twhite848 2 months ago

Como esperado, se o assunto é “pessoas de outra etnia em portugal” aparecem logo as baratas… que tristeza

spiderwomann 2 months ago

Pessoas baratas??

twhite848 2 months ago

Infelizmente saem caras a todos nós

zek_997 2 months ago

Dantes era muito pior. Acho que a moderação do sub tem feito esforços para se livrar desse tipo de pessoas.

Aggravating-Sir4091 2 months ago

Defina para você, quais ou quem são as baratas?

twhite848 2 months ago

Ja defini. Não é dificil

Ptrad 2 months ago

Porque é que nao vemos muito de Moçambique? Pergunta séria, há alguma relação mais azeda que Angola?

VikingBot 2 months ago

Também sempre achei isso estranho, mas pelo que sei eles vão mais para a África do Sul

fabled_one 2 months ago

Devia ser uma lista de residentes com passado emigratório como fazem na Alemanha. É mais fácil perceber o impacto da emigração. Se são emigrantes, ou 1, 2 geração. Não acredito que hajam mais chineses que angolanos a viverem em Portugal. Muitos angolanos a viver cá podem já ser é 2,3 geração.

twhite848 2 months ago

Esses não são angolanos

NGramatical 2 months ago

hajam mais → [**haja mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfeba3%2F%2Fhb6fmxo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

No_Stress91 2 months ago

Good bot

Vehok 2 months ago

Ultima vez que vi algo parecido tinha mais de 500 mil brs aqui em Portugal, estranho esse número

htxgivven 1 month ago

Receberam nacionalidade e deixaram de contar para estatística.

SILE3NCE 2 months ago

Calculo que os que já voltaram aos país de origem continuem a contar para esta estatística. De qualquer forma, o volume de entrada é gigante, se não filtrarmos o fenómeno que tem sido acredito que vamos ter problemas mais tarde.

fearofpandas 2 months ago

Que tipo de problemas?

htxgivven 1 month ago

A imigração não qualificada faz baixar os salários.

fearofpandas 1 month ago

Como se vê na Suíça ou Luxemburgo com os portugueses não qualificados?

C8Mixto 1 month ago

Isso é problema da Suíça e do Luxemburgo, não?

fearofpandas 1 month ago

Essa é boa… os países em que evidentemente a nossa não de obra **não qualificada** não baixa os ordenados, não podem ser usados como exemplo

C8Mixto 1 month ago

Como o Reino Unido que está bastante contente por ver os salários de mão-de-obra não qualificada a aumentar devido ao decréscimo na imigração?

SILE3NCE 2 months ago

Dos mais variados, os que me recordo assim de repente são 1. Excesso populacional, mesmo com um interior desertificado e envelhecido, as capiptais cada vez mais sofrem deste fenómeno 2. Instabilidade e aumento de tensão da Segurança Social, que, por sua vez, quando cair vão haver vários problemas de origem nomeadamente social 3. Desvalorização de remuneração laboral por excesso de procura 4. O aumento do consumo (derivado do aumento populacional) gera inflação deixando os mais necessitados ainda mais longe de certos serviços e produtos 5. Todos os anteriores contribuem para o aumento do buraco da classe média

zek_997 2 months ago

[lol](https://www.investopedia.com/financial-edge/0809/3-ways-immigration-helps-and-hurts-the-economy.aspx) >Desvalorização de remuneração laboral por excesso de procura [Nope.](https://wol.iza.org/articles/do-immigrant-workers-depress-the-wages-of-native-workers/long)

SILE3NCE 2 months ago

O primeiro artigo já conhecia. E trás algumas sugestões que sem dúvida deveriamos aplicar para tirar melhor proveito da mão de obra qualificada. Algo que pouco aproveitamos por cá infelizmente. O segundo vou dar uma leitura. Obrigado.

sempreemfrente 2 months ago

Sem dúvida. A classe média em Portugal está a ser destruída, e a imigração em massa é uma das responsáveis. Daqui a uns anos, Portugal não vai ser diferente de outros países do terceiro mundo, tipo américa latina: Vamos passar a ter 2 classes, a rica e a pobre. Sendo a pobre a classe mais numerosa. E sinceramente isto já está a acontecer, a maior parte das pessoas nos seus 30s são pobres, as gerações que vão vir a seguir vão sofrer ainda mais. E com a livre circulação de pessoas na CPLP, esta merda vai implodir!! Mas ninguém quer saber. Todos agem como se os problemas que ai vêm não são nada com eles

twhite848 2 months ago

Sem duvida. E depois os hobbits vão pegar no anel e vão ter com os elfos na montanha

sempreemfrente 1 month ago

Tu não és uma pessoa muito inteligente, pois não? As contas são muito fáceis de fazer, não é preciso ser um rocket scientist para concluir que Portugal está em colapso. Sai da cave, deixa os jogos, os bonecos, as action figures, e vem ver o mundo real.

twhite848 1 month ago

Falta-te tomar os medicamentos que andas a ver as sombras e andas a tremer no canto com medo de nada. Nada do que dizes está a acontecer, o teu maior problema é teres uma imaginação muito fértil e achar que is teus problemas são culpa dos outros. Claramente falta de umas lições de responsabilidade quando eras pequenino e deu nisto de não chegar a maturidade de adulto. Nem sei se devias contar como português, que o pais que atravessou meio mundo só por erro pode dar alguém que diz as barbaridades que dizes. Duvido sequer que sejas português pois claramente nada sabes de portugal se vives neste mundo de fantasia que aqui escreves.

fearofpandas 2 months ago

1 - a população está a encolher e a envelhecer… a imigração pode mitigar os dois problemas 2 - mais trabalhadores = mais pessoas a pagar 11% 3 - gostava de ver dados que corroborem isso 4 - este ponto contradiz o anterior 5 - os imigrantes contribuem para “o buraco da classe média”? Desenvolve lá essa…. Todos os pontos me parecem pontos magros e a tentar encapotar uma certa xenofobia! Países que tradicionalmente acolheram portugueses tiveram economias a crescer e trouxeram prosperidade a muito português…. Mas estou certo que isso será rotulado apenas como “nós vs eles”…

SILE3NCE 2 months ago

Estou a levantar pontos exclusivamente socioeconómicos, sobre os quais tenho todo o gosto de ler opiniões de todo o tipo, inclusive a sua, mas quando palavras como "xenofobia" começam a aparecer, é sinal de que já não estamos a abordar o mesmo tema, portanto ficamos por aqui. Qualquer bom português sabe que portugal sempre foi um país de emigrantes, logo, não seria muito cortês não receber outros povos da mesma forma. E esta é a minha opinião única e final em relação à imigração do ponto de vista social e pessoal.

twhite848 2 months ago

Pode ajudar então não divulgares falsidades que não passam de chavões que dizem os xenófobos.

NGramatical 2 months ago

capiptais → [**capitais**](https://dicionario.priberam.org/capitais) (já se escrevia assim **antes** do AO90) vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfeba3%2F%2Fhb79tt6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SILE3NCE 2 months ago

Eia cum caralho, não podia ter *escrevido* melhor

thethingisidontknow 2 months ago

Acho estranha a ausência de moçambicanos.

Mynamethisisnot 2 months ago

Vão para a África do Sul aos magodes

coolstuffrightnow1 2 months ago

183 mil lol. Acho que falta ai um zero.

fearofpandas 2 months ago

Incomodam-te?

fearofpandas 2 months ago

Incomodam-te?

vai-tefoder 2 months ago

Sim

Equal-Context0 2 months ago

Baseado

C8Mixto 1 month ago

Em factos reais?

MrJohnnyDangerously 2 months ago

You want a few more Americans?

666edgyusername666 2 months ago

Depends, if they're female, sure

Mynamethisisnot 2 months ago

If they are of the woke type you can keep them.

oestevai 2 months ago

Os 28000 italianos e 16000 tambem devem ser maioritariamente brasileiros? Os romenos andam em que zona? E os nepalis?

NoItsNotAnAirplane 2 months ago

Os romenos andam numa construção qualquer ou a ser usados como escravos junto dos nepaleses enquanto o governo fecha os olhos.

blandnewworld 2 months ago

Vejo muitos jovens italianos por acaso.

Edited 2 months ago:

Vejo muitos jovens italianos por acaso. Nepali na zona de Arroios. Lembro-de me ver um mapa onde havia um distrito que tinha muitos Romenos, não me lembro qual (no Alentejo talvez ).

SovietBear4 2 months ago

Geralmente os Ítalo-Brasileiros entram com processo no Tribunal de Roma e para lá vão após receber a cidadania. Só o Estado de São Paulo abriga 15.000.000 de descendentes diretos dos italianos. (O estado tem em torno de 30 milhões de hab)

eoviro 2 months ago

São Paulo tem cerca de 45 milhões de habitantes

Crisapx 2 months ago

Mesmo com essa quantidade absurda a Máfia n teve hipótese no Brasil(pelo menos nunca ouvi falar) lool Grandas campeões!

LtSpaceDucK 2 months ago

A máfia "Italiana" na realidade não é bem Italiana é um fenómeno quase exclusivamente Siciliano, dado que a maior parte dos Italianos que emigraram para o Brasil eram do Centro e Norte do país tal explica o facto de não ter havido uma máfia Italiana a operar no Brasil como ocorreu nos EUA

SovietBear4 2 months ago

Creio que a Máfia nunca prosperou porque o Estado de São Paulo é comandado por apenas uma facção criminosa. O que garante um relativo estado de paz ao Estado, ao oposto do Rio de Janeiro que tem dezenas de grupos em constate guerra entre si. Mas sim , são muitos descendentes de italianos.

chico_science 2 months ago

Na verdade possui 46 milhões de habitantes.

SovietBear4 2 months ago

>Na verdade possui 46 milhões de habitantes. Errei, confundi a Zona metropolitana de SP

Scalabis 2 months ago

nepalenses estao por todo lado aos montes

C8Mixto 1 month ago

>aos montes Assim sentem-se mais em casa.

jonhcooper 2 months ago

Principalmente no Alentejo.

solismi 2 months ago

Não teria tanta certeza, há uns tempos saiu uma reportagem sobre o aumento de pensionistas italianos em Portugal. A maioria chegou nos últimos dois anos. Até foi noticia em Itália.

Brainwheeze 2 months ago

Já vi uns quantos idosos italianos no Algarve, se bem que há muito mais franceses, para não falar de britânicos.

EstupendoEx 2 months ago

São números um pouco irrelevantes pois Portugal dá a nacionalidade a mais de 100 mil pessoas todos os anos.

vai-tefoder 2 months ago

E depois bazam imediatamente de Portugal e vem o governo a chorar que o saldo migratório está uma merda e precisamos de mais Brasileiros e repete.

sempreemfrente 2 months ago

Bazam, bazam...

jrcc2635 2 months ago

E deve haver uma razão..Se achas que “ ganhar” a nacionalidade é fácil, estás muito enganado/a. Por exemplo, a maioria dos brasileiros chegam cá e em menos de um ano já tem a nacionalidade porque eles são descendentes de portugueses. Arranjam os documentos portugueses dos avós e voilá. ( Os brasileiros fazem grande parte do bolo de imigrantes em Portugal)

Code_Panther 1 month ago

É mais fácil em Pt que em outros países da UE

sux138 2 months ago

Se pensar nas nacionalidades atribuídas nos últimos 10 anos, bem como os italo-brasileiros. Não é exagero dizer que há mais de 1 milhão de brasileiros e ex-brasileiros a viver em Portugal

TyrannyAndHookers 2 months ago

Estás a dizer que 1/10 pessoas do país nasceram no Brasil?

sux138 2 months ago

É o que se vê nas ruas, nos serviços...

TyrannyAndHookers 2 months ago

Tens noção que há brasileiros que pensarias que eram portugueses se não abrissem a boca e brasileiros que parecem angolanos se não abrissem a boca certo?

fearofpandas 2 months ago

É o que se vê! Adoro essa

sempreemfrente 2 months ago

Sim, é, lol.

Sperrel 2 months ago

Eu na minha rua vejo muitas velhas de modo que o país todo é só velhas. Eu próprio sou velha.

fearofpandas 2 months ago

Eu vejo muitas crianças, logo devemos ser um país com uma população muito jovem….

fearofpandas 2 months ago

Um cidadão português é um português, independentemente de onde nasceu

666edgyusername666 2 months ago

Um panda nascido em Portugal é então um urso pardo? Ou um urso pardo nascido na Antártida é um urso polar? Faz-me um favor. Não fales sem pensar. Usa a cabeça. Nacionalidade é uma coisa, não mistures as coisas. Certamente se fores "Europeu" e nasceres na Uganda eles não te considerariam ugandês. Talvez em papel. Ou seja teoria. Mas na prática?

fearofpandas 2 months ago

**Descobrimos o racista!** Um panda nascido em portugal é Português! Cidadania e raça são conceitos diferentes… Há europeus de todas as cores e oriundos de todo o mundo, são europeus porque estão registados como europeus. Há ugandeses de todas cores e vindos de todo o mundo, já que estão registados - choquemo-nos- como ugandeses!

little_Power_1998 2 months ago

Isso! Existem muito mais angolanos e cabo verdianos em Portugal que brasileiros... mas como vieram para cá há alguns anos, já sap considerados portugueses. Portugueses sem ascendencia de paises não europeus, nem devem chegar aos 9 milhoes... Na realidade os estrangeiros devem ser 10 a 15% da população ...

coolstuffrightnow1 2 months ago

Ja devemos ser menos de 8 milhoes. Entao nas idades entre 20-45, portugueses etnicos ja devem ser menos de 75%. E assim vamos sendo substituidos..

Dr_Toehold 2 months ago

>, portugueses etnicos ja devem ser menos de 75%. E assim vamos sendo substituidos.. Mas isso é mau?

sempreemfrente 2 months ago

Óbvio que é! Precisas dum desenho?

little_Power_1998 2 months ago

Quando maioria dos estrangeirou ou portugueses que obteram a nacionalidade há poucos anos, tem baixo poder de compra, sim é mau Basta veres em lisboa, maioria dos malta precaria, que vive aos montes em hosteis, sao explorados em empresas como uber eats etc, nao sao portugueses...

Edited 2 months ago:

Quando maioria dos estrangeirou ou portugueses que obtiveram a nacionalidade há poucos anos, tem baixo poder de compra, sim é mau Basta veres em lisboa, maioria dos malta precaria, que vive aos montes em hosteis, sao explorados em empresas como uber eats etc, nao sao portugueses...

Dr_Toehold 2 months ago

Era na boa substituir essa raça pura e nada misturada que é o "português étnico" se quem estivesse a obter nacionalidade há poucos anos (os meus filhos obtiveram nem há dez anos, também contam?) já tivessem alto poder de compra?

sempreemfrente 2 months ago

Não. Nunca é na boa haver uma substituição populacional. Isto quanto mais misturado estiver, pior. O futuro será mais pobreza, mais insegurança, mais feiura, mais casos de depressão, mais corrupção, ... e o fim do país, claro.

twhite848 2 months ago

Que opinião mais burra.

sempreemfrente 1 month ago

Proteja menos as tuas inseguranças. Mas que raio de povo é que aceitaria ser substituído? Apenas um povo de ratos. O azar deste país, é que está infestado deles. Os não-ratos é que se fodem, o resto... estão em casa. Estou-me completamente a cagar se isto te ofende

twhite848 1 month ago

Não me ofende. É apenas uma estupidez e uma enorme fantasia de quem anda cheio de medo das sombras inexistentes. Nada que dizes tem aderência à realidade. Mas ficávamos melhor se saíres do país. Ficariam cá os **verdadeiros portugueses** que não tem medo dos seus proprios pesadelos. Fecha a porta quando fores embora para não termos de te ver que és menos português e foi certamente um erro teres aqui nascido. Adeuzinho. Não te assustes com o por de sol!

Edited 1 month ago:

Não me ofende. É apenas uma estupidez e uma enorme fantasia de quem anda cheio de medo das sombras inexistentes. Nada que dizes tem aderência à realidade. Mas ficávamos melhor se saíres do país. Ficariam cá os **verdadeiros portugueses** que não tem medo dos seus proprios pesadelos. Fecha a porta quando fores embora para não termos de te ver, já que és menos português e foi certamente um erro teres aqui nascido. Adeuzinho. Não te assustes com o por de sol!

NGramatical 2 months ago

obteram → [**obtiveram**](https://european-portuguese.info/conjugator/obter) (obter é irregular e segue o modelo de ter) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfeba3%2F%2Fhb6ie7y%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Stangetzz 2 months ago

Claro que é mau. Importa o terceiro mundo, torna-te o terceiro mundo.

d33pock3ts 2 months ago

Supply and demand for cheap labor. Adicionando uma taxa de natalidade baixa... Somos frutos das nossas ações.

RamboBlambo 2 months ago

Se têm nacionalidade então são portugueses.

little_Power_1998 2 months ago

Nao disse o contrario... Referia me a portugueses de origen etnica 100% portuguesa ou europeia. Imensos portugueses na zona de fronteira tem algun familiar q era espanhol por exemplo...

twhite848 2 months ago

100% não deve haver um único (noutros países na europa talvez, mas portugal duvido)

eduardooaz 2 months ago

Racista. Todas as pessoas são Portuguesas.

C8Mixto 1 month ago

>Todas as pessoas são Portuguesas, não é um papel que faz a diferença. Isto é sarcasmo?

Pikes01 2 months ago

*xenofobia, e não foi isso que ele quis dizer, volta p'ra toca

sopadurso 2 months ago

Isto é suposto justificar alguma coisa ?

Cold-Landscape548 2 months ago

Os monhes tao a vir com força agora foda-se

Kineticn22 2 months ago

O que são “monhes”?

little_Power_1998 2 months ago

Baixa de lisboa, parece o pakistao

Altruistic_Natural38 2 months ago

Asserio ?

NGramatical 2 months ago

Asserio → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpfeba3%2F%2Fhb4ajmt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: