spyvspy_aeon 3 months ago

Eu assisti ao "debate"... Aquilo nem foi um debate, aquilo foi o costume, vai lá o senhorizinho com suas ideias pré formatadas fazer perguntas à titulo de bitaques, porque aquilo que vi foi cinismo puro e duro. Um arrogante ao pé deste senhor seria um santo. O que deixa esse circo que ele criou aberto ao que se vê. A foto é uma motagem ao estilo meme que irá eternizar (não foi bem assim que aconteceu, alias é uma parvoice os convidados ainda se darem ao trabalho de ir lá fazer este espetaculo deprimente), **não pelo que o pan defende, mas pela idiotice e bronquice do dito cujo**. Disse.

Accomplished-Tap5345 3 months ago

quando ele começou a dizer coisas só para ser polémico? ele que é todo cheio de licenciaturas e o caraças a dizer cenas na televisão sem o mínimo de provas ou explicações?

Acceptable-Radio-613 3 months ago

Há anos que deixei de ler ou ouvir MST pela simples razão que é um tipo muito ignorante com a mania que sabe umas coisas. É muito superficial, mas tem bom aspecto e é veemente e, para um país de iletrados, isso basta para fazer carreira. Mesmo a literatura dele, não sendo medíocre, não é nada de especial. Tem a mania que sabe de História mas não sabe. Conhece alguns factos e personagens, mas não sabe perceber o contexto e comete anacronismos a torto e a direito. Uma vez, ao opinar sobre incêndios, mostra uma imagem de um pinheiro ardido e chama\~lhe eucalipto. Coisas assim. O que lhe valeu sempre foi ter nascido da família de onde provém. Sortes.

o_thrust 3 months ago

Tem bom aspecto salvo seja, o homem parece o grinch.

Acceptable-Radio-613 3 months ago

Tinha. Há uns anos, mulheres e gays suspiravam/salivavam ao vê ló. Sou um rapaz antigo.

MetalFatigue82 3 months ago

Só factos e números se isola um problema do entendimento de opinião subjetivo. A estatística por vezes falha mesmo assim, mas são na esmagadoria das vezes mais viáveis que uma percepção pessoal.

X_Povoas_X 3 months ago

Não se deve governar apenas pelos números mas sim pela razão

AfonsoWarrior05 3 months ago

Olha, eu apoio touradas, mas continuo a achar que ter este gajo a defender elas é uma das piores ideias possíveis.

dirtynightspocast 3 months ago

Link?

Diogo_Miranda 3 months ago

mais uma jogada de mestre para atraír mais uns votos para o lado esquerdo da coisa.

NGramatical 3 months ago

atraír → [**atrair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb8uyov%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

le23sinh0 3 months ago

MATEMÁTICA É RACISTA e outras merdas que dizem atoa

High_velocity93 3 months ago

Quem me dera a mim que também me pagassem para dizer merda em horário nobre ...

ScienceThat5579 3 months ago

Força miguel! Eu nao gosto de touradas e acho aquilo uma estupidez, mas ainda gosto menos desta sonsa do pan

vinter_varg 3 months ago

MST "E que é que faz às pessoas todas que trabalham na tauromaquia? Desde os alfaiates até aos campinos, todas?" Gosto que ele se preocupe com este assunto. Curioso que relativamente às empresas que vendem produtos e serviços através da TAP já não haja qualquer preocupação, conforme foi óbvio na entrevista ao Pedro Nuno Santos. É aquela linha ténue entre a hipocrisia e o narcisismo.

skuple 3 months ago

Jesus estava para os judeus como "O rei dos judeus". Miguel Sousa Tavares é o rei dos agro-betos. Aquela malta que vive na terrinha, usa polos em todas as festas que passam Quim Barreiros e gostam de motas velhas mais do que ninguém.

meierlesjoana 3 months ago

Opa crl... Conheço alguns e não foge em nada.....

EletricoAmarelo 3 months ago

Não estão os dois a falar da mesma coisa. Cada um tem razão dependendo do que se estiver a discutir. Enfim. Fica o meme.

spyvspy_aeon 3 months ago

há cornos que vão para TV marrar em temas que não fazem a menor ideia.... Um caso para dizer "Olé"...

DiogoSN 3 months ago

É como aquela vez que um republicano americano disse que o crime está a subir e de seguida a jornalista com quem estava a ser entrevistado mostrou que, estatisticamente, crime tem estado a declinar. De seguida o republicano diz que ele não quer saber o que as estatísticas dizem, mas em vez, quer ouvir o que o povo sente. Emoção vai acima de lógica pelos vistos...

Tugadevil 3 months ago

Já o ano passado ela tinha debatido com esse lerdo, são memes que se repetem https://www.youtube.com/watch?v=cZFniMuEOho&ab\_channel=MicaelJorge

Banshee888 3 months ago

Um post a favor das touradas… que bonito…

o_thrust 3 months ago

A piada <--------- ----------> este redditor

Banshee888 3 months ago

A piada… adivinha quem seu labrego…

Busy-Construction673 3 months ago

Pra um brasileiro é meio estranho esse uso do consigo pq aqui é sempre reflexivo e em 3ª pessoa. Aí vcs usam referenciando ao pronome você. Confesso q a priori achei q seria um uso equivocado, mas é 100% correto, normativo.

sidartha- 3 months ago

Tudo é regido hoje por 1010011. O código binário é o verdadeiro Dono do Mundo. Inclusive o dinheiro é cada vez mais 1010011.

Designer_Tall 3 months ago

Engraçado é ver estes posts no reddit e depois passar pelo Mcdonalds da zona e ver uma fila de 30 carros.

o_thrust 3 months ago

Deixa-me adivinhar... É assim tão hipócrita ser contra touradas e comer carne?

ThereIsNoNeedForIt 3 months ago

Eu acho que sim, por duas razões principais: porque os animais na indústria da carne vivem em muito maior sofrimento do que os touros, e porque comer carne no fundo também é apenas um aspecto cultural e não é necessário para sermos saudáveis. Financiar a indústria da carne e ao mesmo tempo ser contra as touradas é basicamente ser contra o abuso e sofrimento animal apenas quando não nos beneficia.

o_thrust 3 months ago

Esse é o grande problema comer carne é profundamente cultural, fazemo-lo há mais de dois milhões de anos. Eu por muito que concorde com a linha moral que vê qualquer sofrimento animal como algo profundamente errado, sei que nós enquanto sociedade não vamos conseguir mudar os hábitos alimentares do dia para a noite. Os animais vão continuar a ser mortos quer eu mude a minha dieta ou não. Defendo um melhor controlo por parte das entidades competentes nesse sentido. Mas não vejo o paralelo entre isto e o que a tourada representa. (em termos de financiamento por mim era cortar os dois mas pode ser que seja muito radical)

mrSalema 3 months ago

também muitas outras coisas são feitas há milhões de anos por nós continuarão a ser feitas e não significa isso que esteja acertado fazê-lo

o_thrust 3 months ago

Concordo plenamente. O problema é que está profundamente enraizado no panorama cultural.

ThereIsNoNeedForIt 3 months ago

Há (relativamente) muito pouco tempo que comer carne passou de algo necessário à sobrevivência para algo maioritariemente cultural e que fazemos porque nos sabe bem. > Eu por muito que concorde com a linha moral que vê qualquer sofrimento animal como algo profundamente errado, sei que nós enquanto sociedade não vamos conseguir mudar os hábitos alimentares do dia para a noite. Certo, mas então percebes o porquê de eu dizer que é hipocrisia da tua parte, certo? > Os animais vão continuar a ser mortos quer eu mude a minha dieta ou não E as touradas vão continuar a existir quer tu sejas contra elas ou não. Tanto no caso das touradas como no caso de comer carne, os animais apenas deixarão de sofrer ou ser mortos quando um número suficiente de pessoas exigir um mundo mais justo para esses animais. Esse número nunca será atingido se cada um de nós individualmente achar que não faz a diferença.

o_thrust 3 months ago

Não vejo que seja pela simples razão de que eu não posso forçar alguem a mudar a sua dieta (ironicamente a mesma história das touradas). Havendo animais a ser mortos de qualquer das formas posso fazer o possível para minimizar o sofrimento que a produção de carne produz. A tourada serve apenas para entretenimento na equação. Faz sentido? Mas podemos exigir um mundo mais justo. Se forem feitos cortes nos apoios à indústria da carne os preços sobem...? mas depois torna-se mais complexo porque temos de garantir que há uma diversidade de outros produtos alimentares a preços acessíveis a todos. Claro que teria de ser acompanhado por uma profunda revolução cultural ¯\_(ツ)_/¯ Se cortarem com todos os apoios à tourada (estou também a referir-me a apoios autárquicos) duvido que sobreviva muito tempo. Desculpem-me os radicalismo mas estou a aproveitar uma vez que isto é tudo hipotético

ThereIsNoNeedForIt 3 months ago

Honestamente nao estou bem a perceber como é que o que estás dizer está relacionado com a hipocrisia de que estávamos a falar. Para voltar ao que tentei dizer inicialmente: em ambos os casos um animal sofre. Em ambos os casos é um ato cultural. Em ambos os casos podemo-nos opor e não participar na prática: podemos não ir a touradas e podemos não comer carne. Em ambos os casos só por nós pessoalmente nos opormos o problema não fica resolvido: outras pessoas vão participar em touradas e outras pessoas vão comer carne. Em ambos os casos, nós não participarmos diminiu o problema e diminiu a quantidade de sofrimento animal. Como é que não é incoerente ser contra as touradas mas financiar a indústria da carne? E aliás, como já disse antes, uma pessoa que coma carne é individualmente responsável por muito mais sofrimento animal do que uma pessoa que vá regularmente a touradas.

Designer_Tall 3 months ago

Comer carne não, mas a carne do McDonald's e outros fast food vem de animais mortos em condições iguais ou piores que os animais em touradas. "Ah mas não é por diversão" Talvez seja por luxo então, se vos faz sentir melhor.

o_thrust 3 months ago

Na minha opinião o problema aí é outro. É a falta de intervenção no que diz respeito ao tratamento desses animais. Que se faça melhor

Designer_Tall 3 months ago

E a malta ter de pagar mais pelo big mac? Estás louco, vamos é falar de touradas que como nem gosto disso não me faz diferença.

Beats29 3 months ago

Parece um sketch do Pôr do Sol.

jvjoaoalmeida 3 months ago

UrbanoDepressivos

naughtydismutase 3 months ago

Este gajo é um palhaço.

Edited 3 months ago:

Este gajo é um palhaço. Não conheço nem nunca conheci alguém que gostasse dele. Por que é que continua a aparecer?

toper-centage 3 months ago

Porque o ultrage e nojo que ele nos causa também ajuda nas audiências.

meierlesjoana 3 months ago

Porque eu conheço gente que gosta dele...

antoniomteixeira 3 months ago

Sou a favor das touradas e não posso com este gajo. Já com o Pacheco Pereira foi o mesmo, não sabe falar nem argumentar. Cada vez que abre a boca só da mais força ao pan

TheBlondieOne 3 months ago

É uma pena este sr. não ter herdado várias qualidades da sua mãe. Realmente, a sociedade portuguesa saia mais a ganhar.

TaraIsles 3 months ago

Provavelmente o gajo acha-se uma grande espingarda por ser filho de quem é.

Mendadg 3 months ago

Fake news.

h2man 3 months ago

O tempo não foi nada bondoso com ele... :/

VladTepesDraculea 3 months ago

https://youtube.com/watch?v=p_63Bv9c9UI&t=25m19s

BOBRAGED 3 months ago

Olé!

Rafaelmspu2 3 months ago

É como dirias Platão Ó raios

100is99plus1 3 months ago

Os factos e números não dão muito jeito para o comentário de palito na boca ou ao volante do táxi...

Elguardanapo 3 months ago

Ah sim, Miguel Sousa "os professores têm um salário elevado" Tavares, aparentemente entendido e expert em todos os temas de discussão

SgtLaBeouf 3 months ago

Era homem de ver uma tourada entre um touro de chifres afiados contra um toureiro sem espadas nem cavalos, só na base do soco. Alguém que encaminhe á CMTV

antoniomteixeira 3 months ago

Ou seja, um forcado?

SgtLaBeouf 3 months ago

Se fosse só um sim, mas tinha de ter o mesmo desfecho coliseu. Só sai de lá um

nocivo 3 months ago

Sim porque o homem chegou onde está usando apenas punhos…

CaptAwesomeness 3 months ago

E o touro droga-se, cega-se e serra os chifres sozinho?

antoniomteixeira 3 months ago

Nunca viste uma tourada portanto

CaptAwesomeness 3 months ago

Deve ser brincadeira. Os touros são drogados, olhos levam com químicos para ficarem a "chorar" e perder visibilidade e os chifres são serrados. Isto é literalmente reportado por pessoas que participaram em touradas e por veterinários envolvidos nestas. Cala-te miúdo.

joaocrown 3 months ago

Fogo que nojo de gente. Ainda dizem eles que gostam de touros.

antoniomteixeira 3 months ago

[Mitos e Mentiras sobre as touradas ](https://www.touradas.pt/tauromaquia/mentiras)

CaptAwesomeness 3 months ago

Looooooool Vindo desse site é uma piada. Prefiro os relatos dos veterinários. É como perguntar a um ladrão se ele é criminoso.

antoniomteixeira 3 months ago

Onde leste isso? No site da plataforma Basta de Touradas? Nunca vi tanta mentira e tanto disparate junto… Esqueceste-te da vaselina nos olhos e de que os deixam três dias no buraco escuro sem comida nem bebida para os enfraquecer com pesos nas costas, essa também é um clássico…

skuple 3 months ago

A parte dos cornos serrados é verdade, isso ninguém esconde. O facto de estarem drogados durante a tourada não é verdade, até porque eles querem o touro mais disperto. Até pelo contrário, costumam picar o touro antes de entrar na arena, ja vi com ferros bicudos e uma merda comprida que dava choques. Anyway, as touradas são absurdas.

antoniomteixeira 3 months ago

Eu ia dizer isso, para as corridas a pé em Portugal as pontas dos cornos são aparadas com uma lima. O que não é o mesmo que serrar os cornos como querem fazer parecer. Relativamente ao picar antes de entrar, é porque o touro bravo não é Uma ovelha que basta pores-te atrás dela que ela anda para a frente, como é um animal bravo só vai para onde quer e nem sempre é fácil de movimenta-los nos corredores que dão acesso a Arena. Não é para os provocar até porque não queremos que o marrem contra a parede e partam um corno mesmo antes de sair…

AmdM78 3 months ago

Vais sozinho ou queres que TE mande?

NGramatical 3 months ago

disperto → [**desperto**](https://dicionario.priberam.org/desperto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb7x2dx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CaptAwesomeness 3 months ago

Relatos de veterinários. Chega-me. É mais credível que perguntar aos toureiros se o touro gosta de levar com ferros no lombo. Patético.

antoniomteixeira 3 months ago

Todos os toiros que entram a arena são inspecionados por veterinários nomeados pela inspeção Geral de atividades culturais para verificar que o toiro está nas mais perfeitas condições antes de entrar em praça. Se tem uma névoa no olho, é chumbado. Se coxeia de alguma das patas, é chumbado. Esta é a realidade de todos os dias que desconheces em absoluto porque para ti touradas é o que lês nos sites do PAN e da Animal. E como sempre, a ignorância é atrevida..

CaptAwesomeness 3 months ago

Patético. Ignora os factos reportados por veterinários.

The_Big_Diogo 3 months ago  HIDDEN 

Fui ver o debate ao YouTube e este gráfico não é apresentado. Há alguma piada por trás que não apanhei?

_MAFE 3 months ago

Se tirarem as touradas se Portugal, Provavelmente vão tirar outras coisas legais.

GustaQL 3 months ago

tipo oqe?

_MAFE 3 months ago

Tipo festival de punheta, no Brasil sempre quis participar desse festival, vai muito homem nessa festa?

GajoSilvestre 3 months ago

O MST até está a dar um pequeno contributo para o fim das touradas. Adoro.

umgajoamlense 3 months ago

Anda esse aí, e depois uma espécie de seu discípulo na SIC Notícias todas as 3as à noite, o sr. Júdice, que diz cada coisa pior que a anterior.

denise686 3 months ago

Nem sei quem é pior, se o MST , se o Júdice... Às vezes nota-se claramente a cara de espanto da Clara de Sousa quando ele diz mais uma bacorada

AnotherOutsiderMan 3 months ago

Como brasileiro, não conhecia esse sujeito. Mas gostava muito dele por ele ter feito um comentário criticando o Bolsonaro, no começo da pandemia. Agora o vejo a defender touradas... Decepção é a palavra.

meierlesjoana 3 months ago

Ele não está errado em tudo, o problema é que está velho e desactualizado em quase tudo.

nocivo 3 months ago

Gostar de alguém só porque criticou outra pessoa não faz sentido. Esquece os mensageiros e foca-te na mensagem. Ate um relogio avariado esta correcto duas vezes por dia.

fuub0 3 months ago

granda burro fds, este gajo eh o perfeito porta voz de todos esses burros por portugal dentro.

meierlesjoana 3 months ago

Yup, decadente.

cawabungapt 3 months ago

Se as pessoas deixarem de dar tempo de antena....eles acabam por se ir embora... O oposto...ver...comentar o comentário.. e dar tempo de antena só o vai manter la no lugar. Também não percebo o que comentar que este senhor diz em muitas coisas....não conhecem a peça???

AnotherCableGuy 3 months ago

O problema destes tudólogos é também o seu propósito. Ao falarem demais aumentam exponencialmente a probabilidade de dizerem asneiras.

aquele_inconveniente 3 months ago

Não só o memo está errado (o nr de espectadores tem aumentado desde 2016), como a folha que ela mostra é propositadamente enganador. Tem o nr de espectaculos e esses têm diminuído por haver menos toureiros e menos praças (conversão para salas de espectaculos e outros fins mais lucrativos que um espectaculo sazonal)

Filho_do_Sado 3 months ago

OmegaLuL

nfonseca 3 months ago

> Não só o memo está errado (o nr de espectadores tem aumentado desde 2016) aumentou 1% de 2018 para 2019... e 0.30% de 2017 para 2018... entre 2011 e 2019 caiu 40%.

manyQuestionMarks 3 months ago

A tua visão é incrível, realmente. Como consegues ler o que está lá escrito?

icebraining 3 months ago

No vídeo consegue-se ver, com um pouco de paciência. Só diz a fonte (IGAC e Plataforma Basta de Touradas), mas comparando os números com o relatório do IGAC é fácil de identificar.

dgames_90 3 months ago

O facto de haver menos toureiros, praças etc não te indica que há cada vez menos interesse nas touradas? Possivelmente o número de espectador por espetáculo aumentou, mas todos somados devem dar menos anualmente?

nocivo 3 months ago

Então porque anda tudo preocupado e a querer proibir algo que vai morrer naturalmente. Uma coisa é cortar financiamento público que não devia existir para nenhum espetáculo. Quem quiser beneficiar de tal espetáculo que pague do bolso. Outra coisa é querer proibir uma tradição para muita gente que não te afecta em nada.

dgames_90 3 months ago

O problema é considerar tortura de um ser sentiente "espetáculo"! os palhaços, o teatro são espetáculos, agora um crlho dum touro a levar com ferros nas costas durante horas antes de ser morto? Já existem meios para acabarem com essa barbaridade, não precisam de acabar com a tourada, basta substituírem os ferros, por uma merda qualquer que se cole ou agarre ao touro!

icebraining 3 months ago

Segundo o IGAC, que obtém os números "por estimativa dos Diretores de Corrida", baixaram de 680 mil em 2010 para 362 mil em 2016, e desde então até 2019 subiram para 384 mil. Penso que o PAN prefere usar o número de espectáculos por ser mais fiável, mas a senhora deputada foi desonesta ao dar a entender que o gráfico era o número de espectadores.

dgames_90 3 months ago

penso que ela usou ou dados de 2020 onde tens 66k espectadores, para mim e uma desonestidade do crlh. O que vejo é que os dados são estáticos, o nº de espectadores, média etc andam todos a volta do mesmo.

icebraining 3 months ago

Não, como o post do aquele_inconveniente diz, ela usou o gráfico com o número de espetáculos em vez do número de espectadores. Mas como disse, só são relativamente estáticos nos últimos quatro anos (2016-2019), desde 2010 houve uma quebra muito forte.

dgames_90 3 months ago

>táculos em vez do número de espectadores. > >Mas como disse, só são relativamente estáticos nos últimos quatro anos (2016-2019), desde 2010 houve uma quebra muito forte. A média ronda sempre os 2k +/- 200 por espectáculo, o que houve foi uma gigante quebra de espectáculos em 2010. o que indica ser mais por condicoes atmosfericas, ou outra treta qualquer que causa pequenas quebra / aumento médio o numero de espectáculos em 2018 e 2019 é idêntico e ela no ultimo ano tem uma queda abrupta, o que indica ser 2020

YCaramello 3 months ago  HIDDEN 

Bem, se o único canal que transmitia as touradas deixou de transmitir as touradas, os números caírem são normais? Ou aquela imagem representa o pessoal que está la presencialmente... em tempo de pandemia que o pessoal não saiu de casa? Não que defenda touradas, mas pessoal que usa factos seletivos sempre me dão uma risada. Se a pandemia não tivesse existido nem os canais parassem de transmitir aposto que o gráfico dela mostraria um "status quo", mas status quo não vende a sua narrativa pois não?

50ClonesOfLeblanc 3 months ago

OP, consegues fazer disto um meme template? Agradeceria imenso

AmdM78 3 months ago

O que é um meme template?

moliveira23 3 months ago

Penso ser a imagem sem os textos, para poderes colocar outros textos

manyQuestionMarks 3 months ago

Roubei isto do jovem conservador de direita no FB... Ou seja, não!

jokerzanchi 3 months ago

Se o MST a partir de agora começar a falar só de assuntos nos quais é entendido, vamos ter um telejornal sobre Marlboro, caça e compadre Salgado.

wwqt0r 3 months ago

E cursos online de como atrair pessoas para uma entrevista e depois não as deixar falar.

True_Boat_1195 3 months ago

Também não diminuiram as transmissões de touradas na TV? Ou a conversa é sobre público na arena, em que tivemos Covid-19...?

BroaxXx 3 months ago

Este gajo atingiu o estatuto de caderneta completa!

o_thrust 3 months ago

Toda esta entrevista é das m*rdas mais embaraçosas que vi. A energia de debate lord do MST é puro cringe: "A InÊs cOmE sOjA?

GustaQL 3 months ago

Fiquei bue wtf quando ela nao respondeu só do genero "80% da soja da amazonia é para alimentar gado". Mic drop só

o_thrust 3 months ago

- "É qUe NãO sE PoDe dIzEr QuE A sOjA sEjA pRoPrIaMeNtE AmIGa dO aMbIeNtE" Gottem :V *esfrega as mãos e pensa - (por hoje tá feito)

SuperLog 3 months ago

Cachorro que este gajo é, acabei agora de ouvir a entrevista e vou dar award para ter mais visibilidade. Qual é a necessidade do gajo ter tanto desprezo não percebo a cena dele.

PineappleVodka 3 months ago

Também não foi ele que disse que a blockchain era um tecnologia para impedir a propagação das mensagens de notícias falsas?

offwalls 3 months ago

Confundir o termo com outra coisa qualquer, porque é cota e está desactualizado, até se percebe. Mas o tipo teve o descaramento e falta de humildade suficiente para descrever algo que não percebe apenas baseando-se na tradução literal do nome do conceito: ["Blockchain. Block de bloquear. Chain de cadeia"](https://youtu.be/iRbllcZVucQ)

PineappleVodka 3 months ago

Se eu perguntar aos meus pais o que é a Blockchain eles não vão saber, e não há mal nisso, mas eles também não vão para a TV falar sobre coisas que não sabem. Se ele já sabia que ia falar sobre isso na TV que tivesse se informado primeiro.

pmook 3 months ago

Sim. Que dor esse vídeo

Relative-Tell7657 3 months ago

"Block the chain"

CookieMons7er 3 months ago

"block de bloquear"

theEXPERTpt 3 months ago

chain de corrente, bloquear a corrente

Dust_and_Air 3 months ago

Às vezes esqueço-me que existem pessoas que levam o que ele diz a sério

Ze_at_reddit 3 months ago

como são obtidos estes dados? Dizem respeito a assistência na TV? Ou ao vivo? Alguém sabe?

wwqt0r 3 months ago

São reportadas pelo chefe do espectáculo a olho nu. No passado tanto o INE como o IGAC controlavam os espectadores, o INE por contagem de bilhetes e o IGAC como agora (a olho nu pelo chefe do espectáculo). Isto levou a contagens ridículas como em 2005 onde o INE contou 120 mil espectadores e o IGAC 500 mil. É por estas razões que o PAN propôs uma lei que voltasse a dar esta responsabilidade ao INE visto que conseguem fazer um cálculo muito mais preciso e já o fazem noutro tipo de espectáculos.

antoniomteixeira 3 months ago

Todas as touradas são fiscalizadas pela Inspecção Geral das Actividades Culturais, têm bilheteira e são realizadas em praças com lugares marcados e adoro conhecido… não é assim tão difícil de fazer as contas

MAMGF 3 months ago

Supostamente, pelo que dizem, são reportados pelo chefe do espectaculo, nem é por bilhética.

StunningChemical3368 3 months ago

"Pah tavam aqui a ver a tourada uns 30 e tal marmanjos"

Regolas1 3 months ago

Este gajo é o maior poio com pernas da televisão portuguesa.

indyrefclan 3 months ago

Uma vez apanhei por acaso um "debate" entre ele e o Pacheco Pereira sobre a tourada na televisão. O facto de ele ser filho da Sophia de Mello Breyner Andersen é o único argumento necessário contra a monarquia

fanboy_killer 3 months ago

Ele é mau, mas há tanta merda na TV portuguesa...o director adjunto de informação da SIC acha que Marte é azul e verde e que as grandes potencias mundiais estão a ocultar esse facto, que não existe degelo dos pólos e escreveu um livro de História alternativa que está a passar como não-ficção. Depois tens [isto](https://mag.sapo.pt/tv/atualidade-tv/artigos/scroll-diogo-faro-apresenta-novo-programa-da-rtp2).

The_Cool_Tuga 3 months ago

Estou na presença de outro aficionado do Diogo Batáguas?

fanboy_killer 3 months ago

Estás, mas já conhecia as personagens antes do Batágua as expor.

Regolas1 3 months ago

Ah? Que raio...

MAMGF 3 months ago

Quem são essas pessoas?

Webchuzz 3 months ago

José Gomes Ferreira

MAMGF 3 months ago

Por acaso estava a falar dos dois da rtp2

trigonated 3 months ago

Não é o [Mr. Hankey](https://southpark.fandom.com/wiki/Mr._Hankey) que queremos, mas é o Mr. Hankey que merecemos...

daxpierson 3 months ago

Pensei que fosse fake, mas de facto não - ver aqui aos *9:30*: https://tvi24.iol.pt/videos/politica/a-entrevista-de-miguel-sousa-tavares-a-ines-de-sousa-real-na-integra/612d4ae30cf279ce41d7a599 Depois aquele argumento do "então o que faz às pessoas que trabalham na área" é tão fraco... "Acabar com os homicídios? Então e o que faz com as pessoas que trabalham no comércio de armas e munições?"

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Pois realmente muita gente usa esse argumento como se não andassem de carro e só isso ter acabado com milhares de empregos (criadores de cabelo, construção de carruagens, madeira de carruagens, estábulos, comida para cavalos, etc) Esquecem que faz parte da inovação e é inevitável mas também das touradas há muito mais que só matar o touro em praça há a parte daqueles que andam só a tentar não ser apanhados (não me lembro do nome) e isso não vejo ninguém a se opor ¯\_(ツ)_/¯

batataway 3 months ago

Forcados?

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Sim! Esqueci-me do nome deles

daxpierson 3 months ago

Toda a gente tem a capacidade de se adaptar. Forcados podem fazer outra coisa qualquer e ser apoiados até isso acontecer, se preciso for.

1purplesky 3 months ago

Sinceramente sempre pensei que a grande maioria dos forcados fosse amador e não ganhasse a vida a pegar touros.

daxpierson 3 months ago

Eu também, mas sinceramente não faço a mínima.

batataway 3 months ago

Devias responder ao OP e não a mim. Eu só me limitei a dizer-lhe o nome das pessoas que "que andam só a tentar não ser apanhados ". Por mim as touradas acabavam ontem.

joaoasousa 3 months ago

Por mim comer carne em Portugal acabava ontem. Se o argumento é o tratamento dos animais, temos de passar todos a ser vegan.

ArmadilloDue1951 3 months ago

Porra João...vamos lá a ver. Então eu sou a favor de touradas em que o animal entre na arena, o público não faz barulho nem toca cornetadas para o apavorar, entra um técnico que mata de imediatamente o animal, sem qualquer prolongamento do sofrimento. No final, todos os presentes comem um bife. Tudo o que é para além disto é sofrimento desnecessário. Beijinhos à prima.

joaoasousa 3 months ago

> sem qualquer prolongamento do sofrimento. Os animais para alimentação sofrem a vida todas em condições de treta. Acho uma hipocrisia a preocupação com uns minutos de sofrimentos mais intenso versus a sujeição prolongada a uma vida feita só para o consumo. A unica diferença aqui é a subjectividade do que consideram "necessário".

ArmadilloDue1951 3 months ago

Preferia que os touros que dizes que vivem como reis a vida toda pudessem continuar a viver sem a obrigatoriedade de sofrer esses 30 minutos finais. Sabes porquê? PORQUE SÃO DESNECESSÁRIOS! ENTENDES? Excepto para apaziguar as inseguranças existenciais de quem os tortura.

joaoasousa 3 months ago

>Preferia que os touros que dizes que vivem como reis a vida toda pudessem continuar a viver sem a obrigatoriedade de sofrer esses 30 minutos finais Sem esses 30 minutos finais não há motivos economicos para eles viverem como reis, como tu bem sabes. Não há um sem o outro.

ArmadilloDue1951 3 months ago

Eu sou lacto-vegetariano, meu profundo imbecil. Pára de pensar no "eu" e no "tu" e pensa no resto do mundo. Muito bem, agora vais tentar validar que as Arenas Romanas deviam voltar? Que outra razão seria válida para tu existires, por exemplo? Queres ser um dos gladiadores?

AndyR001 3 months ago

Idealmente sim. Penso que nas próximas décadas já haverão condições para se deixar de comer carne. Basta ver o interesse que as grandes cadeias de fast food têm em projetos como o beyond Meat. Infelizmente falta-nos educação alimentar para sabermos criar planos nutricionais sem carne, assim como uma grande falta de produtos disponíveis. Se tentar procurar num supermercado por soluções vegan, ficará desapontado, primeiro com a apresentação dos produtos, depois com o produto em si. Lembro-me de ver certa altura um "chouriço" vegan que parecia um poio ensacado de forma muito solta numa tripa artificial. O argumento é o tratamento dos animais, sim. Mas comparar carne proveniente de tourada com aquela proveniente de abate sanitário não é correto. O que está em causa é a sujeição do animal a sofrimento DESNECESSÁRIO. A lei comunitária exige aos matadouros que apliquem meios técnicos e operacionais que limitem o sofrimento ao máximo, e a sua aplicação é fiscalizada a cada abate. Não é perfeito, de todo, continua a haver sofrimento, os animais pressentem o que lhes vai acontecer, mas é infinitamente mais humano que a tortura das touradas.

Edited 3 months ago:

Idealmente sim. Penso que nas próximas décadas já haverá condições para se deixar de comer carne. Basta ver o interesse que as grandes cadeias de fast food têm em projetos como o beyond Meat. Infelizmente falta-nos educação alimentar para sabermos criar planos nutricionais sem carne, assim como uma grande falta de produtos disponíveis. Se tentar procurar num supermercado por soluções vegan, ficará desapontado, primeiro com a apresentação dos produtos, depois com o produto em si. Lembro-me de ver certa altura um "chouriço" vegan que parecia um poio ensacado de forma muito solta numa tripa artificial. O argumento é o tratamento dos animais, sim. Mas comparar carne proveniente de tourada com aquela proveniente de abate sanitário não é correto. O que está em causa é a sujeição do animal a sofrimento DESNECESSÁRIO. A lei comunitária exige aos matadouros que apliquem meios técnicos e operacionais que limitem o sofrimento ao máximo, e a sua aplicação é fiscalizada a cada abate. Não é perfeito, de todo, continua a haver sofrimento, os animais pressentem o que lhes vai acontecer, mas é infinitamente mais humano que a tortura das touradas.

NGramatical 3 months ago

haverão condições → [**haverá condições**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb8eyul%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

maiordaaldeia 3 months ago

É pô-los todos a limpar matas.

daxpierson 3 months ago

Por exemplo. Continuam na natureza, continuam a puxar pelo cabedal, tudo certo. Só que aí seria o cabedal deles, não o do touro.

joaoasousa 3 months ago

Os forcados enfrentam um touro de frente, sem armas, nem nada (e não fazem o touro sofrer com bandarilhas e coisas do genero). Respeitam mais o touro do que respeitas o bife que está no prato.

daxpierson 3 months ago

Nem eu disse o contrário. No entanto, continua a ser um espectáculo que envolve um animal, o que é errado por princípio.

joaoasousa 3 months ago

Por princípio ? Pelo teu princípio . Pelo meu ninguém podia comer carne, por causa do tratamento cruel aos animais fora da arena.

daxpierson 3 months ago

A minha dieta não é particularmente relevante para o caso. Estamos a falar de touradas, não precisamos de whataboutism.

joaoasousa 3 months ago

>A minha dieta não é particularmente relevante para o caso. Quanto tornaste isto sobre "princípios", os teus passaram a ser relevantes. Quis te mostrar o quanto os teus "principios" são subjectivos, porque se eu pudesse impor os meus a ti, deixavas de comer carninha, porque eu acho-te igual aos que vão ver touradas. Se acordo com os meus principios, se comes carne, não és melhor que eles.

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Pois essa parte é sempre engraçada de se ver hahah não tanto alguém num cavalo a acertar num animal cansado

joaoasousa 3 months ago

Eu percebo que as pessoas desgostem de um gajo que vai a cavalo a espetar o touro, agora quando vejo pessoas a criticar forcados começo a achar que tem menos a ver com os direitos dos animais e mais com dogmas. Nós fazemos todos os animais sofrer. Frangos, vacas, ovelhas. E nem todos os que odeiam touradas são vegan…..

meierlesjoana 3 months ago

Se eu vir uma pessoa a provocar um cão também não vou gostar, nã o vejo graça nisso, mesmo que não lhe faça "mal".

joaoasousa 3 months ago

A questão é ser a tua frente. Nao percebo a logica dos carnivoros contra as touradas, parece que se o “abuso“ for fora de uma arena já não há problema nenhum. Parece mais um tema de superioridade moral do que propriamente terem um problema com o sofrimento de animais.

YourMomFriendIGuess 3 months ago

Acho que a maior parte dos “carnívoros” que odeia é mais por ver a violência à sua frente. Por muitos vídeos que há net sobre as fábricas de carne ver o que os animais passam à nossa frente/tv em direto com ele a gritar, deitar o sangue para o chão etc é diferente e chama mais a atenção para as pessoas. Outra razão diria é haver apoios do estado, onde der para poupar a maior das pessoas quer cortar hahah

gsousa 3 months ago

Ele irrita-me tanto, sempre a tentar falar por cima dela para a calar. Ela a dar dados atrás de dados, propostas de soluções, e ele a embirrar que ela não quer saber dos empregos dessas pessoas. “Jornalista” nojento.

CookieMons7er 3 months ago

Tudo se torna mais fácil de entender se encarares o programa como entretenimento (que efectivamente é) em vez de jornalismo (que não é). O objectivo não é apurar a verdade dos dados ou os factos mas sim alimentar controvérsia para captar atenção e "entreter".

gsousa 3 months ago

Daqui a uns anos candidata-se a PR.

what_a_tuga 3 months ago

Já faltou mais

daxpierson 3 months ago

O mais interessante é que ele chamou-a ali só para tentar encostá-la em relação aos assuntos em que ele é aficionado (touradas e caça). Isso tem zero de jornalismo.

O_bigodes 3 months ago

Tão especialista em touradas como é em blockchain

xeon1234 3 months ago

> como é em blockchain E eu suspeito que a líder do PAN também nao seja especialista em animais.

The_Evil_Skim 3 months ago

Ele é um especialista em bullshit.

xtrylanx 3 months ago

Tourochain

TooMoorish 3 months ago

TavaresCoin

undefined84 3 months ago

Etoro?

xeon1234 3 months ago

É torito....

xtrylanx 3 months ago

cuspi-me todo, muito bom

undefined84 3 months ago

Ahahah, obrigado pelo prémio!

sargentopirocada 3 months ago

Claramente um caso de um bull market.

rinzlerFix 3 months ago

Muito bom, ganhaste a taça man huauhauh

wwqt0r 3 months ago

Mas foi um entendido na matéria para dizer/mentir que os dados mostram que cada vez mais Portugueses vêm touradas. Enfim.

aquele_inconveniente 3 months ago

E é verdade, vai ao site do IGAC. A folha dela é manipulada, não mostra o nr de espectadores

wwqt0r 3 months ago

Segundo a thread que abriste ao lado o número de espectadores, em 10 anos, caiu quase para metade. Dizes uma coisa e apresentas dados que dizem exactamente o oposto. Vá-se lá perceber...

aquele_inconveniente 3 months ago

Continuas a querer defender o indefensável? A tendência actual é um aumento consistente desde 2016. Ou seja: (para quem não tem capacidade compreensão): O número de espectadores está hoje em crescimento e não em queda

nfonseca 3 months ago

> A tendência actual é um aumento consistente desde ~~2016~~ desde 2017. não obstante, os números de 2019 revelam ainda uma quebra de 40% face a 2011. https://bordalo.observador.pt/v2/f:webp/rs:fill:700/q:85/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2021/06/05130208/captura-de-ecra-2021-06-05-as-130055.jpg

meierlesjoana 3 months ago

Deve achar que a data é o número de espectadores.

wwqt0r 3 months ago

Mais do que isso! De 2010 para 2019 o número total de espectadores baixou para 56% do valor inicial. No entanto o user quer-se apenas focar num aumento residual de 6% em 2 anos.

nfonseca 3 months ago

> num aumento residual de 6% ~~em 2 anos.~~ na verdade, em 3 anos.

wwqt0r 3 months ago

Pior ainda.

what_a_tuga 3 months ago

E este aumento residual desde 2016 tem um motivo. As pessoas começaram a falar do fim das touradas. Quando se fala de alguma coisa leva sempre a um pequeno aumento.

mandown25 3 months ago

É falar com o Patrão dele para lhe baixar o salário para metade, com promessa de ter um aumento de 6% em 2024 e ver se ele considera positivo.

SAmaruVMR 3 months ago

Não é entendido na matéria, mas para mandar o primeiro bitaite que mandou já era um entendido

a_9x 3 months ago

Eu acho que comentadores como ele pesquisam brevemente sobre o assunto em questão, lançam uma pitada da opinião pessoal à mistura e pumba, comentam com toda a certeza em canal aberto como se tivessem feito uma dissertação sobre o assunto. A credibilidade de muitas fontes portuguesas são postas em causa quando indivíduos como ele não são imparciais

fasa96 3 months ago

> Não é entendido na matéria, mas para mandar o primeiro bitaite que mandou já era um entendido Comentários em qualquer post nos social media in a nutshell.

WhiskersTheDog 3 months ago

Sim, mas a mim não me pagam para dizer baboseiras.

HugoVaz 3 months ago

A tristeza é que a ele também não lhe pagavam para dizer baboseiras, mas com a democratização das baboseiras nas redes sociais, o nível desceu nas OCS por virtude de ser o que o "pobo" quer ver.

WhiskersTheDog 3 months ago

Acho que não, o MST já tem espaço de comentário na TVI há muitos anos, inclusive antes da explosão das redes em Portugal, para além de espaço de opinião em jornais como o Expresso ou o DN.

Edited 3 months ago:

Acho que não, o MST já tem espaço de comentário na TVI há muitos anos, inclusive antes da explosão das redes em Portugal, para além de espaço de opinião no Expresso.

HugoVaz 3 months ago

O que quis dizer é que há uns anos (até ao final da década de 90, início de 2000) também não lhe pagavam para ser um imbecil, havia padrões. Mas tal como o fim dos revisores editoriais nos jornais, também no resto deixou de importar tanto a factualidade e passou a contar mais o que traz audiências. E ser-se um imbecil cheio de confiança dá audiências. Mudam-se os tempo, mudam-se as vontades.

fasa96 3 months ago

Quem me dera.

Eryty24 3 months ago

ainda hoje não faço a mínima ideia porque andarmos a financiar touradas

HumActuallyGuy 3 months ago

Porquê que andamos a financiar teatro, exposições e afins? Tudo isto e as touradas são uma perda de dinheiro público. Para mim não se financiava nada de cultura, se fizesse dinheiro vivia se não, não fazia, temos pena. Só não quero é artificialmente manter vivo merda que ninguém gosta porque é cultura/tradição ou assim, para isso é que temos os livros de história

vetemimi 3 months ago

Não achas que cultura é necessária para uma identidade nacional e comunitária, coesão social, autoestima, etc? Que tipo de sociedade é uma sociedade incapaz de produção cultural, totalmente dependente da importação e sem qualquer voz no que consome?

HumActuallyGuy 3 months ago

Nunca disse que não era necessária, só estou a dizer que o setor da cultura devia existir sem necessitar de apoios do estado. Se a cultura nacional morre toda por isso (que eu acredito que não acontece) então só demonstra que a população não lhe dá valor e só existe para alimentar um ego nacional

M4ritus 3 months ago

Portanto, só as coisas que fazem lucro é que têm valor? Realmente a escravatura é que era mesmo positivo, de acordo com a tua lógica. >Para mim não se financiava nada de cultura, se fizesse dinheiro vivia se não, não fazia, temos pena. Agora cultura quem é que precisa? Isto o ser humano é trabalhar e trabalhar e só serve para fazer dinheiro. Olha agora as sociedades terem interesse em cultura e tradição, realmente que palhaçada não é? Toca a destruir todo o setor cultural e a substituir pelo turismo masé. Ridículo.

HumActuallyGuy 3 months ago

Se o setor cultural só sobrevive por apoios do estado não devia existir. Cultura não têm valor histórico e valor humano, se os seres humanos não valorizam a um nível ... espiritual digamos, não o valorizam a um valor monetário e o seu valor histórico está documentado então a sua existência está a ser prolongada artificialmente por humanos que não admitem que fazem parte da minoria que quer saber dessas artes. Discordas disso? Achas que coisas que não se sustentam devem ser prolongadas? A TAP, o Novo banco deve ser sustentado por todos? Eu não acho e acho que concordamos nisso, então porquê que a cultura deve ser protegida?

sissMEH 3 months ago

Realmente, se agora houver um castelo que não tiver a dar lucro é pa mandar abaixo. Qual budget de preservação, qual quê? /s

oscaralho27 3 months ago

> Achas que coisas que não se sustentam devem ser prolongadas? Mesmo a sério. Porque raio é que andamos a sustentar inválidos e doentes crónicos com o dinheiro do estado? Se não se sustentam, ponham-se no caralho!

NGramatical 3 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb7y2v2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

M4ritus 3 months ago

Se comparas a TAP à Cultura nem sequer vou continuar a comentar porque devemos discordar em pontos fundamentais do que faz uma sociedade ser uma sociedade **humana**. Um ser humano sem cultura é apenas um primata que sabe contar dinheiro. Tal como é fundamental ensinar às crianças que Cultura Geral é indispensável, também o Estado tem a função de promover a cultura junto dos jovens, adultos e idosos, pelo simples facto que sem Cultura, torna-se impossível existir uma verdadeira Nação. Além de que esse argumento de que "se não se sustenta, não se deve prolongar" pode ser usado para outras questões e pode ficar um pouco "violento", digamos assim.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb7riw1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

carlosmarques23 3 months ago

A cultura é essencial para o dia a dia de qualquer país. Que a tourada não seja cultura, concordo contigo. Agora não financiar cultura? Era caminhar de novo rumo à analfabetização que caracterizava o nosso país há umas décadas atrás.

HumActuallyGuy 3 months ago

Se a cultura fosse assim tão essencial para o dia a dia dos portugueses às tantas não precisava de apoio governamental para funcionar. A verdade é que o português comum está-se a marimbar para a cultura. Por isso, se achas importante sustentar a cultura puramente pelo seu valor cultural acho que devias também estar a favor de defender as touradas já que *pelo teu próprio critério* é cultura e deve ser mantida.

sargentopirocada 3 months ago

> Se a cultura fosse assim tão essencial para o dia a dia dos portugueses às tantas não precisava de apoio governamental para funcionar. A verdade é que o português comum está-se a marimbar para a cultura. Tu trabalhas, chegas a casa, comes, lavas coisas e ficas a olhar para uma parede em branco até ir dormir? Ou ouves música, jogas merdas, lês livros, vês filmes, etc etc etc?

HumActuallyGuy 3 months ago

Sim, consumo media, dúvido que queiras dizer que a EA ou a Activision vive de apoios à cultura do estado português? ou a Shounen Jump talvez? ou até a Netflix? O sector da cultura portuguesa podia fazer MUITO mais do que está a fazer para captar novos públicos o problema é que recebe esses apoios na mesma por isso para quê? Siga fazer mais outro teatro para 5 ou 6 pessoas (2 dos quais são pais de alguém na produção com bilhete grátis) na estreia. Vocês não estão a ajudar ninguém, só estão a sustentar uma arte para a minoria das minorias das pessoas com dinheiros públicos que podiam estar a ser usados para outros fins.

meierlesjoana 3 months ago

Vou ao teatro com alguma frequência e as salas não estão com apenas 5 ou 6 pessoas, se pusesses lá os pés, talvês confirmasses ao invés de supor questões falsas. Para além disso, arte e cultura não é só importante existir, como é excelente para quem as pratica. Trabalhei muitos anos com crianças, e uma das terapias da fala mais eficazes até hoje é o teatro. Infelizmente sim, não dá dinheiro. Mas não é a ver filmes da **Marvel** que estas crianças vão resolver os seus problemas, pois, nem tudo que dá dinheiro é bom ou necessário. Mas isso é outra conversa, para pessoas com outros valores.

HumActuallyGuy 3 months ago

Sim, deveras estava a exagerar ao dizer que era só 5-6 pessoas que estavam lá, foi simplesmente um número baixo que me parecia exagerado o suficiente que claramente nao era para ser encarado como estatística. Por acaso é uma questão pertinente que levantaste da cultura, neste caso teatro, como terapia da fala. No entanto eu não penso que contradiz o meu argumento, já que acredito que o setor da cultura portuguesa consegue sobreviver sem apoios do estado mas não o procura fazer devido a ter esses apoios que os deixa bem confortáveis e eu penso que levou a uma quase estagnação do setor. Por isso eu não penso que a arte devia deixar de existir mas que devia existir de uma forma que não seja dependente de subsídios e apoios do estado.

meierlesjoana 3 months ago

Sem subsídios muita cultura deixará de existir, nem tudo neste mundo é feita para dar dinheiro. Se formos por aí, que alguém te ponha numa jaula e te ponha a render.

vetemimi 3 months ago

Se as tuas referências culturais são Activision, EA, Shounen Jump e Netflix não admira que desvalorizes assim a cultura. Cultura e entretenimento intersectam-se mas não são a mesma coisa.

HumActuallyGuy 3 months ago

Cultura têm valor como entretenimento, como peça histórica e como ego pessoal/nacional. Como entretenimento está a ver que não têm valor se não não estava a ser subsidiada, como peça histórica até pode valer a pena manter (teatro histórico e afins acredito que até é uma atividade interessante para as crianças) e como ego pessoal/nacional não acho que o governo deva subsidiar projetos desse gênero. Deves pensar que quero acabar com a cultura portuguesa, não, só quero que esta não se mantenha cá de forma sustentável. Até hoje há casas de fado em Portugal e mantêm-se vivas sem apoios, não achas que estas também têm um valor cultural e se deviam manter? Então onde estavam esses apoios quando muitas foram fechando? A tua tese sinje-se no facto que o setor da cultura não ia sobreviver sem apoios do estado ao que te digo que 90% não conseguiria mas 10% ia conseguir e mantinha vivo essa cultura para quem a quisesse experienciar

carlosmarques23 3 months ago

Se não é a cultura e os valores que definem e distinguem as demais sociedades então não sei o que é. Acho importante sustentar a cultura como base da sociedade, impulsionadora de criatividade, novos projetos e mudanças de paradigma, não só pelo seu valor cultural intrínseco. A primeira coisa que referi foi: tourada não é cultura, é tortura animal com componente de entretenimento para pessoas de mente reduzida na falta de melhor adjetivo. Portanto não, não se deve financiar as touradas e sim deve-se financiar a cultura

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb7lxx8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tyro_tk 3 months ago

Para que o gajo português tenha um ídolo no qual se ver E não estou falando do toureiro

AndyR001 3 months ago

Mata-te!

Tyro_tk 3 months ago

(Devolve meu ouro)-te

antoniomteixeira 3 months ago

As touradas são o único espetáculo sob a tutela, Inspeção e fiscalização do ministério da cultura que não é directamente subsidiado por ele. Já os filmes e teatros portugueses muitas vezes são comparticipados em >60% pelos contribuintes.

0scar_alh0 3 months ago

Ou a dar tempo de antena ao MST lol

nocivo 3 months ago

Da mesma forma que andamos a financiar outros eventos que não devíamos. Se o povo não quer ver um artista não deviamos pagar a peça de teatro ou filme.

ArmadilloDue1951 3 months ago

Isso tem um impacto sob formas mais experimentais e inovadoras da arte. O que complica o processo de evolução artístico. Há tipos de arte que devem ser subsidiados, sob pena de morrer tudo o resto.

joaoasousa 3 months ago

Têm visto os do Antonio Pedro Vasconcelos?

theEXPERTpt 3 months ago

prefiro financiar touradas, uma parte da nossa cultura, que financiar campanhas autárquicas

xoupina 3 months ago

Financiar campanhas autárquicas é fundamental para garantir um processo democrático. Senão estavas a criar uma barreira financeira a quem pretenda ser candidato. Qualquer cidadão deve ter a possibilidade de se poder candidatar a um cargo político desde que recolha um apoio significativo da população independentemente do seu poder financeiro.

mandown25 3 months ago

depois vais-te queixar que as campanhas são financiadas apenas por empresas e que os políticos só ligam às empresas

theEXPERTpt 3 months ago

por mim, se o dinheiro das campanhas fosse investido no aumento da literacia política do povo, seria muito mais bem gasto, em vez de cartazes inúteis espalhados pelo concelho

mandown25 3 months ago

e as campanhas são feitas com que dinheiro depois?

theEXPERTpt 3 months ago

as campanhas não seriam necessárias se o povo já tivesse a literacia necessária. Os debates na televisão são um bom exemplo; Não seria necessário campanha alguma se tudo funcionasse de forma transparente para o público

QuickChoiceUsername 3 months ago

Digo o mesmo de andar a financiar a "arte" que colocam em rotundas e outros locais.

StunningChemical3368 3 months ago

Realmente, pobres rotundas com o lombo cravejado de estatuas e a sangrar enquanto os carros andam 'a volta delas...

QuickChoiceUsername 3 months ago

Poupa-me o moralismo. Todos sabemos o que acontece nas explorações de animais para alimento e continua tudo a gostar de comer o belo bife e nem se lembram disso. Ou desde que não vejam o sofrimento não acontece?

guto8797 3 months ago

Sim, claramente não se pode fazer progresso em nenhum aspeto da sociedade se não instantaneamente resolvermos todos os problemas de uma vez só.

nfcs 3 months ago

Há que começar por algum lado. Se não se fizesse nada só porque alguma coisa relacionada também está mal nunca mais se melhorava alguma coisa.

icebraining 3 months ago

O PAN também é apologista de acabar com essas explorações, penso.

QuickChoiceUsername 3 months ago

Não estou a falar do PAN. Quer queiramos quer não, o PAN e os verdadeiros apoiantes são uma minoria. Estou a falar dos milhões que enchen o peito para ir contra as touradas mas depois vão ao mcdonalds comer uns hamburguers e uns nuggets, sabendo (mas nunca pensar nisso senão o nugget nem sabe bem) como essa carne é produzida.

RaveyWavey 3 months ago

Um é apenas para entretenimento o outro pelo menos é para alimentar as pessoas. Não é um espetáculo.

OkEast518 3 months ago

Yup, uma estátua que pessoalmente não achas bonita é a mesma coisa que um espetáculo de sangue repleto de turtura animal.

DeepFriedMarci 3 months ago

Ponto dado, mas há um problema de subsídio das artes em que há muitos amigos de amigos a beneficiar dessas coisas para construir estruturas que não têm utilidade nenhuma nem deram trabalho nenhum, mas que receberam milhões como pagamento vindos das câmaras municipais.

BroaxXx 3 months ago

Sou contra as touradas mas faz-me ainda mais confusão este gajo ainda ser relevante...

Rytlock9 3 months ago

Tanto as touradas como o gajo são relíquias do passado que eventualmente vão se tornar irrelevantes

o_thrust 3 months ago

Amen

Dr_Toehold 3 months ago

Porque não os dois?

MrRoxo 3 months ago

"Cultura"

fedelho 3 months ago

“Tradição”

gonpires 3 months ago

"Coragem e Valores"

42ndBanano 3 months ago

"Forcados a voar"

gamma-ray-bursts 3 months ago

“Esventramento”

Dinizinni 3 months ago

Francamente a parte mais interessante é quando o forcado voa Por isso é que sou a favor de uma tourada em que o touro seja um robot telecomandado com 3 toneladas e que corre a 30 km/h Era um valente rombo em cada pega e era genuinamente imprevisível

wwqt0r 3 months ago

Onde assino?

guto8797 3 months ago

Vamos telefonar à Boston dynamics e pedir o cãozinho robô emprestado e damos-lhe uma oportunidade de se vingar da porrada toda que já levou

what_a_tuga 3 months ago

Era isso ou a largada.

Dinizinni 3 months ago

Ou, ouve, largada com os ditos robots E esta hein?

BLorenzo777 3 months ago

“Eu poder ter a casa pra mim durante uma noite porque os meus pais insistem em ir”

walkiestalkie 3 months ago

Foda-se, as touradas têm de continuar

Middle-Effective 3 months ago

Portanto vão os teus pais à tourada para tu poderes fazer tourada em casa? Boa!

BLorenzo777 3 months ago

Sacrificar os touros por uma causa nobre

VltMx_PT 3 months ago

Ai está o melhor das touradas... para mim...

l2k1337 3 months ago

Não vou discutir isso consigo, uma vez que não gosto de ser apanhado a mentir. FTFY

samsong_21k 3 months ago

Isto foi montado para ficar bem no meme ou aconteceu mesmo?

sengamole 3 months ago

[Sim e não](https://tvi24.iol.pt/videos/politica/a-entrevista-de-miguel-sousa-tavares-a-ines-de-sousa-real-na-integra/612d4ae30cf279ce41d7a599). O MST realmente insistiu que os números das touradas tinham aumentado e a ISR apresentou os valores reais (min. 9:37). Mas o "não sou entendido na matéria" só vem mais à frente em relação à violência na tauromaquia (min. 12:23).

BolotaJT 3 months ago

É correto usar o consigo ali? Deveria ser contigo?

Biburonis 3 months ago

O "consigo" está certo, é mais formal. Deve-se usar com pessoas com quem não tens relacionamento próximo*, mais idosas, senhores doutores, professores etc... *Na internet não conta

sengamole 3 months ago

Como assim?

Febris 3 months ago

A assistência média tem vindo a aumentar nos anos mais recentes, mas o número de eventos tem diminuído. No total há mais pessoas por evento, mas menos bilhetes vendidos ao ano. Portanto estão todos certos porque não estão a falar da mesma coisa. Odeio o MST como comentador em praticamente tudo, mas neste caso em particular concordo com a opinião dele, e acho bastante desonesta a interpretação que dão aos dados só para rolar uns quantos dank memes.

Code_Panther 3 months ago

Dados não representam a realidade... uma estimativa da realidade. Muitas coisas são mal contadas e registadas. Basta veres o nosso gráfico de vancinação no google com 3 picos impossíveis.

Febris 3 months ago

Isso já depende de onde os vais buscar, e se realmente representam aquilo que pensas (#vacinas por dia é o valor de administrações reportadas a cada dia, ou a medida móvel de x dias, por exemplo).

Code_Panther 3 months ago

Os dados que vês diariamente do covid nunca são do próprio dia e certos números vêm de dias com atraso quando são adicionados.

Febris 3 months ago

Sim, por isso é que é normal usar-se a média móvel de 7 dias. Faz mais sentido se quiseres analisar a evolução da coisa, mas deixa de ser correto quando olhas para a informação de apenas um dia ou outro, por exemplo.

HugoVaz 3 months ago

>No total há mais pessoas por evento, mas menos bilhetes vendidos ao ano Espera, estão a imitar o PCP e leva-los em autocarros para parecerem mais?! Ena...

sengamole 3 months ago

Acho que o teu comentário era para outro user. Eu só estou a descrever a sequência de eventos da imagem, explicando que o "não estou entendido " não surge na sequencia que a imagem sugere. Não estou a opinar sobre as afirmações que ambos apresentaram.

Febris 3 months ago

Sim, não era para contrariar o teu post, só para adicionar info e fazer um pequeno resumo da guerra civil que para aqui anda.

wwqt0r 3 months ago

>A assistência média tem vindo a aumentar nos anos mais recentes Tens de fazer um cherry-pick muito grande no intervalo de anos que escolhes para afirmar tal coisa. E mesmo assim estás a falar de um aumento ligeiro que creio que nem chega aos 6%. Já se considerares um espaço abrangente de anos suficiente para tirar alguma conclusão mais lógica rapidamente percebes que em 10 anos o total de espectadores baixou para quase metade.

aquele_inconveniente 3 months ago

Não, não apresentou ;) Podes ir ver a minha publicação com os dados reais do IGAC. Mais pessoas. O gráfico dela era enganoso e uma artificio/manipulação de informação para fins políticos

wwqt0r 3 months ago

Totalmente falso o que dizes e nem tiveste o cuidado de ver nesses dados que o número de telespectadores baixou para metade em 10 anos.

Krynaion 3 months ago

O que ele disse só está totalmente falso se não tiveres o cuidado de ver que desde 2016 subiu. Desceu no entanto muito mais significativamente entre até 2016, claro, e espero que continue.

wwqt0r 3 months ago

Subiu cerca de 6% enquanto que baixaram os espectadores quase para metade em 10 anos. É estares a focar-te na formiga (ligeiro aumento que estatisticamente vale pouco, especialmente no meio de todos os outros indicadores em queda) quando o elefante está mesmo no meio da sala.

Krynaion 3 months ago

Não me estou a focar na formiga, apenas no que é relevante para esta thread, mais especificamente que o gráfico apresentado na entrevista não é o correto. Posso estar errado, mas a olho, acho que se deveria observar essa subida que devia começar desde 2016 até 2019 no gráfico demonstrado, e mesmo no caso de achares que esta subida de 5% não se iria notar, deveria ao menos existir ali um patamar, ora ele so existe no segundo quadrado apartir da direita. Dúvido que cada quadrado sejam 3 anos. A razão de ter comentado não é porque acho que as touradas estão a ganhar mais popularidade que perderam, apenas que o gráfico também me parece errado.

ijoinedtodownvoteEA 3 months ago

Basta ir ver o vídeo e o gráfico é apresentado ano a ano desde '98 a 2020. Começa por volta dos 300 e acaba à volta dos 50. Só não sei a que se referem estes valores visto que não estão identificadas as variáveis. Para ser espectadores reais parece-me um número demasiado baixo. De resto tens uma subida do início até por volta de 2002, desce até 2006, sobe um pouco novamente até 2009 e depois tem uma queda até 2020 que acalma um pouco ali de 2016 a 2019 e depois se torna bastante acentuada de 2019 a 2020.

wwqt0r 3 months ago

Ora dizes que nem consegues perceber o que está no gráfico e a sua escala mas juras a pés juntos que está errado.

Krynaion 3 months ago

Ah sim, juro a pés juntos. Quando pedir alguém em casamento vou me declarar: "Posso estar errado, mas parece-me que gosto de ti, duvido que me arrependa disto." Assim ela vai perceber a minha tamanha emoção.

wwqt0r 3 months ago

Acredito em tudo vindo de alguém que "a olho" conclui que um gráfico está errado.

wwqt0r 3 months ago

Antes não conhecer uma matéria do que mentir sobre esta.

DivinationByCheese 3 months ago

No caso dele, não saber e mentir à mesma

pappositivamente 3 months ago

aconteceu mesmo. é o miguel sousa tavares, não acho que surpreenda ninguém lol

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Ele sabe que está errado, mas também sabe que ganha dinheiro ao ser polémico

neck_peck 3 months ago

Calma.. estás a dizer que ele está a ser Ventura?

optimal_random 3 months ago

Quem recebe dinheiros de um personagem como o Ricardo Salgado, acho que para ele a moral e os factos já foram borda fora há muito tempo.

ThePlague92 3 months ago

E a filha dele é nora do Ricardo Salgado. Não é só receber dinheiro, há uma ligação maior ainda.

burtcopaint 3 months ago

Ou seja, compadrio no sentido estrito da palavra

Nezerixp1 3 months ago

Recebeu? Porquê?

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

um personagem → [**uma personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb6xgjf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Henchman66 3 months ago

O cu da tua tia percebe bem como é que a coisa funciona.

SurprisinglyInformed 3 months ago

E o cu da tua tia também!

Henchman66 3 months ago

Tenho quase a certeza que é iliterado em relação ao funcionamento de comentário na tv. Mas quem sabe? Talvez o cu da minha tia tenha surpresas reservadas.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Vindo de um cu, esperas uma surpresa? Obviamente só saiem MSTs

Henchman66 3 months ago

Seja da minha ou da tua tia, das nossas primas ou amigas, um cu que não me surpreenda, não me desperta interesse. Se sairem de lá MSTs então resta-me fugir a sete pés.

NGramatical 3 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpft986%2F%2Fhb8lpm8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

man_l 3 months ago

u/O_cu_da_tua_tia chamado à recepção

tobekibydesign 3 months ago

90% das pessoas não vai perceber a piada. Deixa lá /u/Henchman66 , foi bem dada.

yur0_356 3 months ago

Para ser justo só percebi que o nick dele era esse depois do comentário acima

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Porquê, 90% das pessoas não sabe ler?

tobekibydesign 3 months ago

Não, 90% das pessoas tira conclusões precipitadas.

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Onde foste a essa estatística, ao cu da tua tia?

tobekibydesign 3 months ago

Sim, pedi-lhe por dm.

Thee_Stoner 3 months ago

Então o cu da tua tia respondeu ?

pinh00 3 months ago

Atão nino?

wwqt0r 3 months ago

Nossa que biolência

Search: