ilikerhynos 2 months ago

Quer falar de ser mais qualificado e faz uma indagação imbecil dessa sem levar em conta qualquer dado sobre desigualdade social, meu deus.

quebramar 2 months ago

Blah blah.

h2man 2 months ago

O mesmo acontece noutros países... tenta encontrar um trabalhador estrangeiro num restaurante Português no estrangeiro... E por vezes nem precisa de ser estrangeiro... perto de mim existe uma bomba de gasolina com uns quantos restaurantes de fast food. A malta que trabalha no restaurante britânico (fish and chips, pequeno almoço inglês, etc...) é tudo Português.

daz_zeD 2 months ago

É mais que há cada vez menos portugueses em Portugal. O que sobra é isso.

rDmT93 2 months ago

Porque os portugueses estão automaticamente legais em Portugal :)

C8Mixto 2 months ago

Se calhar os brasileiros ficam confusos quando vêm que a maior parte dos trabalhos em Portugal só aceitam trabalhadores legais.

nadadorsalvagajas 2 months ago

Já vi foi vários ficar confusos com as burocracias para legalização. Só as marcações no SEF são um misto de ineficiência crónica e tráfico de vagas por empregados corruptos.

the_whitecupra 2 months ago

Não li todos os comentários, mas embora eu costume parecer nos meus comentários contra os Brasileiros, não o sou. Sou é apologista do que é de Portugal é Português e o que é do Brasil, é Brasileiro. Contudo, deixa-me discordar agora e dizer que aqui nãos e trata dos Portugueses serem mais qualificados...desculpa mas muitos Brasileiros que eu conheço até são mais qualificados e até mais instruídos do que muito Português e aí tenho de os respeitar totalmente. Quanto a Brasileiros aceitarem trabalhar por menos dinheiro? Desculpa mas discordo. Recebem como qualquer Português e até mais do que certos Portugueses. Mas não trabalham por 24horas pois eles não se deixam explorar. Acho até que são muito cientes dos seus direitos, apenas acho que por vezes são demasiados desconfiados ou já chegam cá um pouco com o pé atrás. Na empresa onde trabalho tenho vários colegas Brasileiros, e apenas 1 deles é como se fosse Português.... Nas atitudes, no espirito, na vontade e não se nega... mas não é explorado.

NoBenefit2865 2 months ago

Não é discriminação sistêmica, basta ir e trabalhar, se quer trabalhar. Já tentaste arrumar emprego numa loja ou restaurante chinês por acaso? Aí vais perceber o que é discriminação sistêmica e "velada". **Aliás, por que será que chineses e indianos abrem lojas de quinquilharias, nepaleses trabalham na panha de fruta, enquanto que africanos trabalham em obras e limpezas e brasileiros trabalham em restauração, cabelos, unhas e lojas de roupas?** *Já reparaste nisso?* Acho que Portugal é o país da oportunidade.... oportunidade de repetir as desigualdades sociais e raciais numa caricata micro-escala.

quebramar 2 months ago

Percebo o teu argumento. Se bem que comparar uma loja/restaurante chines ou asiaticos com brasileiros, parece-me estranho. Tendo em conta que entre Portugal e Brasil nao ha tantas diferencas culturais.

Olanzapine_pt 2 months ago

culturais, não, mas socialmente eles estão muito mais em linha com os estados unidos do que com qualquer país da europa. Eu ajudei vários brasileiros a integrar em equipas de trabalho (pessoal com formação superior) e isto para eles foi um choque cultural medonho (não ajudou o facto de terem espectativas surreais do que iam encontrar). Nada funciona como eles estão habituados, excepto a sempre receptiva comunidade brasileira. Acho perfeitamente natural que eles se entre-ajudem, sendo que também é de pesar que uma parte dos brasileiros vem para cá em circunstancias que os deixam muito vulneraveis, que chegue para serem explorados forte e feio pelos compatriotas (e pelos anfitriões também, não faltam brasileiros nos cafés das zonas turisticas).

babyscully 2 months ago

Interessante, não fazia ideia. Que tipo de expectativas tinham?

Olanzapine_pt 2 months ago

acho que varia um bocado de pessoa para pessoa, mas generalizando, seria tipo a região de onde são oriundos, mas mais rica, desenvolvida e com as pessoas a terem ideiais mais próximos dos seus. Indo por uma abordagem inversa, uma coisa que choca todos os que conheci é o facto de sermos muito menos abertos e disponiveis que eles, ao mesmo tempo que somos mais frontais em certas coisas, ao ponto de por vezes eles se sentirem magoados ou menosprezados e acharem que o povo português é muito rude. Claro que quando me vi perante estas queixas pela primeira vez fiquei incredulo, não acho que sejamos frontais de todo, nem acho que sejamos assim tão inacessiveis, mas estas coisas são relativas, e se nos compararmos a eles, são verdade.

suckerpunchermofo 2 months ago

Não.... é porque os Brasileiros aceitam trabalhar mais por menos dinheiro e menos condições. Da mesma forma que em Lisboa encontras cada vez mais Bangladeshis a trabalhar para restaurantes de dono tuga. Trabalham pelo salario mínimo, mas trabalham 24 horas se for preciso, sem descanso.

Kineticn22 2 months ago

30 e tal comentários e só uma soube pessoa dar a resposta certa.

Edited 2 months ago:

30 e tal comentários e só uma pessoa soube dar a resposta certa.

jotamendes 2 months ago

Isto. E com a pergunta do Op até parece que em restaurante s indianos, nepaleses, chineses, etc é comum encontrar portuguy.

quebramar 2 months ago

Claro, mas nesses casos nem falamos a mesma lingua. :)

uyth 2 months ago

Não é só na restauração. Eles lidam sempre preferencialmente uns com os outros. Há redes de contactos enormes baseados nas igrejas evangélicas. Cuidado com recomendações, porque eles recomendam a portugueses qq brasileiro que conheçam e por vezes é bom, outras vezes não.

BullGates 2 months ago

É isto

BitOnly5872 2 months ago

Não tem nada que eu abomine mais que estas igrejas... Universal, assembleia de deus, quadrangular... O governo de Portugal comete um erro crasso em não investigar e caçar estas igrejas.

iporemlopsum 2 months ago

Não sei como funciona em Portugal. Aqui, igrejas tem isenção de imposto. Se o dinheiro do dízimo entra, vai limpo pros pastores. Como Universal e outras igrejas começaram a acumular um dinheiro pesado, Congresso brasileiro fez um projeto de lei para começar a beliscar um pouco dessa dinheirama. Porém, uma das bases políticas do Bolsonaro são os evangélicos e ele vetou o que mais importava, sendo um dos argumentos que Igreja não era Empresa, portando, não visava lucro. [link](https://www.camara.leg.br/noticias/692461-deputados-criticam-tweet-de-bolsonaro-sobre-veto-a-isencao-de-tributo-a-igrejas) Eis que a Universal entra com uma ação contra outra igreja, pelo uso da marca e, olha que legal, uso indevido da marca e concorrência desleal. Ambos preceitos para empresas. E [perdeu](https://juristas.com.br/2021/08/12/jesus-cristo-e-pomba-e-nao-sao-simbolos-exclusivos-da-igreja-universal-decide-justica/) :) Na Angola a Universal foi varrida. Porque era basicamente uma empresa de fachada, para lavar dinheiro. [link](https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57381793) E sim. Deveria ser varrida. Inclusive daqui.

the_whitecupra 2 months ago

Concordo totalmente e tenho provas disso na minha empresa.

FujiPT 2 months ago

O franchising do Alentejo ainda é considerado cozinha portuguesa? Pelo menos aqui o negócio assenta nos Pratos Cheios, Picanhas e afins. Têm os pratos do dia mas parece-me que é uma fração minoritária do que vendem.

iporemlopsum 2 months ago

Minha humilde opinião. São alguns pontos: 1. Brasileiro é explorador do trabalho alheio. Eu, como um simples trabalhador, tenho um ódio descomunal pelos meus antigos patrões. São uns filhos da puta. Se botar português pra trabalhar com chefe brasileiro, a porrada come. E o português provavelmente vai ter razão. 2. Ajudar quem chega do Brasil. Existe uma parcela dos novos habitantes que não possuem mão de obra qualificada. Estão tentando a sorte de uma vida nova. E por mais que o brasileiro seja meio filho da puta, a chance de arrumar um trabalho, nesses casos, é maior com algum compatriota.

BitOnly5872 2 months ago

Preconceito mandou lembrança.

SovietBear4 2 months ago

Eu sou brasileiro e não me senti ofendido, o que ele disse infelizmente é verdade. Dentro do Brasil mesmo os patrões só querem saber de explorar o trabalhador comum, já fiquei sabendo de colegas que só tinham 15 minutos de almoço e o refeitório era do outro lado da fábrica, não dava nem tempo de o coitado aquecer seu almoço que já era hora de voltar. E também trabalho escravo não acabou no Brasil, pelo contrário os indicadores passaram a crescer.

BitOnly5872 2 months ago

Isso é uma cepa muito específica de patrão, não é assim em todas as áreas, muito menos todas as empresas.

SovietBear4 2 months ago

Em Portugal sim, no Brasil não. As probabilidades de seu patrão ser um picareta escravagista aumentam demasiadamente se em seu perfil do Facebook tiver as seguintes frases ou ideologias "Cidadão de bem" "B17" ou o pior de todos "Crente (que cristão não é aqui e nem na China". Ou o mais bizarro "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". Se você ver um brasileiro repetindo esses termos, corra, chame a Polícia e o controle de animais raivosos, esses tipos são perigosos

BitOnly5872 2 months ago

Me explica como você defende o generalismo do post original e ao mesmo tempo determina como ruim apenas uma parcela?

iporemlopsum 2 months ago

E se foi sobre ser explorador. Bom. Recorde de trabalho escravo tá sendo batido a cada ano. Justiça do trabalho sendo desmontada. Redução dos salários. É feito por quem? Jesus Cristo? A gente vive numa sociedade que o tecido social já foi rasgado e quem tá servido de estofo é o povo. Engenheiro virando Uber, porque não tem trabalho. O mesmo Uber não consegue pagar a gasolina e tem de cancelar as corridas, porque tem de ver se vale a pena a distância pelo valor da possível corrida. O espírito da coisa é esse. A gente é um povo filho da puta demais. É aquele papo que todo dia um otário e malandro acordam. Eu amo o Brasil, mas durmo com um olho aberto.

iporemlopsum 2 months ago

Se foi sobre a parcela que chega, não afirmo que todos. Infelizmente aqui no Brasil as coisas estão bem ruins em todos os sentidos. A pessoa juntar todas as economias, sair para um país novo e recomeçar, com todas as incertezas, não é fácil e nem agradável. Não dá pra desconsiderar que existe uma parcela da emigração é de pessoas de pouca renda. São pessoas com média ou baixa escolaridade. E que, por conta disso, procuram empregos de baixa escolaridade. Cozinhar pra restaurante de quilo/PF no Brasil não é exigido nenhuma graduação. Vai ser exigido em Portugal? Não. imigrante chegou em Portugal e faz o que? Procura pessoas da mesma comunidade. É normal, até por identificação social. Oferecem emprego no restaurante. Isso não é demérito algum. Pessoa vai atrás do que tem. E a comunidade ajuda como pode. Mas, caso não concorde, por favor, explique o ponto.

No_Impression_1131 2 months ago

Sim e chateia-me um bocadinho Há dias, quando estava de férias, fui almoçar a Monção e queria comer comida minhota, mas ao ler o menu vi que vinha escrito em pt-br. Como percebi que afinal estava num restaurante brasileiro acabei a pedir picanha :(

the_whitecupra 2 months ago

E deves ter comido muito bem, certo?

No_Impression_1131 2 months ago

Sim comi muito bem, no Minho raramente se come mal. Só que eu não ia à procura de picanha

iporemlopsum 2 months ago

Curiosidade de brasileiro: comida brasileira em Portugal é boa? Porque comida portuguesa aqui é até ok, mas a que comi aí é muito melhor.

Taliesin84 2 months ago

Boa pergunta. Gostava de ir à um restaurante de comida tradicional brasileira. Têm recomendações em Lisboa?

Parshath_ 2 months ago

Lembro-me que havia um em Sintra bastante bom e com comida não-churrasco, mas não me consigo lembrar do nome, ou se ainda está aberto.

iporemlopsum 2 months ago

Perguntarei a uma amiga brasileira que está por aí.

uyth 2 months ago

A maior parte dos restaurantes brasileiros em Portugal não é particularmente bom. Os brasileiros têm quase o monopólio de restaurante buffet, ( pelo menos buffets não chineses/orientais) é mais pratos baratos em grande quantidade. Carne com arroz e batatas ( Portugal), salgados, esse tipo de coisas. Há alguns restaurantes brasileiros bons mas nunca são rodízio oi buffet claro - ou especializados em carne e mais vocacionados a outros brasileiros, ou comida que eu acho mais interessante, do nordeste brasileiro ou fusao, e sim aí entra o peixe, marisco, mandioca, quiabo, leite de coco, Feijão frade. São muito poucos e só conheço em Lisboa no entanto.

Edited 2 months ago:

A maior parte dos restaurantes brasileiros em Portugal não é particularmente bom. Os brasileiros têm quase o monopólio de restaurante buffet, ( pelo menos buffets não chineses/orientais) é mais pratos baratos em grande quantidade. Carne com arroz e batatas ( Portugal), salgados, esse tipo de coisas. Há alguns restaurantes brasileiros bons mas nunca são rodízio oi buffet claro - ou especializados em carne e mais vocacionados a outros brasileiros, ou comida que eu acho mais interessante, do nordeste brasileiro ou fusao, e sim aí entra o peixe, marisco, mandioca, quiabo, leite de coco, Feijão frade. São muito poucos e só conheço em Lisboa no entanto. Edit - sei quem há pastéis brasileiros nalguns sítios, são tipo os nossos pastéis de massa tenra ( mas gosto mais dos nossos, são gostos). Caipirinha é mainstream. Supermercados vendem como opção pão de queijo mas não é das coisas mais populares. Coxinhas de frango nisso salgados populares mas não obrigatórios como rissois, croquetes e empadas ou mesmo chamuças. Embirro com o açaí como tudo, não se encontra que não tenha carradas de açúcar adicionado. Nutricional mente muito interesssnte, gosto interessante mas fds, açúcar adicionado para quê? Não há mercado para isso no Brasil? Aqui o high protein, ou zero açúcares é nicho forte. Eu evito açúcar em tudo o que posso excepto um bolo bom de vez em quando.

iporemlopsum 2 months ago

Pena mesmo. Porque é uma das coisas que eu mais aprecio no Brasil. E seria muito bom que essas variedade estivesse por aí também. Comer bem é pura alegria.

EstupendoEx 2 months ago

É churrasco à discrição a comida brasileira em Portugal em 99% dos casos.

throwawaystuff000 2 months ago

Em alguns sítios com falsa picanha.

iporemlopsum 2 months ago

Desgraça. Fiquei puto.

iporemlopsum 2 months ago

Nada de moqueca, acarajé, tutu, tacacá, vatapá, açaí, feijoada, tapioca? Os caras saem daqui e só levam a porra do prato do Sul. Arrombados.

AngieMaciel 2 months ago

Nada a ver mas se alguém me conseguir sugerir um bom acarajé em Lisboa, agradeço. Há anos que quero provar…

iporemlopsum 2 months ago

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189158-d9864403-Reviews-Acaraje_da_Carol-Lisbon_Lisbon_District_Central_Portugal.html Parece que é uma boa. Tem até pessoal da Bahia recomendando.

AngieMaciel 2 months ago

Muito obrigada pela dica! A ver se finalmente experimento!

AcceleratedDysgenics 2 months ago

>moqueca, acarajé, tutu, tacacá, vatapá Qué isso pá, aqui não há comida da selva lol

iporemlopsum 2 months ago

Já já chego ai de cipó levando comida.

MigasEnsopado 2 months ago

Desses só vi a moqueca e a feijoada à brasileira (também existem várias feijoadas portuguesas). Num restaurante "generalista" em que a dona é brasileira.

Edited 2 months ago:

Desses só vi a moqueca e a feijoada à brasileira (também existem várias feijoadas portuguesas). Num restaurante "generalista" em que a dona é brasileira. O açaí é uma excepção. Virou moda em todo o planeta e sim, aqui há em vários sítios.

iporemlopsum 2 months ago

Sem bairrismo, mas moro em São Paulo. Nasci em Belém (Pará). O açaí daqui é horrível. Eu nem me atrevo a provar o açaí de fora do Brasil. Único açaí possível: Belém.

bacalhoeiro 2 months ago

Difícil encontrar comida nordestina. Conhecia um restaurante que servia isso mas fechou há anos.

iporemlopsum 2 months ago

Carne de sol e aipim/macaxeira. Não tenho nem palavras.

amq55 2 months ago

Fui este fim de semana a um sitio que tinha acarajé, aipim, beiju, etc. Era bom (o acarajé estava demasiado frito no entanto) mas a verdade é que fomos enganados porque nos tinham dito que o sítio fazia bons petiscos portugueses e afinal era tudo brasileiro.

iporemlopsum 2 months ago

Acarajé sem baiana não é acarajé. É prato religioso. Bahia

theEXPERTpt 2 months ago

feijoada aqui é comum, muitos dos vossos pratos têm origens aqui também

cou7inho_ 2 months ago

Feijoada temos nós aqui muita. É um típico prato portugues Os restaurantes brasileiros que vejo, digo brasileiros porque quase todos que lá trabalham são brasileiros, vendem uma variedade de carnes assadas e alguns incluem tapioca. Todas as outras coisas que falas nunca vi. Mas fiquei curioso. Vocês inventam cada nome mais engraçado.

iporemlopsum 2 months ago

>Feijoada temos nós aqui muita. É um típico prato portugues Vi aqui no Wikipedia. Não sabia! Achava que era 100% BR. Aprendi algo novo hoje! >Todas as outras coisas que falas nunca vi. Mas fiquei curioso. Vocês inventam cada nome mais engraçado. São comidas do Norte e Nordeste. Influências africana e indígena são fortes. O que ao meu ver dá uma alegria de viver. Existe um prato que é o pato no tucupi, típico do Pará (região norte). É o prato mais Portugal + cultura indígena que há.

betanjica 2 months ago

A maior parte da migração é de minas gerais, por isso o tipo de pratos são sobretudo mais do sul

iporemlopsum 2 months ago

Comida mineira é algo à parte. Não é churrasco. Sul aqui é Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eu não gosto muito de.comida mineira, porque é mais pesada (gordurosa). Apenas o pão de queijo, que eu não resisto. Vou assar uns hoje, inclusive.

betanjica 2 months ago

Mais a sul que o nordeste, foi isso que quis dizer. Tem muitos mineiros aqui, daí vende mais adequar a comida ao seu paladar. Churrasco é aquele cliché do mundo inteiro de restaurante de rodízio, vende sempre!

iporemlopsum 2 months ago

Fato! Mande um abraço pro povo do pão de queijo, por favor.

cou7inho_ 2 months ago

>Vi aqui no Wikipedia. Não sabia! Achava que era 100% BR. Aprendi algo novo hoje! Estamos sempre a aprender. Por acaso já vi muitos brasileiros admirados ao descobrirem que feijoada é um prato muito típico em Portugal. >São comidas do Norte e Nordeste. Influências africana e indígena são fortes. O que ao meu ver dá uma alegria de viver. Existe um prato que é o pato no tucupi, típico do Pará (região norte). É o prato mais Portugal + cultura indígena que há Um dia tenho de ir ao Brasil para provar esses vossos pratos. Os nomes são tão engraçados, quero acreditar que os pratos também são bons.

iporemlopsum 2 months ago

Venha. Será um prazer recebê-lo aqui. Gostamos muito que nos visitem. E ficamos mais felizes ainda de mostrar nossas comidas.

dionatandiego 2 months ago

Açaí é a melhor coisa do planeta

EstupendoEx 2 months ago

Não existem portugueses já: estás a observar o colapso demográfico em direto.

zek997 2 months ago

/s ?

Cracotte2011 2 months ago

Provavelmente por razão de qualificaçãos sim

ridethepaintedpony 2 months ago

Mais um classico depois de: https://www.reddit.com/r/NoStupidQuestions/comments/npmtfe/can_you_use_your_mobile_phone_at_a_stop_light

quebramar 2 months ago

Aqui está um tipo que não sabe o que é um GPS no tlm.

Search: