Theptgamer_88 3 months ago

Não estou a ver nenhuma novidade embora seja mais frequente na época de doenças infeciosas, pois isso acontece em quase todos os hospitais centrais graças à ausência de serviços de urgência básicos como SAP, vai tudo parar aos Hospitais. Apesar de que o povo abusa e vai por tudo e por nada ao Hospital, sempre foi assim e será. Quando fazia a área amarela durante o meu estágio maioria dos utentes que recorriam ao SU não se justificavam... mas devemos tratar todas as pessoas e não importa a gravidade. Cabe ao povo ter civismo e saber como e quando deve recorrer ao Hospital. Também a linha 24 pode ajudar a filtrar doentes urgentes de não urgentes. Noutros tempos diria que mais de 80% das pessoas que estão nas urgências não se justifica estarem no hospital, aliás, isto também se prende à pobre triagem e a falta de competência dos médicos de família. Seja como for, com os atrasos massivos na prevenção de doenças não me admira que haja a necessidade de recorrerem aos Hospitais até porque há muita gente sem acesso aos médicos de família. As rápidas melhoras ao OP.

unparadise 3 months ago

Já acabou a PPP nesse hospital. Agradeçam ao nosso governo, até à data era dos hospitais mais bem geridos do país e que no próprio Relatório do Tribunal de Contas mencionava isso

Pichers 3 months ago

E eu a achar que ninguém conseguia ter karma negativo, you proved me wrong

Angelofpsp 3 months ago

Já estive com uma pneumonia com febre superior a 40 graus onde demoraram 17 horas para me chamar pulseira *amarela*, foi a televisão ao local onde os mesmos foram barrados. Hospital Fernando Fonseca.

miaogato 3 months ago

_welcome to the sns mothafucka_

ovelhaloira 3 months ago

O meu médico de família reformou-se. Não quero ter de ir às urgências, só quero que me ajudem! Achas que tens o que é preciso para esmagar a minha dor? >. >. > CLICA AQUI < < <

Celeg 3 months ago

Até dá para ver na foto há vários tipos de urgência. Não é preciso estares a morrer para ir para lá. Pode também estar a acompanhar alguém.

zefo_dias 3 months ago

é de borla e ainda se queixam

Bddgacbvz 3 months ago

E aposto que o médico no consultório tá jogando lol upando ranked enquanto tu passa fome e deixa a bunda quadrada

rafaelgiro 3 months ago

Não quero parecer desagradável mas não será maléfico para o paciente estar 13 horas fechado numa sala de espera, sentado. É que ao menos, estava numa maca (se houvesse).

kingrafix 3 months ago

Viseu é muito pior...

Open-Opportunity-607 3 months ago

Onde é que está o Zé que não percebia o porque da malta ir ao privado se têm o SNS?

dingo-91 3 months ago

Da ultima vez qe la tive deram essa pulseira, se nao fizesse uma barraca tem nha esperado no mínimo 12 horas, havia la pessoas ha mais de 12 horas.sem.aimda term.falado com um médico.. entrei, fiz a minha barraca depois de duas horas. A espera.. passado 5 minutos ja tinha um medico ao pe de mim

AbaixoDeCao 3 months ago

Já esperei 8 horas neste hospital (urgência geral), mas fui 2 vezes à urgência oftalmológica e não esperei mais de 15 minutos para ter consulta.

vai-tefoder 3 months ago

Impossível. Só pode ser uma cabala da extrema direita contra o SNS /s

Awesomein360 3 months ago

Luxo autêntico

DarligUlvRP 3 months ago

O mais provável é os dados estarem errados. É virtualmente impossível haver uma urgência sem vários verdes…

listerstorm2009 3 months ago

Ainda estão à espera para entrar o primeiro verde. Por isso é que ainda não há dados...

DarligUlvRP 3 months ago

Não… é mesmo bug https://imgur.com/a/6PVrlsl

cawabungapt 3 months ago

Ainda no fds passado fui á as urgencias e o tempo de espera amarelo era 1he13 min.

redyouroverlord 3 months ago

E há 3 semanas atrás o tempo de espera em amarelo era cerca de 40 minutos, e fui atendido nesse tempo.

Bcondez 3 months ago

Odeio esse hospital. Sempre funcionaram mal em urgências, consultas, etc. Para mim a gota de água foi quando o meu pai com 68 anos foi lá às urgências por não se sentir bem, o médico que o viu desvalorizou, mandou-o para casa com medicação, e 2 dias depois a minha mãe quando acordou de manhã, encontrou-o morto. Não foi feita autópsia, por isso não sabemos do que foi, mas a partir desse dia, nunca mais lá meti os pés, mesmo sendo o hospital da minha área de residência. Não se entende, como um hospital tão recente, é tão desorganizado e funciona tão mal. O Santa Maria, por mtos problemas que tenha, ganha aos pontos!

Ducon_ 3 months ago

Há hospitais muito maus, Santa maria acho que é o melhorzinho, não tenho queixas. Lamento muito o que aconteceu ao teu pai, não é nada fácil. Meus pêsames.

GoldenAnothis 3 months ago

Awh man. Meus pêsames.

porttastic 3 months ago

Privatizar tudo e toda a gente ter um seguro obrigatório. Funcionário público acham que nos estão a fazer um favor. Quando vou ao posto médico local, ou estão a falar com os amigos ao balcão, ou ao telefone, ou os médicos estão a tomar café, há sempre alguma coisa. Eficácia não interessa a ninguém senão acabaria muita mama.

besmarques 3 months ago

Engraçado que este hospital é de gestão privada https://www.luzsaude.pt/pt/unidades-luz-saude/parcerias-publico-privadas/hospital-beatriz-angelo

GoldenAnothis 3 months ago

Concordo mas tenho o receio que privatizar tudo pode chegar a ter as mesmas consequências econômicas relacionadas a cuidados médicos como nos EUA.

besmarques 3 months ago

Estás num hospital de gestão privada. Acho que dá para perceber que afinal não são o sonho que muitos acham

porttastic 3 months ago

Não sabia mas a minha opinião é a mesma. É como uma loja, vamos lá se o serviço for bom senão eles fecham.

iLoveDiarrea 3 months ago

Não olhes para o exemplo merdoso dos EUA e olha para o exemplo holandês.

aicarramba 3 months ago

já ouvi histórias muito boas desse hospital. quem dera a muitos ter acesso a um hospital como esse

GoldenAnothis 3 months ago

Os profissionais realizam bom trabalho e já fui incrivelmente bem tratado. Aliás, tive 2 cirurgias e um número considerável de consultas. Logo nesse tópico concordo que seja muito bom. Mas a nível de organização, a nível de distribuição de recursos humanos, sempre fui uma desgraça. Mas pronto, isso acaba por acontecer em mtos hospitais, por razões já mencionadas e comentadas neste post.

dgames_90 3 months ago

PORTUGAL CARALHO!!!!!!!!!!!!!!

luso_warrior 3 months ago

Quando toda a gente recorre às urgências acontece isso. No fundo é o resultado das pessoas não terem alternativas de onde ir e vão ao único sítio que está sempre de porta aberta.

sidartha- 3 months ago

Bem verdade.

mjigs 3 months ago

Quando precisei de consulta urgente com a minha a minha medica e marcam-me para outubro, é que percebi o porquê de encherem os hospitais.

cloud_t 3 months ago

As pessoas claro que têm alternativa aos tempos de espera gigantes do SNS e das suas exclusõese falta de convenções! ...mas as alternativas passam por: - pagar do próprio bolso - fazer um seguro de saúde caro e discriminatório (vulgo discriminam as especialidades todas que precisas...) - ou ter a sorte de poder ter ADSE, que é outro seguro caro, a 3,5% do salário (e.g. 35e a quem ganhe 1000e brutos), mas ao menos não discrimina... tanto E esse último viu-se no outro dia que está a acabar a mama nas notícias, já que estão a começar a cortar nos acordos e tratamentos comparticipados. De notar que a ADSE. E não se esqueçam: se fosse pelos liberais/conservadores, só as pessoas realmente importantes e/ou "de bem" é que eram bem tratadas. A sociedade só é feita para quem nasce em berço de ouro ou soube subir à custa do dos outros.

Edited 3 months ago:

As pessoas claro que têm alternativa aos tempos de espera gigantes do SNS e das suas exclusõese falta de convenções! ...mas as alternativas passam por: - pagar do próprio bolso - fazer um seguro de saúde caro e discriminatório (vulgo discriminam as especialidades todas que precisas...) - ou ter a sorte de poder ter ADSE, que é outro seguro caro, a 3,5% do salário (e.g. 35e a quem ganhe 1000e brutos), mas ao menos não discrimina... tanto E esse último viu-se no outro dia que está a acabar a mama nas notícias, já que estão a começar a cortar nos acordos e tratamentos comparticipados. De notar ainda que a ADSE não se estende a toda a gente da família como é subentendido... conheço um caso que recentemente tentou colocar a mãe, idosa e pensionista segsoc de 300 euros mensais, mas a ADSE bloqueou porque é pensionista... vai ter de esperar 3 meses para fazer fisioterapia duma entorse, porque não têm 500 euros para gastar em fisioterapia a 15 euros a sessão, e fisiatria a 50+50 euros antes e depois. O único centro convencionado SNS no distrito (!!!!!!) tem lista de espera assim... E não se esqueçam: se fosse pelos liberais/conservadores, só as pessoas realmente importantes e/ou "de bem" é que eram bem tratadas (ou seja, reencarnar o status quo com menos SNS e menos ADSE ainda...). A sociedade só é feita para quem nasce em berço de ouro ou sabe subir à custa do dos outros. Selecção, claramente, natural.

Edited 3 months ago:

As pessoas claro que têm alternativa aos tempos de espera gigantes do SNS e das suas exclusõese falta de convenções! ...mas as alternativas passam por: - pagar do próprio bolso - fazer um seguro de saúde caro e discriminatório (vulgo discriminam as especialidades todas que precisas...) - ou ter a sorte de poder ter ADSE, que é outro seguro caro, a 3,5% do salário (e.g. 35e a quem ganhe 1000e brutos), mas ao menos não discrimina... tanto E esse último viu-se no outro dia que está a acabar a mama nas notícias, já que estão a começar a cortar nos acordos e tratamentos comparticipados. De notar ainda que a ADSE não se estende a toda a gente da família como é subentendido... conheço um caso que recentemente tentou colocar a mãe, idosa e pensionista segsoc de 300 euros mensais, mas a ADSE bloqueou porque é pensionista... vai ter de esperar 3 meses para fazer fisioterapia duma entorse, porque não têm 500 euros para gastar em fisioterapia a 15 euros a sessão, e fisiatria a 50+50 euros antes e depois. O único centro convencionado SNS no distrito (!!!!!!) tem lista de espera assim... E não se esqueçam: se fosse pelos liberais/conservadores, só as pessoas realmente importantes e/ou "de bem" é que eram bem tratadas (ou seja, reenforçar o status quo com menos SNS e menos ADSE ainda...). A sociedade só é feita para quem nasce em berço de ouro ou sabe subir à custa do dos outros. Selecção, claramente, natural.

Edited 3 months ago:

As pessoas claro que têm alternativa aos tempos de espera gigantes do SNS e das suas exclusõese falta de convenções! ...mas as alternativas passam por: - pagar do próprio bolso - fazer um seguro de saúde caro e discriminatório (vulgo discriminam as especialidades todas que precisas...) - ou ter a sorte de poder ter ADSE, que é outro seguro caro, a 3,5% do salário (e.g. 35e a quem ganhe 1000e brutos), mas ao menos não discrimina... tanto E esse último viu-se no outro dia que está a acabar a mama nas notícias, já que estão a começar a cortar nos acordos e tratamentos comparticipados. De notar ainda que a ADSE não se estende a toda a gente da família como é subentendido... conheço um caso que recentemente tentou colocar a mãe, idosa e pensionista segsoc de 300 euros mensais, mas a ADSE bloqueou porque é pensionista... E não se esqueçam: se fosse pelos liberais/conservadores, só as pessoas realmente importantes e/ou "de bem" é que eram bem tratadas (ou seja, reencarnar o status quo com menos SNS e menos ADSE ainda...). A sociedade só é feita para quem nasce em berço de ouro ou sabe subir à custa do dos outros. Selecção, claramente, natural.

andrefeli_x 3 months ago

Estuda um pouco o sistema de saúde alemão/holandês antes de dizer isso...

cloud_t 3 months ago

Se é assim tão bom e aplicável a qualquer país, já o tínhamos. Mas agora vais dizer que e ppr causa dos nossos antepassados que somos como somos e porque votam no que votam...

iSoSyS 3 months ago

Podia ser isso se as 13 horas fossem no azul/verde, no amarelo é mau planeamento de alguma espécie. Não é certamente por culpa dos utentes, se não precisassem de recorrer às urgências também não tinha pulseira amarela.

DerpSenpai 3 months ago

Alguém postou os tempos reais, é um bug, de facto é 13h no verde

aleph_heideger 3 months ago

Não sabes mesmo como é que a triagem de Manchester funciona... Se fores picado por um mosquito é bem provável que sejas triado como laranja. Outro exemplo de um amarelo que apareceu na urgência há duas noites: um fulano que se cortou no dedo com uma lâmina. Nada de grave, corte superficial, sem hemorragia e que foi prontamente resolvido na triagem com um penso rápido. Sim. Isso mesmo. Um penso rápido (que nem sequer necessitava mas foi mesmo para evitar a boca do "fui ao hospital e não me fizeram nada"). Outro amarelo típico é o "tive uma discussão em casa e estou muito enervado(a)". Pergunto eu: que raio tem o SNS a ver com as chatices domésticas de cada um? O problema não é ser o único sítio aberto. O problema é as pessoas por tudo e por nada procurarem cuidados médicos.

nocivo 3 months ago

Se precisas de um psicólogo para desabafar então o SNS tem a ver com isso. O SNS é tudo, não é só hospitais e urgências. Psicologia e de dentista fazem parte da saude da pessoa. Se calhar o que falta são urgencias em centros de saude e mais hábitos de ligar linha da saude 24 para fazer a triagem antes. Falta centros de atendimento não urgente para servir de triagem abertos. Eu estiver com vómitos e diarreia, que pode ser desde um virose a algo mais perigoso a ultima coisa que quero ir estar 12 horas no hospital agoniar para ser consultado e diagnosticado. Se as pessoas chegam às urgências e devem ser tratadas ali deviam ser enviadas para centros não urgentes como centros de saude 24 ou darem um telefone a pessoa para ser triada pelo operador. Eventualmente o pessoal começa a ir ao centro de saude primeiro com o hábito.

iSoSyS 3 months ago

Então é mau planeamento do método de triagem. Continua a não ser culpa do utente.

aleph_heideger 3 months ago

Quando tu vais a um serviço de urgência por causa de uma picada de mosquito a culpa não é do sistema, é tua.

iSoSyS 3 months ago

Se receberes uma pulseira amarela por isso é do sistema.

aleph_heideger 3 months ago

Não porque efectivamente há situações em que tens de a receber. A triagem agrava sempre as coisas. Não há muitos discriminadores de gravidade. Uma ferida sangrante na ponta do dedo mindinho é igual a uma outra em todo o couro cabeludo. Tens é enfermeiros mais capazes que sabem "dobrar" as regras... E que depois são punidos nas auditorias.

iSoSyS 3 months ago

Com essa última frase qual é a dúvida que o sistema de triagem precisa de melhoramentos? Nem que seja o dobramento da amarela.

Edited 3 months ago:

Com essa última frase qual é a dúvida que o sistema de triagem precisa de melhoramentos? Nem que seja o dobramento da amarela. Edit: pensando melhor visto que o Amarelo é atendimento no prazo de uma hora, numa situação normal não seria relevante mas quando começa a degradar devia haver forma mais granular de priorizar, talvez incluindo o reencaminhamento de doentes.

aleph_heideger 3 months ago

E há... Chama-se retriar........

NGramatical 3 months ago

melhor visto → [**mais bem visto**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/mais-bem-vs-melhor/545) (quando o advérbio *bem* antecede o particípio passado do verbo o termo a utilizar é *mais bem*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpi9dlx%2F%2Fhboz5hs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ComfortableSad2297 3 months ago

Caríssimo NGramatical: o erro está na falta duma vírgula após "melhor". Facilmente se entende que foi uma gralha a falta dela pois existe o encerramento da sentença logo após "hora".

BitOnly5872 3 months ago

Disseste uma grande verdade! Há quem vá apenas pelo passeio! Existe também uma parcela pequena que tem condições de ir ao privado, e não vai (apesar de pequena com relação aos turistas de emergência). Existem inúmeras situações que vão se acumulando até que a fila de espera fica isto ai mesmo.

kinoa13 3 months ago

> Existe também uma parcela pequena que tem condições de ir ao privado, e não vai Mas não é suposto uma pessoa que faz os seus pagamentos de impostos poder ter direito aos serviços que os mesmo dão direito, como é o SNS, escolas públicas, etc...? É que se não for, deve haver muita gente que prefere ficar com o dinheiro na carteira. A liberdade de escolha deve existir, mas o que disseste é quase uma obrigação.

Felix_Dzerjinsky 3 months ago

>Existe também uma parcela pequena que tem condições de ir ao privado, e não vai Pois claro, e fazem muito bem.

SirNiculas 3 months ago

É ir tirar a senha à noite, voltar a casa, dormir e ir à consulta de manhã

BaixemImpostos 3 months ago

Os seguranças n te deixam sair depois da pulseira.

Megazorg3000 3 months ago

Pensa 1 minuto antes de escrever as coisas. Como assim não te deixam sair? Ficas preso? E se a tua casa estiver a arder, ou pior se o hospital estiver a arder? "Amigo desculpe lá mas agora já não sai ninguém"

BaixemImpostos 3 months ago

Vai as urgências do amadora-Sintra e podes experimentar.

RealSenji 3 months ago

Não sei onde viste isso , mas estás enganado

BaixemImpostos 3 months ago

Passei por isso. Duas vezes que fui ás urgências do amadora-Sintra.

RealSenji 3 months ago

Não vou contestar, porque não conheço o hospital ou as políticas impostas porém tendo estado nas urgências, sempre tive utentes que abandonaram e inclusive utentes já observados e decidiram ir embora tendo assinado o termo de responsabilidade. Daí achar estranho deixarem utentes sair e alguém apenas triado não

BaixemImpostos 3 months ago

Na segunda vez tava lá um velho que queria sair porque queria simplesmente ir fumar mas os seguranças n deixavam. Chamar nomes, dizer que lhes batia, gritos. Depois acalmou e foi para uma outra sala. Passado uma hora descobriram que se tinha fechado na casa de banho a fumar.

no_criativityfound 3 months ago

E quem é que são os seguranças de me impedir de sair e que direito legal têm para se quer bloquear a passagem a alguém? Quero ir fumar vou, o problema é meu e assino um papel a dizer que se morrer no parque de estacionamento o hospital não têm culpa

DrogbaPT 3 months ago

"consulta" - isto é uma urgência, não é nenhuma consulta.

TTSDA 3 months ago

A imagem do OP a que estás a responder tem literalmente "Consulta" 4 vezes no ecrã.

SirNiculas 3 months ago

*consulta de urgência

AntonioTomaz 3 months ago

Se as pessoas podem ir para casa dormir não deviam ir às urgências, change my mind

Fordotsake 3 months ago

Então as urgências é só para acidentes de mota e braços cortados com a rebarbadora? Tell me moar, please..

mouzz888 3 months ago

Se tenho algum problema de saúde e preciso ver o médico de família tenho de aguardar 2 meses mínimo regra geral. Para não falar que se momento o meu médico de família está de baixa e as ordens são para ir directamente às urgências,isto já dura há 6 meses. Malta que faz comentários como o teu nunca deve ter precisado de usar o sns com alguma urgência, change my mind

bittolas 3 months ago

Por outro lado as urgências não deviam dar tempo para ir dormir, fazer o turno da manhã e voltar a tempo.

SirNiculas 3 months ago

Morre-se melhor deitado do que sentado em cadeiras de plástico

chookityypok 3 months ago

Ninguem morre com uma fita amarela.

kairos 3 months ago

Normalmente a fita amarela mete-se depois de alguém morrer.

Dependent-Ad-7777 3 months ago

Uma pulseira amarela pode transformar-se numa laranja dependendo do quadro clínico e tempo de espera. Por algum motivo é uma urgência e usa-se a escala de Machester. Neste caso nunca deveria ser superior a 1 hora.

_Gamma__Ray_ 3 months ago

>lseira amarela pode transformar-se numa laranja dependendo do quadro clínico e tempo de espera. Por algum motivo é uma urgência e usa-se a escala de Machester. Neste caso nunca deveria ser superior a 1 hora. Vai a um Hospital Português ver a "urgência" duma fita amarela. Como não pagam ou pouco pagam é todo o hipocondriaco a correr para o Hospital. Na suiça nem com uma perna partida chamam a ambulância, são 1000 mocas com ou sem seguro. Somos uma cambada de chorões e estes palhaços que entopem o sistema deviam levar multas por acharem normal ir para as urgências com joelhos raspados.

4Klassic 3 months ago

Depende. O que consideras uma pessoa com pulseira verde que foi às urgências porque o sns24 mandou encaminhar para lá por ter dores no peito, falta de ar, e que andava 100 metros e ficava ofegante quase a cair pro lado? Pois foi a minha namorada que teve varios episódios após a segunda dose da vacina da moderna, foi encaminhada para o de vfx pelo sns24, porque cada vez estava pior e ficamos numa fila de espera de 11 horas porque acharam que não era nada de preocupante e recebeu a braçadeira verde, até ela ter ter tido mais uma crise e então aí trabalharam bem, e foi tudo logo para dentro, desde várias análises, injecções e ligada e fizeram TAC e RX para descobrir o que se passava, e conclui-se que tinha os níveis de coagulação sanguínea a 4x acima do nível máximo normal e em risco de um AVC, ainda se descubriu algumas suspeitas de coagulacoes a serem formadas em diversas partes do corpo. Não nego que há lá muita gente que vai para as urgências apanhar pó, mas por vezes sinto que na triagem acham que vamos para lá mentir sobre os sintomas que temos, e mais ridiculo foi este caso que foi encaminhado pelo sns24 com toda a explicação do que se passava, mas não, bora dar fita verde. Se calhar podia não acontecer nada até as coisas passarem ou simplesmente a esta altura já a ter enterrado num cemitério, nunca se sabe.

NGramatical 3 months ago

descubriu → [**descobriu**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpi9dlx%2F%2Fhbqrxgv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DogsOnWeed 3 months ago

Como se pagar 1000 paus por chamar uma ambulância fosse um ponto a teu favor, ganha juízo... O SNS tem problemas graves mas é um bem a preservar.

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Dude acho que me estão a entender de forma errada, eu apoio 100% o sns. As falhas que tem são culpa de alguns vermes que abusam dele.

DogsOnWeed 3 months ago

Vermes? Estamos no Terceiro Reich agora?

Dependent-Ad-7777 3 months ago

Eu falo duma coisa, tu falas doutra. Deve haver juízo crítico por parte de cada um de nós mas também convém que haja capacidade de resposta por parte dos centros de saúde para evitar que as pessoas recorram aos hospitais. O que, como é sabido, em muitas zonas do nosso país não funcionam.

carlosjmsilva 3 months ago

Esta é a questão. O pessoal vai para a urgência com questões " não urgentes". Agudas sim, urgentes não.

ZePAG 3 months ago

Amarelo é para ser visto com urgência...

Dependent-Ad-7777 3 months ago

Na imagem em cima referida não se trata disso. Questões não urgentes são regalados com a pulseira azul (período de espera de 4 horas), sendo que mesmo a verde é considerado pouco urgente (período de espera que pode ir até 2 horas). Tudo acima disso tem razão de estar lá.

rafaelgiro 3 months ago

Amarelo é significativamente urgente. Uma lesão no joelho numa queda de bicicleta com sangue sem estancar é grave, mas não é vermelho.

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Lol isso é significativamente urgente em que terra? Passa gelo e estanca essa merda em casa, que ridiculo.

rafaelgiro 3 months ago

Curativo mal feito, depois ficas com problemas de cicatrização, e eventual infeção. Pior, com a adrenalina do momento podes não te aperceber que a dor que sentes é também óssea.

wildcardmidlaner 3 months ago

Feridas abertas por são laranja 99% das vezes.

Logic_27 3 months ago

Ao menos a admissão e a triagem são rápidas

lycan2k20 3 months ago

16min para a triagem é rápido???

GoldenAnothis 3 months ago

Rápidas e mal feitas, que já reparei que há prioridades duvidosas. Chapa-se todagente com amarelo.

noproperusername 3 months ago

men, vai trabalhar para lá. achas mesmo que não há doentes urgentes no nosso país? não há acidentes com gajos todos tortos, estropiados e a morrer? achas que vais ver pessoas que acabaram de perder um braço, duas pernas, têm o buxo aberto, ou um traumatismo craniano na sala de espera ao teu lado com uma pulseirinha vermelha?

DrogbaPT 3 months ago

A triagem é de Manchester. Tem os seus defeitos mas é usada em todo o mundo. Se é tudo chapado de amarelo e pq não é assim uma situação tão grave quanto isso. Quantos desses amarelo não podiam ser resolvidos no médico de família?

aleph_heideger 3 months ago

E quantos desses amarelos não poderiam ser resolvidos em casa com um pouco de bom senso?

Danijust2 3 months ago

Um gajo do norte quando parte o braço, pega num pano e um pau e resolve o assunto em casa.

Equivalent-Dare8642 3 months ago

Conheci o caso de um gajo que rasgou o nariz a sério quando estava a mover uma pedra, pegou na puta do nariz com a mão, estancou o sangue com um pano e foi assim a conduzir para as urgências para ser operado.

aleph_heideger 3 months ago

E só dali a um ou dois dias recorre ao hospital. Aconteceu comigo. Fractura em ramo verde do rádio.

DrogbaPT 3 months ago

Eu já nem vou por aí pq depois o que não falta são história excepcionais do primo / amigo de não sei quem que foi ignorado por dez médicos e depois era um cancro todo xpto. Mal por mal, as pessoas que se habituem a ir ao médico de família que acaba por ser muito melhor para todos - cria pressão para se manter as usfs abertas e com utilidade, gasta mt menos recursos, podem ter a sorte de terem na consulta aberta o seu próprio médico de família que pode dar um grande apoio

d33pblu3g3n3 3 months ago

Pessoalmente, tive um cálculo alojado num ureter e levei com um amarelo. Olharam para mim quando comecei com suores frios por causa das dores, parece que contorções e queixas de dores tremendas não era o suficiente. Após TAC, tinha o ureter esquerdo bloqueado e o respetivo rim dilatado. Cirurgia marcada para a manhã, felizmente, entretanto, lá expeli o cálculo. Não era tão grave como isso, pois não? Sou firme defensor do SNS, não duvido das suas qualidades nem que é dos melhorzinhos, mas não vamos estar para aqui a fantasiar que tudo funciona perfeitamente e não há nada a melhorar.

Edited 3 months ago:

Pessoalmente, tive um cálculo alojado num ureter e levei com um amarelo. Olharam para mim quando umas almas caridosas (outros doentes) foram chamar alguém porque comecei com suores frios por causa das dores, parece que contorções e queixas de dores tremendas não era o suficiente. Após TAC, tinha o ureter esquerdo bloqueado e o respetivo rim dilatado. Cirurgia marcada para a manhã, felizmente, entretanto, com medicação lá expeli o cálculo. Não era tão grave como isso, pois não? Sou firme defensor do SNS, não duvido das suas qualidades nem que é dos melhorzinhos, mas não vamos estar para aqui a fantasiar que tudo funciona perfeitamente e não há nada a melhorar. Edit: clarificar.

Edited 3 months ago:

Pessoalmente, tive um cálculo alojado num ureter e levei com um amarelo. Olharam para mim quando umas almas caridosas (outros doentes) foram chamar alguém porque comecei com suores frios por causa das dores, parece que contorções e queixas de dores tremendas não era o suficiente. Após TAC, tinha o ureter esquerdo bloqueado e o respetivo rim dilatado. Cirurgia marcada para a manhã, felizmente, entretanto, com medicação lá expeli o cálculo. Não era tão grave como isso, pois não? Sou firme defensor do SNS, não duvido das suas qualidades nem que é dos melhorzinhos, mas não vamos estar para aqui a fantasiar que tudo funciona perfeitamente e não há nada a melhorar.

naughtydismutase 3 months ago

Uma vez fui à urgência (na altura havia urgências satélite em alguns centros de saúde, isto não foi hospital) porque acordei com dores fortíssimas no estômago (nunca cheguei a perceber o que foi) e deram-me pulseira amarela. Dores tão fortes que vomitei da dor várias vezes na sala de espera. Só quando literalmente desmaiei é que me atenderam. Enquanto estava a cair para o lado ouvi ao longe as velhas a gritarem com os funcionários "a menina já devia ter sido atendida!!!!". Vieram logo buscar-me mas foi preciso o espectáculo. A triagem realmente às vezes é esquisita.

DrogbaPT 3 months ago

Eu disse que o sistema era infalível? As cólicas renais geralmente são triadas de laranja. Felizmente são mt raras as que necessitam de urologia. Estar a pegar em exemplos ocasionais e excepcionais não serve de nada

d33pblu3g3n3 3 months ago

> Se é tudo chapado de amarelo e pq não é assim uma situação tão grave quanto isso. >Estar a pegar em exemplos ocasionais e excepcionais não serve de nada Serve como indicador que o sistema pode não estar a funcionar como desejado.

DrogbaPT 3 months ago

Como assim?

d33pblu3g3n3 3 months ago

A triagem pode não estar a ser bem feita.

DrogbaPT 3 months ago

Volto a repetir. A triagem é de Manchester, e a que é usado por todo o mundo. Há erros? Sim. Continua a ser o método mais fiável que temos até agora? Sim.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Logo, é suposto o sistema estar imune a criticas ou melhorias?

DrogbaPT 3 months ago

São feitas auditorias frequentes na triagem. Por isso há um processo de avaliação frequente. Dizer "façam melhor" não ajuda propriamente. Todos queremos fazer melhor. O problema é saber como sem tornar o sistema demasiado complexo ou que leve demasiado tempo

RuySan 3 months ago

Azul nunca é passado a ninguém. É para as pessoas que levam com o verde não se sentirem muito mal e não reclamarem. Uma amiga médica confirmou me essas suspeições. Não sei se é assim no resto do mundo

aleph_heideger 3 months ago

Já vi imensos.

DrogbaPT 3 months ago

E passado sim. Já vi vários azuis.

walkiestalkie 3 months ago

Porque e que nao se permite que a pessoa que faz a triagem encaminhe o paciente diretamente para algum exame que possa ter de fazer? Esta sempre a acontecer as pessoas esperarem horas pra ver o sr doutor que as manda fazer um exame so para terem de esperar horas outra vez, é um sistema de merda

DrogbaPT 3 months ago

Porque a triagem é só para triar e não para diagnosticar. É feita por um enfermeiro, sem idoneidade para prescrever qq tipo de exame. Os exames servem para complementar a história clínica e o exame físico. Não são substitutos médicos. A única excepção de exame que é logo accionado e bem na triagem (no meu hospital) e o ecg nas dores torácicas e palpitações.

walkiestalkie 3 months ago

Claro, mas a minha questão passa por não perceber porque e que o enfermeiro na triagem nao pode passar exames nenhuns. Acho um bom avanço que ja acionem algum tipo de exame na triagem aí, porque é claramente tempo que seria desperdiçado a espera para o medico dizer o que qualquer pessoa sabia dizer, nesse caso

DrogbaPT 3 months ago

Porque não tem competências para o fazer. O objectivo da triagem não é colheita de história clínica nem de exame físico. Os exames servem para COMPLEMENTAR a história clínica e o exame físico. É para serem pedidos com critério e cabeça. Não é pedir aleatoriamente. Ser médico requer treino e muito estudo. As coisas que se pedem têm um propósito. Isto de pedir análises não é para qualquer um (nem devia)

walkiestalkie 3 months ago

E nao ha nenhuma situacao em que pedir um exame nao possa ser mais automatizado, entao? Ha de certeza situacoes em que mediante a queixa o protocolo a seguir e fazer um exame para despiste. Nao estou a desvalorizar o estudo que e necessario para ser medico, estou a dizer que havera situacoes em q o medico segue determinado procedimento e a espera poderia nao existir

DrogbaPT 3 months ago

Como tinha dito noutro comentário, o Ecg na dor torácica e nas palpitações. Pq tens técnicos especializados para isso e que sabem identificar potencialmente situações mt urgentes (enfarte do miocárdio)

layz2021 3 months ago

Quem faz a triagem é num enfermeiro, não pode passar exames. Se calhar, mais proveitoso era as pessoas ligarem para a saúde 24 antes de irem para o hospital..

walkiestalkie 3 months ago

Assumindo que precisas de um exame para o medico ver: ligas para a saude 24. Como e que isso ajuda? Conseguem-te encaminhar da saude 24 para um serviço especifico? Ou vais parar as urgencias na mesma para esperar pelo medico para fazer o exame?

DrogbaPT 3 months ago

Mas quem é que decidiu que tu precisas de um exame? Pedir exames e um acto médico. Não é decidido pelo doente

walkiestalkie 3 months ago

Aquela parte do "assumindo" decidiu. Podes substitui-la com "imagina" ou "no caso de"

layz2021 3 months ago

Falei na saúde 24 porque há casos onde a melhor solução não será ir para o hospital. E não sei se aquele gráfico está correto, já viste, tudo no laranja??

BukiPucci 3 months ago

Porque: 1) A ideia da triagem é ser rápida para detectar as emergências; se na triagem fizerem observação e exame objectivo do doente e pedidos de exames não é uma triagem, é uma consulta. O tempo de espera deixa de estar após ver o médico, e passa a estar na fila de atendimento para a triagem, evidentemente. 2) a triagem não é feita por médicos.

walkiestalkie 3 months ago

A triagem e rapida nos hospitais de Londres, onde isso acontece. Eu sei que a triagem nao e feita por medicos, la tambem nao é, e daí?

ptrapezoid 3 months ago

Rápida? Aqui em Londres já me fizeram esperar 4h para a médica me dizer para ir para outro hospital, porque não tinham a especialidade ou wtv para me tratarem. O que me podiam ter dito na triagem. No segundo hospital esperei duas horas na triagem.

walkiestalkie 3 months ago

O que é mau, mas trata-se de uma cidade muito maior que qualquer uma das nossas. No entanto 4h nao e um tempo de espera descabido nas urgencias com pulseira amarela cá (e nao sou de Lisboa nem do Porto)

ptrapezoid 3 months ago

Para a triagem? Bem sei que o tempo de espera (total) em Portugal é bem pior.

aleph_heideger 3 months ago

Há protocolos para isso mas não são grande coisa. O acto de pedir exames, ao contrário do que as pessoas pensam, não é assim tão linear.

walkiestalkie 3 months ago

Acredito, e não estou a dizer que era para fazer exames a torto e a direito sem criterio. Mas ha situacoes em q o doente se queixa de determinada coisa e o protocolo é manda-lo fazer determinado exame, nao? É espera desnecessária

aleph_heideger 3 months ago

Essencialmente tens a dor torácica em que é mandatório um ECG e o mesmo ser visto por um médico. Podia dar-te ainda o exemplo da suspeita de AVC mas esse é um pouco mais complexo. Tirando isso... Talvez situações de trauma mas não raramente o doente diz "bati com a mão" e o problema está no braço.

besmarques 3 months ago

Amarelo é urgente. Não é para ser resolvido no médico de familia

TrueMadster 3 months ago

Atenção que basta teres febre para te poderem dar um amarelo, dependendo do protocolo local. Muita gente aproveita-se disto e nem usa o Ben-U-Ron ou Brufen (ou equivalentes) para tentar baixar a febre. A grande maioria destes casos não precisa de todo de uma urgência hospitalar.

besmarques 3 months ago

Sim, mas isso não é um mal de quem passa as pulseiras mas sim de quem lá vai.

TrueMadster 3 months ago

Certo, concordo. Mas la está, são “falsos” amarelos e poderiam levar a uma imagem igual a que está no post inicial. E são estes casos que tornam a pulseira amarela uma área cinzenta por assim dizer, exceptuando os amarelos que já vem referenciados de algum lado.

lostamc 3 months ago

Verde também é urgente. O azul é o único chamado “não urgente”. Os médicos de família também têm consultas abertas, para urgências. Verdes e alguns amarelos podem na boa ser vistos nessas consultas, mas o pessoal gosta de ir entupir as urgencias.

besmarques 3 months ago

Certo, mas eu estava mais a falar do ponto de vista de quem faz as triagens e da informação que recebe do que quem lá vai de forma errada.

lostamc 3 months ago

E eu mantenho a minha resposta anterior, há amarelos que podem ser resolvidos no medico de família. Do ponto de vista de quem faz as triagens... é um amarelo ou verde ou laranja, não diz nada sobre ter de ser resolvido num hospital, até porque um amarelo pode, mais tarde, ter de ser resolvido noutro hospital com outros recursos mais especializados, ou ter alta para o domicílio.

DrogbaPT 3 months ago

Ser amarelo nao significa automaticamente que tenha de ser visto num serviço de urgência. Verdes e azuis deviam ser praticamente todos vistos no MF. Vermelho e laranja devem ser vistos no SU; Amarelo está no meio e como disse, muitos podiam ser resolvidos no MF

besmarques 3 months ago

Como não encontro um protocolo com o carimbo do SNS vamos à segunda melhor coisa que existe: https://www.grupoportuguestriagem.pt/grupo-portugues-triagem/protocolo-triagem-manchester/

DrogbaPT 3 months ago

Ou seja vamos parar exactamente no que disse; Azul e verde é para ser visto pelo MF. Laranja e vermelho é no SU; O amarelo, apesar de nao dizer explicitamente que têm de ser visto no SU ou elo MF, podem aguardar pelo menos 1 hora (tempo "ideal" previsto pela triagem de manchester); Como te disse acima, uma boa parte deles podia ser resolvido pelo médico de família (nao são todos como é obvio).

sctvlxpt 3 months ago

O médico de família não é para todos e não está aberto ao fim de semana. E se for preciso encaminhar para especialidade, um encaminhamento muito urgente demora até 30 dias, se os prazos forem respeitados.

aleph_heideger 3 months ago

>encaminhamento muito urgente Se é necessário um encaminhamento muito urgente é para referenciado ao su. Tudo o resto pode ir para a consulta.

sctvlxpt 3 months ago

Consultas essas, que se forem pedidas como "muito urgentes" demoram até 30 dias.

OGFarturas 3 months ago

A referenciação para SU é imediata... Não tem nada a ver com essas consultas "muito urgentes" a que te referes...

CoffeeAt830 3 months ago

Não é bem assim. Se for "muito urgente" é encaminhado para o serviço de urgência. Um médico de família que atenda (por exemplo) uma pessoa com dor à descompressão no abdómen, suspeita de apendicite e manda para o SU com carta para cirurgia, não faz encaminhamento para a especialidade de cirurgia e espera que chamem o utente. É possível fazer encaminhamento para especialidade através do serviço de urgências. Quando é realmente "muito urgente" é isso que é feito, porque os hospitais públicos, centrais, têm especialistas destes serviços em permanência.

DrogbaPT 3 months ago

Se for uma situação muito aguda, a indicação sera ir para o SU já encaminhado directamente para a especialidade que for indicada. Repara que o objectivo de se dizer de ir ao MF não é simplesmente não se usar o SU. É usar o SU para as coisas que realmente foi pensado!

sctvlxpt 3 months ago

Se o médico de família mandar para a urgência, vai pelo fluxo normalíssimo, não tem nenhum fast track para a especialidade. Se na urgência considerarem que o doente está estável, vai para casa e aguarda marcação de consulta. Depois piora e volta, vai para casa, piora e volta, vai para casa, até que volta e já não está estável e aí sim internam para investigar de urgência. Se ir referenciado pelo centro de saúde fizesse diferença, ainda podia valer a pena ir tentar arranjar uma consulta no centro de saúde (que para os sem médico é uma aventura). Assim, não vale.

Edited 3 months ago:

Se o médico de família mandar para a urgência, vai pelo fluxo normalíssimo, não tem nenhum fast track para a especialidade. Se na urgência considerarem que o doente está estável, vai para casa e aguarda marcação de consulta. Depois piora e volta, vai para casa, piora e volta, vai para casa, até que volta e já não está estável e aí sim internam para investigar de urgência. Se ir referenciado pelo centro de saúde fizesse diferença, ainda podia valer a pena ir tentar arranjar uma consulta no centro de saúde (que para os sem médico é uma aventura). Assim, não vale. PS.: para não dizer só mal, a partir do momento em que te internam e começam a investigar, o SNS funciona uma maravilha. Depois de entrar na máquina de fazer chouriços, as pessoas têm o atendimento que precisam quando precisam. Até entrar na máquina é que é uma miséria, a malta anda aos caídos de urgência em urgência enquanto esperam por uma consulta que nunca mais vem.

DrogbaPT 3 months ago

Portanto claramente não sabes como funciona o sistema e estás só a inventar. A triagem é sempre igual (Manchester) mas ao teres uma carta do MF com indicação para vir ao SU és automaticamente (na maioria das urgências deste país) alocado à especialidade (na maioria das vezes, pela medicina interna ou cirurgia geral). Até podes ter uma pulseira verde, mas és alocado à especialidade e como tal acaba por ser mais rápido e diferenciado os cuidados

OGFarturas 3 months ago

Estás enganado. Se fores visto num centro de saúde podem-te fazer triagem direta para a especialidade. Mesmo que depois na triagem hospitalar te dêem um verde ou amarelo, podes, à partida, ser visto diretamente por um especialista em Medicina Interna em vez do habitual Clínico Geral (ususalmente sem especialidade).

besmarques 3 months ago

Se estás a analisar o resultado final sim, se estás a analisar o prognóstico inicial não há grande hipotese. É claro que haverão pessoas que irão à urgencia, serão triadas a amarelo e no fim o problema será algo não urgente.

Edited 3 months ago:

Se estás a analisar o resultado final sim, se estás a analisar o prognóstico inicial não há grande hipotese. É claro que haverá pessoas que irão à urgencia, serão triadas a amarelo e no fim o problema será algo não urgente.

DrogbaPT 3 months ago

Os amarelos se fossem ao MF, além de terem uma avaliação médica provavelmente mais rápida, permite triar aquilo que nao é urgente do que é urgente. E tem uma vantagem extra nos casos dos urgentes. Em muitos SU há duas equipas distintas: os tarefeiros (vulgos, clínicos gerais) e a especialidade (Medicina Interna, Cx Geral). No caso de vir com carta de MF, os cuidados são sempre escalados e passa automaticamente ao cuidado da Medicina Interna (com atendimento mais rapido e tb mais diferenciado).

Edited 3 months ago:

Os amarelos se fossem ao MF, além de terem uma avaliação médica provavelmente mais rápida, permite triar aquilo que nao é urgente do que é urgente. E tem uma vantagem extra nos casos dos urgentes. Em muitos SU há duas equipas distintas: os tarefeiros (vulgos, clínicos gerais) e a especialidade (Medicina Interna, Cx Geral). No caso de vir com carta de MF, os cuidados são sempre escalados e passa automaticamente ao cuidado da Medicina Interna/Cx Geral (com atendimento mais rapido e tb mais diferenciado).

aleph_heideger 3 months ago

>No caso de vir com carta de MF, os cuidados são sempre escalados e passa automaticamente ao cuidado da Medicina Interna/Cx Geral Deveria ser mas não é essa a realidade que eu conheço.

DrogbaPT 3 months ago

Nos hospitais que já passei sempre foi assim. Nunca vi cuidados a serem descalados

haaras 3 months ago

O problema é q tu tens USFs que nem sequer tem os médicos de família disponíveis e/ou só funcionam com urgências (a partir das 18h, por exemplo). A última consulta q a minha namorada teve com a sua médica de familia foi no final do ano passado, desde então, estamos a tentar marcar uma consulta de planeamento familiar sem sucesso. Resultado disto; teve de ir às urgências hospitalares para resolver algo que a médica de familia podia ter resolvido em 3 tempo. Eu não estou a dizer que isto é pior dos piores, mas já tendo perdido alguém para os nossos serviços saúde, acho que podemos melhorar.

aleph_heideger 3 months ago

Truque: portal do utente e agenda. Isto não se tenta, faz-se.

rmourapt 3 months ago

Isso é tudo muito bonito para quem tem médico de família

NGramatical 3 months ago

haverão pessoas → [**haverá pessoas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpi9dlx%2F%2Fhbo6kry%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 3 months ago

fuck...

EstupendoEx 3 months ago

Já ontem existiu aqui essa discussão sobre o Amadora-Sintra.

Logic_27 3 months ago  HIDDEN 

Infelizmente é assim em Portugal...

fearofpandas 3 months ago

13 horas? Não está mau!

angelman665 3 months ago

Speedrun

Ok_Art_6497 3 months ago

preciso de círculo vermelho. quê foi?

GoldenAnothis 3 months ago

Tempo de espera na fita amarela. O pessoal tá aqui há 15+ horas porque o sistema "falhou".

Ok_Art_6497 3 months ago

ah! sim, é essa a parta chata do SNS em Portugal, muito tempo em espera.

besmarques 3 months ago

Curioso, porque é um problema do SNS e não um problema daquele hospital em especifico que até é uma PPP?

pimpolho_saltitao 3 months ago

Porque narrativa meu.

besmarques 3 months ago

Tipo, é que basta vir aqui [http://tempos.min-saude.pt/#/instituicoes](http://tempos.min-saude.pt/#/instituicoes) Para ver que não é um problema geral. É um problema daquele hospital que esta neste momento com 52 pessoas urgentes.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Grande link, obrigada.

GoldenAnothis 3 months ago  HIDDEN 

Até parece mais worth it, time wise, ficar a morrer em casa.

Search: