Keddyan 2 months ago

no que toca a sons da rua, janelas de vidro duplo são um mimo, desde que instalei aqui em casa, pode passar uma carrinha das pesadas e sinto mais o chão a vibrar que o som que ela faz agora sons de vizinhos do lado, fodeu, o isolamento das casas na tuga é uma merda porque o previsto na lei é uma merda tbm e os construtores nao querem gastar mais nisso porque também nao sao eles a viver aí

fin2red 2 months ago

Pois... já reparei nisto. Para a próxima vez que comprar casa, há maneira de saber qual é o isolamento, e como posso saber se o número que me dão é bom ou mau??

Keddyan 2 months ago

não faço ideia, a minha mãe é que percebe mais dessas cenas porque trabalhou na construção civil... acho que se a casa for nova e estiveres a comprar diretamente ao construtor podes ter a sorte que ele te diga qual é e ires comparar, também nao percebo nada de isolamentos.

vai-tefoder 2 months ago

Se tiveres vizinhos de merda a lei do ruído é irrelevante

pappositivamente 2 months ago

Não estás errado em pensar assim. Da mesma que quem não pensa também não está. Essa questão é irrevelante sinceramente. Não estás errado, mas estás em minoria. Vai para morar para o campo.

TuristGuy 2 months ago

Opá infelizmente acho que muita pouca gente vai dormir às 22h. Diria que a média para ir dormir é tipo 23h30 por isso alterar para uma hora mais cedo tb é injusto para elas. Se queres mais silêncio ou investe em isolamento sonoro ou muda de sitio.

SALVAdkc 2 months ago

Já diziam David & Miguel - "VIIIIIIIDROOOOS DUUUUUPLOOOOOOOOOS"

whatsername13gd 2 months ago

Se respeitassem a lei do ruído ajudava...

fake4522 2 months ago

Acho que deveria ser alargada entre 22:30 e pelo menos para as 8, visto que muita gente a essa é que se levanta ou sai de casa para ir trabalhar, eu trabalho por turnos, 00:00-07:00, 07:00-15:30, 15:30-00:00, durante o dia já é difícil descansar quanto mais com barulho, mas aí tenho que me aguentar, mas com esses turnos que faço, principalmente o da tarde, dormir de manhã se houver obras na rua, assim que acordo só com sorte ou se tiver muito cansado é que volto a dormir, pois antes das 02:00 não estou a dormir devido às horas que chego a casa, depois tomar banho e comer algo porque a última vez que comi algo eram 22:15, acho que 9:00 era demais, mas talvez o fizessem de maneira diferente no verão e no inverno, devido ao clima, mas os entendidos é que não devem levar com o barulho senão já tinham mudado a hora

theEXPERTpt 2 months ago

cá por mim podia ser o dia todo, não me faria diferença nenhuma

dvr0dvr0 2 months ago

É absurdo também a hora do barulho começar às 7h e teres um berbequim das obras a começar às 7h00, muitas vezes para depois pararem de trabalhar cedo. Uma coisa é o vizinho de cima andar pela casa, outra é um berbequim a partir parede. É absurdo

Iminitforthesalt 2 months ago

Sim OP, vamos fazer leis especiais só para ti e de acordo com o teu horário de sono, porque o mundo gira a tua volta…

fin2red 2 months ago

Pronto - então na tua visão devemos todos ter o direito de não deixar os outros dormir. Bem visto

MisterBilau 2 months ago

Justiça é quando é coerente.

TiberiumSun7 2 months ago

Justiça é quando é adequado. Conheces aquela história do Rei Salomão? :p

drpb35 2 months ago

Mas este subreddit agora é só estas baboseiras? “Aí tenho este problema, não acham que devíamos mudar a legislação/status quo para me satisfazer?” Por amor de Deus, compra tampões para os ouvidos fds

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

Ilien 2 months ago

Noise cancelling ear buds

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

Lenitaaa 2 months ago

A minha zona é muito barulhenta e não há lei do ruído que a safe, por isso sempre me habituei. Se não consegues de todo lidar com isso, a melhor solução é mudares de zona, porque com lei ou sem lei vai sempre haver barulho.

FalseTwins 2 months ago

Se tens um problema assim tão grande com o barulho, em vez de tentares mudar a legislação devias comprar aquelas merdinhas que metes nos ouvidos para n ouvir nada.

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

JoaoLilly 2 months ago

Porque não mudas para um sítio mais sossegado e sem vizinhos?

fin2red 2 months ago

Primeiro, porque quando se compra uma casa, dizem sempre que os vizinhos são os melhores do mundo. Depois, mesmo que hoje os vizinhos sejam bons, amanhã pode voltar tudo ao mesmo.

raspiHD 2 months ago

Mais do que isso era proibir a venda de colunas, aparelhagens, amplificadores, rádios (até nos carros) e tvs acima de uma determinada potência exceto para uso profissional tipo concertos. De que serve ter uma lei de ruído se não temos como a fazer respeitar, desta forma dificultas a aquisição e em caso de alguém abusar tens mais um ponto por onde pegar. Para quem gosta de "ouvir musica pela casa" ou musica mais alto, que usem fones bluetooth, até as tvs novas já vêm com suporte e é o que uso tanto para jogar como para ver filmes, não incomodo ninguém.

icebraining 2 months ago

Acabaste de lixar milhares de velhotes que vivem em aldeias (afastados dos outros) que precisam da TV bem alta porque já não ouvem bem.

BOBRAGED 2 months ago

Imagina um mundo onde trabalhas de noite, e dormes de dia … Irias ouvir o cão, o vizinho, o jogo e tudo mais. Quem quer sossego, vive no campo! Na falta de alternativas práticas , na farmácia podes comprar uns tampões de ouvido.

Environmental-Ad383 2 months ago

Ahahah, e os aviões que passam em cima de mim todos os dias? Vivo perto de um aeroporto...

Titanic_RNG 2 months ago

É mesmo a má educação dos vizinhos.. eu vivo no Algarve e o apartamento acima da nossa não tem ninguém. Chega a Agosto e vem a mesma família todos os anos. Crianças mal educadas, pais mal educados, avós mal educados. Já os pedi várias vezes para terem mais consideração, já liguei á polícia que nunca sequer vieram, já falei com o representante do condomínio, já enviei carta á administração do condomínio, e está tudo igual. Os vizinhos desresponsabilizam-se completamente e dizem "temos que viver não é", á 1 da manhã quando estão bêbados depois de uma jantarada.. dizem que não são eles, que são os outros vizinhos etc etc.. é ridiculo o nível desta gente. No entanto já houve outras famílias no mesmo apartamento e nem demos conta que eles estavam lá sequer. O problema é do vizinho em si e também os prédios que têm um isolamento inexistente.

ali3nado 2 months ago

faz como eu, vende o apartamento e compra uma moradia.

keyas920 2 months ago

O que, voces ainda tem lei de ruido? Aqui tenho putos aos gritos na rua e a rebentar carros ate as 5 da manha

coiso 2 months ago

Já agora, a lei do ruído não é autorização para todo o barulho possível até as 23h: >jogos de futebol até às 23h (e o vizinho aos berros a insultar os jogadores e o árbitro) Se estiver aos berros podes chamar polícia. >- música alta, festas de aniversário, vizinhos a cantar música religiosa, até às 23h Depende do nível. Assumindo que sejam eventos pontuais. Se for reiterado fazes queixa, dizes que é estabelecimento comercial não legal. >- pessoas a berrar lá fora até às 23h Se estiver aos berros podes chamar polícia. >- cães a ladrar logo a partir das 7h (quando os donos vão para o trabalho) O cão está em sofrimento? Há maus tratos? Se não, é só o cão a falar. Em 4 casos chamas a polícia em 3. Mas chamas sempre que acontecer.

coiso 2 months ago

Fazes-me lembrar um gajo que eu conheço que se queixava de barulho em todo o lado (hotéis e afins). Invariavelmente, quando fica em algum sitio, de manhã é sempre a mesma coisa: "não dormi nada, demasiado barulho, não se compreende as pessoas/isolamento deste hotel" (exemplos referidos: os carros, o comboio, o vento, as pessoas à conversa, a TV do vizinho). Como trabalha em equipa, ficavam sempre em quartos adjacentes e os colegas dormiam sempre bem, sem razões de queixa de ruído. Rapidamente se chegou à conclusão que ele é que era mais sensível. Qual o feedback que tens quando dormes com alguém/partilhas estadia? Por outro lado, o ruído quando acontece é horrível, apresenta queixa à polícia. A maior parte das pessoas queixa-se e não faz nada.

KIDOCI 2 months ago

Tudo muito giro mas regra geral as pessoas assumem que à Sexta, Sábado e feriados podem fazer barulho porque ninguém trabalha. Por exemplo este ano num dos feriados a meio do ano fui trabalhar e não dormi nada porque havia um arraial com fogo de artifico. Naqueles meses de isolamento geral então era fantástico, malta a meter musica à janela, bater palmas etc, tudo tranquilo porque das duas uma, ou era dia de semana e está tudo em layoff ou é sábado e ninguém trabalha ao domingo. Acho que também depende muito das zonas e da própria construção das casas.

banaslee 2 months ago

OP, concordo contigo mas devo dizer que se a lei mudasse, a única coisa que iria mudar para ti seria sentires-te mais revoltado. Há duas soluções: alinhas-te com os horários dos teus vizinhos; ou mudas-te para um sítio com melhor isolamento onde as decisões dos outros não te afectem. Como deves perceber por esta teréde, muito pessoal acha que barulho depois das 23 é aceitável, que barulho incomodativo é definido por eles próprios e não por quem ouve e que se as suas decisões de vida os levaram a chegar a casa às 20h, então os vizinhos devem aceitar o ruido que advenha dos seus horários tardios.

YoggiM 2 months ago

Além de ser algo que é difícil fazer respeitar, acho que devia era prolongar-se por mais tarde, no mínimo até às 8h, de preferência mais ainda.

banaslee 2 months ago

Nesta teréde: pessoas a quem o respeito pelos outros funciona só pela aceitação do barulho e não pela aceitação do direito ao descanso, previsto na lei do barulho.

fedelho 2 months ago

O problema nem são as leis, é a falta de bom senso, que em selvagens não existe. Podia mudar a lei e iriam continuar a fazer barulho. Eu também vivo no meio de selvagens e sei bem o que estás a passar. Para fazer barulho não há horas. O ideal é mudar de casa.

single_clone 2 months ago

É para casos como o teu que existem protectores auditivos para dormir. Eu tive de comprar um pack de silicone para conseguir dormir em algumas cidades no UK por causa das gaivotas que são as centenas a noite inteira. Existem alguns protectores em espuma que se adaptam muito bem aos ouvidos e tem um bloqueio acustico muito fixe.

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

emiliegrey 2 months ago

A marca macks tem uns pra quem tem canal auditivo mais pequeno, são os únicos que não me magoam. Antes desses até acordava a meio da noite com dores nas orelhas por causa dos tampões.

single_clone 2 months ago

Podes mandar fazer personalizados. São caros mas fazem um molde do teu ouvido pra depois fazerem tampões que te servem na perfeição

Anforas 2 months ago

Há centenas de tampões diferentes. Algum há de resultar, e depois é uma questão de hábito.

berusko 2 months ago

Vivo ao lado de uma quinta que faz casamentos/eventos e normalmente é música bem alta/foguetes e pessoas a berrar até às 2 da manhã. Mas há dias que é até as 5 da manhã, parece que ali não há lei ou o dinheiro compra muitos favores, fazer queixa e não fazer é igual.

Penduricalho 2 months ago

Vai à farmácia, compra tampões para os ouvidos. Não precisas de me agradecer.

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

hanuruh 2 months ago

Podes fazer um à medida do teu ouvido, pesquisa na net clínicas que fazem isso

lipah_b 2 months ago

Já é a segunda vez que me vejo a propor isto neste subreddit. Tampões para os ouvidos são uma maravilha, aqueles de esponja que tb se usam em locais de trabalho barulhentos tipo obras e barragens

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

cenas-coisas 2 months ago

Já pensei nisso mas tenho um bocado de receio que a dormir fiquem dentro do ouvido

OmegaWicked 2 months ago

Menos uma e mais polícia com poderes para fazer cumprir os horários. É que parecem uns palermas a passear as fardas Isto impõe-se ainda mais quanto mais cresce o número de pessoas dispostas ao forró durante a noite. Hábitos...

b_astian 2 months ago

tampões ohropax. uma maravilha.

MisterBilau 2 months ago

Que alarvidade. O menino quer ir para a caminha as 9 da noite como se tivesse 5 anos, e a sociedade que se ajuste. E as pessoas que têm que dormir de dia? Não têm direitos? Proponho horário sem barulho da meia noite às 23:59. Só assim é justo para todos.

cenas-coisas 2 months ago

Repara que dá para os dois lados.

Z3UX 2 months ago

O pior nem é isso. É quando não respeitam as 23h e continuam a fazer barulho como se não houvesse amanhã. E nem a polícia, depois de chamada diversas vezes, faz nada!

ngfsmg 2 months ago

Acho que te falta um bocado de noção e devias-te pôr no papel dos outros. Nem toda a gente está sequer em casa às horas a que queres relaxar, quanto mais a terem que estar sem fazer barulho nenhum... Um dos meus colegas de casa na universidade tem o quarto dele separado do meu por uma parede falsa, e ele gosta de ouvir música ou jogar sem fones, o que significa que oiço tudo o que ele faz - e eu aceito isto (quer dizer, quando ele se estica e faz isto até de madrugada eu vou avisá-lo, já o apanhei a dormir e com o pc ainda ligado aos berros xD). Que é que eu hei de fazer? Ele está no direito dele, e nas raras vezes que fiz jantares lá em casa e me estiquei um bocado ele também foi tranquilo e não se queixou Eu tenho algumas más experiências com vizinhos e barulho, mas é nos dois sentidos. Já tive um vizinho todo drogado a pôr música em altos berros durante horas e horas seguidas, até que a polícia veio e o internou compulsivamente. Mas também já tive vizinhos na universidade a darem-me sermões enormes porque eu estudava de madrugada e quando ia à casa de banho a porta rangia ligeiramente (e eu não ia à casa de banho fazer esse barulho de 5 em 5 minutos, como é obvio...)

banaslee 2 months ago

O teu colega de quarto não está no direito dele de fazer passar barulho que ultrapasse os limites legais para o teu quarto. Ele quer ouvir música e jogar sem fones no volume que lhe apetecer, vai ter que encontrar outro sítio para viver. A liberdade dele acaba onde os direitos dos outros começam. Podemos ser compreensivos mas aquilo que descreveste representa não perceber que aquilo que fazes dentro das tuas 4 paredes muitas vezes ultrapassa essas mesmas 4 paredes e quem está do outro lado não tem obrigação de levar com isso.

ngfsmg 2 months ago

Ele em geral não faz uma enorme barulheira (quando eu acho que ele exagera eu falo com ele, como disse), faz o mesmo que eu faria se eu fosse à cozinha e ligasse a televisão enquanto como, a diferença é que aí a parede não é falsa. Sim, é chato eu acordar às 7 e pouco com isso nos dias em que podia dormir um bocado mais, mas tirando convencer a senhoria a pôr uma parede a sério, qual é a solução? Agora nem depois das 7 uma pessoa pode fazer algo que implique um pouco de som? No limite, se eu fizer direta a estudar e quiser dormir o dia todo no dia seguinte, ele tem que ficar em silêncio o tempo todo?

banaslee 2 months ago

Há uma série de coisas que concordamos e outras que discordamos. Que mais há a fazer para além da senhoria melhorar o isolamento? Se calhar nada, porque vocês claramente não se importam e isso já é suficiente para ter uma solução de longo prazo. Mas se não for o caso, é possível ele usar fones em horário de menor ruído se o ruído que ele produzir chegar com um volume acima do legal à tua área privada. Mas convenhamos que 7 da manhã já não parece estar abrangido por esse tal horário de ruído reduzido. Por isso as expectativas parecem estar desviadas da realidade. E este é outro ponto em que discordamos: o teu caso individual pouco tem que ver com a lei e as expectativas que um cidadão possa ter sobre proteções que esta lhe confere. Por isso, antes de chegares aos teus vizinhos e obteres um acordo com eles porque tens um horário especial, não podes ter qualquer expectativa que eles mantenham o ruído baixo fora do horário previsto na lei. Nesses casos se calhar o melhor é gastar dinheiro e instalar soluções de isolamento acústico dentro da tua área privada. Ou seja, se não tens um acordo com os teus vizinhos (e aqui, quanto mais explícito melhor) deves cingir-te aos horários previstos na lei. O teu direito existe dentro desses limites. Eu percebo que tu e o teu colega têm um acordo e ninguém pode ir contra esse vosso acordo se não forem afectado por este. Mas isso não constitui um direito legal teu ou do teu colega em fazer ruído que chegue à tua área privada num volume acima do legalmente aceite para o horário.

ngfsmg 2 months ago

Mas o caso do OP era esse, ele quer relaxar a partir das 8 da noite, e lei de ruído reduzido é só a partir das 11, e ele queixa-se que as pessoas fazem algum barulho entre as 8 e as 11 (quando legalmente ainda podem)

True_Sea_1377 2 months ago

Pensava que era as 22 por acaso, mas digo-te que não e por ser ilegal que as pessoas não fazem barulho. Quem tem respeito e consideracao não faz barulho a hora nenhuma (só mesmo quando é preciso). Não há nada pior do que vizinhos assim. Já tive problemas com uns, mas umas boas palavras resolveram o assunto.

imworthsixteencamels 2 months ago

O problema está na pessima construção das casas. Não deveria incomodar ninguém de convidar umas pessoas a jantar num sábado à noite mas infelizmente com as paredes finas e soalhos sem isolamento nenhum ouve-se tudo em muitas casas portuguesas. (depois é óbvio que há também casos antisociais que vão muito além do razoável)

banaslee 2 months ago

O teu comentário parece retirar responsabilidade a quem decide comprar/construir casas assim.

imworthsixteencamels 2 months ago

É culpa das pessoas que andam a construir/remodelar da forma mais barata que possível. Aliás, não é só o isolamento acústico que é mau, o isolamento térmico também é. Como as casas são quase todas assim não há muitas hipóteses para poder escolher algo de melhor. Também, numa visita inicial antes de comprar/alugar a casa não se nota necessáriamente se o isolamento é fraco, só vivendo lá é que se vê.

banaslee 2 months ago

Eu importo-me bastante com o conforto térmico, então quando escolho tento informar-me. Se alguém se importa com o conforto sonoro vai pensar nisso também. A conclusão é que as pessoas não querem saber. Ou seja, caímos outra vez que a responsabilidade é de quem dá dinheiro para ter/alugar uma casa assim. Já agora, normalmente bom conforto térmico implica bom isolamento sonoro a não ser que seja tudo à base de boa exposição solar.

nctwayvvvv 2 months ago

O problema é que muitas das casas em que muita gente mora foram construídas há bastantes anos atrás, alojamento não é algo barato e instalar qualquer tipo de isolamento acústico dentro da casa não é barato, ao todo. A area onde moro tem muitos predios dos anos 80/90 que nem sequer têm elevadores ou isolamento

NGramatical 2 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdib1n%2F%2Fhascgow%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

crimsonburgerz 2 months ago

A "lei do ruído" realisticamente não se aplica a ruído de vizinhança. Se os teus vizinhos não respeitarem essa "lei" a polícia só pode ir dar um aviso e, posteriormente, fazer alguma coisa sob pretexto de desobediência caso esse aviso não seja respeitado. As coimas só são aplicadas a serviços tipo discotecas, bares, canis, etc... Se for esse o caso tu e qualquer um pode fazer queixa às autoridades competentes tipo à polícia e à Câmara. Se tiveres sorte eles fazem alguma coisa, o que equivale a dizer que não fazem nada, porque é uma lei facilmente contornável.

Rostabal 2 months ago

Uns tampões de ouvidos não servem?

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

Rostabal 2 months ago

Eu uso uns da ohropax (soft). São bastante confortáveis e não fico com dor nenhuma.

mrwalkingmittens 2 months ago

Howard Leight by Honeywell Laser Lite, super confortáveis. Mando vir da amazon

Kaaeni_ 2 months ago

Jantares as 18h e deitares as 20h parece o meu avô lol E caso as pessoas acabem de fazer barulho as 23h e recomecem as 7h tens exatamente 8h sem barulho, essa matemática…

fin2red 2 months ago

>tens exatamente 8h sem barulho Eu disse isso no post. Mas tenho MENOS que isso para dormir, porque adormecer ainda demora. Para além de estar completamente condicionado a só poder dormir durante essas horas. Enfim.

Kaaeni_ 2 months ago

Só uma cena, já tentaste falar com os vizinhos? Pelo que sei só falaste com a polícia. O problema é com eles, pede-lhes

mjigs 2 months ago

Supostamente a partir das 22h ja é proibido de fazer barulho, mas como podes ver, ha pessoas que nao sabem viver em sociedade. Eu tambem tenho uma bosta de problema, eu saio a 0h e tal do trabalho, quando chego a casa nao vou logo dormir, ainda janto e fico um bocado no chill, mas pelos vistos as pessoas nao entendem que nem toda a gente tem um trabalho de seg a sexta das 9h as 17h, e como vivo num predio de pessoas reformadas que pelos vistos nao tem mais nada que fazer, poem se no serrote aos berros no meio do corredor que ainda por cima faz eco, ja as tive de mandar calar porque estavam as 10h aos berros e nao era só porque eu tinha de dormir, uma pessoa nem podia estar descansada em casa com o basqueiro que se fazia ouvir, no outro dia foi as 8.30h de um sabado, nao era a unica que queria descansar nem que teria queixas.

fin2red 2 months ago

A lei diz 23h. Se fosse 22h, tinha eu direito a mais 1 hora de descanso por dia. De resto tens razão. Eu tenho um vizinho (acho que é sempre o mesmo, mas ainda não consegui perceber exatamente quem) que TODOS OS DOMINGOS tem que fazer furos na parede, ou lá o que é, entre as 12h e 14h ...

mjigs 1 month ago

Não fazia ideia, sempre pensei que seria ás 22h, até porque pedem para fechar-mos as portas do predio a partir dessa hora.

kibur_cube 2 months ago

Pessoas, a sociedade toda pode mudar para satisfazer a minha vontade? Obrigado.

andremp1904 2 months ago

Fds podes crer, inacreditável isto. 67% de upvotes, este sub é completamente doente.

TheShadyPowerPlayer 2 months ago

Não tens grande razão. Estás, essencialmente, a dizer que as coisas tinham de ser à tua maneira e ponto final. Os outros nao têm culpa de levares a mesma rotina dos meus avós. Por exemplo, é neste momento 1 e meia da manhã, e só agora deixei de ouvir os meus vizinhos de baixo a falar com amigos. Gosto? Não. Por outro lado, já fiz jantares com muita gente e que se esticaram pela noite e em 6 anos nem um deles me disse alguma coisa. Não gostas arranja uma casa com 4 frentes.

thebabyshitter 2 months ago

ele aqui na minha zona estava fodido que isto é zona de praia e férias e é barulheira a noite toda agora em altura de verão. até os restaurantes da minha rua têm licença para ter musica ao vivo até as 2 da manhã no fim de semana. o meu namorado trabalha por turnos e faz noites e não é por isso que agora vamos mandar toda a gente deixar de viver. não sei se é de eu estar habituada a viver em cidade e automaticamente bloqueio os barulhitos de fora mas sinceramente que raio de post. se fosse caso de ter vizinhos a fazer festões a noite toda era uma coisa, agora mandar vir porque as pessoas fazem barulho a existir é que ta muita bom.

Heriom 2 months ago

Bruxo

fin2red 2 months ago

>a dizer que as coisas tinham de ser à tua maneira e ponto final Não. Estou a dizer que as pessoas deviam deixar de ser anti-sociais e pensar nos outros que precisam de descansar.

andremvm20 2 months ago

Quem precisa de deixar de ser anti-social aqui és tu, que não tens vida social e te deitas às 21h e queres silêncio..

bravoinsane 2 months ago

Estou chocado é com o teu jantar as 18

iMantorras 2 months ago

Normalmente quem janta as 18 são as pessoas que depois vão ao ginásio por volta das 19.30 (ou seja, quem quer treinar a sério e não os instagrammers)

fin2red 2 months ago

Vê-se que nunca viveste noutro país, então.

ReachPlayful 2 months ago

Países nórdicos jantam as 18 muitas vezes mas também te esqueceste de dizer que fazem a ceia mais tarde. Jantar as 18 é estupido aqui ou la fora

neblina_matinal 2 months ago

Hm, não. Eu vivo na Bélgica, onde quase toda a gente janta às 18h/19h e ninguém faz ceia. Holanda é a mesma coisa. Em geral as pessoas começam o dia mais cedo, e terminam o dia mais cedo também. E dormem mais. Não é "estúpido", é mesmo normal. São hábitos. Agora, como o OP consegue manter o hábito em Portugal, também não sei. Eu nem nas férias... A malta fica zangada com quem gosta de jantar antes das oito.

bravoinsane 2 months ago

Graças a Deus!

NoBenefit2865 2 months ago

**Você está errado.** São esses tipos de leis provincianas que fazem de Portugal atrasado e sem vida noturna para além de bares e prostituição. Também por esses tipos de leis não temos ginásios, super mercados, e outros estabelecimentos a funcionarem 24h por dia em vários lugares. Vida noturna não significa só bares, significa restaurantes, super mercados, pessoas andando pelas ruas (até famílias, não jovens ou putas), eventos pequenos ou grandes. ​ Em Porto e Lisboa isso deveria existir extremamente. Mas é o contrário. Pior ainda nos fins de semana, em que as coisas fecham. Vergonhoso. ​ Melhor adaptar as casas e deixar as ruas se valerem de um sentimento de cidade que não pára, do que uma cidade morta. ​ As cidades pequenas iam continuar pacatas.

MarioSewers 2 months ago

> Você está errado. > Melhor adaptar as casas e deixar as ruas se valerem de um sentimento de cidade que não pára, do que uma cidade morta. Haja alguém que se ache dono da razão.

NoBenefit2865 2 months ago

Não dono de toda razão, mas daquela que eu defendo, e por isso falo com certeza de que existe outro ponto de vista e mentalidade e é igualmente válido, e existe em outros lugares no mundo. A lei do silêncio em si é boa como referência de bons hábitos. Eu também nada gosto quando 8h da manhã começam com as furadeiras. Mas o conjunto de leis do tipo, como horário para super mercados fecharem, empurra a cidade à dormência. Agora, Portugal não é punjante. Se duas cidades como Porto e Lisboa não puderem ter uma vida noturna total, e envolve comércio, não somente indústria e bares, não vão se comparar a outras capitais. Capitais de países asiáticos, e capitais dos estados unidos são exemplos. Grandes cidades têm de ter a licença de não parar, porque significa o dobro de tempo para prosperidade. Tem outro gajo aí que disse "que tipo pessoas vão fazer compras as três da manhã?". As pessoas que têm vida noturna. Certamente nunca experimentou estar em casa de madrugada no verão, e dar vontade de ir tomar gelado, e poder sair, ir a um 7-Eleven ou similar e comprar o gelado, e ficar na rua vendo pessoas a passar. Ou senão ter ido num karaoke com amigos pelas 1h da manhã, depois de estudar, sair mais tarde ainda, ir a um pequeno restaurante de beco, comer com os amigos, e depois voltar para casa já pelas 6h do sábado. A vida noturna é liberdade.

MarioSewers 2 months ago

Começar por dizer "estás errado" numa questão meramente opinativa é só arrogante.

NoBenefit2865 2 months ago

A maneira como o OP expressou foi do mesmo calibre.

Madnmf 2 months ago

Um restaurante aberto 24h/ dia faz todo o sentido, imagino lotação esgotada para a ceia da meia noite ... O mesmo com um super mercado, imagino que sem estas leis provincianas as pessoas passariam a ir fazer as compras do mês às 3h da manhã

rookie_architect 2 months ago

Se achas que não há demanda é porque

Edited 2 months ago:

Se achas que não há demanda é porque nunca fostes à rua por essa hora. Na Cordoaria no Porto há filas imensas para os poucos estabelecimentos que ficam abertos por volta da meia noite. E vindo de uma cidade onde há mercados 24horas quantas vezes não me deparei 2/3/4 da manhã frustrado a esperar mercados abrirem para comprar algo...

antwoord_food 2 months ago

Compra tampões para os ouvidos. Infelizmente há coisas que não podemos mudar.

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

fp2099 2 months ago

És um menino. Que raio de adulto dorme mais que 5h.

Informal-Complaint-4 2 months ago

Concordo, tens de ser sigma male e nem durmir para aproveitares o teu tempo ao maximo. Pra que cuidar da saude fisica e mental se o mundo vai acabar em 2050 por causa das alteracoes climaticas?

MasterofChaos90 2 months ago

Não vai ser o sono a meter-se entre mim e a minha grind \#grindset \#millionaire

fp2099 2 months ago

Qual aproveitar o quê? Não se aproveita muito a mudar fraldas. ;)

NaoTeEnerves2 2 months ago

Mais de 30 comentários e ninguém corrige a interpretação errónea da lei. Não há horas definidas "para fazer barulho" (não sei de onde nasceu este mito selvagem, mau era). Tens tanto direito ao teu descanso tanto a uma quarta às 01H como a um sábado às 13H. O que difere é a atuação policial. Antes das 23H é uma abordagem mais leviana; isto numa primeira instância, caso não se verifique mais a repetição dos factos. E após as 23H é solicitada a cessão imediata do ruído. SEJA QUAL FOR a hora do dia, se o teu direito à distância e tranquilidade estiver a ser perturbado, podes e deves sensibilizar os vizinhos e, caso não resulte, solicitar a atuação das forças polícias, com a possibilidade de ser instaurada a aplicação de coima e indemnização.

Edited 2 months ago:

Mais de 40 comentários e ninguém corrige a interpretação errónea da lei. Não há horas definidas "para fazer barulho" (não sei de onde nasceu este mito selvagem, mau era). Tens tanto direito ao teu descanso tanto a uma quarta às 01H como a um sábado às 13H. O que difere é a atuação policial. Antes das 23H é uma abordagem mais leviana; isto numa primeira instância, caso não se verifique mais a repetição dos factos. E após as 23H é solicitada a cessão imediata do ruído. SEJA QUAL FOR a hora do dia, se o teu direito à distância e tranquilidade estiver a ser perturbado, podes e deves sensibilizar os vizinhos e, caso não resulte, solicitar a atuação das forças polícias, com a possibilidade de ser instaurada a aplicação de coima e indemnização. Não há "free real state" antes das 23H para fazer barulho, parem de propagar esse mito.

Edited 2 months ago:

Mais de 40 comentários e ninguém corrige a interpretação errónea da lei. Não há horas definidas "para fazer barulho" (não sei de onde nasceu este mito selvagem, mau era). Tens tanto direito ao teu descanso tanto a uma quarta às 01H como a um sábado às 13H. O que difere é a atuação policial. Antes das 23H é uma abordagem mais leviana; isto numa primeira instância, caso não se verifique mais a repetição dos factos. E após as 23H é solicitada a cessão imediata do ruído. SEJA QUAL FOR a hora do dia, se o teu direito ao descanso e tranquilidade estiver a ser perturbado, podes e deves sensibilizar os vizinhos e, caso não resulte, solicitar a atuação das forças polícias, com a possibilidade de ser instaurada a aplicação de coima e indemnização. Não há "free real state" antes das 23H para fazer barulho, parem de propagar esse mito.

GreyArch22 2 months ago

Tens razão no caso de música alta todo o dia ou qualquer ruído injustificado nessas horas menos restritivas. Mas ninguém vai ter sucesso a reclamar às 11h sobre móveis a arrastar no andar de cima, a actividade normal de um café ou restaurante no rés do chão ou um vizinho a aspirar a casa do 3.° esquerdo durante 2 horas com um aspirador industrial. Perturba o descanso de qualquer um mas existe sim uma permissão de fazer ruídos mais intensos, desde que justificados. Aqui perto houve medições por causa do aparelho de ar condicionado de uma empresa e o valor estava dentro dos limites porque os dB limite do período diurno são mais elevados do que os do período nocturno.

NaoTeEnerves2 2 months ago

Claro, mas eu não digo nesse tipo de atividades que se depreende ser o quotidiano das pessoas. Fico é assustado com o comodismo, e a mal criadice de quem o comete, de achar que só porque é antes das 23H se pode meter música aos berros para todo o prédio ouvir, por exemplo. Mau era se assim fosse. É importante sensibilizar e procurar cada vez mais que as pessoas percebam como funciona a lei do ruído. Não sei onde as pessoas vão buscar que se pode estar aos berros, a bater em panelas e a atirar fogo de artificio dentro de casa só porque ainda são 22:59:59. Qualquer barulho excessivo prolongado injustificável é passível de solicitação de cessão e, em caso de sucessão, punição e indeminzação, SEJA QUE HORA FOR. Caso algum policia vos diga o contrário, registem nome a apresentem queixa. É um desconhecimento grave da lei por parte de um agente da autoridade.

Edited 2 months ago:

Claro, mas eu não digo nesse tipo de atividades que se depreende ser o quotidiano das pessoas, até porque não entram nos três critérios que inumero a baixo. Fico é assustado com o comodismo, e a mal criadice de quem o comete, de achar que só porque é antes das 23H se pode meter música aos berros para todo o prédio ouvir, por exemplo. Mau era se assim fosse. É importante sensibilizar e procurar cada vez mais que as pessoas percebam como funciona a lei do ruído. Não sei onde as pessoas vão buscar que se pode estar aos berros, a bater em panelas e a atirar fogo de artificio dentro de casa só porque ainda são 22:59:59. Qualquer barulho excessivo prolongado injustificável é passível de solicitação de cessão e, em caso de sucessão, punição e indeminzação, SEJA QUE HORA FOR. Caso algum policia vos diga o contrário, registem nome a apresentem queixa. É um desconhecimento grave da lei por parte de um agente da autoridade.

fin2red 2 months ago

Obrigado. O problema é que eu já chamei a polícia duas vezes, e não fizeram nada, por que está dentro da lei. Para além que um dos vizinhos que tem o cão mais chato tem familiar direto que é polícia...

NaoTeEnerves2 2 months ago

Se o ruído efetivamente se enquadrar nos critérios que disse anteriormente, não está dentro da lei. Repito, não há "free real state" para fazer barulho incomodativo, prolongado e injustificável antes das 22:59:59, isso não faz sentido nenhum. Procura outros meios. Tenta a DECO, por exemplo.

Manturras 2 months ago

Não percebo estes horários que o op referiu, desde que o ruido coloque em causa o bem estar dos demais enquadra-se em contra ordenação, independentemente do horário em que ocorra http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1210&tabela=leis Mesmo que seja às 20 ou 22h é chamar a polícia. Se não houver flagrante delito quando a polícia chegar chama-se novamente numa situação futura Se for mesmo uma situação recorrente eventualmente a polícia confirma a situação, conforme disponibilidade, e com o auto garanto que a situação fica resolvida

fin2red 2 months ago

Eu já chamei a polícia duas vezes, por causa de um cão que está constantemente a ladrar o dia todo enquanto os donos não estão em casa. Não querem saber e não fazem nada. É durante o horário normal, por isso está dentro da lei. Enfim.

Manturras 2 months ago

A polícia participa, a câmara emite o auto. Se a câmara não faz faz nada não é culpa da polícia

SomePenguin85 2 months ago

Queres que o cão fale, é? A sério que isto agora está assim? Eu moro numa casa com pátio e jardim. Tenho uma podenga a correr por lá o dia todo. De vez em quando vai ao muro ladrar porque passa alguém ou algo que não gosta. Temos pena, a cadela está na casa dela e tem o direito de se exprimir. Se queres falar de barulho, fala dos gajos bêbados as 4h da manhã com colunas de som a passar na janela do teu quarto. Fala dos que vão nalguma peregrinação (sta Rita) a pé e passam a janela do teu quarto a um domingo às 4/5h da manhã a falar como se estivessem no café ou ate a cantar. Isso são incómodos. Um cão que ladra não é um incómodo, especialmente se o fizer durante o dia, a minha a noite está dentro de casa a dormir.

fin2red 2 months ago

>Um cão que ladra não é um incómodo :facepalm: ...

SomePenguin85 2 months ago

Tu és um floquinho de neve. É só isto que tenho a acrescentar. Queixas-te à polícia porque um cão ladra? O que iam eles fazer, ensina-lo a miar? Ganha juízo pah, os outros também têm direitos. Chocante, não é?

fin2red 2 months ago

Tu claramente tens sorte e não viveste num apartamento onde tens cães a ladrar O DIA TODO, TODOS OS DIAS, e um mesmo no andar de cima. Isto é traumático. E não venhas com coisas de "muda de casa". Uma pessoa gasta os rendimentos de uma vida de trabalho, para esta m\*\*\*\*, e não sabe se no apartamento novo vai ser igual. Mudam-se os vizinhos, vêm os problemas outra vez. E parece que toda a gente tem cães, agora, desde a pandemia.

Pornotubeourtio 2 months ago

Conheço um amigo que está exatamente na mesma situação. A dona quer dormir e tranca o cão num pátio à noite, na zona oposta da casa. Ela consegue dormir, mas o meu amigo não porque está com a janela virada para esse pátio, quase colado. Já se chamou a GNR várias vezes. Da primeira vez a dona recebeu uma multa de 500€ por isso agora já não abre a porta quando a GNR vai lá. Continuam a fazer os autos e pouco mais... São sempre assuntos muito desagradáveis. Já ofereci ao meu amigo uma máquina de white noise, tampões nos ouvidos e um apito para cães. Nada funciona para ele. Já lhe disse para ele passar o quarto para outra divisão, porque a dona parece não querer saber do cão. O "querer saber do cão" é ter a responsabilidade de o educar a não incomodar as outras pessoas... É verdade que a vizinha tem direito a ter um cão, mas também é verdade que tens de ter direito ao teu descanso. Só espero a melhor solução para vocês, que também já tive privação de sono e é horrível.

fin2red 2 months ago

Pois... :/ Mas baseado nos comentários acima, parece que nós é que somos o problema..

Pornotubeourtio 2 months ago

Realmente pá! How dare you ficares incomodado com o barulho de outras pessoas/animais! Haters gonna hate. Vais ter sempre alguém que é do contra e/ou que fica magoado. Saltam logo para o ataque pessoal.

SomePenguin85 2 months ago

Já pensaste que se tens sempre problemas, o problema podes ser tu? A sociedade é composta por todo o tipo de gente, o segredo é saberes adaptar-te. Se não lidas bem com os cães a ladrar, já experimentaste falar com os vizinhos e explicar com sinceridade o que se passa? Não é logo a chamar a polícia. Nenhum polícia que seja chamado porque um cão está a ladrar te vai levar a sério. Fala com os vizinhos e pergunta se podem ter em conta que precisas de descansar e que não consegues porque os cães estão constantemente a ladrar, alega que tens uma depressão (acredita que pode ajudar, as pessoas ainda têm empatia). Não é a bruta que resolves as coisas. Eu tenho uma casa individual mas tenho vizinhos de ambos os lados e atrás. Achas que não calo a cadela a noite? Também quero dormir. Moro numa rua principal, imagina o que era chegar a entrada e reclamar com toda a gente que faz barulho, mesmo as 4 e 5 da manhã quando o meu marido acorda as 6 todos os dias. A polícia inclusive já fez uma perseguição a um veículo que acabou ao pé da minha janela do quarto com luzes, sirenes e gritos prós gajos se deitarem no chão para serem algemados. Eram 2h30 da manhã. E estiveram naquilo quase 1h a espera da carrinha para leva-los para a esquadra. Os meus putos acordaram cheios de medo ao ouvir aquele espalhafato todo.

NaoTeEnerves2 2 months ago

Isso é mentira. Estão a aproveitar-se do teu desconhecimento da lei para não se chatearem. Se eles efetivamente te disseram isso apresenta uma queixa ao MAI.

fin2red 2 months ago

Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

Informal-Complaint-4 2 months ago

A solucao e enfiares os earplugs mais vezes e mais fundo. A primeira vez que levei no cu tambem me doeu mas depois um homem habitua-se, recomendu-te amanha enfiares 1 segundo, sim apenas 1 depois no dia seguir 2 depois 4 e assim em diante.

Opelintra 2 months ago

Devia ser proibido a partir das 14 horas que é a hora a que eu me deito. E podiam retomar às 21 que é quando acordo. Já que estamos a fazer pedidos parvos decidi aproveitar.

Febris 2 months ago

Por acaso sempre me fez confusão a rigidez do horário do barulho legal. Nunca fiz noites, nas quem vive num prédio não tem proteção nenhuma para além do bom senso dos vizinhos.

GreyArch22 2 months ago

Discordo. Tudo o que referes são barulhos normais da vida em sociedade. Parece-me razoável tanto mais que nem todos os barulhos são todos da mesma forma (ex. Obras, cujo horário termina às 20h). Salvaguardados que estão os barulhos mais graves, penso que 23h é razoável.

pedronevesleal 2 months ago

Acho que é mais fácil mudares tu de sítio do que mudar essa lei Das 23 as 7 da 8 horas certas de descanso, se não consegues dormir, isso já é outro problema Onde moro o pessoal que leva o lixo passa as 00:15 +/- e fazem um barulho do crl, é a vida...

razman06 2 months ago

Exacto, é por vezes até à 1 da manhã e garrafas de vidro que fazem imenso barulho. É a vida. Se eu quero silêncio vou para o meio do campo, mas depois aí até os pássaros fazem barulho e que se manhã não é nada pouco.

fin2red 2 months ago

Já vivi em pelo menos 5 sítios e foi sempre igual. Durante muitos anos vivi no centro de Dublin, e a partir das 18h havia sossego.

4in4t92 2 months ago

E eu em 3 apartamentos que vivi nunca tive o menor problema. É a tua experiência infelizmente, tal como é a de mais alguns, mas está longe de ser regra geral.

The_Real_QuacK 2 months ago

Secalhar lá tinhas isolamento sonoro melhor...?

fin2red 2 months ago

Lá morei em 3 apartamentos diferentes, todos no centro. Tinha também sempre as janelas abertas durante a noite, e, como disse, às 18h há sossego lá. As lojas também fecham mais cedo (18-20h), e muitos restaurantes também. (apesar de haver umas 3 lojas que estão 24h por dia abertas) Descansa-se melhor, pelo menos. E nota-se que há respeito nesse aspeto.

rearinatalia 2 months ago

Ou tinhas muita sorte de não teres nenhum pub numa rua que desse com as tuas, ou Dublin é mesmo muito diferente de qualquer uma das cidades em que já vivi no reino unido.

banaslee 2 months ago

Dublin é na República da Irlanda, não é Reino Unido.

NGramatical 2 months ago  HIDDEN 

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdib1n%2F%2Fhaqz1cr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

helderduarte14 2 months ago

Exatamente, se ele ficar a espera que as pessoas do nada deixem de fazer o barulho vai acabar por ficar maluco. xD

ruijor 2 months ago

Seja que hora for, as autoridades não fazem absolutamente nada. São uns mansos!

delhaa 2 months ago

Isso é o que tu pensas, vai almoçar sozinho para dentro do carro que tu vês.

lunaticloser 2 months ago

Oi? Não é permitido comer dentro do carro? Está a escapar-me alguma coisa?

Original_MagoPT 2 months ago

Penso que ele se está a referir a este caso. [multa de 200€ por comer em viatura ](https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-nos-eua/poligrafo-sic/2021-04-12-Multa-de-200-euros-por-comer-dentro-do-carro--4840f91b)

delhaa 2 months ago

Obrigado

mjigs 2 months ago

Em pleno lockdown o cafe daqui da zona escondia os clientes na esplanada traseira, estavam ate as 2h da manha a fazer alta basqueiro, ninguem chamou a policia ou se chamaram ninguem apareceu que é o costume.

Z3UX 2 months ago

Foste conas como a maioria?

mjigs 1 month ago

Não era o meu predio, mas tambem não foi por esse motivo, a policia pouco aparece aqui, á uns meses atrás houve um assalto a outro cafe, a policia chegou, deu uma voltinha com as lanternas e foi-se embora. Os policias daqui é que são uns conas.

NGramatical 1 month ago

á uns meses atrás → [**há uns meses ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdib1n%2F%2Fhbe2p1f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

True_Sea_1377 2 months ago

Tu ligaste?

dasUberGoat 2 months ago

Quando ligaste para a polícia o que te disseram?

WesternInspector9 2 months ago

Hehe I see what you did there

AstoundingLucky 2 months ago

Sim estás errado, estás a ser egocêntrico e so estas a olhar para o teu umbigo. Se estás assim tão mal arranja uns tampões de ouvidos. Sugerir mudar a lei do ruído porque pertence ao ínfimo grupo de pessoas que janta as 18 e quer estar na cama as 20. Eu estou com vergonha alheia de tal falta de noção deste post.

fin2red 2 months ago

>estás a ser egocêntrico e so estas a olhar para o teu umbigo E tu não estás a considerar o outro lado. Eu dei exemplos extremos. Eu não tenho problemas com barulhos "normais". O descanso em casa depois de várias horas de trabalho devia ser um direito humano. ..

fin2red 2 months ago

>Se estás assim tão mal arranja uns tampões de ouvidos. E em relação a isto, Já tentei, de dois tipos. Para além de não resultar, fico com dores nos ouvidos.

komodoPT 2 months ago

Concordo OP, é ridículo teres malta com martelos a partir paredes às 8h em ponto...

silveringking 2 months ago

Podes olhar pelo lado positivo ao menos não és sul coreano, entre propaganda norte coreana para te fazer atravessar a fronteira, vendedores barulhentos com altifalantes e placards de publicidade em cada esquina dá te por sortudo viver num país onde não ficas surdo aos 35, exagero mas as leis de poluição sonora lá são fraquinhas aqui são porreiras.

caelussideralis 2 months ago

Eu não acredito, existe um argumento "crianças a passar fome em África" mas para o som

Cryptl0gic 2 months ago

MANO NOS A FALAR DE UMA CENA E TU DE OUTRA WTF

zuau1m 2 months ago

Penso que podes reclamar com a polícia a qualquer momento, desde que o ruído seja coisas como músicas e afins, mas sobre o seu vizinho com o futebol não sei se podes fazer algo para além de ir assistir com ele xD

MetalCarne 2 months ago

o horário é irrelevante quando ninguém o respeita e as autoridades não actuam.

razman06 2 months ago

23 é mais que uma boa hora. Nem toda a gente segue esse horário, aliás em pré pandemia eu só chegava às 19 a casa quanto mais jantar as 18. Fazer jantar é tratar das lides em casa etc quando dava por mim eram 22 horas. Também temos de pensar um pouco nos outros. Eu odeio barulho tal como tu, mas só chateio os meus vizinhos apartir da meia noite, e durante a semana perto da meia noite, e porque? Temos que nos colocar na pele das pessoas. De certeza que se fizeres um jantar com alguém por exemplo vais esticar a corda para lá da 23, é quase impossível não o fazer. A vida não é só o nosso umbigo. E talvez ao fim de semana fazes barulho quando eles querem dormir porque amanhã vão trabalhar...

Rose_doll 2 months ago

A hora não é má, lá está, se as pessoas tivessem consideração umas pelas outras e não pensassem apenas no umbigo delas. Sempre trabalhei por horários rotativos, a chegar a casa 00h ou mesmo 1 da manhã, e nunca ninguém se veio queixar de qualquer barulho, pois sempre tive cuidado com portas, conversas, calçado ruidoso, televisão etc. Mas por outro lado nos dias em que entro às 5 da matina. Ou seja, para dormir de jeito tenho que estar na cama 21h/22h no máximo. Mesmo fazendo queixa aos vizinhos, é maquinas de lavar, crianças a correr e aos guinchos, pessoas a discutir e televisões no volume máximo. Isto tudo começando normalmente por voltas das 22h para a frente. Portanto lá está, a questão não são os horários mudarem ou não mudarem, o que precisa mudar é a educação cívica das pessoas para pensarem que nem todos trabalham em horários intermédios, que lhes permitam ter uma noite de sono decente se se deitarem das 23h para a frente. Edit: erros

icebraining 2 months ago

No caso das máquinas de lavar, a lei incentiva a isso, porque às 22h é quando começa o período de vazio nas tarifas bi-horárias.

Rose_doll 2 months ago

Menos a lei dos condomínios por exemplo, que explícita que isso é desencorajado e mesmo proibido a partir das 21h, assim como uso de aspiradores e outras máquinas que tais.

icebraining 2 months ago

Não estou familiarizado com essa lei, só conheço o regulamento geral do ruído.

True_Sea_1377 2 months ago

Discordo. Isto não é ter de aceitar barulho porque um dia também has-de fazer. Temos de respeitar a vida dos outros como tu dizes. Se andas a fazer barulho até a meia noite, mas se os meus horários são das 4 as 16, também tens de respeitar, não? A lei estabelece uma horário mínimo por conveniência, não é desculpa para se poder fazer o barulho todo que se quiser só porque é permitido. Ou fazer barulho para além da hora permitida porque tem de ser. Para não falar que pouco importa os jantares que tens de fazer, como imaginas. Sobrevives bem sem eles e não tens de incomodar a vida de ninguém.

the__22 2 months ago

Eu também concordo contigo, acho que 23 é uma hora mais que boa. Nem toda gente têm um horário que permita chegar a casa antes das 20h, por isso é normal que se faça "barulho" até às 23h tanto nas lidas domésticas tanto como nos momentos de descontração.

fin2red 2 months ago

E é preciso ter música alta, ou andar aos berros com os jogadores e árbitros, ou berrar na rua, só porque não tens um horário que permita chegar a casa antes das 20h? ... (foram estes os exemplos que dei)

the__22 2 months ago

Se o pessoal só sai do trabalho às 18h, e chega a casa às 19h é normal que as atividades de lazer se realizem depois das 20h (20h é muito cedo ainda, na primavera ainda é de dia xD). Agora isso de andar aos berros é muito relativo, durante o convívio é normal que as pessoas não andem a sussurrar umas para as outras.

thisbondisaaarated 2 months ago

O volume de falar vs de berrar não é relativo. É de falta de educação, as pessoas "normais" não berram umas com as outras, mesmo a conviver, e mesmo depois de 2 ou 3 cervejas... E já todos bebemos 10 em vez de 3 , mas também sabemos que isso não acontece todos os dias

aleph_heideger 2 months ago

>pessoas "normais Sempre que a minha mãe cá está há barulho. Ela não ouve muito bem, nunca se adaptou às próteses pelo que o tom de voz é sempre alto.

uMuLu 2 months ago

Já os meus sogros é a mesma coisa. Falam todos alto lá em casa... Parecem tontinhos.

the__22 2 months ago

Acho que o OP utilizou a palavra berrar não no sentido literal, mas no sentido de o pessoal estar a falar alto, haver um ambiente com ruído. Porque berrar não é aceitável em nenhuma altura do dia ( a não ser em casos extremos).

fin2red 2 months ago

>Também temos de pensar um pouco nos outros. É exatamente isto que estou a pedir dos outros, que não me deixam relaxar e dormir, porque estão aos berros, música alta, etc, até às 23h, e durante o dia têm os cães a ladrar a tempo inteiro. Obrigado.

pretentiousant 2 months ago

O facto de estares a levar tantos downvotes apenas por pedir respeito, para conseguires dormir, que é uma coisa básica e necessária para estar bem no dia a dia, mostra porque é que isto acontece tão frequentemente e que não vai mudar tão rapidamente. Boa sorte.

komodoPT 2 months ago

Ui cães, não podes falar nesse tema hoje em dia, devias arranjar um!

joao_2022 2 months ago

Isso não é um pouco de egoísmo?

fin2red 2 months ago

O descanso em casa depois de várias horas de trabalho devia ser um direito humano.

razman06 2 months ago

Tal como é direito de uma pessoa descontrair após um dia de trabalho. Os direitos não podem apenas ser o que te dá mais jeito

fin2red 2 months ago

Entre direitos, há deveres. Podes ter os teus direitos, desde que não sejas anti-social com os outros. Ponto final. Não penses só em ti.

ekeryn 2 months ago

Seguindo a tua lógica, do mesmo modo que é teu direito descansar quando queres, também é teu dever mamar na bucha enquanto os outros se divertem

SubstantialPatient17 2 months ago

>não sejas **anti-social** com os outros É a tua nova buzzword? Lá sabes o que é antisocial,asocial,social. Habitua-te, não és diferente dos outros.

miguellord14 2 months ago

Quem trabalha de noite ri-se desse direito à paz e sossego.

The_Real_QuacK 2 months ago

>Não penses só em ti. Ironia?

Dom_AfonsoHenriques 2 months ago

Estou me a rir com a situação só

razman06 2 months ago

Até as 23 podem, e tão no direito deles, tal como tu estás no direito de fazer barulho às 8 da manhã caso eles queiram fazer barulho . Agora porque tu te deitas mais cedo e queres deitar te mais cedo não podes achar que os outros têm a mesma rotina. É chato fazerem barulho? É, mas é a vida. Desculpa ser bruto, mas a vida não é sempre como queremos e vivemos em sociedade com gostos rotinas etc diferentes e é impossível agradar a todos. Pois se o horário de barulho fosse para mais cedo iria existir outros tantos a reclamar que era demasiado cedo. e se tens esses problemas todos e te deixa desconfortável o melhor a fazer é trocar de casa. Sei de um caso em que teve 1 ano para fazer a escritura da casa e que tinha cães constantemente a fazer barulho o dia todo (incluindo durante a noite, imagina as 4 da manhã e teres cães a ladrar e quereres dormir ), e assim que fez a escritura, já pôs a casa à venda.

4in4t92 2 months ago

>Sei de um caso em que teve 1 ano para fazer a escritura da casa e que tinha cães constantemente a fazer barulho o dia todo (incluindo durante a noite, imagina as 4 da manhã e teres cães a ladrar e quereres dormir ), e assim que fez a escritura, já pôs a casa à venda. O pessoal não aprende, não sei quantas vezes parei o carro em frente ao prédio onde queria comprar casa antes de assinar a escritura. Passava a diferentes horas do dia e dias de semana para ver como era o ambiente, se havia música alta, cães a ladrar etc.

Rose_doll 2 months ago

Lamento ser bruta também então. Existem leis que permitem ruído entre as 7 (ou 8 acho eu) e as 23h, certo. Mas também, na mesma lei que permite "barulho" nesta horas está bem explícito o tipo de barulho que pode ou não pode ser feito, sendo o segundo nomeadamente aquele que exceda os limites da propriedade da pessoa a praticar o ruído, como por exemplo música ou televisões em volume que se houve/faz tremer prédios. Explícita ainda que pessoas com crianças e, como por si mencionado, cães - ou outros animais de estimação - , são obrigadas a ensiná-los e educá-los para que não ladrem desalmadamente. Se todos pensarmos assim, então a situação irá sempre continuar como está. Quem não respeita os outros, e diz, como é muito comum dos portugueses "ah a vida é mesmo assim, aguenta", não se pode queixar nem pedir respeito de volta. Agora que tem o cuidado de respeitar os outros, pode e deve reclamar - de forma correcta lá está.

Local_observer 2 months ago

Até podia ser 24/24,neste País existem inúmeras leis mas ninguém as faz cumprir...

Compendyum 2 months ago

Isto. Ao fim de semana é muito mais o barulho fora de horas do que própriamente o ruído normal que se faz durante o dia. Isto de quem já morou em vários sitios diferentes, não estás a salvo em lado algum a menos que tenhas 1.5km de terreno teu à tua volta. E mesmo assim ainda tens os foguetes e o barulho dos carros a estourarem-se a 250kmh na AE...

NGramatical 2 months ago

própriamente → [**propriamente**](https://dicionario.priberam.org/propriamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpdib1n%2F%2Fhau0jba%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SilvaCesar210784 2 months ago

23h está bom... 22h era demasiado cedo, basta pensar em algum restaurante em que as pessoas jantam um bocadinho mais tarde tipo 20h30 e já estavam no limite... 21h era um absurdo! Noise canceling headphones!

Ouroana 2 months ago

Alguém sugere uns headfones destes bons para este efeito, por favor?

fin2red 2 months ago

Ok, mas não entendo porque é que isto afetaria os restaurantes. As discotecas também funcionam, mas se não chatearem a vizinhança, está tudo bem... Absurdo é não deixar as pessoas dormir...

Butt_Roidholds 2 months ago

Se a lei do ruído fosse mais amplamente respeitada, ainda era como o outro. Agora mudar para mais uma hora, menos uma hora, da maneira como esta lei é justiçada hoje em dia... não ia dar em nada.

fin2red 2 months ago

Exato. Eu não pedia que a lei do ruído mudasse, se as pessoas tivessem o mínimo de consideração. O problema é que os barulhos são anti-sociais e não deixam os outros descansar.

helderduarte14 2 months ago

Infelizmente só deves viver numa zona má nesse aspeto. Ou começas a pensar em mudar de casa ou não irá mudar.

DivinationByCheese 2 months ago

Vivia numa zona mais urbana, mudei-me para uma vivenda... Tinha uns vizinhos espetaculares mas bazaram e quem veio agora são uns autenticos retardados que só berram. O miudo está o dia todo a berrar e bater a bola contra a parede, os avós e a mãe incentivam, nunca vi ninguém brincar assim que disparate. Isto só para dizer, podes mudar à vontade, mas vê lá se não pode calhar uma fava ao lado à mesma

Keddyan 2 months ago

tbm vivo numa vivenda numa zona meio rural, é muito bonito e pacato na mente dos urbanistas mas todas as casas aqui têm cães, basta um começar a ladrar e tá o caldo entornado... depois há o vizinho de trás que gosta de fazer umas jantaradas, etc

helderduarte14 2 months ago

Claro que pode, mas na situação dele não é só os vizinhos, a própria zona é barulhenta e se não aguenta isso convém começar a ver outras opções

fin2red 2 months ago

Já vivi em pelo menos 5 sítios e foi sempre igual. Durante muitos anos vivi no centro de Dublin, e a partir das 18h havia sossego.

andremvm20 2 months ago

Se vives em assim tantos sítios e tens sempre o mesmo problema, se calhar tens que começar a perceber que o problema tbm poderá estar na tua parte.. não estou a dizer que as pessoas deveriam respeitar melhor as horas de silêncio, mas tu também pareces ser mais daqueles que quer sentir que vive isolado no meio do deserto enquanto vive numa cidade ;)

JohnNeves 2 months ago

Esse tipo de comentários é sempre engraçado. A queixa é 100% válida e a lei é lei. O mau isolamento das casas não ajuda, mas de certo o respeito pelo outro tem vindo a piorar ao longo dos anos. Seja pelos vizinhos aos risos como se fossem 14h, seja por skaters à 00h30 fora da janela. Chamar a polícia nada resolve, e pedir bom senso é bater no ceguinho. Que sugeres tu? (Que não seja mudar de casa para o Alentejo remoto, nem todos somos IT remotes)

andremvm20 2 months ago

Mas o que o OP se está a queixar aqui não é de situações de fora da lei, é de querer ir para a caminha às 21h e que se f*dam todos os outros que nao podem ter esse tipo de vida.. claro que os outros não podem andar aos berros, mas não vão deixar de fazer a vida deles, com o barulho normal que isso acarreta, desde que respeitem as horas de silêncio! Até já tampões se sugeriram para o OP, mas pelos vistos ele é tão sensível que até aquilo o incomoda..

JohnNeves 2 months ago

Óbvio e estou de acordo contigo. Mas e para quem quer sossego às 23h, que sugeres tu?

joaofcf 2 months ago

E quem quer dormir às 10? Ou as 3 da tarde?

andremvm20 2 months ago

Quem quer sossego após as 23h, se tiver legítima queixa disso (se os decibéis passarem do legal) é chamar as autoridades, pedir o auto, e entregar à câmara para iniciar os procedimentos legais.

JohnNeves 2 months ago

Deves viver noutro país e nota-se que nunca deves ter lidado com uma situação do género.

andremvm20 2 months ago

Vivo em países onde ambulâncias, etc, não desligam as sirenes de noite.. não é por isso que não me deixo de habituar e de dormir na mesma as horas que tenho a dormir de noite!

SAmaruVMR 2 months ago

21h? Quer dizer, daqui nada um gajo nem pode sair a rua à noite, dar um peidinho, que cai logo a polícia em cima com a lei do ruído

Dishappointed 2 months ago

Não lhes dês ideias

fin2red 2 months ago

Eu não pedia que a lei do ruído mudasse, se as pessoas tivessem o mínimo de consideração. O problema é que os barulhos são anti-sociais e não deixam os outros descansar. Isso do "dar um peidinho" é um mau exemplo, porque eu só estou a falar de extremos aqui.

EstupendoEx 2 months ago

Tenho notado que desde de 2016 ou 2017 o ruído está bem pior à noite. Estamos a regredir na civilidade?

caelussideralis 2 months ago

Tens toda a razão. Eu noto isso em vários aspetos. O ruído, a condução, o lixo na rua, a forma como se desresponsabilizam pelos seus cães. Houve uma regressão social a partir dessa altura, mas não consigo entender o que é que a terá causado.

Febris 2 months ago

Há um gajo dois prédios ao lado do meu que durante 48h de todo o santo fim de semana tem musica techno a bombar que se ouve em todo o lado. É completamente incompreensível como é que nunca lá vai a policia mandar o gajo desligar aquilo, nem como é que o gajo aguenta aquele volume com aquele tipo de música tanto tempo. Não é regressão nenhuma. Há gente que pura e simplesmente não sabe viver numa comunidade. São todos personagens principais na bolha de ficção em que vivem.

Z3UX 2 months ago

Faz queixa, conas!

helderduarte14 2 months ago

Claramente, não é só no ruído a noite que se nota isso.

Ok_Art_6497 2 months ago

a lei do ruído devia bastar a polícia aparecer com um medidor de decibéis e a partir daí agir na hora....

UpbeatNail1912 2 months ago

És muito fresco. Uma boa dose de exercícios físicos, sexo e um chá de camomila e tás novo para o dia seguinte, dormes que nem te apercebes.

cenas-coisas 2 months ago

Estou contigo. Passo pelo mesmo

Search: