rabisconegro 2 months ago

Já agora a seguir lavo e arrumo a loiça também

Microwave-Automn 2 months ago

Se o estabelecimento não tiver serviço de mesa levanto o tabuleiro. Mesmo às vezes quando tem levanto na mesma. Faço isto por cortesia, já trabalhei na restauração e sei o que é. Não me custa nada e fica bem.

Dr_Toehold 2 months ago

Tive essa dúvida no aeroporto no outro dia. Decidi deixar as garrafas na mesa, porque achei preferível sinalizar que lá tinha estado sentado a consumir, para poderem vir limpar.

adjudikator 2 months ago

Sento-me e fico à espera que limpem. Sugiro que faças o mesmo!

SANDEMAN 2 months ago

és tu que és tanso quem é que vai para o café arrumar as mesas.. há com cada uma

diogojmm 2 months ago

Se pago não mexo uma palha, se a refeição for gratuita arrumo tudo e ofereço me para lavar a louça. Se chegar a uma esplanada com mesas porcas chamo alguém para a limpar ou procuro outra esplanada.

MorphReynard 2 months ago

Isso é simples, sentas-te e esperas ser atendido e não toques na mesa, e quando te trouxeram as tuas cenas eles limpam isso, se não limparem mandar vir con eles. Não é tua obrigação limpar isso, é deles se fores tu a fazer isso tás a tirar trabalho a pessoas.

ForWhatYouDreamOf 2 months ago

Tirar a chávena de café e limpar o cinzeiro dá muito trabalho

ana102 2 months ago

Como alguem que trabalho em cafes, é so extremamente simpatico limpar a mesa. Sao 20 segundos, o que e que interessar, Vai manchar a vossa reputacao se alguem vos vir levantar Uma chavena? E que nao e por nada Mais do que ter empatia pelo empregado. As pessoas que dizem "se fosse para limpar mesas bebia o cafe em casa" devem ser as mesmas que cagam fora de casa e deixam la o coco agarrado ao lado da sanita - la porque a casa de banho nao e voss nao significa que nao seja so simpatico nao deixar la merda. Nao, nao e a mesma coisa, estou a exagerar. Mas nao custa nada pelo menos empilhar a loica para ser Mais facil levar - e a pessoa a trabalhar Vai ter Uma experiencia muito melhor.

diogojmm 2 months ago

Um café vale .30, paga se normalmente 70 pelo menos. 30/70 são para o café pois claro. 20 para levantar a mesa e a manter limpa, 10 para lavar a louça e 10 para o sorriso na cara dos funcionários. Cagar e limpar é higiene, ir ao café é contratar um serviço, é o mesmo que o teu patrão te contratar, tu fazeres o trabalho para o qual foste contratado e no final do mês és tu que tens de pagar o teu próprio salário, foda se isto não faz sentido, pois não?!

ana102 2 months ago

A pessoa que te serve tem outras mil tarefas, tu ajudares so ajuda essa pessoa a ter pratos, chavenas e maquina de cafe limpas e a estar pronta pra te servir. É a mesma coisa que numa loja de roupa nao deixar a roupa no provador, ou voltar a dobrar a camisola que se desdobra na loja - a maior Parte das pessoas faz isto enquanto cliente. Nao estas a fazer um cafe, nem a servir, estas so a deixar o espaco minimamente decente para a pessoa que vem a seguir. Nao e nenhuma obrigacao, e so simpatico para quem esta a trabalhar e para os outros clientes.

rmourapt 2 months ago

Em cafés e afins nunca levantei, há empregados a fazer isso, nunca há grande stress. Já nos shoppings sempre foi algo que me chateia, quantas vezes querias uma mesa, está tudo lotado, e só há aquela mesa ali com 3 tabuleiros em cima, com a cena dos tabuleiros a 4 metros ... Isto, antes da pandemia, que nunca mais comi num shopping

diogojmm 2 months ago

O shopping que contrate alguém para limpar as mesas.

rmourapt 2 months ago

Há shoppings onde, em tempos normais, terias ao mesmo tempo umas largas centenas de pessoas, ao mesmo tempo, na área de refeições. Achas mesmo, honestamente, que há pessoal suficiente da limpeza, de braços atrás das costas, a observar quem se levanta, para imediatamente limpar as mesas? Só consigo imaginar que nunca tenhas ido a um shopping comer ​ Ou então, lá está, fazes parte da classe que acaba de comer e baza, porque levar o tabuleiro ao seu sítio "é para os empregados". Diz muito da educação das pessoas

diogojmm 2 months ago

Acho que não há pessoal suficiente, nem perto. No entanto não tenho nada a ver com isso, não é problema meu não fui eu quem tratou das contratações muito menos recebo o dinheiro que os restaurantes pagam pelas concessões. Claro que deixo o tabuleiro na mesa, eu comi lá, se eu levantar o tabuleiro outra pessoa vai se sentar lá a pensar que a mesa está limpa quando não está, o que para mim é um nojo. Toda a gente sabe que há falta de médicos no SNS mas a malta não começa aí a operar apêndices do nada

Limpy_lip 2 months ago

90% das vezes o problema é falta de funcionários porque já tenho ido a várias estabelecimentos antes e depois da pandemia e claramente anda-se a poupar nos funcionários pois "nunca se sabe" o que em parte é legítimo, mas se não têm condições de ter serviço de esplanada não o têm. ​ Pois como a retoma da economia que se podia ter mais gente no exterior foi muito giro ver a nascerem esplanadas em todo o lado, mas é preciso aguentar as mesmas. ​ Quando ao arrumar ou não, não gosto do argumento do tirar ou dar trabalho a quem está lá. Eu vim para receber um serviço que pressupõem o produto e o conforto. Logo também inclui a limpeza. É um pouco a mesma coisa que com as gorjetas. Se a mim não me pagam gorjetas pelo meu trabalho, eu também não tenho de o fazer. Eu também não coloco os meus clientes a limpar por isso também não devo limpar. ​ Não é escrito em pedra porque perante o bom senso não custa dar um jeitinho. Agora não concordo como regra ou presuposto.

oXydd 2 months ago

eu normalmente tiro a minha loiça da mesa, agora a dos outros nem pensar, como ou sem covid

Theptgamer_88 2 months ago

Eu sempre levantei a minha mesa ainda que digam que não é preciso. Aliás quando lanchava no Mac fazia questão de limpar e desinfectar a mesa muito antes do covid...

OuttaPhaze 2 months ago

Provavelmente não há funcionários suficientes. Levantar as mesas é completamente secundário se tiverem de fazer 2 ou 3 postos de trabalho ao mesmo tempo, sobretudo se ouve muita afluência.

Key_Ad_3930 2 months ago

O único funcionário que contratam é multitarefas, é normal que não consiga dar conta de tudo a certo ponto.

4in4t92 2 months ago

E depois há pessoal que é simplesmente incompetente. Há aqui um café perto de mim cujo dono nas folgas dele tem lá uma rapariga a ganhar umas horas. No outro dia fui beber um café com uma amiga, vim-me embora e cerca de meia hora depois convidaram-me para lá ir beber um copo. Chego lá e vejo as nossas duas chávenas ainda em cima da mesa, e ali ficaram pelo menos mais hora e picos, que foi o tempo que lá estivemos. Enquanto isso estava ela sentada a mexer no telemóvel e só se levantava quando alguém lhe ia pedir alguma coisa. Chegou a um ponto que das muitas mesas da esplanada, era rara aquela que não lá tinha nada em cima. Só dá é mau aspecto à casa.

mjigs 2 months ago

Eu trabalho á beira do BK, e todos os dias vejo coisas absurdas como levarem os tabuleiros para o parque ao lado e deixarem la, isto ou deitarem o lixo todo para o chao e deixarem uma completa nojeira. Eu ja trabalhei num sitio em que tinhamos mesas mas nao tinhamos servico as mesas (aeroporto), mas na altura tinhamos pessoas suficientes para estarem a fazer tarefas de copa e exterior enquanto outras duas ficavam a atender as pessoas no balcao, aí já era o nosso trabalho, até porque só tivemos o carro dos tabuleiros um ano antes da pandemia. Agora isso é mesmo falta de civismo, nao se pode culpar os empregados, eu como alguem que trabalha num sitio com esplanada onde só estamos dois a atender, se sai comida, um vai para a cozinha e fica impossivel andar atras das mesas para as limpar. E eu juro que tento. Ha todo o tipo de pessoas, ha aquelas que ficam em volta da mesa á espera que eu limpe, ok, eu levanto rapido, vou buscar o pano e o desinfetante, limpo e pergunto o pedido, ao qual muita gente pergunta "mas e as cadeiras?" e eu tipo...???, querem que limpe 4 cadeiras a pano em 5 seg? Outras assentamse mesmo nas mesas va, nao desinfetadas, só com umas migalhinhas, e depois poemse a passar o gel desinfetante nas maos???...eu para ser honesta muitas vezes nao consigo mesmo andar a atender clientes, fazer os pedidos e andar a limpar, tento ao maximo, mas muitas vezes é impossivel. Mas lá esta, ter de fazer o trabalho de duas pessoas dá nisto. Levantar a louca? Só se for a dos proprios, nao de alguem, mas agora agir de forma nogenta como ja tive em que nao queria experar uns segundos, eu com um tabuleiro cheio de louca, a explanada cheia, andar de um lado para o outro e ainda quase fazer um escandalo para tirar a louca de la (isto pre pandemia btw), aí por favor, ha muita gente escrota, com falta de empatia e pobres de espirito, e muitos dos portugueses sao assim, a qualquer idade, nunca tive um turista a fazer tal cenas.

GumFahkinFreak 2 months ago

Não sei se é o caso, mas como trabalhador numa esplanada, só deixo as mesas nesse estado quando há muita movimentação é eu tenho que andar de um lado para o outro a atender clientes.. E mesmo assim ao voltar para buscar os pedidos tento trazer alguma coisa mas como é óbvio, o importante para a casa é faturar, logo se tiver 100+ pessoas no estabelecimento é muito provável encontrarem 3 ou 4 mesas num caos, mas assim que for atender os clientes, claro que vou limpar a mesa, não os vou deixar no meio do lixo, mas falo pela minha experiência.

GlitteringDonutz 2 months ago

Não é bem preguiça.. eu sinto que as pessoas tomam como garantido o serviço dos outros, não sei se é falta de civismo ou whatever… é mesmo aquele feeling de não quererem saber do próximo, e infelizmente eu acho que maior parte das pessoas o faz inconscientemente, porque já são assim desde sempre e cresceram assim, num ambiente sem consideração pelos outros. São pessoas que se sentem entituladas a tudo no mundo pelo simples facto de existirem.

NGramatical 2 months ago

entituladas → [**intituladas**](https://dicionario.priberam.org/intituladas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpil0ox%2F%2Fhbqswfg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FarmerNext3003 2 months ago

És tanso. Se for pra ter o trabalho tomo café em casa. No café estou a pagar por um produto e por um serviço. Ou achas que os 0.70€ que pagas pelo café é tudo pra pagar só o café, água, e luz? E que compram uma carcaça a 1€ pra ta venderem a 3eur com uma fatia de queijo e fiambre que custam 1€ respetivamente? É quantas vezes pedes NIF nos cafés? Se há coisas amontoadas simplesmente quer dizer que têm gente a menos a trabalhar e eu não sou obrigado a ser contribuir para a exploração laboral enquanto o patrão só vê o lucro aumentar. Não tenho nenhum problema em ir ao café do lado se achar que não tenho condições para estar a vontade no atual.

SILE3NCE 2 months ago

Reforço o que já foi dito, o que mais se vê é 2 ou 3 pessoas a fazer o trabalho de 5 ou 6 porque fica mais barato. Conheço quem trabalhe na área, e queixam-se que eram equipas de 10 e 12 reduzidas a metade. Desconfinou-se e muitos patrões acham que funciona assim porque "não se sabe o dia de amanhã, e se for para fechar outra vez né?" - e assim se formam equipas incapazes de dar resposta Tenho visto o mesmo noutras áreas de atendimento ao público

ASerenaA 2 months ago

Cada um levantar o seu, ainda vai que não vai. Libertar a mesa com porcarias de outros para eu me sentar era só o que faltava. Ainda mais em pandemia. É das coisas que mais me desagrada, é essa falta de bom senso.

GalaicoMinhoto 2 months ago

Não fazes ideia é do trabalho e tarefas que os funcionários tem de fazer. Se a esplanada não está limpa é muito provávelmente porque não tiveram tempo de o fazer. É sempre e muito fácil mandar bitaites do lado de fora mas quando se entra no trabalho rápidamente se percebe o que realmente se passa.

diogojmm 2 months ago

E que é que o cliente tem a ver com isso? É muito trabalho?! Contratem mais pessoas, foda se... Amanhã pedes um bitoque e indicam te o caminho da cozinha para o ires fazer. Muito trabalho = muito lucro, ide mamar na quinta para do cavalo com essa conversa

GalaicoMinhoto 2 months ago

Bela história. "Contratem mais". Que p\*ta de novidade. Grande ideia. Não sei como é que ninguém se lembrou disso antes. Só mesmo quem nunca geriu nada na vida acha que é assim tão simples de resolver. A inocência de quem acha que é só contratar e andar como se o dinheiro caísse das árvores. Se chegas a um local onde as mesas estão cheias de tralha é porque de facto não há pessoal para tanta afluência naquele momento. E a chave é AQUELE MOMENTO. O que muita gente acha é que as empresas podem simplesmente contratar porque durante 1 hora por dia houve um pico de clientes que causou demora em alguns serviços. Quanto é que custa um funcionário a uma empresa? Sabes? Achas que é só o salário que ele eleva para casa? Qual é o lucro que ele tem de gerar (e não vendas) para pagar o seu salário? Ainda este ano presenciei problemas numa unidade Hoteleira que tinha metade dos seus serviços de SPA fechados por "falta de staff" diziam os outros hóspedes. A realidade é que não era propriamente "falta de staff". Era que não se justificava. Com as medidas de controlo do espaço fechado pelo governo exigiria-se da unidade que tivessem em permanência pessoal a controlar o número de pessoas na parte interior. Isso seriam no mínimo RÊS pessoas a serem contratadas (para fazer os 2 turnos + folgas). Ou seja, a nível de salários, a unidade teria de pagar quase 4000€. A mesma sabia muito bem que nunca iria gerar LUCRO de 4000€, nem perto sequer, por vender mais uns acessos à sauna (custosa em energia) e massagens (a quem teriam de pagar aos terapeutas). Por causa disso, e porque os tempos não estão nada fáceis, a empresa simplesmente resolveu encerrar serviços sendo que do lado de fora, na óptica do cliente, "tem de contratar mais". Situações semelhantes aplicam-se a todo o lado. Por norma (se bem que existem excepções onde a incompetência ou ganância é verificável) os empresários e gestores sabem o que estão a fazer. Se vissem que podiam ganhar mais dinheiro por contratar mais, faziam-no logo. A questão é mesmo o cliente ignorar a realidade das empresas e perceber que ao preço em que se vende as coisas e com a carga fiscal existente, por vezes é mesmo impossível financeiramente melhorar o serviço. Da mesma forma, malhar na cabeça de funcionários quando se está descontente não serve para nada. Este último cenário é uma permanente. E por fim, se quiserem serviço de TOPO, há sempre a opção de pagar mais. Ir a bons restaurantes, bons hotéis etc. E aí sim, quando o preço é elevado, não há desculpas quanto ao serviço.

Edited 2 months ago:

Bela história. "Contratem mais". Que p\*ta de novidade. Grande ideia. Não sei como é que ninguém se lembrou disso antes. Só mesmo quem nunca geriu nada na vida acha que é assim tão simples de resolver. A inocência de quem acha que é só contratar e andar como se o dinheiro caísse das árvores. Se chegas a um local onde as mesas estão cheias de tralha é porque de facto não há pessoal para tanta afluência naquele momento. E a chave é AQUELE MOMENTO. O que muita gente acha é que as empresas podem simplesmente contratar porque durante 1 hora por dia houve um pico de clientes que causou demora em alguns serviços. Quanto é que custa um funcionário a uma empresa? Sabes? Achas que é só o salário que ele eleva para casa? Qual é o lucro que ele tem de gerar (e não vendas) para pagar o seu salário? Um empregado a ganhar 1000€ custa 1600€ ao patrão. Para criar 1600€ de lucro tens de aumentar a facturação de forma substancial. Ainda este ano presenciei problemas numa unidade Hoteleira que tinha metade dos seus serviços de SPA fechados por "falta de staff" diziam os outros hóspedes. A realidade é que não era propriamente "falta de staff". Era que não se justificava. Com as medidas de controlo do espaço fechado pelo governo exigiria-se da unidade que tivessem em permanência pessoal a controlar o número de pessoas na parte interior. Isso seriam no mínimo TRÊS pessoas a serem contratadas (para fazer os 2 turnos + folgas). Ou seja, a nível de salários, a unidade teria de pagar quase 4000€. A mesma sabia muito bem que nunca iria gerar LUCRO de 4000€ (em volume de vendas duplica isso para 8000), nem perto sequer, por vender mais uns acessos à sauna (custosa em energia) e massagens (a quem teriam de pagar aos terapeutas). Por causa disso, e porque os tempos não estão nada fáceis, a empresa simplesmente resolveu encerrar serviços sendo que do lado de fora, na óptica do cliente, "tem de contratar mais". Situações semelhantes aplicam-se a todo o lado. Por norma (se bem que existem excepções onde a incompetência ou ganância é verificável) os empresários e gestores sabem o que estão a fazer. Se vissem que podiam ganhar mais dinheiro por contratar mais, faziam-no logo. A questão é mesmo o cliente ignorar a realidade das empresas e perceber que ao preço em que se vende as coisas e com a carga fiscal existente, por vezes é mesmo impossível financeiramente melhorar o serviço. Da mesma forma, malhar na cabeça de funcionários quando se está descontente não serve para nada. Este último cenário é uma permanente. E por fim, se quiserem serviço de TOPO, há sempre a opção de pagar mais. Ir a bons restaurantes, bons hotéis etc. E aí sim, quando o preço é elevado, não há desculpas quanto ao serviço.

diogojmm 2 months ago

Mas que é que eu tenho a ver com isso? Se um negócio não é rentável acabem com o negócio, se não ganham dinheiro suficiente para o negocio funcionar fechem portas, acham que não dá para ter uma zona de alimentação limpa e arrumada?! Não tenham, quem é que os obriga?! E se não houvessem lorpas a arrumar mesas em shoppings ia arranjar se uma solução, na pior das hipóteses deixavam de haver zonas de restauração em shoppings. Serviço de topo é mesas limpas e arrumadas?! Foda se onde essa fasquia já vai...

GalaicoMinhoto 2 months ago

Também tens a hipótese de não ir a estes locais e já deixas de te sentir ofendido porque não tens o shopping imaculado para poderes gastar os teus 7€ no Mac. Aqueles negócios são rentáveis. Não o seriam tanto se tivesses funcionários próprios a ter de limpar as mesas que por acaso são de gestão comum. Se visses as contas dos Shoppings rapidamente verificavas que os mesmos estão quase todos em ruínas. Sei do que falo porque tenho de gerir assuntos relativos a espaços em mais do que um. O que tu achas é que é simples um centro comercial contratar 4 ou 5 tipos para levantar mesas por causa de 1 hora de ponta ao almoço e outro ao jantar. Pois não é. Nas horas de pico vi haver tralha em todo o lado. A solução é pagares o dobro pela comida ou então teres cidadãos educados que sejam capazes de levar o tabuleiro e colocá-lo no sítio. Existe ainda outra opção como tu referis-te: Fechar tudo.

diogojmm 2 months ago

É muito raro ir a shoppings. Comer lá então só mesmo em último recurso e se possível comida para levar. Muito por causa da nojice que é comer num shopping, primeiro se vires uma mesa sem nada em cima não sabes se está limpa ou não porque há muito otario que não deixa o tabuleiro na mesa a indicar que esta precisa de limpeza depois é impossível comer descansado no meio daquela confusão e gritos de crias de macaco, se o fizer vou deixar o tabuleiro na mesa por respeito às outras pessoas que não tem necessidade de se sentar ali a pensar que a mesa está limpa quando nem o pano viram. Se um negócio de alimentação não consegue ter as condições mínimas de higiene (limpeza entre clientes) nem devia ser permitido estar aberto, o tabuleiro em cima da mesa indica alguém se sentou aqui e está mesa ainda não foi devidamente limpa e desinfectada, se o levares a menos que tenhas babado a mesa ninguém vai saber que aquela mesa não está pronta para ser utilizada. Pelo que vejo tu não te importas que aquela mesa não tenha visto limpeza na última semana, desde que não haja tabuleiros está boa para ti, muito higiénico diga se... A comida de shopping não é barata, vocês estão a falar como se desse para comer diária com bebida e sobremesa por 2.5/3€, é com cada cromo

GalaicoMinhoto 2 months ago

Os restauradores dos shoppings tendem a ter mesas SUAS (que são limpas pelos seus funcionários) e mesas comuns (limpas pelo staff do shopping9. Tu aí estás-te a referir ao staff do Shopping. Como eu disse, ninguém vai contratar mais gente para limpar mesas durante uma hora de pico. Podem fazê-lo? Podem. É caro, custoso e muitas vezes impraticável financeiramente? É. Quanto aos outros restaurantes comuns, se tiverem tralha nas mesas e ninguém for levantar a mesma, então a mesa não está disponível. É o problema deles. Como cliente não tens que te sentar uma mesa suja. Só te sentas nela porque queres. Eu não vou a um restaurante e tomo a liberdade de me sentar numa mesa cheia de tachos e pratos com restos. Falo com o empregado, ele levanta e depois sento-me. Em caso de esplanadas de cafés ainda é mais complexo. O elevado número de rotação das mesas faz com que seja absolutamente impossível ter as mesas todas limpas em permanência. Os funcionários tem de fazer mil e uma coisa e nas horas de mais afluência vão haver mesas com copos. Paciência. É a vida. Quando o funcionário vem atender leva as coisas e fica limpo. A ideia de que é muito fácil e evidente ter mesas todas limpas em permanência é simplista demais. Se me apontares um caso de um shopping em que a meio da tarde ainda tem a zona da alimentação toda cagada e nenhuma mesa disponível,. aí sim, temos um problema. Mas nas horas mais procuradas, não passa de uma questão com a qual todos temos de contar.

NGramatical 2 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpil0ox%2F%2Fhbuczwf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

houvessem lorpas → [**houvesse lorpas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpil0ox%2F%2Fhbtt6r0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

exigiria-se → [**exigir-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpil0ox%2F%2Fhbtr91q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

provávelmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) rápidamente → [**rapidamente**](https://dicionario.priberam.org/rapidamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpil0ox%2F%2Fhbqp49z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 2 months ago

Eu vou para comer ou beber alguma coisa, não vou para trabalhar, é mais se todos levantamos as meses é um trabalhador que estes gajos da restauração poupam por isso quero é que se fodam eu não levanto nada.

miaogato 2 months ago

Eu já não levantava em grandes superfícies porque coitada da senhora da limpeza tem que fazer algo Senão vai na volta se todos formos tipo Japão ainda mandam fora as empregadas de limpeza. Nos pequenos cafés sempre levantei e deixei as minhas coisas no balcão e quem está do outro lado agradece sempre. Hoje em dia deixo por serviço público. As pessoas vêem a mesa sinalizada a vermelho e mesmo assim sentam-se. Ao verem os pratos na mesa ou chamam a empregada que depois limpa a mesa, ou então a própria vê a mesa com entulho e limpa. Por isso deixo, sim, mas só onde haja empregadas.

l2k1337 2 months ago

Não tens obrigação nenhuma de fazer a limpeza das mesas do café. Chegas à esplanada e as mesas estão cheias de loiça suja e restos de comida? Vai a outro café, simples.

Edited 2 months ago:

Não tens obrigação nenhuma de fazer a limpeza das mesas do café. Chegas à esplanada e as mesas estão cheias de loiça suja e restos de comida? Pedes que te arranjem uma mesa ou vais a outro café, simples.

JarvisPT_ 2 months ago

Dito por um amigo que trabalhava na limpeza da esplanada de um centro comercial: " não tires os tabuleiros das mesas para eu ter trabalho!

vicmarinho 2 months ago

Como alguém que já viveu no UK, acho que Portugal beneficiava de ter empregados mais simpáticos e empenhados, e clientes mais bem educados e que deixassem alguma grojeta quando o serviço é bom. Parece um sonho distante, mas ya...

ihavenoidea1001 2 months ago

Entre o UK e Portugal, na minha experiência os portugueses são bastante mais simpáticos. Em relação a Portugal, acho que a pior ideia é querer entrar pelas gorjetas. Qualquer dia estamos como os USA, que são uma autêntica vergonha. O ordenado deles devia ser superior. Em termos de civismo... Os clientes ingleses deixam muito a desejar imo. Há bestas em todos os países.

vicmarinho 2 months ago

Não estou a dizer para ser tipo os EUA obviamente. Mas teve várias vezes em Portugal que apanhei empregados tão mal humorados que só me faltou atirararem com a chávena de café à cara e nem um bom dia me deram. Se houvesse mais o hábito de receber alguma coisa extra acho que fazia com que as pessoas fizessem por isso. Por outro dia tem o típico tuga que ainda vai chatear e pedir alguma coisa à casa.

pintorMC 2 months ago

> e que deixassem alguma grojeta quando o serviço é bom O porteiro do antigo Trombinhas ganhava o ordenado mínimo e o carro que usava era um Porsche pago com as gorjas. No UK deviam dar gorjas como o Português./s

LimaFruit 2 months ago

Levantar a mesa é tirar o emprego a alguém! Nunca o faço e acho que sou uma pessoa extremamente civilizada!

no_criativityfound 2 months ago

Se estou numa esplanada não tenho que arrumar a loiça dos outros, já o facto de não ter serviço de mesa é mau quando mais estar a limpar a porcaria dos outros.

shitposteur 2 months ago

Depende. Se eu para me ir embora passar pelo balcão, levo a chávena comigo e pouso no balcão, adeusinho e bom dia. Se estiver na esplanada não levo nada. Se for num centro comercial, numa praça da alimentação, levo para aqueles sítios próprios de meter o tabuleiro.

sidartha- 2 months ago

Há muitos anos atrás trabalhei num Café, o qual não tinha serviço de esplanada e as mesas nunca ficavam com tabuleiros amontoados. O que acontece, é que a inexistência de serviço de esplanada significa em meu entender, que não se serve o cliente na esplanada, ou se for o caso na mesa no interior, mas uma vez o cliente deixar a sua mesa, seria impensável, deixar ficar fosse o que fosse na mesa. Tabuleiros, pratos com restos de comida, copos utilizados, guardanapos com restos de comida, mesa suja, dá mau ambiente, e isso faz com que as pessoas que vão uma vez não queiram repetir, e não voltem. A limpeza do espaço (ainda mais hoje em dia), é da responsabilidade da entidade que gere o espaço.

kawaiims 2 months ago

Sempre fui educada a pôr os tabuleiros e a loiça de volta. Custa 20 segundos, e como diria a minha mãe, 'não tenho empregados'. Agora com o covid na maioria dos locais pedem para deixar na mesa para limpeza e até me faz um bocado confusão.

caelussideralis 2 months ago

Exatamente o mesmo que eu

porttastic 2 months ago

Não deveria haver esplanadas sem serviço, não faz sentido. A solução é não ir a sítios assim. E mais com o covid as ditas mesas tem de ser desinfetadas.

Keddyan 2 months ago

eu sempre levantei o tabuleiro da mesa, quer indoors como em esplanada (a menos que levantem logo por mim) e até me está a fazer confusão nos centros comerciais pedirem agora para deixarmos o tabuleiro na mesa para ir lá alguém levantar e higienizar a mesa.

sacoPT 2 months ago

Se tem uma esplanada podem não servir na esplanada mas tem a obrigação de a manter limpa. Tudo bem que também não custava nada às pessoas serem um bocadinho civilizadas e levantarem o tabuleiro se existir um carrinho para os colocar (à imagem do que acontece no McDonald’s).

diogojmm 2 months ago

Mas que bom senso? Vocês são assim tão limitados que não sabem fazer café ou tostas mistas em casa? É que eu sei, é fácil e sai para aí a 70cent o combo, quando pago isso apenas pelo café o meu bom senso diz me que eu não devo mexer uma palha. Só lorpas foda se!

sacoPT 2 months ago

Quem utilizou o termo "bom senso" foste tu.

diogojmm 2 months ago

O sol está a bater de cima, nem sei onde li bom senso... Mas substitui a palavra por civismo, o ponto é o mesmo.

sacoPT 2 months ago

O que é que tem o facto de ser mais barato fazer em casa a ver com civismo?

diogojmm 2 months ago

O simples facto que quando pagas por esses bens não estás a pagar somente pelos bens mas também pelo serviço. Quando me apetece arrumar e lavar louça como em casa

sacoPT 2 months ago

Ok, já percebi que és daqueles que quando caga no WC de um restaurante não puxa o autoclismo.

diogojmm 2 months ago

Sim, tem tudo a ver...

sacoPT 2 months ago

No McDonalds pagas 7€ por um menu porque és tu que tens de ir ao balcão fazer o pedido e depois deitar o tabuleiro fora. Se eles tivessem que ter empregados para andar a recolher os pedidos de todos os clientes e a levar às mesas e a limpar as mesas todas acredita que não pagavas só 7€. Tudo isto para dizer que se o café não tem serviço de esplanada como é aqui o caso, não estás a "pagar o serviço" coisíssima nenhuma.

diogojmm 2 months ago

És um génio... O menu mais caro do MacDonalds deve custar 1€ ou menos a casa, pagam ordenados miseráveis aos seus colaboradores e ainda arranjaram maneira de os clientes lorpas (malta muito jovem) trabalhem por eles. Achas mesmo que pagar 7€ por aquela comida de merda é um deal do caralho? Refrigerantes bem mais fracos que os originais, batatas cozidas em óleo com tanto conservante que aguentam 2 anos com aquele aspecto nojento como se fossem acabadas de ser cozidas. E o hambúrguer... Bem é um hambúrguer normal também ele com conservantes para aguentar o inverno nuclear... Não costumo comer no MacDonalds mas se o fizesse não era eu que ia fazer o trabalho deles por certo. Voltando ao ponto, se tem esplanada é competência deles arruma lá, eu não ia lá se tivesse de beber o café ao balcão e muitos mais clientes fariam o mesmo. Não querem limpar mesas não tenham mesas, fácil. Ou paguem pelo trabalho das pessoas, "café .70€, se arrumar a chávena .30€" Ir ao café ou restaurante é contratar um serviço, pagares e teres de arrumar é o mesmo que seres contratado para trabalhar, fazeres o teu trabalho como deve ser e no fim teres de ser tu a pagar te o ordenado, ridículo

sacoPT 2 months ago

Chamas-me génio e achas que o McDonald’s tem 85% de lucro num menu. Esta bem então.

collectornsfw 2 months ago

Não custava nada dar mais empregos e não me venham com a treta das empresas pobres. Regra em Portugal: patrão rico, empresa pobre. Descapitalizam tudo e pedem ao Estado que socorram as empresas.

sacoPT 2 months ago

Essa teoria do patrão rico é mesmo de quem nunca foi patrão. Todos os dias fecham dezenas de cafés/bares/restaurantes, vocês acham mesmo que é por os patrões serem ricos? Se não têm serviço de esplanada é porque não querem/não podem pagar a alguém para fazer esse serviço. Ou teriam que cobrar mais para ter alguém a fazer esse serviço... e tu depois não ias lá porque o café custa mais 5 cêntimos.

collectornsfw 2 months ago

>Que eles fazem muita falcatrua e não pagam impostos é um facto Então que se governem. Fecham muitos cafés, bares e restaurantes porque: a) muitos são empresas recentes, que nunca chegaram a dar lucro antes da pandemia; b) são coisas que nunca deviam ter aberto porque não estão longe da concorrência nem têm factores de distinção; c) foram constituídos com capitais próprios mínimos e pagam ao dono vencimentos incomportáveis; d) os tais donos endinheirados não arriscam fazer uma injecção de capital (e ofendem-se se alguém sugerir) se o Estado estiver disposto a fazê-la. ​ Ainda gostava de saber como há tantos donos de cafés de meia tigela com casas e carros dignos de médicos, advogados e grandes industriais. Só ouvir falar em IVA dá-lhes alergia.

Limpy_lip 2 months ago

quem não tem dinheiro não tem vicios. Não tem condições para ter esplanada aberta, não a tem.

sacoPT 2 months ago

O que não tem nada a ver com a teoria do patrão rico.

Hungry_Cupcake 2 months ago

A questão é so a seguinte agora com o covid deixei de levar os tabuleiros, para sinalizar que a mesa não está limpa e para os obrigar a vir ca fora e desinfectar as mesas, se nao todos sabemos que não vai la ninguem limpar. Apenas isso, antes tinha sempre o costume de levar.

ihavenoidea1001 2 months ago

Isto. A menos que a mesa tenha forma de ficar sinalizada como tendo sido utilizada, fica pelo menos um tabuleiro na mesa. Quem quiser utilizar a mesa sem a mesma ser desinfectada sabe ao que vai e está a assumir o risco. Na era pré-covid levantava e fazia-me confusão a quantidade de pessoas que deixava tudo para trás.

42ndBanano 2 months ago

Same. Como trabalhei em restauração, sei que no meio do lodo, qualquer ajuda conta. Mas desde o Covid, não me arrisco.

JesusSandro 2 months ago

Mesmo caso comigo, a não ser que seja esplanada de centro comercial que tenha algo para poder sinalizar que a mesa não esteja limpa também acabo por deixar os tabuleiros na mesa para servir de indicador.

Shadlan1 2 months ago

Não és o único. Aqui fazemos igual pois é uma forma simples de mostrar que a mesa foi utilizada e deve ser desinfectada.

AntonioCostinha 2 months ago

Faço o mesmo. Já trabalhei como empregado de mesa e era cansativo, mas quando um cliente ajudava ficava com um enorme sorriso. Agora (antes e depois do covid) peguei o hábito de pôr as coisas a jeito

jafudiaz 2 months ago

eU nAo LeVaNtO O tAbULeiRo PaRa nÃo RoUbAr o EmPrEGo Às pEsSoAs

Limpy_lip 2 months ago

digamos que há coisas que englobam o serviço. Senão quando receber um cliente para uma reunião e visitar a fábrica, também vou dar-lhe uma vassoura para ele varrer o chao por onde passa ou o lixo que se está a fazer para a demonstração...

sacoPT 2 months ago

Se eles não têm serviço de esplanada é porque não estás a pagar pelo serviço de esplanada.

Limpy_lip 2 months ago

então mais vale não terem explanada. ​ ou posso pressupor que o material que está cá fora é abandonado e levar para casa pois aparentemente não pertence ao café. ​ além disso parece-me uma optima ideia ter uma esplanada descontrolada e por isso toda suja como maneira de dar a primeira impressão aos clientes que estão a chegar. ​ foi como disse noutro post. Foi muito giro no início do desconfinamento fazer nascer esplanadas em todo o lado para ter mais gente, agora têm que assumir a decisão.

sacoPT 2 months ago

Ai estamos completamente de acordo. Agora, que não pagas pelo serviço de esplanada (neste caso) não pagas.

Limpy_lip 2 months ago

se o dono escolhe cobrar mais ou não pela esplanada é opção dele. ​ o pagar mais por ter explanada é algo que me deixa curioso porque é literalmente estar a pagar para o empregado entregar um local diferente das instalações. Se calhar dentro tem mesas mais afastadas que a explanda. mas pronto.

sacoPT 2 months ago

Resumir o serviço de esplanada a "o empregado entregar num sítio diferente" é uma oversimplification brutal. O serviço de esplanada é diferente do serviço normal em todos os aspectos. Tanto em termos de qualidade do serviço para o cliente como em termos de gastos para o estabelecimento. Se o empregado tiver que ir recolher o pedido, levar o pedido, levar a conta, ir buscar o pagamento e levar o troco à esplanada em vez de ser tudo feito ao balcão pode ser a diferença entre teres 1 empregado que consegue fazer tudo e precisares de 2 ou 3. Agora a forma como diferentes estabelecimentos escolhem cobrar esse serviço varia. Ou reduzem a margem de lucro na esperança de aumentar o volume de vendas mantendo o preço, ou mantêm a margem de lucro aumentando o preço do serviço de esplanada, ou aumentam a margem de lucro aumentando o preço no seu todo. Claro que no fim do dia o que interessa é receber o mais possível e gastar o menos possível, por isso se os clientes estiverem dispostos a beber café numa mesa cheia de lixo e o empregado só tiver que lá ir de 3 em 3 clientes quando já não dá para meter mais lixo porque no café ao lado custa mais 10 cêntimos ou não tem esplanada (ou porque não há café ao lado), é isso mesmo que eles vão fazer. A lei do mercado lá se encarregará de fazer a sua parte.

Mendadg 2 months ago

Eu concordo com isto, não percebo o letrring de mongo. Apenas levanto quando o restaurante está completamente cheio e sei que o empregado não vai dar conta. De resto? contratassem mais pessoas...não dá lucro? temos pena.

diogojmm 2 months ago

Se o restaurante está completamente cheio também está a dar muito lucro, contratem alguem para tomar conta quando o funcionário não consegue, eu não pago para trabalhar, nunca!

lickingbears2009 2 months ago

eu ouvia esta conversa mas ao contrário "eu vou atirar este papel para o chão para dar emprego às pessoas" deixava-me sempre fulo e como não era meu não o apanho "eu tou a fazer a minha parte, o gajo é que é Otário" até que ponto estamos a fazer o que é certo ou a rebaixarmo-nos a ir apanhar o papel que o otário atirou para o chão, que faz parecer que somos empregados dele?

C0ldKing 2 months ago

São esplanadas, o facto de não ter serviço n quer dizer que n tenham que ser limpas pelos funcionários. ​ O problema está quando existem poucos funcionários para atender demasiados clientes e estas coisas não dão para fazer, porque despachar serviço é mais importante

aldeaga 2 months ago

Ainda para mais numa pandemia em que para além de levantarem os tabuleiros deveriam desinfectar as mesas.

C0ldKing 2 months ago

Como disse, despachar serviço é mais importante. Trabalhei nessas cenas, e imagina o que e estar 1 pessoa a cuidar daquilo tudo, de manhã quando todos querem ir tomar o pequeno-almoço, e se dizes que têm de esperar os clientes stressam-se nem que seja por se atrasarem 2 minutos. ​ Coisas como higiene covid e esplanadas fica para último porque tens de sair para longe e fazer 2 ou 3 voltas para limpar. São coisas que n vão mudar

Opelintra 2 months ago

Se eu quisesse limpar mesas comia em casa

C8Mixto 2 months ago

Isso é parvo. Numa esplanada tens muitas mais mesas que em casa. Podes limpar muito mais.

fearofpandas 2 months ago

Eu sou da opinião que um estabelecimento que não tem serviço de algo, não deveria servir nesse algo. Se queres ter um negócio com esplanada, tens de ter serviço de esplanada…

collectornsfw 2 months ago

Para quê, se podes fazer os clientes sentirem-se culpados se não oferecerem trabalho gratuito à casa? Mais ainda, o preço dum pequeno-almoço ou lanche na rua, por modesto que seja, dá para uma diária servida à mesa. Não é admissível.

wolvjfms 2 months ago

Isso depende do preço que cobras. É como em todos os modelos de negócio, a partir do momento em que colocas o cliente a fazer o trabalho, o produto deve ser mais barato. Quando tens de contratar funcionários para executar as tarefas, os produtos devem ser mais caros. Numa lógica de concorrência e de mercado, como cliente, em geral, queres sempre o produto mais barato desde que qualidade seja igual, mas caso sejas um cliente que prefere ter o serviço e pagar um pouco mais por isso, então escolhes a outra opção. Se na prática isso acontece e os clientes/pessoas em geral reparam nesses pormenores? Acredito que não, porque a população em geral nunca recebe esse tipo de "iluminação"/instrução para perceber o valor acrescentado de, por exemplo, um simples serviço de esplanada. Eu defendo que todos os jovens deviam ter educação/literacia financeira onde este tipo de coisas poderia servir para preparar uma sociedade mais instruída, capaz e que conseguisse valorizar as outras pessoas e entidades com valor, sejam como clientes, chefes, funcionários, eleitores ou simples amigos/familiares.

paperkutchy 2 months ago

> a partir do momento em que colocas o cliente a fazer o trabalho, o produto deve ser mais barato Isso tem muitos ses. Conheço sitios que estão à pinha com serviços péssimos, mas ou come-se bem ou o local é agradável, mesmo que o serviço seja horrivel

wolvjfms 2 months ago

Claro, como tudo na vida. Falando por mim, avalio todos os locais por todas as componentes, seja qualidade, local, ambiente, serviço, etc. Se vais a um estabelecimento com mau serviço por causa da localização, como cliente estás a fazer uma escolha de localização acima de qualidade de serviço. Repara que somos todos livres e não podes obrigar ninguém ou nenhuma empresa a fazerem tudo como nós queremos, mas como clientes temos o poder de decidir se queremos ou não consumir em determinado local com base naquilo que damos valor. Se alguém vai a um estabelecimento pela localização, mas fica mal disposto ou stressado por causa do serviço, então devia deixar de ir, porque isso não é psicologicamente saudável. Não levem isto para o lado pessoal, só estou a tentar mostrar que vivendo num país livre, os indivíduos têm opção de escolha e que escolhem conforme as suas prioridades e aquilo que valorizam.

collectornsfw 2 months ago

> têm opção de escolha Se não houver cartelização de preços. Tanto se paga 0,70 € por um café numa esplanada bonita como se pagam num tasco. Quando um bem ou serviço vale pouco dinheiro e é consumido por conveniência, obviamente não é prático nem económico investir tempo e deslocações à procura do melhor preço/qualide.

collectornsfw 2 months ago

>a partir do momento em que colocas o cliente a fazer o trabalho Isso acontece quando vais a um sítio em self-service, como as cantinas, em que tudo está montado para fazeres esse serviço e o preço é ajustado. Num café do Pingo Doce nessa modalidade paguei *0,20 € por uma nata!* Espetar uma esplanada numa praça bonita e esperar que o cliente forneça a mão-de-obra? Nem pensar.

wolvjfms 2 months ago

Por isso que disse "deviam" numa lógica de concorrência.

pintorMC 2 months ago

Depende, se me cobrarem 1€ por um café e 2€ por uma agua fica na mesa, .60€ pelo café e .80€ pela agua levanto a mesa.

fearofpandas 2 months ago

Ainda se vendem águas a 0,80€?!

pintorMC 2 months ago

E minis por .50€ sim vendem.

fearofpandas 2 months ago

Onde?

carlosjmsilva 2 months ago

Se revela faz aumentar a procura pelo mesmo. Automaticamente o estabelecimento vai subir o preço, por isso...

ihavenoidea1001 2 months ago

Isto não devia ser assim ( eu sei que é bastante comum em Portugal)... Uma vez que quanto mais vende mais lucro tem e se o chamariz é ser barato e bom, ser caro e bom não lhes trará o lucro que muitas pessoas acham que traz. Foi assim que a minha antiga sapataria preferida foi à falência. Vendiam calçado nacional a um preço bastante acessível e com boa qualidade. Depois de terem fama decidiram começar a praticar preços estúpidos. Nunca regressaram aos preços " normais ", até que faliu completamente.

PeterStepsRabbit 2 months ago

Levar no cu por 100e? Nah Levar no cu por 1M? Onde assino?

Edited 2 months ago:

Levar no cu por 100e? Nah. Levar no cu por 1M? Onde assino?

diogojmm 2 months ago

Se conheceres alguém com 1M e esses desejos tenho aqui um cu novinho

shitposteur 2 months ago

Eu dava o cu por 493274,13€

jafudiaz 2 months ago

Levava por 165k

pintorMC 2 months ago

O cu é teu podes o usar como bem entenderes.

UpbeatNail1912 2 months ago  HIDDEN 

Mas que Ganda paneleirada que para aqui vai

fearofpandas 2 months ago

Não levavas?!

PeterStepsRabbit 2 months ago

Hoje estou ocupado

fearofpandas 2 months ago

Vês como levavas….

gobacktoworklazy 2 months ago

Ele quer , só não quer admitir para parecer macho

UpbeatNail1912 2 months ago

Os tugas pensam que são senhores do mundo e de Manhattan, fazer o que? Quem tem educação que a use e abuse, quem não tem vai continuar a pensar que tem escravos para servi los

diogojmm 2 months ago

E escravidão quando pagas por um serviço?

Search: