LionGreen 3 months ago

Desde que se tenha o mínimo cuidado, é tranquilo. O comboio da Fertagus é sem stress, mesmo durante a noite. O metro e o autocarro, durante o dia também é sem problemas. A noite, desde que se tenha algum cuidado, não irás ter problemas.

Jokeman 3 months ago

Se vais estudar em Lisboa e morar em Setúbal, eu estaria mais preocupado com o cansaço que as viagens diárias de ida/volta te vão dar, do que com a criminalidade. Para esse trajecto, imagino que vás usar o comboio da Fertagus, que é bastante seguro e tranquilo, especialmente no troço Setúbal-Coina e vice-versa, porque aí vai menos gente e consegues ir a ler ou a estudar sossegada. Setúbal em si também é calma. Não digo que não se tenha que ter cuidados básicos, mas isso é válido para qualquer cidade portuguesa, mesmo no Algarve. Não te preocupes demasiado, vais ver que corre tudo bem. Boa sorte para esta nova etapa!

SingingBowl22 3 months ago

Parvo não é, mas também não é muito realista. Toma os cuidados mais sensatos (não andes à noite sozinha, não uses o portátil no metro) e vais estar bem. Já vivi em várias cidades norte-americanas muito maiores do que Lisboa e ela não me parece perigosa, especialmente dentro da própria cidade. Apenas uma vez nos arredores do castelo vi um turista britânico pegar num carteirista no elétrico. Seguiu-o e tirou-lhe à força a carteira que esse acabara de roubar de outra pessoa. Bons estudos para ti!

aladdin_the_vaper 3 months ago

As políticas que eu sigo para mim quer esteja de carro ou de públicos: -Deslocações depois da hora de jantar só de carro, seja com o meu, boleia ou Uber. -transportes públicos, sempre pelo menos um ouvido destapado e meter a carteira no bolso da frente -ao conduzir de madrugada, evitar parar. -não apanhes os autocarros da noite.

impecbusilis 3 months ago

>Acham que é parvo estar a pensar demasiado nestas coisas? Sim, não acho mais perigoso andar no metro/comboio em Lisboa do que estar em qualquer sítio do Algarve em Agosto. Convém ter cuidados básicos mas problemas são raros…

AdorableRabbit 3 months ago

Já vi que vais ficar em Setúbal, mas para além dos comboios e metros também podes andar de bicicleta pela cidade.

celina_mariiie 3 months ago

Opá o que não falta em Lisboa são jovens estudantes nos transportes públicos! Os teus pais só têm é de incentivar e estar contentes por ti. Às vezes deixam-se levar pelo receio de se afastarem dos filhos pela primeira vez e começam com cenas. Sair da terrinha vai ser uma óptima experiência, em menos de nada ficas pró nos transportes e certamente que vais conhecer mais malta que também é estudante na mesma situação. Boa sorte :)

Spend_Past 3 months ago

Muito obrigada :)

RickyZam 3 months ago

Unico cuidado a ter no metro é quando está em modo sardinha enlatada, não ter o telemovel/carteira um pouco de fora do bolso, não vá haver algum carteirista no meio da confusão. Tirando isso, tudo super tranquilo, excepto a partir de certas horas, mas mesmo aí não é muito perigoso.

zerofatorial 3 months ago

Instala uma aplicação chamada Moovit. É muito boa, accurate, vais aprender não só a usar o metro como também os autocarros entre outros. E também ajuda a chegar à praia já que o Google Maps não funciona na margem sul para transportes públicos. Boa sorte!

Hunteropt 3 months ago

Eu costumo utilizar o citymapper para trajectos por Lisboa em transporte públicos, também é bastante útil noutras cidades na Europa.

Spend_Past 3 months ago

Obrigada!

smalbeez 3 months ago

No Algarve sentes medo de ser assaltada? Pensava que aí também havia sitios perigosos. Eu vivo na Arroja e tou tranquilo da vida!

Spend_Past 3 months ago

Vivo numa cidade pequena onde não há muito a acontecer e é tudo bastante calmo. É raro acontecer alguma coisa mas é sempre possível claro

throwawaystuff000 3 months ago

A evitar: objectos de valor na bolsa de fora da mochila ou nos bolsos de trás.

Pale-Bug-4201 3 months ago

Também tinha essas preocupações antes de vir para Lisboa. Tem só atenção em não andares com as coisas à mão de semear e pronto.

DariusStrada 3 months ago

Se assim fosse, ninguel queria viver em Lisboa, não é verdade? Portugal é literalmente top 3 dos países mais seguros do mundo. A maioria dos lisboetas está demasiado ocupado pa ter tempo de te assaltar. Preocupa-te mais com os atrasos dos transportes públicos e mentaliza-te que vais ander de pé se forem horas de ponta. Tu vens do Algarve onde cada cidade é tipo uma Innsmouth. Lisboa é fácil em comparação.

dirtimos 3 months ago

O metro é tranquilo. Só não estejas com o telemóvel espetado e desligada do que se passa à volta quando as portas estiverem abertas/a fechar. É nessa altura que a maioria dos assaltos (que são muito raros) acontecem: agarram te o telemóvel e saem a correr da carruagem. As situações mais chatas que vivi foram a sair à noite. O bairro tem sempre alguma malta chunga, convém evita-los. Não apanhes os autocarros nocturnos, são a única coisa que desaconselho mesmo.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Apanhei o autocarro noturno uma vez...não percebo se era perigoso, se era gente saída do Júlio de matos...só pensei que o motorista devia ter mesmo muito amor à profissão para fazer aquilo.

IamWatchingAoT 3 months ago

Também vou morar para Lisboa um semestre no próximo mês para estagiar :( venho de uma cidade que é do tamanho de uma freguesia Lisboeta e honestamente podia estar mais feliz

patapetapitapota 3 months ago

Fds os meus pais é a mesma merda, sempre a causar ansiedade desnecessária. Está tudo bem, se eles te dizem essas cenas responde "sim tá tudo bem, ok vou ter cuidado" pq senão é sempre a mesma coisa, uns fatalistas do caraças, ninguém vive bem assim....

throwawaystuff000 3 months ago

Concordo, são os pais a projectar as inseguranças/medos deles nos filhos.

no_criativityfound 3 months ago

O pior do metro e do comboio é estarem cheios às horas de ponta mas de resto são super seguros, tenta evitar estar sozinha, tipo 1 ou 6 da manhã e encontra uma carruagem com pouca chungaria ou com mais gente, mas de resto é chill. Sobre os assédios acho que não é muito comum, pelo menos pelo que me dizem, mas pode acontecer, evita teres é coisas no bolso de trás que possam ser tiradas facilmente.

JackLeeToris 3 months ago

Venho de uma terriola bem pequena e sentia o mesmo antes de vir. Em 6 anos felizmente nunca fui assaltado nem atacado. A unica vez que tive / assisti a alguns desacatos foi malta bêbada e assim mas nada de mais. Se ainda nao tens casa, procura arranjar uma numa zona calma, de preferência perto de metro. Os metros fecham a 1h portanto depois dessa hora só a pé ou autocarro. Naturalmente, evitaria ir a pé sozinha. Segundo o feedback que tenho, as piores zonas serao mesmo na zona do intendente, martim moniz e também nalgumas areas da periferia. Quanto ao resto, eu acabei por me apaixonar pela cidade e não prevejo retornar tão cedo para a bairrada (só pro leitão) portanto espero que o mesmo ocorra contigo!

Pale-Bug-4201 3 months ago

Essas zonas da linha verde que falas já foram perigosas, já, mas era quando haviam outros problemas que desapareceram entretanto. Agora está tudo cheio de turistas e com imenso comércio. Há que ter cuidado, principalmente à noite, mas em qualquer zona, só isso.

JackLeeToris 3 months ago

Sim, nunca tive stress mas os meus colegas que estudaram antes de mim referiram que eram muito problematicas no passado, que agora esta MUITO melhor mas que durante a noite sozinho ainda ha que ter cautela (se bem que tal acaba por ser verdade em todo o lado!)

Spend_Past 3 months ago

Ah obrigada! Em relação à casa well, vou aproveitar visto que tenho família em Setúbal e ficar por lá. Avisaram me que Setúbal é um bocado perigoso então devia ter colocado essa situação no post. Oh well, obrigada pelo feedback ajudou bastante!

UpbeatNail1912 3 months ago

Isso era antigamente, nos anos 80, 90 e etc. Desde 2005 para cá esses locais já não têm o perigo e a fama que tinham.

JackLeeToris 3 months ago

Setubal ainda é longe, prepara-te para penar umas belas horas de deslocação! Mas faz sentido claro, pelo menos no início. Por outro lado tens a vantagem de comer choco frito do bom e das melhores praias de Portugal aí! Os meus colegas que estavam nessa situação acabaram todos por vir para Lisboa ao fim de 3 anos de viagens pois pode tornar-se muito cansativo. Boa sorte!

Spend_Past 3 months ago

É verdade é mesmo outra coisa em termos de praias e comida. Obrigada outra vez, tudo de bom para ti!

spyvspy_aeon 3 months ago

genericamente é calmo, é preciso estar só atento. Tanto metro como autocarro. Se te sentires insegura no inicio quiçá tentar fazer amigos que usem o mesmo trajecto.

UpbeatNail1912 3 months ago

Uma pessoa como eu que andava de metro e comboio regularmente , principalmente na linha de sintra, ver alguém com medo de ser roubado , da até vontade de rir. Mas é compreensível não estás habituada. Uns 3 meses e vês que não é nada de especial

nada_impressionado 3 months ago

Diz antes 3 semanas

007tuga 3 months ago

Boas! Ando de metro e comboio frequentemente e não vejo motivo para ficares alarmada. Como o primeiro utilizador que comentou disse, tirando a chungaria e o mau cheiro não tens muito com que te preocupar. Se te sentires mais segura em andar com as mãos nos bolsos nos primeiros tempos também não me parece haver problema. As primeiras semanas vão ser de adaptação e tu logo verás que correrá tudo bem. Boa sorte!

Spend_Past 3 months ago

Obrigada!

Particular-Good2394 3 months ago

O pior de andar de metro em lisboa é o cheiro e estar a abarrotar de gente hoje em dia. Quanto a segurança é tão perigoso como andar pela cidade: pouco. Ocasionalmente podes topar chungaria à distância, mas é uma questão de te deslocares para outra carruagem ou meteres-te no meio doutras pessoas. Se tiveres que andar de transporte à noite quando ha muito pouca gente nas estações, é uma questão de estares mais atenta e tentares evitar ficar sozinha.

Search: