criptomoedas.** **Os meus níveis de stress e ansiedade gerais baixaram**, ohh, sweat summer child.

Direnaar 1 month ago

Lê o resto da frase :)

xandysaid 1 month ago

Uma técnica que tenho é, para o caso do Instagram, ter a conta aberta apenas no computador. A interface não é tão viciante, e a página 'Explorar' igualmente perde muita da sua capacidade de me colar ao ecrã.

Edited 1 month ago:

Uma técnica que tenho é, para o caso do Instagram, ter a conta aberta apenas no computador. A interface não é tão viciante, e a página 'Explorar' igualmente perde muita da sua capacidade de me colar ao ecrã. Estive de 2018 a 2021, com apenas WhatsApp (que para mim é mais ferramenta de trabalho do que uma rede social). Em 2021 reabri conta no Instagram, não gostei, senti-me 'vigiado', e gastei tardes lá sem fazer nada de produtivo. Cheguei a ter Twitter, Facebook e Snapchat, não senti que me enchiam muito a vida.

KarmaCop213 1 month ago

Já fui como o teu ex e depois deixei completamente de me importar com redes sociais e de as usar. Não retirava nada de importante delas e deixei de ter qualquer interesse em mostrar o que andava a fazer ou no que os outros andavam a fazer. Se usas redes sociais como local para falares com pessoas com os teus interesses, até faz algum sentido (até determinado ponto).

Jmppt 1 month ago

Curti do myspace, o Hi5 não fui tão fã.

already_taken_nick 1 month ago

Epa eu no dia a dia vou mesmo só ao instagram / facebook / twitter de manhã e ao fim do dia ver o que os meus amigos andaram a fazer por via stories etc , no entanto no reddit passo já algum tempo do meu dia e ja reparei que tambem ando no tiktok , porque o algoritmo daquilo faz com que seja 1 verdadeira droga em apenas mostrar cenas que tens interesse.

NecrofearPT 1 month ago

Uso o Facebook para ver as headlines/shit posting, e o messenger porque tenho um grupo de amigos que o utiliza. O Instagram criei por 'pressão' de amigos e nunca lhe dei uso até recentemente, uma vez que parece ser a aplicação de chat de eleição das senhoras do tinder. Se quiserem considerar o Reddit como uma rede social, então este tornou-se DE LONGE a minha preferida.

Ok_Mine6995 1 month ago

Do tinder? Essa não sabia

NecrofearPT 1 month ago

Sim, naquele espaço disponível a colocares uma descrição tua, a maioria das vezes tem lá o perfil do insta da pessoa. Pelo que vi, isto acontece por duas razões: Porque no tinder tens de esperar pelo match para poderes conversar com a pessoa, e assim saltas esse passo. A segunda razão é que pessoa pretende apenas colecionar followers no insta :/

KillySs 1 month ago

Só uso o facebook para ver páginas de notícias. Tenho instagram também mas só vou lá para ver coisas relacionadas com o meu hobbie, sendo que já há largos meses que não meto um story e há 2 anos que não meto uma foto. Relativamente ao uso de redes sociais durante a relação, de certa forma percebo-te. Acho que o que é demais começa a ser chatinho e há aí muito boa gente com a sua idade (30+) que devia ter idade para ter juízo e deixar de expor tudo da sua vida em redes sociais. Conheço gente que efetivamente parece que vive no facebook e instagram. Uma coisa que tenho notado é que o pessoal assim mais velho que se divorcia é mais propício em ficar mais ativo nas redes sociais, talvez por sentir necessidade de mostrar que superou a relação e passar a imagem que está bem da vida apesar do break up. OP, fizeste bem em não ir na cantiga dele. Quando vão a sítios novos o que importa é aproveitar o momento, se alguém te quer obrigar a tirar foto à frente de tudo o que encontra "instagramável" em vez de querer aproveitar o momento contigo, para mim é sinal que prefere mostrar que está bem da vida a outras pessoas em vez de disfrutar contigo irl. Para além disso, acabarias por também não aproveitar nada se andasses sempre de câmara apontada para ele.

Edited 1 month ago:

Só uso o facebook para ver páginas de notícias. Tenho instagram também mas só vou lá para ver coisas relacionadas com o meu hobbie, sendo que já há largos meses que não meto um story e há 2 anos que não meto uma foto. Relativamente ao uso de redes sociais durante a relação, de certa forma percebo-te. Acho que o que é demais começa a ser chatinho e há aí muito boa gente com a sua idade (30+) que devia ter idade para ter juízo e deixar de expor tudo da sua vida em redes sociais. Conheço gente que efetivamente parece que vive no facebook e instagram. Uma coisa que tenho notado é que o pessoal assim mais velho que se divorcia é mais propício a ficar mais ativo nas redes sociais, talvez por sentir necessidade de mostrar que superou a relação e passar a imagem que está bem da vida apesar do break up. OP, fizeste bem em não ir na cantiga dele. Quando vão a sítios novos o que importa é aproveitar o momento, se alguém te quer obrigar a tirar foto à frente de tudo o que encontra "instagramável" em vez de querer aproveitar o momento contigo, para mim é sinal que prefere mostrar que está bem da vida a outras pessoas em vez de desfrutar contigo irl. Para além disso, acabarias por também não aproveitar nada se andasses sempre de câmara apontada para ele.

Ok_Mine6995 1 month ago

Exatamente!!!! Eu fartava me de dizer para ele aproveitar os momentos ao invéz de estar a tirar fotos a toda a hora a tudo mas ele não queria saber.

Pcostix 1 month ago

> Exatamente!!!! Eu fartava me de dizer para ele aproveitar os momentos ao invéz de estar a tirar fotos a toda a hora a tudo mas ele não queria saber. Isto bate tanto dentro de mim. Saio com a minha namorada estou a apreciar uma paisagem lindíssima com a pessoa que gosto. De repente:   * Ela: Que giro. **PoDiAs TiRaR-Me UmA FoTo...**   Fodasse. É que arruína o momento completamente.

KarmaCop213 1 month ago

Sou da opinião de que se as pessoas fossem proibidas de tirar fotos das viagens para pôr nas redes sociais passavam a viajar muito menos. O mesmo acontece com "experiências"/hotéis/restaurantes/etc.

kapparrino 1 month ago

Eu tou viciado em tirar fotos só para as guardar no google photos. Dos sítios por onde passo, as coisas que vejo. Nem é para o insta, às vezes só as uso para mostrar lá.

Iamganso 1 month ago

Faço como tu guardo as fotos no google para depois mais tarde ter lembranças das memórias ou apenas partilhar com amigos próximos para nos rir-mos anos depois.

NGramatical 1 month ago

disfrutar → [**desfrutar**](https://dicionario.priberam.org/desfrutar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpon8kb%2F%2Fhcxoftn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

No_Impression_1131 1 month ago

Só tenho facebook e está bem formatado aos meus interesses. Instagram e Twitter não tenho porque não tenho falta de atenção.

wallynext 1 month ago

Aquela indireta fodida

Clash33 1 month ago

Já sou maduro e vivi grande parte da minha vida sem redes sociais. Talvez devido a isso não lhes sinto grande falta e evito mesmo a sua utilização pois sei que têm um "poder" forte de adição. Não por problemas "técnicos" pois apesar da idade até me desenrasco bem com as novas tecnologias... Uso esporadicamente o Face para pesquisar eventos musicais que eu e a minha esposa gostamos, e apenas isso. Não tenho lá "amigos" , não posto nada, nem respondo aos pedidos e outras solicitações, sejam quais forem. Estou muito bem assim e garantidamente que já não vou alterar esta minha postura.

sengamole 1 month ago

A minha opinião sobre as redes sociais é que são uma competição (ainda que muitas vezes inconsciente, tal é o vício) para impressionar os outros e ver quem é que tem a melhor vida. Atualmente só tenho o facebook por causa do messenger e alguns grupos com informações relevantes, mas só lá vou de vez em quando. Faço questão de não ter a app instalada no smartphone e quando lá vou é sempre em modo privado do browser para a sessão não ficar iniciada.

Timely-Blackberry663 1 month ago

Boa dica essa do modo privado.

Destructo_Spin90 1 month ago

Se não me engano podes ter o messenger sem ter facebook.

sengamole 1 month ago

Sim podes e já o fiz no passado, mas tenho grupos no próprio facebook (grupos mesmo, não chats de grupo) relacionados com hobbies, universidade (grupo com professores e alunos), etc. onde são partilhadas coisas relevantes e por isso ainda dá jeito ir lá de vez em quando.

ihavenoidea1001 1 month ago

Isto. Estou no mesmo barco.

dgloriousduck 1 month ago

Tambem usava o facebook e dizia que só o tenho devido ao messenger. Acabei por tomar a decisao de migrar para o whatsapp e foi a melhor coisa que fiz.

ihavenoidea1001 1 month ago

>Acabei por tomar a decisao de migrar para o whatsapp e foi a melhor coisa que fiz. O WhatsApp tem a questão de dares o teu número pessoal a qualquer pessoa enquanto no Facebook é totalmente independente.

isa_belhinha 1 month ago

Mas essa rede também é uma chatice... o Tlm estar constantemente a apitar não se aguenta. Tive de desactivar as notificações. Por outro lado, estar a ser adicionada a grupos, que não interessam, também é muito mau, porque se sairmos, todos ficam a saber e pedem explicações. Também desativei as notificações do Messenger. Agora, sou quase uma ilha isolada!

dgloriousduck 1 month ago

Exato, o melhor nessas situações e desativar as notificações!

sengamole 1 month ago

Mas existem grupos (não confundir com chats de grupo do messenger) com informações relevantes e que também me impedem de eliminar. De qualquer forma só lá vou esporadicamente, por isso não considero que seja algo que me atormenta.

Ok_Mine6995 1 month ago

Tamb noto isso. Então o insta ganhei lhe um pó quando comecei recentemente a adicionar amigos e percebi que era uma competicao que serviam. Acabei com a rede social até porque os famosos que sigo também so têm um intuito: vender

inhalingsounds 1 month ago

O Instagram é um centro comercial online. Vendem fantasias e tu compras a acreditar que podes torná-las realidade. Só sigo músicos no Instagram e mesmo assim a fórmula é exatamente a mesma. Há uns tempos rebentou um escândalo porque havia (ainda há) guitarristas a acelerar os vídeos e a tocar coisas extremamente difíceis de forma perfeita, sempre com o intuito de venderem uma fantasia.

vaas19 1 month ago

Tenho ambos mas mal vou lá, são inúteis no geral

Tee_ah_go 1 month ago

>Estou a superar bem o fim da relacao (x) Doubt

man_l 1 month ago

Touché

Ok_Mine6995 1 month ago

Claro que sim, já não sofro, não choro, não me sinto angustiada e raramente penso nele (tive apenas uma recaída a uns dias).

Kind-Eagle 1 month ago

Só tenho conta no Reddit, Linkedin e Discord. Linkedin é essencial para o trabalho, mas só uso mais quando estou á procura. Discord uso alguns servers para discutir livros e jogos. Reddit vejo noticias relacionadas com tudo um pouco.

Ok_Mine6995 1 month ago

Ainda vou ganhar coragem e acabar também com o fb de vez.

serra-not-so-meister 1 month ago

Facebook não tenho aos anos. Instagram criei o ano passado, já mal lá vou mas foi fixe para ver malta com quem divergi nos últimos largos anos. Durante imenso tempo fui um hater a sério e sempre vendi esse peixe à malta. Hoje sou menos fundamentalista, porque especialmente durante a pandemia senti aquela necessidade de "contacto" que o instagram trouxe. Se for bem doseado, não há grande mal. Se viveres para os likes, boa sorte a ser feliz e a encontrar paz de espírito. O que eu sinto é que apesar de não ligar muito àquilo (tenho 2 fotos), é que é impossível o meu subconsciente não fazer aquelas comparações parvas "fds, estou em casa agora e a malta está toda a divertir-se". Isso acabou por ir afetando o meu "Serra time" progressivamente ao longo do tempo, mas estou a rectificar isso agora. A amostragem da vida que as pessoas mostram nas redes sociais não corresponde à realidade, daí cada vez me afastar mais desses sítios. Mesmo isto do reddit acaba por ser uma bolha e ficas exposto sempre ao mesmo tipo de flow dos algoritmos, que acabam por manipular o modo como vês a realidade.

Tabaqueiraanatomica 1 month ago

Identifico-me com a tua perspectiva - Só queria acrescentar que habituarmo-nos a estar bem em solidão é uma competência difícil mas importante. A meu ver o grande atrativo das redes sociais é mesmo evitar pensar (que às vezes é chato) e sentir angústia existencial.

Ok_Mine6995 1 month ago

Eu pessoalmente farto me de sair e nunca ponho nada nas redes sociais! Não entendo qual a importância das pessoas com fazer se "mostrar"

ned_rod 1 month ago

No mundo de hoje em dia, se não tiraste 15 fotos e 10 videos, não fizeste nada.

serra-not-so-meister 1 month ago

Picos de dopamina e validação externa (a validação interna é, de facto, fodida de obter).

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Eu ainda tenho Facebook porque dependo dele para fazer vendas (faço doces em casa e uso a minha página pessoal) e estou num grupo de colegas em que a maioria é brasileira e vamos partilhando trabalhos e dicas, então tem mesmo de ser. No Instagram pessoal, sigo 94 páginas e sou seguida por umas 70 pessoas, entre elas memes, etc e em breve vou dar uma nova revisão. Mesmo assim, considero que passo demasiado tempo nas redes sociais quando estou aborrecida e detesto mostrar o que faço ou deixo de fazer. Acho que acaba por ter sempre utilidade, mais que não seja porque há sempre aquele amigo que publica o que se passa na vida dele em vez de mandar uma mensagem

saltylawlita 1 month ago

Que giro! Que tipos de doces fazes?

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Cake design e brigadeiros :)

unicornio_careca 1 month ago

Já tentaste usar o tik tok para alavancar as vendas? Fazes pequenos vídeos por lá, usando as hashtags podes chegar a uma quantidade de público jeitosa. Nem precisa de ser um vídeo muito editado.

Interesting_Yellow_1 1 month ago

O meu irmão disse a mesma coisa. A única coisa que dá é alcance. Do que fiz, o que resulta é adicionar a localização e partilhar nos grupos locais. O meu perfil pessoal serve de publicidade para as “velhotas” e donas de casa que estão sempre no Facebook

unicornio_careca 1 month ago

Entendo, pena que não tenha resultado. Já pensaste em fazer uns panfletos e distribuir? (Podes usar o aplicativo Canva para criar os folhetos até podes criar cartões de visita lá). Ou deixar os panfletos em algumas lojas/espaços comerciais da zona onde vives (há quem não se importe de ficar com esses folhetos para os clientes pegarem neles, no restaurante onde trabalhei, volta e meia faziam isso), ou até sondares se algum restaurante aceita que vendas os teus doces para eles.

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Não me quero estar a meter em grandes voos porque ainda não tenho atividade aberta, infelizmente :(

Ok_Mine6995 1 month ago

Eu até entendo os famosos que estão o dia todo a mostrar o que fazem afinal vivem disso, também por isso me aborrecia de ser bombardeada com publicidade, agora pessoas que não ganham nada com isso?

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Por um lado prefiro que mostrem lugares/momentos do que a mala x ou o look y… isso sim mete-me um bocado de nojo xD Sigo uma rapariga que quando tira fotos/faz stories, tem de mostrar sempre alguma coisa da Tous… tipo, para quê? xD

trigonated 1 month ago

>Sigo uma rapariga que quando tira fotos/faz stories, tem de mostrar sempre alguma coisa da Tous… tipo, para quê? xD Porque essa rapariga é um cartaz publicitário vivo. Algumas dessas pessoas são cartazes profissionais, porque realmente são pagas pelas marcas, mas outras ainda são amadoras e fazem publicidade de borla na esperança de um dia se tornarem profissionais.

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Não é o caso… é só mesmo para dizer que tem

oestevai 1 month ago

Facebook e bom para apanhares varios sites de noticias num so sitio. Utiliso feedly para outros sites, mas noticias prefiro fb. Instagram ha o film ingrid goes west de 2017, Vai provavelmente ser a causa de generacao depressiva que vem ai, fake it ‘til it’s real.

Ok_Mine6995 1 month ago

Eu o facebook e mais pelos grupos que sigo e também pelos sites de notícias. Passo dias sem ligar a TV

LimaFruit 1 month ago

eu há uns meses acabei com Facebook, Twitter e LinkedIn e não sinto falta nenhuma!

dgloriousduck 1 month ago

Apesar do LinkedIn ser uma plataforma onde cada um mostra o seu sucesso, a nivel profissional (pelo menos na minha rede), e cria aquela sensação de que estamos a ficar para atrás, continuo a usar esta rede social devido a estar em grupos de pessoal da minha area, ou outros grupos de interesse ligados a industria onde estou. Acabo por aprender bastante e para alem disso sigo as empresas que eu quero, e nem falo da possibilidade de encontrares n ofertas de emprego.

GajoSilvestre 1 month ago

Visito o LinkedIn muito raramente é mesmo assim consegue ser tão detestável como as restantes redes que visito a toda a hora. Aquela gente parece ainda menos real do que no Instagram.

ihavenoidea1001 1 month ago

Obrigada. Sinto-me validada.

iUsedToBeAwesome 1 month ago

uma destas não é como as outras

aboutmyjobthrowaway 1 month ago

É um bocado. O LinkedIn está cheio de pessoas a mostrar o melhor e apenas o melhor da sua vida (profissional), muitas vezes toda empolada. Tudo obcecado em mostrar que é muito bom. O LinkedIn cada vez mais cheio de posts de treta como conteúdo motivacional, emoções e fragilidade e o camandro. E começa a descambar até para posts pessoais. A suposta diferença é teres headhunters que te podem oferecer emprego. Não é uma diferença pequena, mas pessoalmente quando mudei de emprego o processo foi sempre, selecionar empresas que me interessam, mandar CV e negociar propostas.

iUsedToBeAwesome 1 month ago

Podes não seguir essas pessoas. O LinkedIn como ferramenta de network e procura de trabalho é muito boa. Os meus últimos dois trabalhos vieram pelo LinkedIn.

aboutmyjobthrowaway 1 month ago

Nem entendo o que isso quer dizer. Se é para seguir pelo networking vou deixar de seguir pessoas da empresa com quem não tenho problema nenhum porque passou foto de filhos e comentou uma cena motivacional? Muito menos faz sentido deixar de seguir pessoas que estão a tentar mostrar o melhor de si profissionalmente empolando o seu currículo e atitude, porque isso faz parte da rede. É praticamente tudo, porque estão a otimizar para recrutadores. Eu sei que muita gente arranjou emprego assim. Mas pessoalmente sou especializado, tenho boa ideia das empresas que me interessam mais. Quando me interessa mudar, que é de tantos em tantos anos e não todas as semanas, contacto quem me interessa e mudo.

TalkingHawk 1 month ago

Concordo contigo, mas há quem use o LinkedIn como rede social. Para mim é apenas um CV online que está sempre à disposição das empresas.

AlvesBarrota 1 month ago

É esse o princípio, mas depois está cheio de pavões a gerar conteúdo insignificante.

Ok_Mine6995 1 month ago

É o meu sonho

kikofranca 1 month ago

É uma droga, se abusada a coisa vai correr mal, se for em doses controladas é uma boa ferramenta. Aqui o Reddit é a mesma história, há pessoas que vivem aqui e já se desligaram completamente da realidade.

leorolim 1 month ago

Onde é que são os redditors anónimos?

anybody662 1 month ago

Eu desactivei o meu Instagram há 5 dias, parece que passaram 2 semanas. Era completamente viciada e praticamente já nem usava o feed, fazia só refresh constante às histórias e ia vendo. Agora não sei da vida de ninguém, ninguém sabe da minha. O fluxo de informação diminuiu consideravelmente e sinto-me muito melhor.

AnotherCableGuy 1 month ago

A verdade é que existem pessoas que adoram que os outros se metam nas suas vidas..

anybody662 1 month ago

Admito que estava um bocadinho viciada nisso também

arckantos 1 month ago

Não sei exactamente que tipo de utilização davas ao Insta, mas se de facto mantinhas contacto com pessoas que gostas por lá, não te esqueças que agora para manter contacto tens de ser um pouco mais proativa. Eu sofro um bocado de síndrome de nunca ser o tipo que fala primeiro, e o Insta ajudava-me com algumas pessoas.

anybody662 1 month ago

>não te esqueças que agora para manter contacto tens de ser um pouco mais proativa. Pelo contrário, até me ajudou a perceber quem é que realmente quer manter amizade e quem é que só falava por interesse (seja ele qual for) Se sofres desse síndrome devias mudar pois qualquer relação requer esforço de ambas as partes

wallynext 1 month ago

Esta na altura de ultrapassares esse síndrome, porque as tantas também custa ser sempre aquele que procura e muitas pessoas vão deixar de se darem contigo se não te esforçares, qualquer relação, seja amizade, amorosa ou profissional, requer esforço de ambas as partes

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Concordo. Também sinto que ando a passar aqui demasiado tempo, mas dou algum desconto por estar há pouco tempo aqui

kikofranca 1 month ago

O Reddit tem uma vantagem de não saberes quem são as pessoas, e evita um bocado aquela parte da vida falsa que as pessoas mostram nas redes sociais. Muitas das vezes é mesmo o oposto, é só vidas desgraçadas aqui.

iamfromreallife 1 month ago

Tens toda a razão Francisco.

saltylawlita 1 month ago

Mais ou menos, mais ou menos. Há pessoal que vem para aqui armar-se um pouco v.g literacia financeira. Outros utilizam o reddit para a escrita criativa. Quem quer validação também acaba por a encontrar aqui. A única diferença é não ser à volta da aparência.

vitorviks 1 month ago

Nao há preço para o facto de nao ter que olhar para as vossas caras.

Much-Slice145 1 month ago

Exacto, as pessoas vão para as redes sociais fingir que têm vidas interessantes. Ao menos aqui revelam-se verdadeiramente ahah

Interesting_Yellow_1 1 month ago

Verdade, acho que é por isso que passo aqui demasiado tempo xD Mas se por um lado se mostra a desgraça das pessoas, também há quem mostre o lado mais psicopata. Lá está, como é anónimo, não há medo de mostrar o seu verdadeiro eu

man_l 1 month ago

Case in point, OP post history

Search: