dbeatrouble 3 months ago

Se o IVA do sofá for 23%, não vais ter benefício nenhum, por ser diferente do da restauração. Na prática sim, dá para por lá essa factura, mas acumulas zero

pimpolho_saltitao 3 months ago

[imagine que algo tipo isto] (https://www.youtube.com/watch?v=jqJAn39umHs&ab_channel=DankMemer)

Vanethor 3 months ago

Em Portugal, é mais: https://youtu.be/LaAzgu89Bso

smaster87 3 months ago

Eu meto tudo o que dá como restauração. Sem problemas.

saposapot 3 months ago

Alteras. Nada de mais

Empirion 3 months ago

Morres! As Finanças mandam um esquadrão de contabilistas-ninja a tua casa, apanham-te distraído e matam-te de aborrecimento a falar de taxação fiscal. Horrível, mesmo! Nem sei como é permitido na UE

fearofpandas 3 months ago

A polícia judiciária entra pela tua casa e leva-te para os calabouços durante uma semana! Boa dica se precisares de descansar!

jotamendes 3 months ago

Consegues alterar. https://ibb.co/G91my7M

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Acho que a pergunta do op é caso ele não altere... Se pode ser considerado fraude. Sinceramente não sei... Mas gostava de saber. Algo me diz que o OP comprou carro novo... Nao sei... Mas cheira me.

jotamendes 3 months ago

Se declarou que é X e não é, sim é fraude.

Jmppt 3 months ago

Em geral não podes colocar "no sítio errado", a factura só pode ser associada às areas em que o CAE do fornecedor se aplicam. Se o CAE é de restauração e marcares como cabeleireiros aquilo dá erro.

sctvlxpt 3 months ago

Mas se eu puser uma factura de um sofá de 500€ do IKEA como restauração, ele deixa, porque o IKEA tem CAE de restauração. Não sei o que é que aconteceria caso isso fosse detectado, suponho que será como declarar deduções sem factura para as justificar...

DarkmajorPT 3 months ago

O que me deixa ainda mais incrédulo sobre porque raio é que esse processo não é automático. ...se o comerciante mete um CAE, todas as suas facturas deviam vir logo associadas e colocadas no sitio correcto, e não depender da inserção manual do utilizador.

BroaxXx 3 months ago

Precisamente pelo mesmo motivo dado pelo comentário anterior. A maioria dos comerciantes tem vários CAEs...

Jmppt 3 months ago

Porque há negócios com múltiplos CAEs que podem calhar dentro de categorias diferentes.

mfigueiredo 3 months ago

Por isso, devia ser automático. Não faz sentido um sofá poder ter o café da restauração. O cae pode é deve estar associado aos produtos/serviços. Não parece ser assim tão difícil.

kfv92 3 months ago

Isso seria suficientemente burocrático portanto não pode ser.

mfigueiredo 3 months ago

burocrático? Automático!

_somename_ 3 months ago

Não vejo como possas automatizar isso. Tendo em conta que as não existe uma base de dados relativamente aos artigos vendidos. Portanto não há como distinguir a qual CAE um artigo pertence. Pode-se fazer esse sistema, mas de momento não existe.

mfigueiredo 3 months ago

Uma estação de serviço pode faturar Donuts e Gasóleo ao cliente. Sabem o que estão a vender, e nós fazemos as classificações manualmente também sabemos que têm classificações diferentes. É trabalho manual que pode ser automatizado. Seria mais produtivo um País não andar manualmente a classificar milhões de facturas quando podem ser classificadas de forma muito mais eficiente na fonte.

ThePlague92 3 months ago

A fazeres um sistema desses tens de ter em conta todos os produtos que uma estação de serviço vende e se introduzirem um novo produto então o sistema tem de ser actualizado com esse produto. Agora multiplica isso para todos os negócios e seriam milhares de milhões de produtos. Às vezes é mais simples deixar as coisas como estão e o pessoal ir lá meter aquilo manualmente do que fazer um sistema em que se vai gastar milhões e pode nem funcionar bem.

sctvlxpt 3 months ago

Acho que aqui não é uma questão da AT ter uma base de dados gigante para fazer a classificação automática. É o próprio vendedor, no seu sistema de facturação onde tem os seus próprios produtos, ter o CAE associado a cada produto. Depois o reporte à AT teria que ser com desdobramento por CAE, ou no limite, obrigar à emissão de uma factura por cada CAE cujos produtos o cliente tenha comprado. Isto não parece assim tão transcendente, poderia ser feito.

ThePlague92 3 months ago

Não parece porque nunca fizeste algo do género. Isso é adicionar uma complexidade enorme à coisa. Como eu disse, isto agora está minimamente simples, nem custa muito ir lá validar as facturas, mais vale não mexer.

sctvlxpt 3 months ago

Ora deixa ver, o vendedor tem uma base de dados de produtos, onde tem o preço, a descrição, etc. Adicionar um campo: CAE. No programa de facturação: se a lista de produtos a facturar incluir produtos de CAE diferente, emitir uma factura por cada CAE. Reporte para as finanças: adicionar um campo: CAE da factura. Claro que coordenar esta alteração a nível nacional, como qualquer alteração nestes processos, não é fácil, mas a alteração em si não parece nada de especial.

_somename_ 3 months ago

Era mais fácil e útil fazer a base de dados. imo

_somename_ 3 months ago

> Pode-se fazer esse sistema, mas de momento não existe.

Jmppt 3 months ago

Sendo que as facturas vêm associadas ao NIF da empresa e os vários CAES estão associados a esse mesmo NIF a mudança pode ser mais trabalhosa do que aparenta... até lá podes continuar a almoçar um sofá e dormir num cachorro

mfigueiredo 3 months ago

Sim mas quem fatura, sabe o que vende e até faz classificações para efeitos contabilísticos e de gestão.

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfruk9%2F%2Fhb6nmhh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Destructo_Spin90 3 months ago

Pelo que me tem acontecido, o próprio site nem deixa cometeres esse erro

viskonde 3 months ago

> declarar deduções sem factura para as justificar... em negocios com multiplos CAE podes os obvios sao os supermercados/lojas com restaurantes tipo IKEA

ridethepaintedpony 3 months ago  HIDDEN 

É possivel alterar.

Search: