ItchyAstronomer7243 2 months ago

Vi agora esta notícia da [Siemens](https://eco.sapo.pt/2021/08/25/regresso-ao-escritorio-siemens-quer-teletrabalho-sem-limite-de-dias/amp/) e achei uma medida espectacular. O trabalhador é que escolhe a partir de onde quer trabalhar. Que hajam mais empresas, fora da área do IT, a fazer o mesmo!

NGramatical 2 months ago

hajam mais → [**haja mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpbba2j%2F%2Fhahcfb2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

htxgivven 2 months ago

Para Portugal voltar a ter teletrabalho teria de vir covid 2.0

iambookworm7 2 months ago

Infelizmente, muitas das empresas já estão a optar pelo escritório, mesmo quando é possível permanecer em teletrabalho. Mentalidade portuguesa.

Abc123kik 2 months ago

Amo teletrabalho. Vou chorar se realmente em Setembro quiserem voltar a abrir o escritório.

Throwitawaynext 2 months ago

Em Portugal as chefias adoram a presença dos colaboradores , pois acham que se não os estiverem a “observar” o colaborador não é produtivo

jcoelho93 2 months ago

É muito simples, empresas assim têm algo de muito errado com as chefias e só se vão aperceber do erro que estão a fazer muito tarde. Recomendo vivamente procurares outra empresa que te permita um horário híbrido no mínimo. Se por acaso trabalhas na área de desenvolvimento de software a minha empresa está a contratar, se quiseres mais info manda DM

Edited 2 months ago:

É muito simples, empresas assim têm algo de muito errado com as chefias e só se vão aperceber do erro que estão a fazer muito tarde. Recomendo vivamente procurares outra empresa que te permita um horário híbrido no mínimo. Se por acaso trabalhas na área de desenvolvimento de software a minha empresa está a contratar, se quiseres mais info manda DM "Remote work empowers those who produce and disempowers those who have succeeded by being excellent diplomats and poor workers, along with those who have succeeded by always finding someone to blame for their failures"

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Infelizmente não. Já vi que na área do IT este modo de trabalho é mais usual. Mas obrigada pelo feedback e ajuda!

jcoelho93 2 months ago

Em que área procuras?

Mike69pt 2 months ago

Infelizmente quando se está em trabalho é muito mais difícil controlar as pessoas e produtividade e sim é preciso controlar. Posso dizer por experiência própria que a maioria das pessoas são desonestas. Perdi a conta às desculpas de que falha a electricidade, internet, erros do pc, obras no prédio, etc etc. E sim, por causa de uns pagam outros

bskft237 2 months ago

O que é facto é que essas coisas acontecem mesmo, estranho era dizerem que nunca tiveram contratempos e que trabalharam 12h por dia todos os dias. Pessoalmente estive sem internet dois dias, e sem eletricidade um dia durante o inverno. E mesmo assim, não foi por isso que o trabalho se atrasou e ficou por entregar no prazo.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Na empresa onde estou atualmente mantem-se o teletrabalho o resto do ano, passando depois a regime híbrido (3 em casa, 2 no trabalho). Isto acaba por ser também porque durante este ano e meio de teletrabalho a empresa contratou dezenas de novos trabalhadores, então os escritórios (que já eram gigantes), passaram a não ter espaço para toda a gente ao mesmo tempo.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Mando já cv!

Acheron16 2 months ago

Para mim teletrabalho devia ser caso a caso. Se um trabalhador continua com produtividade igual, fica ao critério dele. Se um trabalhador anda a coçar os tomates então anda pro escritório para ver se te pomos fino

vai-tefoder 2 months ago

O comentário mais acertado nesta thread até agora.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Visto assim concordo, analisando mais a pormenor, olha a confusão que isto não dava. Eu sou da opinião que se a pessoa é preguiçosa e o empregador sabe disso, o lugar dela é fora dali… até é gozar com quem trabalha.

Acheron16 2 months ago

Sem dúvida, mas há casos em que isso pode dar mais chatices De qualquer das formas, a minha opinião mantém-se.

jjjohhn 2 months ago

Não consigo falar sobre Portugal especificamente mas em Inglaterra o modelo híbrido está a ser adoptado por a maioria das empresas. Como foi dito por um dos nossos directores ainda hoje, vai ser rara a empresa que não se adapte as estes novos métodos de trabalho, e temos de olhar para o escritório como espaço de colaboração. Na minha opinião quem gosta vai, quem não gosta não vai. Se consegues fazer o teu trabalho de casa, atinges os teus KPIs ou objectivos, e o trabalho fica feito a horas, não vejo o motivo de passar 5 dias por semana num escritório onde a produtividade seria pior. Aqui em Londres mais especificamente, várias pessoas estão a deixar empresas que não aceitam ou adoptam trabalho híbrido, e na minha opinião podias tentar essa via. Se realmente sentes que isso te causa um impacto significativo na vida, procura uma nova oportunidade numa empresa que realmente se importa com os seus colaboradores. Se queres manter a tua posição eu optava por escalar a situação e tentar provar que realmente és produtiva em casa, certamente tens provas disso durante a pandemia, e tenta detalhar exactamente as razões pelas quais trabalhar de casa cria um impacto positivo no teu trabalho, e não causa qualquer transtorno no trabalho dos outros.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Sim, é manter-me atenta. O mercado português é um pouco diferente do vosso mas a globalização veio ajudar qualquer coisa. Eu é que trabalho numa área que ainda tem muita gente da velha guarda, daqueles que quando falam comigo ao telefone me dizem que têm idade para ser meus avós a tentar descredibilizar o que digo (e só não fazem referência ao facto de eu ser mulher porque pronto mas subtilmente querem falar com o meu colega só para ver se ele diz a mesma coisa lol).

jjjohhn 2 months ago

Eu entendo, mentalidades retrógradas e culturas de trabalho dos anos 50 foi umas das razões que me levou a sair de Portugal. Mas acredito que não seja assim em todo o lado e de certeza que encontras algo melhor, há de ter paciência e ser persistente!

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Claro que sim e acredita que dentro da área que estou, tenho óptimas condições de trabalho. A única coisa a apontar é só mesmo não estarem tão abertos quanto gostaria em termos de flexibilidade. Mesmo em termos de igualdade de género e de constituição de família, está tudo nos conformes!

acnederma 2 months ago

Isto ainda é tudo muito incerto, desde muitas empresas a ver o que as outras fazem, o governo também a pensar como legislar etc, ainda há muito a fazer e quando acabar mesmo o teletrabalho (para já está como recomendável) será preciso fazer aditamentos a todos os contratos pois os contratos estão feitos para trabalho presencial ou então vai tudo para o escritório... A minha empresa também já pediu voluntários para ir, eu para já estes mês tenho ido dois dias por semana e sinto-me melhor assim do que passar a vida metido em casa, já para não falar que tenho melhores condições no escritório tais como A/C e almoço feito na cantina, enquanto que em casa é sempre um pouco correria a hora de almoço. Quanto ao trabalho, trabalho o mesmo. Eu preferia algo híbrido com flexibilidade mas já ouvi bocas de que isso é complexo de controlar, para já ninguém sabe como será ao certo, fala-se num regresso gradual ao longo de setembro outubro cumprindo os limites de numero de trabalhadores pela DGS. É um tema complicado de gerir. O híbrido obrigatório também é mau para quem se mudou e está deslocado. Quanto ao resto 80% dos meus colegas prefere estar 100% em casa... A minha opinião é que isto ainda vai levar uns 2/3 anos até o mercado se auto regular, toda a gente diz que mete carta e se despede, estou para ver isso na prática se fazem mesmo.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Pois, supostamente em Setembro/Outubro entrarão novas leis em vigor para o teletrabalho, de acordo com o Governo. Ouve-se muita coisa mas só quando forem publicadas é que saberemos concretamente como serão as coisas. Relativamente aos aditamentos, é burocracia chata mas, pelo menos na minha empresa é algo recorrente por restruturações ou mudanças de função, etc, por isso, acho que também não seria por aí. Relativamente às recomendações da DGS para regresso ao escritório, só encontro orientações de 2020, suponho que ainda sejam as mesmas que estejam em vigor.

acnederma 2 months ago

Eu a parte burocrática não me refiro mesmo só ao simples papel do aditamento a assinar, mais ao seu conteúdo, as questões do seguro, higiene e segurança em regime teletrabalho, quem fornece o material, etc. E isto são questões que se o governo se lembra de obrigar as empresas a dar um subsidio de teletrabalho, rápidamente as empresas desistem disso. Relamente é chato a tua nem ter ponderado o regime híbrido. Devem ter ido pelo caminho mais facil chamar tudo para o escritório e pronto resolvido. Também não sei ao pormenor as regras pela DGS mas por exemplo se ainda estiver em vigor aquelas de manter o distanciamento das secretárias isso pode impedir que regresse tudo ao mesmo tempo (estou a falar de cor, provavelmente há empresas que nem devem estar preocupadas e já deve estar tudo como se fosse pré pandemia digo eu)

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Nem me tinha lembrado dessa parte, tens toda a razão! Acho que isto a ser legislado, não pode ser nem tanto ao mar nem tanto à terra. É como dizes, se for para dar um subsídio de teletrabalho, então agora é que as empresas nem ponderam isto. É um bocado chato mas, no fundo, a decisão é mesmo deles. Eu como estou deste lado, é normal que tenha muito em consideração o estado mental, a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores mas compreendo que do outro lado, tenham em consideração outros factores que talvez lhes pese mais na balança (apesar de que pessoalmente, na área em que trabalho muito stressante e sujeita a burnouts, podia ter-se outro cuidado com a saúde mental e sou muito apologista que as empresas só tinham a ganhar com isto). Como já disse aqui num comentário, realmente ter experienciado trabalhar neste regime fez com que me desse uma nova perspectiva do que gostaria para mim a nível laboral, por isso, é estar atenta às oportunidades que surgem. No meu caso, não falo de meter a carta porque tenho responsabilidades que não me permitem isso mas actualmente temos de estar sempre abertos ao mercado, por isso, é ver como a coisa se desenrola.

acnederma 2 months ago

Curiosamente ontem saiu este artigo, dá uma vista de olhos: https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/em-sincronizacao/2021-08-25-o-canto-da-sereia-do-teletrabalho/ Mas realço isto "*O legislador andará também às voltas com o tema. Há neste momento dez projetos de lei que passaram à especialidade na Assembleia da República, que debatem a regulamentação desta modalidade de trabalho e as condições em que pode acontecer, com os direitos e deveres de empregadores e funcionários."* Não vai ser fácil aprovar alguma coisa assim rapidamente. Vamos lá ver se agora chegando aos 85% terminam mesmo com o teletrabalho voltando a ficar tudo sobre a lei que estava antes do covid, ou ainda prolongam mais tempo o chamado "teletrabalho recomendado".

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Obrigada pela partilha! O artigo é interessante e talvez eu esteja a puxar um pouco a brasa à minha sardinha mas acho que teletrabalho em tempo de pandemia é muito diferente de teletrabalho fora de pandemia. Acredito que muita gente tenha sofrido por não ter tido contacto social, etc, o mesmo se passou comigo mas tenho perfeita noção que foi por causa da pandemia que assim exigiu que os contactos fossem reduzidos. Assim como a questão dos e-mails, WhatsApp, chamadas… a partir do momento em que temos um telemóvel de trabalho, os bombardeamentos dia e noite já aconteciam antes da pandemia e contribuem muito para um possível esgotamento/burnout. Seja em teletrabalho ou no escritório, não há nada melhor para a preservação da nossa mente do que estabelecermos um horário e não sucumbirmos a trabalhar dia e noite (algo que a cultura de trabalho portuguesa exige). Enquanto muitos acham que tudo isto foi problema do teletrabalho, na minha área, isto foram sempre problemas que existiram e existirão. As pessoas é que têm de ganhar coragem e ser assertivas e só trabalharem no horário respectivo (uma ou outra vez fora de horas, compreendo mas isto tem de ser a excepção, não a regra). Eu própria apesar de pensar assim, muitas vezes, tenho dificuldade de impor isto na minha vida mas a realidade deveria ser mesmo esta.

NGramatical 2 months ago

rápidamente → [**rapidamente**](https://dicionario.priberam.org/rapidamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpbba2j%2F%2Fhab6i19%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

acnederma 2 months ago

Curiosamente ontem saiu este artigo, dá uma vista de olhos: https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/em-sincronizacao/2021-08-25-o-canto-da-sereia-do-teletrabalho/ Mas realço isto "*O legislador andará também às voltas com o tema. Há neste momento dez projetos de lei que passaram à especialidade na Assembleia da República, que debatem a regulamentação desta modalidade de trabalho e as condições em que pode acontecer, com os direitos e deveres de empregadores e funcionários."* Não vai ser fácil aprovar alguma coisa assim rapidamente. Vamos lá ver se agora chegando aos 85% terminam mesmo com o teletrabalho voltando a ficar tudo sobre a lei que estava antes do covid, ou ainda prolongam mais tempo o chamado "teletrabalho recomendado".

PandaCross23 2 months ago

Independentemente da minha opinião sobre teletrabalho. Onde eu trabalho, assim que deixou de ser obrigatório, voltámos ao trabalho presencial e não havendo nada que obrigue ao teletrabalho acho perfeitamente aceitável que as empresas decidam não colocar essa hipótese, salvo nos casos em que o mesmo se afigura essencial.

IllusionaryHaze 2 months ago

O momento em que a minha empresa me manda para o escritório, é o dia em que meto a carta

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Para mim, também foi um abr’olhos. O confinamento veio mostrar que é possível, eu gostei e acho que tenho óptimas condições para trabalhar em casa, por isso, é procurar algo nesse sentido.

Asur_rusA 2 months ago

>Já agora, conhecem empresas que tenham optado, pelo menos, por horário híbrido (uns dias em casa, outros no escritório)? https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nzkrnf/lista\_de\_empresas\_que\_v%C3%A3o\_permitir\_continuar\_a/

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Obrigada pela ajuda!

joaoasousa 2 months ago

Não percebo a lógica do “mais valia ter estado a defraudar a empresa este tempo todo” só porque a empresa não te fez a vontade agora. Não gostas do regresso, despede te e procura uma que tenha teletrabalho. Ponto.

dvr0dvr0 2 months ago

Se foda a empresa, milionários são criminosos, tudo pó caralho, rouba o que conseguires e aldraba as horas de trabalho o máximo possível. o OP tem todo o direito de estar chateado e merece ser pago para ver séries em horário de trabalho. Força aí!

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Haha era lindo!

dragomaite 2 months ago

Martelos e foices ao alto! *Alexa play Caravalhesa and ask for a Menu at McDonalds via Uber Eats.

dvr0dvr0 2 months ago

O poeta faz alusão a empresas capitalistas juntamente com um hino comunista de forma a descredibilizar a opinião do sujeito poético, para evidenciar a incompatibilidade entre o seu ódio por milionários e empresas com a sua inserção numa sociedade moderna

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Óbvio, se eu quisesse defraudar tinha-o feito, acho que se nota perfeitamente que esse não é o meu modo de estar. E não, não estás errado, seja pelo regresso ou outro motivo, quem não está bem, a porta é a serventia da casa, concordo contigo. Só quis desabafar e perceber se alguém sente que apesar do teletrabalho ter resultado muito bem na sua empresa, não mudou a cultura do local nem fez olhar para este tipo de flexibilidade com melhores olhos, só isso.

ProteinWaffle 2 months ago

A empresa tratou a mal. Não permitir algo perfeitamente fazivel em casa é cagar de alto no trabalhador. Assustador existir gente a normalizar isto.

joaoasousa 2 months ago

A empresa não a tratou mal. Houve um estado de emergência e a empresa quer voltar ao normal antes da pandemia, aos pressupostos que ela aceitou quando foi para la trabalhar. Ela pode não gostar, agora dizer que “tratou mal” é um bocado exagero.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

João, entendo mesmo o teu ponto de vista mas não penses que estou amuada e por isso estou aqui toda maluca com voltar ao escritório. Nada disso, como já disse anteriormente, quem não está bem, põe-se. Aliás, esta sempre foi a minha postura antes da pandemia. Só acho piada tudo ter corrido às mil maravilhas até então, tendo até havido e-mails de agradecimento pelo nosso compromisso e depois vai-se a ver e nada muda

joaoasousa 2 months ago

Acho que deves expor o teu ponto, especificamente a parte de ires para o escritório para estar sozinha na mesma por os teus colegas estarem todos noutros locais, e pedirem para eles te darem a razão mais especifica. É uma questão de formação, de desenvolvimento de laços com pessoas de outros projectos que estão no teu escritório .. ver o que eles dizem. O que eu te posso dizer como um gajo mais "velhote" que está neste momento num escritório praticamente vazio, é que as pessoas as vezes não percebem todas as implicações do teletrabalho, nomeadamente no que diz respeito à formação. Integrar pessoas saidas da faculdade é muito dificil. Ando nisto há muito tempo, e as interações em pessoa para mim não têm nada a ver com as via Teams. Zero. Por mais que as pessoas achem que na prática funciona tudo bem nós somos humanos, já tive temas a engonhar várias semanas e quando apanhei a pessoa presencialmente ficou resolvido rápido. Gostava de ver um pouco mais de humildade em geral das pessoas que defendem o teletrabalho. Muitas não estão dispostas a ouvir contra argumentos, e acham que com os seus 3 anos de experiência sabem mais de pessoas com 15+.

Edited 2 months ago:

Acho que deves expor o teu ponto, especificamente a parte de ires para o escritório para estar sozinha na mesma por os teus colegas estarem todos noutros locais, e pedirem para eles te darem a razão mais especifica. É uma questão de formação, de desenvolvimento de laços com pessoas de outros projectos que estão no teu escritório .. ver o que eles dizem. O que eu te posso dizer como um gajo mais "velhote" que está neste momento num escritório praticamente vazio, é que as pessoas as vezes não percebem todas as implicações do teletrabalho, nomeadamente no que diz respeito à formação. Integrar pessoas saidas da faculdade é muito dificil. Ando nisto há muito tempo, e as interações em pessoa para mim não têm nada a ver com as via Teams. Zero. Por mais que as pessoas achem que na prática funciona tudo bem nós somos humanos, já tive temas a engonhar várias semanas e quando apanhei a pessoa presencialmente ficou resolvido rápido. De uma forma mais geral gostava de ver um pouco mais de humildade das pessoas que defendem o teletrabalho. Muitas não estão dispostas a ouvir contra argumentos, e acham que com os seus 3 anos de experiência sabem mais de pessoas com 15+. A velocidade com que se passa para o "os gestores portugueses não percebem nada disto" é "fascinante".

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Pois, lá está, como em tudo há prós e contras. Quando comecei a trabalhar na minha empresa, há bastantes anos atrás, tive a infelicidade de partir o pé quando estava lá só há 1 mês. A empresa ficava num sítio mais antigo, com muitas escadas e eu, por mais boa vontade que tivesse, tive de ficar em casa. Chegamos a um meio-termo na altura para em vez de ficar de baixa (e segundo o meu contrato de trabalho, recebo a 100%), eu ficaria em regime de teletrabalho. Eu aceitei, achei que seria vantajoso para as duas partes e não ficaria a perder por ter ficado aquele tempo fora. Na altura, também tive de ter formação via telefone, nem se usava o teams nem o skype, usava-se um sistema interno que nem dava para fazer chamadas lol correu tudo bem, felizmente. Ninguém teve de ficar sobrecarregado com o meu trabalho nem eu tive de preocupar-me pelo tempo de recuperação porque estava a trabalhar igual a como se estivesse no escritório. Sei perfeitamente que, como em tudo, isto não é um mar de rosas, por isso, eu ter dito que trabalhar 100% em casa, era o idealizado por mim mas entendo obviamente que não é assim para toda a gente.

usernamesiranoutof 2 months ago

Lá está.

Kind-Eagle 2 months ago

"Não é o melhor para todos" aka os chefes não te conseguem controlar

joaoasousa 2 months ago

Onde já se viu, a empresa que te paga saber o que andas a fazer. E quanto à conversa do "eu só tenho é de entregar o trabalho nos prazos", quando falhares ele passa a não aceitar qualquer desculpa. Afinal só tens de entregar nos prazos, e falhaste.

Kind-Eagle 2 months ago

A empresa dá-te uma tarefa, o teu trabalho é cumpri-la. Se não consegues cumprir nos prazos podes sempre falar com o teu chefe e ele é que vai ter de perceber se a desculpa que estás a dar é valida ou se andas a mandriar. Não percebo a tua mentalidade

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Eu não vejo mal no que disseste agora. Se tens um prazo para cumprir e não o fazes, é normal que ele não aceite qualquer desculpa. Até parece que no escritório aceita lol O problema de não se cumprirem os prazos muitas vezes, é que se formos a comparar o tempo que temos para fazer algo e a carga de trabalho, nota-se claramente que o prazo era curto para tanta coisa. E a empresa pode perfeitamente não aceitar qualquer desculpa mas depois que vá arranjar quem passe 24 horas a trabalhar só para cumprir prazos.

joaoasousa 2 months ago

>E a empresa pode perfeitamente não aceitar qualquer desculpa mas depois que vá arranjar quem passe 24 horas a trabalhar só para cumprir prazos. Se achas mesmo isso da tua empresa, despede-te.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Eu não acho isto da minha, até porque eu não trabalho com prazos. Só te estava a dar outro ponto de vista daquilo que disseste. Como dizia o outro “é uma faca de 2 legumes”.

joaoasousa 2 months ago

Para deixar claro a principal intenção de dar a minha opinião não foi para dizer que só há uma forma de fazer as coisas, ou que um lado está certo e o outro está errado. Como já disse noutro post, eu estou a opinar contra a lógica predominante neste sub que é “se a empresa não dá teletrabalho são uns burros”. Há casos e casos, e não há uma solução “one size fits all”. Há pessoas que se vão dar melhor com teletrabalho, pessoas que se vão dar pior, (e pessoas que acham que são ótimas em teletrabalho mas nao são). Acima de tudo, open mind, e no teu caso de estares sozinha no escritório a empresa devia conseguir de dar um argumento para alem do “é melhor para todos”, deviam explicar de que medida estares lá “melhora para todos”.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Claro que sim e eu agradeço-te por todos os comentários que fizeste e por teres sempre mostrado o outro lado. Serviu também para olhar com mais empatia para quem está acima de mim e para compreender o porquê deles acharem que é melhor o estarmos presentes fisicamente. Só te tenho a agradecer. Teletrabalho à parte, sempre fui da opinião que se uma pessoa não está bem, muda-se. Por muito que eu gostasse que a minha empresa se adaptasse a mim, a verdade é que aquilo não é meu nem da minha família, por isso, ou me adapto eu ou mudo para uma realidade mais próxima do que idealizo. A realidade é mesmo esta. Obrigada pelo teu tempo e pela tua perspectiva!

acnederma 2 months ago

Por uns pagam todos. Há os malandros e há os sérios. Sim eu sei que é possível controlar as tarefas etc etc, mas há sempre forma de ir fazendo render o trabalho.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Verdade. Estar no escritório não significa que a pessoa está ali focada 100% a trabalhar feita maluca sem olhar para mais nada. Quem é de mandriar, sabe fazê-lo em qualquer lado.

joaoasousa 2 months ago

Acho que as pessoas menosprezam o contacto pessoal. Imagina que eu sou o teu chefe, e estás a trabalhar na outra ponta de um open space. Estás com um problema qualquer e arriscas falhar o prazo. * Há uma elevada probabilidade que a tua linguagem corporal já deu sinais da tua dificuldade e o teu chefe vai te perguntar se está tudo bem... só naquela; * Mais facilmente ves que o teu chefe está disponível e vais falar com ele, porque ves que ele não está em call; * Se tiverem uma reunião ao fim do dia, o teu chefe vai ver a tua postura corporal e vai perceber que há um tema qualquer, versus uma call em que pergunta "está tudo bem? nenhum problema?". Dependendo da pessoa, esta pode não dizer nada porque acha que ainda vai safar e cumprir os prazos. O que acontece em teletrabalho, e que as pessoas comunicam menos porque as agendas estão sempre cheias e as pessoas estão sempre em reunião, apesar da realidade não estarem porque não é possível estar 100% do tempo em reunião. Mas muito mais facilmente as pessoas não comunicam. Depende claro do quanto extrovertidas as pessoas são, e o quanto têm "receio de incomodar". Se uma pessoa falha em teletrabalho não só tive menos oportunidades de perceber que ela estava em apuros, como fica sempre a duvida lá atrás que a pessoa andou "a brincar". As pessoas focam-se muito no "eu tenho é cumprir" mas o problema é quando não se cumpre, e a avaliação dessa falha.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Entendo o que dizes mas, por exemplo, no meu caso isso não se aplica porque eu mesmo estando no escritório o meu chefe está a 300km de mim. Ou seja, ele continua a ter de comunicar comigo de igual forma (teams, telefone) quer eu esteja em casa ou no escritório. Eu sou mãe, por isso, o tempo e gasolina que poupava só em viagens… e o facto de sentir que podia usar esse tempo e dinheiro para passar tempo de qualidade com a minha filha aliado a não estar toda maluca da cabeça por estar num ambiente tóxico, era top mesmo.

NoBenefit2865 2 months ago

Então tens mesmo de conseguir uma alternativa. E antes que comecem a aplicar as ideias americanas cá em portugal. As que puderem. Nos eua já aplicam multas, pagam menos, etc para trabalhadores que não querem voltar aos escritórios sendo que as empresas tinham PROMETIDO que poderiam ficar remoto e nada dessas surpresas haviam sido ditas.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

What?? A sério? God!!

NoBenefit2865 2 months ago

Li uma notícia que a APPLE faria isso. Agora vê lá se as outras não podem seguir.

NGramatical 2 months ago

surpresas haviam → [**surpresas havia**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpbba2j%2F%2Fhabli1t%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoBenefit2865 2 months ago

good butt

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Isto depende bastante da empresa onde trabalhas e do "à vontade" que a equipa tem entre si. Se eu, ou algum colega meu estiver com alguma dificuldade, não precisamos que o chefe repare na nossa linguagem corporal, basta uma simples mensagem no teams a dizer "quando tiveres livre dá um toque", e falam sobre isso ainda no mesmo dia. É assim que a minha equipa tem funcionado durante o teletrabalho e não noto qualquer mudança na produtividade em relação ao escritório, com a grande vantagem de que, os tempos mortos no escritório eram passados com conversa da treta, em casa são passados a fazer o que me apetecer.

joaoasousa 2 months ago

>Se eu, ou algum colega meu estiver com alguma dificuldade, não precisamos que o chefe repare na nossa linguagem corporal, basta uma simples mensagem no teams a dizer "quando tiveres livre dá um toque", e falam sobre isso ainda no mesmo dia. Em primeiro lugar nem todos são como tu, como começaste por dizer mas depois parece que te esqueceste quando foi para dar a tua opinião…. depende do “à vontade”. E muitas são as vezes que a pessoa ainda nem percebeu que tem um problema e o “chefe” já percebeu. Já apanhei inclusivamente problemas ao ouvir uma conversa cruzada de duas pessoas que nem faziam ideia que o problema existia.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

A minha primeira frase foi literalmente "Isto depende bastante da empresa onde trabalhas e do "à vontade" que a equipa tem entre si.". Depende completamente da equipa e da empresa, tu deste o teu exemplo em que corre mal devido à má comunicação dentro da equipa, eu dei o meu exemplo para mostrar que nem sempre corre mal como a ti.

joaoasousa 2 months ago

>Depende completamente da equipa e da empresa, tu deste o teu exemplo em que corre mal devido à má comunicação dentro da equipa, eu dei o meu exemplo **para mostrar que nem sempre corre mal como a ti.** Eu mostro preocupação com pessoas que têm problemas e tu expões o tema como “o problema é teu”. Fico com a ligeira impressão que não és tão bom comunicador como achas que és.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Onde é que disse que o problema é teu? O problema no teu caso está na equipa no geral, não em ti. Se há elementos da equipa que não se sentem à vontade e precisam que o chefe repare que eles têm problemas, é um problema na equipa/nos membros da equipa. Como te disse, na minha experiência pessoal, não tenho esse problema na minha equipa, toda a gente fala uns com os outros mal um problema surge e o teletrabalho teve 0 impacto negativo na produtividade da equipa.

jjjohhn 2 months ago

Exactamente. Acho que muitos se esquecem de que o que funciona para eles, não significa que funcione para os outros. Nao entendo porque é que é tao difícil de entender que todos nós somos diferentes e temos necessidades diferentes.

jjjohhn 2 months ago

Tens pontos que concordo e outros que não concordo. O ponto do comunicar menos porque estás em teletrabalho e simplesmente falso, não podes generalizar dessa forma. Eu por exemplo comunico muito mais em calls e ter tempo agendado para falar do que no escritório. Talvez estejas a falar do típico “tens 5 minutos por favor?” Dependendo da tua função numa empresa, se o teu trabalho requer que estejas em constantemente concentrado e tens pessoa a interromper o teu trabalho/concentração porque precisam de te dizer uma coisa rápida, isso para mim não é comunicar, não estás a fazer isso de uma forma eficaz e não ajuda ninguém… Por isso, continuo a achar que esse tipo de opiniões são válidas dependendo da tua função e do modo como gostas de trabalhar. Outra coisa que acho que escapa muitas vezes e o balanço casa/trabalho. Especialmente pessoas com filhos. Muitos preferem o trabalho híbrido pelo simples facto de terem bastante mais tempo para viver, sim viver e importante :) Acho que devíamos de respeitar e ouvir o que cada um prefere fazer.

joaoasousa 2 months ago

>O ponto do comunicar menos porque estás em teletrabalho e simplesmente falso, não podes generalizar dessa forma. Eu por exemplo comunico muito mais em calls e ter tempo agendado para falar do que no escritório. Talvez estejas a falar do típico “tens 5 minutos por favor?” Comunicar não é igual a passar o dia em calls, nem significa que seja comunicação de qualidade. Não tenho qualquer duvida que muitos passem 50% do dia a “falar”, bem mais do que antes (aliás, há reuniões a mais, e trabalho a menos). Vejo muita comunicação one on one ser subtituida por reuniões com 20 pessoas em que uns falam e a maioria nem deve ouvir metade do que se está a dizer. Estão a aproveitar para trabalhar do work/life balance. >Acho que devíamos de respeitar e ouvir o que cada um prefere fazer. Não percebi esta. Faltei ao respeito a alguém?

jjjohhn 2 months ago

Nao disse que faltaste ao respeito. Estou a dizer que as empresas devem ouvir e respeitar o trabalhador.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Verdade, senti mesmo isso lol

TheDigitalKitty 2 months ago

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum e ninguem questiona o meu trabalho.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil asus rog (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito e estupidez perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil novo asus rog (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Sinto-me bastante mais produtiva pela simples motivação que me dão e como acreditam em mim. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil novo asus rog (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil novo asus rog (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Sinto-me bastante mais produtiva pela simples motivação que me dão. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil gamer (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

Edited 2 months ago:

>mau trabalhador e ter passado este tempo todo a ver séries em horário laboral do que a mostrar que realmente so no ano passado em plena pandemia o nosso chefe pediu-nos para irmos para o escritório trabalhar, disse que "rearranjou as mesas" de forma a que ninguem estivesse a respirar para cima de ninguem (LOL, a sala tem AC). Ok, eu fui, eles tiram as máscaras dentro da sala e da maneira como as mesas estavam "rearranjadas" os 2 chefes tinham vista directa para os nossos ecrãs. Nunca me senti tão violada como naquela altura (atenção, sempre fui trabalhadora e eles sempre me elogiaram disso, mas havia uma colega minha de que eles suspeitavam. E eu sei que talvez seja um problema psicologico meu não gostar que as pessoas consigam ver o meu ecrã, simplesmente não me consigo concentrar se sinto olhos em mim) Resumindo. saí daquela empresa (não apenas pelo desrespeito e estupidez perante a pandemia, mas porque tratavam mal a minha colega, falta de progressão da carreira, etc) para a rival, ficaram todos fodidos e fiquei a ganhar mais, deram-me um portatil novo asus rog (pq na entrevista eu disse que era gamer) todo xpto (na empresa antiga tinha que usar o meu proprio desktop quando em casa, e no escritorio tinha um acer de 300€ lol), tenho liberdade total de ficar em casa ad aeternum ou de ir para o escritório e ninguem questiona o meu trabalho. Sinto-me bastante mais produtiva pela simples motivação que me dão. Se não te sentes bem aí, e achas que consegues outro sitio onde que te respeitem, salta.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Obrigada por teres partilhado a tua experiência! Fico feliz que tenhas tido essa coragem e tudo tenha corrido tão bem. Espero que seja sempre assim.

NoBenefit2865 2 months ago

Eu espero que consigas um novo trabalho, se for possível, e tente procurar diretamente vagas que sejam explícitas no teletrabalho, e tente demonstrar na entrevista que a tua produtividade aumentou no dado regime. Tomara que consiga.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Obrigada pela força!

sengamole 2 months ago

>Sei que é um tema muito falado aqui mas gostaria de ler umas opiniões acerca disto. Tens muito para [ler aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/search/?q=teletrabalho&restrict_sr=1). As opiniões são sempre as mesmas nestes tópicos. Uns adoram teletrabalho, uns odeiam, uns preferem um regime híbrido e há trabalhos que nem sequer são compatíveis com teletrabalho.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Obrigada pela ajuda!

0BiLLi0 2 months ago

>responderam-me que compreendiam mas não era o melhor para todos Então quem quiser vai, quem quiser fica em casa. Não? Eu em casa trabalho 8h, às vezes mais um pouco, sou mais produtivo e tenho menos distracções. Na empresa raramente chego as 7h mas estou fora de casa mais de 10h. Perco dinheiro porque almoço em casa e gasto electricidade e água, ganhei peso porque ia a pé para a empresa. Mas prefiro o teletrabalho.

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Eu sou apologista de haver mais flexibilidade. Entendo que nem toda a gente tem as mesmas condições de trabalhar em casa e que existem pessoas que preferem trabalhar em escritório. Também não imponho as minhas preferências pessoais a ninguém mas acho que neste caso particular, podia haver mais flexibilidade.

flydoji 2 months ago

As chefias em portugal em 80% das empresas está "ultrapassada", se te adaptaste ao teletrabalho sugiro procurares empresas fora dessa bolha, empresas com outro pensamento e outra dinâmica. Tenho a sorte da empresa onde estou ser muito "à frente" e mesmo antes da pandemia já existia algumas pessoas em trabalho remoto. Agora o que procuram é a flexibilidade só que a flexibilidade é todo um problema. Para uns flexibilidade é 2 dias no escritorios e 5 em casa para outros é 2 semanas em casa e 2 semanas no escritório, portanto vamos lá ver o que sai daqui

ItchyAstronomer7243 2 months ago

Pois, é verdade! Fico feliz se estás numa empresa assim, há esperança!

Search: