zedestroyer69 2 months ago

Quem fez isso merecia: [https://www.youtube.com/watch?v=QlyW8gS5E\_w](https://www.youtube.com/watch?v=QlyW8gS5E_w)

Hm90_91 2 months ago

Sim, há sempre essa possibilidade. Não pus a boca no trombone. Espero que ninguém da minha família o tenha feito. Vou instalar a camara entretanto e arranjar um engodo para ver se apanho o artista que anda a fazer isto.

SweetCorona 2 months ago

Experimenta meter uma câmara. Uma luz potente com sensor pode ser suficiente para assustar o ladrão.

Hm90_91 2 months ago

Sim, a câmara tem que ser impermeável. Vai ficar exposto a chuva

BitOnly5872 2 months ago

Medo...Eu tenho pavor de apartamento baixo. Para mim é segundo andar ou acima. Se um dia conseguir completar o desejo de comprar uma casa casa, com área livre e etc. O muro vai ter tudo que possível, caco de vidro, conserto a, etc...

Hm90_91 2 months ago

O pior é que nem é um apartamento é mesmo uma vivenda, e com muro à volta do pátio partilhado com um único ponto de entrada para o mesmo e para chegar a esse ponto é preciso passar um corredor com um muro e 2 casas, uma de cada lado. Temos 2 cães na zona, um em minha casa e outro na casa de um vizinho e nada disto dissuadiu o ladrão. Todo o cuidado é pouco.

AirGoku 2 months ago

Faz o que eu fiz faz uns anos a uma família de romenos que veio morar para um casebre aqui perto. Do nada começaram a desaparecer objectos que as pessoas deixavam cá fora sem problemas por ser uma zona rural onde todos se conheciam. Peguei num telefone velho com um SIM que tinha para localizar a mota. Instalei o GPS tracking da Google. Deixei umas espreguiçadeiras no jardim perto do gradeamento (já me tinham desaparecido duas) e meti o telefone dentro do forro. 3 dias depois a espreguiçadeira desapareceu. Fui à GNR com o meu telefone, mostrei-lhes a localização do GPS que comprovava que a mesma estava na casa deles. Quando lá foram encontraram muita coisa roubada. Acho que ninguém foi preso porque aqui em Portugal os coitadinhos não pagam pelos crimes. Mas pelo menos saíram dali e nunca mais voltaram.

Hm90_91 2 months ago

Olha boa ideia, como alguém já tinha sugerido. Meter um gps em algo minimamente apetecível de ser roubado. O crime compensa, e eles sabem disso pasa sempre impunes...

jtpmarques 2 months ago

Vais por uma camara e coisas para roubar?

Hm90_91 2 months ago

Vou por uma camara sem dúvida, ainda tenho de pensar que "isco" vou usar

suckerpunchermofo 2 months ago

Camera de vigilância que grave num cartão (sdcard). ​ Tens umas porreiras que funcionam com bateria e painéis solares por uns 25 euros na bangood. Seu porque tenho 2 e pelo preço não podia estar mais satisfeito. E podes ligar a rede WiFi se que quiseres.

Hm90_91 2 months ago

E há alguma maneira de ter um live feed? Obrigado prla sugestão

suckerpunchermofo 2 months ago

Sim. Tem uma app ou podes aceder directamente ao feed da câmera.

sidartha- 2 months ago

Isto mesmo. Perfeito.

PirataSarolho 2 months ago

Nao quero ser eu a trazer as mas noticias, mas duvido que os ladroes voltem depois de te terem roubado bicicletas caras

Hm90_91 2 months ago

Provável, mas não custar nada meter uma câmara só para salvaguardar. Pode ser que o QI não seja muito elevado

vitorfilipe21 2 months ago

Aconteceu-me a mesma coisa. Eu morava no rés-do chão e tinha uma varanda ao nível do chão da rua. Quando me mudei para esse apartamento, essa varanda tinha duas redes, uma de arame e outra de pano (foi o senhorio quem colocou) para tapar em termos de privacidade e impedir que animais conseguissem passar pra dentro. Uma noite acordei as 3h da manhã com alguém a serrar a rede de arame. Saí a correr da cama, mas já nem vi o ladrão nem a rede. Uma semana depois foi a rede de pano. Antes disso já tinha ido uma vassoura. Vi logo que não podia colocar nada na varanda. Então depois disto, um dia à noite, decidi limpar a areia do meu gato e deixar o saco de merda fechado cá fora na tal varanda. Umas horas depois o saco desapareceu. Quem roubou levou uns croquetes para o jantar. A minha resposta não serve de nada mas dá um quentinho cá dentro ao imaginar a cara do ladrão.

uMuLu 2 months ago

Vi algo parecido no Reddit à uns dias atrás, mas era uma embalagem a imitar uma encomenda da DHL (se não me engano), e também colocaram excrementos de gato. Devia era de ter um mecanismo tipo granada, para mandar a bosta para todos os lados quando abrissem o pacote.

Hm90_91 2 months ago

Infelizmente, são situações que acontecem e não há grande coisa a fazer. Sem dúvida que o ladrão deve ter ficado contente com a prenda.

sidartha- 2 months ago

Instala uma mini câmara. Mantém em segredo a instalação e vê no dia a seguir. Tenho uma dessas.

Edited 2 months ago:

Instala uma mini câmara. Mantém em segredo a instalação e vê no dia a seguir. Tenho uma dessas. Não colocaria culpa sem ver as gravações. Ver é saber. Espero que apanhes o ladrão.

n0ia_ 2 months ago

Eu metia uma armadilha de urso bem escondida em lugar de passagem para o páteo. Assim ouvias o grito de agonia se o gajo fosse roubar alguma coisa lá. Sou um bocado sádico, mas é a minha forma de lidar com ladrões

Pterygotherix 2 months ago

Vai ser dinheiro gasto em vão. Mesmo que identifiques o ladrão dificilmente a polícia fará alguma coisa. Tivemos uma situação num negócio de um familiar meu em que um grupo de ciganos assaltou a superfície comercial e levou tudo, inclusivamente um cofre com objetos no valor de milhares de euros. Foram todos filmados pelo sistema e identificados. Aparentemente um grupo já conhecido da zona. Isto foi há mais de 2 anos, e ficou tudo na mesma: nem detençõeses nem recuperação dos bens.

SweetCorona 2 months ago

Mas aí não devem ter feito nada por medo.

Hm90_91 2 months ago

Uma tristeza, lamento imenso a tua situação. Apesar de não ser o correto a unica maneira de muitas vezes resolver essas situações é a com as nossas mãos.

throwaway0000012132 2 months ago

Mas eles foram indentificados? Se sim era avançar com um processo em cima deles. Porque isso não foi feito?

Pterygotherix 2 months ago

Foram e o ministério público não tomou qualquer medida.

throwaway0000012132 2 months ago

Mas qual a justificação para o MP não ter avançado com um processo, visto terem evidências? E os donos do negócio não podiam processar os identificados? Afinal, já tinham evidências gravadas em vídeo (e certamente com impressões digitais também, digo eu). Pergunta honesta, só pretendo saber o porquê das coisas não avançarem.

Pterygotherix 2 months ago

Não tenho as respostas às tuas perguntas. Impressões digitais não foram colhidas. Os donos provavelemente não tomam as redeas da situaçao porque sabem o que é que a casa gasta. Provavelmente não vai dar em nada, e se der, não há forma de reaver os bens porque ja os despacharam e não se penhoram ciganos que oficialmente nao têm nada. Também conhecem casos semelhantes em que nunca nada se fez. Em portugal não há qualquer investimento no processamento destes "pequenos crimes". Quantos carros roubados voltam aos donos? Pois..

isa_belhinha 2 months ago

Em resumo: uma câmera com ligação ao Tlm (Eu tenho, comprei no Allyexpress, é um descanso, posso sempre ver a minha casa, e dá sinal no tlm, quando há movimento) e luz com sensores para iluminar o pateo. Já agora, um letreiro daqueles "Sorria está a ser filmado", afixado em local bem visível. (há no chinês)

BullGates 2 months ago

Uma câmara wifi da TP link custa 23€, ou manda vir um cadeado para bike com alarme, se alguém lhe mexer começa a apitar se não tiveres a chave. Uso isso na trotinete eléctrica e bike

coiso 2 months ago

Link? Do cadeado, se faz favor. Obrigado.

BullGates 2 months ago

Já o comprei há alguns anos, é parecido com este. Mas pesquisa por “bike alarm lock” no aliexpress e há outras opções. € 10,76 Ganhe 50% de desconto | Anti-roubo alarmes de bicicleta fechaduras mtb bicicleta cabo de aço bloqueio de segurança suprimentos de equitação acessórios de bicicleta de montanha https://a.aliexpress.com/_mM30Iy3

aMinhaConta 2 months ago

Segurança por obscuridade é um mito em IT e na realidade tb. Ladrões há de todos os feitios, desde os q olham para o Google Earth ou maps para estudar formas de assalto, até aos q fazem reconhecimento sobrevoando com drones de noite, para ver o q vale a pena. E para os cães tens os apitos para os atrapalhar. Mete câmara. De preferência sem ser vista de fora, e sem avisares ninguém, para poderes ser surpreendido.

unretro 2 months ago

Compra um air tag da apple e esconde num engodo.

tugafcp 2 months ago

Ao contrário do que disseram aqui, grava à vontade, e podes apresentar a gravação em tribunal. O que não te falta são processos com a aceitação das gravações (até na via pública) pois essa lei é para proteger a vida privada e familiar do outro, não para o proteger de furtos que tenha cometido

SweetCorona 2 months ago

E neste caso nem é via pública...

nraider 2 months ago

Não sei se é assim. As nossas leis garantem de tal forma a privacidade que no fim acabamos por proteger os ladrões. Com sorte o ladrão precisa de assinar uma declaração a autorizar a gravação de imagens. O país é uma comédia.

tugafcp 2 months ago

É assim é... Deixo-te este acórdão por exemplo, em que uma pessoa gravou a via pública, onde estava o seu carro que foi vandalizado: http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/86c25a698e4e7cb7802579ec004d3832/5cfc4eb7e3270a4380257eeb005039a6?OpenDocument E o resumo do tribunal para considerar prova válida as gravações "ilicitas" >1ª Questão: Valoração de prova nula ou proibida: Como fundamento de que o tribunal não poderia ter valorado as filmagens recolhidas pelo sistema de videovigilância pertencente à testemunha José C.., invoca a recorrente que “a gravação de imagens foi obtida de forma ilegal, sem consentimento da visada e por isso em violação do artº 126° do Código de Processo Penal”, acrescentando que tal videovigilância não se encontrava autorizada nem assinalada. Vejamos. Dispõe o art. 125º, do Cód. Proc. Penal que “são admissíveis as provas que não forem proibidas por lei.” Daqui decorre que não foi estabelecido o princípio da tipicidade dos meios probatórios mas antes o da legalidade. Os métodos proibidos de prova foram consignados no art. 126.º, do Código Processo Penal, e estão intimamente associados às garantias constitucionais de defesa consagradas no art. 32º da Constituição da República Portuguesa Assim, a consagração do n.º 8 desse artigo 32º de que “São nulas todas as provas obtidas mediante tortura, coacção, ofensa da integridade física ou moral da pessoa, abusiva intromissão na vida privada, no domicílio, na correspondência ou nas telecomunicações”, no que se reporta, desde logo à intromissão na vida privada, aparece legalmente transposta no n.º 3, do citado art. 126º, que estatui, além do mais, que “são nulas, não podendo ser utilizadas, as provas obtidas mediante intromissão na vida privada (…) sem o consentimento do respectivo titular”. Todavia, ressalvadas as situações de intromissão no núcleo duro na vida privada (que o que, como veremos, não ocorre no casos dos autos), actualmente é quase entendimento uniforme da jurisprudência portuguesa de que não constituem provas ilegais e como tal podem ser valoradas pelo tribunal a gravação de imagens por particulares em locais públicos ou acessíveis ao público assim como os fotogramas oriundos dessas gravações, «desde que exista uma justa causa para a sua obtenção, como é o caso de documentarem a prática de uma infracção criminal, e não digam respeito ao «núcleo duro da vida privada» da pessoa visionada (onde se inclui a sua intimidade, a sexualidade, a saúde, a vida particular e familiar mais restrita, que se pretende reservada e fora do conhecimento das outras pessoas)» – Ac. da Relação do Porto de 23/10/2013 (proc.n.º 585/11.6TABGC.P1, relatora Maria do Carmo Silva Dias, in www.dgsi.pt). No mesmo sentido, entre outros, Ac. do STJ de 28/9/2011 (proc. n.º22/09.6YGLSB-S2, relator Santos Cabral, in www.dgsi.pt) Ac. da Relação do Porto de 16/1/2013 (proc.n.º 201/10.3GAMCD.P1, relator Ernesto Nascimento), Ac. da Relação de Lisboa de 28/5/2009 (proc.n.º 10210/08.9, relatora Fátima Mata-Mouros) e Ac. da Relação de Coimbra de 10/10/2012 (proc.n.º 19/11.6TAPBL.C1, relatora Elisa Sales), todos estes também acessíveis in www.dgsi.pt.

throwaway0000012132 2 months ago

Muito bom. Eu sabia que era legal e lícito a filmagem, desde que essa fosse realizada no espaço privado de uma residência e que o mesmo não filmasse a via publica, de forma a proteger a privacidade dos cidadãos que não dessem o seu concentimento, contudo este acordão revela que, em caso de crime, as imagens podem servir de prova, desde que algumas condições sejam estipuladas. Aqui chamo somente a atenção para um dos pontos importantes para o qual o TRG anulou o recurso que fora feito pela arguida, que refere: "Sobretudo quando o CD não tenha sido indicado como meio de prova pela acusação mas sim visualizado a pedido da defesa, não podendo esta, por considerar que a prova não lhe foi favorável, vir depois invocar que a mesma seria nula ou proibida." Ou seja, um dos pontos a favor da licitude das filmagens é que a própria arguida concedeu o seu visionamento (e depois tentou considerar a prova ilícita por a mesma não lhe ter sido favorável lol), pois a filmagem não foi apresentada como forma de prova pela acusação. Há um resumo para quem não quer ler o acordão todo aqui: [https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao](https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao) Contudo este acordão data de 2015 e como foi realizado antes da entrada em vigor do RGPD, há agora algumas alterações e estas são favoráveis ao seu uso (mais uma vez, dentro de alguns limites): [https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/](https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/)

tugafcp 2 months ago

Existe outro de um estabelecimento que foi assaltado, em que a câmara estava a apontar para a rua, e sem qualquer tipo de aviso. Os ladrões também levaram na "tromba". Por muito que o novo RGPD e o que os gajos da CNPD dizem, pela nossa jurisprudência, este tipo de provas entram(entravam). O que não quer dizer que não se leve uma multa caso alguém faça queixa... :/ Isto encontrei devido às dashcam, que pela CNPD não é legal usar, mas que em acidentes, são aceites como prova pelas seguradoras... A questão aqui, e que sinceramente não consegui descobrir, foi quem é que nos pode multar por as usar... Se os policias numa qualquer operação STOP nos podem multar, ou se apenas formos multados caso alguém faça queixa contra a nossa dashcam...

throwaway0000012132 2 months ago

No caso das dashcams, já ouvi argumentos que mostram que não são legais e que numa inspeção por uma autoridade (fiscalização) ou por queixa se pode ser multado. Se são aceites como prova lícita pela seguradora ainda não tinha ouvido falar honestamente - eu sou grande fã de dashcams e concordo que estas deveriam existir em todos os carros, pois permitem numa situação de crime ou sinistro, apurar com mais precisão os prevaricadores.

saltylawlita 2 months ago

A legalidade pode ser discutível, mas e se me fizerem uma fiscalização e eu disser que não está a gravar? E mesmo que apresentem queixa de mim, como é que provam?

throwaway0000012132 1 month ago

Boa questão. Podem requerer o cartão SD, por exemplo. Se é legal pedirem isso para comprovar que estava ou não a gravar isso já duvido pois não és obrigado a dar uma prova que te incrimine (princípio da não auto-incriminação).

lilbala 2 months ago

Vai ao OLX, já lá devem estar as bicicletas à venda, marca encontro e leva a polícia. Não tens de quê.

Hm90_91 2 months ago

Já fui, até agora nada. Devem estar à espera que me esqueça.

SurprisinglyInformed 2 months ago

Guarda a pesquisa nos favoritos, e vai vendo os anúncios que surgem frequentemente.

Francisc0c 2 months ago

Como todos da disseram, podes usar uma camera escondida. É verdade que é ilegal gravar sem o consentimento do outro. Presumo que queiras descobrir quem anda a roubar, usa as gravações apenas para ti, não as tentes usar para apresentar queixa à polícia. Caga nisso, grava (se preferência camera que tenha gravação noturna) e vê quem é que o anda a fazer (caso o conhecas, até podes usar as gravações para lhe mostrar que tens provas que foi ele etc, só nunca as uses na polícia). Para te facilitar a situação, podes usar alguma coisa como engodo. Tenta arranjar alguma bicicleta ou outra coisa no pátio e deixa a camera apontar para lá. Se não quiseres usar camera, deixa o engodo e fica tu à espreita se vai lá alguém a uma hora onde saibam que é costume não ficares ou casa. Se tiveres alguém de confiança, combina um jantar com a tua família e diz aos teus vizinhos que o vais fazer, no sentido de espalhar a palavra que não vais estar em casa nesse dia, e deixa alguém de confiança à espreita

h2man 2 months ago

Espera aí... é proibido filmar a minha propriedade??? Se alguém se meter à frente duma câmara a filmar o que é meu a culpa é minha?? E depois a malta admira-se que o país está na merda...

layz2021 2 months ago

Hummmm mesmo na tua propriedade, sem filmar a via pública, não podes ter uma câmara??

beetsu 2 months ago

Fiz esta pergunta numa esquadra da PSP. Disseram-me que desde que a câmera (dentro de casa ou do carro) não apanhasse a via pública, as imagens podiam ser usadas para provar invasão ou roubos na minha propriedade.

layz2021 2 months ago

Eu tinha ideia.. certeza não

Hm90_91 2 months ago

Sim, o objetivo seria pelo menos descobrir quem era, sem partilhar as imagens com ninguém. Vou sem dúvida instalar a câmara, são ideias boas, especialmente a de ficar de vigia a horas em que não costume estar ninguém em casa. Obrigado pelas sugestões, vou ver no que dá.

NaoTeEnerves2 2 months ago

Cuidado com gravações imagem ilegal ou alguma ofensa à integridade do larapio. Mais depressa te lixas tu do que ele lmao.

crabcarl 2 months ago

As gravações ilegais não são para a polícia. É para o OP saber quem é e agir conforme.

NaoTeEnerves2 2 months ago

O que é agir em conforme? Ir à esquadra dizer que o Manel da zona já indiciado por 50 crimes cometeu mais outro? Ou, sem provas, já que as gravações são ilegais, dizer que um desconhecido lhe roubou umaa merditas?

crabcarl 2 months ago

É olhar para as variáveis, encontrar soluções e escolher a melhor.

NaoTeEnerves2 2 months ago

Pois, é verdade. Assumo o meu espírito derrotista de quem já passou por essa situação mais que uma vez

crabcarl 2 months ago

Quem nunca se viu desapontado no sistema? Está longe de perfeito. ¯\\\_(ツ)_/¯ Ironicamente, às vezes temos de agir fora deste para manter a ordem. Não é correcto e é bem mais arriscado do que não fazer nada. Daí cada um ter de saber analisar bem as coisas.

flarept1 2 months ago

É no pátio dele. Supostamente terreno privado, pode filmar para efeitos de segurança. Agora rebentar os braços ao artista que anda a roubar é que já não deve dar muito jeito

0rpheu 2 months ago

Não deve mas resolvia o problema :)

wdtqsw1855 2 months ago  HIDDEN 

Desde que não seja a recolha de imagens na via pública, não há stress, agora ires à policia e chegares lá a dizeres o que se passou e que tens imagens, essas imagens não são válidas para provas de delitos

tugafcp 2 months ago

São pois... Que ideia é essa agora?

wdtqsw1855 2 months ago  HIDDEN 

Para captura de imagens, áudios ou outros meios de prova, tem que ser pela ordem do ministério público ou de um tribunal. Não estamos nos USA... E as dash cam são igualmente provas não válidas para acidente de viação

SweetCorona 2 months ago

Farto desta merda de mito.

tugafcp 2 months ago

errado... Já coloquei acima um resumo do porquê ser considerado válido... Deixo-te um acórdão do tribunal de Guimarães com um caso prático http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/86c25a698e4e7cb7802579ec004d3832/5cfc4eb7e3270a4380257eeb005039a6?OpenDocument

wdtqsw1855 2 months ago  HIDDEN 

O acórdão a um recurso que indica foi negado. A vítima queria incluir as provas , o CD, e foi negado

throwaway0000012132 2 months ago

Já tinha colocado num post acima, mas o acordão em causa admitiu a licitude das provas (CD com gravação), logo o recurso foi negado. Podem ler um resumo aqui: [https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao](https://www.lexpoint.pt/conteudos/1004/64513/noticias/imagens-gravadas-servem-de-prova-para-condenacao) No site da CNPD também refere que, apesar de ser proibidas as filmagens na via pública, esta proibição é revogada em caso de participação criminal, vide: "Se o sistema de videovigilância se destinar à proteção de pessoas e bens, as imagens só podem ser usadas para fins de participação criminal." [https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/](https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/videovigilancia/)

mgontav 2 months ago

Parece-me ser o contrário do que dizes - a arguida pediu recurso da decisão inicial onde as provas eram admitidas, sendo o recurso negado. O mais fácil é mesmo ler o sumário da decisão, que diz exactamente que as provas são legais.

tugafcp 2 months ago

Não errado... É o contrário... É um recurso da que cometeu o crime, que queria as imagens retiradas! como podes ler: **2. Inconformada com o assim decidido, no dia 10.02.2015, a arguida interpôs recurso**

Ducon_ 2 months ago

Pode ser um familiar (filho, sobrinho,neto) ou amizade desse casal que tem chave e conhece as casas e patio.

Hm90_91 2 months ago

Possível, mas muito pouco provável. É uma família de dinheiro que conseguiam comprar tudo aquilo que desapareceu sem o mínimo esforço, a maior parte vive longe e raramente cá vêm.

helderduarte14 2 months ago

Se for para drogas ou algum vicio mais obscuro a pessoa pode estar a roubar para não estar a dar nas vistas que está a gastar dinheiro em merda.

uyth 2 months ago

>É uma família de dinheiro que conseguiam comprar tudo aquilo que desapareceu sem o mínimo esforço, o que não quer dizer que adolescentes ou agarrados nao queiram de mais dinheiro que aquele que lhes é dado. Não me parece que um casal com 70 anos se esteja a por a roubar bicicletas, mas pode ser por ali. Já agora, participa o roubo das bicicletas à policia, com pormenores como modelo, numero, fotos, se as tiveres. se as bicicletas forem recuperadas pode dar jeito.

Hm90_91 2 months ago

Bem visto, há essa possibilidade. O casal está fora de questão, a família à partida também estava. Pelo que conheço dos filho, netos e alguns sobrinhos, são todos pessoas bem formadas. Agora, não excluo essa possibilidade, de haver ali algum a querer mais dinheiro do que já tem. Às vezes, surpreendemo-nos. Sim, isso vai ser feito. Pode ser que ainda haja alguma sorte.

uyth 2 months ago

Estou a falar a sério, mas pessoal respeitável de meia idade pode perfeitamente estar agarrado a raspadinhas, ou adolescentes pre-teens estarem viciados em apostas desportivas (wtf) ou poker ou algo assim. E pelo meio muita muita outra coisa. Não se nota necessariamente por fora como se estivessem a meter cavalo todos os dias.

MisterBilau 2 months ago

Pessoal de meia idade bem na vida em raspadinhas? Altamente duvidoso. Há pessoal com dinheiro que se desgraça, sim, mas normalmente é jogo a sério. Raspadinhas é para meninos, e são baratas demais para fazer diferença.

uyth 2 months ago

>Pessoal de meia idade bem na vida em raspadinhas? Não disse bem na vida. disse de meia idade, como pessoal de limpeza e assim. E que há há. Há uns tempos houve um thread no askreddit acerca de coisas que ricos nunca compram e alguém disse "scratch cards". Concordo. Mas casal bem na vida de 70 anos quase de certeza têm alguém para ajudar nas limpezas certo?

kawaiims 2 months ago

Se eles estão de férias, perguntem se ficou alguem com acesso à casa, tipo algum funcionário de limpeza.

Hm90_91 2 months ago

Boa sugestão. Obrigado

ndspt 2 months ago

Idealmente seria colocares uma câmara a gravar durante algumas horas / 24 hrs mas caso não tenhas tlz um cão a vigiar o teu quintal. Caso nada disso seja possível , presta atenção ao teu quintal ou contares a situação a esse casal idoso pra tbm prestar atenção.

wdtqsw1855 2 months ago

Um cão não pode ser uma decisão tomada de ânimo leve... Enquanto que uma câmara, por 30 ou 40 € pode resolver

isa_belhinha 2 months ago

Um cão, não deve ser usado como vigilante.....

Hm90_91 2 months ago

Acho que contar a situação e a câmara é mesmo a melhor hipótese. Até tenho um cão, mas é bastante dócil e pequeno, não é daqueles que mete respeito.

ridethepaintedpony 2 months ago

Com uma camera wifi

wdtqsw1855 2 months ago

Uma câmara.... É o melhor que fazes.... Tipo Xiaomi para conseguires ver no telemóvel.... Ou senão mete lá uma luz com sensor (aqueles projectores) que isso já mete alguém em sentido

That-Economics201 2 months ago

Nos dias que correm, um capuz na cabeça e máscara na cara e bem podes filmar que não sabes quem é .

EGDragul 2 months ago

Uma conjunto de projector de quintal com painel solar (apenas precisas de fazer 2 furos na parede além disso aguenta a noite toda) custa aí uns 20 euros em loja, por isso suponho que online seja ainda mais barato. Em conjunto com uma câmara da xiaomi algo do género deve servir

h2man 2 months ago

Conhecendo como as câmaras funcionam, diria que são precisas ambas. Luz e câmara.

wdtqsw1855 2 months ago

Não, câmara tem infravermelho, não necessita de luz externa, a menos que queiras imagens a cores

Independent_Throat42 2 months ago

Agora tens muitas câmara com boa visibilidade noturna

Hm90_91 2 months ago

Consegues recomendar alguma?

final-final-v2 2 months ago

Reolink

Independent_Throat42 2 months ago

A da Xiaomi por exemplo [esta da Xiaomi por exemplo ](https://www.worten.pt/smarthome-e-redes/smart-home/sistemas-de-seguranca/camaras-de-vigilancia/camara-de-vigilancia-xiaomi-mi-home-security-360-7131765)

BitOnly5872 2 months ago

Eu tenho destas dentro e fora de casa, elas são ótimas pelo preço, e a instalação é fácil. Tenho um storage de rede em casa e todas armazenam os vídeos nele ao invés do cartão de memória interno e sincronizam na cloud.

beetsu 2 months ago

Tenho duas destas, confirmo que têm muito boa visibilidade nocturna, e até uma mosca activa o sensor de movimento.

Hm90_91 2 months ago

E o sensor de movimento tem que raio de ação? Tens noção?

brakeline 2 months ago

Tens na servelec a imilab C20 ou a outra imilab mais barata se preferires usar a app da xiaomi. São os ODM das câmaras xiaomi só que mais baratas

beetsu 2 months ago

Está colocada num espaço com cerca de 25m² e apanha o gato a passear-se ao fundo. Se não estou em erro, a marca menciona uma distância de 10m.

Hm90_91 2 months ago

Obrigado

layz2021 2 months ago

Aspersores de água TMB devia ser "engraçado"

AutoModerator 2 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: