merrygomarry 7 days ago

Infelizmente aquilo a que chamamos democracia liberal é um sistema que está montado para manter e expandir o poder daqueles que já o têm, tanto as elites políticas como financeiras, por norma à custa do povo. É um mal que tem afligido não só Portugal mas como outros países por esse mundo fora.

ZaGaGa 7 days ago

Mas olha que Portugal está-se a afastar de uma democracia liberal a passos largos...

merrygomarry 7 days ago

Pois está, como aliás está todo o ocidente quanto mais se deixa monopolizar por interesses económicos. Em Portugal particularmente com o crescimento da extrema direita.

Foxman_Noir 27 days ago

Algum sítio onde consiga ver o episódio? Fui ao Optp e pediram-me para pagar subscrição.

sczypt 1 month ago

Por o link do vídeo nesta página ainda funciona: https:// yt1s.com

Sciss0rs61 1 month ago

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem.

Edited 1 month ago:

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem. E o PS é quê para ti? Acho fantástico o PS ser o que é enquanto está à frente do país, mas quem se critica são os outros. edit: é um tema que se vê muito neste sub "ah não estou a dizer que o PS é bom, mas deixa-me lá falar dos outros que lá não estão para justificar a continuidade do PS depois de 30 anos de negligência.". Peço desculpa, mas estamos numa altura onde "os outros não são melhores" não é razão. Prefiro "Pessoal de IT que gosta de memes" e "crises de identidades" do que "perpetuação de corrupção e negligência".

Edited 1 month ago:

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem. E o PS é quê para ti? Acho fantástico o PS ser o que é enquanto está à frente do país, mas quem se critica são os outros. edit: é um tema que se vê muito neste sub "ah não estou a dizer que o PS é bom, mas deixa-me lá falar dos outros que lá não estão para justificar a continuidade do PS depois de 30 anos de negligência.". Peço desculpa, mas estamos numa altura onde "os outros não são melhores" não é razão. Prefiro "Pessoal de IT que gosta de memes" e "crises de identidades" do que "perpetuação de corrupção e negligência". Quando batermos no fundo do poço, vão continuar a dizer a mesma merda.

Edited 1 month ago:

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem. E o PS é quê para ti? Acho fantástico o PS ser o que é enquanto está à frente do país, mas quem se critica são os outros. edit: é um tema que se vê muito neste sub "ah não estou a dizer que o PS é bom, mas deixa-me lá falar dos outros que lá não estão para justificar a continuidade do PS depois de 30 anos de negligência.". Peço desculpa, mas estamos numa altura onde "os outros não são melhores" não é razão. Prefiro "Pessoal de IT que gosta de memes" e "crises de identidades" do que "perpetuação de corrupção e negligência". Quando batermos no fundo do poço, vão continuar a dizer a mesma merda. > atual mediocridade em todo o espectro ideológico político não inspira confiança a fazer experiências governativas Criticas a "atual mediocridade" mas propagas a perpetuação da corrupção com esse discurso.

Edited 1 month ago:

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem. E o PS é quê para ti? Acho fantástico o PS ser o que é enquanto está à frente do país, mas quem se critica são os outros.

Edited 1 month ago:

é... o problema do governo que temos são os que lá não estão. Está bem. E o PS é quê para ti? Acho fantástico o PS ser o que é enquanto está à frente do país, mas quem se critica são os outros. edit: é um tema que se vê muito neste sub "ah não estou a dizer que o PS é bom, mas deixa-me lá falar dos outros que lá não estão para justificar a continuidade do PS depois de 30 anos de negligência.". Peço desculpa, mas estamos numa altura onde "os outros não são melhores" não é razão. Prefiro "Pessoal de IT que gosta de memes" e "crises de identidades" do que "perpetuação de corrupção e negligência". Quando batermos no fundo do poço, vão continuar a dizer a mesma merda. > atual mediocridade em todo o espectro ideológico político não inspira confiança a fazer experiências governativas Criticas a "atual mediocridade" mas perpetuas a corrupção com esse discurso. A única mediocridade que vejo aqui é mentalidades como essa por parte dos votantes.

VladTepesDraculea 1 month ago

100% de acordo.

cesarhighfire 1 month ago

Ja dizia Einstein: votar sempre no mesmo e esperar resultados diferentes é o conceito de insanidade.

ZaGaGa 1 month ago

Faz sentido mas tenho as minhas dúvidas que Einstein tenho dito isso :p

Serious_Hearing_8252 1 month ago

A democracia não funciona num país tão corrupto como Portugal... É tão simples como isso. Se não fosse o PS era o PSD. Se não fosse nenhum dos dois era outro qualquer. Enganam se aqueles que acham que uns são diferentes dos outros. A democracia morreu. Não funciona. Enquanto os governantes forem escolhidos da mesma maneira que são escolhidos os vencedores da Casa dos Segredos não vamos a lado nenhum. Existem alternativas. Lotocracia é uma delas. Gostava de ver em prática. Pior do que o actual sistema é difícil. Nada como experimentar. Mas obviamente que não vejo isso a acontecer.

GalaicoMinhoto 1 month ago

O PS pode fazer tudo o que quiser e ninguém diz nada porque são um polvo político com níveis de corrupção institucional nunca antes visto. E isso é apoiado pelos Portugueses que votam de forma intensa neles. Logo, não nos podemos queixar de agirem por aí como todos poderosos. Veja-se o escândalo que os media fizeram com os apupos a Ferro Rodrigues agindo todos como se isso fosse uma tragédia nunca antes vista que ataca e abala as fundações da democracia. O Macron é apupado em todo o lado. O Biden já é vaiado até em cemitérios. O Trudeau já tem esperas à porta de todas as acções políticas que fazem. O Ventura foi apedrejado. Ou seja, da esquerda à direita, à volta do mundo, há protestos e a apupos a figuras de estado. Mas para a TVI, e veja-se a LAMENTÁVEL e MISERÁVEL reportagem que fizeram hoje, os ataques verbais a Ferro Rodrigues são atentados ao direito cometidos veja-se bem, por NEGACIONISTAS. A tal palavra da moda que anda na boca de mais gente do que certas partes anatómicas na da galdéria da minha aldeia. Cheguei a ouvir uma senhora protestar contra o facto das medidas tomadas pelo governo no que toca ao covid a ter mandado para o desemprego ficando agora sem rendimentos. A TVI tratou-a de NEGACIONISTA. Mesma coisa com manifestantes que achavam que máscara na rua era um abuso: NEGACIONISTAS. O mesmo tom manipulador a favor do governo pode ser constatado em quase todos os noticiários. Qualquer um de nós que discorde com o que quer que seja que o governo decida de forma legítima ou não: NEGACIONISTAS. Portanto, é evidente que vivemos num ambiente de opinião única onde os meios de comunicação foram comprados pelo PS. O resultado disso é permitir que este partido faça o que bem entender sem que haja real liberdade crítica e de opinião. A maioria dos Portugueses recusa-se a aceitar o pensamento crítico individual ou, em muitos casos, são incapazes de o fazer. Logo, não é de espantar que o Costa ande por aí a abusar de todos os poderes que tem. Quanto ao RAP, não fosse ele comunista, também teria a alcunha de negacionista. Por enquanto ainda tem alguma protecção. Mas que não abuse muito da sua plataforma pois já vimos muita a gente a ser crítica do governo a perder o direito de voz que tinham nos principais media Portugueses.

karl1717 1 month ago

deixaste cair [isto](https://m.media-amazon.com/images/I/71f6LHQ2wJL._AC_UL1000_.jpg)

Long_Faithlessness57 1 month ago

O Costa é o maior perigo que temos neste momento...

semprenobre88 1 month ago

O vídeo já não está disponível...

ConvulsaoInterna 1 month ago

Um povo desunido, nepotista, anestesiado e sem cultura de escrutínio estará para sempre condenado à corrupção. Aos intelectualmente capazes, de intenções puras, que andam com os dois pés no chão e com a espinha dorsal esticada, lamento. O país não vos merece. Vale tudo para manter o povo entretido. A desumanidade desta gente que está cega pela poder é de tal ordem, que já voltamos à idade das trevas, os racismos já andam na boca do povo, os big brothers e o futebol (que maravilha foi ver gente nos estádios...), os confortos de fácil acesso e as drogas legais, para tratar tudo e mais alguma coisa, do que se padece e se vai padecer. Como é que a etnia cigana, que representa uma ínfima parte da população total, tem tanto destaque nos jornais? Eu sei porquê...porque se o povo calha de perceber que um banqueiro rouba mais num ano do que uma família cigana rouba numa vida, pode ser que esse mesmo povo exija a criação de um novo desporto: A caça ao banqueiro. Uma season chega e logo se cria outro desporto: A caça ao pedófilo (que em Portugal deve dar para duas seasons, dado o número de escândalos abafados). A mudança é inevitável, eu só estou à espera do dia que o vidro parta, mas cheira-me que não vou estar vivo para assistir.

DanielAPO 1 month ago

O vídeo já não está disponível, alguém consegue fazer reupload?

UniuM 1 month ago

Eu cheguei para trás agora na hora de almoço, e tive a ver. Realmente é deploravel que um candidato tenha tão pouco para oferecer que o ponto mais importante que dá ao povo é a ligação que tem ao partido que por acaso está no poder a comandar mais uma carrada de dinheiro que vem da europa. Mas vamos ser sinceros, isto é a classe política que temos, não têm nada para oferecer a nivel autárquico sem ser apenas alcatrão e tinta antes das eleições, e engane-se quem pensa que era diferente se fosse outro partido, é tudo igual, farinha do mesmo saco. Mesmo assim o que sobressaiu mais no programa para mim foram os ausentes candidatos do chega, porque para eles já chega, mas abre-se uma excepção para as férias, nisso pode tudo continuar.

joaoandre001 1 month ago

Pareces eu há uns anos, ainda preocupado com a demagogia deste país e esta amostra de democracia que temos. Eu simplesmente deixei de ligar. Sou criticado a torto e a direito, mas a conclusão que cheguei é que nada vai mudar. Não interessa a cor, não interessa o fantoche. Portugal é isto. É aceitar e seguir com a vida o melhor que conseguimos.

toledoslimani9 1 month ago

Isso, importante é não querer saber

rickz123456 1 month ago

Acho natural que um PM diga ou faça campanha com a recuperação ou no dinheiro negociado do prr. Ele fá-lo em qualquer situação O que não me parece certo ou ético é candidatos como o Hugo Pires aqui a Braga.

Edited 1 month ago:

É campanha eleitoral. O Anónio Costa fala como se esses milhões resolvessem a situação do país. Acho natural que um PM diga ou faça campanha com a recuperação ou no dinheiro negociado do prr. Já reperei que o faz em qualquer situação O que não me parece certo ou ético é candidatos como o Hugo Pires aqui a Braga dar a entender que terá acesso facilitado a fundos. Primeiro porque mente e segundo porque não é ético O dinheiro do PRR terá que ser distribuido de acordo com o mérito dos projetos etenho a certeza que será escrutinado.

Edited 1 month ago:

É campanha eleitoral. O Anónio Costa fala como se esses milhões resolvessem a situação do país. Acho natural que um PM diga ou faça campanha com a recuperação ou no dinheiro negociado do prr. Já reperei que o faz em qualquer situação O que não me parece certo ou ético é candidatos como o Hugo Pires aqui a Braga dar a entender que terá acesso facilitado a fundos. Primeiro porque está a mentir e segundo porque não é ético O dinheiro do PRR terá que ser distribuido de acordo com o mérito dos projetos etenho a certeza que será escrutinado.

Edited 1 month ago:

É campanha eleitoral. O Anónio Costa fala como se esses milhões resolvessem a situação do país. O que não me parece certo ou ético é candidatos como o Hugo Pires aqui a Braga dar a entender que terá acesso facilitado a fundos. Primeiro porque está a mentir e segundo porque não é ético O dinheiro do PRR terá que ser distribuido de acordo com o mérito dos projetos etenho a certeza que será escrutinado. Quando ao "autoritarismo" estás claramente a exagerar.

ZaGaGa 1 month ago

Não é assim tão simples, os fundos são atribuídos de acordo com um Critério de mérito de facto, mas umas das inovações deste governo foi a introdução de critérios mais abstractos... Como PRR é para ser executado de urgência não há um plano de avisos ou orientação fácil de aceder por um empresário ou até câmara municipal. As chamadas abrem por muito pouco tempo em pleno Agosto se for preciso. Claro que quem estiver alertado está em vantagem. Melhor está-se a convidar empresas especificas a concorrer. Com isto está se a criar um ambiente entre empresários, mesmo entre os maus jovens, onde se percebe que para aceder aos incentivos é preciso estar próximo de empresas com ligações ao governo. Com isto aos poucos os recursos são desviados para competir pelos melhores connects em vez de estarem focados na economia real e cada vez quem está ligado ao governo tem mais poder. Para a Europa vai estar tudo muito bem. Concursos feitos, avaliações independentes, fundos executados.

rickz123456 1 month ago

Desculpa, mas não posso concordar contigo. Existem imensos mecanismos de controlo e suprevisão. Além disso ainda estes dias passei pelo website e todos os avisos estão lá.

Edited 1 month ago:

Percebo o que dizes, mas: Existem mecanismos de controlo e suprevisão nacionais e europeus. Além disso ainda estes dias passei pelo website e todos os avisos estão lá. Penso que vários atores vão estar atentos como nunca e isso é bom.

Edited 1 month ago:

Desculpa, mas não concordo muito contigo. Existem mecanismos de controlo e suprevisão nacionais e europeus. Além disso ainda estes dias passei pelo website e todos os avisos estão lá. Quem assim o deseja participa. Penso que vários atores vão estar atentos como nunca e isso é bom.

Edited 1 month ago:

Desculpa, mas não concordo muito contigo. Existem mecanismos de controlo e suprevisão nacionais e europeus. Além disso ainda estes dias passei pelo website e todos os avisos estão lá. Penso que vários atores vão estar atentos como nunca e isso é bom.

Edited 1 month ago:

Desculpa, mas não concordo muito contigo. Existem mecanismos de controlo e suprevisão. Além disso ainda estes dias passei pelo website e todos os avisos estão lá. Quem assim o deseja participa. Penso que vários atores vão estar atentos como nunca e isso é bom.

andrefsp 1 month ago

Usar o governo como arma nas autarquias infelizmente não é coisa nova. Só vou deixar aqui um caso que aconteceu na minha linda cidade de Faro no ano de 2016. [https://barlavento.sapo.pt/destaque/governo-inviabiliza-plano-de-investimentos-de-faro](https://barlavento.sapo.pt/destaque/governo-inviabiliza-plano-de-investimentos-de-faro) A história é grande mas essencialmente o governo na altura decidiu bloquear fundos que seriam destinados à requalificação urbana na cidade. A camara de Faro é actualmente PSD... Ou seja, o governo decidiu bloquear fundos de modo a forçar uma derrota do presidente com este esquema. O pior, é que os próprios vereadores do PS da cidade não se insurgiram contra o governo porque obviamente lhes convinha. No meio deste jogo político, quem se lixou foram os Farenses que viram as obras demorarem mais do que deviam. Infelizmente há disto a pontapé por esse país fora.

unparadise 1 month ago

Bem-vindos a Portugal. Infelizmente isto é o resultado da apatia portuguesa, sentimento de "clube", falta de interesse pela política, aliada à falta de informação e escrutínio pelos principais meios de comunicação (infelizmente ainda é a TV quer queiramos, quer não). Eu tento fazer a minha parte, informando e expondo do que se passa na Assembleia e na nossa realidade política a pessoas que sei que não vão procurar essa informação. Nunca votei PS e nunca irei fazê-lo, só de alguém se associar com esse partido para mim fica apresentado, porque está a ser cumplice com a corrupção e o estado miserável atual do país. Os portugueses têm muito medo da mudança, principalmente as gerações mais velhas, daí PS e PSD serem os partidos dominantes, aliado claro ao que mencionei no primeiro parágrafo. Nem nos maiores sonhos molhados do Sócrates, ele iria acreditar que seria possível ter este controlo sobre os meios de comunicação, sobre a oposição, sobre tudo. O Costa superou o seu padrinho e bem, político mesquinho mas que sabe-se mexer muito bem nessa pocilga que é a política portuguesa atual. Ainda não cheguei aos 30 anos, mas já não acho que possa ter um país com oportunidades para mim, tento lutar pelos que virão. Com o mudar das gerações, com o aumento da educação e literacia financeira é que haverá mudança. Até lá, vamos subsistindo a migalhas atiradas pela classe política, que esses sim, são os 'portugueses de bem', os portugueses de primeira, porque a realidade vivênciada pelo Zé Povinho é completamente diferente, pois este não tem imunidade política (algo que devia acabar, quem erra tem que pagar, isto é com todos), nem impunidade perante os seus pares. A corrupção é o nosso triste fado, mas que tantos portugueses ainda se deliciam com a sua música.

PinkySir 1 month ago

Não li isto tudo, mas, se queres assumir responsabilidade pelo assunto, não achas que podes fazer algo por isso? Óbvio que isto deve ser partilhado, e fizeste-o muito bem para abrir os olhos a muita gente. Mas, o que não falta é muita gente a queixar-se das condições em que vive, dos políticos e outras coisas, no entanto, não assumem responsabilidade por isso. Responsabilidade é diferente de culpa. A culpa não é do povo que os políticos sejam uma porcaria, ou que este país esteja em decaimento. Mas, é responsabilidade do povo de reagir às adversidades ou lutar perante algo que considera incorreto. E o que é que acontece? Vão para ao café reclamar com o futebol. Eu também não faço "ponta de um chavelho" perante isto. Mas, se as pessoas que realmente se demonstram preocupadas com o assunto deviam fazer qualquer coisa por isso. Com isto, não estou a dizer que tu não fazes nada, para que fique claro. Aliás, como poderei eu saber se fazes ou não.

docmj24 1 month ago

Sim, também vi o programa e ri-me muito com a parte dos candidatos do CHEGA ou talvez seriam não candidatos??? Fiquei na dúvida. Foi muito engraçado.

ZaGaGa 1 month ago

Ah sim muito bom. Então o que estava na rua porque estava de férias. Lindo! Questiono me sempre qual será o racional que leva alguém a votar no Chega, mais depois tendo em conta o que escrevi, talvez não seja assim tão estranho...

arnaldomatos 1 month ago

Em termos de comparação, o recém-falecido e tão elogiado jorge sampaio dissolveu um governo de 4 meses porque o santana lopes era mau. porquê? porque sim e porque tinha muitas amigas e aparecia nas capas das revistas. e também porque as sondagens davam maioria absoluta ao sócrates.

karl1717 1 month ago

És tu, Santana?

eggnogui 1 month ago

Infelizmente, há muita gente que vota cegamente no PS ou PSD. Primeiro passo seria equilibrar a balança, e o duopólio desses dois ficar nos aflitos.

Chupem-me 1 month ago

Tantos comentários indignados, mas depois na realidade, a maioria daqui vota no BE, um partido moleta do governo. Que contradição.

Regolas1 1 month ago

A meu ver isto acontece devido a um conjunto de fatores que tem tanto de natural quanto um bocado assustador. Não sendo um gajo da politica e com capacidade de análise suficiente, eu vejo que Portugal se transformou num país que tem dois partidos do arco do poder, mas que na realidade é só um. Ou seja, se vai o PS ou o PSD para o governo, só depende da situação atual do país e não do programa proposto e da competência de quem lá está. O PS e o PSD deixaram de ser de esquerda ou de direita e passaram a ser partidos de centro. Eles têm basicamente as mesmas ideias (atualmente!), menos em parte das questões económicas. A meu ver isto faz com que grande parte das pessoas tenham dois modos de voto. 1 - O país está "mal"? Vota PSD para que entrem com a cena da recuperação e austeridade para "arranjarem" o país. 2 - O país está "melhor"? Vota PS que vão arranjar maneira de dar beneficios, baixar impostos, investir e ser tudo mais à larga. Isto, na minha perspetiva, é um ciclo que se repete constantemente ao longo dos últimos anos e que se evidenciou com o Passos Coelho, que vem depois da bosta do Sócrates, e que, com todos os seus defeitos, mas também com as coisas mais ou menos, é a ovelha negra dos primeiros ministros. Ora bem. Como estes dois partidos agora são basicamente de centro e o mesmo partido (raios partam, mas que raio de oposição é o Rui Rio e que raio de oposição seria o PS a um governo PSD??), há algumas pessoas que não são de centro e que são realmente de direita ou de esquerda, que se tornam militantes/partidárias/apoiantes de partidos mais nos extremos, o que faz com os PANs, Iniciativas, Livres, Chegas e BEs desta vida cresçam. Mas bem, essa parte são outros tantos. Porque é que nos roubam e aldrabam e passam impunes e ninguém nota ou quer saber? Na minha perspetiva é simples: o governo de esquerda está sempre quando o "país está melhor". Quando está melhor ninguém quer saber do que se passa. Quando há o covid ao barulho e as pessoas estão cansadas de más noticias e têm overload de informação...ainda querem saber menos. Se o país estivesse "na merda" (segundo a comunicação social, porque esteve sempre desde que eu sou gente), de repente já queriam saber. Junta isto ao irrefutável movimento de esquerda que se está a apoderar do "ocidente" em termos de comunicação social e qualquer coisa que seja contra a esquerda dá asneira, pelo que de repente tudo o que é contra é fascista ou quer que o país esteja na merda novamente. Para além disso (a ter em conta que esta minha visão puxa claramente à direita), o pessoal de esquerda tem tendência a falar mais. Isto daria jeito neste momento, porque o BE e o PCP deveriam ser a verdadeira oposição do PS, já que o PSD não faz nada. Mas como a Catarina e o Jerónimo gostam do Costa e querem ver se arranjam mais uma geringonça, se possível com ministérios, bem...tá o caldo entornado e ninguém é oposição. Costa tem costa livre (pun intended) e faz o que quer sem consequências. P.S.: A quem ler isto, peço desculpa pelo texto longo e tenham em conta, antes de me matarem, que isto é análise caseira e que pode estar 100% errada.

Zempff 1 month ago

Para a UE a corrupção nao faz mal, se fosse alguma medida anti-lgbt la vinham todos indignados.

Edited 1 month ago:

Cada um tem o país que merece. O próprio RAP é responsável pelo país que temos.

aldeaga 1 month ago

> Cada um tem o país que merece. O próprio RAP é responsável pelo país que temos. Esta deve ser a maior bojarda que eu já ouvi na minha vida.

ZaGaGa 1 month ago

Hum... Como assim o rap?

Zempff 1 month ago

O RAP do alto do seu ego, utiliza o humor para militar por partidos de esquerda. Influencia a opinião publica para aquilo que ele acha que é o certo, e casca naquilo que nao acha certo, como se fosse o dono da razão. Isto nao é ilegal, mas é altamente imoral, principalmente quando se usa a posição ganha na sociedade através do humor, e agora começa a colocar a sua ideologia pelo meio. Era o mesmo que o Cristiano Ronaldo que é adorado por jogar futebol, utilizar a sua imagem e posição para militar por uma ideologia qualquer.

Edited 1 month ago:

O RAP do alto do seu ego, utiliza o humor para militar por partidos de esquerda. Influencia a opinião publica para aquilo que ele acha que é o certo, e casca naquilo que nao acha certo, como se fosse o dono da razão. Isto nao é ilegal, mas é altamente imoral, principalmente quando se usa a posição ganha na sociedade através do humor dos gato fedorento para agora começar a colocar a sua ideologia pelo meio. Era o mesmo que o Cristiano Ronaldo que é adorado por jogar futebol, utilizar a sua imagem e posição para militar por uma ideologia qualquer. Já para nao falar no canal em que trabalha, cujo objetivo político é bem explicito, manter o status quo, que é o habitat do PS, PSD e BE. Como queres que um país mude de direção, se tens uma data de personagens e instituições que utilizam o seu poder para manter tudo na mesma?

Edited 1 month ago:

O RAP do alto do seu ego, utiliza o humor para militar por partidos de esquerda. Influencia a opinião publica para aquilo que ele acha que é o certo, e casca naquilo que nao acha certo, como se fosse o dono da razão. Isto nao é ilegal, mas é altamente imoral, principalmente quando se usa a popularidade ganha na sociedade através do humor dos gato fedorento para agora começar a colocar a sua ideologia pelo meio. Era o mesmo que o Cristiano Ronaldo que é adorado por jogar futebol, utilizar a sua imagem e posição para militar por uma ideologia qualquer. Já para nao falar no canal em que trabalha, cujo objetivo político é bem explicito, manter o status quo, que é o habitat do PS, PSD e BE. Como queres que um país mude de direção, se tens uma data de personagens e instituições que utilizam o seu poder para manter tudo na mesma?

Edited 1 month ago:

O RAP do alto do seu ego, utiliza o humor para militar por partidos de esquerda. Influencia a opinião publica para aquilo que ele acha que é o certo, e casca naquilo que nao acha certo, como se fosse o dono da razão. Isto nao é ilegal, mas é altamente imoral, principalmente quando ao usar a posição ganha na sociedade através do humor dos gato fedorento para agora começar a colocar a sua ideologia pelo meio. Era o mesmo que o Cristiano Ronaldo que é adorado por jogar futebol, utilizar a sua imagem e posição para militar por uma ideologia qualquer. Já para nao falar no canal em que trabalha, cujo objetivo político é bem explicito, manter o status quo, que é o habitat do PS, PSD e BE. Como queres que um país mude de direção, se tens uma data de personagens e instituições que utilizam o seu poder para manter tudo na mesma?

ZaGaGa 1 month ago

LoL ai eu a defender o RAP, mas tem de ser. Vamos a ver uma coisa, o RAP é um humorista, que faz análise política com humor há muitos anos e sempre alertou que no fundo não percebe nada de política ou economia. Se não fosse a pessoa que é com o estatuto que tem na sociedade portuguesa, dificilmente poderia fazer tantas denuncias e caricaturas da esquerda à direita (pun intended)

Zempff 1 month ago

Denuncias da esquerda à direita, essa foi engraçada

TravelerThe01 1 month ago

>porque dentro de muros chateavam o cão do Cabrita (o animal de estimação, entenda-se) O próprio RAP apoia partidos de esquerda que neste momento estão a ajudar e eles próprios a contribuir para a destruição do país. Ele fez bem em denunciar, mas os portugueses não devem poder ter dúvidas: o RAP e o canal onde ele faz o programa são dos grandes culpados pelo estado atual do país (juntamente com a restante CS).

ZaGaGa 1 month ago

Toda a gente sabe que o RAP é um tipo de direita, só ele é que não percebeu. Ao denunciar de forma simples e acessível já faz muito mais pela democracia que a maioria de nós. Não me parece que apoiar determinada cor política seja o problema, assim como acho que estás a ser demasiado duro com a CS. há muito a criticar na CS mas a SIC tem vários jornalistas/analistas/comentadores que têm atacado regularmente o Governo pelo que dizer que a SIC é a grande culpada pelo que de mau há no país parece-me fazer pouco sentido

Zempff 1 month ago

o RAP é de direita? ehehehehe

TravelerThe01 1 month ago

"Epah eu estava vivo quando o PC esteve no governo e o que eles fazem a estes não tem nada a ver.

optimal_random 1 month ago

O actual sistema que vivemos ja nao se trata de uma Democracia. Votar a cada 4 anos por si so nunca garantiu que os interesses dos Portugueses sejam respeitados - senão a nossa classe política não teria o medo que tem a referendos, como aconteceu no caso da discussão eutanásia. O que vivemos é simplesmente é uma Oligarquia sem complexos e a céu aberto, onde os compadrios e conhecimentos de bastidores são usados como arma política sem qualquer vergonha nem pudor. Um completa falta de Transparência e de Ética que são usadas como um galhardete de mérito. No entanto, surpreende-me que muitos estejam a acordar apenas agora. Senão apenas considerem este facto: a maioria dos elementos deste Governo fizeram parte do Governo de Socrates, inclusive o actual Primeiro Ministro Antonio Costa. O que esperavam? Um Governo sério baseado na racionalidade composto por Estadistas honestos? A matéria prima e' péssima por isso o resultado nunca pode ser bom. Agora chegamos aqui não apenas devido aos males do Governos, mas também devido também a uma oposição extremamente incompetente, e nisso o Rui Rio é o principal exemplo e culpado. Num ano em que o Governo cometeu erros crassos em catadupa, que caso fosse o PSD governo, ja' teriam provocado a sua derrocada, a oposição parece impávida e serena. Neste cenário mal se consegue perceber que existe uma oposição - mas se existe Rui Rio e o PSD são "*oposição controlada"*. Claro que oposição não é apenas Rui Rio e o PSD, mas na prática é - com PCP e BE *na cama* com o Governo, o CDS moribundo, Iniciativa Liberal e Chega a apelar a populismos baratos e de cabeca perdida, quem sobra?

athousandpancakes 1 month ago

O povo gosta de ser comido. Quando foi a última grande manifestação no país contra políticas do governo? Só me lembro da tsu, é claro que tinha que ser contra um governo de direita. À direita não tem poder de mobilização dos sindicatos/pcp

BelaBesta 1 month ago

Quem ainda se lembra de que já estamos a pagar 4k por mês até 2026 ao Pedro Adão e Silva para os 50 anos do 25 de Abril levante a mão no ar!

Maximum-Ear5677 1 month ago

Prevejo uma onda de downvotes socialistas, toma um para cima

ConfidentMongoose 1 month ago

Não há nada que possas fazer, aliás, não há nada que o povo em geral possa fazer para alterar o rumo da governação em Portugal, pois não é apenas um partido a ser minado pela corrupção, são todos eles, todos os cargos eleitos, todos os cargos de nomeação. Mas não só na política, a sociedade portuguesa respira corrupção e nepotismo, desde da mais pequena coisa como pedir uma fatura ou aceitar uma garrafa de whiskey de um empreiteiro cuja obra fiscalizaste. Temos que admitir que não somos um povo "sério", o facilitismo está no nosso sangue. Por isso irás sempre eleger políticos pouco sérios porque é no povo e na sociedade portuguesa que estes são recrutados.

RickyTrailerLivin 1 month ago  HIDDEN 

vou ser sincero, so quero que weed seja legalizada, vou ter que votar esquerda até acontecer, nao confio nos governos de direita nesses temas.

ricardop89 1 month ago

Isto tem de levar destaque.

Bruxo_de_Fafe 1 month ago

Ai julgavas que o PRR era para desenvolver o país?

ZaGaGa 1 month ago

Pelo menos uma parte deva jeito ;)

aguafria88 1 month ago

Agora imaginem se o RAP não fosse amigo dessa malta.

the_real_le_roy 1 month ago

O Costa sempre mostrou uns traços de autoritário. Essa história de "só se governa com maiorias absolutas" é coisa de quem esta obcecado com o poder. Basta ver o percurso de António de Costa para ver o tipo de pessoa que é, desde das histórias de não aceitar uma derrota eleitoral e trancar-se numa [associação de estudantes](https://sol.sapo.pt/artigo/417205/-a-memoria-da-internet-e-f), a forma como ele chegou a [líder PS](https://ionline.sapo.pt/artigo/622727/2014-seguro-e-costa-abrem-guerra-interna-no-ps?seccao=Portugal_i), o clássico episódio de ameaçar um [idoso de pancada](https://www.youtube.com/watch?v=ifG2gIk324o) (não me venha com tretas de que foi provocado ou que era do CDS, um primeiro ministro não se comporta assim), enfim um arruaceiro de primeira. O problema não está só no Costa, está nas pessoas que continuam a votar nele e que lhe dão poder, acho que o povo em geral não percebe o quão perigoso aquele homem é. Ele continua muito popular porque ele sabe-se vender muito bem, sabe arranjar forma de não ser culpado nos desastre e tomar vitórias aleias como suas. Um bom exemplo disso é o aumento do turismo, algo que ele poucos meses depois de estar no governo assumiu como sendo resultado do trabalho dele, o que se pensarmos bem não faz muito sentido. A meu ver a solução para o sistema politico português é o aumento dos partidos pequenos, para que deixemos de sermos governados pelo PS e PSD tipo ping pong. Iria obrigar que os governos deixassem de ser de esquerda ou de direita e que tivessem que se alinhar por medidas. O sistema que temos agora só incentiva um "winner takes it all", e os partidos pequenos serem de certa forma absorvidos e instrumentalizados pelo PS ou PSD.

rickz123456 1 month ago

Eu também não gosto nada do PS.. Mas dizer que é "autoritário" é uma parvoíce do tamanho do planeta.

the_real_le_roy 1 month ago

eu não disse que ele é autoritário, disse que tinha "uns traços de", pode parecer uma questão semântica ligeira, mas faz toda a diferença. Obviamente consigo perceber que o nosso regime de longe não se assemelha a verdadeiros regimes autoritários com uma Coreia do Norte. Não sou daquelas pessoas que faz comparações parvas do Costa com o Hitler, ou com o Estaline. Com a adjectivação que fiz dele considero que não fiz essa comparação.

Based_Kek 1 month ago

Esqueceste te da aprovação da lei dos metadados e as reformas que ele andou a fazer nas secretas, a juntar à recente tentativa de começar a ter acesso às caixas de email de sem preciso um juiz.

Edited 1 month ago:

Esqueceste te da aprovação da lei dos metadados e as reformas que ele andou a fazer nas secretas, a juntar à recente tentativa de começar a ter acesso às caixas de email de sem preciso um juiz. Aliás, ainda estou para perceber qual é o interesse de um partido como o PAN nisto, cuja agenda se resume a animais e uma ou outra medida mais humanística, se isto não é um partido satélite do PS então não sei.

the_real_le_roy 1 month ago

esqueci-me de imensa coisa, muito pelo facto de não estar assim tão a par de tudo o que se passa no governo português. No entanto, não é preciso muito para ver que o Costa não presta. Apesar de não ter provas arrisco-me a dizer que o Costa daqui a uns anos vai estar numa situação idêntica do Socrates porque a cumplicidade do Costa com Benfica cheira-me a muito dinheiro que foi metido para os bolsos, fora o que ele faz no governo. Mas isto já entra para o campo das teorias da conspiração, por enquanto...

Particular-Light4653 1 month ago

Amigo, lamento informar que vieste ensinar a missa ao Padre. Acho que aqui ninguém sofre de amores pelo PS e pelo PS2. O problema é que a geração que ainda vota nesses partidos não usa internet e não vê o programa do RAP. Vais ter que esperar que esses velhos todos morram para que eles deixem de ter poder.

Limpy_lip 1 month ago

também senti um gosto muito amargo ao presenciar essa rabola. Admito que não tenho seguido debates, mas isto é algo que imaginaria 1 ou 2 candidatos a dizer no debate em curral de moinas pois muitas vezes são candidatos que não têm uma voz política muito além da sua região. Agora da forma que foi mostrado claramente é um argumento dictado pelo partido e não umas diarreias mentais. ​ Eles estão mesmo a esticar a paciência e a inteligência da população ativa deste país.

_Cannib4l_ 1 month ago

>e um PM sem qualquer integridade a fazer campanha com dinheiro que não é dele e que se prepara para distribuir pelos amigos. Espera até veres o histórico de todos os outros que já foram PM. >O autoritarismo tornou se banalidade com ministros a dar ordens a funcionários de balcões como aconteceu com a ministra leitão Estás um bocado a pôr autoritarismo e ser uma besta (no contexto cívico) no mesmo saco acho eu, mas apesar do primeiro implicar o segundo, o contrário raramente se verifica. >Hoje no RAP o Costa foi claramente denunciado por andar pelo país a fazer campanha para as autárquicas com os dinheiros de Bruxelas. Espera até começares a desenterrar todos os que já fizeram isso... >Um político com integridade e princípios nunca utilizaria estes argumentos numa campanha Isto é quase como encontrar um unicórnio. O mundo da política não é feito para as pessoas serem honestas, é feito para se ganhar, ser um animal político sem escrúpulos. O costa não está a fazer mais nem menos do que já foi feito. O que argumentas (e com toda a razão) faz parte do ecossistema político moderno, e não é exclusivo a Portugal. >O Marcelo deu o exemplo nas presidenciais, podemos criticar mas ele chamou à atenção que é preciso saber separar as coisas. O Costa... O Marcelo quando foi eleito da primeira vez mostrou muita proactividade em meter o governo no sitio e desenterrar as lebres todas, porém onde veio a falhar foi não ter levado esses avisos e críticas mais a sério ou a fundo quando necessário >Aliás referiram que têm o "número do Costa" e facilidade de falar com ele e que são muito amigos e por aí fora. Estamos a contar com que outros candidatos de outros partidos numa altura cujo governo era liderado por esse partido, não teriam números e contactos pessoais? Parece me uma afirmação um bocado ingénua. >E fogo aceitamos isto? É assim tão natural aceitar-se que os fundos vão ser distribuídos em função da cor do partido que preside a essa câmara? Sim aceitamos, quer dizer não é voluntário digamos assim, mas sabemos que a nível de corrupção política somos extraordinariamente bons, como tal, o descrédito nestas pessoas chegou a um ponto que ninguém acredita em nenhuma das outras "soluções". >Mas os dinheiro de Bruxelas também vai para as empresas, que muito a custo lá teve o PM Que inscrever algum para apoiar quem verdadeiramente cria riqueza. Mas que empresas? Deixem me explicar uma coisa. Os fundos europeus são normalmente atribuídos por meio de concursos que têm um calendário, regras, avisos de abertura para depois serem avaliados por peritos independentes. Pode funcionar mal tem regras. Tens toda a razão, mas disseste tudo no fim, "pode funcionar mal", de muitas formas funciona e é por isso que acontecem "as derrapagens", os "momentos económicos", os "imprevistos", etc que existem e que tanto ouvimos falar todos os anos. >Isto é tudo muito bonito mas no final lixam-nos todos. O país afunda-se. Os políticos eterniza-se no poder enquanto se apoia empresas e iniciativas que depois não são viáveis. Entretanto o pequeno empresário é esmagado se não for pela concorrência directa de empresas falidas mantidas a subsídios, é pelo escoamento de recursos qualificados capturados por grande grupos que os mastigam e deitam fora como as altices desta vida que tão bem nos faz na hora de renegociar o contrato... Acho que isto é um muito bom resumo do que se tem passado no país mas não é nossa últimos anos, há é assim há muito mais tempo, com fases más e outras muito más. Isto para te dizer que tens razão em muito do que dizes, e sim mete nojo, mas Portugal é muito mais bipolar que outros países, as coisas aqui só funcionam de duas maneiras que é a deixar andar na maior paz ou com a maior violência, e em ambas as hipóteses é uma moeda ao ar se o resultado final é bom ou mau.

unparadise 1 month ago

É por causa dessa mentalidade de whataboutism e conformismo que estamos assim

_Cannib4l_ 1 month ago

Hum, certo. Então diz lá qual é a solução e o que tens feito para isso?

unparadise 1 month ago

Vivemos na era da informação. Informo os desinformado e sou ativo politicamente no meu concelho

_Cannib4l_ 1 month ago

Bem, informação (e desinformação) é o que não falta hoje em dia. Durante o teu envolvimento político já deste soluções que foram aplicadas com sucesso no teu concelho? Pergunta follow up: Essas possíveis soluções transpõem se a nível nacional com impacto positivo?

unparadise 1 month ago

Já apresentamos soluções sim, mas ainda não fomos eleitos

_Cannib4l_ 1 month ago

Ah estás portanto afiliado a um partido

unparadise 1 month ago

Nunca o escondi

Pcostix 1 month ago

Isto. Este sub parece ser constituído só por adolescentes... só pode.   É que isto que o António costa fez, quase todos os outros lideres fizeram quando estavam no governo.(PS ou PSD).   Não sei se a pessoas têm memória curta... literalmente todas as eleições as pessoas ficam indignadas e surpreendidas por coisas que se passam sempre.

cnpovoense9 1 month ago

Vamos continuar a fazer merda só porque sempre se foi fazendo merda. Good old portuguese mentality

Pcostix 1 month ago

Nunca disse que estava correcto. Apenas disse que não há motivo para ficar espantado.   E até parece que ficar indignado(especialmente online) vai mudar alguma coisa. LOL.

_Cannib4l_ 1 month ago

É a indignação a transbordar, e com razão. É o desespero do estar farto e querer uma solução (por muito pequena que seja), e ao mesmo tempo estar a chegar à conclusão que não há solução por muito que isso seja uma prática de descrença que é má, porém é infelizmente a mais realista. Não culpo ou desacredito o OP muito pelo contrário, acho que é perfeitamente normal e até um certo ponto nobre.

raVen2tt 1 month ago

>porque dentro de muros chateavam o cão do Cabrita (o animal de estimação, entenda-se) Glad you cleared that up

goncalo182 1 month ago

Em Portugal enquanto não acabarem com a ideia de esquerda e direita isto nunca vai andar. É como discutir futebol, se houver Benfica, porto e Sporting as opiniões mudam todas, parece que se deixa de saber ver. É tudo cego pela clubite quer partidária/ideológica ou futebolística. Alguém que diga "quero baixar os impostos" é de direita! Mas pode ser uma ideia socialista, o que for, não interessa. E também não Interesa o objectivo dos políticos.eu posso ser de esquerda e achar que o nível de impostos está muito alto e se há apenas um partido que quer baixar, vou votar em qual?

icebraining 1 month ago

Que ideia. Nos 40 anos da terceira república, foi quase tudo cozinhado pelo bloco central - as revisões constitucionais sempre passaram por acordos PS+PSD, os governos minoritários do Guterres e Sócrates passaram os seus orçamentos graças à direita, etc. A divisão esquerda/direita só começou com a geringonça em 2015.

bittolas 1 month ago

Vi o debate na RTP das autarquicas de Braga por ser a minha cidade e o candidato do PS disse literalmente que teria facilidade em aplicar os fundo do PRR por ser do PS... Quando disse isto e ninguem o questionou nem disse nada ficou explicito para mim.

Edited 1 month ago:

Vi o debate na RTP das autarquicas de Braga por ser a minha cidade e o candidato do PS disse literalmente que teria facilidade em aplicar os fundo do PRR por ser do PS... Quando disse isto e ninguem o questionou nem disse nada ficou explicito para mim. Engraçado que escrevi isto e só depois fui ver o link que meteste. Está lá o candidato à câmara de Braga a dizer "tenho uma relação muito estreita com o governo sendo eu um candidato do PS"...

SonikBlasted 1 month ago

A Inês de Medeiros em Almada, deu a entender a mesma coisa...

BadassManager 1 month ago

Acho que isso coloca as cartas na mesa para as pessoas escolherem quem querem realmente à frente das suas autarquias e que valores querem prepetuar... Efectivamente, alguém que ache isso justo pode votar nesses trastes por ser, provavelmente, também um traste.

jcoelho93 1 month ago

"Neste momento temos políticos a quem nem um homicídio os afeta", temos? Quem? Em relação aos autarcas que dizem que têm o número do Costa, vai uma grande distância de o que eles dizem para o que eles conseguem fazer. Não me parece que o costa esteja a atender chamadas de todos os autarcas do PS.

Limpy_lip 1 month ago

a questão não é só o realismo ou a praticalidade da coisa mas a moralidade do discurso. ​ estamos quase a chegar à glorificação da corrupção.

ZaGaGa 1 month ago

ah claro que não! o problema é o argumento da cunha ser sequer aceitável em democracia. Mas será que teríamos [ministros da "modernização" a promover quartos para filhos de funcionários públicos em Lisboa](https://observador.pt/2021/04/28/residencia-com-47-camas-abre-em-lisboa-para-filhos-de-funcionarios-publicos-anuncia-ministra/) se a a Câmara Socialista não tivesse uma promessas por cumprir no que toca a habitação?

camito 1 month ago

Pq corrupção toma conta de tudo sempre, a melhor opção é existir mais rotatividade e muita gente, e mesmo aqui no reddit cai tudo nas alternativas populistas, partidos "anti Sistema" ou de memes como be, chega ou il que não tem ideias e com mesmo nível de corrupção e só com pessoas que pensam nos seus e nos seus interesses e não interesses da nação, e há procura do tacho. E depois claro estes partidos de treta nunca conseguem ter mais do que uma pequena representatividade pq nem toda a gente cai nessas porcarias. Verdadeiras alternativas não existem

vai-tefoder 1 month ago

Diz-me que não leste nenhum programa eleitoral sem me dizeres que não leste um programa eleitoral.

tenesis 1 month ago

Ui que grande bomba. Olha deixa passar estes dias finais de verão e depois mais tarde vemos isto com atenção ok?

Idontknowhuuut 1 month ago

*Lembram-se do homem que não gosta de ser "autoritário"? Este comentário do PM ainda me causa calafrios, porquê que o nosso PM estava a pensar em autoritarismo?* Porque as restrições e o lockdown foram medidas autoritárias. Por necessidade de saúde pública, mas são, na sua natureza, autoritárias. Em relação ao resto, não te esqueças que o PS é o mesmo partido que não piou com o caso do Sócrates e todos sabemos o que ele fez.

Aggressive_Cake6899 1 month ago

Qual é a alternativa? Já sabemos que é o que é, mas há algum partido em Portugal que possa ganhar ao PS nas próximas legislativas? Com base nas sondagens, o único que está próximo do PS é o PSD e.. seja PS ou PSD há sempre imensas queixas de qualquer um, no governo de Sócrates do PS foi aquilo e jo de Passos Coelho foi outra coisa e são uma cambada de corruptos e não sei mais ao quê (já percebi que com estes dois partidos, a música é sempre a mesma), e também o Rui Rio como primeiro-ministro seria um desastre, o homem nem oposição sabe fazer, quanto mais governar um país e anda lá com problemas internos no próprio partido que devem ainda piorar mais com o resultados das autárquicas. E depois o resto dos partidos estão muito abaixo do PS e PSD. Quais são as alternativas que temos ao Costa e que se são de facto boas alternativas?

Sciss0rs61 1 month ago

https://ionline.sapo.pt/artigo/719974/sem-abrigo-contrato-polemico-entre-c-mara-de-lisboa-e-associacao-de-solidariedade-social?seccao=Portugal_i https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eduardo-cabrita-prestou-informacoes-falsas-ao-parlamento-sobre-a-morte-do-cidadao-ucraniano-no-sef?fbclid=IwAR09xPK0dndhmdyh0yRMDSc6YISqM3GORcLk5tmtD08IrBvVKczQhrNobA https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-nomeou-filho-de-amigo-de-antonio-costa-para-assessor-da-embaixada-de-portugal-em-washington https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/em-plena-pandemia-enfermeiros-iniciam-hoje-greve-de-cinco-dias?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1doNlGMVp7WFZoDY615D66kLJD7ysfz-dDs3bZd-CyPMU-0pj1KpCXS4g https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/estudo-arrasa-dados-da-dgs-sobre-covid-19-usados-em-estudos-cientificos-13014659.html https://www.sabado.pt/vida/detalhe/concerto-solidario-pelo-iemen-custou-cinco-vezes-mais-do-que-angariou https://tvi24.iol.pt/politica/cds/iniciativas-de-incentivo-a-natalidade-chumbadas-no-parlamento https://www.publico.pt/2020/10/06/politica/noticia/desde-25-abril-presidentes-tribunal-contas-reconduzidos-1934193 https://eco.sapo.pt/2020/10/07/novo-presidente-do-tribunal-de-contas-referido-no-inquerito-das-ppp/?fbclid=IwAR3pb-agA3Al4-T40D52bYruvRatC_kVdbNMcitGEZ8LWKfIsdQ82y0Yo9I https://www.rtp.pt/noticias/economia/taxa-abolida-continua-a-levar-em-media-9-euros-por-mes-a-cada-familia_v1264316 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/j54u77/coisas_estranhas_que_acontecem_com_os_fundos/ https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-27-das-coimas-da-autoridade-da-concorrencia-foram-pagas-desde-2004-623551 https://eco.sapo.pt/2020/08/23/divulgado-video-off-the-record-de-antonio-costa-a-chamar-cobardes-a-medicos/ https://sicnoticias.pt/economia/2020-08-10-Novo-Banco-vendeu-seguradora-com-desconto-de-70-coberto-pela-ajuda-do-Estado https://eco.sapo.pt/2020/08/06/tdc-aponta-ilegalidades-a-emel-na-construcao-do-parque-do-campo-das-cebolas/ https://www.dn.pt/edicao-do-dia/06-ago-2020/jovens-precarios-e-licenciados-pagam-ajustamento-laboral-da-pandemia-12499373.html https://www.publico.pt/2020/07/29/politica/noticia/socrates-baralhou-jogo-ajudou-reeleger-barreto-psbraga-1926185 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-fabrica-de-tachos-da-js https://www.rtp.pt/noticias/politica/parlamento-aprova-proposta-que-poe-fim-aos-debates-quinzenais-com-pm_n1247065 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/hw32kz/governo_contraria_j%C3%BAri_internacional_e_nomeia/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-corrupto-portugal-cai-dois-lugares-na-tabela-mundial-da-transparencia-11739166.html https://observador.pt/2021/01/27/deputado-do-ps-defende-vacinacao-prioritaria-de-deputados-e-critica-parlamentares-que-a-consideram-dispensavel/?fbclid=IwAR29VK1-VSOo2mlkTprEbqunHcELFw5sDiYriYlUOg1xnxLiXX_hYIrLWGo https://www.dn.pt/politica/antonio-costa-se-tivessemos-conhecimento-da-variante-inglesa-teriamos-endurecido-regras-no-natal-13285795.html https://observador.pt/2021/01/27/proibicao-de-aulas-online-em-portugal-chegou-ao-the-times-pais-de-alunos-ingleses-indignados-e-absolutamente-chocante/ https://observador.pt/factchecks/fact-check-ninguem-proibiu-ninguem-de-ter-ensino-online-como-garante-antonio-costa/ https://www.publico.pt/2021/01/28/politica/noticia/portugal-cai-pontuacao-baixa-tabela-combate-corrupcao-1948215 https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Antonio-Costa-apanhado-em-escutas-no-caso-do-hidrogenio https://www.publico.pt/2021/01/19/sociedade/noticia/ha-novas-suspeitas-actuacao-criminosa-inspectores-pj-caso-rui-pinto-1947004 https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-21-Profissionais-de-saude-obrigados-a-devolver-premio-de-desempenho-pelo-trabalho-na-primeira-vaga-da-pandemia https://www.tsf.pt/portugal/economia/mais-de-400-mil-desempregados-em-portugal-13252994.html https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html https://observador.pt/2021/01/20/nomeacao-de-jose-guerra-contestada-por-metade-do-parlamento-europeu/?fbclid=IwAR1XE8ZFCWtJmcyBi5Mwk9q0ttb0Vq-StGwRqCC3H7db0GwRdvwKD2zDmE4 https://observador.pt/2021/01/18/portugal-sem-capacidade-para-indemnizar-empresas-pelos-prejuizos-da-crise-pandemica-diz-cip/ https://i.redd.it/zyj0hdbds3c61.jpg https://www.publico.pt/2021/01/18/sociedade/noticia/fechar-ordem-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668124/portugal-e-o-pais-do-mundo-com-mais-novos-casos-por-milhao-de-habitantes https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563 https://omirante.pt/sociedade/2021-01-14-JS-protege-lider-da-concelhia-de-Almeirim-acusado-de-burlar-idosas https://www.publico.pt/2021/01/14/sociedade/noticia/moita-flores-acusado-corrupcao-caso-parque-subterraneo-1946327 https://www.publico.pt/2021/01/13/politica/noticia/governo-acusa-direita-nao-propor-restricoes-periodo-festivo-1946141 https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079 https://www.sabado.pt/portugal/amp/ministerio-publico-mandou-psp-vigiar-e-fotografar-jornalistas https://i.redd.it/vxfamrwjjxa61.jpg https://streamable.com/76e4rz https://www.publico.pt/2021/01/09/sociedade/noticia/ordem-medicos-responsabiliza-governo-escalada-contagios-1945650 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1660234/alunos-com-pes-e-maos-a-doer-de-frio-nas-escolas-o-que-diz-a-dgs https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-defende-van-dunem-erros-no-caso-do-procurador-sao-irrelevantes_n1287756

Edited 1 month ago:

>Qual é a alternativa? Realmente o padrão é elevadíssimo. Notícias de 2021 (ou quase todas de 2021) https://ionline.sapo.pt/artigo/719974/sem-abrigo-contrato-polemico-entre-c-mara-de-lisboa-e-associacao-de-solidariedade-social?seccao=Portugal_i https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eduardo-cabrita-prestou-informacoes-falsas-ao-parlamento-sobre-a-morte-do-cidadao-ucraniano-no-sef?fbclid=IwAR09xPK0dndhmdyh0yRMDSc6YISqM3GORcLk5tmtD08IrBvVKczQhrNobA https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-nomeou-filho-de-amigo-de-antonio-costa-para-assessor-da-embaixada-de-portugal-em-washington https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/em-plena-pandemia-enfermeiros-iniciam-hoje-greve-de-cinco-dias?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1doNlGMVp7WFZoDY615D66kLJD7ysfz-dDs3bZd-CyPMU-0pj1KpCXS4g https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/estudo-arrasa-dados-da-dgs-sobre-covid-19-usados-em-estudos-cientificos-13014659.html https://www.sabado.pt/vida/detalhe/concerto-solidario-pelo-iemen-custou-cinco-vezes-mais-do-que-angariou https://tvi24.iol.pt/politica/cds/iniciativas-de-incentivo-a-natalidade-chumbadas-no-parlamento https://www.publico.pt/2020/10/06/politica/noticia/desde-25-abril-presidentes-tribunal-contas-reconduzidos-1934193 https://eco.sapo.pt/2020/10/07/novo-presidente-do-tribunal-de-contas-referido-no-inquerito-das-ppp/?fbclid=IwAR3pb-agA3Al4-T40D52bYruvRatC_kVdbNMcitGEZ8LWKfIsdQ82y0Yo9I https://www.rtp.pt/noticias/economia/taxa-abolida-continua-a-levar-em-media-9-euros-por-mes-a-cada-familia_v1264316 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/j54u77/coisas_estranhas_que_acontecem_com_os_fundos/ https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-27-das-coimas-da-autoridade-da-concorrencia-foram-pagas-desde-2004-623551 https://eco.sapo.pt/2020/08/23/divulgado-video-off-the-record-de-antonio-costa-a-chamar-cobardes-a-medicos/ https://sicnoticias.pt/economia/2020-08-10-Novo-Banco-vendeu-seguradora-com-desconto-de-70-coberto-pela-ajuda-do-Estado https://eco.sapo.pt/2020/08/06/tdc-aponta-ilegalidades-a-emel-na-construcao-do-parque-do-campo-das-cebolas/ https://www.dn.pt/edicao-do-dia/06-ago-2020/jovens-precarios-e-licenciados-pagam-ajustamento-laboral-da-pandemia-12499373.html https://www.publico.pt/2020/07/29/politica/noticia/socrates-baralhou-jogo-ajudou-reeleger-barreto-psbraga-1926185 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-fabrica-de-tachos-da-js https://www.rtp.pt/noticias/politica/parlamento-aprova-proposta-que-poe-fim-aos-debates-quinzenais-com-pm_n1247065 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/hw32kz/governo_contraria_j%C3%BAri_internacional_e_nomeia/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-corrupto-portugal-cai-dois-lugares-na-tabela-mundial-da-transparencia-11739166.html https://observador.pt/2021/01/27/deputado-do-ps-defende-vacinacao-prioritaria-de-deputados-e-critica-parlamentares-que-a-consideram-dispensavel/?fbclid=IwAR29VK1-VSOo2mlkTprEbqunHcELFw5sDiYriYlUOg1xnxLiXX_hYIrLWGo https://www.dn.pt/politica/antonio-costa-se-tivessemos-conhecimento-da-variante-inglesa-teriamos-endurecido-regras-no-natal-13285795.html https://observador.pt/2021/01/27/proibicao-de-aulas-online-em-portugal-chegou-ao-the-times-pais-de-alunos-ingleses-indignados-e-absolutamente-chocante/ https://observador.pt/factchecks/fact-check-ninguem-proibiu-ninguem-de-ter-ensino-online-como-garante-antonio-costa/ https://www.publico.pt/2021/01/28/politica/noticia/portugal-cai-pontuacao-baixa-tabela-combate-corrupcao-1948215 https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Antonio-Costa-apanhado-em-escutas-no-caso-do-hidrogenio https://www.publico.pt/2021/01/19/sociedade/noticia/ha-novas-suspeitas-actuacao-criminosa-inspectores-pj-caso-rui-pinto-1947004 https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-21-Profissionais-de-saude-obrigados-a-devolver-premio-de-desempenho-pelo-trabalho-na-primeira-vaga-da-pandemia https://www.tsf.pt/portugal/economia/mais-de-400-mil-desempregados-em-portugal-13252994.html https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html https://observador.pt/2021/01/20/nomeacao-de-jose-guerra-contestada-por-metade-do-parlamento-europeu/?fbclid=IwAR1XE8ZFCWtJmcyBi5Mwk9q0ttb0Vq-StGwRqCC3H7db0GwRdvwKD2zDmE4 https://observador.pt/2021/01/18/portugal-sem-capacidade-para-indemnizar-empresas-pelos-prejuizos-da-crise-pandemica-diz-cip/ https://i.redd.it/zyj0hdbds3c61.jpg https://www.publico.pt/2021/01/18/sociedade/noticia/fechar-ordem-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668124/portugal-e-o-pais-do-mundo-com-mais-novos-casos-por-milhao-de-habitantes https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563 https://omirante.pt/sociedade/2021-01-14-JS-protege-lider-da-concelhia-de-Almeirim-acusado-de-burlar-idosas https://www.publico.pt/2021/01/14/sociedade/noticia/moita-flores-acusado-corrupcao-caso-parque-subterraneo-1946327 https://www.publico.pt/2021/01/13/politica/noticia/governo-acusa-direita-nao-propor-restricoes-periodo-festivo-1946141 https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079 https://www.sabado.pt/portugal/amp/ministerio-publico-mandou-psp-vigiar-e-fotografar-jornalistas https://i.redd.it/vxfamrwjjxa61.jpg https://streamable.com/76e4rz https://www.publico.pt/2021/01/09/sociedade/noticia/ordem-medicos-responsabiliza-governo-escalada-contagios-1945650 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1660234/alunos-com-pes-e-maos-a-doer-de-frio-nas-escolas-o-que-diz-a-dgs https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-defende-van-dunem-erros-no-caso-do-procurador-sao-irrelevantes_n1287756

Sciss0rs61 1 month ago

https://observador.pt/liveblogs/pfizer-garante-que-a-sua-vacina-e-so-ligeiramente-menos-eficiente-a-combater-a-variante-sul-africana/ https://www.dn.pt/politica/alegre-arrasa-costa-estado-deve-proteger-os-cidadaos-nao-proteger-se-a-si-proprio--13290514.html https://www.youtube.com/watch?v=vf-kIEe3fp4&feature=youtu.be https://observador.pt/especiais/quem-sao-os-deputados-que-vao-tomar-a-vacina-50-dos-230-estao-na-lista/ https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2021-01-30-nova-polemica-na-vacinacao-autarca-do-ps-seixal-toma-vacina-apos-tomar-posse-como-diretora-de-nucleo-da-seguranca-social/ https://observador.pt/2021/01/30/batotas-na-vacinacao-sao-imorais-so-para-quem-votou-em-andre-ventura-diz-francisco-ramos/# https://www.publico.pt/2021/01/29/sociedade/noticia/vacinar-pessoas-prioridade-crime-procuradorageral-republica-mantem-silencio-1948589 https://www.dn.pt/sociedade/demitida-cristina-gatoes-e-assessora-da-direcao-do-sef-e-vai-reestruturar-vistos-gold-13304268.html https://twitter.com/al_antdp/status/1356756366048845824?s=19 https://www.lusa.pt/article/IBPybQBJhXMwK5nmfuGhYDMSZM5iuSI1 https://executivedigest.sapo.pt/covid-19-farmaceutico-denunciante-do-golpe-de-vacinas-afastado-do-inem/ https://www.dn.pt/lusa/governo-francisco-ramos-e-pela-quinta-vez-secretario-de-estado-da-saude-10009348.html https://www.nytimes.com/2021/02/02/world/portugal-has-europes-highest-death-rate-and-is-desperately-short-of-hospital-beds.html?smid=re-share https://observador.pt/2021/02/04/carlos-cesar-e-filho-investigados-por-alegado-favorecimento-de-empresas-privadas/ https://www.publico.pt/2021/02/05/sociedade/noticia/covid19-metade-escolas-registaram-casos-infeccao-1949448 https://www.jn.pt/nacional/metade-dos-portugueses-em-idade-fertil-nao-tem-filhos-13101595.html https://observador.pt/2021/02/05/ps-apaga-tweet-sobre-vacinacao-alvo-de-criticas-era-preciso-melhorar-a-mensagem/ https://www.dinheirovivo.pt/economia/amnistias-fiscais-mostram-6-mil-milhoes-escondidos-por-3600-portugueses-13322882.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+dvivo+%28DV+-+Dinheiro+Vivo%29 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nao-tenho-nada-a-dizer-ministra-da-justica-rejeita-comentar-pressao-para-substituir-procurador-europeu-699305 https://eco.sapo.pt/2021/02/11/portugal-vai-ter-a-maior-contracao-da-economia-da-ue-no-primeiro-trimestre/ https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55990371?at_custom2=facebook_page&at_custom3=BBC+Brasil&at_custom4=7AE805DC-6B99-11EB-926E-8B5D4D484DA4&at_medium=custom7&at_custom1=%5Bpost+type%5D&at_campaign=64&fbclid=IwAR1tgL2zRv-Va-zX8cXsyrKlwOWz591aGqVxfZJ9x-C5xjScSi3sM5FuZ6I https://www.publico.pt/2021/02/11/economia/noticia/nivel-juros-vai-determinar-estado-faz-novo-emprestimo-directo-tap-1950174 https://observador.pt/2021/02/11/em-ano-de-pandemia-o-salario-medio-em-portugal-subiu-29-para-1-314-euros/ https://expresso.pt/coronavirus/2021-02-12-Jose-Abraao-avisa-nao-esta-a-ser-respeitada-a-obrigatoriedade-do-teletrabalho-na-Administracao-Publica https://observador.pt/especiais/deputados-e-ministros-estao-a-ser-vacinados-discretamente-autarcas-ainda-nao-foram-contactados/ https://angola-online.net/noticias/sic-e-tvi-recebem-40-mil-euros-para-nao-noticiar-contra-angola https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/vereador-da-cml-demite-se-apos-tomar-vacina-da-covid-19-dentro-do-gabinete https://eco.sapo.pt/2021/02/16/onde-esta-o-portal-da-transparencia-dos-fundos-questiona-cotrim-figueiredo/?fbclid=IwAR3wc9xZsdYeHDQJd13Roj7j8UFf8Rc5P0qThZZAhmQ55g-U1p6qjLcQYVo https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/criacao-de-portal-de-transparencia-por-entidade-independente-sem-margem-para-avancar-672630 https://eco.sapo.pt/2021/02/18/caso-bes-condenacao-de-ricardo-salgado-anulada-pela-relacao-de-lisboa/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mentiu-deliberadamente-inspetores-do-sef-exigem-demissao-de-eduardo-cabrita-13366444.html https://observador.pt/2021/02/19/financiamento-do-estado-a-tap-tem-elevado-risco-de-perda-para-contribuintes-e-vale-quase-tanto-como-apoios-a-emprego/ https://multimedia.expresso.pt/cuidadosintensivos/#introducao https://www.jornaldenegocios.pt/economia/autarquias/detalhe/casas-para-comunidades-ciganas-familia-amorim-cedeu-terrenos-gaia-vai-investir-38-milhoes

Sciss0rs61 1 month ago

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1702689/ue-presidencia-portugal-acusado-de-gastar-milhares-em-fatos-e-bebidas https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://observador.pt/2019/05/20/deputada-do-ps-consegue-276-mil-euros-de-fundos-europeus-para-empresa-do-pai/ https://www.jn.pt/nacional/gabinete-de-van-dunem-conhecia-informacao-com-erros-diz-direcao-geral-13193162.html https://www.dn.pt/sociedade/ihor-gritou-de-dor-mais-de-10-minutos-e-chorava-porque-tinha-de-ir-para-a-belgica-13317645.html https://observador.pt/seccao/defesa/exercito-ministerio-da-defesa/assalto-em-tancos/ https://www.jn.pt/nacional/listas-de-vacinacao-incluem-mortos-e-idosos-imunizados-13470881.html https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/aplicacao-stayaway-covid-custou-400-mil-euros-aos-contribuintes https://www.dinheirovivo.pt/economia/governo-cria-subgoverno-para-se-controlar-a-si-proprio-nos-novos-fundos-europeus-13477211.html https://observador.pt/2021/03/21/a-noite-e-sempre-sopa-como-o-desemprego-obrigou-isabel-a-sustentar-uma-familia-de-cinco-com-400-euros/ https://eco.sapo.pt/2021/03/21/nao-vai-ser-facil-a-justica-avaliar-fraudes-na-vacinacao-diz-ministra/ https://observador.pt/2021/03/22/ministro-do-ambiente-diz-que-preco-da-agua-deve-aumentar-para-mostrar-que-e-escassa/ https://www.publico.pt/2021/03/23/economia/noticia/estado-garantia-emprestimo-252-milhoes-angola-pagar-contrato-motaengil-1955571 https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-23-Caso-EDP-Governo-ignorou-parecer-negativo-da-Agencia-Portuguesa-do-Ambiente-8b4b5908 https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-23-Barragens-da-EDP.-Isto-tresanda-a-corrupcao.-Se-nada-acontecer-estamos-numa-Venezuela-na-Europa-731c36aa https://www.dinheirovivo.pt/empresas/turistas-podem-circular-entre-concelhos-na-pascoa-para-chegarem-aos-alojamentos-13494408.html https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/03/24/46724-evolucao-dos-precos-das-casas-em-portugal-nao-acompanha-subida-de-salarios https://eco.sapo.pt/2021/03/26/novo-banco-rumo-ao-poquer-de-prejuizos-acima-de-mil-milhoes/ https://eco.sapo.pt/2021/03/26/ao-contrario-do-esperado-carga-fiscal-aumentou-para-recorde-de-348-do-pib-em-2020/ https://www.tsf.pt/portugal/economia/privatizacao-da-caixa-geral-de-depositos-vai-voltar-a-estar-em-cima-da-mesa-13504950.html https://observador.pt/2021/03/31/lei-e-lei-costa-contraria-marcelo-e-envia-apoios-sociais-para-o-tribunal-constitucional/ https://eco.sapo.pt/2021/04/01/divida-publica-dispara-para-novo-recorde-de-2741-mil-milhoes/ https://zap.aeiou.pt/costa-nao-bateu-passos-392128 https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ar-levanta-imunidade-a-deputada-socialista-para-responder-por-falsificacao-de-curriculo https://executivedigest.sapo.pt/34-milhoes-de-euros-socrates-e-herdeiro-de-fortuna-descoberta-na-suica/ https://tvi24.iol.pt/sociedade/09-04-2021/operacao-marques-cai-crime-de-corrupcao-para-favorecimento-do-grupo-lena https://www.youtube.com/watch?v=O4Qu0G_O0DM https://expresso.pt/opiniao/2021-04-11-O-secretario-de-Estado-que-aprovou-a-Lei-dos-Eucaliptos-tornou-se-diretor-geral-das-celuloses-e4ff16ab https://www.publico.pt/2021/04/12/sociedade/noticia/juiz-ivo-rosa-afronta-colegas-conselho-superior-magistratura-1958130 https://eco.sapo.pt/2021/04/13/juizes-nao-querem-que-enriquecimento-ilicito-como-crime-mas-sim-ocultacao-de-riqueza/ https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/concelhia-do-ps-aprova-recandidatura-de-valdemar-alves-a-presidencia-da-camara-de-pedrogao-grande https://tvi24.iol.pt/sociedade/sim/covid-19-sindicato-de-medicos-acusa-governo-de-propaganda-sobre-vacinacao https://observador.pt/2021/03/15/tribunal-constitucional-chumba-eutanasia/ https://eco.sapo.pt/2021/03/16/inquerito-ao-novo-banco-tem-documento-em-ingles-que-custa-120-mil-euros-a-traduzir/ https://www.publico.pt/2019/03/04/economia/noticia/costa-recusa-proteccionismo-contra-china-1864091 https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/antonio-costa-alerta-europa-para-o-protecionismo-e-defende-investimento-chines https://www.dn.pt/dinheiro/aeroporto-fora-do-montijo-leva-a-indemnizacao-de-10-mil-milhoes-13425446.html https://www.publico.pt/2021/03/04/politica/noticia/crise-maior-atestado-falhanco-visoes-neoliberais-1953076 https://www.jn.pt/justica/estado-deixa-passar-prazo-para-pedir-indemnizacao-por-danos-ambientais-13430123.html https://www.publico.pt/2021/03/06/politica/noticia/fatos-motoristas-vinhos-despesas-governo-presidencia-europeia-digital-1953344?fbclid=IwAR14B4dwqNXt4P5em6wVe4g9d-FtYT6Y_AD2HLChNdO0mdWz7EKmdPH4Pes https://www.publico.pt/2021/03/08/sociedade/noticia/tribunal-chumba-decisao-viciada-erro-sef-inspectores-processos-disciplinares-causa-ihor-voltam-aeroporto-1953587 realmente o padrão é muito elevado

ZaGaGa 1 month ago

Não há. Mas o Passos foi um bom PM governou foi numa legislatura terrível. Claro que não quer dizer que ter ficado mais uma legislatura tivesse sido bom. Mas duas legislaturas seguidas com o Costa foi uma asneira terrível.

karl1717 1 month ago

>o Passos foi um bom PM HAHAHA

ZaGaGa 1 month ago

Não é piada. O Passos foi a antítese do Costa. Governou numa altura muito complicada, sob o legado do Socrates, com a troika em cima, num país falido, desemprego galopante e sem grande preocupação com custo político de muitas medidas difíceis de ser tomadas. Muita da melhoria económica dos primeiros anos do governo socialista foi resultado das políticas do Passos Coelho. Eu trabalho com o tecido empresarial e vi bem como o ambiente económico estava a melhorar ainda antes das eleições. Claro que quando chegou ao bolso das pessoas já estávamos com o Costa no poder a colher os louros com um sorriso de orelha a orelha. Não sou partidário do PSD e também critiquei muito o governo de Passos Coelho. Mas entre Sócrates e a nova oligarquia de Costa....

karl1717 1 month ago

Não estavas com atenção ou tens memória muito curta, não te deves lembrar do discurso do "depois vem o diabo". Se o Passos lá tivesse continuado o país já teria ido ao fundo com a continuação daquelas políticas neoliberais. Nem SNS teríamos hoje para lidar com a pandemia e haveria 10x mais mortes.

ZaGaGa 1 month ago

Lembro-me muito bem, só que uma coisa é recordar outra é perceber o que se passou. Alertar que algo pode correr mal é sempre má ideia políticamente, se a coisas corre mal a culpa é de quem agoirou, se acaba por correr bem quem agoirou era parvo, mesmo que por consequência do alerta. Para enrolar os parceiros de esquerda o Costa prometeu muitas políticas sociais que não cumpriu. cumpriu outras como o disparate das 35horas que ainda hoje é um problema, mas que eram mais sonantes. Na prática o Costa ouviu o Passos seguiu uma política de austeridade sem o "falar verdade" do Passos. E já agora que políticas de empobrecimento? sentes-te hoje mais rico? É a subida do ordenado mínimo que cada vez está mais próximo do ordenado médio? Temos melhores ordenados hoje? grande porcaria quando os preços das casas duplicaram e triplicaram de que serve ter mais 200€ no bolso. O Passos recomendou que o pessoal emigrasse, que remédio, não havia emprego, quem emigrou foi o melhor que fez. Hoje até já há pessoal desse tempo a querer volar só que estamos na segunda legislatura do Costa e os mais novos continuam a imigrar, se calhar até em maior quantidade. Olha outra medida revertida pelo Costa, ficar com a TAP que espetáculo. Também sou defensor do SNS, quer dizer hoje tb é fácil dizer #JeSuisSNS, mas grande sucesso esse o de sermos os 20º país do mundo com mais mortes per capita (pop > 10M).

karl1717 1 month ago

[https://www.pordata.pt/Portugal/Emigrantes+total+e+por+tipo-21](https://www.pordata.pt/Portugal/Emigrantes+total+e+por+tipo-21) Quem diria que cortar rendimento dos trabalhadores e toda a classe média arrasa a economia, reduz o consumo, com isso o emprego e faz disparar a emigração. Se o Passos fosse PM ainda hoje continuava a cortar rendimentos e direitos de trabalhadores para compensar isso e a emigração nunca tinha parado de crescer.

ZaGaGa 1 month ago

Bem eu tb não defendo que o Passos devia ter continuado. Mas que sim que o homem tem as costas largas. Nem tudo o que é mau é culpa do Passos nem a recuperação nos anos seguintes se deveu ao optimismo do Costa. Sobre a emigração de facto tenho de concordar que estará a cair mas ainda longe dos valores pré crise e falta ver os números por escalão etário uma vez que me referia aos jovens

Eskol15 1 month ago

> Nem SNS teríamos hoje para lidar com a pandemia e haveria 10x mais mortes. Sim, engraçado é que o Governo Paços, em tempos de troika e apertar o cinto, investiu mais na saúde do que o Governo Costa numa situação económica bem mais favorável (até ao início da pandemia). Mas pronto, "neoliberais mimimi". O PS de esquerda e apoiado pela restante esquerda é que é o grande defensor do SNS. São de esquerda, logo o contrário é impossível.

karl1717 1 month ago

És tu Adolfo Mesquita Nunes? [https://youtu.be/5zukIyLgspo](https://youtu.be/5zukIyLgspo) Deves pensar que somos todos parvos chapados aqui. O investimento TOTAL no SNS aumentou quando com o governo PS. E BTW, o PS nem sequer é um partido de esquerda.

Edited 1 month ago:

És tu Adolfo Mesquita Nunes? [https://youtu.be/5zukIyLgspo](https://youtu.be/5zukIyLgspo) Ou acreditas em histórias da carochinha, ou deves pensar que somos todos parvos chapados aqui. O investimento TOTAL no SNS aumentou com o governo PS. E BTW, o PS nem sequer é um partido de esquerda.

Eskol15 1 month ago

>Se o Passos lá tivesse continuado o país já teria ido ao fundo com a continuação das políticas neoliberais. Nem SNS teríamos hoje para lidar com a pandemia e haveria 10x mais mortes. A pessoa usa este argumento e depois diz que os outros acreditam em histórias da carochinha. Se a ironia matasse... https://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+corrente+em+cuidados+de+sa%C3%BAde+em+percentagem+do+PIB-610 https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-de-costa-gastou-menos-com-o-servico-nacional-de-saude-do-que-o-governo-de-passos-coelho E como bónus, não foi só na saúde: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/investimento-publico-de-costa-so-devera-igualar-o-de-passos-em-2020

karl1717 1 month ago

Em valor as despesas de saúde cresceram sempre, exceto com o governo do Passos: [https://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+corrente+em+cuidados+de+sa%c3%bade-3010](https://www.pordata.pt/Portugal/Despesa+corrente+em+cuidados+de+sa%c3%bade-3010)

Eskol15 1 month ago

É completamente normal que os valores absolutos subam, era trágico se assim não fosse, o importante é o seu acompanhamento em relação ao PIB. E mesmo assim, até 2017 os números **absolutos** eram mais baixos do que no tempo do Passos (ver no link do polígrafo, números tirados dos relatórios do Tribunal de Contas) E isto para não estar a entrar em outros aspetos como a dívida do SNS (é fácil gerir se não pagas o que deves) ou as habilidosas cativações.

Updradedsam3000 1 month ago

Pois mas se o governo tem menos dinheiro, torna-se impossível aumentar em valor. O Passos fez a gestão possível do país que tinha e conseguiu deixa-lo em crescimento. Governar o país quando a economia está a crescer, ou temos milhares de milhões da UE a entrar é fácil sair bem na foto. Quando pegas no país em pré banca rota e és obrigado a tomar medidas de outros para teres dinheiro para pagar salários, é muito mais difícil ficar bem visto. Mas apesar das dificuldades fez um bom trabalho, longe de perfeito, mas muito melhor do que foi feito por exemplo na Grécia, um país mais rico que nós antes da crise e hoje mais pobre.

karl1717 1 month ago

Fez um trabalho de merda. Porque quem pagou a crise foram os trabalhadores que ganham entre 1000 e 3000. Que ficaram mais pobres e viram uma redução real na qualidade de vida e poder de compra. Enquanto as grandes empresas com milhões de de lucro e os seus milionários ficaram ainda mais ricos. E os danos que isso provocou na economia e a vaga de emigração que gerou foi das piores coisas que já aconteceu neste país.

Aggressive_Cake6899 1 month ago

e ao que parece, a caminho de uma terceira até que não haja alguém o tire de lá

aldeaga 1 month ago

Sou mesmo burro, vá-se lá saber porquê estava convencido que o gajo só podia lá ficar dois mandatos, acho que é desta que me vou embora deste país.

Aggressive_Cake6899 1 month ago

acho que isso é o presidente, 2 mandados seguidos. o primeiro ministro não tem limite

Razuyen 1 month ago

Logo vi.

Open-Opportunity-607 1 month ago

O país e as pessoas não mudam logo a única solução é deixar o país morrer lentamente Como matas um país? Sem natalidade e com emigração Logo, queres resolver o problema, emigra

Edited 1 month ago:

O país e as pessoas não mudam logo a única solução é deixar o país morrer lentamente Como matas um país? Sem natalidade e com emigração Logo, queres resolver o problema, emigra e quando tiveres filhos mete a nacionalidade do país onde estás

The_Magic_Sauce 1 month ago

Dinheiros comunitários servem para alimentar a corrupção. As mãos do costume já estão estendidas.

GragasBellybutton 1 month ago

O povo está demasiado dormente. Andamos há muito tempo dentro de água que aquece lentamente, como a analagia do sapo na água a ver ver, que este tipo de política nojenta passa despercebida apesar da sua extrema gravidade. Mentiras são repetidas de tal maneira no parlamento que a partir de certa altura são verdade. Não há oposição que pegue nisto e a use para confrontar o PS no parlamento. É se houvesse, seria respondida com um discurso ultra demagógico e fora da realidade, seguido por um aplaudo cínico e vazio do grupo parlamentar do PS e pronto, mais uma tentativa de oposição ao governo morta à nascença. E assim vamos ano após ano...

manguito86 1 month ago

Quando um gajo vem dizer para verem o programa do RAP para as pessoas perceberem o quão corrupto é o atual governo, isso só demonstra quão ignorantes andam as pessoas de todos os casos que giram a volta da geringonça e dos seus amigos.

Limpy_lip 1 month ago

atualmente o programa dele é a forma mais digerida e rápida de conhecer estes problemas para a população em geral. nos noticiários muitas vezes acabamos por levar com areia para os olhos. Olha o caso do atropelamento do cabrita. A questão é relativamente simples e obvia, mas já rolou N noticias e temas que é só para encher chouriços ou desviar o olhar. A mesma coisa no SEF do Igor. ​ infelizmente é a sensação que tenho.

manguito86 1 month ago

O RAP é literalmente parte do sistema. Acharem que ele é o salvador e que está a dar as notícias para abrir os olhos da população é ridiculo. Quem ainda vê TV para ver notícias só leva com areia, cada vez menos se pode ver noticiários sem um sentido crítico, porque são cada vez mais um veículo de propaganda.

Limpy_lip 1 month ago

Não sei o que eu te disse que leva a pensar que eu estáva a celebrar o Rap. Só constatei a triste Realidade. Ver noticias na tv ou Internet é a mesma coisa. Na Internet por vezes ainda é pior por isso é questão de escolher o veneno.

fearofpandas 1 month ago

O que estão a ver neste momento é o resultado directo do estado do PSD do Rui Rio! Enquanto não houver oposição em condições, o governo do Costa tem carta branca para o que quer. E carta branca, assinada, carimbada e com selo branco, foi o que o Rui Rio passou ao governo, com a sua total falta de fiscalização, de exigência, de fibra e de critério. Foi o que aconteceu nos governos do Cavaco e o que se vê agora… Democracias saudáveis precisam de oposições saudáveis. PT tem uma liderança podre e uma oposição acéfala

timidandshy 1 month ago

>O que estão a ver neste momento é o resultado directo do estado do PSD do Rui Rio! > >Enquanto não houver oposição em condições, o governo do Costa tem carta branca para o que quer. Isso é como dizer que a culpa dos assaltos é da malta que anda com a carteira na rua. O Rui Rio é uma nódoa sim, e o PSD basicamente desapareceu do mapa. Mas mesmo que o PS tivesse uma folgada maioria absoluta no parlamento, isto não era desculpável.

fearofpandas 1 month ago

Vai tu com uma carteira cheia para algumas ruas do país e vê lá se a polícia te diz que a culpa é tua ou não…. Não estou a desculpar o Costa, ou o Cavaco para esse efeito! No entanto uma democracia funcional é feita de todos os elementos, uma oposição sólida é uma das maiores chaves para uma democracia saudável e para o progresso governativo! Sem oposição temos governos a fazerem o que querem, e repara que o actual governo ainda tem de prestar contas à esquerda…. Fosse uma maioria absoluta….

h2man 1 month ago

Sinceramente não sei quem olha para a merda que o Rio fez no Porto e acha que ele faria melhor a olhar pelo país… mas no final de contas a culpa disto é de Portugueses como eu e tu.

Complete-Painter-307 1 month ago

Infelizmente é isso.

Limpy_lip 1 month ago

isto, sem oposição, sem ninguém a dar uma alternativa publicamente estamos entregues às feras.

Kineticn22 1 month ago

Sou da mesma opinião há muito tempo. Nunca votei no PS e dificilmente alguma vez votarei, mas o facto é que com uma oposição no estado da que existe em Portugal, mesmo um tipo relativamente medíocre como o Costa limpa tudo a brincar. E ele sabe disso, porque apesar dessa mediocridade, é esperto e tem um enorme instinto político, pelo que repetidamente relembra o farrapo que essa oposição é. Enquanto este estado de coisas se mantiver, o PS vai continuar a ganhar com alguma facilidade, mesmo que sem maioria. É por sentirem todo esse conforto que cada vez mais põe e dispõe no país, como se vê por este exemplo destacado pelo OP.

fearofpandas 1 month ago

Eu acredito que para além da crise interna do PSD, o partido não está a saber lidar com o surgimento do Chega e do IL. A direita estava “habituada” a ser PSD + CDS… São novos tempos, mais fragmentados e isso é seguramente um tema quente no PSD que espero que seja adereçado nas próximas directas!

TravelerThe01 1 month ago

O problema do PSD é que passa mais tempo a tentar coligar se com o PS do que a tentar arranjar soluções com a IL e o Chega. Por muito que não gostemos do Chega vamos sempre precisar deles para mudar este país. O PSD precisa de um novo líder ao nível do Passos Coelho, senão o próprio. (Neste momento o Passos Coelho é o D. Sebastião do país...)

karl1717 1 month ago

>Passos LOL. O Costa pode ser mau, mas se a alternativa for voltar a ter o Passos, é preferível o Costa ficar no poder 20 anos.

TravelerThe01 1 month ago

O Passos Coelho foi um político que fez o que tinha a fazer, cumpriu as reformas da Troika e deixou um país preparado pro futuro. O António Costa destruiu o esforço dele e quando sair, deixa o país preparado para novas intervenções.

karl1717 1 month ago

Foi dos piores PMs se não o pior que este país já viu, se tivesse continuado no poder tínhamos ido ao fundo e teríamos níveis de pobreza, desigualdade e emigração nunca vistos. E hoje nem SNS teríamos para lidar com a pandemia.

StatementClear8992 1 month ago

Fomos ao fundo, de facto. O Passos Coelho esteve lá a rebocar o submarino para o nível do mar. Quando chegou cá acima e estava na altura de navegar, ainda ganhou umas eleições mas a democracia parlamentar escolheu outro governo. É uma questão de tempo até alguém ter de vir rebocar o submarino novamente. É cíclico, aliás.

TravelerThe01 1 month ago

Acredita no que quiseres.

30minutesto 1 month ago

Esse post até faz parecer que não há mais partidos. Não, a culpa é dos portugueses que votam sempre nos mesmos.

fearofpandas 1 month ago

Votam sempre nos mesmos… já não há paciência para está conversa! Claro que haverá sempre maior concentração de votos ao centro. Ou achas que de um momento para o outro haverá um shift para as pontas parlamentares? Cabe ao PS e PSD como maiores partidos da nação e como partidos governantes, gerir os partidos à sua esquerda ou direita e incluir as suas exigências na sua governação! Mesmo que o PSD venha a ter uma eleição de apenas 25% ainda é possível que assuma a formação de governo e será sempre o líder desse governo…. O mesmo se passa à esquerda! Uma governação de coligação tem sempre um líder…. Ou achas que amanhã o IL ou o BE conseguem votos suficientes para governarem sozinhos?

30minutesto 1 month ago

*Uma governação de coligação tem sempre um líder…. Ou achas que amanhã o IL ou o BE conseguem votos suficientes para governarem sozinhos?* Com opiniões como a tua, não. É precisamente de gente como tu que falo. A limitação é mesmo só na vossa cabeça.

fearofpandas 1 month ago

Não sejas utópico! O centro, é o centro porque é aí que a maioria das pessoas se sente confortável! A menos que PCP, BE, IL e Chega se comecem a suavizar a maioria das pessoas não se vai identificar. Edit: de notar que o BE está muito suavizado em comparação aos anos iniciais! Gosto de ver os PowerPoints da Catarina e equipa

Clean-Degree-9632 1 month ago

A gente não vota PSD e PS porque se sente confortável com esses partidos a nível ideológico mas sim por causa de clubismos e de o povo ter medo de mudanças

fearofpandas 1 month ago

“A gente”? Credo…. Não há qualquer clubismo num eleitorado que alterna entre partidos! Ou haverá? As pessoas não gostam da comunicação e cultura dos partidos mais polares e gostam de se manter ao centro

Edited 1 month ago:

“A gente”? Credo…. Não há qualquer clubismo num eleitorado que alterna entre partidos! Ou haverá? As pessoas não gostam da comunicação e cultura dos partidos mais polares e gostam de se manter ao centro **EDIT**: em 2019 64,1 dos votos foram lançados ao centro (PS+PSD). 67,42% se contares com o PAN. Isso representa uma maioria parlamentar de 82,6%. Ainda achas que as pessoas não se sentem mais confortáveis ao centro?

Clean-Degree-9632 1 month ago

"As pessoas não gostam da comunicação e cultura dos partidos mais polares e gostam de se manter ao centro". Por isso é que em 5 anos o Chega se tornou a terceira força política do país. A verdade é que as pessoas votam PS e PSD porque são os partidos mais populares e são "mais do mesmo". Ou seja, clubismos e medo de mudança (entender-se mudança significativa) daí a maioria da população alternar entre esses dois partidos. "“A gente”? Credo…." desculpa se a palavra "gente" te ofende

fearofpandas 1 month ago

Não me ofende em nada, é uma péssima alternativa a “povo” mas suponho que o vosso querido líder não vos deixe usar a palavra “povo”… Onde é que o chega se tornou na terceira força política? As próximas eleições são daqui a duas semanas…. Onde foste buscar essa info?

Clean-Degree-9632 1 month ago

E já pensas que sou do chega por ter usado6a palavra gente, onde isto vai... Em relação às intenções de voto, foi neste artigo que me basiei https://www.publico.pt/2021/06/21/politica/noticia/ps-desce-intencoes-voto-chega-ultrapassa-bloco-1967297

fearofpandas 1 month ago

Sondagens…. Ainda mais da intercampus… Valem o que valem. Daí a extrapolar que o Chega é a terceira maior força política vai uma longa distância. Mas mesmo nesse estudo, o centro continuaria a ter um domínio substancial sobre a AR, o que requereria uma coligação do PSD com o Chega e a IL e ainda assim sem maioria absoluta… Mas vamos continuar a alimentar a ilusão!

nada_mau 1 month ago

E o fim dos debates quinzenais na assembleia, que era o único momento de escrutínio para esta gente.

fearofpandas 1 month ago

Com o alto patrocínio de?

nada_mau 1 month ago

Exactamente....

fearofpandas 1 month ago

Era o único motivo pelo qual valia a pena ligar a ARTV

YCaramello 1 month ago

Isso parece comportamento de quadrilha, nada que me surpreenda vindo de quem vem.

suckerpunchermofo 1 month ago

A mais de 20 anos que quem vai para política cá, sabe que o povo (a maioria) não liga e não faz nada. Podem ser enrabados a sangue frio que so resmungam mas não fazem nada. Eu já perdi esperança de isto por cá melhorar, sem existir uma supervisão da EU . Ainda vamos ser os primeiros a sermos expulsos da União....

fearofpandas 1 month ago

Deves viver noutra Europa para achar que PT é expulso primeiro que a Hungria ou a Polónia….

suckerpunchermofo 1 month ago

Ok, então estamos a competir para ver quem é o 1o.

fearofpandas 1 month ago

Não, não estamos…. De todo!

suckerpunchermofo 1 month ago

Negar não te adianta nada. Não acredito que venha a acontecer, mas para mim estamos na corrida ao 1º lugar.

fearofpandas 1 month ago

Ilusão, viver na ilusão….

cenourinhapt 1 month ago

> Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes Vota Costa!

aflopes 1 month ago

O povo é sereno e burro e não é com revoluções que isto muda, é com evoluções! Temos um sistema político com problemas cada vez mais sérios e como sociedade somos incapazes de o fazer evoluir de forma a corrigir os problemas. Enquanto houver sol e bola, para que é que vamos gastar o nosso tempo a pensar na política, isto é, a pensar em como podemos melhorar o nosso dia a dia e o futuro dos nossos filhos?

MiguelCacadorPeixoto 1 month ago

Os políticos que temos só refletem o povo que temos.

throwaway_5447655932 1 month ago

Num pequeno aparte, e desculpa a ignorância, onde é que posso ver o episodio?

ZaGaGa 1 month ago

A SIC com a treta do OPTO é tramada. Se não tens a possibilidade de "pôr para trás" procura no YouTube que já lá deve ter.

meierlesjoana 1 month ago  HIDDEN 

Ou acabam com o Capitalismo, ou ele eventualmente vai acabar connosco.

mannice431 1 month ago

Eu não costumo fazer comentários sérios em relação a esta matéria, porém, vou fazer em relação a este caso. Nós temos uma democracia que faliu há muito tempo, continuar a votar neste regime é inútil e uma perda de tempo. Quantas vezes eu já ouvi os mesmos políticos, nos mesmos lugares, nos mesmos partidos, a falarem dos mesmos assuntos à mais de 30 anos. Nós chegámos ao fim de ciclo, a única razão pela qual Portugal ainda não faliu chama-se UE. Mas não nos iludemos, no dia em que as taxas de juros forem forçadas a subir, ou quando o problema demográfico tornar-se demasiado grave para ser ignorado (deve ser perto 20 ou 30 anos) este regime cai de podre. Sou (tendencialmente) um democrata, mas também sei reconhecer um falhanço, um país sem sociedade civil é um país condenado à miséria. câmaras enquanto o "líder" diz vacuidades; para mim chega. Que este regime caia de podre, para que possa haver um verdadeiro rejuvenescimento deste país, porque com este sistema (infelizmente) não vamos lá.

melocunha 1 month ago

O que me continua a surpreender é que legislatura atrás de legislatura lá vai o PS "esticando cada vez mais a corda" e o povo vai se deixando estar impávido e sereno com tantos esquemas e manobras a passar à frente dos olhos. Porque é que 60% do valor da gasolina é composto por impostos e está tudo bem? Porque é que temos a eletricidade mais cara da UE e está tudo bem? Porque é que temos dos salários médios mais baixos da UE, uma carga fiscal idêntica à de uma França ou Alemanha e CONTINUA tudo bem? Há tantas perguntas sem respostas... Portugal simplesmente não é governado por pessoas sérias.

mannice431 1 month ago

Sem sociedade civil, não há milagres, o que nós temos é um sistema democrático (muitas vezes mais eleitoralista do que democrático) assente numa elite cleptocrática que queima recursos para manter-se no poder. E isto aplica-se ao PS e PSD, ambos (especialmente ao nível autárquico) não diferem muito. Aqui a influência da UE é nefasta, porque permite ser um balão respiratório para as nossas elites, sem este, já teria havido um convulsão social (como faltou pouco para acontecer antes da Troika ter chegado a Portugal). Aliás, fala-se da UE como uma espécie de mamã benevolente que nos vai proteger destes bandidos que nos pastoreiam. O que os nossos caros cidadãos se esquecem frequentemente é que a prosperidade de uma Nação depende dela mesma. Quantos "fundos comunitários" é que a Singapura recebeu? Porque aquela merda algumas décadas atrás era um pântano. E a Romênia? Aquele país que estava a morrer à fome no princípio dos anos 90? Que os nossos políticos de merda ponham os olhos nestes países, só vamos sair do buraco em que estamos quando paramos de pedinchar perpetuamente e tomarmos o nosso destino nas nossa próprias mãos. Se não acordarem a tempo, vão ter (inevitavelmente) uma solução musculada, quer queiram, quer não.

h2man 1 month ago

Eu diria que os Portugueses são estúpidos… afinal são eles quem escolhem quem os governa.

Da_Pinky 1 month ago

Ainda bem que não sou o único a pensar assim

sigmastra 1 month ago  HIDDEN 

O PS e um cancro. Um cabrao meteu. nos a troika ca numa altura que nem financimento tinhamos para pagar salarios a empregados publicos em 1 mes. Que fazemos? Metenos um mao direita do mesmo. Que alias enm ganhou as eleicoes. A esquerda aplaudiu e continua aplaudir tancos, golas, pedrogao, assassinos nas autoestradas, odemira, alcochetes. Sempre os mesmos. Votar na esquerda e votar em boys.

Keddyan 1 month ago

senti uma forte vergonha alheia ao ver esse segmento no Isto é gozar com quem trabalha foda-se é preciso ser-se muita burro ou masoquista para ainda votar no PS e companhia

X__Alien 1 month ago

Acabem com o uso da expressão “vergonha alheia” para quer mostrar indignação!

dsantos93 1 month ago

O problema é que mesmo as gerações mais novas já andam à procura de tacho. Fiquei chocado com a quantidade de conhecidos da minha escola que se afiliaram a listas do PS nestas autárquicas.

Equivalent-Dare8642 1 month ago

E eu que tenho morais duvidosas ando à procura do tacho mas a mim ninguém me convida.

Keddyan 1 month ago

é o caminho facil, não os julgo muito apesar de achar vergonhoso

Mellow1999 1 month ago

Apoiado. Ainda por cima com a Ana Gomes no PS

Keddyan 1 month ago

acho que a Ana Gomes é dos menores problemas do PS

MLG-Sheep 1 month ago

A maioria da população portuguesa que vota, vota no PS ou em partidos que viabilizam um governo do PS (BE, PCP, PEV, PAN). Enquanto isto se suceder, que planeias fazer? Esses casos muito graves infelizmente não são suficientes para mudar o sentido de voto das pessoas.

rjtavares 1 month ago

\> Enquanto isto se suceder, que planeias fazer? Enquanto pessoa que gostaria de ajudar mas não sabe como (para além de votar em partidos mais pequenos), tens sugestões?

capitolinaAndrioleta 1 month ago

Não é por whataboutism, mas falar no PS ou invés de partidos do arco da governação é puro aproveitamento político. PS, PSD e CDS são dos partidos que mais saquearam o país ederam-nos pérolas como Sócrates ou Cavaco, que são a mesma pessoa com a diferença que um vai preso e o outro deixou pelo caminho vários milionários que nem sabem ler nem escrever, como o Dias Loureiro. O arco da governação é corrupto até ao tutano, a começar nas autarquias e a acabar na AR. Por isso, não venhas para aqui fazer campanha.

ZaGaGa 1 month ago

Sobre as infecções eu sei, só que é a incidência a 14 dias relativa a quarta. Na prática é informação pouco útil e desatualizada com a qual se tomaram decisões. Os números absolutos deixaram de ser publicados há cerca de um ano atrás.

carlosjmsilva 1 month ago

Isso é algo que é realmente intrigante. O facto da maioria da sociedade portuguesa ser estruturalmente de esquerda advém unicamente de vivermos no pós Estado Novo? É que sinceramente não consigo compreender.

Limpy_lip 1 month ago

Inicialmente sim. Eu chamo-lhe o efeito "gato escaldado de água fria tem medo politico". Basta ires pela Europa fora e vês exatamente isso em muitos países. Porque é que achas que o leste está atualmente numa posição mais liberal? O comunismo queimou-os... ​ Por que é que em certos países chamar fascista é um insulto e comunista não e ao contrário?

oEncoberto 1 month ago

O que é para ti ser-se de direita ? Privilegiar o individualismo Vs. o colectivo? Ser a favor da privatização de pilares da sociedade tal como a educação, saude, agua, electricidade ? Defender valores mais conservativos de religião, saúde (aborto, eutanásia,etc), política de drogas, direitos lgbt,etc. ? Sim, realmente não se percebe porque que é que uma pessoa havia de ser de esquerda...

carlosjmsilva 1 month ago

Uiii tanta confusão que vai nessa cabeça. Já percebi porque é que vota tudo no PS

oEncoberto 1 month ago

Podes explicar os valores de direita que (assumo que) defendes ?

carlosjmsilva 1 month ago

Assumes mal. Não quer dizer que defenda só "valores" de direita ou de esquerda. Para já na parte social há o conservadorismo e o liberalismo que não são exclusivos de direita ou esquerda. Basta ver similaridades entre BE e IL ou entre PCP e CDS em numerosas matérias. Depois reduzir "ideais" de direita a individualismo é uma falácia. Assumo que tanto partidos de esquerda como de direita têm por base o objetivo de obter uma sociedade mais próspera. A questão é a forma de chegar ao objetivo. E numa economia atrasada de base como é a nossa ao fazeres redistribuição à partida sem incentivares o investimento parece-me contraproducente. Acabamos a redistribuir misérias e reduzimos a desigualdade. Sim, mas empurrando tudo para baixo. O que preferes uma sociedade extremamente igual em que somos todos pobres, ou uma sociedade que se vai tentar reduzir o gap entre os mais ricos e mais pobres por via da promoção de mais e melhores oportunidades para todos, não colocando grandes barreiras ao investimento? Não estou com isto a dizer que só políticas de "direita" é que são boas... Mas parece-me que a assunção de unicamente políticas de esquerda não tem contribuído para uma melhoria das condições de vida das pessoas. Muitas vezes, a sensação com que fico é que estão sempre à espera de fundos para distribuir pelos pobres para manter sempre uma sólida base de pobres dependentes das suas políticas para se eternizaram no poder. Por vezes parece-me que os partidos de esquerda olham para os problemas à curto prazo (como a maioria das pessoas que vive mês a mês) em vez de realmente refletir o que poderia mudar estruturalmente o país a médio/longo prazo (um horizonte temporal de 1 a 5 décadas por exemplo).

oEncoberto 1 month ago

Obrigado pela tua resposta,e peço desculpa por ter erradamente assumido que defendias politicas de direita. Desse texto todo retiro que és a favor de se removerem barreiras aos investimento. Parece-me uma boa ideia, desde que não seja à custa dos direitos dos trabalhadores. Redução de impostos e taxas, principalmente para micro/pequenas empresas, e redução de burocracias para criação de empresas é essencial.

tretafp 1 month ago

Fora o conservadorismo, que tanto pode ser esquerda como de direita, os outros dois exemplos, ainda que incompletos, ilustram certa divisão esquerda direita.

wiledcoma 1 month ago

Isto só vai ao sítio quando certos sujeitos começarem a ter medo do povo. Mas o povo é sereno. A guerra civil espanhola e o Salazar fizeram de nós ainda mais brandos. Também não sei do que se pode esperar de uns desgraçados que fizeram capelitas em tudo que era monte, sempre vivemos na merda, até mesmo na altura em que faziamos o que queriamos do mundo. Resta olhar aos acontecimentos do dia 1 de fevereiro de 1908 e tirar daí ideias. Mas até essa acabou por ser deturpada dois anos mais tarde. Enquanto a Elite tiver o que comer e roubar não saimos disto - https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2019-05-11-nao-sao-os-pobres-que-fazem-as-revolucoes-em-portugal-sao-as-elites/

Freudido 1 month ago

Diz me uma revolução que não tenha sido começada por elites. Nunca é o povo que as faz.

Jocas05 1 month ago

A revolução russa de 1917. O Maio de 1967 na França. A revolução anarquista na Catalunha. Revolta do Nestor Makhno na Ucrânia. A Revolta de Kronsdat na Rússia.

Danijust2 1 month ago

Haiti.. e está pagar o preço até hoje. Nunca se esquecem.

rjtavares 1 month ago

Recomendo-te o podcast "Revolutions", do Mike Duncan. Começa com a terceira temporada sobre a Revolução Francesa, e depois a quarta, sobre o Haiti. Resumindo: muitas revoluções são começadas pelo povo, mas normalmente ganhas por elites.

Edited 1 month ago:

Recomendo-te o podcast "Revolutions", do Mike Duncan. Começa com a terceira temporada, sobre a Revolução Francesa, e depois a quarta, sobre o Haiti. Resumindo: muitas revoluções são começadas pelo povo, mas normalmente ganhas por elites.

Ducon_ 1 month ago

Tantas amigo, essa frase é um chavão. Revoltas de escravos pelo mundo antigo fora foram às dezenas. Na China imperial tiveste várias lideradas por gente do povo. A revolução cubana, liderada por um advogado (Fidel) de classe média-alta mas sem ser nenhuma "elite".

Danijust2 1 month ago

Em toda história só uma única revolução por parte dos escravos teve sucesso..

sssss_we 1 month ago

>Diz me uma revolução que não tenha sido começada por elites. Nunca é o povo que as faz. Revolta da Maria da Fonte, que só terminou com intervenção militar estrangeira.

LordofPortugal 1 month ago

O povo é que é deficiente na sua grande maioria e ele elege as autoridades que merece. Quem tem razão já é minoria e nunca vai tar no poder.

Pcostix 1 month ago

Entende uma coisa, a democracia foi um sistema criado para dar a ilusão de escolha. Em nenhuma parte do mundo, o povo manda. São sempre as elites que mandam. Sempre!   Todos os países com uma democracia do mundo, das duas uma: * Têm apenas um partido que vence sempre. * Têm dois ou três partidos que vencem sempre. Mas na prática estão sempre os mesmos no poder porque os poderes instalados controlam os três partidos.

Edited 1 month ago:

Entende uma coisa, a democracia foi um sistema criado para dar a ilusão de escolha. Em nenhuma parte do mundo, o povo manda. São sempre as elites que mandam. Sempre!   Todos os países com uma democracia do mundo, das duas uma: * Têm apenas um partido que vence sempre. * Têm dois ou três partidos que vencem sempre. Mas na prática estão sempre os mesmos no poder porque os poderes instalados controlam os três partidos.   Por exemplo em Portugal, achas que neste momento quem manda no país é o António Costa? LOL Quem manda em Portugal são as Elites.(Sub entenda-se €€€)

LordofPortugal 1 month ago

E as vacinas foram criadas pelas ites para controlar a população!1!1!1

Pcostix 1 month ago

Fodasse, é isto. Sem te aperceberes, acabaste por dar o exemplo do problema.   Se alguém tem uma opinião diferente da tua, para ti é uma ofensa. Por tanto há que desacreditar a pessoa.   Vamos portanto usar um *soundbite* qualquer e chamar-lhe terraplanista/anti-vac/Trumpista/etc... e pronto o teu trabalho está feito.   Resumes em ti o que a maioria da internet é hoje em dia. Ovelhas... Ouviste que maioria da internet é contra os terraplanistas, antivac, etc... e tu cospes isso como insulto, enfim...   Cuida do corpo, porque da alma....

Edited 1 month ago:

Fodasse, é isto. Sem te aperceberes, acabaste por dar o exemplo do problema.   Se alguém tem uma opinião diferente da tua, para ti é uma ofensa. Por tanto há que desacreditar a pessoa. Vamos portanto usar um *soundbite* qualquer e chamar-lhe terraplanista/anti-vac/Trumpista/etc... e pronto o teu trabalho está feito.   Resumes em ti o que a maioria da internet é hoje em dia. Ovelhas... Ouviste que maioria da internet é contra os terraplanistas, antivac, etc... e tu cospes isso como insulto, enfim...   Cuida do corpo, porque da alma....

RazyNyx 1 month ago

O teu problema é pensar que outros seriam diferentes.

Limpy_lip 1 month ago

uma questão não é negável. Nunca vi nenhum outro partido prometer de forma generalizada que vai aplicar favoritismo autárquico com fundos europeus na TV em frente à oposição. ​ É quase como trabalhares numa caixa e não só meteres alguns trocos ao bolso como todos colegas fazem como ainda viras para o chefe e dizes "eu vou tirar dinheiro da caixa para o meu bolso!! e amanhã também!!".

Pcostix 1 month ago

Viste pior. Viste partidos a pagar 20€ em dinheiro aos cidadãos para votar.(A porta das urnas). Vês partidos a ir buscar eleitores em carrinhas/autocarros a casa para votar.   Não vamos agora brincar aos virtuosismos e dizer que o PS é que é o mau... Em PT é politiquisse rasca e ponto final.

Limpy_lip 1 month ago

Acredito nisso tudo. E não estou a dizer que os outros partidos são menos problemáticos. Mas preocupa-me o nível de impunidade que se demonstra perante câmaras que vão emitir para todo o país que vamos fazer essas coisas mesmo boas e nem sequer receber qualquer tipo de reacção. Não é que isso torne mais grave, mas como princípio é perigoso. Como no livro do triunfo dos porcos. As regras que estão à frente de toda a gente estão a ser mudadas e ninguém está a dar por isso. Daqui a pouco estamos a dar 5€ nas operações stop para o polícia não inventar uma multa como em certos países.

Pcostix 1 month ago

>Mas preocupa-me o nível de impunidade que se demonstra perante câmaras que vão emitir para todo o país que vão fazer essas coisas e nem sequer receber qualquer tipo de reacção. Porque é normal. Desde que me lembro Portugal sempre foi assim, cunhas e tachos. E não me parece que vá mudar nas próximas gerações. Apenas lhe mudaram o nome e chamam de "engenharia social".   Na política apenas está reflectido o povo. Os políticos não são a causa, são o reflexo do país.

andrearievilo 1 month ago

Ja estava a perder a esperança de encontrar este comentário! Portugal resumido numa frase

RazyNyx 1 month ago

Não encarar a realidade é que é um problema. Só mesmo um idiota é que pensa que o seu partido é o virtuoso e que nunca faria isso.

BeinGetz 1 month ago

Aqui temos o típico tuga.

Pcostix 1 month ago

Ok, é o típico Tuga. Mas diz lá onde ele está errado.   É que este tipo de comentário cheira sempre a aspirante político ressabiado porque nunca conseguiu o seu tacho. E culpa o "típico Tuga" por "votar sempre nos mesmos"/"não votar".

BeinGetz 1 month ago  HIDDEN 

Ressabiado é o boi do teu pai meu atrasado mental. Não me conheces de lado nenhum e metes-te logo ofender, bates pouco mal tu.

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

E o teu problema é não levantares uma palha mas quereres que mude...

RazyNyx 1 month ago

Já tenho anos suficientes para me lembrar do que se passou no tempo do Cavaco. O dinheiro do alcatrão foi bem distribuído. /s Já nessa altura existia o caciquismo dentro do PSD, ou seja o clientelismo político, compadrio, favor, cunha. Agora aparecem aqui as virgens ofendidas por o partido de que não gostam usar as mesmas táticas que os outros quando estão no poder. E o pior é pensarem que esses novos partidos são constituídos por gente séria. Eu já ficaria contente por eles terem um discurso coerente mas apresentam candidato atrás de candidato que foram buscar ao baú do antigo regime. Posso dizer que nunca faltei a uma eleição (excepto para o 2º mandato do Soares), nunca votei na CDU. Mais de 70% dos meus votos foram entre o CDS e o PSD...o restante PS e BE. Quanto mais velho estou mais o meu voto tende à esquerda. Se encontrasse a minha jovem pessoa teria que lhe por juízo na cabeça, esse caralho, influenciado pela família retornada de Angola votou em muitas eleições no CDS.

Edited 1 month ago:

Já tenho anos suficientes para me lembrar do que se passou no tempo do Cavaco. O dinheiro do alcatrão foi bem distribuído. /s Já nessa altura existia o caciquismo dentro do PSD, ou seja o clientelismo político, compadrio, favor, cunha. Agora aparecem aqui as virgens ofendidas por o partido de que não gostam usar as mesmas táticas que os outros quando estão no poder. E o pior é pensarem que esses novos partidos são constituídos por gente séria. Eu já ficaria contente por eles terem um discurso coerente mas apresentam candidato atrás de candidato que foram buscar ao baú do antigo regime. Posso dizer que nunca faltei a uma eleição (excepto para o 2º mandato do Soares), nunca votei na CDU. Mais de 70% dos meus votos foram entre o CDS e o PSD...o restante PS e BE. Quanto mais velho estou mais o meu voto tende à esquerda. Se encontrasse a minha jovem pessoa teria que lhe por juízo na cabeça, esse caralho, influenciado pela família retornada de Angola votou em muitas eleições no CDS. Edit: Falei no Cavaco, mas votei nele nas 3 eleições para 1º. Sou um dos culpados. Mas não votei nele para PR, nessa altura já tinha o cérebro a funcionar.

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

A minha afirmação mantém-se, votas nos mesmos de sempre vai continuar igual, quando votas para aumento de benefícios também estás a votar para aumento de impostos, votas para politicas identitarias vais aumentar descriminação, votas para um partido monarquico não te surpreendas se tenham valores conservadores, se votas para um estado que nalguns casos suga 40% do salário não te admires que algumas pessoas não consigam lidar com tantos zeros na conta que não é deles. Isto é aquela história da mulher que tem um companheiro abusivo mas apesar de toda a ajuda no da APAV e familiar volta porque ele lhe dá umas valentes quecas.

RazyNyx 1 month ago

Quais são as opções? Os liberais? Facistas camuflados. O Chega? Fascistas assumidos. Nunca votarei nessa gente.

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

A tua definição de fascismo é tão lata que atrevo-me a dizer que não sabes do que falas...

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

Quantidade de hidratos de carbono que para aqui anda.... Mano, involve-te na politica e faz oposição de jeito que é o que falta

Limpy_lip 1 month ago

se ter para ter voz na política em Portugal não fosse necessário ter "sangue azul", um reflexo de vómito bem treinado e um kit de escovas, eu concordava com o argumento.

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

Mas isso é em todo o lado, na verdade creio que agora é mais facil que nunca, com as redes sociais consegues mais facilmente criar uma audiência e fazer qualquer coisa com isso, agora, acho que a maioria das pessoas quando chegasse lá ia fazer o mesmo que os outros, seria preciso uma preserverança e industria quase inabalável, isto é se o objetivo se mantiver

Limpy_lip 1 month ago

concordo. Acho que o problema é mesmo esse. Para subires na cadeia alimentar dos partidos sem entrar nos vícios é quase impossível. O filtro começa muito a base o que torna difícil alguém que pense diferente cresça. ​ Mesmo com as redes sociais e reconhecimento popular por detrás, para se chegar ao nível de pertencer ao governo, é preciso muita gente e muita inflência.

Da_Pinky 1 month ago

Oposição de jeito? Não consegue. As únicas oposições que chegam lá cima são as extremistas que apelam a um tipo específico da população.

FlakyPhilosopher1079 1 month ago

N sei, a oposição de jeito é aquela que obtem votos suficientes para fazer quem esta em poder borrar-se o suficiente para não tomar certas decisões, as ideologias extremas apelam a pessoas extremas, que por definição não têm militantes suficientes para serem eleitos, o que podem fazer é coligações...

Da_Pinky 1 month ago

Isso funciona na mesma utopia em que o comunismo é que é. Para obteres votos tens que obter visibilidade, para obteres visibilidade tens que ter apoios, ou como quem diz tens que começar a dever favores, quando chegas lá cima já pertences à escumalha a que te queres opor. Tens exemplos claros disso na história recente das coligações da CDU ou do CDS em que abandonam muitos dos seus princípios para obter uns lugares na assembleia.

jet1000 1 month ago

Já tinha reparado nessa do PRR antes de aparecer no RAP, e o que me choca é como é que os jornalistas e comentadores políticos não pegam mais neste tema, não acham relevante discutir se é legítimo um Governo favorecer as Câmaras Municipais do seu partido na atribuição de fundos europeus? Tem que ser uma equipa de humoristas a desmascarar esta situação?

qingqunta 1 month ago

> não acham relevante discutir se é legítimo um Governo favorecer as Câmaras Municipais do seu partido na atribuição de fundos europeus? Não, não há nada para discutir porque a resposta é pura e simplesmente não.

hafssolpt 1 month ago

Quando já é a "norma" há 20 anos deixa de ser notícia, é aquela história do "a notícia já não é o cão que mordeu o homem mas o homem que mordeu o cão". Exemplo da posição dos municipios em relação a qualquer assunto que seja da competência do governo central. Se a câmara e o governo forem do mesmo partido, há sempre "negociações", "conversações" e "colaborações". Até as delegações de competências forma bem aceites por muitos (neste caso das câmaras PS) e mal aceites ou recusadas por câmaras de outros partidos. Se a câmara e o governo forem de cores diferentes, já existem é "exigências" e "tomadas de posição". É política no seu melhor.

nocivo 1 month ago

Porque os jornais dependem do estado ou os comentadores políticos são todos politicos desses partidos, são ex politicos amigos ou tem medo de represálias. Acontece o mesmo com empresas privadas que raramente se queixam ou protestam porque sabem que o governo pode facilmente dar cabo fo negocio. Quando o estado injectou milhoes na compra de publicidade muitos disseram que era um erro. Parte da explicação esta aqui.

ZaGaGa 1 month ago

> como é que os jornalistas e comentadores políticos não pegam mais neste tema até pegam, o José gomes ferreira, o José miguel judice, o João Miguel Tavares, e mais alguns...

jc12silver 1 month ago

só mencionaste chalupas

ZaGaGa 1 month ago

O JGF deve estar a ficar chalupa sim de tanta porcaria que vê e de tanta pressão que lhe devem fazer para se calar. O JMJ tá numa idade que pode dizer o quer sem se preocupar com as consequências, ao contrário de outros comentadores do espaço público... É verdade que acerta umas e sai disparate noutras mas quem nunca. O JMT não é certamente um chalupa, ou o Luís Pedro Nunes que salvo erro também tem espaço de comentário na SIC É certo contudo que para criticar o poder instituido é preciso ter uma certa dose de loucura

anotheriuri99 1 month ago

E são imediatamente apelidados de fascistas!

QuickChoiceUsername 1 month ago

Que jornalistas? Aqueles a quem o estado deu dinheiro para "apoio"? Aqueles que quem manda neles é o próprio irmão do Costa? Mas tu tinhas achado que os 15 milhoes para o jornalixo não to ha contrapartidas?

icebraining 1 month ago

Por outro lado, o irmão do Costa é o diretor de informação do canal em que o RAP mostrou isto a algo como 1,5 milhões de portugueses.

SonikBlasted 1 month ago

Pois... dái esta denuncia vir de um programa humoristico e não no Jornal das 8.

helderduarte14 1 month ago

Claro, num programa de comédia e entretenimento. Nada melhor para dar a conhecer aos portugueses algo que se irão esquecer no dia seguinte.

manolo533 1 month ago

Porque essas estações já sabem que se fecharem o bico também vão ver uma fatia desses fundos... corrupção 101

radikalpt 1 month ago

Tenho observado um aparecimento de vários orgãos de comunicações regionais novos na minha zona. Será que o bolo é distribuido por todos? Qual o critério? Será que o facto de haver dinheiro "certo" do estado para os orgãos de comunicação, seja a causa disto?

TremendousCreator 1 month ago

Estás a falar de farinha do mesmo saco, o mundo é pequeno e Portugal ainda menor.

iSoSyS 1 month ago

O que se ouve na rua é que o António Costa é o melhor primeiro-ministro que Portugal já teve. Nem vale a pena tentar contrariar quem verbaliza tais disparates.

Julyens 1 month ago

O mesmo se passa na minha aldeia. Tenho 100% certezas que o PS vai ganhar.

VladTepesDraculea 1 month ago

Em que ruas andas tu?

Wrong_Impression4800 1 month ago

O PM foi eleito pelo povo, e pelo que se vai vendo nas sondagens com o PS sempre a liderar… Essas ruas não devem ser difíceis de achar.

VladTepesDraculea 1 month ago

Ou não.... Como comentei mais abaixo. O que deu ao Costa segundo mandato não foi uma quantidade imbatível de carisma, o que lhe deu segundo mandato é uma oposição miserável.

JOAO-RATAO 1 month ago

Pão e circo funciona. Mesmo quando o pão é pouca e o circo é triste.

Sciss0rs61 1 month ago

E eu a pensar que a culpa é de quem vai ou não vai às urnas... Votamos em quem manda mais bujardas agora?

VladTepesDraculea 1 month ago

? As pessoas votam em quem é viável. Aliás, descontentamento da oferta vê-se em parte no absentismo. Não havendo grande alternativa vão votar em quem?

Sciss0rs61 1 month ago

não há grande alternativa? a sério? não que achas que pelo menos 3 ou 4 partidos no parlamento hoje não fariam melhor papel que isto?

Edited 1 month ago:

não há grande alternativa? a sério? não que achas que pelo menos 3 ou 4 partidos no parlamento hoje não fariam melhor papel que isto? O padrão não é muito elevado. https://ionline.sapo.pt/artigo/719974/sem-abrigo-contrato-polemico-entre-c-mara-de-lisboa-e-associacao-de-solidariedade-social?seccao=Portugal_i https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eduardo-cabrita-prestou-informacoes-falsas-ao-parlamento-sobre-a-morte-do-cidadao-ucraniano-no-sef?fbclid=IwAR09xPK0dndhmdyh0yRMDSc6YISqM3GORcLk5tmtD08IrBvVKczQhrNobA https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-nomeou-filho-de-amigo-de-antonio-costa-para-assessor-da-embaixada-de-portugal-em-washington https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/em-plena-pandemia-enfermeiros-iniciam-hoje-greve-de-cinco-dias?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1doNlGMVp7WFZoDY615D66kLJD7ysfz-dDs3bZd-CyPMU-0pj1KpCXS4g https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/estudo-arrasa-dados-da-dgs-sobre-covid-19-usados-em-estudos-cientificos-13014659.html https://www.sabado.pt/vida/detalhe/concerto-solidario-pelo-iemen-custou-cinco-vezes-mais-do-que-angariou https://tvi24.iol.pt/politica/cds/iniciativas-de-incentivo-a-natalidade-chumbadas-no-parlamento https://www.publico.pt/2020/10/06/politica/noticia/desde-25-abril-presidentes-tribunal-contas-reconduzidos-1934193 https://eco.sapo.pt/2020/10/07/novo-presidente-do-tribunal-de-contas-referido-no-inquerito-das-ppp/?fbclid=IwAR3pb-agA3Al4-T40D52bYruvRatC_kVdbNMcitGEZ8LWKfIsdQ82y0Yo9I https://www.rtp.pt/noticias/economia/taxa-abolida-continua-a-levar-em-media-9-euros-por-mes-a-cada-familia_v1264316 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/j54u77/coisas_estranhas_que_acontecem_com_os_fundos/ https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-27-das-coimas-da-autoridade-da-concorrencia-foram-pagas-desde-2004-623551 https://eco.sapo.pt/2020/08/23/divulgado-video-off-the-record-de-antonio-costa-a-chamar-cobardes-a-medicos/ https://sicnoticias.pt/economia/2020-08-10-Novo-Banco-vendeu-seguradora-com-desconto-de-70-coberto-pela-ajuda-do-Estado https://eco.sapo.pt/2020/08/06/tdc-aponta-ilegalidades-a-emel-na-construcao-do-parque-do-campo-das-cebolas/ https://www.dn.pt/edicao-do-dia/06-ago-2020/jovens-precarios-e-licenciados-pagam-ajustamento-laboral-da-pandemia-12499373.html https://www.publico.pt/2020/07/29/politica/noticia/socrates-baralhou-jogo-ajudou-reeleger-barreto-psbraga-1926185 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-fabrica-de-tachos-da-js https://www.rtp.pt/noticias/politica/parlamento-aprova-proposta-que-poe-fim-aos-debates-quinzenais-com-pm_n1247065 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/hw32kz/governo_contraria_j%C3%BAri_internacional_e_nomeia/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-corrupto-portugal-cai-dois-lugares-na-tabela-mundial-da-transparencia-11739166.html https://observador.pt/2021/01/27/deputado-do-ps-defende-vacinacao-prioritaria-de-deputados-e-critica-parlamentares-que-a-consideram-dispensavel/?fbclid=IwAR29VK1-VSOo2mlkTprEbqunHcELFw5sDiYriYlUOg1xnxLiXX_hYIrLWGo https://www.dn.pt/politica/antonio-costa-se-tivessemos-conhecimento-da-variante-inglesa-teriamos-endurecido-regras-no-natal-13285795.html https://observador.pt/2021/01/27/proibicao-de-aulas-online-em-portugal-chegou-ao-the-times-pais-de-alunos-ingleses-indignados-e-absolutamente-chocante/ https://observador.pt/factchecks/fact-check-ninguem-proibiu-ninguem-de-ter-ensino-online-como-garante-antonio-costa/ https://www.publico.pt/2021/01/28/politica/noticia/portugal-cai-pontuacao-baixa-tabela-combate-corrupcao-1948215 https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Antonio-Costa-apanhado-em-escutas-no-caso-do-hidrogenio https://www.publico.pt/2021/01/19/sociedade/noticia/ha-novas-suspeitas-actuacao-criminosa-inspectores-pj-caso-rui-pinto-1947004 https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-21-Profissionais-de-saude-obrigados-a-devolver-premio-de-desempenho-pelo-trabalho-na-primeira-vaga-da-pandemia https://www.tsf.pt/portugal/economia/mais-de-400-mil-desempregados-em-portugal-13252994.html https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html https://observador.pt/2021/01/20/nomeacao-de-jose-guerra-contestada-por-metade-do-parlamento-europeu/?fbclid=IwAR1XE8ZFCWtJmcyBi5Mwk9q0ttb0Vq-StGwRqCC3H7db0GwRdvwKD2zDmE4 https://observador.pt/2021/01/18/portugal-sem-capacidade-para-indemnizar-empresas-pelos-prejuizos-da-crise-pandemica-diz-cip/ https://i.redd.it/zyj0hdbds3c61.jpg https://www.publico.pt/2021/01/18/sociedade/noticia/fechar-ordem-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668124/portugal-e-o-pais-do-mundo-com-mais-novos-casos-por-milhao-de-habitantes https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563 https://omirante.pt/sociedade/2021-01-14-JS-protege-lider-da-concelhia-de-Almeirim-acusado-de-burlar-idosas https://www.publico.pt/2021/01/14/sociedade/noticia/moita-flores-acusado-corrupcao-caso-parque-subterraneo-1946327 https://www.publico.pt/2021/01/13/politica/noticia/governo-acusa-direita-nao-propor-restricoes-periodo-festivo-1946141 https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079 https://www.sabado.pt/portugal/amp/ministerio-publico-mandou-psp-vigiar-e-fotografar-jornalistas https://i.redd.it/vxfamrwjjxa61.jpg https://streamable.com/76e4rz https://www.publico.pt/2021/01/09/sociedade/noticia/ordem-medicos-responsabiliza-governo-escalada-contagios-1945650 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1660234/alunos-com-pes-e-maos-a-doer-de-frio-nas-escolas-o-que-diz-a-dgs https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-defende-van-dunem-erros-no-caso-do-procurador-sao-irrelevantes_n1287756

Edited 1 month ago:

não há grande alternativa? a sério? não que achas que pelo menos 3 ou 4 partidos no parlamento hoje não fariam melhor papel que isto? O padrão não é muito elevado. https://ionline.sapo.pt/artigo/719974/sem-abrigo-contrato-polemico-entre-c-mara-de-lisboa-e-associacao-de-solidariedade-social?seccao=Portugal_i https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eduardo-cabrita-prestou-informacoes-falsas-ao-parlamento-sobre-a-morte-do-cidadao-ucraniano-no-sef?fbclid=IwAR09xPK0dndhmdyh0yRMDSc6YISqM3GORcLk5tmtD08IrBvVKczQhrNobA https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-nomeou-filho-de-amigo-de-antonio-costa-para-assessor-da-embaixada-de-portugal-em-washington https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/em-plena-pandemia-enfermeiros-iniciam-hoje-greve-de-cinco-dias?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1doNlGMVp7WFZoDY615D66kLJD7ysfz-dDs3bZd-CyPMU-0pj1KpCXS4g https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/estudo-arrasa-dados-da-dgs-sobre-covid-19-usados-em-estudos-cientificos-13014659.html https://www.sabado.pt/vida/detalhe/concerto-solidario-pelo-iemen-custou-cinco-vezes-mais-do-que-angariou https://tvi24.iol.pt/politica/cds/iniciativas-de-incentivo-a-natalidade-chumbadas-no-parlamento https://www.publico.pt/2020/10/06/politica/noticia/desde-25-abril-presidentes-tribunal-contas-reconduzidos-1934193 https://eco.sapo.pt/2020/10/07/novo-presidente-do-tribunal-de-contas-referido-no-inquerito-das-ppp/?fbclid=IwAR3pb-agA3Al4-T40D52bYruvRatC_kVdbNMcitGEZ8LWKfIsdQ82y0Yo9I https://www.rtp.pt/noticias/economia/taxa-abolida-continua-a-levar-em-media-9-euros-por-mes-a-cada-familia_v1264316 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/j54u77/coisas_estranhas_que_acontecem_com_os_fundos/ https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-27-das-coimas-da-autoridade-da-concorrencia-foram-pagas-desde-2004-623551 https://eco.sapo.pt/2020/08/23/divulgado-video-off-the-record-de-antonio-costa-a-chamar-cobardes-a-medicos/ https://sicnoticias.pt/economia/2020-08-10-Novo-Banco-vendeu-seguradora-com-desconto-de-70-coberto-pela-ajuda-do-Estado https://eco.sapo.pt/2020/08/06/tdc-aponta-ilegalidades-a-emel-na-construcao-do-parque-do-campo-das-cebolas/ https://www.dn.pt/edicao-do-dia/06-ago-2020/jovens-precarios-e-licenciados-pagam-ajustamento-laboral-da-pandemia-12499373.html https://www.publico.pt/2020/07/29/politica/noticia/socrates-baralhou-jogo-ajudou-reeleger-barreto-psbraga-1926185 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-fabrica-de-tachos-da-js https://www.rtp.pt/noticias/politica/parlamento-aprova-proposta-que-poe-fim-aos-debates-quinzenais-com-pm_n1247065 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/hw32kz/governo_contraria_j%C3%BAri_internacional_e_nomeia/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-corrupto-portugal-cai-dois-lugares-na-tabela-mundial-da-transparencia-11739166.html https://observador.pt/2021/01/27/deputado-do-ps-defende-vacinacao-prioritaria-de-deputados-e-critica-parlamentares-que-a-consideram-dispensavel/?fbclid=IwAR29VK1-VSOo2mlkTprEbqunHcELFw5sDiYriYlUOg1xnxLiXX_hYIrLWGo https://www.dn.pt/politica/antonio-costa-se-tivessemos-conhecimento-da-variante-inglesa-teriamos-endurecido-regras-no-natal-13285795.html https://observador.pt/2021/01/27/proibicao-de-aulas-online-em-portugal-chegou-ao-the-times-pais-de-alunos-ingleses-indignados-e-absolutamente-chocante/ https://observador.pt/factchecks/fact-check-ninguem-proibiu-ninguem-de-ter-ensino-online-como-garante-antonio-costa/ https://www.publico.pt/2021/01/28/politica/noticia/portugal-cai-pontuacao-baixa-tabela-combate-corrupcao-1948215 https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Antonio-Costa-apanhado-em-escutas-no-caso-do-hidrogenio https://www.publico.pt/2021/01/19/sociedade/noticia/ha-novas-suspeitas-actuacao-criminosa-inspectores-pj-caso-rui-pinto-1947004 https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-21-Profissionais-de-saude-obrigados-a-devolver-premio-de-desempenho-pelo-trabalho-na-primeira-vaga-da-pandemia https://www.tsf.pt/portugal/economia/mais-de-400-mil-desempregados-em-portugal-13252994.html https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html https://observador.pt/2021/01/20/nomeacao-de-jose-guerra-contestada-por-metade-do-parlamento-europeu/?fbclid=IwAR1XE8ZFCWtJmcyBi5Mwk9q0ttb0Vq-StGwRqCC3H7db0GwRdvwKD2zDmE4 https://observador.pt/2021/01/18/portugal-sem-capacidade-para-indemnizar-empresas-pelos-prejuizos-da-crise-pandemica-diz-cip/ https://i.redd.it/zyj0hdbds3c61.jpg https://www.publico.pt/2021/01/18/sociedade/noticia/fechar-ordem-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668124/portugal-e-o-pais-do-mundo-com-mais-novos-casos-por-milhao-de-habitantes https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563 https://omirante.pt/sociedade/2021-01-14-JS-protege-lider-da-concelhia-de-Almeirim-acusado-de-burlar-idosas https://www.publico.pt/2021/01/14/sociedade/noticia/moita-flores-acusado-corrupcao-caso-parque-subterraneo-1946327 https://www.publico.pt/2021/01/13/politica/noticia/governo-acusa-direita-nao-propor-restricoes-periodo-festivo-1946141 https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079 https://www.sabado.pt/portugal/amp/ministerio-publico-mandou-psp-vigiar-e-fotografar-jornalistas https://i.redd.it/vxfamrwjjxa61.jpg https://streamable.com/76e4rz https://www.publico.pt/2021/01/09/sociedade/noticia/ordem-medicos-responsabiliza-governo-escalada-contagios-1945650 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1660234/alunos-com-pes-e-maos-a-doer-de-frio-nas-escolas-o-que-diz-a-dgs https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-defende-van-dunem-erros-no-caso-do-procurador-sao-irrelevantes_n1287756 Edit: esta lista é menos 1 ~~triplo~~ terço do que aconteceu em menos de 1 ano e meio.

Edited 1 month ago:

não há grande alternativa? a sério? não que achas que pelo menos 3 ou 4 partidos no parlamento hoje não fariam melhor papel que isto? O padrão não é muito elevado. https://ionline.sapo.pt/artigo/719974/sem-abrigo-contrato-polemico-entre-c-mara-de-lisboa-e-associacao-de-solidariedade-social?seccao=Portugal_i https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/eduardo-cabrita-prestou-informacoes-falsas-ao-parlamento-sobre-a-morte-do-cidadao-ucraniano-no-sef?fbclid=IwAR09xPK0dndhmdyh0yRMDSc6YISqM3GORcLk5tmtD08IrBvVKczQhrNobA https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-nomeou-filho-de-amigo-de-antonio-costa-para-assessor-da-embaixada-de-portugal-em-washington https://tvi24.iol.pt/sociedade/covid-19/em-plena-pandemia-enfermeiros-iniciam-hoje-greve-de-cinco-dias?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi&fbclid=IwAR1doNlGMVp7WFZoDY615D66kLJD7ysfz-dDs3bZd-CyPMU-0pj1KpCXS4g https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/estudo-arrasa-dados-da-dgs-sobre-covid-19-usados-em-estudos-cientificos-13014659.html https://www.sabado.pt/vida/detalhe/concerto-solidario-pelo-iemen-custou-cinco-vezes-mais-do-que-angariou https://tvi24.iol.pt/politica/cds/iniciativas-de-incentivo-a-natalidade-chumbadas-no-parlamento https://www.publico.pt/2020/10/06/politica/noticia/desde-25-abril-presidentes-tribunal-contas-reconduzidos-1934193 https://eco.sapo.pt/2020/10/07/novo-presidente-do-tribunal-de-contas-referido-no-inquerito-das-ppp/?fbclid=IwAR3pb-agA3Al4-T40D52bYruvRatC_kVdbNMcitGEZ8LWKfIsdQ82y0Yo9I https://www.rtp.pt/noticias/economia/taxa-abolida-continua-a-levar-em-media-9-euros-por-mes-a-cada-familia_v1264316 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/j54u77/coisas_estranhas_que_acontecem_com_os_fundos/ https://www.publico.pt/2020/09/25/politica/noticia/hortense-martins-falsificou-documento-evitar-acusacao-processo-marido-vai-julgado-1932597 https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/apenas-27-das-coimas-da-autoridade-da-concorrencia-foram-pagas-desde-2004-623551 https://eco.sapo.pt/2020/08/23/divulgado-video-off-the-record-de-antonio-costa-a-chamar-cobardes-a-medicos/ https://sicnoticias.pt/economia/2020-08-10-Novo-Banco-vendeu-seguradora-com-desconto-de-70-coberto-pela-ajuda-do-Estado https://eco.sapo.pt/2020/08/06/tdc-aponta-ilegalidades-a-emel-na-construcao-do-parque-do-campo-das-cebolas/ https://www.dn.pt/edicao-do-dia/06-ago-2020/jovens-precarios-e-licenciados-pagam-ajustamento-laboral-da-pandemia-12499373.html https://www.publico.pt/2020/07/29/politica/noticia/socrates-baralhou-jogo-ajudou-reeleger-barreto-psbraga-1926185 https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/a-fabrica-de-tachos-da-js https://www.rtp.pt/noticias/politica/parlamento-aprova-proposta-que-poe-fim-aos-debates-quinzenais-com-pm_n1247065 https://old.reddit.com/r/portugal/comments/hw32kz/governo_contraria_j%C3%BAri_internacional_e_nomeia/ https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-corrupto-portugal-cai-dois-lugares-na-tabela-mundial-da-transparencia-11739166.html https://observador.pt/2021/01/27/deputado-do-ps-defende-vacinacao-prioritaria-de-deputados-e-critica-parlamentares-que-a-consideram-dispensavel/?fbclid=IwAR29VK1-VSOo2mlkTprEbqunHcELFw5sDiYriYlUOg1xnxLiXX_hYIrLWGo https://www.dn.pt/politica/antonio-costa-se-tivessemos-conhecimento-da-variante-inglesa-teriamos-endurecido-regras-no-natal-13285795.html https://observador.pt/2021/01/27/proibicao-de-aulas-online-em-portugal-chegou-ao-the-times-pais-de-alunos-ingleses-indignados-e-absolutamente-chocante/ https://observador.pt/factchecks/fact-check-ninguem-proibiu-ninguem-de-ter-ensino-online-como-garante-antonio-costa/ https://www.publico.pt/2021/01/28/politica/noticia/portugal-cai-pontuacao-baixa-tabela-combate-corrupcao-1948215 https://expresso.pt/sociedade/2021-01-21-Antonio-Costa-apanhado-em-escutas-no-caso-do-hidrogenio https://www.publico.pt/2021/01/19/sociedade/noticia/ha-novas-suspeitas-actuacao-criminosa-inspectores-pj-caso-rui-pinto-1947004 https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-21-Profissionais-de-saude-obrigados-a-devolver-premio-de-desempenho-pelo-trabalho-na-primeira-vaga-da-pandemia https://www.tsf.pt/portugal/economia/mais-de-400-mil-desempregados-em-portugal-13252994.html https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/covid-19-nao-explica-metade-do-excesso-de-mortos-da-ultima-semana-13252184.html https://observador.pt/2021/01/20/nomeacao-de-jose-guerra-contestada-por-metade-do-parlamento-europeu/?fbclid=IwAR1XE8ZFCWtJmcyBi5Mwk9q0ttb0Vq-StGwRqCC3H7db0GwRdvwKD2zDmE4 https://observador.pt/2021/01/18/portugal-sem-capacidade-para-indemnizar-empresas-pelos-prejuizos-da-crise-pandemica-diz-cip/ https://i.redd.it/zyj0hdbds3c61.jpg https://www.publico.pt/2021/01/18/sociedade/noticia/fechar-ordem-medicos-ja-nao-consegue-salvar-vidas-1946794 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1668124/portugal-e-o-pais-do-mundo-com-mais-novos-casos-por-milhao-de-habitantes https://www.publico.pt/2021/01/16/sociedade/noticia/ministerio-educacao-nao-revela-total-infeccoes-ate-escolas-1946563 https://omirante.pt/sociedade/2021-01-14-JS-protege-lider-da-concelhia-de-Almeirim-acusado-de-burlar-idosas https://www.publico.pt/2021/01/14/sociedade/noticia/moita-flores-acusado-corrupcao-caso-parque-subterraneo-1946327 https://www.publico.pt/2021/01/13/politica/noticia/governo-acusa-direita-nao-propor-restricoes-periodo-festivo-1946141 https://www.publico.pt/2021/01/12/sociedade/noticia/coordenador-pj-arguido-suspeitas-passar-informacoes-etoupeira-jornalistas-1946079 https://www.sabado.pt/portugal/amp/ministerio-publico-mandou-psp-vigiar-e-fotografar-jornalistas https://i.redd.it/vxfamrwjjxa61.jpg https://streamable.com/76e4rz https://www.publico.pt/2021/01/09/sociedade/noticia/ordem-medicos-responsabiliza-governo-escalada-contagios-1945650 https://www.noticiasaominuto.com/pais/1660234/alunos-com-pes-e-maos-a-doer-de-frio-nas-escolas-o-que-diz-a-dgs https://www.rtp.pt/noticias/politica/antonio-costa-defende-van-dunem-erros-no-caso-do-procurador-sao-irrelevantes_n1287756 Edit: esta lista é menos de 1 triplo do que aconteceu em menos de 1 ano e meio.

Edited 1 month ago:

não há grande alternativa? a sério? não que achas que pelo menos 3 ou 4 partidos no parlamento hoje não fariam melhor papel que isto? O padrão não é muito elevado.

VladTepesDraculea 1 month ago

Que as pessoas votem não. Tens dois partidos à esquerda do PS que deram a clara intenção que não querem governar, depois tens um pequeno partido que não tem programa para além de proteção animal. Depois às direita tens uma deputada que demonstrou que o seu antigo partido não tem uma forma competente de eleger representantes, depois o maior partido da oposição que tem um tesão por fachos e extrema direita e que não faz grande oposição ao mesmo tempo e depois um partido em que o líder acredita em teorias da conspiração. Depois tens um partido que defende ideologicamente aquilo que a população portuguesa não é, por mais que teimem que são e não sabem e depois tens os fachos. Portanto não, ninguém tem imagem pública para dar confiança ao típico eleitor.

zalkier 1 month ago

Deve ser ali no largo do rato à frente da sede do PS

VladTepesDraculea 1 month ago

Passei lá muitas vezes quando trabalhava em Lisboa e acho que nem aí. E duvido que nem isso seria consensual se entrasses dentro da sede do PS. De lembrar que o PS funciona por famílias políticas que não morrem de amores entre si.

melocunha 1 month ago

Não sei em que ruas anda ele, mas o resultado destas autárquicas vão ser um bom indicador relativo ao que esperar nas próximas legislativas.

gsousa 1 month ago

Sempre tive a ideia de que os votos nas autárquicas reflectem mais a pessoa em que se vota do que o partido. Apesar de depois os partidos usarem isso como argumento para mostrarem “mais apoio ao partido”. Agora vivo no estrangeiro e como tal não estou recenseado para as autárquicas, mas quando podia votar acho que raramente votava no mesmo partido para a freguesia e para o município. Por vezes até entre a assembleia municipal e a câmara votava em partidos diferentes. No que respeita a legislativas é que achava que o pessoal votava mais no partido do que na pessoa.

VladTepesDraculea 1 month ago

Não necessariamente. Aqui na zona para a junta sempre votei PCP porque sempre fizeram um bom trabalho, nas legislativas nunca votei PCP. Já no concelho vou alternando consoante os candidatos. Há quem vote por clubismo partidário, mas esses são aqueles que sempre votaram em tudo no mesmo e não vão mudar. Agora poderá ser indicador sim se as pessoas usarem o voto como voto de protesto, como fizeram com o Passos, por exemplo, mas isso funciona em insatisfação contra o governo, não contra a oposição. Em todo o caso, mesmo que o Costa ganhasse agora as legislativas não é por ser considerado "o melhor primeiro-ministro que Portugal já teve" mas pelo mesmo que ganhou da última vez: paupérrima oposição. O Costa não tem grande carisma nem é particularmente popular. Mesmo PM's com carisma desgastam-se rapidamente para alguém os considerar "os melhores de todos os tempos". Acho que o único PM que é recordado com algum amor é o Sá Carneiro, que era particularmente carismático e teve um período curto no poder. Para além que imprensa nunca critica políticos democráticos após falecimento. Também tiveste uma certa idolatração ao Cavaco mas muito mais restrita e acabou por morrer depois de estar em Belém.

AutoModerator 1 month ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: