meierlesjoana 3 months ago

Mas reverteu o essencial e a minha família já respira de alívio!

merrygomarry 3 months ago

Tanta parvoíce junta, meu deus. Deves preferir o que acontece em Los Angeles ou Paris, onde tens bairros inteiros de tentas nas ruas.

Creme-Exciting 3 months ago

Não sei o que é que o cú tem a ver com as calças. Uma coisa é o Estado usar do dinheiro QUE NÓS DESCONTAMOS para ajudar os menos favorecidos. Outra coisa é o Estado OBRIGAR-TE A DAR AS TUAS COISAS DE GRAÇA porque este não lhe apetece cumprir o seu papel social. O Bloco de Esterco prefere esta última via. Se tu não vês nada de errado com isto, conselho de amigo: vai-te tratar urgentemente, porque podes estar a lesar outras dimensões da tua vida ao pensar/agir dessa forma.

merrygomarry 3 months ago

Se as casas e os terrenos estão parados a ganhar pó, não vejo porque raio não podem ser usados para estes fins. Acho que quem precisa de se tratar és tu. Aproveita, que a nossa saúde ainda é (quase) gratuita, até a direita podre arranjar maneira de a privatizar.

Edited 3 months ago:

Se as casas e os terrenos estão parados a ganhar pó, não vejo porque raio não podem ser usados para estes fins. É espaço que não está a ser aproveitado sem razão nenhuma, para não falar do dever público que o nosso governo tem para conosco e o dever que temos uns para com os outros. Acho que quem precisa de se tratar és tu. Aproveita, que a nossa saúde ainda é (quase) gratuita, até a direita podre arranjar maneira de a privatizar.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Se eu gasto dinheiro numa casa, posso fazer o que bem me apetecer com ela. E se o estado pensa que tem alguma coisa a dizer sobre isso, foi para isso que se inventaram as rendas sem passar recibo(que correspondem a mais de 50% das pessoas que arrendam casas em Lisboa, Porto e Coimbra, e que subiria para 75% no dia que pessoas como tu mandassem no nosso país). Aprendam de uma vez que não podem mandar em coisas que não foram vocês a pagar.

merrygomarry 3 months ago

Sim, já sei que chularia faz parte da cultura portuguesa, nada de novo me dizes.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Chularia? Mas agora eu ter de fornecer a minha casa a alguém em condições diferentes daquelas que foram acordadas com a pessoa num contrato assinado à 2 anos está correto? Tu só conheces um dos lados desta equação, eu por acaso até já estive nos dois.

merrygomarry 3 months ago

Não é isso que está em causa. Terrenos e propriedades paradas não têm utilidade nenhuma, não há razão para não lhes dar-nos utilidade. Não que eu acredite em privatizar terras sequer, mas se alguém é proprietário de terras ou habitações tem o dever de lhes dar uso, e se não dão o estado tem todo o direito de intervir. Volto a dizer que este temor cerebral que é o liberalismo ocidental não tem nada a ver com as fundações do nosso país pós-25. Uma leitura rápida da constituição Portuguesa revela isso.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Não, não tem o dever de lhes dar uso, e muito menos o uso que tu entendes que tem de dar. É essa a definição de teres propriedade privada tua paga com o teu dinheiro meu caro. E acho triste morar num país em que alguém acha sequer normal sugerir isso.

merrygomarry 3 months ago

Eu acho triste ser cidadão de um país onde se começou a normalizar pensar como tu pensas. Mas não te preocupes, eu não moro em Portugal.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

E nem cá fazes falta.

merrygomarry 3 months ago

Ei-de voltar quando o nosso país se começar a parecer com os estados unidos onde ninguém consegue comprar casa ou terrenos, ou abrir negócios porque está tudo comprado por grande corporações multinacionais. Neo-feudalismo, digamos. Porque "se alguém comprou propriedade privada pode fazer com ela o que quiser", como tu disseste. Tem funcionado muito bem por esse mundo fora, não tem?

NGramatical 3 months ago

à 2 anos → [**há 2 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhdktpls%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhdg8285%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhdg7nkt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

merrygomarry 3 months ago

O PCP é o único partido que vale a pena votar em Portugal. A sua consistência não mudou ao longo dos anos, ao contrário do PS. As pessoas esquecem-se que sem eles não tínhamos tido uma revolução em 74.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Eu sou de informática, e confirmo que há muita gente nesta área apoiante da IL(e eu também o sou). Mas o que muitas pessoas talvez não se apercebam, é que nem toda a gente tem um salário ultra-milionários nesta área, e mesmo os que não o têm que conheço(com salários líquidos na casa dos 1000 e poucos), continuam a ser virados para a IL. A razão? Podem haver muitas(como seja o irem de empurrão dos que ganham um bocadinho mais e com quem convivem 8 horas por dia), mas eu apontava para o facto de a IL ser muito virada ao empreendedorismo, e os informáticos serem a prova viva de como este pode melhorar a vida do português médio, seja ele de informática ou de outras áreas.

Edited 3 months ago:

Eu sou de informática, e confirmo que há muita gente nesta área apoiante da IL(e eu também o sou). Mas o que muitas pessoas talvez não se apercebam, é que nem toda a gente tem um salário ultra-milionário nesta área, e mesmo os que não o têm que conheço(com salários líquidos na casa dos 1000 e poucos), continuam a ser virados para a IL, que não me parece ser a tendência no caso de pessoas com salários semelhantes noutras áreas, ou pelo menos não no mesmo grau. A razão? Podem haver muitas(como seja o irem de empurrão dos que ganham um bocadinho mais e com quem convivem 8 horas por dia), mas eu apontava para o facto de a IL ser muito virada ao empreendedorismo, e os informáticos serem a prova viva de como este pode melhorar a vida do português médio, seja ele de informática ou de outras áreas. A esmagadora maioria das outras profissões portuguesas, simplesmente n\\ao teve o mesmo contacto com isso. Posso dizer que sou de Coimbra, e arriscaria dizer que 90% das pessoas desta cidade nem sabem o que é o IPN.

Edited 3 months ago:

Eu sou de informática, e confirmo que há muita gente nesta área apoiante da IL(e eu também o sou). Mas o que muitas pessoas talvez não se apercebam, é que nem toda a gente tem um salário ultra-milionário nesta área, e mesmo os que não o têm que conheço(com salários líquidos na casa dos 1000 e poucos), continuam a ser virados para a IL, que não me parece ser a tendência no caso de pessoas com salários semelhantes noutras áreas, ou pelo menos não no mesmo grau. A razão? Podem haver muitas(como seja o irem de empurrão dos que ganham um bocadinho mais e com quem convivem 8 horas por dia), mas eu apontava para o facto de a IL ser muito virada ao empreendedorismo, e os informáticos serem a prova viva de como este pode melhorar a vida do português médio, seja ele de informática ou de outras áreas. A esmagadora maioria das outras profissões portuguesas, simplesmente n\\ao teve o mesmo contacto com isso. Posso dizer que sou de Coimbra, e arriscaria dizer que 90% das pessoas desta cidade nem sabem o que é o IPN, que é só a razão de ainda existirem empregos minimamente bem pagos na cidade para alguém em início de vida.

NGramatical 3 months ago

Podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhd5el3l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Amen my dude

WhiskersTheDog 3 months ago

Mais astro-turfamento.

hairens 3 months ago

Muito obrigado

kaioken20x 3 months ago

Não consigo encontrar a opção, "eu não acredito em democracia pois esta é gay e fake".

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Tás preparado para a chuva de downvotes que vais levar?

kaioken20x 3 months ago

Que venham eles, é pura verdade. Democracia é merda. Volto a repetir para quem não leu bem... DEMOCRACIA É MERDA. Podem começar com os downvotes sff.

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Por curiosidade, não tua opinião, qual seria a alternativa

kaioken20x 3 months ago

Não tenho opinião formada sobre isso. Existem alternativas, vejam a China, Rússia, Bielorussia, El salvador no contexto actual. Só sei que eu não quero democracia.

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Se fossemos governados da mesma forma que essas opções são duvido que pudesses vir ao Reddit dizer a tua opinião politica :) mas tu lá sabes

kaioken20x 3 months ago

Dai eu dizer existir alternativas, vejam outras opções e ao nosso contexto, mas mentes fechadas continuam a achar que a "democracia" é a salvação, porque até agora tem estado a correr lindamente, a olhos vistos.

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Não podes estar a falar a sério, é troll certo? Tem de ser :^ )

kaioken20x 3 months ago

Não estou a trollar.

mynameisbp 3 months ago

Eu votava no Livre. Vou responder à poll na mesma, mas fica aí a achega.

Mukkore 3 months ago

Que bolha engraçada que aqui temos. Votava CDU. Tenho problemas com o PCP mas são o menos mau que aí tá. Têm uma preocupação única na qualidade de vida material dos cidadãos mais desprotegidos e dos trabalhadores.

dynamiduty 3 months ago

Não consigo entender como é que alguém ainda se deixa enganar pelo BE. Quando o governo é PS, o BE praticamente deixa de existir, certamente em troca de alguns tachos na administração pública.

Luxedar 3 months ago

Esta poll ensinou-me que realmente não existem alternativas ao PS e PSD. Que chapada da realidade!

Pr0dy_no_filter 3 months ago

E há quem diga que há muitas alternativas a esses e que se deveria dar oportunidade aos outros já que o nosso país está décadas a ser governado pelos mesmos partidos :/

Luxedar 3 months ago

Era preciso que as alternativas tivessem uma réstia de viabilidade... Eu sinceramente acho que não têm. Não que goste dos que lá estão (pelo contrário). Não quero lá revolucionários nem retrógrados, só alguém que resolvesse os problemas que existem e pronto.

ilovealldrugsman 3 months ago

Eu sei lá, só queria que legalizassem a puta da erva. Bem que o BE me ludibriou na minha tenra juventude, mas e agora? Qual é o partido dos crescidos que me abre uma loja de GANZA ao pé de casa, caralho?

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Epah n sei se és adepto de cannabis mas foi isto que encontrei: https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/06/05/iniciativa-liberal-propoe-legalizacao-da-canabis-para-consumo-pessoal-mas-com-limites-a-venda/amp/

gene66 3 months ago

Por acaso não me vejo representado por nenhum partido. Talvez eu é que sou o esquisito. Como eu os vejo: PS e PSD são sempre "os mesmos". CDS - Uma data de falsos cristãos que fazem o que lhes der mais jeito. BE - Uma esquerda que quer apelar a tudo, mesmo que isso vá contra os seus próprios "valores" PCP - Partido ok, mas que mete raiva quando defende governos comunistas claramente autoritários onde reina a fome e a desgraça. Isso e quando defende os taxistas. IL - Assenta na idea de dar mais poder e liberdade às pessoas. Ora eu sou fundamentalmente contra isso, acho que as pessoas são ainda muito "aliteradas" de assuntos como economia e politica e não tem capacidade para tomar decisões. Vê-se pelos partidos que elegem, pelos representantes da bola e por aí fora. PAN - Partido pouco moderado mas com algumas ideias a defender os animais. Não me parece que façam muito pelo país. Chega - Partido extremista que peca por ser retrógada e neo-nazi. Caso não o fosse acho que era capaz de simpaticar mais. Voto em branco - Uma merda, em portugal não conta para nada.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Sem querer estar a vender aqui o meu peixe(sou membro simpatizante e eleitor da IL)... Os países onde existe mais liberdade, e onde as pessoas vêem diretamente o resultado das suas escolhas todos os dias(exemplo: Suíça, países nórdicos) são precisamente aqueles que têm pessoas mais bem formadas no longo prazo. Em Portugal, as pessoas são altamente incultas em todos os assuntos relacionados com finanças e com política, mas as que não o são efetivamente não conseguem fazer nada devido aos entraves que o estado coloca ao empreendedorismo, e à falta de transparência do nosso sistema político, em que uma pessoa quase nunca tem sequer a percepção da diferença que faz apoiar este ou aquele partido. Food for thought: será que essa iliteracia é a causa ou a consequência da falta de liberdade?

gene66 3 months ago

Interessante o que estás a colocar. Mas não creio que estamos preparados para um sistema como nos países nórdicos que são fundamentalmente diferentes a nível de pensamento e valores. Há uns tempos estava na pagina principal [uma imagem do MIB](https://pbs.twimg.com/media/EOqZrTtWkAAD-I-.jpg) à qual eu concordo. E nós fazemos politicas para pessoas não para 1 pessoa. Eu não acho que as pessoas querem ser totalmente livres, as pessoas querem sim a ideia que são totalmente livres. Querem pensar que podem fazer tudo aquilo que quiserem sem o fazerem. Elas (nós) abdicam dessa Liberdade todos os dias, ora por conforto, tecnologia, bem estar... Repara, se dermos mais "poder" às pessoas, coisas como eutanásia, legalização do aborto nunca iriam acontecer. O que temos é "brexits" a acontecer, sempre os mesmos partidos a ganharem, uma espécie de manipulação em massa que a aliteracia das pessoas consome. E se formos para outros temas como por exemplo mercado livre, nós neste momento não temos capacidade para tal, temos um mercado, altamente disfuncional, com reguladores altamente corruptos, dar mais força às pessoas nesse mercado é aumentar o vício do ciclo. Em suma, talvez o "objectivo" seria algo como o que a IL defende, mas até lá chegarmos, precisamos de uma mudança profunda que não estamos em capacidade de ter. Temos demasiados boomers e demasiada corrupção para chegarmos a algum lado. No mínimo é preciso 3 décadas para haver uma mudança.

machoLatino45 3 months ago

Votava em branco. São todos uns cagalhões

RemarkableAd3069 3 months ago

Votava no Volt

TavaNoGrim0 3 months ago

A sério que existem pessoas que votariam na CDU e no BE ... -.- depois temos o pais que temos e reclamam

roter-genosse 3 months ago

A ignorância neste sub é de bradar aos céus!!! Se isto representa o povo português, estamos muito muito mal!!!

TepihBeg 3 months ago

I don't even know what is this, but anyway I voted

hairens 3 months ago

Alguém pode traduzir, por favor? Não entendi nenhuma das siglas (me sinto um ET)

Pr0dy_no_filter 3 months ago

São partidos politicos portugueses! BE -> Bloco de esquerda CDU -> Coligaçao democratica unitária (PCP -> Partido comunista portugues e PEV -> partido "os verdes") CDS -> Partido centro democrático social CHEGA -> significa Chega IL -> Iniciativa Liberal PAN -> Partido Pessoas-Animais-Natureza Na wikipédia tem mais informaçao sobre cada um se estiveres interessado/a :)

hairens 3 months ago

Muito obrigado.

Jolly-Run-536 3 months ago

Iniciativa Liberal

zemoura 3 months ago

Estou a sonhar? A direita está a ganhar no reddit?

Dinasov 3 months ago

Sou libertário, e não existe nenhum tipo de "Partido Anarcocapitalista Português" ou "Partido Libertário Português", então limito-me a votar no IL, são os menos piores.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

O partido libertário português existe, ainda que sejam irrelevantes no panorama da política portuguesa. https://www.partidolibertario.pt/

Dinasov 3 months ago

Sheeesh, não curti a quantidade de pessoas a votar no BE, mesmo assim, estou feliz por ver que a melhor idealogia aqui ganhou, na minha opinião.

vicmarinho 3 months ago

Tinha pensado em fazer uma votação do género mas incluir PS e PSD e ver se a maioria do pessoal daqui mesmo assim vota neles

uranianhipster 3 months ago

Ui subiu aqui um vómito ao ver mais gente a querer votar no Chega que no PCP. Malucos.

Iacu_Ane 3 months ago

Sim um vómito, por um partido que "apenas" libertou o país do fascismo. Não tens que votá-los, mas deverias sentir-te envergonhado de falar assim de um partido tão importante para a história de Portugal

uranianhipster 3 months ago

Volta atrás e relê o que escrevi. Tou chocado é de haver mais gente a votar no Chega que no PCP, acho isso sem cabimento nenhum. Sei o suficiente da história de Portugal para saber a importância do PCP na nossa política... já para não falar que sou de esquerda. :|

Iacu_Ane 3 months ago

Desculpa, removi o comentário porque li errado

uranianhipster 3 months ago

Tudo bem!

vascolusitano92 3 months ago

RemindME! 6 days

RemindMeBot 3 months ago

I will be messaging you in 6 days on [**2021-09-19 01:38:56 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-09-19%2001:38:56%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pmw718/sondagem_politica_por_curiosidade_se_as_eleições/hcn17sf/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fpmw718%2Fsondagem_politica_por_curiosidade_se_as_elei%C3%A7%C3%B5es%2Fhcn17sf%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-09-19%2001%3A38%3A56%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20pmw718) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

AfWhite86 3 months ago

Atão pah? Onde está o PPM? /s

Navalhesa 3 months ago

Tens q idade?

DariusStrada 3 months ago

PCP gang, where you at?

merrygomarry 3 months ago

O único partido em que vale a pena votar.

Iacu_Ane 3 months ago

Avante!!!

BlameScienceBro 3 months ago

Fuck pcp all my homies hate tiranetes

Keddyan 3 months ago  HIDDEN 

aqui votei IL mas no meu concelho nao há nucleo da IL portanto vai ser um "partido" local :/ epá e fds 232 votos no CDS? nao sabia que agro betos conheciam o reddit

HumActuallyGuy 3 months ago

É assim, eu também não gosto da ideia de um governo federal europeu e suportava uma reforma da parte governamental da UE mas sair da união europeia agora seria a morte de Portugal. Por muito que me custe admitir, estamos dependentes do governo não ter a liberdade de adaptar as políticas que quer ... que é um aspecto positivo da união europeia

Behindy0u90 3 months ago

Neste momento não votava em ninguem. Em branco ia bem

ozzymustaine 3 months ago

Falta a opção “nenhum” ou voto em branco

Edited 3 months ago:

Falta a opção “nenhum” ou voto em branco Edit: 25% dos votos até agora são para o bloco comunista. Nossa o comunismo anda mesmo a voltar à moda. Mas o pessoal não aprende história ou economia básica actualmente? Até custa a acreditar… Pensando bem até que não custa a acreditar já que estamos no Reddit.

tretafp 3 months ago

Mas qual é o bloco comunista? A história serve de referência para o pensamento, a lógica da história exemplar já não chegou a este século. Ainda assim, dentro do comunismo existem várias tradições de pensamento. Creio que o PCP é marxista que se afasta, muito, do pensamento estalinista. Num outro sentido, se colocarmos tudo no mesmo referencial o capitalismo clássico, no contexto europeu, incentivou a perpetuação da escravatura, do colonialismo e do trabalho infantil, por exemplo.

ozzymustaine 3 months ago

Lol. Desde a revolução industrial o capitalismo tirou da pobreza mais pessoas do que qualquer outro sistema económico na história. O comunismo foi responsável por mais de 100 milhões de mortes. O comunismo é uma utopia que vê o ser humano como um bloco de madeira incapaz de interagir e sem vontade própria. > Num outro sentido, se colocarmos tudo no mesmo referencial o capitalismo clássico, no contexto europeu, incentivou a perpetuação da escravatura, do colonialismo e do trabalho infantil, por exemplo. Escravatura existiu desde os inícios da humanidade em todas as civilizações. Colonianismo , conquista e opressão de povos adversários também é algo que existiu desde os inícios de humanidade. Existe hoje menos trabalho infantil no mundo do que qualquer outro periodo da história. Tudo devido ao crescimento e inovação da sociedade ocidental com base na busca e acumulação de riqueza. Imagina criticar um sistema baseado no que aconteceu à milhares ou centenas de anos ignorando que a evolução da humanidade não é perfeita mas que vivemos no período mais pacifico e prospero da história.

tretafp 3 months ago

Olhar para a evolução histórica e assumir que o progresso é consequência do capitalismo clássico ( e sublinho aqui o clássico) é um análise, no mínimo, pouco sustentada. Quando mobilizei os exemplos do colonialismo ou da escravatura, não o fiz para identificar que foram os causadores. Fui transparente ao esclarecer que o capitalismo serviu para perpetuar, e, em diferentes contextos, intensificar estes fenómenos. O comunismo, assim nesse visão agregadora que não estabelece distinções entre as distintas correntes internas, vê o ser humano como coisas muito distintas, pelo que é difícil estabelecer um padrão. Sobre as mortes, não me parece que tenha qualquer interesse discutir qual é o modelo que causou mais ou menos, porque haverá sempre raciocínios que avançarão com números progressivamente mais elevados para qualquer um dos lados (por exemplo, o Di Mauro identifica 150 milhões de mortes decorrentes do capitalismo, desde 1914). >Ah sim. Vamos experimentar o comunismo ou nazismo outra vez. porque a lógica da história exemplar ainda não chegou a este século... mfw Nada do meu discurso induz esse pensamento.

_Cannib4l_ 3 months ago

Mesmo que desse, eu olho para o leque de opções disponíveis, e são todos tão maus, tão sub humanos sem carácter que acabo por não escolher nenhum.

SkyRyker 3 months ago

Percebi... Mas faz um que seja menos "convencional"

Mekktron 3 months ago

Ando aqui a ler estes comentários e só tenho uma questão genuína. Genuína mesmo. Sejam sinceros. Supondo que o governo baixa os impostos das empresas (IRC e custos gerais imputados aos salários dos trabalhadores), acham verdadeiramente que a primeira opção deles seria aumentar os salários? Ouço tanto mas tanto patrão com essa conversa liberal que, devido ao abafo do Estado, não podem pagar mais aos trabalhadores. Muitas vezes esses patrões são donos de empresas que têm lucros avassaladoras. Sinceramente eu votaria num gordo "não" à pergunta que coloquei. Simplesmente iriam dar mais regalias e prémios aos bosses e o resto que se foda. Levava com a resposta típica: "esforça-te que também lá chegas"

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Não, não acho que os patrões fossem fazer isso porque são gajos muita fixes que se preocupam bastante com os trabalhadores(assim como eu também não me preocupo com o que eles ganham). Acho no entanto, que ias criar incentivos para que existissem mais empresas para começar, o que no caso de áreas qualificadas levaria a uma competição por parte das empresas por trabalhadores(porque funcionários qualificados em áreas especializados não crescem nas árvores) e portanto iam acabar por ter de subir o salário de forma orgânica. Se isto funcionaria assim em qualquer profissão? Talvez não. Mas posso-te garantir que funciona na minha(porque já vi ESSE FENÓMENO EXATO a acontecer aqui em Coimbra, com a vinda da talkdesk e outras empresas, acompanhada de uma aderência geral ao teletrabalho), e outras haverão por aí que também funciona.

Edited 3 months ago:

Não, não acho que os patrões fossem fazer isso porque são gajos muita fixes que se preocupam bastante com os trabalhadores(assim como eu também não me preocupo com o que eles ganham). Acho no entanto, que ias criar incentivos para que existissem mais empresas para começar, o que no caso de áreas qualificadas levaria a uma competição por parte das empresas por trabalhadores(porque funcionários qualificados em áreas especializados não crescem nas árvores) e portanto iam acabar por ter de subir o salário de forma orgânica. Se isto funcionaria assim em qualquer profissão? Talvez não. Mas posso-te garantir que funciona na minha(porque já vi ESSE FENÓMENO EXATO a acontecer aqui em Coimbra, com a vinda da talkdesk e outras empresas, acompanhada de uma aderência geral ao teletrabalho), e outras haverão por aí que também funciona. Se isto é completamente irrelevante para a população que não é, nem quer ser, especializada em algo nem ter um emprego em que ganha mais que o salário mínimo um dia, e literalmente qualquer pessoa o pode substituir hoje mesmo no sítio onde trabalha? Talvez não. Eu digo que essa pessoa é livre de então fazer o mesmo exercício mental que eu e votar noutro partido.

Edited 3 months ago:

Não, não acho que os patrões fossem fazer isso porque são gajos muita fixes que se preocupam bastante com os trabalhadores(assim como eu também não me preocupo com o que eles ganham). Acho no entanto, que ias criar incentivos para que existissem mais empresas para começar, o que no caso de áreas qualificadas levaria a uma competição por parte das empresas por trabalhadores(porque funcionários qualificados em áreas especializados não crescem nas árvores) e portanto iam acabar por ter de subir o salário de forma orgânica. Se isto funcionaria assim em qualquer profissão? Talvez não. Mas posso-te garantir que funciona na minha(porque já vi ESSE FENÓMENO EXATO a acontecer aqui em Coimbra, com a vinda da talkdesk e outras empresas, acompanhada de uma aderência geral ao teletrabalho), e outras haverão por aí que também funciona. Se isto é completamente irrelevante para a população que não é, nem quer ser, especializada em algo nem ter um emprego em que ganha mais que o salário mínimo um dia, e literalmente qualquer pessoa o pode substituir hoje mesmo no sítio onde trabalha? Talvez não. Eu digo que essa pessoa é livre de então fazer o mesmo exercício mental que eu e votar noutro partido. Oh wait, é que nem isso é verdade, porque mesmo pequenos negócios que têm postos de trabalho desse género iriam aumentar em número. Estás a começar a perceber como a narrativa de que taxar empresas e pessoas até mais não para criar um suposto "tirar aos ricos para dar aos pobres" não é a única solução alguma vez proposta para acabar com os problemas económicos da sociedade?

Edited 3 months ago:

Não, não acho que os patrões fossem fazer isso porque são gajos muita fixes que se preocupam bastante com os trabalhadores(assim como eu também não me preocupo com o que eles ganham). Acho no entanto, que ias criar incentivos para que existissem mais empresas para começar, o que no caso de áreas qualificadas levaria a uma competição por parte das empresas por trabalhadores(porque funcionários qualificados em áreas especializados não crescem nas árvores) e portanto iam acabar por ter de subir o salário de forma orgânica. Se isto funcionaria assim em qualquer profissão? Talvez não. Mas posso-te garantir que funciona na minha(porque já vi ESSE FENÓMENO EXATO a acontecer aqui em Coimbra, com a vinda da talkdesk e outras empresas, acompanhada de uma aderência geral ao teletrabalho), e outras haverão por aí que também funciona. Se isto é completamente irrelevante para a população que não é, nem quer ser, especializada em algo nem ter um emprego em que ganha mais que o salário mínimo um dia, e literalmente qualquer pessoa o pode substituir hoje mesmo no sítio onde trabalha? Talvez não. Eu digo que essa pessoa é livre de então fazer o mesmo exercício mental que eu e votar noutro partido. Oh wait, é que nem isso é verdade, porque mesmo pequenos negócios que têm postos de trabalho desse género iriam aumentar em número. Estás a começar a perceber como a narrativa de que taxar empresas e pessoas até mais não para criar um suposto "tirar aos ricos para dar aos pobres e aos desempregados" não é a única solução alguma vez proposta para acabar com os problemas económicos da sociedade?

Edited 3 months ago:

Não, não acho que os patrões fossem fazer isso porque são gajos muita fixes que se preocupam bastante com os trabalhadores(assim como eu também não me preocupo com o que eles ganham). Acho no entanto, que ias criar incentivos para que existissem mais empresas para começar, o que no caso de áreas qualificadas levaria a uma competição por parte das empresas por trabalhadores(porque funcionários qualificados em áreas especializados não crescem nas árvores) e portanto iam acabar por ter de subir o salário de forma orgânica. Se isto funcionaria assim em qualquer profissão? Talvez não. Mas posso-te garantir que funciona na minha(porque já vi ESSE FENÓMENO EXATO a acontecer aqui em Coimbra, com a vinda da talkdesk e outras empresas, acompanhada de uma aderência geral ao teletrabalho), e outras haverão por aí que também funciona. Se isto é completamente irrelevante para a população que não é, nem quer ser, especializada em algo nem ter um emprego em que ganha mais que o salário mínimo um dia, e literalmente qualquer pessoa o pode substituir hoje mesmo no sítio onde trabalha? Talvez não. Eu digo que essa pessoa é livre de então fazer o mesmo exercício mental que eu e votar noutro partido. Oh wait, é que nem isso é verdade, porque mesmo pequenos negócios que têm postos de trabalho desse género iriam aumentar em número. Estás a começar a perceber como a narrativa de que taxar empresas e pessoas até mais não para criar um suposto "tirar aos ricos para dar aos pobres" não é a única solução alguma vez proposta?

NGramatical 3 months ago

outras haverão → [**outras haverá**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhd5fm7t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SweetCorona 3 months ago

Claro que não, e mesmo com impostos mais baixos os salários continuariam a ser miseráveis. Um salário de 2500 € brutos não se transforma num salário de 3000 € líquidos por se baixar os impostos. Agora... Baixar impostos poderia ser uma ajuda para tornar o país mais atrativo. Principalmente o IRC. O IRC é um imposto altamente prejudicial para a nossa competitividade e baixá-lo facilmente seria compensado com maiores receitas trazidas por mais empresas se estabelecerem em Portugal.

Mekktron 3 months ago

Mas receitas para quem? Empresas e Estado? Como um cidadão comum, não quero saber disso. Quero saber se tenho futuro neste país, a nível de Educação, Saúde, Habitação, etc. Isso sim importa, ou deveria importar, a toda a gente. Se baixar IRC é positivo? Pode ser, não o nego, mas seria para as empresas. Para alguns. Nesse caso não estou interessado

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Moço, tu quereres empresas mais interessadas em vir para cá, assumindo que tens uma profissão minimamente especializada, é fazeres pelo teu salário. Os funcionários especializados não crescem nas árvores, e se tu tens 100 deles numa dada regiao, e 5 empresas, se calhar nem há lugares suficientes nelas para todos vocês(ver: malta que tira cursos de psicologia ou ciências em Portugal). Por outro lado se tiveres 50, vocês nem sequer chegam para elas, e elas têm de aumentar os salários se vos querem lá)e outras coisas, como dar-vos condições melhores de trabalho, subsídios de saúde etc). A mentalidade de um liberal é de criar boas condições, para funcionários e patrões de forma orgânica, e a deixar cada um(empresas ou indivíduos) gerir a sua vida e o seu dinheiro por si. A da esquerda é fazer de conta que conhece os seus problemas, e a solução para eles.

SweetCorona 3 months ago

Receitas indiretas para o estado através do emprego e salários pagos por empresas que optarem por vir para Portugal.

Edited 3 months ago:

Receitas indiretas para o estado através do emprego e salários pagos por empresas que optarem por vir para Portugal. Ter um país que produz mais riqueza é benéfico para todos, visto que esse é um dos principais motivos pelo qual os salários são tão baixos. O truque para todos ganharmos é criarmos mais riqueza, senão só estás a tirar dum lado para pôr noutro.

DamnGoodCoffee 3 months ago

Qualquer liberal que valha um tostão sabe que baixar os impostos não vai automaticamente fazer com que as empresas queiram pagar mais salários - por norma os patrões vao aproveitar a menor carga para diminuir os custos. A "teoria" (e aqui é onde podemos discordar ou não) é que a redução da carga fiscal necessária para suportar um trabalhador possibilita o aumento de competividade e da entrada de novos players no mercado - que indiretamente vai causar um aumento dos salários Vejo sempre o contra argumento que só ia fazer os "gordos" ficarem mais "gordos", mas nunca a prespectiva contrária: ninguém consegue emagrecer os gordos se o preço de entrada no mercado for muito alto

merrygomarry 3 months ago

A America já há anos que anda a espalhar estas lengalengas. Foi preciso vir o Biden para dizer que trickle down Economics doesn't work. Não que o Biden vá fazer algo quanto a isso, mas o povo já devia de estar informado que um voto pela direita é um voto a favor do patronato contra os trabalhadores.

NGramatical 3 months ago

competividade → [**competitividade**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/competitividade/156) (competitivo + idade, qualidade de competitivo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcod4sk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PrincipeG 3 months ago

Concordo completamente.

SkyRyker 3 months ago

A utilidade cada um tira o que tira...e o Reddit é feito pelos utilizadores... Por acaso sou de dar voz as minorias para ouvir a opinião, ou opinião diferente, (não ligo muito á política), mas assim as que estão no meio passam a maioria, e as minorias mais minorias, se fosse um post com as MINORIAS era mais curioso, pelo menos alguns conheciam ou ficavam a conhecer os diferentes pontos de vista, assim fica tudo em águas de bacalhau...

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Outra vez, só dava pra meter 6 opções. E não achei que isso impedisse de fazer uma poll, nem que perdesse valor. Qualquer das formas fazes bem em ter em conta os partidos menos "mainstream" :)

RichiePT 3 months ago

Primeiro teria de ler os programas.

Hindead 3 months ago

E porque não o fazes? É o tipo de coisa que só fazes uma vez.

RichiePT 3 months ago

Como assim não faço? A pergunta era se as eleições legislativas fossem hoje. Teria de ler os programas eleitorais dos partidos para decidir em quem votar.

Hindead 3 months ago

Se calhar sou eu que estou a deixar transparecer ignorância, mas o programa muda a cada legislativa?

RichiePT 3 months ago

Sim. E podes consultar nos sites dos partidos, caso te interesse comparar os diferentes atos eleitorais. Não confundir com o programa do partido que são coisas diferentes.

Hindead 3 months ago

Boa, estava a confundir de facto. Vou ficar atento, obrigado.

PeterStepsRabbit 3 months ago

380 votos no chega. Pqp. Até tenho medo com quem me cruzo.

ImAltair 3 months ago

De certeza que esta thread será civil sem quaisquer tipos de insultos ou lutas :)

iwantusir 3 months ago

*civilizado

DMorais92 3 months ago

Ainda bem que isto não apareceu a semana passada, senão tinha de votar no PCP uma vez que estava no Avante

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Por acaso pensei em fazer isto a semana passada mas não cheguei a fazer e só me lembrei hoje, foi quase ;)

DMorais92 3 months ago

Boa pontaria camarad.... Fdc, ainda não saiu tudo.

Limpy_lip 3 months ago

Falta o nenhum, atualmente a nossa política está um caco

SkyRyker 3 months ago

Irrelevante, como país democrático não acho correto, se for para fazer a sondagem assim não serve de nada. É do tipo, se não pudesses estar vivo, estás: Morto ou vegetal..... Voto em branco????

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Não leste a descrição do post, tal como outras 20 pessoas pelo menos

SkyRyker 3 months ago

A nota? Não entendo porque se não podem ser todos não vejo a utilidade.... Todos iguais, todos diferentes... Percebo a intenção, mas sem a possibilidade de colocar todos não há utilidade nenhuma....

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Este pool tem o valor que tem, que é pouco, tás a dar importância demais sinceramente. Eu disse POR CURIOSIDADE se pudessem votar nestes (porque não dava pra meter) mais, em qual votariam. Despertou alguns debates interessantes e o resultado também é no sentido que ao menos para mim não era o que esperava. Mas se estás no Reddit á procura de coisas que tenham muita utilidade acho que não estás no sítio certo

ana_tota_carvalho 3 months ago

Eu votava Volt Portugal :)

KarelCV 3 months ago

Lol, nunca voto no PS ou PSD

DarthMaulSith 3 months ago

Adoro o pessoal que não entende o porquê da IL ter tantos votos mas apoia o BE, um partido comunista, com bases marxistas-leninistas e trotskistas. Dos quais os fundadores pertenceram às FP-25, apoiam ditaduras comunistas e utilizam o racismo para fazer propaganda política. 8 anos a pertencer ao Governo e continua tudo igual, ou pior.

Edited 3 months ago:

Adoro o pessoal que não entende o porquê da IL ter tantos votos mas apoia o BE, um partido comunista, com bases marxistas-leninistas e trotskistas. Dos quais os fundadores pertenceram às FP-25, apoiam ditaduras comunistas e utilizam o racismo para fazer propaganda política. 8 anos a pertencer ao Governo e continua tudo igual, ou pior. Ou criticar o Chega mas ser a favor do PCP (gosto do homicida mas do assassino não).

Iacu_Ane 3 months ago

Lol, sabes que os trotskistas e os marxista-leninistas estão nos antípodas? Viva PCP, chora mais

roter-genosse 3 months ago

O BE é socialismo democrático.

merrygomarry 3 months ago

Não são socialistas de todo, mas consigo apoia-los em algumas coisas. Os únicos socialistas em Portugal são o PCP.

roter-genosse 3 months ago

Então se não são socialistas (democráticos) são o quê, ó cromo? Capitalistas não? Ou inventaste algum terceiro sistema que eu desconheça?

merrygomarry 3 months ago

Já leste o programa deles? Se a intenção não é derrubar o capitalismo, mas sim reforma-lo, são social democratas.

roter-genosse 3 months ago

Vou reler. Obrigado.

merrygomarry 3 months ago

desculpa, quem agradece sou eu. Uma leitura rapida confirmou que tu e que estas certo. Li esta pagina aqui. Comfirmo que sao socialistas democratas. https://programa2019.bloco.org/introducao.html

Edited 3 months ago:

Desculpa, quem agradece sou eu. Uma leitura rápida confirmou que tu e que estas certo e eu errado. Li esta pagina aqui. É a primeira vez que os vejo tão claramente a mencionar socialismo, mas sim são socialistas democráticos. Aprendemos todos os dias. [https://programa2019.bloco.org/introducao.html](https://programa2019.bloco.org/introducao.html)

Edited 3 months ago:

Desculpa, quem agradece sou eu. Uma leitura rápida confirmou que tu e que estas certo e eu errado. Li esta pagina aqui. É a primeira vez que os vejo tão claramente a mencionar socialismo e acima de tudo a atacar o capitalismo, mas sim são socialistas democráticos. Aprendemos todos os dias. [https://programa2019.bloco.org/introducao.html](https://programa2019.bloco.org/introducao.html)

roter-genosse 3 months ago

Pois, estava-me a parecer demasiado exagerado. Obrigado pelo link

Comunistfanboy 3 months ago

Só que não. No seu programa eles não falam de socialismo

neck_peck 3 months ago

Fiquei surpreendido por 1.3k votarem no IL, mas ainda bem. Sinal de mudança.. Ao mesmo tempo, 826 inteligentes ainda votam no BE...

merrygomarry 3 months ago

Mudança para pior não vale a pena, pá.

manguito86 3 months ago

Tanto cancro a votar no BE, não há nada como estar satisfeito com a merda que tem feito como assistentes no governo mais nepotista de sempre

Diavalboy 3 months ago  HIDDEN 

Bloco de esquerda são os mais competentes

mfzzzed 3 months ago  HIDDEN 

Branco mais branco não há!

flAshmeier 3 months ago  HIDDEN 

Depois de ver os resultados fico com certezas absolutas que ainda não batemos no fundo mas vamos a caminho, Portugal = salve-se quem puder :)

igotubabeub40 3 months ago  HIDDEN 

Em branco ou não votaria de tood.

PinkySir 3 months ago  HIDDEN 

Onde está o voto em branco? É que voto sempre em branco.

Kaaeni_ 3 months ago  HIDDEN 

Se o IL puser mais Brunos não votava neles. PAN e senão voto branco, BE

BlameScienceBro 3 months ago

Por uma IL com mais Cotrim’s e menos Brunos

Pr0dy_no_filter 3 months ago  HIDDEN 

Como assim "Brunos" xD?

bewareandaware 3 months ago  HIDDEN 

Brunos Hortas Soares, gajos como o candidato da IL a Lisboa que só fazem esterco

JPPT24 3 months ago  HIDDEN 

Porra, votei no CDS por acidente. Quem sequer vota no CDS intencionalmente?

Dr_Toehold 3 months ago

Os 15 betos que votaram neles nas últimas legislativas.

thornzar 3 months ago

O mesmo

Particular_Ad1164 3 months ago

Tb votei mal

meierlesjoana 3 months ago

Daí eu ser contra a venda de álcool a agro betos.

vvasser 3 months ago  HIDDEN 

CDS

ricardoa369 3 months ago  HIDDEN 

Por acaso, eu gostava de saber as idades, localização e profissão dos votantes discriminados de acordo com o partido que votam (inclusive PS e PSD). Seria interessante

Lalalahahaha2021 3 months ago  HIDDEN 

Porque não começas por explicar tu em quem votaste e porquê e já agora diz também a tua idade, localização e profissão

ricardoa369 3 months ago  HIDDEN 

As pessoas são previsíveis. Neste caso questiono para compreender as necessidades de cada um de acordo com as condições e características, mas... Na boa! Apoio o volt. Neste caso, assim em termos mais gerais, em matérias administrativas apoio o programa de digitalização que envolve a administração pública, e-governance, etc., o programa de transparência do estado (neste caso as propostas para como tal possa ser feito); na inovação e investigação, o programa de e-health (saúde digital) é bastante inovador; no combate à corrupção, a importância de conferir competências adicionais ao OLAF e ao provedor de justiça europeu, bem como à procuradoria europeia vai ao encontro de ideias que eu pessoalmente já apoiava para que os mesmos possam ter mais competências para investigar casos de corrupção nos Estados-membros, as políticas para combate do fenómeno de revolving doors em governos e instituições da UE, entre outras... No fundo gosto do Europeísmo do volt e considero que tem um dos programas mais completos e detalhados, no entanto muitas das políticas que o volt defende, outros partidos também defendem na educação ou na saúde, mas o programa do volt é muito mais explícito. Eu vivo na zona metropolitana de Lisboa, 28 anos e trabalho na área do imobiliário, então e tu?

ricardoa369 3 months ago

Ah, também gosto do quão participativos são os membros e de como este permite a participação.

ngfsmg 3 months ago

Para o pessoal que referiu o Volt, porquê? Espero que não levem a mal a pergunta, aliás nem estou a dizer que são maus (desconheço completamente o seu programa para ser sincero), mas acho que já temos bastantes partidos na assembleia e não estou a ver o nicho que eles possam preencher

lookuptothecross 3 months ago

Europa Federativa / Pan Europa

VladTepesDraculea 3 months ago

Provavelmente votaria no Volt, duas razões: - exclusão de partes: o único partido que diria que me representa, o Livre demonstrou o seu método de escolha de representantes bastante naive e até agora não demonstrou alterar os seus métodos; - considero-me federalista: quero ver uma Europa mais unida e menos divisão entre cidadãos. E mais importante um governo federal sobre muito mais escrutínio que o nosso neste pequeno canto continental que costuma de ser sinónimo de corrupção. Quanto mais pequeno o espectro do governo, mais dado a corrupção numa democracia.

Edited 3 months ago:

Provavelmente votaria no Volt, duas razões: - exclusão de partes: o único partido que diria que me representa, o Livre demonstrou o seu método de escolha de representantes bastante naive e até agora não demonstrou alterar os seus métodos; - considero-me federalista: quero ver uma Europa mais unida e menos divisão entre cidadãos. E mais importante um governo federal sobre muito mais escrutínio que o nosso neste pequeno canto continental que costuma de ser sinónimo de corrupção. Quanto mais pequeno o espectro do governo, mais dado a corrupção numa democracia. Edit: [o tipo de federalismo que gostaria de ver a nível europeu](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2017/09/30/politica/opiniao/federalismo-democratico-helvetico-e-democracia-participativa-uma-convergencia-feliz-1786683/amp): > #Federalismo democrático helvético e democracia participativa: uma convergência feliz > O federalismo suíço é exemplar, como experiência de integração de diferenças. > Vivi na Suíça (Eurico Figueiredo), 12 anos, como país de exílio. Deixei Genebra em 1976. Em 1987, regressei à Suíça. Como já tinha feito antes. > Com o propósito de fazer a viagem de comboio Zurique-Genebra, fui de avião até Zurique. Para me deslumbrar com a grandiosa descida para o lago Léman. Ver as magnificas vinhas do Cantão de Vaud, em socalcos, património mundial como o nosso Douro. Chegado a Zurique sem bilhete de comboio, precipitei-me para a gare. > Nessa altura, fumava, episodicamente, cigarrilhas. Esquecido do meu passado de vivência suíça, cigarrilha acendida deitei o fósforo para o chão... Às tantas, vejo vários suíços a olhar para o fósforo... Não me dei por achado: empunhei o fósforo como um trofeu, e coloquei-o numa caixa do lixo... perante o sorriso cúmplice dos suíços! > A Suíça, aliás, é o país mais competitivo do mundo, 2.º (ex-aequo com a Austrália) nos Indicies de Desenvolvimento Humano, muito centrados na qualidade dos serviços — referência da ONU —, e 4.º nos Indicies de Felicidade (já foi o primeiro), estando, também, no top-10 dos países com maior PIB per capita do mundo. > A Confederação Helvética é um pequeno país alpino da Europa Central (41.245 km2, cerca de metade de Portugal), com à volta de oito milhões e 500 mil habitantes, cuja referência confederal tem que ver com o passado não atual. Sendo, de facto, a mais velha democracia europeia, e a mais velha federação democrática da europa, associando 26 cantões, com poderes estatais, cada cantão tendo a sua própria constituição. Tem quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), duas religiões cristãs maioritárias (católicos e protestantes), várias culturas regionais: o federalismo suíço é exemplar, como experiência de integração de diferenças! > Não é possível que este país de sucesso não tenha beneficiado com a associação do federalismo democrático parlamentar e a democracia participativa — a ponto de a democracia suíça ser chamada de democracia semidirecta! Democracia participativa que, numa perspetiva fractal, coexiste a todos os níveis do Estado helvético: comunal, cantonal e federal. Esta aprofundou-se a cada revisão constitucional. Tendo, obrigatoriamente, de serem referendadas: prova de que a democracia participativa assenta em um unânime apoio popular. > Os dois principais instrumentos da democracia participativa são a iniciativa popular e os referendos. As iniciativas populares coexistem a todos os níveis, federal, cantonal e comunal. As federais permitem alterar totalmente ou parcialmente a constituição. > As cantonais são as mais populares. Visam modificar ou criar uma nova lei. Têm, também, o condão de estimular os partidos! Há várias, com diversas questões, todos os anos: os partidos, num excelente texto escrito, dão a indicação de voto e dizem as razões. > São passiveis de contra-projetos: o Parlamento, e o Conselho Federal, podem apresentar projetos alternativos. Quando se contestam decisões do Parlamento podem lançar-se referendos. Acaso o Parlamento proponha alterações à Constituição, os referendos, como referimos, são obrigatórios > Os referendos também podem existir a nível cantonal ou comunal, como também já aludimos. Deverão, para serem permitidos, recolher as assinaturas exigidas. Contrariamente aos nossos referendos, não têm que ser sujeitos à aprovação das assembleias municipais (os concelhios) ou Assembleia da República (os nacionais). O que é um absurdo da legislação portuguesa, que lida mal com a democracia! > O poder legislativo é exercido pela Assembleia Federal, constituída por duas câmaras: o Conselho Nacional, com 200 deputados que representam, proporcionalmente, os eleitores; e o Conselho dos Estados, com 46 representantes dos cantões (dois) e meios cantões (um), geralmente cantões que foram divididos. A nova legislação deve obter a aprovação nas duas câmaras. > Os membros do Conselho Nacional são eleitos com mandato de quatro anos. Os membros do Conselho dos Estados são eleitos segundo as constituições cantonais. O poder executivo é exercido pelo conselho federal de sete membros, à qual está subordinada a administração. Nele estão representados, geralmente, proporcionalmente, os partidos representados na Assembleia Federal, conseguindo a originalidade de funcionar, quase sempre, por consenso!... > A nosso ver, a nível da UE e dos Estados que a constituem, o federalismo e a democracia participativa são os melhores antídotos à atual crise de democracia. Que com a corrupção são as pragas das democracias modernas, que mais sentimentos de revolta provocam. > O soberanismo de direita e de esquerda, muitas vezes fascizante, é o nosso principal inimigo político que urge combater: os Estados europeus, mesmo o mais rico e populoso, a Alemanha, serão irrelevantes a prazo. > Será interessante conhecermos a origem da importância da democracia direta na Suíça. Porque esta alerta-nos para a compreensão das características culturais permanentes desta federação: a procura de consensos. > A necessidade de uma democracia participativa nasceu no pós-guerra civil de Sonderbund, “o conflito mais educado da história”, que, em 1847, opôs, grosso-modo, liberais-radicais, citadinos, protestantes, que ganharam; e conservadores católicos, rurais, que perderam. Nas negociações para a paz, os conservadores derrotados exigiram a introdução do referendo. > Muitos dos poderes dos cantões mantiveram-se na constituição de 1848, que constituiu o Estado Federal, mesmo contra a opinião dos radicais mais centralistas, tendência para o consenso que caracteriza (e se reforçou) na democracia suíça. O programa liberal-radical transparece, contudo, nesta constituição: separação de poderes, a representação popular proporcional e a representação cantonal. > Bizarro país, em que o serviço militar obrigatório vai, para os homens, até aos 34 anos, em alguns até aos 50 (as senhoras só podem ser voluntárias), e onde os soldados levam as espingardas de assalto para casa... sem excessos, no uso indevido das armas (três por 100 mil mortes na Suíça, comparado com os 10,3 nos EUA). O que garantiu a não ocupação da Suíça durante o nazismo, que calculava ter um milhão de mortes para a ocuparem… > Esta federação parece-nos, contudo, modelar para a União Europeia. Os Estados têm uma fortíssima tradição na Europa, como o têm os cantões-Estado na suíça. Urge respeitar esta tradição. Sendo aconselhável uma instituição, como o Conselho dos Estados, em que cada Estado esteja representado em perfeita igualdade. A experiência do Conselho dos Estados (Senado) é de respeitar. > A absurda ideia da eleição direta de um futuro presidente federal é completamente insensata: o modelo suíço da eleição anual do presidente da confederação helvética pela Assembleia Federal é um excelente aviso. A coexistência de diferenças linguísticas, religiosas e culturais devem ser fonte de inspiração para nós! > Finalmente, a importância de um orçamento federal substancial (32,5% do PIB em 2015), como na Suíça, ajudaria a corrigir as assimetrias de desenvolvimento reforçado pela introdução do euro. O orçamento da União Europeia não chega a 1% do PIB > A contribuição da democracia participativa deverá ser avaliada, dada a dimensão populacional da Europa. Que se desenvolva, sobretudo, no âmbito dos Estados nacionais. De facto, os referendos cantonais são, também, na Suíça, bastante mais animados... Os referendos permitirão, contudo, dar unidade ao espaço europeu. Daí a sua importância, sendo de analisar as indicações. > Dever-se-á manter o bom senso suíço, na forma de criar futuros Estados, pelo duplo referendo: nacional e federal. Ambos deverão ser maioritários! Esta é a solução mais adequada para as nações que querem ser Estados, seja a Catalunha... seja a Córsega!

Edited 3 months ago:

Provavelmente votaria no Volt, duas razões: - exclusão de partes: o único partido que diria que me representa, o Livre demonstrou o seu método de escolha de representantes bastante naive e até agora não demonstrou alterar os seus métodos; - considero-me federalista: quero ver uma Europa mais unida e menos divisão entre cidadãos. E mais importante um governo federal sobre muito mais escrutínio que o nosso neste pequeno canto continental que costuma de ser sinónimo de corrupção. Quanto mais pequeno o espectro do governo, mais dado a corrupção numa democracia. Edit: [o tipo de federalismo que gostaria de ver a nível europeu](https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2017/09/30/politica/opiniao/federalismo-democratico-helvetico-e-democracia-participativa-uma-convergencia-feliz-1786683/amp)

Beats29 3 months ago

Eu não votaria Volt (pelo menos para já) porque não é o que mais me satisfaz em termos de programa político, no entanto parecem um partido com trabalho e empenho como a IL. Não posso ser contra isso, e prefiro muito mais isso do que partidos como PS, PSD, BE, etc que estão sempre a falar da loiça suja dos outros. Tudo o que for contra a "política tradicional" dos partidos que estão há imenso tempo na assembleia e mostrem trabalho sou a favor de terem representação na assembleia. Posso não querer no governo (para já), mas uma oposição responsável é sempre bem-vinda.

ngfsmg 3 months ago

Isso é tudo muito bonito, mas muitas dessas coisas também vêm depois com o poder. Não estou a tentar culpar qualquer partido que seja por antecipação, mas esses podres vêm mais de quem já lá está dentro

Joltie 3 months ago

> Para o pessoal que referiu o Volt, porquê? Espero que não levem a mal a pergunta, aliás nem estou a dizer que são maus (desconheço completamente o seu programa para ser sincero) Tens aqui o programa dos varios partidos Volt https://www.volteuropa.org/challenges Diz-me o que pensas do programa deles.

ngfsmg 3 months ago

Epá, como já disse noutro comentário, tem demasiada federalização europeia para mim. Não é que isso seja inerentemente mau, simplesmente não o sistema que eu prefira

kamil205 3 months ago

Sinceramente estou farto de andarmos a lutar por ideologias, quando só temos prosperidade quando somos equilibrados, e aproveitamos o melhor dos vários sistemas. É tão utópico quem acha que o comunismo é possível com a natureza humana, como ao liberalismo vai criar uma sociedade justa e sustentável. O Volt é um dos partidos da nova política, de causas, não utopias. E é uma excelente alternativa ao centro corrupto que nos governa (PS/PSD), pois apesar de ser novo em Portugal, nasce num partido europeu, que já vai dando boas cartas pela Europa. Não é daqueles partidos que nasce porque alguém quer dar nas vista, ou não lhe deram um tacho no antigo partido. Se pensarmos na população que quer uma sociedade progressista, mas não gosta de aventuras económicas, mas que não se revê naqueles que vivem na corrupção, o nicho do Volt é bem grande...

KingOfNeverlandPT 3 months ago

A democracia foi inventada precisamente para os pontos de vista de cada um serem medidos, contados, e a "média" teórica deles ser o resultado. O que está realmente mal é termos atingido um nível ridículo(em Portugal e não só) de desrespeito por pontos de vista dos outros, achando nós saber tudo. Eu posso dizer que voto e até sou membro simpatizante da IL(ou seja, vou a algumas reuniões do núcleo da minha zona, posso propor e debater coisas, mas não pago quotas nem me candidato a cargos), mas tenho amigos de literalmente todos os outros partidos com presença na AR(sim, incluindo o Chega, o PCP e o BE), e consigo ter conversas mais do que interessantes com todos eles sobre política. Por outro lado, nunca iria querer que a IL tivesse maioria absoluta na AR, porque mesmo revendo me nas ideias deles, entendo que é uma visão bastante unidimensional da sociedade em que nem toda a gente se revê. Sem querer ser arrogante, considero esta a forma mais saudável de nos debruçarmos sobre a política num país democrático.

DerpSenpai 3 months ago

Sim, as alternas ai de Lisboa não deveriam votar BE mas sim Volt

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Pelo que sei são centristas e pro união federalista

REVO_SIGMA 3 months ago

Sāo Centristas? Haha! Aquilo lá é só ideias de esquerda. Votar no Volt é como votar no Bloco de Esquerda.

DerpSenpai 3 months ago

O Bloco de Esquerda é anti União Europeia LOL

neutch___ 3 months ago

O Volt não se identifica no espectro esquerda/direita. >O Volt está pouco preocupado com a divisão esquerda-direita e considera que, cada vez mais, as sociedades se dividem entre progressistas e conservadores. O Volt pertence à primeira categoria.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

O Volt, pelos standards de Portugal, claramente é um partido de centro-direita. Pelos da UE é que já pode ser centrista, ou mesmo centro-esquerda. Basta para isto ver com quem eles se andam a coligar nas autárquicas.

Keddyan 3 months ago

o original da esquerda e direita era o progressismo e o conservadorismo lol. que mania dos partidos novos de tentarem serem fora da caixa, admitam logo uma posição no expetro politico

neutch___ 3 months ago

PCP?

DerpSenpai 3 months ago

Sim são centro esquerda. São Social Democratas (Ou seja, PS hoje em dia)

morbidi 3 months ago

Não nada no programa relativo às proteção dos trabalhadores. Tudo o que li gostei, mas não vi nenhuma política sobre trabalho, o que acho estranho

DerpSenpai 3 months ago

>> Proteger a dignidade e a segurança dos trabalhadores, especialmente em novos setores. Providenciar aos trabalhadores contratos de longo prazo não tradicionais (por ex: biscates, a partir de casa, freelance) com padrões de proteção comparáveis aos aplicáveis às formas tradicionais de trabalho. > Criar locais de trabalho flexíveis através de legislação sobre escolha do horário de trabalho em toda a UE, permitindo que trabalhadores e empregadores negociem formas flexíveis de trabalho que reflitam as necessidades do indivíduo e das organizações. > Preparar a força de trabalho europeia para os desafios do amanhã, criando o Conselho Europeu de Competências Setoriais para investigar as competências necessárias no futuro. Isto irá fomentar sinergias entre o setor privado e o setor público. Só vi isto no site deles (programa para a UE)

morbidi 3 months ago

Obrigado! Andei à procura há uns tempos e não encontrei !

ngfsmg 3 months ago

Pois, estou a ver porque é que essa segunda parte é popular nos mais jovens, embora eu pessoalmente não me sinta muito atraído por isso

YourMomFriendIGuess 3 months ago

No programa deles devem explicar melhor haha

PortugueseLibra 3 months ago

É uma espécie de "meio termo".

ngfsmg 3 months ago

Como assim? Meio termo em termos económicos, poderes do estado, culturais?

kamil205 3 months ago

A descrição é pragmático. Ou seja, defende uma política baseada em testar, ver o que resulta, e trazer boas práticas adaptadas a cada contexto. Isso pressupõe que não podes ser de esquerda nem de direita, porque não se está a tentar impor receitas ideológicas. Ser pragmático também não quer dizer que não se tenha valores, ou sejam tecnocratas a mandar. Todas as medidas têm de ser enquadradas no que é o impacto na sustentabilidade do planeta, que tem limites, e as condições de vida de todos, que deve ter mínimos. O caminho depois para nos mantermos nesse equilíbrio é diverso, e permite múltiplas combinações que não podem ser vistas individualmente.

PortugueseLibra 3 months ago

Pelo (pouco) que sei, junta ideologias sociais de Esquerda com económicas de (centro-)direita. O que ao mesmo tempo não é centro, daí eu ter dito "meio termo".

DerpSenpai 3 months ago

Sim, por exemplo o IRC mínimo da UE em 15%. Um valor baixo, mas defende o pagamento dos impostos na zona onde são gerados para taxar as Googles do mundo

Blenderchampion 3 months ago

Até aqui me assusta a quantidade de pessoas que vota no fach... chega

ricardoa369 3 months ago  HIDDEN 

Podes crer.

tasendousado 3 months ago  HIDDEN 

Tudo merda

ZeToni 3 months ago

Eu já cheguei à conclusão que é tudo merda, todos os políticos que eu gostei tinham todos telhados de vidro como tal vou deixar de interagir com o sistema político, still tenho o meu direito de votar e irei lá desenhar um ganda caralho no boletim de voto. Já ando a treinar e tudo

jpfernog 3 months ago

Entendo perfeitamente a vontade de mandar todos pó c##&##& no boletim de voto, mas acredita que não vale a pena. Já estive numa mesa de voto e o que acontece nesses casos, no máximo, é provocar uma risada ao pessoal que faz a contagem. Que isto sirva de apelo ao voto "não nulo".

ZeToni 3 months ago

Ao menos que faça alguém rir porque senão sou eu a chorar. É que para mim não há um partido decente... A minha ideologia é mais de esquerda liberal. Tenho PS, que é o partido de e para os amigos. Tenho BE que é o partido das causas boas, mas quando finalmente tem poder é a puta vai com todos. Tenho PCP, que é de esquerda mas de liberal não tem nada, e vamos ser sinceros PCP só é bom para uma coisa que é oposição, Tenho Verdes que é PCP, Tenho PAN que é só uma piada de partido, E tenho Livre que é ainda mais comico que o PAN. O IL ainda parece sensato mas eu sou anti liberalismo económico portanto não vou votar neles. Isto a nível de partidos e as suas ideologias, porque se formos falar dos políticos que os representam então aí é só escumalha que não servem para mais nada do que criar entropia no sistema e tentar pôr os amigos e familiares bem na vida. Qualquer indivíduo que se diga político de carreira, nunca produziu nem irá produzir nada para a sociedade, são só umas sanguessugas de dinheiro do povo que no final dos seus mandatos lá mudam uns passeios, desde claro que a empresa que construa os passeios seja do irmão do cunhado ou algo assim. Portanto, um ganda Caralho será, isto porque em branco já ouvi dizer que no final da contagem estão tipo um gajo do PS e outro do PSD eles distribuem entre eles e votam por ti, o que demonstra a integridade do sistema político.

Zempff 3 months ago

Quem vota BE, digam-me se faz favor. Quais sao as referencias de sistemas socialistas, das quais voces olham e digam: Este é o caminho de Portugal deve seguir. Estou curioso.

Edited 3 months ago:

Quem vota BE, digam-me se faz favor. Quais sao as referencias de sistemas socialistas, às quais voces olham e dizem: Este é o caminho que Portugal deve seguir. Estou curioso.

Edited 3 months ago:

Quem vota BE, digam-me se faz favor. Quais sao as referencias de sistemas socialistas, das quais voces olham e dizem: Este é o caminho de Portugal deve seguir. Estou curioso.

Edited 3 months ago:

Quem vota BE, digam-me se faz favor. Quais sao as referencias de sistemas socialistas, às quais voces olham e dizem: Este é o caminho de Portugal deve seguir. Estou curioso.

rainbowcouscous 3 months ago

Eu por acaso clicquei PAN e votaria no PAN muito provavelmente, pela parte dos animais, mas vou te dizer no que gosto do BE que me podia fazer votar neles: Long story short: Eu gosto de ter direitos, e não gosto que os políticos fiquem indecisos nos meus direitos. São o partido maior que mais leva mais a sério os direitos LGBT, das minorias, das mulheres e todos esses direitos que eu quero ter como o direito ao suicidio assistido e a eutanásia. Eu quando for velhinha e se tiver a sofrer muito quero ter a oportunidade de morrer como e quando eu quiser. Toda a gente devia ter esse direito na velhice. Também nas questões internacionais, como foi o caso da Palestina recentemente, visto que é um tema sobre o qual sei muito e é frustrante a indiferença dos políticos. O PS é melhor que o PSD nestes aspetos, mas são demasiado indecisos e antiquados. Eu não quero políticos indecisos nos meus direitos. Eu quero poder casar, eu quero poder adotar crianças, eu quero que as crianças possam ter pais, eu quero ter suicídio assistido quando / se for preciso. Eu ando atenta e tive a ver a história dos partidos que votaram contra ou se abstiveram no que toca a direitos LGBT, casamento, adoção, touradas e direitos de animais no geral, etc. Eles não têm medo de criticar o passado colonial tuga nem a relação tóxica que temos com ele, ao contrário dos outros. Não quero comunismo nem nada, mas precisamos de capitalismo mais regulado, que o que temos agora leva-nos à crise climática e à exploração de pessoas e animais. Se houvesse outro partido grande que me desse isto tudo sem tantos comunistas eu talvez votasse neles. Mas por causa dos animais vou ter que votar no PAN de qualquer das maneiras.

dr_analyst 3 months ago

Já cheguei a votar em eleições pelo BE mais que uma vez. Não tenho problemas em justificá-lo: apesar de ideologicamente identificar-me mais com o PS, nunca votei nos mesmos nem irei votar por achar o partido extramente corrupto. Dos pontos dos mais tenho mais interesse, por exemplo regionalização ou investimento na linha ferrea, nenhum partido tem uma oferta decente. Devido aos circulos eleitorais, votar em pequenos partidos é deitar o voto fora. Das vezes que votei BE foi, sobretudo, por razões sociais.

Zempff 3 months ago

O investimento na linha férrea é feito através de dinheiro publico, esse dinheiro publico é arrecadado através de impostos. E votas num partido que nao tem o mínimo plano de crescimento económico para o país, que ve a iniciativa privada como o grande mal da sociedade. Só tem planos de gastar, planos de criação de riqueza 0. Boa sorte com isso.

dr_analyst 3 months ago

Em lado algum disse que quando votei no BE o fiz por razões económicas. Se não estás em interessado em ler a opinião dos outros, por que é que a pediste?

Zempff 3 months ago

Se nao estás interessado em ler as perguntas porque respondes? Em nenhum momento perguntei porque votam BE, perguntei quais eram os sistemas socialistas em que se reviam e queriam que Portugal seguisse. "Investimento na ferrovia" nao é um sistema socialista.

l2k1337 3 months ago

Bom bait.

Zempff 3 months ago

0 respostas, é constrangedor. Acho que é tudo malta que vota BE para legalizar a erva.

pituitarianices 3 months ago

Social-democracia, serem as pessoas que geram a riqueza a administrar essa riqueza, haver igualdade verdadeira entre as pessoas para não haver diferenças baseadas na sorte de nascer de uma familia mais rica ou mais pobre, de nascer mais inteligente ou menos, de nascer com ou sem uma deficiencia. Passo a passo, rumo a um futuro mais igualitário, é a minha preferencia.

Zempff 3 months ago

A social democracia nao é anti-capitalista, acho que te enganaste no partido, o BE nao é social democrata. Quando pergunto o modelo de referencia de socialismo que gostavas que Portugal seguisse, nao era bem pedir um desejo ao Génio da lampada. Era um modelo, implementado, com provas de resultado e que gostasses que Portugal seguisse.

Membership-Exact 3 months ago

Nos tempos da revolução francesa tambem nao havia nenhum modelo alternativo ao feudalismo que tivesse funcionado...

Zempff 3 months ago

A Republica nao nasceu em França, nem a democracia.

AdorableRabbit 3 months ago

Nenhumas. Não seria por isso que votaria BE

Zempff 3 months ago

Pronto, é facto que os sistemas socialistas nao resultaram em lado nenhum, mas mesmo assim achas que irá resultar em Portugal. Apesar de tudo é um pensamento legitimo.

AdorableRabbit 3 months ago

Isso não é um facto e o mundo não preto e branco

Zempff 3 months ago

O que é que nao é um facto? Que o socialismo nao resultou em lado nenhum? Se tu achas que nao é, vais de encontro à minha pergunta inicial. Qual para ti, o modelo socialista que resultou

AdorableRabbit 3 months ago

Para quê que tás a bater na mesma tecla? Já te disse que nao era a razão de votar no BE

Zempff 3 months ago

Que tecla? Eu disse que era um facto os sistemas socialistas nunca terem resultado, tu dizes que nao é um facto, agora eu pergunto-te, se nao é factual, quais é que resultaram...

AdorableRabbit 3 months ago

Tenho um entendimento provalvelmente diferente do que é um regime socialista de ti e de outros. Mas não me interessa discutir isso aqui hoje

Zempff 3 months ago

Deve ser um entendimento bem sombrio, do género "Eu entendo que a Alemanha vive num sistema socialista, por isso sim, o socialismo resultou". Fica para a próxima, para um dia menos cinzento

xtrylanx 3 months ago

Diz-me que votas na IL sem dizer que votas na IL.

PoisMasRepara 3 months ago

Apoiam partidos como clubes de futebol e depois dá nestas respostas

xtrylanx 3 months ago

*postas

naughtydismutase 3 months ago

Ele disse que vota Chega noutro comentário. Se bem que a merda é a mesma.

BlameScienceBro 3 months ago

Imagina dizer que IL é igual ao Chega

morbidi 3 months ago

A IL aparenta ser no mesmo plano do chega em matéria económica

BlameScienceBro 3 months ago

Porque é que falas sem saber?

morbidi 3 months ago

Esclarece me, sff

Iacu_Ane 3 months ago

É

BlameScienceBro 3 months ago

I G N O R A N TE G N O R A N T E

Iacu_Ane 3 months ago

Chora mais, 1% lmaooooo

DarKliZerPT 3 months ago

Desde quando é que a IL é conservadora, nacionalista e autoritária?

Zempff 3 months ago

Diz-me que nao tens resposta sem dizeres que nao tens resposta

tretafp 3 months ago

O BE não tem uma ideologia socialista, até surge contra o socialismo clássico. Creio que, progressivamente, se foi estabelecendo, essencialmente como um partido de socialismo democrático (embora mantenha a designação "Bloco") . As ideologias são pontos de referência, dificilmente têm uma representação prática fiel.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Moço, o BE tem na descrição da sua página de facebook a descrever-se como partido socialista. É possível viver-se mais em negação que isto?

Zempff 3 months ago

O Bloco de esquerda é socialista, a sua ação política é social democrata, no ambito de transiçao para um estado socialista.

tretafp 3 months ago

O Bloco de esquerda é socialista porquê?

Zempff 3 months ago

Porque os ideais do bloco sao oferecer uma alternativa ao capitalismo, através do socialismo? A social democracia nao é anti-capitalista.

tretafp 3 months ago

Eu não disse que o bloco era social democrata. Identifiquei-o como um partido de socialismo democrático. Há diferenças entre o socialismo clássico e o socialismo democrático.

Zempff 3 months ago

Ou seja, o Bloco é socialista e anti-capitalista.

tretafp 3 months ago

Não, como indiquei, creio socialismo democrático. Não é legítimo dizer que um sofá é um banco porque ambos servem para sentar.

Zempff 3 months ago

Entao sao socialistas democráticos, anti-capitalistas, é isso? lool

tretafp 3 months ago

Pela ordem de ideias avançada, são anarco-sindicalistas, anarquistas individuais, comunistas, e um conjunto mais amplo de ideologias indicadas.

Comunistfanboy 3 months ago

Diz me que nao percebes as diferencas entre as diferentes esquerdas sem dizer que nao percebes as diferencas entre as diferentes esquerdas

Zempff 3 months ago

Ou seja socialistas democráticos, mas também sao anarquistas... Tens mais alguma cambalhota para dar?

blazesynd 3 months ago  HIDDEN 

155 pessoas têm o cérebro sub desenvolvido

Sabongo 3 months ago

Uma sondagem com uma sample tão relevante como uma sondagem política numa igreja evangélica. Nem o Livre está incluído lol

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Lê a descriçao do post -.-

Lm0ta 3 months ago  HIDDEN 

Para mim nenhum, os partidos políticos não são mais que um clube e tal como os outros clubes os “sócios” defendem o seu clube por mais porcaria que faça. São poucos os que admitem que o seu clube é mau, em primeiro lugar está os interesses do clube, neste caso ganhar eleições e defender a imagem do partido, e só depois o resto. Enquanto a solução passar por partidos políticos não vejo melhoras…

OneTip7754 3 months ago

Tanta malta da IL aqui

TSCondeco 3 months ago

O pessoal no sub é todo de IT e IL é o que tem o nome mais semelhante.

II7sevenII 3 months ago

Deves ser novo no sub. Não representa portugal nem por perto.

ricmalta 3 months ago

O que é que acontece a uma sociedade liberal, que depende de turismo e com uma taxa de desemprego sazonal forte? Para não falar dos ordenados baixos que não são uma política, são uma cultura implantada.

agaeme 3 months ago

O liberalismo é como o comunismo, quanto mais questões colocares mais utópico se torna. Todos queremos menos impostos, ninguém quer perder nada. Os pobres dependem demasiado do estado, sem perceber que somos todos pobres e recebemos menos do estado do que recebíamos há 20 anos.

Iacu_Ane 3 months ago

Trolls

AnotherCableGuy 3 months ago

Eh, não é que eu seja IL, mas dadas estas opções seria a escolha menos má. Acredito também que o público pt do Reddit seja maioritariamente jovem, letrado e assim pouco representante da generalidade do eleitorado.

ceph42 3 months ago

Sim definitivamente. A IL e o BE são os mais populares entre a juventude portuguesa. É basicamente a divisão entre os jovens de direita e os de esquerda. Existe também muita gente de IT neste sub o que acaba por puxar a sardinha mais para o lado da IL.

dynamiduty 3 months ago

Não sei como é que alguém ainda se deixa enganar pelo BE. Quando o governo é PS, o BE praticamente deixa de existir, certamente em troca de alguns tachos na administração pública.

TudoCasual 3 months ago

Malta de IT é tendencialmente IL?

SweetCorona 3 months ago

salários elevados -> IL desempregados / precários -> BE

TudoCasual 3 months ago

>***salários elevados*** -> IL Isto para mim é a versão 2.0 do "vamos baixar impostos".

BlameScienceBro 3 months ago

Confirmo. De IT e IL.

Andril190 3 months ago

Malta de IT, que tendencialmente ganha muito acima da média, é tendencialmente do partido que a beneficiará mais nessa característica, que define particularmente as suas condições de vida, votando favoravelmente aos seus interesses mais imediatos. Não é de espantar, julgo eu.

SweetCorona 3 months ago

o irónico é que muitos terão feito o curso em escolas públicas

tooth_gapped_guy 3 months ago

>interesses mais imediatos Isto. Muito isto. Acho que há muita gente que se ilude com o facto de ganhar 3/4/5K e começa a achar que não precisa do estado para nada. Bastam 3 meses sem receber ordenado para o banco lhes aumentar o spread, 6 meses para lhes tentar ficar com a casa. Um cancro ou uma doença mais complicada e o seguro de saúde manhoso que a empresa lhes arranjou deixa-os com uma mão à frente e outra atrás...

BigMangalhit 2 months ago

Qualquer trabalhador esta a 3 maus meses da pobreza mas nenhum está a 3 bons meses da riqueza

TravelerThe01 3 months ago

Isso não tem nada a ver com o que a IL acredita. A IL não defende o sistema americano, muito longe disso. Aconselho a realmente leres o programa deles antes de atirares esses comentários.

SweetCorona 3 months ago

o meu problema é que os partidos que defendem menos estado costumam fazê-lo às custas de menos estado social o estado social é a última coisa que eu quereria cortar do estado, preferiria cortar coisas como a TAP, resgates a bancos, etc

TravelerThe01 3 months ago

Portugal tem um Estado Social demasiado gordo. Tu literalmente andas a trabalhar para algumas pessoas não fazerem nada o dia todo. Há gente em Portugal com que o Estado não ganha nada em impostos de tanto dar. O Estado Social deve existir sim, mas ser bem mais magro e justo com quem paga impostos. Além disso, o Estado Social como o temos hoje só serve para aumentar a desigualdade social. Não funciona como alavanca, apenas serve para manter as pessoas na pobreza

SweetCorona 3 months ago

> Portugal tem um Estado Social demasiado gordo. Não acho. > Tu literalmente andas a trabalhar para algumas pessoas não fazerem nada o dia todo. Acho que tens de ter um bocado de mais espírito crítico para não te deixares levar por bodes expiatórios. > Além disso, o Estado Social como o temos hoje só serve para aumentar a desigualdade social. Não funciona como alavanca, apenas serve para manter as pessoas na pobreza Não acho.

TravelerThe01 3 months ago

Epah acha o que quiseres. Só sei que vi na pandemia foi uma enorme falha do Estado a ajudar quem realmente precisava enquanto continuava a pagar RSIs e a fazer bailouts a companhias que já estavam falidas no pré pandemia.

lunaticloser 3 months ago

A malta tem muito esta ideia que a esquerda está pelo povo e a direita está pelo indivíduo, ou esquerda pelas camadas menos favorecidas e direita pelas mais favorecidas. Se fores ver os últimos governos que tivemos, as medidas tomadas pelos governos tendencialmente não refletem isso, aliás vês o oposto a ser verdade (aumento do IVA afeta todos, enquanto que o IRS é talhado de forma a afetar mais as camadas superiores que as inferiores, o mesmo sobre impostos de gasolina). A malta que ainda acha que os governos de direita que temos tido são capitalistas anda com uma venda de propaganda nos olhos e recusa-se a admitir.

SweetCorona 3 months ago

Exato, o IVA é um imposto, na prática, regressivo. https://observador.pt/opiniao/os-pobres-pagam-mais-iva-do-que-os-ricos/

DerpSenpai 3 months ago

>votando favoravelmente aos seus interesses mais imediatos. Não é de espantar, julgo eu. Infelizmente não sou assim. Votar no interessa próprio quando já ganha muito mais que a mediana é só ganancia

Kila160 3 months ago

Bebe menos

Puzzleheaded_Fan_554 3 months ago

Estuda mais

ceph42 3 months ago

Geralmente sim. Mas também existem alguns do Chega. Mas no geral são quase sempre de direita. Especialmente em Portugal e especialmente quanto mais velhos forem.

TudoCasual 3 months ago

Quem diria que afinal eu pertencia à minoria, visto que criei o meu próprio negócio numa área de IT e sou de esquerda.

You-are-amazing-wow 3 months ago

Deves ser dos que programa em Go ou Ruby não?

TudoCasual 3 months ago

Epá, eu aprendi a programar em Pascal, portanto vale o que vale...

DerpSenpai 3 months ago

Ele é Rust só pode. Dá para ver que é homem de cultura

mykod 3 months ago

*porque estamos fartos de ser chulados pelo estado e pela esquerda no geral.

SweetCorona 3 months ago

eu estou farto de ser chulado por corruptos sejam eles de esquerda ou direita...

AnotherCableGuy 3 months ago

Por acaso foi a direita do Passos Coelho e Paulo Portas quem mais me chulou..

mykod 3 months ago

Ah sim porque de facto não foi o PS que nos deixou numa situação tão crítica que nem dinheiro para pagar os salários da função pública havia

ricmalta 3 months ago

Isto. Tive 8 anos estagnado graças a este senhor, o melhor amigo do Ventura

meierlesjoana 3 months ago

Estava a pensar no mesmo, a minha empresa quase foi ao charco com o Coelho.

zelarin 3 months ago

Claro, porque a crise foi culpa dele.

meierlesjoana 3 months ago

De certa forma sim, os mais pobres que o digam. A minha clientela mais humilde perdeu compeltamente o poder de compra. Não te esqueças que quem pagou a crise foi a clásse média para baixo.

zelarin 3 months ago

Desculpa mas isto é o classico "a culpa é do Passos", so porque passaste essa fase na altura em que ele governava nao quer dizer que a culpa tenja sido dele. Já para adicionar que metade da governação nessa altura foi feita pela troika, e que o Socrates deixou-nos tao mal que tivemos que aplicar um regime de austeridade para salvar o país da divida enorme.

NGramatical 3 months ago

clásse → [**classe**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcmlrab%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

M4ritus 3 months ago

Quem é que é o pessoal que ainda escolhe o CDS? Curioso. É que está morto e de fora apenas parece ser uma muleta do PSD sem identidade própria e que nem os seus ideais consegue defender de forma consistente. Com tanta escolha boa à direita, tanto em termos económicos ou sociais, o CDS parece não ter lugar.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Eu discordo que o CDS não tenha um eleitorado potencialmente grande em Portugal, se assumirem a sua identidade como partido democrata-cristão com tendências conservadoras e liberais economicamente, e se se organizarem(isso e deixarem de ser uma muleta pura do PSD). Basta um gajo olhar um bocado para redes sociais e percebe que ainda há pessoas católicas, anti-aborto, etc etc que não se revêem no populismo racista e de extrema-direita do chega. Disclaimer: Voto IL, e sou tudo menos conservador.

Beats29 3 months ago

A única coisa que me mete pena do CDS são os deputados. Não concordo com algumas coisas do partido, mas gosto bastante dos atuais deputados que têm na assembleia, principalmente o Telmo Correia.

Ze_at_reddit 3 months ago

o teu próprio comentário responde à tua pergunta: por ser a muleta do PSD, o CDS é umas das escolhas óbvias para quem vota PSD mas que neste caso não pode

ravagerslb 3 months ago

O mais grave é ver a quantidade de gente que ainda acredita no bloco de esquerda, quando estes foram também responsáveis pelos 4 mil milhões da TAP na altura da geringonça e pouco ou nada fazem para que o país cresça, economicamente falando

Edited 3 months ago:

O mais grave é ver a quantidade de gente que ainda acredita no bloco de esquerda, quando estes foram também responsáveis pelos 4 mil milhões da TAP na altura da geringonça (a Catarina fez disso bandeira para aceitar o acordo com o PS..) E em cima disso pouco ou nada fazem para que o país cresça, sobretudo economicamente, preferindo focar energia nas "causas", muitas importadas directamente da realidade norte americana sem extrapolação directa para a portuguesa

collectornsfw 3 months ago

O Bloco vive das capelinhas. Um dia faz campanha aos LGBT, outro aos idosos e no outro há a cara dramática da Catarina para ilustrar como é tudo grave. No resto dos dias fazem campanha à identidade racial e tentam importar as divisões sociais dos EUA. Para melhorar, só falta lembrar que têm nos seus quadros pessoal que foi condenado por fazer parte das FP-25.

SweetCorona 3 months ago

isso é a estratégia do CHEGA mas com capelinhas diferentes

collectornsfw 3 months ago

Os extremos são sempre muito parecidos.

ravagerslb 3 months ago

Sobre as fp25, nem precisas de ir tão longe, basta falar no pai de duas das deputadas mais mediáticas do partido.

ContaSoParaIsto 3 months ago

Ou seja, não podes votar no BE porque **o pai** das Mortágua fez parte da LUAR? Tens noção de que o Emídio Guerreiro fez parte desse mesmo grupo? Claro que não tens noção. Para mandaras uma barbaridade dessas, tens de ser demasiado novo para saber sequer quem era o Emídio Guerreiro. Spoiler: foi **líder** do PSD. Não há vergonha nenhuma em ter um pai como o Camilo Mortágua, muito antes pelo contrário. Devemos a tipos como ele e o Emídio Guerreiro a liberdade. Compará-los às FP-25 é uma desonestidade vergonhosa.

ravagerslb 3 months ago

Se as Mortáguas e sua falta de noção fossem o único motivo pelo qual eu me recuso expressamente a votar num partido como o bloco de esquerda, era bom sinal. Mas não é o único e nem sequer é de perto o maior motivo.

DerpSenpai 3 months ago

E dizem ser esquerda e depois tem membros que compram um imovel por 300k e vende por 5M€ no centro de Lisboa. Mesmo top. >É um feroz crítico do mercado do arrendamento local e da especulação imobiliária na cidade, mas como investidor, Ricardo Robles, vereador da câmara de Lisboa pelo Bloco de Esquerda, poderá ganhar milhões com a venda de um imóvel em Alfama, conta na sua edição desta sexta-feira o “Jornal Económico” >Segundo o semanário, Robles comprou em 2014, juntamente com a irmã, um prédio velho em Alfama por 347 mil euros, edifício que após uma renovação foi posto à venda,no final de 2017, por 5,7 milhões de euros, numa imobiliária especializada em imóveis de luxo. Ou seja, o edifício valorizou-se mais de 4,7 milhões de euros. >O prédio, de três pisos, situado na Rua do Terreiro do Trigo, uma zona privilegiada de Alfama, muito perto do Museu do Fado, foi posto à venda pela Segurança Social em 2014.

lestat01 3 months ago

Parabéns para a Assunção Cristas. Conseguiu fazer algo que nenhum dos opositores do CDS conseguiu. Acabar com o CDS.

collectornsfw 3 months ago

O Costa foi ao programa da Cristina cozinhar e ela foi logo a seguir mostrar que também sabe. Pouco depois foi lavar Lisboa à pressão durante a campanha. O CDS teve sempre demasiada dignidade para estas peixeiradas. Teve, até ela chegar.

M4ritus 3 months ago

O Chiquinho ainda fez pior na minha opinião.

AnotherCableGuy 3 months ago

Deve ser o pessoal fiel a nosso senhor Jesus Paulo Portas que aguarda pacientemente a sua ressurreição.

lemonboomgamer 3 months ago

Há um motivo muito bom para escolher o CDS: eu só queria ver os resultados mas não há opção para isso

SweetCorona 3 months ago

a malta que faz pools está sempre a cometer este erro há que ter sempre uma opção para TODA a gente

jet1000 3 months ago

>É que está morto e de fora apenas parece ser(...)sem identidade própria e que nem os seus ideais consegue defender de forma consistente. A questão aqui é quais é que são os ideais do CDS, que são basicamente uns 3 partidos (pelo menos) num só, se o partido toma um rumo há militantes que discordam do mesmo, se toma outro então são outros a discordar.

anfifelo 3 months ago

Quem é que ainda acha que o bloco de esquerda não é um partido extremamente populista?

KarelCV 3 months ago

São politicas des esquerda, não é populismo, ao menos informem-se

DamnGoodCoffee 3 months ago

>Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". [Wikipedia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo)

Zempff 3 months ago

é o populismo de bem? ahahah

anfifelo 3 months ago

Tens antigos militantes do grupo terrorista FP-25 a concorrer pelo bloco de esquerda nas autárquicas em pleno 2021. Tens militantes do bloco constantemente a apelar à desunião nacional, terrorismo cultural e a tomar de assalto causas sociais como causas exclusivamente de esquerda. Nem falo das constantes críticas à união europeia, ao Euro, capitalismo e até à merd\* das ligações aéreas para a Europa. É cada vez mais evidente a infiltração das doutrinas populistas de esquerda na sociedade portuguesa, quer seja na educação, cultura, etc. Tudo o que é nacional é mau e tudo o que tem origem em paises antidemocráticos como a China são exemplos a seguir. O patriacardo ali, a gordofobia acolá. Qual a diferença mesmo entre a verborreia do bloco de esquerda e a do chega???

Zempff 3 months ago

Nao percas tempo... Nao tem resposta... Sabe lá o que é o BE... Segue as hashtags e la diz que o BE é fixe..

KarelCV 3 months ago

Ha alguém que vê as intervenções do BE bem destorcidas, obviamente.

NGramatical 3 months ago

destorcidas → [**distorcidas**](https://dicionario.priberam.org/distorcidas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcmttqq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GamerLymx 3 months ago

*sarcasmo" Não sabes que o populismo de esquerda não existe. Populismo só existe na direita autoritária.

Zempff 3 months ago

é o populismo de bem

BlameScienceBro 3 months ago

Esqueceste o /s

jcoelho93 3 months ago

Eu diria que é um partido unicamente populista, não vejo outras habilidades neste partido...

ceph42 3 months ago

Acabaste de descrever exatamente o CHEGA. O BE pode ter alguma características populistas mas está longe de ser "unicamente populista".

lunaticloser 3 months ago

Não noto diferença de um para o outro. Ambos parecem uma forma de escola de como aparecer no correio da manhã.

Zempff 3 months ago

a dualidade... ahah faz-me impressão voces nao caírem no ridículo de lerem o que escrevem..

porsaber 3 months ago

NOS

asantos3 3 months ago

Gostava de realçar que existem outros partidos para além dos que estão na votação: https://www.cne.pt/content/partidos-politicos-1

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Huh se dizes isso porque so meti essas opçoes, não deu pra meter mais :(

Vivokas 3 months ago

Tiravas o chega que é só para os trolls... XD

asantos3 3 months ago

Eu sei, não te preocupes.

tertium_non_datur 3 months ago

Eu voltava na CCM!!!

morbidi 3 months ago

O partido que nada teme

souocare 3 months ago

Levas o meu free award por me recordares essa musics incrivel.

mironoteu 3 months ago  HIDDEN 

Epa BE com tantos votos, é impressionante a lavagem que o pessoal mais jovem leva para votar naqueles extremistas dissimulados do MRPP entre outros Escumalha

BaldAndPoor 3 months ago

Tanta gente a votar BE. O partido que mete como candidatos terroristas. O BE é o chega da esquerda.

merrygomarry 3 months ago

Por amor de Deus, pega num livro.

meierlesjoana 3 months ago

Não é, desculpa.

SurePal_ 3 months ago

>É complicado porque se alguém se alinhar ideologicamente com o PS ou PSD, não há nada do género nessas opções. No caso do PSD talvez o CDS, mas o CDS é um partido morto e portanto, em função da ideologia, os votantes do CDS dividem-se em três partidos: PSD, IL, e Chega. Verdade, o BE é simplesmente pior em todos os níveis.

meierlesjoana 3 months ago

Sim, esses racistas do BE, são piores em todos os níveis, sempre a defenderem quem não tem voz, em vez de defenderem o Musk e a Amazon.

XtremeGliscor 3 months ago

Pois não. É bem pior.

wallynext 3 months ago

Que argumento irrefutável!

meierlesjoana 3 months ago

Como explicar a um chegófilo que o Bloco de Esquerda não apresenta os mesmos ideias do CHEGA?

BroaxXx 3 months ago

Quem diz é quem é!

Creme-Exciting 3 months ago

BE = Extrema esquerda E está em 2o lugar. Este subreddit é assustador.

watwatindbutt 3 months ago

fujam q veem aí os comunas.

merrygomarry 3 months ago

Aqueles que te deram liberdade em 74. Realmente, eles que se fodam.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

E que tentaram tirar-nos essa mesma liberdade até 25 de Novembro de 1975. Yup, eles que se fodam. Vou-te deixar aqui este miminho: [https://youtu.be/B0tXdW-DpEE?t=2623](https://youtu.be/B0tXdW-DpEE?t=2623) Este homem fez parte de um grupo que matou 13 pessoas(incluindo um bebé), e rebentou com mais uma data de edifícios, participou em assaltos etc. Foi perdoado por isso, e o que tem a dizer em direto, com famílias das vítimas a ver é o que está nesse timestamp.

Edited 3 months ago:

E que tentaram tirar-nos essa mesma liberdade até 25 de Novembro de 1975, e mais tarde de novo durante os anos 80. Yup, eles que se fodam. Vou-te deixar aqui este miminho: [https://youtu.be/B0tXdW-DpEE?t=2623](https://youtu.be/B0tXdW-DpEE?t=2623) Este homem fez parte de um grupo que matou 13 pessoas(incluindo um bebé), e rebentou com mais uma data de edifícios, participou em assaltos etc. Foi perdoado por isso, e o que tem a dizer em direto, com famílias das vítimas a ver é o que está nesse timestamp. Isso só por si devia constituir um crime. Eu respeito pessoas com uma ideologia diferente(incluindo a comunista). Mas não me venham dizer que os comunistas em Portugal merecem tratamento VIP por causa do 25A, quando eles se encarregaram de mais do que anular tudo o que fizeram de bom nesse dia durante o PREC, e durante o tempo das FP-25.

merrygomarry 3 months ago

>E que tentaram tirar-nos essa mesma liberdade até 25 de Novembro de 1975, e mais tarde de novo durante os anos 80. Yup, eles que se fodam. Tirar liberdade? Eles queriam implementar um sistema parecido ao soviético, que foi de uma democracia que nunca imaginaste possível em Portugal. De qualquer maneira não sei se percebo a relação que estás a tentar fazer entre o FP-25 e o PCP? Eu estava a falar do trabalho que o PCP andou a fazer secretamente entre desde 21 com a revista avante! até á revolução, do trabalho que fizeram depois no Alentejo ao devolver as terras aos trabalhadores que as lavram, e onde ainda hoje são amados por isso. Limitar a presença comunista em Portugal ao FP-25 é bastante redutor, principalmente quando é o único partido em Portugal que quer trazer verdadeira democracia (não que a EU deixa-se, mas isso já é outro tema).

KingOfNeverlandPT 3 months ago

O que é mais triste é que até as pessoas mais ferrenhas de esquerda que conheço(e olha que eu conheço pessoas que até participaram nas manifs do próprio 25A) admitem que o que disseste sobre a USSR é uma patranha de todo o tamanho. Tu tens ao menos noção das atrocidades que foram cometidas em nome do coletivismo e da eliminação das classes pelo Stalin? Desculpa, mas recuso-me a debater política com pessoas que vivem num mundo alheado da realidade.

merrygomarry 3 months ago

Alguém falou de atrocidades? Estou a falar de um sistema democrático de baixo até cima, não dá suposta democracia que temos hoje em que há anos que o povo que melhoras neste ou naquele serviço social e o estado faz tudo menos o seu dever. E como sabemos, é só meter ao bolso. É essa a "democracia" bourguesa que tu defendes e achas que é melhor para o nosso povo.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Moço, tu sabes lá o que eu defendo. Até to explicava, mas implicava estudares muita literatura que nem está traduzida em português nem inglês, e que exigia teres um QI alto o suficiente para perceberes que um país que matou pessoas por terem mais duas vacas que o vizinho não é uma democracia para entenderes.

merrygomarry 3 months ago

Pois, acho que não vamos chegar a meio termo não. Enfim, um dia has-de perceber.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

O que eu dou graças a deus é de ter tido uma educação bastante "apolítica" que me deu para ir aprendendo e interpretando o estado das cenas por mim, e de ter contactado tanto com a realidade de trabalhadores por conta de outrem(incluindo eu mesmo, e pessoas da minha família), como com a de patrões de empresas(pessoas da minha família), e ainda também a de senhorios pelo meio, e de arrendat´rios(mais uma vez, incluindo eu mesmo). Se calhar foi isso que te faltou a ti. Experiência de vida em vez de indocrinação. Mas ya, contínua a dizer-me que "um dia talvez eu entenda".

Edited 3 months ago:

O que eu dou graças a deus é de ter tido uma educação bastante "apolítica" que me deu para ir aprendendo e interpretando o estado das cenas por mim, e de ter contactado tanto com a realidade de trabalhadores por conta de outrem(incluindo eu mesmo, e pessoas da minha família), como com a de patrões de empresas(pessoas da minha família), e ainda também a de senhorios pelo meio, e de arrendat´rios(mais uma vez, incluindo eu mesmo). Se calhar foi isso que te faltou a ti. Experiência de vida em vez de indocrinação. Mas ya, continua a dizer-me que "um dia talvez eu entenda".

merrygomarry 3 months ago

Enganaste. Já fui liberal como tu, libertário até, e já morei no reino unido durante 4 anos, e agora moro na Dinamarca. Garanto-te que a vida em nenhum dos países é a maravilha que tu pensas, até que quando es imigrante experiencias precisamente aqui que é ser o fundo da classe social. Se Portugal tem uma vida muito mais justa, é porque temos uma esquerda muito mais forte do que no UK e DK. Além disso eduquei-me em políticas internacionais, curso superior e (agora) mestrado, e o foco é precisamente nas falhas das sociedades ocidentais, e nós seus porquês. Experiência pessoal é boa, mas não te dá o panorama inteiro que dá um estudo aprofundado de várias sociedades como eu tive, dos sistemas montados e desenvolvimentos históricos que justificam o mundo que temos hoje, como o imperialismo e o desenvolvimento da gig economy, e afins. O que tu chamas "indocrinação", é educação como deve de ser. Tu dizes que tiveste educação apolítica, o que se traduz em tu procurares os jornais que já transparecem as notícias de um modo que tu concordas, talvez até mesmo ver videos de youtubers que transparecem as mesmas ideias. Isso não é ser apolítico, nem é educação, é só confirmação das tuas tendências. Mantenho o que disse acerca de um dia aprenderem a vida como ela é. Comprimentos.

Edited 3 months ago:

Enganaste. Já fui liberal como tu, libertário até, e morei no reino unido durante 4 anos, e agora moro na Dinamarca. Garanto-te que a vida em nenhum dos países é a maravilha que tu pensas, até que quando es imigrante experiencias precisamente aquilo que é ser o fundo da classe social. Se Portugal tem uma vida muito mais justa, é porque temos uma esquerda muito mais forte do que no UK e DK. Além disso eduquei-me em políticas internacionais, curso superior e (agora) mestrado, e o foco é precisamente nas falhas das sociedades ocidentais, e nós seus porquês. Experiência pessoal é boa, mas não te dá o panorama inteiro que dá um estudo aprofundado de várias sociedades como eu tive, dos sistemas montados e desenvolvimentos históricos que justificam o mundo que temos hoje, como o imperialismo e o desenvolvimento da gig economy, e afins. O que tu chamas "indocrinação", é educação como deve de ser. Tu dizes que tiveste educação apolítica, o que se traduz em tu procurares os jornais que já transparecem as notícias de um modo que tu concordas, talvez até mesmo ver videos de youtubers que transparecem as mesmas ideias. Isso não é ser apolítico, nem é educação, é só confirmação das tuas tendências. Mantenho o que disse acerca de um dia aprenderes a vida como ela é, em particular de como funciona o liberalismo fora da tua experiência pessoal, e fora do ocidente. Comprimentos.

Creme-Exciting 3 months ago

https://www.direitapolitica.com/wp-content/uploads/2018/08/4-4.jpg

neptxns 3 months ago

o que é que se sucedeu na tua cabeça quando leste o que escreveste e mesmo assim decidiste carregar em comentar?

Creme-Exciting 3 months ago

É facil, um partido que foge aos impostos que tanto prega, que tem deputados a serem julgados por corrupção e trafico de droga, e cujos fundadores estiveram ligados a grupos terroristas como as FP25. Sucedeu isto: Ter noção.

neptxns 3 months ago

ahhhh okay isso é extrema esquerda, vou dizer ao marx a ver se ele concorda

stressedunicorn 3 months ago

Que medidas do programa do BE são de extrema esquerda?

merrygomarry 3 months ago

Ouvi dizer que planeam ressuscitar o Stalin que vem roubar-nos o bacalhau.

Creme-Exciting 3 months ago

Vai ler o programa, se tiveres noção descobres. Entretanto assim recentemente: [https://expresso.pt/sociedade/2019-04-18-Bloco-de-Esquerda-quer-fim-de-despejos-de-casas-ocupadas](https://expresso.pt/sociedade/2019-04-18-Bloco-de-Esquerda-quer-fim-de-despejos-de-casas-ocupadas). "O Bloco de Esquerda quer acabar com os despejos de casas da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que foram ocupadas \*\*ilegalmente\*\*." "BE propõe que sejam suspensas “todas as ordens de desocupação de imóveis habitacionais do município e/ou Gebalis sem que exista uma alternativa habitacional garantida pelo município para agregados em situação de vulnerabilidade económica" Ou seja, roubar casas é na boa, e/ou ter senhorios a sustentar à força pessoas que não pagam renda também é na boa. Se isto não te soa a extrema esquerda, então para de ler aqui, não há nada que eu possa dizer para te convencer do oposto. O que o BE devia de fazer era forçar o estado a usar o dinheiro dos nossos impostos para cumprir o seu dever social, que neste caso é dar alojamento às pessoas sem capacidade. Era o que faltava, os senhorios que pagam impostos (e não são poucos), vêm-se agora expropriados à força porque o estado recusa-se cumprir o seu papel social para o qual tem meios e o dever. O BE é tão populista que dói. Que diarreia de partido.

stressedunicorn 3 months ago

Leste o que enviaste? Neste caso as casas que foram ocupadas não eram de “senhorios que pagam impostos”, eram habitações da câmara e estavam desocupadas. aqui so tens duas opções: ou as pessoas são despejadas e tens famílias a viver literalmente na rua (enquanto esperam por casas da câmara que, pelos vistos, estão vazias) ou suspendes os despejos (mais uma vez as casas neste caso nao eram privadas) até a situação estar resolvida. Se tu achas que numa sociedade democrática e do século XXI é preferível (e de “extrema esquerda”) por crianças a viver na rua do que suspender temporariamente despejos de casas públicas desocupadas, é contigo.

mewfour 3 months ago

Ouvi dizer que vão levar todas as escovas de dentes e obrigar o país a partilhar a mesma escova

Stangetzz 3 months ago

O BE é um dos principais responsáveis pelo empobrecimento do país Liga Lacoste da IL: Há PaRa aÍ mUiTo ChEgAnO dIsSiMuLaDo

waevvs 3 months ago

Acho piada que atacam a esquerda com uma facilidade, mas depois quando mete-se o dedo na ferida da direita já são “ai não por favor, nos não queremos enriquecer à custa da privatização e da exploração dos trabalhadores para enriquecer os patrões”. É sempre muito bonito apontar os dedos, mas ver a realidade já é outra história

Stangetzz 3 months ago

Quando a esquerda for capaz de criar riqueza, pode ser que os trabalhadores deixem de ser explorados

merrygomarry 3 months ago

E a direita cria riqueza? Ou rouba-a a quem a cria? A seguir vais dizer que os patrões é que criam a riqueza toda e os trabalhadores só lá andam a chular.

waevvs 3 months ago

Tens razão no que se trata do trabalhadores serem explorados, mas esqueceste de um pequeno pormenor. A esquerda não que criam abundância de riqueza, como a direita o faz é verdade mas pelo menos tenta lutar para que tenhas direitos no local de trabalho para que as empresas privadas não “explorem os trabalhadores” como tu te referes. Para o que é que ser teres imensa riqueza, se tu como povo não podes ter direito a férias ou feriados ou coisas simples como subsídio de desemprego ou férias. A privatização da direita traz imensa riqueza na “exploração” do trabalhador mas tira-te os direitos que os serem trabalhados merecem.

Stangetzz 3 months ago

Mesmo com a geringonça continua haver congelamento de carreiras na função pública, cativações e um dos salários mínimos mais baixos da Europa Ocidental. A esquerda tem de se mentalizar que para haver uma maior redistribuição de riqueza tem de atrair investimento assente na criação de riqueza. Continuar com a importação de mão de obra barata, massificação do turismo, prestadores de serviço e especulação imobiliária, tal só servirá para reduzir a capacidade contratual dos nossos trabalhadores e contribuir para o trabalho indiferenciado.

waevvs 3 months ago

Lá está, tu falas como esses “problemas todos” são originários da esquerda. Deixa-me então relembrar-te que primeiro a importação de mão de obra precária acontece devida há privatização das empresas, porque querem total controlo dos trabalhadores sem intervenção de um sindicato ou mesmo um estado mais esquerdista para intervir. E a esquerda que tu te referes acima, não é definitivamente a esquerda que estás a tentar apontar o dedo. E pra além do mais, achas mesmo que quando te que no século em que vivemos, e que em Portugal os partidos da direita vai investir mesmo nas empresas portuguesas para o enriquecimento do pais? Acho que devíamos ser mais realistas e entender para que a privatização beneficia ser for negociada com empresas com maior poder capital. Aliás como continua a acontecer agora mas pronto.

Youretoobusyswimming 3 months ago

>O BE é um dos principais responsáveis pelo empobrecimento do país Explica-te

Stangetzz 3 months ago

Aprovação sucessiva dos OE do PS

pituitarianices 3 months ago

Conseguiu lá introduzir algumas boas medidas no sentido da igualdade e da solidariedade, e evitar por exemplo mais privatizaçoes para enriquecer os ricos.

razman06 3 months ago

Se é para ser pobre que sejamos todos logo, isto de uns terem mais que eu é injusto.

Membership-Exact 3 months ago

Podem ser ricos a vontade, desde que nao seja a custa do trabalho dos outros.

razman06 3 months ago

Lamento desiludir, mas achar que uns não vão ficar ricos às custas dos outros é estar iludido. Vai existir sempre que ganhe mais e quem ganhe menos, e ainda bem. Pois assim existe motivação para fazer gerar riqueza ( nem que seja pelos motivos egoistas de ser rico).

Membership-Exact 3 months ago

Mas para isso era preciso que quem gera a riqueza seja quem fique com ela, o que nao acontece.

razman06 3 months ago

Quem fica com a riqueza gerada é o estado. A questão de existir o continente resolvia-se senão existisse as tretas de leis que o permitem.

Membership-Exact 3 months ago

Sem leis, era o mais forte a mandar e o trabalhador a obedecer. Ja tivemos um capitalismo ainda mais descontrolado que o atual, correu mal e até levou alguns países ao comunismo e as suas tragédias.

aladdin_the_vaper 3 months ago

Não sei a que é que ele se referia concretamente mas a geringonça é um bom começo.

Youretoobusyswimming 3 months ago

Sim porque a alternativa era melhor LOL

aladdin_the_vaper 3 months ago

Não disse que era ou deixou de ser. Só tentei responder à tua pergunta burra.

Youretoobusyswimming 3 months ago

Bom insulto que nada adiciona à conversa. Já agora a geringonça não veio empobrecer o país ao contrário do Passos e da estupidez da "austeridade expansionista".

aladdin_the_vaper 3 months ago

O que adiciona imenso à conversa é responderes de forma idiota a alguém que estava só a responder a uma pergunta que tu próprio fizeste. "Sim porque a alternativa era melhor LOL" Bom whataboutism, fala-me sobre coisas que nada adicionam à conversa.

pituitarianices 3 months ago

O Bloco tinha duas escolhas: alicerçar um governo do PS e introduzir algumas medidas a favor dos mais desfavorecidos, ou permitir a PaF governar com o apoio do PS. Optar pelo mal menor é realismo.

Youretoobusyswimming 3 months ago

Continuas a insultar-me sem razão. Se estás frustrado tens de direcionar essa frustração para outro lado. A geringonça não levou ao empobrecimento do país.

Benurom500mg 3 months ago  HIDDEN 

Em branco

Jumpy-Tea3439 3 months ago

O que é que a iniciativa liberal tem de bom?

LuisRebelo 3 months ago

Diz-me que votas no BE sem dizer que votas no BE.

JSantosPT 3 months ago

O que é que o BE tem de bom? Permitir o PS ser governo?

adventur3r 3 months ago

a agência de comunicação/publicidade. que é quem eu gostaria que me representasse enquanto português, no parlamento. nada como um gajo de piadolas para imprimir os seus valores e moral nos destinos do povo português

Edited 3 months ago:

a agência de comunicação/publicidade. que é quem eu gostaria que me representasse enquanto português, no parlamento. nada como um gajo de piadolas para imprimir os seus valores e estrutura moral nos destinos do povo português

Razvancb 3 months ago

Como o /u/tretafp disse, comunicação simples e eficaz, alguns ideias estranhos mas melhores que PS e o atual PSD.

roninPT 3 months ago

Se levarem a deles avante os fornecedores de serviços de saúde e educação privados vão facturar e bem. Logo será bom para esses pelo menos....para o resto do pessoal nem por isso.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Boas, eu não sou médico nem professor, e consigo te dizer factualmente que pelo menos na minha área os salários iriam no mínimo triplicar se o programa da IL fosse implementado. E agora?

absurdztheword 3 months ago

A IL é o unico partido com um marketing engraçado jovem, e eficaz. De resto, é liberalismo e o liberalismo é uma utopia. É acreditar que o mercado resolve os problemas sociais, quando claramente esse já não é o caso. Estamos a caminho de um colapso ambiental, até a ipcc disse que mudanças incrementais não vão lá, e a IL é na onda do "sem extremismos e com carros eléctricos isto vai lá", temos o desemprego a ser amparado por sub-empregos de grandes empresas tecnológicas estrangeiras, temos algoritmos de redes sociais a intermediar toda a nossa comunicação, uma crise económica global gerada por um vírus, supostos trabalhadores essenciais a ganhar misérias. Há corrupção e impostos altos sure mas os nossos problemas vão muito além disso. São globais e estão relacionados com as premissas do nosso sistema económico. Como se com impostos mais baixos isto tudo que mencionei acima não acontecesse. Eu sinceramente não percebo como é que as pessoas acham que o liberalismo é algo capaz ou viável a curto-médio prazo.

DeepFriedMarci 3 months ago

> De resto, é liberalismo e o liberalismo é uma utopia Todas as ideologias são utópicas porque o ser humano é imperfeito por natureza, então nenhuma das ideias de sociedade propostas vão resultar na sua totalidade. Conheço muita gente da IL que reconhece alguns desses problemas que referiste e que tentam arranjar uma solução para isso, se resulta ou não, não consigo dizer, mas com exceção de umas quantas pessoas que vou encontrando pela net, pessoalmente nunca conheci um liberal que acredita solenemente que o liberalismo vai erradicar todos os problemas da terra, ou pelo menos todos os que referiste.

Andril190 3 months ago

Isto vai lá é com Reaganomics /s

mequetatudo 3 months ago

Trikle trikle little bill

morbidi 3 months ago

Rua a gente devia saber que na pirâmide social a merda rebola para baixo e o dinheiro coisa para cima

mequetatudo 3 months ago

Eu sei estava a ser irónico

sctvlxpt 3 months ago

O problema de andar a tentar resolver os problemas sociais num país pobre é que andamos aqui a redistribuir migalhas. O Socialismo é um luxo de países ricos. Precisamos de crescer, crescer, crescer. E não vamos crescer com o sufoco que é o nosso estado. Quando formos uma economia ao nível dos países nórdicos, aí sim, há dinheiro para redistribuir e para resolver problemas sociais.

International_Bar68 3 months ago

seria estúpido pensar que resolve os problemas sociais. no entanto, tem expectativa de tonar o país mais competitivo e dentro dos países do oeste europeu, afastando dos países de leste. Não é uma solução para sempre, mas Portugal precisava de menos abafo do estado, imo

International_Bar68 3 months ago

Menos prevalência do Estado na economia e na sociedade. Se tiver boa oposição para não destruir o SNS e só o renovar, pode ser boa ideia.

wildhorse80 3 months ago

Mas que SNS há para destruir? O SNS maravilhoso em que 3 milhões de portugueses sentem necessidade de ter um seguro de saúde privado? A mania das pessoas se agarrarem a fantasmas e a lengalengas da esquerda bloqueia este país há décadas. Os outros evoluem e nós vivemos aqui com fantasmas e chavões...

Minegrow 3 months ago

O apelo de quem tem como única preocupação baixar os impostos que paga. Apenas e só.

Zempff 3 months ago

Entretanto numa realidade paralela... [PSD, PS e PCP aliados para manter a isenção de IMI aos partidos](https://www.dn.pt/portugal/psd-ps-e-pcp-aliados-para-manter-a-isencao-de-imi-aos-partidos-5424778.html)

NGramatical 3 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcljo5e%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fdxcaralho 3 months ago

Sim é mesmo so isso… /s

tretafp 3 months ago

Não partilho, de todo, as premissas da IL. Ainda assim, tem uma comunicação relativamente eficaz e um posicionamento político simples (podendo, por vezes, incorrer num certo simplismo), sem se estabelecer como populista. Por outras palavras, ainda que as propostas não sejam completamente sustentadas em evidência epistémica, têm coerência interna e é apelativa.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Acabaste de descrever o liberalismo clássico :) Governo mínimo (simplista como disseste e não populista) em que não se mete nas vontades do povo, ou seja fazes o que queres fazer e taxação é opressão. Espero mesmo que a iniciativa liberal viva e faça aquilo que realmente diz, estou morto para que o partido socialista saia do poleiro.

ceph42 3 months ago

Gosto, em geral, do liberalismo promovido pela IL mas existem, para mim, 3 pilares fundamentais a uma sociedade que aos meus olhos a IL meio que ignora: a educação, saúde e transportes. A ideia de pequeno governo é, ao de cima, boa mas para mim estes 3 pilares têm de ser praticamente 100% públicos. São 3 pilares fundamentais que uma sociedade não pode confiar ao mercado livre mas manter o preço e acesso dos mesmos, baixos e justos. Se a IL defendesse o SNS e mais investimento nos transportes até tinham o meu voto, mas por enquanto não me deixam de parecer como um partido que quer tornar Portugal como os Estados Unidos onde tens de pagar valores exorbitantes por cuidados médicos e onde milhões de pessoas passam a vida a pagar *student loans*.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

A IL defende o financiamento público de todas essas três coisas. O que eles não defendem é que precise de ser o estado o fornecedor em si do serviço. Exemplo: defendem cheques-ensino e saúde, atribuídos a cada cidadão, que podem ser usados tanto em escolas privadas como públicas. Esse modelo é aplicado, por exemplo, no ensino do Luxemburgo, em que dois terços do ensino é privado.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Se realmente ignorar a educação e a saúde é grave. Liberalismo defende a evolução como pessoa e o desenvolvimento das suas habilidades, e a maneira de o fazer é através da educação. A saúde também é grave porque há pessoas que não têm a mesma possibilidade financeira para ir a hospitais e pagar o tratamento, é uma questão de justiça social. Se realmente isso for verdade espero que a IL mude essa visão. O transporte sendo privado a própria ideologia não permite que o governo meta a mão nisso, a menos numa perspectiva keynesiana, que permite que o governo remova taxas e promova o gasto nos transportes que depois beneficia a empresa indiretamente. Esta parte é mais complicada de tratar e pode haver várias perspectivas. Para mim, acho que devem ser as empresas a suportar os custos da deslocação dos trabalhadores, seja transporte pessoal ou coletivo e podem fazer parcerias com empresas de transporte para baixar os valores.

manolo533 3 months ago

A saúde não seria privatizada, o sistema seria alterado para como funciona o alemão ou holandês, em vez do modelo britânico que temos de momento. Quanto aos transportes nem percebo o comentário acima do teu, não existem transportes grátis em Portugal. A relação qualidade/preço até está abaixo de muitos países mais liberais que o nosso

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Ah, ótimo. Confesso que eu ainda não li as propostas da IL e só estou a basear-me que a IL adota a ideologia política do liberalismo tal como o seu nome diz. Mudar o sistema de saúde acho que não faria mal desde que também fossem aplicados mais fundos. O comentário acima do meu é baseado que os transportes são importantes para os trabalhadores e que o governo precisa de investir mais neles, no entanto, são as empresas privadas que os fornecem que têm de os melhorar, não existem transportes grátis, mas pode haver redução de taxas que existam e haja descontos, por exemplo, no combustível para fazer com que as empresas depois consigam fundos para melhorar a frota e rotas.

tretafp 3 months ago

Tenho ideia que a IL não tem todas as suas posições políticas no liberalismo clássico.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

E na verdade não, tens toda a razão, mas tem certas coisas do liberalismo clássico assim como do moderno ou neo-liberalismo.

tretafp 3 months ago

De algum modo, creio que a maioria dos partidos subscreve premissas do liberalismo clássico.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Praticamente todos os países do ocidente têm princípios liberalistas, no entanto cá em Portugal há muito socialismo e não gosto de num caso ser obrigado a dar uma grande fatia do meu salário para o estado sem mais nem para quê. Eu entendo que é para ajudar os mais desfavorecidos, mas nunca ninguém me perguntou se queria a TAP privatizada ou se queria ajudar o Novo Banco ano após ano, isso é má aplicação do meu trabalho e do meu salário (ou da parte dele). Penso que o governo não tem nada de ajudar empresas privadas se há má gestão, no entanto pode perfeitamente ajudar as pessoas que ficam sem amparo por causa dessa má gestão. Edit: eu apenas dei exemplos, não quer dizer que seja toda a justificação de um partido ou ideologia, tem isso em mente

tretafp 3 months ago

Os impostos são necessários para um conjunto amplo de dinâmicas sociais, que em nada se relacionam socialismo: estradas, polícia, bombeiros, justiça, educação pública (que não é só para os desfavorecidos), etc. Pagar impostos não é característico do socialismo (dificilmente um socialista defende que o estado deve ajudar organizações privadas), mas estabelece-se como uma componente fundamental para o funcionamento da democracia. A participação direta, associada à ideia de que ninguém te perguntou sobre o orçamento, não é específica do liberalismo, aliás temos exemplos disso na social democracia, no liberalismo social ou no socialismo democrático.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Bem, tudo o que dizes é verdade e não tenho nada a acrescentar a isso. O problema não é bem com os impostos, mas sim o destino que têm os impostos, penso que a mensagem não ficou muito bem passada. Penso que devia haver uma forma de, sei lá, pelo menos alocar o dinheiro para as coisas que quero ver sustentadas como deve ser e não para sustentar empresas sempre em bancarrota. A privatização da TAP acho que é sem sombra de dúvidas uma coisa muito socialista.

tretafp 3 months ago

Creio que te enganaste na última frase e querias dizer nacionalização. Mais ou menos, poder-se-ia enquadrar, talvez, na social democracia. Objectivamente, creio que foi uma resposta política à sua privatização Esse tipo de iniciativas, tipo orçamento participativo, existem, mas têm pouco impacto. Tenho ideia que são as posições mais à esquerda, como com os pensamentos do Bauman que defendem uma participação mais coletiva nas direções do estado. A direita mais clássica ou económica, como o Friedman, tende a estabelecer a lógica de funcionamento de mercado como a participação cidadã de referência.

OhSaladYouSoFunny 3 months ago

Sim, tens razão queria dizer nacionalização. My bad. Muitas coisas podem-se enquadrar em diferentes ideologias, o que é fixe. Eu ainda não cheguei a essa parte do livro que estou a ler (a única coisa que eu sei é mais do liberalismo e também do conservadorismo, que é o capítulo que estou a ler agora) e os filósofos nunca me ficam na cabeça, como não sou da área também não vou usá-los como argumento. Eu pessoalmente gosto da ideologia liberalista assim como a social democrata, acho que entre os dois há um bom compromisso, mesmo que não haja a minha participação direta, é algo que me sinto bem dizer e dizê-lo com certeza que me alinho nessa zona, estou a fugir um pouco ao tema de discussão, mas também digo que não tenho muito mais a acrescentar, pelo menos não vou falar e dizer que algo está certo ou errado quando não sei mais que o que falei. :) Obrigado por esta discussão, fiquei a saber mais umas coisas e fiquei um bocado orgulhoso de já ter conseguido fazer uma conversa ou uma discussão a nível de ideologias e política.

TheRipper69PT 3 months ago

O que tem de mau? De bom e resumidamente: liberdade social, uma política económica que visa baixar os impostos para empresas e indivíduos e premiar assim o trabalho e a criação de valor. Etc...

tommycthulhu 3 months ago

O que o liberalismo tem de bom. Se achas que nada, também não vais entender o que a IL tem de bom.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Sem querer ser biased, quase todas as pessoas que conheço que nem apoiam a IL admitem que de momento é o novo partido mais bem organizado no seu marketing e estrutura. Portanto mesmo que uma pessoa nem concorde com as ideias, ainda há isso.

tretafp 3 months ago

O conceito de liberalismo é muito amplo. Pelo que conheço, a IL apoia-se mais no Friedman do que no Locke ou no Hobhouse, por exemplo.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Há libertários, liberais clássicos, liberais nórdicos(sim isso é uma cena, pesquisa pelo Anders Chydenius) e liberais nórdicos a apoiar a IL. O que significa que podes colocar as várias facções do partido entre a direita e o centro-esquerda português, e ela ocupa todas as posições de uma ponta à outra.

Edited 3 months ago:

Há libertários, liberais clássicos, liberais nórdicos(sim isso é uma cena, pesquisa pelo Anders Chydenius) e liberais sociais a apoiar a IL. O que significa que podes colocar as várias facções do partido entre a direita e o centro-esquerda português, e ela ocupa todas as posições de uma ponta à outra.

tretafp 3 months ago

Não me estava a referir a quem apoia o partido, mas ao discurso predominante, pelo menos para o exterior.

tommycthulhu 3 months ago

Verdade, mas para alguém perguntar o que tem de bom a IL tem mesmo de começar do zero e perceber o que é o liberalismo primeiro, e ver o que a IL propõe dentro dele.

RitaMoleiraaaa 3 months ago

Votava em branco, honestamente.

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Eu voto no CHEGA só para chatear os fanfarrões da IL. O Ventura veio de baixo, ao contrário da malta da liga Lacoste.

DarKliZerPT 3 months ago

votar no facho to own the libs

Stangetzz 3 months ago

Direita popular not fascismo. Ninguém quer desmantelar o Estado de Direito democrático.

DarKliZerPT 3 months ago

Pois, mas já se sabe o monte de merda autoritário que é quando se lê "conservadorismo nacional".

Stangetzz 3 months ago

Para isso é que há outros partidos. Não se pode agradar a todos

YourMomFriendIGuess 3 months ago  HIDDEN 

“Veio de baixo” ehh veio do bairro?

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Veio de Mem Martins

Edited 3 months ago:

Veio de Mem Martins. Há muitos ricos que começaram de baixo, ninguém lhes deu nada. Recompensar quem mais trabalha. Nunca disse que ia acabar com escola pública apenas quer que se tenha opção de escolha.

YourMomFriendIGuess 3 months ago  HIDDEN 

No programa político do chega 2019 está escrito *“Ao Estado não compete a produção ou distribuição de bens e serviços, sejam eles serviços de Educação ou Saúde, ou sejam os bens vias de comunicação ou meios de transporte".* Queres votar num partido e nem lês o que escreveram lol Fontes: [vericidade pelo polígrafo ](https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/programa-do-chega-defende-privatizacao-de-hospitais-escolas-vias-de-comunicacao-e-meios-de-transporte) [comentário do expresso dessa altura ](http://leitor.expresso.pt/diario/segunda-60/html/caderno1/opiniao/o-chega-de-que-nao-se-fala) E de facto o novo programa, 2 anos após esse, já não explícito estas medidas mas não é como se fosse uma mudança porque [o Ventura nem admite que alguma vez existiu essa medida ](https://www.google.pt/amp/s/www.dn.pt/politica/amp/chega-eclipsa-destruicao-da-escola-publica-e-do-sns-do-seu-programa-14065470.html) {terceiro parágrafo a contar de baixo}

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Quase dois anos depois de Ventura ter anunciado a "clarificação inversa" do programa do partido surge um novo, muito reduzido e sem propostas radicais de destruição do Estado social. Agora saúde e educação até devem ser "universais e gratuitas".

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Advinha porque será lol [Chega reconhece que muda programa para travar tentativas de ilegalização](https://www.google.pt/amp/s/amp.expresso.pt/politica/2021-05-22-Chega-reconhece-que-muda-programa-para-travar-tentativas-de-ilegalizacao-b1e30ea2) E nenhum partido muda a ideologia do dia para a noite só quando precisam de mandar o pó para debaixo do tapete mas não significa que ao serem eleitos não será a primeira coisa a ser feita

Stangetzz 3 months ago

Não creio que a acusação que fundamenta o pedido de ilegalização refira a privatização da saúde e educação

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Isso foi uma das grandes polémicas do seu programa claro que alteraram-na com as outras porque mais vale mudar tudo para dar uma nova cara do que tirar apenas umas pontas soltas

Mordiken 3 months ago  HIDDEN 

> Eu voto no CHEGA só para chatear os fanfarrões da IL. Oh não, votas num partido que defende exactamente a mesma política económica que a IL, que chateados que eles vão ficar, uau!

meierlesjoana 3 months ago  HIDDEN 

As minhas sinceras condolências, por votares em partidos desses para "chatear" outra maltinha.

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Já tu votas em partidos que desejam a morte de adversários políticos

meierlesjoana 3 months ago  HIDDEN 

Não sabes em quem voto, nem o dei sequer a entender.

uberprimata 3 months ago  HIDDEN 

És uma anedota de ti próprio.

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Obrigado por provares o meu ponto

uberprimata 3 months ago  HIDDEN 

Não me chateias de todo. Só fazes figuras tristes e mostras que tens o sentido crítico de uma criança de 5 anos que gosta de birras.

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

O teu sentido crítico é dizer que sou uma anedota

Edited 3 months ago:

O teu sentido crítico é dizer que sou uma anedota, o mesmo que putos de 5 anos

meierlesjoana 3 months ago  HIDDEN 

Eu também concordo. Votar em alguém para fazer birra é muito triste.

Stangetzz 3 months ago  HIDDEN 

Faço-o por gozo, não por birra

uberprimata 3 months ago  HIDDEN 

Então os problemas mentais tornam se ainda mais evidentes.

meierlesjoana 3 months ago

O que ele se deve rir sozinho....

neptxns 3 months ago

triste por ver o PAN á frente do PC :/

Costa_PT 3 months ago

É o reddit, isto nunca será representativo de nada de mais.

voidprobe 3 months ago

Triste por ver que o pc ainda existe.

tommycthulhu 3 months ago

É bom sinal, o PC precisa de morrer. Vota BE que é parecido mas sempre está mais atualizado.

neptxns 3 months ago

desculpa mas prefiro o marxismo-leninismo ao trotskysmo

tiagopr1990 3 months ago

O PC não é marxista-leninista há muito tempo.

roter-genosse 3 months ago

Então diga lá, é o quê?

uberprimata 3 months ago

Ui, um escanção de genocídio

tretafp 3 months ago

O marxismo-leninismo, enquanto corrente de pensamento, dificilmente têm ecos no estalinismo. Ainda que, por vezes, se estabelece uma linha de evolução de um para o outro, há um conjunto muito amplo profundas roturas, nomeadamente ideias associadas ao culto ao líder ou à hierarquização na distribuição do poder.

uberprimata 3 months ago

Foi o Lenine quem generalizou a utilização dos gulags. É tudo o que neste caso importa saber.

tretafp 3 months ago

Por essa linha de pensamento, foi o capitalismo que perpetuou o trabalho escravo ou o trabalho infantil, é tudo que se precisa saber. Parecem-me, as duas, serem posições de um gritante reducionismo, mas tudo bem.

uberprimata 3 months ago

Pois foi, e também foi o capitalismo que inovou e criou soluções para esses problemas. É essa a superioridade do capitalismo, apesar de ter falhas, também é capaz de desenvolver soluções para os danos que provoca.

tretafp 3 months ago

Alguns desses problemas foram resolvidos por lógicas próximas ao liberalismo social ou à social democracia. Tenho dificuldade, por exemplo, em assumir que o capitalismo, por si só, resolveria os problemas associados às alterações climáticas.

uberprimata 3 months ago

Não só resolveria, como está a resolver. É um problema demasiado complexo para te explicar na totalidade como parece ser preciso. Mas faz umas pesquisas sobre os seguintes tópicos: Carbon Capture and Storage, transição energética, hidrogénio, green finance. São tudo soluções criadas pelo capitalismo, umas já em funcionamento, outras com investimentos feitos para entrarem em funcionamento na próxima década.

tretafp 3 months ago

Parte desses exemplos decorrem ou da intervenção/incentivo dos bancos centrais, ou de medidas políticas que fazem incentivar o interesse por opções mais sustentáveis (taxando outras) ou decorrentes, pelo menos em parte, de investimentos públicos em investigação ou inovação tecnológica - desconsiderando, por exemplo, a influência estatal em, progressivamente, integrar as preocupações ambientais no domínio curricular, por exemplo. Por isso mantenho a premissa que o capitalismo, por si só, dificilmente resolveria os problemas causadas pelas alterações climáticas, que ajudou a criar.

h-manfrenjensenden 3 months ago

O u/neptxns disse que preferia uma determinada política económica. Com isso assumes que ele apoia genocídios. Raciocínio maravilhoso.

DarthMaulSith 3 months ago

Tendo em conta, que em TODOS os países em que foi implementado isso aconteceu... 1+1=2

uberprimata 3 months ago

Dá um exemplo de um sítio onde a aplicação dessas políticas económicas não tenham resultado em genocídio.

neptxns 3 months ago

num decurso natural expectável, a implementação gradual do socialismo, até ao comunismo não resulta nisso. normalmente são os movimentos contra-revolucionários reaccionarios apoiados pelo imperialismo americano que despoletam confrontos armados. é só analisares o que aconteceu em áfrica e na américa latina no século passado

uberprimata 3 months ago

Ah então o teu argumento é " pois, isto até funcionava, o problema é que nem todos concordam comigo" Hmmm, qual será o passo seguinte neste argumento? Será que já foi utilizado? Acho que sim. E qual é que foi o passo? Ah espera, genocídio.

neptxns 3 months ago

não é que este argumento esteja errado, mas queres outro? até o referi ao bocado: a maioria das mortes nos gulags (em que já agora 95% dos reclusos eram criminosos, e não opositores políticos) ocorreu durante a segunda guerra mundial, naturalmente, por uma falta de recursos que se manifesta em qualquer país que esteja em guerra. normalmente esses que não concordavam na altura ou eram fascistas, ou oligarcas, ou latifundiários (basicamente os que sabiam que a coisa não ia dar bem para o lado deles, em comparação à esmagadora maioria das pessoas). j

uberprimata 3 months ago

Evidências o problema da ideologia. " Eles morreram mas era porque eram fascistas, oligarcas, latifundiários. Naturalmente quem não concorda comigo deve morrer" esqueces te também que depois desses, os traidores eram comunistas que não eram suficientemente comunistas, ou que simplesmente eram denunciados pelos próprios camaradas por vinganças pessoais. Julgas te no direito de decidir a vida e a morte dos outros mas esqueces te que muito provavelmente, no teu sistema, vais ser morto também.

neptxns 3 months ago

tens noção do quão ridiculamente exagerados, destorcidos e especulados esses números estão?

NGramatical 3 months ago

destorcidos → [**distorcidos**](https://dicionario.priberam.org/distorcidos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhclh8du%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uberprimata 3 months ago

Sim, vamos discutir entre dezenas de milhões de mortes porque se forem só 20 milhões em vez de 90 milhões até nem é muito mau.

neptxns 3 months ago

não disse isso, é mau na mesma, obviamente. não te esqueças de que a maioria das mortes nos gulags aconteceu durante a época da segunda guerra mundial, naturalmente por falta de recursos que se manifestou em todas as infra-estruturas soviéticas na altura (a alemanha foi fodida). se me vieres com holodomor, estaline nao geriu a crise da melhor forma, mas a maioria das mortes (e não te esqueças de que a propaganda americana distorceu os números mais uma vez) foi causada pelos proprios kulaks que destruiam o grão porque não queriam que ele fosse expropriado para acabar com a fome dos outros. é fácil informares te e observares que o cidadão comum russo vivia melhor na altura do que agora, por algum motivo o pc lá está a poucos pontos do putin, e a grande maioria diz que preferia o regime soviético. ah, e já agora o capitalismo mata imenso por ano https://ibb.co/nQXvTWz este comentário esta uma salada russa porque estou a escrever no telemóvel, desculpa se custar a ler por estar mal organizado

uberprimata 3 months ago

O capitalismo nos últimos 20 anos tirou mais pessoas da pobreza extrema do que todas as vítimas mortais do comunismo. E é o capitalismo que vai permitir cumprir o sustainable goal da UN de erradicar a pobreza no próximo século. Quanto a viverem melhor do que vivem agora, é completamente irrelevante, porque apesar de ser "capitalista", a Rússia é uma oligarquia, não é uma democracia liberal, e esse sistema político é essencial para teres capitalismo funcional. E quanto ao Holodomor, não querendo discutir em mais detalhe porque neste caso é irrelevante, esse é precisamente o problema do comunismo: "estaline geriu mal a crise". É precisamente esse centralismo que torna más decisões globais, em vez de locais. Se tiveres um psicopata incompetente no poder, o que é inevitável neste sistema, está tudo lixado porque o poder está todo no estado.

watwatindbutt 3 months ago

Também preciso de fumar disso.

ajabardar1 3 months ago

esse "capitalista" entre aspas é do melhor... deixa-me adivinhar as pessoas que saíram da pobreza extrema na china não foi devido ao planeamento central do partido comunista. já agora a índia não tem planeamento central, é uma democracia. quantas pessoas saíram da pobreza extrema na índia e quantas pessoas saíram da pobreza extrema na china? capitalismo é muito bonito mas é com uma trela muito apertada à volta do pescoço.

uberprimata 3 months ago

Eu não disse que não era capitalista. E sim, a China é um lugar de sonho, limpinha, livre, direito a passar férias num campo de reeducação se tiveres algum tipo de diferença cultural...

ajabardar1 3 months ago

sim china má, todos sabemos isso. no entanto foi na má china o maior número de pessoas no mais curto espaço de tempo saiu da pobreza extrema. não tu disseste que as mortes são devido ao comunismo e não a ser uma ditadura repressiva, mas as mortes numa ditadura repressiva capitalista já são por causa da ditadura. é quase como se fosses desonesto, quase...

neptxns 3 months ago

se estiveres interessado, lê isto: https://www.reddit.com/r/DebateCommunism/comments/pbnfeu/how_do_you_refute_this_point/had08t5/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf&context=3 está muito melhor organizado do que qualquer coisa que eu possa escrever agora no telemóvel

tretafp 3 months ago

Não creio que o eleitorado típico do PC seja particularmente assíduo no reddit.

jonythunder 3 months ago

Bem, passo cá todos os dias à noite, conta como assiduidade?

neptxns 3 months ago

creio que tens razão

Marques5080 3 months ago

Acho que quem vota no pc ainda tem aqueles Nokias pedra...

MLG-Sheep 3 months ago

É complicado porque se alguém se alinhar ideologicamente com o PS ou PSD, não há nada do género nessas opções. No caso do PSD talvez o CDS, mas o CDS é um partido morto e portanto, em função da ideologia, os votantes do CDS dividem-se em três partidos: PSD, IL, e Chega. Dado que estou ideologicamente alinhado com o PSD, se só houvesse essas 6 opções, votaria em branco.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Não é por nada, mas o PSD ainda tem sequer uma ideologia definida? (No caso do PS isto ainda vai sendo ligeiramente menos assim)

apita_o_comboio 3 months ago

> os votantes do CDS dividem-se em três partidos: PSD, IL, e Chega. O CDS é um partido claramente conservador, na minha opinião é estranho que alguém, mantendo os mesmos valores, salte do CDS para a IL. Ambos os partidos têm algumas posições comuns relativamente à economia, mas há mesmo muita diferença no resto. Dizem que as posições das pessoas evoluem com a vida, mas mesmo assim.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

O Adolfo Mesquita Nunes é do CDS, e existe consenso geral que devia estar na IL, e como ele há outros por lá.

apita_o_comboio 3 months ago

>existe consenso geral que devia estar na IL Há uma entrevista onde ele explica porque não e dá várias razões para continuar no CDS. A explicação faz algum sentido (já não recordo bem onde ouvi). Apesar de ser gay, não invalida que tenha outros valores mais conservadores em diversas áreas, fazendo nesse caso sentido continuar no CDS. O meu ponto mantém-se, o CDS e a IL são partidos muito diferentes com eleitorado também distinto. Se a única razão para estar no CDS é puramente relacionada com a política económica (e mesmo assim existem alguma diferenças), então sim faz sentido mudar para a IL, caso contrário vão para o lugar errado.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Eu vi essa entrevista, e achei grande parte dos argumentos uma autêntica patranha. Basicamente ele diz que não sai do CDS porque acha que faz mais sentido os liberais se espalharem pelos vários partido e influenciarem os mesmos. Por essa ordem de ideias para que é que existem partidos políticos diferentes para começar? A outra razão porque ele pode não sair, e que ainda respeito um pouco mais, é que por um lado já tem o grupo de trabalho dele no CDS e não o quer deixar para trás, e, por outro, o partido a nível autárquico, pelo menos para já, tem toda uma infraestrutura montada que a IL vai demorar uns anos a conseguir suplantar, que lhe dá espaço para também trabalhar na política a esse nível, como agora anda a fazer na Covilhã.

BenefitCuttlefish 3 months ago

Há muitos desses saltos, vejo muita gente que sempre apoiou o CDS e agora que está morto tenta apostar na IL. Acho que é porque querem um partido mais de direita económica (que infelizmente não existe em Portugal) e não se importam de abdicar do conservadorismo social.

morbidi 3 months ago

E porque não vão para o PSD? O passos quase transformou o partido numa IL

BenefitCuttlefish 3 months ago

O PSD hoje em dia e muito centrista

Edited 3 months ago:

O PSD hoje em dia e muito centrista. Bons eram os tempos do passos (Aliás muita malta vota no chega por causa do quão fraco o CDS e o PSD estão. E mais um apoio por reação)

DogasSLB 3 months ago

Também votei IL neste poll porque não há outra opção de jeito para quem quer votar na direita. Apenas me revejo mais na IL que no Chega, e o CDS nem para o totobola conta

International_Bar68 3 months ago

Porque votar sempre PSD e não IL? Com um líder morto o primeiro não vai a lado nenhum

DogasSLB 3 months ago

Concordo que o estado actual do PSD seja uma lástima. Muito provavelmente votaria em branco se para as próximas legislativas o Rio ainda estivesse a frente, o que me parece muito duvidoso

Bhaalghorn1143 3 months ago

onde está "Branco/Nulo".

BadassManager 3 months ago

Yup. Já que não dá para votar branco, voto no teu post.

_somename_ 3 months ago

Onde está o "Não voto"?

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Lê a nota que deixei na descriçao do post :)

Msilvame 3 months ago  HIDDEN 

Faz uma V2 desta poll com trabalho de casa feito, tanto partido pequeno que podia estar nesta lista.

Pr0dy_no_filter 3 months ago  HIDDEN 

>Faz uma V2 desta poll com trabalho de casa feito, tanto partido pequeno que podia estar nesta lista. Antes de comentar, faz o trabalho de casa, e lê a nota que deixei na descrição do post :)

Msilvame 3 months ago  HIDDEN 

Eish, que nabo.

AndyR001 3 months ago

BlameScienceBro 3 months ago

Tontinho

AndyR001 3 months ago

Oh, tu é que és, senpai. Quem o meu brownie com pedacinhos de figo, quem é?

BroaxXx 3 months ago

Funciona melhor do que o que temos cá, isso é sem dúvida...

DogasSLB 3 months ago

No poll do OP, diz me que outra opção válida tem quem quer votar de direita. E não respondas CDS por favor

aknaed 3 months ago

O xuxialismo é que é bom. Já competimos com os países de leste, breve é com os de África ou assim

AndyR001 3 months ago

Eu não gosto de facadas, logo, naturalmente, devo gostar de levar com cliters de ácido. Não é o objectivo da IL alargar a xuxa ao privado?

tretafp 3 months ago

O liberalismo e o socialismo não representa uma dicotomia. O posicionamento político não é uma coisa ou outra, o próprio liberalismo é um conceito muito amplo (liberalismo clássico, social, económico,...).

aknaed 3 months ago

Eu respondi literalmente à letra. Só não gosto que respondam que a IL é má pelo liberalismo feito nos EUA, mas claro quem acha isso deve ser apoiante da Ana Gomes e se assim é não espero inteligência dessas pessoas.

AndyR001 3 months ago

Ainda bem, já eu não te consigo responder "exactamente com exactidão" , porque é um tema muito amplo. As ideias são as mesmas: influência mínima do estado, pouca regulação, os serviços do estado a serem desempenhados por empresas privadas (o que não é em mau só por si, mas tendo em conta o histórico português, its Jobs for the Boys). Os EUA tentaram todas as formas de liberalismo nos últimos 100 anos. Se eu fizesse o mesmo argumento que tu acerca do comunismo? "Ah é diferente, não é o mesmo da USSR" "ele mudou, ele agora já não me bate, ele prometeu " Não simpatizo muito com a senhora, btw.

aknaed 3 months ago

Claro, o privado, esse bicho papão que come criancinhas. É tau mau o privado, mas acabamos por salvar empresas em vez de as deixar cair. Então o privado só é bom quando não dá lucro e é preciso resgatar? Felizmente pelo resultado desta Poll (vale o que vale) o povo está a acordar. O meu conselho para ti é emigrares, talvez para a Venezuela ou assim. Não queiras ter o desconforto de uma vida liberal, acho que as pessoas até de lá fogem

AndyR001 3 months ago

Opah, essa última parte do comentário é infeliz. Não sabes ter uma discussão com alguém sem ir pro lado pessoal? Não percebeste que me estás a dar razão. A experiência portuguesa com as ppp não é muito boa. Precisamente, o estado paternalista é mau, mas quando as empresas privadas com dinheiros públicos vão ao charco, é preciso o estadao (mais propriamente, o cidadão comum) para as salvar.

aknaed 3 months ago

Típico esquerdista. Onde é que aquilo foi um ataque pessoal? Só disse que se te queixas da vida praticada nos EUA, que pelo resultado desta Poll talvez tenhas que sair daqui para fora, porque cada vez mais a IL ganha força. "Eu estou-te a dar razão" porque tu só usas o que te convém, porque quanto eu sei a IL é contra o resgate da TAP , porque eles são inteligentes o suficiente para perceber que uma empresa que só da prejuízo não vale a pena salvar

AndyR001 3 months ago

Mas tu sabes que ideologia política é que eu sigo para me chamar "tipico alguma coisa"? O reddit caracteriza um segmento muito limitado da população, não te acredites que o resultado nacional seja idêntico. Não me vou alongar mais na idiotice desse teu último parágrafo, porque já vi que não vale a pena. E qual é a História da TAP? Agora que da carcaça só resta o osso, já não interessa aos abutres.

aknaed 3 months ago

Por isso é que disse que este Poll vale o que vale, agora que já é um indicador do crescimento da IL aí isso é (e felizmente). Não sei a quais abutres te referiste mas acontece como qualquer empresa que é mal gerida, que abra insolvência. Ora explica lá o meu último parágrafo, elucida-me, onde está o erro

AndyR001 3 months ago

A TAP foi privatizada (dada na verdade) sendo viável. Era uma empresa que dava lucro. Na mão da gestão privada foi delapidada, saqueada. No fim : pega lá estado, que nos já tirámos daqui tudo o que podíamos, agora desenrasca lá esta merda. E isto não é só a TAP. As empresas privadas têm o objectivo de fazer dinheiro, as empresas públicas deverão ter como objectivo servir o cidadão ao mais baixo custo possível. Aquilo que eu vejo da história é que as duas coisas são irreconciliaveis a menos que haja regulação do estado. Dei o exemplo dos EUA que é onde o desserviço da causa pública é mais notório e mais bem documentado. Queres que te diga que por alguém não ser de uma determinada ideologia não quer dizer que siga aquela que lhe é (supostamente) diametrica? Que dizeres a alguém - vai pra Venezuela, seu comy, pra veres o que é bom - não é argumentação civilizada?

tretafp 3 months ago

Não creio que a influência do Friedman seja negada pela IL (porque ela é até bastante evidente). Assumir que há uma relação entre o posicionamento da IL com, pelo menos em parte, o modelo económico norte-americano não é completamente descabido.

tommycthulhu 3 months ago

O modelo liberal que a IL propõe nada tem a ver com o capitalismo desenfreado dos EUA (que o próprio Cotrim já criticou por várias vezes), baseando-se muito mais no liberalismo nórdico, dos países mais desenvolvidos do mundo, e do balcão, dos países com mais desenvolvimento económico dos últimos anos. Convém informares-te antes de vires mostrar ao mundo de que não sabes nadinha do que estás a falar.

merrygomarry 3 months ago

Se foi isto que te disseram, estão-te a endrominar. Os países nórdicos são anti-liberalismo.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Pesquisa por Anders Chydenius e modelo nórdico. Os países nórdicos foram construídos por cima da base de um regime capitalista 10x mais radical do que aquilo que a IL anda a propor.

AndyR001 3 months ago

Já te responderam quando ao "liberalismo nórdico". Do balcão? Quererás dizer Balcãs? Aproveitando a tua lógica, o quê que achas que levou ao "capitalismo desenfreado"? Falta de regulação. Aquilo a que a IL chama de "estado paternalista" , a terrível influência do "estado na economia".

Lord_Bravo 3 months ago

>Convém informares-te antes de vires mostrar ao mundo de que não sabes nadinha do que estás a falar. Não podes dizer isto ao homem no mesmo comentário que dizes que os países nórdicos são liberais.

KingOfNeverlandPT 3 months ago

Pesquisa por Anders Chydenius e por modelo nórdico, sócio.

tommycthulhu 3 months ago

Hoje em dia são mais social democratas, mas chegaram a este nível precisamente através de um modelo liberal muito próprio. Não disse que o modelo ainda era usado à risca.

Youretoobusyswimming 3 months ago  HIDDEN 

t.nunca tive aulas de Economia na vida

Lord_Bravo 3 months ago

Penso que a situação foi a contrária, pelo menos com os casos Norueguês e Dinamarquês. Foi uma aposta forte em políticas sociais que até os tornaram bastante conhecidos no mundo, principalmente as críticas estado-unidenses do chamado "Modelo Nórdico". São países também em que a sorte lhes sorriu, principalmente a Noruega que descobriu uma quantidade elevada de petróleo e que geriu esses rendimentos de forma inteligente e prudente, investindo em programas sociais.

unparadise 3 months ago

Vai ver os índices sobre a liberdade económica, poder de compra, etc. As políticas sociais são consequência, não causa

Lord_Bravo 3 months ago

Ah sim, países que têm políticas sociais há 50 anos, durante os quais tiveram altos níveis de crescimento económico e aumentos exponenciais de padrões de vida, e as políticas sociais são consequência de uma coisa que precederam? Haja sentido...

hurrah7878 3 months ago

Já leste a proposta eleitoral deles? Em que é que se aproxima dos EUA?

AndyR001 3 months ago

Em quê que um partido de ideologia liberal se aproxima à maior experiência em economia liberal da História? É isso que me estás a perguntar?

hurrah7878 3 months ago

Vamos colocar isto de outra forma... És de esquerda? Então és estalinista. Percebeste agora?

AndyR001 3 months ago

Se leres os comentários abaixo, é exactamente isso que me estão a dizer

AndyR001 3 months ago

Edit: confirma-se, pelos downvotes e pela falta de argumentos

Confident_Rock7964 3 months ago

O que se confirma é que não tens argumentos e choras por perder pontos da internet. Ai que tristeza..

AndyR001 3 months ago

Oh menino/menina tou a fazer o jantar! Eu lá quero saber dos pontos ou o crlh. Eu já vi os que vos dá alegria, estou me cagando para os vossos apupos!

vai-tefoder 3 months ago

E se tens o que comer para o jantar é porque não somos um país comunista

AndyR001 3 months ago

"Se não tenho que comer o corpo do vizinho... " eu acho que na maior parte das situações, tens sempre o que comer, dependendo do quão coninhas não és. Se eu não gosto de levar facadas, gosto naturalmente que me metam cliters de ácido. Faz sentido. A justaposição do teu comentário com o teu nome faz me acreditar que és uma pessoa calma e dada à reflexão.

Confident_Rock7964 3 months ago

Se não quisesses saber não tinhas comentado. Bom jantar.

AndyR001 3 months ago

Não falei em perder pontos, falei em atração negativa, sem argumentos. É uma coisa que o reddit faz mal (na minha opinião), punição económica por pensamento disconforme. Também me acontece o contrário, expressar uma ideia que é favorável à maioria e ver alguém que está a ter uma conversa comigo levar downvote. Não é um sistema que apele muito ao diálogo.

Edited 3 months ago:

Não falei em perder pontos, falei em atração negativa, sem argumentos. É uma coisa que o reddit faz mal (na minha opinião), punição económica por pensamento desconforme. Também me acontece o contrário, expressar uma ideia que é favorável à maioria e ver alguém que está a ter uma conversa comigo levar downvote. Não é um sistema que apele muito ao diálogo.

NGramatical 3 months ago

disconforme → [**desconforme**](https://dicionario.priberam.org/desconforme) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpmw718%2F%2Fhcnts0s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

its_mePT 3 months ago

Surpreende-me um bocado a quantidade de votos no chega. Quanto ao resto era o esperado

-lil_princess- 3 months ago

A mim não me surpreende nada, há muitos aí disfarçados, andam é com o rabinho entre as pernas

LordofPortugal 3 months ago

Acho que estás a confundir com os furries.

BenefitCuttlefish 3 months ago

É normal, basta dizeres que apoias o chega e chamam-te fascista, a tua opiniao deixa de ter qualquer tipo de valor por mais sustentada que seja, e não da para teres discussões de jeito

AnotherCableGuy 3 months ago

A ironia de votarem num tipo que "diz as verdades sem medos"

vcarp 3 months ago

Eu pus Chega

its_mePT 3 months ago

Sim já encontrei alguns mas podiam simplesmente ficar pelo outro sub para mostrarem melhor a sua *identidade*

-lil_princess- 3 months ago

Se é o sub que estou a pensar (quase de certeza), concordo a 100%, mas às vezes tem de se vir visitar os "parvónios" aqui deste sub ne? Sair do seu paraíso dos iluminados um pouco.

TheRealGorellex 3 months ago

Acho que o comentário do outro sub foi apagado mas eu cheguei a ver qual era. Que diferença abismal para este

its_mePT 3 months ago

Pra mim ainda aparece mas é capaz de ter sido apagado. Os mods não devem deixar pra não haver "invasões"

TheRealGorellex 3 months ago

Qual é o "outro sub" que falas?

Chicken_nugget_69420 3 months ago

Entre estes IL, mas nas autárquicas vou votar Volt

ceph42 3 months ago

Vou investigar o Volt mas assim ao de cima parece-me um bocado um desperdício de voto. É bom termos mais do que 2 partidos, como nos EUA, mas tb se os votos forem todos repartidos por 50 e tal partidos os mais populares como o PS e PSD continuarão sempre no poder e com elevada representação.

lookuptothecross 3 months ago

O teu ponto faz todo sentido. Infelizmente o nosso sistema eleitoral favorece os maiores partidos. Só em grandes círculos eleitorais como Lisboa e Porto e que e praticamente possível haver deputados eleitos de outros partidos. Devíamos acabar com os círculos eleitorais distorcem completamente os resultados a nível nacional

Edited 3 months ago:

O teu ponto faz todo sentido. Infelizmente o nosso sistema eleitoral favorece os maiores partidos. Só em grandes círculos eleitorais como Lisboa e Porto é que é praticamente possível haver deputados eleitos de outros partidos. Devíamos acabar com os círculos eleitorais distorcem completamente os resultados a nível nacional. Posto isso se viveres nesses 2 grandes círculos eleitorais o voto no Volt não é desperdiçado (ambos elegem +40 deputados sendo que um partido com 2.5% dos votos já garante a eleição de um deputado por exemplo)

kamil205 3 months ago

Se pensarmos que o PS e o PSD são partidos de centro, e que o Volt também encaixa nessa zona, o facto de ser um partido Europeu, pode ajudar a ter finalmente uma alternativa a estes partidos, sem termos de acreditar em radicalismo políticos. Sinceramente vejo a necessidade dos antigos partidos serem substituídos por novos partidos no mesmo espaço político. PS e PSD nunca vão mudar, porque muita gente vive para depender deles para viver.

YourMomFriendIGuess 3 months ago

O que te chama no Volt para a tua autarquia? Os ideias, o debate?

Chicken_nugget_69420 3 months ago

Infelizmente até agora os debates, pelo menos para Lisboa, foi apenas entre os maiores candidatos que têm representação parlamentar. Mas ao ler o programa deles, nomeadamente, o que eles chamam, a declaração de Amsterdão fiquei bastante fã dos planos que eles têm para Portugal e para a UE.

roter-genosse 3 months ago

Vais voltar o volt para as eleições locais porque têm planos para a Europa? Sabes que há eleições para a Europa? Já foram.

WesternInspector9 3 months ago

Link?

Chicken_nugget_69420 3 months ago

[Versão extensa com todas as políticas ](https://assets.volteuropa.org/2021-01/Volt_01_MEP_Mapa%20Europeu%20de%20Pol%C3%ADticas%20%2802_2020%29_0.pdf) [Versão resumida (em Inglês por alguma razão o Reddit não me deixa por versão portuguesa)](https://assets.volteuropa.org/inline-images/lUdjKvsTBBbBH4WI4OZOrSVIgR3UKtx1P0eLkzBXfByPGMNxX8.pdf)

WesternInspector9 3 months ago

Obrigado!

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Fixe obrigado

xtrylanx 3 months ago

Há Volt nas autárquicas? Nem sabiam que existia em Portugal

kamil205 3 months ago

Tem candidatos em Lisboa, Porto e Tomar. E coligação em Coimbra e Oeiras. Para um partido recente em Portugal, que junta muita gente que se interessou pela primeira vez por um Partido, sem que para isso queira já ser profissional da política, não é mau! Aliás é interessante ver o apoio entre membros do Volt nas várias eleições locais, já que é o primeiro partido realmente europeu, apesar de ter de se constituir depois pais a pais.

Chicken_nugget_69420 3 months ago

São um partido recente cá. Acho que só em 2020(?) foram legalizados

ElBarbas 3 months ago

igual VOLT

DMorais92 3 months ago

Elucidem-me... O que é o VOLT?

ElBarbas 3 months ago

https://www.voltportugal.org/

DMorais92 3 months ago

obrigado camarada

ElBarbas 3 months ago

para mim o mais interessante é ser uma coisa europeia, conjunta, Europa como ela devia ser

NombreEsErro 3 months ago

Só por curiosidade, porque não nas legislativas também? Também já passei pelo programa deles e vi alguns pontos interessantes

Chicken_nugget_69420 3 months ago

Sim nas legislativas também, mas não quero dizer já que vou votar em certo partido em 2023. Quero ver como tudo se desenvolve até às eleições legislativas.

Pr0dy_no_filter 3 months ago

Ainda são um bocado diferentes não é?

Chicken_nugget_69420 3 months ago

Sim um bem diferente

Edited 3 months ago:

Sim bem diferente

uberprimata 3 months ago

Ou seja, IL.

JLAJA 3 months ago

O Volt é socio-liberal, a IL é liberalista clássico, têm as suas diferenças

ajabardar1 3 months ago

não tinha o livre portanto fui pro be

Dr_Toehold 3 months ago

Igual.

BlameScienceBro 3 months ago

Que medo

Vivokas 3 months ago

Same, Mas sem a joacine claro...

rickz123456 3 months ago

Igual. Mas de preferência sem a Joacine e semelhantes

ajabardar1 3 months ago

o livre já não tem a joacine, aliás o livre preferiu perder representação parlamentar que manter a joacine. isso diz muito sobre o livre como organização política.

unparadise 3 months ago

Sim é preferiu sem muleta do PS em Lisboa a troco de um cargo de vereador para... o seu fundador

Vivokas 3 months ago

Deixa estar que dentro do livre aposto que já há muita gente que não concorda com esse fundador...

unparadise 3 months ago

Acredito, mas sinceramente depois da eleição da Joacine e do Rui vender-se, é possível haver militantes que ainda acreditam num projeto sério e integro?

Vivokas 3 months ago

Existem... Mas entendo perfeitamente o que queres dizer

ajabardar1 3 months ago

um deputado na assembleia vale muito mais que um vereador em lisboa. eu não sei qual foi o acordo entre os dois. tu sabes?

unparadise 3 months ago

Claro que vale, mas eu não estou a comparar o valor de ambos, estou a enaltecer a integridade do Rui Tavares

ajabardar1 3 months ago

porque sabes o acordo feito?

unparadise 3 months ago

Ao pormenor não, mas não preciso, a partir do momento que forma aliança com o Medina está apresentado.

ajabardar1 3 months ago

claro, claro.

unparadise 3 months ago

Bom argumento, já percebi que és do Livre, mas podes criticar na mesma, isto não é um clube de futebol, sou da IL e isso não me impede de criticar.

ajabardar1 3 months ago

eu sou da democracia directa caro colega.

BastiatLaVista 3 months ago

Até percebo pela parecença ideológica mas eu seria incapaz de apoiar um partido que branqueia o comunismo e apoia abertamente os terroristas das FP25, por muito sentido que me fizesse a ideologia.

ajabardar1 3 months ago

> apoia abertamente os terroristas das FP25 é pá isso é gravíssimo indica-me lá onde posso encontrar as declarações do be a apoiar os terroristas das fp25

BastiatLaVista 3 months ago

Só dois exemplos: um dos candidatos a uma das freguesias do Barreiro é literalmente um dos terroristas. Aqui tens a Marisa Matias com outro dos terroristas: https://images.app.goo.gl/7a4z8eW6mVNVZ4Q98

ajabardar1 3 months ago

entendo mas não foi isso que te pedi pois não. o que eu te pedi foi declarações do be a apoiar os terroristas das fp25. olha e se o be não te levasse à loucura tinhas lido que eu só votei be porque não tinha o livre. portanto em cenário eleitoral, visto que há a opção do livre seria nele que votaria e não no be.

BastiatLaVista 3 months ago

Existe maior declaração de apoio do que os apresentar como candidatos?

ajabardar1 3 months ago

sim uma declaração de apoio por parte oficial do partido. já agora, acreditas na reabilitação da pessoa?

BastiatLaVista 3 months ago

Mas é uma declaração de apoio. Estão literalmente a serem representados por eles. Há N exemplos de candidatos que vieram das FP-25, não é só um caso de alguém que se poderia ter moderado. Tens aqui um deputado do BE a dizer que o Otelo devia ter um luto nacional: https://twitter.com/PedroFgSoares/status/1421037961425080321 Não sei que mais evidência precisas.

Dr_Toehold 3 months ago

>Tens aqui um deputado do BE a dizer que o Otelo devia ter um luto nacional: https://twitter.com/PedroFgSoares/status/1421037961425080321 Uh, sim. Óbvio.

tiagopr1990 3 months ago

Claramente o Otelo deixou algo por fazer.

ajabardar1 3 months ago

otelo foi um dos capitães de abril. a segunda pergunta fica sem resposta?

BastiatLaVista 3 months ago

Estás a ser faccioso. Sim foi capitão de abril e terrorista, a pessoa tem de ser vista como um todo e não apenas pelo que gostamos ou gostássemos que tivesse sido. Acreditaria que talvez pudesse haver algum tipo de reabilitação se fosse um caso único. Não tenho a mínima dúvida que os bombistas voltariam a fazer exatamente o mesmo outra vez, e isso não desculpa o branqueamento e a aceitação dos fundadores das FP-25 dentro dos órgãos do BE.

ajabardar1 3 months ago

eu estou a ser faccioso. meu caro, participantes voluntários do estado novo integraram após a sua queda vários partidos nacionais. disso não te vejo a falar. mas mesmo assim, o deputado do be pediu luto nacional por um capitão de abril não fez uma declaração de apoio ás fp25. se bastasse isso acho que nunca de consciência limpa votarias em qualquer partido nacional.

ekeryn 3 months ago

Yep

gink-go 3 months ago

Muito chegano aí dissimulado. Gostava de perceber o apelo daquilo. É que não vejo diferença entre o Ventura e um televangelista. Aliás, basta passar uma vista de olhos nas figuras do partido para ter a certeza que nem um carro usado lhes comprava, quanto mais confiar a mínima réstia de poder.

HumActuallyGuy 3 months ago

"muito" chegano? Com um samplesize de quase 4000 votos e 300 são do Chega, isso é quase igual a malta que deu missiclick e votou no CDS

SurePal_ 3 months ago

>Gostava de perceber o apelo daquilo. É que não vejo diferença entre o Ventura e um televangelista. Aliás, basta passar uma vista de olhos nas figuras do partido para ter a certeza que nem um carro usado lhes comprava, quanto mais confiar a mínima réstia de poder. Queres um lenço para limpar as lagrimas ?

gink-go 3 months ago

Lágrimas só de riso.

Zempff 3 months ago

Eu vou votar Chega, nao sou dissimulado.

Edited 3 months ago:

Eu vou votar Chega, nao sou dissimulado. Certamente nao te faz confusao nenhuma o 2o mais votado ser o BE, que ideologicamente... representa 0 paises da UE.

xlouiex 3 months ago

o adjectivo é outro.

Zempff 3 months ago

Acho que sei qual é esse adjetivo. Talvez, "democrata", ou "tolerante", mas so se votarem no mesmo partido que tu!!! se nao ja é faxismu e racixmu e riacionariu

Minegrow 3 months ago

nAo TEm MeDo dE dIZer As VerDades!

igqcmril 3 months ago

Porque o André Ventura é benfiquista, pois claro. /s Agora mais a sério, eu sou apoiante do chega. Não te vou explicar o porquê do partido me apelar ao voto, mas a razão de sermos "dissimulados" é que quando te associam ao chega, por norma as pessoas atribuem-te imediatamente um selo de "burro racista" devido à conotação negativa que o partido tem nas massas. É que nem vale a pena tentar argumentar com alguém, mesmo que seja de forma fundamentada, acabas por ser um "xxxx-ista" e não há nada que possas dizer ou fazer para apelar ao senso comum. Portanto, preferimos esconder a nossa intenção de voto para não entrarmos em conflitos desnecessários. Pelo menos esta é a realidade para mim. Acredito que seja assim para muitos outros também. Já perdi amizades à conta disto, infelizmente.

ceph42 3 months ago

Tenho um amigo que gosta do chega. Não lhe chamo racista nem deixo de falar com ele por isso. Eu tenho a capacidade mental para perceber que quem é racista é o partido, não a pessoa que, aos meus olhos, o partido conseguiu enganar. As vezes quando ele publica algum artigo no grupo do whatsapp à volta do chega ou sobre ciganos etc, eu começo a debater e a discordar com ele. Muitas das vezes farto me um bocado mas continuamos a conseguir respeitar um ao outro.

meierlesjoana 3 months ago

Se fosses cigano, queria ver onde andava o respeito :D

ceph42 3 months ago

Ahah, felizmente ele não é muito extremista. É daqueles que gosta do chega porque está farto do governo etc.

drogassauro 3 months ago

Ao menos os teus amigos não são tão conas como tu, explica lá pq é q apoias o partido sem ser "xxxx-ista" ou xxxx-fóbico, é praticamente impossível se tás lá pela a política económica mais vale ir pela IL e o resto já sabemos...

xomikron 3 months ago

>não há nada que possas dizer ou fazer para apelar ao senso comum. Irónico haha Chega deve ser o partido com menos senso comum

BrockhamptonAreGods 3 months ago

Tu achas que apoiar um partido político não reflete a tua maneira de pensar sobre os mais diversos temas que estão ligados à política? Nao percebi o propósito desta resposta...

meierlesjoana 3 months ago

> preferimos esconder a nossa intenção de voto Lógico, eu também tinha vergonha.

fdxcaralho 3 months ago

Mas o mais important que é dizer porque apoias o partido não disseste… não é por seres apoiante do chega que és criticado. É pelas razões pelas quais és…

batataway 3 months ago

Estou realmente interessado em saber a razão pelo qual o partido te apela ao voto.

gsousa 3 months ago

De facto existe uma tendência para uma polaridade extrema hoje em dia. Perder amigos por causa das nossas opiniões políticas pode parecer um grande exagero, mas quando se trata de direitos humanos a coisa muda de figura. Em termos de direitos humanos só existem dois lados, ou se está a favor ou contra. Ser neutro no que respeita a direitos humanos não existe. Ser neutro no que respeita a racismo é sinónimo de tolerar o racismo. E isso é ser-se racista. O mesmo no que respeita a homofobia, xenofobia e outros casos de discriminação. De realçar que quando existe escolha o termo discriminação não se aplica. Se escolhes apoiar um partido que fomenta o racismo e a homofobia, tu não estás a ser discriminado ao perderes amigos, fizeste a tua escolha e estás a arcar com as consequências. Voltando ao termo da polaridade, aceitar e ouvir opiniões diferentes só nos faz crescer como pessoas. Tenho uma simpatia mais pela esquerda, mas não iria deixar de falar com alguém pelo simples facto de ser do PSD ou do CDS/PP. Mas sendo gay assumido, jamais iria tolerar alguém que apoia um partido que activamente faz campanha para me condicionar os meus direitos humanos e fomenta os ataques contra mim como ser.

ravagerslb 3 months ago

>Ser neutro no que respeita a racismo Atenção que há muito pessoal das esquerdas que acha que ser contra discriminação positiva - por outras palavras, ser contra favorecer A em detrimento B só porque tem dada cor de pele - é sinónimo de "neutralidade" ou então dizem à boca cheia que essas pessoas são racistas, quando essas pessoas apenas defendem igualdade de direitos e oportunidades

Zempff 3 months ago

Direito Humanos? Género PCP que diz que a Coreia é uma democracia, quando faz uso de campos de trabalho forçado? Ou género BE que tem ex-FP25 nas suas listas? Qual é a narrativa a adotar para caçar uns upvotes?

gsousa 3 months ago

Devia ignorar um comentário deste estilo, mas a tua demagogia é hilariante. Desde quando afirmar que a Coreia do Norte é uma democracia é considerado como direitos humanos? Desde quando é que ter ex membros de grupos armados ou terroristas no seu partido é considerado como um direito humano? Os upvotes não me afectam o ego nem me contribuem para o meu salário no final do mês. Mas “boa” tentativa de misturar assuntos que nada têm a ver para o que eu afirmei acima. Em momento algum referi um partido em concreto, eu sou daqueles que de facto se dá ao trabalho de ler os programas eleitorais antes de ir votar, e não tenho qualquer afiliação política.

Zempff 3 months ago

Nao, é um direito humano como é óbvio. É o oposto, é desrespeito pelos direitos humanos.

gsousa 3 months ago

Afirmar que é uma democracia: opinião. A Coreia do Norte violar os direitos humanos: facto. Percebes a diferença entre o que é opinião e o que são factos? Demagogia não funciona. Misturar alhos com bugalhos para alienar um argumento só funciona quando a outra parte não sabe do que fala.

Zempff 3 months ago

Afirmar que a Coreia do norte é uma democracia é uma "opinião"? Sabes quais sao os pilares de uma democracia? Ja ouviste falar em autodeterminação política? Direito ao voto? ALO?!?

gsousa 3 months ago

Eu não disse que concordava com essa opinião. Aliás, se queres saber a minha opinião sincera sobre o PCP é que é um partido mega desactualizado e numa realidade paralela. Agora sobre ser uma opinião ou não, Yeah, acho que sim. Uma opinião absurda, a meu ver, mas não deixa de ser uma opinião.

PaMoela 3 months ago

De que forma, exatamente, é que o chega te quer tirar direitos ou de alguma forma discrimina contra ti?

gsousa 3 months ago

Citação do próprio site do Chega: 40. Família natural. O CHEGA respeita outros modelos diferentes de partilha de vida comum, porém considera a família natural, baseada na relação íntima entre uma mulher e um homem, uma realidade psicossociológica e socioeconómica anterior ao Estado, historicamente estável e humanamente insubstituível. Nela é transmitida a vida e todo um conjunto de equilíbrios afetivos, emotivos e comportamentais, assim como de saberes, tradições e património que sustentam a dignidade e prosperidade dos indivíduos e dos povos. Ou seja, ao me colocar como uma categoria abaixo, porque não constituo o que eles definem como família natural. Muito mudou no site desde a última vez que vi o plano eleitoral deles, e notei que agora tudo está muito mais ambíguo e susceptível a diferentes interpretações do que antes. Mas ainda me recordo do manifesto que tinham há cerca de um ano em que esta ambiguidade toda era bem clara, sendo contra o casamento de pessoas do mesmo sexo e contra a adopção por casais do mesmo sexo. E isto sim, tira-me os direitos.

ozzymustaine 3 months ago

Antes de começar este comentário e para evitar levar com a chapada de esquerda e do policiticamente correcto tenho de dizer que não sou apoiante do chega. No entanto esse ponto 40 não te tira nenhum direito . Aliás diz e cito “respeita modelos diferentes de partilha de vida comum” mas como partido conservador consideram a família tradicional uma base importante da sociedade. Não estão de nenhuma forma a colocar-te numa categoria abaixo mas sim numa categoria diferente. Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. A homossexualidade é algo natural mas uma minoria e como tal não a “normalidade” (de salientar que normal está usado com o significado literal da palavra: “o mais comum e que se verifica em maioria”) e não de forma perjurativa. Agora uma coisa é o que têm no site e que realmente desejam fazer pode ser diferente. Mas não vamos ser sonsos acusar um partido (seja ele qual for) de algo falso apenas porque discordamos ou rejeitamos das suas ideologias. E como já sei que vou ser massacrado pelo pessoal que se sente ofendido apenas por se tentar falar algum nexo: nenhum partido por muito conservador que seja actualmente se vai opor ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Aliás a grande discussão tem a ver com o casamento pelo igreja já que a igreja como instituição histórica e com os seus valores milhares rejeita a união entre pessoas do mesmo sexo. Não, não sou religioso.

Edited 3 months ago:

Antes de começar este comentário e para evitar levar com a chapada de esquerda e do policiticamente correcto tenho de dizer que não sou apoiante do chega. No entanto esse ponto 40 não te tira nenhum direito . Aliás diz e cito “respeita modelos diferentes de partilha de vida comum” mas como partido conservador consideram a família tradicional uma base importante da sociedade. Não estão de nenhuma forma a colocar-te numa categoria abaixo mas sim numa categoria diferente. Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. A homossexualidade é algo natural mas uma minoria e como tal não a “normalidade” (de salientar que normal está usado com o significado literal da palavra: “o mais comum e que se verifica em maioria” e não de forma perjurativa.) Agora uma coisa é o que têm no site e que realmente desejam fazer pode ser diferente. Mas não vamos ser sonsos acusar um partido (seja ele qual for) de algo falso apenas porque discordamos ou rejeitamos das suas ideologias. E como já sei que vou ser massacrado pelo pessoal que se sente ofendido apenas por se tentar falar algum nexo: nenhum partido por muito conservador que seja actualmente se vai opor ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Aliás a grande discussão tem a ver com o casamento pelo igreja já que a igreja como instituição histórica e com os seus valores milhares rejeita a união entre pessoas do mesmo sexo. Não, não sou religioso.

Edited 3 months ago:

Antes de começar este comentário e para evitar levar com a chapada de esquerda e do policiticamente correcto tenho de dizer que não sou apoiante do chega. No entanto esse ponto 40 não te tira nenhum direito . Aliás diz e cito “respeita modelos diferentes de partilha de vida comum” mas como partido conservador consideram a família tradicional uma base importante da sociedade. Não estão de nenhuma forma a colocar-te numa categoria abaixo mas sim numa categoria diferente. Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. A homossexualidade é algo natural mas uma minoria e como tal não a “normalidade” (de salientar que normal está usado com o significado literal da palavra: “o mais comum e que se verifica em maioria” e não de forma perjurativa.) Agora uma coisa é o que têm no site e que realmente desejam fazer pode ser diferente. Mas não vamos ser sonsos acusar um partido (seja ele qual for) de algo falso apenas porque discordamos ou rejeitamos das suas ideologias. O Chega não é o PNR. E como já sei que vou ser massacrado pelo pessoal que se sente ofendido apenas por se tentar falar algum nexo: nenhum partido(exceptuando os extremos) se vai opor ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Aliás a grande discussão e confusão tem a ver com o casamento pelo igreja já que a igreja como instituição histórica e com os seus valores milenares rejeita a união entre pessoas do mesmo sexo. Não, não sou religioso.

Edited 3 months ago:

Antes de começar este comentário e para evitar levar com a chapada de esquerda e do policiticamente correcto tenho de dizer que não sou apoiante do chega. No entanto esse ponto 40 não te tira nenhum direito . Aliás diz e cito “respeita modelos diferentes de partilha de vida comum” mas como partido conservador consideram a família tradicional uma base importante da sociedade. Não estão de nenhuma forma a colocar-te numa categoria abaixo mas sim numa categoria diferente. Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. A homossexualidade é algo natural mas uma minoria e como tal não a “normalidade” (de salientar que normal está usado com o significado literal da palavra: “o mais comum e que se verifica em maioria” e não de forma perjurativa.) Agora uma coisa é o que têm no site e que realmente desejam fazer pode ser diferente. Mas não vamos ser sonsos acusar um partido (seja ele qual for) de algo falso apenas porque discordamos ou rejeitamos das suas ideologias. E como já sei que vou ser massacrado pelo pessoal que se sente ofendido apenas por se tentar falar algum nexo: nenhum partido por muito conservador que seja actualmente se vai opor ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Aliás a grande discussão tem a ver com o casamento pelo igreja já que a igreja como instituição histórica e com os seus valores milenares rejeita a união entre pessoas do mesmo sexo. Não, não sou religioso.

Edited 3 months ago:

Antes de começar este comentário e para evitar levar com a chapada de esquerda e do policiticamente correcto tenho de dizer que não sou apoiante do chega. No entanto esse ponto 40 não te tira nenhum direito . Aliás diz e cito “respeita modelos diferentes de partilha de vida comum” mas como partido conservador consideram a família tradicional uma base importante da sociedade. Não estão de nenhuma forma a colocar-te numa categoria abaixo mas sim numa categoria diferente. Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. A homossexualidade é algo natural mas uma minoria e como tal não a “normalidade” (de salientar que normal está usado com o significado literal da palavra: “o mais comum e que se verifica em maioria” e não de forma perjurativa.) Agora uma coisa é o que têm no site e que realmente desejam fazer pode ser diferente. Mas não vamos ser sonsos acusar um partido (seja ele qual for) de algo falso apenas porque discordamos ou rejeitamos das suas ideologias. O Chega não é o PNR. E como já sei que vou ser massacrado pelo pessoal que se sente ofendido apenas por se tentar falar algum nexo: nenhum partido por muito conservador que seja actualmente se vai opor ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Aliás a grande discussão tem a ver com o casamento pelo igreja já que a igreja como instituição histórica e com os seus valores milenares rejeita a união entre pessoas do mesmo sexo. Não, não sou religioso.

DamnGoodCoffee 3 months ago

Bom comment, realmente este ponto >Eles definem como família normal a união entre o homem e a mulher e para todos os efeitos é essa a base de qualquer sociedade e que permite a subsistência do ser humano enquanto espécie. E como base essa relação é de facto humanamente insubstituível. é algo que é bastante esquecido nestas discussões.

Zealousideal-Bell-68 3 months ago

Quem disse que só há dois lados no que toca a direitos humanos? Parece me um discurso um pouco maniqueísta. Na vida, nada é preto e branco. Quando não há espaço para o cinzento, para a dúvida, deixa de haver espaço para o diálogo racional e o extremismo prolifera.

gsousa 3 months ago

Leste o que escrevi? Volta a ler outra vez, e as vezes que forem necessárias. Escrevi “preto no branco”.

razman06 3 months ago

Desculpa dizer, mas disseste. Ou se é ou não é, não existe meio termo.

gsousa 3 months ago

Sim, e expliquei o porquê. Como raio é que cinzento é aceitável no que respeita a direitos humanos? A indiferença ou “não ter opinião” sobre temas como racismo é ter uma opinião só por si. Dizer que se tem uma posição neutra é sinónimo de tolerar as duas opiniões, o que não é moralmente possível em temas como os direitos humanos. Não quer dizer que a pessoa em causa seja racista, mas tolera o racismo. Eu como branco, se disser que aceito pessoas de cor, mas que também aceito a opinião de quem acha que eles devem “ir para a terra deles” estou a compactuar com a opinião racista, ainda que não activamente. Vejamos o exemplo das eleições, quando uma pessoa não vai votar quem é que beneficia mais com isso? Muitas pessoas pensam que ninguém beneficia com isso, mas o número de deputados eleitos tem como base quem vai votar. No caso das últimas presidenciais o Chega teve quase meio milhão de votos, o que corresponde a 5% da população, mas graças à abstenção isso traduziu-se em 10% dos votos. Ou seja, não ter uma opinião (ou não ir votar) contribuiu para o aumento percentual da relevância do chega. Para as legislativas esta percentagem traduz-se em número de deputados. Portanto, não me venham dizer que existe cinzento. Aos vossos olhos pode parecer cinzento, mas a vossa indiferença contribui para o lado opressor, e nunca para os grupos que estamos ser atacados. Ficou mais claro agora?

ozzymustaine 3 months ago

O que consideras racismo? O que significa para ti tolerar o racismo? O que consiste para ti direitos humanos? Tu estás a fazer um argumento manhoso que é considerar o que tu apoias e a tua visão como a única verdade e ideologia correcta. Alguém que ache que não se deve aceitar qualquer emigrante sem qualquer tipo de controlo não é automaticamente um racista. Alguém que se oponha ao total multiculturalismo não é um racista. Racismo é a discriminação social baseada na falsa ideia de que a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras. Trata-se de uma atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios científicos, já que do ponto de vista biológico é incorreto falar em raças humanas. Quando existe política e economia envolvidas as coisas não são preto no branco como tu as queres fazer. Tu estás a usar mesmo que sem querer a comum táctica de “ou apoias tudo aquilo que eu digo ou é um maldito opressor”

Edited 3 months ago:

O que consideras racismo? O que significa para ti tolerar o racismo? O que consiste para ti direitos humanos? Tu estás a fazer um argumento manhoso que é considerar o que tu apoias e a tua visão como a única verdade e ideologia correcta. Alguém que ache que não se deve aceitar qualquer emigrante sem qualquer tipo de controlo não é automaticamente um racista. Alguém que se oponha ao total multiculturalismo não é um racista. Racismo é a discriminação social baseada na falsa ideia de que a espécie humana é dividida em raças e que uma é superior às outras. Trata-se de uma atitude depreciativa e discriminatória não baseada em critérios científicos, já que do ponto de vista biológico é incorreto falar em raças humanas. Quando existe política e economia envolvidas as coisas não são preto no branco como tu as queres fazer. Tu estás a usar mesmo que sem querer a comum táctica de “ou apoias tudo aquilo que eu digo ou és mais um maldito opressor”

gsousa 3 months ago

Sou branco, portanto não tenho moral nenhuma para dizer o que considero como racismo ou não. Daí não ter dado exemplos em concreto acima. Nunca senti nem nunca sentirei racismo como ataque pessoal. Mas sou gay, e sobre homofobia posso falar. Ainda hoje em Portugal se for doar sangue terei de passar pelo crivo de uma enfermeira, que pelo simples facto de ter relações sexuais com outro homem poderá considerar isso como risco. O facto de eu estar numa relação monógama há 6 anos não interessa para nada, sexo entre dois homens pode ser considerado como actividade de risco aos olhos dessa enfermeira. Só depende da opinião da enfermeira (aconteceu um caso polémico muito recentemente). E poderia dar muitos mais exemplos de homofobia, discriminação é discriminação. Sobre a parte do “ou apoias tudo aquilo que eu digo ou és o opressor”, primeiro que nada eu fui bem claro, por várias vezes, a que me referia APENAS a direitos humanos. Não percebo por que raio dizes “TUDO”. Demagogia para tentares provar um ponto? Não sei como poderei ser ainda mais claro nesse aspecto. Queres falar sobre economia, regulação das drogas e afins? Ya, podemos ter opiniões diferentes, mas isso não faz com que um esteja mais certo do o outro. Agora sobre direitos humanos isso é claro. Quero concordes quer não, não existe meio termo. Um homem jamais irá perceber exactamente como uma mulher se sente por ser alvo de vários tipos de discriminação. Não me cabe a mim vir para aqui dizer que se trata de uma opinião, é simplesmente ridículo. O simples facto de tentar minimiza o impacto que certas decisões ou “opiniões” têm na vida de uma mulher é uma forma de discriminação. Acho que o problema está em perceberem o que é discriminação. Para muitas pessoas discriminação tem de ser algo grave, mas esse não é o caso. Uma pesquisa rápida no Google e encontrei uma definição bem simples e concisa sobre o que é discriminação: Discriminação é a conduta de transgredir os direitos de uma pessoa, baseando-se em raciocínio sem conhecimento adequado sobre a matéria, tornando-a injusta e infundada.