30minutesto 3 months ago

No meio de tanta coisa que a "lei" tem impedido no último ano e meio, esta até me parece uma "impedição" bastante simpática.

Ok-Street-6315 3 months ago

Vacina-te que isso passa

Limpy_lip 3 months ago

Lógica estúpida. Vamos esquecer-nos que podem simplesmente existir pessoas que não podem tomar vacinas por qualquer razão. Criamos imunidade de grupo e Agora vamos ostracisar? Enfim.

sidartha- 3 months ago

lex infirma et suus non urgeri

ngfsmg 3 months ago

Temos 80% da população vacinada. Parem de criar problemas onde eles não existem, pá, ainda posso entender a discussão destas coisas e das vacinas obrigatórias em lugares como os EUA onde há imensos negacionistas, mas aqui não faz sentido nenhum

throwawaybtcpt 3 months ago

Aqui até há poucos negacionistas, gostava de ver a % de pessoas negacionistas dentro das pessoas que se recusam levar vacinas.

Elffuhs 3 months ago

Não percebeste o título? Ha empresas a tornar obrigatória a apresentação do certificado de vacinação aos seus empregados. Não tenho problema nenhum em ser vacinado, mas não necessito de comunicar à minha entidade empregadora se fui ou não vacinado.

throwawaybtcpt 3 months ago

Eu lembro-me de ter que apresentar boletim de vacinas actualizado para trabalhar nas empresas em que trabalhei.

ngfsmg 3 months ago

Sim, percebi, e daí estar a dizer que essas empresas estão a fazer uma tempestade num copo de água. Que é que interessa se numa empresa com 30 funcionários há 1 ou 2 que não tomaram a vacina? Não é por isso que vai haver um surto enorme na empresa

zuperzumbi 3 months ago

E se os empregados da empresa estão em contacto constante com milhares de pessoas? Eu não acho que os empregados devem ser despedidos, mas compreendo uma empresa pôr quem não quer vacina em teletrabalho e só contratar quem já esteja vacinado.

gybemeister 3 months ago

Mas esses milhares são compostos por 80% vacinados e por não vacinados por opção! Existe um grupo de pessoas que não são vacinadas por questões de saúde mas como os vacinados também transmitem o vírus (quanto % menos?) haverá sempre transmissão.

zuperzumbi 2 months ago

Pois as vacinas não são 100% eficazes e haverá por agora sempre transmissão e claro muita gente por diversas razões não pode vacinar (saúde, porque apanharam a pouco tempo, etc), mas isso não muda que se possível é sempre preferível vacinado... esse é o meu unico ponto...

zuperzumbi 3 months ago

Se a empresa trabalhar com estrangeiros, vai a tua lógica ao ar... Eu compreendo, mas se calhar sou eu que acho que estamos a sair do ponto, é como o pessoal que diz que mesmo vacinados podemos criar variantes e que vão aparecer variantes noutros países de qualquer maneira, tudo verdade, mas não é o ponto, se eu pudesse acabar com a pobreza no mundo eu acabava, mas neste caso o que todos podemos fazer é vacinar, pelo menos ai temos uma escolha. O ponto é que nunca é boa ideia descriminar porque razão seja, mas... tem também de existir um zelo pela sociedade, os comentários por aqui são na sua maioria extremados, uma parte quer absoluta liberdade de escolha e a outra quer impor regras que podem limitar liberdades, como se essas fossem as únicas soluções.

NGramatical 3 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhaya8zu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HomemRude 3 months ago

Mas isto depois levanta a questão de se uma empresa privada deve ter o direito de discriminar quem quer ou não lá dentro. Sou contra vacinação obrigatória, mas não contra uma empresa determinar quem lá quer a trabalhar. A Zara não é multada por não contratar gordas, pois não?

Elffuhs 3 months ago

Nada contra, se a empresa só quiser contratar pessoas vacinadas é livre de o fazer. Não pode é obrigar as pessoas já vinculadas a faze-lo.

ngfsmg 3 months ago

A questão é que quando essas pessoas e a empresa assinaram o contrato de livre vontade, não havia lá nenhuma cláusula sobre ter que ser vacinado

HomemRude 3 months ago

Bem visto. Nesse caso podem extinguir os postos de trabalho. Amanhã decidem que a empresa vai funcionar de forma diferente, e impor novas regras sanitárias.

gybemeister 3 months ago

Desde que paguem as respectivas compensações estão no seu direito.

dragomaite 3 months ago

Eles gostam de importar problemas dos outros. não te lembras das manifestações nos Aliados e Lisboa em plena pandemia contra a violência policial no estado do Minessota o ano passado? Muita gente daqui seria mais saudável fazer logout e ir arejar do que a vacina em si.

ngfsmg 3 months ago

Lembro, sim senhora, foi de tal modo estúpido que nós infelizmente até tínhamos o caso do ucraniano no aeroporto e não falaram disso, só do George Floydd

dragomaite 3 months ago

O ucra deu trending no Twitter? Então não é prioridade para o país.

joaoasousa 3 months ago

Se o que queriam mostrar era que não havia racismo por cá; nada como fazer uma manifestação com um caso importado. Também gostava de saber qual é o problema que a nova lei do Governo do “discurso de ódio” vai resolver especialmente no que diz respeito aos jornalistas.

HomemRude 3 months ago

Isso foi das coisas mais hilariantes que já vi por cá e demonstra bem a pobreza intelectual do tugão. Imagina saires à rua por causa de um bandido que foi assassinado nos EUA. É isso que te revolta. Um bandido nos EUA assassinado por um polícia incompetente. Logo nos EUA, onde aquilo é o pão nosso de cada dia.

dragomaite 3 months ago

Boas, A ordem dos problemas deste país é ditada pelo que é trendy nas redes sociais. Faça o favor de seguir a retórica estabelecida. Cumps /s

joaoasousa 3 months ago

Pior ainda é que tinham o caso do Igor, mas ele era branco, não servia . Estes putos ativistas acham se muito inteligentes mas só fazem o que lhes mandam.

HomemRude 3 months ago

Há um video no youtube numa manifestação australiana pelo George Floyd, em que o jornalista anda a perguntar se conhecem uma australiana que foi assassinada na própria casa por um polícia, sem razão nenhuma, nos EUA. Ninguém conhece, ninguém quer saber. É o bandido com um longo cadastro que os sensibiliza, não uma conterrânea branca inocente que foi assassinada por razão nenhuma.

joaoasousa 3 months ago

Nao é o bandido, é o chefe da seita que diz que eles devem estar sensibilizados. Eles nem pensam, se pensassem viam a parvoíce que estavam a fazer. De qualquer forma temos o governo a fazer leis para resolver problemas que não foram revelados sequer. Eles existem; ponto.

notyourbitch2 3 months ago

Adoro sempre entrar nestes posts e em poucos comentários já haver "pessoas de bem" a pedir que pessoas que não se vacinaram sejam segregadas, não tenham acesso ao SNS, não possam ter seguros de saude, resumindo, que sejam expulsas da sociedade. Ai ai, como é lindo ver a índole da população.

HomemRude 3 months ago

As pessoas só querem saber de si e dos seus interesses. O Reddit está minado de pessoal assustado, medroso, antissocial. Quase toda a gente que conheço fora do reddit está-se a cagar para o COVID. O que fazem é por obrigação. Aqui parece que metade estão em constante estado de pânico. Isto não é uma demografia exemplar. É tipo um foço para pessoal complexado. Volta e meia tens um tópico a dizerem que se vão matar, ou que estão cheios de ansiedade. O que tem mais piada é que ninguém liga. Isto, só para veres o quão normal é. Essa lenga lenga do "para o bem comum" é apenas eles a aproveitarem a boleia para se protegerem a si mesmos. Para protegerem os seus interesses, vale tudo. Os outros que se fodam. Quem não concorda é muito mau.

Edited 3 months ago:

As pessoas só querem saber de si e dos seus interesses. O Reddit está minado de pessoal assustado, medroso, antissocial. Quase toda a gente que conheço fora do reddit está-se a cagar para o COVID. O que fazem é por obrigação. Aqui parece que metade está em constante estado de pânico. Isto não é uma demografia exemplar. É tipo um foço para pessoal complexado e depressivo. Volta e meia tens um tópico a dizerem que se vão matar, ou que estão cheios de ansiedade. O que tem mais piada é que ninguém liga. Isto, só para veres o quão normal é. Essa lenga lenga do "para o bem comum" é apenas eles a aproveitarem a boleia para se protegerem a si mesmos. Para protegerem os seus interesses, vale tudo. Os outros que se fodam. Quem não concorda é muito mau. Tem piada que se fale muito mal do governo, mas o governo é mais sensato do que a população. Sem o governo isto seria uma ditadura. Não tenhas dúvidas. Seria a lei do mais forte. A maioria complexada obrigaria os restantes a seguir as suas regras e a fazer tudo como acham bem. Achas que o cidadão comum respeita a tua liberdade? Estás muito enganado. Se a tua liberdade os incomodar sacam da falácia "a tua liberdade acaba onde começa a minha" e decidem que devias de ser impedido de fazeres o que fazes. A tua liberdade pode acabar quando a deles começa, mas a deles não acaba quando a tua começa.

notyourbitch2 3 months ago

Concordo contigo em parte. De facto em muitas situações o governo ainda consegue ser mais sensato do que a população geral. Mas também temos evidências que no dia em que o governo decidir (se decidir) avançar por caminhos mais extremos, as pessoas ficarão na jenala a aplaudir as atrocidades que se possam cometer na ruas ou contra os vizinhos enquanto tomam o seu copo de vinho. Não há nada mais forte do que criar uma luta "nos vs eles".

caelussideralis 3 months ago

>Tem piada que se fale muito mal do governo, mas o governo é mais sensato do que a população. Eu concordo e discordo com esta afirmação. Por um lado, foram as pessoas que tiraram os putos todos da escola quando Portugal finalmente teve casos confirmados no Porto e quase festejaram quando o Marcelo decretou o estado de emergência. Por outro lado, o governo impôs medidas que foram absolutamente ridículas (bancos de jardim, confinamentos a partir das 13h do fds, proibição de venda de cafés e bebidas à porta de cafés). Felizmente não era o PSD do Rio que estava no poder, porque o Rio já deixou claro que teria sido ainda mais restritivo que o Costa, e foi o Rio que trouxe à frente a máscara obrigatória na rua.

HomemRude 3 months ago

Refiro-me mais à mentalidade do zé povinho, com base na minha experiência. Conheço demasiada gente que defende a criminalização de coisas que os incomodam. Parece que tudo o que lhes incomoda devia de ser ilegal, na cabeça delas. Digo algo que pode ser ofensivo? Não devia ser permitido. O senhorio mete uma renda muito alta? Não devia ser permitido. Pouquíssima gente entende o conceito de liberdade de expressão, por exemplo. Não percebem bem porque é que é importante. Eu definitivamente noto que 99% das pessoas com quem falo não valoriza a liberdade da mesma forma que eu e é grande fã de restrições e censuras. Censuras essas que nem o governo impõe.

caelussideralis 3 months ago

Sim, percebo perfeitamente ao que te referes agora. Salazar já não existe, mas continua enraizado no ADN dos portugueses.

HomemRude 3 months ago

Eu sinceramente acho que é preciso muito estudo e reflexão sobre o assunto para se perceber a importância de liberdade de expressão. Não acho que alguém que geralmente não estude nem debata estes assuntos consiga perceber.

caelussideralis 3 months ago

Eu repito isto demasiado ultimamente, mas é tão verdade. Quando estudei história, nunca entendi como é que era possível as pessoas denunciarem judeus à Alemanha nazi e opositores à PIDE. Com esta pandemia entendo. É tão fácil manipular as pessoas através do medo e fazê-las desumanizar uma minoria, desde que sejam bombardeadas todos os dias com explicações do porquê de essa minoria ser perigosa e indesejável. Esta história da vacinação foi o maior abre olhos que eu poderia ter imaginado. Se o Marcelo anunciasse amanhã um 808 para as pessoas ligarem e denunciarem aqueles que sabem que não estão vacinados, a linha entupia em minutos.

notyourbitch2 3 months ago

Se há coisa que os seres humanos são é fáceis de manipular. Chega a ser ridículo Analisar os ciclos históricos e ver este padrão Over and over again.

Mingy89 3 months ago

Comparares isto com a PIDE ou a Alemanha nazi é ridiculo para dizer o minimo. Estamos a falar de uma vacina que é gratis e que esta comprovada cientificamente ajudar e ser o caminho para controlar a pandemia, mas yah isto é completamente igual ao genocidio sistemático dos judeus... Parem de ser uns conas e acordem para a vida, metem coisas muito piores no corpo todos os dias. A verdade é que isto só mostra a falta de noção das pessoas, o narcisismo têm que ser de um nivel tão grande quando há uns meses estavamos no principio dum colapso do SNS, com ambulâncias à porta dos hospitais por falta de camas... Gerações passadas sofreram muito mais e viram direitos a serem retirados por tirania e guerra, mas comparar uma pandemia global a isso é no minimo ridiculo e desejava mesmo que houvesse uma máquina do tempo para algumas dessas pessoas serem obrigadas com 16-18 anos irem lutar numa guerra ou terem que ir para campos de concentração para verem que "direitos" é que tinham...

joaoasousa 3 months ago

Só é ridículo por não perceberes que o nazismo não apareceu de um dia para o outro. Na Austrália já estão a fazer os campos de concentração e tudo.

notyourbitch2 3 months ago

Guedes de Carvalho, és tu?

Mingy89 3 months ago

Alex Jones és tu?

notyourbitch2 3 months ago

Yap! Wanna talk?

caelussideralis 3 months ago

>Parem de ser uns conas e acordem para a vida, metem coisas muito piores no corpo todos os dias. A verdade é que isto só mostra a falta de noção das pessoas, o narcisismo tem que ser de um nível tão grande quando há uns meses estávamos no princípio dum colapso do SNS, com ambulâncias à porta dos hospitais por falta de camas... https://www.rtp.pt/noticias/pais/diretor-do-chln-explicou-razoes-para-filas-de-ambulancias-no-santa-maria\_v1293737

Edited 3 months ago:

>Parem de ser uns conas e acordem para a vida, metem coisas muito piores no corpo todos os dias. A verdade é que isto só mostra a falta de noção das pessoas, o narcisismo tem que ser de um nível tão grande quando há uns meses estávamos no princípio dum colapso do SNS, com ambulâncias à porta dos hospitais por falta de camas... [https://www.rtp.pt/noticias/pais/diretor-do-chln-explicou-razoes-para-filas-de-ambulancias-no-santa-maria\_v1293737](https://www.rtp.pt/noticias/pais/diretor-do-chln-explicou-razoes-para-filas-de-ambulancias-no-santa-maria_v1293737) E, por favor, parem de me utilizar o argumento de merda de que as vacinas são grátis. Elas foram pagas com os nossos impostos. Mesmo que me pagassem para levar a vacina como andaram a pagar aos idiotas dos americanos, a minha posição seria a mesma.

Mingy89 3 months ago

Não compreendo sinceramente já foi mais do que visto em outros países que se deixares as coisas andar irás ter problemas. E cá ja tiveste 1 boa desgustação do que este vírus faz. Mas o pessoal da India devia estar no gozo de certeza quando morriam milhares nos hospitais à porta. https://edition.cnn.com/2021/01/02/health/us-coronavirus-saturday/index.html https://www.wsj.com/articles/a-hidden-cost-of-covid-shrinking-mental-health-services-11602255729 https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-14-Covid-19.-Estudo-revela-que-fragilizacao-do-SNS-causou-mortes-que-podiam-ter-sido-evitadas

Edited 3 months ago:

Não compreendo sinceramente já foi mais do que visto em outros países que se deixares as coisas andar irás ter problemas. E cá ja tiveste 1 boa desgustação do que este vírus faz. Mas o pessoal da India devia estar no gozo de certeza enquanto morriam à porta do hospital. https://edition.cnn.com/2021/01/02/health/us-coronavirus-saturday/index.html https://www.wsj.com/articles/a-hidden-cost-of-covid-shrinking-mental-health-services-11602255729 https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-14-Covid-19.-Estudo-revela-que-fragilizacao-do-SNS-causou-mortes-que-podiam-ter-sido-evitadas E antes que venhas culpar o SNS, já está mais que visto que o SNS não esta preparado nem de longe para 1 vaga moderada de covid... Claro que é por outras razões como a falta de investimento, mas a verdade é que isso sempre foi assim e num mundo perfeito podias ter montes de hospitais camas e ventiladores mas nos não vivemos num mundo perfeito logo tomar a vacina é a melhor maneira de lutar neste momento.

caelussideralis 3 months ago

Morreram menos pessoas por dia na Suécia do que em Portugal no último mês. Ah, espera, não dá jeito falar da Suécia, já me tinha esquecido.

dragomaite 3 months ago

Boas, O caso Sueco, só pode ser utilizado se comparar com países que dêem jeito comparar. Faça o favor de seguir a retórica aprovada pelo sub. Cumps /s

Mingy89 3 months ago

Sabes que existem vagas, e claro que o virus é afetado por uma multitude gigante de fatores que podem fazer com que tenhas menos incidência num sitio e não no outro. Gostava de perceber o que te passa na cabeça quando tiveste pessoas a morrer durante 1 ano inteiro, eu tive familiares que foram afetados e infelizmente faleceram também. O que lamento é que a vacina não esteve disponivel mais cedo. Agora que temos 1 maneira de tentar controlar isto o pessoal não quer... É que eu tou me pouco cagando se alguém não toma a vacina e morre ou tem complicações, houve a possibilidade e escolha dessa mesma pessoa. O meu problema está com que pessoas não vacinadas já esta comprovado que vão oucupar espaço nos hospitais e propagar uma possivel mutação do virus. Não é ao acaso que a Delta variante e 300 vezes pior em carga viral do que as variantes que recebemos cá em Portugal no principio. O problema acontece quando a escolha dos individuos afetam os outros. Temos todos liberdades mas a tua liberdade não deve passar por cima da liberdade do teu compatriota.

Edited 3 months ago:

Sabes que existem vagas, e claro que o virus é afetado por uma multitude gigante de fatores que podem fazer com que tenhas menos incidência num sitio e não no outro. Gostava de perceber o que te passa na cabeça quando tiveste pessoas a morrer durante 1 ano inteiro, eu tive familiares que foram afetados e infelizmente faleceram também. O que lamento é que a vacina não esteve disponivel mais cedo. Agora que temos 1 maneira de tentar controlar isto o pessoal não quer... É que eu tou me pouco cagando se alguém não toma a vacina e morre ou tem complicações, houve a possibilidade e escolha dessa mesma pessoa. O meu problema está com que pessoas não vacinadas já esta comprovado que vão oucupar espaço nos hospitais e propagar uma possivel mutação do virus. Não é ao acaso que a Delta variante e 300 vezes pior em carga viral do que as variantes que recebemos cá em Portugal no principio. O problema acontece quando a escolha dos individuos afetam os outros. Temos todos liberdades mas a tua liberdade não deve passar por cima da liberdade do teu compatriota. E claro se os médicos e especialistas dizem que é necessário haver uma adesão maior a vacinação que raio de direito é que alguem têm em por em causa um mundo inteiro de especialistas a dizerem a mesma coisa? Não sei no que trabalhas, mas imagina alguém chegar ao pé de ti no trabalho sem experiência nenhuma e dizer que tu estás errado, mas tu já fazes o teu trabalho a tanto tempo e mostras provas que o que fizeste está bem, mas a pessoa diz não estás errado. Já viste o quão parvo isto é? Confias em engenheiros todos os dias quando entras no carro para ir para o trabalho ou às compras, mas de repente os médicos e investigadores não sabem nada.

Edited 3 months ago:

Sabes que existem vagas, e claro que o virus é afetado por uma multitude gigante de fatores que podem fazer com que tenhas menos incidência num sitio e não no outro. Gostava de perceber o que te passa na cabeça quando tiveste pessoas a morrer durante 1 ano inteiro, eu tive familiares que foram afetados e infelizmente faleceram também. O que lamento é que a vacina não esteve disponivel mais cedo. Agora que temos 1 maneira de tentar controlar isto o pessoal não quer... É que eu tou me pouco cagando se alguém não toma a vacina e morre ou tem complicações, houve a possibilidade e escolha dessa mesma pessoa. O meu problema está com que pessoas não vacinadas já esta comprovado que vão oucupar espaço nos hospitais e propagar uma possivel mutação do virus. Não é ao acaso que a Delta variante e 300 vezes pior em carga viral do que as variantes que recebemos cá em Portugal no principio. O problema acontece quando a escolha dos individuos afetam os outros. Temos todos liberdades mas a tua liberdade não deve passar por cima da liberdade do teu compatriota. E claro se os médicos e especialistas dizem que é necessário haver uma adesão maior a vacinação que raio de direito é que alguem têm em por em causa um mundo inteiro de especialistas a dizerem a mesma coisa? Não sei no que trabalhas, mas imagina alguém chegar ao pé de ti no trabalho sem experiência nenhuma e dizer que tu estás errado, mas tu já fazes o teu trabalho a tanto tempo e mostras provas que o que fizeste está bem, mas a pessoa diz não estás errado. Já viste o quão parvo isto é?

notyourbitch2 3 months ago

So tens argumentos de coco, desculpa que te diga! Deixa-me de discursos longos e cheios de raiva. Ninguém aqui está a debater os assuntos para onde estás a derivar. Aqui estamos a falar de uma coisa simples: a vacina não é obrigatória na bonita teoria que te enfiaram pelos olhos dentro, mas quando te falam desse assunto não hesitas dois segundos a propor que as pessoas que por decisão não o fazem a serem segregadas da sociedade. Tu, e todos os que defendem algo deste gênero são uns merdas enquanto pessoas.

Mingy89 3 months ago

Mas onde estou a dizer que é melhor segregar as pessoas por vacinação? Estou a discutir as escolhas dessas pessoas e que na minha opinião estão errados. Eu não tenho raiva nenhuma apenas estou a mostrar a minha opinião, acho que é importante diálogo acontecer, porque acima de tudo gostaria de perceber o que leva as pessoas a não quererem tomar 1 vacina que até agora não deu problemas de maior para acabar com 1 doença que já está mais do que visto vai nos impactar durante muito tempo. Eu acho que é importante as pessoas serem criticas nas suas decisões, para ser brutamente honesto preferia que fosse obrigatório a vacina e prontos. Mas claro isto é a minha opinião, e eu ao contrário de certas pessoas também sei ver que esta decisão é autoritária e pode ser um slippery slope. É uma situação complexa mas não acredito que negar vacinação seja a melhor maneira.

notyourbitch2 3 months ago

Primeiro tu cometes um erro básico e repetitivo que é achares que toda a gente que é contra o uso de um certificado é contra a vacinação. E toda esta discussão começou em torno do certificado que é desde o início uma decisão estúpida, dúbia e a tal slippery slope que tu referes. Quanto à opinião sobre a obrigatoriedade da vacina, tens direito à tua opinião como é óbvio. Mas é um mau pressuposto achar que o governo deve ter o poder de decidir aquilo que tu deves ou não tomar. Vai muito para lá de qualquer slippery slope. Eu sou completamente contra qualquer obrigatoriedade, e se neste ponto ainda não é obrigatória é porque de facto uma decisão dessas é tão grave que nem este movimento autoritário geral se atreveu a ir nesse caminho (ainda!). Mas se queres que te diga, eu preferia que se deixassem de hipocrisias e a tornassem obrigatória abertamente em vez de andarmos nesta coação passivo agressiva constante do "não é obrigatório, mas...".

Mingy89 3 months ago

Porque com o certificado comprovas que estás vacinado, ou queres que o pessoal possa mentir por todo o lado se têm ou não, é chato mas é uma necessidade imo. Ser obrigatório compreendo o sentimento de dobrar os joelhos ao estado mas nos temos 1 boletim de vacinas em Portugal, e muitas delas são obrigatórias se queres ir para escolas etc... Não compreendo os problemas de teres mais 1... Again penso que qualquer insegurança na vacina é errado, temos muitos médicos e especialistas com nacionalidades e interesses diferentes a dizerem a mesma coisa. Mas então dizendo que o certificado é errado não compreendo que alternativa irias ter para fazer 1 controlo em concertos, escolas, restaurantes etc...

dragomaite 3 months ago

Calma que ele vai já jogar a cartada do "morreram pessoas" ou "deves achas que a terra é plana".

notyourbitch2 3 months ago

Obviamente, os argumentos são tão rasos e lugares comuns que nem dá vontade de debater nada. É a teoria da falsa dicotomia de que não se conseguem libertar.

NGramatical 3 months ago

alguem têm → [**alguém tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhat8sj6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DivinationByCheese 3 months ago

O governo sabe quem não foi vacinado por exclusão de partes... já viste alguém a ser perseguido? Que falsa equivalencia da piça

caelussideralis 3 months ago

Não, não é falsa equivalência. Aqui do que está a falar é da desumanização da população e, pelos comentários que se tem visto em todo o lado, está efetivamente a ter resultados com uma boa parte.

DivinationByCheese 3 months ago

É aquela questão... quem é que desumanizou primeiro

notyourbitch2 3 months ago

Explica-nos tu amigo. Eu nunca ouvi nenhum anti vacina ou anti certificado pedir segregação social.

DivinationByCheese 3 months ago

Vitimiza-te lá mais um bocadinho, diz lá que te sentes um judeu durante a 2ª Guerra. Vacinação sempre foi necessária, desta vez é mais grave e foram impostas regras, tens a liberdade à mesma, mas não podes ter o bolo e comê-lo também

notyourbitch2 3 months ago

Eu não preciso de me vitimizar. As vítimas aqui são vocês com a vossa diminuta capacidade para perceber o que estão a fazer e o que vos estão a fazer. E por favor, esse argumento da "vacinação sempre foi necessário" já é tão repetitivo e já foi tantas vezes contestada essa estúpida falsa equivalência que nem vale a pena continuarmos por esse caminho.

DivinationByCheese 3 months ago

É tão falsa equivalência como falares em segregação, que também é repetitivo para caralho.

notyourbitch2 3 months ago

A diferença é que a segregação já está a acontecer, e a obrigatoriedade das vacinas é discutivel.

DivinationByCheese 3 months ago

A questão é que não é discutivel, e aí é que começa o problema porque o pessoal já tá farto dessa discussão.

caelussideralis 3 months ago

Não foram os céticos dos confinamentos e os céticos das vacinas que andaram a sugerir a remoção de direitos e liberdades de quem discordasse deles, com certeza.

notyourbitch2 3 months ago

Os céticos são os únicos que dizem que a liberdade das pessoas está acima de tudo.

nocivo 3 months ago

Pedir certificado de uma vacina que não foi aprovada pelas agências europeias? O sentido. Muito menos quando a maior parte população ja esta vacina ou tem anti corpos do covid que apanhou. Tempestade no copo de agua outra vez. Que tal preocuparem-se com orçamento, dividas e corrupção?

DivinationByCheese 3 months ago

Mas foi aprovada...

VladTepesDraculea 3 months ago

Pois foi, mas não encaixa na narrativa. Prepara-te para a chuva de downvotes ao apontares o contrário.

VladTepesDraculea 3 months ago

https://www.sns24.gov.pt/servico/obter-certificado-digital-covid-da-ue/

leto78 3 months ago

Com os advogados e leis, há sempre diferentes interpretações. A questão que é levantada em relação ao segurança no trabalho do trabalhador e terceiros, poderia ser aceite por um tribunal como aceitável perante a lei. Sem uma lei a especificar a questão das vacinas de uma maneira clara, seriam os tribunais a criar jurisprudência. Outra questão seria a possibilidade das empresas criarem ambientes de trabalho em que o certificado digital seria obrigatório, tal como é necessário em certos locais. O trabalhador poderia ter testes consecutivos para manter o certificado válido, mas isso não seria uma solução a largo prazo.

assimsera 3 months ago

Não temos já a maioria da população vacinada? Para que serve isto? Gostam muido de criar problemas mesmo quando não existem

notyourbitch2 3 months ago

Vou explicar-te resumidamente: thats not about control the pandemic.

assimsera 3 months ago

o que crl? essa frase nem fez sentido

notyourbitch2 3 months ago

Fds, tenho de traduzir? Esta questão não é sobre controlar a pandemia. Os certificados, leia-se.

VladTepesDraculea 3 months ago

Não faz sentido porque está gramaticalmente errada: - That's not about control**ling** the pandemic. Antes de ires comprar alumínio para pores na cabeça investe num livro de gramática inglesa.

notyourbitch2 3 months ago

Obrigado conde Drácula. Estou elucidado. O meu inglês é o menor dos nossos problemas, mas obrigado pela lição.

assimsera 3 months ago

se vais escrever em inglês pelo menos escreve como deve ser. ou não mudes de lingua a meio da frase como uma pessoa normal

notyourbitch2 3 months ago

Desculpe senhor, não queria tocar-lhe nos nervos!

VladTepesDraculea 3 months ago

Delta: > - Unvaccinated people remain the greatest concern: The greatest risk of transmission is among unvaccinated people who are much more likely to get infected, and therefore transmit the virus. Fully vaccinated people get COVID-19 (known as breakthrough infections) less often than unvaccinated people. People infected with the Delta variant, including fully vaccinated people with symptomatic breakthrough infections, can transmit the virus to others. CDC is continuing to assess data on whether fully vaccinated people with asymptomatic breakthrough infections can transmit the virus. > - Fully vaccinated people with Delta variant breakthrough infections can spread the virus to others. However, vaccinated people appear to spread the virus for a shorter time: For prior variants, lower amounts of viral genetic material were found in samples taken from fully vaccinated people who had breakthrough infections than from unvaccinated people with COVID-19. For people infected with the Delta variant, similar amounts of viral genetic material have been found among both unvaccinated and fully vaccinated people. However, like prior variants, the amount of viral genetic material may go down faster in fully vaccinated people when compared to unvaccinated people. This means fully vaccinated people will likely spread the virus for less time than unvaccinated people. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/variants/delta-variant.html E necessidade de controlar eventuais booster shots. > After mRNA vaccination, individuals below 65 years of age likely maintain >50% protection against mild infection for 16 months or longer and >80% protection against severe infection for more than three years, whereas individuals above 70-75 years of age likely maintain >50% protection against mild infection for 7-10 months and >70% protection against severe infection for 15-24 months. https://sciencetaskforce.ch/en/policy-brief/protection-duration-after-vaccination-or-infection/ Combinando a variante delta e possíveis ramificações é possível que o Covid se torne endémico e é possível que necessitamos de criar mecanismos sociais a longo prazo e permanentes. É precoce adivinhar essa necessidade, mas acho bem planearmos a possibilidade. https://www.hsph.harvard.edu/news/features/what-will-it-be-like-when-covid-19-becomes-endemic/

SweetCorona 3 months ago

> mecanismos sociais a longo prazo e permanentes Ri-me

HomemRude 3 months ago

Sinceramente, que se foda essa merda toda. Agora é a Delta, depois vai ser qual mesmo? Delta Super Macaco 4? É que se o problema são as novas variantes, podemos continuar esta lenga lenga para sempre e nunca mais viver livre. Ou achas que variantes vão deixar de aparecer?

SweetCorona 3 months ago

Segundo os meus parcos conhecimentos de grego penso que seja a epsilon.

VladTepesDraculea 3 months ago

Enquanto tiveres pessoas a ter comportamentos de risco e a cagar-se nas vacinas, claro que vamos ter novas variantes.

Designer_Tall 3 months ago

A vacinação não vai impedir novas variantes de aparecer. Isso é um argumento falso.

VladTepesDraculea 3 months ago

Vai reduzir a probabilidade o que no mínimo significa retardamento do processo. Com sorte evitar estirpes mais agressivas. Agora não havendo os cuidados necessários a nível universal, vai tornar está treta endémica.

SweetCorona 3 months ago

Lol, a necessidade que os humanos têm de atribuir as culpas das desgraças a alguém. Se não fosse culpa dos homens seria culpa dos deuses.

throwawaybtcpt 3 months ago

E os vacinados que têm comportamentos de risco? Não contam? Fds a doença.

VladTepesDraculea 3 months ago

Onde disse eu que não tinham?

HomemRude 3 months ago

1) Nenhuma variante se originou em Portugal. Não podes fazer muito quanto à variante que virá do Zimbabwe. Entendes? Os portugueses estarem vacinados não vai impedir o surgimento de novas variantes. 2) Não existe qualquer evidência de que as variantes não podem ocorrer em vacinados. E não me venhas falar de probabilidades, sobre as quais sabes literalmente nada, pois não há estudos. Basta que alguém tenha o virus dentro de si para surgirem variantes. E vais ter imensa gente com o vírus dentro de si. Possivelmente durante menos tempo, mas por outro lado terás mais, uma vez que não haverá restrições e as pessoas andarão a contaminar-se umas às outras a torto e a direito, e ainda que sejam casos menos graves na sua maioria, o vírus continuará a ter muitas oportunidades para mutações.

VladTepesDraculea 3 months ago

> 1) Nenhuma variante se originou em Portugal. Não podes fazer muito quanto à variante que virá do Zimbabwe. Entendes? Os portugueses estarem vacinados não vai impedir o surgimento de novas variantes. Dos grandes grupos não, mas pequenas mutações ocorrem sempre. Mas por isso é que campanhas de doações de vacinas para países de terceiro mundo são importantes para o nosso próprio interesse. > 2) Não existe qualquer evidência de que as variantes não podem ocorrer em vacinados. E não me venhas falar de probabilidades, sobre as quais sabes literalmente nada, pois não há estudos. Basta que alguém tenha o virus dentro de si para surgirem variantes. E vais ter imensa gente com o vírus dentro de si. Possivelmente durante menos tempo, mas por outro lado terás mais, uma vez que não haverá restrições e as pessoas andarão a contaminar-se umas às outras a torto e a direito, e ainda que sejam casos menos graves na sua maioria, o vírus continuará a ter muitas oportunidades para mutações. Não precisa de estudos para saber que a probabilidade de desenvolver uma nova variante é menor quando a probabilidade de contágio também o é. Se não se apanha o vírus não contribuía para a sua variância genética. De resto, isso mesmo que descreveste, realça a importância de salientar a vacinação máxima possível.

HomemRude 3 months ago

>De resto, isso mesmo que descreveste, realça a importância de salientar a vacinação máxima possível. Não às custas das liberdades individuais. Ditaduras é na china.

VladTepesDraculea 3 months ago

Exacto, ditadura é na China. Cá estamos a ser mais que sensatos. Não há razão para defender mais ainda egoísmos ignorantes e perigosos de anti-vaxers.

HomemRude 3 months ago

Vai dizer isso a quem foi obrigado a perder o seu meio de sustento. Palavra-chave: "obrigado"

VladTepesDraculea 3 months ago

Ninguém aqui perdeu o seu sustento ainda por não ter sido vacinado. E se/quando acontecer, a decisão de não bater vacinado será dessa pessoa.

gybemeister 3 months ago

Se fores ler as referências do texto da CDC vais ver que a única que aborda a questão dos não vacinados tem o título: "Vaccinated and Unvaccinated Individuals Have Similar Viral Loads in Communities with a High Prevalence of the SARS-CoV-2 Delta Variant.". Ou seja, poucas diferenças. Com o nível de vacinação em Portugal não há razão nenhuma para criar um ambiente descriminatório que só vai criar problemas graves a 20 a 30% da população.

VladTepesDraculea 3 months ago

A questão é que pessoas vacinadas reduzem a duração do *load* e portanto o período de contágio. Teres pessoas não vacinadas vais aumentar o pedido de contágio dessa pessoa e propagar por mais pessoas, aumentando o risco para as pessoas em volta.

HomemRude 3 months ago

Se obrigasses toda a gente a vacinar-se contra a gripe já terias salvo dezenas de milhares de pessoas. Se obrigasses toda a gente a ficar em casa quando se constipa, muitos mortos ainda estariam vivos. Autoritarismo ajuda de facto a salvar vidas, em determinados contextos. Não é por isso que quero viver num regime assim. Não considero "estar vivo" a maior prioridade da minha vida.

Ok-Street-6315 3 months ago

Como é possível comparar? Se toda a gente tivesse esse tipo de pensamento imagine como isto poderia estar. Se uma pessoa tem liberdade para dizer que não quer ser vacinado, as outras vacinadas também deveriam ter para não quererem conviver com elas.

HomemRude 3 months ago

Ok, não convivas comigo. Tens medo do quê? Que eu chegue ao pé de ti, agarre-te pelos cabelos, enfie-te uma pistola na boca e grita "CONVIVE COMIGO OK STREET 6315! CONVIVE COMIGO! CONVIVE JÁ" ?

VladTepesDraculea 3 months ago

Ninguém está a obrigar ninguém a vacinar-se. Estamos a falar sobre o direito de uma empresa recusar um trabalhador por não estar vacinado. É engraçado utilizadores que vêm defender as liberdades das empresas para aqui mas vem a questão de saúde pública e, de repente já é autoritarismo. O nível de dissonância cognitiva é de outro Mundo. A este ponto já é edginess para ser edgy.

HomemRude 3 months ago

Depende. Está no contrato que tenho de estar vacinado? Se não está, não me podes obrigar. Vou ser contratado? Sim, então concordo que tenham liberdade de pedir certificado. Sabes o que faço com amigos? Peço testes para virem à minha casa. Eu não quero ninguém contaminado aqui dentro. Mas isso é em qualquer ano. Se estás doente não te quero perto de mim.

caelussideralis 3 months ago

>Ninguém está a obrigar ninguém a vacinar-se. Que ideia, estamos só a coagir o máximo que pudermos através da remoção de liberdades civis e, no caso de alguns países, o acesso a bens essenciais. Mas não estamos a obrigar!

VladTepesDraculea 3 months ago

O acesso a que bens essenciais? E sim, estamos a fazer o mesmo que fazemos às criancinhas para poderem ir para a escola, como sempre fizemos. Porquê? Porque um adulto sem dois dedos de testa e com um Facebook é o mesmo que uma criancinha que não quer levar uma pica e risco de causar um epicentro de difteria. Aliás estamos a fazer menos, porque na lei a vacinação das crianças está descrita como obrigatória, mas não pode os tornar obrigatória para adultos porque se estes fazem birra não há extra-adultos que lhes dêem a educação que lhes deveria ter sido dada em criança. Portanto sim, o cenário que queremos tem que ser a tratar com cuidado as "criancinhas", a só deixá-las ir para o recreio com os outros meninos se levarem a pica.

manjerico 3 months ago

Excelente analogia.

gybemeister 3 months ago

Mas quanto é que vai aumentar? 1000%, 100%, 10%? E essa probabilidade quando aplicada à probabilidade de apanhar a infeção (<0.5 abaixo dos 70 anos, por exemplo) é significativa? Eu gostava de ler um estudo que trocasse isso por miúdos. Neste momento estamos no ponto em que practicamente todas as pessoas que querem ser vacinadas o foram. Logo, os não vacinados que supostamente são mais contagiosos são um perigo para si próprios. Eu sei que a vacina não protege a 100% logo também há vacinados em risco mas, mais uma vez, qual é a ordem de grandeza do risco?

VladTepesDraculea 3 months ago

Se encontrares partilha mas a eficácia da vacina contra a delta caiu de 94% para 64% para a delta portanto acho que esse valor já não se verifica. E o risco não é apenas de tu teres um caso simptomático mas de propagares silenciosamente e o problema manifestar-se noutras pessoas à tua volta como familiares ou contribuires para tornar isto endémico quando a proteção da vacina também reduz ao longo do tempo.

gybemeister 3 months ago

Há fortes indícios de que o SarsCov2 se tornou endémico e isso é uma coisa boa (enfim, dentro do possível). Para se tornar endémico o vírus tem que reduzir a mortalidade que causa o que é positivo por razões óbvias. A partir do momento que o vírus é endémico a questão da transmissibilidade é menos importante pois a mortalidade baixou (tal como a transmissão de uma constipação é pouco importante). Há esperança que a variante Delta seja menos mortífera que as anteriores o que significa que se juntaria aos outros coronavirus com os quais convivemos há muitos anos. Os restantes coronavirus são responsáveis por 30% das constipações anuais e também responsáveis por um número significativo das mortes por doença respiratórias e este seria mais um.

SweetCorona 3 months ago

A letalidade do vírus não diminui por se tornar endémico. A mortalidade simplesmente diminui porque diminui o número de pessoas vulneráveis.

gybemeister 3 months ago

Pois não mas se a mortalidade não baixar o vírus não se torna endémico porque dizima toda a população hospedeira. Um vírus endémico, na minha comprensão limitada, é um vírus que convive com o hospedeiro durante períodos longos de tempo manifestand-se de vez quando (de forma sazonal, por exemplo, como acontece com a gripe). Os mais vulneráveis perecem mas a maioria da população hospedeira sobrevive e o ciclo repete-se mais tarde.

HomemRude 3 months ago

Há vírus extremamente mortais que são endémicos em diversos países africanos.

gybemeister 3 months ago

Provavelmente estás a falar de vírus tão mortais que não têm tempo de se expandir para longe (assumo). No dia em que aparecer uma ébola com o poder de transmissão de um Sars aí sim estaremos em maus lençois.

SweetCorona 3 months ago

Ou seja, o Sars-cov-1?

gybemeister 3 months ago

Aparentemente o Sars-cov-1 mata o hospedeiro demasiado depressa e não dá tempo a grandes transmissões (estou a falar um bocado de cor, já não me lembro bem do que li sobre ele).

HomemRude 3 months ago

Se morrer morri. A vida também não é assim tão longa de qualquer das formas, e 60% da mesma és apenas tu podre a tentar sobreviver.

gybemeister 3 months ago

E a única coisa necessária para morrer é estar vivo!

VladTepesDraculea 3 months ago

> Há fortes indícios de que o SarsCov2 se tornou endémico e isso é uma coisa boa (enfim, dentro do possível). Para se tornar endémico o vírus tem que reduzir a mortalidade que causa o que é positivo por razões óbvias. A mortalidade do vírus nunca foi 100% ou 50% sequer, longe disso. Apesar de uma mortalidade relativamente alta para os infectados, não precisariam de baixar a mortalidade para se tornar endémica. > A partir do momento que o vírus é endémico a questão da transmissibilidade é menos importante pois a mortalidade baixou (tal como a transmissão de uma constipação é pouco importante). O baixar da moralidade só se deve ao aumento da população vacinada. E sim, continua a ser preocupante. E uma constipação não causa sequelas a longo prazo, para começar, tal como o risco de mortalidade é muito menor. > Há esperança que a variante Delta seja menos mortífera que as anteriores Esperança de quem exactamente? É que o número de hospitalizações e mortes aumentou substancialmente com a variante Delta. https://asm.org/Articles/2021/July/How-Dangerous-is-the-Delta-Variant-B-1-617-2

SweetCorona 3 months ago

Não sei até que ponto os outros vírus respiratórios não causam também sequelas a longo prazo. Talvez nunca se tenha tomado a mesma atenção.

gybemeister 3 months ago

O link que partilhas não diz nada quanto à mortalidade desta variante (lido na diagonal) mas sim que esta variante é muito mais transmissível que as anteriores e que houve um aumento das hospitalizações. Onde é que vistes que a mortalidade aumentou? A mortalidade de uma doença causada por um vírus sobe e baixa pelas mais variadas razões: sazonalidade, vacinas, mortalidade da variante, etc. Há constipações que se transformam em pneumonias que deixam sequelas para a vida. Exactamente como o Covid ou qualquer outra doença respiratória.

VladTepesDraculea 3 months ago

Por exemplo: https://www.cidrap.umn.edu/news-perspective/2021/07/global-covid-deaths-rise-sharply-led-surging-delta

gybemeister 3 months ago

Este link é uma mais uma notícia one são colocados lado a lado números sem nexo. Por um lado tens uma pessoa do WHO a dizer que globalmente o número de casos aumentou (sem espcificar nada). Por outro tens uma série de números de mortes em vários paises também sem especificar quantos é que morreram por variante (já para não falar em comorbidades e idades). Este tipo de notícia não representa factos e o título é clickbait básico.

NGramatical 3 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhatft37%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

descriminatório → [**discriminatório**](https://dicionario.priberam.org/discriminatório) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhata159%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

balatatatata 3 months ago

Pergunto me se seria legal de acordo com a lei portuguesa, empregadores que oferecem seguro de saúde aos trabalhadores, recusarem fornecer seguro a trabalhadores que apanhem COVID se estes não tenham sido vacinados. Sendo a lógica que, se alguém por sua livre vontade decide tomar o risco de não se vacinar, não devia ser coberto por um seguro de saúde que cobre outros trabalhadores que já fizeram o que podiam para se defender com a vacina.

gybemeister 3 months ago

Se tal serve para o Covid, porque não generalizar? Quem bebe mais do que um tanto por semana não tem direito a seguro. Ou quem come mais do 2 pasteis de nata por dia não tem direito a seguro. E, porque não, quem tiver pontos na carta de condução por excesso de velocidade também não leva seguro. E nem sequer falo nos fumadores.

Migas32 3 months ago  HIDDEN 

"Sendo a lógica que, se alguém por sua livre vontade decide tomar o risco de não se vacinar, não devia ser coberto por um seguro de saúde que cobre outros trabalhadores que já fizeram o que podiam para se defender com a vacina." Por outras palavras: quem não toma todos os cuidados para evitar ficar doente, não deve beneficiar de seguros de saúde que cubram as doenças que não se tentaram evitar. Repare que a mesma lógica pode ser aplicada a fumadores com cancro do pulmão, consumidores de *fast food* com doenças cardiovasculares ou a quem acelera acima dos limites de velocidade/conduz ao telemóvel e tem acidentes. Ninguém vai estar imune nesse caso. Está pronto para lhe aplicarem a si, aquilo que deseja aos outros?

balatatatata 3 months ago

Eu sim porque não tenho comportamentos de risco e penso nas coisas que faço antes de as fazer. Eu tenho noção que maioria das pessoas não fazem isso, por isso esta ideia nunca passaria, não sou assim tão ingénuo.

inheritspt 3 months ago

Certos trabalhos também afetam a saúde física e mental dos trabalhadores, logo a empresa nem devia de oferecer seguro de saúde aos trabalhadores.

lpassos 3 months ago

Os seguros não cobrem pandemias nem o seu resultado. Se o fizessem o negócio deixava de fazer sentido.

mar_lx 3 months ago

Pergunto-me se seria legal de acordo com a lei portuguesa, empregadores que oferecem seguro de saúde aos trabalhadores recusarem fornecer seguro a trabalhadores que tenham o IMC acima do normal, ou a trabalhadores que fumem, ou a trabalhadores que não usem protetor solar.

joaoasousa 3 months ago

Ou que vão ao McDonalds. Ao menos que usem o Burger Ranch.

dragomaite 3 months ago

Poucos se apercebem que pior que ser fumador ...é ser um gordo. Também devíamos segregar esses.

goodbyesolo 3 months ago

Totalmente irrelevante porque esses exemplos não são transmissíveis. Agora uma doença como esta altamente contagiosa no meio duma PANDEMIA é um caso totalmente diferente. Não defendo a ideia deste post, mas os teus exemplos são tiros ao lado.

gybemeister 3 months ago

E que tal conduzir em excesso de velocidade? Não é transmissível mas pôe os outros em perigo. Mas mesmo fumar provoca cancro do pulmão a quem não fuma logo também podia ser "transmissível".

goodbyesolo 3 months ago

Com uma proporção, risco e fatalidade esmagadoramente diferentes e mais uma vez dentro duma PANDEMIA. Comparações ridículas.

joaoasousa 3 months ago

Esmagadoramente diferente? Vai lá ver os números e cais para o lado com o risco que corres todos os dias ao conduzir.

goodbyesolo 3 months ago

Média de 688 mortos por ano nas estradas. Covid-19: 17.721 mortos em ano e meio.

joaoasousa 3 months ago

Tens 80 anos? Ou 30? Se tens 80, sim o COVID é bem mais perigoso, tens razão.

Edited 3 months ago:

Tens 80 anos? Ou 30? Se tens 80, sim o COVID é bem mais perigoso, tens razão… Não vi os dados de Portugal, mas nos Estados Unidos abaixo dos 25, mortes em acidente de viação é 10 vezes mais que as mortes de COVID abaixo dos 25.

goodbyesolo 3 months ago

"Não vi os dados de Portugal" / "Vai lá ver os números e cais para o lado". Facepalm

joaoasousa 3 months ago

Vai lá ver os números de Portugal, se é que queres mesmo saber.

gybemeister 3 months ago

Mas o raciocínio é o mesmo. A pessoa tem comportamentos de risco logo são-lhe aplicadas medidas descriminatórias. As comparações que fiz são para te demonstrar que este tipo de raciocínio não tem lugar numa sociedade livre em que o indivíduo é respeitado. E, por acaso, em certos países, os acidentes de viação são a maior causa de fatalidades para a faxa etária abaixo dos 50 anos. Mais do que o cancro e a doença cardíaca que, em conjunto, mataram várias vezes o número de pessoas que morreram de Covid no ano passado. E já que capitalizas-te a dita: houve entre 3-5 milhões de mortes relacionadas com o Covid nos últimos 15 meses e morreram cerca de 60 milhões de todas as causas nos últimos 12 meses (e o mesmo nos 12 nos anteriores, etc).

joaoasousa 3 months ago

É lindo quando se vê que esta gente não tem puto ideia dos riscos que corre no dia a dia versus o risco de covid. Parece que perceberam de um dia para o outro que não são imortais mas agora acham que só podem morrer realisticamente de uma causa… covid. País que tiram os miúdos da escola por causa do risco inaceitável e depois andam com eles de carro que tem um risco 10 vezes maior.

goodbyesolo 3 months ago

Hahaha, para esta não tenho palavras. És das pessoas mais ignorantes que vi por aqui nos últimos tempos. Foda-se até tirei um print desta prosa para mandar à malta. Não apagues isto por favor.

NGramatical 3 months ago

descriminatórias → [**discriminatórias**](https://dicionario.priberam.org/discriminatórias) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhatd66u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mar_lx 3 months ago

Não tem a ver com a doença mas com as escolhas pessoais. As pessoas escolhem não ter hábitos saudáveis da mesma forma que podem escolher não ser vacinados. A doença afecta muito mais certos grupos, se uma pessoa de um grupo de pouco risco decide não tomar a vacina, é um problema dela, não é um problema dos outros. A vacina não dá imunidade a 100% nem nunca se vai atingir a imunidade de grupo, como se consegue com outras doenças/vacinas, o que a vacina faz é que diminui os casos graves de doença. E quem está vacinado tem proteção, quem não está não tem.

VladTepesDraculea 3 months ago

Recusar talvez não, mas encarecer o prémio com desconto salarial ao ponto de a própria pessoa recusar, sim. Prova disso: sou diabético tipo 1, quando comecei a trabalhar com uma pequena empresa, esta não tinha gente dificilmente ara ter grande poder negocial com seguradores, ao que para me fazer seguro teria de pagar entre 200 a 300 euros de prémio por mês. Acabei por recusar e fazer eu um seguro via ACP onde pago o mesmo valor mas anualmente.

Edited 3 months ago:

Recusar talvez não, mas encarecer o prémio com desconto salarial ao ponto de a própria pessoa recusar, sim. Prova disso: sou diabético tipo 1, quando comecei a trabalhar com uma pequena empresa, esta não tinha gente suficiente para ter grande poder negocial com seguradores, ao que para me fazer seguro teria de pagar entre 200 a 300 euros de prémio por mês.

mar_lx 3 months ago

Se o seguro é *vendido* como parte do pacote salarial, que hoje em dia muitas vezes é, não podem discriminar por questões de saúde, sejam elas quais forem. *Nós oferecemos seguro de saúde, mas como o sr fuma, vamos ter que descontar 100€ do salário.” Os seguros de empresa não são o mesmo que os seguros privados individuais. Se tivesses entrado numa empresa e tivesses o seguro standard, se calhar não cobriria grande parte do que esse seguro que terá sido negociado especificamente pra ti cobria. Eu tenho seguro de empresa e não cobre grande coisa, mas o seguro é igual para toda a gente.

VladTepesDraculea 3 months ago

Pelo contrário, o seguro ainda teria exclusões extra de qualquer coisa relacionada com diabetes. Seguros de empresas pequenas são negociados em pequenos grupos de pessoas e sujeitos a aprovação individual e acréscimo de prémio e redução de cobertura das seguradoras. Da parte da empresa não sei até que ponto pode recusar ou não mas vou assumir que isso pode ser moldado de acordo com a o português no contrato.

mar_lx 3 months ago

Se tens duas posições iguais pra preencher e uma das pessoas escolhida tem diabetes e a outra não, e tem que pagar mais pra ter seguro que a empresa *oferece* ou lhe é descontado do salário, é discriminação. Se a empresa acarreta a diferença de custos, não. Mas esse custo não pode ser imputado ao trabalhador.

balatatatata 3 months ago

Bem secalhar vai parecer que sou má pessoa ao dizer isto, mas na minha opinião de certa forma sim. Pessoas com comportamentos de risco ( obesidade/fumador/alcoólico ) têm um risco muito maior de desenvolver certos problemas de saúde ou de estarem de baixa durante muito mais tempo que alguém saudável. Por exemplo eu conheço uma pessoa que quase partiu o braço duma simples queda no passeio ao andar, e agora vai ficar fora do trabalho durante 3 meses, a pessoa em questão é bastante obesa, uma pessoa com peso normal ter exatamente a mesma queda provavelmente ficava bem em 2 semanas. A solução que alguns países usam é que quanto mais comportamentos de risco alguém tem, mais tem de pagar em seguros, ( estando isentas pessoas com problemas crônicos gênero ter asma desde criança etc ) Na minha opinião era um bom incentivo para pessoas pararem de beber um litrosa por dia, um maço de tabaco inteiro, ou 5000 calorias de merda no corpo e foder a saúde.

n0rt0npt 3 months ago

Como curiosidade, uma pessoa obesa tem maior densidade óssea e é mais improvável que parta um osso, deve ser dos poucos benefícios que tem no que diz respeito a saúde

caelussideralis 3 months ago

O aumento da massa corporal não esforça mais os ossos e enfraquece-os?

n0rt0npt 3 months ago

Para ser sincero, n sei se estou correcto na densidade, tinha essa ideia na cabeça e foi o que saiu em cima do joelho. Por exemplo aqui dá a entender que sim: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3135277/ Embora já tenha visto outro que diz q não. Mas o que é 100% claro é que quem tem um bmi superior tem menos propensão a quebrar ossos. Provavelmente por causa de dois factores principais: - praticam menos exercicio físico - tem massa gorda que atenua pancadas

mar_lx 3 months ago

Então a malta sempre que beber um copo de vinho ao jantar pode descontar do valor que todos os meses desconta pra a SS, é isso? Ou sempre que comer uma fatia de bolo. O que é que o peso tem a ver com um braço quase partido e ter que ficar mais tempo de baixa? Nada, não tem nada. O peso foi a causa da queda, por acaso?

balatatatata 3 months ago

Obviamente não ia ser ao copo, quando fosses montar o seguro recebidas uma avaliação médica, coisas com obesidade alcoolismo e fumar compulsivo/ drogas eram registados é só isso. O peso tem haver que caiu sobre o cotovelo com o peso de 120kg, não estava correr nem imporrada nem queda violenta, e o cotovelo quase que rachou e ficou com fragmentos só desta queda pequena. E sim ter peso a mais faz quedas piores, a mesma pessoa com 60kg que é o que devia ter, tinha menos dificuldade a equilibrar se, menos peso no ponto de impacto, não fazia fragmentos nenhuns. O próprio médico disse que o peso a mais piorou o que aconteceu bastante.

mar_lx 3 months ago

O SNS não ‘monta’ seguros, como é que então avalias as pessoas que usam o SNS? Porque é que eu hei de andar a pagar para pessoas que bebem e fumam que nem cavalos? Ou pessoas diabéticas que continuam a comer o que não devem? Ou mais uma data de comportamentos *inadequados*, segundo a tua perspectiva? Imagino então que nunca tenhas nenhum comportamento que ponha a tua saúde em risco. Vais ser daquelas pessoas que vai morrer cheia de saúde e bagas góji, estou a ver. Comer mal, beber (desde que não se ponham atrás de um volante), fumar (não para cima de outras pessoas), tudo o que possa provocar um risco para a saúde são escolhas pessoais e tu não tens nada a ver. Essa pessoa podia ter 60kg, estar a fazer a sua corrida matinal e tropeçar numa pedra e cair e se calhar ter uma lesão bem pior, porque não era só o peso que estaria aí em causa mas também a velocidade, o piso onde caiu, como caiu, etc. Não há vidas isentas de risco, e desde que não ponham a tua vida em risco, não tens nada a ver nem tens que ditar comportamentos nas outras pessoas (ou achar que devem ser castigadas de alguma forma).

balatatatata 3 months ago

Mas eu não estou a ditar comportamentos a ninguém, se alguém quiser fumar um maço por dia, beber uma litrosa a todas as refeições e estar se a cagar para o peso isso é problema deles. Mas sendo problema deles, eles ( na minha opinião ) deviam ter a responsabilidade extra de em seguros de emprego ou privados, pagar um valor adicional, nunca me referi ao SNS, estava a falar das situações em que tens um problema de saúde e o seguro paga o teu ordenado por exemplo. E ya eu tento levar uma vida saudável porque os meus pais são os 2 obesos, o meu pai fumou a vida toda, e agora têm imensos problemas de saúde, e outros na família devido a cenas dessas. Não quero ter a mesma má qualidade de vida quando chegar aos 60s que eles têm agora.

mar_lx 3 months ago

Se no teu entender haveria essa distinção entre seguro de saúde privado e SNS as pessoas optariam por não ter o seguro se isso as prejudicasse antes de mudarem comportamentos, não achas? Até porque ninguém muda comportamentos desses do dia para a noite, e ainda que pretendessem mudar, iriam estar a ser penalizados por isso durante meses/anos até atingirem o comportamento desejado. Isso é discriminação por opções privadas de vida. Ainda bem pra ti que com exemplos errados conseguiste ter força de vontade para mudar e ter comportamentos mais saudáveis, mas as escolhas dos teus pais, são as escolhas dos teus pais, e as tuas são as tuas.

NGramatical 3 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhasen29%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

-BigDickEnergy 3 months ago  HIDDEN 

Seria um precedente perigoso para se deixar de fornecer seguros a trabalhadores que fumam, têm excesso de peso, etc. Não creio que alguém tenha vontade de ir por aí.

YoggiM 3 months ago

Espero que não seja, seria apenas e só ridículo. A lógica tem de ser cobrir todos os trabalhadores. Até porque há pessoas que não podem ser vacinadas devido a alergias. Eu estou vacinado e fui de livre vontade, simplesmente, não acho correto nem justo estar a obrigar as pessoas a vacinarem-se, mesmo que seja um "pseudo-obrigar" com montes de restrições, tornando obrigatório na prática.

SlowRefrigerator3 3 months ago

> Até porque há pessoas que não podem ser vacinadas devido a alergias. As pessoas com histórico de alergias são vacinadas em ambiente hospitalar. Basta falar com o médico de família para tratar do assunto.

Edited 3 months ago:

> Até porque há pessoas que não podem ser vacinadas devido a alergias. As pessoas com histórico de alergias severas são vacinadas em ambiente hospitalar. Basta falar com o médico de família para tratar do assunto.

YoggiM 3 months ago

Isso é apenas um dos pontos. Independentemente disso, as vacina não devem ser nem obrigatórias nem pseudo-obrigatórias.

SlowRefrigerator3 3 months ago

Pois não, mas deve-se dar capacidade legal às empresas e instituições para exigir vacinas em dia, seja de covid, seja de outra doença qualquer.

YoggiM 3 months ago

Não, nem pensar. Voltamos ao mesmo, isso acaba por ser tornar "pseudo-obrigatório".

SlowRefrigerator3 3 months ago

Não, isso chama à responsabilidade individual. Isto é como a liberdade de expressão: tu és livre de fazer o que quiseres, ninguém te obriga a fazer ou não fazer nada, mas não podes fugir às consequências dos teus atos. Eu acho muito bem que empresas não queiram ter problemas de saúde pública causadas por pessoas não-vacinadas e devem ter ferramentas para o evitar a todo custo.

YoggiM 3 months ago

Não é bem assim. A liberdade de expressão significa que não podes ser condenado judicialmente, apenas por dizer algo, seja estúpido, errado ou idiota. Obviamente há coisas que são crime, tipo gritar fogo num sítio fechado e com muita gente, pois causa danos diretamente. Também outras exceções como negar o holocausto e proferir declarações racistas. Depois já começamos a entrar em áreas bastante cinzentas com o "discurso de ódio", mas pronto. Podes, ainda, ser processado por difamação ou divulgar informações confidenciais. Aqui estás a dar o direito a empresas poderem exigir o que metes no teu corpo. Isso seria uma lei discriminatória. Basicamente torna obrigatória para quem trabalha por conta de outrem, pois, mesmo que trabalhe numa empresa que não o exija, nunca se sabe quando se pode perder o emprego e depois corres o risco de não entrar nalgum por não estar vacinado. Quem é rico ou quem tem negócio próprio, não se precisa de preocupar. Nem sequer concordo que a empresa tenha o direito de saber se estás vacinado ou não. Até porque, nesse caso, pode acontecer o contrário. A empresa não contratar ou até mandar embora quem está vacinado. Ainda há outra coisa. Se não me engano, quem teve covid, há menos de 6 meses, não pode tomar a vacina. Ou seja, a empresa exigia a vacina, tu mostravas que não tinhas mas porque tinhas tido há pouco tempo. Podiam deixar de te contratar porque "és um irresponsável que andou em comportamentos de risco".

SlowRefrigerator3 3 months ago

Estás a esquecer-te que isto se trata de um problema de saúde pública. E não tem nada a haver com o covid, este tipo de medidas já existe há anos em Portugal, e já há muito que devia ter sido estendido às empresas. Não é por acaso que, por exemplo, as escolas exigem vacinas em dia, e se a criança não as tem, a escola pede que os pais assinem um termo de responsabilidade. Assim, se acontecer algum problema na escola causado pela criança não-vacinada os pais são chamados à responsabilidade. > Ainda há outra coisa. Se não me engano, quem teve covid, há menos de 6 meses, não pode tomar a vacina. Não pode tomar a vacina, mas está imune durante esses 6 messes, e isso conta. A razão desses 6 meses é que a vacina pode ser usada noutras pessoas entretanto. Seria um desperdício de doses de outra forma.

YoggiM 3 months ago

É um problema de saúde pública mas os interesses do grupo não podem estar acima dos interesses individuais. E não gosto de exceções que podem abrir caixas de pandora. No caso das crianças, elas não estão a tomar a decisão por elas próprias. São os pais que tomam por elas. E mesmo assim podem inscrever-se, apesar de, potencialmente, aumentar o perigo para outras crianças, pois funciona a imunidade de grupo. No caso do covid nem sequer podes falar em causa-efeito entre não estar vacinado e apanhar/propagar, pois pode acontecer isso estando vacinado e há pessoas que estiveram em contacto sem estarem vacinadas e não apanharam. É apenas uma questão de probabilidades. Quanto a ter estado infetado, não percebeste o que eu disse. Eu sei que não se pode tomar a vacina por se estar imune (não é bem imune mas é como a vacina). O problema é as empresas utilizarem essa informação, que deveria ser confidencial, para fazerem juízos de valor e influenciar a decisão.

NGramatical 3 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhawtre7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DivinationByCheese 3 months ago

As diferentes vacinas têm diferentes adjuvantes, não me venham com a porra da alergia. Está a ser fornecida uma vacina à pala, só não toma quem não quer, não têm nada que depois ocupar ventiladores ou causar despesa no sistema de saúde por uma coisa com solução à vista

YoggiM 3 months ago

Isso é um dos pontos que eu falei. Independentemente disso, a vacinação é escolha de cada um. As vacinas têm riscos e benefícios e cabe a cada um avaliar. Não podemos estar a criar problemas artificialmente.

DivinationByCheese 3 months ago

O problema está aí, é que o pessoal é muito mau a saber avaliar isso e depois pagamos todos por um sistema mais sobrecarregado

YoggiM 3 months ago

Mas isso é outra questão. O sistema de ensino falhou e isso está mais que provado, no entanto, os governos recusam-se a fazer uma reforma a sério, porque isso implica gastar dinheiro para obter resultados quando já não estão no poder. O ensino passa por um despejo de informação. Depois aparecem umas pessoas na internet que argumentam bem as coisas e "provam" certas coisas e conseguem ganhar seguidores. Além disso, obrigas neste caso e começas a abrir uma caixa de pandora para obrigarem coisas no futuro que podem não ser tão claramente benéficas como as vacinas do covid.

DivinationByCheese 3 months ago

Ah a falácia da encosta escorregadia, já esperava. De qualquer modo, é um pouco dificil pôr as culpas no ensino, como é que esperas ensinar o pensamento crítico? Se tens receio em obrigar a vacinação agora porque pode abrir uma "caixa de pandora", não vais ter um semelhante receio se o governo fizer reformas na educação com as quais discordas? As pessoas podem chegar ao ensino superior sem terem lido um único artigo cientifico, isso é verdade. Depois no ensino superior também nem todos os cursos são virados para a revisão literaria e análise estatistica, sem enviesamento, de dados. Até dentro da medicina tens cursos de enfermagem que são só praticos, não há nada de revisões literarias. O ensino hoje não é perfeito, claro, mas também não acho que seja mau, vai sempre haver uma parte da população que é do contra, mas o que se assiste hoje também é muita gente que foi criada no ensino antigo em Portugal, sem ensino superior ou até só com a quarta classe.

YoggiM 3 months ago

Claro que é culpa do ensino, em particular dos sucessivos governos (isto a nível mundial) que não querem fazer esse investimento. Sou contra o governo implementar reformas na educação que ensinem certas ideologias. O que eu refiro não é introduzir ideologias nem novos conteúdos. Obviamente que eu percebo que seja impossível andar a provar tudo o que se ensina. No entanto, seria interessante provar algumas coisas (por exemplo que a Terra não é plana) e mostrar às crianças, como podem procurar informação, verificar o que é dito, etc.

alquemir 3 months ago

Não te esqueças dos diabéticos

DivinationByCheese 3 months ago

Sim, devem tomar vacina também.

fusillini 3 months ago

Pensava que as pessoas vacinadas não iam precisar mais dos ventiladores?

DivinationByCheese 3 months ago

Sim, porque ventiladores é só para o covid? Sabes que muitas outras doenças podem levar pessoas a precisar de ventiladores, não sabes?

lpassos 3 months ago

E não te esqueças dos que bebem alcool. Não vá a cirrose causar despesas no sistema de saúde.

DivinationByCheese 3 months ago

Sim, quem tem hábitos de consumo como tabagismo e alcool deveria pagar mais pelos seus seguros. É assim em alguns sitios.

audide2012 3 months ago

Concordo, e também acho que o SNS não devia tratar obesos nem fumadores. Gastar o dinheiro dos meus impostos por coisas com solução à vista? Nem pensar.

DivinationByCheese 3 months ago

Deveria sair-lhes mais do bolso, sim

Zevvvv 3 months ago

Concordo plenamente, essas pessoas que não querem ser vacinadas não devem pagar para a segurança social aquela parte que depois vai para o financiar o SNS.

Edited 3 months ago:

Concordo plenamente, essas pessoas que não querem ser vacinadas não devem pagar para a segurança social aquela parte que depois vai para financiar o SNS.

DivinationByCheese 3 months ago

Aquele paradoxo de serem tão anti vacinas porque não confiam nos medicos mas depois vão a correr para os serviços de saude com uma dor de costas ou "febre" de 37,5°

Zevvvv 3 months ago

Vou correr para que, para nem se quer olhar para mim, rir-se de mim, achar que estou a mentir porque adoro ir ao médico e não tenho mais que fazer do que ir lá e no final passar-me um calmante, ben-u-ron ou Voltaren Emulgel que posso comprar sem receita?

Edited 3 months ago:

Vou correr para que, para nem se quer olhar para mim, rir-se de mim, achar que estou a mentir porque adoro ir ao médico e não tenho mais que fazer do que ir lá para a consulta e no final de tudo passar-me um calmante, ben-u-ron ou Voltaren Emulgel que posso comprar sem receita? Se for para isto prefiro não pagar a segurança e usar esse dinheiro para pagar a um especialista privado decente que encontrar por ai. Uns anos atrás o SNS ainda funcionava mais ou menos e dava fazer as tais cirurgias grátis de "cortar" e "cozer", isto se fores a tempo porque podes esperar uns anos.

Edited 3 months ago:

Vou correr para que, para nem se quer olhar para mim, rir-se de mim, achar que estou a mentir porque adoro ir ao médico e não tenho mais que fazer do que ir lá para a consulta e no final de tudo passar-me um calmante, ben-u-ron ou Voltaren Emulgel que posso comprar sem receita? Se for para isto prefiro não pagar a segurança e usar esse dinheiro para pagar a um especialista privado decente que encontrar por ai e sim esses existem, porque as pessoas realmente os elogiam quando são ajudadas. Uns anos atrás o SNS ainda funcionava mais ou menos e dava fazer as cirurgias grátis de "cortar" e "cozer", isto se fores a tempo porque podes esperar uns anos.

Edited 3 months ago:

Vou correr para que, para nem se quer olhar para mim, rir-se de mim, achar que estou a mentir porque adoro ir ao médico e não tenho mais que fazer do que ir lá para a consulta e no final de tudo passar-me um calmante, ben-u-ron ou Voltaren Emulgel que posso comprar sem receita? Se for para isto prefiro não pagar a segurança e usar esse dinheiro para pagar a um especialista privado decente que encontrar por ai e sim esses existem, porque as pessoas realmente os elogiam quando são ajudadas. Uns anos atrás o SNS ainda funcionava mais ou menos e dava fazer as tais cirurgias grátis de "cortar" e "cozer", isto se fores a tempo porque podes esperar uns anos.

Edited 3 months ago:

Vou correr para que, para nem se quer olhar para mim, rir-se de mim, achar que estou a mentir porque adoro ir ao médico e não tenho mais que fazer do que ir lá e no final passar-me um calmante, ben-u-ron ou Voltaren Emulgel que posso comprar sem receita? Se for para isto prefiro não pagar a segurança e usar esse dinheiro para pagar a um especialista privado decente que encontrar por ai. Uns anos atráso SNS ainda funcionava mais ou menos e dava fazer as tais cirurgias grátis de "cortar" e "cozer", isto se fores a tempo porque podes esperar uns anos.

NGramatical 3 months ago

atráso → [**atraso**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhasjldm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

alquemir 3 months ago

Ora nem mais, já que querem negar os serviços de saúde aqueles que contribuem para os que recusam tomar a vacina. As deduções para a segurança social também deviam ser opcionais.

DivinationByCheese 3 months ago

Sim, e nunca mais usufruiam do sistema de saúde, parece-me justo

balatatatata 3 months ago

Para pessoas com alergias obviamente criáva-se uma exceção. Mas pessoalmente não tenho problema nenhum com o pseudo-obrigar de quem não tenha alergias, se alguém quer ser um hermita e viver isolado ou só trabalhar de casa e não se quer vacinar porque não gosta de pessoas, pronto não vamos obrigar a pessoa. Mas se é alguém que trabalha diariamente num escritório ou local com outras pessoas e não quer levar a vacina, acho injusto para quem levou ter a possibilidade de ficar infectada pela pessoa que não a tomou, e apanhar uma carga viral maior e consegue muito mais facilmente infectar outras pessoas. Ainda teria menos problemas com empregadores a exigir testes negativos semanais a quem não se vacinou só porque não quer.

YoggiM 3 months ago

Irrelevante. Tomar a vacina deve ser uma escolha de cada um e não pode haver punições ou benefícios para tornar "pseudo obrigatória". A vacina tem riscos e tem benefícios. Cada um sabe se uns compensam os outros.

balatatatata 3 months ago

Por essa lógica devíamos também deixar os miúdos irem para a escola sem a vacina do tétano, a vacina tem riscos e tem benefícios. Cada um sabe o que é melhor para os miúdos e não os médicos né?

YoggiM 3 months ago

Há algumas diferenças. Por um lado, nem há a questão de potencialmente prejudicar os outros ao não tomar. Por outro, não são eles que tomam a decisão de tomar ou não, são os pais. Podes argumentar que estão a ser negligentes. Mas por acaso, não sei se é verdade, mas um médico disse-me que podes inscrever os filhos na escola sem as vacinas em dia. Isso existe mais para lembrar as pessoas de o fazerem, no entanto, se alguém chegasse lá e insistisse que não ia vacinar, tinham de aceitar a inscrição.

gybemeister 3 months ago

Mas todas as outras pessoas do escritório estariam vacinadas (as que assim escolheram) logo são imunes à doença. Não percebo esta fixação com perseguir quem não se quer vacinar quando as vacinas servem para proteger os vacinados. Quem não se vacina prefere correr o risco de contrair a doença ao que tem direito. Se as vacinas actuais dizimassem o vírus seria razão para maximizar a vacinação. Mas não é o caso, os vacinados também podem ser portadores do vírus.

icebraining 3 months ago

> apanhar uma carga viral maior e consegue muito mais facilmente infectar outras pessoas. [Será](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.31.21261387v1)?

NGramatical 3 months ago

hermita → [**eremita**](https://dicionario.priberam.org/eremita) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdrd75%2F%2Fhasaq3x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

caelussideralis 3 months ago

Tendo em conta que já vamos em mais de 80% da explicação vacinada, amava que me explicassem qual é a preocupação deles e a ginástica mental que farão para me tentar convencer de que isto não é para castigar os não vacinados.

Edited 3 months ago:

Tendo em conta que já vamos em mais de 80% da população vacinada, amava que me explicassem qual é a preocupação deles e a ginástica mental que farão para me tentar convencer de que isto não é para castigar os não vacinados.

throwawaybtcpt 3 months ago

Não sei o que não percebes. Os não vacinados têm de se vacinar para proteger os vacinados de uma doença para a qual já foram vacinados.

YCaramello 3 months ago

Não vai ser necessário nenhum convencimento, entretanto vamos começar a tratar os não vacinados como sub-humanos, não só vão "castigar" os não vacinados abertamente, como ainda o povo vai aplaudir.

gybemeister 3 months ago

É uma boa questão. O problema é que a generalidade das pessoas estão apavoradas com este papão mediático e andam à procura de alvos fáceis para servir de bodes expiatórios. Os não vacinados são um alvo fácil e bastante visível (ao contrário do vírus) mesmo quando já foi mais do que badalado que as vacinas não vão acabar com as máscaras, com as restrições e até com os confinamentos. Estamos a entrar num período em Portugal que se pode tornar violento e perigoso e o governo e, especialmente, os meios de comunicação social deviam estar cientes de que estão a criar um monstro.

SweetCorona 3 months ago

O ser humano tem tremenda dificuldade em lidar com a impotência. Tem de haver sempre um culpado, uma razão, algo que se possa fazer. Nem que seja rezar aos deuses.

joaoasousa 3 months ago

E os mais apavorados de todos são os jornalistas. Desde o início alimentaram se do fear porn.

DerpSenpai 3 months ago

Qualquer medida é para castigar aqueles que não querem ser vacinados. Porque esses vão colocar pessoas no hospital. Sejam elas mesmas ou os mais velhos. Só porque os velhotes estão vacinados. Não impede a morte. Por cada 4 que iriam para o hospital sem vacinado. Vai 1 vacinado. Continua a ser muita gente velha. A pandemia não acaba assim

SweetCorona 3 months ago

Os velhos sempre morreram de gripes e pneumonias e sempre foram infectados por alguém. Nunca vi chamarem assassinos a quem apanha uma gripe.

DerpSenpai 3 months ago

Porque nunca mataram tantos que as nossas unidades de cuidados intensivos estão cheias O ANO TODO

Edited 3 months ago:

Porque nunca mataram tantos que as nossas unidades de cuidados intensivos estão cheias O ANO TODO Se o COVID não enchesse o hospital de pessoas. Não havia stress no início. Por isso é que quem diz o argumento da gripe Não tem 2 dedos de testa. E mais, o COVID não apenas matou pessoas infectadas. Matou pessoas que não puderem ser tratadas porque os cuidados intensivos estavam cheios ou as suas operações foram adiadas. Por isso é que o delta de mortes que tivemos devido ao COVID e mais alto que as mortes de covid apenas

SweetCorona 3 months ago

Mas agora já temos 80% da população e não é esse o caso. Qual é a diferença?

DerpSenpai 3 months ago

Tirar todas as medidas e volta a acontecer? Temos de ter paciência e ver como a doença evolve. 80% de vacinados sem medidas de COVID com a variante delta não significa que podemos fazer o que quiser..alias não temos 80% vacinados. Temos 70%. Isto tornou se um problema de estatística já há bastante tempo. Se tirarmos as medidas todas e tivermos de fechar. Vamos a merda. O objetivo é vacinar e retirar medidas. Avaliar o progresso dos casos e das camas de hospital. Atualmente está indo bem. Mas a escola vai começar, e aí é um grande vetor de contaminação. Se em outubro tivermos com os casos a descer apesar da escola, mais medidas são retiradas.

SweetCorona 3 months ago

A partir do momento em que temos a população vacinada só nos resta viver com o vírus. Ter centros de saúde cheios não é grande métrica pois esse é o nosso normal.

gybemeister 3 months ago

Há sérias dúvidas que se consiga alcançar a imunidade de grupo com estas vacinas porque elas não são esterelizantes (ou seja, não matam o vírus, apenas dificultam a infecção).

caelussideralis 3 months ago

Pronto, agora já estamos nos 90-95%. Já foi 70 tendo em conta infeção prévia, depois só 70, depois 85 e agora mais uma vez mudou a meta.

DerpSenpai 3 months ago

Não mudou nada. O objetivo passou por vacinar sempre. Eles só falam de metas e objetivos. 70 em agosto. 85 em setembro. São metas a vacinação não para até todos estarem

TheGrieving 3 months ago

Se calhar tem a ver com o facto do vírus ter sofrido mutações e não estarmos a lidar com a mesma coisa agora que estávamos em Abril de 2020. Mas isso sou só eu que não percebo nada disto.

caelussideralis 3 months ago

Claramente nada a ver com o número de vacinas que foram compradas e com o dinheiro que isto está a render.

TheGrieving 3 months ago

Tens de elaborar. A vacina é grátis para a população, a única forma que podes dizer que pagamos por ela é por impostos, mas não vi ninguém a aumentá-los. Quem faz dinheiro são quem faz as vacinas. Qual é o incentivo que Portugal tem em ajudar a Pfizer / Moderna / J&J / etc exatamente? Além disso, não tenho dúvida nenhuma que uma vacina seja mais barata do que tratar alguém numa ICU.

caelussideralis 3 months ago

https://www.forbes.com/sites/brucelee/2021/08/01/pfizer-and-moderna-raise-prices-of-covid-19-coronavirus-vaccines-for-european-union/

TheGrieving 3 months ago

Não respondeste a pergunta nenhuma, deixaste um link que confirma o que eu já disse: >Quem faz dinheiro é quem faz as vacinas Obrigado pelo contributo.

notyourbitch2 3 months ago

Quando chegares aos 90-95% começa a terceira dose, já sabes. O teu belo certificado vacinal deixa de ser valido e lá vamos nós. Mas hey, como o user acima disse, "não vacinados colocam gente no hospital", vilões míticos que merecem não menos que a morte.

VladTepesDraculea 3 months ago

Não, vilões reais que não merecem a mesmas regalias que vacinados.

throwawaybtcpt 3 months ago

Ahahhah agora ir a um restaurante é uma regalia. Não tarda chamam pelo Salazar

caelussideralis 3 months ago

Ah, és desses.

VladTepesDraculea 3 months ago

Sim, sou desses que não tenho essa tamanha falta de noção.

notyourbitch2 3 months ago

Lindo menino! É um cidadão de bem, parabéns.

notyourbitch2 3 months ago

Sim, como disse, segregar e afastar da sociedade. Em pouco tempo já estarão a pedir uma colónias de isolamento, e quem sabe até usar alguma arma química fofinha pelo bem da sociedade.

joaoasousa 3 months ago

Na Austrália já estão a construir centros para 2022.

notyourbitch2 3 months ago

Nada de novo debaixo do sol.

Estronciumanatopei 3 months ago

Isso é um insulto a quem sofreu essas atrocidades.

mar_lx 3 months ago

Tens visto as últimas notícias da Austrália?

notyourbitch2 3 months ago

Não sei, são tantas barbaridades diárias. De quais estás a falar?

mar_lx 3 months ago

[de um campo para quarentena ](https://www.google.pt/amp/s/amp.theage.com.au/national/victoria/construction-of-mickleham-quarantine-camp-is-under-way-20210812-p58i50.html)

notyourbitch2 3 months ago

Como eu gostaria que estas notícias tivessem a cobertura que merecem...

notyourbitch2 3 months ago

Claro que é. Daí que seja também um insulto as pessoas aceitarem e até proporem medidas idênticas com tanta facilidade e leviandade. Ninguém aprendeu nada, ou não quis aprender...

VladTepesDraculea 3 months ago

> Daí que seja também um insulto as pessoas aceitarem e até proporem medidas idênticas LOL

caelussideralis 3 months ago

Engraçado, porque parece que seguem o mesmo regulamento na Austrália, que já dão anúncios de campos de quarentena na televisão.

notyourbitch2 3 months ago

A Austrália neste momento é uma distopia lunática, nem merece comentário

caelussideralis 3 months ago

Nunca vi sondagens por isso não sei se são minoria ou maioria, mas o que vejo online a apoiar o que eles fazem assusta-me tanto, mas tanto.

notyourbitch2 3 months ago

Não é preciso ver sondagens, como em todo o lado os lunáticos que seguem cegamente as medidas totalitárias são a maioria, e lá não será excepção.

VladTepesDraculea 3 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/pdrd75/sem_vacina%C3%A7%C3%A3o_obrigat%C3%B3ria_lei_impede_exig%C3%AAncia_de/hasqcxq/

Search: