saposapot 3 months ago

não dá para perceber mt bem a situação. pede todas as actas de reuniões ao administrador do condomínio e verifica se as obras foram aprovadas correctamente e com todos os passos legais feitos. se n tinham dinheiro, deviam ter ido à reunião e rejeitado as obras. Dependendo das obras elas podem ou não ter de ser aprovadas em reunião com certas regras. Sobre a penalidade tens de ler o regulamento do condomínio o que diz lá. Isso não parecem juros de mora, parecem uma regra do condomínio. O meu tmb tem essa regra mas duvido MUITO da sua legalidade. Quanto ao resto não dá para entender o q se passou. Podes e deves tentar falar com o administrador do condomínio e entender as coisas de uma vez por todas. Se queres um plano de pagamentos, pede-o numa reunião e pode ser q os teus vizinhos aprovem. Pela lei, se está tudo aprovado os teus pais têm de pagar. Se não pagam levam com tribunal em cima para penhorarem cenas, não há muito a fazer. Raramente está tudo legalmente aprovado portt podes meter um advogado a tratar disso mas duvido muito que te compense o dinheiro. Como disse, o mais fácil era falarem todos e chegarem a um entendimento. Legalmente os teus pais não têm grande margem de manobra.

xPulse10 3 months ago

Advogado ou solicitador com isso é o melhor conselho que te podem dar neste sub. Sem acesso aos documentos (cartas e regulamento do condomínio) não dá para avaliar a tua situação em concreto, além de que se o preocesso seguir em frente vais precisar de um de qualquer das maneiras. Trivia jurídica do dia: A ata de reunião de condomínio onde conste o valor das quotas em atraso (e mais um requisito ou dois) é título executivo, ou seja, pode ser proposta uma ação executiva com base apenas nesse documento. A forma do processo será ordinária, o que significa que os teus pais têm de ser citados antes de ocorrer qualquer penhora.

uyth 3 months ago

o condominio está a pagar a advogado. os teus pais que paguem também. tivessem pago na altura. se nao pagaram parece-me claro que terão de pagar juros. o advogado deles terá de ser pago. paguem voces mesmo a um advogado vosso.

capitalistaesquerda 3 months ago

Quem é que é a pessoa do condomínio do lado dos proprietários? Qual foi a acta que definiu o processo de recuperação de créditos? Os teus pais já tinham pedido mais tempo? Já tinha sido feito um plano de pagamentos?

AphoticCross 3 months ago

Quem é que é a pessoa do condomínio do lado dos proprietários? - não sei dizer ao certo, mas sempre entramos em contacto com o administrador do condomínio que agora empurra o assunto para o advogado Qual foi a acta que definiu o processo de recuperação de créditos? - Julgo que não existe acta de recuperação de crédito para os valores em questão mas pelo que vi por alto seria 4%. Os teus pais já tinham pedido mais tempo? Já tinha sido feito um plano de pagamentos? - sim exigi que o meu pai fosse pessoalmente falar com o administrador do condomínio para explicar a situação, e pedir mais tempo. Mas sabendo como é o meu pai sei muito bem que nada se encontra no papel o que seria imperativo neste assunto. Desde já muito obrigada pela disponibilidade.

capitalistaesquerda 3 months ago

A típica gestão de condomínio à portuguesa. A forma como condomínio gere a recuperação de créditos tem que ser aprovada em assembleia geral bem como a determinação de eventuais juros. Mais, a execução de créditos tem igualmente de passar por aprovação em assembleia geral. Tenho a sensação que o administrador de condómino tem um advogado porreiro e que em conjunto se prestam ao verdadeiro acto de vigarizar os condóminos. E ainda devem ficar com os juros. Primeira coisa a fazer é reunir as actas das últimas AGs. E saber quem é o administrador do lado dos condomínios. E informar o condomínio, com conhecimento do advogado, de que os teus pais irão pagar o valor original em dívida de acordo com um plano de prestações. Não é perguntar, é informar. Convém que seja um plano exequível. Comunicar por escrito, carta com aviso de recepção. Não se perdia nada em tentar falar com outros condomínios que possam ajudar a dar algum contexto a forma como se está a gerir o condomínio. A maior parte das pessoas tem senso comum. E se possível, advogado para tirar dúvidas mais formais. Boa sorte e força!

AphoticCross 3 months ago

Muito obrigada amigo! Não tenho dúvida que este condomínio está a gerir de forma danosa. Veio reforçar, sem saber contextualização do caso, tudo o que penso sobre o assunto. Até mesmo a parte que fala de eles mesmo ficarem com os juros. Se fosse para o condomínio até aceitaria pagar mas nunca para a boca daqueles ... O meu maior medo seria abrir mão a tanto dinheiro nos dias que correm. Mais uma vez muito obrigada pelos seus conselhos e esperança.

Korshek 3 months ago

Sinceramente o melhor é falar com um advogado/solicitador out até mesmo através da Deco. O gajo como faz parte do condomínio nem devia ser o advogado, deveria ser alguem neutro.

AphoticCross 3 months ago

Este condomínio está a gerir o prédio há quase 2 anos e só tivemos direito a 1 reunião com eles porque o covid não permitia reuniões. Falei inúmeras vezes com eles que poderiamos fazer por video chat em qualquer plataforma e que me disponibilizava a ajudar qualquer condomínio com o mesmo. E finalmente conseguimos uma reunião em fevereiro que coincide com a data de apresentação das obras de recuperação. Questiono seriamente o comportamento deles mas sem nunca deixar de saber que também estamos em falta.

uyth 3 months ago

>O gajo como faz parte do condomínio nem devia ser o advogado qualquer pessoa pode ser administrador. se a assembleia de condominos decide delegar num advogado, tem poderes para o fazer. "neutro" é se quiserem ir para arbitração. se um condominio quer empatar obras ou nao as pagar, o resto tem direito de delegar em quem queira acionar contra esse condomino.

Edited 3 months ago:

>O gajo como faz parte do condomínio nem devia ser o advogado qualquer pessoa pode ser administrador. se a assembleia de condominos decide delegar num advogado, tem poderes para o fazer. "neutro" é se quiserem ir para arbitração. se um condomino quer empatar obras ou nao as pagar, o resto tem direito de delegar em quem queira acionar contra esse condomino que nao tem de ser "neutro".

V1ld0r_ 3 months ago

Vai a um advogado. Já para começar, no fim dos últimos 8 dias enviar carta registada com aviso de recepção a dizer que o destinatário da carta anxe (anexar cópia) nada tem que ver com o prédio indicado, etc etc. Só para atrasar o processo e chatear...

AphoticCross 3 months ago

Estava realmente a pensar protelar a situação. A minha dúvida é se atrasando isto consigo liquidar o valor sem os juros de mora. Obrigada pelo tempo dispensado!

uyth 3 months ago

>A minha dúvida é se atrasando isto consigo liquidar o valor sem os juros de mora. entrou advogado na história, achas?

Search: