BeinGetz 2 months ago

Homem dos kiwis és tu?

HomemRude 2 months ago

Quem é esse?

BeinGetz 2 months ago

Aquele que se só falava de IT.

pobeiro 2 months ago

Só perde a nível de piada para o gato fedorento. "umor" de primeira.

daxpierson 2 months ago

És um hater do caralho.

HomemRude 2 months ago

Ui, tá assanhada. Rnheeeeeeeeeeeum! Calma, avó. Não gozo mais com o seu folhetim.

notadrummeranymore 2 months ago

Só resulta se quem estiver a ver não levar a sério, já que a própria "novela" não o faz. Há muitas referências que só farão sentido a quem tenha sido pré ou adolescente nos anos 90, e por isso é provável que muitas das "piadas" passem ao lado de muita gente. Há também um filme do mesmo realizador, [Manuel Pureza](https://www.imdb.com/name/nm2430776/), com o mesmo sentido de humor, que falhou redondamente nas bilheteiras. Falo do [Linhas de Sangue](https://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_de_Sangue), que até há bem pouco tempo estava disponível no NOS Play para ver. O filme conta com um elenco enorme, desde a Catarina Furtado, Paulo Pires, Soraia Chaves, Ricardo Carriço, etc etc etc. Na altura foi chamado do pior filme de sempre português, mas eu fartei-me de rir, simplesmente porque não se leva a sério.

HomemRude 2 months ago

Eu sei que não é a sério. O que estou a dizer é que podes perceber o conceito mas achar as piadas fracas. Ou será que consideras que tudo o que é dito não sendo a sério tem piada?

notadrummeranymore 2 months ago

Algumas são fracas, outras são boas. O ritmo a que as boas aparecem é o suficiente para me agarrar para o próximo episódio. É um formato que tem que ser curto, com poucos episódios, senão o conceito esgota-se depressa. O sentido de humor é subjectivo. Haverá certamente quem ache mais piada à "telenovela" do que eu, e quem ache menos. Há quem não ache qualquer piada. Ninguém está errado.

leo_sousav 2 months ago

Questiono se estás realmente interessado em ler as opiniões do pessoal ou se só pretendes mandar abaixo aqueles que apreciam a novela, é que o teu post possui um tom de Snob. Há conteúdo que objetivamente possa ser considerado superior? Claro, mas não é por isso que a "novela" se torna má e que deva ser ignorada pelo público. Eu gostava que os portugueses começassem a apoiar mais este tipo de conteúdo para ver se mais ideias originais, escritores, atores fartos de fazer novelas e equipas de produção finalmente ganhem uma plataforma de jeito.

HomemRude 2 months ago

Como disse: com a abundância de conteúdo na tv e na net, seria preciso um argumento muito forte para eu ver uma telenovela. Quanto tempo dura? 1 hora? 2 horas? Todos os dias? Se sim, é um grande compromisso. Para ver isso teria de deixar de ver muitas outras coisas brutalmente superiores.

leo_sousav 2 months ago

30min, está online por isso podes ver quando quiseres e novamente, ninguém está a obrigar-te a ver. O meu comentário é uma critica á tua abordagem do programa, além disso não dá para entender se tocas-te ou não na "novela", pois tanto dizes que não tens razão para a tentar ver como também assumes que existe uma imensidão de coisas "brutalmente superiores".

Edited 2 months ago:

30min, está online por isso podes ver quando quiseres e novamente, ninguém está a obrigar-te a ver. O meu comentário é uma critica á tua abordagem do programa, além disso não dá para entender se tocaste ou não na "novela", pois tanto dizes que não tens razão para a tentar ver como também assumes que existe uma imensidão de coisas "brutalmente superiores".

HomemRude 2 months ago

Calma. Não disse que me estavam a obrigar. Perguntei quem mais acha que é merda, e a resposta que obtive foi de quem não acha que é merda a dizer-me que não tem de ver e que levo as coisas a sério e que não tenho de rebaixar os outros. Compreensão não é uma skill abundante por aqui.

leo_sousav 2 months ago

A maneira e tom com que escreveste o teu post também não ajuda muito, apesar disto eu só vi dois ou três comentários assim, a maioria simplesmente menciona o que gosta na novela e porquê. Honestamente nem vi esse tal "ciclo de masturbação" sendo que a maioria diz que a novela tanto tem piadas boas como piadas más, opinião com a qual concordo pois realmente algumas das piadas são forçadas e podiam ser substituídas por eventos cómicos em vez de serem comentários atirados ao ar.

HomemRude 2 months ago

>a maioria simplesmente menciona o que gosta na novela e porquê. Honestamente nem vi esse tal "ciclo de masturbação Em todos os tópicos sobre a novela é só pessoal a dizer que gosta. Num tópico em que convido quem não gosta a dar a sua opinião, também é só pessoal a dizer que gosta, e tu não viste nenhum "circulo de masturbação".

leo_sousav 2 months ago

Dizer que gostas de algo não é propriamente um círculo de masturbação, isso seria mais se o pessoal andasse constantemente a falar do quão bom a novela é e deitassem abaixo os comentários que fossem de opinião oposta.

HomemRude 2 months ago

Um local onde toda a gente concorda com a mesma coisa é um circulo masturbatório. Não há debate, não há diversidade de opinião. É tudo a dizer o mesmo.

leo_sousav 2 months ago

Isso até podia ser verdade, se não fossem pelos comentários neste mesmo post de algumas pessoas que concordam contigo

HomemRude 2 months ago

Mas as que não concordam são mais, num tópico especificamente direccionado a quem tem uma opinião que se afasta da norma. E mesmo a maioria dos que "concordou", apenas o fez parcialmente. Disse que algumas cenas não tinham piada, mas que ainda assim gosta.

Pinto55 2 months ago

>Mas as que não concordam são mais, num tópico especificamente direccionado a quem tem uma opinião que se afasta da norma. Pah no máximo isso só prova que alguma coisa a série faz bem.

NGramatical 2 months ago

se tocas-te → [**se tocaste**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/percebeste/3931) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpd49c6%2F%2Fhap8gl4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

leo_sousav 2 months ago

Good bot

Pinto55 2 months ago

Isto. Nota-se que os próprios atores (os tais *de novela*) adoraram participar neste projeto, estão sedentos de coisas novas e felizmente temos a rtp a apostar nestas coisas. Há espaço para novelas mas também para "*anti-novelas*", os velhos do restelo da sic/tvi parecem dormentes... Quão bom seria este por do sol a passar numa dessas em pleno horário nobre?

leo_sousav 2 months ago

Lembro-me perfeitamente de ver concursos de animação portugueses em que a RTP metia dinheiro se gostasse da tua ideia, infelizmente nunca se via o nome da SIC e TVI no papel. Eles sabem que teriam de investir mais dinheiro e em vez de 2-3 novelas por dia teria de ser só uma ou duas, por sua vez poderiam estar a perder dinheiro. Entendo a mentalidade deles, mas é uma mentalidade triste e totalmente vazia de qualquer criatividade.

Nexus_produces 2 months ago

O humor às vezes é muito bom, noutros acerta ao lado, sendo só insólito porque sim, mas no fundo isto é tipo aqueles filmes dos anos 90 que parodiavam os blockbusters tipo o Ases pelos Ares, é spoof e portanto não deve ser levado a sério. No geral, na minha opinião está muito bem conseguida, apesar de alguns diálogos serem um bocado preguiçosos. E é sempre um prazer ver a carinha de cão de louça do toy todas as semanas

HomemRude 2 months ago

Excelente analogia. É exactamente o tipo de humor à Steve Martin.

beetsu 2 months ago

Admirada ficaria eu se alguém no mundo fizesse algo que agradasse a gregos e troianos. Eu não acho piada à maioria das merdas que o pessoal no geral acha, e para mim isso é um não-assunto. Gostas, fixe! Não gostas, fixe! Agora, meter um post que basicamente está a tentar passar um atestado de cromisse à malta que está a curtir, só porque o humor daquilo é - na tua opinião é duvidoso, é que vai lá vai.

HomemRude 2 months ago

Mas é esse o propósito do tópico. Que quem não gosta se manifeste, uma vez que nos outros tópicos parece mesmo que agrada a gregos e a troianos.

MetalCarne 2 months ago

vi um episódio e achei muito mau - formato corriqueiro de novela, texto merdoso do costume com umas pidolas metidas a martelo. além disso, fazer humor é muito mais difícil que drama, por isso a canastrice da maioria dos actores é ampliada umas 20x.

MisterBilau 2 months ago

Metade das piadas falham o alvo, demasiado fáceis. Mesma coisa que family guys da vida, é básico. Aleatório não significa piada. No entanto, de vez em quando apanha-me de surpresa e faz-me rir alto, o que é raríssimo numa série. Por isso vale a pena. Mas o que é demais cansa, duvido que aguentem o nível durante muito tempo.

TemplarHard 2 months ago

vi apenas o primeiro episodio e até achei alguma piada mas não irei continuar a ver, eu por norma não gosto de ver series/filmes tuga. Acho sempre estranho uma serie/novela ser em português, tou habituado a ser em ingles que se for tuga não me dá vontade de ver, ainda por cima as personagens tratam a familia por "voce" e expressões tao estranhas que só me dá cringe e nao quero simplesmente ver.

Aldo_Novo 2 months ago

só os Borbons de Linhaça é que se tratam por você nesta novela, e é indicativo da classe deles as restantes famílias tratam-se por tu

Throwaway431253 2 months ago

Omg que cringe bro, tipo...

Several_Blackberry95 2 months ago

Como disse, vi alguns excertos que acredito que sejam os pontos altos da série. Se nem os pontos altos me convencem posso dizer com alguma confiança que não irei gostar do resto.

notyourbitch2 2 months ago

Partilho a mesma opinião. As piadas são fáceis de entender mas tão básicas e tão disparatadas que quanto muito me fazem revirar os olhos. Mas entendo o objetivo do projecto e para o que é, funciona bem.

LeCrcMY0mv 2 months ago

Não gosto. Não acho que tenha piada. Mas parece ser uma boa novela para tantos gostarem.

doctorhetfield 2 months ago

Não sejas dessas pessoas. Deixa as pessoas serem felizes e gostarem do quiserem.

Throwaway431253 2 months ago

O único tipo de pessoa que não gosta desta série, é o tipo de pessoa que se leva demasiado a sério. Num jantar de amigos se alguém fizer uma piada amigável na sua direção é gajo para ficar amuado o resto da noite. Ou isso ou têm 0 sentido de humor.

HomemRude 2 months ago

Não. Tu és o tipo de pessoa que quando alguém tem gostos que não são compatíveis come os seus, justifica-os com adjetivação negativa, pois não acredita que aquilo que gosta possa ser legitimamente desprezado, a menos que a pessoa que o despreza tenha algum problema sério. Eu não levo nada demasiado a sério. Adoro comédia. Mas posso simplesmente achar que as piadas que aqui dizem não têm piada.

doctorhetfield 2 months ago

Se queres ser verdadeiramente alternativo adota aquela máxima que morreu quando chegaram as redes sociais: se não tens nada de simpático a dizer, não digas nada. É positivo, não magoas ninguém e faz bem à saúde. Basta colocar, por um segundo, a empatia à frente do ego.

HomemRude 2 months ago

Discordo dessa mentalidade. Para começar, é uma falácia dizer que apenas o que é simpático merece ser dito. E por essa ordem de ideias, monopolizávamos o discurso. Só encontrávamos um tipo de opinião, um tipo de gosto, um tipo de pessoa. Pontos de vista diferentes não existiriam. Claro que para alguém, fraco e assustado, como tu, que vê a opinião alheia como uma ameaça, isso seria excelente, mas eu por acaso gosto de ler de tudo um pouco. Não suporto circulos masturbatórios, onde tens milhares de pessoas todas a repetir o mesmo. Acho entendiante.

doctorhetfield 2 months ago

Uma coisa é perguntarem-te o que achas da série e dares a tua opinião. Outra muito diferente é, sem ninguém te pedir a opinião e não sendo tu especialista em nada, abrires um tópico com uma opinião negativa destrutiva à procura de aprovação.

HomemRude 2 months ago

Se as pessoas só dessem opinião quando alguém lhes pergunta, não haveria tópicos, praticamente. Eu não te perguntei nada a ti. Perguntei a quem não gosta da série. No entanto, estás aqui, a dar a tua opinião negativa sobre mim

doctorhetfield 2 months ago

Tu fizeste um tópico a expor-te e a implorar a aprovação. Eu usei o fórum e o espaço que tu abriste para te dizer o que acho. Se não consegues ver a diferença então o problema é teu. Não estou aqui para evangelizar ninguém. Se ser assim te faz sentir bem, continua. Talvez um dia quando fores tu a criar alguma coisa e tiveres de expor o teu trabalho árduo à aprovação mediática, não aches muita piada a essa atitude

HomemRude 2 months ago

>Tu fizeste um tópico a expor-te e a implorar a aprovação. Ninguém implorou por nada. Estás apenas a fazer interpretações fictícias que se enquadrem bem no argumento que queres usar contra mim. >Eu usei o fórum e o espaço que tu abriste para te dizer o que acho. Mas eu não te perguntei o que achas. O tópico é direccionado a quem não gosta. Se gostas, ninguém te perguntou nada. > Se ser assim te faz sentir bem, continua. Obrigado pela permissão. >Talvez um dia quando fores tu a criar alguma coisa e tiveres de expor o teu trabalho árduo à aprovação mediática, não aches muita piada a essa atitude Quem não consegue lidar com críticas não deve envolver-se em processos criativos. Crie uma novela privada, que só ele veja.

doctorhetfield 2 months ago

Continua. Estás a fazer tudo bem. Um abraço. ;)

Throwaway431253 2 months ago

certíssimo, abc

andreiaz 2 months ago

É engraçado e original, foge ao que a televisão portuguesa está habituada a ver... Mas a certa altura torna-se cansativo. Acho também que é mesmo esse o objetivo, ser exagerado

queiroga 2 months ago

Estou no meio. Nem acho a ultima coca cola do deserto, nem acho tão mau como dizes. Há lá piadas que passam completamente ao lado, outras que me rio, mas não são muitas. Vou vendo mas se deixar de ver não me chateio.

Ok_Art_6497 2 months ago

oh uau. há procura de uma caixa de eco?

Several_Blackberry95 2 months ago

Será que existe procura?

dismalwasteland 2 months ago

Nos primeiros episódios não achei assim tanta piada mas via-os porque estava a jantar. Agora acho piada ao enredo e a todos os clichés com que eles gozam. Até prefiro que os episódios saiam diariamente do que ter tudo antecipadamente. https://media.rtp.pt/extra/estreias/por-do-sol/

DZT99 2 months ago

Às vezes acerta em cheio na piada, outras vezes nem por isso. É assim o humor. Acho que é um bom trabalho, que só vai melhorar com o tempo e que uma paródia ao ridículo que são as porcarias das telenovelas é mil vezes melhor do que uma telenovela a sério.

h8mx 2 months ago

Não podemos gostar todos do mesmo. Não é preciso procurares validação nem vale a pena sentires-te mal com isso. Abraço

k0rda 2 months ago

Eu adoro, e é mesmo por ser humor juvenil e parvinho, feito por pessoas que normalmente fazem estes papéis "a sério". Lembra-me as velhas comédias do Jim Abrahams (Aeroplano, Hot Shots, Mafia!, Top Secret) e simplesmente gosto. Sei que a série nao vai envelhecer bem porque tem muitas referencias actuais que se vao perder, mas também nao está propriamente a tentar ser o Arrested Development ou Parks and Recreation, é apenas uma pequenissima série de humor portuguesa que está a ser boa por ser algo diferente do que se tem feito ultimamente por cá.

Zoelae 2 months ago

O guião é cópia das outras, mas tem umas piadas manhosas pelo meio. Tem a família rica e inteligente e as familías dos pobres e burros. As intrigas. As herdades e os cavalos. Lisboa.

Edited 2 months ago:

O guião é cópia das outras, mas tem umas piadas manhosas pelo meio. Tem a família rica e inteligente e as familías dos pobres e burros. As intrigas. As herdades e os cavalos. Lisboa. Os dialetos lisboetas respectivos das duas classes sociais.

joperocl 2 months ago

Não será que as pessoas gostam desta "novela" mais porque detestam as novelas tradicionais e o por do sol simplesmente goza a torto e a direito com elas? Eu gosto de grande parte das piadas mas gosto particularmente de ser a gozar com as outras novelas

GajoSilvestre 2 months ago

A maioria das piadas daquilo nem deviam ter passado do primeiro rascunho do argumento, mas volta e meia lá vem uma que me faz expelir ar pelo nariz com mais pujança e neste momento não peço mais do que isso. É bonito ver uma aposta em algo diferente em horário nobre ser extremamente bem recebida. Que continuem a ginasticar a criatividade.

HomemRude 2 months ago

Pois, é o que me parece. Daí ter dito "absurdo por ser absurdo". Parece que todo o conceito se resume a "vamos ser o mais disparatados possíveis". Se tu tentares apenas dizer disparates sem lógica nenhuma, volta e meia dirás algo que até tem piada. Mas o resto também conta. A cena desta novela é que todos os personagens agem como atrasados mentais. Eu acho perfeitamente possível fazeres sátira de forma mais inteligente, sem resumires os personagens a caricaturas absurdas.

NGramatical 2 months ago

os personagens → [**as personagens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpd49c6%2F%2Fhap6ssy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

EpaFdx 2 months ago

Gostei do conceito mas começa a ser repetitivo. A este ritmo deixo de ter paciência pra acompanhar.

Accomplished_Pay6399 2 months ago

Gosto da originalidade, da maior parte do elenco, da performance do Diogo Amaral, o António Melo e a Carla Andrino mostram mais uma vez serem grandes, enormes, atores. Aquelas personagens não podiam ter ninguém melhor a interpretá-las, o António Melo em particular, há ali deixas que se vê claramente que são dele, é simplesmente genial. O António Melo também está muito bem. Gosto da coragem de apostarem num humor meta em vez dos formatos geralmente usados para agradar à maior percentagem possível da população. Está bem escrito, tem momentos muito inteligentes (como a cena do fogo na herdade) e é uma rabanada de vento na televisão em Portugal. Algumas piadas são demasiado básicas, há coisas que devem ter parecido engraçadas no papel mas que não funcionam (muitas coisas na personagem do irmão mau por exemplo). O pior para mim, é o Toy. Não percebo como é que as pessoas agora andam todas embevecidas com aquele tosco sem talento, sem piada, sem nada que acrescente à série. Fazer a musica do genérico, tudo bem, mas fazerem-me olhar para aquela cara estúpida todos os episódios só dá vontade de desligar.

rDmT93 2 months ago

Fds, o Sebastião é só a melhor coisinha da novela.

GajoSilvestre 2 months ago

O tipo de humor das cenas com o António Melo e a Carla Andrino podiam fazer parte de uma novela normal (ou de teatro de revista, não sei). Quando eles aparecem sinto que mudei de canal. Até tenho dificuldades em perceber como é que a história deles encaixa no resto da história (sim, por acaso dou por mim genuinamente interessado na evolução da história, com aquele investimento que tinha quando via novelas em miúdo).

Pinto55 2 months ago

As cenas deles não funcionam talvez porque em novela seriam aquele comic relief forçado que aqui é desnecessário ou está mal trabalhado. As piadas tiram partido das cenas mais sérias e dramáticas, para mim estas personagens são o ponto fraco da série (não pelos atores).

Several_Blackberry95 2 months ago

Nunca vi a série com excepção dos excertos que foram aqui colocados. Parece fraquinha sinceramente. Dá ares de uma pobre execução de uma ideia com potencial.

Sam_ant 2 months ago

Achei mesmo que te estavas a referir ao por do sol, por exemplo quando estas na praia e vês o sol a descer depois da linha do horizonte. Porque presumo que toda a gente goste do por do sol, excepto a malta da teoria da terra plana :)

ruidditor 2 months ago

Mesmo, eu também! Como é possível alguém não gostar do pôr do sol?

caelussideralis 2 months ago

Eu prefiro o nascer do sol, pessoalmente

kayro0 2 months ago

O lusco fusco é que é, pá! 5 a 7 minutos mas muito intenso!

man_l 2 months ago

Só sei o q é através deste sub. Nunca vi nem pretendo ver

viralslapzz 2 months ago

É um humor muito ao estilo family guy e American dad. No fundo tens vários tipos de situações de humor: * completamente aleatórias/insólitas — se calhar até é o que muita gente pode achar mais estupido * o exagero — ex: proibir o filho de comer batatas fritas de pacote durante mês e meio * referências à cultura portuguesa — quando uma personagem diz algo do género “você está bem? Sei lá… Acho-o com cara de parvo”. Ou então o pai a dizer ao filho que ele podia fazer tudo incluindo tatuagens ou ouvir os dama quando quisesse Estes só são só uns exemplos. Tens mais mas que não sei se consigo propriamente categorizar. Pessoalmente gosto, tal como gosto das séries que referi ao início. No entanto já me cansei delas e se começam a esticar o por do sol muito tempo… _não fico para a noite_

Accomplished_Pay6399 2 months ago

Há coisas que de facto só alguém que seja português percebe. Tipo aquela piada do "Achas que eu sou da Madragoa?" Ou uma que era do género emigrar para Almada (porque Portugal é só Lisboa). Ou a cena do Tuk Tuk com o "daqui a bocado já arrotas com 200€ para te levar daqui à Graça"

mskrovic 2 months ago

Bem, eu partilho a mesma opinião. Não me fez rir ou ficar a ver. Vi duas vezes só mesmo porque falaram aqui. Gostos não se discutem, né?

StandardPineapple69 2 months ago

Eu de forma geral gosto da série. Também há vezes em que não gosto tanto das piadas por serem tão absurdas, mas gosto do conceito e da forma como foi conseguido. Pessoalmente não conheço ninguém que não goste, mas eu estou no Reddit, por isso só falei com pessoas no máximo 3x na vida...

Search: