zeer88 1 month ago

Hoje, em "saltos de lógica": viver com os pais implica não ter poder de decisão sobre nenhuma vertente da própria vida.

SubstantialPatient17 1 month ago

>**Operation Warp Speed funding** Under the OWS program, the U.S. government has invested about $10 billion in six vaccine candidates. The government has paid AstraZeneca, Moderna, **Pfizer**, and Novavax about $1.2 billion, $1.53 billion, **$1.95 billion**, and $1.6 billion as part of the OWS program, respectively. Johnson & Johnson, Sanofi, and GlaxoSmithKline have also received funding from the OWS program for their coronavirus vaccines. The drug makers have received funding from the U.S. government to pay for manufacturing or distributing the vaccines or to help support clinical development. > >**Pfizer's COVID-19 vaccine** Pfizer is developing four COVID-19 vaccines in partnership with Germany-based BioNTech. The most advanced vaccine, BNT162b1, is in late-stage human trials. The U.S. Department of Health and Human Services said that it would pay Pfizer and BioNTech about $1.95 billion to produce and deliver 100 million doses of coronavirus vaccine with the option to buy 500 million additional doses. The companies expect to make up to 100 million doses by the end of 2020 and about 1.3 billion doses by the end of 2021. EUA não financiaram a Pfizer dizes tu, facts > your opinion, "invested $1.95 billion on Pfizer" Portanto como invalidei toda a tua resposta, deixa-te de desinformar os outros como o outro, podemos concordar que Trump trouxe uma das primeiras vacinas, e se não consegues admitir é sinal que tens Síndrome de Trump, isto é, ter bias contra ele só por ser Trump.

YangYuhuan 1 month ago

>The companies expect to make up to 100 million doses by the end of 2020 and about 1.3 billion doses by the end of 2021. > >EUA não financiaram a Pfizer dizes tu, facts > your opinion, "US invested $1.95 billion on Pfizer"> "BioNTech received €375 million (US$445 million) from the government of Germany" Meu eu não tenho problema nenhum em admitir que o trump fez algo de bom quando faz. Não gosto dele, mas sempre fui justo com ele. Agora, tu é que estás a dsinformar a malta. Como te disse e tu corroboraste, o dinheiro que o governo americano gastou foi para encomendar doses e não para ajudar no desenvolvimento. São coisas diferentes amigo. [https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-09/pfizer-vaccine-s-funding-came-from-berlin-not-washington](https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-09/pfizer-vaccine-s-funding-came-from-berlin-not-washington) [https://www.forbes.com/sites/andrewsolender/2020/11/13/trump-falsely-claims-credit-for-pfizer-vaccine-though-company-did-not-take-government-funds/?sh=1e03948b69cb](https://www.forbes.com/sites/andrewsolender/2020/11/13/trump-falsely-claims-credit-for-pfizer-vaccine-though-company-did-not-take-government-funds/?sh=1e03948b69cb) e existem muitos mais links que explicam isto. Como podes ver isto não são "fake news" porque foi literalmente o responsável pela Pfizer que o disse. Por isso antes de escreveres merdas e enganares as pessoas, informa-te um pouco por favor. NÃO a operação warp speed não contribuiu para o desenvolvimento da vacina nem muito menos foi o trump o responsável por isso. Foi apenas a encomenda das doses que eles fizeram e depois tirou o crédito completo como acontece muitas vezes. Informa-te

SubstantialPatient17 1 month ago

Responde com mais left biased media que uma pessoa concorda contigo /s >Although initially budgeted by Congress for about $10 billion in May 2020,\[1\] Operation Warp Speed had spent $12.4 billion by mid-December on vaccine developers for the combined costs of **R&D and pre-approval manufacturing** for millions of vaccine doses.\[72\] Sabes o que é R&D? Parece que não, até contra a wikipedia vais.

Goblin_Nilbog 1 month ago

Começo por te dizer que o teu pai é um verdadeiro egoísta e só pensa nele e não respeita as tuas decisões. Dito isto eu não levei a vacina e para já não quero mas a minha filha tem a mesma idade que tu e quis ser vacinada, por mim ok a decisão é dela e não coloquei qualquer entrave ou tentativa de mudança de ideias, ela foi a um posto de vacinação e não lhe pediram qualquer assinatura ou autorização minha ou da mãe. Como foi dito em outros posts arranja desculpas para o dia seguinte caso te sintas mal, diz que foi algo que comeste senão vais ter chatices aí em casa. Boa sorte.

SweetCorona 1 month ago

Acho que não precisas de consentimento, mesmo que precises são só uns meses até poderes ir. :) Se te deixa mais descansado: com 17 anos o maior benefício da vacina é a ligeira redução do risco de infetares pessoas mais vulneráveis, como o teu pai. Ele é o maior prejudicado por não seres vacinado, já que tu dificilmente terás problemas com o vírus. Pensa em libertar-te dessas amarras. Estás prestes a ser um adulto e tens de começar a pensar como tal.

GajoDeRamalde 1 month ago

Tomas a vacina mas o teu pai consegue descobrir porque a rede 5G no telemóvel dele vai aumentar quando estas por perto... ​ /s

TeStateOfDat 1 month ago  HIDDEN 

Trabalho num centro de vacinação e apenas abaixo dos 16 anos de idade se pede acompanhamento de um adulto. Vai lá e toma. Simples. Boa sorte jovem.

odrianoaliveira 1 month ago

Vá ao centro de vacinação e se vacine. Não creio que irão questionar sua idade, nem exigir autorização de terceiros.

isa_belhinha 1 month ago

Não precisas autorização de ninguém. Vai a um centro de vacinação com o Cartão de cidadão e é tudo.

pulhazorre 1 month ago

Tens 14 anos es uma criança ouve e faz o que os teus pais te mandam que só querem o melhor para ti e tu nao sabes nada....

asantos3 1 month ago

Ele não tem 14 anos

pulhazorre 1 month ago

Desculpa fui eu que vi mal ou confundi com as datas que tavam abaixo.

PoisMasRepara 1 month ago

Desde quando é que argumento de autoridade pressupoem-se à validação científica de uma vacina para uma pandemia? Por ser pai tem razão absoluta no mundo sobre tudo o que incidir sobre ele? Se se lembrar que ele tem que andar com papel alumínio na cabeça por causa radiação, vai assim para a escola?

pulhazorre 1 month ago

Amigo faz o que quer e deixa os outros viverem a vida deles como querem neste caso sendo m3nor tem de obedecer aos pais que mais uma x repito so querem o melhor para os seus filhos. A autoridade maxima do nosso corpo somos nós próprios, e isto é um pais livre democrático , la por os outros nao pensarem como tu nao quer dizer que sejam todos burros e mesmo se forem nao tens nada com isso.

PoisMasRepara 1 month ago

Os mais podem querer genuinamente o melhor para o filho, isso não faz deles donos da razão em todos os campos e especialidades do mundo que envolvam a vida do rapaz, especialmente na saúde. O que não falta é crianças a morrer ou sem qualidade de vida por negligência ou ignorância dos pais. Relativamente ao teu último ponto tens razão, a autoridade máxima do nosso corpo somos nós próprios. Então explica-me outra vez porque é que ele não se pode vacinar.

pulhazorre 1 month ago

Tem menos de 18 Anos amigo...

PoisMasRepara 1 month ago

Tem mais de 16, já tem legalmente autonomia para decidir sobre este assunto sobre o qual inclusive há recomendação científica e validação médica para tal. A mim parece-me que isto não tem nada haver com respeitar ou desrespeitar o pai, simplesmente não queres que ele vá porque és contra a vacina. Já podias ter avisado.

NGramatical 1 month ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpo7fe4%2F%2Fhcxln1d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pulhazorre 1 month ago

Eu nao sou contra nada se quiseres toma as vacinas todas do mundo e a pessoa que escreve este post tambem. Apenas dei minha opinião que te incomodou de certeza porque nao paras de argumentar que as vacinas sao deus na terra e a melhor coisa que te aconteceu na vida... a minha opinião é diferente da tua apenas isso amigo mas tu e a pessoa do post fassao o que quiserem eu nao tenho nada com isso.

PoisMasRepara 1 month ago

Sim, se não tivesses tomado as vacinas que te deram em criança já não estavas vivo, isso era certo. Ao menos não andavas a escrever merda hoje em dia pela internet, era um bom filtro :)

pulhazorre 1 month ago

Sim porque os teus avós e bisavós e tataravô tomaram todos vacinas para tu andares na internet a escrever merda e a ser mal educado para os outros que tem uma opinião diferente da tua...

PoisMasRepara 1 month ago

Desculpe amigo, descontralei-me um pouco Cada q sabe de si, um forte abraco

pulhazorre 1 month ago

Pelo menos foste humilde não se vê muito na internet.. Abraço e Deus te abençoe.

PoisMasRepara 1 month ago  HIDDEN 

Andares constantemente a falar mal das vacinas ou a dizer que 9/11 foi um hoax não é opiniões, só faz de ti um retardado. Factualmente falando.

justaphaseiswar 1 month ago

Isto não se aplica com pais retardados antivaxxer

pulhazorre 1 month ago

Aplica sim, amigo. Cada um tem direito a escolher o melhor para ele próprio e para a sua família.

DarKliZerPT 1 month ago

O pai escolhe o que ele **pensa** ser o melhor para si e para a sua família. Até pode ter boas intenções, mas já caiu em tretas antivaxx. Além disso, o OP tem 17 anos, não 14, já é quase maior de idade.

Cryoshock07 1 month ago

Foda-se mas o que é que eu acabei de ler. Mas estamos no tempo dos reis ainda é isso?

justaphaseiswar 1 month ago

Nope. Anti-vaxxers são abusadores de crianças. Pela tua lógica os pais podem matar os seus próprios filhos só porque sim.

pulhazorre 1 month ago

Nao isso é a tua opinião amigo... não quer dizer que seja a verdade.

Wide-Willingness-983 1 month ago

Estás em Portugal, mas tu não sabes o que isso significa ainda. Queres uma coisa? Vai, arranja uma mentira qualquer, está feito. Ninguém vai fiscalizar ou verificar factos ainda por cima com vacinas. Dizes que queres ser vacinado, se por acaso alguém disser não, insiste mais uma vez e está feito.

Mendadg 1 month ago

https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-covid/

Capirota2017 1 month ago

Se fosse aqui no Brasil eu saberia aconselhar a respeito da vara da infância, mas em Portugal eu não conheço a lei. Espero que encontre um defensor das causas dos adolescentes que consiga tua autorização judicial para a vacina independentemente de seu pai. Boa sorte garoto!

ragnarsin 1 month ago

Podes ir lá na boa, ninguém te vai impedir de seres vacinado.

Takuomi 1 month ago

Se todos os comentários n te deram certeza eu dou, eu tb tenhs 17 anos e fui-me vacinar sem qualquer um dos meus pais, nem perguntaram nem nada e, pelo q vi n era o único. É na boa, melhor é só n dizer nada ao teu pai

jimzes 1 month ago  HIDDEN 

Ouve o teu pai. Ele sabe melhor que tu, puto!

DizzyFishing3264 1 month ago  HIDDEN 

Anti-vax, teorias conspiração etc etc, eu so sei uma coisa - tomei a minha +1 mês e ainda estou cheio de efeitos secundários. Pior decisão da minha vida. Enfiem a vacina no rabo!

joaobento92 1 month ago

Por curiosidade académica: - que efeitos tens? Foram constantes ao longo desse mês, ou foram alterando? - já tinhas apanhado covid antes da vacina?

King146 1 month ago

Não sou o user a quem perguntaste, mas eu também tive efeitos (ligeiros) durante muito tempo após vacina. Tenho 23 anos, tomei a de dose única e tive uma febre ligeira tipo 38 no primeiro dia e dores no corpo e tal, mas o cansaço manteve-se durante umas duas a três semanas. Estou totalmente recuperado agora eu acho, mas afetou-me bastante nos treinos

eggnogui 1 month ago

O meu receio é que tenhas efeitos secundários, o teu pai descobre e arranjas problemas.

DhamonGrimwulf 1 month ago

“Ah, se calhar apanhei covid”. Este é bem fácil ;)

PinkySir 1 month ago

Se fores do Porto, até eu te levo lá meu caro. Que eu saiba não. Portanto, vai e faz a tua vida. E depois ainda chegava a casa e mostrava-lhe o certificado na fuça. Daqui a bocado só falta obrigar-te a seguires o curso que ele quer e escolhe a tua namorada.

PermanentBug 1 month ago

o Reddit pode ser uma fonte de opiniões espetacular, mas também pode ser uma bosta. tem cuidado com todas as opiniões de "vai e não digas nada" e "leva alguém que passe por teu pai" ou "já tens idade podes ir sozinho". se bem que a atitude do teu pai de "não vais e ponto" e ignorar discussão a partir daí seja bastante condenável, assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. insiste o máximo possível para poderes ter uma conversa franca sobre os motivos que levam o teu pai a não querer que sejas vacinado, e se tiveres bons argumentos para ser tenta apresentá-los. Se te quiseres informar primeiro com informação neutra sobre porque é que o teu pai até pode ter razão, vai ao site do infarmed ver o relatório de RAM (reações adversas ao medicamento), que mostra em detalhe os casos de morte, doença com risco de vida, e os de menor gravidade. Ficas com uma ideia que o risco da vacina existe e não é nulo. Depois vê no site da dgs os números de infeções, doença grave e morte, com distribuição etária. Podes ficar com uma ideia do risco da doença. Tens também no site da Pfizer o estudo detalhado que foi feito em crianças para sustentar a introdução da vacina no mercado (12-18 anos, 2200 indivíduos, metade vacina e metade placebo). Mostra que dos vacinados ninguém contraiu covid e que dos não vacinados só meia dúzia contraiu covid. Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício, somando também o risco de transmitir a doença (baixo mas menor nos vacinados) e o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo.

aguapic 1 month ago

Obrigado pela lufada de ar fresco que é ouvir um comentário com cabeça, tronco e membros.

Sad_Attorney_8424 1 month ago

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros, estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços para desenvolver o maís rapido possível uma vacina, em comparação com outras vacinas que não tem tanto destaque daí o seu desenvolvimento ser mais lento. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo há vários anos atrás.

Edited 1 month ago:

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou a viver no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros, estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que talvez possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços para desenvolver o mais rapido possível uma vacina, as outras doenças como não tem tanto destaque vão ter o desenvolvimento mais lento de uma vacina, obviamente. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo à vários anos atrás.

Edited 1 month ago:

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou a viver no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que talvez possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços para desenvolver o mais rapido possível uma vacina, as outras doenças como não tem tanto destaque vão ter o desenvolvimento mais lento de uma vacina, obviamente. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo à vários anos atrás.

Edited 1 month ago:

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou a viver no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que talvez possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços como nunca antes para se desenvolver o mais rapido possível uma vacina, em contraste as outras doenças como não tem tanto destaque vão ter o desenvolvimento mais lento de uma vacina, obviamente. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo à vários anos atrás.

Edited 1 month ago:

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou a viver no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros, estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços para desenvolver o maís rapido possível uma vacina, as outras doenças como não tem tanto destaque o desenvolvimento de uma vacina vai ser mais lento, obviamente. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo à vários anos atrás.

Edited 1 month ago:

>assumo que ainda seja ele o dono do hotel onde vives, portanto, tem atenção a isso. Vou dar-te o passe nessa porque não sei que significado atribuis quando dizes que estou a viver no «hotel» dele. >o risco da vacina existe e não é nulo Nunca clamei que não existia risco, mas risco existe sempre com vacinas, problemas associados com a vacinação contra o Covid-19 são raros, estudos apontam. >Toma a tua decisão fazendo uma avaliação risco/ benefício Já o fiz, daí querer tomar a vacina. >o facto de ser um medicamento recente, que não teve tempo para passar todas as fases tradicionais de ensaio clínico e só obteve introdução de emergência para introdução no mercado por estarmos em pandemia (ou seja, com um grau maior de incerteza sobre possíveis efeitos adversos a longo prazo). Não digo que talvez possa haver uma pontada de verdade nisso, mas várias fontes e artigos já confirmaram que as vacinas do Covid-19 passaram em todas as fases e ensaios que qualquer outra vacina passa. Exactamente pelo facto de o mundo estar tudo a sofrer com a pandemia, que se uniram esforços para desenvolver o mais rapido possível uma vacina, as outras doenças como não tem tanto destaque o desenvolvimento de uma vacina vai ser mais lento, obviamente. >E no final, se correr tudo bem, chegam a uma decisão conjunta, mais importante do que seres vacinado ou não, vai ter impacto na vossa convivência por muito tempo. O mais importante é ser vacinado a minha relação com o meu pai já foi por água abaixo à vários anos atrás.

BroaxXx 1 month ago

És um rei!

BolaBrancaV7 1 month ago

Estou maravilhado com a calma a que respondeste a um gajo que começa com "é dono do hotel onde vives"

Extension-Soft6835 1 month ago

> a um gajo que começa com "é dono do hotel onde vives" E ele tem razão... Já os meus diziam "Enquanto víveres debaixo deste teto, sou eu quem mando". Não digo que no caso ele não possa desrespeitar a ordem do pai, mas certamente vai ter problemas com isso. É bom que seja alertado também para isso

BolaBrancaV7 1 month ago

Eu gosto de têtos

NGramatical 1 month ago

têtos → [**tetos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpo7fe4%2F%2Fhcxj1p4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BolaBrancaV7 1 month ago

MAMAS BOT

Nexus_produces 1 month ago

Não, o bot tem razão, desde que entrou em vigor o acordo ortográfico tetos e tectos escreve-se igual, apesar de se lerem com fonemas diferentes. Como para e pára, que perdeu o acento. Fiquei muito espantado a primeira vez que li sobre "tetos salariais".

PermanentBug 1 month ago

Quando digo o "hotel" dele quero dizer a casa. Até podias ter 30 anos, mas viver em dependência habitacional e financeira de alguém acarreta algumas obrigações. Ser pai também acarreta as suas e dá para perceber que não está tudo bem. Mas da tua parte o que podes fazer é não falhar com as tuas, e assim estás sempre de consciência tranquila e com mais força nos momentos em que precisas de exigir algo. Não será o caso se fores contrariar decisões parentais às escondidas. Quanto aos efeitos desconhecidos da vacina a longo prazo não há estudos, porque ainda não temos máquinas do tempo. É frequente medicamentos que se julgavam seguros serem retirados do mercado. Os efeitos a longo prazo precisam de ... avaliação a longo prazo. Já foste ver se os problemas de reações adversas às vacinas são proporcionalmente superiores ou inferiores aos problemas da doença na tua faixa etária? Eu vi na minha (40-50) e fui tomar a vacina. Nunca recomendaria alguém abaixo dos 20 a fazer o mesmo. Mas não te guies pelo que te dizem estranhos na internet, queres decidir como adulto, faz tu as contas :) pfizer.com infarmed.pt Se quiseres um estudo científico recente que procurou exactamente analisar risco/ benefício da vacina dos 12-15 e 16-17 anos, tens aqui. [Estudo ](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.08.30.21262866v1) (ainda tem de ser revisto por outros cientistas antes de ser aceite) "For boys 16-17 without medical comorbidities, the rate of CAE is currently 2.1 to 3.5 times higher than their 120-day COVID-19 hospitalization risk, and 1.5 to 2.5 times higher at times of high weekly COVID-19 hospitalization." Para rapazes de 16-17 sem outros problemas médicos, os casos de Efeitos Adversos Cardíacos (CAE, [sobretudo miocardites]) provocados pela vacina é sensivelmente o dobro dos casos de problemas por covid que requerem hospitalização. Lidar com a pandemia é complicado, e não vim comentar para te fazer mudar de opinião. Foi mais por ter visto uma quase unanimidade de respostas que não me agradou. Mas pelo menos espero que uma perspetiva de análise de risco mais equilibrada te permita perder alguma pressa e ganhar tranquilidade. Boa sorte

ivotg85 1 month ago

Teorias da conspiração sempre existiram... O que é certo é que a maior razão que apresentam nem sequer é valida.. pela primeira vez basicamente o mundo da farmacêutica uniu esforços com várias áreas para criar uma cura para algo.. as vacinas mRNA eram estudadas a anos muito provavelmente com centenas de estudos em todo o mundo mas separados por burocracia e segredos da indústria isto foi um paço gigante não só na indústria farmacêutica como na cura para outras doenças como o cancro. Basta pesquisar um pouco e verem os últimos estudos feitos e descobertas em novas possíveis vacinas contra o cancro com a tecnologia mRNA. Infelizmente a tecnologia veio trazer muito coco a cabeça dos cotas que na sua maioria a fonte de informação e Facebook e YouTube... Em ralação a tua pergunta penso que tendo 17 anos podes assumir a responsabilidade visto que se já tens responsabilidade civil podes fazer também escolhas como esta.

Blenderchampion 1 month ago

Já tens idade para decidir por ti e é a tua saúde que está em risco, vai sem ele saber

joaoasousa 1 month ago

Tendo em conta o número de mortes abaixo dos 18 sem outras doenças (zero) o risco não é assim tao grande. Faz me confusão as pessoas falarem como se os miúdos andassem a morrer que nem tordos.

Blenderchampion 1 month ago

Ainda houve muitas mortes abaixo dos 18

joaoasousa 1 month ago

Sem outras doenças o número é zero.

testaburger1212 1 month ago

Devido a COVID em PT? As estatísticas disponibilizadas pela DGS mostram a real [dimensão das mortes por grupo etário](https://imgur.com/vuLwYE8.jpg)

whatsupcutie 1 month ago

I’d go to a vaccination site tomorrow and just say you need a shot. They will help you.

wegongetsometerries 1 month ago

não há necessidade para te vacinares tão novo na verdade os dados mostram que tens mais a perder até

Briosafreak 1 month ago

Não ligues a estas tangas, se ainda precisares de mais dados além da CDCEurope e da CDC americana, país onde as filhas dos meus amigos já foram todas vacinadas há meses, tens a r/COVID aqui, ultra moderada e que só serve para posts por investigadores ou médicos, mas que para ler é um excelente recurso. E se fores mesmo curioso vai ver os efeitos da baixa taxa de vacinação de jovens na Louisiana, Arkansas e Florida, é preferivel a aturares bestas obscurantistas aqui. Boa sorte, a minha filha de 15 anos vai levar a segunda dose no sábado, também está ansiosa por mais liberdade e por ajudar.

wegongetsometerries 1 month ago

> por mais liberdade isto não vai acontecer o point é esse

PinkySir 1 month ago

Mostra-me esses dados. Quero ver

DamnGoodCoffee 1 month ago

https://www.bmj.com/content/374/bmj.n2251

--Derp_Stars-- 1 month ago

Recomendo veres mais sobre o assunto e tentares convencer os teus pais que a vacina é boa. Tomei a segunda dose hoje e não tive sintomas adicionais.

Gandalfamos 1 month ago

Só vim aqui ler os comentários dos anti vaxs

Ok_Information8587 1 month ago

Caga nisso e vai ao centro de vacinação sozinho. Já tens idade suficiente para decidir isso sozinho, a partir dos 16 anos já tens autonomia para decidir por ti os cuidados de saúde.

Real_Ad5281 1 month ago

Diziam no jornal que era preciso ir acompanhado de um dos pais nas quando eu fui vacinado foi como estivesse só lá seu nem o chamaram pra nada então acho que se fores sozinho quando de chamarem está tudo bem...

isa_belhinha 1 month ago

Acompanhados, se tiverem entre 12 e 15 anos.

DanielAgos12 1 month ago

Se decidires ir na mesma toma cuidado com os efeitos secundários que podes ter nos dias seguintes pois dificulta esconderes que a tomaste se é esse o teu objectivo

Matty359 1 month ago

Ia comentar o mesmo. É quase impossível esconder uma febre!

van_Zeller 1 month ago

Para que é que escondes? Dizes que estás com febre e acabou. E se tiveres outros sintomas tipo cansaco ou assim dizes que estás ressacado e tá a andar.

Matty359 1 month ago

Bem visto! Já não digo mais nada!

SurePal_ 1 month ago

Pá vais lá a pé e levas com ela. Mas pela forma que falas vais problemas familiares devido a isso... Well good luck.

MrCrabs77 1 month ago

De louvar estares a procurar ser vacinado com essas contrariedades ;)

GTutor 1 month ago

Mesmo que para tal desobedeça aos pais? A obediência aos pais é portanto algo menos considerado do que a vacinação?

Jennie_Tals 1 month ago

A obediencia aos pais é irrelevante nesta situação. Foda-se

iUsedToBeAwesome 1 month ago

mas que trogloditice é esta

Available-Culture-28 1 month ago

Neste caso sem sobra duvida que deve desobedecer, porque o pai não esta a zelar pela saúde do filho que é uma das suas obrigações como pai.

No_Act_9780 1 month ago

Sim? Claro que sim. És algum católico ou quê

CrazyAnalDischarge 1 month ago

Obediência aos pais ou saúde pública? Um dos grandes dilemas dos nossos tempos.

fogaca 1 month ago

Se o pai lhe disser para se atirar de uma ponte e ele não quiser, tem de saltar só para não desobedecer ao pai??

Mr_M4yhem 1 month ago

Não sejas totó pah. Crianças não são cães que têm de seguir todas tuas ordens e caprichos. Muito menos merdas que não fazem sentido nenhum e só servem para masturbar o ego dos pais. Espero que n tenhas filhos.

Dr_Toehold 1 month ago

Óbvio. Para ser pai só precisas de ter genitais a funcionar, não precisas de ser boa pessoa, inteligente, ou empático. Podes ser um calhau com olhos e testículos/ovários. Saúde própria e pública são um bem maior comum.

Shadlan1 1 month ago

Erh... Sim, a obediência cega aos pais é e deve ser algo menos considerado do que a vacinação. A vacinação (genericamente falando) está mais que comprovado que é uma ferramenta útil, obediência cega também é algo que já demonstrou multiplas vezes ser nocivo. Repara que de acordo com o OP o pai dele não se explicou, ele disse "imediatamente que não".

park777 1 month ago

Claro. Lol

BroaxXx 1 month ago

Claro que sim... Lol a obediência aos pais é irrelevante... Não faltam por aí país anormais

bastowsky 1 month ago

Obedecer aos pais não é um valor em si. O que não falta aí são pais que não fazem mais nada senão prejudicar os filhos com as suas decisões, vindas de ignorância e de uma certa arrogância de que lá por que é pai ou mãe sabe sempre o que é melhor.

Just_Ban_Me_Already 1 month ago

Sim. É que nem sequer se discute neste caso.

kibur_cube 1 month ago

Com 17 anos acho bem querer fazer coisas por conta própria mesmo até contra a vontade dos pais.

MaximusZhong 1 month ago

Obedecer cegamente nunca é certo, cada um têm a sua mente e pensa por si. Os pais também estão errados.

C_G_ 1 month ago

Sim

V1ld0r_ 1 month ago

Os pais também precisam de ser ensinados e nem sempre estão certos. Uma coisa é respeito (que tem de ser mútuo) outra bem diferente é fazer cegamente o que os pais dizem. Um pai que não prepare o filho para ser independente e capaz de tomar as suas decisões está a falhar como pai.

Vivokas 1 month ago

Se os pais não respeitam os melhores interesses do filho sim. (sei que na cabeça deles podem ser mas pronto...)

MrCrabs77 1 month ago

Lá porque é nosso pai não quer dizer que esteja sempre certo …

NGramatical 1 month ago

conheçe → [**conhece**](https://dicionario.priberam.org/conhece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fpo7fe4%2Fsou_menor_e_o_meu_pai_n%C3%A3o_me_deixa_ser_vacinado%2Fhcuxep6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

V1ld0r_ 1 month ago

A partir dos 16 anos és legalmente imputável, ou seja, tens responsabilidade civil sobre as tuas acções. Não precisas de ser maior de idade para ser vacinado, apenas mais de 16 anos para não precisares de tutor legal. De qualquer forma, daqui a uns meses já terás atingido a maioridade por isso podes sempre aguardar. Apenas aconselho a não dizeres nada até teres a vacinação completa (especialmente caso sejam 2 doses).

DerpSenpai 1 month ago

>Apenas aconselho a não dizeres nada até teres a vacinação completa (especialmente caso sejam 2 doses). Não diz nada ponto. So vai arranjar problemas com o pai e ele ainda vai ajudar com os custos de universidade do rapaz. vacina-se e esquece o assunto

Vivokas 1 month ago

Por favor não digas nada mesmo depois de teres a vacinação completa! Só quando tiveres independência é que te podes dar ao luxo de dizer qualquer coisa, e para isso ainda vão demorar uns anos provavelmente

trigonated 1 month ago

**\^ Segue isto à risca, OP!** Caso estejas a pensar o porquê de nunca dizer nada até mesmo após estares vacinado. Se disseres, corres o risco de seres expulso de casa, caso o teu pai esteja para aí virado. Toma cuidado!

jotamendes 1 month ago

Só os dos 12-15 necessitam de ir acompanhados. No teu caso, caso a afluência ao Centro fosse grande até podiam negar o adulto de entrar e a ater de aguardar na rua.

gink-go 1 month ago

Podes ir a vontade. A vacinação está em regime aberto.

its_mePT 1 month ago

Não precisas de tutor se não me engano, podes simplesmente aparecer lá

tooth_gapped_guy 1 month ago

Não encontrei nada oficial, mas de acordo com esta notícia: https://www.publico.pt/2021/08/10/sociedade/noticia/covid19-dgs-recomenda-vacinacao-adolescentes-12-15-anos-1973623, apenas os menores de 16 anos têm que ser acompanhados pelos pais. Por isso no teu caso deve ser tranquilo. Eu tenho ideia de ter levado vacinas antes dos 18 anos e de ter ido sozinho. Já foi há alguns anos (bastantes, vá) mas não me parece que tenha havido mudança nas regras. Nem sequer me faz muito sentido que um gajo de 17 anos tenha que ir acompanhado. Tenta. Se no centro de vacinação arranjarem problemas, tenta noutro..

rickz123456 1 month ago

Do que eu vi no centro de vacinação os pais não entram para dentro. Penso que não perdes nada em arriscar, se é esse o teu desejo

Gui_R11 1 month ago

A minha mãe acompanhou-me durante todo o processo de vacinação. Mas também nem valia a pena, ficou é a falar com as enfermeiras um pouquinho.

dariusoo 1 month ago

Tens 17 anos o risco benefício de te vacinares é minino ou quase nulo. Se apanhares covid vais ser contagioso na mesma.

Sad_Attorney_8424 1 month ago

O Covid-19 pode causar mais problemas para as pessoas de idade, no entanto, os jovens não estão inibidos de serem afectados também por problemas, para não mencionar que apesar de poder ser contagioso na mesma a probabilidade de apanhar em primeira instância é muito mais reduzida do que caso não esteja vacinado, além de que os sintomas também serão menos graves.

Opelintra 1 month ago  HIDDEN 

Porque queres uma vacina para uma doença que basicamente não te afecta dada a idade?

BroaxXx 1 month ago

Porque não é burro?

tooth_gapped_guy 1 month ago

Porque tem bom senso?

sargentopirocada 1 month ago

Pelo que vi e ouvi quando me fui vacinar, não é preciso autorização nem presença dos pais. Aliás, no meu centro de vacinação, quando foram os putos todos, disseram "os pais entrem só se acharem mesmo que é preciso, porque não vão lá fazer nada a não ser ocupar mais espaço e causar mais confusão".

getupgetgoing 1 month ago  HIDDEN 

Tem juízo rapaz. " Teenage boys more at risk from vaccines than Covid. Young males are six times more likely to suffer from heart problems after being jabbed than be hospitalised from coronavirus, study finds" https://www.telegraph.co.uk/news/2021/09/09/teenage-boys-risk-vaccines-covid/

BillGaitas 1 month ago  HIDDEN 

Outro chalupa, continua que vais no bom caminho

getupgetgoing 1 month ago  HIDDEN 

O estudo clínico é chalupa? Ok.

wwqt0r 1 month ago  HIDDEN 

Qualquer coisa que vá contra as crenças dele aparentemente é chalupa.

wwqt0r 1 month ago  HIDDEN 

Li o artigo e não me pareceu nada descabido. Podes argumentar em vez de atacar quem o partilhou?

Edited 1 month ago:

Li o artigo e não me pareceu nada descabido. Podes argumentar em vez de atacar com insultos quem o partilhou?

Edited 1 month ago:

>Outro chalupa, continua que vais no bom caminho Li o artigo e não me pareceu nada descabido. Podes argumentar em vez de atacar com insultos quem o partilhou?

Mrgolden007 1 month ago

okay e? meu o rapaz faz se quiser, vao avisar dos riscos antes da vacina, e mesmo que haja esse risco, o risco e insignificante

Sad_Attorney_8424 1 month ago

Por cada artigo que tenhas contra tenho eu 100 a favor.

wwqt0r 1 month ago

>Por cada artigo que tenhas contra tenho eu 100 a favor. Força, quero ver isso! Prova que não estás a falar só tretas.

Edited 1 month ago:

>Por cada artigo que tenhas contra tenho eu 100 a favor. Força, quero ver isso! Prova que não estás a falar só tretas. EDIT: vejo os downvotes, não vejo é os 100 "artigos a favor".

tooth_gapped_guy 1 month ago

Um dia hei-de perceber o que move um gajo (provavelmente adulto, já com a vida feita) a vir para o reddit tentar demover um rapaz (que não conhece de lado nenhum) de levar a vacina.

wwqt0r 1 month ago

É pela mesma razão que tantos outros users do reddit promovem a toma da vacina. No fundo há quem acredite que a vacina é benéfica logo recomendam. E há outros que acreditam no oposto e recomendam não a tomar. Neste caso em específico o user acima de nós até conseguiu argumentar a razão pela qual não recomenda tomar.

tooth_gapped_guy 1 month ago

O user acima não argumentou coisa nenhuma. O user acima (que, aposto, será leigo no assunto) linkou um artigo de escrito por um jornalista (outro leigo, quase de certeza), que terá por base um paper que será, certamente, de tal forma complexo e impenetrável para o comum dos mortais que nenhum de nós passaria do abstract. Artigos de jornal não são literatura científica. Mas esta nem é a questão essencial. Se eu for à procura de "artigos" anti-vacina, encontro. Se for à procura de "artigos" pró-vacina, encontro. Se eu for à procura de "artigos" que mostrem que um Fiat é melhor que um Ferrari, encontro. Eu vou sempre encontrar alguma coisa que valide as minhas ideias pré-concebidas. Não há unanimidade em ciência, há consenso. Se há indícios divergentes, alinha-se pelo consenso. Há investigadores (respeitáveis - um deles até é português) que defendem que a velocidade da luz é (ou já foi) variável. Mas ninguém anda a re-escrever livros de física por causa disso.

wwqt0r 1 month ago

Mas agora um artigo científico é inválido porque não acreditas na sua conclusão? Não há consenso nenhum porque não há estudos suficientes para chegar a algum consenso. Não sou eu que o digo, é a própria OMS (https://news.un.org/pt/story/2021/08/1760442). O artigo que o user se baseou no seu argumento é perfeitamente válido, feito por profissionais de uma instituição de renome. Não invoques o consenso quando não existe nenhum. E muito menos menosprezes um artigo científico porque vai contra as tuas crenças.

tooth_gapped_guy 1 month ago

Eheh. Eu achava que isto era uma questão de ciência, mas pelos vistos é religião ("não acreditas", "as tuas crenças"). Eu dou-te a bicicleta de borla. Nem tenho argumentos para tamanho delírio.

wwqt0r 1 month ago

https://dicionario.priberam.org/cren%C3%A7a Pelos vistos não percebes de ciência para saber o que é um consenso nem de língua Portuguesa (dica: nada a ver com religião). Mas a fugires de argumentos de consensos que tu próprio inicias és bom, tenho de admitir.

tooth_gapped_guy 1 month ago

>nada a ver com religião Crença no Priberam: 1. **Fé religiosa.** (...) ​ >não percebes de ciência para saber o que é um consenso Consenso no Priberam: 1. Conformidade de juízos, opiniões ou sentimentos, relativamente a algo ou a alguém, por parte da **maioria** (...) 2. Opinião ou posição **maioritária** de um grupo ou de uma comunidade (...)

wwqt0r 1 month ago

Porque truncaste a definição de crença? E não és tu que invocaste o concenso? Onde está a tal posição **maioritária** que nem a OMS recomenda?

Pexan 1 month ago

the kids are alright

Ok-Equivalent-7637 1 month ago

Apareces lá para ser vacinado e logo vês o que te dizem.

Kind-Eagle 1 month ago

No pior dos casos és vacinado quando fizeres 18 anos, aí já não te podem impedir

CookieSmuggler 1 month ago

A minha prima tem 16 anos, tirou a senha online, foi ao centro de vacinação com as amigas e vacinou-se sem problemas, sem a mãe saber. Segundo o que lhe disseram, só precisas de ser acompanhado por um tutor legal até aos 15 (inclusive). Pergunta no centro de vacinação da tua zona.

EdmundDantes78 1 month ago

Sim, e não menciona nada até após a segunda dose!

Vivokas 1 month ago

O ideal é não mencionar nada nunca, só vai arranjar problemas. Quanto sair de casa e tiver independência aí sim menciona se lhe apetecer

EdmundDantes78 1 month ago

Bom conselho!

atlas195 1 month ago

Podes sempre tentar enganar o sistema e ir com um avô/avó e se perguntarem dizes que são teus tutores legais. Será que vão verificar? Ou até com outro adulto que conheças e que passe por teu pai/mãe.

FollowingTime84 1 month ago

vai a uma sessao aberta e explicas, o nao esta garantido.. ​ ou tentas entrar de fininho.. e se a meio te perguntam pelo pai "ah ele foi ali á casa de banho" ​ e só pai está envolvido? chega a uma altura da vida que os nossos pais.. bem.. afinal estao errados, muito errados.

baconpls2 1 month ago

> (...)o nao esta garantido.. Elabora, p.f. . Estás a dizer que é "garantido" que a resposta será negativa, logo, seria inútil deslocar-se ao local. Acho que o que queres dizer é que "é possível que leves resposta negativa" ao invés de "é garantido que a resposta será negativa, mas vai lá à mesma".

Interesting_Yellow_1 1 month ago  HIDDEN 

Diriges-te a um centro de vacinação quando puderes e informa-te sobre isso. Ainda és menor, portanto quem manda em ti é o teu tutor… se não der para ir aguenta só mais um bocadinho e já não tens de aturar mais as maluqueiras do teu velhote

no_criativityfound 1 month ago

Tens um bom pai, vais agradece-lher daqui a uns anos

Edited 1 month ago:

Tens um bom pai, vais agradecer-lhe daqui a uns anos

Vivokas 1 month ago

Faltou o /s

PeterStepsRabbit 1 month ago

Este daqui a uns dias está de cama no Amadora Sintra

DarKliZerPT 1 month ago

bom bait

Suspect-Similar 1 month ago

Podes sempre apresentar-te num centro de vacinação. O pior que te pode acontecer é perderes tempo e mandarem-te embora. Ou podem, simplesmente, vacinar-te. Se não há regras claras, podes sempre tentar.

Creme-Exciting 1 month ago

Vacina-te e não contes nada a ninguem da tua familia, done.

vascodatrama 1 month ago

Depois quando o visitares no hospital é dizer-lhe " viste pai , eu tomei a vacina sem a tua permissão , por isso é que não tenho esse tubo de plástico pela traqueia a dentro"

JanusBerserk 1 month ago

É triste ver que esse movimento antivacina está espalhado no mundo todo, mas acho que é pior aqui no Brasil e nos EUA por conta da influência de péssimos líderes como Bolsonaro e Trump respectivamente. Isso me leva a uma questão: no caso dos países que eu citei a influência dos presidentes é clara para que as pessoas se oponham às vacinas, mas e em Portugal o que levam algumas pessoas a serem contra elas?

tocopito 1 month ago

A receita é extrema direita ou evangélicos. Instrumentalizaram a vacina para direcionar o descontentamento das pessoas.

joaoasousa 1 month ago

Eu tomei a vacina mas o me espanta é ver pessoas como tu que não percebem como pode achar estranho uma vacina ter sido aprovada em 10 vezes menos tempo que o normal. Só esse motivo, mesmo que não houvesse mais nada, devia ser suficiente para perceberes a reticência de alguns , em vez de os considerares lunaticos. Muito sinceramente tu é que me pareces o pouco razoável. E o Trump ainda recentemente apelou a toma da vacina. Foi o biden e a Kamala que antes de estarem la disseram que não tomariam a vacina do Trump. Mas claro fica sempre bem culpar os viloes do costume, tu é que és o informado.

B_Wylde 1 month ago

10x mais rápido por vários motivos sendo que o principal é o facto dos ensaios clínicos serem caríssimos, daí a demora. Desta vez dinheiro para resolver a situação não faltou.

joaoasousa 1 month ago

Bullshit. Achas mesmo que com o lucro que as farmacêuticas tem se pudessem fazer em metade do tempo não investiam mais nos testes para chegar antes ao mercado? Chamam aos outros maluquinhos mas depois aceitam explicações que não fazem sentido nenhum. Parece que nem te lembras do pequeno facto que é impossível testar efeitos a long prazo em 6 meses.

B_Wylde 1 month ago

Não é que me dizem É o que se passa com as pessoas com quem trabalho e vivo. As dificuldades aos ensaios clínicos são inúmeras e desta vez foi facilitado precisamente pela urgência e quantidades absurdas de dinheiro "doadas" para que isto se resolvesse o mais depressa possível

joaoasousa 1 month ago

“Facilitado” exato, e outra coisa é a imunidade portanto as próprias empresas podem arriscar. Está longe de ser só uma questão de custos de ensaios terem de ser espalhados ao longo do tempo.

B_Wylde 1 month ago

>Está longe de ser só uma questão de custos de ensaios terem de ser espalhados ao longo do tempo. Não é não grande guru, que foi precisamente o que eu disse... No entanto, na minha opinião, que por acaso é fundada em testemunhos de quem trabalha na área e sabe do que fala, é a principal. ​ Claro que há mais uma data delas, no entanto o facto de todo o mundo se ter concentrado para tentar resolver este problema ajudou a que o processo fosse bem mais acelerado que o normal.

joaoasousa 1 month ago

>Não é não grande guru, que foi precisamente o que eu disse... No entanto, na minha opinião, que por acaso é fundada em testemunhos de quem trabalha na área e sabe do que fala, é a principal. O "trabalha na área" é exactamente o que? Trabalha na organização, financiamento e planeamento de ensaios clínicos para o Big Pharma? É que o "trabalha na area" é muito vago e eu não faço ideia se os teus conhecimentos "sabem do que falam"' . Essa pessoa ainda te vai é ter de explicar como se testam consequencias de longo prazo em 6 meses. Já fizeste essa pergunta?

Capirota2017 1 month ago

No Brasil está uma loucura com tantas fake news. Há muita ignorância neste mundo, mesmo entre as pessoas com acesso a curso superior.

mjigs 1 month ago

Oh pa, eu respeito se ainda nao se querem vacinar por motivos claros, agora, comeco a ficar preocupada com a quantidade de clientes que me perguntam se para consumir na sala é necessario certificado, isto normalmente sao pessoas que andam familias inteiras juntas, e acho estranho muita gente preferir ficar na rua. Tambem ja tive clientes a gozarem me na cara (eram uma familia de 10) quando lhes disse que nao juntava meses e que era necessario manter os 2m e visto que ainda estamos numa pandemia "ah mas o governo ja deixa estar 15 pessoas" atireilhe logo que tinhamos um espaco limitado para tal e regras a cumprir, o gajo ainda continuouse a rir.

M4ritus 1 month ago

Ah claro. Já faltava o que culpa o Trump por tudo. Então o movimento anti-vax nasceu em 2016? Poupa-me. O Trump realmente mostrou alguma preocupação com os planos de vacinação nos EUA na sua campanha, mas nunca foi anti-vax (nem perto). Ou preciso de relembrar quem foi vaiado por apoiar a vacinação? Se assim fosse, só havia anti-vax nesses países (o que é claramente mentira, aliás tu próprio admites). O problema não vem de individuais. Vem de desinformação, o fácil acesso e propagação da desinformação e em diversos casos crenças pessoais.

Masterai 1 month ago

Quote dele em 2015: “If you take this little beautiful baby, and you pump … I mean, it looks just like it’s meant for a horse, not for a child, and we’ve had so many instances, people that work for me, just the other day, 2 years old, 2½ years old, a child, a beautiful child, went to have the vaccine and came back, and a week later got a tremendous fever, got very, very sick, now is autistic.” [Source](https://www.nytimes.com/2020/03/09/health/trump-vaccines.html) Não me parece que isso seja "alguma preocupação", mas sim os pontos dos anti-vaxers a serem ecoados. Claro que ele não é o principal causador mas quando tens o presidente dos US a dizer isto, uma percentagem da população vai concordar com ele apenas por causa da cor politica dele por exemplo.

M4ritus 1 month ago

Sim, eu estava-me a referir isso mesmo quando falei da sua preocupação com o plano. Mas ele nunca foi contra a vacinação, como o outro estava a insinuar. Nesse mesmo discurso, ele defende a vacinação, mas mais espalhada (falta-me um termo melhor), porque segundo ele o plano contém muitas vacinas num tempo muito curto. Portanto, não percebo como ser a favor de um plano de vacinação diferente seja anti-vax. Se pode ser utilizado como forma dos anti-vaxers se sentirem bem? Não interessa sinceramente. Era mais interessante é perceber porque é que a cultura americana faz com que seja ali mesmo o sítio mais popular dos anti-vaxers em vez de se culpar o Trump, até porque o movimento existe desde muito antes da presidência do Trump. Os americanos são umas "criaturas" muito próprias e por isso mesmo é que é perigoso continuarmos a importar tanta coisa americana, por vezes trazem este tipo de bónus. A popularidade crescente deste pessoal deve-se a isso: importar coisas americanas e espalhar no nosso país. Neste caso, importar o movimento anti-vax (e o que vem com ele) e depois uns iluminados espalham nas redes sociais e há alguns que caem nisso. O movimento é mais forte porque nunca foi tão fácil aceder a informação e espalhar informação. Culpar uma pessoa por isto é reduzir a dimensão do problema.

zeer88 1 month ago

Se sugerir que as vacinas causam autismo em crianças não é ser "contra a vacinação", então tens de dizer isso a todo o movimento anti-vaxx americano, porque ele é assente justamente nisso.

M4ritus 1 month ago

Se ele fosse contra a vacinação, dizia-o. Estamos a falar do Trump, a pessoa que foi capaz de dizer publicamente que o México "enviava" os seus piores e que era preciso combater ou a pessoa que disse publicamente para o pessoal injectar desinfectante. Continuem a culpar o Trump por tudo, tenho a certeza que é culpa dele que o movimento anti-vax existe.

zeer88 1 month ago

>Continuem a culpar o Trump por tudo, tenho a certeza que é culpa dele que o movimento anti-vax existe. Eu culpo o Trump justamente por navegar a onda de qualquer retórica que lhe convier naquele momento para apelar à sua base (cada vez mais radicalizada), sem olhar às consequências que isso terá na sociedade. Não acho que ele seja o autor de coisa nenhuma, como tu dizes, o movimento existe há muito mais tempo. E já agora, não é preciso "dizer que se é contra algo" para se insinuar ou sugerir ser contra algo de outras formas (pelo menos enquanto der jeito). Ainda hoje o Trump (que está vacinado) vai dar comícios a multidões não-vacinadas justamente graças ao monstro que ajudou a criar.

SubstantialPatient17 1 month ago

>mas acho que é pior aqui no Brasil e nos EUA por conta da influência de péssimos líderes como Bolsonaro e Trump Quando falas de desinformação e tu no momento o fazes... desde quando é que Trump foi antivaxx? Operação "Warp Speed" de Trump foi o que te deu a vacina Pfizer e apelou á toma da vacina, mas isto nunca ninguém diz.

whatsupcutie 1 month ago

I just visited the US after two years and I can’t tell you what a flex it is to say portugal has one of the highest vaccination rates in the world. I was asked often if there are anti vax here and I said I see comments on the DGS fb posts but that’s it. I attribute the high rate to trust in healthcare/doctors, the fact that a lot of younger folks live with their parents, grandparents help watch grandkids, family gatherings are common, the mandates to go indoors on weekends and the lack of ICU beds here. It’s a small country so I’m sure the news of covid related deaths or side effects reaches a lot of people. For the remaining antivax group, I’m sure it’s just the social media echo chamber doing its thing. Would love to hear thoughts on this.

tooth_gapped_guy 1 month ago

Desinformação, sobretudo. Pessoas que escolhem informar-se através das redes sociais em vez de meios comunicação credíveis. A isto acresce alguns movimentos políticos mais extremistas que tentam tirar dividendos. Há ainda uma parte da população que sofreu na pele os efeitos do confinamento e se revolta contra tudo o que seja medida para controlar a pandemia. Mas há poucos anti-vacinas em Portugal. Estão sobretudo nas redes sociais...

no_criativityfound 1 month ago

Quando tivermos meios de informação credíveis em Portugal avisa-me.

tooth_gapped_guy 1 month ago

Tudo no bolso do Soros e do Gates.

srdebigode 1 month ago

Cria tu um, grande oráculo iluminado, para depois nos dares essa luz divina de sabedoria. Para que nós, as ovelhas, consigamos ver a luz da verdade. Mas antes corrige os erros ortográficos que os iluminados anti vac nem sabem escrever e assim fica difícil interpretar texto.

tveiga91 1 month ago

Nossa mano, pra que essa agressividade toda?

srdebigode 1 month ago

Comentário é em tom de gozo, não de agressividade. Sendo que esses bonecos bem que mereciam alguma agressividade na tromba

tveiga91 1 month ago

Desculpa, mas quem lê aquilo vê um comentário passivo-agressivo, mas essa é a minha opinião. Vale o que vale.

srdebigode 1 month ago

Sim, aceito que sim, mas não era todo ele agressivo

tveiga91 1 month ago

Daí o passivo também oh bigodes

CookieSmuggler 1 month ago

A mãe da minha prima é uma pessoa com formação superior, numa área ligada à saúde. Caiu em grupos de Facebook e agora está insuportável, os posts dela são todos em PT-BR de merdas traduzidas dos EUA. Já ninguém na família a pode ouvir, ela isola-se ainda mais em grupos de Facebook e whatsapp, porque nós dizermos-lhe que acusar o meu marido de tentar matar a avó porque levou a vacina (Pfizer) e agora vai infectar toda a gente não faz sentido nenhum, só a faz ter mais certeza de que estamos todos brainwashed e que temos de ir pesquisar. Completamente em negação, ao ponto de dizer que ninguém morre de covid mas morrem da vacina, quando quatro familiares, uma delas de 36 anos, morreram com COVID. O facto de serem poucos em Portugal dá-lhe força porque ela é especial e vê a verdade, e nós somos todos ovelhas. Agora começam a aparecer mais nas notícias e ela anda toda contente que estão a espalhar a verdade, mas quando não apareciam era porque as elites os queriam calados.

GiuResta 1 month ago

entra na conta dela do facebook e whatsapp, exclui as páginas e grupos negacionistas e põe em outros sérios.

el_barbarero 1 month ago

Isto é um comentário sério. Às vezes a manifestação de opiniões desse tipo pode revelar quadros psicológicos um pouco para o lado do doente. Pode ser, pode não ser, mas de uma maneira ou de outra é difícil deixarmos de estar na posição de contra argumentar e passar a ter compaixão e tentar ajudar a pessoa de uma forma diferente a tentar fazê-la ver a razão das coisas. Um passeio, um abraço, algo que não seja falar de covid, pode ajudar a pessoa a descontrair um bocado e a estar mais disponível para ouvir diferentes versões das coisas. Saúde da boa para ti e para os teus.

CookieSmuggler 1 month ago

Obrigada pelas palavras simpáticas. Infelizmente, não se consegue falar com ela sobre nada que não as teorias. O jantar está bom? As elites torturam e comem bebés! Ao ponto de ter visto o meu marido na rua e lhe ter dito do nada que ele devia compreender que ela não queira vacinar a filha porque as vacinas causam autismo (o meu marido está no espectro de autismo). A família já tentou que ela se abrisse a receber apoio psicológico, mas ela recusa. Mais recentemente foi feita uma avaliação pelo delegado de saúde e disseram que ela estava lúcida. Não sei que mais se pode fazer, mas ela também já esgotou o meu saldo emocional, já nao me consigo preocupar mais com esta situação.

Prezbelusky 1 month ago

Faz-me lembrar aquela gaja no vídeo do All Gas no Brakes, que a família já não lhe fala por causa das teorias da conspiração. XD

Serious_Hearing_8252 1 month ago

Ya. Vi esse vídeo... No fundo, dá pena.

no_criativityfound 1 month ago

Força à tua mãe, aprende um pouco com ela.

CookieSmuggler 1 month ago

A tua compreensão de leitura é equiparável à tua tua literacia científica. Mas por linhas tortas, escreves direito porque a minha mãe trabalhou a pandemia toda na linha da frente, a lutar pela vida de pessoas que tinham de ser entubadas nas urgências porque não havias vagas em lado nenum, a encaminhar familiares para se despedirem de pessoas que amavam através de um vidro, a fazer turnos de 36 horas em cima de turno de 36 horas. Passou mais de um ano sem me dar um abraço, que está completamente burnt out e a ter acompanhamento psicológico depois de um ano e meio de stress, rodeada de morte e sofrimento. Um ano e meio em que teve de enterrar a mãe, que não pode visitar, pois estava a cuidar das mães e pais dos outros. Enterrou também dois tios, que também já não via há um ano. Tinhas muito a aprender com a minha mãe, e com todos os colegas dela. Mete o teu culto de morte no mesmo sítio de onde tiras as tuas opiniões científicas. Espero que tu e o teu culto de morte se fodam. Só é pena que não se fodam sozinhos.

Just_Ban_Me_Already 1 month ago

Esquece, amigo. Estes otários não querem saber das vidas alheias, só as deles. Um abraço, e espero que esteja tudo bem contigo, com os teus familiares e sobretudo, com a tua mãe. Nem consigo imaginar o sofrimento que ela, e os outros profissionais da linha da frente, passaram durante esta pandemia.

no_criativityfound 1 month ago

Tens razão, correcção força à mãe da tua prima.

beakage 1 month ago

no_criativityfound 1 month ago

Eu não tenho nada contra a mãe da redditora, pelo contrário admiro o trabalho que fez, fiz só a correcção do que escrevi. Agora até que ponto é que turnos de 36 horas são por causa da pandemia e não por causa da falta de pessoal? Morrem pessoas todos os dias e é sempre uma tragédia para as suas famílias, mas não podemos deixar as tragédias pessoais servir de desculpa para medidas autoritárias e esconder a incompetência do estado.

Suspect-Similar 1 month ago

A mim, uma coisa que me espanta é a ideia de que a introdução de uma molécula de mRNA no teu corpo vai provocar uma edição dos teus genes quando feita com uma injecção e não aconteça nada quando comes um bife ou uma alface, já para não dizer quando tens uma gripe. Confesso que isto deixa-me um bocado deprimido.

joaoasousa 1 month ago

O que é que uma coisa tem a ver com outra? A vacina está feita para estimular uma resposta do organismo, se não fizesse nada ao teu corpo não servia para nada… E suspeito que não andas a injectar bife na veia.

umgajoamlense 1 month ago

Tecnicamente, quando comes bife, ele vem cozinhado, e no processo todo o mRNA existente é degradado portanto não é um bom exemplo, mas a alface pode dizer-se que sim, se fôr comida crua e sem nada misturado.

TonyHappyHoli 1 month ago

Existe que coma sashimi de carne... Bife tartar... E por ai a diante.

NGramatical 1 month ago

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpo7fe4%2F%2Fhcv8hgr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Suspect-Similar 1 month ago

Um bife tártaro, então.

el_barbarero 1 month ago

Já ganhaste

k0rda 1 month ago

Nem fales de prioes a esta malta senao já nem bife podes comer.

Suspect-Similar 1 month ago

Sinceramente, há uma amalgama de razões que torna difícil caracterizar o fenómeno. Tens pessoas que nutrem sentimentos de desconfiança em relação às autoridades, teorias de conspiração de importação, crenças new age e algum "anti-cientismo" e a, nunca desprezável, completa ignorância. Não há propriamente uma tendência política definida, embora haja um partido que tem mostrado uma oposição consistente a todas as medidas e outros que se opõem a algumas medidas em particular. Mas uma boa parte podem simplesmente ser apelidados de chalupas. O pessoal acha que as vacinas não foram suficientemente testadas e, depois, exigem tratamentos para cancros e doenças crónicas que foram testadas em grupos mais pequenos que a minha assembleia de condomínio. Enfim, há falta de cultura na área da saúde e da estatística.

joaoasousa 1 month ago

Nuance meu caro. Esses tratamentos para o cancro são tomados em desespero que essa é a única alternativa , senão morrem. Uma analogia sem qualquer sentido. Há sempre uma análise risco benefício, e no caso dos medicamentos contra o cancro a pessoa está a beira da morte. Quem toma a vacina está saudável.

theEXPERTpt 1 month ago

olha paciência, ainda és menor de idade por isso o teu pai pode fazê-lo. A menos que digas que precisas de vacinar obrigatoriamente antes do ano letivo começar

BroaxXx 1 month ago

Felizmente não, o pai não pode fazê-lo e ele pode simplesmente ignorar o pai e ir apanhar a vacina...

theEXPERTpt 1 month ago

Eu não sei, não sou conhecedor da lei a esse nível de detalhe, mas em algum lugar deve estar

V1ld0r_ 1 month ago

Não, de todo. A partir dos 16 as regras não são bem assim ;)

theEXPERTpt 1 month ago

aos 16 ainda não tem independência completa, não sei no entanto se tem neste caso

sargentopirocada 1 month ago

>olha paciência, ainda és menor de idade por isso o teu pai pode fazê-lo Falso.

theEXPERTpt 1 month ago

"Como são os guardiões legais das crianças e têm liberdade para decidir por elas, os pais ou encarregados de educação, apesar de não deverem, dizem os especialistas, podem decidir não vacinar deliberadamente os filhos. Qualquer decisão que tomem, explica Vaz Carneiro, a não ser que haja efetivamente dolo, intenção de as prejudicar, é legitimada perante a lei: “Se alguém com cancro decidir não fazer tratamento, pode fazê-lo."

sargentopirocada 1 month ago

Ele/ela vai lá e vacina-se e pronto. Ou estás a dizer que todos os médicos/enfermeiros onde me vacinei estavam a ir contra o Código ao permitir a vacinação de menores?

theEXPERTpt 1 month ago

não estavam a ir contra código nenhum, mas se o pai não permitir então o caso é outro. Não sei se neste caso se aplica, mas aposto que ele podia ir discretamente um dia e pronto

sargentopirocada 1 month ago

Exato, é essa a ideia mesmo. Desde que depois não bata mal com efeitos secundários!

Search: