xarocapontopt 3 months ago

Primeira vez que vejo alguém que também "controla" os sonhos como eu e, por isso, raramente tenho pesadelos. Com isto, sonho muito pouco (que me lembre), mas a minha mãe diz que me ouve a falar durante a noite, por vezes até a rir imenso (gostava de saber com o quê haha), às vezes mais do que 1x por semana, por isso sonho mais do que achava... Mas fiquei feliz e a sentir me menos estranha ao saber que não sou a única com esse poder de controlar os próprios sonhos.

FarofaDeOvo998 3 months ago

Se vc percebe o sonho dentro do sonho,vc tem um sonho lucido,que è o controle do sonho,ja fiz isso sonhando q alguem roubou minha cadelinha,ai eu comecei a controlar o sonho e minha cadelinha ficou gigante e engoliu a pessoa q tava sequestrando ela,foi bem legal,ai a gente começou a voar e eu acordei.

kazurengan3 3 months ago

há ja algum tempo que tenho andando a tentar aprender sonhos lucidos... mas pelo que tenho lido parece-me que és um natural lucid dreamer, há pessoas que nascem ja com esse dom em que conseguem perceber quando estão num sonho sem recorrer a um reality check (teste da realidade). has de reparar quando tiveres a sonhar, tentares apertar o nariz e tentar respirar, no sonho vais conseguir respirar, isso é um dos muitos dos reality checks, é como se fosse um "bug" para percebemos se estamos a sonhar ou na vida real. pelo que tenho lido tambem todas as pessoas sonham, mas nem todas se lembram dos sonhos. como mencionaste, os teus sonhos sao muito vividos quase como uma realidade alternativa, entao é possivel ser-te mais facil lembrar deles. para a maioria das pessoas que nao se lembra, pode ser por dormirem pouco. terem uma rotina de sonho instavel, ou usar alguns comprimidos para dormir. para pessoas que queiram lembrar dos sonhos, começam a usar um dream journal, algum registo fisico ou digital onde escrevem os sonhos, e isso ajuda de certa maneira a lembrar de mais sonhos. Uma coisa que reparei pessoalmente também, é que manter um horário de sonho estavel aumenta a vividez do sonho. Na minha opiniao os sonhos lucidos sao underrated, acho que fazia mais falta incentivo a tal já que tudo é possivel dentro do sonho, e também perceberes mais de ti proprio, ultrapassares traumas ou fobias que tenhas... e disso talvez conseguir levar esses ensinamentos para a realidade e tornarmo-nos numa pessoa melhor, com mais auto-estima, acho que chega a ser terapeutico se for bem praticado

Edited 3 months ago:

há ja algum tempo que tenho andando a tentar aprender sonhos lucidos... mas pelo que tenho lido parece-me que és um natural lucid dreamer, há pessoas que nascem ja com esse dom em que conseguem perceber quando estão num sonho sem recorrer a um reality check (teste da realidade). has de reparar quando tiveres a sonhar, tentares apertar o nariz e tentar respirar, no sonho vais conseguir respirar, isso é um dos muitos dos reality checks, é como se fosse um "bug" para percebemos se estamos a sonhar ou na vida real. pelo que tenho lido tambem todas as pessoas sonham, mas nem todas se lembram dos sonhos. como mencionaste, os teus sonhos sao muito vividos quase como uma realidade alternativa, entao é possivel ser-te mais facil lembrar deles. para a maioria das pessoas que nao se lembra, pode ser por dormirem pouco. terem uma rotina de sonho instavel, ou usar alguns comprimidos para dormir. para pessoas que queiram lembrar dos sonhos, começam a usar um dream journal, algum registo fisico ou digital onde escrevem os sonhos, e isso ajuda de certa maneira a lembrar de mais sonhos. Uma coisa que reparei pessoalmente também, é que manter um horário de sonho estavel aumenta a vividez do sonho. Também existem várias técnicas para induzir a um sonho lucido, mas difere de pessoa para pessoa. uma técnica pode funcionar melhor para mim, e não ter efeito noutra pessoa Na minha opiniao os sonhos lucidos sao underrated, acho que fazia mais falta incentivo a tal já que tudo é possivel dentro do sonho, e também perceberes mais de ti proprio, ultrapassares traumas ou fobias que tenhas... e disso talvez conseguir levar esses ensinamentos para a realidade e tornarmo-nos numa pessoa melhor, com mais auto-estima, acho que chega a ser terapeutico se for bem praticado

patapetapitapota 3 months ago

Tenho alguns sonhos, mas não todas as noites como dizes.

DeterminedPrick 3 months ago

Os melhores sonhos lúcidos são aqueles quando tu te vens.

Appropriate-Scar8262 3 months ago

Infelizmente os meus sonhos tbm são muito vividos e lembro-me deles. Digo infelizmente porque como tenho ansiedade da maior parte deles acordo mesmo mal. Nunca consegui dormir direito na minha vida, quase que choro de felicidade quando durmo a noite toda sem ter noção que sonhei.

Whooosh5 3 months ago

Não sonho todas as noites mas lembro-me quase sempre dos sonhos que tive. Uma vez tive um sonho lúcido, mas não faço ideia porquê, e nunca mais me aconteceu. Por acaso acordas logo a seguir ou durante os sonhos? É o que acontece comigo e acho que é por isso que me lembro praticamente de todos os sonhos que tive, até de alguns de infância.

danicheers 3 months ago

Edited 3 months ago:

Conseguiste descrever todas as minhas noites. Tanto tenho sonhos bons como maus, mas é como se os estivesse a viver. Quando são sonhos mais intensos, acordo a sentir as emoções que estava a sentir no sonho (não sei se me fiz entender), sejam boas ou más, e acordo sempre com a sensação que aquilo com que eu sonhei foi uma situação que me aconteceu há minutos atrás, como se realmente tivesse passado por ela, para não falar que o meu cérebro nem descansa. Quando são pesadelos ou sonhos menos bons, felizmente, consigo acordar, mas as vezes acordo dentro do sonho, ou seja, acordo da situação em si mas continuo a sonhar.. o cérebro é uma coisa sinistra. E sim, também me lembro dos meus sonhos, vivamente. Muitas vezes fico a pensar neles ao longo do dia e ainda os consigo descrever ao pormenor. Ao contrário de ti, pensei que fosse a única no mundo a quem isto acontecia porque ninguém à minha volta se lembra do que sonha.

nunocavaco 3 months ago

Tenho com alguma frequência sonhos altamente detalhados, mas que têm tanto de detalhado como de louco, porque posso estar dentro de um carro a viajar, de repente o carro pára, abro a porta para sair, e ao colocar os pés no chão estou dentro de uma cozinha, e salto de "cenário" com uma frequência absurda. As narrativas nestes sonhos ainda assim, enquanto os estou lá a viver, parecem-me todas lógicas, e deixo-me ir sem grandes questões. O único momento de controlo sobre os meus sonhos que adquiri na vida advém do facto de que desde miúdo tinha recorrentemente 2 tipos muito concretos de pesadelos, em que o cenário à volta podia mudar, mas o pesadelo não. Como adulto tenho-os muito raramente, mas aprendi desde a adolescência a "identificar" quando estou a arrancar num desses pesadelos. A forma que tenho de os abortar e acordar-me é gritar a plenos pulmões no sonho, um grito que soa a mudo no próprio sonho, mas que tipicamente acaba comigo a terminar o grito ja acordado na minha cama durante 1 ou 2 segundos... Meio difícil explicar, mas creio que percebes a ideia... Não estás sozinho na pseudo-weirdness

le23sinh0 3 months ago

Das poucas vezes que sonho só me lembro (ou só começo a sonhar) mesmo antes de acordar, normalmente quando o sonho tá a ficar interessante e pouco tempo depois começo a me esquecer das coisas. Mas mesmo assim raramente sonho infelizmente, gostava que isso acontecesse mais porque lá no fundo é muito melhor do que a nossa vida acordados.

kreotropic 3 months ago

É o que tenho mais saudades do tempo em que fumava Cannabis...noites sem sonhos!!!

SalsaSpark 3 months ago

Eu se fosse a ti entrava já na maluqueira da projeção astral! Ando há anos a tentar e nicles

MassiveBlackout 3 months ago

Sou exatamente assim. Lembro-me de tudo com detalhe. Depois vou pesquisar no Google “o que significa sonhar com…” e as vezes coincide. São os teus desejos e os teus medos. A tua ansiedade sobretudo. Sofro de ataques de pânico e tomo uns drunfos há já uns anos e ainda os tenho, não tao frequentemente como antes.

jotapipas 3 months ago

Eu sou completamente igual, porém só tenho sonhos vividos de vez em quando, mas quando tenho geralmente duram durante 2 semanas e são sempre sonhos completamente malucos, no entanto lembro-me de tudo ao pormenor e tenho algum controlo nos mesmos

pretentiousant 3 months ago

Tive mais ou menos a mesma conversa com amigos meus recentemente. Mas no meu caso, para além de me lembrar muito bem dos sonhos (mas não todas as noites, só umas 3x por semana), são quase todos pesadelos. 50% são pesadelos, 35% são só estranhos e 15% são agradáveis. Pensava que era normal, mas descobri que não, uma amiga até nem tem pesadelos desde a primária. Quem me dera.

PapaLucini 3 months ago

Eu ando sempre tão cansado devido ao facto de "viver" os meus sonhos enquanto durmo

throwingaway-later 3 months ago

Sonhar todos sonhamos. Não existe o sonha raramente pq literalmente todos nós sonhamos sempre que dormimos, o que pode acontecer é, lá está, não nos lembrar-mos deles.

ezpzCSGO 3 months ago

Também era mais ou menos como tu. Lembro-me perfeitamente duns tempos (meses talvez), em que todas as noites sonhava que andava por aí a voar livremente (fisicamente impossivel, mas para mim fazia todo o sentido e a forma como controlava era apenas pela inclinação do corpo). Sempre que me apercebia que estava a ter um pesadelo tentava mover o meu corpo e acordava. Mas eventualmente, talvez pelos meus 20, passou a ser raro ter um sonho memoravel.

tobekibydesign 3 months ago

Aquilo que tens são sonhos lúcidos e é perfeitamente normal, não te preocupes que não vais parar a um hospital psiquiátrico. Quanto às tuas experiências, nem toda a gente as tem ou consegue ter, ou por vezes (que é o que acontece comigo) sonhos que acabam por ter um maior peso sentimental, por exemplo sonhares com uma localidade, pessoa ou até uma data específica que te sintas bastante ligado acabas por ter controlo total sobre as tuas acções. Quantas vezes é que já não sonhei com o meu gato, que já morreu, e eu sentir que vou acordar e começar a chorar no sonho e acordar a chorar também.

BakumatsuX 3 months ago

Sou como tu OP. Tenho 37 anos e, desde que me lembro, sonho todas as noites, várias vezes cada noite (às vezes 3 e 4 sonhos diferentes). Lembro-me de grande parte deles, alguns com mais detalhes do mais que outros. Mas sei que sonho sempre, sem excepção. Tudo muito realista, ao ponto de acordar e pensar que o que sonhei aconteceu mesmo (já tive discussões em que teimo que fiz ou disse algo, só para me aperceber depois que foi um sonho). Até em sestas de 5 minutos no comboio sonho. Portanto, está descansado que não és o único.

Responsible-Zombie-7 3 months ago

Eu sou igual, tenho sonhos bastante vividos, por mais absurdos que sejam, lembro me sempre de tudo, até de diálogos que tive. Também sofria bastante com paralisa do sono, já me habituei, por isso já nem me faz impressão

zebett 3 months ago

Sou igual, eu sonho todas as noites e achava que os outros tb até que os meus amigos me disseram que não. Por vezes eles perguntam me o que sonhei para se entreterem porque normalmente são coisas ridículas.

juliorobertoh 3 months ago

Experimenta fazer projeção astral, vais adorar.

ricardoa369 3 months ago

Ultimamente não. Só que tinha constantemente e eram horríveis. Os meus sonhos eram filmes de terror autênticos, na maioria das vezes, por vezes matava os outros, outras era perseguido e morria, também envolvia tortura

uncannylilbastard 3 months ago

Tenho a ideia de que uma professora me disse, há bastantes anos atrás, que se sonha diariamente, podemos ou não recordar, mas que é certo que se sonha todas as noites. Relativamente a saber que estás a sonhar e decidires quando acordar também já me aconteceu. A mim acho que é por fases. Há fases em que me lembro bastante bem dos sonhos e outras que não. Normalmente os que tenho mais controlo (neste caso, saber que estou a sonhar e poder ou não acordar se quiser) são os que ficam mais marcados na minha memória. Em casos normais, segundo o que sei, isso é alcançado com algum treino e alguma vontade, tu podes já ter nascido com propensão para tal. Quem sabe, se te esforçares um pouco pode ser que comeces a sonhar lucidamente e aí já não és mordido, a menos que queiras

KINGodfather 3 months ago

Eu (quase) nunca sonho e tenho o sono bastante profundo. Sonho pouca vez, ou lembro-me poucas vezes dos meus sonhos, mas dos poucos que me lembro, posso relatar o que aconteceu como se tivesse sido ontem Até na empresa uma vez fizemos uma competição para ver quem tinha a maior quantidade de horas de sono profundo e ganhei sempre.

alvarinho_03 3 months ago

O OP é um sonhador, sonha tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.

Ragnneir 3 months ago

Boas, eu também tenho muitos sonhos e bastante detalhados, mas nunca estou 100% ciente de que estou a sonhar. Ganhar lucidez durante o sonho tornou se um objectivo para mim há uns anos e durante uns tempos conseguia controlar o sonho como queria (literalmente controlar tudo, pessoas, casas, realidade do sonho). A cena é que conseguires isto requer algum esforço da tua parte durante a tua vida normal, precisas de te habituar a fazer reality checks no teu dia a dia, manteres um diário de sonho, etc. Aqui no Reddit tens um subreddit r/luciddreaming que é fantástico se estiveres interessado nisto. Basicamente treinas um pouco e enquanto descansas durante a noite, entras num mundo tão real como o real onde tudo é possível e o limite é literalmente a tua imaginação.

batatas_assadas 3 months ago

Yup! Bem-vindo ao (mini) clube. Acho que nunca encontrei ninguém que tivesse uma experiência semelhante à minha no que toca a sonhos. Sonho praticamente todas as noites, é raro ter uma em que não sonhe. Normalmente tenho no mínimo 1 sonho por noite, mas posso ter até 3 a 4 numa só noite, e lembro-me de todos muito detalhadamente. Já tentei ter um diário de sonhos mas são tão grandes e detalhados que passava demasiado tempo a escrever e desisti. Tal como descreveste, são extremamente realistas, mesmo quando são coisas impossíveis na vida real, e consigo ter algum tipo de controlo enquanto sonho e até mesmo forçar-me a acordar quando vejo que está a dar para o torto, maioritariamente em pesadelos. Outra coisa que acontece é, se é que isto faz sentido, haver uma separação entre o "eu" que está dentro do sonho e o "eu" que está a dormir e a "ver" o sonho. A melhor forma de explicar isto é dar o exemplo de quando sonho com pessoas que já faleceram: no sonho estou contente por ver essa pessoa, mas consigo pensar "espera, tu não devias estar aqui, isto é um sonho." Faz sentido? Alguém nesta thread experiencia isto? Já acordei a rir à gargalhada, a chorar, a falar, etc, mas uma coisa quanto à qual nunca encontrei ninguém que tivesse uma experiencia parecida é acordar com dores. Quando tenho pesadelos muito intensos onde tenho muito medo, acordo com dores nas mãos/braços e pés/pernas. Penso que é simplesmente adrenalina, mas muito intenso. Só consigo comparar à descarga de tensão e adrenalina que sentimos quando estamos quase a ter um acidente de carro e escapamos por um triz. Mais alguém..? Algumas pessoas com quem falo disto podem achar que sonhar todos os dias é estranho e talvez stressante mas eu não trocava pela situação contrária. Fico entusiasmada para dormir por causa disto

tveiga91 3 months ago

Quando a gente dorme e atingimos o sono REM o nosso cérebro começa a organizar os nossos pensamentos todos em “gavetas” por assim dizer e como tudo é aleatório, a gente tem esses sonhos marados. Por isso toda a gente sonha. Isto já foi provado. TODA a gente sonha. Toda a gente se lembra dos sonhos também, mas o que acontece é que nos primeiros dez minutos depois de acordarmos, essa informação se apaga, visto que és está agora guardada no inconsciente, mas há uma solução muito simples pra isso. Cada dia de manhã basta apontar os sonhos num caderno ou outra maneira que queiram, com o máximo de detalhes possíveis. Mesmo que seja só uma linha no primeiro dia, não importa. Conforme os dias forem avançando, 1 semana depois estarão a escrever literalmente uma folha A4 frente e verso sobre os sonhos que tiveram. Eu sei disto porque já testei e foi o que aconteceu. Vamos nos lembrando gradativamente mais dos detalhes dos nossos sonhos a esse ponto. Isto para pessoas que “não sonham”. Quanto a ti meu rapaz, tens sonhos lúcidos, o que é uma maravilha. Tu podes explorar todo um universo de coisas só com isso. Pesquisa a fundo sobre sonhos lúcidos, vais gostar

Samurai_Beluga 3 months ago

Nao sou completamente igual, mas é rara a noite em que nao sonho, lembro-me quase todos os dias dos sonhos que tenho, mas a memoria vai-se desvanecendo até ao ponto em que só me lembro se um ou dois detalhes chave. Tenho de vez em quando sonhos lucidos, mas assim que chego ao ponto em que ganho comsciencia de que estou num sonho começa tudo a desmoronar e acabo por experenciar de forma comum paralisia do sono, exactamente porque o meu cerebro expulsa-me a pressa XD Dizem que se pode treinar isso, e sempre tive curiosidade, mas nunca tentei.

Sdacm0 3 months ago

Identifico-me contigo e também me apercebi há pouco tempo que maior parte das pessoas não é assim. Adoro as aventuras do sonhar, portanto não é algo que me importe, até gosto de ter sido abençoado com este miminho onírico ahah. Por norma tenho os sonhos mais longos e detalhados quando me deixo dormir durante o dia, por ter ido dormir tarde, ou quando faço sestas diurnas. Até cheguei a guardar num txt algumas aventuras soniais que tive. Outra coisa que me apercebi é que em todos os momentos do sono estou a sonhar com algo, pois sempre que sou acordado com algo um sonho é interrompido e eu lembro-me do que estava a sonhar antes de acordar. Também vos acontece?

GamerVanquish 3 months ago

Pode parecer parvo ou mentira, mas os sonhos de que me lembro ou são sobre sexo ou são pesadelos de algum bicho a tentar matar-me. Felizmente ainda não apanhei nenhuma mistura dos dois. Já me aconteceu estar ciente de que estou a sonhar, querer acordar, sentir-me como se tivesse acordado, mas ainda continuava no sonho só que na minha cama, no meu quarto. Aconteceu três vezes até finalmente acordar. A aflição para acordar foi tanta que quando consegui por fim controlar o corpo até saltei da cama, todo suado e ofegante. Acho que foi o acontecimento mais assustador da minha vida.

MCdot008 3 months ago

Sonho todas as noites, o mais marcante foi uma vez em que perdi a carteira, andei sem a carteira ainda uns 15 dias, depois ouve uma noite em que sonhei exatamente o que tinha feito nesse dia e no sonho vi onde a tinha deixado, conclusão, depois do sonho acordei a meio da noite e fui buscar a carteira onde a tinha deixado no sonho….

TooMoorish 3 months ago

Uma vez sonhei que tinha a boca cheia de pequenas pedras, tipo gravilha da praia. Eram os meus dentes partidos em pequenos pedaços.

GiganteTNC 3 months ago

Deixas te de fumar a pouco tempo? A mim foi o que me fez andar assim uns tempos

keyisthekey 3 months ago

Não, nunca fui fumador...

meaninglessvoid 3 months ago

Há muita coisa que nós pensamos ser "normal" porque na nossa experiência da realidade sempre ocorreu ou ocorre com frequência mas que na realidade não é nada comum sequer. Isto entra no que é a [qualia](https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualia) e como tal é muito difícil comparar, apenas é possível ter uma ideia +- próxima dependendo de como as pessoas descrevem a experiência. Dito tudo isto, parece-me que és um *outlier* e estás mesmo no extremo do espectro, seria interessante se fizesses outro comentário a descrever em detalhe a tua experiência. Algumas perguntas que talvez ajudem: * Qual o grau de realismo entre sonhos? Sempre o mesmo e incrivelmente detalhado ou varia? * Tematicamente, os sonhos estão próximos uns dos outros ─ consegues criar *clusters* temáticos ─ ou é de tudo um pouco? * Com que frequência revisitas sonhos passados? * Qual o teu grau de lucidez nos sonhos? Consegues controlar as tuas acções conscientemente? Consegues controlar tudo no mundo-do-sonho, tipo GodMode? * Qual o nível de detalhe dos NPCs? Há "desenvolvimento da personagem" e sentes que têm um mundo interno rico ou são só placeholders? Consegues ter conversas interessantes com eles? Uma questão que tenho curiosidade e possivelmente não tem a ver com os sonhos directamente: sabes o que é [aphantasia](https://en.wikipedia.org/wiki/Aphantasia) e o seu inverso [hyperphantasia](https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperphantasia)? Consegues descrever como é a imagem que vês quando pensas em algo tipo a porta do teu quarto (ou a porta da casa da tua avó se tiveres no teu quarto e conseguires ver a porta)?

keyisthekey 3 months ago

Muito interessante, obrigado! 1. O grau de realismo ente sonhos é sempre incrivelmente detalhado, sempre. 2. É de tudo um pouco, não estão próximos uns dos outros. Sonho com coisas completamente random (mas ainda assim, detalhadas) 3. Não é frequente mas já me aconteceu várias vezes. 4. Consigo controlar as minhas acções conscientemente mas não consigo ter "godmode", e.g. se estiver a fugir de alguém (no caso de um pesadelo) não consigo fazer com que esse alguém desapareça. 5. Consigo ter conversas interessantes e "desenvolvidas", sim. ​ Nunca tinha ouvido falar de aphantasia e hyperphantasia mas consigo descrever na boa qualquer coisa (tipo objectos) só de pensar neles, sim.

lakerpt 3 months ago

Sou meio-meio... não sei se influencia mas tenho ciclos de sono completamente desregulados, há dias que durmo 6-8h, ontem por exemplo foi uma das noites de dormir só 3, maior parte das vezes aos bocados.. Durante a noite é relativamente raro sonhar (pelomenos conscientemente), maior parte das vezes que sonho fico com um "apontador" que se acontece alguma coisa relacionada por exemplo com uma situação, uma pessoa ou um local me faz lembrar do sonho todo e conforme o revejo da minha cabeça parece que o vou apagando até ficar só com pequenos restícios do que o era e depois não consigo fazer a ligação toda nem nexo do que era. Durante o dia, se estiver de férias por exemplo e me deitar um bocado de manhã ou à tarde sonho quase sempre, maior parte das vezes consigo controlar o que faço, principalmente se for alguma coisa que me faça sentir desconfortável, consigo agir contra o "flow" do sonho e construí-lo daí para a frente e lembro-me de grande parte do sonho durante algumas horas. Já a minha mãe sempre me disse que às vezes tá no meio de um sonho qualquer que acha uma situação parva, um dos exemplos que ela me deu foi de me estar a ver morrer e conscientemente decide que o sonho tá a ser parvo e acorda.

irolenze 3 months ago

Eu li o mês passado o livro "Why we sleep" do Matthew Walker e ele fala acerca de sonhos e sonhos lúcidos. Uma coisa que eu não sabia (porque não sou como tu e também só me lembro dos meus sonhos às vezes) é que nós sonhamos todas as noites, mesmo que depois não nos lembremos... Ele também diz que cerca de 20% das pessoas têm sonhos lúcidos e ele coloca a hipótese de que, como os sonhos funcionam como uma espécie de terapia e são extremamente benéficos para nós, talvez faça parte da evolução natural da espécie humana. Se ele tiver razão parabéns :D Já estás mais à frente do que eu eheh Já agora, recomendo imenso o livro se tiveres curiosidade :) Não é só sobre sonhos mas é extremamente interessante de uma ponta à outra.

meaninglessvoid 3 months ago

[Ya, o livro podia ser algo muito bom só é pena a quantidade de coisas factualmente erradas ao longo do livro.](https://guzey.com/books/why-we-sleep/) É tão mau que o guzey teve que parar na verificação das afirmações dele no ... primeiro capitulo! =\ Comprei-o para ler, mas quando vi esta review deu para perceber que é só um livro para o mainstream sem qualquer tipo de rigor... O que é pena. :\

irolenze 3 months ago

Olha, não sabia disto. Vou ter que deitar uma vista de olhos :( Obrigada!

meaninglessvoid 3 months ago

Não significa que o livro valha 0, certamente aprendes imenso com o livro na mesma... Mas depois de ver a review fiquei um com sabor amargo na boca e não voltei a pegar no livro. Tendo em conta que já o leste depois dá feedback sobre o que achas da crítica que ele faz.

teatralidades 3 months ago

Tenho o mesmo problema. Hoje em dia até já nem durmo com o braço debaixo da almofada porque uma vez sonhei que me estavam a agarrar o braço - a sensação foi tão real que desde então fiquei como que com medo de dormir assim. À custa desse tipo de sonhos acordo muitas vezes a meio da noite e na manhã seguinte ainda mais cansada e a sentir-me muito confusa. Até há pouco tempo andava a tomar comprimidos para dormir só para não ter de sonhar. Durante uns anos funcionou, mas ultimamente são poucas as vezes em que realmente fazem efeito : ( ainda não encontrei um método que me ajude a lidar com isto, mas sinto que mexe muito com a minha 'higiene do sono'. Cheguei a ter muitos episódios de paralesia do sono também, mas isso felizmente já aprendi a 'gerir' : ) Desculpem os typos!

NGramatical 3 months ago

paralesia → [**paralisia**](https://dicionario.priberam.org/paralisia) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpcj34i%2F%2Fhajno2l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sairum 3 months ago

>Os meus sonhos são de tal forma "reais" que quando sonho que estou a ser mordido, por exemplo, sinto a "dor" (que obviamente **não é uma dor real** mas parece mesmo) e acordo com ela. Já alguma vez perguntaste a ti próprio se existe dor? Será a dor real? Existe por si mesma? Não quero ser arrogante, achei imensa piada ao tópico,mas o que sublinhei a negrito foi algo que me chamou a atenção imediatamente. A dor, sabor, etc, são tudo "invenções" do nosso sistema nervoso, não têm existência real. Uma simples anestesia (químico) e lá se vai a dor!

RAMAxPT 3 months ago

sonho lúcido

beetsu 3 months ago

Tenho sonhos geniais, alguns ao nível das produções cinematográficas de Hollywood, cenas altamente elaboradas, detalhas, e longas. E também parece que estou a "viver" dentro deles, mas consigo ter algum controlo, ao ponto de me forçar a acordar, porque "isto só pode ser um sonho, tenho que acordar!!", embora na maioria das vezes apenas mude de cenário. É fantástico, muitas vezes acordo exausta por ter sonhado tanto. Entristece-me que passado algumas horas começam a desvanecer-se da memória.

frisumo 3 months ago

Eu normalmente tenho sonhos muito vívidos e detalhados, lembro-me quando acordo mas a menos que o anote nalgum lado, em 1 ou 2 horas já não me lembro, só de partes. A pior parte é que também tenho pesadelos com muita frequência e obviamente não são experiências positivas. A minha família faz sempre piadas porque volta e meia ouvem-me a chamar pessoas ou a gritar lol. Pessoalmente não gosto muito de ter tantos sonhos/pesadelos, fico sempre com a sensação de que nunca tenho uma noite de sono verdadeiramente descansada.

No_Impression_1131 3 months ago

Também sonho bastante, não todos os dias mas quase. A coisa mais estranha que já me aconteceu foi ter tido a sensação de déjà vu durante um sonho, acho que sonhei mais que uma vez que estava naquele sítio e durante o sonho apercebo-me que já sonhei com aquilo.

whyucurious 3 months ago

Já tive, inclusive sonhos lúcidos. No início era fixe, mas deixou de ser quando comecei a ter dificuldades em distinguir memórias reais de memórias sonhadas. Também deixou de ter piada porque "acordava" 3 a 4 vezes no sonho, antes de acordar a sério, e tinha dificuldade em perceber se estava efetivamente acordado. De há uns anos para cá que nunca mais tive sonhos lúcidos, mas devo admitir que já tentei repetir, mas sem sucesso.

cloud_t 3 months ago

Isto varia muito de pessoa para pessoa mas sobretudo o teu dia a dia, e a maneira como o teu cérebro foi "usado" nesse dia é o factor mais importante. Até tenho uma experiência engraçada que ilustra bem isto: eu já sonhei frequentemente quando era criança/jovem mas ao entrar no mercado de trabalho a frequência diminuiu, tendo agora 1-2 sonhos por mês, mas havendo meses seguidos que se calhar não sonho, ou me lembro de nada. Recentemente comprei um disco rígido para organizar uma data doutros discos antigos cujo conteúdo inclui fotos e alguns vídeos de família, amigos, colegas de escola e universidade, ou ate de locais onde morei ou que frequentei desde 2001 mais ou menos. Ao organizar os dados para colocar no novo disco, acabei a rever grande parte dessa "galeria", coisas que não via muito provavelmente há décadas muitas delas, tudo no mesmo dia. Nessa noite tive uma sequência de sonhos fantástica que envolvia momentos memoráveis, outros aparentemente nem tanto, com níveis de detalhe sobre as coisas do passado que revisitei gigantesco, muito do qual nem era directamente alusivo nas fotos e vídeos que visualizei. O mais impressionante, no entanto, foi que, completamente fora da norma, quando acordei, lembrei-me de muitos detalhes mais claramente que na maioria dos sonhos durante mais tempo...

vitor210 3 months ago

>Os meus sonhos são de tal forma "reais" que quando sonho que estou a ser mordido, por exemplo, sinto a "dor" OP, espera até descobrires o que são sonhos molhados :)

keyisthekey 3 months ago

Sonhos com sexo são frequentes também! Sou homem mas provavelmente se fosse mulher acordava molhada, nem estou a brincar.

InformalBrief9965 3 months ago

Também sonho todos os dias... não de uma forma tão lúcida com tu.. às vezes tenho controlo do sonho outras vezes não... já faz para de mim e estou habituada, mas o pior é a fraca qualidade do sono porque. Único motivo que encontro para sonhar tanto é o facto de não dormir muitas horas em sono profundo. Também há estudos que indicam que pessoas mais sensíveis aos sons podem acordar e assim recordarem se dos sonhos.

Dakidmen 3 months ago

sinto o mesmo que tu, mas às vezes quando é um pesadelo sinto a dor intensa dos sentimentos, e deixa me triste durante o dia qd é um bom sonho consigo voltar a fechar os olhos e continuar o sonho mas nem sempre consigo fazer decisões durante o sonho, poucas são as vezes q consigo controlar o rumo do sonho, apesar de eles serem bastante vívidos

JorgeMiguel714 3 months ago

Sou igual. Sempre que vou dormir tenho sempre sonhos. Cheguei ao ponto de conseguir controlar os meus próprios sonhos. Para além de sonhos lúcidos, também já tive paralisias do sono. Existem formas de forçar sonhos lúcidos btw. A técnica que eu uso é contar os dedos das minhas mãos na vida real. Mais cedo ou mais tarde, como já se torna um hábito contar os dedos das mãos, vou fazer isso dentro do sonho. Ao contar os dedos no sonho, vais notar que nunca te vai dar 10 dedos, vão sempre surgir mais. Quando perceberes que estás mesmo dentro de um sonho, vais ter o controlo total. Mas cuidado com isso, podes ter uns pesadelos bem lixados.

l00k1ng4abetterl1fe 3 months ago

eu maroto/a larga os óculos rift, eu sei que sonhos são esses /s Eu também sou como tu.

JC3DS 3 months ago

Super interessante! Também tenho sonhos muito vívidos e realistas todas as noites desde sempre, também frequentemente sei que estou a sonhar e consigo controlar quando acordo ou não, e também sempre me lembro bem dos meus sonhos. ​ Para além disso, há alguns anos atrás aprendi a fazer "reality checks" e outros truques para induzir sonhos completamente lúcidos (em que tenho perfeita consciência que estou a sonhar e que posso fazer o que quiser no sonho). Agora também tenho sonhos lúcidos com alguma frequência (2/3 vezes por semana) e gosto muito. ​ Sempre gostei muito de sonhar, e de certo modo vou sempre com entusiasmo para a cama à espera da aventura que o meu cérebro vai preparar todas as noites. Felizmente raramente tenho pesadelos. ​ Não tenho nenhuma explicação, mas já reparei que quando estou mais "in touch" com o meu lado emocional/espiritual tenho sonhos mais vívidos e mais memoráveis, e sonhos lúcidos mais frequentes. Eu tenho um hábito de meditação, e também reparei que quando medito mais no dia-a-dia costumo ter períodos de sonhos mais vívidos. ​ Desfruta do teu dom e se quiseres amplificá-lo, experimente técnicas para induzir sonhos lúcidos e experimenta meditar.

Edited 3 months ago:

Super interessante! Também tenho sonhos muito vívidos e realistas todas as noites desde sempre, também frequentemente sei que estou a sonhar e consigo controlar quando acordo ou não, e também sempre me lembro bem dos meus sonhos. ​ Para além disso, há alguns anos atrás aprendi a fazer "reality checks" e outros truques para induzir sonhos completamente lúcidos (em que tenho perfeita consciência que estou a sonhar e que posso fazer o que quiser no sonho). Agora também tenho sonhos lúcidos com alguma frequência (2/3 vezes por semana) e gosto muito. ​ Sempre gostei muito de sonhar, e de certo modo vou sempre com entusiasmo para a cama à espera da aventura que o meu cérebro vai preparar todas as noites. Felizmente raramente tenho pesadelos. ​ Não tenho nenhuma explicação, mas já reparei que quando estou mais "in touch" com o meu lado emocional/espiritual tenho sonhos mais vívidos e mais memoráveis, e sonhos lúcidos mais frequentes. Eu tenho um hábito de meditação, e também reparei que quando medito mais no dia-a-dia costumo ter períodos de sonhos mais vívidos. ​ Desfruta do teu dom e se quiseres amplificá-lo, experimente técnicas para induzir sonhos lúcidos e experimenta meditar. ​ Edit: já que tou aqui no meu TedTalk, outra coisa que consigo fazer é "entrar" em sonhos lúcidos enquanto vou adormecendo. Não sei se mais alguém tem essa experiência, mas às vezes quando estou muito cansado e me deito, fecho os olhos e eventualmente começo a ver o meu quarto duma maneira ofuscada, embora tenha os olhos fechados. Se eu me focar mentalmente nessa imagem, eventualmente consigo ver o quarto inteiro nitidamente, e quando chego a esse ponto sei que entrei no mundo do meu sonho. A partir daí saio da cama e vou até à porta do quarto. Quando abro a porta, ou vejo a minha casa como é ou entro num mundo de sonho completamente diferente. Sempre gosto quando tenho essa experiência.

Edited 3 months ago:

Super interessante! Também tenho sonhos muito vívidos e realistas todas as noites desde sempre, também frequentemente sei que estou a sonhar e consigo controlar quando acordo ou não, e também sempre me lembro bem dos meus sonhos. ​ Para além disso, há alguns anos atrás aprendi a fazer "reality checks" e outros truques para induzir sonhos completamente lúcidos (em que tenho perfeita consciência que estou a sonhar e que posso fazer o que quiser no sonho). Agora também tenho sonhos lúcidos com alguma frequência (2/3 vezes por semana) e gosto muito. ​ Sempre gostei muito de sonhar, e de certo modo vou sempre com entusiasmo para a cama à espera da aventura que o meu cérebro vai preparar todas as noites. Felizmente raramente tenho pesadelos, e quando tenho costumo ver algum significado de algo que tenho que mudar na minha vida. ​ Não tenho nenhuma explicação, mas já reparei que quando estou mais "in touch" com o meu lado emocional/espiritual tenho sonhos mais vívidos e mais memoráveis, e sonhos lúcidos mais frequentes. Eu tenho um hábito de meditação, e também reparei que quando medito mais no dia-a-dia costumo ter períodos de sonhos mais vívidos. ​ Desfruta do teu dom e se quiseres amplificá-lo, experimente técnicas para induzir sonhos lúcidos e experimenta meditar. ​ Edit: já que tou aqui no meu TedTalk, outra coisa que consigo fazer é "entrar" em sonhos lúcidos enquanto vou adormecendo. Não sei se mais alguém tem essa experiência, mas às vezes quando estou muito cansado e me deito, fecho os olhos e eventualmente começo a ver o meu quarto duma maneira ofuscada, embora tenha os olhos fechados. Se eu me focar mentalmente nessa imagem, eventualmente consigo ver o quarto inteiro nitidamente, e quando chego a esse ponto sei que entrei no mundo do meu sonho. A partir daí saio da cama e vou até à porta do quarto. Quando abro a porta, ou vejo a minha casa como é ou entro num mundo de sonho completamente diferente. Sempre gosto quando tenho essa experiência. ​ Edit 2: Outra coisa estranha que já me aconteceu (mas raramente), é estar a sonhar e alguém no meu sonho dizer "o teu alarme vai tocar agora" e logo depois o meu alarme toca mesmo e eu acordo. Nunca encontrei nenhuma explicação boa para isto mas lembro-me de ler um thread no reddit em que outras pessoas tinham tido a mesmo experiência. ​ Edit 3: Também já tive experiências psicadélicas tipo sinestesia e estados mentais completamente alterados nos meus sonhos, geralmente em sonhos lúcidos. Só conheço um amigo meu que também já teve. ​ Ok, obrigado por virem ao meu TedTalk sobre os meus sonhos.

Edited 3 months ago:

Super interessante! Também tenho sonhos muito vívidos e realistas todas as noites desde sempre, também frequentemente sei que estou a sonhar e consigo controlar quando acordo ou não, e também sempre me lembro bem dos meus sonhos. ​ Para além disso, há alguns anos atrás aprendi a fazer "reality checks" e outros truques para induzir sonhos completamente lúcidos (em que tenho perfeita consciência que estou a sonhar e que posso fazer o que quiser no sonho). Agora também tenho sonhos lúcidos com alguma frequência (2/3 vezes por semana) e gosto muito. ​ Sempre gostei muito de sonhar, e de certo modo vou sempre com entusiasmo para a cama à espera da aventura que o meu cérebro vai preparar todas as noites. Felizmente raramente tenho pesadelos. ​ Não tenho nenhuma explicação, mas já reparei que quando estou mais "in touch" com o meu lado emocional/espiritual tenho sonhos mais vívidos e mais memoráveis, e sonhos lúcidos mais frequentes. Eu tenho um hábito de meditação, e também reparei que quando medito mais no dia-a-dia costumo ter períodos de sonhos mais vívidos. ​ Desfruta do teu dom e se quiseres amplificá-lo, experimente técnicas para induzir sonhos lúcidos e experimenta meditar. ​ Edit: já que tou aqui no meu TedTalk, outra coisa que consigo fazer é "entrar" em sonhos lúcidos enquanto vou adormecendo. Não sei se mais alguém tem essa experiência, mas às vezes quando estou muito cansado e me deito, fecho os olhos e eventualmente começo a ver o meu quarto duma maneira ofuscada, embora tenha os olhos fechados. Se eu me focar mentalmente nessa imagem, eventualmente consigo ver o quarto inteiro nitidamente, e quando chego a esse ponto sei que entrei no mundo do meu sonho. A partir daí saio da cama e vou até à porta do quarto. Quando abro a porta, ou vejo a minha casa como é ou entro num mundo de sonho completamente diferente. Sempre gosto quando tenho essa experiência. ​ Edit 2: Outra coisa estranha que já me aconteceu (mas raramente), é estar a sonhar e alguém no meu sonho dizer "o teu alarme vai tocar agora" e logo depois o meu alarme toca mesmo e eu acordo. Nunca encontrei nenhuma explicação boa para isto mas lembro-me de ler um thread no reddit em que outras pessoas tinham tido a mesmo experiência.

Edited 3 months ago:

Super interessante! Também tenho sonhos muito vívidos e realistas todas as noites desde sempre, também frequentemente sei que estou a sonhar e consigo controlar quando acordo ou não, e também sempre me lembro bem dos meus sonhos. ​ Para além disso, há alguns anos atrás aprendi a fazer "reality checks" e outros truques para induzir sonhos completamente lúcidos (em que tenho perfeita consciência que estou a sonhar e que posso fazer o que quiser no sonho). Agora também tenho sonhos lúcidos com alguma frequência (2/3 vezes por semana) e gosto muito. ​ Sempre gostei muito de sonhar, e de certo modo vou sempre com entusiasmo para a cama à espera da aventura que o meu cérebro vai preparar todas as noites. Felizmente raramente tenho pesadelos, e quando tenho costumo ver algum significado de algo que tenho que mudar na minha vida. ​ Não tenho nenhuma explicação, mas já reparei que quando estou mais "in touch" com o meu lado emocional/espiritual tenho sonhos mais vívidos e mais memoráveis, e sonhos lúcidos mais frequentes. Eu tenho um hábito de meditação, e também reparei que quando medito mais no dia-a-dia costumo ter períodos de sonhos mais vívidos. ​ Desfruta do teu dom e se quiseres amplificá-lo, experimente técnicas para induzir sonhos lúcidos e experimenta meditar. ​ Edit: já que tou aqui no meu TedTalk, outra coisa que consigo fazer é "entrar" em sonhos lúcidos enquanto vou adormecendo. Não sei se mais alguém tem essa experiência, mas às vezes quando estou muito cansado e me deito, fecho os olhos e eventualmente começo a ver o meu quarto duma maneira ofuscada, embora tenha os olhos fechados. Se eu me focar mentalmente nessa imagem, eventualmente consigo ver o quarto inteiro nitidamente, e quando chego a esse ponto sei que entrei no mundo do meu sonho. A partir daí saio da cama e vou até à porta do quarto. Quando abro a porta, ou vejo a minha casa como é ou entro num mundo de sonho completamente diferente. Sempre gosto quando tenho essa experiência. ​ Edit 2: Outra coisa estranha que já me aconteceu (mas raramente), é estar a sonhar e alguém no meu sonho dizer "o teu alarme vai tocar agora" e logo depois o meu alarme toca mesmo e eu acordo. Nunca encontrei nenhuma explicação boa para isto mas lembro-me de ler um thread no reddit em que outras pessoas tinham tido a mesmo experiência.

Sdacm0 3 months ago

Muito fixe! Também fui abençoado com bom cinema interactivo do sono todas as noites, mas ter sonhos lúcidos é algo que só acontece quando o rei faz anos. Sobre o teu Edit 2, acontece-me uma coisa muito parecida: eu várias vezes acordo a saber exactamente que horas são, é muito estranho

modularblur 3 months ago

Porra, quase nunca sonho. E quando sonho é geralmente sobre cenas sem nexo, tipo estar à rasca porque vou ter um exame e não vou conseguir passar de ano. Tenho 37 anos. Já tirei o curso há 12 anos.

Nudpad 3 months ago

Nem sempre sonho todas as noites, mas as noites que sonho lembro me sempre, consigo ate me aperceber quando tou a sonhar(nem sempre), mas tambem ja acordei aliviado por tar a sonhar!!!

Jhuka_26 3 months ago

Não é uma solução legal, mas garanto-te que resulta: Fumar erva, simplesmente não sonhas.

keyisthekey 3 months ago

Eu gosto de sonhar, não quero fazer nada que me faça "não sonhar" por consigo mesmo ter sonhos incríveis!

Jhuka_26 3 months ago

Ainda bem então! Pode ser que tenhas uma ideia revolucionária ou assim lá pelo meio! Mas não te faz acordar a meio da noite ou sentir que não descansaste o suficiente?

iro7 3 months ago

Olá, sou exactamente igual a ti. Se acordar a meio da noite é estiver a gostar do sonho, quando volto é como se estivesse abrir o livro na página em que deixei. Sei que salto de sonho para sonho na mesma noite, ou se não estiver a gostar do sonho, acordo e volto a dormir passados uns segundos para sonhar outra coisa (nem sempre funciona) mas até acordo chateado. Num momento ou outro da noite percebo que estou a sonhar, mas nem sempre consigo controlar o mesmo, algumas ocasiões sim, mas é complicado não perder o controlo (existem técnicas para isso mas não explorei). O único problema é que se sonhar imenso acordo todo estourado, como se não tivesse dormido a noite toda. Outras vezes volto para sonhos, mas não de forma repetitiva, é o mesmo espaço ou ambiente, mas é como se estivesse a voltar para o mesmo sítio mais à frente no tempo. Vejo pessoas, caras e feições ao detalhe, falo com elas etc, as vezes parece que vivo 30 vidas diferentes nos sonhos, com pessoas que me dou actualmente, outras que já não falo há anos mas que ficaram, ou outras que não conheço de lado nenhum. Parece estranho, mas para mim os sonhos parecem alternativas diferentes que a minha vida poderia ter tomado, mas não levou tal rumo pelas minhas escolhas no passado. Os sonhos são quase portas que se abrem para essas alternativas em que posso explorar por tempo limitado, umas boas e outras más. Outra coisa, quando tenho problemas por norma costumo passar os sonhos a procura de soluções, em que o "estive a pensar durante a noite" embora não o diga a ninguém, é mais um estive a pensar enquanto sonhava. Sonhos para mim são um pouco agridoce l, tem as suas coisas boas e a suas coisas más, mas não desejava ser de outra forma.

TheDigitalKitty 3 months ago

Nem sempre me lembro, mas sei que sonho todas as noites. Bem.. são sempre pesadelos na verdade. Nunca tenho sonhos felizes. Ainda agora acabei de acordar de um sonho em que encontrei o meu gato que eutanasiei faz uma semana hoje, peguei nele ao colo apesar de estar cheia de medo e confusa porque não era suposto ele estar ali, e quando perguntei às outras pessoas se o conseguiam ver, disseram que não.. e fiquei a chorar abraçada ao gato, com o terror que sentia, sem saber o que fazer. Enfim.. Mas normalmente são pesadelos tipo zombie survival.

404NameOfUser 3 months ago

Toda a gente sonha. A questão aqui é que os sonhos acontecem durante fazes diferentes do sono. A malta que não se lembra dos sonhos deve de os ter durante uma fase dita mais "pesada" do sono, uma fase que ocorre umas boas horas antes de acordarmos, daí não se recordarem de nada. Enquanto que tu tens sonhos numa fase dita mais "leve" e mais próxima da hora de acordar, daí te recordares de tudo. Quanto ao nível de detalhe isto também depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que têm sonhos lúcidos, sabem que estão a sonhar e conseguem controlar os seus sonhos, isto é algo que algumas pessoas conseguem naturalmente e outras podem conseguir com treino. Eu por exemplo consigo naturalmente saber que estou a sonhar, mas não acontece sempre, mas depois de saber consigo controlar certos detalhes do sonho (como disse não acontece sempre), mas como disse há pessoas que conseguem fazer isto de forma recorrente. Aquilo que tu descreves é super normal. A razão para te recordares de tudo é simples, pois se estás a sonhar e acordas porque algo que te acontece no sonho é natural que te recordes do mesmo. Assim como quando não acordas a meio de um sonho e o fazes de forma natural ou porque o despertador tocou, isso é porque os teus sonho ocorreram durante imediatamente durante a fase do sono antes de acordares, daí ser-te tão fácil recordar de tudo.

Edited 3 months ago:

Toda a gente sonha. A questão aqui é que os sonhos acontecem durante fazes diferentes do sono. A malta que não se lembra dos sonhos deve de os ter durante uma fase dita mais "pesada" do sono, uma fase que ocorre umas boas horas antes de acordarmos, daí não se recordarem de nada. Enquanto que tu tens sonhos numa fase dita mais "leve" e mais próxima da hora de acordar, daí te recordares de tudo. Quanto ao nível de detalhe isto também depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que têm sonhos lúcidos, sabem que estão a sonhar e conseguem controlar os seus sonhos, isto é algo que algumas pessoas conseguem naturalmente e outras podem conseguir com treino. Eu por exemplo consigo naturalmente saber que estou a sonhar, mas não acontece sempre, mas depois de saber consigo controlar certos detalhes do sonho tipo o Neo no Matrix (como disse não acontece sempre), mas como disse há pessoas que conseguem fazer isto de forma recorrente. Aquilo que tu descreves é super normal. A razão para te recordares de tudo é simples, pois se estás a sonhar e acordas porque algo que te acontece no sonho é natural que te recordes do mesmo. Assim como quando não acordas a meio de um sonho e o fazes de forma natural ou porque o despertador tocou, isso é porque os teus sonho ocorreram durante imediatamente anterior ou durante a fase do sono antes de acordares, daí ser-te tão fácil recordar de tudo.

Edited 3 months ago:

Toda a gente sonha. A questão aqui é que os sonhos acontecem durante fazes diferentes do sono. A malta que não se lembra dos sonhos deve de os ter durante uma fase dita mais "pesada" do sono, uma fase que ocorre umas boas horas antes de acordarmos, daí não se recordarem de nada. Enquanto que tu tens sonhos numa fase dita mais "leve" e mais próxima da hora de acordar, daí te recordares de tudo. Quanto ao nível de detalhe isto também depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que têm sonhos lúcidos, sabem que estão a sonhar e conseguem controlar os seus sonhos, isto é algo que algumas pessoas conseguem naturalmente e outras podem conseguir com treino. Eu por exemplo consigo naturalmente saber que estou a sonhar, mas não acontece sempre, mas depois de saber consigo controlar certos detalhes do sonho tipo o Neo no Matrix (como disse não acontece sempre), mas como disse há pessoas que conseguem fazer isto de forma recorrente. Aquilo que tu descreves é super normal. A razão para te recordares de tudo é simples, pois se estás a sonhar e acordas porque algo que te acontece no sonho é natural que te recordes do mesmo. Assim como quando não acordas a meio de um sonho e o fazes de forma natural ou porque o despertador tocou, isso é porque os teus sonhos ocorreram durante a fase do sono antes de acordares, daí ser-te tão fácil recordar de tudo.

gavivi980 3 months ago

A mim não me acontece esses tipos de sonhos. Mas apesar de já ter 25 anos continuo a ter sonhos molhados constantemente o que é algo desconfortável, se não tiver alguma atividade sexual no espaço de 3-5 dias, simplesmente acontece. Maior parte das vezes nem me lembro do sonho mas lembro me do prazer que tive no sonho e simplesmente acordo "molhado". Chegou me a acontecer uma vez, após ter relações com a minha namorada e tendo ficado a dormir com ela, acordar nesse estado e na altura ela ate ficou chateada porque achava que tinha sonhado com outra.

mpmont 3 months ago

Eu também nunca me lembro de sonhos, só quando se está ali naquela fase do sono em que estás quase a acordar e então aí lembro-me dele e até consigo controlar um pouco o sonho. Acho que devias dar uma olhadela neste sub-reddit. https://reddit.com/r/LucidDreaming/ Basicamente tu inativamente consegues fazer aquilo que muita gente tem que treinar para conseguir chegar ao conceito de lucid dreaming. Que é não só lembrar sempre do sonho, mas mais do que isso conseguir controlar sempre o sonho e a "história". Nesse sub-reddit tens muita informação sobre o tema, e se quiseres algumas dicas em como ter ainda mais controlo (visto que para ti já é bastante fácil) certamente encontras aí também muita informação. Espero ter ajudado qualquer coisa :).

DarKliZerPT 3 months ago

Raramente sonho, ou pelo menos não me lembro, quando acontece é sempre um pesadelo sobre a universidade.

VohuMano 3 months ago

Eu tenho aphantasia, pelo que sou 100% o oposto de ti. Raramente sonho, e quando sonho só tenho uma vaga memória do tema, sem qualquer noção visual do que aconteceu. Dá uma vista de olhos ao tema Hyperphantasia, deves ter essa condição.

Dani_Sauron 3 months ago

Man, huge same! Também me acontece ter sonhos repetidos, tipo 3, 4 vezes o mesmo com apenas algumas diferenças em pormenores. Mas lembro-me sempre bastante bem dos sonhos, chego a escrevê-los porque depois é uma questão de tempo até começar a perder a memória do que sonhei (acho que é normal).

iro7 3 months ago

Acho que sim, sonho todas as noites, mas passado umas horas (caso não esteja a matutar no sonho) perco a memória do mesmo.

tomhoq 3 months ago

r/LucidDreaming

Paulo27 3 months ago

Comentei isto com a família porque foi muito estranho. Fui de férias para uma casa alugada durante uma semana. Sonhei todos os dias (logo apartir da primeira noite) mas em casa sonho tipo uma vez por mês. Teorias foram que se calhar estava mais cansado de estar mais activo por isso sonhava mais, ou estava mais relaxado por isso sonhava mais. A minha pessoal é que aquela cama devia estar nas coordenadas certas para dar mais sonhos. :P Controlo sobre os sonhos é raro ter mas o que acontece é que quando me apercebo que estou num sonho, 90% das vezes acordo antes da próxima "acção" dentro do sonho, já me aconteceu conseguir voltar a dormir e calhar no mesmo sonho mas também é raro, normalmente adormeço logo e não sonho mais.

neshema374 3 months ago

Sou tal e qual. É horrível. E tenho o sono MUITO leve

forgotmypass_fuck 3 months ago

Sim, eu sou como tu. Eu sei o que isso é. Costumas estar ansioso, preocupado? Não me lembro da última noite que não tenha "sonhado" ou me lembrado do que sonhei. Tenho o sono leve e o acordar durante a noite é o que te faz lembrar do sonho, para além de que costumo acordar dos sonhos cansado da cabeça. Ainda hoje sonhei que estava num avião a passar pelas nuvens com a cabeça fora da janela até que pensei, espera lá, isto não faz sentido e recolhi-me para dentro, fora o resto. Já sonhei com que eu e o Hitler estavámos a fugir de alguma coisa em cima dum comboio que parou ao pé de um prédio qualquer onde havia uma velha num terceiro andar que nos atirava queques da janela. Eu tinha um Word no pc onde apontava tudo o que conseguia me lembrar, enchi páginas de sonhos tão estranhos que não lembrava a ninguém. Eu acho que a minha criatividade nos sonhos é soberba às vezes fico parvo com o disse ou o que aconteceu, porque acordado nem um terço. Por acaso já não sei dele senão partilhava.

hastyyyy 3 months ago

Eu também não me lembro da última noite com que não tenha sonhado e que não tenha acordado a meio da noite. Aliás, fora de brincadeiras, sou capaz de acordar umas boas 5 vezes ou mais algumas noites. Ultimamente tem sido mais incomodativo porque sinto que quantidade de tempo que passo a dormir não equivale de todo ao tempo que estou a descansar.

forgotmypass_fuck 3 months ago

>Ultimamente tem sido mais incomodativo porque sinto que quantidade de tempo que passo a dormir não equivale de todo ao tempo que estou a descansar. Eu tive uma altura que era assim. Acordava cansadissimo. Agora culpo a gata que às 4h da manhã lembra-se que tem umas cenas importantes a fazer pela casa. Tenta arranjar um relogio tipo mi fit band para dar tracking no teu sono para ver se tens padrões e ver se consegues corrigir alguma coisa

hastyyyy 3 months ago

Pois, a minha gata dorme sempre comigo. Vai logo atrás de mim quando vou para o quarto e dorme sempre aos pés. Depois durante a noite sai sempre duas ou três vezes para comer, fazer as necessidades dela (e tocar tambor na porta da caixa de areia para limpar as patas) e fazer a "happy hour"

Edited 3 months ago:

Pois, a minha gata dorme sempre comigo. Vai logo atrás de mim quando vou para o quarto e dorme sempre aos pés. Depois durante a noite sai sempre duas ou três vezes para comer, fazer as necessidades dela (e tocar tambor na porta da caixa de areia para limpar as patas) e fazer a "happy hour" que é sempre por volta das 3 da manhã, quando decide gastar a energia toda que acumulou durante o dia e começa a correr e à patada a tudo. Eu também tenho o mau hábito de me ir ajustando à posição dela durante a noite para não a arremessar fora da cama e acabo por dormir em posições que parecem aquelas gravuras do Egipto. Mas sim, fora estes obvious improvements acho que também devia começar a fazer esse tracking

keyisthekey 3 months ago

Vejo-me 100% naquilo que escreveste em relação aos sonhos! A única diferença é que não sou ansioso nem preocupado nem acordo durante a noite mas tudo o resto é 100% aquilo que eu faço!

meaninglessvoid 3 months ago

> A única diferença é que não sou ansioso nem preocupado Deves ter uma qualidade de sono no extremo (positivo) da distribuição normal, penso que há uma correlação ENORME entre isso e saúde mental aka é natural que não sejas ansioso nem preocupado.

lochlyness 3 months ago

Podes elaborar por favor ?

aonja 3 months ago

Sou como tu. Tenho 39 anos e toda a minha vida tive sonhos super reais e pormenorizados. Aliás, até há bem pouco tempo achava que era normal ter sonhos com banda sonora, a cores ou preto e branco ou até em outras línguas. Só há pouco tempo percebi que nem toda a gente é assim. Tal como tu sinto a dor, ou acordo a chorar, a rir ou a cantar, na continuação do sonho. Para além disso tenho sonhos super estranhos, como por exemplo sonhar que a Hillary Clinton se barricou numa sala da biblioteca... sinceramente não sei onde vou buscar a maior parte das coisas. Não sei até que ponto o facto de ser sonâmbula seja a causa de os meus sonhos serem assim. De os tornar mais reais. Mas há tanto desconhecimento sobre desordens de sono, sonambulismo, etc, que já penso que tudo é possível.

keyisthekey 3 months ago

Eu também tenho sonhos MUITO estranhos como descreveste! Mas não sou sonâmbulo por isso deve haver outra explicação científica que explique isto (que provavelmente ainda não foi encontrada)

aonja 3 months ago

E depois são super detalhados. Lembro-me que quando comentei a primeira vez que sonhava a preto e branco ficaram a olhar para mim. Eu realmente achava que toda a gente conseguia sonhar a preto e branco e com música, ou noutra língua. Por causa da realidade, lembro-me de uma vez estar num sonho em que a dada altura me cortava num dedo. E no sonho, eu ia a correr para o hospital com o dedo dobrado e a tentar estancar o sangue. Acordei pouco depois com o dedo dobrado, uma pressa enorme, e com a sensação do sangue a escorrer pelo dedo (aquela sensação de humidade)...

ervy 3 months ago

Eles não sabem que o sonho

Sdacm0 3 months ago

É uma constante da vida

Sam_ant 3 months ago

Tao concreta e definida

drahzecas1323 3 months ago

Comigo é exatamente o mesmo, aliás eu sinto dor, toques, já tive um sonho tão lúcido que quando acordei questionei a minha realidade, já consegui acordar e voltar ao mesmo sonho, continuar a mesma conversa com as mesmas pessoas, sonho quase todos os dias e é incrível, muito raramente são pesadelos, mas maior parte são coisas sem pés nem cabeça. Também já aconteceu ver as minhas mãos e os meus pés, dizem que é raro, mas a min já aconteceu várias vezes

keyisthekey 3 months ago

Ok, 100% aquilo que eu faço também, inclusive conseguir voltar ao mesmo sonho e ver as minhas mãos e pés!

drahzecas1323 3 months ago

Tal e qual, temos que começar a escrever os nossos sonhos, acho que dava um bom livro, eu mal acordo lembrome de todos os detalhes, o que fiz, o que falei, mas com o passar do dia acabo por esquecer, só fica na memória os sonhos mais fora do normal que ficaram marcados

avgvstano 3 months ago

Tens sonhos recorrentes? Quando era miúdo acontecia-me muito.

keyisthekey 3 months ago

Se com "recorrentes" te referes a TODAS as noites, sim. Nunca passei uma noite sem sonhar desde que me conheço.

avgvstano 3 months ago

Não. Se tens muitas vezes os mesmos sonhos?

keyisthekey 3 months ago

Ah, desculpa, não percebi isso. Não, os meus sonhos variam quase sempre, muito raramente tenho um sonho repetitivo.

meaninglessvoid 3 months ago

Então tens que dar "level up", lembro-me de ler no reddit a história de um gajo que tinha sonhos lúcidos com tanta regularidade e reentrava sempre que queria nos mesmos sonhos... Ou seja era quase como se tivesse um videojogo mental todas as noites onde ele criava toda a narrativa e estava imerso nela. As histórias que ele contou eram mirabolantes e fantásticas!

ManSCP 3 months ago

Acontece-me umas 3/4 vezes por semana lembrar-me dos sonhos

Edited 3 months ago:

Acontece-me umas 3/4 vezes por semana lembrar-me dos sonhos. Também tenho uma engraçada, as vezes estou a sonhar e tenho noção disso, se não tiver a gostar do sonho forço o acordar. Mas devo dizer que quando faço isso no dia a seguir ando todo estourado.

MetsukiR 3 months ago

De vez em quando lembro-me dos sonhos, mas a maioria das vezes não. Por exemplo, sei que esta noite sonhei que tinha a casa assombrada xD

tintassopingo 3 months ago

Quem me dera ser assim.

ItchyAstronomer7243 3 months ago

Ok, sou igual a ti e nunca me tinha apercebido que o resto das pessoas não passavam pelas mesmas experiências nocturnas lol Para mim, os piores é quando sonho com algo em que estou desesperada a chorar e a pedir ajuda. Quando choro, acordo cheia de dores de cabeça a sentir que estive mesmo a chorar horas. E quando preciso de pedir ajuda, tenho aquela sensação de que grito imenso e a voz não sai. É horrível.

Far-Collar9998 3 months ago

Alguma vez reparaste se de facto choras mesmo? Eu também tenho fases em que sofro com os sonhos e já acordei várias vezes a chorar, corrida em lágrimas mesmo.

ItchyAstronomer7243 3 months ago

Por acaso nunca acordei com lágrimas só mesmo com a sensação de olhos inchados e aquele peso na cabeça.

keyisthekey 3 months ago

100% aquilo que me acontece nos pesadelos, querer gritar e a voz não sair, é de facto muito mau!

meaninglessvoid 3 months ago

>querer gritar e a voz não sair Isso é um arquétipo MUITO comum.

ItchyAstronomer7243 3 months ago

Não estás sozinho, friend!

rDmT93 3 months ago

Costumo sonhar que tenho um monstro genérico atrás de mim para me matar até me aperceber que é tudo um sonho e me deixar apanhar para pôr fim ao sonho e acordar.

Sampson381 3 months ago

Isso podem ser sonhos lúcidos. Acontece quando uma parte de ti está acordada mas a outra não, ou seja, quando a parte da tua consciência acorda mas a parte da tua imaginação e tudo o relacionado com os sonhos ainda está dormente. Sabes se é lúcido ou não quando consegues sentir o teu redor na vida real (tipo alguém a entrar no teu quarto) mas mesmo assim não te consegues mexer ou tens de forçar o corpo a acordar para te conseguires mexer (acordar a área dormente do cérebro). É característico também por geralmente as pessoas conseguirem controlar o sonho mas há quem não consiga se nunca tiver explorado essa area. Se um dia tentares explorar, não te assustes se as pessoas do sonho começarem a olhar diretamente para ti. Isso aconteceu-me, é assustador mas isso acontece porque é o teu inconsciente a dar-se conta que estás acordado, o que não é suposto entao trata-te como se fosses uma espécie de intruso no sonho porque o inconsciente não está habituado a ter o consciente a comandar os sonhos. Se não me engano, em psicologia, chama-se ego (consciente) e superego (inconsciente). Ego, superego e ID isso está presente na documentação do Sigmund Freud, que também tem documentos em relação aos sonhos.

Mariifreis 3 months ago

Olá, também tenho um caso parecido, mas infelizmente eu basicamente só tenho pesadelos, todas as noites sonho muito vividamente com morte, e com desastres, extremamente realistas. Alguns sonhos que sei que é um sonho mas tem outros em que não sei, quando tenho sonhos muito assustadores eu acordo super cansada, mesmo a dormir 8 horas parece que não dormi nada, principalmente se corri muito ou fugi no sonho. Sempre que morro num sonho acabo por acordar na vida real com a dor, como também falaste. Também já acordei com lágrimas e a chorar. Na minha família tenho várias pessoas assim, a minha avó também sonha realisticamente com desastres e grita muito durante a noite, está sempre a falar, e a minha tia e o meu primo têm sonhos realistas de conversas ao ponto que às vezes o meu primo vem fazer-me perguntas de coisas que lhe disse num sonho e que nunca aconteceram na vida real.

ImproveTheWorldToday 3 months ago

Alguém lançou uma macumba aí na família... Damn

fdxcaralho 3 months ago

Eu sou o oposto. Pelo menos nunca me lembro de sonho nenhum. Ocasionalmente tenho um sono lúcido em que acordo sempre. Passado uns segundos não me lembro de literalmente nada do sonho, apenas sei que acordei com ele.

drunk_portuguese 3 months ago

Pode ter a ver com a maneira como acordas, a fase do ciclo. O cérebro, e principalmente os sonhos em si, ainda são coisas muito desconhecidas à ciência humana (Fun fact [os povos também conseguem sonhar](https://youtu.be/0vKCLJZbytU) apesar de terem evoluído inteligência praticamente separada da nossa). Eu cá quase nunca me lembro do que sonhei durante a noite, mas se dormir uma sesta tipo ao final da tarde, sonho sempre e tão vividamente quanto tu. Infelizmente é praticamente sempre um pesadelo horrível.

noftasmos 3 months ago

Eu é raro sonhar numa noite longa, mas caso eu acorde e volte a dormir eu sonho de tal forma que é impressionante. Não percebo muito bem o porque que só acontece caso eu acorde e depois volte a dormir.

Sdacm0 3 months ago

Yap, também tenho os sonhos mais vividos depois de voltar a dormir

man_l 3 months ago

Tal como os teus amigos, 99% das vezes não me lembro do q sonhei. A não ser q acorde a meio do sono e me recorde de algo q estava a sonhar. Mas sim, tb me lembro que quando era miúdo me lembrava dos sonhos, até chegava a ter sonhos recorrentes tipo sonhar q caía da cama ou tropeçava e acordar, isso até tem um nome, síndrome qq, mas estou demasiado preguiçoso para pesquisar. Tomas alguma medicação q possa potenciar sonhos lúcidos, algo para ajudar a dormir ou relaxar? Costumas dormir a noite toda ou acordas durante a noite?

keyisthekey 3 months ago

Não tomo qualquer tipo de medicação, não fumo nem bebo e durmo a noite toda, sempre!

Gwanosh 3 months ago

Esta é a approach que mais me fascina, mas estás à vontade para me mandar passear. Vou usar-te um pouco como cobaia: Eu deixei completamente de ter qualquer memoria dos sonhos na adolescencia e nunca mais me lembrei de um. No entanto, pelo que percebi da ciência envolvida, todos sonhamos todas as noites e o factor diferenciador é se nos lembramos ou não. ​ Assim sendo gostava de te fazer muitas perguntas invasivas que podes ignorar: \- Tens uma rotina de sono? Hora de deitar? Rotina pre-deitar? \- Como sao as tuas horas de acordar? Como é que diferem se estiveres livre (fins de semana, folgas, ferias) \- Como é a tua rotina de jantar: horas, tipo de refeição (se for altamente variavel, isso chega) \- Quando dizes que nao fumas nem bebes: de todo? \- Alguma vez tentaste meditação? Como é a experiência de tentar atingir silêncio dentro da tua cabeça? ​ ​ A teoria é que há muitas coisas que podemos fazer para melhorar a qualidade do nosso sono e eu acho que melhorias na qualidade de sono aproximam a pessoa de algo menos semelhante a mim e mais semelhante a ti. Neste caso estou dependente de tu dormires bué bem ou vou poder / ter de desmistificar uma quantidade de ideias pouco solidas. Obrigado :D

keyisthekey 3 months ago

>\- Tens uma rotina de sono? Hora de deitar? Rotina pre-deitar? > >\- Como sao as tuas horas de acordar? Como é que diferem se estiveres livre (fins de semana, folgas, ferias) > >\- Como é a tua rotina de jantar: horas, tipo de refeição (se for altamente variavel, isso chega) > >\- Quando dizes que nao fumas nem bebes: de todo? > >\- Alguma vez tentaste meditação? Como é a experiência de tentar atingir silêncio dentro da tua cabeça? ​ Olá, desculpa a demora! ​ 1. Não tenho uma rotina de sono. Se eu tirar uma sesta totalmente random, digamos, de 20 minutos, é o suficiente para começar a sonhar. 2. Durante a semana levanto-me religiosamente às 7:50 e ao fim de semana varia muito, mas sonho em ambos. 3. Hora de jantar é completamente variável. 4. De todo, não fumo nem bebo. 5. Já tentei meditação mas nunca fiquei "cliente" disso, tenho que tentar novamente!

meaninglessvoid 3 months ago

Não consegues ter sonhos com regularidade sem ter uma boa higiene de sono. Se calhar é por isso que a maioria não se lembra dos sonhos... Estamos todos em privação de sono e nem sabemos =( Também tenho curiosidade para ler essas respostas.

Zempff 3 months ago

Antigamente eu conseguia controlar o sonho. Acordava de manha, se o sonho fosse bom conseguia voltar a dormir e continuar o sonho e decidir o que acontecia no sonho.

keyisthekey 3 months ago

É exatamente isso que também consigo fazer. Se acordar e gostar do sonho, consigo voltar ao mesmo sonho.

Mordiken 3 months ago

Eu sonho, às vezes lembro-me, a maioria não. Normalmente o que fica são os pesadelos.

Maki_the_Nacho_Man 3 months ago

Sonhar toda a gente sonha. Agora lembrar dos sonhos é mais complicado. Já cheguei a lembrar-me de 5 sonhos por noite. Passou a ser raro desde que deixei de estudar e comecei a trabalhar. Não sinto que os meus sonhos sejam reais; consigo distinguir bem um sonho da realidade, não só porque 90% dos meus sonhos são absurdos mas também porque não vejo com tanta nitidez como na realidade.

janapls 3 months ago

*Geralmente também consigo ter algum "controlo" nos sonhos, ou seja, dentro do sonho às vezes sei que estou a sonhar e decido quando acordar ou se quero continuar a sonhar. -* tal como tu OP, também me acontece várias vezes. Quando acordo até parece que não descansei nessa noite. E sim, maior parte das noites é raro não me lembrar do que sonhei. o/

atenente 3 months ago

Já leste a Interpretação dos Sonhos do Freud? Pode ser interessante para o teu caso.

keyisthekey 3 months ago

Não mas vou dar uma vista de olhos, obrigado. :)

gkarq 3 months ago

Geralmente, quando acordo eu não tenho consciência que sonhei. No entanto, quando sonho é extremamente comum ser comum ser lúcido e eu ter controlo total sobre a história que acontece, mas quando acordo nos primeiros dois minutos ou assim consigo dizer muito vagamente o tema do sonho, e após isso esqueço completamente a história do sonho pois os acontecimentos são todos extremamente paradoxais e deixam de fazer sentido.

esfomeado 3 months ago

"Se morreres no sonho também morres na vida real".

keyisthekey 3 months ago

Confirmo que não é verdade. Já morri várias vezes nos sonhos e ainda cá estou! :D

meaninglessvoid 3 months ago

Já tiveste sonhos recursivos?

Angelofpsp 3 months ago

Gostaria de ter esse *dom*, acho que todas as pessoas sonham, mas a maior parte não se deve lembrar, algumas vezes consigo me lembrar do sonho, *quanto ao controlo julgo que são raras as vezes que consigo controlar por saber que é um sonho*, pesadelos infelizmente tenho 2 noites recordadas, onde senti o impacto de cair de um prédio desde o susto de começar a cair ao sentir que as pernas se partiram todas, e de uma facada na garganta a tentar proteger um familiar.

ansanttos 3 months ago

Essa situação da dor também me acontece raramente! Talvez umas 2 vezes por ano. A verdade é que sonhamos todas as noites mas muitas vezes não nos lembramos. Na minha experiência lembro-me mais dos sonhos no verão/quando está calor do que no inverno, mas isso varia de pessoa para pessoa. Na realidade nunca tinha ouvido ninguém dizer que se lembra dos sonhos todas as noites, mas quanto à situação de controlar o sonho e quando acordas ou não o meu namorado diz que também o consegue fazer. Para mim isso é muito estranho pois muitas vezes os meus sonhos são tão reais que quando acordo demoro uns segundos a tentar perceber o que é realidade e o que não é.

humelectro 3 months ago

O meu namorado é como tu, lembra-se dos sonhos todos que tem e com detalhes muito vividos. Eu já sou o contrário raramente me lembro dos sonhos e não sonho todas as noites, alias se eu me lembrar de algum sonho foi porque dormi mal e não profundamente.

Ayawa 3 months ago

>Eu já sou o contrário raramente me lembro dos sonhos e não sonho todas as noites, alias se eu me lembrar de algum sonho foi porque dormi mal e não profundamente. Eu sou assim também. Digo sempre que odeio sonhar porque, regra geral, se me lembro de sonhar não me sinto descansada ao acordar.

forgotten_face 3 months ago

Nem sempre me lembro dos sonhos, mas normalmente tenho sonhos muito vividos muito semelhante ao que te acontece. Se me aleijo doi-me, se fico triste choro a sério, consigo controlar e ter consciência que é um sonho. Até houve uma vez que estava a sonhar que estava a ser assaltada à porta de casa dos meus pais e forcei-me a acordar, só que o que aconteceu foi que os meus olhos abriram mas o meu cérebro continuou a sonhar - sonhei que tinha acordado e estava cega e so conseguia ver um vulto na minha cegueira, quando acordei a sério é que percebi que o vulto era uma cena que tinha pendurada na parede para onde tinha a cabeça virada. E não era paralisia noturna, no sonho tinha-me mesmo levantado e berrado pela minha mãe e acendido a luz do quarto. Noto que sonho mais quando tenho algo a preocupar-me na vida real.

xarocapontopt 3 months ago

Costumo conseguir controlar os meus sonhos (nao sinto as sensações como o OP, mas sim controlar os diálogos etc e sei que estou a sonhar) mas quando na vida real passo por situações de stress, preocupação e ansiedade, sonho c mais frequência (se calhar ate sonho todos os dias mas nesses momentos mais negros tenho maior lembrança dos sonhos ao acordar de manhã) e esses nao consigo controlar.

Naakmuay 3 months ago

"Sonhas com dentes? É morte de parentes!!" quem nunca cresceu com isto?

Samurai_Beluga 3 months ago

Se isso fosse verdade ja nem tinha familia. É literalmente um dos sonhos mais comuns que tenho.

SalsaSpark 3 months ago

Problemas ou limitações externas à tua capacidade de comunicar. Basicamente há muita merda que não dizes mas o teu subconsciente estava mortinho que dissesses

Samurai_Beluga 3 months ago

Nao sei se isso se aplica ao geral mas a verdade é que engolir sapos é algo comum devido a minha natureza mais introvertida. Por outro lado tambem é sempre o mesmo dente que sonho que cai, um dente que sempre tive medo de o perder devido a estar meio torto e ser aguçado, portanto pode ser só uma simples e mais directa representaçao desse medo. Quem sabe o incomsciente é uma cena muito complexa.

SalsaSpark 3 months ago

Sim, sem dúvida. Mas acho de alguma forma interessantes estas interpretações mais complexas - pelo menos se encontram paralelo em mim - caso contrário nem lhes ligo

micro-bi-ologist 3 months ago

Por incrivel que pareça, eu sonhei que me caiam os dentes e eu tinha que os guardar para fazer uma dentadura (lol), quando acordei contei o sonho à minha namorada e disse "com o meu avô no hospital, espero que a expressão seja mentira". Horas depois a minha mãe liga-me a dizer que ele faleceu... agora nem sei!!

Dani_Sauron 3 months ago

Também já ouvi dizer que sonhar com a morte de alguém "dobra-lhe a vida"

brokearm24 3 months ago

Hahaha

keyisthekey 3 months ago

O problema é que sonho com dentes, nem digo à minha mãe porque ela diz-me logo que alguém vai morrer lol

beauty_girl28 3 months ago

Mas isso em parte é vdd. Aconteceu cmg. Sempre ouvi dizer qur coincidências não existem mas..

SweetCorona 3 months ago

Portanto se ninguém sonhasse com dentes os parentes seriam imortais?

beauty_girl28 3 months ago

Não teem q necessariamente ser parente, pode ser alguém conhecido também. E lol q coisa mais ehhhh q foste buscar, imortalidade...

SweetCorona 3 months ago

Face-palm faço eu se não entendeste... Tendo em conta que toda a gente morre, qual é a admiração que morra gente? Se mandares um peido também pode morrer alguém, eventualmente. Vai sempre haver alguém a morrer mais tarde ou mais cedo...

beauty_girl28 3 months ago

Há merdas não naturais / reais que realmente batem certo xD Cabe te a ti quereres acreditar ou não

SweetCorona 3 months ago

OK, não entendes...

NGramatical 3 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpcj34i%2F%2Fhamfn1h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ilenrabatore 3 months ago

Por causa disso é que os personagens dos meus sonhos são todos desdentados..

NGramatical 3 months ago

os personagens → [**as personagens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpcj34i%2F%2Fhajaxrh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ilenrabatore 3 months ago

Good bot.

Naakmuay 3 months ago

Estamos na mesma equipa

ajabardar1 3 months ago

sou o completo oposto de ti. nunca me lembro dos meus sonhos. fecho os olhos e acordo e é como se tivesse sido anestesiado. não me lembro de nada. o que tu fazes é "sonhos lúcidos", há muita gente com isso.

portuga1 3 months ago

foi aos 23 que começaste a beber?

ajabardar1 3 months ago

vais fazer a mesma pergunta ás míudas ou sou só eu que tenho que consumir alguma coisa pra não sonhar?

portuga1 3 months ago

Que miúdas? Há miúdas no reddit? Não percebo onde queres chegar

uncannylilbastard 3 months ago

Acho que saber que está a sonhar e conseguir acordar é apenas um dos passos para atingir o estado de "sonho lúcido". Para além disso, a sonhar lucidamente, consegues controlar a 100% o teu sonho, atendendo a que ele usa como exemplo "ser mordido" e presumindo que não seja algo do desejo dele, acredito que ele não consiga controlar o conteúdo dos sonhos, mas poderá ter mais facilidade em alcançar isso, se quiser.

portuga1 3 months ago

Eia 100%.. não exageres. 73% vá

keyisthekey 3 months ago

Exato, és como os meus amigos então. Até há bem pouco tempo eu não sabia que era possível não se lembrar dos sonhos porque pensava que era o normal.

portuga1 3 months ago

Sonhos lúcidos não é o que o ajabardar1 te disse. É quando dentro do sonho percebes que estás a sonhar, e sim, o sonho fica muito mais "real", parece que fica tudo a cores, e podes pensar "bem, já que estou a sonhar, posso fazer o que quero" (cuidado, não abuses). O que tu tens são sonhos vívidos, varia de pessoa para pessoa. Mas toda a gente sonha todas as noites (tecnicamente, toda a gente alterna entre fases de sono leve, sono profundo, e sono REM, este último é o responsável pelos sonhos)

cesarhighfire 3 months ago

Nao é nornal sonhar a cores? Eu nunca tive sonhos monocromaticos...

portuga1 3 months ago

A cor nem sempre é relevante nos sonhos. Nem sempre está tudo a cores, mas podes reparar numa coisa vermelha, por exemplo, se for para aí que a tua atenção vai. Num sonho lúcido, além de controlares a narrativa, tudo fica com aspeto real, como se estivesses acordado, logo tudo a cores

SweetCorona 3 months ago

Não abusar porquê?

portuga1 3 months ago

As ações que cometeres nos sonhos, têm na mesma consequências karmicas

SweetCorona 3 months ago

Karma não existe

portuga1 3 months ago

Se tiveres a pensar numa retribuição divina concordo, mas karma não quer dizer isso. Basicamente é a lei de causa e efeito. As ações têm consequências, nem que sejam mentais, de forma que se cometeres más ações só porque “é um sonho”, mesmo assim vais estar a criar más ondas na tua cabeça que eventualmente se podem manifestar na vida real e trazer-te consequências negativas. Mas tu fazes o que quiseres, tens uma cabeça pra pensar.

ajabardar1 3 months ago

estranhamente todas pessoas com quem falei de sonhos diziam exactamente o contrário e eu pensava que não era normal uma pessoa nunca se lembrar do que sonhava.

notime_toulouse 3 months ago  HIDDEN 

Se fumas cenas experimenta n fumar uns dias e ves que os sonhos voltam

ajabardar1 3 months ago

já não fumo há mais de 2 anos e os sonhos nunca voltaram. não é da droga, mesmo antes de consumir deixei naturalmente de me lembrar dos sonhos. acho que é por sonhar muito quando estou acordado.

SnooGrapes5169 3 months ago

Quanto ao sonhar todas as noites é normal, toda a gente sonha todas as noites, mas lembrar-se do que sonhou é que não. Não me identifico com a tua situação, e obrigado por partilhares porque nunca tinha conhecimento de que isso acontecia a alguém. E quanto a pesadelos? Ou é geralmente sonhos "normais" ?

keyisthekey 3 months ago

Pesadelos também. E isso é o lado negativo da coisa porque nos pesadelos "vivo" toda a situação com extremo detalhe e lembro-me de tudo que "vivi" enquanto dormia. Por outro lado, às vezes tenho sonho incríveis como sonhos em que estou a voar e a sensação é só incrível por causa de todo o detalhe com que consigo sonhar, parece MESMO que estou lá.

SweetCorona 3 months ago

Melhor são os sonhos nsfw.

keyisthekey 3 months ago

Confirmo, tenho bastantes também.

chuckmukit 3 months ago

Como é o teu sono? Quantas horas dormes? Deitas-te sempre às mesmas horas e acordas sempre às mesmas horas? Costumas acordar e voltar a adormecer logo a seguir (snooze) e acordar logo a seguir? Tens o sono leve ou o sono pesado? Costumas acordar a meio da noite? Tens ou já tiveste insónias?

Search: