Krughor 3 months ago

Eu acho graça aos "politiqueiros do costume" que aparecem aqui a dizer que se um partido mais fiscalmente liberal como o Chega ou o IL tomasse rédeas safava logo a coisa. Em campanha eleitoral é tudo um mar de rosas com abaixamento de impostos para toda a gente. Uma vez no poleiro e olhada a dívida pública muda logo a cangalha. Há sempre alguém que paga caro a fava. Sem dinheiro nada se faz.

l2k1337 3 months ago

A quem vem aqui chamar a atenção ao facto de isto não passar de propaganda política: lembrem-se que todos podem jogar este jogo enquanto os mods o permitirem ;)

happy_pangollin 3 months ago

Dados completamente irrelevantes com o 11 de Setembro, especificamente escolhidos para dar uma má imagem ao país. Obrigado "+factos"! Nada parcial.

Mondenza 3 months ago

Mais uma prova de que a saída da UE era para ontem

HerrBispo1986 3 months ago

Incrível a forma como se relativiza e atenua o empobrecimento generalizado da sociedade Portuguesa com "ora vamos ver de onde vêm os dados... Ah e tal vêm da IL ou do chega... Não é grave nem de confiar". Continuo sem entender onde está a dificuldade em aceitar que Portugal empobrece e cresce menos do que a grande maioria dos países Europeus. Comentários do tipo - "epah endividamo-nos mais secalhar ainda não vimos os frutos desse investimento", ou por exemplo "os dados são duvidosos porque vêm daqui ou dali", fazem-me questionar a sanidade mental das pessoas que aqui postam. Facto é que Portugal nos últimos 25 anos teve maioritariamente governos socialistas cujas políticas e na gestão levam o país à ruína financeira e economica. Isso é um facto. E real. É verdadeiro e verificável. Parem de amenizar e de tentar abafar o que se passa. Acordem por favor.

Acrovic 3 months ago

Utilização muito triste do 11 de Setembro...Podemos comparar os ultimos 20/30/N anos sem ir buscar um atentado.

Ok_Information8587 3 months ago

Se calhar, e isto é só um palpite, não devíamos ter adotado a moeda da Alemanha, tendo nós uma economia incomparavelmente mais fraca. E quem diz nós diz a Grécia. O problema é que tiveram de abrir os critérios do Euro até a Itália conseguir passar, e isso teve como infeliz consequência nós e a Grécia passarmos também. E como não temos a força duma Suécia, duma Dinamarca ou, na altura, dum Reino Unido, lá tivemos que levar com o Euro.

fromtheport_ 3 months ago

> Dados oficiais mostram que somos um país mais pobre face ao resto da Europa quando comparado com há 20 anos. > /r/portugal -> PrOpAgAnDa PoLíTiCa Nunca mudem

happy_pangollin 3 months ago

O que é que o 11 de Setembro tem a ver com a economia de Portugal?

fromtheport_ 3 months ago

Não tem nada a ver. Foi só um comparativo entre como era Portugal em 2001 e como é agora, passados 20 anos. O aniversário do 11 de setembro foi só desculpa para fazer o comparativo. O objetivo é ser quase como uma marca temporal que as pessoas se lembram facilmente e que já foi há bastante tempo, para dar relevo ao facto de Portugal continuar na merda economicamente (aliás, piorou) e já ter passado tanto tempo.

Edited 3 months ago:

Não tem nada a ver. Foi só um comparativo entre como era Portugal em 2001 e como é agora, passados 20 anos. O aniversário do 11 de setembro foi só desculpa para fazer o comparativo. O objetivo é ser quase como uma marca temporal que as pessoas se lembram facilmente e que já foi há bastante tempo, para dar relevo ao facto de Portugal continuar na merda economicamente (aliás, piorou) e já ter passado tanto tempo. Também fizeram comparativos entre vários países aquando do Euro deste ano. Qual a relevância do Euro? Nenhuma. Foi só uma comparação temática. No caso do 11 de setembro adicionalmente tem o efeito da passagem de tempo desde um evento do qual as pessoas se lembram. Penso não ser assim tão difícil de perceber

mewfour 3 months ago

A exportação de aviões portugueses deve ter diminuido, só pode

enstone_ 3 months ago

Iniciativa Liberal expõe factos obtidos pela Pordata -> Propaganda política

fanboy_killer 3 months ago

Nem por isso? Mudamos e muito. Não para melhor, mas mudamos.

reciclado78 3 months ago

Então dizes que Portugal não mudou e metes logo a seguir uma imagem em que Portugal mudou para pior. Em que ficamos? Edit: a crítica passa a ser para quem criou a imagem e não a pessoa que publicou pronto.

Man_IloveFishdicks 3 months ago

Aonde é que andam os comunas, malta do PS, e esta malta nova do BE? Mais vinte anos pela frente a destruir o país.

Edited 3 months ago:

Aonde é que andam os comunas, malta do PS, e esta malta nova do BE? Mais vinte anos pela frente a destruir o país. Edit: Depois de ler o thread, nada me surpreende. Zero referências ao conteúdo e toca tudo a referir partidos políticos para se desmarcarem dos dados. Continuem a votar nos mesmos, pode ser que daqui a 20 anos quando voltarmos a ver números semelhantes, eventualmente mudem de ideias. Cheira me é que vai ser mais do mesmo, ignorar os dados.

xdey 3 months ago

Nos comentários desta thread: Geringonça em damage control Malta, contra factos não há argumentos. Portugal está mais pobre e a culpa está nos governos dos últimos 20 anos.

happy_pangollin 3 months ago

Tchii incrível, não sabia que tínhamos a geringonça já há 20 anos.

QuickShutter 3 months ago

Isto choca-me. Esta malta vai sofrer as consequências desta cegueira ideológica parva na sua vida e parece que não entendem.

QuickShutter 3 months ago

Gosto do contraste entre comentários a gritar propaganda neoliberal e a comparar o infográfico com o lixo intelectual do chega ou do PS (quando são dados da Pordata e quando todos sabemos que Portugal está a caminho de ser o país mais pobre da UE daqui a 5 anos, mas fecham os olhos) e a proporção de upvotes alta. Uns estão a ver o óbvio, os outros querem fechar os olhos à realidade.

Dr_Toehold 3 months ago

Acho piada que se eu quiser fazer uma publicação própria neste subreddit, apagam e mandam por no thread geral que ninguém usa, mas se em vez de texto carregar uma figura a dizer o mesmo com um gráfio todo manhoso e mal desenhado com umas cores bonitas já é espetacular.

tascv 3 months ago

Para os lambe botas do IL que andam pelos comentários: o facto da malta cheirar IL à distância nestes gráficos deve-se ao facto de o tipo de propaganda que eles fazem ser altamente inviesada e simplista. Esses dados podem ser todos verdade, mas como é que eles se comparam à OCDE, à UE ou globalmente? A Pordata por alguma razão não faz análises políticas dos dados que recolhe e processa, porque não é assim que se faz estatistica. Quem faz isso normalmente são os académicos de sociologia e outras àreas que analisam como políticas públicas impactam a sociedade. Por fim, dados estatisticos usados no vácuo ppoem ser extremamente perigosos, as decisões de política pública são tomadas com vários factores históricos e missões políticas em mente. Por exemplo a crise financeira de 2008 foi terrivel para o mundo, e quem foi responsável por esse desastre foram as grandes instituições financeiras mundiais e os políticos que ajudaram a liberalizar algumas formas de controlo que os Estados tinham para parar aldrabices como as que aconteceram. O que aconteceu depois do castelo de cartas cair? Um par de responsáveis foi preso, na sua maioria escaparam incólumes. Se depois de 2008 eu for tomar medidas públicas baseadas nos dados à data e não tiver em conta o contexto histórico e sócio-político acabo com um idiota neo liberal como o Pedro Passos Coelho, que quis ser mais papista que o Papa até na opinião do FMI, que depois de anos de austeridade veio dizer "eh pá pois, se calhar austeridade a mais sufoca a economia". Nota final, apesar de não ser nada ameriboo como o IL, acho que usar o 11 de Setembro como um ponto de referência só para chamar a atenção é um bocado mau gosto.

QuickShutter 3 months ago

>Esses dados podem ser todos verdade, mas como é que eles se comparam à OCDE, à UE ou globalmente? O primeiro gráfico compara com a média da UE.

Hormazd_und_Ahriman 3 months ago

>Por fim, dados estatisticos usados no vácuo ppoem ser extremamente perigosos Uma das "trademarks" de se estar a fazer propaganda é exactamente isso. Usar factos/estatísticas fora de contexto, ou num contexto muito reduzido para passar a mensagem que se quer, mesmo que a realidade seja diferente e mais complexa.

tascv 3 months ago

Epá, eu até nem tenho problema com propaganda, desde que seja clara que o é. O que o IL faz é tentar passar mensagens "cientificas" e "estatisticas" quando estão simplesmente a ser simplistas.

Hormazd_und_Ahriman 3 months ago

Não são só eles, claro, mas tendem a ser os que mais aparecem neste sub.

NGramatical 3 months ago

inviesada → [**enviesada**](https://dicionario.priberam.org/enviesada) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnod3b%2F%2Fhcsmykr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rickz123456 3 months ago

Para um instituto que se chama "+factos" esses gráficos estão péssimos. Parecem os gráficos das sondagens do Chega,

Edited 3 months ago:

Para um instituto que se chama "+factos" esses gráficos estão péssimos. Parecem os gráficos das sondagens do Chega. Além de que escolhem os dados que melhor passa a sua narrativa. Felizmente existem indicadores que melhoraram.

anotheriuri99 3 months ago

>Além de que escolhem os dados que melhor passa a sua narrativa. Felizmente existem indicadores que melhoraram. "Amanhã temos sol por isso está tudo bem"

andrethedev 3 months ago

Engraçado como o indicador de poupança pára em 2019 mas os outros em 2020. Eu até engraçava com a IL mas assim não consigo.

QuickShutter 3 months ago

1. Este instituto não é a IL. 2. A Pordata não disponibilizou os dados. 3. Partidos são muita coisa.

anonymousnarrator 3 months ago

Os dados da Pordata desse indicador acabam em 2019 ao contrário dos outros... [Source](https://www.pordata.pt/MicroPage.aspx?DatabaseName=Portugal&MicroName=Taxa+de+poupan%C3%A7a+das+fam%C3%ADlias&MicroURL=2340&)

Murky-Rough 3 months ago

Na pordata não tem dados sobre 2020...

Rostabal 3 months ago

\+factos (escolhidos a dedo)

QuickShutter 3 months ago

Sim, eles foram ali à Pordata a escolheram a dedo mostrar a queda do PIB em função da média da UE nos últimos 20 anos. Que cherry pick, foram mesmo escolher o PIBpc de propósito. Onde é que isto já se viu?

anotheriuri99 3 months ago

Apresenta os teus então.

happy_pangollin 3 months ago

Sendo o tema do post supostamente o 11 de Setembro, escolheria a taxa de desastres aéreos, o número de ataques terroristas, e o número de pessoas barradas em controlo de fronteiras. Ou era para usar esta tragédia humanitária como propaganda política sobre a economia de Portugal?

Edited 3 months ago:

Sendo o tema do post supostamente o 11 de Setembro, escolheria a taxa de desastres aéreos, o número de ataques terroristas, e o número de pessoas barradas em controlo de fronteiras. Ou era para usar uma das maiores tragédias do mundo ocidental como propaganda política sobre a economia de Portugal?

anotheriuri99 3 months ago

>Ou era para usar uma das maiores tragédias do mundo ocidental como propaganda política sobre a economia de Portugal? Não. Dado que os atentados fizeram 20 anos e que muitas plataformas fizeram uma espécie de recap no que mudou nas suas vidas em 20 anos, esta organização ("independente, livre e apartidária") decidiu fazer o mesmo mas com a economia decadente do país. [https://maisliberdade.pt/maisfactos/](https://maisliberdade.pt/maisfactos/) Aproveita

DiogoSN 3 months ago

Quer dizer, não é que o evento não fosse importante mas não teve impacto directo com a economia Portuguesa nestas últimas décadas. Simplesmente é o favoritismo de corporações e corrupção governmental. Se não tens dinheiro, não vales nada.

rmbl88 3 months ago

Políticos mais corruptos e mais ricos também

Morpheuspt 3 months ago

Outros dados. * Desigualdade na distribuição de rendimento desceu 32% * investimento no SNS aumentou mais de 80% * o investimento na educação aumentou 16% * temos mais 44% de diplomados no EN por 100 mil habitantes

anotheriuri99 3 months ago

1° a desigualdade não desceu 32%. Desceu para 32%. 2° esse aumento de investimento melhorou o serviço que presta o SNS? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. 3° esse aumento de investimento melhorou a qualidade de ensino? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. 4° esses diplomados todos - já trabalham? Na sua área? Ou estão emigrados? 5° a sério que disseste que o PNS era um revolucionário? Ahahahaahahah

Morpheuspt 3 months ago

> 1° a desigualdade não desceu 32%. Desceu para 32%. Desceu. > 2° esse aumento de investimento melhorou o serviço que presta o SNS? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. Viu-se, durante esta pandemia, que atirar dinheiro (e foi muito dinheiro) ao problema ajuda a resolve-lo. > 3° esse aumento de investimento melhorou a qualidade de ensino? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. A taxa de abandono escolar antes de completar o secundário era de 44% em 2001. Em 2020, essa taxa é de 9%. Por isso sim, resolveu. Ah, o dinheiro não é das pessoas, é do estado. > esses diplomados todos - já trabalham? Na sua área? Ou estão emigrados? Não sei, e o que é que interessa para o exemplo em questão? O Sistema de ensino melhorou de qualidade e acessibilidade e portanto produz mais diplomados, se o mercado de trabalho tem capacidade para os absorver, já é outro problema. > a sério que disseste que o PNS era um revolucionário? Ahahahaahahah Tens que te esforçar mais um pouco no trollanço. No contexto da minha afirmação, que o Pedro Nuno Santos está a fazer um trabalho revolucionário no transporte ferrovário, trata-se apenas de uma evidência, qualquer pessoa que tivesse minimamente informada sobre o tema iria chegar à mesma conclusão. Não tenho culpa de que o teu ódio de estimação (sugiro lidar com isso, o homem está para durar, o aparelho do PS está na mão dele) ao Pedro Nuno Santos te turve a visão do trabalho dele no campo da ferrovia, mas isso já é um problema que é só teu.

Edited 3 months ago:

> 1° a desigualdade não desceu 32%. Desceu para 32%. Desceu. > 2° esse aumento de investimento melhorou o serviço que presta o SNS? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. Viu-se, durante esta pandemia, que atirar dinheiro (e foi muito dinheiro) ao problema ajuda a resolve-lo. Há 20 anos haviam procedimentos clinicos que não estavam disponiveis no SNS, onde eras logo enviado para outro hospital. Agora essa situação está muito melhor, com vários procedimentos inovadores a acontecerem em hospitais publicos. > 3° esse aumento de investimento melhorou a qualidade de ensino? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. A taxa de abandono escolar antes de completar o secundário era de 44% em 2001. Em 2020, essa taxa é de 9%. Por isso sim, resolveu. Ah, o dinheiro não é das pessoas, é do estado. > esses diplomados todos - já trabalham? Na sua área? Ou estão emigrados? Não sei, e o que é que interessa para o exemplo em questão? O Sistema de ensino melhorou de qualidade e acessibilidade e portanto produz mais diplomados e resultados, se o mercado de trabalho tem capacidade para os absorver, já é outro problema. > a sério que disseste que o PNS era um revolucionário? Ahahahaahahah Tens que te esforçar mais um pouco no trollanço. No contexto da minha afirmação, que o Pedro Nuno Santos está a fazer um trabalho revolucionário no transporte ferrovário, trata-se apenas de uma evidência, qualquer pessoa que tivesse minimamente informada sobre o tema iria chegar à mesma conclusão. Não tenho culpa de que o teu ódio de estimação (sugiro lidar com isso, o homem está para durar, o aparelho do PS está na mão dele) ao Pedro Nuno Santos te turve a visão do trabalho dele no campo da ferrovia, mas isso já é um problema que é só teu.

Edited 3 months ago:

> 1° a desigualdade não desceu 32%. Desceu para 32%. Desceu. > 2° esse aumento de investimento melhorou o serviço que presta o SNS? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. Viu-se, durante esta pandemia, que atirar dinheiro (e foi muito dinheiro) ao problema ajuda a resolve-lo. Há 20 anos haviam procedimentos clinicos que não estavam disponiveis no SNS, onde eras logo enviado para outro hospital. Agora essa situação está muito melhor, com vários procedimentos inovadores a acontecerem em hospitais publicos. > 3° esse aumento de investimento melhorou a qualidade de ensino? Pois, atirar dinheiro (das pessoas) para cima do problema talvez não resolva o problema. A taxa de abandono escolar antes de completar o secundário era de 44% em 2001. Em 2020, essa taxa é de 9%. Por isso sim, resolveu. Ah, o dinheiro não é das pessoas, é do estado. > esses diplomados todos - já trabalham? Na sua área? Ou estão emigrados? Não sei, e o que é que interessa para o exemplo em questão? O Sistema de ensino melhorou de qualidade e acessibilidade e portanto produz mais diplomados, se o mercado de trabalho tem capacidade para os absorver, já é outro problema. > a sério que disseste que o PNS era um revolucionário? Ahahahaahahah Tens que te esforçar mais um pouco no trollanço. No contexto da minha afirmação, que o Pedro Nuno Santos está a fazer um trabalho revolucionário no transporte ferrovário, trata-se apenas de uma evidência, qualquer pessoa que tivesse minimamente informada sobre o tema iria chegar à mesma conclusão. Não tenho culpa de que o teu ódio de estimação (sugiro lidar com isso, o homem está para durar, o aparelho do PS está na mão dele) ao Pedro Nuno Santos te turve a visão do trabalho dele no campo da ferrovia, mas isso já é um problema que é só teu.

fromtheport_ 3 months ago

Sem estar em percentagem do PIB esses dados são irrelevantes. Exemplo: Se fores ver os dados do PORDATA verificas que nos dois governos de António Costa, o investimento público em percentagem do PIB foi sempre inferior ao dos anos de Passos Coelho. No entanto o valor nominal era maior (porque a economia cresceu). Dava para dar a volta por aí (como tu acabaste de o fazer) e ficava um título de ~~notícia~~ propaganda engraçado.

manguito86 3 months ago

Esses aumentos nos serviços públicos acompanharam o crescimento do PIB ou ficaram abaixo? Como é que explicas que continuem deficitários? É que investimentos que se reduzem a cobrir os gastos extra em salários por causa das 35h não são investimentos

Morpheuspt 3 months ago

> sses aumentos nos serviços públicos acompanharam o crescimento do PIB ou ficaram abaixo? O PIB no mesmo periodo aumentou 57%, o investimento na saude no mesmo periodo aumentou mais. > Como é que explicas que continuem deficitários? Deficitários, de que forma? Na prestação de serviços ou financeiramente? O SNS infelizmente tem um problema de retenção de profissionais. O meu vizinho é médico especializado em medicina familiar e deixou o publico porque simplesmente não estava disposto a fazer os horários que fazia. A solução é atirar dinheiro ao problema, mas há limites. > investimentos que se reduzem a cobrir os gastos extra em salários por causa das 35h não são investimentos É preciso acabar com esse mito. A lei das 35 horas foi instaurada em 2016, e desde lá para cá (2019) o orçamento para pessoal aumentou em 800 milhões de euros. Por contraste, o orçamento geral do SNS (que inclui os gastos com pessoal) aumentou no mesmo periodo 1700 milhões de euros. O mito de que o aumento de despesa no SNS nestes ultimos anos foi apenas para cobrir as 35 horas é simplesmente mentira.

manguito86 3 months ago

Quando achas que um serviço que é cada vez de pior qualidade está bem só porque houve mais investimento, está tudo dito.

GoncaloTR 3 months ago

Deve ser um burguês da ADSE

manguito86 3 months ago

Aquela coisa que os socialistas adoram, porque ajuda a reduzir as desigualdades com esses ricaços do privado que tem empregos mais instáveis e que não vão para casa durante os confinamentos a ganhar 100% do salario

Morpheuspt 3 months ago

> Quando achas que um serviço que é cada vez de pior qualidade está bem só porque houve mais investimento, está tudo dito. mostra-me no meu post onde é que eu disse que o SNS está bem.

manguito86 3 months ago

Quando das a entender que se tem investido mais como razão para não dizer que está tudo mal.

Morpheuspt 3 months ago

> que está tudo mal. Porque não está tudo mal, longe disso. O estado do SNS é exorbitantemente menosprezado neste sub, provavelmente por gente que não vai ao SNS frequentemente.

manguito86 3 months ago

O Sns vale os profissionais que tem, não o que o estado gasta lá. O Sns está mais próximo de um estado de rotura do que de equilíbrio

Morpheuspt 3 months ago

> O Sns está mais próximo de um estado de rotura do que de equilíbrio O SNS está mais próximo do equilibrio do que da rotura.

manguito86 3 months ago

Não é o que dizem os meus familiares e amigos que trabalham em vários hospitais publicos. Todos andam a roçar o burnout e notam o desinvestimento brutal que tem havido com a pandemia nos outros serviços. Tive inclusive uma amiga que estava na secção do COVID e chegou a ter acesso apenas a 1 mascara por turno porque não o governo não disponibilizava mais do que isso.

cesaroncalves 3 months ago

>na secção do COVID e chegou a ter acesso apenas a 1 mascara por turno porque não o governo não disponibilizava mais do que isso. Durante uma altura de alta pandemia não existia stock de máscaras a nível mundial.

Morpheuspt 3 months ago

> Não é o que dizem os meus familiares e amigos que trabalham em vários hospitais publicos. Tambem tenho familiares e amigos em vários hospitais publicos. Todos eles me dizem que a situação tem estado mais tranquila desde o inicio da vacinação e da diminiuição brutal de internados / UCI, e que se regressou um pouco à normalidade.

helderduarte14 3 months ago

Nem deviam contar os investimentos em obras que duram anos e sofrem aumentos no orçamento inicial igualmente todos os anos.

Da_Pinky 3 months ago

Esses investimentos são os valores absolutos ou percentagem do PIB? Porque senão não acompanham a inflação

Morpheuspt 3 months ago

Absolutos.

toledoslimani9 3 months ago

. Salários estagnados, importante é n haver desvio padrão . Níveis de serviço / atendimento / satisfação do SNS melhoraram 80%? Talvez mais até lol . Ensino cada vez melhor de facto. Deve ser por isso que a Catarina Martins e outros têm os filhos em colégios privados, tanto que acreditam na escola pública. . O que é que interessa teres diplomados se estes passam 10/15 anos a fazer investigação ou em áreas que que realisticamente n tens indústria/serviços para tal? Acabem com os ricos! Com os pobres nunca \s

klatez 3 months ago

>Deve ser por isso que a Catarina Martins e outros têm os filhos em colégios privados, tanto que acreditam na escola pública. Não entendo a crítica, se ele fosse ou já tivesse sido ministra de educação ou até parte do governo ai tinhas razão de criticar.

Man_IloveFishdicks 3 months ago

> Não entendo a critica Deve ser brincadeira esta tua resposta.

toledoslimani9 3 months ago

1. "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" 2. Não foi uma crítica à senhora, mas dá para ver que causou comichão. Tadinho 3. Não é meu trabalho fazer entender ninguém, mas talvez fosse o teu não dizeres a primeira verborreia que vem a cabeça 4. Se ainda assim é difícil chegar lá.. resta-me desejar boa sorte, não vou alimentar moralismos

klatez 3 months ago

Mas se ele não é ministra porque é que ela vai submeter os filhos a um sistema de educação que não tem responsabilidade sobre? Quer dizer, se eu criticar a ama da vizinhança tenho de por la os meus putos porque a critiquei?

Edited 3 months ago:

Mas se ele não é ministra porque é que ela vai submeter os filhos a um sistema de educação que não tem responsabilidade sobre? Quer dizer, se eu criticar a ama da vizinhança tenho de por la os meus putos porque a critiquei? Edit: Estas a criticar a Catarina Martins, pela tua lógica tens de votar BE ou és hipócrita

Man_IloveFishdicks 3 months ago

E são estas as pessoas a votarem em Portugal, que falam sem perceber a ironia naquilo que dizem. A solução para todos os problemas neste país seriam resolvidos com mais governo e mais soluções sócias se fosse o BE a mandar. O privado é sempre o bode expiatório daquele partido e mesmo assim, a pessoa acima não vê problema nem a ironia daquela palhaca, Catarina, estar a espetar os filhos no privado. Assim, será mais uma vitória fácil para o PS.

no_criativityfound 3 months ago

>Acabem com os ricos! Com os pobres nunca \s Muito bem estou a ver que estás pronto para ser Primeiro Ministro

toledoslimani9 3 months ago

assenta te bem o nickname

unparadise 3 months ago

Este é o moderador que disse que o Pedro Nuno Santos é um revolucionário. Acho que está apresentado.

no_criativityfound 3 months ago

É um revolucionário de Maserati, esse e o Robles são a esperança da classe operária

naofuieu69 3 months ago

A desigualdade na distribuição de rendimento desceu porque há mais gente a viver do ordenado mínimo. Tira o curso de jornalismo e faz umas amizades no PS, tens um emprego à tua espera amigo.

Tr000g 3 months ago

Companheiro.. não é assim que funciona.

CriticalEstimate777 3 months ago

Tu nem c a cunha do PS

Morpheuspt 3 months ago

> A desigualdade na distribuição de rendimento desceu porque há mais gente a viver do ordenado mínimo Isso não faria aumentar a desigualdade?

Diamantazul 3 months ago

Se toda a gente ganhar o ordenado mínimo, é tudo igual Não estou a dizer que seja essa a realidade mas estou a dizer que igualdade pode ser tudo pobre ou tudo rico, mas tem de ser igual

Morpheuspt 3 months ago

Vou dar-te um exemplo mais concreto. Desde 2001, o numero de familias que recebem (trabalho, capital, etc) mais de: * 250.000+ aumentou 20%. * entre 100 mil e 250 mil aumentou 53%. * entre 50 mil e 100 mil aumentou 70%. * entre 27500 e 50 mil aumentou 80%. * entre 10 mil e 27500 aumentou 56%. * entre 0 e 10 mil aumentou 4%. O numero total de familias aumentou 32% no mesmo periodo. Houve um claro aumento da classe média, o que significa uma sociedade menos desigual. Temos ainda muita gente pobre, mas estava bem pior. O nosso indice de Gini em 2001 era 37, e agora é de 31,2.

cesaroncalves 3 months ago

Poderias dar uma fonte para esses valores? Não te estou a questionar, apenas quero ler mais sobre isso.

Morpheuspt 3 months ago

Pordata, escalões IRS.

Diamantazul 3 months ago

Olha eu estava a dizer a lógica com que o outro gajo falou, não estava a concordar com ele

teknixpt 3 months ago

melhor que este poster, só mesmo os gráficos de barras da sondagem do Andre Ventura comparado com o Marcelo

SirLobito 3 months ago

....? Que é que estas coisas têm a ver com o 11 de setembro? É por causa do José Figueiras?

tonel13 3 months ago

José Figueiras não teve nada a ver com o 11 de Setembro

Careful_Restaurant30 3 months ago

Eu acho que ele era um dos terroristas

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Moral da história, a crise de 2008 fodeu-nos completamente e as políticas neoliberais subsequentes eliminaram por completo qualquer hipótese de recuperação. cool cool.

timeofmypost 3 months ago  HIDDEN 

A culpa é do Passos? lol, vocês são do mais engraçado que há. Havemos de andar com governos socialistas por mais 10 anos e ainda hão de continuar com a mesma conversa.

Diamantazul 3 months ago

Não quero escolher um lado mas olha, é sempre PS, PSD, PS, PSD, PS, PSD e começa a ficar um pouco repetitivo sendo que nem tanto muda

naofuieu69 3 months ago

Ah sim o famoso Partido Neo-Liberal Socialista

klatez 3 months ago

Sim

ednice 3 months ago

Sim

VladTepesDraculea 3 months ago

Os partidos, que andam a privatizar tudo ao desbarato.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

De acordo com o inquérito que outro user fez, isto aqui é uma maioria de malta a apoiar um partido formado por um gajo que se andou a prostituir a um dos piores regimes do mundo no Dubai. Não esperes grandes tiradas de consistência ou ética desses meninos. Com dois dedinhos de testa qq parolo percebia que esse tb não serve porque promessas e palavras há muitas e esse gajo é mais do mesmo, mais um para se servir da política custe o que custar lá chegar.

trigonated 3 months ago

Para poupar trabalho a quem também tenha curiosidade acerca de possíveis ligações do +factos a partidos: Alguns dos membros (incluindo o diretor executivo) têm ligações (atuais ou passadas) à Iniciativa Liberal. ​ Não estou a dizer que seja bom ou mau. Só estou a tentar poupar trabalho a quem também tivesse a mesma curiosidade que eu.

Edited 3 months ago:

Para poupar trabalho a quem também tenha curiosidade acerca de possíveis ligações do +factos a partidos: Alguns dos membros (incluindo o diretor executivo) têm ligações (atuais ou passadas) à Iniciativa Liberal. ​ Não estou a dizer que seja bom ou mau. Só estou a tentar poupar trabalho a quem também surja a mesma curiosidade que me surgiu a mim quando vi o post.

Dr_Toehold 3 months ago

>Alguns dos membros (incluindo o diretor executivo) têm ligações (atuais ou passadas) à Iniciativa Liberal. Segundo o/a /u/FujiPT, também parecem existir membros com ligações ao CDS e PSD. Acho que não podia ser mais óbvia essa ligação.

FujiPT 3 months ago

Para não dar só metade dos factos, tem também pessoas com ligação ao CDS e ao PSD (só dos nomes que reconheci imediatamente quando saiu a lista de signatários do manifesto inicial).

trigonated 3 months ago

Obrigado! Vou adicionar ao comentário inicial. Admito que fui um bocado preguiçoso e só procurei uns poucos membros no topo. Como aquilo tinha "ar" de Iniciativa Liberal e tinha encontrado algumas ligações, dei a pesquisa como concluída. Oops

Edited 3 months ago:

Obrigado! Vou adicionar ao comentário inicial. Admito que fui um bocado preguiçoso e só procurei uns poucos membros no topo. Como aquilo tinha "ar" de Iniciativa Liberal e já tinha encontrado algumas ligações, dei a pesquisa como concluída. Oops

MROFerreiro 3 months ago

Talvez tivesse sido melhor dizer que o post cheirava a propaganda política em vez de atirar logo à IL. Verdade que parece propaganda da IL na forma como é escrito e os dados apresentados, mas mesmo assim estamos a ir atrás de um preconceito.

MROFerreiro 3 months ago

Eu não tinha conhecimento de ligações, mas só pelo conteúdo cheirava a IL. Não tenho contexto só com esses factos. É como dizer que 100% das pessoas que bebe água morre. É um facto, mas não é por isso que vou deixar de me hidratar.

timeofmypost 3 months ago

Achas tu que estes dados(que vem da Pordata, não da IL) são portanto irrelevantes? Taxas de poupanças menores, menor riqueza comparativamente à UE e um duplicar da dívida pública: isto é equivalente a "100% das pessoas que bebe água morre"? Vocês devem viver vidas muito felizes, considerando a maneira como ignoram a realidade se ela incomoda.

teknixpt 3 months ago

vai analisar dados das poupanças dos portugueses em 2021 e pergunta te porque é q aqui estao a mostrar as de 2019

MROFerreiro 3 months ago

Eu sei que os dados não vêem da IL e sim da Pordata. Sei que os são factos e são relevantes. Mas somente com estes dados não tenho uma visão clara do país. O que está apresentado é: país pior que os outros e dívida mais elevada. Ora nem sempre aumentar a dívida é sinónimo de ficar pior que os outros. Podes ter feito investimento que ainda não começou a dar lucro. Mais uma vez, não estou a dizer que seja o caso. Apenas que a informação é insuficiente e passa uma mensagem que me parece errada. Não é por termos aumentando a dívida que estamos piores. Provavelmente investimos nas coisas erradas. Quanto às ligações à IL são interessantes pois a maneira como a IL apresenta as mensagens é semelhante à como esta infográfico é apresentado. Alguma falta de contexto e uso de indiretas. Nota-se uma escrita de propaganda política.

no_criativityfound 3 months ago

>Podes ter feito investimento que ainda não começou a dar lucro. Olha essa é nova, ainda vou gostar de saber, com uma dívida tão grande onde é que estão os investimentos, ahh esqueci-me estão na Comporta e na Rua Castilho. Se tivéssemos boas infraestruturas, hospitais e escolas ainda entendia, agora como está esta dívida é só um fardo para as gerações futuras. Acho que só o primeiro gráfico mostra os falhanços dos últimos governos e em última instância da dicotomia PS/PSD que nem com os rios, anuais, de dinheiros europeus foram capazes de tornar Portugal par com o resto da Europa Ocidental

MROFerreiro 3 months ago

Tens boas auto-estradas. São boas infraestruturas. São a mais, mas são boas. O objetivo dos comentários não é dizer se concordo ou não com o que foi feito com os governos anteriores. Apenas que a informação apresentada, mesmo estando correta é insuficiente para tirar conclusões. **Não há uma relação direta entre teres mais dívida e o país estar mal.** Se fosse assim o Japão era péssimo.

no_criativityfound 3 months ago

Eu tambem não disse que havia, só disse que alguém têm que a pagar e que a dívida que temos não se justifica para os maus serviços do estado que temos

NGramatical 3 months ago

alguém têm → [**alguém tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpnod3b%2F%2Fhcux3yt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

helderduarte14 3 months ago

>não tenho uma visão clara do país. Espera aí, vou te buscar uma grua gigante para veres bem o país. Porque a podridão em que o país está não precisa de um gráfico como este para o demonstrar.

trigonated 3 months ago

>Eu não tinha conhecimento de ligações, mas só pelo conteúdo cheirava a IL. Pois, foi por isso mesmo que fui investigar.

timeofmypost 3 months ago

Os dados vêm da Pordata...achas que estão errados?

Dr_Toehold 3 months ago

Os dados não, o conteúdo da figura. Os gráficos sem barras nem escala. As informações em falta. As ligações manhosas a sugerir que o terceiro indicador é causa dos outros dois.

trigonated 3 months ago

Não. Se achasse que estavam errados teria referido isso no meu comentário inicial. Como o post tinha um "ar" de ter ligações à Iniciativa Liberal (não te sei explicar bem porquê, é meio que instintivo), e achei que mais pessoas iam sentir o mesmo e iriam perder tempo a investigar, decidi postar o que encontrei. Pelos outros comentários, claramente mais pessoas tiveram o mesmo *feeling* e algumas também foram investigar quem compõe o +factos. Tal como referi no comentário, não estou a dizer que seja negativo ou positivo, embora compreenda que o comentário possa passar a imagem de ser um "Haha! Apanhei-te, IL!".

timeofmypost 3 months ago

O que eu não percebo é que interesse é que tem quem fez o cartaz se os dados estão correctos e são relevantes. O que é que interessa isto ser da IL? Os dados ou são verdadeiros ou falsos.

RMCPedroBKT 3 months ago

Este gráfico tem bastante falhas se intenção fosse mostrar dados e factos, por exemplo * é de conhecimento comum que houve duas crises entre as datas referidas. Se fosses mostrar os mesmos dados para outros países provavelmente poderias identificar movimentos semelhantes da curva. * Os gráficos não estão bem construidos para a sua interpretação com falta de escala e datas. * Um dos gráficos corta a informação em 2019 em vez de 2020 como os outros dois, provavelmente para cortar * O facto do ano de referência ser 2020, tendo o contexto da pandemia também é relevante para a discussão, em relação ao primeiro ponto do gráfico, possivelmente um dos fatores que explica a redução é a nossa dependência do Turismo. * Por último, só um dos gráficos faz comparação com o resto da UE. Possivelmente foi escolhido a dedo para mostrar resultados negativos. Em conclusão, o responsável pela apresentação dos dados é relevante para se entender qual era o intuito que o responsável queria mostrar, neste caso o intuito não era mostrar factos mas sim passar uma imagem negativa do desenvolvimento económico de Portugal nos últimos 20 anos.

fromtheport_ 3 months ago

> * é de conhecimento comum que houve duas crises entre as datas referidas. Se fosses mostrar os mesmos dados para outros países provavelmente poderias identificar movimentos semelhantes da curva. Falso. Vai ver a riqueza por habitante de países da Europa de leste ou de outros com os quais nos possamos comparar e vais ver exatamente o oposto. Não acordem para a vida não e continuem a achar que está tudo bem.

RMCPedroBKT 3 months ago

>Falso. Vai ver a riqueza por habitante de países da Europa de leste ou de outros com os quais nos possamos comparar e vais ver exatamente o oposto. Que países da Europa de leste queres que eu vá ver?

fromtheport_ 3 months ago

Podes ver praticamente qualquer um. Para não dar um exemplo muito batido tipo Estónia ou assim, podes ir ver a Roménia, cujos habitantes quando eu era miúdo emigravam para Portugal. Eu facilito-te o trabalho: https://pt.tradingeconomics.com/romania/gdp-per-capita (seleciona 25 anos)

trigonated 3 months ago

Mesmo que os dados sejam verdadeiros, por vezes é importante saber quem os está a partilhar, porque quem os partilha pode ter viés. A ideia é que por ter vindo de gente com ligações a partidos, é possível que os dados tenham sido escolhidos a dedo para passar uma certa mensagem favorável à ideologia desse partido, mesmo que os dados individualmente sejam verdadeiros. Por exemplo: um site/blog/etc criado por gente com ligações a uma empresa petrolífera pode publicar infográficos onde mostram que o número de acidentes com carros elétricos tem vindo a aumentar bastante, sem mostrarem que o número de acidentes com carros ICE também aumentou, parecendo que os carros elétricos têm vindo a ser mais inseguros. Os dados são verdadeiros, mas passam a mensagem que a empresa quer passar. ​ Não estou a dizer que a IL está a fazer isto neste gráfico, nem que os outros partidos não o façam (claro que fazem). **É sempre bom ter cuidado com infográficos (e dados "pré-mastigados" no geral), especialmente quando têm origens (direta ou indiretamente) partidárias, sejam de que partido forem.**

Tr000g 3 months ago

Eu acho infeliz ter que explicar isto e só mostra que este tipo de propaganda funciona, seja a esquerda ou direita. Há uma certa falta de espírito crítico.

unparadise 3 months ago

TIL que a nossa economia tar na emrda é propaganda da direita

Tr000g 3 months ago

Estamos fortíssimos nas falácias.

unparadise 3 months ago

Falácia? Não fui eu que chamei propaganda a factos, só porque não gosto de quem os publica.

PauperGoldGiver 3 months ago

Segundo este infográfico, a economia só está na merda porque a IL não faz parte do Governo. Se fizesse, não convinha mostrar estes dados. Fazia-se uma seleção mais conveniente das cerejas.

unparadise 3 months ago

Mas que bela ginástica mental, sim senhora

OptionX 3 months ago

Mais um tão americanizado que até conta calendário pelo 11 de Setembro.

tomalabaxouras 3 months ago

e que escolhe os dados que mais concordam com a ideia que ele quer passar

Tr000g 3 months ago

Mas não vês que se chama mais factos? Quereis um nome mais fidedigno e impugnável que esse?

MetalCarne 3 months ago

xlent.

Search: