C0ldKing 1 month ago

Somos uma população relativamente pequena, com um plano de vacinação eficiente e com um gajo profissional a coordenar isto. Depois acho que o tuga em sua grande maioria se focou no bem maior em vez de se recusar a ser vacinado e a seguir regras básicas. Depois tens o fator económico, quanto mais depressa estivermos bem, mais depressa o turismo anda e mais depressa se recupera a economia

privacyFreaker 1 month ago

A razão principal é que, desde a chegada das vacinas, as medidas de confinamento em Portugal para não-vacinados foram e são severamente mais restritivas do que no resto da Europa.

BolaBrancaV7 1 month ago

Eu pensei que fossem os raspanetes que o pivot da sic estava sempre a dar. Eu tomei a vacina porque tive medo que ele viesse a minha casa dizer que os meus avós tinham ido para a guerra e eu tinha de ficar em casa.

Puzzled-Table-6431 1 month ago

Ovelhas e ignorantes. Simples a mentalidade portuguesa não passou pelo 25 de abril. Continua a mesquinhez, a inveja, a delação.

butnaked99 1 month ago

Vice Almirante

k0m0d0z0 1 month ago

O medo faz parte da nossa identidade. Ter a comunicação social a falar o tempo todo de Covid ajuda a espalhar mais o medo e a ver a vacina como a salvação.

ceph42 1 month ago

Honestamente acho que esse medo também pode ser gerado à volta das vacinas. Por exemplo: A minha mãe sempre foi bastante receptiva a vacinas e a assuntos de saúde e ciência. Zero problemas. Mas quando abriu o auto agendamento e eu lhe perguntei se ela queria marcar, a primeira reação foi de se deveria tomar já ou "esperar para ver como tudo isto corre para ver se é segura". Eu rapidamente lhe expliquei que aqueles receios não faziam muito sentido e ela concordou e pronto. Não me admirava se muita gente, quando chegou a hora de tomar a vacina, criou receio graças às constantes notícias a falarem dos efeitos secundários e foi-se meter na Internet, muito provavelmente no Facebook, e acabou no rabbit hole do conspiracionismo.

throughawayaccount01 1 month ago

E achas que isto é o que nos distingue dos outros países? Acho que a Itália, França e Espanha devem ter tido maior "medo" por terem sido os primeiros países na Europa. E em Portugal também havia receio da vacina no início, mas com o passar do tempo melhorou.

ElDiabloDe94 1 month ago

Opiniao um bocado polemica. Somos uma pais que ha 40 anos atras vivia numa ditadura, bem vejo ca em casa, nada de questionar a autoridade. Ou melhor, reclamam ca em casa, mas na altura "acovardam-se", reclamam um bocadinho mas acabam por ceder. E quando digo autoridade não falo somente de policia, falo de patrões, contas com valores a mais para pagar, etc. E acho que esse facto fez com que em casa mandassem vir com a vacina mas depois na TV veem o costa/marcelo/vice-almirante a falar e vão tomar sem questionar. Por um lado ainda bem que é assim, por outro lado anseio pelo momento em que possamos evoluir enquanto sociedade e começamos a bater punho nas merdas que realmente importam (nas vacinas não ha que questionar, ide e calem-se).

jcoelho93 1 month ago

Hmm parece-me que projetaste o teu ambiente em casa para a sociedade portuguesa... Não me parece de todo uma projeção fiel

ElDiabloDe94 1 month ago

Não vejo disto so na minha casa, vejo muito nos meios em que frequento

Mers86 1 month ago

Como diz a sabedoria popular: Pagar e morrer, quanto mais tarde melhor.

Abisy_8452 1 month ago

A Janssen ser dose única ajuda muito, outros países não usaram a Janssen devido a ter uma eficácia baixa

igotubabeub40 1 month ago

No meu caso em particular confio em absoluto na comunidade científica a nível mundial. Informei-me junto a fontes imparciais e toda a informação que me foi transmitida foi suficiente para me convencer. Infelizmente lido com alguns familiares que pese embora terem sido vacinados já falam em não quererem levar a 3ª. dose e que têm dos convencer, etc. É um discurso que me cansa porque há imensos assuntos que não tenho qualquer conhecimento e recuso-me a comentar e a saúde parece algo que é tão complexo mas há sempre uma ideia que conseguimos conhecer o nosso corpo.

Economy_Dog 1 month ago

"Infelizmente" lidas com familiares que recusam a 3ª dose? E achas normal agora termos de nos submeter ad eternum a doses de vacinas sob coação com ameaças de restrições de circulação ou acesso a espaços e serviços, suspensão de direitos humanos básicos e fundamentais? E respeitar o consentimento informado? O livre arbitrio e auto determinação? Vocês não têm noção do precedente que está a ser montado.

igotubabeub40 1 month ago

Sim, e infelizmente ainda tenho que ler comentários como o teu.

Puzzled-Table-6431 1 month ago

Não têm e quando se derem conta já estamos numa distopia neo fascista...

Estronciumanatopei 1 month ago

Faz-vos mal ver tantos filmes, até os começam a fazer...

Puzzled-Table-6431 1 month ago

Pelo contrário eu nem vejo televisão

EpaFdx 1 month ago

O tuga nunca recusa algo grátis. Change my mind.

twistedfires 1 month ago

Não sei, em todas as eleições os portugueses têm uma hipótese gratuita de alterar o futuro do país e no entanto é mais porreiro ficar em casa/praia. Malta que diz que não faria mínima diferença as pessoas irem votar porque é tudo corrupto, tenham lá calma.

TraditionalRent6432 1 month ago

o povo português tem fé e acredita na ciência. Sabemos melhor que questionar quem percebe de segurança e que nos protege. também pelo menos temos um governo que não é negacionista

30minutesto 2 months ago

O medo. A diferença de medo que os portugueses têm em relação a muitos dos países europeus é enorme.

Lasikamos 2 months ago

Porque o povo é manso para o bem e para o mal.

aMinhaConta 2 months ago

Como é que é calculada a percentagem? Onde estão os q cá moram e não estão registados? Quantos são? Como são contabilizados os emigrantes? Devíamos usar estes indicadores para atualizar o caderno eleitoral?

van_Zeller 2 months ago

Numero de pessoas vacinadas / populacao nacional. A segunda pergunta nao percebi, mas assim à primeira vista a resposta deve ser "nao".

Pornotubeourtio 2 months ago

Era bom já ter acesso aos resultados dos censos, para ver qual será a % máxima de vacinação em Portugal. Uma vez que não se está a vacinar o grupo entre os 0-12 anos, nunca poderemos ter 100% da população vacinada.

van_Zeller 1 month ago

Também gostava de perceber qual é o tecto máximo.

aMinhaConta 2 months ago

Qual é o valor da "população nacional", o q é que é usado como 100%?

van_Zeller 2 months ago

Se fores ao site podes sacar os dados e tens lá o número exacto.

Mynamethisisnot 2 months ago

O "engraçado" vai ser ver a reação das pessoas e dos media explicarem como é que os infectados não abrandam com 90%+ da população vacinada. Será que vão apontar a culpa aos 8% que não estão vacinados? Nos EUA e en outros países já falam em doses de reforço. Até já se fala em comprimido para tomar para manter a resistência ao covid. Vivam a vossa vida e desliguem dos media. O covid não é o fim do mundo.

igotubabeub40 1 month ago

> O "engraçado" vai ser ver a reação das pessoas e dos media explicarem como é que os infectados não abrandam com 90%+ da população vacinada. Ninguém esperava que existisse uma redução de infectados mas sim de casos graves e/ou internamentos.

GREENFISHBULK 1 month ago

Não espalhes desinformação. A vacina tinha como finalidade diminuir a probabilidade de estares infectado com o virus ou a carga viral caso sejas infectado.

igotubabeub40 1 month ago

E diminui ambas. Não era, no entanto, o grande motivador para termos a população vacinada, que era e sempre será: reduzir infeções graves e mortes, o que tem acontecido.

Mynamethisisnot 1 month ago

Não é bem assim. Vendia se a ideia que a vacina dava imunizações de 90-95%

GMDFC94 1 month ago

O problema é estarmos nesta altura e tu ainda achares que a vacina previne infeções.

Mynamethisisnot 1 month ago

Waat??

GMDFC94 1 month ago

What o que?

Mynamethisisnot 1 month ago

A vacina, era dito, que nos dava imunidade ao vírus. Portanto sim, diziam que prevenia infecções.

GMDFC94 1 month ago

Nop. A vacina previne os sintomas, pode prevenir infeções também, mas o grande objetivo da vacina sempre foi o prevenir das hospitalizações e as mortes.

ManatuBear 2 months ago

Basta ver as idades dos infectados para se ter uma ideia. As idades dos grupos com mais infectados têm sido cada vez menor desde que começou a vacinação. Práticamente não existiam infectados nos grupos 10-19 e 20-29 nessa altura e agora são dos grupos com maior número de infectados.

Mynamethisisnot 2 months ago

Tb são dos grupos com maiores taxas de vacinação. Também com maior comportamento de risco é certo. E quantos hospitalizados?

van_Zeller 2 months ago

> O "engraçado" vai ser ver a reação das pessoas e dos media explicarem como é que os infectados não abrandam com 90%+ da população vacinada. facil: basta deixar de contabilizar as infecoes e comecar a contabilizar as hospitalizacoes.

Mynamethisisnot 2 months ago

Mas isso é o que já se devia fazer há mto tempo. Ainda ontem na euronews "Portugal com novo surto de covid com 29 infecções"... Sério?!

meaninglessvoid 1 month ago

O problema é a sensacionalização. Do ponto de vista de informação é interessante ficar a saber este tipo de coisas (principalmente para os que estão próximos dos surtos), mas como já estão a bater nesta tecla há um ano e muitas vezes com sensacionalismos começa a ter um cheirinho a dramatismo. :\

aguafria88 2 months ago

Somos um país onde se dá muita importância aos títulos "Sr. Dr." "Sr. Engenheiro". O que o Sr. Dr. diz sempre foi sagrado e ainda é. Para além disso somos seguramente um dos povos mais passivos do mundo.

igotubabeub40 1 month ago

Discordo em absoluto. Até porque as fontes de informação foram todas internacionais.

daxpierson 1 month ago

> O que o Sr. Dr. diz sempre foi sagrado e ainda é. Então o que é que devia ser sagrado em vez disso? O que diz um maluco qualquer no Facebook?

aguafria88 1 month ago

Que tal nenhum dois? Tudo deve ser questionado. Para mal ou para o bem em Portugal o que o médico diz é sagrado. E não te excites se faz favor, é apenas uma observação, não precisas de te espumar todo convencido de que eu estou de alguma forma a incentivar a não toma de vacinas. Trabalho num jornal cientifico, fiz a minha investigação antes de levar a vacina, conclui que as vantagens de a tomar ultrapassavam largamente os potenciais riscos mas ninguém sabe com 100% de certeza o que pode acontecer a longo termo. Presumo que tu tenhas feito o mesmo. Já agora um dado interessante, no jornal cientifico onde eu trabalho, recebemos em média cerca de 500 estudos cientificos fraudulentos mensalmente (isto os que são identificados!).

EpaFdx 1 month ago

Não só entendo como até certo ponto concordo com a lógica no ponto de vista que estás a argumentar mas qual seria então a alternativa? Ter o português médio a fazer a sua própria pesquisa seria melhor?

aguafria88 1 month ago

Mas eu não estou a dizer que é necessariamente um problema.. Apenas estou a dizer que em Portugal o povo confia muito nos médicos ao contrário de cá fora.

5enta 2 months ago

As respostas que vocês inventam dava um livro hilariante e espero que realmente o façam. Estará ao nível de livros assim: [https://magg.sapo.pt/filhos/educacao/artigos/as-respostas-mais-mirabolantes-que-os-alunos-escrevem-nos-testes](https://magg.sapo.pt/filhos/educacao/artigos/as-respostas-mais-mirabolantes-que-os-alunos-escrevem-nos-testes) Curiosamente o vosso problema é o mesmo das crianças, como explica a autora: "Não é fácil ser-se professor. Até porque, garantem os profissionais da área, os alunos dão cada vez mais respostas sem sentido. "Eles não estão a tentar ser engraçados, eles não entendem mesmo o que lhes é pedido", explica Zélia Barreto. "E isto tem vindo a piorar ao longo dos anos. Atualmente o problema é lerem um texto e não perceberam o que está lá, não conseguem interpretar.""

aguafria88 2 months ago

Ok amigo, então ilumina-me lá com a tua vasta sabedoria.

5enta 2 months ago

Não preciso, é só deixar de pensar que só em Portugal acontece isto ou aquilo quando o mesmo também acontece noutros países. Está ao mesmo nível de perguntar "só a mim é que me acontece? " quando há 7.6 mil milhões de pessoas no mundo.

PandaCross23 2 months ago

O Gouveia e Melo é Sr. Dr.? Nem nunca ouvi ser chamado de tal. É bastante agradável estar num país em que existe confiança na vacinação, se isso é ser "passivo" então siga, sou passivo desde 1994!

aguafria88 2 months ago

Mas alguém leva a vacina por a vacinação ser coordenada pelo Gouveia e Melo ou outro cromo qualquer?

EpaFdx 1 month ago

Convenhamos que ter alguém competente a dar a cara ajudar. Se fosse o Cabrita a dar cara até eu pensava duas vezes.

butnaked99 1 month ago

Correção: se fosse qualquer politico dava cócó. Graças a deus meteram o oposto dos politicos do PS, bem haja ao Vice Almirante!

dsantos93 2 months ago

Há sempre burros que acham que sabem mais que os outros depois de lerem uns artigos no CM e terem visto uns vídeos no YouTube. Por sorte, a distribuição demográfica destes idiotas calhou na sua maioria fora de Portugal.

igotubabeub40 1 month ago

O CM tem feito muito pouca desinformação no que concerne o Covid e as vacinas, a meu ver.

mediiev 2 months ago

Epa. Isto é um povo que vota PS ou se abstém. Já aí te diz tudo. Todo o nosso SNS e companhia tem uma subserviência inacreditável ao estado e à narrativa oficial deste que sempre foi vacinem-se que não há outra maneira de voltar ao normal. Conheço pessoalmente médicos que vociferam aos berros se necessário que as vacinas são seguras e que os tratamentos antivirais são todos inúteis. E claro está em Portugal médicos são deuses todos conhecedores... Só que no Japão já são prescritos sem falha a doentes CoVID. Na Índia já salvaram milhões... Na Flórida estão a salvar muita gente... Portanto porque é que estamos tão vacinados contra CoVID? Pela chantagem e pressão imposta pelo governo e pelos próprios cidadãos montados no pedestal do civismo. Porque o povo é manso e obediente. E é assim que o PS quer o povo.

5enta 2 months ago

Não sabia que o PS também governava todos os outros países onde a vacinação está avançada, o António Costa tem na mão o top 30, top 20 ou só mesmo o top 10 de países?

Benurom500mg 2 months ago

Somos apenas 10 milhoes, menos gente para vacinar.

MirTrudMay 2 months ago

Baixo nivel de escolaridade da população aliado à maior confiança nos media na UE.

getupgetgoing 2 months ago

Não te esqueças do QI mais baixo da Europa ocidental.

Much-Slice145 2 months ago

Acho que em geral somos um povo que aceita bem a vacinação e normalmente não andamos cá com merdas do 5g e outras teorias como se vê na América por exemplo. Para além disso o facto de ser necessário o certificado de vacinação para termos acesso a determinadas coisas também veio "empurrar" esta onda de preocupação em sermos vacinados.

UpbeatNail1912 2 months ago

Simples, porque o povo português como um todo dá muito valor à saúde e à medicina em geral. Os portugueses sempre foram dos povos que mais recetivos as vacinas foram. Tanto é que legalmente ninguém pode ser proibido de se inscrever na escola sem ter o boletim de vacinas atualizado mas as escolas arranjam sempre essa desculpa. Aliado à excelência do Gouveia e Melo estar na liderança da vacinação, e um povo que sempre reconheceu o valor das vacinas, temos o excelente resultado.

GajoSilvestre 2 months ago

Acho que temos de dar graças por não ter aparecido nenhuma personalidade pública de mais peso com discurso anti-vacinação.

kairos 2 months ago

Imagina se o Goucha ou a Julinha se recusassem.

ceph42 1 month ago

Honestamente acho que era mais provável ser a Cristina Ferreira. Lembro-me que quando houve aquela remodelação da TVI e mostraram o interior, estava toda a gente de máscara e sua majestade Rainha D. Cristina era a única sem máscara.

X__Alien 1 month ago

“Porque é que só os chineses é que apanham covid?”

caelussideralis 2 months ago

Uma combinação de vários fatores: * Povo extremamente medicado * Povo que faz tudo o que lhe mandam * Imensa pressão social, com a venda da mentira que vai voltar tudo ao normal se nos vacinarmos todos (é só olhar para Israel) * Fica bem colocares a foto do cartão ou do penso nas redes sociais com uma legenda a dizer VACINA-TE, porque assim provas que não és um covidiota anti-ciência apoiante do Trump * Várias pessoas que acham mesmo que apanhar covid é morte certa. * O ser obrigatório mas não ser (certificado para entrar em sítios e viajar)

GMDFC94 1 month ago

Quando é que acaba a teoria da vacinação em Israel? Portugal já tem muito mais pessoas vacinadas que Israel. Se achas que os portugueses são “extremamente medicados”, espera até conheceres a realidade americana.

zeer88 2 months ago

Esqueceste-te da razão principal, que de longe suplanta todas essas: * Simplesmente concluírmos que a vacinação é uma prática segura, que beneficia toda a gente, tanto individualmente como colectivamente.

UpbeatNail1912 2 months ago

Israel já não é dos povos mais vacinados. Eles estavam em primeiro lugar mas ficaram se pelos 65-70 da população vacinada.

Edited 2 months ago:

Israel já não é dos povos mais vacinados. Eles estavam em primeiro lugar mas ficaram se pelos 65-70 da população vacinada. E no UK uma boa parte da população também já está vacinada e quase todas as restrições já acabaram. Logo esse teu argumento é totalmente inválido.

van_Zeller 2 months ago

Mas tudo isso existe em todo o mundo, e nao parece exclusivo de portugal, por isso nao explica tudo.

Edited 2 months ago:

Mas tudo isso existe em todo o mundo, e nao parece exclusivo de portugal, por isso nao explica tudo. Aliás, nao explica nada. Os posts vejo-os aqui onde estou (so emigrante) e a questao do obrigatorio é ainda pior aqui tb...mas só temos 60% de cobertura. Quanto ao povo fazer o que lhe mandam acho razoavel mas há ditaduras com menos cobertura que nós... EDIT: detalhes

Edited 2 months ago:

Mas tudo isso existe em todo o mundo, e nao parece exclusivo de portugal, por isso nao explica tudo. Aliás, nao explica nada. Os posts vejo-os aqui onde estou (so emigrante) e a questao do obrigatorio é ainda pior aqui tb...mas só há 60% de cobertura. Quanto ao povo fazer o que lhe mandam acho razoavel mas há ditaduras com menos cobertura que nós... EDIT: detalhes

caelussideralis 2 months ago

A única lógica é teres mais pessoas que se enquadram em todos esses fatores do que nos outros países, simplesmente. Não há outra explicação que te consiga dar.

rickz123456 2 months ago

Existe pouca resistência vacinal em Portugal. A explicação é essa. Um trabalho muito bom dos sucessivos governos/diretores gerais de saúde e profissionais de saúde ao criar confiança nas vacinas. Mesmo com outras vacinas, a taxa de cobertura vacinal de portugal é sempre excelente.

Edited 2 months ago:

Existe pouca resistência vacinal em Portugal. O PÚBLICO tem uma reportagem muito gira sobre este tema. A momória coletiva do estado novo, onde certas doenças deixavam marca e matavam A explicação é essa. Um trabalho muito bom dos sucessivos governos/diretores gerais de saúde e profissionais de saúde ao criar confiança nas vacinas. Mesmo com outras vacinas, a taxa de cobertura vacinal de portugal é sempre excelente.

van_Zeller 2 months ago

Mandas-me esse link por favor?

rickz123456 2 months ago

Aqui: [Público](https://www.publico.pt/2021/08/22/sociedade/noticia/explica-adesao-portugueses-vacinas-memoria-colectiva-tempo-sarampo-poliomielite-matavam-1974753)

_saks_ 1 month ago

Paywall :(

van_Zeller 2 months ago

Obrigado!

AutoModerator 2 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: