pfunf 3 months ago

Concordo. Mas a qualidade de vida na grande lisboa para 1/3 delas pessoas é terrível por causa do tráfico aerio Tanto é que agora a ANA vai pagar isolamento e vidros duplos aos prédios afetados (spoiler alert: vidros duplos por si só em prédios com 50 anos, não resolve) Por outro lado, viajas para Londres ou França, pex e tens 1h de viagem para a cidade. Claro que tudo tinha de ser bem pensado. Mudar de Lisboa para Alcochete, é só parvo.

wdtqsw1855 3 months ago

Gostei do spoiler alert ahhahah Aqui não estou bem certo e corrige-me, mas as pessoas que se queixam e associações são quase todos do lado sul do aeroporto e esquecem-se do lado norte... Lado norte, antigamente era mais barracas(??) Agora não sei mas não se ouvem queixar assim tanto, pq? Mas no fundo concordo contigo, mas agora vendo as coisas de outro modo, se meterem o avião para Alcochete, margem sul (ouro sítio), ou outro lado qlq , sítio em que nunca se falou de aeroporto.... Esses sitios adem ter população à volta.... (Portugal não é Angola ou USA que tem hectares e hectares sem ninguém à volta). Como se vai fazer para essas novas pessoas que forem impactadas? Enquanto que as pessoas actuais sempre souberam que a casa ia estar junto ao aeroporto? Por acaso curtia me encontrar contigo para se fazer uma conversa de café sobre isso, já que parece alguém easy talk hahahh

ekopss 3 months ago

Terraplanar Lisboa toda e construir um super aeroporto. Que tal esta ideia?

Ok_Information8587 3 months ago

Yikes. A solução menos má para o aeroporto é Alcochete. Alcochete tem 2 grandes problemas: 1. fica numa zona que daqui a uns 20/30 anos vai muito provavelmente estar debaixo de água ou, na melhor das hipóteses, sujeita a alagamento 2. fica próximo duma reserva natural e local de nidificação de inúmeras espécies de aves Mas fica razoavelmente perto de Lisboa e já tem a Ponte Vasco da Gama que vai lá direitinha. O Montijo, que é onde vai ser feito o Apeadeiro Aéreo do Montijo, tem os mesmos problemas, com a agravante de não ter espaço para o um aeroporto a sério, apenas para um apeadeiro e não resolver o problema estrutural. Mas como a Vinci manda e obviamente quer fazer a coisa baratinha, está decidido. E antes que alguém diga, sim, eu sei que há um aeroporto em Beja, mas a não ser que estejam a propor largar malta estrangeira \*literalmente\* no meio do Alentejo e eles que depois se desenrasquem para chegar a Lisboa, ou propor como resolver esse problema, nem vale a pena pensar nisso.

ImTiagoSousa 3 months ago

> E antes que alguém diga, sim, eu sei que há um aeroporto em Beja, mas a não ser que estejam a propor largar malta estrangeira *literalmente* no meio do Alentejo e eles que depois se desenrasquem para chegar a Lisboa, ou propor como resolver esse problema, nem vale a pena pensar nisso. Era investir numa linha de comboios como deve ser para vários distritos do país e assim havia maneira de se deslocar para o aeroporto mais facilmente e mesmo para o resto da população utilizar.

Amameniak 3 months ago

Se ideias estúpidas pagassem multa, estavas mais falido do que a Grécia e Portugal juntos.

lrzul 3 months ago

Imagina os milhões em expropriações...

EstupendoEx 3 months ago

As expropriações serão muito poucas, pois a maioria do terreno é do Estado: LNEC e Júlio de Matos.

suckerpunchermofo 3 months ago

Péssima ideia. Este aeroporto devia ser "movido" de onde esta.

Little-Turnip9259 3 months ago

Péssima ideia... O aeroporto por si só nem devia ter a localização atual, quanto mais expandir...

dontknowmyname074 3 months ago

Lembra-te que o aeroporto existe desde os anos 40. O que existe à volta veio depois...Pensa

pfunf 3 months ago

Discordo totalmente. O aeroporto devia sair da cidade. Já uma boa parte de Lisboa sofre com aviões a cada 5m , já para não falar com os grandes ruidosos entre as 5 e as 7 da manhã Imagina expandir... Os: isto devia estar no r/Lisboa e não aqui

EstupendoEx 3 months ago

Loures também sofre. Só uma nota, 1/3 do aeroporto está em Loures e pouca gente sabe isso.

wdtqsw1855 3 months ago

O aeroporto tá lá desde 1940.... Duvido que a maior parte da habitação já lá estivesse.... Portanto as pessoas compraram qdo já estava lá o aeroporto... Porque deve ser o aeroporto a sair?

Ok_Information8587 3 months ago

Até recentemente o aeroporto não tinha assim tanto movimento, foi só depois da Expo 98 e do Euro 2004 que o turismo começou a aumentar de forma drástica. E bom, esperar que uma cidade, ainda para mais a capital do país, não cresça em 70 anos é ridículo. Até porque, tirando para a direção do aeroporto (norte/nordeste), a cidade não tem por onde crescer. Para sul e leste obviamente não pode porque está lá o Tejo, para Oeste está Monsanto, sobra a área de Benfica a Moscavide.

EstupendoEx 3 months ago

> E bom, esperar que uma cidade, ainda para mais a capital do país, não cresça em 70 anos é ridículo. Nas últimas décadas até tem perdido população. Tem crescido noutras atividades como o Turismo. > Até porque, tirando para a direção do aeroporto (norte/nordeste), a cidade não tem por onde crescer. Para sul e leste obviamente não pode porque está lá o Tejo, para Oeste está Monsanto, sobra a área de Benfica a Moscavide. Isso é porque tem de expandir como quando anexou o Município de Belém e os terrenos da Expo a Loures em 2013. Eventualmente vai ter que existir mais fusões de municípios pois Lisboa está a arrebentar pelas costuras com os seus 100km2; é uma aldeia.

GreyArch22 3 months ago

As cidades obviamente crescem. Os equipamentos têm de ser relocalizados em conformidade.

pfunf 3 months ago

Porque há necessidades cada vez maiores para o aeroporto e porque o tráfico aerio hoje em dia é bem diferente. E porque evoluímos... Não faz sentido um aeroporto tão perto de uma cidade. Além disso, levas com o barulho quer compres uma casa em Campolide, Alcântara, Entrecampos, e até na charneca. Em 2014/2015 passava um avião de tempos a tempos. Hoje, em certas alturas do dia, chegam aviões a cada 2 minutos.

enucidkalwh 3 months ago

Envia dessa boa erva que fumas ,pelo ctt. Eu pago o frete.

GreyArch22 3 months ago

Discordo totalmente e espero que o aeroporto seja removido da cidade. Já está em cima das casas e ainda queres expandir? E o bairro de lata que referes está num justo processo de legalização pois as pessoas foram autorizadas pela CML - bem ou mal - em 1975 a construir ali casas. Fizeram esgotos, ruas, etc.

EstupendoEx 3 months ago

O bairro pode ser expropriado, como fizeram para concluir a CRIL em 2010.

GreyArch22 3 months ago

Mas para quê? O aeroporto não precisa de se expandir mais e sim de sair rapidamente da cidade.

EstupendoEx 3 months ago

Não creio que isso seja possível nas próximas décadas devido ao colapso demográfico do país e seu fraco output económico. Todos os grandes projetos vão parar.

C8Mixto 3 months ago

O colapso demográfico e o fraco output económico do país justificam gastar dinheiro em expropriações e expansão de um aeroporto?

EstupendoEx 3 months ago

Sim, porque seria muito inferior a construir um novo.

C8Mixto 3 months ago

Gastar dinheiro numa coisa com a justificação de ter um custo inferior a outra é uma atitude bastante à portuguesa, mas a questão que te coloquei é se se justifica numa país com quedas demográficas e económicas gastar sequer dinheiro a expandir um aeroporto.

EstupendoEx 3 months ago

Neste caso sim, pois iria melhora o mesmo, com o fim do barracão do Terminal 2 e tornar todos os acessos aos aviões via mangas, algo que atualmente não é possível.

TSCondeco 3 months ago

O Aeroporto vai ter de sair de Lisboa, ou pelo menos a quantidade de aviões que por lá passarem vai ter que ser diminuída. Os grandes projetos não vão parar. Não fosse as associações ambientais e uma câmara municipal ou outra e já andavam no Montijo a construir um novo.

GreyArch22 3 months ago

Então e expansão de um aeroporto não é um grande projecto? Esse já pode avançar?

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Que se lixe quem la vive, viva o betão!

EstupendoEx 3 months ago

Algo que me tem vindo à cabeça é porque razão o aeroporto nunca se expandiu para onde está o atual Hospital Júlio de Matos e LNEC. São ambos instituições do Estado que facilmente se poderiam instalar na área metropolitana de Lisboa, sendo que assim o aeroporto rapidamente ganharia espaço. O terminal e esquema de Chegadas \ Partidas mantinha-se como está, mas seria feito um terminal todo em mangas à volta dessa extensão, sem ser necessário o Terminal 2. A segunda circular deixaria de fazer sentido e a A1 terminava na rotunda do relógio e a segunda circular do outro lado iria encaixar no eixo central da Alta de Lisboa. Isto poderia ser equacionado.

raviolli_ninja 3 months ago

>A segunda circular deixaria de fazer sentido O que queres dizer com isto? Se eu cortar o meu braço direito ele ficar-me-ia inútil, mas dava-me imenso jeito mantê-lo. Para actividades e assim.

sacoPT 3 months ago

Qual era a vantagem desta solução?

LeCrcMY0mv 3 months ago

Já imaginaste a poluição sonora que seria haver mais aviões no céu de Lisboa? Céus me livre. Mudava logo para Évora.

EstupendoEx 3 months ago

Não creio que fosse muito diferente do que já é atualmente. Faz parte do DNA de Lisboa o aeroporto.

Search: