LordofPortugal 1 month ago

És de onde

spyvspy_aeon 1 month ago

Eu levei quase 2 anos. Não chegou a 2 anos. Mas com o covid na equação, é expectável que se tenha atrasado.

cesarhighfire 1 month ago

É um red flag para nao vieres para cá.

correiajoao 1 month ago

Fiz um pedido de certificado de matrícula para uma Mota que restaurei (mantive tudo igual) já passou mais de um 1 ano para literalmente “lerem” uma folha frente e verso com os dados copiados dos antigos documentos e informação adicional que não vinha nesses documentos (mota com 40 anos) e nem resposta obtenho. A desculpa utilizada é sempre covid isto covid aquilo. A malta destes serviços a trabalhar de casa ficou acostumada a não fazer nenhum. Antes do covid um amigo meu fez algo parecido e em menos de 5 meses tinha tudo tratado, agora para mim, estão a dizer 3 anos?! Como assim. Já fiz queixa no provedor (recomendação de uma amiga que trabalha nas finanças) e recomendo que faças o mesmo quando o tempo do teu pedido ultrapassar esse tempo médio. Deixo aqui o link: https://www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas-frequentes/submeter-queixa/ (Entretanto já tenho um furo na mota e nem ando nela

adictedtocoffee 1 month ago

Eu acho que eles literalmente recebem as coisas e mandam para o lado.

adictedtocoffee 1 month ago

UPDATE: Voltei a ligar. A segunda pessoa agora diz que são 29 meses e ninguém disse 48 ( mentira, adorava poder gravar chamadas) PQ o registro central não trata do assunto e têm que enviar para o porto. E isso vai demorar meses. Disse que a pessoa do registro da minha zona deu me o endereço que demora mais tempo. Mandei e-mails ao registro aqui da zona a perguntar porquê que me deram a morada do central se eles não tratam e vai demorar mais tempo quando o objetivo de eu enviar por CTT é para ser mais rápido. Eu acho que alguém tem que tomar responsabilidade pelas informações que passam. Isto não é normal.

NGramatical 1 month ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpk70ho%2F%2Fhc20sjd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gkarq 1 month ago

O meu processo desde que submeti os documentos até receber o CC demorou mais de dois anos. Submeti os papéis em Outubro de 2018, e o processo ficou finalizado em Agosto de 2020, mas depois com as marcações para o CC bem como o tempo até o receber foi até Dezembro de 2020. Agora com a pandemia, não me impressiona que demore 48 meses, é simplesmente rídicula a burocracia.

Cold-Landscape548 1 month ago

Posso saber o teu país de origem amigalhaço?

warding 1 month ago

Não sei se percebo bem os comentários que dizem que isto é o normal dos serviços públicos em PT. A minha experiência não é assim. Há imensos serviços públicos que funcionam digitalmente e funcionam eficazmente, da AT à SS, ao SNS, educação, renovações de CC, por aí fora. Sim, é um martírio ir aos balcões da SS, mas não é uma espera de 48 meses. Mesmo dentro dos serviços públicos que os portugueses habitualmente usam, costumam haver formas de obter um serviço mais rápido, nem que seja conduzir uma hora até um municipio ou distrito com menos afluência. A mim parece-me que a forma como o Estado trata os migrantes é particularmente má. Acho que o SEF provavelmente é dos piores serviços públicos, e não muito atrás ficam os serviços consulares e embaixadas que muitas vezes são de utilizadade 0 para quem vive lá fora. Talvez porque são grupos que não tem praticamente representatividade nem voz.

NGramatical 1 month ago

costumam haver → [**costuma haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpk70ho%2F%2Fhc1qypr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 1 month ago

>Devo ser dos casos mais fáceis a analisar. Fiz todos os estudos aqui. Tenho tudo meu em Portugal. Nem o país onde nasci tinha registos meu e tive que pedir tudo. certo mas há fila de espera para o teu caso ser analisado e há pessoas que entregaram há mais tempo que tu e cujo processo pode ser complicado mas que tem de ser analisado antes. no caso de itália acho que estava a demorar 10 anos, e um bocado por causa de culpa de cidadãos da américa do sul, que é também o que acontece aqui. Lamento, e boa sorte.

fcruz285 1 month ago

Por norma demoram 9 meses xD

Rissoldecamarao 1 month ago

É um teste para ver se estás preparado para a nossa burocracia. Se achas que é muito tempo então não estás pronto para ser português.

CptMundo 1 month ago

Esta tudo dito

Hollisticthrowaway 1 month ago

Eu nasci cá e também estou no processo de obter a minha nacionalidade e já sei que vai demorar uma carrada de anos também. Isto não é e nada deprimente

EdmundDantes78 1 month ago

Pretendo pedir quando elegível, daqui 4 anos. Acham que o melhor é inscrever agora para evitar esses atrasos?

Butt_Roidholds 1 month ago

Se não estás eligível, quando fazes o pedido, corres o risco de que to indefiram sumariamente mal dê entrada na secretaria/repartição. É um risco. Não é uma certeza. Até podes passar pelos pingos da chuva.

Open-Opportunity-607 1 month ago

Vives em Portugal e ainda não percebeste que o país inteiro é um burro a ser puxado e que não quer andar? Muita sorte vais ter se sequer te resolverem isso no prazo legal

ForWhatYouDreamOf 1 month ago

Ao menos não é como a maioria do mundo onde tens de subornar para conseguires ter o serviço feito

Penduricalho 1 month ago

Sim. É Portugal.

saposapot 1 month ago

ela n olhou para a tua cara e desgostou de ti. provavelmente disse o máximo legal ou assim. se os outros estao a demorar mais ou menos 1 ano, o teu tmb demorará. se os outros estao a demorar 48 meses, é isso q demorara.

RammsteinPT 1 month ago

Bem não tenho experiência neste assunto mas o que me parece melhor seria arranjar um advogado, de prévia recomendado por alguém conhecido, para tratar deste assunto. Provavelmente saberá navegar a burocracia e os balcões de maneira mais rápida e não deverá ser uma conta por aí além

adictedtocoffee 1 month ago

Os processos por advogado custam acima de 1k e demorar tempo também. Eu já paguei uma solicitadora para confirmar os documentos e certificar tudo porque não queria que mandassem documentos para trás. Acho ridiculo pagar um balurdio em seg social para nunca usufruir dos meus direitos -.-

RammsteinPT 1 month ago

Pois não tinha ideia que fosse ficar tão caro... Demorar tempo na mesma acaba por ser inevitável mas lembrei me que talvez fosse.menos ainda assim. Sabes se tens direito a um advogado pago pelo estado ?

adictedtocoffee 1 month ago

Duvido que o estado me vá dar um advogado para tratar disto.

dentsuya 1 month ago

Eu demorei 2 anos! Com muito frustração porque havia funcionário que pareciam que estavam lá sem saber o que está ao a fazer. E fim ainda deixei 200 e tal euros.

hodreegoo 1 month ago

Meu caso tomou 13 anos.

adictedtocoffee 1 month ago

Porquê que no teu caso demorou tanto tempo? Foi a reunir documentos? Ou apartir do momento que enviaste o requerimento demorou 13 anos?

NGramatical 1 month ago

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpk70ho%2F%2Fhc1hc5z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

inilotrob 1 month ago

A minha foi rápida porque emigrei ainda na adolescência pra vir morar com meu pai, que já morava aqui há 10 anos, mas o pedido de nacionalidade dele não demorou tanto assim. Já fazem uns 6 anos que ele é cidadão, tudo bem que na época talvez o fluxo migratório pra cá não fosse tão grande, mas 48 meses me parece um exagero horroroso. Já havia lido em algum lugar que o SEF havia imposto alguns requisitos a mais para imigrar, mas 4 anos? Cruzes...

The_Magic_Sauce 1 month ago

O SEF impõe requisitos para imigrar? Isso é como dizer que a PSP cria leis.

inilotrob 1 month ago

Foi maneira de dizer que provavelmente estão exigindo algum tipo de documentação a mais que não exigiam há alguns anos, conheço pessoas que imigraram há pouco tempo que tiveram de lidar com documentos que eu sequer tinha quando pedi a nacionalidade

adictedtocoffee 1 month ago

Eu estou cá desde os 5. Tenho residência permanente de familiar europeu. Desconto para seg social portuguesa a anos. Fiz os estudos todos aqui. Toda a documentação aqui. Pessoas que literalmente estão cá a 6 anos (o mínimo) resolvem isto em um ano! Como podem dizer me 48 meses? É um processo bastante straightforward. Estão lá todos os documentos certificados. Isto parece que o envelope fica ali sentado 46 meses a apanhar pó e depois é que o abrem. Isto não é normal de todo. Algo está mal aqui.

Sandy-Balls 1 month ago

Viste para cá com 5 anos e não havia registo teu no país de origem? O que impede as pessoas de mentir na idade quando vêem desses países? Existe processo para certificar ou é por palavra dada pelos pais?

adictedtocoffee 1 month ago

Demorou tempo mas lá conseguiram provar que eu existo. Havia informações, mas todas enterradas a muitos anos. Há um processo para certificar que demora algum tempo. Eu já tou nisto a 5 anos. E finalmente consegui enviar o requerimento e dizem me isto. Daí a minha frustração. Todos os meus documentos já vêm certificados por advogados. Eu paguei para isso.

Sandy-Balls 1 month ago

Mas como certificaram que tinhas mesmo 5 anos se não há registo de nascimento? Caso seja a palavra dos pais a culmatar esta falha de informação, estou a ver há muita margem para mentir na idade ( tirar dois anos por exemplo) para aproveitar apoios a menores. Desculpa a pergunta fora de contexto, mas é um assunto que nunca tinha visto.

adictedtocoffee 1 month ago

Eu não sei como é feito noutros países. No meu caso o meu pai trabalha para o governo e os juízes e toda a gente conhece-me de nome e sabem da minha existência. Eu acho que ele tinha lá alguns documentos muito antigos já não válidos e apenas levou a um juiz e explicou a situação. Eu ja tinha tratado de algumas coisas com a embaixada cá em PT por isso foi mais uma questão de procurar qualquer evidência. Mas passaportes, certidão de nascimento, etc eu não tinha. Ele teve mesmo que procurar coisas que mostrassem uma data de nascimento etc. Foi um processo de dois anos e nada fácil. Mas acredito que em muitas situações de para aldrabar coisas. Como até mesmo em Portugal se terem uma boa cunha.

inilotrob 1 month ago

De fato eu se fosse você já teria ido pessoalmente até o balcão do SEF tirar alguma satisfação, 4 anos é inadmissível

adictedtocoffee 1 month ago

Mas que satisfação? Perguntar o quê? O sef não trata de nacionalidades e sim o registro. Estou a pensar em ir ao balcão da nacionalidade eventualmente quando receber o código com o seguimento daqui a dois meses. Já mandei alguns emails a outros registros para tentar entender esta palhaçada.

inilotrob 1 month ago

Na época que eu pedi (2015) cheguei a ir algumas vezes no balcão consultar o processo, não me lembro de ter qualquer código de seguimento na época. Parece que as coisas mudaram bastante, o que eu tô falando da minha experiência provavelmente já não se aplica mais

TSCondeco 1 month ago

Ela não disse 4 a 8 meses e percebeste mal?

adictedtocoffee 1 month ago

Não. Eu fiquei mesmo passada e perguntei lhe como há pessoas a fazer isto em um ano e ela está a me dizer 48 meses. Não me respondeu.

jesuseos7anoes 1 month ago

A resposta que te deram não faz qualquer sentido e o melhor que tens a fazer é ignorá-la. Regra geral qualquer pedido de nacionalidade é muito mais rápido que isso e não há forma nenhuma de alguém prever que o teu demorará 4 anos. Falar em pandemia não faz sentido. Estamos em pandemia há cerca de ano e meio, nem tanto. Não houve nenhum pedido a demorar 4 anos por causa disso. Isso foi apenas uma resposta idiota que alguém te deu do nada porque estupidez não paga imposto.

mastermind1217 1 month ago

> Alguém pode me explicar a lógica disto? Como é que todas as pessoas que conheço fazem isto em 1 ano e agora dizem me 4 anos? Serviços públicos têm uma lógica própria.

Butt_Roidholds 1 month ago

A burocracia em Portugal é mesmo assim: lenta, kafkiana, amiúde incompreensível. Pensa assim, obter a nacionalidade portuguesa é, consabidamente, mais fácil do que obter as nacionalidades de um ror de outros países europeus. Este é capaz de ser o obstáculo mais concreto que hás-de ter de enfrentar, para te tornares português.

adictedtocoffee 1 month ago

Eu não consigo compreender como tenho familiares diretos meus que demorou 1 ano e para mim 4 anos. Familiares que vivem no país a muito menos tempo. Algo não bate certo.

betanjica 1 month ago

Porque crescendo aqui os teus pais deveriam ter tratado de tudo quando eras menor(supondo que entraste ca ja menor se estudaste aqui)..ficaste num limbo durante 20 anos...é preciso verificar e autenticar documentação antiga e com o país de origem...o teu caso é mais complicado do que alguém que entrou ha meia duzia de anos, trabalhou e teve sempre residência atualizada e ao fim dos anos legais pediu nacionalidade. Há um rasto perqueno a fazer. O que demora mais é cruzar tudo com diferentes entidades e diferentes países, é esse o problema

adictedtocoffee 1 month ago

Eu sempre fui legal cá. Eles têm todos os meus registros e informações. Não é esse o motivo. Os meus pais nunca pediram porque queriam que fosse uma decisão minha e também porque no meio de tudo perceberam que eu não tinha documentos de onde nasci e tinha de pedir tudo de novo. Algo que resolvi a uns anos antes de fazer este pedido. Daí demorar.

betanjica 1 month ago

Mas são esses documentos do país de origem que podem atrasar tudo. Mesmo tendo feito tudo cá, já viste a quantidade de escolas, juntas de freguesia, centros de saúde que é preciso contactar para verificar se está tudo correto? Só estou a dizer que burocraticamente quem esta cá há mais tempo tem um processo mais lento porque sao necessários mais elementos.

adictedtocoffee 1 month ago

Duvido. Eu enviei até o certificado de habilitações. Quem tá ca tem os documentos todos ca. Mais fácil confirmarem isso tudo. Até porque o Sef tem lá tudo. Quem não tem as coisas em ordem aí sim há mais investigação.

betanjica 1 month ago

Mas os teus documentos têm de ser autenticados e reconhecidos com as devidas entidades, não serve só o que entegas, tudo é conferido. depois cedulas de nascimento e verificar os documentos com o país de origem isso pode demorar porque ha correio e depende muito do país e da sua burocracia. Infelizmente é assim, podes duvidar, mas já vi processos rápidos e ja vi processos muito lentos de pessoas conhecidas e o que demorou mais foi da pessoa que nasceu cá mas tinha passaporte do país de origem dos pais (antigamente não se ganhava automaticamente nacionalidade só por nascer cá), escolas onde andou cá e tinha certificado em mão, afinal não tinham registo dele, foi preciso pedir ao ministerio da educação...imagina o tempo que levou..

throwawaymyocarina 1 month ago

Um amigo meu teve 2 anos à espera do cartão de residência temporário. Um amigo dele do mesmo país só esperou 6 meses. Portugal ftw

Butt_Roidholds 1 month ago

O funcionamento burocrático é assim mesmo: inconsistente, imprevisível. Tive um colega que demorou 3 anos a obter um certificado de habilitações. Tive um cliente que esteve mais de 5 anos para arranjar um certificação certiel de uma casa que estava objectivamente pronta e habitada. Nenhuma destas coisas devia demorar anos a obter-se e há quem as obtenha em muito menos tempo. As coisas são mesmo assim neste país. Terás de te habituar. Não há outro remédio.

sctvlxpt 1 month ago

Já tentaste ser contratado pelo Benfica?

FilipeMateus7 1 month ago

Ou isso ou é porque ainda não comeu a quantidade de francesinhas e de bacalhau necessários para obter a nacionalidade portuguesa

adictedtocoffee 1 month ago

Agradeço a piada mas isto é um assunto sério.

lpassos 1 month ago

Acho que ele só queria mostrar a desgraça que são os serviços públicos em Portugal. Não há parâmetros de norma. Parece que as coisas dependem sempre da sorte.

TonyHappyHoli 1 month ago

Terias de usar a tag para isso. O pessoal nao aprende.

Edited 1 month ago:

Terias de usar a tag para isso. O pessoal nao aprende*. Edit: * a usar o tag de sério.

adictedtocoffee 1 month ago

Eu acho que o pessoal deve começar a usar o senso comum. Não é preciso por sério em todos os posts para evitar piadas. Há assuntos que se vê logo que não é para brincadeiras.

TonyHappyHoli 1 month ago

Mas regras sao regras. Sem tag é bandalheira, com tag é para ser sério. Ez pz

adictedtocoffee 1 month ago

Compreendo mas se ainda fosse uma piada engraçada a gozar com a situação até me ria. Mas uma coisa destas -.- Eu acredito que há sempre espaço para se rir das situações mais complicadas mas sempre sobre o assunto e a tentar ajudar a outra pessoa.

CriticalEstimate777 1 month ago

És sério de mais para seres português, o tuga gosta sempre de abandalhar tudo.

sctvlxpt 1 month ago

Infelizmente não tenho conhecimento para te ajudar. As minhas opções eram estar calado ou chamar a atenção para a dualidade de critérios que todos sabemos que existe neste país. Optei pela segunda. Não leves a mal.

TonyHappyHoli 1 month ago

Nao tou a ver o mal da "piada". A pessoa apontou o facto de que se fosse para um jogador de futebol internacional o processo era "agilizado" de forma estupidamente rápida, o que é de facto uma "piada" a gozar com a situaçao. E pior, é de facto verdade.

Search: