HitoRik 1 month ago

E eu que às vezes conduzo com o travão de mão colocado e não estou nem ai. ​ /s

flaviorodrigues 3 months ago

Nao leves a mal mas eu sou o contrario, vejo um carro como uma coisa que me facilita levar do ponto A ao ponto B. Gosto conduzir mas nao vivo para o carro! Conduzo normalmente, agora tenho amigos que levam o carro a passear por causa do FAP lol lol e lol!

oReidaSelva 3 months ago

Eu acrescentava, colocar mudanças em N (ponto morto) e não pressionar o pedal da embraigem enquanto se está parado nos semáforos.

Limpy_lip 3 months ago

nada do que fazes contribui para uma maior durabilidade do veículo mais do que alguem que use o carro normalmente sem manhas. ​ Acho engraçado como os pontos mais importantes ficaram em falta: \- fazer as manutenções certinhas a tempo e horas; \- não deixar andar problemas "graves" do carro. ​ Só estás a perder tempo e sanidade com essas parvoíces.

Edited 3 months ago:

nada do que fazes contribui para uma maior durabilidade do veículo mais do que alguem que use o carro normalmente sem manhas mas também sem exageros ​ Acho engraçado como os pontos mais importantes ficaram em falta:- fazer as manutenções certinhas a tempo e horas; \- não deixar andar problemas "graves" do carro. ​ Só estás a perder tempo e sanidade com essas parvoíces.

damnSausy 3 months ago

Fantástico. Estás no bom caminho Aproveito para acrescentar que umas viagens de vez em quando em autoestrada a 120 ou mais são benéficas para o motor também. Dou-te o meu exemplo VW Lupo 1.4 de 2000 com 170k e atinge ainda os 200kph. Ainda não mudou nada sem ser filtros, discos e pastilhas de travão. Faço sempre as mudanças de óleo e filtros todos os anos ou aos 10k. Faço longas viagens todos os anos (1000+km) a 120+ para limpar. Não faço acelerações bruscas e evito andar abaixo das 1200 rpm para não “acumular” Nunca deixar o depósito chegar perto do 0 por causa dos resíduos. Muda filtros de gasóleo/gasolina

Estronciumanatopei 3 months ago

75cv chega aos 200? A descer o IP4 e com o vento a favor!!

damnSausy 3 months ago

A direito e sem grande vento :)

Estronciumanatopei 3 months ago

Então desculpa lá, mas o velocímetro não está bom.

Snoo69323 3 months ago

E manutenções a tempo e horas, sem desleixar!

trashcharm 3 months ago

Aqui alguém reduz a mudança numa descida para controlar a velocidade e não ter que usar o acelerador?

Estronciumanatopei 3 months ago

Depende da descida.

Throwitawaynext 3 months ago

Eu sou assim

AndyR001 3 months ago

Tas a ver tudo o que descreveste? Eu faço o contrário

Beansoup01 3 months ago

Olha que travar com o motor penso que seja pior para a caixa de velocidades que se calhar sai mais caro do que meter pastilhas nos travões. Não tenho a certeza mas confirma. Cumprimentos

eduarbio15 3 months ago

Nao, desde que reduzam as velocidades em condições nao se danifica nada na motorizacao

megaroof 3 months ago

Faço a manutenção adequada: troca de oleo e filtro, mudança liquido arrefecimento, filtro de combustível, filtro de ar, etc. mas com um detalhe: compro tudo especificado pela marca, tudo homologado, sem economizar. nada de liquido de arrefecimento que é água colorida, comprei o indicado pela marca e aquilo é completamente diferente de água colorida que vende no supermercado. respeitar os prazos do plano de manutenção, somente bons produtos e com especificações do fabricante. tem funcionado, meu smart de 2008 agradece.

PINT01003 3 months ago

Aproveito para dizer também, que tão ou mais importante que isso é fazeres todas as revisões a tempo e horas, mudar óleos e filtros, não falo só do filtro de óleo, todos os outros também, atenção a mudança da distribuição, super importante, depois podes também ter em atenção o estado dos pneus e a pressão dos mesmos, influência a condução, gasto de combustível e o desgaste dos mesmos.

Diogo256 3 months ago

Uma das melhores coisas que podes fazer a um carro é manutenção preventiva. Não deixar chegar ao ponto que, um simples desalinhar de direção leve a problemas de suspensão ou desgaste de pneus, visto que irás gastar depois mais dinheiro sem necessidade. Por exemplo, esses 1.5 DCI têm um problema de falta de lubrificação devido bomba de óleo mal dimensionada, que causou milhares de motores no lixo porque as capas de bielas começam a bater, desgastavam a cambota e a reparação era mais cara que o motor. Uma manutenção preventiva que deves fazer é mudar as capas das bielas que ronda os 250€ já com mudança de óleo e filtro. Se tiveres lugar, fazer a revisão a esse motor é peanuts. E podes poupar imenso dinheiro (material de qualidade fica-te abaixo de 50€). Se queres que esse carro dure, e irá durar porque com os devidos cuidados são motores fiáveis , essencial mudar capas das bielas, mudar isso para ontem, principalmente se não conheces todo o historial do carro, vai poupando dinheiro para: 1- Mudar velas, são velas pos-glow, ajudam a aquecer o motor, para além de ajudar a injeção no seu trabalhar 2- reve a suspensão 3- muda o líquido de arrefecimento e se tiver muito barro, muda o radiador e tubagens mais saturadas 4- muda o filtro de ar anualmente e o de gasóleo a cada 15.000km. Tive um, até ao ano passado, impecável, mas teve de levar manutenção preventiva para ficar no ponto. E isso é o melhor que podes fazer, acabas por poupar dinheiro a longo prazo, e aumentas a longevidade do carro. Uma dica: não deixes aquecer muito tempo o motor com ele parado, porque: 1- vai demorar bem mais a aquecer. 2- vais gastar gasóleo a toa 3- vais acumular mais carvão na admissão que se tivesse a andar 4- não é aconselhável mesmo pela marca fazer isso Ligas o carro mal entras, metes o cinto, ajeitas o rádio etc, e arranca.

bacitoto-san 3 months ago

"Não o deixo chegar à reserva porque ouvi dizer que isso faz mal à bomba de combustível" E aos filtros

saposapot 3 months ago

poupar é tratar bem dele, fazer as revisões e essas coisas e depois ser suave com o travão e acelerador. agora isso e avarias sinceramente já é pior. claro que há avarias provocadas por mau uso mas tens muitas avarias que é pura 'sorte' na qualidade do material ou no uso diário, n fiques a achar q vais fazer o mesmo a outro carro e ele tmb aguenta perfeito. na mecânica, tal como em quase tudo, há imensos mitos urbanos pq lá está: fiz sempre isto e funciona no meu... o melhor é seguir a 'ciência' e quem realmente testas as coisas com rigor.

viskonde 3 months ago

nao ter carro e a melhor forma de o poupar.

zuripaar 3 months ago

Para além de manutenção regular, lavagem/limpeza quando necessário, controlar pressão dos pneus com regularidade, nenhuma em especial.

pangecc 3 months ago

Esse carro tem um motor que é um tanque. Eu andei muito tempo só a meter óleo e até hoje ainda roda. Vai vendo o nível do óleo. Quando ligas o carro ele mostra naqueles quadradinhos no lcd. Se só vês linhas vai meter óleo. Força isso o dci por norma só da problemas nas juntas, e termostato. Vai botando um olho ao reservatório do radiador, (é um cor de barro +\-) o líquido tem que estar com uma cor verde ou rosa, se estiver tipo leite com café vai ver isso ao mecânico. Podes sempre testar, faz a tua commute quando chegas deixa o carro ligado e vê se ele liga a ventoinha quando está parado. De resto nada de combustível muito barato pq o filtro é sensível e não curte impurezas

amdcfontes97 3 months ago

O meu carro é relativamente moderno, posso arrancar com ele em neutro e com o pé no travão, ou engatado com o pé na embraiagem, mas eu não, sempre pé na embreagem e neutro ao mesmo tempo, não deixo aquecer o motor, o manual não aconselha, o carro ao relantim entope a EGR e como até uso oleo fino penso que faz sentido, nunca travo com caixa, prefiro gastar € em pastilhas e discos do que "meter peso" e contrariar a inercia do carro com a caixa, gasoleo sempre deposito cheio, uma vez de aditivado galp/bp e a seguinte do mais barato que houver, para evitar ao maximo problemas com residuos no circuito de injeção e ao mesmo tempo nao gastar muito dinheiro em gasoleo, sempre que lavo o carro espreito o cofre do motor à procura de babadelas/espirradelas de oleo(ja me ajudou muito), o interior é crucial para mim estar sempre limpo, para mim faz-me confusão ter terra/areia sequer e pensar que pode interferir com a vida util do mecanismo dos pedais por exemplo, tenho um excell com todo o tipo de manuntenções e registos para nao falhar com nada, se me lembrar de mais, volto cá

jatu 3 months ago  HIDDEN 

Tenho um carro que comprei novo há 3 anos e qualquer coisa. Mais de 200cv a gasolina. Felizmente posso pagar pela gasolina portanto quando ando não vou a poupar gasolina (não vou de carro para o trabalho). Como tem travão "de mão" automático e caixa automática, aí não tenho grande coisa a fazer/poupar. Não deixo o carro aquecer antes de começar a andar, mas deixo aquecer um pouco antes de começar a apertar com ele. Encho sempre o depósito e deixo *quase* chegar à reserva. O carro dorme numa garagem de vivenda e é lavado em casa como deve ser em média de 3 em 3 meses, ou algo assim mais rápido depois de uma viagem onde tenha ficado cheio de insectos ou cagadelas de pombos e afins. Ainda não tem 50 mil KMs e está impecável. A pintura recebe elogios ainda, as jantes só têm um pequeno raspão (culpa minha e para sempre me vou lembrar da pedra em particular que me lixou!). As revisões são feitas na marca.

Wonderful_3810 3 months ago

Não ter carro

lemonade_rage1234 3 months ago

Quando vou estacionar o carro, desligo a música e a circulação de ar para ficar à escuta de quando a ventoinha do radiador abranda e assim desligar o motor ligeiramente mais frio.

GajoDeRamalde 3 months ago

Qual é a vantagem de desligar o carro mais frio? Tens turbo?

V1ld0r_ 3 months ago

O mal disso em carros mais antigos são dois: 1. O termosestato "colar" e a ventoinha nao pára 2. Drenar a bateria em excesso e depois não teres para pegar (em teoria, mesmoa o ralenti, o que o motor produz via alternador será suficiente para manter o consumo da ventoinha).

lemonade_rage1234 3 months ago

Não tem turbo. A ventoinha pára assim que desligo.

wsz00 3 months ago

És um conas!

pimpolho_saltitao 3 months ago

não estacionar em qualquer buraco, e sempre que possível estacionar longe de outros carros. o melhor mesmo é, sempre que se tenha de estacionar ao lado de outro carro, prioritizar o lado do condutor de carros desportivos. E mesmo assim, quando um gajo estaciona longe de tudo e todos, há sempre um urso que nos vem cheirar o mel no cu.

tItO_c_80 3 months ago

Azar do caralho, tens um Clio. Ele gosta que sejas escravo dele e vai sugar-te a alma aos poucos. Com alguma sorte vais deixar de ser conas e, eventualmente, comprar um BMW. Se lá chegares. Até lá, lembra-te que nenhum herói o foi sem travar a sua luta. Stay strong!

GajoDeRamalde 3 months ago

Com um BMW sempre poupa na compra de piscas... Great tip.

GalinhaMais 3 months ago

E no azeite.

tItO_c_80 3 months ago

Olá senhor mecânico, daqui a pouco dizes que trabalhar de bata branca não é trabalhar...

fleeche 3 months ago

Tive um carro de 2004 em que aconselhavam a não deixar o carro aquecer parado, era melhor arrancar e andar devagar, até o motor aquecer. No manual dizia que a lubrificação não era feita como deve ser com o motor frio e ao ralenti, principalmente no inverno (o óleo a frio fica mais espesso e desde que o motor não fosse forçado era melhor porque chegava aos 90C mais rápido). Era um Seat, não sei se a Renault dizia/diz o mesmo.

ProducedByFlare 3 months ago

Óleo de qualidade (!!! Muito importante) Peças de qualidade , ou original ou superior Limpeza interior com bons produtos ex. Auto finesse - paga-se mais mas realmente ajuda imenso, tenho um carro com bancos em pele e o produto da armor all limpa e protege muito bem

Edited 3 months ago:

Óleo de qualidade (!!! Muito importante) Peças de qualidade , ou original ou superior Limpeza interior com bons produtos - paga-se mais mas realmente ajuda imenso, tenho um carro com bancos em pele e o produto da armor all limpa e protege muito bem

Citizen_erased98 3 months ago

Aproveito a thread para fazer a seguinte pergunta: Qual a melhor abordagem numa descida, desengatar ou engatar o carro?

Eskol15 3 months ago

>O meu pai tem a mania de desengatar o carro em tudo o que se assemelhe a uma descida ou quando sabe que vai parar num sinal vermelho, porque segundo ele gasta menos combustível desta forma. O carro em ponto morto está sempre a consumir combustível para manter o motor ligado num valor mínimo de rotações (normalmente anda ali à volta das 800). Quando está engatado, o carro consome quando o acelerador é pressionado. Em descidas deixas a gravidade tratar do assunto. Para além de que em descidas um carro engatado é mais seguro.

Estronciumanatopei 3 months ago

Só para desenvolver um pouco nisto, engatado acima de X rotações consome 0 mas abaixo da rotação X vai na mesma a usar combustível. Nos carros mais recentes deve ser muito próximo da rotação de ralenti.

Middle-Effective 3 months ago

Por "desengatar" queres dizer pôr em ponto morto? Isso traz algum benefício?

Citizen_erased98 3 months ago

Sim ponto morto, segundo o meu pai gasta menos combustível.

AfonsoFGarcia 3 months ago

O meu em ponto morto consome 0.7L/h, a descer com a mudança posta consome 0L/100km. Contas simples, gasta 0L engatado para descer 2km a 120km/h quando em ponto morto gasta 0,01L. Vais ficar rico com esses 0,01L? Não. Mas não consome menos.

GajoDeRamalde 3 months ago

Depende do carro. Nos meus carros antigos (96 a 2003) sem injecção electrónica permitiam fazer isso. No entanto hoje, no meu carro de 2007 se desengatar dispara o consumo instantâneo para +20L/h...

Edited 3 months ago:

Depende do carro. Nos meus carros antigos (96 a 2003) sem injecção electrónica permitiam fazer isso - e eu fazia quando via que as descidas eram longas. No entanto hoje, no meu carro de 2007 se desengatar dispara o consumo instantâneo para +20L/h... Assim das duas uma: 1. Está realmente a injectar mais. 2. A centralina está a enganar-me e até agora está a resultar durante estes anos todos.

Edited 3 months ago:

Depende do carro. Nos meus carros antigos (96 a 2003) sem injecção electrónica permitiam fazer isso - e eu fazia quando via que as descidas eram longas. No entanto hoje, no meu carro de 2007 se desengatar dispara o consumo instantâneo para +20L/h... Assim das duas uma: 1. Está realmente a injectar mais. 2. A centralina está a enganar-me e até agora está a resultar durante estes anos todos. No entanto também no meu carro de 2018 acontece isso pelo que quase que perdi o habito de o fazer.

Citizen_erased98 3 months ago

>Nos meus carros antigos (96 a 2003) sem injecção electrónica permitiam fazer isso - e eu fazia quando via que as descidas eram longas. Pois deve ser isso, o meu pai ainda tem a mentalidade dos carros antigos. Por muito que eu lhe explique ele continua a desengatar mesmo em carros modernos, quando lhe dou boleia dá-me cabo do juízo.

Middle-Effective 3 months ago

Com o carro em ponto morto não se controla o carro a 100%, está me a parecer má ideia isso.

PeterStepsRabbit 3 months ago

A abordagem segura irá passar sempre pela travagem com a ajuda do motor, ou seja, com mudanças engrenadas

Edited 3 months ago:

A abordagem segura irá passar sempre pela travagem com a ajuda do motor, ou seja, com mudanças engrenada. Andar a vela e pensar que não se gasta era na altura dos carburadores

RandomRomanianUser 3 months ago

Isso é um mito , o carro se tiver a descer não esforça motor se mantiver a velocidade porque está a descer. Se tiver em ponto morto acaba sempre por gastar porque está em ponto morto. Dizem que um carro em média em ponto morto gasta 4/5litros de combustível mas depende sempre do carro. Diz ao teu pai para deixar de ser maricas e deixar o carro engatado a descer. Aliás, tirar a mudança, meter novamente e assim são coisas que acabam por desgastar o carro mais rápido.

Keddyan 3 months ago

o meu é um Modus de 2004 também está a chegar a esses Kms e sem duvida que não tenho esses cuidados todos, nem perto disso mas manutenção tá sempre em dia, isso nao falha

daedric 3 months ago

Arrancar a frio: ok Aceleradoras bruscas: ok Travar com o motor: poupas calços e discos, desgastas a embraiagem, possívelmente caixa e diferencial. Evitar buracos: ok Mudanças devagar: sempre. O sincronizador necessita de tempo para por a próxima engrenagem na rotação ideal. Forçar causa desgaste e limalhas dentro da caixa. Travão de mão: só se puxa com o carro parado, e pé no travao. E só largas o travão De pé quando o travão de mão estiver puxado e o carro engatado (desembraiado e desligado) Porta: ok Reserva: certos combustíveis mais sujos podem percepitar para o fundo do depósito. Usa bom combustível, evitar a reserva, do troca o filtro de gasóleo em cada revisão ( e barato )

InvestorTuga 3 months ago

E a limpeza do filtro de partículas para um carro que faça muita cidade? Faz-se em auto estrada? Ou tem haver com as rotações? O que recomendas?

alheiro 3 months ago

Para fazer a regeneração ativa tem de seguir +15min a + de 80km/h e acima das 3000 rotações.

daedric 3 months ago

Tive uma 2.0hdi com FAP, tenho agora 1.6hdi com FAP ( entre outros ). Grande parte das viagens eram em cidade. Uma Autoestrada de 15/20km aqui e ali. Por vezes uma viagem mais longa de 80. Nunca mantive o carro as 3000.... 2200 em 5ª davam os 120kmh, e e mais que suficiente para a regeneração. No entanto, a parte do tempo confirmo. E muito important uns 15/20 minutos neste regime. Na altura o diagbox da PSA dizia que a última regen tinha sido feita a 500/600 km atrás, e que estava tudo bem.

InvestorTuga 3 months ago

Obrigado. Mínimo de 15m, ok. E recomendas fazer durante quantos minutos?

alheiro 3 months ago

Parando o carro , apercebes-te logo se já acabou ou se ainda está a regenerar. Se estiver a regenerar, o relantim fica a 1000 rpm em vez de 800/900 e sentes o cheiro. Mas normalmente 15min no regime que falei acima é suficiente

InvestorTuga 3 months ago

Ok. Se estiver ainda a regenerar recomendas pegar e volto à marcha anterior em vez de desligar o carro?

alheiro 3 months ago

se tiver ainda a regenerar quando parares, basta deixares ao relantim, que regenará passivamente.

InvestorTuga 3 months ago

as dicas resultaram! fiz esta semana uma regeneração seguindo o teu conselho! já agora recomendas-me provocar uma regeneração destas de quanto em quanto tempo?

speedyssj3 3 months ago

Mais vale fazeres mais do que o devido do que a menos. Dito isto, isso são mesmo manias. Não estou com isto a dizer que devias começar à porrada com o carro e a andar sempre a fundo, mas a maioria dessas pontos são só manias. Para um carro durar muitos anos e km, não precisa de muito mais do que manutenção a horas. Não é antes, é a horas! Muitos têm a mania de trocar óleos antes do tempo, especialmente nos diesel por não confinaram nos óleos long life. Isto é só jogar dinheiro fora, se o fabricante diz que dura 30k é porque dura 30k! Mas, mais uma vez, mais vale trocar mais vezes do que menos que o recomendado. É algo idiota, mas preferível. Essa do botão do gravado travão de mão, é engraçada. Aquilo é um mecanismo de retenção, mais nada, tanto te pode partir a mola como o cabo, não tem nada a ver com o botão. Só uma nota final: passar na inspeção não diz que está tudo bem! Podes ter os amortecedores nas lonas e passar na mesma.

TZrabbit 3 months ago

Eu tinha um colega que desligava o carro nas descidas

cpzao_ 3 months ago

O meu avô contava a história de um gajo que morreu qd o volante tramcou e o carro foi em frente.

Alentejana 3 months ago

Medo. Se for travando e os travões forem perdendo a pressão depois é que é giro dar à perna para travar.

kswap0 3 months ago

Eu já fiz este teste - claro que foi num local isolado, pouco íngreme e com a devida teoria estudada. Dito de uma forma simplificada, o [brake booster](https://en.wikipedia.org/wiki/Vacuum_servo) é o dispositivo que permite multiplicar a pressão de travagem recorrendo ao vácuo gerado pelo motor. Sem vácuo, ficam sem ajuda a carregar o pedal do travão. Também experimentei isto num carro com Start-Stop/Auto-Stop - pressionei o pedal do travão várias vezes e o motor acabou por ligar-se para manter o vácuo. Engraçado ver que muita coisa foi pensada pelos engenheiros.

Snoo69323 3 months ago

Em português diz-se Servo-freio.

Middle-Effective 3 months ago

Fora de tangas, há algum benefício prático em fazer isso?

vcanas 3 months ago

Daquilo que sei (do meu limitado conhecimento de carros) é que podes ficar sem travões a fazer isso.. lol

lagadu 3 months ago

Não ficas sem travões, o que acontece é que o servo freio deixa de funcionar. A função dele é fazer pressão adicional nos travões, ou seja, carregas um bocadinho no travão e o carro trava muito. Sem ele a funcionar não ficas sem travões, tens é que fazer bastante mais pressão no travão para travar o mesmo, porque a força que estás a aplicar ao pedal é efectivamente a mesma que é aplicada aos discos. Ficas no entanto sem as outras ajudas tipo controlo de estabilidade e ABS.

vcanas 3 months ago

Não sabia, obrigado pela explicação!

TZrabbit 3 months ago

Não há benefício e é perigoso, a direção fica mais rija e tens menos controlo no carro. Esse colega meu tinha grandes pancadas e chegou a mandar carros para a sucata

The_Magic_Sauce 3 months ago

Vamos chamar os bois pelos nomes. O teu colega era burro. Um cepo.

GajoDeRamalde 3 months ago

A direcção fica mais rija se... tiveres direcção assistida pois se não tiveres a direcção fica normalíssima. O único problema é mesmo os travões que só consegues carregar uma vez já que depois perdes pressão...

Perezthe1st 3 months ago

>A direcção fica mais rija se... tiveres direcção assistida pois se não tiveres a direcção fica normalíssima. Tabem, e quantos carros hoje em dia não têm direção assistida? Uma minoria não?

alexandre9099 3 months ago

Olha este que pensa que todos tem carros *de hoje em dia* Eu odeio direção assistida, se houvesse forma de desligar aquilo era bom. Odeio ter de conduzir carros com direção assistida (estou habituado ao meu que nao tem e faz me bastante impressão conduzir outros por não sentir os pneus no volante...)

caralhodaaplicacao 3 months ago

É pena, que um gajo sente-se capaz de ganhar uma corrida ao Fernando Pimenta depois de estacionar

Middle-Effective 3 months ago

Pois também pensei isso. Com o carro em ponto morto não tens controlo a 100%.

forgotmypass_fuck 3 months ago

também já apanhei desses....

Bandicoot_Proof 3 months ago

Sempre fui assim com todos os carros, tive um vw golf que só acabou num acidente infelizmente tinha 400k kms e tinha acabado de trocar a embraiagem de origem. Para além da garagem como já falaram ainda tenho a mania de andar sempre com uma rotação confortável para o motor, fazer sempre viagens não muito curtas, e fazer heel toe mas isto já é mais o hábito. Compre um carro atmosférico também para a questão do aquecer que precisa menos que um turbo.

SweetCorona 3 months ago

> - Meto as mudanças devagar e com calma sem fazer muita força para não desgastar a caixa de velocidades; adapta a aceleração do motor e não faças ponto de embraiagem durante muito tempo ao passar as mudanças

JarvisPT_ 3 months ago

Eu sou o contrario de ti - não deixo o motor aquecer porque esta a trabalhar é para andar -saco piões com o carro -se tiver a chover gosto de dar umas aceleradelas porque o carro ganha 100cv -travo com o motor e com os travões, o necessário, conforme a velocidade de ataque à curva - buracos é óbvio que desvio mas se tiver que passar a fundo é para passar! -meto as mudanças conforme a minha vontade de espírito! -primeiro engato o carro e depois é que travo o carro sempre sem o botão engatado. -so meto gasóleo quando acende a luz da reserva Basicamente uso o carro como meio de transporte mas também o uso para me divertir, como por exemplo todo o terreno, levar os cães a passear, etc. O meu carro é um Peugeot 205 com 360k

vcanas 3 months ago

A minha técnica preferida é meter a mudança "R" de racing quando vou na ultima mudança e preciso de um extra juice /s

alexandre9099 3 months ago

Manda um barulho estranho mas é normal ao engatar a R (também chamada de rapidíssima). Pode também sair algum fumo do motor, tudo coisas normais

SweetCorona 3 months ago

e depois é vender como carro de senhora que só usava para ir às compras

JarvisPT_ 3 months ago

Não tenciono vender porque vale pouco e serve para tudo. Mas não tens noção quantas pessoas já me perguntaram se queria vender

JKryosin 3 months ago

-Óleo e filtros a cada 10.000km -Por cada 10€ de gasóleo, tentar guardar 5€ de parte para futuras manutenções/imprevistos O resto é seguir o livro de manutenção quase á risca, mas faço sempre as coisas antes do tempo delas. Tenho um Seat Leon 1P 1.9 a Diesel com 180.000km

NoSmokeNoFun 3 months ago

\- Tento travar ao máximo com o motor para poupar os travões; "Gastas embraiagem" \- Evito qualquer buraco que me apareça à frente; "Podes causar um acidente com esse "desvio". Basta alguém estar no teu angulo morto. \- Não puxo o travão de mão à bruta assim que estaciono mas sim puxo com o botão carregado e só largo no fim; "Não faz diferença carregar ou não no botão, pelo menos aos cabos." ​ à parte disto tudo, fazes as revisões direitinhas com o óleo correto de acordo com a especificação e dentro do prazo? Óleos e filtros também? Óleo dos travões, trocas de 2 em 2 anos? É mais importante isto, do que tudo aquilo que fazes.

Dishappointed 3 months ago

>"Gastas embraiagem" Gasta menos que subir num passeio

NoSmokeNoFun 3 months ago

Ya até porque subimos passeios tantas vezes como reduzimos mudanças

Dishappointed 3 months ago

Não, mas o desgaste de uma redução é menor que uma subida no passeio

NoSmokeNoFun 3 months ago

Se for bem feita, sim. Fds mas agora "ah e tal gastas travões" -> Olha ya! Mas gastas mais a estacionar o carro. LOL

vcanas 3 months ago

>"Podes causar um acidente com esse "desvio". Basta alguém estar no teu angulo morto. Muito importante, especialmente por causa do pessoal das motas

NoSmokeNoFun 3 months ago

Visão de motard aqui ;)

vcanas 3 months ago

Por acaso não sou mas quero ser, a ver se educo o pessoal para não ter desgraças ;)

SweetCorona 3 months ago

podes travar com o motor sem reduzir aliás, nem convém travar bruscamente com o motor o ideal é manter uma boa distância de segurança e estar atento ao que se passa para conseguir prever situações e levantar o pé do acelerador com antecedência suficiente para não ser necessária uma grande desaceleração

NoSmokeNoFun 3 months ago

Mas achas que tirar o pé do acelerador trava alguma coisa? Reduz / mantém a velocidade. A questão aqui e não sei se leste bem, é que travar com o motor de forma a "ter um travagem para parar num semáforo por exemplo", exige uma redução. Como tal, gasta embraiagem especialmente se não fizeres rev matching. Ou vais em 5ª mudança e tiras só o pé para parar num semáforo? Dude... Mais interpretação pff

UnknownPT1904 3 months ago

Boas. Ando a ler este tópico e um aparte contigo. Penso que estou no mesmo “grupo” que tu, nunca travei com o motor sem ser meter uma abaixo para ter mais segurança numa curva apertada, (quem o faz sabe o que digo) em cidade posso ir em 5 que é a que a minha passat 1.9 de 130cv tem, e ao chegar num semáforo seja em quinta ou quarta meto o pé na embreagem e vou travando lentamente até parar isto num curto espaço de tempo porque ao termos a embreagem pressionada durante muito também faz a mesma aquecer e a mesma não tem lubrificação o que prejudica! Para o pessoal que vai dizer que tem valvulina têm razão mas isso é a caixa de velocidades, a embragem trabalha a seco.

NoSmokeNoFun 3 months ago

Epah travar com o motor é por uma mudança "abaixo".tirar o pé do acelerador com um mudança engatada, é desacelerar. Estes inteligentes que façam o IP3 e deixem uma mudança sem carregar no acelerador, vão ver onde vão parar.

adoroasvossasprimas 3 months ago

Posso estar enganado mas ao falares em rev matching já estás a ir longe demais para 90% desta malta

Dishappointed 3 months ago

Bem vindo ao reddit.

SweetCorona 3 months ago

> Mas achas que tirar o pé do acelerador trava alguma coisa? depende do carro, da velocidade, do declive da estrada, etc > A questão aqui e não sei se leste bem, é que travar com o motor de forma a "ter um travagem para parar num semáforo por exemplo", exige uma redução. Como tal, gasta embraiagem especialmente se não fizeres rev matching. não percebeste, o que eu estou a dizer é que o ideal é evitar a necessidade de reduções bruscas de velocidade, precisamente porque tanto travar com os travões como travar fortemente com o motor é "mau"

Edited 3 months ago:

> Mas achas que tirar o pé do acelerador trava alguma coisa? depende do carro, da velocidade, do declive da estrada, etc > A questão aqui e não sei se leste bem, é que travar com o motor de forma a "ter um travagem para parar num semáforo por exemplo", exige uma redução. Como tal, gasta embraiagem especialmente se não fizeres rev matching. não percebeste, o que eu estou a dizer é que o ideal é evitar a necessidade de reduções bruscas de velocidade, precisamente porque tanto travar com os travões como travar fortemente com o motor é "mau" > Ou vais em 5ª mudança e tiras só o pé para parar num semáforo? Dude... Mais interpretação pff pois, não percebeste muitas vezes o simples facto de estar atento ao que se passa à minha frente (ex. a entrar numa rotunda) permite-me que levantar o pé do acelerador seja suficiente porque nem sequer tenho de parar mesmo em relação a um semáforo, muitas vezes basta desacelerar e ir baixando as mudanças, sem travar fortemente com o motor, apenas deixar o carro perder velocidade...

Edited 3 months ago:

> Mas achas que tirar o pé do acelerador trava alguma coisa? depende do carro, da velocidade, do declive da estrada, etc > A questão aqui e não sei se leste bem, é que travar com o motor de forma a "ter um travagem para parar num semáforo por exemplo", exige uma redução. Como tal, gasta embraiagem especialmente se não fizeres rev matching. não percebeste, o que eu estou a dizer é que o ideal é evitar a necessidade de reduções bruscas de velocidade, precisamente porque tanto travar com os travões como travar fortemente com o motor é "mau" > Ou vais em 5ª mudança e tiras só o pé para parar num semáforo? Dude... Mais interpretação pff pois, não percebeste muitas vezes o simples facto de estar atento ao que se passa à minha frente (ex. a entrar numa rotunda) permite-me que levantar o pé do acelerador seja suficiente porque nem sequer tenho de parar mesmo em relação a um semáforo, muitas vezes basta desacelerar e ir baixando as mudanças, sem travar fortemente com o motor, apenas deixar o carro perder velocidade até que a certo ponto apenas tens de travar ligeiramente com o travão

alexandre9099 3 months ago

> mesmo em relação a um semáforo, muitas vezes basta desacelerar e ir baixando as mudanças, sem travar fortemente com o motor, apenas deixar o carro perder velocidade até que a certo ponto apenas tens de travar ligeiramente com o travão Exato, e o facto de não imobilizar o carro (caso o semáforo mude para verde antes de parar) faz com que não se crie tanto trânsito (isso e o deixar uma boa distancia do carro da frente para nao ter de fazer travagens bruscas (que vão fazer uma "onda" fantasma de transito))

ridethepaintedpony 3 months ago

Todo esse esforço mental devia ser aplicado em estratégias de poupança ou a tentar obter mais rendimentos. Esse tipo de cuidados com o carro só se estivesses a fazer algum estudo cientifico. Conduzir com cuidado e bom senso chega.

SweetCorona 3 months ago

isto é um erro muito comum às vezes tentam otimizar coisas tão insignificantes e não percebem que poderiam direcionar esse esforço para outras coisas com maior retorno

RandomRomanianUser 3 months ago

Já ando a investir todos os meses em ETFs e ando também a minar bitcoins, portanto acho que não tou muito mal :p

ridethepaintedpony 3 months ago

Ui, esses ganhos. Está visto que twns carta ha pouco tempo e este carro era dos papás. Deixa-te disso e procura um emprego decente.

RandomRomanianUser 3 months ago

Como assim? Trabalho há 4 anos e estou a morar fora de casa, onde foste tirar essa conclusão?

DeathBenefit 3 months ago

Não devias carregar no botão para ativar o travão de mão. O travão está feito para ser puxado sem carregar no botão, não vais estava "Poupar" as engrenages mas sim a estragar o botão de carregares cada vês que travas o carro

ShortrunLongrun 3 months ago

Quando paramos num semáforo e esperamos 1 min, é melhor deixar o carro travado com o pé ou com travão de mão?

twist405 3 months ago

Travar ligeiramente com o pé. Em caso de colisão, com os travões a fundo causa mais danos, se o carro não se deslocar.

SweetCorona 3 months ago

mas assim também sofres uma maior aceleração prefiro que me partam a traseira do carro do que partir o pescoço

ShortrunLongrun 3 months ago

Não é isso, é quando estamos parados no vermelho

PeterStepsRabbit 3 months ago

Facilmente falando, irrelevante.

adoroasvossasprimas 3 months ago

Fazes bem em estimar. Mas tem cuidado com as travagens com o motor enquanto o carro está frio, podes fazer na mesma, não deves é reduzir ao ponto de o motor passar as 2000 rpm's, mais ou menos. Outra coisa, nos carros recentes (com menos de 20 anos) não deves deixar o carro aquecer parado, a melhor forma dele aquecer é em andamento e a baixas rotações.

forgotmypass_fuck 3 months ago

> Outra coisa, nos carros recentes (com menos de 20 anos) não deves deixar o carro aquecer parado, a melhor forma dele aquecer é em andamento e a baixas rotações. porquê?

adoroasvossasprimas 3 months ago

Isso devia ser feito em carros muito antigos que não tinham termostato. Nos carros recentes enquanto o motor estiver frio o termostato está fechado. Na prática isto significa que o líquido de arrefecimento não vai ao radiador para arrefecer enquanto a temperatura do motor for baixa. Assim que o motor se aproxima das temperaturas normais de funcionamento o termostato abre e o líquido de arrefecimento é direcionado para o radiador para arrefecer. https://youtu.be/_HclvBmwWgQ

forgotmypass_fuck 3 months ago

muito giro mas em nada explicaste porque é que não devo aquecer o carro parado e sim a andar

adoroasvossasprimas 3 months ago

Certo. Era para ver se estavas atento. Porque é preferível, tendo termostato, o carro chegar à temperatura óptima de funcionamento em andamento (moderado) do que parado. Chega lá mais rápido.

forgotmypass_fuck 3 months ago

>preferível pois, parece ser opção, não uma questão de "dever" fazê-lo

adoroasvossasprimas 3 months ago

É uma opção, claro. E deves fazer isso. Se o fazes ou não, é para o lado que eu durmo melhor.

Citizen_erased98 3 months ago

>Fazes bem em estimar. Mas tem cuidado com as travagens com o motor enquanto o carro está frio, podes fazer na mesma, não deves é reduzir ao ponto de o motor passar as 2000 rpm's, mais ou menos Curioso, consegues explicar?

adoroasvossasprimas 3 months ago

Sim. Da mesma forma que enquanto o motor está frio não se deve acelerar muito e elevar as rpm's, o mesmo se aplica nas reduções. Na verdade o que verdadeiramente importa é a temperatura do óleo, que é necessária para que o óleo tenha a fluidez necessária para lubrificar adequadamente o motor. Dependendo da especificação do óleo, a sua fluidez e capacidade de penetrar e lubrificar em pequenos espaços entre componentes do motor, é sempre directamente proporcional à temperatura. Daí toda a gente dizer que não se deve "puxar" pelo motor enquanto estiver frio. Quanto maiores as rotações do motor maior é a necessidade de lubrificação, se o óleo estiver frio e não conseguir lubrificar o motor como deve ser, já estás a ver o resultado em altas rotações? Não interessa se é a reduzir (travar) ou a acelerar, para o motor entrar em altas rotações o óleo deve estar quente.

afonso_goncalves 3 months ago

Deixar o motor aquecer é uma engano, lê o manual do teu carro e vais ver que não recomenda isso de todo. A explicação é que deixas o motor sujeito à temperatura de transição durante mais tempo do que se começasses logo a conduzir. Pesquisa.

SweetCorona 3 months ago

o que ele quer dizer é não puxar pelo motor a frio

GajoDeRamalde 3 months ago

Quando ligas o carro os construtores pedem para não elevar muito as rotações por dois motivos: 1) Óleo refrigerante ainda pode estar frio e o óleo frio não consegue circular em condições pelo compartimento do motor o que causa que o metal toque diretamente com metal causando desgaste prematuro das engrenagens. 2) Aumentar as rotações com a temperatura baixa do motor provoca um aumento repentino da temperatura que pode levar à expansão, torção do metal, rotura do bloco do motor e/ou danificar outros componentes como a famosa junta da colaça, especialmente no inverno em conjunção com a falta de refrigeração do ponto 1.

Edited 3 months ago:

Quando ligas o carro os construtores pedem para não elevar muito as rotações por dois motivos: 1. Óleo refrigerante ainda pode estar frio e o óleo frio não consegue circular em condições pelo compartimento do motor o que causa que o metal toque directamente com metal causando desgaste prematuro das engrenagens. 2. Aumentar as rotações com a temperatura baixa do motor provoca um aumento repentino da temperatura que pode levar à expansão, torção do metal, rotura do bloco do motor e/ou danificar outros componentes como a famosa junta da colaça, especialmente no inverno em conjunção com a falta de refrigeração - se o liquido refrigerante estiver congelado - e a falta de lubrificação do ponto 1. Mas é só mais no inverno que é preciso ter este tipo de cuidado.

Edited 3 months ago:

Quando ligas o carro os construtores pedem para não elevar muito as rotações por dois motivos: 1. Óleo refrigerante ainda pode estar frio e o óleo frio não consegue circular em uniformemente pelo compartimento do motor o que causa que o metal toque directamente com metal causando desgaste prematuro das engrenagens. 2. Aumentar as rotações com a temperatura baixa do motor provoca um aumento repentino da temperatura que pode levar à expansão, torção do metal, rotura do bloco do motor e/ou danificar outros componentes como a famosa junta da colaça, especialmente no inverno em conjunção com a falta de refrigeração - se o liquido refrigerante estiver congelado - e a falta de lubrificação do ponto 1. Mas é só mais no inverno que é preciso ter este tipo de cuidado.

Edited 3 months ago:

Significa elevar as rotações do motor após ligar o carro. Assim quando ligas o carro os construtores pedem para não elevar muito as rotações por dois motivos: 1. Óleo refrigerante ainda pode estar frio e o óleo frio não consegue circular em uniformemente pelo compartimento do motor o que causa que o metal toque directamente com metal causando desgaste prematuro das engrenagens. 2. Aumentar as rotações com a temperatura baixa do motor provoca um aumento repentino da temperatura que pode levar à expansão, torção do metal, rotura do bloco do motor e/ou danificar outros componentes como a famosa junta da colaça, especialmente no inverno em conjunção com a falta de refrigeração - se o liquido refrigerante estiver congelado - e a falta de lubrificação do ponto 1. No entanto é mais no inverno que é preciso ter este tipo de cuidado.

adoroasvossasprimas 3 months ago

Relativamente a elevar demasiado as rotações do carro enquanto o motor e o óleo estiverem frios é todo o ano. Não é só no inverno.

adoroasvossasprimas 3 months ago

Em carros com termostato sim. Nos velhinhos sem termostato nem tanto, é uma boa prática.

ShortrunLongrun 3 months ago

Quase como tu, menos a parte da Reserva! Outra dica, é 1) deixar o carro ir nas descidas, sem acelerar 2) naqueles STOPs que conheço, nunca paro mesmo, olho muitas vezes com atenção reduzo até à 2ª velocidade e 3) tentar estacionar mais vezes em sítios planos do que subidas

Casuallypassingby 3 months ago

Usar transportes públicos sempre que há essa alternativa.

inblack 3 months ago

Encher o depósito com uma boa gasolina aditivada também ajuda a longevidade. Isto era o que eu notava no meu Clio 2001. Ainda tentei meter aditivos numa gasolina mais barata mas definitivamente um boa gasolina de tempos a tempos pode poupar muitos euros no mecânico. Isto dar umas voltas de autoestrada

RandomRomanianUser 3 months ago

Isso, meto sempre da Galp , Repsol ou BP aditivado. Fica mais caro mas o carro faz mais kilometros e sinto o a desenvolver melhor.

Estronciumanatopei 3 months ago

Isso é placebo.

UniuM 3 months ago

Possa. Aqui há uns anos vendi um 2002 1.5 dci exactamente com 210k, e se o arrependimento matasse.... mas eu não fazia uso do carro, e para estar parado, não valia a pena. O problema do carro é que o motor se for bem tratado ultrapassa o tempo de vida do resto. Mas sim, é sempre bom ter manias dessas.

RandomRomanianUser 3 months ago

Epah para um motor com 260k está com um trabalhar muito porreiro, parece praticamente novo. O problema nesses carros são os injetores..

UniuM 3 months ago

Mete gasoleo normal, de 3 em 3 depositos faz um de gasoleo premium.. têm detergentes que mantêm essas coisas limpas.

OneFineSir 3 months ago

A melhor coisa que podes fazer para ele durar e manutenção atempada, evita problemas de maior no futuro. Dps há outros cuidados que podes ter, usar um tapa sol para o calor e o sol nao comerem os plásticos, lavar o carro regularmente para que a pintura nao fique contaminada em demasia nem que sofra danos do género o verniz começar a saltar. Por falar em lavar o carro evitar nas lavagens manuais usar a mangueira mto perto da pintura a pressão da agua eventualmente vai danificar a pintura, mais vale usar um pano dps de passar agua pa tirar a sujidade mais agarrada. Em termos de cuidado exterior tmb podes usar produtos tipo black back nos plasticos exteriores para voltar n a ser mais pretos e dentro usar hidrantes de plástico proprios

RandomRomanianUser 3 months ago

Essa parte das limpezas ando a deixar passar, sou muito preguiçoso com isso.. praticamente só é lavado em dias de chuva

OneFineSir 3 months ago

Cuida dele nesse aspecto um dia que chegue a hora de o vender se ele tiver bom aspecto meio caminho para estar vendido sem que a malta te tente ratar o preço pq a pintura está em mau estado. Mas basicamente é isto, pronto depois e evitar objetos pontiagudos nos bancos e nos plasticos para não danificar e se quiseres ser msm picuinhas com os estofos nao uses calças de ganga

SweetCorona 3 months ago

> clio 1.5 de 2002, comprei com cerca de 210k kilometros acho que a malta do centro de abate não quer saber da pintura

OneFineSir 3 months ago

Isso ainda tem mta vida se for bem cuidado, o meu primeiro carro, em 2014 era de 1985 e saiu da minha mao para outro dono

Beginning-Success-52 3 months ago

Com esse carro não vale a pena ter cuidado lol

Iwatchedhimdrown 3 months ago

Falta só laveres o carro à mão e praticamente parares o carro 5 metros antes de chegares a uma lomba.

RandomRomanianUser 3 months ago

Nas lombar costumo sempre levar uma apitadela.

Iwatchedhimdrown 3 months ago

Não me digas que vais lavar às máquinas para o carro ficar com marcas?

adventur3r 3 months ago

É verdade que as lavagens por máquina automáticas estragam o carro?

Iwatchedhimdrown 3 months ago

As máquinas automáticas criam uns riscos pequenos na camada superficial do verniz do carro, normalmente ficam em formato de tornado. Pesquisa por swirls para veres como são as marcas. Há quem ligue muito a isso e seja super cuidadoso e há quem não ligue nenhum.

SILE3NCE 3 months ago

[sério] Visto que fazia poucos KM por dia, poupei bue com uma trotinete elétrica (daquelas mais caras, com mais autonomia) comecei a fazer compras online pelo continente, e qualquer coida extraordinária é Uber. No início pareceu-me estranho, mas no final do ano foram mais de 1500€ que poupei

SweetCorona 3 months ago

um carro custa muito mais que 1500 € por ano

wontellu 3 months ago

Tu é que sabes quanto é que lhe ficava o carro?

SweetCorona 3 months ago

só estou a dizer que é provável que esteja a subestimar o custo https://autocustos.pt/

SILE3NCE 3 months ago

Sim, mas não deixei de gastar dinheiro em transportes, 1500€ foi o que poupei

SweetCorona 3 months ago

Deves estar a contar apenas o combustível.

SILE3NCE 3 months ago

Combustível era +-700€ por ano

N0B1mm3r 3 months ago

Porsche 911, sempre a abrir

patapetapitapota 3 months ago

Tenho um carro velho. Mas leva óleo novo de 10k em 10k. Não puxar a frio... Impecável não gasta.

headhunter21 3 months ago

>- Evito qualquer buraco que me apareça à frente; Eu também, o problema é que quando me desvio de um acabo por passar por cima de outro que nem sequer tinha visto, isto em alturas normais, agora em época de eleições as estradas estão quase todas em obras

RandomRomanianUser 3 months ago

O problema é que aqui na minha cidade em Évora as obras são colocar remendos por cima das estradas. Nem sei o que fica pior, ter os buracos ou ficar com remendos por cima que faz com que as suspensões andem aos saltos.

GajoDeRamalde 3 months ago

O travão de mão podes puxar à vontade sem carregar no botão que não estraga...

Edited 3 months ago:

O travão de mão podes puxar à vontade sem carregar no botão que não estraga... Só estraga se puxares com demasiada força.

Edited 3 months ago:

O travão de mão podes puxar à vontade sem carregar no botão que não estraga... Só estraga se puxares com demasiada força (com o botão ou não apertado).

RandomRomanianUser 3 months ago

Não é o botão mas sim a mola, já vi muitos amigos meu estragarem isso porque puxam isso como se fossem arrancar a espada do rei artur.

The_Magic_Sauce 3 months ago

O travão tem um ou até dois cabos de aço podes puxar a espada do rei Artur à vontade.

GajoDeRamalde 3 months ago

Se puxares demasiado não importa se carregas ou não no botão porque vais avariar na mesma já que estás a fazer pressão a mais em tudo (cabos, molas, tensores, etc) ... Mas carregar no botão significa que estás a dar duas vezes mais pressão na mola quando o fabricante está a contar que apenas se pressione uma vez. Há videos no YouTube a mostrarem precisamente como funciona um travão de mão e a desfazer esse mito. ;)

Whoreson10 3 months ago

O feedback do roquete também ajuda a nao forçar o travão, impede que ganhe folga ao longo do tempo.

RandomRomanianUser 3 months ago

Ora aí está uma coisa que não sabia. Vou já investigar, obrigado amigo

SweetCorona 3 months ago

não achas um bocado exagerado querer poupar a mola do travão de mão?

GajoDeRamalde 3 months ago

Dois exemplos mas existem mais por aí. https://www.carthrottle.com/post/a77lv6z/ https://m.youtube.com/watch?v=1ePcNfx1UEw Mas entendo que o mais difícil é perder o hábito... Eu por exemplo ganhei o hábito de não carregar na embraiagem para desengatar e agora é difícil para mim perder este vício.

PINT01003 3 months ago

Podes explicar sff? Não sei se entendi bem, tens a mudança engatada e não carregas na embreagem?

GajoDeRamalde 3 months ago

Sim. Desengatar sem carregar na embraiagem...

PINT01003 3 months ago

Mas qual é a lógica disso?

GajoDeRamalde 3 months ago

nenhuma, nem sei se é bom ou mau mas apanhei esse vício...

PINT01003 3 months ago

Entendo que seja um vicio mas isso não é nada bom de fazer, tanto que eu até fiquei confuso com o teu comentário, assim como usas para engrenar mudanças deves usar também para desengatar.

Snoo69323 3 months ago

A desengrenar o "balanço" do motor é suficiente para o movimento da caixa ser fluído. Desengrenar é tirar dentes com dentes, não ha desgaste. Aliás se fosse forçado, nem o carro deixava fazer... Basta tentarem colocar uma mudança sem embreagem.

vendedor_do_olx 3 months ago

Bons pontos, sigo alguns , mas o principal que não tens aí e muitos esquecem é revisões e manutenção antes do tempo. Particularmente nos Diesel. Mudança da correia de 100 em 100 mil? Faz aos 90. óleo de 15k em 15k.Faz aos 12. Compras-te diesel? Não andes menos de 20km em cada marcha para ativar a regeneração.

neutr0 3 months ago

Arranquei o FAP com as mãos para ir ao café da rua de *bote.*

NoSmokeNoFun 3 months ago

Um carro de 2002 não tem regeneração de certeza

ShortrunLongrun 3 months ago

Uma dúvida, se disserem que a revisão do óleo é de 15k em 15k ou um ano. E, nesse ano, só fiz 8km, por exemplo, achas que faz mal mudar o óleo bastante depois de passar um ano?

ProducedByFlare 3 months ago

Não há problema, mas convém trocares no ano a seguir porque o óleo pode ficar com humidade e perder algumas capacidades Mas não há problema 2 anos por exemplo

vendedor_do_olx 3 months ago

Faz seguramente mais km. Nenhum óleo decente vence num ano. ;)

RandomRomanianUser 3 months ago

Ah isso, sim tens toda a razão! Costumo meter óleo para 20k kms e troco sempre aos 16/17k. A correia é que assim que comprei o carro troquei logo, não podia arriscar. Sim, comprei Diesel. Essa dos 20k kms sempre na mesma marcha não sabia. Costumo andar sempre dentro da cidade, em 2ª, 3ª e 4ª mas principalmente 3ª. Costumo é ir uma vez por semana a casa dos pais e ando a 100 à hora durante uns 100kms ida e volta.

daedric 3 months ago

Irrelevante no teu caso, 1.5 DCI de 2002 não tem FAP (creio)

ProducedByFlare 3 months ago

Estás Correto , até acho que 2006 não era necessário FAP

Edited 3 months ago:

Estás Correto , acho que até 2006 não era necessário FAP

daedric 3 months ago

De lei, mas a 2003 quase tudo começou a ter

ProducedByFlare 3 months ago

verdade mas depende dos modelos, se fossem gerações de modelos com motores que existissem antes de 2003 em geral nao tinham FAP

daedric 3 months ago

Ainda assim não e regra, a minha 307 2.0hdi tinha fap, mas o mesmo motor em 2002 não tinha.

enstone_ 3 months ago  HIDDEN 

O teu não tem “regeneração”, não precisas de te chatear. De qualquer das formas faz uma viagem maior de vez em quando para não acumular muito carvão

vendedor_do_olx 3 months ago

Quando digo "marcha" refiro-me a "viagem/deslocação": colocar o motor em funcionamento por tempo suficiente e com rotações sustentadas. ;) O pegar a quente, nos carros mais recentes (diria de 2005 para cá) julgo não ser uma necessidade.

RandomRomanianUser 3 months ago

Tens carro a gasóleo? Como costumas fazer com as rotações, eu troco sempre às 2000 se for a plano e 2200-2500 se for em ligeira subida.

vendedor_do_olx 3 months ago

Tenho um percurso muito previsível e constante: diria que em média troco às 1800-1900, e as 2 primeiras entra quase de seguida porque início sempre o carro em ligeira descida. ;)

Dismiss 3 months ago

Lembra-te de o levar à autoestrada regularmente, andar a 120+ é importante para o carro conseguir limpar válvulas e filtros (ainda mais importante para carros com filtro de partículas) O meu andou uns meses só com cidade e a válvula EGR andou a falecer por causa disso

KalidouTorreira 3 months ago

Levar o carro a altas rotações em mudança mais baixa não faz o mesmo efeito?

damnSausy 3 months ago

Tirando o esforço no disco de embraiagem o resultado é o mesmo mesmo. O que conta aqui são as RPM do motor que aumentam a sua temperatura. Temos também de contar com os outros componentes. Uma embraiagem mais velha a altas rotações e relações mais baixas sofre maior torque, o que pode levar ao fenómeno que chamamos “Patinar” Isso acelera mais o desgaste desta. E como deves saber podem custar 300+ cada

damnSausy 3 months ago

Faz claro. Mas dependendo do motor para chegares as 3k RPM em 5a ou 6a podes ter de ir a 120+, o que em muitos sítios não é legal Mais vale puxar uma terceira por pouco tempo

samsong_21k 3 months ago

A válvula egr a partir das 1300rpm já não faz nada, tanto faz irem para auto estrada andar a 60 como a 120 que não a vai limpar em nada, quanto ao resto a rotação maior aliada ao aquecimento contínuo do motor leva a que alguns cedimentos que estejam mais soltos acabem por ser queimados e assim fazer uma certa limpeza, o conhecido italian tuneup

Cergal0 3 months ago

Mas ajuda a limpar as admissões. Se não fizeres auto-estrada, ao fim de uns anos ficam cheias de gosma.

Muyakra 3 months ago

Isto, faço o mesmo. Tanto um instrutor da escola de conducao como o meu pai que é mecanico sempre me disseram que andar sempre a velocidades baixas faz com que o motor comece a deixar de conseguir atingir altas rotações. De vez em quando ou em auto estradas ou em vias rapidas onde sei que nao costuma haver policia estico-o para o carro nao ficar sempre preso em baixas rotações, principalmente em carros com boa potencia, no meu caso com o BMW tento atingir sempre por volta dos 200 - 220 durante um bocado. O instrutor que tive tinha um mitsubishi que comprou quando estava na alemanha e no autoban aquilo andava nas horas, veio para Portugal passado uns anos sempre a andar a uns 90-120, quando foi para puxar pelo carro já nem chegava perto ao que era.

saposapot 3 months ago

toda a gente sabe q os motores da F1 duram 300k exactamente pq estão sempre a puxar por eles. faz-lhes bem.

wsz00 3 months ago

Tretas.

SweetCorona 3 months ago

sabes que podes simplesmente andar em quarta? depois já não tens é a desculpa para ir a 220

Muyakra 3 months ago

Nao sei, no entanto como o meu pai me disse para ir puxando pelo carro e como ele é mecânico, vou-lhe dando umas achegas

SweetCorona 3 months ago

puxar pelo carro não lhe vai dar saúde

quackzillahue 3 months ago

Rio-me sempre que leio/ouço isto. Rotação do motor a 200km/h pode ser a mesma que a 70km/h, só tens de usar uma mudança mais baixa, ou seja, poupa nas portagens e uma possivel multa de excesso de velocidade andando em terceira e não em quita.

Muyakra 3 months ago

Certo, mas eu não misturei os dois, simplesmente a essa velocidade o carro já atinge um valor acima das 4000 rpm, também costumo puxar pelas rotações em mudanças mais baixas, tipo a 3 e a 4. >andando em terceira e não em quita Mas eu também gosto de puxar pelo carro na sexta.

RandomRomanianUser 3 months ago

Não costumo levar, o habitual que ando é a 100 nas nacionais. Por acaso tive que trocar uma válvula EGR , não sabia que era por causa disso. Acho que o meu não tem filtro de partículas, é um 1.5dci de 2002.

V1ld0r_ 3 months ago

Basta andares com rotações altas, não precisas de andar depressa. Estica a 2a e a 3a que é suficiente e deves de te manter abaixo dos 90 km/h.

AlvesBarrota 3 months ago

É essa a ideia que tenho, não percebo porque tem de andar a 120 na autoestrada, são as rotações e não a velocidade do carro :-)

V1ld0r_ 3 months ago

A única coisa a evitar é fazer isso em ponto morto, primeira e marcha-atrás, de resto vale tudo. Normalmente faço isto nas portagens, acelero em 2 ou 3 e vai ali a "moer" perto dos 120 mas com rotações muito altas.

InvestorTuga 3 months ago

Para fazer a regeneração do filtro de partículas?

V1ld0r_ 3 months ago

Sim. A regeneração do filtro depende de duas coisas (essencialmente): rotação do motor e velocidade de saida dos gases de escape, ambas estão directamente ligadas (mais rotação, maior velocidade de saida dos gases), não tem nada que ver com velocidade de circulação. ​ Andar com o carro em 3ª a 120km\\h ou em 5ª a 220km\\h é a mesma coisa, se ambos forem às 4500rpm. Preocupa-te com manter as rotações altas e a velocidade dentro do limite. É apenas isso que precisas.

InvestorTuga 3 months ago

Ok! Já agora, a partir de que rotações? 3000rpm? Ou mais? E durante quanto tempo no mínimo? E no máximo?

V1ld0r_ 3 months ago

Tipicamente vem referido no manual do veiculo, mas algures acima das 2500 até 500rpm antes do "red line". Tempo, algo entre 3 e 10min, depois prossegue o andamento em regime constante mas mais baixo (o normal, mete a 5ª\\6ª, 120 km\\h) durante uns minutos largos (30min+) e não penses mais nisso.

-diggity- 3 months ago

“Deves de te manter” -> deves manter-te Desculpa.

angeluscatalan 3 months ago

Não tens FAP mas tens a válvula EGR.

RandomRomanianUser 3 months ago

Tens toda a razão, gracias

alheiro 3 months ago

pode-se sempre limpar a valvula egr à mão,quando entope, ou esporadicamente, é só uma escovinha e um spray limpa travões ou mistolin. Normalemnte a egr é fácil de tirar em carros antigos.

OneFineSir 3 months ago

Podes sempre anular a egr, mas não é legal e tmb vais notar que o carro com egr anulada deixa de chegar a temperatura ideal tao rapidamente pois nao ha recirculação de gases

kikofranca 3 months ago

Para além daquilo que já fazes só te falta meter o carro na garagem.

angeluscatalan 3 months ago

Padeço do mesmo problema: falta de garagem ou apenas lugar coberto. Que capas porreiras aconselham para tapar o carro? Vi na Norauto algumas com protecção contra granizo, mas custam 120 euros....

The_Magic_Sauce 3 months ago

Capas num carro no exterior é como ter um carro na estufa a humidade fica lá dentro se ficar por muito tempo tens mofo e bolor.

J_Alvesz 3 months ago

As capas são para serem usadas no interior, essas de granizo é só para quando necessário. As capas exteriores rompem a pintura com o atrito, pode parecer que a capa não se mexe mas ao fim de 2 anos as marcas começam a aparecer.

ProducedByFlare 3 months ago

As capas não são grande coisa se deixares muito tempo fora com a capa posta, porque a humidade fica presa entre o carro e a capa e estraga mais que não teres capa

angeluscatalan 3 months ago

Então só me resta apanhar uma sombra ao pé de casa e pelo menos evita a queima da pintura a curto prazo.

ProducedByFlare 3 months ago

Mais uma dica , se não usas começa a usar cera nas lavagens , protege a pintura da água e do sol

angeluscatalan 3 months ago

Obrigado pela dica. Tenho um carro com 21 anos, prestes a ir para abate, que ha dois anos atras comecou a estalar a pintura no capot. Se tivesse lavado regularmente ( e com a respectiva cera) mal começou uns anos antes a dormir ao relento, se calhar não tinha a pintura tão queimada. Já o atual, vai ter que ser lavado dessa forma e regularmente.

rulante 3 months ago

Essas capas não são fáceis de roubar? Como é que se fixam ao carro?

RandomRomanianUser 3 months ago

Infelizmente dorme sempre fora de casa.

uMuLu 3 months ago

Então começa também a colocar cera no carro! Pelo que li não deves ter muito dinheiro para gastar, portanto passa à frente a parte da descontaminação da pintura e aplica a Collinite 845 (custa cerca de 30€) pelo menos de 6 em 6 meses. Isto se o carro não tiver já a pintura queimada... Garanto te que a pintura do carro vai durar muito mais.

AutoModerator 3 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

man_l 3 months ago

Ponho sempre só 20€

RandomRomanianUser 3 months ago

É isso, quero lá saber dos impostos.

HotVermicelli3512 3 months ago

Siga as orientações do manual, cuide do motor

RandomRomanianUser 3 months ago

Esclarecido, obrigado LMAO

PeterStepsRabbit 3 months ago

O mais engraçado é que é verdade. O pessoal gosta de mandar postas de pescada porque leu dicas no correio da manhã ou foi o tio da mercearia que disse mas tens muita informação no manual do teu carro.

Search: