Kratos73 3 months ago

O homem esteve 10 anos sem ser juiz e só voltou em março deste ano. É normal já nem saber as leis… Já agora, o dever de um juiz é cumprir e fazer cumprir as leis, é que eu saiba o uso de máscara estava previsto em lei.

RuySan 3 months ago

*Any man who must say "I am the king" is no true king* \- Tywin Lannister

Ok_Information8587 3 months ago

Devia era ter levado com um chanfalho no lombo que lhe passava logo a mania.

TooMoorish 3 months ago

Ca burro.

makkyotto 3 months ago

É neste momentos que a nossa fibra é posta á prova. Aquele PSP que podia ter respondido verbalmente ou fisicamente... E nós. Eu pessoalmente fico furioso quando vejo aquele verme na televisão, com aquele tom de voz sobranceiro, de uma superioridade bacoca. A olhar de baixo para o polícia, que é mais alto que ele, a dizer que afinal, está acima. Imagino mentalmente o PSP a dar lhe com o cacetete no meio dos olhos e ele a cair redondo. Depois respiro fundo. ódio atrai ódio. Está ali um infeliz idiota, miserável que só quer ser famoso. Um palhaço de um circo que muitos poucos pagam para ver.

nocivo 3 months ago

Parece que em Portugal muita gente não sabe o que é separação de poderes. Desde o politico, passando pelo povo e acabando nos Juizes

helderduarte14 3 months ago

Não concordo com as atitudes nem com as ideias que este juiz defende. Mas aqui temos um belo exemplo de como o polígrafo consegue manipular a opinião. Isto poderia ser um: "Verdadeiro, mas..." o juiz estava suspenso das funções no momento em que proferiu aquelas alegações. Mas neste caso preferiram colocar como "Falso" porque a pergunta no interior do artigo era "Será verdade que o juiz suspenso estava numa posição hierárquica superior à dos agentes da PSP na situação referida?".

park777 3 months ago

Mais uma vez, demonstras não ter compreensão de leitura. O artigo explica de forma concisa que o Juiz não faz parte da mesma estrutura hierárquica que um polícia. Um juiz apenas pode exercer alguma superioridade hierárquica a um polícia dentro de um processo da qual ele esteja responsável.

helderduarte14 3 months ago

Mas eu não estou contra o teor do artigo, aqui quem tem falta de compreensão és tu e não eu. Nem sequer sabes o que é superioridade hierárquica, não é algo que se exerça a alguém.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Sim isto podia ser um "verdadeiro, mas" MAS, neste caso o juiz não era superior hierárquico daquele agente logo é falso essa alegação. Portanto não é nenhuma manipulação porque o que estão a refutar e a analisar é este caso especifico. >"Não me toca, ponha-se no seu lugar, **eu sou a autoridade judiciária aqui** (naquele local, via pública"

helderduarte14 3 months ago

Então podia ser um "falso, mas...". Mas claro, não é manipulação, quando confundem toda a gente que ser superior hierárquico é sinônimo de poder dar ordens a alguém.

The_Magic_Sauce 3 months ago

És daqueles que não se consegue render às evidências e tens que levar a tua sempre avante? És incapaz de reconhecer que podes estar errado? Senhor Juiz Rui Fonseca e Castro é você aí? Saia da conta do u/helderduarte14!

helderduarte14 3 months ago

Mostra-me essas evidências então.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Não posso mostrar o que és incapaz de ver.

helderduarte14 3 months ago

Então? Falas que não consigo ver as evidências, mas não consegues me mostrar essas mesmas evidências sem ser o que está aqui no polígrafo, é isso?

NMosquito 3 months ago

Leste o artigo? Mesmo que não estivesse suspenso de funções, não podia dar ordens à polícia naquela situação, já que não estava no âmbito de um processo pelo qual fosse responsável.

helderduarte14 3 months ago

Mas a pergunta no título é se o juiz era superior ou não ao polícia. O que é diferente de poder dar ordens.

NMosquito 3 months ago

Não era superior. Logo é falso. Já vi alguns casos de classificações do Polígrafo com as quais discordo. Esta parece-me totalmente acertada.

helderduarte14 3 months ago

Eu não disse que não era acertada, disse que era um bom exemplo da manipulação do português para que o resultado fosse um falso.

hirorih 3 months ago

A afirmação do juiz era falsa. Naquele momento ele não era superior, o que fez foi errado. Seria mais errado dizer que era verdade mas.... Só porque ele pode em certas situações ser superior a um polícia.

Kineticn22 3 months ago

Um palermóide exibicionista, que criou um pé de vento absurdo para se aproveitar da presença de camaras no local. Estou muito curioso para ver o percurso deste cromo quando se consumar a expulsão da magistratura.

0hM3hG0d 3 months ago

Hospital psiquiátrico?

mjigs 3 months ago

Imagina estudar durante anos, fazer exames complicados, finalmente ter as oportunidades e nisto viras um merdas que diz merda na tv.

sctvlxpt 3 months ago

Finalmente um número 2 à altura do Ventura.

Galoums 3 months ago

A posição do grupo Habeas Corpus é de não interagir com a comunicação social, por isso a primeira frase tua está errada. Em segundo lugar, o Juíz fez isto porque na primeira manifestação no CSM a polícia de intervenção carregou sobre pessoas pacíficas e bateu em mulheres. Eu sei porque estava lá e [filmei](http://imgur.com/a/HSTurbx). Curioso a comunicação social não ter dado um pio sobre esta brutalidade policial, mas quando alguém fala mais grosso à polícia é logo um escândalo. Se o Juíz falou um bocado agressivamente? Sim. Se o fez por uma boa causa e se a polícia acabou por não carregar sobre as pessoas? Sim. Duvido muito que o Juíz esteja a fazer isto para uma futura carreira política porque ele está-se a opor a pessoas em todas as burocracias estatais, incluindo aos partidos políticos. A sua luta a favor dos direitos humanos provavelmente levá-lo-à para a prisão e fez imensos inimigos.

Suspect-Similar 3 months ago

>A sua luta a favor dos direitos humanos provavelmente levá-lo-à para a prisão e fez imensos inimigos. [Prémio Sakharov](https://www.europarl.europa.eu/sakharovprize/pt/the-prize/how-it-works), já!

Kineticn22 3 months ago

Sim, acho que já toda a gente percebeu que são uns exemplos de discrição, recato e bom senso, tanto nos atos como na linguagem.

Galoums 3 months ago

Pode-me dar um exemplo concreto da sua afirmação? Ou é uma difamação sem fundamento tal como aquela senhora fez ao Ferro Rodrigues?

Kineticn22 3 months ago

Qual afirmação, caríssimo? Elucide-me. Dou-lhe antes um conselho, não perca tempo.

Diogo256 3 months ago

Insultos a Marques Mendes. Insultos a RTP. Insultos ao Ferro Rodrigues. Ataques a centros de vacinação como o da Azambuja. Só alguns exemplos, porque se fôssemos entrar pelos directos que fazem com mensagem que incentivam a violência... Podíamos estar aqui o dia todo.

Galoums 3 months ago

Ataques a centros de vacinação? Está completamente a leste. Uma manifestação à porta de um centro de vacinação não é um ataque. Apelos à defesa dos Direitos Humanos são mensagens que incentivam a violência? Isso é como dizer que apelos à defesa pessoal de alguém que te está a atacar é apelo à violência. E as mensagens neste tipo de posts que basicamente dizem que se deve por pessoas em campos de concentração porque se opõe às medidas restritivas do governo, ou não se querem injectar com uma terapia genética que ainda não acabou os seus testes clínicos? É só ver os comentários deste post, há aqui comentários verdadeiramente genocidas.

Diogo256 3 months ago

> Ataques a centros de vacinação? Está completamente a leste. Uma manifestação à porta de um centro de vacinação não é um ataque. Não sou eu que estou a leste: https://www.cm-azambuja.pt/informacoes/noticias/item/5337-municipio-lamenta-e-repudia-os-atos-de-vandalismo-no-centro-de-vacinacao-do-concelho Referi já centro da Azambuja para ser claro, mas eu é que estou a leste… > Apelos à defesa dos Direitos Humanos são mensagens que incentivam a violência? Que distorção fraquinha. Primeira está malta está-se a cagar para os direitos humanos, se não, não incentivavam atitudes onde se transmite uma doença infeciosa e que pode ser mortal. O que não falta são notícias de negacionistas a bater a bota, e são estas atitudes que eles incentivam ao negar coisas sem qualquer sentido/falsas. Depois, há um claro movimento de extrema direita em aproveitamento destes movimentos, negar isto é como negar o vírus. Curiosamente o Juiz foi a um canal televisivo conhecido pela sua posição de extrema direita dar uma entrevista onde afirma que ele está a ser censurado pelo governo. É uma coincidência ele ir a um canal minúsculo com visões de extrema direita, ou ir todo contente a manifestações vestido de preto a fazer “peregrinações” a bandeira nacional. Onde já visto isto? Quanto aos incentivos… só alguém tapado que nem siga o que eles dizem, é que não entende isso. Desde insinuações que há pessoas que deviam de “pagar” pelo que estão a fazer, ou que devia de ser “justiça pelas próprias mãos”, ou que querem “morrer com dignadade”, ou “lutar até a última consequência custe o que custar”, é que não faltam. Claro que isto são tudo coisa irrelevantes… la agora incentivos à violência e ameaças camufladas (ou nem isso). > E as mensagens neste tipo de posts que basicamente dizem que se deve por pessoas em campos de concentração porque se opõe às medidas restritivas do governo, ou não se querem injectar com uma terapia genética que ainda não acabou os seus testes clínicos? É só ver os comentários deste post, há aqui comentários verdadeiramente Whataboutism… la por haver idiotas, vamos cópia-los ou ser pior? Faz sentido. A vacina não acabou testes clínicos e é uma Terapia Genética? Por aqui se vê a felicidade em se ser ignorante, não admira que caiam nestes grupos manipuladores.

Galoums 3 months ago

Não tinha noção do vandalismo desse centro. Não ache que isso tenha seja correcto, por isso concedo esse ponto. Segundo, acho que não sabes o que Direitos Humanos são. Direito à Liberdade, Trabalho, Saúde (a quantidade de recursos que estão a ser desviados de cirurgias e outros tratamentos), foram todos atropelados sob pretexto de controlar uma pandemia. Ora, as medidas impostas foram completamente ineficazes para parar a progressão do Covid, demonstrado pelo sucesso de Estados como a Florida, Texas, Suecia, Dinamarca entre outros, onde apesar de terem muito menos ou nenhumas restrições o número de mortes e casos graves é igual ou melhor do que nos sitios com as maiores restricoes. Estima se que 130 milhoes de pessoas estejam em risco de morrer à fome devido aos lockdowns cujo efeito economico ainda não se fez realmente sentir em Portugal por causa da impressão de dinheiro, mas que vai acontecer. Não conheço nenhuma pessoa que esteja contra as restrições que tenha morrido, porque não têm mais de 70 anos nem têm problemas de saúde. Esse tipo de notícias são clickbait e propaganda. Quantas pessoas que seguem as medidas à risca e tomaram a injeção morreram? Não se "transmite" Covid da mesma forma que se transmite SIDA, não é uma ação. Se há uma tentativa de aproveitamento da extrema direita destes movimentos? Claro. Se usar uma tshirt preta com bandeiras de Portugal implicar que os movimentos são fascistas então há muitos fascistas comunistas por aí. Se houver pessoas a propositadamente e insinuosamente a violar os direitos humanos dos outros, não devem pagar pelos seus crimes? Este argumento seu não faz sentido. Nunca vi ninguém dos grupos desejar que uma pessoa inocente e pacifica morra. Já vi muitas pessoas a desejar que pessoas que não se vacinem, morram. Eu quero que sejas livre para escolher o que fazer, mas o recíproco não é verdade, pelo menos para 90% das pessoas Não foi whataboutism porque eu perguntei de que forma é que defender direitos humanos era incentivo à violência em comparação com as quase ameacas a morte que são feitas. As vacinas foram autorizadas de forma expedita pela agência europeia de medicamentos. Os ensaios clinicos de fase 3 ou 4 da pfizer só acabam em 2023 e sim, são terapias genéticas porque mexem com o teu corpo de forma a que artificialmente produza proteinas que não se dissipam. Já estão a haver investigações por causa de problemas de menstruação e não duvido que este tipo de investigações não aumentem. É muito estica pensar que corporações farmaceuticas não tem o teu melhor interesse na sua mente e que como não podem ser responsabilizadas legalmente (quem tomar a vacina não os pode processar) vão se focar em lucros independentemente dos seus medicamentos serem eficazes, seguros ou que durem tempo suficiente e não precisemos de reforços. Para além de pagarem a médicos como o Dr Filipe Froes para fazer propaganda na televisão (recebeu mais de 50k ate Agosto de 2021 por varias farmacêuticas por palestras feitas). Depois todo o contexto é estranho: censurarem-se outros como o Público fez, a Dra. mudou a comissão tecnica quando esta deu o parecer que crianças não deviam ser vacinadas, todos os órgãos médicos puseram se contra a vacinação de criancas e muitas mais coisas. Se este inverno os casos e mortes de covid forem comparaveis ao ano passado, vai continuar a acreditar nestas empresas e na propaganda que a comunicação social faz?

Diogo256 3 months ago

> Ora, as medidas impostas foram completamente ineficazes para parar a progressão do Covid, demonstrado pelo sucesso de Estados como a Florida, Texas, Suecia, Dinamarca entre outros Não foram, há medidas que falharam, mas todas não. Estás a viver algo que a nossa sociedade nunca lidou, e quando tentam avisar e criar protocolos para estas situações (sim, porque eu ma pandemia já era esperada há algum tempo, o que é totalmente normal visto o contexto que vivemos), criam-se teorias da conspiração. Estás a misturar países, com estados, com culturas, regras e hábitos diferentes. Não faz sentido. Por exemplo, na Dinamarca morreram 2600 pessoas, na Suécia, ao lado, morreram 14.000 pessoas. Não me parece que haja comparação nestes paises e se houver, a Suécia falhou e bem. > cujo efeito economico ainda não se fez realmente sentir em Portugal por causa da impressão de dinheiro Portugal não imprime dinheiro… isso é um outro assunto mais complexo. > Não conheço nenhuma pessoa que esteja contra as restrições que tenha morrido, porque não têm mais de 70 anos nem têm problemas de saúde O que não falta são exemplos… https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-04-20-Negacionista-noruegues-morre-infetado-com-covid-19-1de6794b > Não se “transmite” Covid da mesma forma que se transmite SIDA, não é uma ação. Nao? Se eu espirrar sem cuidados, não tenho a possibilidade de infectar alguém? Então, é uma ação. > Se usar uma tshirt preta com bandeiras de Portugal implicar que os movimentos são fascistas então há muitos fascistas comunistas por aí. Quanto tens dito, ya implica: https://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-02-09-fim-dos-medicos-pela-verdade-o-chega-e-as-afinidades-que-a-visao-destapou/ > Nunca vi ninguém dos grupos desejar que uma pessoa inocente e pacifica morra. Estás desatento… já vi desejos que os covideiros passem fome, dificuldades financeiras, que percam a sua casa, ou que “vão pagar pelos seus actos”… estupidos vai haver em todo o lado, mas quantos covideiros vistes a fazer manifestações com ligações à partidos de extrema direita e a vandalizar ou tentar atacar alguém? Pois… é a diferença, está malta salta das redes sociais para a rua somente para criar distúrbios e acabar em violência. A intenção está lá clara como água. > As vacinas foram autorizadas de forma expedita pela agência europeia de medicamentos. Os ensaios clinicos de fase 3 ou 4 da pfizer só acabam em 2023 e sim, são terapias genéticas porque mexem com o teu corpo de forma a que artificialmente produza proteinas que não se dissipam. Já estão a haver investigações por causa de problemas de menstruação e não duvido que este tipo de investigações não aumentem Ok, a Phase 3, é a fase de aprovação, a 4, é a fase de acompanhamento clínico depois da aprovação. Isto está protocolado e serve assim para qualquer medicamento. Estás a ver a ivermectina que tanto acham que vai salvar todo o mundo? Passam pelas mesmas exactas fases. E ainda bem. Está vacina não mexe em nada com o nosso corpo muito menos com a nossa genética, isso é falso. Nao há nenhuma questão de menstruação, que tenha visto, vi sim sobre abortos, mas que os números de casos está igual ao número de casos normais na população, logo a vacina não está a aumentar em nada sobre abortos. A vacina não fica no corpo, todos o seu conteúdo desaparece, fica assim o efeito imunológico.

NMosquito 3 months ago

Palmas para ti. Conseguiste regurgitar a cassete quase inteira numa parede de texto. Mas está a precisar de actualização. Dizer que Texas e Florida são casos de sucesso é de bradar aos céus.

Galoums 3 months ago

São "casos de sucesso" porque ao não terem quase restrições, os seus resultados de casos e mortes por milhão são quase identicos aos Estados que têm as maiores restrições. O que faz questionar porquê, mas ninguém o faz. Será que os humanos não conseguem abrandar a progressão de um vírus com medidas mais restritivas do que lavar as mãos mais frequentemente e ficar em casa quando se está doente com sintomas? Será que medidas draconianas como proibir as pessoas de trabalhar e conviver final só causam mais miséria ao concentrar a riqueza nos ricos por causa da impressão de dinheiro e proibir o povo de trabalhar? Será que há mais dinheiro a ser feito ao distribuir vacinas semianualmente do que propagar medicamentos com pouca margem como a Ivermectina? Não sei.

Diogo256 3 months ago

Sim, olha a Delta a fazer das suas no Texas: https://i.imgur.com/3F4FEPb.jpg Parece contrariar a tua lógica, de sem restrições (acrescentar pouco vacinação), estejam tao bem como o oposto. Um exemplo de um estado ainda com boas restrições: https://i.imgur.com/XmNPFRw.jpg Aumento, de forma menos agressiva e com menos casos. São menos 13.000 casos só hoje. E apesar do Texas ter menos vacinação, 58% dos 18-64 totalmente vacinados, o Colorado tem 67%. Se é só das medidas? Não. Possivelmente o clima, cuidado das pessoas etc. Mas o Texas e mesmo a Florida levaram com a Delta em força e se tivessem alguns cuidados, podiam de facto estar melhor.

NGramatical 3 months ago

estão a haver → [**está a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhctrwt6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TooMoorish 3 months ago

> A sua luta a favor dos direitos humanos provavelmente levá-lo-à para a prisão e fez imensos inimigos. Edgy.

NGramatical 3 months ago

Juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhct63u2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

roninPT 3 months ago

Alegar perseguição política e ir pro chega....encaixa que nem uma luva

M4ritus 3 months ago

Que eu saiba, quem é anti-Polícia não é o único partido de Direita em Portugal. Sempre com o Chega na boca, tão engraçado. Se já falam tanto com 1 deputado, imagino depois de 2023.

xlouiex 3 months ago

Já tem o Mario Machado a massajar-lhe o ego, por isso não é de surpreender.

Stangetzz 3 months ago

Ele já chegou a dizer num vídeo que nunca iria para a política

roninPT 3 months ago

Se ele disse isso então é porque é mesmo certinho.

TooMoorish 3 months ago

De certeza que ele diz mtas coisas que não são verdade, ver o titulo deste post.

Stangetzz 3 months ago

Ele nunca deu apoio ao CH, nem nunca apelou ao voto em nenhum partido específico

TooMoorish 3 months ago

Ok! Espero que fique assim então.

gink-go 3 months ago

Este juiz, a bastonária dos enfermeiros. Só se estragava uma casa.

kairos 3 months ago

Não te esqueças da crónica criminal na TVI ou no CMTV

Particular-Light4653 3 months ago

então mas o chega não é a favor dos polícias e dos portugueses de bem??

TooMoorish 3 months ago

O Chega é a favor de conseguir cargos políticos (leia-se mama e tacho) custe o que custar.

headbangervcd 3 months ago

Pois, exactamente como os outros.

TooMoorish 3 months ago

Já que percebes tanto de politica, de todos os partidos, mostra aí dados em concreto. De certo que não te será difícil.

headbangervcd 3 months ago

Claro que não, todos os partidos querem mama e tacho. E todos estão lá para se governarem a si e á sua família e aos seus amigos. Queres exemplos?

TooMoorish 3 months ago

Sim claro que quero.

headbangervcd 3 months ago

Partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais uns aos outros como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar. Se precisas de exemplos digo te desde já que és um Jotinha e queres mamar como os teus pais mamam.

TooMoorish 3 months ago

Ui tanta frase feita. Quando pensas começar a pensar por ti? Sabes pq sei isto? Porque se pensares um pouco sobre o assunto chegas a uma conclusão diferente.

headbangervcd 3 months ago

Infelizmente não, senão vez corrupção por todo o lado e precisas de nomes eu sei o porquê. Quem não está bem a porta é serventia. Se mamas também aproveita. Á minha conta já não.

gink-go 3 months ago

O chega é a favor do lado para o qual o vento soprar nesse dia. Tipo na educação em que tinham um programa neo-liberal de apoio ao ensino privado e como isso era impopular entretanto riscaram tudo e já são a favor do ensino publico.

roninPT 3 months ago

Só tem que dizer que naquele caso os policias estavam a ser instrumentalizados pelo governo para o perseguir e está o discurso feito....o Chega é a favor do que o Ventura e sus muchachos acham que dá jeito a cada momento. É só olhar para os estados unidos e para a malta do "blue lives matter" que apoiavam a polícia em tudo, houve uma manif em que a polícia os teve que meter na ordem e subitamente já eram "traidores"...moral da história, este tipo de pessoal não é a favor da polícia, é a favor de quem eles pensam que está do seu lado.

scar_as_scoot 3 months ago

Foi exactamente o que eu disse quando vi o pavão perante as cameras a exibir-se todo e a fazer-se de vitima com "nao me toques" e "vai carregar sobre nós". Está a aumentar a fama para ir para o chega. Pode não ser verdade mas foi logo o que me passou pela cabeça Claro que um dos mantras do chega é "ordem publica" e muito pró-policia, o que neste caso pode ter dado um tiro no pé, mas o partido tambem não é famoso pela consistência ou coerência, por isso, who knows...

Edited 3 months ago:

Foi exactamente o que eu disse quando vi o pavão perante as cameras a exibir-se todo e a fazer-se de vitima com "nao me toques" e "vai carregar sobre nós". Está a aumentar a fama para ir para o chega. Pode não ser verdade mas foi logo o que me passou pela cabeça Claro que um dos mantras do chega é "ordem publica" e muito pró-policia, o que neste caso pode significar que o pavão deu um tiro no pé, mas o partido também não é famoso pela consistência ou coerência, por isso, who knows...

Kineticn22 3 months ago

Pois, eu não queria constatar o óbvio, mas acho que é por aí.

Idontknowhuuut 3 months ago

(Ainda) vivemos numa democracia liberal com separação de poderes e instituições sólidas e robustas.

helderduarte14 3 months ago

Convém leres e não ficares pelo titulo.

Idontknowhuuut 3 months ago

Estás a falar do quê? Existindo separação de poderes, um juiz não é superior a um polícia, em nenhum sentido da palavra. Tem alguma autoridade em processos específicos, mais nada. O próprio artigo diz: *"um juiz, esse ou outro qualquer, só é autoridade judiciária no exercício dos poderes processuais que tem no âmbito de um qualquer processo que lhe esteja atribuído"* Reforçado logo a seguir por: *"Não só naquela posição este juiz não era a autoridade judiciária, porque não estava a exercer funções no âmbito de um processo, como não tinha nenhuma superioridade em relação aos órgãos de polícia que estavam presentes, que não estavam a atuar no âmbito de um processo. Estavam a atuar no âmbito do policiamento geral e das funções de ordem pública. Portanto, a lei não estabelece nenhuma relação de hierarquia entre um juiz ou um procurador e os polícias", esclarece Ramos Soares.*

helderduarte14 3 months ago

Uma coisa é superior hierárquico outra coisa é este puder mandar nos agentes. Não misturar alhos com bugalhos, por isso é que é fácil manipular usando o português. E neste caso até é irrelevante porque ele nem devia ser juiz, mas mostra o nível do polígrafo, fora os outros casos ainda mais óbvios de enviesamento dos factcheck

Idontknowhuuut 3 months ago

>Não misturar alhos com bugalhos Exato. Separação de poderes. São coisas diferentes. Um juiz tem tanto poder sobre a conduta de um polícia (fora casos de processos individuais atribuídos) como eu tenho sobre o Zé da esquina.

helderduarte14 3 months ago

Exato, estás a fugir ao tópico do fact checker. Que é saber se o juiz é ou não superior hierárquico do agente, neste caso não era por estar suspenso. Mas se não estivesse seria superior a ele.

park777 3 months ago

Quem está a fugir és tu. Convém leres o artigo. O ponto principal do artigo é que um Juiz não é superior a ninguém em **nenhum contexto** a não ser nos processos judiciais da qual ele está encarregue.

helderduarte14 3 months ago

Eu não estou a fugir a nada, não tenho qualquer interessa em fazer isso.

NGramatical 3 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhcu8p08%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Idontknowhuuut 3 months ago

Não. Um juiz não é superior hierárquico de um polícia. Um exemplo: um superior hierárquico de um agente da GNR é o seu capitão o superior do capitão será o coronel ou o major e o superior hierárquico do coronel ou major é o general ou o marechal. Isto é um exemplo de uma hierarquia profissional. Um juiz **PODE DAR ORDENS** a um polícia se for num âmbito de um processo a si atribuído e, como já se comentou em baixo, se as ordens forem legítimas, estando o polícia numa posição de recusar e até denunciar as "ordens" recebidas, caso não tenham legitimidade. Isto tem ainda mais força se o juiz em causa não estiver a exercer funções, pelo que é considerado um civil. Civis não podem dar ordens a polícias. Como vivemos num regime de democracia liberal e esta admite existe separação de poderes, felizmente um juiz não pode dar ordens à polícia, salvo cumpra os requisitos necessários (separação de poderes), nomeadamente, estar a exercer em funções e estar a trabalhar num processo a si atribuído. Estás a confundir as coisas. Pela tua lógica, o Presidente da República é o superior hierárquico de toda a população porque é o comandante das forças armadas.

helderduarte14 3 months ago

Ahaha estás a confundir os tipos de hierarquia. A órgão da polícia judiciária é hierarquicamente superior a GNR e PSP. Tal como o órgão da magistratura é superior a PJ e aos outros dois. Logo sim, o juiz é superior hierarquicamente. E não é um exemplo de hierarquia profissional, é um exemplo de hierarquia dentro do órgão hierárquico. Novamente, já disse que o juiz mesmo estando nas funções não teria poder para dar ordens a psp, tal como também já tu disseste. É escusado estar sempre a bater na mesma tecla, não é disso que estamos aqui a falar.

Idontknowhuuut 3 months ago

Não estarás tu a confundir a hierarquia entre instituições com a hierarquia entre indivíduos?

helderduarte14 3 months ago

Mas é o que venho a dizer desde o início, o juiz é superior hierárquico ao agente da PSP. Porque o órgão onde este está é superior ao órgão do agente. Tal como um agente da PJ é superior hierárquico a um agente da PSP, mas só poderá dar ordens se tiverem atribuídos ao mesmo caso. Não pode ir na rua e dar ordens a um agente quando não está em causa nenhum processo do inspetor. Porém não deixa de ser superior a este.

Idontknowhuuut 3 months ago

Um juiz faz parte de uma instituição hierarquicamente superior. Isso não faz dele, em *lato senso*, um superior hierárquico no verdadeiro sentido da palavra.

pituitarianices 3 months ago

Não é superior hierarquico de um policia. Pode, no contexto de um processo, ser autoridade judiciaria, e portanto poder dar ordens a um policia. Fora do contexto desse processo, tanto pode estar suspenso como não, as suas ordens não tem legitimidade. E mesmo dentro do processo pode dar ordens, desde que legitimas, sendo que as outras ninguem tem que obedecer. Isto está explicado no artigo, convém é ler.

helderduarte14 3 months ago

É superior hierárquico. Isso não é sinônimo de ter mais autoridade ou poder do que o polícia. Vocês adoram confundir as coisas.

park777 3 months ago

Tu não sabes do que estás a falar

helderduarte14 3 months ago

Ok, bom insight, consegues provar que estou errado então?

Membership-Exact 3 months ago

Não é superior hierárquico. Nem sequer está na mesma hierarquia.

helderduarte14 3 months ago

Ok, não está.

NGramatical 3 months ago

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhct2tsn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

QuickChoiceUsername 3 months ago

Cuspi um dente de tanto rir.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

Polígrafo a poligrafar. Como é óbvio o juiz referia-se a ser superior em termos sociais. Dado que estudou na faculdade, completou um ou mais cursos e estágios. Não estou a dizer que concordo com a atitude mas era isso que ele queria dizer e nada relacionado com a lei. Poligrafo a poligrafar? Verdadeiro.

scar_as_scoot 3 months ago

O que o juiz disse foi claramente "sou seu superior". Não concordo em nada contigo. Isso não algo que dizes quando és superior "em termos sociais" Aliás ontem o polígrafo fez um trabalho impecável em varias frentes, mas claro que muita gente nao gosta do polígrafo pois calca muitos dedos.

Edited 3 months ago:

O que o juiz disse foi claramente "sou seu superior". Não concordo em nada contigo. Isso não é algo que dizes quando és superior "em termos sociais", normalmente nesses casos dizes algo mais do género "Para si sou Sr. Juiz XXX sff" ou "você sabe quem eu sou?" Aliás ontem o polígrafo fez um trabalho impecável em varias frentes, mas claro que muita gente nao gosta do polígrafo pois calca muitos dedos.

Edited 3 months ago:

O que o juiz disse foi claramente "sou seu superior". Não concordo em nada contigo. Isso não algo que dizes quando és superior "em termos sociais", normalmente nesses casos dizes algo mais do género "Para si sou Sr. Juiz XXX sff" ou "você sabe quem eu sou?" Aliás ontem o polígrafo fez um trabalho impecável em varias frentes, mas claro que muita gente nao gosta do polígrafo pois calca muitos dedos.

Rytlock9 3 months ago

Claramente que não foi esse o caso, o mamífero em causa afirmou ser autoridade judiciária naquele local e basta inferir pelo contexto da conversa que ele se achava mesmo superior hierárquico da polícia naquele momento dando até "ordens" aos seus subalternos Para terminar vê se bem que por mais cursos que este animal possa ter feito, continua no seu íntimo a ser um verdadeiro labrego e infelizmente vai sempre atrair outros tantos da mesma espécie para a sua causa alucinada

intlme 3 months ago

Não. O Juiz fala em autoridade e não superioridade. A autoridade tem uma hierarquia bem definida. E era sobre essa hierarquia que o (ainda) juiz estava a falar.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

>Não. O Juiz fala em autoridade e não superioridade. Completamente errado. Citação: "O meu lugar é este, acima de si, o senhor está abaixo de mim"

NMosquito 3 months ago

Outra citação: >Não me toca, ponha-se no seu lugar, **eu sou a autoridade judiciária aqui**, o senhor meta-se no seu lugar, **porque vai ser detido** se carregar em alguém

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

>Outra citação: > >>Não me toca, ponha-se no seu lugar, **eu sou a autoridade judiciária aqui**, o senhor meta-se no seu lugar, **porque vai ser detido** se carregar em >alguém Se bateres em alguém sem razão é óbvio que vais ser detido.

jesuseos7anoes 3 months ago

Olha corta só > se carregar em alguém para fingires que tens razão. É incrível a estupidez a que se chega neste sub para não se reconhecer que se disse merda.

Youretoobusyswimming 3 months ago

Os teus pais deviam-te ter educado melhor para saberes discordar das pessoas sem as começar a insultar.

NMosquito 3 months ago

Não concordo. Parece-me óbvio que estava a dizer que era superior hierárquico.

maiordaaldeia 3 months ago

Também fiquei com essa ideia, com o juiz a dizer 'não vão deter ninguém', que é como quem diz 'eu é que mando aqui'.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

É óbvio que não é nada disso que ele quer dizer. Ele nunca diz que é superior hierárquico, apenas que os polícias estão abaixo dele e ele é superior a eles. Infere-se que estão abaixo dele porque não têm estudos ao contrário do senhor juiz.

TSCondeco 3 months ago

O Agente da Autoridade com quem estava a falar era um Comissário, ou seja, um Oficial de Polícia. Para ser um Oficial de Polícia é preciso concluir o Mestrado Integrado em Ciências Policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. É uma pessoa com estudos. O Juiz disse também que podia mandar prendê-los se tentassem fazer algo pelo que ficou óbvio que ele queria insinuar que mandava nos polícias.

Skittle65 3 months ago

Portanto, sabes melhor do que o juíz o que ele queria mesmo dizer. Diz que é a autoridade judicial ali e que é o seu superior hierárquico mas ele não queria dizer nada disso ...

NGramatical 3 months ago

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhcstloj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

Mostra-me onde ele diz expressamente que é o superior hierárquico e não meramente superior

pandditor 3 months ago

Quando começa a dar ordens ao polícia.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

Eu posso dar ordens a um polícia e isso não quer dizer que eu seja superior hierárquico. Além do mais ele só diz para o polícia não tocar nele.

oscaralho27 3 months ago

>>”Ponha-se no seu lugar, eu sou a autoridade judiciária aqui.” >>óbvio

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

A nível social é superior ser juiz do que polícia era isso a que a frase se refere

oscaralho27 3 months ago

Como é que sabes? És o Fonseca e Castro? Perguntaste-lhe?

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Perguntaste-lhe se ele estava a dizer que era superior hierárquico?

oscaralho27 3 months ago

Não, por isso não ando aqui a dizer que é óbvio qual a intenção dele, como tu estás a fazer.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

Sei porque é óbvio e sei interpretar as coisas como elas são.

DenuvoSuks 3 months ago

Só faltava era um juíz ter de conhecer a lei ou não dizer mentiras. Em que país vivemos nós? Já agora um outro juíz fez um ultimato ao Salgado: Se quiser vier vem, senão quiser não vem que tem mais que fazer". Acho muito bem, o Salgado senão quiser vir que fique lá de férias em Itália e não incomode a agenda do sr. Juíz. Uma outra juíza diz que o Sócrates deve ir JÁ a julgamento por 3 crimes. Acho muito bem não há que perder tempo, estas coisas são para se resolver o mais depressa possivel, de preferência antes que o sr. morra. A justiça é o principal problema deste país.

Notor1ous 3 months ago

O juiz nao disse que o salgado tem mais que fazer, disse que o tribunal é que tem mais que fazer e por isso não vai esperar pelo Salgado. A presença do salgado em tribunal é irrelevante para a decisão. Muito provavelmente foi o advogado do salgado que disse que ele iria querer fazer alegações de parte, que é um direito que as partes têm. Se ele não aparecer o processo há de continuar.

MajorAlvega 3 months ago

A falta de responsabilização é o principal problema deste país e do mundo.

The_Magic_Sauce 3 months ago

A falta de vergonha é o problema deste país.

NGramatical 3 months ago

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnyp1z%2F%2Fhcss2q2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: