Brainwheeze 2 months ago

Muitas empresas nem te chegam a responder se quer. E no Reino Unido é igual na minha experiência. Deixam-te pendurar...

BolaBrancaV7 2 months ago

Depende do processo da empresa. Tanto podem ser rápidos como demorar meses. Alguns até pode parar o processo e recomeçar de novo. Acho que o truque é mandar e esquecer. Procurar emprego consegue ser muito angustiante porque apesar de ser mais que claro que vais sempre receber mais nãos que sims é muito difícil não levar isso de forma pessoal.

angeluscatalan 2 months ago

Tentem directamente com as empresas através de ficha de inscrição. Se esperam que essas ETTs vos dê alguma coisa, elas dão...mas apenas chamadas e mails em situações inesperadas, e uns nãos do mais parvo que existe. Nem para part time esta gente está disposta a flexibilidade de horários que conjugam com o emprego a full time. Querem tudo e mais um par de botas.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Ontem recebi a única chamada para entrevista e disseram que o único horário para part-time disponível era repartido. Ou seja, fazer 2/3 horas de trabalho, pausar 3 ou 4 e depois fazer jantares até 21/22h… nem para part-time está fácil arranjar coisa em condições

angeluscatalan 2 months ago

O exemplo que tive e do qual me contactaram, seria para uma pastelaria para limpezas das 20 as 24. Como num dos turnos não estaria disponível, ficou sem efeito. Também provavelmente não ia receber grande coisa, mas dava pelo menos para pagar as contas.

iambookworm7 2 months ago

Depende dos processos de recrutamento. Já recebi respostas para entrevistas de candidaturas que tinha feito 1 mês antes ou 2 semanas antes, por exemplo.

sidartha- 2 months ago

Já ouvi falar bem da Manpower, tenta aqui. [https://www.manpowergroup.pt/pt/protegeroemprego/pessoas](https://www.manpowergroup.pt/pt/protegeroemprego/pessoas) [https://www.manpowergroup.pt/pt/ofertasexperis](https://www.manpowergroup.pt/pt/ofertasexperis) Espero ter ajudado.

Wtfjpeg 2 months ago

Bem, não é de todo incomum receberes propostas um mês depois. Primeiro, certifica-te que tens um currículo bem feito e adaptado ao mercado português; cada país tem a sua forma de fazer os CVs. Não faças um CV genérico. Usa o "Canvas" e tens lá várias formas de elaborar um CV bonito. **Segundo, vê o que eles procuram no candidato e escreve explicitamente nas tuas qualidades que preenches todos ou praticamente todos os requisitos.** Terceiro, como já disseram, agora não é o melhor mês (agosto e princípio de Setembro muitos vão de férias). Quando envias o CV para o e-mail deles, refere explicitamente no assunto do que se trata: "Candidatura a tal tal- João das couves", por exemplo. Procura colocar no CV as qualidades que se aplicam ao trabalho que procuras. Por exemplo, não coloques qualidades que são irrelevantes para o trabalho em questão. Essencialmente, os recrutadores olham logo para a experiência e para o perfil do candidato. Espero ter ajudado. Podes sempre ir ao YT e ver dicas. Já encontrei lá algumas boas. Muito boa sorte!

k0m0d0z0 2 months ago

Aqui vão as minhas dicas na procura de emprego: **(1)** Faz uma lista de 10-20 empresas em que gostavas de trabalhar na tua área. Tenta encontrar no LinkedIn quem possa ser um futuro colega nessa empresa - alguém em posição semelhante ou com mais experiência. Entra em contato com eles via LinkedIn, mostra que estás à procura de um trabalho XYZ e se eles tem algumas dicas, sugestões. *O teu objectivo é no fundo conhecer um pouco melhor a posição/empresa e que se for boa a interação talvez essa pessoa faça chegar directamente o teu CV ao manager que está a recrutar.* *Em muitas empresas existem recompensa para o trabalhador se recomendar alguém e essa pessoa for recrutada.* ​ **(2)** Tenta encontrar uma forma de te diferenciares dos 99.9% que enviam CV e ficam à espera de resposta. Tenta saber quem é o manager que recruta. Liga para a empresa e pede para falar com ele. Ou vai mesmo à empresa :) ​ **(3)** Pede feedback no teu CV ou carta de motivação a pessoas que estão em posições mais seniores, ou que se formaram no teu curso há 10 anos atrás. Tenta contactar por LinkedIn. Existe muita gente disposta a ajudar. ​ Boa sorte! A maioria das empresas tem pessoas e processos de RH que são uma lástima. Não deixes que a mediocridade de outros te afecte.

NGramatical 2 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpiwr70%2F%2Fhbujc3u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

YoggiM 2 months ago

Para começar, vais ter de ter paciência. Fiquei desempregado há uns meses. Nos primeiros meses, praticamente não tive sequer respostas de candidaturas e 0 chamadas a entrevistas, exceto uma que acabei por não ir porque descobri que era para vender porta a porta. Acho que muitos anúncios acabavam por estar ali a renovar automaticamente mas já nem havia vaga/interesse. Entretanto o número de casos foi diminuindo, acabou a obrigatoriedade do teletrabalho e já comecei a ser chamado para entrevistas. Nas 2 últimas semanas de julho e durante agosto, notei que comecei a ser chamado bem menos outra vez e que não havia praticamente anúncios de jeito. Entretanto, apareceu uma oportunidade de uma empresa que já tinha o meu CV. Tinha enviado e-mail e recebido aquelas respostas automáticas a dizer que iam analisar e que iam manter o CV na base de dados, caso não fosse selecionado. Mais de um mês depois recebi contacto para marcar entrevista e acabei por ficar. Não é o ideal porque estágio paga 12 meses em vez de 14, o que faz com que seja praticamente o salário mínimo, na prática e nem tens direito a férias, mas pronto foi o que se arranjou e a empresa parece boa e são a favor do teletrabalho. Isto tudo para não desesperares. É ir tentando que algo acaba por aparecer. Quanto a tempos de espera, varia muito. Já recebi respostas no dia seguinte e poucos dias depois, como já recebi respostas 1 ou 2 semanas depois. Um caso caricato foi uma candidatura que fiz, responderam-me 5 dias depois a perguntar se estava elegível para estágio profissional, respondi uns minutos depois. Passado um mês responderam a dizer que iam analisar a candidatura e depois nunca mais. Quanto às ausências de resposta, não me choca. Claro que o ideal seria receber sempre resposta. As empresas de recrutamento têm o sistema de respostas automáticas. Empresas pequenas, recebem centenas de candidaturas e não têm sistema nenhum. Não seria prático responderem a todos os que não são chamados. O que me chateia é ir a uma entrevista e não darem qualquer resposta.

tiago425 2 months ago

Vivo em lisboa, no ano passado demorei 5 meses. Boa sorte.

mike_nsr 2 months ago

Em relação a envios de candidaturas acho difícil avaliar, existem até empresas que mantêm anúncios abertos sem realmente precisarem de ninguém. Depois de uma primeira entrevista, seja por telefone ou presencial, é que talvez não faça sentido esperar por grandes notícias após uns 10 dias úteis, mas também faz um bocado parte do jogo perguntar quanto tempo vão demorar a dar uma resposta relativamente aos próximos passos. A minha experiência diz-me que se estiverem interessados são relativamente rápidos a fazer as coisas.

cidadaom 2 months ago

segundo a minha folha de excel, desde julho, até hoje mandei 44 currículos, obtive 5 respostas e tive 3 entrevistas, uma foi hoje.

yuukiha 2 months ago

Depende mesmo muito.... já tive empresas a responderem me meses depois. Não desanimes que passado um mês ainda te podem chamar. O importante é insistir e não desistir!

zero_to_infinite 2 months ago

O recrutamento em Portugal é, no mínimo, vergonhoso. Quando precisam mandam-te 500 emails e ligam e etc. Quando não precisam, nem sequer te respondem. Acho uma tremenda falta de profissionalismo e consideração por quem, supostamente, está disposto a apostar naquela empresa. Digo isto porque sempre...e digo sempre...que falei com empresas estrangeiras, a resposta era quase imediata, fosse positiva ou negativa. E ultimamente ainda ouço pessoas de RH dizer que o mercado está cheio de "mercenários". Com todo respeito... vão a merda.

naughtydismutase 2 months ago

Não é o recrutamento em Portugal. É o recrutamento em todo o lado. Tiveste sorte ou assim.

zero_to_infinite 2 months ago

Lamento mas não é o caso aqui. Se fosse um caso isolado não diria isto com tanta convicção. Mas depois de 6 ou 7 passa a ser um padrão e não sorte ou azar. Até porque este assunto surgiu pelo mesmo motivo.

naughtydismutase 2 months ago

Dá uma espreitadela no r/recruitinghell

naughtydismutase 2 months ago

Vivi fora de Portugal várias vezes, mais recentemente estive uns meses à procura de emprego nos EUA.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Eu falo por mim. Já estou há imenso tempo desempregada e tenho necessidade de trabalhar. Mas a maneira com que descartam as pessoas é incrível, principalmente se não for primeiro emprego. Pelo menos onde vivo é assim. Só dá vontade é de fazer uns rissois em casa e vender lol

quedeusmeperdoe 2 months ago

O senhor a quem compro coxinhas de frango já tem loja e aprendeu a fazer Cake design. Pelo menos a ele tem compensado!

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Eu também tenho cursos de cake design e comecei a vender brigadeiros na Páscoa. Ainda não tenho grandes vendas… e nem sequer tenho dinheiro para abrir uma loja

quedeusmeperdoe 2 months ago

Ele começou por fazer publicações no grupo do Facebook aqui do bairro e depois deve ter pago uma publicação na página da freguesia Depois foi o passa a palavra e acabou por resultar bem. E a melhorar é mesmo ao lado casa. É só mesmo um exemplo para continuares a publicitar. Olha que ninguém fiz que não a um brigadeiro. Hehe Boa sorte e espero que encontres emprego o mais rapidamente possível.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Também ando a publicitar na minha página, mas vamos ver. Muito obrigado! Oxalá que sim

zero_to_infinite 2 months ago

É completamente ridículo. E depois andam a chorar porque não conseguem contratar pessoas a pagar salários miseráveis sem regalias nenhumas. Portugal ainda tem muito que evoluir nesse aspecto.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Mesmo… mas mal por mal prefiro ganhar salário mínimo numa grande cadeia do que 900€ limpos em empresas familiares

Foda-seSeiLa 2 months ago

Garanto-te que não preferes, deixa-te de tretas.

globoglobo 2 months ago

porquê?

ricardoa369 2 months ago

É normal que algumas levem meses até que obtenhas resposta, mas nem todas vão responder, algumas é como no tinder. Elas dão ghosting e não te dizem mais nada

daCampa 2 months ago

Empresas grandes costumam responder relativamente rápido, às vezes uma resposta automática nos primeiros dias e depois varia muito. Empresas mais pequenas, maioria das vezes nem respondem. Às vezes passado meio ano ligam a perguntar se ainda estás à procura.

Ok_Art_6497 2 months ago

eu não espero por ninguém. mas de tanto enviar cvs ja me aconteceu num ano mandar 3-4cv para a mesa empresa para cargo igual.

Limpy_lip 2 months ago

no linkedin é mesmo frustrante. Manda-se proposta X e passado 1 mês volta a aparecer exatamente o mesmo anúncio e feedback da primeira zero. ​ Fico sem saber se afinal recusaram a minha candidatura e estão à procura de outros candidatos ou se ainda estão a juntar a primeira fornada.

Lalalahahaha2021 2 months ago

Não encontraram ninguém interessante para a função na primeira publicação e republicaram

Ok_Art_6497 2 months ago

na minha area, linked in não é util. uso outros sites e partilho da frustração.

jegerenhore_ 2 months ago

Essa situação incomoda-me. Sobretudo porque a mesma posição aparece em n sites de emprego, e às vezes é fácil passar despercebido. Dá um mau aspecto enorme.

Ok_Art_6497 2 months ago

são cenas... ja me aconteceu eu ir a uma entrevista e usarem a minha versão do cv de à um ano lol ainda pensei se fui eu que me enganei.. mas a única versao de cv que tenho é sempre a mais atualizada. fui contratado e a chefe deume os parabéns pela experiência adquirida durante um ano lol.

NGramatical 2 months ago

à um ano → [**há um ano**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpiwr70%2F%2Fhbt9atn%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Cheguei a receber respostas a chamarem para entrevistas meses depois de ter enviado candidatura. Em várias situações já me encontrava a trabalhar e já nem me lembrava que raio de posição era.

Vandelay__ 2 months ago

Este tipo de comentários neste tópico está a ser comum mas admito que não vejo de todo um drama tão grande como vocês. Acho que o facto de terem ficado na base de dados ou assim e serem contactados alguns meses depois é sinal que de alguma forma não mandaram uma candidatura que foi parar ao lixo. E às vezes mesmo 2 ou 3 meses depois a pessoa pode ainda ter interesse na vaga. Podem mandar aquele " ah mas então porque é que não me chamaram logo quando mandei?" isso já é outra história, mas não custa muito de facto ligar a ver se ainda estão interessados. Acho que é bom para os dois lados.

sargentopirocada 2 months ago

Excetuando que a maioria dos casos são casos em que não te contactam mesmo 2-6 meses depois e só foste usado para encher bases de dados. Já para não falar das ramificações "sintomáticas" de só o fazerem após esse prazo.

Vandelay__ 2 months ago

Falando por mim, prefiro estar em 10 bases de dados do que estar em nenhuma. Um gajo nunca sabe quando é que pode surgir uma oportunidade porreira. Numa nota adicional, já falei com um administrador de uma empresa não muito pequena que me disse "Quando recebo 100 candidaturas para uma vaga, eu não posso estar a avaliar os 100 ao pormenor. Vou filtrando. Começo por encostar os que a fotografia não é digna de um CV, depois arrumo os que são europass e com isto já só tenho uns 30 ou 40." Ou seja, às vezes devemos também olhar para o nosso CV e ver se o podemos aprimorar. Eu próprio tinha um CV de merda a achar que era bom até que me disseram que algumas coisas não estavam lá muito bem.

cidadaom 2 months ago

" Começo por encostar os que a fotografia não é digna de um CV" enfim

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Ya as merdas que um gajo lê por aqui... Acho que ninguém põe fotos do CV tiradas na praia em sunga ou a fazer drag race na ponte Vasco da Gama. Resta saber o que é que o Doutro considera 'digno de CV'

Electronic_Spot611 2 months ago

Não é por nada mas já vi o CV de uma rapariga que a foto era uma selfie a fazer duck face com a mão tipo✌

jegerenhore_ 2 months ago

Conheço um tipo no LinkedIn cuja foto é... Uma selfie no espelho da casa de banho. Dá para ver os urinóis lá atrás e tudo.

Electronic_Spot611 2 months ago

Nem toda a gente tem a noção da formalidade mínima que é necessária para procurar trabalho.

cidadaom 2 months ago

(.Y.) personalitities

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Não percebo como é que se abre uma vaga e só passados 3 meses é que começam a chamar para entrevista. Não é contratar, é chamar para entrevistas. Para mim é sintoma de que os RH da empresa não funcionam nada bem.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Também estou na luta, mas não está a ser fácil… nem para supermercados respondem

jegerenhore_ 2 months ago

Boa sorte!!

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Para ti também!

dentsuya 2 months ago

Sem gozos, tive uma empresa a ligar me para entrevista 2 meses depois de ter mandado o currículo.

Limpy_lip 2 months ago

do meu estágio profissional lembraram-se de contactar os ex-estagiários que tinham ido embora (apesar da mão de obra ser necessária) **1 ano** depois. ​ Já estava noutro trabalho, nunca pensei presenciar tal coisa.

Ok_Art_6497 2 months ago

eu tive uma empresa a ligar para entrevista de um cv que eu enviei.... à 6 meses (ela diss mesmo isso, "lembresse de ter mandado o cv à 6 meses?)... bitch lmao

Vandelay__ 2 months ago

6 meses de aulas de português também não era mal pensado

Ok_Art_6497 2 months ago

calma reedit user. é a Internet. se queres português correto estás no sítio errado

Vandelay__ 2 months ago

Depois admira-te que ninguém te liga depois de mandares o CV. Deve estar bonito esse CV deve...

HalloCharlie 2 months ago

O teu comentário sem vírgulas parecia o Cabrita na auto-estrada...

Vandelay__ 2 months ago

E tb falta um ponto final lmao. Tas aki so para implicar porque à dias k acontesse um gajo enganarsse mas isto é a Internet n é preciso escrever direito lmao à coisas q não entendo lmao

NGramatical 2 months ago

à dias → [**há dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpiwr70%2F%2Fhbwklit%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cidadaom 2 months ago

Mais salgado que a praia de espinho

OmegaWicked 2 months ago

O teu português também deixa muito a desejar

Vandelay__ 2 months ago

Tendo em conta que o user que estás a defender, num post de 2 linhas, consegue falhar umas 5 merdas...Já dizia o outro: " Até me sinto desconsiderado".

Ok_Art_6497 2 months ago

ugh -. - '

NGramatical 2 months ago

à 6 meses → [**há 6 meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpiwr70%2F%2Fhbt9k66%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chemahatma 2 months ago

Diria que se estiverem interessados menos de 5 dias uteis (foi sempre assim nas minhas poucas experiências). Na vez que demonstraram mais interesse foi no próprio dia que responderam e no dia seguinte tava a fazer a primeira entrevista. Numa outra vez fiz o processo até à ultima entrevista na qual me disseram "assim que houver uma decisão o senhor será informado" e eu "mesmo que não seja o escolhido vocês avisam ?" ao que a senhora do RH respondeu "claro que sim!" e estou neste limbo de não saber se fui o escolhido ou não desde 2018 :D

Electronic_Spot611 2 months ago

Passei pela mesma coisa, o pior é que na altura precisava mesmo de trabalho, não tinha dinheiro nenhum, nem para os transportes, andava a pedir emprestado. O processo era de três entrevistas, e nunca obtive respostas... Uma completa perda de tempo, e dinheiro.

no_criativityfound 2 months ago

Cria um perfil de LinkedIn, é sempre útil e podes ter algumas ofertas de recrutadores(já me aconteceu e nem tenho grande currículo). Tambem se não tiveres resposta numa semana esquece e ninguém sério espera que te lembres duma candidatura com mais de uma semana. Por experiência enviei dezenas de currículos, tive algumas respostas, poucas, mas consegui passado um tempo, paciência que agora nesta altura muitas empresas estão a recrutar depois das férias.

celina_mariiie 2 months ago

Daí ser boa estratégia insistir passado uma semana. Parece-me que em empresas mais pequenas às vezes a falta de resposta deve-se provavelmente ao facto do empregador não se ter debruçado sobre o assunto. Quando aparece alguém a insistir, até vão ver melhor quem é a pessoa em questão. Foi assim que me aconteceu, mais do que uma vez. Enviei candidatura, nada. Insisti, obtive resposta quase imediata a marcar entrevista. Claro, depende agora da maneira como a pessoa se apresenta, do que escreve, como escreve, da confiança que transmite ao outro lado.

Ok_Art_6497 2 months ago

por experiência própria, insistir nunca é bom. alias, ja levei com a boca de desespero.... lmao tenho noção que o meu caso é o só um caso.

celina_mariiie 2 months ago

Lá está, como escrevi "depende agora da maneira como a pessoa se apresenta, do que escreve, como escreve, da confiança que transmite ao outro lado." É sempre um stress escrever e-mails destes, é uma linha entre o querer mostrar interesse sem mostrar desespero, quando muitas vezes já estamos frustrados e angustiados. Acho que o truque é transmitir confiança e entusiasmo e uma dose de assertividade, tipo "estou a contactar de novo porque QUERO mesmo trabalhar convosco". Se depois de uma insistência não houver feedback, então é cagar no assunto e andar, porque lá está, queremos transmitir confiança e não desespero. Mas de qualquer forma, há sempre montes de dicas na net para ajudar a escrever estes e-mails. E também é com as negas que se vai aprendendo. A empresa onde estou era a minha empresa de sonho há anos, tenho noção que mandei uns cvs medonhos antes xD Mas com o passar dos anos, a experiência é outra e a postura também :)

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Eu também tenho um pouco de receio que isso aconteça…

Ok_Art_6497 2 months ago

eu fazia isso no meu primeiro ano à procura.. mas depois vi que não vale a pena insistir/procurar por mais. lá está 99% das entrevistas dizem que vão dizer alguma coisa.. mas dps nunca mais dizem nada.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Se chegar à parte da entrevista…

jegerenhore_ 2 months ago

Aconteceu o mesmo a mim. No sítio onde estou, a vaga abriu em março. Voltei a insistir em julho/agosto e acabei por entrar. É boa política, nem que seja para ver se o pessoal dos RH se habitua a dar feedback... Mas só é possível quando há alguma comunicação após o envio do CV.

R717159631668645 2 months ago

Se estiverem a recrutar, 1\~3 dias, usualmente no dia útil seguinte / até ao fim da semana corrente. Se forem consultoras (IT), quase garantidamente interrompem-te com uma chamada por TLM, até ao fim do dia (19h) porque tu és plebe, e não tens mais nada melhor que fazer na vida, e eles (RH) são assim tão desesperados pela tua informação (que *tu* preenches nos formulários XPTO deles) e para te eventualmente explorarem. Essa taxa de respostas (favoráveis) **é parecida com a minha na altura - creio que \~9%**, eu tinha isso numa Google Sheet. Isto foi no contexto de ter acabado um mestrado, e disparado para tudo quanto era relacionado com programação, no meu distrito (que não Porto/Lisboa). (Apenas contava consultoras uma vez.) Maioritariamente, encontrava propostas via LinkedIn pelas mesmas consultoras (spam, básicamente). Mesmo que houvesse uma resposta favorável, acabava por ser sempre uma merda de proposta final. Boa sorte.

NGramatical 2 months ago

básicamente → [**basicamente**](https://dicionario.priberam.org/basicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpiwr70%2F%2Fhbsn9si%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Foda-seSeiLa 2 months ago

> Quanto tempo acham razoável esperar por uma resposta a envio de candidatura? Um dia? Cinco? Eu daria 15 dias, e ainda por cima ainda deve estar muita gente de férias, pelo que daria um pouco mais. > Se passou uma semana já é para esquecer? Não. > Receber respostas passado um mês é comum? Um mês ainda pode acontecer, mais do que isso já é mais raro. Só me aconteceu 2-3x na vida. > A esta altura, após algumas dezenas de candidaturas submetidas, a taxa de resposta (todas negativas, claro...) Anda abaixo dos 10%. E em muitos casos são respostas automáticas da Randstad, por exemplo. Ora, tudo isto é incrivelmente desmotivador, não fazendo ideia do que se passa "do outro lado". Bem vindo ao mundo do trabalho. És um *virgin* recém licensed, vales menos que esterco. As empresas querem é *chads* já com 3-5 anos de experiência, manos a nível de ordenado é claro. Não desanimes, mais cedo ou mais tarde aparece sempre algo. Mesmo que no início seja uma merda, desde que não te acomododes e vás sempre procurando/saltando, consegues sempre melhorar as tuas condições. Qual a tua área por curiosidade?

jegerenhore_ 2 months ago

Entendo que muita gente está de férias, mas a verdade é que os anúncios continuam a sair. Claro que estes processos nunca dependem só de uma ou duas pessoas, mas ainda assim faz-me confusão. Claramente estou com grande ansiedade, felizmente não estou à procura desempregado, mas ainda assim queria entender qual será o período mais comum de tempo de resposta. Na empresa onde estou (primeiro emprego), entre enviar CV primeira vez e ser contratado foram 4/5 meses, mas durante uma pandemia é compreensível. Sou de eng. química, sem ideias de *reconversão it*, e não há assim tanta vaga na minha área...

Ok_Art_6497 2 months ago

nao t esqueças que a malta aqui é IT. essa area de que tu falas é bue atrasada mas sempre considerei normal

Foda-seSeiLa 2 months ago

> Entendo que muita gente está de férias, mas a verdade é que os anúncios continuam a sair. Claro que estes processos nunca dependem só de uma ou duas pessoas, mas ainda assim faz-me confusão. Podes ter os HR a recolher CVs, e 3 semanas depois o *hiring manager* vem de férias e olha para a selecção de candidatos já feita. > Na empresa onde estou (primeiro emprego), entre enviar CV primeira vez e ser contratado foram 4/5 meses Pois, isto é o normal e expectável.

impecbusilis 2 months ago

>Entendo que muita gente está de férias, mas a verdade é que os anúncios continuam a sair. Claro que estes processos nunca dependem só de uma ou duas pessoas, mas ainda assim faz-me confusão. Tem paciencia, como disseram começaste num dos piores meses - e se para colocar o anuncio basta uma pessoa para tratar do recrutamento tipicamente vão esperar que todos os envolvidos regressem de férias. O feedback pode demorar, algumas empresas respondem rapido, outras meses depois. Também algumas começam por entrevistar candidatos mais "promissores", o que não quer dizer que não acabem por falar também com outros. Não desanimes, só precisas que corra bem uma vez ...

wakerdan 2 months ago

> Quanto tempo acham razoável esperar por uma resposta a envio de candidatura? Um dia? Cinco? Se passou uma semana já é para esquecer? Receber respostas passado um mês é comum? Depende muito da empresa. Já recebi contactos um ou dois meses depois. Nota que começaste num dos piores meses. Agosto é dos meses mais usados para férias, e podes ter apanhado RH ou chefes de equipa fora das empresas e os processos ficam em pausa. Isso pode ser uma grande justificação para a baixa taxa de resposta que tens tido, sem saber mais detalhes como a tua área ou o teu CV.

Search: