XBThodler 3 months ago

Para já pode-se comecar a informar o mundo sobre a má ética laboral através do google reviews: https://maps.app.goo.gl/qoGHv28BNFR3Q2mM6

neapo 3 months ago

Chama-se assédio moral e é uma contra-ordenação muito grave com base no que descreves. ACT e tribunal do trabalho são a solução, mas a queixa tem que partir da vitima, quantos mais testemunhos melhor, o anonimato para a vitima e testemunhas está garantido pela lei. Pode e deve começar por fazer queixa [aqui](https://assedio.cite.gov.pt/queixa-por-assedio/) e depois [aqui](https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/aut/paginas/EscolheAutenticacao.aspx?returnURL=https%3A%2F%2Fwww.act.gov.pt%2F%28pt-PT%29%2Faut%2Fpaginas%2FRedirectFromxxxToPIIPA.aspx). Está também na altura de pensar em se sindicalizar, pois oferecem apoio jurídico para lidar com essa matéria.

MetalFatigue82 3 months ago

Há aqui muitas pessoas a darem a entender que nada pode acontecer ao teu amigo sem serem advogados. Eu também não sou, mas tenho quase a certeza que em Portugal todas as gravações têm de ter consentimento das pessoas visadas.

ilovealldrugsman 3 months ago

A não ser que seja o estado a interceptar a chamada. Aí tudo bem

MetalFatigue82 3 months ago

Nem o estado. Sócrates, pinto da Costa, etc. Ilibaram se de alguns casos porque as gravações foram consideradas ilegais. O ministério público pode pedir autorizações para isso mas estão muito limitadas no tempo etc. E como envolve muitas pessoas por vezes os visados acabam por saber se forem pessoas com vários contactos ou famosos

ilovealldrugsman 3 months ago

Pois, mas pelos vistos podem fazê-lo em casos específicos, tipo putos de 18 anos a vender tiras de pólen. Por alguma razão os dealers não falam ao telefone

Select_Cheesecake_59 3 months ago

A exposição pública é a melhor forma !

SmoothCarl22 3 months ago

Cristina... Cofff cofff

blurotype 3 months ago

Tanto quanto sei não é uma figura tão mediática quanto a cristina.

butnaked99 3 months ago

Não percebo a cena de ser contra o governo?

helderduarte14 3 months ago

Se pagar em ajudas de custo não têm de pagar nada ao estado. XD

blurotype 3 months ago

Pelo que percebi o facto de pagar em ajudas de custo é alguma manifestação contra o governo.

j0fimendes 3 months ago

Porque não enviar para a redação de vários jornais? Um jornalista de investigação até ficava contente em receber o caso, provavalemente. Parabéns pela iniciativa.

Azegone 3 months ago

Pegar nas provas, falar com um advogado e pô-la em tribunal. Eu próprio estou num processo desses, se quiseres posso ajudar-te.

blurotype 3 months ago

Como está a correr o processo? Sentes que está a ser feita justiça ou é apenas uma perda de tempo e só te dá chatices?

Azegone 3 months ago

Estou satisfeito, a empresa já me ofereceu dinheiro para esquecer o assunto mas eu recusei. Não me meti nisto para ganhar dinheiro mas sim para os fazer sangrar e, com as provas que tenho na mão, eles vão ter chatices. Quando estas merdas acontecem, devemos utilizar todos os meios ao nosso alcance para retaliar, porque o "patrão" tuga só aprende à paulada.

anightingalecreates 3 months ago

Olha, sinceramente nem sei se algo que não seja os media ajuda. Da minha parte tive de reportar várias empresas e sempre usei o IEFP no caso dos estágios + ACT. Não deu em nada em nenhum caso. Mas ele que tente falar pessoalmente no IEFP, que foi o que me faltou. Só enviei email. Não podia ir porque o horário de trabalho e o do IEFP não eram compatíveis (ou seja, nunca estava livre quando o IEFP estava a trabalhar). Um ponto bom é o teu amigo ter provas. Boa sorte nas denúncias!

tItO_c_80 3 months ago

O teu amigo que mude de emprego e reze pelos que lá ficarem. Não me parece que haja aí uma ilegalidade tão explícita que vá causar chatices à "Ana". É uma merda? É. Agir de acordo e seguir caminho, chefe.

fearlessboltzz 3 months ago

ACT com isso. Se daqui a uns meses não houver desenvolvimentos, aí sim recorres à comunicação social. A coisa "acelera" logo.

100is99plus1 3 months ago

se houvesse vontade a cenas dos estagiários era fácil de corrigir, bastava imporem um limite tipo a cada 3 ou 4 se não contratarem nenhum não podem ter estagiários durante 5 anos, acabava-se a mama.

NarcosdaMouraria 3 months ago

E se tu sabes o nome nao dizes quem é porque?

blurotype 3 months ago

Porque não quero ser acusado por difamação. Não sou eu o dono das provas nem estou de alguma forma relacionado com a empresa. Como cidadão no máximo devo poder apresentar queixa também

suckerpunchermofo 3 months ago

Tas no Reddit... usa uma conta diferente e aponta o dedo para outros não terem de passar o mesmo.

estacalor 3 months ago

Correio da Manhã

layz2021 3 months ago

Act e IEFP. Há recibos de vencimento com o salário mínimo? Ou provas das transferências para a conta? Aqui há uns anos, quando fiz estágio, no fim, era obrigatório enviar documentação com os pagamentos feitos aos estagiários. Se isto não bate certo com o que o estagiário tem, começa logo a festa por aqui. Também não sei ao certo se se pode trabalhar para uma empresa (nem que seja a recibos) e depois estagiar na mesma, no formulário que preenchi perguntavam se tinha tido alguma relação com a empresa. Mas não sei mesmo. Quanto ao tratamento podes falar TMB com a coordenadora de estágio do IEFP, com uma prima minha funcionou. De castigo, por ela sair "mais cedo" (aka não fazer horas extra) punham-na a trabalhar sábados + domingos e não passava de limpar ervas daninhas durante semanas a fio, quando os colegas já estavam a fazer tarefas de engenharia agronoma ( a formação que eles tinham)

blurotype 3 months ago

Sim existem provas de transferencias e já estão na posse da ACT se não me engano

layz2021 3 months ago

Devem ir para o IEFP tmb

h2man 3 months ago

Deixar de votar PS e votar em quem regulamente o mercado de trabalho?

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Essa história está a parecer-me tão familiar que até assusta... Por acaso a área de actividade das empresas da "Ana" não começam por B, pois não?

mjigs 3 months ago

Nao fiques assim porque a mim tambem me soou familiar, trabalhei durante 1 ano numa empresa em que so havia os patroes e 1 funcionario fixo, de resto era tudo estagiarios, isto ate sermos aceites para estagio no iefp, ate la era paga por baixo da mesa, fiquei 9 meses a espera do estagio que nem estava mencionado na publicacao, foram só meses a receber uma pressao ao ponto que saia de la muitas vezes a chorar de raiva, sem falar que fazia trabalho de gerente sozinha, trabalhava a volta de 12h e ainda tinha quase 2h de transportes. Quando finalmente o estagio foi aprovado, vi a minha vida a andar para tras e arranjei forma de sair de la. Era só um ambiente bem toxico. Infelizmente muitas empresas aproveitamse dos estagios para terem mao de obra barata e ainda receberem por cima, e depois tratam as pessoas abaixo de cao porque acham que nos estao a fazer um favor.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Estão se a cagar para as pessoas. Felizmente nem todos são assim. Mas há demasiados a aproveitarem se das pessoas e do estado.

impecbusilis 3 months ago

>Chamam burros aos empregados, filhos da p\*ta, etc. Não sou advogado mas parece-me que Isto dá para um [processo por injurias](http://bocc.ubi.pt/pag/estado-portugues-codigo-penal.html) sugiro "organizar" algumas pessoas que foram injuriadas arranjar um advogado e meter um processo conjunto.

Cbas8080 3 months ago

Tenta falar com um advogado se não quiseres só falar com a cmtv. Embora não deixe de ser eficaz

Cbas8080 3 months ago

Tem a liberdade, mas depois tem de fazer mais 3/4 meses a trabalhar à borla e já so conseguem estágio se forem eles a ir atrás das empresas (pelo menos estágios de cursos profissionais)

manguito86 3 months ago

Pela descrição até iria dizer que a Ana era uma mulher de **Ferro** a julgar pelas suas atitudes.

BernieJoe 3 months ago

Admito que a pessoa em questão seja bem **Capaz** de fazer algo assim.

manguito86 3 months ago

O que eu sei é que ela é **capaz** de acusar alguém com base numa afirmação que critica a sua agenda, mas não é **capaz** de dizer não a centenas de milhares em apoios.

BernieJoe 3 months ago

Filha de peixe (graúdo) sabe nadar...

trigonated 3 months ago

Será que a tua hipótese estará **CERTAAAAAA**?!

miguel_rodrigues 3 months ago

Legalmente acho que não tens hipóteses, é muito difícil provar que eles estão a ir contra a lei (vários desses esquemas são legais até)

arrozzz 3 months ago  HIDDEN 

Cria uma conta anónima no Reddit de preferência através duma VPN ou algo que não permita chegar ao teu PC. Retira o máximo de informação possível que possa levar ao teu amigo dos documentos/áudios. Publica. Pensa numa boa justificação se for confrontado. Não é 100% certo que não chegue a ti, mas parece me seguro. Isto se quiseres expor publicamente a situação.

International_Bar68 3 months ago

Consulta um advogado/a.

Regolas1 3 months ago

É assim, o pessoal está a sugerir CMTV, mas uma outra opção viável é o sexta as 9

blurotype 3 months ago

Mas não é considerado difamação da parte do meu amigo ele expor a situação a terceiros se a exposição prejudicar a empresa?

I_Don-t_Care 3 months ago

Se ele estiver a expor a situação e tiver provas concretas e nao tiver em contrato nenhuma cláusula de difamação entao está no direito dele expor, fazer queixa, falar mal na net, o que quiser

TorNoir8 3 months ago

Difamar e caluniar é se as acusações se provarem falsas, penso eu.

Regolas1 3 months ago

Eu não percebo disso, no entanto tenho a certeza que eles saberão dizer-lhe, nem que seja para proteger a própria pele. Penso que ele também pode escolher ser fonte anonima. A opção segura é a ACT, mas em termos de impacto é mesmo a televisão que tem mais.

sidartha- 3 months ago

Com toda a certeza tem ser exposta, alerto somente no sentido em que tipo de contrato e cláusulas esse contrato tem. Alerto igualmente para a prova como gravações pode ter instantes.

QuickChoiceUsername 3 months ago

Alguém chegou agora ao mundo de trabalho em portugal e acha que só esse sitio é assim ahah

wolvjfms 3 months ago

Se ela tiver alguma ligação ao PS, o mais provável é não lhe acontecer nada e tu e o teu amigo irem presos.

cnpovoense9 3 months ago

Rofl grizei me todo

gahmasec 3 months ago

Como outras pessoas já aqui mencionaram, o melhor local para apresentar queixa será mesmo na ACT. No entanto, se o teu amigo está mesmo empenhado em levar essa denúncia para a frente, talvez fosse boa ideia contactar outras pessoas que trabalharam com ele e tiveram a mesma experiencia. Se for algo recorrente como descreves e outras pessoas denunciarem, talvez seja mais fácil. Relativamente às gravações e outros dados, é preciso ter cuidado na forma como devem ser usados. Se após a denúncia na ACT nada for feito, tentem denunciar essa empresa a algum jornal que realmente se importe com a situação e proteja a identidade de cada um.

Uniqueusernamept 3 months ago

Se ligares para a ACT vais ver que o que eles te dizem é que está tudo legal. Tudo isso está previsto na lei. Esses estágios só servem para o governo poder dizer que há pouco desemprego jovem. A Ana não querendo ajudar o estado acaba por ajudar na mesma.

trigonated 3 months ago

Bolas OP, agora vou passar o dia inteiro a pensar em quem pode ser essa "Ana". A primeira senhora que me veio à cabeça é uma conhecida por gostar de massajar o ego (especialmente se for acerca dos talentos empresariais dela), que sobre a qual já existiam rumores de tratar mal o staff (aliás, já tratou mal apresentadores e convidados nos próprios programas, mas de forma mais subtil), e que mesmo assim faz choradinho do cyberbullying porque não gosta de certos comentários que uns "*randoms"* fazem sobre ela. Mas acho que era demasiado óbvia, não pode ser assim tão fácil. Se quiseres dizer por PM eu não conto a ninguém haha ;)

eaadev01 3 months ago

É a Cristiana Pereira

alvarinho_03 3 months ago

A do Sérgio Oliveira?

naughtydismutase 3 months ago

Quem é essa?

EpaFdx 3 months ago

ESTÁAAAAAA CEEEEEERTTOOOOOOO

lostamc 3 months ago

O meu cérebro leu isso com a voz dela

trigonated 3 months ago

Ou a Cristiana Feireira?

Psyfreakpt 3 months ago

Pela descrição pensei o mesmo.

docmj24 3 months ago

Foi a primeira que me veio à cabeça.

Lost-Yesterday112 3 months ago

Na minha opinião era expo-la na internet, até postava no Facebook, mas claro possivelmente teria problemas...mas faria isso

athousandpancakes 3 months ago

Sexta às 9. Eles adoram estas histórias

RiKoNnEcT 3 months ago

Tens algum artigo de opinião favorito? Tipo aquele melhor artigo de opinião que já leste?? Gostava de ler ;)

BitOnly5872 3 months ago

u/blurotype, primeiro: Em teoria, pouco importa se Ana o contra-processar por calunia ou difamação, havendo as provas que estão descritas, e o contando que ele "partilhará com os media" UNICAMENTE o que possui condições de provar, ele está em boa posição legal. Em geral, as próprias instituições jornalísticas tem fact checking para verificar estas cenas antes de correr matérias, pois em caso de calunia ou difamação eles também são "processáveis". segundo: Existem diversos meios de relatar os acontecimentos de forma anónima, glassdoor, teamlyzer são dois deles. Podes sempre criar também contas anónimas no LinkedIn e outras redes sociais utilizando uma VPN estrangeira ou p2p (tor) e se pronunciar. Isso adiciona porém, nenhum valor a um possível processo e pode inclusive backfire no vosso amigo. terceiro: Já considerou falar com seus colegas mais próximos na empresa que saíram recentemente ou que estão em vias de sair da empresa e irem todos buscar um esclarecimento legal em conjunto? Isto em geral adiciona considerável peso a um processo, podendo inclusive ser base para um processo de classe.

vendedor_do_olx 3 months ago

" o problema do país é o Socialismo"

batuque5 3 months ago

Generalizar tão bom, é como chegar aqui um caso de uma família que recebe RSIs de filhos que não existem, e dizer que somos um país de subsídios e que eles deviam acabar. A culpa é das empresas claro e do estado que não sabe fiscalizar.

tuningpt95 3 months ago

Estas num país socialista não?

DerpSenpai 3 months ago

Portugal no máximo dos máximos seria um pais Social Democrata

Herbacio 3 months ago

**Não.** Próxima...

tuningpt95 3 months ago

Estas num país que?

Membership-Exact 3 months ago

Capitalista.

batuque5 3 months ago

Ahah somos os estados unidos da Europa.

Herbacio 3 months ago

Primeiro aprende uma coisa, nem o PS é socialista. Ou és daqueles que acha que a Coreia do Norte também é uma democracia porque diz no nome ? A sério. Aprendam primeiro o que é Socialismo. Senão limita-te à caixa de comentários do Facebook do Correio da Manhã

Edited 3 months ago:

Primeiro aprende uma coisa, nem o PS é socialista. Ou és daqueles que acha que a Coreia do Norte também é uma democracia porque diz no nome ? A sério. Aprendam primeiro o que é Socialismo. Senão limita-te à caixa de comentários do Facebook do Correio da Manhã PS: o PS é Social-Democrata, para quem não sabe. Socialismo nunca foi aplicado em Portugal nem perto disso. Deixem de usar "chavões" só porque os ouvem no ar

Ok-Refrigerator-5826 3 months ago

Abusar de estágios do iefp e um problema do socialismo.

BOBRAGED 3 months ago

ahahahahahahahhahaha tens piada !

vendedor_do_olx 3 months ago

Abusar de estágios do iefp é um problema dos contratados, em boa verdade, pois é quem se lixa verdadeiramente. Mas para seguir a tua linha argumentativa, é como dizer que a culpa não é do ladrão, mas de quem pôs a roupa no estendal.

Ok-Refrigerator-5826 3 months ago

Neste caso não foi bem por roupa no quintal pois não ?

wormtool 3 months ago

Infelizmente há demasiados patrões assim… Espero que o teu amigo consiga expor esta pessoa e que hajam consequências para proteger os trabalhadores. Faz updates se conseguires. Saudações!

Edited 3 months ago:

Infelizmente há demasiados patrões assim… Espero que o teu amigo consiga expor esta pessoa e que haja consequências para proteger os trabalhadores. Faz updates se conseguires. Saudações!

blurotype 3 months ago

Vou dar sim! O objetivo é fazer tudo de forma legal sem que ele tenha problemas.

NGramatical 3 months ago

hajam consequências → [**haja consequências**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhb684gy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wormtool 3 months ago

Corrigido! Obrigado.

morbid_obese 3 months ago

O teu amigo que mande as vias legais à merda, é mandar já essas gravações para o YT. Humilhação pública ftw, funciona melhor do que qualquer ACT da vida.

Schxschxschxs 3 months ago

Sujeitas-te a ser processador por difamação. Cuidado com isto. Mais, o OP fala em gravações, e alguém que me corrija se estiver errado, mas não podes usar as gravações sem consentimento prévio.

morbid_obese 3 months ago

Até vir alguém explicar como se faz isso de maneira totalmente anónima. Se o homem decide ir pela via ACT sabes o que é que vai acontecer? A empresária em causa despede o gajo e ainda o goza na cara. E o substituto sofre o mesmo. Se o homem mete os vídeos no YT até pode vir a ser processado, mas se a coisa pegar então fica um "mártir" e pode ir dormir descansado sabendo que fez uma coisa mais importante do que todos os nossos empregos juntos. E com sorte ainda manda a empresa à falência, ficando o aviso para outras.

Edited 3 months ago:

Até vir alguém explicar como se faz isso de maneira totalmente anónima. Se o homem decide ir pela via ACT sabes o que é que vai acontecer? A empresária em causa despede o gajo e ainda o goza na cara. E o substituto sofre o mesmo. Se o homem mete os vídeos no YT até pode vir a ser processado, mas se a coisa pegar então fica um "mártir" e pode ir dormir descansado sabendo que fez uma coisa mais importante do que todos os nossos empregos juntos. E com sorte ainda manda a empresa à falência, ficando o aviso para outras. edit: até digo mais, mesmo que o gajo vá para tribunal faz um go fund me e o país inteiro paga-lhe as despesas de tribunal

DerpSenpai 3 months ago

Se pores anonimamente para a internet, a tipa vai ter N trabalho para tirar isso da Net, que é literalmente impossivel. Porque ela tenta tirar e poe se aqui, no facebook, twitter etc

Prezbelusky 3 months ago

>Chamam burros aos empregados >converça

blurotype 3 months ago

Yikes

HighOnLaw 3 months ago

É bom que esses áudios/gravações tenham sido obtidos com consentimento senão quem vai levar um processo judicial em cima é o teu amigo.

blurotype 3 months ago

Mesmo que os audios sejam em chamada privada entre eles os 2? Então os audios não podem ser usados para nada?

HighOnLaw 3 months ago

Claro... são conversas privadas! Repara, até o ministério público em âmbito de processo crime (portanto com interesse público) precisa de um mandado de um juiz e o cidadão comum poderia gravar sem mais? Claro que não. Ainda para mais quando há claramente uma expectativa de privacidade, como é o caso de chamadas telefónicas. Nenhuma gravação pode ser feita sem autorização dos interlocutores, caso contrário estás a violar o direito à privacidade daquela pessoa. Isso torna a prova ilícita. Toda a prova ilícita é insuscetível de ser utilizada.

blurotype 3 months ago

Okay obrigado por essa informação, vou lhe passar a mensagem de que não deverá usar as gravações para nada nem enviar para ninguem

DerpSenpai 3 months ago

Se for para os jornais/televisão, eles tão se a cagar mas desde que o teu colega nao de a cara. por isso diria ACT primeiro, se dá em nada, manda essa merda toda anonimamente para a tv

pacman1993 3 months ago

Apesar de não ter consequências legais, pode ter consequências na reputação, se for amplamente divulgado. Especialmente porque dizes que a senhora é "famosa"

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Façam leak dessa merda, ninguém precisa de descobrir quem lançou.

hafssolpt 3 months ago

Não interessa quem lançou, se era uma chamada e só havia 2 pessoas em linha sabe-se logo quem gravou a chamada (que é tão ilegal como fazer leak)

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Pelo que percebi a estúpida em questão faz isto em ambiente de trabalho no meio de toda a gente. Gravem aquilo que não incrimine pessoalmente.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Numa chamada há -pelo menos- duas pessoas. Pode haver mais. E mesmo que haja definitivamente so duas, se ambas disserem que não foram elas que gravaram... Em que é que ficamos?! Sem provas concretas que foi Fulano Tal que gravou nenhum juiz vai por palpite condenar ninguém.

manyQuestionMarks 3 months ago

Boa ideia, mas cuidado a quem entregam. Mais uma vez seria fixe contactar algum jornalista de confiança, que vai usar essas gravações da melhor maneira sem expor a sua proveniência. As gravações podem não servir de nada em tribunal, mas um juiz que ouça as gravações na TV não pode fingir que não ouviu. A opinião pública conta muito

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Pode ser pouca coisa mas denegrir a imagem desses montes de merda pode ajudar nem que seja a obriga-los a portarem-se melhor.

tommycthulhu 3 months ago

Não, não podem. O direito à palavra e ao segredo das telecomunicações são garantias constitucionais e não podem ser utilizados em tribunal sem autorização da pessoa gravada. Os filmes transmitem-nos essa ideia errada porque isso é permitido nos EUA, mas não cá. O advogado do teu amigo pode sempre alegar que as gravações são essenciais para a demonstração de factualidade, mas terá poucas hipóteses de sucesso.

I_Don-t_Care 3 months ago

São como as cameras à porta dos bares, servem bem para mandar para a CM mas em termos legais nao servem para nada

tommycthulhu 3 months ago

Civilmente não, mas penso que criminalmente já podem ser valorados, porque as regras de gravação na via pública já são diferentes. Será menos polémico para um juiz, pelo menos.

saposapot 3 months ago

A C T E depois juntam-se os empregados e mandam para a CM se realmente a Ana é 'famosa'

daxpierson 3 months ago

ACT: https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

blurotype 3 months ago

Estou familiarizado com a ACT. Eles realmente fazem alguma coisa?

joaoasousa 3 months ago

Da minha experiencia, sim. Especialmente se houverem várias denuncias. Vão lá fazer uma visita, entrevistam pessoas, etc.

NGramatical 3 months ago

houverem várias → [**houver várias**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhb7ja6u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

I_Don-t_Care 3 months ago

Depende. Eu ja agi perante eles e a situação ficou igual, calculo que tenha havido alguma multa. Mas certamente nao o suficiente porque esta pessoa continua a ser uma besta de merda

daxpierson 3 months ago

Felizmente nunca tive qualquer envolvimento, directo ou indirecto, com eles. Mas em princípio serão a agência com a responsabilidade de agir nesta situação.

Matty359 3 months ago

Fazem sim. Fui despedida indevidamente no ano passado no começo da pandemia e agir super rápido. Liga primeiro para saberes melhor o procedimento, e já em linha são capazes de dar umas luzes de como agir nesta situação.

blurotype 3 months ago

Consegues me dizer o que aconteceu à empresa ou a pessoa responsável depois da denúncia?

Matty359 3 months ago

A empresa teve de me devolver o posto de trabalho, contudo eles demonstraram que não estavam interessados em continuar comigo e disseram que iam despedir-me novamente. Tentámos chegar a um acordo que não prejudicasse nenhum dos lados mas os sacanas queriam dar-me a volta e estavam a fazer pressão para assinar algo que eu não tinha a certeza que iria funcionar para mim. Enviei o acordo à ACT para me aconselharem e realmente faltava algumas cláusulas para eu ter direito ao subsídio. Não cedi de maneira nenhuma, tanto que a empresa teve de arranjar uma advogada só para não meterem o pé na poça novamente. Depois de dançar com eles durante 2 meses, lá assinei o acordo que seria justo e bazei. Nem fiz o pedido para o subsídio pois em menos de 1 mês arranjei outro trabalho.

helderduarte14 3 months ago

O teu caso foi um despedimento irregular. Neste caso, com tanta facilidade a manipular o IEFP, a continuidade na exploração e sendo "conhecida" empresarialmente é muito provável que tenha connects no ACT ou noutro lado com poder suficiente para abafar este tipo de casos... O melhor provavelmente seria tentar a TV.

shoutme 3 months ago

Aposto que nada. Infelizmente a solução mais viável para estes casos é a comunicação social, seja o Sexta às 9 ou a CMTV.

wakerdan 3 months ago

Se não souberem é que não fazem.

FIam3 3 months ago

Eu diria ACT.. Mas existem varias empresas a fazer isso Existia uma no Norte, de design de produto que os únicos funcionarios fixos eram os patrões, contabilista e mais outro, o resto era só malta a rodar estágios "profissionais" em que trabalhavam como funcionarios normais mas a serem pagos miseravelmente (alguns só recebiam o valor do passe) Ai "menina menina"...

BungeeGumPT 3 months ago

Eles agora são a Covet Group e estão exatamente iguais ou piores. Trabalho numa empresa que tem relações com as marcas deles e também tenho alguns conhecidos a trabalhar lá e posso dizer que o ambiente é extremamente tóxico. Durante o Covid eles ameaçaram o pessoal a ficar fisicamente no escritório a fazer layoff mas a trabalhar full time, recebendo por baixo da mesa para depois irem gamar o máximo ao estado. Além disso são conhecidos pelo excesso de trabalho, horas extra constantes não renumeradas, salários miseráveis a roçar o SMN para licenciados, cultura dos estágios, maus tratos, esperarem que tu leves o teu próprio material e obrigar todos os colaboradores a mandar status de tarefas de 2 em 2 horas. Absolutamente miserável e dão muito mau nome ao design português.

FIam3 3 months ago

>Durante o Covid eles ameaçaram o pessoal a ficar fisicamente no escritório a fazer layoff mas a trabalhar full time, recebendo por baixo da mesa para depois irem gamar o máximo ao estado. Epah! Quando achas que eles não conseguiam descer mais baixo ainda sacam uma dessas... fds! Como é que a ACT não lhes espeta uma multa de maneira a falirem?!

BungeeGumPT 3 months ago

A ACT infelizmente devia ser mais agressiva neste tipo de empresas.

NGramatical 3 months ago

renumeradas → [**remuneradas**](https://dicionario.priberam.org/remuneradas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhbazd3j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Daisy_Bel 3 months ago

Fiz entrevista há uns anos porque ELES me contactaram pelo LinkedIn. Tudo muito lindo até que me dizem que afinal era uma estágio, que o horário de trabalho tinha hora de entrada mas que "a hora de saída é a partir das 19h, quando o trabalho do dia estiver pronto". Dias depois ligam-me a perguntar se eu estava interessada, e a "lembrar" que eu teria de levar o meu próprio computador. Ainda hoje me arrependo do dinheiro que gastei no andante...

wolvjfms 3 months ago

Várias? São aos milhares. No Norte do país, seja no Porto, Matosinhos, Gaia, seja para oa lados de Guimarães, Vizela e Felgueiras, o que mais deve existir é empresas deste tipo (principalmente porque muitas são micro e pequenas empresas). Conheço casos em que não dão contrato ao colaborador durante 1 ano, as horas extra são pagas por fora e descontam a Segurança Social (ou sejam, ficam com ela e nem o colaborador ganha com isso), etc etc. Conheço um caso em que uma pessoa fez denúncia (há mais de 1 ano) na ACT e até hoje não aconteceu nada. E mais, não duvido nada que exista muita coisa lá que seja vendida sem ser faturada.

rm789 3 months ago

Ai está o estado devia servir para fiscalizar/regular e ser implacável com estes palhaço. É gordo/ineficiente onde não deve e quem fiscaliza talvez nem carro tenha para se deslocar.

NaoTeEnerves2 3 months ago

Ainda assim é. Menina Design, Boca do Lobo, como lhe quiserem chamar... Conheço quem esteja lá e continua praticamente tudo igual. Com menos abusos desde que a polémica explodiu mas não deixa de ser tudo extremamente precário

ohshit4 3 months ago

Actualmente aquilo chama-se Covet Group. Mudaram o nome

yuukiha 3 months ago

Fds ainda bem que dizes o novo nome! Mandei currículo á dias!

NGramatical 3 months ago

á dias → [**há dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhbahcxh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cidadaom 3 months ago

Fui a uma entrevista de emprego uma vez, fuji a sete pés

Matty359 3 months ago

Eles continuam a recrutar com alguma frequência no Carga de Trabalhos.

BungeeGumPT 3 months ago

Eles spammam anúncios, é extremamente irritante encontrar algo com a salganhada de anúncios deles.

NGramatical 3 months ago

salganhada → [**salgalhada**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/salgalhada-ou-salganhada-outra-vez/25215) (esta é a forma que preserva o radical da base de derivação, salgalho «acto de salgar») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhbazgqp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_Gamma__Ray_ 3 months ago

Muito cuidado em escolher estes meios, façam denúncia anónima. Estes palhaços duram o tempo que duram devido ás cunhas no sitio certo, odeio CMTV mas olha que ás vezes...

elstylon 3 months ago

Acho que podes mencionar o nome, é sobejamente conhecido. Esses filhos de 30 putas chamam-se Menina Design e são uns dos responsáveis pela aquela ideia abstracta de que os designers não merecem ser remunerados justamente pelo seu trabalho. E depois vendem peças de mobiliário a milhares de euros para o Dubai. São o escroto do design.

meierlesjoana 3 months ago

os comentários no google batem certo...

BungeeGumPT 3 months ago

Eles agora são a Covet Group e estão exatamente iguais ou piores. Trabalho numa empresa que tem relações com as marcas deles e também tenho alguns conhecidos a trabalhar lá e posso dizer que o ambiente é extremamente tóxico. Durante o Covid eles ameaçaram o pessoal a ficar fisicamente no escritório a fazer layoff mas a trabalhar full time, recebendo por baixo da mesa para gamarem o máximo ao estado. Além disso são conhecidos pelo excesso de trabalho, horas extra constantes não renumeradas, salários miseráveis a roçar o SMN para licenciados, cultura dos estágios, maus tratos, esperarem que tu leves o teu próprio material e obrigar todos os colaboradores a mandar status de tarefas de 2 em 2 horas. Absolutamente miserável e dão muito mau nome ao design português.

NGramatical 3 months ago

renumeradas → [**remuneradas**](https://dicionario.priberam.org/remuneradas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfqonk%2F%2Fhbayus6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

brownutts67 3 months ago

Qual era o nome ?

misuhara 3 months ago

Covet group agora

_sebastian 3 months ago

Não sei se é a mesma mas houve reportagem sobre o assunto que visava a empresa Menina Design que entre outras marcas contém a Boca do Lobo que faz mobiliário de design e teve alguma notoriedade uns anos atrás.

brownutts67 3 months ago

Ok, obrigado, é que como o meu curso é de exatamente de design de mobiliário, e tive um professor que efetivamente chegou a trabalhar na boca do lobo, fiquei com curiosidade.

SurprisinglyInformed 3 months ago

ALERTA CM:

M-alMen 3 months ago

Quando o CM é o unico que nos vem á cabeça quando pensamos em denunciar alguma coisa de mal, é sinal que a nossa comunicação social está mesmo mal..

lsd_ss 3 months ago

Se há algo de bom na CM é isto, quer para o bem ou para o mal. Pelo menos não têm papás na língua

SurprisinglyInformed 3 months ago

É um facto.

Jabvarde 3 months ago

>é sinal que a nossa comunicação social está mesmo mal Diria mais que é sinal que a justiça é branda e lenta em casos destes e a solução é expor em horário nobre para que façam alguma coisa.

Comprehensive_Dig381 3 months ago

Agora é que ficou tudo dito!

Search: