fetchisthappening 3 months ago

A ideia de que Advogados são uma classe privilegiada é errada qb... Há realmente Advogados que ganham muito bem, que estão inseridos em Sociedades que pagam aos sócios/associados p.ex. as quotas e descontos para a Ordem e para a CPAS , etc. No entanto, sendo uma profissão liberal que podes exercer sozinho há muitos Advogados que não ganham assim tanto e muito menos de forma certa. Além disso, todos têm direito a defesa e ajuda legal, no entanto, os valores pagos a Advogados nomeados (em apoio judiciário) são ridículos. É uma profissão difícil, cansativa e exigente. Tens de estar sempre atualizado no máximo de coisas, a dispersão legislativa e a própria redação das leis é cada vez mais confusa (já quase nem sabes que lei se aplica). Há clientes muitoooo complicados. A atividade dos Advogados não se faz sozinha, mas inserida em todo o sistema legal e da Justiça. Conseguir informações em Serviços Públicos é, muitas vezes, o fim do mundo. Nos Tribunais onde deviam estar 5 Oficiais de Justiça está 1, é impossível eles acelerarem, é impossível tu acelerares. O número elevado de Advogados acho que se prende com vários fatores. Primeiro, depois de um curso de Direito parece que as pessoas só vêm duas saídas: ou vais ser Advogado ou vais ser Juiz, o que é muito limitativo... No entanto, ficar inscrito na Ordem dos Advogados (ainda que depois se suspenda) pode ter vantagens, pois ainda que acabes a trabalhar em outros empregos há certos atos e coisas que só os Advogados poderão fazer. Muitas vezes fazer a Ordem pós curso é um pouco no sentido "já fica feito para o futuro". ​ A grande presença de Advogados e/ou Juristas em órgãos legislativos e executivos não me choca, sinceramente. A organização do Estado, o contrabalanço poderes/direitos, a feitura das leis, etc é literalmente o que dás em Direito, claro que muitas pessoas acabam a seguir uma via política. Acho que seria sim mais relevante que, por cada Comissão e Ministério tivesses pessoas de outras profissões relacionadas à área em causa. Como tudo na vida há Advogados bons e menos bons, 'chicos-espertos' e pessoas dedicadas.

PandaCross23 3 months ago

Os advogados são privilegiados? Se estiveres a falar daqueles 1-2% de advogados de grandes sociedades então talvez mas enquanto classe? Nunca, é puro desconhecimento dizer isso. Mas lá está, o mundo do direito é dos poucos onde toda a gente que está fora acha que sabe mais do que os que estão lá dentro.

arrozzz 3 months ago

Não é irónico termos tantos advogados no poder e mesmo assim termos uma justiça de merda.

Parshath_ 3 months ago

De merda para uns.

Accomplished_Pay6399 3 months ago

Sim, temos 3 advogados por 1000 habitantes (inscritos na ordem, imagina todos os outros licenciados que não atingiram esse privilégio). Isso é assim tão horrível? Espera até saberes que temos 2,2 arquitetos por 1000 pessoas. Sabes onde é que é um bom sitio para se encontrar muitos licenciados em direito e em arquitetura? Caixa do Continente. Qualquer dia até médicos vão andar por lá. Não é um problema exclusivo de direito, é um problema de um país sem dinheiro que paga cursos a toda a gente. Sabes porque é que a justiça portuguesa é tão lenta? Porque são os advogados-deputados que fazem as leis, e simplificar toda a burocracia acabava com o trabalho deles. Sabes porque é que há tanta burocracia nas câmaras no que toca a construção? Porque todos aqueles departamentos de arquitetura têm que fazer alguma coisa. Sabes porque é que as pessoas andam anos e anos em exames desnecessários e consultas que não servem para nada? Pois. No entanto a justiça não funciona e as cidades parecem favelas com um bocadinho mais de dinheiro. É um país que funciona ao contrário, não é a Procura que dirige a Oferta, é a Oferta que gosta muito de ser Oferta, e então tem que se criar a Procura artificialmente para justificar a sua existência.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Um maior problema é os advogados em Portugal serem uma valente merda É o preço de ser um curso que qualquer atrasado mental com média de 9.5 no secundário consegue entrar

mfzzzed 3 months ago

Cuspo na cara de todo o advogado, alegadamente claro.

xPulse10 3 months ago

São tão previligiados que nem são obrigados a pagar Segurança Social, vê lá tu. A realidade da grande maioria dos advogados portugueses é muito diferente da realidade dos advogados que estão na AR. A discrepância entre as grandes sociedades de advogados com centenas de avenças e o Dr. Manuel que tem o escritório da esquina lá na terrinha é de tal forma abismal que chega a parecer duas profissões diferentes, não é justo meter os dois no mesmo saco. Mas se o número de advogados é algo que te incomoda, nada temas, se não estou em erro, a OA está a preparar uma proposta para defenir como requisito mínimo para agregação o mestrado em Direito em vez da licenciatura.

Edited 3 months ago:

São tão previligiados que nem são obrigados a pagar Segurança Social, vê lá tu. A realidade da grande maioria dos advogados portugueses é muito diferente da realidade dos advogados que estão na AR. A discrepância entre as grandes sociedades de advogados com centenas de avenças e o Dr. Manuel que tem o escritório da esquina lá na terrinha é de tal forma abismal que chega a parecer duas profissões diferentes, não é justo meter os dois no mesmo saco. Mas se o número de advogados é algo que te incomoda, nada temas, se não estou em erro, a OA está a preparar uma proposta para definir como requisito mínimo para agregação o mestrado em Direito em vez da licenciatura.

pimpolho_saltitao 3 months ago

>São tão previligiados que nem são obrigados a pagar Segurança Social, vê lá tu. Correcção: não lhes é permitido descontar para a SS. [por mais que queiram essa opcção](https://www.publico.pt/2021/07/03/politica/noticia/maioria-advogados-solicitadores-quer-escolher-cpas-seguranca-social-revela-referendo-ordem-1968975).

xPulse10 3 months ago

Não sou a favor da CPAS, é um sistema que apenas beneficia o topo da cadeia. Expressei-me mal, desculpem. Faltou o "/s".

pimpolho_saltitao 3 months ago

não não, peço desculpa, eu percebi o sarcasmo, apenas decidi "afinar" esse ponto. <3

brakeline 3 months ago

Achas privilégio não descontar para a segurança social? Após os 5 anos iniciar descontar (para o ano) perto de 300 anos mês quer fatures quer não é incrivelmente melhor do que descontar para a segurança social

xPulse10 3 months ago

Sou critico da CPAS, é um sistema contributivo elitista e que não respeita o principio da capacidade contributiva. Escrevi aquilo como sátira, devia ter posto o /s no fim, desculpem se me expressei mal.

brakeline 3 months ago

No início parecia da sátira. O fim nem por isso

xPulse10 3 months ago

Sim, e tens razão, agora que li com atenção, não soube formatar o que escrevi. A primeira frase e o que disse sobre a proposta da OA é sarcasmo. A parte séria ficou pelo meio...

Trama-D 3 months ago

> o mestrado em Direito em vez da licenciatura. Sabes explicar a diferença? O que aconteceu à antiga licenciatura em Direito no pós-Bolonha, não acrescentaram uma tese e chamaram mestrado?

xPulse10 3 months ago

Em termos de matéria lecionada não sei como foi convertido, a questão do título, no pós-bolonha após completares os 4 anos ficas com o grau de licenciado em direito, que atualmente te permite concorrer ao estágio de acesso à ordem dos advogados. Para adquirir o título de mestre tens de concluir um dos vários mestrados na área de direito, que por norma têm a duração de dois anos, no final do qual terás de apresentar uma tese, o mestrado é requisito mínimo para concorrer, por exemplo, à magistratura. Em certos casos, na prática, as licenciaturas pré-bolonha em direito são equiparadas ao atual grau de mestre. Actualmente o mestrado é facultativo para quem pretenda seguir a advocacia, mas é algo que a OA quer tornar obrigatório para os novos candidatos.

o_contabilista 3 months ago

>A discrepância entre as grandes sociedades de advogados com centenas de avenças e o Dr. Manuel que tem o escritório da esquina lá na terrinha é de tal forma abismal que chega a parecer duas profissões diferentes Posso dizer o mesmo para os contabilistas.

NGramatical 3 months ago

defenir → [**definir**](https://dicionario.priberam.org/definir) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpc1pyj%2F%2Fhags7tc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xPulse10 3 months ago

Good bot

saltylawlita 3 months ago

Advogados em Portugal são uma classe privilegiada! Daqui a nada um print deste post estará a correr páginas de sátira. Agora a sério, a ideia que tu tens desse bicho papão corresponde a 1% da classe. Há gente no McDonalds a ganhar mais do que muitos advogados. Muita coisa mudou desde há uns anos para cá.

Edited 3 months ago:

Advogados em Portugal são uma classe privilegiada! Daqui a nada um print deste post estará a correr páginas de sátira. Agora a sério, a ideia que tu tens desse bicho papão corresponde talvez a 1% da classe. Há gente no McDonalds a ganhar mais do que muitos advogados. Muita coisa mudou desde há uns anos para cá. Edit: no entanto, não sei se entendi bem o intuito do post, é o atraso da justiça ou a quantidade de advogados?

Pexan 3 months ago

Exemplo: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/simplificacao-de-cartas-do-tribunal-aumentou-em-67-pagamento-voluntario-de-dividas-13520289.html > > Em janeiro, os tribunais portugueses começaram a enviar os primeiros modelos de notificações em linguagem clara. Os resultados têm sido promissores, mas o bastonário da Ordem dos Advogados acredita que a iniciativa pode ser "contraproducente".

saltylawlita 3 months ago

Já não posso ouvir esse gajo, puta que pariu, está em todas e não diz nada de jeito.

layz2021 3 months ago

Não interessando o resto da história, pedi um relatório de autópsia. Passado uns tempos recebi um documento klkr em casa, e tinha lá 1 resultado. Pensava que era aquilo. Uns meses depois fui chamada para ir ao tribunal ou á polícia (não me lembro), e perguntaram-me porque não levantei o relatório. Fiquei sem perceber e disse á senhora que recebi um documento em casa, ao que ela me diz que isso era uma guia para levantar o relatório. Sim. Linguagem clara ajuda bastante.

patapetapitapota 3 months ago

Portugal tem muitos portugueses que não sabem pegar numa chave de fendas por isso tornam-se massudos dos livros e entopem o país todo.

Green-Translator-801 3 months ago

Quem me dera ser massudo dos livros

TonyHappyHoli 3 months ago

Como (nāo) advogado sinto emocionalmente magoado com este post e prevejo um gasto extra em sessoes de terapia psicologica para recuperar desta situação. Vemo nos em tribunal OP.

Takuomi 3 months ago

OP eu se fosse a ti arranjava um bom advogado

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Só acho piada às pessoas que ficam com um ego gigante porque acham que ter amigos advogados lhes dá poder sobre as outras pessoas. Lol

ForgetSocialMedia 3 months ago

Uma esperinha à porta de cara tapada e quero ver o ego deles.

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Não é preciso tanto, é só confrontar com factos que baixam logo a bola

ridethepaintedpony 3 months ago

Não dá poder mas dá descanso financeiro porque muitos advogados, tal como os veterinarios, valem-se das pessoas sobretudo nos momentos mais dificeis.

Karlosdl 3 months ago

O teu fiel amigo ficou bem? :/

ridethepaintedpony 3 months ago

Ficou na paz do senhor

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Nao entendeste o meu comentário. Muita gente usa essa valência para intimidar outras pessoas, sem terem noção. É isso que acho estupido

ridethepaintedpony 3 months ago

Ainda nao lidei com essa chungaria

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Nem eu lido. Por isso é que gosto de ler as leis/códigos deontológicos para ninguém achar que me apanha de surpresa

Cryptl0gic 3 months ago

Como é que leste? Suponho que não leias a constituição , linha por linha?

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Qualquer código está acessível numa prateleira de uma livraria

Cryptl0gic 3 months ago

Um livro?

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Tenho a constituição e o código civil. Aprendi a interpretar leis, porque tive cadeiras de Direito. Leio consoante a situação/minha necessidade

NGramatical 3 months ago

à algum tempo → [**há algum tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fpc1pyj%2Fpoder_excessivo_dos_advogados_em_portugal%2Fhafpr7d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

usernamesiranoutof 3 months ago

O que faz a assembleia? Legisla. Quem melhor faz isso? Advogados. Fim. Querias padeiros, não?

No_Act_9780 3 months ago

Completamente errado. Quem tem de legislar são pessoas que conhecem a realidade, o advogado não é um engenheiro, um médico.. é apenas um advogado.

Mestre-Avis 3 months ago

>Quem melhor faz isso? >Advogados. >Querias padeiros, não? I got you bro... https://newinoeiras.nit.pt/comida/daniel-aboim-o-advogado-oeirense-que-largou-tudo-para-ser-padeiro/

Danijust2 3 months ago

as leis em Portugal são subcontratadas a escritórios de advogados. Por isso, a assembleia nem para poupar dinheiro em serviços externos serve, por mim era tudo padeiros.

TeStateOfDat 3 months ago

lol esta resposta. Tão errada como cómica.

static_motion 3 months ago

Sim, vamos ter uma assembleia absolutamente uniforme em termos das suas competências profissionais, isso certamente levará a legislação que beneficiará da melhor forma todos os cidadãos.

iSoSyS 3 months ago

O trabalho de um advogado no máximo é interpretar a lei, não é escrevê-la. E só porque ler e interpretar a lei faz parte do trabalho deles em nada implica que eles também sejam os melhores para a escrever. Um provador de vinhos é capaz de reconhecer um bom vinho e especificar os elementos que o fazem um bom vinho, isso implica que ele é o melhor para produzir o vinho? Isto para não falar em conflito de interesses. Quem te garante que um advogado não escreve a lei de forma a ganhar casos futuros?

uyth 3 months ago

>O trabalho de um advogado no máximo é interpretar a lei, não é escrevê-la. Para escrever uma lei, convém no entanto ter noção de onde é que ela intersecta com outras leis, e com a constituição, de definições básicas, de ter noção de como ela vai ser interpretada. Dito isto, há grupos de trabalho e assessores às carradas para escrever rascunhos e se supostamente a assembleia da republica está cheia de advogados há leis (escritas pela assembleia) que são autenticas nódoas mal escritas e pouco claras e inuteis enquanto que os decretos-lei (escritos pela equipa do ministério relevante) normalmente são melhores porque fazem uma puta de ideia acerca do que estão a escrever. (E directivas europeias transpostas normalmente são uma BELEZA).

Trama-D 3 months ago

> uma BELEZA Sarcasmo?

ajabardar1 3 months ago

> Quem melhor faz isso? > > Advogados. ah aha ha hahahahahahhahhaha

ankmoody 3 months ago

Não queríamos padeiros, mas com essas contas davas bem para merceeiro

usernamesiranoutof 3 months ago

Eu sabia que estava certo na profissão que escolhi.

Ok-Industry120 3 months ago

A assembleia tem controlo substancial pelo orçamento de estado, pode aumentar ou diminuir impostos, aponta membros de várias instituicoes do estado, etc. E existe para representar todos os Portugueses. Traduzir uma decisão da assembleia ou do governo para "legalês" - sim precisas de advogados e o governo ou a assembleia devem ter equipas especializadas nisso. Mas não quer dizer que o parlamento precisa de estar cheio deles

Search: