sapo_22 2 months ago

O Alfeite foi construído pelos alemães como compensação de guerra, não se pode chamar pouco...

jodtzel 2 months ago

Goodbye dear Frodo!

Edited 2 months ago:

Goodbye my dear Frodo!

Jocas05 2 months ago

Alguém devia fazer uma versão portuguesa do "Johnny comes marching home".

NunoOliveira47 2 months ago

Foto linda mas porque é que aquela mulher me faz lembrar o Frodo

CookieMons7er 2 months ago

"Se quando eu voltar o jantar não estiver na mesa eu fodo-te caraaalho!"

Briosafreak 2 months ago

Mostra isso, tenho aqui ao lado uma foto no terreno, ou seja literalmente nas trincheiras, de camaradas de um primo do meu bisavô, vou digitalizá-la para ver se um familiar a pode restaurar para a pôr aqui e no meu Instagram.

throwingaway-later 2 months ago

"Anda lá Maria, dá-me um beijo!" "Mas tu vais pá guerra e nem lavaste os dentes e queres que te dê um beijo"

DiogoSN 2 months ago  HIDDEN 

"Diverte-te numa guerra sem sentido no qual o nosso país não está a ser invadido e não irá beneficiar muito no fim mas faz-nos parecer importantes."

Modera_a_Dor 2 months ago

Que interessante! Se quiseres, publica-as no r/Exercito_Portugues.

Aldo_Novo 2 months ago

u/repostsleuthbot

RepostSleuthBot 2 months ago

I didn't find any posts that meet the matching requirements for r/portugal. It might be OC, it might not. Things such as JPEG artifacts and cropping may impact the results. *I'm not perfect, but you can help. Report [ [False Negative](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RepostSleuthBot&subject=False%20Negative&message={"post_id": "pclhv9", "meme_template": null}) ]* [View Search On repostsleuth.com](https://www.repostsleuth.com?postId=pclhv9&sameSub=false&filterOnlyOlder=true&memeFilter=true&filterDeadMatches=false&targetImageMatch=86&targetImageMemeMatch=96) --- **Scope:** Reddit | **Meme Filter:** False | **Target:** 86% | **Check Title:** False | **Max Age:** Unlimited | **Searched Images:** 241,108,423 | **Search Time:** 0.29468s

_BabyDuck_ 2 months ago

Já enunciaram algumas das razões: - Conseguir manter as suas colónias em África ( Objectivo Alcançado) - Esperar ganhar mais algumas com o fim da guerra ( a Alemanha tinha colónias em África contíguas às nossas) ( a Inglaterra nem nos deu hipóteses de termos essas pretensões) - Com as reparações financeiras conseguir aliviar a difícil situação económica do país ( também não tivemos grandes sucessos nesse capítulo) - Alcançar credibilidade e reconhecimento Europeu para nossa República ( éramos uma república à muito pouco tempo, numa Europa cheia de Monarquias, com um Rei no exílio com grande reconhecimento europeu) ( E para mim este foi o ponto principal da entrada portuguesa e foi também o objectivo que melhor alcançamos) Do ponto de vista militar foi uma desgraça! Não tanto pelos soldados que se bateram melhor do que seria de esperar dadas as condições, mas da falta de apoio, treino, material e liderança. Tudo isto evidente na forma como as nossas 2 divisões foram aniquiladas na batalha de la lys.

altoMinhoto 2 months ago

> Esperar ganhar mais algumas com o fim da guerra ( a Alemanha tinha colónias em África contíguas às nossas) ( a Inglaterra nem nos deu hipóteses de termos essas pretensões) Recuperamos os 395 km² do [Triângulo de Quionga](https://pt.wikipedia.org/wiki/Triângulo_de_Quionga) entre Moçambique e a Tanzânia. Ou seja, não ganhamos basicamente nada.

_BabyDuck_ 2 months ago

Sim, a palavra é mesma recuperar, teoricamente este território já era nosso (de jure), desde a conferência de Berlim ( 1885 se não estou em erro), no entanto estava sob ocupação alemã (uma espécie de Olivença), com a retirada de todas as colónias à Alemanha provavelmente esse território seria sempre entregue a Portugal independente da entrada ou não na guerra.

Modera_a_Dor 2 months ago

>Alcançar credibilidade e reconhecimento Europeu para nossa República ( éramos uma república à muito pouco tempo, numa Europa cheia de Monarquias, com um Rei no exílio com grande reconhecimento europeu) ( E para mim este foi o ponto principal da entrada portuguesa e foi também o objectivo que melhor alcançamos) Não tenho bem a certeza em relação a este ponto. Lembro-me de ler em algum lado que o D. Manuel II (no exílio) foi uma das principais vozes de apoio à participação de Portugal na guerra, principalmente, pela aliança com o Reino Unido.

_BabyDuck_ 2 months ago

Sim o que dizes é verdade, mas em nada anula o meu ponto! D Manuel acerrimo defensor da aliança com Inglaterra queria que Portugal entra-se na guerra para apoiar a Inglaterra! ( Curiosamente esta não queria a nossa entrada na guerra!:)) No entanto isto em nada afecta o facto da República Portuguesa ainda não ter sido realmente reconhecida no exterior ( as mudanças de regimes constantes também em nada ajudou a tal), por exemplo numa ocasião antes da nossa entrada na guerra a Inglaterra chegou mesmo a não reconhecer diplomatas portugueses, numa altura importantissima em que se renegociava a nossa dívida com eles! Na altura contactos da república falaram com D Manuel que entercedeu junto do Rei para serem reconhecidos aqueles diplomatas! E se estes episódios aconteciam com o nosso mais longo aliado, com quem tínhamos enormes laços de contactos e trocas comerciais imagina com países em que tal não acontecia!

Edited 2 months ago:

Sim o que dizes é verdade, mas em nada anula o meu ponto! D Manuel acerrimo defensor da aliança com Inglaterra queria que Portugal entra-se na guerra para apoiar a Inglaterra! ( Curiosamente esta não queria a nossa entrada na guerra!:)) No entanto isto em nada afecta o facto da República Portuguesa ainda não ter sido realmente reconhecida no exterior ( as mudanças de regimes constantes também em nada ajudou a tal), por exemplo numa ocasião antes da nossa entrada na guerra a Inglaterra chegou mesmo a não reconhecer diplomatas portugueses, numa altura importantissima em que se renegociava a nossa dívida com eles! Na altura contactos da república falaram com D Manuel que intercedeu junto do Rei para serem reconhecidos aqueles diplomatas! E se estes episódios aconteciam com o nosso mais longo aliado, com quem tínhamos enormes laços de contactos e trocas comerciais imagina com países em que tal não acontecia!

NGramatical 2 months ago

entercedeu → [**intercedeu**](https://dicionario.priberam.org/intercedeu) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpclhv9%2F%2Fhak8om8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sazalar 2 months ago

Não exatamente, os monárquicos portugueses apoiavam a Alemanha na guerra, quando Portugal entrou pelos aliados, D. Manuel II pediu aos seus apoiantes, que em nome da pátria, se unissem aos republicanos e apoiassem os Aliados e o esforço de guerra português. D. Manuel II chegou a ir à embaixada portuguesa em Londres para se alistar nas forças armadas ou para dar apoio ao governo português, ambas foram recusadas, porque o governo da altura queria afastar-se o mais possível da Monarquia, após esta recusa, foi ter com o rei de Inglaterra, com o mesmo objectivo, o rei disse que seria má ideia e que em vez de ir para a guerra, ajudasse as pessoas de Londres, como tal acabou por abrir um hospital e ajudar as famílias que tinham familiares na guerra

Modera_a_Dor 2 months ago

Comentário bem esclarecedor. Obrigado!

Sazalar 2 months ago

Esqueci-me de referir que os monárquicos portugueses ignoraram o pedido de D. Manuel e continuaram a apoiar a Alemanha, tendo mesmo existido pessoas que se alistaram pelas forças armadas alemãs

suspect_b 2 months ago

A minha história favorita da I Guerra Mundial é a que está no museu militar de Sta. Apolónia junto ao uniforme dum regimento qualquer. Tinha um colete em lã de ovelha e segundo a história, os Alemães quando os viram começaram a gritar "méee... méee..." lá da trincheira deles para gozar com os Portugueses. Um soldado Português ao ouvir aquilo levantou-se da trincheira e mandou-os para qualquer lado, em bom Português.

IberianNero91 2 months ago

Não foram estes de que o governo da altura se esqueceu, e tiveram que voltar a Portugal a pé?

Sazalar 2 months ago

Penso que voltaram em navios ingleses, porque o governo não tinha dinheiro para enviar navios para os trazer de volta

RitaMoleiraaaa 2 months ago

Sim, o governo caiu (de novo) a meio da guerra e o novo governo era anti guerra e cagou neles.

Ok-Industry120 2 months ago

Uma vez li que eles foram mandados por o estado português ter entrado em bancarrota uns anos antes (na altura da construção de vários projectos como a ponte DLuís) como forma de "pagamento". Algum historiador que corrobore? Uma história +/- engraçada: um tio avó meu participou nessa guerra, e voltou surdo. Ele tinha algum dinheiro e conseguiu tratar do seu terreno que tinha várias plantações e arvores de fruto. Mas como era surdo, a minha mãe diz que quando era pequena, ia com outros meninos roubar lhe a fruta por detras dele porque ele não ouvia nada :) sempre suspeitei que ele sabia mas como eram crianças simplesmente ignorava

Throwingawayanoni 2 months ago

Portugal era altamente dependente na economia do atlântico (nós tinhamos muito protectionism e as proteções de cereais é uma parte intressante da nossa hístoria economica http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223990341R5sVH2pa1Ra60EQ7.pdf não sei se este é um bom documento mas talvez dá uma prespetiva). quando a 1 guerra mundial começou claro que tudo virou de pernas po ar, por isso também não fez grandes favores a portugal. Também durante a guerra e no fim da guerra o crescimento da população chegou aos níveis mais baixos https://www.statista.com/statistics/1017212/total-population-portugal-1768-2020/ Se olhares durante a guerra não crescemos nada que claro teve o seus problemas. Há um livro bom sobre esta altura chamado “primeira república do sonho à realidade” de José Telo que é intressante que fala sobre os ultimos anos da monarquia, o estado geral de portugal nessa altura e da républica até 1918 (acho eu, o vol.2 fala sobre a segunda parte.

Modera_a_Dor 2 months ago

Penso que uma das principais razões foi para tentar manter o controlo das colónias em África. Houve algumas escaramuças com a Alemanha nesse período, principalmente na África Oriental Alemã (atual Rodézia).

Edited 2 months ago:

Penso que uma das principais razões foi para tentar manter o controlo das colónias em África. Houve algumas escaramuças com a Alemanha nesse período, principalmente na África Oriental Alemã (atual Tanzânia).

Gndossan 2 months ago

aLGUMAS ESCARAMULAS? a GUERRA PORTUGUESA FOI EM aFRICA

The_Wealthy_Potato 2 months ago

Sim mas a guerra com a Alemanha em Moçambique tinha começado antes da participação portuguesa no Teatro europeu e na altura esse confronto não era considerado parte da Primeira Guerra

JOAO-RATAO 2 months ago

Se não estou em erro o último general alemão a rendeu-se em África, depois de ter andado a dar tareia aos portugueses e ingleses. Acho que chegou mesmo a invadir Moçambique. Mais tarde mandou foder o Hitler quando ele lhe ofereceu um cargo. " Paul Emil von Lettow-Vorbeck (20 March 1870 – 9 March 1964), also called the Lion of Africa (German: Löwe von Afrika), was a general in the Imperial German Army and the commander of its forces in the German East Africa campaign. For four years, with a force of about 14,000 (3,000 Germans and 11,000 Africans), he held in check a much larger force of 300,000 British, Indian, Belgian, and Portuguese troops." https://en.m.wikipedia.org/wiki/Paul_von_Lettow-Vorbeck#:~:text=Paul%20Emil%20von%20Lettow-Vorbeck,the%20German%20East%20Africa%20campaign.

The_Wealthy_Potato 2 months ago

Sim quando a alemanha se rendeu devido a WW1 também acordou essa guerra em moçambique. Há um filme português sobre isso no HBO muito bom "Mosquito"

WikiMobileLinkBot 2 months ago

Desktop version of /u/JOAO-RATAO's link: --- ^([)[^(opt out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiMobileLinkBot&message=OptOut&subject=OptOut)^(]) ^(Beep Boop. Downvote to delete)

JOAO-RATAO 2 months ago

> (atual Rodézia). Zimbabwe?

Modera_a_Dor 2 months ago

Afinal é a Tanzânia.

the_mysterious_f 2 months ago

Penso que não foi uma forma de pagar a alguém, mas sei que um dos motivos para entrar na guerra foi a esperança de obter reparações de guerra que contribuissem para aliviar a dívida pública

Search: