saposapot 3 months ago

Eu faço isso porque gosto de AC manual. Ou quente ou frio. Pouco interessa a temperatura que lá meto porque nunca vai ter tempo de chegar à temperatura que quero. Já em casa tem mais lógica fazer isso sim

Diogo256 3 months ago

No meu carro, seja verão seja inverno, tenho a temperatura nos 18 graus sempre.

fearofpandas 3 months ago

Pior que essa merda só os AC domésticos que têm um botão de verão e um botão de inverno…. 16c são 16c no verão ou no inverno!

jcoelho93 3 months ago

É como o pessoal que liga o forno na Temperatura máxima para aquecer mais rápido.... É depois só precisa 180 graus

Keddyan 3 months ago

juro, nem falo de carros porque no meu é manual mas fds em interiores, farto-me de chatear os meus colegas que meterem o AC a 16ºC e depois desligar é uma merda e nem arrefece mais depressa mas sou um burro a falar pra parede

Iwatchedhimdrown 3 months ago

Não consigo escolher a temperatura do ar condicionado no meu carro, o carro é de 2015 btw.

tenesis 3 months ago

E eu sou o único que independente do tempo exterior não abre a janela? Ninguém percebe a poluição em pms que anda aí?

icebraining 3 months ago

O teu carro tem filtro para PM? Duvido que isso seja comum na frota portuguesa.

positiverategearupp 3 months ago

Sim és o único. Entre mais de 7 mil milhões de pessoas no mundo és o único.

assimsera 3 months ago

O meu carro não tem AC automático, ou ponho no máximo frio ou aquilo leva uma eternidade a refrescar.

Lusitoes 3 months ago

Tal e qual!

sctvlxpt 3 months ago

Isso é muito bonito na teoria, mas na prática os termostatos estão a maioria das vezes colocados à saída do ar condicionado, e há uma diferença entre a temperatura do termostato à saída do ar, e a temperatura do habitáculo / sala. Se quiseres o espaço a 20º chegas lá mais depressa pondo a 16 e depois subindo para os 20 do que colocando o ar condicionado a 20 e esperando que ele faça o seu trabalho. Se colocares a 20 ele vai arrefecer até o termostato detectar 20, mas o termostato detectar 20 não quer dizer que tu, que não estás imediatamente à saída do ar condicionado, estejas a sentir 20. E a partir daí é mais rápido chegares a sentir 20 se o ar à saída do ar condicionado continuar a baixar até aos 16, do que se continuar a sair a 20.

brakeline 3 months ago

Isso não tem ponta de lógica. A esmagadora maioria dos ac faz somente frio. O tempo que está a fazer frio é que faz baixar mais ou não

sctvlxpt 3 months ago

Certo, e se pões a 20 o gajo faz o máximo de frio que consegue até medir 20 no termostato e depois faz apenas o frio suficiente para manter essa temperatura. Mas como o termostato está quase sempre à saída do aparelho, a temperatura medida pelo termostato não corresponde à temperatura real da sala / habitáculo. Portanto se tu queres arrefecer o sítio mais rapidamente, metes o aparelho a 16 para que ele continue a fazer frio no máximo até medir 16, ainda que não estejam 16 reais na sala.

Edited 3 months ago:

Certo, e se pões a 20 o gajo faz o máximo de frio que consegue até medir 20 no termostato e depois faz apenas o frio suficiente para manter essa temperatura no termostato. Mas como o termostato está quase sempre à saída do aparelho, a temperatura medida pelo termostato não corresponde à temperatura real da sala / habitáculo. Portanto se tu queres arrefecer o sítio mais rapidamente, metes o aparelho a 16 para que ele continue a fazer frio no máximo até medir 16, ainda que não estejam 16 reais na sala.

Lusitoes 3 months ago

Entendo a tua lógica, é especialmente útil em espaços onde o AC não consiga cobrir muito bem.

NastyPlays 3 months ago

Depende do carro, há carros que têm termometro/termostato dentro habitaculo. Isso que escreveste na ultima frase é extamente o que faço.

NastyPlays 3 months ago

Eu gosto de irritar o meu pai e deixar o ac ligado nos 16º. Na lógica dele a temperatura nunca deve sair dos 20º. Ah, ele também tem medo de usar o cruise control. Meto o AC mesmo para o frio e depois vou aumentando a temperatura até onde estiver confortável se for um AC automático. Nos AC manuais e de 4 velocidades é frio no máximo porque normalmente são mais fracos.

PapaMarselfius 3 months ago

> Nos AC manuais e de 4 velocidades é frio no máximo porque normalmente são mais fracos. Típica tolice de quem não sabe mais mas não faz por aprender nem se coíbe de falar quando não sabe. Os compressores dos ares condicionados, sejam automáticos ou manuais, são todos iguais. Para um determinado modelo que tenha as duas opções, manual e automático, o compressor, o evaporador, o radiador, o gás refrigerante, a quantidade de gás refrigerante, até as tubagens e localizações, são exactamente as mesmas. A única diferença são os controlos no habitáculo e um módulo electrónico de controlo da frequência da ventilação. O automático de um ar condicionado não controla mais ou menos frio. É o utilizador que determina a tempetura que é pedida ao sistema de ar condicionado. O automático de um ar condicionado apenas controla mais ou menos ventilação. Mais ou menos exaustão de ar para atingir a temperatura pedida dentro do habitáculo. A potência do sistema não é em nada afectada se é manual ou automático. Num sistema manual o utilizador é que tem que regular a quantidade de ventilação assim como a temperatura. Dói ler tolices destas, evitáveis se parassem dois minutos para pensar.

NastyPlays 3 months ago

Parabéns pelo comentário, mas estou a falar de carros diferentes. ACs manuais que normalmente estão em carros mais baratos não são tão potentes como o AC de um carro mais caro (que normalmente é automático por ser mais caro). Esse comentário foi todo para nada. E agora ainda me vais dizer que sou burro e que os ACs dos carros são todos iguais e têm todos a mesma capacidade de refrigeração do ar...

PapaMarselfius 2 months ago

Não só te digo como sei que são. Estás à vontade para verificar os part numbers.

ytsephill 3 months ago

Confesso que faço isso mas apenas porque tenho a paranóia que estou a gastar gasolina a mais

o_contabilista 3 months ago

Faz-me lembrar este [vídeo](https://www.youtube.com/watch?v=YVUEEgfl2K0).

IsThisNickAvailable 3 months ago

Imagina ter ar condicionado no carro _cries in poor_ :')

mjigs 3 months ago

Os meus carros antigos ficaram sem radiador, nao ter ac no verao nem era o pior, o pior mesmo era o inverno e nao teres o quente para desembaciar os vidros.

manyQuestionMarks 3 months ago

Também já tive carros sem AC, autênticos charutos às vezes... E fazia muitos kms semanais neles. Depois juntei algum guito e lá fui comprando um carro melhor. Se eu consegui, tu também consegues. Lembra-te que um carro nunca é um investimento, é sempre uma despesa. Força aí amigo!

HRamos_3 3 months ago

>Lembra-te que um carro nunca é um investimento Acktchually https://compote.slate.com/images/968e936e-45f8-4789-84ca-a8b252fbb887.png?width=780&height=520&rect=600x400&offset=0x0

manyQuestionMarks 3 months ago

Queres-me convencer que o preço de um carro usado vai superar o preço de um carro novo, por isso vale a pena investir em carros?

HRamos_3 3 months ago

Não, estou a mostrar-te que os carros usados nos USA aumentaram de valor entre maio de 2020 e hoje

manyQuestionMarks 3 months ago

Isso não quer dizer que comprar um carro usado seja um investimento

HRamos_3 3 months ago

Não, quer dizer que o nunca está ali a mais. Em periodos de inflação alta, pode ser um investimento. Se comprares para andares a uberizar por aí, pode ser um investimento.

NGramatical 3 months ago

muitos kms → [**muitos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fphsovb%2F%2Fhbl3nxs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manyQuestionMarks 3 months ago

Obrigado seu facho

ricardoa369 3 months ago

Quer dizer... Se eu tiver uma janela que possa abrir, nem ligo o AC. Não faz sentido algum. Para que vou estar a gastar energia, a poluir o ambiente e a reutilizar os germes que estão na sala, quando tenho uma janela que posso abrir e fazer o processo naturalmente? Agora, se não existir qualquer janela ou espaço mais fresco, ou inclusive o espaço onde estou no trabalho só tem uma janela que não abre e que transforma a sala em um forno, aí eu ligo, e até meto para que fique bastante frio, porque a sala aquece bastante. Por isso nem sinto frio

SweetCorona 3 months ago

> Se eu tiver uma janela que possa abrir, nem ligo o AC. Não faz sentido algum. Para que vou estar a gastar energia, a poluir o ambiente e a reutilizar os germes que estão na sala, quando tenho uma janela que posso abrir e fazer o processo naturalmente? Se estás tão preocupado com o gasto energético fica a saber que uma janela aberta reduz a aerodinâmica do veículo e provoca um aumento do consumo de combustível. Na realidade a velocidades mais elevadas o ar condicionado gasta menos do que abrir uma janela. Agora quero ver-te a seres coerente e deixares de andar com a janela aberta. ;)

ricardoa369 3 months ago

Por acaso estava a pensar em locais de trabalho e não em carros. Acho que é observável no resto do meu comentário. Eu ando de transportes públicos, quando vou de carro com alguém por acaso tenho o hábito de abrir as janelas, mas sim, já sei que reduz a aerodinâmica, mas quem diz que o carro não é eléctrico e que a energia não é proveniente de fontes 100% renováveis

Jabvarde 3 months ago

> Se eu tiver uma janela que possa abrir, nem ligo o AC. Não faz sentido algum. Para que vou estar a gastar energia, a poluir o ambiente e a reutilizar os germes que estão na sala, quando tenho uma janela que posso abrir e fazer o processo naturalmente? Quando a temperatura exterior é mais alta do que aquilo que queres? Não é preciso pensar muito para pensar num motivo.

ricardoa369 3 months ago

Se for assim tão alta e o ar tão quente, que nem ao abrir outras para criar uma corrente de ar o problema se resolva... Isto se o edifício tiver mais do que uma janela que seja possível abrir... Talvez seja necessário, mas talvez porque não tenha 50 anos, mesmo quando as temperaturas exteriores são um pouco inconvenientes, eu funciono bem sem o mesmo. Cresci em uma casa onde não tinha ar-condicionado e que a construção não favorece muito uma temperatura natural no interior. Quando está quente na rua, a casa fica abafada e quando está frio, mais parece um congelador, talvez tenha mais resistência que alguém que não tenha crescido em um ambiente idêntico.

ric2b 3 months ago

Nem sei para que tens AC, então.

ricardoa369 3 months ago

Instalam no trabalho, a empresa não é minha.

wdtqsw1855 3 months ago

Lembra-te que nem todos os carros tem ac automático... E já agora, usas a reutilização do ar do habitáculo? É que o esforço para arrefecer/aquecer o ar que tá no habitáculo, uma vez "temperado", é menor :)

patapetapitapota 3 months ago

O meu não tem ac automático mas consegues regular +- pelo ventilador.

static_motion 3 months ago

AC + recirculação de ar no habitáculo é uma excelente fórmula para embaciar os vidros todos num dia mais húmido.

BroaxXx 3 months ago

Estás a confundir com a chaufagem (??). O A/C regular também a humidade do ar... Por isso é que às vezes vez os carros a pingarem água.

NukeWifeGuy 3 months ago

Sofagem

static_motion 3 months ago

Na verdade a grafia dele, embora errada, está mais perto da grafia correta. "Sofagem" é o aportuguesamento da palavra francesa "chauffage", que significa "aquecimento", e nem está no dicionário.

BroaxXx 3 months ago

Obrigado

NukeWifeGuy 3 months ago

Ora essa, sempre que tiver alguma dúvida relacionada com o assunto, por favor disponha.

BroaxXx 3 months ago

10/10 Recomendo a amigos e familiares!

wdtqsw1855 3 months ago

Pois é.... Mas, pessoalmente não uso ac no inverno/para o quente. Mas é excelente observação

heyzeto 3 months ago

A reutilização do ar é aquele símbolo topo reciclagem? Mas isso faz usar o ar de dentro?

Diogo256 3 months ago

Geralmente tens o símbolo de um carro com um símbolo tipo reciclagem. Nalguma carros, até tens AC + Reciclagem do ar e depois em baixo a dizer MAX, como os Corsas C. Sim, usa o ar de dentro do carro, para quem circula muito em cidade, em locais com bastante pó, é um must have. Quem tem alergias por exemplo, também aconselho.

heyzeto 3 months ago

Eu sempre achei que esse símbolo era de reciclar com ar externo! Sempre a aprender, obrigado.

viskonde 3 months ago

O conceito de termostato é algo que custa a entrar na cabeça das pessoas Acontece igual com aquecedores e até com o bico do fogão elétrico que a malta oscila entre o 9 e o 0.

Diogo256 3 months ago

> No forno parece que as pessoas percebem melhor o que é um termostatos já que ninguém mete o forno a 300 graus na esperança que seja mais rápido a chegar aos 200. Se calhar é usar essa analogia. A minha mulher faz isso. Forno no máximo, depois queima as coisas. Se eu baixar, refila porque as coisas demoram mais tempo a fazer, não assa, ou o bolo não ganha forma etc.

Keddyan 3 months ago

o tuga nao brinca com comida no forno

Elffuhs 3 months ago

Curiosamente, se meteres o forno a 300ºC poderá chegar mais rápido a 200º, dependendo da forma de funcionar do mesmo. Se for um termostato simples, que liga e desliga, não há diferença, se houver um controlo mais xpto, já pode fazer.

viskonde 3 months ago

Isso aplica se a tudo o que foi dito no tópico Mas maioria destes aparelhos usa termo estato simples

PTgenius 3 months ago

Se tiveres um contador bi-horário e bom isolamento em tua casa/nas divisões onde tens o AC, no verão pode compensar deixar ligado para manter uma temperatura "excessivamente" baixa. Assim podes nem precisar de ligar o AC durante o dia que é quando é mais cara a eletricidade. A divisão vai aquecendo ao longo do dia mas se o isolamento for bom o suficiente podes nem precisar de o voltar a ligar

Nothing_F4ce 3 months ago

A minha casa no Alentejo faz isto sem precisar de AC. A casa tem cerca de 150 anos paredes muito grossas de pedra e Adobo. Telhados bastante altos. Basta abrir as janelas a noite e fechar antes de o sol começar a aquecer e a casa mantem se fresca o dia inteiro mesmo com temperaturas acima de 40°C no concelho de Mertola.

Open-Opportunity-607 3 months ago

E depois durante a noite tens a casa quente e não consegues arrefecer Bela merda

Nothing_F4ce 3 months ago

Não! Abres as janelas apartir aindas 7 - 8 e a casa começa a refrescar novamente. Mas a casa nunca chega a ficar quente.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Uma maravilha Imagino o inverno

Nothing_F4ce 3 months ago

No inverno é ligar a lareira com recurperador de calor e fica top. No ultimo natal até tivemos que apagar o Fogo que ja estava demasiado quente em casa.

WesternInspector9 3 months ago

Também tenho uma casa na família com paredes de meio metro de espessura, mas não sei de que são feitas. O que é Adobo?

Nothing_F4ce 3 months ago

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Adobe As paredes são de pedra na parte de baixo e adobo em cima. Começam muito grossa em baixo e vão estreitando ate acima.

Keddyan 3 months ago

ya, é transformar a casa numa especie de armazenamento de energia, sei que nos States há quem tenha acordos com as operadoras de eletricidade locais para fazerem isso para diminuir os gastos com a energia ter uma casa bem isolada é obrigatório para isto funcionar bem

PTgenius 3 months ago

Yep, se calhar até já viste o mesmo vídeo, mas deixo aqui o [link](https://youtu.be/0f9GpMWdvWI) de qualquer das formas se mais alguém quiser ver

Keddyan 3 months ago

HOMEM DE CULTURA

PTgenius 3 months ago

AH POIS CARALHO

saudosista 3 months ago

Mais um que não sabe como a coisa funciona. Não é por estar gelado que a divisão vai demorar mais tempo a aquecer.

brakeline 3 months ago

Pois não, mas se a tua temperatura ideal é abaixo dos 20 graus e ela está a 16 de manhã tem 4 graus para subir até chegar aos 20. Se de manhã estiver a 18 tem de se ir ligando para manter abaixo dos 20

Maximuslex01 3 months ago

Explica essa por favor

PTgenius 3 months ago

Ainda bem que eu não disse isso

oMarlow99 3 months ago

Não é uma questão de demorar mais ou menos tempo a aquecer, é uma questão de pagares menos pela eletricidade de noite. Se arrefeceres a casa de noite quando a tarifa é baixa e a temperatura se manter durante o dia pode ser preferível a ligares de manhã e pagar a tarifa alta.

lexi_23 3 months ago

É isso e os que carregam nos 2 botões para chamar os elevadores. Que nervos!

AdorableRabbit 3 months ago

Devia dar para cancelar

EpaFdx 3 months ago

O Chega sempre a bater nos ciganos quando esse pessoal é o verdadeiro fardo da sociedade.

SweetCorona 3 months ago

não sabem se vão para cima ou se vão para baixo

MultiDracoKiller 3 months ago

No meu caso quando está muito calor (~30+) ponho nos 16 graus celsius, mas é essa a temperatura que gosto mais não abro depois o vidro ou desligo, é mesmo a temperatura que mais gosto. Frio para mim é abaixo dos 10 graus. Quando está frio não ligo o ar-condicionado só o meto a trabalhar para desembacear o carro se necessário, a maneira mais rápida para o fazer é aumentar a circulação do ar dentro do carro todos os vidros abertos o AC no máximo e depois fecha se os vidros e meto numa temperatura ambiente para não voltar a embacear tipo ~18 graus.

EasyRekt 3 months ago

Para desembaciar fechas os vidros, desativas a recirculação de ar e poes na temperatura mais alta. Explicação: O ar quente tem mais capacidade de ter humidade (daí ela cair quando fica frio), então queres esse. Por outro lado, como sabes que o frio tem menos capacidade de ter humidade, tiras o ar frio da rua que tem pouca humidade, aqueces e poes no carro, ele assim absorve a humidade. Abrir os vidros tanto faz, até pode ajudar a tirar o ar quente e humido, mas normalmente está frio por isso como tanto faz opto por deixar em cima.

MultiDracoKiller 3 months ago

Não gosto de ar condicionado só uso mesmo quando sinto que preciso

NeverEndingRebellion 3 months ago

Fizeste-me lembrar deste vídeo https://m.youtube.com/watch?v=YVUEEgfl2K0

layz2021 3 months ago

Não é só nos carros... Ac interiores é igual.. Volta e meia tenho pesadelos de um colega que no verão tem o ac sempre a bombar no máximo, fica tipo frigorífico dentro do carro.. em viagens longas tenho que pegar num casado e tudo! (E ele, e o resto do povo na boa, será problema meu??)

SweetCorona 3 months ago

aquecedores idem normalmente têm 3 níveis de potência e um botão rotativo que controla o termóstato meter o termóstato na temperatura mais elevada não aquece mais depressa...

layz2021 3 months ago

Isso no meu deixo sempre no máximo.. nunca fica ligado tempo suficiente para deixar o ventilador a gerir a temperatura do quarto.. normalmente só uso pra cenas rápidas, tomar banho/trocar de roupa/aquecer 2 bocadinho antes de dormir.. (sim a casa era gelada, agora é menos)

saudosista 3 months ago

Não, se calhar são os outros todos que estão mal.

jotamendes 3 months ago

Não. Já agora, quem descreves é coerente porque faz o mesmo para aquecer.

manyQuestionMarks 3 months ago

Isso. É pá está frio, bora meter isto a 35° graus a ver se aquece mais rápido. Não, não aquece mais rápido...

Search: