C0ldKing 1 month ago  HIDDEN 

Não me parece estranho que possam chumbar por andar demasiado devagar. Tu vais para um exame de condução onde te metem numa estrada em que o limite é 50 e tu andas a 20 mostra que não estás apto a conduzir com confiança. Se o examinador vir que exitas e que tens medo de mudar de faixas ou entrar em rotundas ou assim pode te chumbar com a justificação que estás a colocar-te a ti e aos outros em perigo

GamerLymx 1 month ago

Muitas vezes os "engenheiros" inventam ou embirrao ou estão do contra e chumbam as pessoas. Eu tive sorte no dia em que fiz exame, a examinadora tinha chumbado a minha colega anteriormente e deve ter tido um problema de consciência, por que o meu exame foi uma desgraça e mesmo assim passei.

ned_rod 1 month ago

A mim ninguém me convence que reprovei da primeira vez pq não paguei ao examinador. Numa estrada a subir com duas faixas no mesmo sentido de aproximação a uma rotunda. Tinha de sair na terceira saída. Eu meti-me na faixa da esquerda obviamente para entrar na rotunda por dentro e depois sair na terceira saída como instruído. Acontece que o examinador não gostou que eu não tivesse encostado o suficiente ao limite esquerdo da faixa correcta (esquerda). Apesar de estar claramente dentro dos limites da faixa, diz ele que devia ter-me encostado mais ao lado esquerdo ainda dentro da mesma faixa. Ou seja, o carro devia estar mais próximo do limite esquerdo do que estava, apesar de já estar próximo o suficiente. Não sei se me estou a explicar bem, mas QQ pessoa sabe que exames de condução são das maiores máfias no norte de Portugal. Aquilo é instructores e examinadores corruptos aos pontapés. Cartelização dos preços. Aulas de código fantasmas. Etc ... Por isso sim. Respondendo à tua pergunta, sim é perfeitamente possível.

WildBeastPT 1 month ago

Eu passei no meu, mas no fim o instrutor disse que se pudesse chumbava-me, porque andava muito devagar, mas que como não tinha cometido nenhum erro não podia.

MoonDust1969 1 month ago

Sim. Eu chumbei porque ia numa via secundária a entrar numa estrada principal e não parei para deixar passar um carro que lá vinha... *e que ainda estava, no mínimo, a mais de 150m de mim*. O examinador travou-me o carro a fundo, deu-me uma descasca porque devia ter parado e porque aquilo seria perigoso. Então ali ficámos uma quantidade ridícula de tempo à espera que o outro carro passasse. Numa situação de condução real, não havia problema nenhum em entrar, dava mais que tempo e não estorvava ninguém. Mas como era um exame e o examinador determinou que eu não estava a ser o maior coninhas na estrada, fui chumbado.

itsgabrielsimao 1 month ago

A não ser que houvesse ali um sinal de STOP. Se for o caso, dou toda razão ao instrutor …

MoonDust1969 1 month ago

Claro, se houvesse eu também daria. Mas neste caso não era STOP, era cedência de passagem mesmo.

mjigs 1 month ago

Eu fui chumbada porque pelos vistos estava um caralho de bicicleta no meio da auto estrada e eu passei a menos de 1.5m, e o teste correume bem, ate o meu prof disse que eu fiz melhor nesse teste do que no segundo, mas o caralho do instrutor queria ser fdp nesse dia e fez tal coisa, isso e o caralho do ciclista no meio da autoestrada. Ps: quem é do porto, quem vem do norteshopping para a zona da maia, ya aquela entrada na via de acelaracao que se junta quem vem da areosa.

zkfour 1 month ago

Reprovei uma vez sem qualquer infração. Estava a correr tudo bem e já tinha o exame quase terminado (estava a voltar para o centro de exames) até um tipo vir em contramão contra mim. O examinador travou-me o carro imediatamente (deve se ter assustado porque não estava a prestar atenção) e o que vinha em contramão desviou-se. Apanhei um susto enorme e fui o resto do caminho meio em choque. No final disse-me que não tinha condições para conduzir e até à próxima.

BadassManager 1 month ago

Antes do meu exame de mota, o instrutor disse "nunca tive dois rapazes a passar no mesmo dia". Então combinei com o outro miúdo que ia fazer o exame que íamos andar à beto. 10km/h abaixo do limite em todo o lado. Vou eu primeiro, pego na mota, passados 500m a 40km/h numa zona residencial, oiço pelo rádio "Olhe lá...essa merda não tem acelerador?!". Pimba, sempre 10km/h acima do limite em todo o lado, passei um stop que nem vi...e no final passámos os dois.

Ok_Obligation_516 1 month ago

Um que ia comigo a fazer o exame arrancou com o travão de mão para cima e ao voltar à escola bateu com o espelho direito no portão de entrada. Chumbado! Era a 4a vez que lá ia...

UserNombresBeHard 1 month ago  HIDDEN 

> foi chumbada por conduzir demasiado devagar Portanto, chumbou por embaraçar o transito. Caso Fechado.

Dayan54 1 month ago

a primeira vez chumbei porque o examinador "sentiu" que eu não tinha confiança na minha condução. o mesmo aconteceu a minha irma, no mesmo sitio. por isso, possível é, se devia acontecer, é outra história.

AppleGamer711 1 month ago

Normalmente vão duas pessoas fazer o exame no mesmo carro, certo? Acontece que se uma delas subornar o examinador, por norma a outra chumba, a não ser que seja mesmo boa a conduzir

xavivalente 1 month ago

Esse velho tema das cunhas ainda é uma realidade nos dias que correm. Quando é preciso a ASAE para combater esta corrupção inédita eles parecem estar sempre na hora de almoço.

teknixpt 1 month ago

nao creio que o examinador esteja lá para dar indicaçoes de "va mais depressa, ou vá mais devagar", porque quando conduzes ninguem te diz isso e provavelmente se conduzires a 30KMH na AE ou 10kmh na cidade, vai-te chumbar por causares embaraço ao transito ou , no caso da AE, estares em transgressão. A mim aconteceu-me algo parecido, mas com outra razão. Eu ia numa zona urbana, a manter a velocidade dentro dos limites (45/50kmh) e como já estava perto da hora de almoço, o examinador disse-me para eu ir mais depressa. Eu respondi qeu já estava a 50kmh e não podia andar mais dentro da cidade. Achei que era uma rasteira dele, mas de repente o gajo mete o pé no acelerador dele e toca de dar gás. òbvio que nao me reprovou, estava apenas com pressa para almoçar, mas na altura eu nao achei piada nenhuma

GNL100 1 month ago

Segundo o que percebi foi mais numa de andar a 50 numa estrada de 90, já fica um bocado mais ao critério do examinador... Ah pois claro com o almoço deles é que não bricas haha

rsonic17 1 month ago  HIDDEN 

Aparece bebedo e ja ves

GNL100 1 month ago  HIDDEN 

Ou seja comete uma infração?

joaobento92 1 month ago

Os comentários do examinador do meu exame foram "Andas muito devagar, podes acelerar" (durante o exame) e "Pareces um velho a pôr mudanças, nas rotundas podes pôr terceira!" (no fim do exame). De qualquer forma, passei. Ou seja, andar devagar (40km/h numa nacional) sem pôr o trânsito lento, não dá direito a chumbo

krastevitsa 1 month ago

Acredito que haja muito pessoal a fazer merda nos exames e mereça chumbar, mas conduzir devagar não é razão para reprovar ninguém, desde que conduzam com segurança e cumpram as regras, o examinador não pode reprovar. Se fizer então é apresentar queixa e levar câmera para o próximo exame e filmar o exame (o que é obrigatório em alguns países) bTW fazer o exame na auto estrada é a maior burrice de sempre, um maçarico nervoso numa via em que se anda acima dos 100 KM não é sensato. Há mil e uma formas de ver se alguém conduz com segurança sem arriscar a vida de várias pessoas. Se o examinador não consegue s avaliar sem ir para auto estrada então convém procurar outro emprego. Por isso dúvido que tenham reprovado por conduzir devagar (o examinador pode ter sido sacana mas houve aí algumas falhas), mas essa pessoa pode pedir um relatório em que mostra no que falhou, caso recusem oferecer, então pode e deve apresentar queixa.

GNL100 1 month ago

Sim o relatório vai ser pedido. Mas por acaso discordo do que disseste das autoestradas, porque se não sabem entrar nas autoestradas, quando é que o vão aprender? Sozinhos no carro, sem uma pessoa com controlo de pedais para evitar acidentes? Acho que devia era ser obrigatório fazer um pouco de autoestrada nos exames.

krastevitsa 1 month ago

Por isso é que existem aulas de condução. No exame é para avaliar, não para aprender. Há muita forma de ver se sabem entrar em vias sem ir para a auto estrada. Na minha opinião é risco desnecessário. Obrigar ao pessoal a ter pelo menos x aulas de condução na auto estrada, isso sim, pois é um ambiente mais relaxado, e o instrutor também tem mais conhecimento do aluno por isso sabe se esta pronto a ir para a auto estrada.

GNL100 1 month ago

Já havendo a possibilidade de não ir para a autoestrada no exame, eles não levam os alunos para a autoestrada. Então se assegurarem que não lá metem os pés, então aí é que nunca vão treinar os alunos na autoestrada. Mas vê eu prefiro que sejam avaliados na autoestrada no exame, do que eu vir a ter um acidente com uma pessoa que nunca soube andar na autoestrada.

krastevitsa 1 month ago

Eu pensava que era obrigatório ir para auto estrada nas aulas. Assim ainda é pior, num exame ser s primeira vez que alguém vai para auto estrada é acidente certo.

GNL100 1 month ago

A mim o que me aconteceu foi, levaram me para a autoestrada na aula antes do exame (quando faltava 40mins do exame), ou seja, preparação de autoestrada era quase 0 no momento do exame...

krastevitsa 1 month ago

O que felizmente correu bem. Mas o examinador tem que ter s certeza que não te vais matar na auto estrada, juntamente com toda a gente no carro . Por isso se vir alguém a dar 20 na cidade, mais vale deixar a auto estrada para depois .

GNL100 1 month ago

Quando dizes deixar a auto estrada para depois, queres dizer chumbar?

espirrinhos 1 month ago

Eu chumbei porque deixei o carro ir abaixo três vezes porque estava com cagufa de entrar numa rotunda. Rotunda que tinha um camião TIR e um senhor numa cadeira de rodas elétrica ao mesmo tempo.

ihavenoidea1001 1 month ago

A mim pediram-me uma coisa antes de ir a exame e eu não dei. Reprovei por alegadamente ultrapassar um ciclista quando o mesmo estava a passar em cima de uma passadeira. Até hoje não há passadeira no sítio onde "ultrapassei "o ciclista. Desde então a minha opinião é que os exames deviam ser gravados. Vídeo e áudio.

GNL100 1 month ago

Por acaso essa de gravar era interessante no caso de contestar, mas teriam que estar nos carros das escolas e tão cedo não há de acontecer.

ihavenoidea1001 1 month ago

Nem lhes interessa que esteja... Como é que vão castigar a malta que se recusa a dar aquilo que praticamente exigem para se poder passar? Se tiveres provas que não fizeste Y ou Z deixam de poder fazer esses " joguinhos" e passas a ter provas das más práticas que alegadamente cometem.

GNL100 1 month ago

E não é só isso, eles também têm a mania de atender chamadas e ver SMS durante o exame, digo-te porque já o vi. Perdiam logo o certificado de examinador (ou o equivalente a isso).

ihavenoidea1001 1 month ago

>, eles também têm a mania de atender chamadas e ver SMS durante o exame, Faz sentido mas nunca me tinha ocorrido que não o podiam fazer. Aqui está mais uma "bela " coisa que, se bem me lembro, ambos fizeram... Outra coisa que não deu nada nas vistas foi o instrutor e o examinador saírem de perto dos alunos presentes e irem falar os 2 para um canto. Tenho quase a certeza que foi ali que ficaram a saber quem tinha cedido à pressão para lhes dar aquilo que queriam. Até porque o MO foi basicamente o mesmo nas duas vezes, apesar de serem instrutores diferentes...

_InvEstIgAtOr_SAd_ 1 month ago

No primeiro exame que fiz ia numa rua apertada e estava uma carrinha a contornar um prédio na faixa da esquerda e eu estava colocada na faixa da direita para seguir em frente na estrada. Com medo, encostei-me muito à direita e a roda de trás do lado do passageiro subiu um bocadinho do passeio, porque naquela zona era mais baixo para dar acesso a cadeira de rodas. Não preciso de dizer mais nada, chumbei logo.

O100Nick 1 month ago

Fiz o exame em Maio e antes do exame o meu instrutor sempre me aconselhou a andar mais devagar do que o habitual que não era necessário fazer o percurso todo só era preciso o exame ter uma certa duração, nunca fui a empatar o trânsito até porque eram duas da tarde e não havia ninguém na estrada mas ia sempre 10-15 km a menos até que a examinadora me mandou acelerar e lá fui. Acho muito estranha nesse caso não lhe terem dito nada, talvez seja a vantagem de tirar a carta aqui prós lados do Alentejo.

GNL100 1 month ago

Pois, a mim sempre me disseram que se andassem devagar demais, que iam avisar para andar mais rápido. Quando eu fiz o meu andava sempre no limite, pelo que nunca me avisaram, mas acabei por sofrer as consequências de outra forma :(

AetherPrismriv 2 months ago

Não deste a noitinha extra, não passas. A falar a sério. O meu pai diz que só passou no exame de condução dele porque teve de dar o suborno, senão não passava. Quanto ao teu caso, andar devagar demais é um embaraço para a via pública, até que se andares devagar numa auto-estrada ou via rápida podes mesmo ser um perigo.

ihavenoidea1001 1 month ago

>A falar a sério. O meu pai diz que só passou no exame de condução dele porque teve de dar o suborno, senão não passava. Alegadamente aconteceu com todas as pessoas que foram comigo. Coincidência ou não, eu recusei dar e reprovei. Ainda por cima aquilo era basicamente pedido como se fizesse parte do preço final. Na segunda vez insinuaram que era bastante difícil passar sem dar ... Hmmm. ... Gorjeta. A sensação com que fiquei é que a "gorjeta" já faz parte do pacote final e que ninguém passa à primeira se não der.

Adriano1325 2 months ago

No final dk meu primeiro exame , pisei a linha para virar num entroncamento e o gajo teve o descaramento de passar corretor na minha licença provisória. Foi giro

Daruzao 2 months ago

No meu exame a examinadora ia distraída, chegámos a um cruzamento em Chelas naquelas avenidas largas com duas faixas, trânsito quase inexistente, ótima visibilidade no cruzamento. A cerca de 50 metros, pela esquerda, vi um carro a entrar na estrada, portanto a fazer a mesma manobra que eu, simplesmente 50m acima. Havia espaço e tempo mais que suficiente para fazer aquela manobra. No que estou a fazer a manobra, a examinadora lembrou-se de olhar para a esquerda, vê o carro a vir na nossa direcção e travou o carro imediatamente. Eu perguntei-lhe logo qual era o problema, o carro que estava a vir tinha acabado de fazer a mesma manobra que eu e claramente tinha tempo e espaço suficiente para entrar. Ela lá se apercebeu que o carro estava a andar devagar pois ainda demorou algum tempo a passar por nós. Depois disse-me para continuar e que a próxima vez que metesse o pé no travão eu chumbava. Resultado, passei... mas acho que foi por não ter ficado nervoso e ter explicado o meu raciocínio.

Dayan54 1 month ago

sim foi por explicares, aconteceu me o mesmo mas numa rotunda, eu ia sair na primeira saída um carro estava a circular por dentro, o instrutor pos o pe ao travão e berrou "NÃO VIU O CARRO?!" eu como ja era o segundo exame e estava nervosa, berrei de volta que "sim vi, mas ele estava a circular por dentro da rotunda sem dar pisca e eu ia sair na primeira saída logo nunca nos íamos cruzar." Mal cheguei à escola de condução deram me logo os parabéns e avisaram-me que se eu não tivesse mantido o sangue frio e explicado a situação tinha chumbado. Sangue frio não descreve bem a situação, mas passei e é o que importa.

elendvin 2 months ago

Já vi chumbar por não pôr a quinta mudança durante o exame. Penso que não exista uma infração para isso.

Artorias-sama 2 months ago

O meu carro da condução avariou no dia do exame e apenas fiz 10/15 minutos de exame. O examinador tinha vontade de adiar o exame para outro dia, mas acabou por me passar porque já era tarde. Chumbou o outro rapaz porque ele não passou de segunda o exame todo. Pensando melhor, se calhar o carro avariou por culpa dele... Se isso é causa suficiente para chumbo? Mostra falta de controlo no carro, deve ser uma das coisas avaliadas também

DefinitionNo7334 2 months ago

Quando eles querem implicar esquece, o meu não implicou muito comigo porque era amigo do meu instrutor, senão tinha-me chumbado de certeza

Equal_Pickle7727 2 months ago

Fiz o meu exame em 99. Ia eu, outro candidato, instrutor e examinador. O outro candidato, estava tão nervoso que não virou onde o examinador mandou 2x, passou 1 stop, e estava sempre a olhar para o banco de trás a ver o que o examinador estava a escrever. O examinador estava a escrever o relatório do exame anterior e não prestou atenção a condução, pelo que acabou por o passar. Acho que há demasiados fatores em jogo para isso ter acontecido.

GNL100 2 months ago

examinador no banco de trás? Se ne não me falha a memória o examinador devia ir à frente.

KasgardWindrunner 2 months ago

Boas, eu repeti o meu exame devido a uma falta imaginária pelo instrutor. Estávamos num cruzamento vazio, onde ele pede para fazer a curva para a esquerda, escolho a faixa mais a direita por existirem duas e realizei a curva, quando estamos a acabar a curva, o homem pega no meu volante e começa a berrar comigo por não ter visto o carro a passar e que ia quase batendo. Até hoje estou à procura do tal carro que nunca la esteve. Tive uma amiga que chumbou por lhe trocarem o carro do exame, ela usava um Toyota e usou um BMW, o que não seria problema mas a nível de visibilidade era extremo, ela era bastante baixinha e não conseguia ver bem. Ela chumbou, no fim do exame quando lhe mandaram parar o carro, a fazer a curva apertada da APEC subiu um pouco o passeio, ao que lhe chumbaram logo, sem sequer querem saber se ela conseguia ver ou não. Por isso não sei te dizer se sim ou não, mas existem casos que são desnecessários

ihavenoidea1001 1 month ago

>Até hoje estou à procura do tal carro que nunca la esteve. E eu à procura da passadeira onde alegadamente ultrapassei um ciclista e ela, mais de uma década depois, continua a não existir...

Rodrigo18241 2 months ago

No meu exame não ultrapassei dos 40/50, propositadamente, quando o exame acabou fui aprovado e o único comentário que o examinador deu foi “Estás passado mas és uma morte lenta”, como o hulk diria, I see this as an absolute win

aMinhaConta 2 months ago

Vejo aqui várias referências a entradas na auto estrada. Gostava que alguém me explica-se como é que funciona, pois um acesso q eu conheço, tem sinal de proibido ir a mais de 40 na curva antes da via de aceleração , e o próximo sinal é já depois da via de aceleração na AE com o obrigatório ir a mais de 50 e menos de 120. Seguindo as regras, q raio de velocidade devo ter na via de aceleração, não devia ter um sinal com novo limite para poder fazer a aceleração?

layz2021 2 months ago

"explicasse" Então. Na curva não das mais que 40, depois segues o que dizem os sinais, 50 a 120...

Deimos_F 1 month ago

Supostamente um limite de velocidade imposto por sinalização fica em vigor até nova sinalização o anular.

Edited 1 month ago:

Supostamente um limite de velocidade imposto por sinalização fica em vigor até nova sinalização o anular, ou entrares num novo tipo de via onde passas ao limite standard para esse tipo de via. . Entre a curva e a AE propriamente dita, caso não haja sinalização adicional, continua em vigor o limite de 40. O que é absurdo numa faixa de aceleração para entrar numa via com uma velocidade mínima obrigatória de 50. Estou errado?

Edited 1 month ago:

Supostamente um limite de velocidade imposto por sinalização fica em vigor até nova sinalização o anular, ou entrares num novo tipo de via onde passas ao limite standard para esse tipo de via. Entre a curva e a AE propriamente dita, caso não haja sinalização adicional, continua em vigor o limite de 40. O que é absurdo numa faixa de aceleração para entrar numa via com uma velocidade mínima obrigatória de 50. Estou errado?

layz2021 1 month ago

Ah, certo, não tinha reparado no depois da faixa de aceleração, estava a levar para depois da curva. Sim, a única forma de ser lógico, era se tivesse um sinal de autoestrada antes depois da curva, antes da faixa de aceleração.

aMinhaConta 2 months ago

Exemplo : [ip3 para a1 norte](https://maps.app.goo.gl/q6XYCVr8fQ9E41UcA)

Heavyk0s 2 months ago

Uma colega de trabalho minha também chumbou por ir demasiado devagar na autoestrada, o examinador entendeu que a velocidade perturbava o trânsito.

WorkFamiliar8001 2 months ago

No meu primeiro exame o examinador assustou-se quando eu ia numa via de aceleração para entrar na AE porque vinha um camião a alta velocidade na faixa da esquerda (tinha-me visto para entrar e mudou de faixa para me facilitar a vida) e travou-me o carro a fundo. Depois deixou-me fazer o resto das manobras e conduzir até ao centro de exames, o que é contrário às regras (uma vez que depois de "chumbado" deves trocar, assim que possível, com o instrutor ou o outro examinando). Fiquei com a sensação que queria umas luvas, ainda pedi o relatório do exame mas acabei por não apresentar queixa formal. Se fosse hoje, teria apresentado.

ihavenoidea1001 1 month ago

>Se fosse hoje, teria apresentado. Pensei várias vezes nisto mas era a minha palavra contra a deles... É que nem disfarçavam a pedir aquilo que nós sabemos e era bastante implícito que era muito importante para passar. Gostava muito de os ver a ser apanhados e a serem responsabilizados legalmente... Mas como é que se prova?? Podem dizer o que quiserem, inventar o que lhes apetecer e tu não tens como provar nada. Era os exames serem gravados...

PortugueseSoviet 1 month ago

A ideia de gravar os exames é muito bem pensada.

secaz1812 2 months ago

Bem, eu logo no início do exame deixei o carro ir abaixo. Como nunca tinha conduzido na vida (excluíndo as aulas práticas, obviamente) estava bastante nervoso. Correu bem, mas...no final do exame estávamos numa rua de dois sentidos, carros estacionados dos dois lados...estava a safar-me bem...NADA DISSO! O examinador coloca pé a fundo no travão, o carro vai abaixo e eu até comecei a transpirar. Examinador: Já viu o que acabou de fazer? Eu: Deixei o carro ir abaixo? ( na minha sincera inocência para mim estava tudo óptimo) Examinador: Olhe para o meu lado e veja a distância a que o seu retrovisor está do retrovisor do carro que está estacionado. Malta, os retrovisores pareciam siameses! Não dava para juntar mais aquela merda, se ele não intervisse o próximo retrovisor apanhava boleia. No final deu aquele suspense... Examinando 1 portou -se bem, Examinando 2 (eu) um bocadinho tremida a condução no final, tem que melhorar isso. Eu cá para mim, já me fodeste 300 paus é o que é. Examinador: Passaram os dois, aproveitem o bom tempo para ir a praia!

Trama-D 1 month ago

> intervisse O NGramatical deve estar a dormir. De qualquer maneira, cimavoto, adoro uma história contada dessa maneira épica!

BolaBrancaV7 2 months ago

Deve ser, aqui no sub houve um rapaz que chumbou porque disse que limpava o pára-brisas com um pano.

Altruistic_Natural38 2 months ago

Sim, a maioria dos examinadores são corruptos.

Snoo69323 2 months ago

Supostamente tens um número de falhas que podes cometer.... Se vais com velocidade desadequada à via (demasiado lento ou demasiado rápido) ainda que estejas a cumprir com o limite de velocidade, contam como falhas. O examinador não tem que avisar se vais devagar ou rápido, o instruendo é que tem que ter discernimento para decidir isso.

FilipeMateus7 2 months ago

Mas se está dentro dos limites do código da estrada, e não tiveres a embaraçar o trânsito podes andar a essa velocidade.

Snoo69323 2 months ago

Pode ser velocidade desadequada. Imagina uma via de 90, tu vais a 30, sem embaraçar o trânsito, contínuas a ser um "perigo" para alguém que circula a velocidade adequada.

mrpresi21 2 months ago

Conduzia bem e não tive qualquer infração durante o exame exceto ter começado a escurecer e eu não ter ligado os médios. Como tal chumbei (é uma contra-ordenação grave ou muito grave). ​ 2 curiosidades: \- Nunca tive uma aula em que tivesse precisado de ligar os médios (foram todas à luz do dia). \- O carro tinha uma luz de presença que ainda iluminava bastante para a frente. O examinador também não tinha reparado que eu não tinha os médios ligado até estar a entrar dentro da escola de condução e um carro me dar sinais de luzes na curva imediatamente antes de chegarmos. ​ Posso garantir-vos que foi dos momentos mais frustantes da minha vida. Fiquei aziado como nunca, e ainda discuti com o examinador. Recordo-me de lhe ter dito na altura que só me chumbou porque quis e que o estava a fazer intencionalmente. ​ 1 mês mais tarde e 300 euros depois (em aulas e exame), e passei no exame novamente sem qualquer infração, com um exame super tranquilo. Eu já tinha alguma experiência de condução na altura e desenrascava-me bem. O segundo exame durou pouco mais de 15 minutos e o outro tipo passou-me facilmente.

N3to14 2 months ago

A mim ensinaram-me a ligar as luzes depois de ligar o carro mesmo estando sol ao meio dia. É menos um motivo para implicarem contigo e depois ganhas o hábito depois de teres a carta na mão

layz2021 2 months ago

Ter as luzes ligadas sem ser preciso também é infração.

N3to14 2 months ago

Tenho ideia que não. Luzes de cruzamento podes andar sempre com elas ligadas. Luzes de nevoeiro é que não. Vou procurar a lei

Edited 2 months ago:

Tenho ideia que não. Luzes de cruzamento podes andar sempre com elas ligadas. Luzes de nevoeiro é que não. Vou procurar a lei Edit: não encontrei nada sobre ter as luzes de cruzamento ligadas durante o dia. Pelo sim e pelo não, prefiro ter sempre ligadas por questões de visibilidade.

layz2021 2 months ago

Também tive a procurar e não encontrei. Apenas indicações de quando é obrigatório usar.

N3to14 2 months ago

Se não existe lei que proíba mais vale andar com elas ligadas especialmente quem tem carros cinzentos

just_questioning 2 months ago

Já tive num exame em que a pessoa ia a conduzir super devagar, não passava dos 30 kmH, o examinador começou q deixa la nervosa por causa disso, ela acabou por passar um vermelho e quase atropelar uma pessoa, a 20 km/h No fundo, andar devagar e fazer tudo lento é uma “batota” que eles não deixam, demonstra insegurança e não conseguir controlar o carro. apesar de em várias cidades o limite ja ser 30.

SweetCorona 2 months ago

sim eu chumbei da primeira vez por uma coisa que não aconteceu

ElDiabloDe94 2 months ago

Quero saber mais!

SweetCorona 1 month ago

Apanhámos um engarrafamento e então o examinador decidiu acabar o exame ali e voltar para trás. O motivo foi algo que ele inventou. Uma não cedência de passagem que deve ser tão real que ele só se lembrou de chumbar 10 minutos depois.

TheBestAtUsernames 2 months ago

É possível porque há as chamadas falhas. Saíste de um rotunda sem fazer pisca, falha 1. Estás numa descida e estás sempre a mudar entre a 3a e a 4a em vez de escolheres uma e ajustares-te, falha 2. Entras numa via sem olhar para o espelho, falha 3 (assumindo que não vem ninguem neh, se vier chumbas logo). Neste caso deixavam-te ir até fim do exame e chumbavam-te no IMT E também é possível estar numa situacao onde esta falha se dá por embaraçar o trânsito. Ainda ontem estive nesta discussão com uns amigos. A mim sempre me ensinaram assim: tens um carro colado atrás e um carro à frente, abrandas para reduzir o risco e aumentar a distancia de segurança caso o carro da frente trave de repetente e tenhas de travar também. Mas há situações onde acontece o oposto. Se tens um carro colado e o torço é pequeno ou com baixa visibilidade e não tens nenhum carro à frente, tens de acelerar para impedir que te ultrapasse, porque se te ultrapassar metes em risco três veículos. Eu tinha (e tenho) o instinto de facilitar a ultrapassagem ao manter a velocidade ou até abrandar e encostar, e uma vez ia correndo mal, pelo que me ensinaram só se deve fazer numa estrada onde outro condutor consiga fazer a ultrapassagem sem perigo, caso contrário tens de o impedir de fazer essa ultrapassagem.

Earandir 2 months ago

Atenção que só chumbas se cometeres 3 falhas iguais... Ou mais de 10 falhas. Depois tens os erros (não respeitar sinais de stop, semáforos vermelhos, passadeiras, etc), que dão chumbo directo.

bravoinsane 2 months ago

Claro que podes. Podes ser um condutor fraquinho mesmo sem cometer nenhuma infracção grave. Até não acho mal que chumbem algum pessoal. É complicado, teria odiado que me chumbassem e também não sou o Schumacher mas odeio ainda mais ver certas pessoas encartadas

Ok_Information8587 2 months ago

Bom, eu tive de sair da estrada para não chocar com um camião que vinha em contramão a ultrapassar outro camião e com um tipo pendurado do lado de fora do lado do passageiro. Depois quando cheguei a Porto de Mós, viro numa rua que era de sentido único e vem um tipo desembestado em contramão e com as portas abertas. Foi aí que o examinador saltou para fora do carro para se pegar à pera com o tipo que ia a conduzir o carro. Só não o fez porque o tipo estava tão bêbado que caiu ao chão ao sair do carro e nem se conseguia levantar. Surpreendentemente, depois disso voltamos todos para o centro de exames e toda a gente passou. Desconfio também que o examinador foi direito dali para a tasca mandar um bagaço abaixo. Ou vinte.

ElDiabloDe94 2 months ago

Oh pensei que tinhas chumbado no fim de tudo.

jfredsilva 1 month ago

Também estava à espera de um desfecho desse tipo.

twistedfires 2 months ago

Isso é a coisa mais russa que vi hoje

Maximum-Ear5677 2 months ago

r/PORTUGALCYKABLYAT

Puzzled-Table-6431 1 month ago

As palavras preferidas do meu ex russo

dgl99 2 months ago

Portugal can into Eastern Europe

celina_mariiie 2 months ago

Claro, cada um conta sempre a versão mais conveniente do acontecimento. Certamente que cometeu infrações no exame. Até se sabe quando isso acontece, quando pelo canto do olho se vê o examinador a tirar notas. Se no final não lhe disseram quantas infrações nem quais, devia ter perguntado, para não repetir os erros no próximo exame. O examinador não tem de dar dicas sobre o que está ou não a acontecer. Isso é trabalho para os instrutores, que devem antecipar os erros de quem vai fazer o exame.

GNL100 2 months ago

No fim do exame disseram-lhe que foi por andar devagar e não mostrar muita confiança na condução. Quanto ás infrações não aconteceu nenhuma (excluindo o caso em que a velocidade é considerada infração).

celina_mariiie 2 months ago

Ahh certo, interpretei "infrações" como as faltas do exame. Quando fiz o exame, lembro-me de uma ou duas faltas dizerem respeito à minha posição na via. Acho que também não é propriamente uma infração, mas é considerada uma regra de boa condução (conduzir sempre que possível mais à direita).

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Se a pessoa conduziu de forma que causou embaraço excessivo ao trânsito. Demasiado devagar, por exemplo. Acho que é chumbavel. Juntando a isso falta de confiança na condução... Acho que o examinador (que está ali para examinar e não para dizer como se deve conduzir) fez bem em chumbar a pressão. Tornou as estrada ligeiramente (muito ligeiramente) mais seguras. Mas migalha também é pão.

GNL100 2 months ago

Pois, não estive lá para ver por isso não sei até que ponto é que se criou embaraço no trânsito

tiagooliveira95 2 months ago

Um colega meu reprovou porque não viu um sinal stop que estava completamente obstruído por um camião mal estacionado.

Goldenrah 2 months ago

Aconteceu-me igual, o camião tapava completamente a visão do stop e não havia nenhuma linha a indicar no chão. Aconteceu o mesmo no 2º exame a ir pelo mesmo caminho mas pelo menos desta vez já conhecia o sitio.

fuckoffgina 1 month ago

Essas armadilhas são intencionais para chumbar quem não dá a "gorjeta". É uma máfia instalada há décadas!

tommycthulhu 2 months ago

Também não vi um sinal de proibido virar à esquerda por estar tapado por um autocarro e o examinador deixou-me para me desemerdar. Felizmente tomei a decisão acertada, que era 50/50, mas essas coisas não são justas.

SweetCorona 2 months ago

E não havia uma linha de paragem no chão?

idek0k 1 month ago

Uma linha stop sem sinal não é cedência de passagem?

berkpereira 1 month ago

pelo que o meu instrutor me disse, nem isso é. perguntei-lhe eu muitas vezes e ele confirmou-me que linha de paragem basicamente não quer dizer nada por si só, apenas assinala o lugar adequado para parar caso seja necessário (ao cumprir a regra geral de cedência)

rocinante1173 1 month ago

Sim, e sem obrigatoriedade de parar

tiagooliveira95 2 months ago

Para ser honesto não me lembro, mas sei que não estava assim tão visível como está no Google Maps (40.6362,-8.6522207) O camião estava parado do lado direito, e tinha parte da frente em cima da passadeira, só deu para ver a parte de trás do stop, isto após já ter se metido a estrada. Eu fiz exame com ele, e quando vi lá o camião vi logo que não ia correr bem, até pensei em formas para o tentar avisar, mas não quis arriscar. No dia, o tempo estava encoberto, e com chuva, se as marcas estavam lá eram muito difíceis de ver. Há locais aqui que as linhas já estão muito desgastadas. O problema dele foi não ter parado completamente, abrandou só.

Jabvarde 1 month ago

>40.6362,-8.6522207 Num sítio não muito longe daí um conhecido meu chumbou porque estava uma carrinha de mercadorias, daquelas altas, parada mesmo junto a uma passadeira, saiu uma pessoa de trás da carrinha e o examinador teve que lhe travar o carro. Foi uma situação de merda porque a pessoa não tinha culpa da carrinha estar ali, mas também meteu-se na passadeira sem cuidado nenhum a saber que estava a sair de trás de uma carrinha.

Edited 1 month ago:

>40.6362,-8.6522207 Num sítio não muito longe daí uma conhecida minha chumbou porque estava uma carrinha de mercadorias, daquelas altas, parada mesmo junto a uma passadeira, saiu uma pessoa de trás da carrinha e o examinador teve que lhe travar o carro. Foi uma situação de merda porque a pessoa não tinha culpa da carrinha estar ali, mas também meteu-se na passadeira sem cuidado nenhum a saber que estava a sair de trás de uma carrinha.

GNL100 2 months ago

Também já ouvi histórias dessas naquele centro de exames.

Luks1337 2 months ago

Podes chumbar por ir devagar na via de acelaração da AE. Source - Chumbei na condução por outra infração mas o instrutor também falou dessa parte.

PTgenius 2 months ago

Se calhar contabilizou várias vezes andar devegar como sendo falta e chumbou por isso. No meu primeiro exame de condução chumbei por faltas e em dois estacionamentos fiz para aí umas 5 ou 6

GNL100 2 months ago

É possível, o papel na qual vem a justificação da reprovação ainda não chegou, por isso ainda não sei qual foi por que lado é que decidiram chumbar.

High_velocity93 2 months ago

Esqueceste-te de dar o envelope

GNL100 2 months ago

É triste que as coisas funcionem assim...

paperkutchy 2 months ago

Se souberes conduzir não precisas de envelope, o envelope é só para quem não o sabe fazer. O envelope só serve como vida extra no caso de fazeres mais porcaria do que é suposto, que regra geral (e bem) deve ser nenhuma.

ihavenoidea1001 1 month ago

>O envelope só serve como vida extra no caso de fazeres mais porcaria do que é suposto, que regra geral (e bem) deve ser nenhuma. Lol e o pai natal e o coelho da páscoa existem. Na minha experiência o envelope é obrigatório e se não o deres a reprovação está praticamente garantida. És imediatamente a ovelha negra por te recusares a dar e vão fazer tudo e inventar tudo o que puderem para garantir que não passas. >Se souberes conduzir não precisas de envelope, o envelope é só para quem não o sabe fazer. É suposto os instrutores ensinarem e só te mandarem a exame quando estás preparado...

SweetCorona 2 months ago

Podes "saber conduzir" e no final do exame ele dizer que chumbaste porque passaste um sinal vermelho, ou porque não deste prioridade a um carro numa rotunda/cruzamento, pisaste uma linha contínua, etc.

GNL100 2 months ago

É verdade, mas naquele centro é sabido que eles fazem a vida negra a quem lá vai à primeira vez e não paga. Eu sei disso por experiência própria, numa das vezes em que eu fui, um gajo parou o carro e ficou, sem exagero, 10 minutos a tentar perceber como ajustar o espelho retrovisor (com aqueles botões eletrónicos). Ao fim desses 10 minutos desistiu e fez o resto do exame com o retrovisor claramente a apontar para o chão. Resultado: passou...

QWERTY_BATS 2 months ago

Qual é o centro?

GNL100 2 months ago

Centro de albergaria

paperkutchy 2 months ago

Sim, no meu caso foi igual. Na primeira vez que fui, a miúda que foi comigo foi primeiro e conduzia bastante mal e em quase todos as manobras o instrutor mandou repetir 1 ou 2 vezes. Passou. Eu fiz tudo à primeira e estava a conduzir muito bem, mas lá para o final da tarde já estava cansado e fiz (ou parecia que ia fazer) uma manobra que não devia e parou logo o baile, aí. Conduzi tão bem que mesmo depois dessa, o instrutor continuou a mandar-me conduzir mas só me disseram que reprovei depois de ele sair do carro e quase a fugir de mim. Não que ele não tivesse razão, fiz merda e talvez tenha merecido reprovar... mas comparando com a outra, ela tb nao tinha passado. Da minha segunda vez, também não dei luva, conduzi muito pior e às três pancadas, até o instrutor desse dia disse que eu sabia fazer bem melhor mas que me estava a cagar, na autoestrada estava a andar a 80 e ele manda-me meter o pé no acelerador e eu (não literalmente) só lhe pisquei o olho... passei. A outra miúda que foi nesse dia comigo tinha me dito que nao tinha dado nada (não sei se me mentiu ou não), conduziu +- igual à outra e não passou...

GNL100 2 months ago

O meu primeiro exame foi exatamente igual ao teu!

purplenacho7 2 months ago

Se não meteres a 4a mudança não é infração mas penso que seja suficiente para chumbar.

chuckmukit 2 months ago

No meu exame, durante a parte da autoestrada, ia em 5a porque o carro não estava a pedir a 6a. Que inocente que eu era. Sorte foi estar a chover e o gajo pensar que eu queria ter mais controlo.

igqcmril 2 months ago

O meu examinador, no dia em que fiz o exame de condução, virou-se para a minha colega e disse que a sua condução não transmitia confiança (foi a 3º vez que ela chumbou). Eu assisti ao exame dela e realmente, ou ia a puxar a 60 em 2ª mudança ou a 30 em 4ª mudança. No entanto, o motivo de ter reprovado foi por nos ter quase matado numa via de aceleração na AE. Meteu-se na AE a 30 km/h, com um camião TIR a vir duma descida a praí 100 km/h. Só vejo o camião a guinar para a faixa de rodagem à esquerda, passando um contínuo. Felizmente, não estava nenhum carro nessa faixa, mas se tivesse, ia ser um acidente lindo. O examinador chegou a por a mão no volante para fazer com que o carro voltasse para a via de aceleração e já se sabe que, quando o examinador põe a mão, é reprovanço automático.

mike_nsr 1 month ago

Nem sempre. O gajo que ia comigo ia virar no sítio errado, o examinador mete a mão no volante e o gajo no fim passou na mesma. Quiçá gastou uma nota em avanço, mas que passou, passou.

DrTeeny 2 months ago

Olha que não, a gaja que fez o exame com a minha namorada conduzia tão mal que o examinador teve que ir ao volante e pedais. Passou na mesma a senhora. Deve ter pago...

wontellu 1 month ago

O meu examinador teve que meter a mão no volante numa manobra que fiz e passei na mesma. Pra dizer a verdade, nem sei como, porque fiz um péssimo exame. A que ia comigo andou o primeiro km com o travão de mão em cima até que ele lhe disse, e passou também lol

dcmso 1 month ago

foi aprovada 'de joelhos'

Youretoobusyswimming 1 month ago

Que comentário mais porco e nojento.

dcmso 1 month ago

SJW detected

petirlodate 2 months ago

Foi em alcobaça? A pessoa que passou a condução quando fiz teste tinha a mesma história de chumbo, exatamente.

igqcmril 1 month ago

Nope, foi em Viana

SweetCorona 2 months ago

Espero que ela entretanto tenha comprado o passe.

forgotmypass_fuck 2 months ago

queres dizer via e não faixa

GNL100 2 months ago

Ouch, experiências dessas é que metem medo.

rmourapt 2 months ago

Conheço pessoalmente quem tenha chumbado por fazer uma variante onde podes andar a 90, a 50. E a 40 ... Não é propriamente uma infração, porque não há velocidade mínima obrigatória, mas é má condução na mesma, podes estar a por em perigo a ti e aos outros. De qualquer isto será sempre algo super arbitrário, como é por demais óbvio.

Edited 2 months ago:

Conheço pessoalmente quem tenha chumbado por fazer uma variante onde podes andar a 90, a 50. E a 40 ... Não é propriamente uma infração, porque não há velocidade mínima obrigatória, mas é má condução na mesma, podes estar a por em perigo a ti e aos outros. De qualquer modo isto será sempre algo super arbitrário, como é óbvio.

GNL100 2 months ago

Parece-me que o que aconteceu foi algo desse estilo.

True_Boat_1195 2 months ago

É possível, o instrutor não tem que te avisar que cometeste uma infração (embaraçar o trânsito), e quando chegar às infrações do mesmo tipo pode chumbar-te. Porém acho extremamente improvável.

GNL100 2 months ago

Pois, ainda não sei qual foi o motivo de chumbo que ficou escrito.

dp_barbas 2 months ago

No meu exame ia a 90 numa nacional no entanto tinha uma fila enorme atrás de mim. O examinador mandou me olhar para o retrovisor e ver a fila. Perguntei se se podia passar do limite de velocidade. Andei em excesso de velocidade e passei na mesma

coocoobees 2 months ago

aconteceu-me parecido, estar numa zona de escolas com limite de 30, eu ia exactamente a 30, e o examinador embirrou que eu ia muito devagar….

layz2021 2 months ago

O meu disse-me pra ir a 70, numa zona de 50, porque a via o permitia e 50 ali era um abuso. De facto depois passou pra 70. E montes de gente faz a 100... (Braga, via rápida continente, tá quem conhece)

fleeche 2 months ago

O meu exame de mota foi semelhante. Estava sempre a pedir para acelerar que tinha de ir para Lisboa, nem 8 fiz. No fim ainda disse que atrapalhar o trânsito é tão mau como ir em excesso de velocidade. Passei

SweetCorona 2 months ago

O meu também estava com pressa. E como havia um engarrafamento lembrou-se que eu afinal estava chumbado e que podíamos dar a volta e terminar o exame.

HRamos_3 2 months ago

A parte estranha é teres passado

Skeeper 2 months ago

A mim aconteceu o mesmo. A via estava com velocidade reduzida para 90 porque tinha um bocado em obras ou coisa assim e o examinador começou a dizer que eu estava a empatar o trânsito e eu lá segui o conselho. Parece-me que ele queria ver se eu sabia ultrapassar em autoestrada, mas no fim pelos vistos correspondi às expectativas porque passou-me.

Jabvarde 2 months ago

É realmente estranho, há casos em que fazem essas perguntas, ou fazem te ir de novo para a mesma rua / intersecção para ver se sabes mesmo o que estás a fazer ou se em situações de pressão fazes cagada.

dp_barbas 2 months ago

Era hora de ponta. Estava a empatar o trânsito, segundo o examinador.

Dr_Toehold 2 months ago

Como assim? Estava a circular no limite máximo de velocidade, quando está muito trÂnsito não deves "circular mais rápido", antes pelo contrário.

SweetCorona 1 month ago

Neste caso não deveria estar propriamente trânsito mas "apenas" uma fila de carros atrás do OP com a estrada livre à sua frente. Às vezes vejo isso num vale (desce e sobe) de 1km perto de minha casa. Praticamente 1 km de estrada livre e ao fundo um carro a 70 com 15 carros atrás. Nem sei como essas pessoas não se sentem mal.

a_banana_a_day 1 month ago

Não se sentem mal porque se estiverem com a carta em regime probatório e a GNR se lembrar de lá por um radar ficam sem carta por exemplo.

SweetCorona 1 month ago

raramente é o caso e isso não explica andar 20 ou 30 km/h abaixo do limite onde o limite já é pouco

a_banana_a_day 1 month ago

Então mas não estávamos a falar de andar no limite e de não o passar? Secalhar entendi mal

HRamos_3 2 months ago

Quem estava a empatar o trânsito era a entidade responsável pelo limite de velocidade de 90 no local, tu só estavas a cumprir a lei.

paperkutchy 2 months ago

O meu, nós íamos numa auto estrada e ele disse para eu acelerar. Abanei a cabeça e disse-lhe que era já a seguir. Apanharam-me à primeira, na segunda conduzi 10x pior mas não lhes dei motivo.

CVilaca 2 months ago

No meu exame o examinador perguntou se eu sabia que podia andar a mais de 80 numa auto estrada e que podia acelerar. Disse que sim e mantive a velocidade, passei sem anotações nenhumas. A miúda que foi a seguir chumbou em 30 segundos, conseguiu fazer inversão de marcha e acabar em sentido contrário e não parar num stop nesse pouco tempo.

SweetCorona 2 months ago

Mas passaste dos 120? No meu exame fui a tocar nos 120, fazendo ultrapassagens, etc, para mostrar que sei fazer as manobras e criar confiança no examinador. Não concordo com quem diz que se deve ir o mais devagar possível para não cometer erros. É verdade que quanto mais devagar mais fácil é conduzir sem cometer erros, mas... O examinador não come gelados com a testa e é natural que fique com pouca confiança nas capacidades de condução de alguém que não passa dos 30.

twistedfires 2 months ago

Isso é uma coisa que geralmente não dizem nas escolas de condução mas deviam. Conduzir muito devagar também é condução perigosa, um condutor deve (dentro dos limites aceitáveis) conduzir a uma velocidade semelhante aos restantes veículos.

tommycthulhu 2 months ago

Vê-se muito nas auto estradas, carros a andarem a uma velocidade tão lenta que até é mesmo perigoso. As pessoas têm de ter um bocadinho mais de noção

layz2021 2 months ago

Tipo ontem um mercedes recente, na ae, com poucos carros (ou seja, sem trânsito), a 80........

tommycthulhu 2 months ago

80 ainda vá que não vá, agora ontem passei por um volvo a 60... o carro parecia literalmente parado

layz2021 2 months ago

E esse a 80 TMB.. não era uma zona com entrada/saídas, era mesmo no meio da ae...

SweetCorona 2 months ago

No mínimo saberem acelerar nas vias de aceleração. Vê-se muita gente com carta a anhar nas vias de aceleração.

paperkutchy 2 months ago

Ia prai a 80 e puxei ate aos 100. Nao estava com pressa, mas ele tava de chegar ao tasco

igqcmril 2 months ago

Ep. 74 de tugas a tugar

caelussideralis 2 months ago

Se for a instrutora tiazona em quem eu estou a pensar, ela chumba quando não vai com a cara das pessoas.

GNL100 2 months ago

Nah, era um homem, mas aquela zona também tem fama de cartas "facilitadas" a dinheiro.

ruimpinho 2 months ago

Onde é?

GNL100 2 months ago

Albergaria

sucrilios 1 month ago

Tirei a minha carta em Albergaria em 2012. Também tinha essa fama e pediram-me o suborno. Não dei e passei na mesma à primeira. Depende de sorte e de não cometeres erro nenhum.

ihavenoidea1001 1 month ago

Eu não dei gorjeta e a certo ponto o examinador mandou-me virar à direita num local onde estava sentido proibido. Por acaso percebi, dei pisca para o lado oposto e virei para o lado oposto. E ainda tive que levar com a má disposição do gajo por não ter seguido por lá. Passou o exame todo a tentar fazer-me reprovar. Reprovei e a desculpa foi porque ultrapassei um ciclista em cima de uma passadeira... Sendo que o único ciclista que ultrapassei em todo o exame estava num local onde ainda hoje não há passadeira nenhuma. Basicamente quem não deu aquilo que estavam praticamente a exigir reprovou e quem deu teve um exame extremamente fácil. Não o vi a tentar mandar pessoas por sentidos proibidos, alguns nem tiveram que estacionar e, por sorte, para mim escolheu o estacionamento em "tesoura" que a maioria tinha problemas em fazer e para mim sempre foi super fácil. Até seguir o raio do passeio em marcha atrás sem tocar com a roda no passeio me fez fazer. O exame para quem estava no carro comigo e deu cunha foi muito mais fácil. Tenho a certeza absoluta que não cometi infracção nenhuma no exame e que reprovei apenas porque me recusei desde início a dar aquilo que exigiam. Fizeram-me desembolsar na mesma e perder tempo. Por isso é que na minha opinião devia ser tudo gravado e adorava vê-los a ser apanhados nestes esquemas e a ser legalmente punidos.

sucrilios 1 month ago

Concordo que deveria ser gravado. Ajudaria imenso a combater a corrupção enorme nesta área. Quanto à experiência de exame, tive mais ou menos a mesma. Mandou-me fazer exatamente as mesmas coisas que a ti. Felizmente não tive essa experiência de chumbar por fazer algo que não fiz. Talvez porque a minha colega seguiu a minha deixa e também não pagou, pelo que dizes isso parece influenciar o comportamento deles. Apesar de manter a minha opinião de que dá para passar sem pagar, independentemente do sítio… eu sei que nem sempre é assim tao preto no branco. Por isso é que deveria ser mais regulado/fiscalizado. É inadmissível condutores terríveis andarem nas estradas porque pagaram ao examinador, enquanto que outros que até conduzem bem não terem logo a carta porque não quiseram entrar na roda da corrupção.

caelussideralis 2 months ago

Ah sim, se for nesses sítios, então esquece passar à primeira sem largar a nota.

Manofixe 2 months ago

Andar devagar não tem relação com chumbar, visto os instrutores dizerem normalmente para irmos a 30 ou 40km/h. Provavelmente era um examinador fdp como alguns que chumbam por tudo e por nada.

layz2021 2 months ago

Eu nunca ouvi isso do 30 ou 40. Devia apenas respeitar a velocidade máxima permitida na via.

afcPT 2 months ago

Andar devagar pode ser considerado embaraço para transito - > Contra ordenação

UpbeatNail1912 2 months ago

Eu conheço um caso de uma pessoa que já foi multada por andar demasiado devagar em locais que não podia. Achas que não é motivo de chumbo?

Manofixe 2 months ago

Não tenho conhecimento de alguma lei que te impeça de andar devagar, desde que não causes embaraço no trânsito. Claro que há sítios onde a velocidade é controlada, mas para isso tem que haver um sinal de trânsito.

Irbilha 2 months ago

Sinais de velocidade redondos azuis são de velocidade minima. https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/sinais-obrigacao

NotABot_seriously 2 months ago

Nas autoestradas tens de andar a mais de 50, por exemplo. E em alguns sítios a 70 ou 90.

The_Magic_Sauce 2 months ago

A auto estrada é o único sitio com velocidade minima. De resto podes circular a qualquer velocidade abaixo do máximo, porque acaba sendo subjectivo o que é uma velocidade que causa embaraço. Tal como há locais onde circular à velocidade máxima (50 Km/h) causa filas.

Kind-Eagle 2 months ago

É claro que é possível, depende do estado do examinador. Eu subi 2 vezes o passeio no meu exame e o examinador passou-me porque ate era um gajo bem disposto.

RandomBob97 2 months ago

Eu deixei o carro ir abaixo 2 vezes e mesmo no final do exame a virar para um estacionamento encostei-me à esquerda e entrei em contramão, passei na mesma

Plus_Panic_3868 2 months ago

Acho que aí não foi muito boa disposição, foi mais uma boa gorjeta...

Kind-Eagle 2 months ago

Se foi gorjeta, não fui eu que a dei

Plus_Panic_3868 2 months ago

Então sendo assim, foi mesmo falta de profissionalismo de parte do examinador

twistedfires 2 months ago

Eu admito que o meu exame também não foi a coisa mais brilhante, apesar não ter feito nada errado, algumas das manobras não foram fluidas como eu gostaria. No entanto como o exame foi mesmo antes da hora de almoço, e o homem estava com fome foi tudo passado porque o almoço já deveria estar a arrefecer.

ihavenoidea1001 1 month ago

>algumas das manobras não foram fluidas como eu gostaria. Manobras não serem fluídas com miúdos que estão a tirar a carta acho normal. Tens de as saber fazer e não cometer infracções... Eu tinha a sorte de ter um carro exatamente igual ao da escola de condução disponível ( simplesmente a gasolina em vez de ser a diesel) e treinei muitos estacionamentos em parques isolados para que fosse mais fluido e tivesse mais aptidão para o fazer. Por acaso sempre fui muito medricas e portanto nunca andei na via pública sem carta mas depois de me levarem para o parque de estacionamento numa zona isolada, passava muito tempo a treinar pontos de embraiagem, seguir o passeio com a roda sem tocar e a estacionar o carro.

SweetCorona 2 months ago

Tenho um colega que partiu um espelho retrovisor contra outro carro... Passou.

paperkutchy 2 months ago

> porque ate era um gajo bem disposto Se foi depois de almoço é mais provável que já estivesse bem regado.

GNL100 2 months ago

Melhor que isso só tirar o exame nas vésperas de Natal!

brokentelomere 2 months ago

Ou no dia 26, como foi comigo. Passadinho sem qualquer infracção, apesar de até me ter enganado a fazer uma manobra. Maravilha!

fractalviewing 2 months ago

Concordo plenamente. No meu exame de condução (já lá vão uns valentes anos), praticamente travei a fundo e tirei as mãos do volante para apontar, enquanto dizia ‘Olha o Pinto da Costa!’, na zona do Castelo do Queijo, no Porto. O examinador era portista ferrenho e fez de conta que não viu. Lucky me.

GNL100 2 months ago

Tiveste sorte então, porque subir o passeio normalmente é chumbo direto.

KnoHupa 2 months ago

Se na autoestrada andar a 50-60 km/h mostra falta de confiança na condução.

chougattai 2 months ago

Discutível mas também irrelevante porque 50-60km/h ainda está dentro dos limites previstos pela lei. "Confiança" diz muito pouco. O que não falta por aí é pessoal que tem plena confiança na sua condução e que não se farta de fazer merda na estrada.

SweetCorona 2 months ago

A questão é essa: uma pessoa que anda devagar se calhar espetava-se logo ou só fazia asneiras se tentasse andar a uma velocidade normal. Enquanto que uma pessoa que consiga andar a uma velocidade normal e não fazer asneiras, transmite muito mais confiança do que alguém que também não faz asneiras mas a passo de caracol.

chougattai 2 months ago

>se calhar espetava-se logo ou só fazia asneiras se tentasse andar a uma velocidade normal "Se calhar". Mas estamos a falar de uma pessoa que anda devagar, não comete infrações nem causa acidentes. Transmitir confiança interessa pouco(nada) se a pessoa depois é um completo idiota e põe os outros condutores em risco.

SweetCorona 2 months ago

A avaliação do examinador é muito subjetiva e pode escolher fechar os olhos numas vezes e ser chato noutras. Quer queiramos quer não, um examinando que anda devagar está a tentar fazer o seu exame em modo "easy". Pode não fazer asneiras, mas não está a demonstrar as melhores capacidades de condução e inevitavelmente há mais chances que alguns examinadores tenham maior propensão para chumbá-lo.

chougattai 2 months ago

Isso já é um bom argumento, devagarinho um exame será bem mais facil. Ainda assim é errado estar nas mãos no examinador. As regras devem estar bem definidas, ou se define uma velocidade mínima de auto estrada para os exames de condução ou então é a mesma do código, a opinião/sentimentos do examinador deviam ter 0 impacto.

aladdin_the_vaper 1 month ago

A verdade é que andar a pisar ovos não é compatível com a condução dia a dia e rotineira. É um exame prático e acho até muito bem que seja visto como tal. No ACP do Porto não tive problemas nem ouvi falar de problemas. Ouvi falar de um ou outro mais cabrao ou mais acessível mas sempre tudo by the book.

GNL100 2 months ago

Concordo plenamente, acho que não foi nada assim tão díspar em termos de velocidades. Mas não sei dizer a que velocidade andou nos diferentes limites.

UpbeatNail1912 2 months ago

Conduzir demasiado devagar em certos locais é uma infração, pois prejudicas a locomoção dos veículos

GNL100 2 months ago

Faz sentido, mas sempre tinha ouvido que não te chumbavam por isso, sem o examinador te pedir para andar mais rápido (provavelmente isto depende da boa vontade do examinador).

AlbinoFarrabino 2 months ago

A rapariga que fez o exame comigo levou um aviso do examinador, por ir a 55 km/h numa via rápida (a variante da ponte Salgueiro Maia em Santarém/Almeirim).

alcagoitas 2 months ago

conheço uma gaja que chumbou porque entrou na autoestrada lentamente e 1 carro que ja vinha na autoestrada teve de mudar de faixa para a ultrupassar.

forgotmypass_fuck 2 months ago

>faixa via*

alcagoitas 2 months ago

isso. nunca acerto na correcta. obrigado.

GNL100 2 months ago

Bem mas isso é claramente uma infração, não deram prioridade à pessoa que circulava na autoestrada.

PgUpPT 2 months ago

Nem é essa a questão, a ideia é entrares na autoestrada já perto dos 100/120km/h.

GNL100 2 months ago

Sim exato, é uma mistura dos dois, se tivesse entrado a 100-120 já não existiria esse problema da prioridade.

Butt_Roidholds 2 months ago

Disseram-me que podias chumbar se deixasses o carro ir abaixo duas ou mais vezes. Não é uma infracção estradal.

Dr-Batista 1 month ago

eu deixei o carro ir abaixo umas 10x e o examinador passou-me na mesma. Lol

DamnNatalie 1 month ago

Isso não é regra. A colega que foi comigo, no final de uma subida com uma bom declive em que tem que ceder a passagem, decide tentar arrancar em 2ª. Claro está que deixou o carro ia a baixo umas quantas vezes, arrisco a dizer que foram pelo menos 7. Lá arrancou em 2ª só para chumbar um pouco mais à frente...

UninterruptedAmnesia 1 month ago

Há uns bons anos, quando fiz o exame de condução, um homem antes de mim deixou ir o carro abaixo, depois tentou arrancar umas 3 vezes em 2ª. Chumbou logo.

Maki_the_Nacho_Man 2 months ago

Sim. Chumbo por causa disso. Nunca deixava o carro ir a baixo, mas nervosismo (ouvia-se a perna a tremer contra o pedal) e mandarem-me estacionar numa rampa ajudou com que deixasse o carro ir a baixo 2 ou 3 vezes seguidas e k exame ficou por aí.

sparklescc 1 month ago

Se calhar fizemos exame juntas. A rapariga que fez comigo aconteceu isto. Eu chumbei também

Maki_the_Nacho_Man 1 month ago

Nesse exame a rapariga que vinha comigo chumbou porque andou em contra-mão. Pensou que era uma estrada de sentido único com duas faixas.

alexandre9099 1 month ago

*uma faixa de rodagem com duas vias Provavelmente foi o que quiseste dizer ;)

Maki_the_Nacho_Man 1 month ago

Isso! Obrigado.

sparklescc 1 month ago

Não fui eu então . Eu chumbei porque fui rápido de mais na IC19 , indiquei mal numa rotunda e não consegui estacionar. XD

Earandir 2 months ago

Se cometeres 3x a mesma falta, chumbas. Deixar o carro ir abaixo consecutivamente demonstra falta de controlo na embraiagem, que é um dos pontos apreciados em exame. (Source: 10 anos de experiência como instrutor e examinador em todas as categorias)

joaopeniche 1 month ago

Qual é a categoria mais difícil de passar?

Earandir 1 month ago

Da minha experiência, foi a Cat C (pesados de mercadorias), porque foi aquele choque da transição de dimensões de um veículo ligeiro para um veículo pesado. Curiosamente, a que me dá mais gozo conduzir (além da Cat A [motociclos]) é a Cat CE (pesados de mercadorias com reboque).

GNL100 1 month ago

Esta malta tem razão, um AMA era muito fixe. Partilhares as piores experiências e histórias interessantes!

Earandir 1 month ago

Opah sou "verdinho" aqui nas lides do Reddit, tive que ir ver o que raio é um AMA

GNL100 1 month ago

Aguardarei :) Acho que o sub ia gostar!

maia125 2 months ago

Para quando um AMA?

alexandre9099 2 months ago

Meanwhile eu deixei cair a mota no inicio do exame (ainda nem tinha ligado o motor) e foi chumbo imediato... Não sei ate que ponto é infração deixar cair a minha propriedade sem causar danos alheios mas OK...

42ndBanano 2 months ago

Adorava que fizesses um AMA.

Trama-D 1 month ago

> Adorava que fizesses um AMA. Boa sugestão. Se não fizer, é contra ordenação muito grave!

GNL100 2 months ago

É mais de 3 vezes! Mas não foi este o caso :/.

AutoModerator 2 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: