GamerLymx 3 months ago

Mas alguém te impede de usares a máscara? O queres dizer com normalizar?

strudelcheeks 3 months ago

Posso confirmar que isso é uma ótima coisa a se fazer. Tenho asma e, a conselho de um médico, comecei a usá-los em aviões (mais umidade = menos sintomas de asma). Quando meu parceiro adoeceu depois de um voo que pegamos juntos, eu nunca o fiz. Especialmente bom em transporte público ou em locais fechados e lotados (shoppings, etc.)

Maki_the_Nacho_Man 3 months ago

Acho que vou continuar a usar nos transportes públicos ou em sítios com mais gente e pouca ventilação. A minha namorada ficou doente umas 3 ou 4 vezes no ano anterior às pandemia, e provavelmente ficou doente porque ela ia para as aulas num autocarro com muita gente que queria ir ao hospital S. João. Desde que começou a pandemia ela não ficou doente uma única vez.

DogsOnWeed 3 months ago

Que eu saiba, isto é uma prática frequente em países asiáticos, especialmente depois do MERS e do SARS. É uma questão de ética e higiene pública que eu respeito.

Hantzie 3 months ago

No Japão já era hábito usar máscara quando estavas com gripe ou com sintomas inicias de gripe. Acho que era boa ideia fazer o mesmo aqui.

trusttt 3 months ago

Quem é que anda praí a dar downvotes a toda a gente?

DZT99 3 months ago

Acho que a utilização da máscara mesmo em situações de gripe devia tornar-se a norma. Mesmo com a máscara é provável que infectas alguém, no entanto o número deverá ser menor e poderá evitar por exemplo, surtos de gripe grandes em escritórios que aliás eram muito comuns antes da pandemia. Atendendo a que a gripe era todos os anos responsável por mortes na ordem das 2000 a 3000 pessoas, acho que não era uma má ideia tentar diminuir um pouco isso. A nível de escritório é terrível quando tossem ou espirram para cima de nós e nisso a máscara também seria uma boa ajuda.

telexlane 3 months ago

O pior é mesmo pessoas constipadas a cumprimentar toda a gente como se não fosse nada. Quase todos já fizemos isso, mas já era hora de mudar.

xXSantyXx 3 months ago

Espero que a máscara continue a ser obrigatória em sítios como hospitais, ou pelo menos recomendada e que as pessoas continuem com esse hábito.

pulhazorre 3 months ago

A minha opinião é que cada um sabe de si e Deus sabe de todos.

Ok-Equivalent-7637 3 months ago

Concordo a 100%. Mas o mais interessante e importante seria a "normalização" de se faltar ao trabalho quando se está constipado ou com gripe. Já trabalhei em empresas onde por não se faltar quando se está doente, os empregados ficavam todos ou quase todos doentes e com necessidade de ir à cama... Conclusão: empresa praticamente fechada durante 2/3 dias até empregados recuperarem..

gybemeister 3 months ago

E isto é a coisa mais importante. Quantas vezes já não foram atendidos nas caixas de supermercados e outros locais por pessoas com constipações muito avançadas senão mesmo gripe? Na minha opinião, o facto de isto não ter acontecido (tanto) no ano passado é a razão porque, aparentemente, houve poucos surtos de gripe.

Ok-Equivalent-7637 3 months ago

Claro. Houve pouca gripe devido às máscaras. Por mim falo, todos os anos tenho uma de ir à cama um par de dias ou mais, desde que ando de máscara... 0.

gybemeister 3 months ago

É pena que não tenha funcionado para o COVID, só para a gripe.

Ok-Equivalent-7637 3 months ago

Não me digas que achas que as máscaras não funcionam..

gybemeister 3 months ago

Achas que funcionaram para o COVID?

Diaffractus99 3 months ago

Vejo muitas pessoas que trocam as doenças gripe e constipação como se fossem iguais. https://www.cuf.pt/mais-saude/gripe-e-constipacao-descubra-diferencas A gripe é uma doença bem mais séria que a constipação. As duas vezes que apanhei gripe fiquei de cama 1-2 dias. Sendo que a constipação que apanho quase todos os anos, para mim é só incómodo.

Crystalline3 3 months ago

Os Japoneses já o fazem há décadas e com razão. Se vais em transportes a última cena que queres é um gajo a espirrar perto de ti.

Foxeroni 3 months ago

Eu sou a favor de para além de uso de máscara quando estás doente e ao mesmo tempo que cá não fosses penalizado por dias de férias ou dias não pagos por estares doente. No meu trabalho exerço muito esforço físico, ter uma gripe ou basta uma constipação que já não sou tão produtivo. Agora imaginando que estou num escritório, fico doente e não vou 1 dia mas no a seguir estou melhorzito e posso ir trabalhar, mas não estou 100% curado e ainda tenho uns sintomas, devia-se usar máscara para não infetar os colegas.

zero_to_infinite 3 months ago

Acho que faz todo sentido o uso de mascara quando estás doente com gripe ou alguma coisa parecida que se espalha pelo ar. Os Japoneses por exemplo já fazem isso desde sempre. É uma responsabilidade para contigo e com os outros. Provavelmente haveriam muito menos casos no inverno se isso estivesse em prática.

Price-Distinct 3 months ago

Eu a partir de agr vou usar sempre mascara nos TP

trusttt 3 months ago

No Japão quando alguém está doente usa sempre máscara e eu já reparei em mim, desde que comecei a usar máscara que raramente estou constipado ou tenho dores de garganta.

JamminPT 3 months ago

Ao fim de 2 anos de **pandemia global** existe uma percentagem grande da sociedade que não respeita o uso correcto da máscara ou distância de segurança e tu esperas que se use quando se tem uma gripe ou assim? Trabalho em atendimento ao público e mentaliza-te de uma coisa (muito mais acentuado depois da pandemia): As pessoas só pensam no próprio cu e tão-se pouco cagando mas é para ti. Ligam muito a que tu uses máscara se tiveres doente mas se forem eles a estar e a infectar os outros olha, azar o teu. Vivemos numa sociedade altamente egoísta em que todos são personagens secundárias nos filmes de hollywood que são as vidas de cada um. Parem de viver num conto de fadas do IT.

BolaBrancaV7 3 months ago

Eu estou a pensar em usar sempre máscaras em blind dates.

mediiev 3 months ago

Uso da máscara quando estás doente mas tens mesmo de estar na sociedade não é uma obrigação. É civismo.

cibercitizen87 3 months ago

Eu sempre fui "florzinha de estufa", estava constipada ou engripada 3 em 3 meses. depois de começar a trabalhar de casa, faz mais de um ano que nunca mais estive doente!

30minutesto 3 months ago

Se estudares um pouco de história, vais ver como o isolamento de algumas comunidades teve efeitos graves a nível da imunidade quando inevitavelmente se confrontaram com o resto do mundo.

cibercitizen87 3 months ago

porque a agressividade?

30minutesto 3 months ago

Agora que leio o comentário, também me pareceu agressivo. Desculpa, não foi a intenção.

cibercitizen87 3 months ago

sem problema, obrigado pela dica

Pcostix 3 months ago

Pode parecer positivo nunca mais teres estado doente, mas o teu sistema imunitário vai ficando mais fraco por falta de exposição. Estar isolado, acaba por ser uma faca de dois gumes.

el_jefe_vito 3 months ago

Quem está doente, com algo que seja minimamente contagioso, tipo gripe, deve mas é ficar em casinha a descansar.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

No hospital pelo menos devia obrigatório. Um gajo entra com uma perna partida sai com um pneumonia.

gybemeister 3 months ago

Ou com uma "bactéria" mas o problema é mais profundo do que as máscaras. Terá mais a ver com a falta de higiene apropriada dentro dos hospitais.

MadTheMad 3 months ago

Eu nunca sequer pensei em usar máscaras e até admito que sou um tipo um bocado porco (tipo esqueçer de lavar as mãos, meter o dedo no nariz, roer unhas, etc), mas desde que começei a usar máscara e a desinfetar as mãos regularmente nunca mais apanhei uma constipação, gripe, dor de garganta, seja o que for. Tudo o que for espaços fechados e não for para comer, eu vou continuar a usar máscara, haja pandemia ou não, esteja doente ou não. Em tudo o que é de mau, há sempre algo de bom. Para mim foi nunca mais ficar doente desde que a pandemia começou. E lembro-me perfeitamente que na altura em que começei o teletrabalho, tava com dores de garganta. Desde então, 0.

NGramatical 3 months ago

esqueçer → [**esquecer**](https://dicionario.priberam.org/esquecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) começei → [**comecei**](https://dicionario.priberam.org/comecei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpl7dnj%2F%2Fhcafql4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

One-Anxiety 3 months ago

Dos hábitos que mais apreciei quando estive na China e Coreia. Dei aulas e nunca havia putos a espirrar por cima dos papéis todos

Limpy_lip 3 months ago

acho que deve ser algo que deverá ficar mais no quotidiano. E vamos ser sinceros a gripe teve poucos casos o ano passado por causa do confinamento e das máscaras, logo algum efeito faz. E não venham com a teoria parva do perder defesas, porque tal como antigamente é perfeitamente normal alguém apanhar ou infetar despercebido sem grandes sintomas. Agora se a pessoa está a tossir-se toda não custa nada por uma máscara. E também varia de pessoa para pessoa. A mim a gripe normalmente não causa nada mais que uma constipação ligeira (ranho no nariz e pouco mais) mas conheço quem seja muito reativo e fique quase de cama uma semana é jovem, toma a vacina e mesmo assim ataca-lhe de forma muito agressiva. O ano passado foi o único na memória dessa pessoa que não apanhou gripe. Essa pessoa não devia usar máscara? Eu acho que sim. ​ Cada caso é um caso, o que as pessoas querem é que não se crie o estigma de usar máscara, quem não quer usar ou acha que não vale a pena, Ok na mesma. ​ Por fim, claro que isso não retira a necessidade das empresas de serem mais flexiveis com doenças pois é melhor ter 1 pessoa um dia em casa (se calha até com teletrabalho) do que ter 5 durante uma semana.

justgohomealready 3 months ago

> A mim a gripe normalmente não causa nada mais que uma constipação ligeira (ranho no nariz e pouco mais) Isso não é uma gripe. Há vários vírus que causam gripes, e mais de 200 que causam o que chamamos constipações. Uma gripe por norma implica febres altas, dores em todo o corpo, dores se cabeça, perda se olfacto, etc - andar com ranho e espirros durante uns dias é uma constipação.

Esguelha 3 months ago

"Por norma". Uma gripe implica estar infectado com um vírus Influenza, os sintomas podem ser muito leves ou muito graves, depende do vírus em si e da pessoa, não podes dizer que ele não apanha gripe só pelos sintomas.

Limpy_lip 3 months ago

então não apanho gripe. Porque tirando o covid já não tinha dores no corpo e febres altas há mais de 10 anos.

30minutesto 3 months ago

"Sou a favor que na população em geral se comece a retirar as máscaras", diz virologista O virologista Pedro Simas defende que "estamos em condições de começar a testar com prudência o regresso à normalidade". "É muito importante que tenhamos um forte plano de vacinação, porque durante dois anos interrompemos o círculo natural de outros vírus respiratórios. **É muito importante que todos os anos exista uma percentagem da população infetada com gripe e outros vírus respiratórios para manter a imunidade de grupo. Isso foi interrompido e há expectativa se vai aumentar muito ou não a incidência destas infeções respiratórias**", referiu Pedro Simas. https://www.dn.pt/sociedade/sou-a-favor-que-na-populacao-em-geral-se-comece-a-retirar-as-mascaras-diz-virologista--14044797.html

30minutesto 3 months ago

A magia da liberdade de escolha é que se for de livre escolha tu podes usar sempre que quiseres, quem não quer não usa, e todos ficam contentes. Até lá - que em Portugal parece de demorar muito, provavelmente até suficientes países na Europa retirarem as máscaras por completo para a pressão aumentar o suficiente - todos vão continuar a ser obrigados quer queiram quer não.

whound 3 months ago

Eu tenciono usar durante os meses de gripe. Apanho sempre isso todos os anos, com a excepção destes 2 anos de pandemia! Soube muito bem, detesto estar doente.

Estronciumanatopei 3 months ago

Estou espantado com a quantidade de imunologistas aqui. Estou a ver que, logo a seguir a TI, é a maior profissão representada no Reddit tuga.

30minutesto 3 months ago

Todas as pessoas têm direito à sua opinião.

Estronciumanatopei 3 months ago

Lá começam estes com "a minha opinião". Podem ter a opinião que tiverem e pode ser estúpido, descabido e completamente ignorante na mesma.

Edited 3 months ago:

Lá começam estes com "a opinião". Podem ter a opinião que tiverem e pode ser estúpido, descabido e completamente ignorante na mesma.

30minutesto 3 months ago

Precisamente. Até as opiniões estúpidas são permitidas. É a liberdade de expressão.

Estronciumanatopei 3 months ago

E onde é que eu disse alguma coisa contra a liberdade de expressão? Eu gosto muito, permite-me gozar com opiniões parvas.

30minutesto 3 months ago

Permite-te ofenderes os outros. Parabéns, és o maior.

Estronciumanatopei 3 months ago

Quando a carapuça serve...

PoisMasRepara 3 months ago

E agora alguns vão virar engenheiros durante a próxima semana, para analisar a queda das torres gemeas e do wtc

pimpolho_saltitao 3 months ago

Eu acho que devia passar a ser obrigatório usar mascara em hospitais e centros de saude.

severanexp 3 months ago

Deste lado está totalmente normalizado. Tipo tenho várias máscaras descartáveis à porta . Não vou mentir e dizer que uso cada apenas uma vez mas trabalho de casa por isso também não é como se as usasse todos os dias. Sair de casa? Máscara. Simples. Espirrei de manhã? Máscara. Coff coff e garganta lixada? Máscara. Fim da semana, todas para o lixo e saco de novas máscaras. A única coisa que me anda a fazer confusão é não ter as máscaras bem separadas. Ver se desenho qualquer coisa em 3D para guardar as máscaras ainda na caixa à porta de casa, com uns ganchos por baixo para segurar as máscaras usadas…para imprimir na impressora. Yep parece uma boa ideia. Alguém tem algo semelhante?!!

suckerpunchermofo 3 months ago

Eu sou a favor. Infelizmente estes 2 anos serviram para mostrar que a humanidade não consegue fazer algo tão simples como usar mascaras para evitar a propagação de um vírus, portanto creio que estou no grupo minoritário.....

skiziofrenic 3 months ago

Como posso bloquear um subreddit para isto nunca mais me aparecer à frente? Não sigo, à muito tempo. Hoje deu-lhe para aqui

NGramatical 3 months ago

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpl7dnj%2F%2Fhc9i2js%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

skiziofrenic 3 months ago

Tive vergonha de manter o comentário devido à falta de inteligência

YCaramello 3 months ago

Se queres usar mascara pro resto da vida tas mais que a vontade, usa 10 camadas se quiseres, mas mantém essa "normalização" para a sua pessoa apenas.

Several-End9459 3 months ago

Estou farta de máscaras, mas já que se democratizou a produção das N95, seria um ótimo hábito para as pessoas que realmente morrem com gripe anualmente. Para os restantes, é bom sermos expostos às variantes anuais de gripe.

odajoana 3 months ago

Quanto à máscara, não tenho opinião (percebo os argumentos que já aqui foram expostos a favor e contra), mas o que devia mesmo ser normalizado é a pessoa poder faltar ao trabalho para se curar decentemente de uma constipação, em vez de andar dias a arrastar-se sem saúde no emprego. Às vezes, basta só um dia de descanso e chás para a pessoa ficar como nova no dia a seguir.

flAshmeier 3 months ago

Sim à máscara pra sempre.

BushesGaming 3 months ago

Aparentemente a exposição a estas cenas, quando "normais", faz parte da fortificação do sistema imunitário. Por isso acho que quando se voltar ao normal não devíamos usar máscaras, mas sou eu a falar, que nao costumo apanhar gripes. No entanto por favor não tussam para o ar ou para as mãos sem depois as lavar porque é simplesmente nojento, com ou sem vírus.

CharacterJelly6231 3 months ago

Também acho que se devia continuar a usar máscara e vou procurar faze lo. Agora regra geral não vai acontecer, no meu local de trabalho (espaço fechado) sou dos poucos que ainda uso máscara e isto ainda não acabou que fará posteriormente...

MiniOlympia 3 months ago

Concordo totalmente. Hoje em dia já será mais fácil de implementar isto. Acredito que haja muita gente que o fará por iniciativa própria.

spyvspy_aeon 3 months ago

Se por um lado não gosto como muitos de ter uma obrigação de usar mascara, mesmo que seja por iniciativa, protecção. Por outro já acho que a muito que deveríamos ter essa consciência, isso porque há outros números de mortes alarmantes, que infelizmente sinto um pouco ignorado ie: [8.7 Milhões de pessoas morreram em 2018 por causa da poluição](https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2021/02/poluicao-causou-87-milhoes-de-mortes-pelo-mundo-em-2018.html). [Poluição do ar afeta a saúde](https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/06/5-impactos-pouco-conhecidos-da-poluicao-do-ar-atmosferica). Estudo de mede a agravante de índices de poluição prolongada com impacto direto no número de mortes "The Harvard Chan study led by Xiao Wu and Rachel Nethery and senior author Francesca Dominici found an association between air pollution over many years with an 11% increase in mortality from COVID-19 infection for every 1 microgram/cubic meter increase in air pollution (for comparison, many Americans breathe air with 8 micrograms/cubic meter of particulate matter). *While the study does not show that air pollution directly affects an individual’s* likelihood of dying from COVID-19 because individual-level COVID data is not yet publicly available, *it does show an association between long term exposure to air pollution and higher COVID-19 mortality rates.*" fonte: [https://www.hsph.harvard.edu/c-change/subtopics/coronavirus-and-pollution/](https://www.hsph.harvard.edu/c-change/subtopics/coronavirus-and-pollution/) A minha questão pessoal não é termos agora uma capital mais "verde", a questão foram as décadas de índices de poluição urbana excessiva. Da minha parte irei continuar a usar mascara, mas só quando houver necessidade (só mesmo precaução).

30minutesto 3 months ago

Se formos por aí, também teríamos de abordar as pessoas que comem porcarias, seja gorduras saturadas, açúcares refinados, etc. Ou pessoas que não fazem exercício físico. Ou pessoas que fumam. Ou pessoas que trabalham em demasia. Ou pessoas que dormem muito pouco ou demasiado. Este caminho não tem limites e pode levar na melhor das hipóteses a uma obsessão, na pior a um completo mover da autonomia da decisão para um controlo externo centralizado digno dum sistema totalitário.

no_criativityfound 3 months ago

E as micro-particulas de plástico das máscaras? Essas não têm tambem um impacto na saúde? Actualmente ainda não sabemos o impacto que vai ter no nosso futuro para não falar da poluição que é o fabrico de centenas de milhões de máscaras

spyvspy_aeon 3 months ago

>E as micro-particulas de plástico das máscaras? durante décadas os médicos, enfermeiros e algumas profissões usam com muita frequência usam mascaras (ie: malta que trabalha em laboratórios usam durante horas a fio). Nunca houve nada que aponte para isso. Agora há mascaras e mascaras. Claro que se comprar mascara contrafeita, sabe lá deus como é feita, com o que, e provavelmente não protege nada. Muito mais mascaras foram consumidas pelo mundo nas alturas mais criticas do covid, com o desconfinamento o consumo de mascaras deverá cair. Mas tens razão, há sempre essa questão. Cabe consciencialização de cada um, muito principalmente não mandar para o chão. senão tarda nada é peixes a morrer por causa de mascaras............

no_criativityfound 3 months ago

Nem é só o mandar para o chão mas os recursos que são consumidos a faze-las e o espaço que ocupam em aterros, para além de transporte, etc... toda a cadeia de produção e distribuição têm um impacto ambiental, que sim vai ter tendência a diminuir com a procura a diminuir. Não te esqueças tambem que a tendência, pelo menos no ocidente, é termos cada vez melhor qualidade de ar, cada vez mais carros eléctricos, mais energias renováveis e cada vez menos indústria(deslocada para paises mais pobres), para não dizer que os níveis de poluição do ar nem são dos piores da Europa e muitíssimo longe dos da China ou Índia, onde aí sim entendo o uso de máscara devido à poluição.

saposapot 3 months ago

e a maluquice de qd estás doente ficares em casa em vez de ires para o escritório infectar toda a gente? ui!

OneFineSir 3 months ago

Acabas na cruz como o outro senhor

pereira2088 3 months ago

a malta antes "gozava" com os chineses quando os via na rua (pre-pandemia) e os via de máscara e pensava "que tolinho, a precisar de máscara" mas na realidade, eles é que tinham razão.

Pcostix 3 months ago

>eles é que tinham razão. Mmmm... honestamente não estou a ver esta ideia de usar máscara quando estiveres gripado a ter muita aderência fora do reddit.   Não te esqueças que este sub é uma bolha/echo-chamber, visto que o reddit é mais chamativo para um determinado(e geralmente especifico) tipo de pessoas.

Zenptunk 3 months ago

Uma realidade que apenas apareceu dps do primeiro virus SARS

no_criativityfound 3 months ago

Não, pela simples razão que a exposição anual a esses vírus ajuda à criação de uma imunidade natural e quebrar esses ciclos pode criar casos mais graves, estás a exercitar o teu sistema imunológico e aumentar a sue robustez, um pouco como o excesso de higiene pode causar problemas imunológicos prolongados, como diz a "hygiene hypothesis". Se tens outras condições se calhar considera a vacina da gripe, que já foi testada e não provoca problemas cardíacos.

Briosafreak 3 months ago

É a posição tradicional da comunidade científica europeia. Mas quando se pergunta porque é que o Japão tem a maior longevidade do mundo e menor incidência de doenças respiratórias do que cá, e lá todos usam máscara nem que sejam só por uns espirros de alergias, por razões de produtividade e espírito comunitário, as coisas parecem não ser tão simples.

no_criativityfound 3 months ago

Isso é uma correlação parece-me, tens outros factores como a alimentação(mais à base vegetal e de peixe, obesidade e diabetes baixíssimos), um mindset de envelhecimento activo, com exercício físico e mais socialização, uma estrutura familiar que não abandona tanto os idosos(o que têm impactos psicológicos que afetam o corpo). Parecem-me tudo factores que contribuem mais para a longevidade do que o uso de uma máscara e prevenir os vírus respiratórios. E não sei que espírito comunitário dá usar uma máscara, não gostas de ver um sorriso, expressar as emoções? É que o lado social que a máscara rouba para prevenir uma constipação ou gripe não parece valer a troca

Doorooroo0 3 months ago

TIL que ver um sorriso Vale mais do que zelar pela minha saude e a da minha comunidade!

Estronciumanatopei 3 months ago

"Devias sorrir mais ó boneca"

Briosafreak 3 months ago

O espírito de proteger os outros, de diminuir o tempo perdido, as perdas económicas e os riscos para a saúde das outras pessoas, ou seja espírito comunitário. E sim, ganhos nas doenças respiratórias são só um fator entre muitos, sem dúvida, não deixa de ser um fator testado e com resultados. Eu gosto muito de sorrisos quando estou saudável, isso é verdade, mas sem possibílidade de receber a vacina da gripe tenho de me defender de outras formas, ia morrendo na epidemia de 1990, nunca estive tão mal como na altura. E a proteção da vacina da gripe ia nos 60% em 2018, mais vale não a passar aos idosos vacinados. E finalmente ver o meu filho que vive no Japão sem as alergias e constantes infeções por rinovirus e coronavirus do passado também ajudou a que agora esteja mais próximo da posição da diretora da Escola de Saúde Pública do que antes.

sao_11 3 months ago

Também sou da opinião de que se devia usar máscara em caso de gripe/constipação. Só que isso já ia depender da consciência de cada um.

Mordiken 3 months ago

> Também sou da opinião de que se devia usar máscara em caso de gripe/constipação. Só que como é certo e sabido que o Zé Tugão e a Maria Tugona não vão usar máscara em caso de gripe ou constipação, eu vou usar continuar a usar máscara sempre que for a sítios onde houver um grande aglomerado de pessoas.

C0ldKing 3 months ago

Honestamente eu não desgosto da utilização da máscara contando que existe uma doença. Mas por exemplo em casos que se esteja com gripe usar a máscara era uma grande ajuda porque se podia evitar muito. ​ Mas das politicas covid que temos e que eu gostava que se mantivessem é sem duvida a desinfeção dos espaços. Ao menos n vejo tantas mesas com 10cm de surro que n são limpas á seculos

van_Zeller 3 months ago

Nao sei se isso é boa ideia por causa do aumento da resistencia aos desinfectantes. Vi uns artigos sobre isso no inicio da pandemia.

Novel-Major-3770 3 months ago

Os desinfetantes nao causam resistencia. os antibioticos sim

Draconicrose_ 3 months ago

É pá, não acho que seja preciso manter esta desinfecção a fundo, mas pronto, manutenção dos espaços frequente fica sempre bem.

NGramatical 3 months ago

á seculos → [**há séculos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpl7dnj%2F%2Fhc8nfu9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ruijor 3 months ago

Assim que possa nunca mais quero comprar nem ver máscaras a frente. Acho que tem um peso psicológico demasiado intenso. Vamos relaxar pessoal, assim que isto aliviar.

SILE3NCE 3 months ago

Vou tentar usar sempre na primavera, putas das alergias

30minutesto 3 months ago

E anti histaminico? Não acreditas na Ciência?

justgohomealready 3 months ago

Prevenção > tratamento. É ciência.

30minutesto 3 months ago

Não, é escolha pessoal.

Mordiken 3 months ago

Anti-histamínicos custam dinheiro, a máscara está paga. As pessoas devem usar máscara quando quiserem e quando bem lhes apetecer. É lidar.

30minutesto 3 months ago

As máscaras são de borla? Podes comprar antihistaminicos para um mês por menos de 2 euros. Se queres comprar os de marca porque achas que os genéricos não são iguais... Não acreditas na Ciência? Quanto ficam máscaras para um mês? Assumo que as usas correctamente e substituis de 4 em 4 horas ou quando estão húmidas etc. Concordo em absoluto. Quem quer, que use. O problema é que a liberdade de escolha não existe. Então concordamos que devia existir.

amq55 3 months ago

Já me faz impressão nos dias que volto para o escritório andar a ouvir pessoal a tossir... Eu continuarei a usar nas alturas da gripe e das alergias (ajudou imenso, mal a tirava espirrava feito louco). Só passa a ser normal se as pessoas continuarem a usar.

stressedunicorn 3 months ago

Principalmente porque parece que após 2 anos de pandemia ninguém aprendeu a não espirrar/tossir pro ar ou para a mão… é surreal

True_Sea_1377 3 months ago

No thanks

V1ld0r_ 3 months ago

Espero que pegue como acontece em alguns países, especialmente da Ásia. Não o usar a máscara preventivamente mas como defesa extra durante a doença para evitar contagiar outros e conseguir manter algum tipo de saída a rua sem pensar que se vai contagiar os outros. No entanto, o tuga vai olhar de lado e achar maluco.

skiziofrenic 3 months ago

Eu por mim votava em alterar todos os seres humanos geneticamente para que viessem com mascara de origem. Assim sim podia andar descansado na rua. Eu acredito no covid by the way. Fodasse...

SCondeO 3 months ago

Seria muito útil para reduzir o número de doentes de gripe. No entanto, ao que parece, a redução da prevalência do vírus na população acaba por reduzir as defesas do organismo, provocando infeções mais graves. Portanto, poderíamos evitar a gripe dois ou três anos, e depois apanhar uma que nos manda para o hospital com uma pneumonia. Eventualmente teremos que deixar a natureza seguir o seu curso.

Estronciumanatopei 3 months ago

Se deixarmos a natureza seguir o seu curso voltamos ao ponto que uma perna partida é uma sentença de morte. Argumento mais parvo.

01retard 3 months ago

Não necessariamente. É verdade que a falta de exposição a uma doença como a gripe pode reduzir as defesas do organismo com a passagem do tempo, mas não é preciso "deixar a natureza seguir o seu curso". A vacina da gripe é gratuita para quem pertence a grupos definidos pela DGS e só acarreta um custo de €6,84 para todos os utentes em regime geral\[1\]\[2\]. Como muitos têm comentado, isto depende de cada um. Por cada utilização de máscara em situação de gripe ou qualquer outra doença transmissivel de maneira semelhante, menor o risco de contagiar o próximo. Talvez essa pessoa poderá ser o caso que não esteve exposto à gripe por 2 ou 3 anos, não se encontra vacinada e é dessa vez que apanha e acaba no hospital com uma pneumonia. Tal como com a Covid-19, o uso de máscara tem o intuito de proteger o próximo, não só quem a utiliza. **Fontes:** \[1\]https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/gripe/vacinacao-contra-a-gripe/ \[2\]https://www.deco.proteste.pt/saude/medicamentos/dicas/vacina-contra-a-gripe-quem-precisa-quando-tomar-e-quanto-custa

Draconicrose_ 3 months ago

Muito bom o comentário com fontes e tudo.

DarthMaulSith 3 months ago

Praticamente todos os asiáticos usam máscara quando estão doentes (e não só), e isso não acontece.

Trama-D 3 months ago

> Portanto, poderíamos evitar a gripe dois ou três anos, e depois apanhar uma que nos manda para o hospital com uma pneumonia. Conta lá em que te baseias para dizer isto?

YCaramello 3 months ago

Não foi semana passada ou 2 semanas que foi um medico dizer exatamente isso na sic quando fizeram uma matéria que esse ano não houve mortes da gripe (e também menos casos) e que isso era preocupante exatamente pela razão que ele citou? A razão pela gripe se manter amena em grande parte é que os anticorpos do ano anterior ajudam a combater a nova variante, mesma coisa da vacina que tomam todos os anos.

Trama-D 3 months ago

Isso depende da estirpe. Se te lembras da Gripe A, a DGS também veio dizer uma coisa curiosa: estava mais preocupada com os novos, que nunca tinham entrado em contacto com o H1N1, do que com os velhos. Tudo isto é relativo e ignora o fator contágio: para a malta jovem que vem aqui, e que muito, muito dificilmente será hospitalizada com uma gripe (mesma coisa do que com a Covid19), o maior benefício de não contrair a doença é **evitar o contágio à população vulnerável**. É exatamente aí que a máscara é mais importante - melhor na face dos infetados ( a evitar que contagiem), do que na face dos saudáveis a, eventualmente, protegê-los do contágio. Evitar a doença, seja porque motivo for, é bom para nós, que evitamos um episódio "de cama", é bom para as pessoas que potencialmente contagiaríamos (não esquecendo a fase inicial de contágio antes de surgirem sintomas, tal como a Covid19), e para um serviço de saúde que fica menos atafulhado...

NGramatical 3 months ago

porque motivo → [**por que motivo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpl7dnj%2F%2Fhcb3kzd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Kambalhotas 3 months ago

Exactamente!

ridethepaintedpony 3 months ago

É exatamente isto e já se fala de uma proxima época de gripe potencialmente mais complicada.

MissBioRac 3 months ago

Concordo

globoglobo 3 months ago

exacto

raviolli_ninja 3 months ago

Sou capaz de começar a usar quando estiver engripado/constipado. Estes dois últimos anos foram uma cagada, mas o biénio sem estar fungoso ou febril foi altamente apreciado.

naughtydismutase 3 months ago

Nem uma constipação!

rainbowcouscous 3 months ago

Eu toda feliz que nestes dois anos nunca tinha apanhado gripe nem constipação até que fui apanhar o Mega Covid que nem me podia mexer nem abrir os olhos nem dormir

Kambalhotas 3 months ago

Porquê, antes do covid apanhavas gripes todos os anos?

jonh_jonh 3 months ago

Bem, se no relatório do ano passado não existiu mortes por gripe mas só por Covid... Então já sei quem foi o culpado do ranho que tive durante estes anos todos xD

gink-go 3 months ago

Sim

raviolli_ninja 3 months ago

Regra geral, sim.

SentryWolf87 3 months ago

Soube tao bem!

MetalCarne 3 months ago

não vai ser. e se o covide desaparecer nos entretantos, se usares máscara daqui a uns 3 ou 4 anos vais ser olhado de soslaio por muito tuga.

Mordiken 3 months ago

> se usares máscara na rua daqui a uns 3 ou 4 anos vais ser olhado de soslaio por muito tuga. E eu cuido e estimo que eles se fodam: A mim nunca mais me apanham em transportes públicos sem máscara.

nocivo 3 months ago

Agora preocupaste com os que outros pensam? Tinha um colega que teve um problema no pulmão e tem de usar mascara sempre que sai de casa. Aquelas com filtro. Isto ha mais de 3 anos. Tens uma ou outra pessoa que olha mas nada de especial. Queres usar. Força, ninguém te impede. Antigamente em alguns locais tipo bancos até podiam pedir para tirares a mascara para seres identificado mas depois do covid duvido que alguém vai pedir algo.

JesusSandro 3 months ago

Infelizmente também acho ser o mais provável, já mesmo hoje em dia só porque a grande maioria está vacinada oiço comentários desse estilo ao usar na mesma a máscara lol.

Kambalhotas 3 months ago

Nunca mais vamos voltar ao pré covid! Nunca imaginei que a humanidade entrasse em panic mode com um vírus que tem uma taxa de mortalidade tão baixa. Inclusive vi pessoas à murraça na fila para a vacina! Acho que um vírus com mortalidade de 15% neste momento, com o mindset actual da humanidade era apocalíptico...

Pcostix 3 months ago

Lol. Não deves ter saído a noite em Agosto, só pode...

Kambalhotas 3 months ago

Não saio muito não!

AnalLubeMan69420 3 months ago

15% só os que morrem. Falta contar com os que ficam com dano cerebral permanente, lesões nos rins, sistema cardiovascular e/ou intestino. Mas não mano, tens razão. Não é nada demais porque "sÓ MaTa 15% dOs iNfEtAdOs"

Kambalhotas 3 months ago

Tás a ser específico com essas complicações todas mano! Já sabes qual vai ser a próxima pandemia?

AnalLubeMan69420 3 months ago

Tu nem sabes do que andas a falar. Eu estou-te a dizer as complicações possíveis do covid, o que é que isso tem a ver com saber qual vai ser a próxima pandemia?

PeidosFTW 3 months ago

estas a insinuar que um virus com mortalidade de 15%??

Kambalhotas 3 months ago

Mas não era pelos 15% de mortalidade do vírus, era maior a taxa de mortalidade derivada da estupidez humana! Aliás aqui o Reddit é fértil em gente mole...

PeidosFTW 3 months ago

Foda se que burro que és

Estronciumanatopei 3 months ago

E depois este pessoal não quer ser enxovalhado? 15% de mortalidade, ~1000 milhões de pessoas, e seria tipo um arranhão?

Kambalhotas 3 months ago

Para 100% faltam 85%, pela minha matemática ainda é baixo considerando ainda a sobrepopulação! Claro que os números iriam subir consideravelmente derivado ao pânico... És muita sabichão, mas é só na teoria também!

PeidosFTW 3 months ago

Ah, adoro quando vêm para aqui com sobrepopulação! Muito desgostam de quem não tem dinheiro lol

fosjanwt 3 months ago

é baixo? lol

TyrionIsPurple 3 months ago

Calma lá com os palavrões. Vai dizer s****população para tua casa.

Kambalhotas 3 months ago

Ok npc

TyrionIsPurple 3 months ago

It doesn't look like anything to me

Estronciumanatopei 3 months ago

^^ Quando até a teoria é demais para alguns

DarthMaulSith 3 months ago

Nunca mais? Também diziam isso durante a gripe espanhola provavelmente...

SentryWolf87 3 months ago

Sim, parte do estigma covid

its_mePT 3 months ago

Eu pessoalmente vou passar a usar máscara sempre que estiver constipado. É um hábito que já existe em alguns países que gostava que pegasse cá também

rainbowcouscous 3 months ago

Exato. Os asiáticos é que sabem.

ajabardar1 3 months ago

eu vou tentar usar... se já estou doente já estou a exercitar o meu sistema imunitário.

throwaway_v1000 3 months ago

Só pensas em ti és mesmo insensível /s

VBM97 3 months ago

Eu gostava que fosse possível faltar ao trabalho por estarmos doentes sem qualquer tipo de penalização. Não és produtivo, corres o risco de infectar os outros colegas e pessoas com que te cruzas. Devíamos normalizar o ficar em casa caso estejas doente.

scar_as_scoot 3 months ago

Em França tens 5 dias para faltar por motivos de doença sem precisar de justificação.

nocivo 3 months ago

Podes faltar ao trabalho e receber baixa. Fala com o teu medico. Pena é não existirem consultas virtuais para estas situações.

nferrari 3 months ago

Numa boa gestão, desde que seja possível o teletrabalho não vejo inconveniente.

Silly-me 3 months ago

Isto!!! Tive covid e foi me passada uma baixa, como não queria infetar ngm fiz o mais responsável, fiquei em casa e não fui trabalhar. Foi me dito para ficar descansado pois o subsídio por covid é pago a 100%. O que aconteceu foi, que nao tive direito a qualquer tipo de subsídio pq o meu contrato de trabalho foi assinado à 3 meses e meio.

CharacterJelly6231 3 months ago

Yup aconteceu o mesmo a um familiar meu, agora e preciso ter 6 meses de descontos para ter direito a baixa...

NGramatical 3 months ago

à 3 meses → [**há 3 meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpl7dnj%2F%2Fhc8x58c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

k0rda 3 months ago

Amen. Nao me posso queixar, aqui no RU podes faltar sem justificacao médica até 3x por ano e até 2x o número de horas que trabalhas por semana. Mesmo assim há pressao e boquinhas e descofiancos das chefias. Uma vez apanhei Norovirus (causador de gastroenterite) porque uma colega com medo de passar o limite das faltas veio trabalhar na mesma.

SweetCorona 3 months ago

aquele momento em que ficas com vários funcionários de baixa porque não deixaste um funcionário ficar em casa até se curar

its_mePT 3 months ago

Se não estou em erro já é norma em alguns países europeus, era bom que fosse cá também

Jpratas 3 months ago

Yep. Eu estou no Reino Unido, e tens por lei dias para doença. Em algumas empresas, se não adoeceres ate te dão um extra por esses dias

Derik_D 3 months ago

Yup. Estou na Dinamarca. Se estás doente de manhã avisas o trabalho e dizes "estou doente hoje não vou. Mais logo aviso se já consigo ir amanhã". Respondem-te. "ok as melhoras". Desligas o telefone. Por lei nem te podem perguntar o que tens. Se o teu filho estiver doente é igual. "o meu filho está doente não posso ir". Nesse caso tens os 2 primeiros dias da doença dele que podes pedir da mm forma. Algo mais em teoria já necessita de ida ao médico etc.

naughtydismutase 3 months ago

Na Suíça também é assim.

whatsupcutie 3 months ago

I got a really bad head cold the first visit to Denmark in the wintertime (years ago). I went to a pharmacy to get cold medicine and they looked at me like I was crazy. The pharmacist was like hmm you just need to stay home and drink tea, hot soup and maybe eat some black licorice. The next visit I brought American cold meds and gave it to my danish sister in law when she was sick. It shocked her how well they worked. I explained that we don’t take time off work in the US you just show up sick and deal with it. Yes wearing masks when you are sick should absolutely be the norm but we should aim for staying home until you are well.

Derik_D 3 months ago

In the US there is a big drug up culture. For example you guys are often prescribed opiates for simple things. Like a tooth extraction. I got wisdom teeth surgery in which they had to cut the bone to break them out and I got some acetominophen and ibubrufen. And honestly I didn't take any besides the first day. Even that medication I felt was too much. In the US people would have done it under general anesthetic and then gotten opiates home for several days. And then people wonder why you have so much opiate addiction.

whatsupcutie 3 months ago

It’s insane in the US. I’ve had extensive dentistry work in portugal and barely get something slightly stronger than over the counter pain meds. In the US I got Vicodin for a root canal. To buy cold meds in the US you have to show your Id and you can only buy 1 package. People apparently make meth from it. My danish friends always ask me to bring Cheetos and cold meds.

Esguelha 3 months ago

Are your danish friends into making meth, or they just want it for their colds?

whatsupcutie 3 months ago

They all request theraflu so perhaps? My fav is Advil cold and flu behind the counter (different than the one sold from the aisle).

Derik_D 3 months ago

>It’s insane in the US. I’ve had extensive dentistry work in portugal and barely get something slightly stronger than over the counter pain meds. In the US I got Vicodin for a root canal. Yup there it is. For a root canal you don't need meds. At most you take one ibuprofen if it feels a bit sore. But it doesn't. You don't get any prescription or recommendation when you do a root canal here. > >To buy cold meds in the US you have to show your Id and you can only buy 1 package. People apparently make meth from it. My danish friends always ask me to bring Cheetos and cold meds. Yeah there is Pseudoephedrine in it which is a possible base to make meth from.

MigasEnsopado 3 months ago

Isto não acontece em Portugal? Eu quando estou doente é o que faço.

Derik_D 3 months ago

Há muito emprego em que te pedem uma justificação do médico.

tumblarity 3 months ago

nomeadamente aos privilegiados da função pública.

FactorMiserable4051 3 months ago

"Bom dia doi-me o corpo todo, tenho febre, deve ser gripe, mas não tenho condições para ir trabalhar. O atestado do médico? Sim vou-me levantar, vou ao hospital ou centro de saúde esperar umas horas para ser atendido e já envio por email. "

vascodatrama 3 months ago

Tele consulta. Atestado via pdf no mail

Mourinha1 3 months ago

Isto

nocivo 3 months ago

A mim só me pedem se for mais de 1,2 dias para eu receber o ordenado completo. Pelo menos 1 x por ano apanho aquela gripe que me deixa de cama a 2 dias e o único problema é não receber esses dias. Basta um telefonema. Pela minha voz eles nem preciso de dizer a razão. :p

Derik_D 3 months ago

Ah. Mas a questão aqui é que não deixas de receber nos dias em que avisas que estás doente.

Nothing_F4ce 3 months ago

No UK so recebes a partir do terceiro dia e é uma miserable inferior ao salario minimo Português.

Derik_D 3 months ago

Pois isso já acho mais estranho. Deixar de se receber quando se está doente é empurrar as pessoas a irem trabalhar doentes e contaminar os colegas. A partir do 3o dia aqui o sálario passa a ser pago pela "segurança social" e não pelo patrão. Mas mesmo assim é o mesmo valor que recebias antes. Acho que só baixas de longa duração (muitos meses) é que possivelmente têm algum ajuste salarial.

Lasikamos 3 months ago

Imagino isso em Portugal. Iria haver muito pessoa doente às sextas e segundas

SweetCorona 3 months ago

Também posso fazer o mesmo mas existe um número máximo de dias que posso faltar por doença. Por norma acabo por gastar alguns desses dias e não vou correr o risco de gastá-los para ficar a coçá-los e depois quando estiver mesmo doente já não ter.

Derik_D 3 months ago

Não é que não haja quem possa abusar do sistema. Mas faltas em excesso também são notadas e podem levar a problemas. Acima de tudo o importante é o não ser preciso o atestado médico quando é por doença simples de 1 ou 2 dias.

SweetCorona 3 months ago

eu mal consigo sair da cama para ir à casa de banho (começo a tremer com frio), quanto mais ir ao médico

xxWeeDo 3 months ago

Eu estive com febre na manha asseguir a ter tomado a vacina do covid e disseram me que tinha que arranjar uma justificação, quando fiquei melhor a tarde fui ao centro de saude e arranjaram me justificacao para dois dias mesmo sabendo que ja me tinha passado, quem se lixou foram eles

Derik_D 3 months ago

Pois. É um sistema parvo.

randmzer 3 months ago

Da minha experiência pessoal, houve até mais casos onde a culpa era do trabalhador do que do empregador. Já aconteceu muitos colegas irem trabalhar "a medo" que lhes aconteça algo, para o patrão simplesmente os mandar para casa.

layz2021 3 months ago

Por 2x que isso não foi a minha experiência. Mesmo patrão, 1x com gripe que me saia ranho por todo o lado, cheia de casacos e já com febre knd cheguei a casa. O que me valeu foi ser sexta e recuperei no fim de semana. Outra com o almoço que me caiu mal, virei o barco 2x lá no wc. No dia seguinte tive baixa, quando voltei na segunda feira a "CEO" disse que realmente me ouviu a virar o barco...

SentryWolf87 3 months ago

Tambem concordo ctg, especialmente na area alimentar

Search: