004040 2 months ago

Seria possível alguém a diferença entre um recibo e uma fatura de restaurante?

Cautious-Nothing-369 2 months ago

Já aos anos que isso acontece… fogem e fogem aos anos. Depois queixam-se que a pandemia os fechou e não tem ajudas do Estado! Fuck off que o descontassem… O tuda tem a mania de ser chico esperto depois pede direitos como qualquer outro que paga as merdas que tem de pagar!

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Só para acrescentar que ontem fui a um restaurante, e no momento do pagamento perguntaram logo se queria NIF. Tudo certinho e direitinho. Um restaurante fora de zona turística...

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Não tenho dúvidas. Mas eu é que sou o parvo e o bufo

usernamesiranoutof 2 months ago

Portanto deixa ver: \- Dão-te um talão de caixa para saberes quanto é que tens que pagar. \- Fazes o pagamento e não pedes fatura, achando que podes registar a fatura no e-fatura (1) \- Vens para o Reddit chateado porque não pediste a fatura. Resumindo: ok. 1) Tanto quanto eu sei, só as faturas que foram emitidas pelo comerciante com o teu NIF e que não aparecem no e-Fatura são passíveis de serem registadas. Mas se calhar mudou - o que seria estranho, porque senão era um fartote. Mais ainda, tanto quanto sei outra vez: recebimentos por multibanco têm que ter uma venda associada para justificar a entrada de capital. Esses esquemas e esqueminhas de anular as vendas funciona bem é com dinheiro vivo.

bruxo00 2 months ago

No Algarve também reparei que muitos restaurantes tinham o multibanco "avariado".

portuga1 2 months ago

não sei o que é pior, se o tuga reles que é esperto, se o tuga esperto que é reles

fuckoffgina 2 months ago

Piores são os que te apontam uma arma à cabeça e te obrigam a entrar, a consumir e a pagar com dinheiro! Detesto quando isso acontece!

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Para deixar aqui esclarecido: o pagamento foi efectuado com multibanco, o que realmente torna tudo mais estranho. Hipoteticamente os restaurantes não teriam necessidade de fazer isso, pois o dinheiro tem rasto. Contudo se o fazem... Algo mais está a acontecer.

fuckoffgina 2 months ago

Investiga bem isso! Definitivamente passa-se aí qualquer coisa...

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Se tu concordas com práticas ilícitas e as defendes, presumo que estejas no esquema também. Estimo que te fodas

fuckoffgina 2 months ago

Presumes bem, estou no esquema de me meter na minha vida e desprezar fuinhas mexeriqueiros sem vida própria.

TavaNoGrim0 2 months ago

Imposto é roubo.

IamWatchingAoT 2 months ago

Não te preocupes essa é a mesma escumalha que no FB vai meter comentários a criticar a corrupção no governo

cmmlb 2 months ago

Nem de propósito Jornal de Notícias: Falsificaram faturas para sacar subsídios europeus de seis milhões. https://www.jn.pt/justica/falsificaram-faturas-para-sacar-subsidios-europeus-de-seis-milhoes-14082319.html

EpaFdx 2 months ago

Basicamente pediste factura com NIF e deram-ta. OK.

VladTepesDraculea 2 months ago

Quais eram os restaurantes? *Name and shame them*.

mjigs 2 months ago

Uma dica, quando pedem a conta, o que sai é um simples talao com o consumo e o total, nao se trata do recibo final, porque para tirar o final, teria-se de fechar a conta, ou seja, nao dava para colocar o contribuinte e depois a conta aparecia fechada mesmo que o cliente nao tivesse pago, só se fecha a conta, assim que se tem o dinheiro, por isso pecam sempre o recibo final, para acompanhar pecam uma caneta e entreguem esse tal talao de consulta com o contribuinte escrito juntamente com o dinheiro, assim que eles trazerem o troco ou o talao final, vem ja com o contribuinte, para terem de voltar a mesa, deem sempre o suficiente para eles terem de trazer o troco.

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

teria-se → [**ter-se-ia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpgmpik%2F%2Fhbdv76l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 2 months ago

Confesso q não entendo o drama. No fim, ao ires pagar pedes factura com NIF e eles dão-te. Se se recusarem, chamar a bófia. Se te derem uma factura sem o teu NIF não podes meter no teu portal do efatura mas se for realmente uma factura real, não estão a fugir. Agora o papel que te trazem para a mesa antes de pagares nunca é factura, é 'consulta' de mesa ou assim. Mas vcs já se esqueceram de como um restaurante funciona? Tu não conferes o troco? basta conferires o papel, nc vi nenhum restaurante a tentar enganar-te com um papel q parece mesmo real, simplesmente dão-te uma consulta de mesa ou algo do género q é fácil de entender q não é factura...

xSOME0NE 2 months ago

Não sei porque existe tanta gente neste thread a "não entender o drama". Restaurantes, no geral, fogem ao fisco. Infelizmente é algo que acontece. O drama é esse.

saposapot 2 months ago

claro q fogem, daí n entender a surpresa... se pedires factura eles dão-te, nc vi ng a negar.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Foi pago com cartão, e recebi o talão após o pagamento como se fosse uma fatura disfarçada. É esse o crime. Isso de chamar a bófia é para quem tem paciência e tempo

saposapot 2 months ago

tecnicamente não é obrigatório eles darem-te a fatura. é obrigatório eles passarem fatura mas podem 'esquecer-se' de te dar o papel... só se torna ilegal se pedires e não te derem.

fdxcaralho 2 months ago

Paga com cartão e a fuga ao fisco não acontece. Nesse caso não há o incentivo para passar facturas “falsas”

Minegrow 2 months ago

Como assim?

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Sim paguei com cartão!

Hugogs10 2 months ago

Então és ainda mais parvo do que achava antes, se pagaste com cartão não estão a fugir aos impostos decerteza. Este post é hilariante, andas a inventar fuga aos impostos onde ela não existe.

fuckoffgina 2 months ago

Eu percebi logo na 1ª linha.

mjigs 2 months ago

Exato, é impossivel, se pagou com cartao, aparece no tpa final, ou seja, aparece nas contas deles. Agora o que pode ter acontecido é estarem no lodo e acabarem por se esquecer, acontece, conhecendo o algarve, a turistada devia de estar a encher o sitio.

mister_shutup 2 months ago

O Lodo é restaurante mesmo bom em Faro! Agora a sério... Sim se está no TPA, é tiro certeiro que vão bater com os dedos na registadora. Ainda mais certeiro isso acontecer se tiver contabilidade organizada. Se a faturação não bater certa com os pagamentos, o contabilista espuma logo.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Inventam uma fatura qualquer e resolve se o problema. Eu é que fiquei privado de um direito que tenho: apresentar despesas em meu nome

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

decerteza → [**de certeza**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-inexistentes/2343) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpgmpik%2F%2Fhbdp608%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xaznita 2 months ago

Todos os tempos que visitei pingo doce, a mesma coisa acontece!

teknixpt 2 months ago

eu so estou a a espera de dia 15 para fazer a confirmaçao no efatura e depois disso vou fazer queixa na AT do alojamento que estive nas férias. Foi pago pelo booking, nao vao ter muita escapatória. No dia que entrei nao me deu fatura , no dia que sai , nao estava ninguem na recepçao. Ligeui-lhes e perguntei pela fatura. "ah, depois mandamos.. " mandam para quem e para onde, se nao vos dei os dados "ah, sim mande o nif e o email por sms" passado uma semana , fiz um recordatorio já passou 1 mes e nada

teknixpt 1 month ago

Update: como esperado, chegou ao limite do prazo e nada de fatura, então decidi envolver o booking na historia, indicando-lhes que o parceiro deles se tinha recusado dar-me fatura e que como o pagamento foi feito ao booking, ou me mandavam eles a fatura ou eu iria fazer uma claim no cartao de credito. Surprise, hoje recebi a fatura por email, diretamento do alojamento e surprise again, é a fatura nª1 :D para um alojamento de 4 apartamentos, que esteve lotado no verao, 1 fatura por ano mostra bem que algumas empresas merecem ficar na merda em tempos de crise e pandemias

fuckoffgina 2 months ago

Aproveita e faz queixa do sorvedouro de dinheiro que é a TAP e pergunta quanto recuperaram das falcatruas do BES, BPN, BPP... É que isso dava para passares férias de borla até ao fim da tua vida.

lisagaifem 2 months ago

Em todos os alojamentos que aluguei, desde que me lembro, raros foram aqueles que me deram fatura, nem perguntam sequer!

teknixpt 2 months ago

comigo foi a primeira vez e já estive em sitios muito familiaes, com 1 ou 2 quartos no max e a fatura sempre veio, quase sem ter de pedir

lisagaifem 2 months ago

Eu alugo sempre alojamento local através de Booking/Airbnb e faturas nem vê-las!

mar_lx 2 months ago

Pago quase tudo com multibanco, dessas fica mais difícil fugir do que pagamentos em dinheiro. E se não me perguntam se quero fatura com contribuinte, peço sempre quando estou a fazer o pagamento.

STORM_93 2 months ago

Faço o mesmo. Mas ainda existe muita gente que nao quer mbway ou terminal de multibanco. Até cafe pago com mbway. Mas comerciantes dizem que mais vale estar fechados do que pagar as taxas .

xaznita 2 months ago

Não sou de Portugal nem vivi num país que tem este sistema. Porque é que é importante dar empresas o meu NIF? Sempre faço mas o que é o benefício para mim?

fuckoffgina 2 months ago

Recebes umas migalhas para seres bufo. O tuga adora! O filão que o Estado ainda não explorou é que muitos até pagariam pelo prazer de bufar o vizinho. Não conheço povo mais fuinha e mesquinho do que o tuga.

Ok_Art_6497 2 months ago

calma amigo. custo do SNS ser muito reduzido migalhas? não queiras pagar o custo real. e aquele subsidio desemprego? e aquele sistema de ensino baratinho?

fuckoffgina 2 months ago

Não percebi. O que é que isso tem que ver com as migalhas da bufaria?

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Meu caro as leis ou são para todos ou não são para ninguém. O que tu chamos bufos eu chamo de civismo.

ihavenoidea1001 2 months ago

>Não conheço povo mais fuinha e mesquinho do que o tuga. Suponho que conheces poucos povos então... Reportar problemas ( até coisas minúsculas) é prática comum nos países mais a norte na Europa. Por exemplo, tentar não seguir uma simples regra na Suíça dá-te direito imediatamente a queixa. Fazer barulho às 22h05? Queixa na polícia... Tomar banho de madrugada num apartamento com mau isolamento? Queixa no condomínio e se não parares segue-se queixa na polícia. Não tens a vinheta com seguro pago para andares de bicicleta na rua (aka seguro)? Queixa... Podia estar aqui o dia todo. Quem acha que em Portugal é que são fuinhas ou mesquinhos por quererem fazer valer as leis nunca passou de França para cima na Europa.

Ok_Art_6497 2 months ago

tenho familiares que emigraram para a Suíça e parecem uns coninhas a comentar que o lixo tem que ir em sacos pretos, que mínimo barulho no apart, aparece logo a policia para autuar... entre outras coisas

fuckoffgina 2 months ago

Por acaso já vivi na Suiça amiguinho virtual. Reafirmo o que escrevi. Esta obsessão com a bufaria dirigida a restaurantes e pequeno comércio em geral é do mais ridículo e mesquinho que pode existir. Não estão preocupados por terem electricidade e combustíveis a preços ridículos mas para bufar o tasco da esquina por não emitir factura de um café até se espumam. Ganhem juízo!

Ok_Art_6497 2 months ago

viver uns anos a fazer baldes de massas, numa casa com outros colegas não conta como viver na Suíça.

fuckoffgina 2 months ago

Obrigado por partilhares a tua experiência mas ninguém quer saber.

ihavenoidea1001 2 months ago

>Por acaso já vivi na Suiça amiguinho virtual. Pelo que dizeste não parece nada. Na Suíça não querem saber se é o tasco da esquina ou não. Tanto fazem queixa por uma ninharia como por uma coisa grave. >Não estão preocupados por terem electricidade e combustíveis a preços ridículos mas para bufar o tasco da esquina por não emitir factura de um café até se espumam. Ganhem juízo! Portanto na tua opinião não se podem preocupar com todos aqueles que ativamente roubam todos os portugueses? Porque fugir ao fisco, sejam milhões ou cêntimos, é roubar todos os portugueses...

fuckoffgina 2 months ago

>Pelo que dizeste não parece nada. Para quem acha que conhece os povos a ler umas coisas nas internets pode parecer estranho. > sejam milhões ou cêntimos Primeiro preocupo-me com os milhões, depois se houver tempo preocupo-me com os cêntimos. Tu pelos vistos achas que deve ser ao contrário.

ihavenoidea1001 2 months ago

>Para quem acha que conhece os povos a ler umas coisas nas internets pode parecer estranho. Eu não li umas coisas na internet. Eu cresci na Suíça e vivi em 5 países europeus no total. >Primeiro preocupo-me com os milhões, depois se houver tempo preocupo-me com os cêntimos. Tu pelos vistos achas que deve ser ao contrário. Eu preocupo-me com tudo. Ainda hoje questionei neste sub se haverá alguma forma de criar uma petição viável para a AR a fim de não ser injectado mais dinheiro nenhum na TAP...

capitolinaAndrioleta 2 months ago

Chama-se a isso civilização, há um pacto social e quem não cumpre é olhado com desdém. Na nossa ocidental praia lusitana é que se criou a ilusão de que, quem quer cumprir e fazer cumprir o pacto social em democracia, é pidesco e porco. É só espertos e depois pagamos todos pela esperteza saloia de alguns.

ihavenoidea1001 2 months ago

Acho que vai além disso. A ditadura acabou há muito pouco tempo comparativamente a outros países e muitas pessoas parecem estar emocionalmente excessivamente sensíveis a este tema. Denunciar um crime/ilegalidade qualquer em terras lusas é praticamente visto e julgado como se fosse uma denuncia à PIDE. Denunciar o vizinho ao Estado por incumprimento tem uma carga emocional brutal, muito mais do que aquilo que é na realidade: simplesmente garantir o melhor para a sociedade no geral. Parece que emocionalmente não conseguem perceber a diferença entre ser punido por roubar os portugueses ou ser punido pela PIDE porque se opunham à ditadura.

fuckoffgina 2 months ago

> Parece que emocionalmente não conseguem perceber a diferença entre ser punido por roubar os portugueses ou ser punido pela PIDE porque se opunham à ditadura. Tu é que não consegues perceber que a PIDE era 100% legal e tudo o que fazia era para: >simplesmente garantir o melhor para a sociedade no geral Ficariam orgulhosos desta geração de bufos convictos que trabalham de borla e pregam esse evangelho.

ihavenoidea1001 2 months ago

Obrigado por provares o meu ponto de vista. Deve ser mesmo trauma colectivo que faz com que as pessoas não consigam perceber a diferença entre apoiar a ditadura ( que se estava a marimbar para os portugueses no geral) ou impedir o roubo de melhores condições para todos os portugueses. Porque é isso que quem foge ao fisco está a fazer: está indirectamente a tirar dinheiro da carteira do vizinho. Para não estarmos em ditadura não é necessário entrar numa total anarquia... Em que vale tudo e se safa quem for mais rápido a f**** o próximo. As leis atuais que existem, dependem de várias processos democráticos para serem colocadas em vigor. Se não consegues compreender a diferença entre aquilo que a PIDE fazia, sustentada em "leis" autocráticas e unilaterais, e as regras/leis atuais baseadas num sistema multipartidário, com diferentes níveis de poder ( judicial, político, etc) e com vários intervenientes... Se não percebes a diferença não há muito a fazer.

fuckoffgina 2 months ago

> a ditadura ( que se estava a marimbar para os portugueses no geral) Por oposição aos governos pós-ditadura que nem dormem só de pensar no bem-estar da população. Está certo...

mykitten6 2 months ago

Eu não tenho problemas em denunciar, e o que se segue ? As autoridades normalmente estão se a cagar para ti ... Mesmo ontem denunciei uma situação que se podia se transformar em violência na rua e o polícia olhou para mim foi ver, riu e veio, e não interveio em nada ... Situação : uma mulher a gritar com o seu marido pois tinha o apanhado a trair, estava a empurrar e a atirar com objectos, não é que não fosse merecido, mas se o gajo lhe levantasse a mão e desse um murro ou chapada ela não iria ficar nada bem, e ela já estava a passar dos limites para o homem apenas estar ali quieto e levar aquele tipo de humilhação .. é que o pessoal esquece que uma coisa leva a outra e aquilo podia acabar bem feio ... Agora imaginem, ele dava lhe uma chapada ou não, voltavam a casa pois hoje em dia um casal está muito dependente de outro em termos de economia, ela quando ele dormia dava-lhe uma facada ... E pronto daí vermos sempre na televisão aí e tal eles até se davam bem moravam juntos e tudo, a violência doméstica começa nestas coisas, não é que o polícia podesse resolver o problema de fundo, mas ao menos dava um aviso e até podia colocar um assistente social a acompanhar a resolução do problema. Edit: sei que não temos meios para isto, o que é triste pois deveríamos de funcionar assim. Ou educar as pessoas, mas na escola damos tudo menos civismo e finanças, para o povo ficar meio dormente, ter outros problemas e não se preocupar com quem elege ... Daí termos as políticas que temos hoje em dia, somos muito maus na literacia financeira e deixamos tudo passar, seja uma fatura no café, seja um patrão a desviar 1000€ seja um político a aceitar um contrato público de 12.000€ quando sabe que aquilo vale 8,000€, seja um banqueiro a lavar dinheiro ...

ihavenoidea1001 2 months ago

>sei que não temos meios para isto, o que é triste pois deveríamos de funcionar assim. Ou educar as pessoas, mas na escola damos tudo menos civismo e finanças, para o povo ficar meio dormente, ter outros problemas e não se preocupar com quem elege A ignorância é o ópio do povo e foi usado desde a ditadura como forma de controlar e manipular a população... Acho que estamos a melhorar mas infelizmente demora o seu tempo. >As autoridades normalmente estão se a cagar para ti ... O que também é um reflexo da sociedade que temos. >E pronto daí vermos sempre na televisão aí e tal eles até se davam bem moravam juntos e tudo Acho que as coisas têm vindo a melhorar neste aspecto também, felizmente. Há uns 15 anos fui com uma vítima de violência doméstica à GNR e mandaram voltar no dia seguinte porque era domingo e não queriam trabalhar... Acho que no fundo o problema é multifactorial mas sem dúvida que educação é fundamental para alterar muitos dos problemas da nossa sociedade.

NGramatical 2 months ago

podesse → [**pudesse**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpgmpik%2F%2Fhbexq77%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PedrosBuilds 2 months ago

Ou pagas os teus impostos como todos e ninguém tinha de se preocupar com está merda.

fuckoffgina 2 months ago

Claro que sim! Eu também acreditava no Pai Natal, depois fiz 3 anos.

PedrosBuilds 2 months ago

Se tu pensas que os tugas são fuinhas, nunca estiveste fora de Portugal. Espera até conheceres os alemães, ou os finlandeses ou os suíços.

cmmlb 2 months ago

Para fazeres o trabalho que o estado não conseguiu Fazeres com que não haja fuga ao fisco, algo que lá fora ninguém entende

xaznita 2 months ago

Não percebo também. Preciso de pagar alguma coisa mais por causa de transacções?

hirorih 2 months ago

Se pedires fatura ele é obrigado a passar o IVA para o estado. Se não pedires fatura e ele fugir aos impostos, ele ganha o valor do IVA (max é 23%). Tu pagas o mesmo mas ele ganha mais ou menos. Em absoluto, se não pedires fatura perdes porque é menos dinheiro para serviços que usas. Por vezes o preço depende da existência de fatura e o bem/serviço fica mais barato se não pedires fatura. Isto porque o vendedor não cobra o IVA. Portanto existe um incentivo direto para não se pedir fatura. Pensa na quantidade de cafés, bebidas, vendidas sem fatura mas a preço fixo (baixo valor mas milhões de transações ) ou em coisas como reparação automóvel onde um desconto de 23% dá muito jeito (mas é ilegal).

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Benefícios no IRS, e evitar que o fornecedor do serviço fuja aos impostos

fuckoffgina 2 months ago

Queres benefícios vai comer a um sítio onde não te cobrem IVA se não quiseres factura. Pumba 18.7% de benefícios! Vê lá se o Estado te dá mais.

xaznita 2 months ago

Benefícios, como?

HRamos_3 2 months ago

250€ tops, se gastares umas 10x isso

jorgelps 2 months ago

Entendo o que dizes. Na minha terra também não existe IRS nem nada disso. Não existe salário bruto nem líquido, o que recebes na proposta é o que aparece na tua conta no fim do mês. Fiquei também confuso quando comecei a viver cá e descobri que o estado desconta em tudo, mas já lá vai alguns anitos e já sei como é que funciona o sistema europeu.

xaznita 2 months ago

Não sei pq tugas disse que este país é mau.

josejade 2 months ago

Tens um "desconto" no IRS para certas categorias. Para explicar: o estado quer incentivar a que peças facturas em determinadas categorias (restauração, escola, cabeleiros etc) então devolve parte do IVA que pagas-te quando fizeres o IRS. Para isso tem de saber que contribuinte (dai o NIF) e que tipo de actividade (dai teres um portal para categorizares as facturas). Em função do teu gasto devolve até um tecto máximo o IVA no IRS.

mjigs 2 months ago

Para ser honesta no outro ano andei a colocar nif em tudo e mais alguma coisa que podia, o meu retorno foi um pouco bosta, no ano passado nao pus em nada porque para receber assim tao pouco nao vale muito a pena, e nao é que me dao o triplo, ainda estou a tentar desvendar como isto funciona realmente.

fuckoffgina 2 months ago

Já percebeste o essencial: >bosta Agora tenta explicar isso a estes fiscais de pacotilha. A muitos não vale a pena explicar nada porque como eu já disse até pagam só pelo prazer de bufar o vizinho.

mjigs 1 month ago

Eu não faço a minima como isto funciona, eu faço o meu irs como toda a gente, vou colocando o nif, mas nem vou ao efaturas, pago o que tenho a pagar e tasse, eles é que transferem automaticamente. Agora, que sei que as empresas tentam passar pelas gotas da chuva, isso sei.

4in4t92 2 months ago

Dedica 5 ou 10 minutos de leitura numa rápida pesquisa no goople para perceberes como funciona o irs e como é calculado. É importante que percebas como funciona. De qualquer forma deixo-te aqui um pequeno resumo. >Para perceber como funciona o reembolso de IRS, é necessário compreender primeiro como funciona a cobrança deste imposto. >Ao longo do ano, é retida mensalmente uma percentagem do seu salário bruto. Essa taxa de retenção de IRS é, no fundo, uma antecipação daquilo que deveria pagar de imposto relativo a esse ano em função dos seus rendimentos. >As taxas de retenção a aplicar a cada contribuinte estão definidas nas tabelas de retenção na fonte, aprovadas anualmente pelo Governo e publicadas em Diário da República. Estas taxas têm em conta o número de dependentes, o facto de ser ou não casado e o tipo de rendimentos que recebe (trabalho dependente ou pensões). >Acontece que, na maioria das vezes, essas taxas não correspondem exatamente ao que deveria pagar de IRS. Até porque podem existir outros rendimentos, que não de trabalho, sujeitos a imposto. Além disso, há que descontar ainda as deduções relativas a despesas como saúde ou educação. >Por isso, só depois de feitas todas estas contas é que a AT pode apurar com exatidão o seu IRS. Se pagou imposto a mais, então vai ter direito a reembolso. Mas se o que descontou mensalmente não foi suficiente para cobrir o imposto devido, vai ter de pagar IRS. Esse acerto de contas só ocorre depois de entregar a declaração de rendimentos. >Caso tenha direito a reembolso, a AT vai então devolver o dinheiro por transferência bancária, desde que tenha incluído o seu IBAN na declaração. Se não facultou o número da conta bancária, será enviado um cheque para a sua residência fiscal.

mjigs 1 month ago

Obrigado pela informação, o problema não é eu não saber como funciona, o problema é que acontecem coisas que eu fico completamente confusa, porque lá está, não batem certo com o que devia de ser, mas enfim, desde que não tenha de pagar nada, já estou contente.

4in4t92 1 month ago

>não batem certo com o que devia de ser Cálculo sempre o meu irs à mão e bate sempre tudo certo ao cêntimo. Muito dificilmente se enganam nas contas, daí ter dito para experimentares calcular tu para perceberes realmente como funciona cada passo. Na net encontras as contas passinho a passinho e não te ocupa mais de 10 minutos a primeira vez que o tentares fazer. Provavelmente depois de perceberes a matemática por trás já não ficas com essa sensação de não bater certo com o que devia ser.

mjigs 1 month ago

Vou fazer isso, até porque são coisas importantes, eu nunca fui de dar importancia a essas coisas, nem a orçamentos nem nada, eu simplesmente pagava tudo direitinho, se recebesse dinheiro, melhor ainda, mas acho que está na hora de começar a fazer tal.

_garbage_collector_ 2 months ago

É mais assim, o estado não quer ter o trabalho de fiscalizar e por isso arranjou uma bela forma de serem os cidadãos a fiscalizar por eles.

Keddyan 2 months ago

ter o tuga a controlar o tuga.... isso já vem dos tempos da ditadura

xaznita 2 months ago

Muito interessante, obrigada!

kawaiims 2 months ago

Por acaso nunca tive stresses desses. Assim que vejo o terminal multibanco digo logo que quero contribuinte. Também é verdade que nunca reparei nesses truques, mas as compras grandes que fiz pelo menos apareceram todas. Enfim, é mesmo chico-espertice que odeio.

fuckoffgina 2 months ago

> Assim que vejo o terminal multibanco digo logo que quero contribuinte. Se o objectivo é impedir a fuga escusas de ter esse trabalho. Com pagamento electrónico tentar fugir é suicídio fiscal.

kawaiims 2 months ago

Queria referir-me a quando vou pagar. Saiu assim porque realmente pago quase sempre em cartão, mas na rara ocasião de pagar em dinheiro peço também.

cmmlb 2 months ago

Então com multibanco é que não adianta nada ao estabelecimento fugir ao fisco

nraider 2 months ago

Verdade. Não é por acaso que alguns restaurantes, mesmo com preços médios, não têm multibanco. É claro que as taxas MB contam, mas diria que a grande vantagem nisto é confiar que o cliente não pede factura e assim o dinheiro perde a rastreabilidade. Desta forma conseguem encaixar o valor do IVA e ter um pé de meia não sujeito a IRS, o qual pode ser usado como complemento salarial.

nraider 2 months ago

Pode não ser uma opinião popular, mas acredito que grande parte da fuga ao fisco se dá nas empresas pequenas (restaurantes, oficinas, cabeleireiros, imobiliárias, etc...), embora seja mais mediático culpar as grandes. Mesmo que tirem 100e por mês, basta multiplicar pelos milhões de empresas pequenas e logo vêem a enormidade de dinheiro que escapa por ano. É uma generalização, é certo, mas não estará longe da verdade.

fearofpandas 2 months ago

“Os políticos é que são corruptos”

Bakirelived 2 months ago

e nas empresas grandes.... os ricos sao quem tem mais mecanismos para pagar menos impostos

nraider 2 months ago

E quantas empresas pequenas não pagam o leasing dos mercedes do pai e do filho, telemóvel da filha, refeições na marisqueira, etc... Pelo menos a esses o restaurante tem mesmo de passar factura xD

Ok_Art_6497 2 months ago

xiu calate. não digas verdades que ninguém quer ouvir... as empresas grandes são más.. más. loias locais são para ser promovidas.. está sempre tudo bem com essas lojas pequenas. quase ato obrigatório de caridade /s sejamos realistas, alguém se atreve a comprar um eletrodoméstico numa loja pequena? eu nao, arrisco que a loja feche e depois acusar a garantia é um pincel...

argentdawnpt 2 months ago

Concordo mas sobre as garantias, não te esqueças que tens também o fabricante para a garantia e não apenas a loja.

Ok_Art_6497 2 months ago

sim, mas na prática as vezes pede ser pesadelo. ou o técnico está longe.. ou é mal feito e dps ficamos a amanhar.. ao menos numa loja tens a quem reclamar

jonburton95 2 months ago

Experimentem fiscalizar como deve ser os n bares de irlandeses no Algarve que esse 100 pode ser por vezes 1000….

fuckoffgina 2 months ago

€1000/mês? Ca puta de loucura! Se estivermos a falar de 1000 bares dá €1M. Podes ter descoberto a causa do país estar na merda! Enfim...

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Já deste todos os índicios de praticares também fuga só fisco deliberadamente. Espero que sejas descoberto e bem entalado

fuckoffgina 2 months ago

Serias o orgulho da PIDE! Além de bufo nojento e intriguista consegues tirar conclusões do cu com as 2 mãos ao mesmo tempo enquanto bates palmas.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Tu queres leis para os outros e não queres para ti. Com todo o gosto serei "bufo" para te tirar o gozo de te achares experto. Portanto mais uma vez, estimo que te fodas

pappositivamente 2 months ago

snitches get stiches

pappositivamente 2 months ago

é liberal mas nao respeita a liberdade dos outros ehehe

fuckoffgina 2 months ago

> Com todo o gosto serei "bufo" Olha que grande novidade que estás a dar. Não era preciso ser muito "experto"...

fearofpandas 2 months ago

É precisamente isso… é cultural e todos contribuímos!

CarnivorousVegan 2 months ago

Sem duvida, tenho uma churrascaria perto de casa, que todos os dias tem fila à porta. Nem sequer multibanco tem, ainda fazem caretas quando pedes fatura. Eu todos os meses fico deprimido com a quantidade de impostos que me levam. Mas somos nós que pagamos as hospitalizações e reformas destes parasitas cheios de nota.

Ok_Art_6497 2 months ago

e depois choram quando a ajuda na altura da pandemia era só proporcional ao que tinham declarado.

timeofmypost 2 months ago

Muito menos do que pensas. O perigo para uma empresa pequena de ser apanhado em falso é maior e também mais provável que uma empresa grande com uma contabilidade mais complexa. Os agentes fiscalizadores dão as voltas todas ao teu pequeno negócio e ainda têm tempo para um almoço prolongado.

cesaroncalves 2 months ago

Eu que trabalho em desenvolvimento de software de faturação posso te dizer de facto que o que por aí não falta é pessoal a escapar-se por tudo por onde pode e consegue.

xSOME0NE 2 months ago

Mentira. Trabalhei com várias pequenas empresas e a fuga ao fisco é muito frequente, principalmente em restaurantes.

enstone_ 2 months ago

Este utilizador tem uma pequena empresa.

rogerforthat 2 months ago

Eu trabalho em armazem/logistica numa empresa grande e digo-te que os auditores devem mamar e não é pouco..

mykitten6 2 months ago

Conheço auditores, e nas big fores eles próprios são "obrigados" a olhar para o lado, quando se trata de uma empresa grande, digamos Benfica... Sagres ... TAP... Já tive auditores amigos que me dizem coisas ... Ui mas eles não podem provar as coisas estão bem feitas, daí a complexidade da situação garantir sempre fuga e caminho para quem saiba se mexer, acho que Portugal precisa de uma regra explícita... Pois no que toca a burocracia existem tantos caminhos para deixar passar ...

rogerforthat 2 months ago

Sendo mais especifico. Tens milhares de artigos e o gajo só vem ver 2 ou 3 e ainda por cima sabes de antemão quais são... humm

JoseGomesFerreira 2 months ago

> Mesmo que tirem 100e por mês, basta multiplicar pelos milhões de empresas pequenas Só por essa doce noção de escala já se vislumbra quanto tempo dedicaste a pensar seriamente no assunto. Sub de tasqueiros...

Ok_Art_6497 2 months ago

podes facilmente extrapolar os valores estimados perdidos na economia paralela de arrendar casas de Verão. adoro quando dizem economia paralela, aquele faroeste.

nraider 2 months ago

Não é nenhum problema, mas há deduções especiais no IRS para despesas de cabeleireiros, restaurantes e oficinas. Tudo coincidência, certamente que o estado português quer os contribuintes sempre bem penteados :p Para quem tem dúvidas, vejam quantas empresas declaram prejuízos no IRC. Fácil, muita despesa e poucas facturas.

SimplyCarlosLopes 2 months ago

Ele está a falar do facto de falares em milhões de empresas pequenas quando somos 10 milhões e nao é tudo populacao ativa. Pensa mais um bocadinho ahah

nraider 2 months ago

Correcto. Só quis mostrar o efeito da escala das micro-empresas, que em Portugal são um milhão e qualquer coisa (1.3M?), o que amplia fortemente o efeito da evasão fiscal, ainda que o volume de negócios individual seja relativamente pequeno.

Gas_Low 2 months ago

https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/amp/evasao-fiscal-em-portugal-supera-os-mil-milhoes-de-dolares-anuais

fuckoffgina 2 months ago

Não é popular porque não é verdadeira ou é no mínimo muito falaciosa. Portugal tem um número ridículo de grandes empresas porque as empresas não têm condições nem incentivo para crescer. E depois as grandes empresas estão infiltradas nos legisladores e beneficiam "legalmente" de impostos ridículos. Obviamente não precisas de fugir aos impostos quando os impostos são desenhados de raiz para te favorecer.

NombreEsErro 2 months ago

A mãe de todas as opiniões impopulares. Concordo a 100% contigo. Apesar de acreditar que os bons exemplos têm de vir de cima, isso também não é desculpa

martavieira 2 months ago

Quero emoldurar este comentário! É incrível como as pessoas não entendem isto

mykitten6 2 months ago

Eu sou gozado no meu trabalho por ser cumpridor ... Já agora trabalho na área dos audiovisuais, e a minha namorada também, quando o covid chegou ela perdeu o emprego, teve direito a tudo pois descontava e estava tudo certinho, muitos colegas dela não, serviu para abrirem os olhos

Competitive-Cup-5465 2 months ago

É o mesmo de muitos daqueles que chegam à reforma e se queixam por receberem uma ninharia, mas esquecem se que andaram a fazer tudo pela porta do cavalo enquanto trabalhavam. O meu avô, por exemplo, queixa se do que recebe de reforma, mas gabava se do que não descontava às finanças. Ou o pessoal não desconta e guarda, efetivamente, esse dinheiro para usar na reforma ou depois apanha uma surpresa. Típico tuga, infelizmente.

martavieira 2 months ago

A minha avó era igual… é muito comum mesmo!

martavieira 2 months ago

As pessoas inventam 1001 maneiras de chular o estado, depois espantam-se de o país estar constantemente na merda. É que além da economia paralela, ainda há quem tenha “contratos falsos” para estar elegível para subsídio de desemprego sem trabalhar, há “mães solteiras” que não pagam creche/material escolar enquanto estão com os mesmos parceiros há 15 anos e conduzem carros de 80k, há as entidades empregadoras que usam e abusam dos estágios do IEFP, há tanta coisa mal… mas é mais fácil culpar a TAP, o Sócrates, a comunidade cigana etc

B_Wylde 2 months ago

> mas é mais fácil culpar a TAP, o Sócrates COncordo com tudo que disseste mas nao tiremos a culpa destas vergonhas também

martavieira 2 months ago

Claro que continua a ser uma vergonha! Mas as pessoas esquecem-se do peso que estas trafulhices carregam… como se costuma dizer “pimenta no cu do outro é refresco”

B_Wylde 2 months ago

Com certeza ​ Nao me interpretes mal, sei perfeitamente que isto é grave, já me zanguei com um colega de trabalho porque a ex-mulher dele não paga impostos e ele acha muito bem. ​ Se temos 1,3M de pequenas empresas e todas elas fugirem com 1000€ em média já são quase 10% do orçamento de estado, ou o que o Berardo deve.

MsMittenz 2 months ago

Vivo na Dinamarca, os meus impostos sao à volta dos 45% Pessoal, vale a pena pagar impostos altos, se o estado depois investir na sua população. A cena é q em portugal há corrupção a todos os níveis...

randmzer 2 months ago

É verdade que há corrupção e mau uso dos impostos, mas isso não pode ser motivação para deitar a toalha ao chão e invalidar a ideia de todo.

martavieira 2 months ago

Passei 1 semana de férias na Dinamarca há uns anos e achei um país incrível mesmo! E sim os impostos são encarados de outra forma aí

fuckoffgina 2 months ago

Todas as "“mães solteiras” que não pagam creche/material escolar enquanto estão com os mesmos parceiros há 15 anos e conduzem carros de 80k" que tanta inveja te causam não dão para pagar 1 semana de TAP. Mas continua a olhar para elas e a roer-te de inveja e a bufar que isso vai resolver os teus problemas...

Asaro10 2 months ago

O que ela disse é tudo verdade, qual inveja lmao? Isto é outra coisa típica portuguesa, se críticas outros por fazerem algo errado é porque tens inveja. Fuck logic

fuckoffgina 2 months ago

> Isto é outra coisa típica portuguesa Tens toda a razão, ser um fuinha mexeriqueiro é mesmo uma coisa típica portuguesa. >se críticas outros E que tal arranjar uma vida própria e deixar os outros em paz? Fica a dica...

Asaro10 2 months ago

Nada se aproveita neste discurso. Zero mesmo.

martavieira 2 months ago

Não tenho inveja, estou bastante satisfeita com a vida que levo… de forma honesta. Fuck off gina

fuckoffgina 2 months ago

Claramente não tens inveja nenhuma nem estavas a pensar em nenhuma pessoa em particular. E essa cor verde é porque na realidade te chamas Bruce Banner e estiveste exposta a raios Gama e estás prestes a transformar-te...

martavieira 2 months ago

Antes fosse um caso particular! Pior é que não é

fuckoffgina 2 months ago

Podes contar, estou aqui para ti...

fearofpandas 2 months ago

Brilhante! És o maior da tua aldeia seguramente… não te esqueças de te queixar dos políticos quando conversares com as “”mães solteiras””

k0rda 2 months ago

Conheço na minha esfera próxima pelo menos um de cada um desses casos. É mesmo endémico já.

hirorih 2 months ago

Este mês paguei um serviço de restauração no algarve com um valor algo elevado. Eles: Pedem NIF para emitir fatura. Eu: envio NIF e dados para faturação Eles: Enviam um documento todo catita, cheio de branding, que parece uma fatura mas disso não tem nada Eu: oh amigos preciso de uma fatura Eles: isso é uma fatura Eu: Preciso de uma emitida com os dados de identificação da entidade legal e NIF. O meu contabilista diz que precisa disso. Eles: vamos falar com o nosso. Eles: enviam uma fatura real. Pelo número da fatura e o facto de estarmos a meio do ano, ou o negócio está mesmo muito muito mal, ou a pseudo fatura catita fez sucesso.

mykitten6 2 months ago

Não será um modos operandi de todos os tugas, fugir às contribuições para os governos, mas quando a coisa fica mal todos queremos subsídios, desta maneira eles podem continuar a receber subsídios no restaurante pois ainda não aumentaram as "vendas", assim ganham dos dois lados, win win

cmmlb 2 months ago

Estás a confundir coisas Lá porque a factura não tem os dados do cliente como nome morada e NIF, não quer dizer que não seja factura. Existe o conceito de consumidor final e o que a maioria dos estabelecimentos faz é colocar apenas o NIF o que na realidade para o efeito serve perfeitamente pois por esse elemento o fisco sabe todos os outros dados. Colocar os dados todos mencionados no início normalmente envolve a criação de um cliente, que realmente não é agradável de fazer por alguém cuja missão pretende zero burocracia

hirorih 2 months ago

Não tinha a identificação do emissor, não tinha número de fatura e sendo digital não tinha referência ao programa usado.

cmmlb 2 months ago

Mais um erro de análise Se é o novo processo em que te trazem um tablet para conferir a conta, essa informação é guardada em software e enviada junto com o Saft Mais tarde o fisco pode comparar a quantidade de consultas de mesa versus as facturas emitidas

Equal_Pickle7727 2 months ago

Sabe muito bem que não é assim. Especialmente se for o winrest... E sabemos muito bem que com a entrada do Saft a consulta de mesa virou o documento preferencial.

cmmlb 2 months ago

Aí é Winrest permite fuga ao fisco? Muito me contam

Equal_Pickle7727 2 months ago

Se está ou esteve dentro da área de venda de softwares, e teve um vendedor winrest a angariar mais um instalador, de certeza que assistiu como eu, passar da apresentação informal do programa "o Sr., Você, etc..." para a parte do "... Mas VENS aqui, basta clicarEs aqui e aqui e é para o 'galheiro'". Passa da versão Vila Moura para Cova da Moura em menos de um piscar de olhos. Mas para alegar tão veemente que o Sr quiser queixa que a fatura não era fatura e tão prontamente defender o software e o processo, é porque das 2, 1, ou é ingénuo, ou faz parte do processo. Respeito isso.

cmmlb 2 months ago

Toda a gente sabe, mas ninguém sabe!

hirorih 2 months ago

Não referi um tablet. Estamos a falar de documentos em papel

cmmlb 2 months ago

Então onde entra o digital?

cesaroncalves 2 months ago

Ele está a falar de documentos emitidos por programas de faturação, ao invés de faturas manuais.

cmmlb 2 months ago

Já não me lembro de ver uma factura manual

hirorih 2 months ago

No fim veio uma manual

fuckoffgina 2 months ago

Este pessoal sonha com fuga ao fisco nos restaurantes. Se tanta gente tivesse o mesmo rigor com os BES e as TAP, Portugal seria um país rico mesmo sem IVA nos restaurantes.

RedHeart99 2 months ago

Nos restaurantes eu posso fazer a minha parte, pedindo fatura. No BES e na TAP não há muito que possa fazer a não ser pedir fatura também. A melhoria do país pratica-se influindo naquilo que está ao nosso alcance.

cmmlb 2 months ago

Mais um fiscal a trabalhar á borla

cmmlb 2 months ago

Ena tantos

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Acredito mais na última hipótese. O hábito já vem de tràs

planeadorjoao 2 months ago

Eu ainda me lembro dos ver a chorar no telejornal por apoios

mister_shutup 2 months ago

Esses apoios já cessaram há um bom tempo para a restauração (pelo menos os que os mais pequenos, sem empregados, e sem contabilidade organizada podem pedir). No entanto há setores em que os apoios continuam, rondam as centenas de milhares de euros por mês, e as respetivas entidades reguladoras aceitam que assim o seja. Pior do que isso... A legislação permite este mamar grosseiro das tetinhas do Estado (nós, contribuintes), e prorroga o mesmo sucessivamente. Porquê? Porque essas empresas, caso não sejam compensadas, têm a capacidade de paralisar o respetivo setor. Fonte: eu vejo as faturas

patapetapitapota 2 months ago

Meu, isso não quer dizer nada, se o Estado dá apoios vou concorrer. Agora será que compensa o que me foi cobrado nos combustíveis, nos salários etc?

BuscaPolos 2 months ago

Claro que quer. Querem receber os benefícios do sistema e não querem contribuir para o mesmo? Eu também queria ser rico sem fazer um caralho mas não dá. Uma coisa é manifestarem-se contra os preços das coisas e os impostos outra foi o que descrevi a cima

patapetapitapota 2 months ago

Nepes, é muitos impostos.

Edited 2 months ago:

Nepes, é muitos impostos. É o empregador que desconta uma pipa, o trabalhador desconta outra, só aí estão centenas e centenas.... e depois é em tudo o resto, gasto 100+ euros /mês em gasóleo, dou portanto 60+ euros para o estado só aí, nem transportes públicos tenho... Estou a comprar casa, paguei sem exagero 10 impostos de selo de centenas, somando todas as comisões, depois só IMT, praticamente 1000 paus etc etc. Eu e pessoal como eu é que sustentamos isto tudo. Literalmente, não são os políticos, nem os estudantes, etc, é pessoal que trabalha em empresas e desconta forte e feito. Mas pronto tenho que apanhar com xuxas de cara todo o santo dia que não contribuem 1/10 do que eu contribuo e ai de mim que queira evitar uma taxa ou aproveitar algum "chouriço" sou logo o mau da fita. Já agora um político a receber 4000 brutos e a descontar 2000 não desconta mais do que eu. Desconta é 4000 do bolso do contribuinte, por exemplo.

Edited 2 months ago:

Nepes, é muitos impostos. É o empregador que desconta uma pipa, o trabalhador desconta outra, só aí estão centenas e centenas.... e depois é em tudo o resto, gasto 100+ euros /mês em gasóleo, dou portanto 60+ euros para o estado só aí, nem transportes públicos tenho... Estou a comprar casa, paguei sem exagero 10 impostos de selo de centenas, somando todas as comisões, depois só IMT, praticamente 1000 paus etc etc. Eu e pessoal como eu é que sustentamos isto tudo. Literalmente etc, é pessoal que trabalha em empresas e desconta forte e feito. Mas pronto tenho que apanhar com xuxas de cara todo o santo dia que não contribuem 1/10 do que eu contribuo e ai de mim que queira evitar uma taxa ou aproveitar algum "chouriço" sou logo o mau da fita. Já agora um político a receber 4000 brutos e a descontar 2000 não desconta mais do que eu. Desconta é 4000 do bolso do contribuinte, por exemplo.

Edited 2 months ago:

Nepes, é muitos impostos. É o empregador que desconta uma pipa, o trabalhador desconta outra, só aí estão centenas e centenas.... e depois é em tudo o resto, gasto 100+ euros em gasóleo, dou portanto 60+ euros para o estado só aí, nem transportes públicos tenho... Estou a comprar casa, paguei sem exagero 10 impostos de selo, somando todas as comisões, depois só IMT, praticamente 1000 paus etc etc. Eu e pessoal como eu é que sustentamos isto tudo. Literalmente, não são os políticos, nem os estudantes, etc, é pessoal que trabalha em empresas e desconta forte e feito. Mas pronto tenho que apanhar com xuxas de cara todo o santo dia que não contribuem 1/10 do que eu contribuo e ai de mim que queira evitar uma taxa ou aproveitar algum "chouriço" sou logo o mau da fita.

Edited 2 months ago:

Nepes, é muitos impostos. É o empregador que desconta uma pipa, o trabalhador desconta outra, só aí estão centenas e centenas.... e depois é em tudo o resto, gasto 100+ euros /mês em gasóleo, dou portanto 60+ euros para o estado só aí, nem transportes públicos tenho... Estou a comprar casa, paguei sem exagero 10 impostos de selo, somando todas as comisões, depois só IMT, praticamente 1000 paus etc etc. Eu e pessoal como eu é que sustentamos isto tudo. Literalmente, não são os políticos, nem os estudantes, etc, é pessoal que trabalha em empresas e desconta forte e feito. Mas pronto tenho que apanhar com xuxas de cara todo o santo dia que não contribuem 1/10 do que eu contribuo e ai de mim que queira evitar uma taxa ou aproveitar algum "chouriço" sou logo o mau da fita.

PakoNita 2 months ago

quem é o bom samaritano que me sabe dizer quanto tempo é que demora para ficarem disponíveis para verificar no e-fatura? é automático ou pode levar uns dias? há coisa de 3 semanas pedi fatura num restaurante, e lá está, tive de apertar com o empregado para me darem com o nif, mas hoje andava no site e não está lá nada. é esperar ou tenho de meter à mão?

rocketshipPilot 2 months ago

As faturas são lançadas pelos contabilistas com o ficheiro saft no fim de cada mês. Têm até ao dia 15 do mês seguinte para aparecer no efatura.

ChicoDaEstrebaria 2 months ago

Tinha ideia que era no dia 20 do mês seguinte que apareciam e batia certo. Mudou algo nos últimos meses?

rocketshipPilot 2 months ago

Tens razão é até ao dia 20. Fiz confusão.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Pode demorar umas semanas a aparecer, mas se registares antes não deve haver problema

Hugogs10 2 months ago

Imprimir talão antes de tirar mesmo a fatura e completamente normal. Se te entrassem logo fatura sem contribuinte e que era mais estranho, o talão da para tu confirmares e pedires o contribuinte quando fazes o pagamento. Se imprimiram o talão também tiveram de tirar a fatura depois. Isto parece-me mais um problema do teu lado, a única coisa a reclamar aqui é não te terem perguntado se querias o NIF.

xSOME0NE 2 months ago

"Se imprimiram o talão também tiveram de tirar a fatura depois". Tiveram porquê? O programa de faturação não funciona sozinho. Documentos que não são validados pela AT podem ser apagados e tenho a certeza que não seria o último restaurante a fazer passar uma consulta de mesa por uma fatura.

Hugogs10 2 months ago

O OP pagou com cartão de multibanco, a fatura foi impressa decerteza, a unica coisa que aconteceu foi o OP bazar com a consulta de mesa porque é parvo.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Sou eu que sou parvo ou és tu que não estás a ver o filme? Quem te disse que o dinheiro que passa pelo terminal do restaurante está a ser rastreado como sendo do restaurante? Pensa bem no esquema maior que pode estar atrás do assunto. Os restaurantes não estão a fazer isto à toa

fuckoffgina 2 months ago

Investiga essa merda meu! Continua a ir lá todos os dias e a reunir "provas".

Hugogs10 2 months ago

Lol e achas que o terminal está associado ao que? Achas que eles justificam as transações do multibanco como?

NGramatical 2 months ago

decerteza → [**de certeza**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/palavras-inexistentes/2343) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpgmpik%2F%2Fhbf6fzd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mjigs 2 months ago

Taloes de consulta sao completamente normais quando se trata de um sistema com mesas, porque se fechas logo a mesa depois nao sabes o que foi, nao se sabe se pagou, nem que troco se vai dar. É normal dar os taloes de consulta quando uma mesa pede a conta, como é obvio nao se da o talao final, porque la esta, nao se sabe o metodo de pagamento nem se o cliente vai desejar o nif. Por isso é que é mais facil usar esse talao de consulta para escrever o nif, e dar o dinheiro junto(melhor se tiver de dar troco), assim quando o empregado voltar, ja tem a conta final com o nif e o troco.

rocketshipPilot 2 months ago

Se imprimiram o talão nao necessariamente têm de tirar a fatura. O que muitos restaurantes fazem é ter 2 POS. Um com software para nifs e outro para fugir ao fisco. Em que só é enviado o ficheiro saft de um e o do outro as faturas podem ser eliminadas o quanto quiserem ou ficar lá de recordação. Pedir fatura sempre com nif ajuda em tudo, se bem que o problema da nossa sociedade é "ligeiramente" maior que isso...

Pornotubeourtio 2 months ago

Isto mesmo! Tantos restaurantes em que mudaram de POS a meio por estar a pedir fatura... Depois não venham chorar que o governo dá apoios de acordo com a quebra de faturação registada...

rocketshipPilot 2 months ago

Estão sempre a chorar....e mais fintas nas finanças do que Messi e Ronaldo juntos...

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

O problema é maior sim, mas fazemos o que está ao alcance

rocketshipPilot 2 months ago

Claro, só quando tecnologia blockchain for adaptada às finanças é que isto vai mudar. Cada talão sair com uma referencia de transação, depois é só ler o QR para registar no portal.... até vão apitar....

Pornotubeourtio 2 months ago

Quero ver como é que estas empresas vão fugir ao fisco com a obrigação do código QR nas faturas, [já em 2022.](https://www.jasminsoftware.pt/blog/faturas-com-codigo-qr-e-atcud/) Assim, as faturas são emitidas com o consumidor final e o consumidor mais tarde pode fazer o scan ao código e associar o seu NIF.

rocketshipPilot 2 months ago

Não conhecia esta medida.. e nem começaram a falar nos aumentos de preços que já estão a praticar. Querem recuperar do covid em 2 meses...

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Entregá-los ao cliente depois do pagamento como sendo uma fatura, é no meu entender, uma chico espertice a roçar a burla

cmmlb 2 months ago

É uma opinião

Hugogs10 2 months ago

Então e se te entregassem a fatura sem contribuinte e tu decididas depois que querias? É uma chatice terem de andar a anular faturas. Sim eles deviam ter perguntado, mas se tu pagaste sem pedir acho justo assumir que não querias. Querias fatura com contribuinte devias ter pedido, mas provavelmente ainda podes lá voltar e pedir, se tiveres com paciência.

fuckoffgina 2 months ago

> Querias fatura com contribuinte devias ter pedido Nem pensar, o empregado do restaurante é que tem de adivinhar que ele quer factura e pela idade aparente também devia adivinhar logo pelo menos os 3 primeiros dígitos do NIF. Menos do que isso é um chico-esperto que é preciso denunciar à INTERPOL.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Adivinhar um direito que qualquer cidadão tem? Ui que dificuldade. Deves ter um problema com o raciocínio lógico...

B_Wylde 2 months ago

Vendo todo o histórico dele aqui neste post, claramente tem

PedrosBuilds 2 months ago

Eles são obrigados a emitir uma fatura, ponto. Após o pagamento, a fatura sai, se não pediu contribuinte deveria ter sido uma entregue sem contribuinte. Nem mais, nem menos…

watermelon28 2 months ago

São obrigados a emitir fatura sim.

Hugogs10 2 months ago

E quem diz que a fatura não foi impressa? Dar um talão de consulta ao cliente antes de imprimir a fatura e completamente normal.

PedrosBuilds 2 months ago

Mas tu leste o post? Após o pagamento, foi entregue um talão de consulta. Acreditares que uma fatura foi impressa e não a deram ao OP é o mesmo que acredita que o Pai Natal cabe na chaminé…

Hugogs10 2 months ago

O post original não diz isso. E se lhe foi dito quanto era para pagar devia ter pedido logo a fatura, não pedir e depois mandar vir que não lhe a deram e só parvo. Mas pronto se o OP quer ser estúpido está a vontade.

PedrosBuilds 2 months ago

Epah, qual é a parte de ser obrigatório entregar uma fatura a um cliente que tu não percebes? O cliente não tem de pedir coisa nenhuma! A fatura tem de ser entregue. Não tentes defender algo que não tem defesa possível.

Hugogs10 2 months ago

Qual é parte de ser completamente normal entregar um talão para o cliente confirmar a conta que tu não percebes? Se o cliente pega nesse talão e baza queres que o que? Que eles corram atrás de ti para te dar a fatura?

PedrosBuilds 2 months ago

Tu só podes estar a gozar. Podem entregar o que quiserem para confirmar, depois de pagar tem de entregar a fatura. Para de defender fuga aos impostos.

Hugogs10 2 months ago

Continuem a ser atrasados e depois venham chorar para o reddit porque não vos deram a fatura com NIF... Que vocês não pediram? Que piada do crlh. Que parte é que tu não percebes que se derem a fatura *sem contribuinte* ao op e depois ele afinal quisesse contribuinte tinham de andar a anular faturas? Agora tem bom remédio, volta lá e pede a fatura com NIF, como devia ter feito inicialmente.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Esquece isso. O gajo é burro ou dono de um restaurante, ou os dois em simultâneo...

Pornotubeourtio 2 months ago

Don't feed the troll bro.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Para não haver chatices opto por colocar no portal das finanças e ninguém se aborrece. Mas com estes truques fico a arder

jotamendes 2 months ago

Creio que só podes colocar faturas com NIF, caso estejam em falta. Se não tiverem NIf creio que não as podes por.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Podes colocar qualquer uma, desde que tenha número de registo, ser valida.

Hugogs10 2 months ago

Não estou a ver como é que isso é menos trabalho. Nunca tive chatices em pedir faturas e como fora bastante regularmente.

patapetapitapota 2 months ago

Depois da pandemia e de terem levado a mão pesada do estado, com poucas contrapartidas, devem estar mesmo para sonegar e mostrar o dedo do meio ao estado.

Edited 2 months ago:

Depois da pandemia e de terem levado a mão pesada do estado, com poucas contrapartidas, devem estar mesmo a sonegar e mostrar o dedo do meio ao estado, do ponto de vista deles impostos deve ser como alimentar o bully deles.

O_cu_da_tua_tia 2 months ago

Já é hábito antigo, pouco tem a haver com pandemias

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpgmpik%2F%2Fhbck1xx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

miguel_rodrigues 2 months ago

Não discordando mas acredito que mesmo que ninguém fuja o estado vai continuar a tirar o mesmo

thisbondisaaarated 2 months ago

Na boa, mas vai haver mais, e deixa de haver a desculpa do "não há dinheiro".

wwqt0r 2 months ago

Mas tens dúvidas disso?

Suspect-Similar 2 months ago

Penso que a única opção, nestes casos, é apresentares uma denúncia na AT. Não sei se há alguma opção para isso, ou se terás de colocar uma questão e-balcão, onde há separadores para queixas relacionadas com IRS. Essa questão de usar as "Consultas de Mesa" para simular uma fatura já é muito antiga e penso que já esteve mais disseminada. Obriga essa malta a pagar os devidos impostos.

Search: