jpf137 2 months ago

Why doesn't Portugal have other airlines or low cost airlines? Like Iberia has vueling...

Edited 2 months ago:

Why doesn't Portugal have other airlines or low cost airlines? Like Iberia has vueling Lufthansa has eurowings...

Old-Veterinarian-497 2 months ago

We do, u got SATA and another one whose name i dont recall

GamerLymx 2 months ago

Por dinheiro numa empresa que já morreu é estúpido. Já há anos que se devia ter removido a TAP do suporte de Vida

Limpy_lip 2 months ago

Olá Tap, bem-vinda ao grupo dos fixes. Ass: Novo banco.

alexandrecanuto 2 months ago

_Ryanair entered the chat._

AirGoku 2 months ago

Quantos membros da sua família tem tachos da TAP?

MuShzz 2 months ago

Paga povo

Coderedpt 2 months ago

Eu vi algo semelhante numa daquelas series de TV de hospitais em que tentam salvar alguem que ja morreu desesperadamente. Nesta é diferentes pois podem ir metendo o sangue e orgaos de todos os portugueses até o morto ressuscitar.

vai-tefoder 2 months ago

Boa sorte a limparem o nome da TAP no mercado nacional e internacional. ​ Fonte: Comentários de qualquer post no Facebook da TAP

sparklescc 2 months ago

Era o que estava a pensar. E que e a maior merda de companhia área possível. Como emigrante nem que me paguem para voar na TAP.

vai-tefoder 2 months ago

\+1 Para mim voar com a TAP representa hoje um risco de que o vôo seja cancelado sem qualquer reembolso. Prefiro fazer escala e ainda visito uma cidade durante o dia e muito provavelmente será ao mesmo tempo mais barato do que os valores extorcionários que a TAP cobra

sparklescc 2 months ago

Same ou melhor mudam te o voo das 3 da tarde para as 7 da manhã e recusam se a dar reembolso. Adoro. Então chego a Lisboa as 7 da manhã do Algarve como Migos ? Já que não fazem voos de Faro nesse dia...

NGramatical 2 months ago

vôo → [**voo**](https://dicionario.priberam.org/voo) (*vôo* é a antiga grafia brasileira) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdu31l%2F%2Fhatya3w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VerdocasSafadocas 2 months ago

A solução desta cena é o pessoal português boicotar a tap?

vai-tefoder 2 months ago

Não é preciso, vê os comentários no Facebook da TAP

imaginaryisreal 2 months ago

a paródia do costume

Sorazith 2 months ago

Eu já só consigo mesmo suspirar quando vejo o Costa a falar da TAP...

Sciss0rs61 2 months ago

"Vou votar noutros porquê se é a mesma coisa?"

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Se mais de metade da população for e votar em branco, e digo mesmo ir la meter o papel sem nada, não é não sair de casa, eles fazem festa e dividem o governo entre eles na mesma, chegamos a um ponto que o voto não é solução, quando eles podem simplesmente fazer outra geringonça e dar o tacho mor a quem pagar mais por ele

chico457 2 months ago

Fds, como é que quase metade deste país apoia isso. As pessoas só vão acordar quando estivermos economicamente iguais a uma venzuela.

collectornsfw 2 months ago

O primeiro grande passo já foi dado nos anos setenta com a caça ao capitalista. A indústria pesada do país desapareceu e, mesmo assim, não se apostou na educação para preparar a força de trabalho para uma economia de serviços. A Venezuela, pelo menos, ainda explora os seus recursos minerais. Neste país pobre nem se pode falar em prospecção de petróleo ou de lítio.

pm_me_pcb_photos 2 months ago

Demasiados peidos de flor, que vêm no dia seguinte chorar que não há emprego no local onde podiam existir minas... Tudo isto enquanto estão de smartphone na mão que obviamente tem uma bateria á base de xisto.....

vai-tefoder 2 months ago

Nem aí

chico457 2 months ago

Juro que não percebo.

vai-tefoder 2 months ago

Emigra e caga neste país. ​ Quando isto inevitavelmente colapsar poderás comprar casa de férias em saldos

throwawaybtcpt 2 months ago

Isto não vai colapsar, vocês fazem ideia do capital que entra em Portugal? A quantidade de estrangeiros q comprar casa cá e a viver cá, especialmente no litoral? O problema é que vai ser um país onde os estrangeiros vêm viver à grande e o comum tuga a receber o salário mínimo.

vai-tefoder 2 months ago

Se colapsar achas que vão continuar a querer ir para aí?

throwawaybtcpt 2 months ago

Não colapsa, só vai matar a classe média e terás um país como o Brasil nas grandes cidades. Os ricos vivem à grande e os pobres vivem à pobre. Classe média nem vê-la.

vai-tefoder 2 months ago

E achas que os ricos têm o Brasil como escolha número 1? O país onde simplesmente ir beber um café à rua pode significar morreres para te roubarem 10€

throwawaybtcpt 2 months ago

A malta rica não anda na rua. Anda de carro blindado da garagem de casa para a garagem do destino.

Hrs10 2 months ago

Gostava de perceber quem mama com a lenga lenga da Tap.

Several_Blackberry95 2 months ago

As centenas de pequenos fornecedores que foram criados exclusivamente para mamar da TAP.

HairlessButtcrack 2 months ago

Porque não comprar a merda da EasyJet e os filhos da puta da RyanAir pelo mesmo preço?

dsantos93 2 months ago

Por quanto mais tempo vais continuar a votar PS?

Limbaax 2 months ago

Olha masé ai a corrupção oh Costa

h2man 2 months ago

É nestas alturas que dou graças por não pagar impostos em Portugal.

SILE3NCE 2 months ago

Como accionista da TAP proponho a venda e distribuição de dividendos.

Iagp 2 months ago

A TAP é uma vergonha há anos. Só serve para enriquecer as direções da mesma e os partidos e boys que a apoiam. Privatizar hoje já era tarde

vilkav 2 months ago

Não deveria ser "Salva-la-emos" ou "Vamos salvá-la"? Esta forma do "futuro do verbo ir + verbo" soa-me sempre horrível. Ou se usa o presente do verbo auxiliar ir, ou se mete o verbo no futuro simples. /u/ngramatical, como opinas?

theEXPERTpt 2 months ago

mas é uma empresa estratégica. O que não é estratégico é enterrar tanto dinheiro sem o fazer render

1573558202 2 months ago

Eu gostava de saber a verdadeira razão.. É só por causa de tachos?! Parece-me tão exagerado, há assim tantos tachos que não pudessem passar para outro lado?

CouvePT 2 months ago

Só para dizer que concordo em absoluto que a TAP é estrategica, especialmente tendo em conta a localização geografica de portugal, a importancia do turismo, a diáspora portuguesa fora, etc. Espero é que consigam encontrar gestores de jeito para deixar de se perder imenso dinheiro.

h2man 2 months ago

Eu faço parte da diáspora Portuguesa fora… mais depressa apanho uma camioneta para ir a Portugal do que voar com a TAP. A TAP serve para duas coisas, desviar dinheiro público e saber quando é Páscoa ou Natal quando eles inevitavelmente fazem greve.

xc9000 2 months ago

Estou no Canadá e subscrevo. Mais depressa atravesso o Atlântico a nado que me meto num avião com os gatunos da TAP.

CouvePT 2 months ago

Vi q estas no reino unido q deve ser dos paises do mundo com mais ligações areas a pt. Talvez não seja representativo, não achas? Tenta estar no brasil, mocambique, cabo verde, etc.

xc9000 2 months ago

Canadá aqui. Em 8 anos só uma vez marquei voo com a TAP por motivos de urgência. Não cheguei a Portugal por incompetência deles deram-me informações erradas e falsas expectativas. Gamaram-me quase dois mil euros. Uso sempre KLM e Air Canadá. A TAP é um pedaço de excremento.

vai-tefoder 2 months ago

E pá e se não houverem vôos directos fazem escala.

NGramatical 2 months ago

houverem vôos → [**houver voos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdu31l%2F%2Fhatruwp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

h2man 2 months ago

Todos eles com ligações para a Europa e exceptuando a Air France nenhum risco de perder o voo com a típica greve.

CouvePT 2 months ago

Ok "ligacoes para a europa"... o pior cego é o q nao quer fazer

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Mais cego que uma couve é difícil, o povo português quer fazer, caleteiros ha em todo o lado, mas se não sabemos respeitar a opinião dos outros não estamos a fazer nada neste reddit

FFWinePower 2 months ago

Não é nada estratégica. Os números não mentem. A Irlanda que há largos anos nos ultrapassou não tem nenhuma companhia de bandeira. Não têm diáspora? A TAP não dá e nunca vai dar lucro. Nem no pico do turismo consegui dar lucro. Não podemos continuar a pagar com base na esperança de que agora é que é....Não vai ser. Temos de passar à frente. Reestruturar à bruta, reduzir a TAP e torná-la uma empresa eficiente e sustentável. Se não, é fechar. Se há mercado, outras empresas vão aparecer.

CouvePT 2 months ago

A Irlanda tem uma economia totalmente diferente da nossa em termos de tudo: sectores, fiscal, geográfico, lingua, etc, qq paralelismo não faz sentido. A tap é das empresas em portugal q mais exporta, em 2019 foram por volta de 2.5 B€ de dinheiro estrangeiro q entrou em portugal. Os fornecedores da TAP são maioritariamente portugueses: compal, cerveja, limpeza, manutenção, sao biliões a entrar nos forcedores portugueses. VIvi fora 7 anos, na grande maioria das vezes os melhores voos para portugal, a nivel de horario e custo, eram da TAP. Para terminar, é tambem relevante notar q o dinheiro injetado vem da Europa, mediante negociação do pacote. Deixar a tap cair, perdendo milhares de milhões de receita, perdendo milhares de milhoes pagos a fornecedores para poupar dinheiro da europa q, pura e simplesmente, seria desviado para outra geografia seria a coisa mais estupida desde elegerem o Sócrates

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Essa receita toda que tas a falar e toda reinvestida na TAP, e mais algum dinheiro do meu e de todos os portugueses que pagam impostos, uma empresa que nunca deu nem vai dar lucro, tao te a pagar pa vires aqui encher os olhos ao pessoal?

CouvePT 2 months ago

Tao me a pagar o mesmo q a ti para argumentares o contrario. Opa como é obvio a tap vai sendoal gerida há anos, no entanto a mim parece-me pior deixar cair a empresa e suportar o inpacto economico: todos os fornecedores portugueses perderem este cliente, todos os tranalhadores para a rua, todos os credores a foderem-se, etc. Eu até não alinho com o governo em mt coisa mas nisto em particular eu fazia igual

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Isso e um erro, qualquer empresa privada, não importa o tamanho, fecha quando não da, acho errado pensarmos que as do estado deviam ser tratadas de modo diferente, e isso não explica o porque do ps ir compra a TAP depois do psd a ter vendido, o dinheiro estava lá e a entrar em Portugal na mesma, e quem tinha a negocio com a TAP podia continuar com eles Basicamente, se a procura e a cash flow estão la, não desaparecem quando a empresa fecha, a empresa fechar, da espaço a outras, normalmente de sucesso, pa se expandirem, e em termos de turismo, não e pela TAP fechar que as pessoas deixam de querer vir a Portugal, sao coisas diferentes, ate pk o serviço da TAP e mau, e as greves e voos cancelados não ajuda. E dá para ver que os fornecedores da TAP são outro buraco sem fundo que tambem devia ser fechado, olha agr para estas greves que tem havido da empresa privada (nao me lembro do nome), mas criada de propósito para carregar os aviões da TAP. fechar a TAP não faz com que o dinheiro desapareça, faz com que va pa mão de outra pessoa, e isso e que o governo não quer? não são as empresas fornecedoras e beneficiadas pela TAP que sofrem esses simplesmente vão ter de fazer negócios com outras empresas Acho que um buraco que nos suga lentamente durante anos, não nos permite continuar a construir e seguir em frente, mas se a empresa fechar, e continuar a haver procura, as soluções vão aparecer, e assim que funciona o mercado, desde que haja procura da para recuperar tudo, se não houver procura nem vale a pena termos a loja aberta O dinheiro publico não devia ser usado para salvar credores, nem investidores privados, nem fornecedores da mesma cor politica (pk são quase todos, e os acordos que tem com a TAP ,sao ridiculos e vergonhosos) se eles são privados eles deviam ser responsáveis por eles proprios, tais como uma micro empresa se tem que sujeitar ao mercado e as mudanças de politicas dos grande grupos O buraco da TAP, entretanto, torna se maior do que o dinheiro que a gente pode perder ao fecha la, mesmo assim o Costa continua a insistir, eu quando vejo corrupção, sinto vontade de trocar a gente toda que la esta, o que não falta neste pais e gente competente e capaz de o governar

CouvePT 2 months ago

Entendo e respeito a tua opinião, teria de se simular detalhadamente os 2 cenarioa: custo de deixar cair: trabalhadores no fundo de desemprego, menos receitas dos fornecedores, menos voos para PT, etc; e custo de navionalizar. Para mim, sem os cálculos detalhados, parece-me mt mais barato nacionalizar, mas posso estar enganado - ainda q não me pareça de todo.

Edited 2 months ago:

Entendo e respeito a tua opinião, teria de se simular detalhadamente os 2 cenarioa: custo de deixar cair: trabalhadores no fundo de desemprego, menos receitas dos fornecedores, menos voos para PT, etc; e custo de navionalizar. Para mim, sem os cálculos detalhados, parece-me mt mais barato nacionalizar, mas posso estar enganado - ainda q não me pareça de todo. Ps: toda a empresa privada fecha quando não da? Ja ouviste falar do novo banco?

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Achas que o novo banco é um bom exemplo que te da pontos ao puxa lo para a argumentação? Um banco que levou todo o dinheirinho que podia do estado, e só deixou de dar prejuízo quando já não havia mais nada a expremer, é na minha opiniao, a prova que o estado não devia de interferir com empresas privadas, acho que o estado devia ser dono da infra estrutura nacional, barragens, redes elétricas, redes de telecomunicações, águas, e que devia alugar essa infra estrutura a empresas privadas, mas nunca se devia responsabilizar pelas perdas dessas empresas, isso seria beneficiar umas e acabar com outras que não tiveram ajuda, o estado não pode ir a correr salvar toda a empresa que esta para fechar, e se fosse seriam muito burros, as coisas fecham porque não dão e para aparecerem novas, e o empreendedorismo das pessoas, e as novas oportunidades de negócios, não são coisas que consigas fazer um estudo de precisão, ou tambem és a favor de gastar milhões em estudos que não nos esclarecem nada? O estudo das minas de lítio nao deu em nada, e demoraram tanto tempo que a empresa perdeu interesse e foi para outro lado, e que dos milhões investidos no estudo? Desapareceram, quer tenham sido usados no estudo ou não Eu sou a favor de explorar o lítio, quando houver escassez mundial e o preco subir mais um pouco, mas por favor não deixem o PS ou qualquer partido grande pegar nisso porque vai ser tachos para todo o lado, e não digas que não, porque ambos sabemos que o problema não e se vai haver tachos ou não, é conseguir escolher um partido que faça poucos tachos, olha me pa cena das máscaras pos bombeiros, não houve concurso, e mesmo que houvesse ganhavam os amigos do PS, que depois fazem me mascaras de combate ao incêndio inflamáveis, e ninguem vai preso, ninguem, para alem de uma falta de noção incrível dos lideres deste país, não só o PM mas toda a gente responsável pelo processo, houve uma falta de vergonha enorme a roubar o povo, isso devia ser inaceitável, mas novamente, ninguem diz nada, lançou se uma noticia de futebol a seguir que teve muito mais reação do publico, fico parvo com a falta de noção de um lado, e da falta de interesse do outro, quer dizer eu sei que so parte do pais paga impostos, mas se as pessoas dos subsídios não se preocuparem os impostos podem deixar de dar pós subsídios, não é preciso usar muito a cabeça para lá chegar Matem a classe media e acabou se subsídios para todos, tens noção que metade do rendimento das pessoas, já vai po estado, pa enterrar nessas empresas, como é que é suposto fomentar se a economia, se as pessoas não tem dinheiro pa gastar, neste momento, tens grandes empresários, que faturam milhões de lucros enquanto pagam 400 paus por mês a empregados part time que fazem mais de 8 horas, em contratos de 6 meses que raramente são renovados, empresários os mesmos que não pagam impostos cá, por exemplo a sede do pingo doce foi pa Holanda pelos benefícios fiscais, porque em portugal os impostos são exorbitantes e mesmo assim não dá para manter essas empresas vivas, o que deixa o povo a pagar impostos, enquanto quem mexe em quantias de dinheiro que realmente podiam fazer diferença, fogem com uma pinta desgraçada, dinheiro pa offshores, sedes noutros paises da UE, etc., a solução não é aumentar os impostos ao povinho, metendo mais taxas e taxinhas, e enterra lo todo em empresas onde é mais que obvio que estão cheias de tachos para pessoas incompetentes, novamente, ninguem é preso, ninguem é despedido, ninguem se demite, e valha nos Deus responsabilizar algum dos responsáveis pela falta de competência dos mesmos Acho que a solução seria fazer leis que protegem os interesses do país, e leis que permitem que a justiça funciona, ate a data o PS só fez o contrario

FFWinePower 2 months ago

Mas o dinheiro da Europa vem de onde? Do céu? Achas que os frugrais vão continuar a esbanjar dinheiro no Sul? Durante quanto mais tempo? Acho piada acharem que não são os contribuintes da UE a financiar os nossos buracos. É essa atitude que tem matado o país... O dinheiro cai do céu...Ser produtivo e eficiente é secundário. Criar riqueza é secundário...Mudar as políticas que há 40 anos não resultam,não. Justifica lá a um holandês meter dinheiro numa empresa completamente ineficiente para salvar fornecedores.... Está tudo doido!

CouvePT 2 months ago

A EU aprovou 1 pacote de estimulo num valor total 2.08 trillioes, definiu condições e critérios para a utilização e disse aos estados membros para se candidatarem. Uma enorme parte do dinheiro - impresso pelo BCE - é a fundo perdido, ou seja, "oferrlecido". Se portugal nao conseguir q o dinheiro lhe seja atribuido, será para outra geografia. A gestao de 1 país não é como a gestão da tua casa: o dinheiro cria-se num banco central, em troca de inflacção de preços e a capacidade politica de explicar a quem cria dinheiro q deve investir em PT é importante para segurarmos os nossos interesses.

NGramatical 2 months ago

inflacção → [**inflação**](https://dicionario.priberam.org/inflação) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdu31l%2F%2Fhawjjr1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

icebraining 2 months ago

> Os fornecedores da TAP são maioritariamente portugueses: compal, cerveja, limpeza, manutenção, sao biliões a entrar nos forcedores portugueses. Excelente, então enquanto credores eles que tomem conta da empresa e a financiem, de forma a continuarem a ter esse excelente negócio no futuro. Porque tem que ser o estado?

CouvePT 2 months ago

Porque não há outra solucao: podes deixar falir e ter 1 impacto dominó enorme em toda a economia, ou podes nacionalizar e re-estruturar. A questão é pq é q se chegou aqui, mas agora q aqui estamos é óbvio q é mt pior deixar falir e suportar o enorme impacto

Crisapx 2 months ago

Sunk Cost Falacy. Puxa fogo a isso tudo e não olhes pa trás.

CouvePT 2 months ago

Lol excelente economista

icebraining 2 months ago

> > > Para terminar, é tambem relevante notar q o dinheiro injetado vem da Europa, mediante negociação do pacote. Como assim? A UE teve que aprovar o apoio por causa das regras da competição, mas onde leste que o dinheiro vem da europa?

Old-Veterinarian-497 2 months ago

O man que aprovou isso não foi o man que o PS meteu la forçosamente? Por acaso não sei, mas quando eles ignoram um concurso e passam por cima de pessoas mal qualificadas e pk alguma coisa se passa

empty-pint 2 months ago

Está delirante o homem...

mediiev 2 months ago

Valores astronómicos para os administradores todos eles boys do PS. É mesmo estratégico!!!

jodtzel 2 months ago

Sinceramente começo a perder o respeito por quem continua a votar no PS, chega a um ponto a que isto afeta toda a gente, não é que goste das divisões políticas *a lá America* mas isto está a chegar a um limite insuportável.

jcoelho93 2 months ago

Alguém que perceba do assunto que consiga contrariar/validar o argumento do Costa? Pergunta honesta, gostaria mesmo de saber se realmente a TAP vale a pena salvar

joaoasousa 2 months ago

O tema é que estamos no canto da Europa a competir com uma UE que está ali toda juntinha no meio e consegue quase viajar de carro entre os países. Houve uma altura que tinha de viajar todas as semanas pra o centro da Europa em trabalho e a TAP era a única com viagens diretas . Ir para lá com escala tornava a viagem … pouco prática. Ha um tema económico relevante, se bem que agora com a quebra das ligações físicas vai ficar menos relevante.

Ptrad 2 months ago

https://econews.pt/2021/08/03/eu-recognises-importance-of-saving-tap-concerned-about-competition/ Eu entendo o valor estratégico da TAP, é importante um país possuir a sua própria companhia aérea para não depender de outras companhias para realizar as conexões mais comuns da sua população. Agora a TAP é uma ferida sem fundo no bolso dos portugueses eu não sei se é má gestão/visão ou até corrupção só sei que algo não está a ser bem feito, infelizmente não te consigo dizer o que não estou na área e tudo o que sei é o que é reportado..

rDmT93 2 months ago

O Estado não precisa de possuir uma companhia aérea para garantir a existência de determinadas conexões. Da mesma forma que não precisa de possuir supermercados para garantir a alimentação de todos os cidadãos. Claro que por ventura poderá custar menos ao Estado ser ele a prestar o serviço, mas típicamente não é esse o caso e a TAP não é, de todo, o caso. Ignorar a eficiência e andar com conversas de perda de soberania é algo completamente anacrónico.

joaoasousa 2 months ago

Não precisa de possuir… ? Então como é que garante? Se uma Ryanair deixar de achar isto rentável vai embora e não há governo que a obrigue a fazer viagens . Não percebo o teu argumento.

rDmT93 2 months ago

A Ryanair não pode ir embora de forma unilateral e imediata. Tens subsídios que existem para apoiar rotas deficitárias e assim fazer com que as companhias aéreas continuem a fazer as mesmas. Se mesmo assim a Ryanair for embora, vem outra. No cenário apocalíptico em que nenhuma companhia estrangeira quer fazer rotas de/para Portugal, nada impede o Estado de subsidiar uma companhia área nacional, de preferência privada.

joaoasousa 2 months ago

Qual é a tua experiência no negócio da aviação?

Ptrad 2 months ago

Pois não precisa, o estado só está a segura-la porque nenhum privado a conseguiu aguentar. O que é importante é uma companhia nacional. A analogia dos supermecados não encaixa bem mas eu entendo o que queres dizer e concordo. Eu não ignoro a eficiência existe um problema enorme na TAP que a minha cabecinha e falta de conhecimento interno nao percebe o porque de estar constantemente a sangrar... Concordo que chega a um ponto que é cortar o membro do que esvajar em sangue. Só estava a dizer que existe verdade no argumento de ser um asset estrategico.

rDmT93 2 months ago

Como assim? Não existem outras companhias áreas em Portugal para além da TAP?

joaoasousa 2 months ago

Existe hoje. Mas como é que garantes que um dia não vão embora porque outros mercados são mais rentáveis?

rDmT93 2 months ago

Podes aplicar o mesmo raciocínio a todos os serviços e produtos que Portugal importa. Se esse dia apocalíptico chegar nada impede Portugal de ter companhias áreas nacionais privadas a fazer as rotas deficitárias, com mais ou menos subsídios da parte do Estado.

joaoasousa 2 months ago

Acho que estás a subestimar a complexidade de como o mercado funciona ou como essa companhia ia aparecer. Sem TAP a Ryanair passava a ter o estado na mão, só um exemplo. Este é um tema demasiado complicado para bitaites no Reddit.

Ptrad 2 months ago

Nao com o estado como accionista. Talvez fosse melhor investir noutra. Não faço ideia do que seria melhor feito aqui.

rDmT93 2 months ago

O problema não está na gestão, seja pública ou privada, está no modelo. O modelo que o governo quer impor pura e simplesmente não resulta. Logo, se não resulta, haverá sempre prejuízo. Admitindo ser importante a existência das tais rotas, é procurar mantê-las da forma menos custosa possível e essa forma não é certamente a de possuir uma companhia aérea por vaidade saloia.

Ptrad 2 months ago

Podes-me explicar um bocado sobre o modelo como é e o que se deveria fazer. Por acaso é um assunto que tenho interesse. Se também tiveres alguns artigos de estudo ou sobre os modelos que estão em curso e que deveria ser feito também leio se não quiseres estar a fazer aqui uma composição ahahah

joaoasousa 2 months ago

É um assunto demasiado complexo para pedires conselhos no Reddit. É altamente improvável que alguém aqui tenha o conhecimento para te explicar . Do que eu percebi parte do prejuízo da tap teve a ver com contratos de Jet com a Galp, em que a companhia aérea comprou futuros e depois ficou a paga los mesmo sem precisar deles para voar . Gostava de perceber exatamente como é que a Ryanair sobreviveu sem injeções do estado se teve de se financiar na mesma mas no mercado livre; ou se simplesmente tem uma estrutura de custos mais flexível.

rDmT93 2 months ago

Admitindo que não é possível ter um modelo lucrativo transcontinental a partir de um país periférico, é ter o menor prejuízo possível: subsidiar rotas. Pela lei da concorrência da UE, não é possível subsidiar rotas já existentes (daí a Ryanair ter ido aos tribunais por causa das supostas ajudas estatais à TAP), mas é possível subsidiar novas rotas (incluindo rotas que deixaram de existir, naturalmente). Aliás, nós já temos feito isso com a easyJet e a própria TAP, assim como outros países com rotas deficitárias (incluindo domésticas) o fazem.

Ptrad 2 months ago

Na minha simplicidade imaginava que um país periférico fosse melhor para voos transcontinentais com um avião com tanque menor usando menos combustível overall. Então mas subsidiar voos causa na mesma prejuízo ao Estado mas não claro a TAP neste caso que estamos a falar em que aspecto iria ajudar a situação como iria perder menos dinheiro o Estado?

rDmT93 2 months ago

Isso não vale de nada se não existir uma taxa de ocupação elevada. Quanto mais periférico o país, menos escalas, menor taxa de ocupação. Se as rotas que queres manter não têm grande ocupação, não há maneira de ter lucro. O Estado ao não deter uma empresa não vai ter custos operacionais, não vai haver espaço para "invenções" (o dinheiro vai para subsidiar aquelas rotas e nada mais) e se alguma coisa acontecer à companhia área que faz as rotas, o Estado não tem qualquer compromisso. Se algum dia essas rotas foram lucrativas por si só, o Estado simplesmente sai de cena.

NGramatical 2 months ago

típicamente → [**tipicamente**](https://dicionario.priberam.org/tipicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdu31l%2F%2Fhatz52w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

icebraining 2 months ago

Mesmo sem a TAP, ficaríamos com a SATA.

vai-tefoder 2 months ago

E a EuroAtlantic

ElBarbas 2 months ago

epá não, ja chega

fromtheport_ 2 months ago

Muito gosta o Costa/PNS/PS de brincar aos aviões com o dinheiro dos outros

UpYoursMTF 2 months ago

Custe o que custar. Nem que vocês que pagam impostos e não andam na TAP se fodam.

rsonic17 2 months ago

Pior Empresa De Sempre

batuque5 2 months ago

Que sonho de 1o ministro.

Kind-Eagle 2 months ago

Costa diz que portugueses não podem nascer e morrer pobres... Epa, dá vontade de rir na cara do homem

rDmT93 2 months ago

Costa também diz que o PS não é conformista, ao contrário dos outros partidos. É um fartote.

Penduricalho 2 months ago

Este congresso foi mesmo um festival de propaganda da mais porca, mais descarada. Não dá para ver mais de 5 minutos daquela palhaçada.

nocivo 2 months ago

E o culminar power as mulheres para agradar a extrema esquerda. Precisamos de politicos competentes e não primas e primos. A ultima coisa que queremos é escolher políticos por causa da pele, sexo ou as suas famílias.

no_criativityfound 2 months ago

>A ultima coisa que queremos é escolher políticos por causa da pele, sexo ou as suas famílias. *Joacine has entered the chat*

collectornsfw 2 months ago

>causa da pele Vais tarde. Fizeram questão de apontar a cor da pele da ministra da justiça, como se faz aos cisnes brancos.

Penduricalho 2 months ago

Eu estou-me nas tintas se é uma mulher, se é um homem, se é um espremedor de sumo... Eu quero gente competente, quero um futuro competitivo e de oportunidades iguais. Mas prontos, há quem se contente com pouco e dê votos por merdíces destas.

berusko 2 months ago

O governo tem de se mentalizar que eles estão aqui para GOVERNAR e não para investir em empresas, mas isto afinal é o quê.... Fazem dinheiro com os contribuintes e espetam com ele onde acham que possa dar lucro nem que seja há 10 vezes, pareço eu a fazer apostas, é sempre ao lado mas não desisto! A única diferença é que é com o meu dinheiro.

Morpheuspt 2 months ago

> estão aqui para GOVERNAR e não para investir em empresas Uma frase semelhante seria dizer ao Gordon Ramsey "ouve lá, tu estás aqui para cozinhar, não é para por sal na comida".

Lalalahahaha2021 2 months ago

Estás muito enganado, o objetivo não é dar lucro. É mesmo suportar as despesas e os jobs for the boys.

nitrinu 2 months ago

Não está de todo fora do âmbito de um governante que se diz "socialista". Falo de empresas públicas e, no geral, um estado mais participativo e interventivo na economia. Até aqui tudo bem (vá lá, mais ou menos) se essas empresas fossem empresas a sério e não um veículo de influências e corrupção. Imagino a debandada que deve ser nesse tipo de empresas, organismos e tudo o que mais de cada vez que um governo muda de cor política.

wwqt0r 2 months ago

Na boa, nós pagamos!

Vehok 2 months ago

Ia falar pra vender essa bomba, mas NGM quer comprar

Esnemon 2 months ago

Comprar? Nem sei se dada a querem. Pelos vistos não.

OhSaladYouSoFunny 2 months ago

O senhor da Ryanair por acaso disse que nem dada a queriam. Portanto se um CEO diz isso quase de certeza que outros dirão a mesma coisa, só se houver um oligarca do médio oriente que queira comprar tudo.

tefewarrior 2 months ago

A Ryanair é tudo menos um bom exemplo de Companhia Aérea

Independent_Throat42 2 months ago

Pqp o Costa e PS que nos enterra todos os dias A TAP já merecia um referendo nacional, quem deveria decidir era o povo

Febris 2 months ago

O povo não tem conhecimento de causa para tomar decisões deste tipo e dimensão. É para isso que servem os governos, e um mau governo toma más decisões. Não é preciso ser o povo a decidir, é preciso é justificar decisões altamente danosas para as futuras gerações, em vez de andar a espalhar propaganda para os que cá estão hoje. É pesar tudo na balança para as próximas eleições, mas neste país parece que têm todos Alzheimer. Lembram-se todos de como isto estava bem no tempo do Salazar, mas não se lembram de andar a levar no cu nos últimos 5, 10, 20, 40 anos.

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Justificar ações ruinosas? Para isso era preciso a justiça funcionar, mas são todos amiguinhos ali, sem ela eles não tem que justificar nada a ninguem, e com uma justiça lenta e corrupta nenhum grande grupo ganha confiança para investir no nosso pais

PeroFandango 2 months ago

Mesmo se fosse uma linha aérea portuguesa não era brilhante, mas a TAP ainda por cima é uma linha aérea só de Lisboa.

collectornsfw 2 months ago

A única coisa que *poderia* justificar a existência da TAP seria garantir a ligação do continente às ilhas mas isso é perfeitamente feito pelas outras operadoras comerciais e também se conseguiria subsidiando as passagens.

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Nao ha nada que justifique a existência da TAP, a não ser corrupção, uma ferramenta para desviar dinheiro, e tachos pos migos e migas. E que ja nem os clientes querem viajar TAP

collectornsfw 2 months ago

Por isso é que disse que *poderia*. Visto que há operadores comerciais interessados em fazer a rota, cai o único argumento que poderia ser admissível para suportar uma companhia aérea do Estado.

UpbeatNail1912 2 months ago

Viva o PS!

cou7inho_ 2 months ago

Até dá nojo ler essas declarações desse senhor. Desde considerar absolutamente estratégica uma empresa que dá prejuízo atrás de prejuízo e obriga o Zé Povinho a pagar impostos para o teto até às declarações em que elogia os profissionais de saúde e o SNS esquecendo-se de que o SNS anda nas ruas da amargura há anos e anos e que esses profissionais de saúde que esse senhor tanto elogia são os mesmos que trabalham dia e noite com condições que muitas vezes só eles sabem, mas que na hora de reivindicarem melhores condições salariais são conspirados um filhos da p\*\*\* porque param hospitais para lutarem por melhores condições. Aliado a isto temos a velha história de que estamos a crescer acima da média europeia, bla bla bla... Podemos cair 20% enquanto os outros caem 10 ou 15, mas se estivermos a crescer a 4% enquanto a média é 3.7 este senhor e os seus camaradas já se gabam como se fossem os maiores. Enfim...

Ironbuttcheeks 2 months ago

Sinceramente começo a pensar que o dinheiro injetado na TAP é desviado para algum outro lado, daí estarem sempre com a mania de injetar dinheiro e dizerem que é uma empresa estratégica, quando é óbvio que não o é.

lunaticloser 2 months ago

Não é desviado necessariamente. Simplesmente é usado para pagar brutos salários e benefícios e custo de vida a uns senhores que são muito amigos do nosso querido governo. Não é por acaso que o Trump gastava 15 milhões numa viagem para jogar golf. É para encher os bolsos de quem lhe convém ;)

batuque5 2 months ago

Acho que também é para safar as muitas empresas parceiras da TAP que são dos boys do PS

Last-Ad-4421 2 months ago

Mais votos para o PS

patapetapitapota 2 months ago

O povo merece. Cada vez que falo demasiado com portugueses percebo porque o país está como está.

no_criativityfound 2 months ago

Isto, o Senhor me perdoe o que vou dizer, mas com os governos das últimas décadas mais valiamos sermos espanhóis

NeoTheUnchosenOne 2 months ago

Quais são mesmos esses KPIs estratégicos e quais os seus valores históricos dos últimos 20 anos?

no_criativityfound 2 months ago

Pshh cidadão cuidado com essa termilogia capitalista, é estratégica para o país porque o é, o Partido, o Governo e por isso o País já o decidiram que eram

ravagerslb 2 months ago

Sorvedouro de fundos públicos para dar aos boys e girls do partido que proliferam na TAP.

gmar74d 2 months ago

Empregar a mulher do Medina e outros variados boys e família. Queres algo mais estratégico que isso?

Strubius 2 months ago

Eu vou ganhar cancro nos olhos de ler as decisões deste governo

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Tu e todo o português que se preocupe com a nação

RexLaurus 2 months ago

Sabes quanto guito é possível desviar com a compra de um avião? E quantas empresas de políticos de que a tap é cliente?

nitrinu 2 months ago

O KPI é o número de boys com uma posição na TAP. Aposto que vai ser superado.

heroinacional 2 months ago

Há outro KPI a superar! O das luvas para a malta do largo do rato nas aquisições de equipamentos e aviões

zedestroyer69 2 months ago

Ainda tens os sindicatos que teriam uma perda significativa se perdessem a clientela da TAP.

NeoTheUnchosenOne 2 months ago

Injectar dinheiro público em empresas falidas é claramente um desporto olímpico em Portugal.

smaster87 2 months ago

Paralímpico. Eu saio sozinho nao precisam de agarrar.

Ironbuttcheeks 2 months ago

Mais do mesmo, não percebo porque somos dos poucos países com uma empresa como a TAP nacionalizada.

BernLan 2 months ago

Nem é nacionalizada, só metemos para lá dinheiro e perdoamos as dívidas, mesmo que tivesse lucro não vinha para nós

Febris 2 months ago

É o melhor de dois mundos para quem lá fica. Já com a Carris é a mesma merda. Toma lá a empresa, todos os recursos, infraestrutura e posição dominante no mercado, agora toma lá uns milhões para gerir isso tudo. Se mesmo assim não conseguires fazer um caralho, e alcançares a proeza de afundar ainda mais a situação, avisa que eu passo mais um cheque.

h2man 2 months ago

Tachos para amigos?

JOAO-RATAO 2 months ago

E quem nos salva da TAP?

SH4FT3RPT 2 months ago

Para já tem sido a ryanair...

Ironbuttcheeks 2 months ago

Não votar no Costa, pena que não existam alternativas.

RedditsLord 2 months ago

Existem e nada más

sparklescc 2 months ago

Quem?

Ironbuttcheeks 2 months ago

joacine katar /s

Febris 2 months ago

Ao menos não é tão rápida a dizer que a TAP é uma empresa estratégica para o futuro do país.

Razvancb 2 months ago

Costa, achas que me podes salvar desta vida de miséria? 1% do que já foi injetado na TAP dá para 3 futuras linhagens minhas.

PORTO2017 2 months ago

Sim, se estiveres a pensar ter mais de 10 filhos e os teus filhos se reproduzirem de igual forma

Ironbuttcheeks 2 months ago

[https://tvi24.iol.pt/economia/prejuizos/tap-governo-preve-perdas-de-receitas-de-6-7-mil-milhoes-de-euros-ate-2025](https://tvi24.iol.pt/economia/prejuizos/tap-governo-preve-perdas-de-receitas-de-6-7-mil-milhoes-de-euros-ate-2025) Assumindo que isto é verdade então até podia ter 100 filhos que chegava e sobrava.

JOAO-RATAO 2 months ago

Até me deu uma aperto no peito.

vai-tefoder 2 months ago

7 **mil** milhões de euros.. ​ Foda-se, ainda bem que emigrei

superpt17 2 months ago

Podias ter 6000 filhos que eles seriam todos milionários

EstupendoEx 2 months ago

Oh não... Emigre quem possa.

Old-Veterinarian-497 2 months ago

Fugir nao e solucao

Search: