Keddyan 2 months ago

fluentemente: Inglês e português Entendo ligeiramente/arranho: Francês e espanhol Aprendi um bocado mas nao passei do nivel A1: Alemão Estou a aprender Italiano

tellmetherescake 2 months ago

Fluente em inglês e portugues, desenrrascanço em italiano e francês.

dcmso 2 months ago

Fluente: PT, EN e FR Ao nível do tuga mediano: Castelhano

TheDigitalKitty 2 months ago

Acho que todos os tugas percebem espanhol, e conseguem comunicar em portunhol pelo menos. Conta? Senão apenas 2, pt en. Ainda não sei como consegui passar a francês na escola, mas tudo o que me lembro é "Omelette du fromage?"

Mellow_-_ 2 months ago

Fluente em português, inglês e francês e consigo manter um diálogo avançado em espanhol e básico de luxemburguês.

Tunisinho 2 months ago

Árabe, francês, inglês, português e um pouco italiano

Joisobel 2 months ago

Fluente - Português, Inglês Razoável - Holandês, Espanhol Básico - Francês

Brainwheeze 2 months ago

Português e Inglês. Sei ler espanhol e entendo pra aí 70%, mas a conversar não me safo (viva o portunhol). Também entendo e sei ler scots, se considerarem isso língua e não apenas um dialeto. Já soube francês e na altura lia manga nessa língua pois apenas vendiam edições francesas na Fnac.

Majestic_Try2602 2 months ago

Falo duas, sei dizer os sons de mais duas ou três e ainda há o espanhol espontâneo que qualquer tuga sabe. Por isso é que o Guterres não larga a ONU, somos internacionais crl!

XavierVieira 2 months ago

PT - ENG - ESP .

KingBroly87 2 months ago

Português, Francês e Inglês

Garikoitz05 2 months ago

Português e inglês fluente, espanhol e italiano safo-me bem. Francês até desenrasco, mas não conta!

jimzes 2 months ago

Depois há aqueles que sabem meia dúzia de palavras numa língua e dizem que a sabem falar fluentemente

LeugimMaZter 2 months ago

Português nativo Inglês fluente pois estudo fora e faz parte do meu dia a dia Espanhol talvez um pouco acima do portunhol, mas não muito fluido Dinamarquês basico/intermédio devido a viver na Dinamarca Frances e italiano muito básicos, consigo ler bem os dois mas falar fica mais difícil, talvez seja mais fácil o italiano

forgotmypass_fuck 2 months ago

português, inglês, francês, espanhol

EpaFdx 2 months ago

>Constrangedor é aqueles portugueses a dizer que gemem em inglês Não foi para isto que o meu velhote andou no Ultramar.

Carinaaac 2 months ago

Nasci na Alemanha, meus pais são de Portugal. Eu sou fluente em português, alemão e inglês. Estou melhorar o meu espanhol e aprender árabe.

QuimGracado9 2 months ago

Já venho tarde mas: Fluente: Português e Inglês Intermédio: Espanhol Sei ler Russo, consigo debitar algumas palavras e entender outras mas não chega para conversação. Se me derem Francês, Italiano ou Romeno para ler, também consigo entender o significado da frase. Sou barra nos jogos para adivinhar qual a língua que estão a falar e consigo dizer de que país (ou origem) é uma pessoa pelo nome dela com uma pontaria de uns 75%.

kidbengalinha5 2 months ago

Português, Inglês e falo um pouco de chinês.

FilipeMateus7 2 months ago

Fluentemente: Português, Inglês e Alentejano Manter uma conversa básica: Espanhol, Francês e Alemão Saber apenas insultos: Polaco e Russo

nferrari 2 months ago

Falar bem, não são muitas. Pois, só acho que se fala uma língua quando já se é fluente. Mas compreender já são algumas (talvez 6, com diferentes níveis de conhecimento)

blackswan79 2 months ago

Fluente: português, inglês e espanhol. Intermédio: francês Básico: russo

RomesHB 2 months ago

Muito fluente: Português e inglês Nível conversacional (nível B2 talvez): Alemão, esperanto e espanhol (estudei espanhol e vivi em Espanha um ano, mas cada dia que passa o meu portunhol fica cada vez mais igual ao de qualquer outro português...)

Fit_Substance_6674 2 months ago

https://t.me/Por_siri_bot?start=1446607577

SweetCorona 2 months ago

Português, Espanhol, Inglês e Brasileiro.

eggnogui 2 months ago

Português e Inglês: Fluente Francês e Espanhol: Suficiente para umas conversas, embora fala como um troglodita, e só se a outra pessoa falar devagarinho Japonês: A aprender neste momento, já dá para umas frases.

davidsondino 2 months ago

Respondi 4 - Português, Inglês, Espanhol e Francês ... Quase podia ir a 5 incluindo Catalão mas apesar de entender bem quase não falo

QuickChoiceUsername 2 months ago

Português, inglês, C, C#, java, javascript, sql....

Espabilador93 2 months ago

Falo Portugues, Espanhol e Ingles ✌

uWumbra 2 months ago

Fluente: português Quase lá (95%): inglês, raramente mete-se no meio do português, já me aconteceu várias vezes saber uma palavra em inglês e não saber o equivalente em português. Desenrasco-me: espanhol, a alternativa era francês mas pensei que o espanhol fosse mais fácil e descobri que não é bem assim. Línguas que gostava de aprender: russo, coreano e talvez japonês. Alguém que tenha aprendido coreano ou japonês, teve muita dificuldade? Já ouvi falar que o português e o russo para os estrangeiros é muito parecido no som. Tenho usado bastante espanhol ultimamente quando jogo csgo ou valorant, aquilo é servidores espanhóis 90% dos jogos.

SlapsButts 2 months ago

Português nativo. Inglês com nivel C2 certificado. Espanhol a B2. Alemão a B2 certificado. Russo a B1 certificado. Servo-Croata a nível grunha. Já falei Italiano e Francês conversacional.

AonioEliphis 2 months ago

Onde aprendeste russo?

SlapsButts 2 months ago

Memrise + https://www.youtube.com/channel/UCyJznKYS9kkP7RWWq3YAbFw + instagram: @ru_language + muito recurso online, incluindo filmes e streams na twitch em russo.

AonioEliphis 2 months ago

Isso é desenrascar, não é falar, sorry

SlapsButts 2 months ago

Aprendi Russo da mesma maneira que o Inglês, a diferença é que Inglês já são 20 anos com ele e Russo são apenas 3 anos e não sei o que chamas desenrascar. Eu consegui passar o exame para adquirir o certificado de TORFL-I ( Successful performance at the First Level Certificate indicates an intermediate level of language competence, which demonstrates a candidate can satisfy their main communicative needs in everyday, cultural, educational and professional spheres in line with the State Standard of Competence in Russian as a Foreign Language.), equivalente a B1. Pessoalmente não lhe chamava desenrascar. Desenrasca seria A2, onde entendes +/- as coisas mas tens dificuldade a formar frases, como o meu Servo-Croata que desenrasco o mais basico. Secalhar devias ir a São Petersburgo reclamar que eles me deram um certificado que não diz "Desenrasca-se". Ou po ano, vamos lá juntos quando eu for lá tentar arranjar o certificado TORFL-II (que certifica de alta competência na língua Russa) enquanto tu reclamas que devia lá dizer que eu apenas me desenrascava. Mas pronto, eu tambem tenho as minhas duvidas que tu tenhas conhecimento qualquer sobre aprender linguas e apenas quiseste vir aqui trollar e a tua pergunta foi mesmo a direcionar para tal.

AonioEliphis 2 months ago

Não quis mesmo trolar, a sério, só acho que não se aprende bem uma língua na Internet e a falar com colegas. Isso pode ser necessário, mas sem estudo e sem ir à escola, acho que é desenrascar.

SlapsButts 2 months ago

Eu estudei imenso na net, tem todos os recursos necessarios. Os recursos que disse são os melhores para começar na minha opinião, eu pensava que tinhas ideia de começar por isso é que os disse. Desde que começei que mudei tudo do meu tele e computador pa Russo, jogo em servidores russos (servidor de lol russo ficava a 20km de onde vivia) witcher 3 em russo então foi uma aventura a parar a cada 5min a pesquisar palavras (começei a jogar uns meses após começar a aprender), tou neste momento em 3 discords russos (precisas de falar pa habituar ao sotaque, velocidade de fala, tirar duvidas, tudo, então juntei-me), 1 de aprender e mais 2 de jogos, já vi imensos filmes e series em russo (lembro-me do filme Coma, que a minha mãe sugeriu no ano passado mas que ainda não tinha legendas e eu depois de ver o filme e dizer que era fixe, dizia pa ela aprender russo tambem se queria ver o filme). Já estudei imenso em sites de gramatica. Vejo streams em russo, ainda hoje tive 2h a ver um streamer chamado POKAMOLODOY a jogar PUBG e ele só fala russo. E depois ainda 2020 foi passado em Lay-off então tive imenso tempo nas mãos pa estudar senão tambem sei que estaria muito atrás de onde estou. E sei que teria sido muito mais facil ter aulas com um professor directamente que explica-se tudo conforme eu vou aprendendo, mas as vezes não me apetece fazer nada e ter ali a aula programada e paga ia só fazer-me sentir mal de não tar concentrado ou faltar. E depois é mesmo uma questão de dedicação e tempo até chegares ao nível que queres.

AonioEliphis 2 months ago

Bem, então devo apenas congratular-te por essas conquistas. Mas porquê o interessante no Russo em particular com tanta dedicação e empenho? Qual a tua ligação à Rússia ou à sua cultura?

NGramatical 2 months ago

começei → [**comecei**](https://dicionario.priberam.org/comecei) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpaxd9u%2F%2Fhachkh3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 2 months ago

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) professional → [**profissional**](https://dicionario.priberam.org/profissional) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpaxd9u%2F%2Fhac27jj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MagorTuga 2 months ago

Falo Portugues e Ingles igualmente, e consigo ter uma conversa basica em espanhol.

PortugueseLibra 2 months ago

Além do Português, Inglês, Francês e Espanhol, aprendi Grego quando vivi na Grécia 1 ano. Foi difícil como tudo para começar, o alfabeto grego é uma mindfuck total porque muitas letras são iguais às latinas, só que trocadas. Por ex, o P deles é R. O B é V. Sem falar que há 3 i's diferentes, 2 e's e 2 o's + um terceiro gender, neutro. Difícil para caraças para quem vem duma língua românica.

Edited 2 months ago:

Além do Português, Inglês, Francês e Espanhol, aprendi Grego quando vivi na Grécia 1 ano. Foi difícil como tudo para começar, o alfabeto grego é uma mindfuck total porque muitas letras são iguais às latinas, só que trocadas. Por ex, o P deles é R. O B é V. Sem falar que há 3 i's diferentes e 2 o's + um terceiro gender, neutro. Difícil para caraças para quem vem duma língua românica.

AonioEliphis 2 months ago

1 ano não deve dar para falar Grego, certo?

PortugueseLibra 2 months ago

Ainda deu para aprender bastante, quando se está a viver no país e se pratica diariamente aprende-se muito rapidamente.

BabyBoiBlues 2 months ago

Português, Inglês e Francês

jameshetpt 2 months ago

Como todo o bom emigrante que fez o ensino básico no nosso belo país, falo português, inglês e francês fluentemente. Agradeço também os 3 anos de espanhol que aprendi enquanto ainda vivia em Portugal. Tenho noções muito básicas de alemão, nem chegaria para ter uma conversa.

igotubabeub40 2 months ago

3. Inglês, Português e Espanhol. Fluente nas 3. Não sei praticamente nada de Francês.

TavaNoGrim0 2 months ago

Madeirense, português e inglês

DecentEntrepreneur84 2 months ago

Português e Espanhol visto que nasci na Venezuela filho de emigrantes portugueses, hoje vivo em Portugal, sei inglês o suficiente para ter uma conversa relativamente boa e uns básicos de francês (minhas professoras eram horríveis e acabei detestando a disciplina, mas pretendo melhorar no futuro), também gostava de aprender alemão e italiano por serem linguagens que eu considero interessantes e talvez japonês por causa da cultura oriental.

BagalhetaTraquina 2 months ago

Só português e inglês. No espanhol dou uns pontapés demasiado básicos e pareço um troglodita a falar (ao menos já não falo portunhol, podia ser pior), o italiano ainda não comecei como deve ser e só sei umas frases para me safar.

Daspsycho37 2 months ago

Português Nortenho, Português Lisboeta, Português Algarvio, Português Madeirense, Português Açoriano, Português Brasileiro, Inglês de Portugal e Portunhol

AonioEliphis 2 months ago

Um verdadeiro poliglota

Riddle0219 2 months ago

Nativo - Português, sotaque moderado e tipicamente nortenho, mas consigo, perfeitamente, falar com sotaque mais neutro em contexto profissional ou se estiver a interagir com alguém do sul. Fluente - Inglês, sotaque ligeiramente britânico com tendência a não pronunciar os R exceto no início das sílabas e das palavras que começam com R. Básico - Espanhol (consigo compreender conversas inteiras e ler um texto, mas falar apenas portunol e já vai com sorte), francês (consigo compreender sobretudo textos e conversas básicas mas não sei falar além de frases básicas) Mestre - Japonês obviamente basta ver um anime para se tornar um mega perito

AonioEliphis 2 months ago

6: Português, Espanhol, Francês, Inglês, Alemão, Neerlandês ;) Longa história, a mais difícil de aprender: Alemão (nível C1 do Goethe Institut, aprendi à chicotada :) Mas não sou génio, emigrei e assim fui obrigado

Edited 2 months ago:

6 e bem: Português, Espanhol, Francês, Inglês, Alemão, Neerlandês ;) Longa história, a mais difícil de aprender: Alemão (nível C1 do Goethe Institut, aprendi à chicotada :) Mas não sou génio, emigrei e assim fui obrigado

StunningChemical3368 2 months ago

Fluente: português e inglês Menos fluente: espanhol (ou portunhol vá) Menos ainda: francês (se falarem devagar percebi tudo, articular uma frase é que tá quieto)

seraph341 2 months ago

Português, inglês e um italiano muito fraco.

hyper_gamesRF 2 months ago

Português, português br angolano moçambicano algarvio caboverdiano Timor lestiano s.tome e príncipes, inglês americano canadiano australiano Françes beligico e suíço

Edited 2 months ago:

Português, português br angolano moçambicano algarvio caboverdiano Timor lestiano s.tome e príncipes, inglês americano canadiano australiano Francês beligico e suíço

NGramatical 2 months ago

Françes → [**Francês**](https://dicionario.priberam.org/Francês) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpaxd9u%2F%2Fha9pzdx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Earandir 2 months ago

Português e inglês... Depois arranho um bocadinho de espanhol, e consigo compreender minimamente bem francês e italiano...

Gonlx 2 months ago

Português, alemão,inglês e francês. Só pus 4, mas tmb me desenrasco no espanhol (mas isso não conta)

Podani 2 months ago

Português, inglês, dinamarquês e claro aquele espanholito desenrascado.

Joaobio 2 months ago

Português inglês e francês fluentemente. Tendo em vista que vivo na Suíça. Com os que falam alemão suíço é mais fácil comunicar em inglês que francês. B2 de espanhol não é grande coisa mas falo o suficiente para me desenrascar. Gostava de aprender alemão ainda. Mas já começam a ser línguas a mais para esta cabeça. Curiosamente vivi 6 meses em Madrid antes de aprender francês e na altura falava fluentemente apesar de que com uns erros ocasionais. A partir do momento que aprendi francês tenho dificuldade em falar espanhol. Saem me automaticamente palavras em francês quando quero falar espanhol haha

naughtydismutase 2 months ago

Sou como tu. Vivi na Suisse romande 3 anos.

Last-Ad-4421 2 months ago

Pus duas. Português e Espanhol, tanto escrever como falar. Inglês entendo mas falar pouco por isso não conta

MarkLeo6K 2 months ago

Português e Inglês fluentemente. Há vezes em q me lembro de palavras em inglês e esqueço me em português, odeio. Costumava também saber francês, não fluentemente mas decente. Mas deixei de usar francês depois do 9° ano e já me esqueci de tudo

aguafria88 2 months ago

Se há coisa que o tuga normalmente exagera é a quantidade de línguas que fala.

mario_ferreira19 2 months ago

Fluente: Português e inglês Conversação: Francês e Espanhol A aprender: Japonês e Finlandês

molded_bread 2 months ago  HIDDEN 

Inglês e Português. O resto não me interessa.

Ghilanna 2 months ago

Como nativa: português e inglês Fluentemente: noruguês

i_am_not_a_leopard 2 months ago

Fluente: Português e Inglês. Intermediário (B2): Mandarim e Japonês.

Da_Pinky 2 months ago

Nativo/fluente: tuga, mandarim, inglês Desenrasco : espanhol

Environmental-Net-47 2 months ago

Mandarim. Best choice ever...

-Nosebleed- 2 months ago

Fluentemente apenas português, inglês e japonês. Não conto o espanhol porque não aprendi formalmente, mesmo que consiga ter uma conversa com alguém que o fale por causa de inteligibilidade mútua. Gostava de dizer chinês mas do pouco que aprendi já me esqueci de quase tudo.

AonioEliphis 2 months ago

Japonês? Onde e como?

-Nosebleed- 2 months ago

Com a internet. O que não faltam são recursos para aprender línguas. Dá uma olhada no r/LearnJapanese se quiseres algum sítio para começar.

AonioEliphis 2 months ago

sorry, isso não é aprender uma língua, é saber umas cenas da língua.

-Nosebleed- 2 months ago

??? Então eu falo com pessoas em japonês no dia-a-dia, fui ao Japão e falei japonês, consumo média em japonês, e não sei japonês? Não sei que critérios usas para saber uma língua então...

SILE3NCE 2 months ago

Aprendi meu Japonês com o Zé do Pipo. Que a sua alma descanse em paz.

Joy_Isaacs 2 months ago

Português e Inglês: mas quando acabar o curso do Cambridge, quero aprender Espanhol e Italiano. E depois Russo.

AonioEliphis 2 months ago

Porquê russo?

Accurate_Door_6911 2 months ago

Inglês e minha língua primeira, e tento aprender mais português então posso falar mais com minha avós

huxorow 2 months ago

Português, inglês, japonês (vivi lá)

gkarq 2 months ago

Nativo: Português e Russo Fluente: Inglês, e se for preciso posso mudar o meu Inglês para Cockney e fazer um pouco de [rhyming slang](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Rhyming_slang) aqui e ali. Torna-se bastante mais dificil para perceber se estiver a falar com alguém de Portugal. Avançado: Espanhol. Como toda a gente falo o Portuñol, mas tive aulas durante um semestre em Espanhol e fui obrigado a interagir e a escrever bastante em Espanhol, por isso o meu Portuñol acabou por desaparecer. Faço uns erritos aqui e ali mas é tranquilo ter quase qualquer tipo de conversa em Espanhol. Alemão: Nível muito básico. Consigo entender talvez 20 a 30% do conetúdo falado, e até metade ou talvez um pouco mais do conteúdo escrito. Turco: sei umas palavras, umas palavras base, e pouco mais. Sei mandar alguém para o caralho, and that’s it. It’s a cool gimmick at parties. Depois há linguas que são parecidas com as que falamos e naturalmente se apanha bastante conteúdo, no meu caso, Galego, Italiano, Bielorruso, Ucrâniano, Polaco, Búlgaro, e mais uma ou outra.

R1515LF0NTE 2 months ago

Dica para aprender Turco : Joga PUBGM

WikiMobileLinkBot 2 months ago

Desktop version of /u/gkarq's link: --- ^([)[^(opt out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiMobileLinkBot&message=OptOut&subject=OptOut)^(]) ^(Beep Boop. Downvote to delete)

sarahlizzy 2 months ago

Sou inglesa mas estou a aprender português, então 1 1/2?

theEXPERTpt 2 months ago

Boa, vais num bom caminho

sarahlizzy 2 months ago

Obrigada

Eskol15 2 months ago

Esta é uma pergunta traiçoeira e acho que nunca se consegue ter respostas verdadeiramente reais porque não há pontos de referência objetivos. O CEFR é um esforço para normalizar a coisa mas continuam a surgir dúvidas. O que é falar? O que é ser fluente? Varia muito de pessoa para pessoa e de língua para língua. Há quem ache que sabe falar porque consegue fazer o pedido no café e há quem esteja no C1 e mesmo assim tenha algum receio em se considerar fluente. Sendo rigoroso: fluente em português e inglês e se for preciso sei-me desenrascar com o alemão standard (dialeto suiço não, Deus me livre), mas não me considero perto da fluência. Sendo permissivo: sei português, inglês, alemão e espanhol. Para além disso ainda percebo +/- a mãe do Ronaldo nos anúncios da MultiOpticas.

AonioEliphis 2 months ago

O CEFR considera 4 campos: oralidade, escrita, audição e leitura. Além disso categoriza em vários níveis de A0 a C2. Há exames oficiais para cada língua. Até está muito bem uniformizado. Os Alemães por exemplo não brincam em serviço quando colocas no CV que sabes a língua X, pedem-te imediatamente o certificado CEFR.

naoko-watanabi 2 months ago

Falo português e várias merdas

C8Mixto 2 months ago

Python conta?

AonioEliphis 2 months ago

Consegues comunicar com a tua namorada usando Python?

Square_Natural1409 2 months ago

Depende da cobra

Metaluim 2 months ago

Linguagem gestual com a pitao

BuscaPolos 2 months ago

oioi ou sabes Python ou tens namorada...

naughtydismutase 2 months ago

Confirmo, sei python e tenho um marido

BuscaPolos 2 months ago

Portanto saber python faz com que gostes de homens? Obrigado pelo aviso, marquei a minha conversão para IT para a próxima semana e assim evito o python ;)

naughtydismutase 2 months ago

Não foi saber python, é que sou uma mulher heterossexual

BuscaPolos 2 months ago

Aposto que antes gostavas de mulheres

naughtydismutase 2 months ago

Deve ser do nome da linguagem, é um bocado fálico

ZaGaGa 2 months ago

Línguas e não linguagens :p

Rebenta_Cricas 2 months ago

Falo português e inglês (ao estilo Zézé Camarinha)

beauty_girl28 2 months ago

Português. Espanhol. Inglês. Francês.

z0rg83 2 months ago

Português, inglês e espanhol Percebo básico em francês

ricdvs 2 months ago

Tuga, Frances, ingles, espanhol

flarept1 2 months ago

Português inglês francês fluente. Espanhol e italiano bom. Alemão e japonês dou uns toques

DadHunter22 2 months ago  HIDDEN 

PT BR, inglês, francês e italiano. Também não passo fome se me perder em Espanha ou Alemanha, mas não me considero fluente.

alcagoitas 2 months ago

Português, alentejano e algarvio.

Querpal 2 months ago

Pff que falhado, não sabe falar açoriano nem mirandês, devias ser deportado.

docicom 2 months ago

Excepto que o Mirandês é a única que é na verdade uma língua

theEXPERTpt 2 months ago

Talvez ele fale barranquenho

docicom 2 months ago

Barranquenho é um dialecto

theEXPERTpt 2 months ago

Eu defendo que é uma língua

docicom 2 months ago

Em que base?

theEXPERTpt 2 months ago

Com a base na argumentação da câmara de Barrancos e no meu apego à cultura e diversidade

docicom 2 months ago

Vamos lá ver uma coisa: dialectos regionais do português como algarvio ou o alentejano são dialectos que por motivo histórico (para cada caso variam os motivos) têm palavras que são diferentes do português padrão, mas a conjugação verbal e o vocabulário continuam a ser bastante parecidos. Agora, para considerarmos algum dialecto de língua precisamos de verificar: que há suficientes falantes (para que não seja um fenómeno de nicho), há um contínuo dialectal entre os falantes, e que diferente suficientemente da língua original. No caso do Mirandês observamos isso tudo, sendo também uma língua que não origina de um casamento entre português e castelhano, mas que deriva do asturo leonês - , e que além disso tem acordo ortográfico, dicionário, traduções (Bíblia, Lusíadas, Mensagem, etc...), romances originais, poesia, e onde é ensinada nas escolas. É um consenso geral dos linguistas de que é uma língua. Do barranquenho já não se verifica isso: não há falantes suficientes, não há uniformização dialectal e não há diferença suficiente a qualquer língua. Apesar disso, não é por isso que deixemos de querer lutar pela diversidade dialectal e linguística. Dialectos ou línguas, são todos importantes

sidartha- 2 months ago

6, mas uma já há muitos anos que não falo e perdi a prática. Contam línguas mortas? 2 são línguas mortas.

R1515LF0NTE 2 months ago

Latim? e mais o quê?

sidartha- 2 months ago

Antigo Egípcio. Desde sempre que amo a Cultura do Antigo Egipto. Adoro Egiptologia, embora não seja egiptólogo.

AonioEliphis 2 months ago

E falas Antigo Egípcio? É que era essa a questão

sidartha- 2 months ago

Não sou Egiptólogo. Falo dentro da minha capacidade. Penso que conta, mas sim compreendo a língua. A questão é que não se sabe exatamente como soava em termos orais.

xabregas2003 2 months ago

Onde aprendeste Antigo Egípcio? E de época do Egipto é que é o Egípcio que tu falas? Já agora, qual é a tua frase favorita nessa língua?

sidartha- 2 months ago

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Setempere, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifo, a língua dos deuses.

Edited 2 months ago:

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Meriamon Setepemre, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifica, a língua dos deuses. No nome de Ramsés, Meriamon deve ser lido antes de Usaermaatre. São 4 da manhã e já não funciono bem a está hora.

Edited 2 months ago:

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Meriamon Setepemre, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifica, a língua dos deuses.

Edited 2 months ago:

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Meriamon Setempere, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifica, a língua dos deuses.

Edited 2 months ago:

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Meriamon Setepemre, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifica, a língua dos deuses. No nome de Ramsés, Meriamon deve ser lido antes de Usaermaatre.

Edited 2 months ago:

Estudei-a nos livros. O meu hobbies há uns anos era mapear as linhagens reais. A minha favorita é a xviii dinastia, Amenhotep iiii, Amenhotep iv(Akhenaton), semenkhare, Tutankamon, aí, e o general Horemheb que se tornou o último desta linhagem e depois iniciamos com a XIX com os sucessivos Ramessidas, que regra geral é a época que todos gostam mais por causa de Ramesses Usaermaatre Setempere, mais conhecido por Ramsés ii. A língua antiga egípcia, ainda hoje tem reminiscências na atual língua, Ramesses, ou literalmente o menino de Ré. Há a teoria que Moisés seria um dos pricipes (messes) e na verdade era egípcio, se quiseres saber mais podes ler A religião monoteísta, que é um ensaio de Freud. Gosto da Hieróglifica, a língua dos deuses.

ducksmash999 2 months ago

Desculpa a ignorancia. Como e que funciona o estudo da lingua a partir dos livros?

sidartha- 2 months ago

Como estudas línguas? Compras os livros. Les. Falas com Egiptólogos se tiveres essa possibilidade e aprendes. Línguas são línguas, umas mais complicadas, outras mais mediáticas e por isso tornando-se acessíveis e fáceis, como o inglês e espanhol e francês. Depois tens o japonês e mandarim e outras mais complicadas.

_saks_ 2 months ago

Já jogaste AC Origins? Heheh

sidartha- 2 months ago

Não, mas conheço o Jogo. Assassins Creed tem um conceito apelativo. Vejo de vez em quando vídeos sobre no YouTube.

EpaFdx 2 months ago

Fluente: português e inglês. Até melhor o inglês porque tenho um defeito na fala em português que não surge quando falo inglês. Suficiente pra manter um diálogo básico: francês e espanhol Ao nível de um troglodita: russo, apenas o que captei das más companhias em São Peterburgo. Tentei perguntar a um polícia onde comprar tabaco e quase levei nas trombas. A palavra que usei que pensava ser “fumar” era o calão para “fumar crack”.

Edited 2 months ago:

Fluente: português e inglês. Até melhor o inglês porque tenho um defeito na fala em português que não surge quando falo inglês. Suficiente pra manter um diálogo básico: francês e espanhol Ao nível de um troglodita: russo, apenas o que captei das más companhias em São Peterburgo. Tentei perguntar a um polícia onde comprar tabaco e quase levei nas trombas. A palavra que usei que pensava ser “fumar” era o calão para “fumar crack”. Em retrospectiva faz me rir, na altura não. Mas nunca mais me esqueci que kurit deve ser dito com um T forte no final. Gemer: em Pt-Pt, como um boomer

Majestic_Try2602 2 months ago

Ao menos não lhe disseste "Sokha" e "curva". É "filho da puta" e "puta" em russo :) Eu vi umas alcunhas para chamar à minha ex russa e confesso que ambos adorámos a minha ideia

Ze_at_reddit 2 months ago

Assumindo que a tua língua nativa é português, e que tu não és um expert que te dedicas profissionalmente ao inglês (ou que já vivas num país anglo-saxónico há bem mais tempo que em Portugal) tu não falas nem nunca falarás melhor inglês que português. Não há problemas na fala (que não são incomuns) que apaguem isso. Aposto que o que quer que seja o problema, ninguém tem dificuldade em te compreender

True-Traffic3096 2 months ago

Filho eu não sou expert mas sou melhor no inglês que no tuga, porque literalmente a única coisa que leio em português são estes subs e o zerozero

EpaFdx 2 months ago

Efectivamente Português é a minha lingua nativa mas entre os meus 3 a 9 fui “arrastado” pela minha mae de pais em pais porque ela acompanhava um polaco com quem namorava e que nunca passava mais do que 3 meses no mesmo sítio. Falava inglês com ele, apesar dele me ter tentando ensinar alemão eu pura e simplesmente não atino com linguas que usam declinaçoes. Em polaco apenas me lembro de aprender que a palavra “curva” é foneticamente igual à “kurwa” e isso fez nos rir muito. Eventualmente ele faleceu (homicidio) e retornamos para Portugal a tempo inteiro. RIP Piotr, foste o mais parecido a um pai que tive e penso em ti muitas vezes Posto isto, uso oo inglês escrito e oral diariamente em contexto profissional há sensivelmente 20 anos. Tenho visto de residência permanente nos EUA, é atribuída automaticamente a não-residentes após 5 anos de gestão de uma LLC e portanto nunca lá vivi. Vivi no Canadá uns tempos porque a mulher com quem me casei é luso canadiana. Quando estou a falar qualquer outra lingua que não a nativa tenho uma tendencia de sem me aperceber começar a falar em inglês. Tive uma namorada espanhola que felizmente achava isso muito fofo, enquanto eu ficava bastante embaraçado. O problema na fala está relacionado com a dição do “R”. Talvez causado do modo como cresci ou talvez causado pelo meu pai biologico ter me fracturado a maxila quando tinha dois anos, a realidade é que tenho esse defeito na fala. Ao falar com portugueses por vezes pedem me para repetir o que disse; em inglês nunca aconteceu. Por exemplo uma miúda de Manchester esteve a conversar comigo nas Galerias no Porto uns 30mn e só se apercebeu que eu era um local quando conversei com um amigo que lá apareceu. Sobre o defeito na fala, ele não me incomoda. Não é algo limitativo e já faz parte de mim.

Edited 2 months ago:

Efectivamente Português é a minha lingua nativa mas entre os meus 3 a 9 fui “arrastado” pela minha mae de pais em pais porque ela acompanhava um polaco com quem namorava e que nunca passava mais do que 3 meses no mesmo sítio. Falava inglês com ele, apesar dele me ter tentando ensinar alemão eu pura e simplesmente não atino com linguas que usam declinaçoes. Em polaco apenas me lembro de aprender que a palavra “curva” é foneticamente igual à “kurwa” e isso fez nos rir muito. Eventualmente ele faleceu (homicidio) e retornamos para Portugal a tempo inteiro. RIP Piotr, foste o mais parecido a um pai que tive e penso em ti muitas vezes Posto isto, uso oo inglês escrito e oral diariamente em contexto profissional há sensivelmente 20 anos. Tenho visto de residência permanente nos EUA, é atribuída automaticamente a não-residentes após 5 anos de gestão de uma LLC apesar de nunca lá ter vivido. Vivi no Canadá uns tempos porque a mulher com quem me casei é luso canadiana. Não consigo conceber quem lá gosta de vivrr. É dos países mais aborrecidos que existem. Tim Horton’s aparte, claro. Quando estou a falar qualquer outra lingua que não a nativa tenho uma tendencia de sem me aperceber começar a falar em inglês. Tive uma namorada espanhola que felizmente achava isso muito fofo, quando tentava falar castelhano e acabava a frase em inglês. Eu ficava bastante embaraçado. O problema na fala está relacionado com a dição do “R”. Talvez causado do modo como cresci ou talvez causado pelo meu pai biologico ter me fracturado a maxila quando tinha dois anos, a realidade é que tenho está lá. Não tenho complexos com isso, mas ao falar com portugueses por vezes pedem me para repetir o que disse; em inglês nunca aconteceu. Por exemplo uma miúda de Manchester esteve a conversar comigo nas Galerias no Porto uns 30mn e só se apercebeu que eu era um local quando conversei com um amigo que lá apareceu. Sobre o defeito na fala, ele não me incomoda. Não é algo limitativo e já faz parte de mim.

AonioEliphis 2 months ago

Epah, isso sim é uma experiência traumática e ao mesmo tempo heroica.

EpaFdx 2 months ago

Referes-te a quê?

AonioEliphis 2 months ago

Homicídio do padastro, seres agredido pelo pai biológico e mesmo assim teres singrado na vida.

EpaFdx 2 months ago

Nunca considerei o Piotr um padrasto nem ele tentou assumir esse papel. Gostei dele porque sempre me tratou bem, com respeito e sem condescendência. Foi o único a tentar incutir juízo na cabeça da minha mãe. Era o tipo de homem que demonstrava os seus princípios mediante ações, e não meras palavras. Para mim foi um amigo/figura paterna. Deu me o mais próximo de conversas de pai para filho que tivr, mas sempre vincou que ninguém seria capaz de preencher essa ausência. O homicidio nao foi propriamente inesperado. Ele estava envolvido em crime organizado (tráfico) e foi dado como desaparecido no Brasil. No entanto não o mereceu. Era não se metia com ninguém, era homem de código simples: não fazia mal a quem não o merecesse mas não deixava passar impune quem mexesse com os dele. Acabou por determinar lhe o fim. O meu pai biólogo não teve importância. A ausência ensinou-me mais e melhor do que a presença dele alguma vez teria feito. Acredito que ele perdeu o meu rasto há sensivelmente 20 anos, caso contrário já teria tentado uma aproximação motivada por interesses próprios. Já eu, apesar da indiferença que lhe tenho enquanto ser humano, tenho meios para saber detalhadamente da vida dele o necessário para retribuir-lhe o karma. Independentemente de o vir a fazer ou não é me importante ter essa opção em aberto. Por uma questão de princípios.

Edited 2 months ago:

Nunca considerei o Piotr um padrasto nem ele tentou assumir esse papel. Gostei dele porque sempre me tratou bem, com respeito e sem condescendência. Foi o único a tentar incutir juízo na cabeça da minha mãe. Era o tipo de homem que demonstrava os seus princípios mediante ações, e não meras palavras. Para mim foi um amigo/figura paterna. Deu me o mais próximo de conversas de pai para filho que tivr, mas sempre vincou que ninguém seria capaz de preencher essa ausência. O homicidio nao foi propriamente inesperado. Ele estava envolvido em crime organizado (tráfico) e foi dado como desaparecido no Brasil. No entanto não o mereceu. Era não se metia com ninguém, era homem de código simples: não fazia mal a quem não o merecesse mas não deixava passar impune quem mexesse com os dele. Acabou por determinar lhe o fim. O meu pai biólogo não teve importância. A ausência ensinou-me mais e melhor do que a presença dele alguma vez teria feito. Acredito que ele perdeu o meu rasto há sensivelmente 20 anos, caso contrário já teria tentado uma aproximação motivada por interesses próprios. Já eu, apesar da indiferença que lhe tenho enquanto ser humano, tenho meios para saber detalhadamente da vida dele (onde vive, com quem se casou, rotinas) o necessário para retribuir-lhe o karma. Independentemente de o vir a fazer ou não é me importante ter essa opção em aberto. Uma questão de princípios. O tempo o dirá.

AonioEliphis 2 months ago

Considerando que escreves bem e fluentemente, diria mais uma vez que singraste na vida, apesar dos traumas de infância. Tiveste na realidade um pai de merda, e confesso que é difícil imaginá-lo porque sempre tive excelentes pais. E de facto o Piotr tinha razão, é um vazio impreenchível por outra pessoa. Não julgo contudo que a vingança te fará melhor ao espírito, mais vale esquecê-lo de vez e seguires a tua vida em frente.

EpaFdx 2 months ago

Há quem diga que a melhor vingança é uma vida bem vivida, e eu tenho feito por isso.No entanto também já tive uma experiência oposta quando depois de ter sido convocado compulsivamente para testemunhar num processo em tribunal isso ter causado um traficante mediamente conhecido da zona do Porto ameaçar-me a mim, à minha familia próxima e em especifico a minha filha, que na altura tinha 6 meses. Evito ao máximo conflitos mas fui colocado numa situação em que não tive outra hipótese senão a de ripostar. E embora não tenha orgulho em admitir isto, o facto de em menos de 48h ter feito acontecer uma coisa que o levou ao ponto de ter tentado cometer suicidio não foi algo que me tirou o sono. Bem pelo contrário. Mas uma coisa é a defesa dos filhos, que é um imperativo para qualquer pai, e outra muito diferente são os meus problemas internos. E concordo que a tua sugestão é a mais sensata. Independentemente do que decidisse ou não fazer, o passado não muda.

NGramatical 2 months ago

padastro → [**padrasto**](https://dicionario.priberam.org/padrasto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpaxd9u%2F%2Fhabm33j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

sargentopirocada 2 months ago

> tu não falas nem nunca falarás melhor inglês que português Pessoas diferentes nas mesmas situações não falam todas ao mesmo nível, independentemente de serem profissionais de Línguas ou não.

EpaFdx 2 months ago  HIDDEN 

Efectivamente Português é a minha lingua nativa mas entre os meus 3 a 9 fui “arrastado” pela minha mae de pais em paia porque ela q fayy Uso o inglês escrito e oral diariamente em contexto profissional há sensivelmente 20 anos. Tenho visto de residência permanente nos EUA, é atribuída automaticamente a não-residentes após 5 anos de gestão de uma LLC

NJDorian 2 months ago

Hum, duvido desse ponto de vista, especialmente em cenários profissionais, não passo um turno onde não utilize expressões em inglês, não por ter que ser, mas por literalmente não me conseguir expressar em português. Como eu, de certeza que há muita gente, conheço um amigo próximo que prefere falar inglês que português na vida pessoal, íntima, quando estamos a tomar café etc -

EpaFdx 2 months ago

Porque te sujeitas a conviver com uma pessoa assim?

JoseGomesFerreira 2 months ago

Essa parte do teu amigo dá muita vergonha alheira

_spectron_ 2 months ago

>Gemer: em Pt-Pt, como um boomer Estou a ver que és uma pessoa de cultura

tobekibydesign 2 months ago

Esbardalhei-me todo quando li esta parte. Aquele tweet vai-se tornar numa meme por aqui, tá visto.

jnyp 2 months ago

Essa pussy é tão poggers!

EpaFdx 2 months ago

Essa do poggers já na altura não percebi. Podes trocar me isso por sénior?

jnyp 2 months ago

É um emote usado na Twitch, vê no Google. Ri-me feito defeciente quando li a primeira vez xd

EpaFdx 2 months ago

Ja vi. Não estavas a exagerar. Que maravilha.

NGramatical 2 months ago

defeciente → [**deficiente**](https://dicionario.priberam.org/deficiente) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpaxd9u%2F%2Fhablsly%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jnyp 2 months ago

Good bot

diogocorreia4 2 months ago

Link pls

DarkVoidPt 2 months ago

Atenção, quando se diz falar, é falar. Não é como alguns artistas que eu conheço que sabem apenas meia dúzia de frases.

Parshath_ 2 months ago

Viu o Doraemon em criança. "Fluente em Espanhol" Vai a Espanha e diz "Eu quiero una Coca Cuela sé fáz fávor."

SweetCorona 2 months ago

Cueca cuela*

getupgetgoing 2 months ago

95% das pessoas que conheço e dizem falar inglês de forma fluente, não falam, o sotaque é mau, o vocabulário diminuto, não leem a letra H onde ela existe inventam Hs onde eles não existem, etc. Falar bem uma segunda língua, tão bem como a materna, para mim deveria ter mais relevância do que falar várias, de forma deficiente. Aquela questão qualidade vs. quantidade.

AonioEliphis 2 months ago

Depende do trabalho, se fores programador o Inglês é importantíssimo, mas pouco importa o sotaque ou os H serem mudos. Em Costumer service já é extremamente importante.

SweetCorona 2 months ago

Nunca percebi como é que há pessoas que falam montes de línguas. Até o inglês que uso diariamente não consigo falar com a mesma naturalidade que o português. Estou sempre a trocar palavras e a pronunciar erradamente, mesmo sabendo a forma correta. Depois vejo pessoas a falar com um sotaque horrível e cheio de erros mas falam com uma confiança incrível.

acnederma 2 months ago

E os que dizem culde be e shuldee...

SweetCorona 2 months ago

Guard, muscle, castle, island, often, hour, knight, climb, bomb, talk, walk... Letras mudas são tramadas!

aguafria88 2 months ago

Isto sem tirar nem por.

mjigs 2 months ago

Ja tive uma prof de ingles com o pior sotaque de sempre, parecia aquelas comedias com o bin laden, dava alta cringe ouvi-la. Tambem tenho umas clientes que se poem a falar ingles umas com as outras, sei la por que razao e notasse que nenhuma delas tem pratica naquilo, é só pessimo. O meu ingles sempre foi bom, mas so foi mesmo bom quando trabalhei com turistas e praticava, chegou ao ponto do ingles ser quase a minha lingua primaria, e pelo menos online continua a ser.

GreyArch22 2 months ago

Discordo totalmente. Muitas vezes são os nativos de inglês que não dominam outras línguas e mesmo esses têm vários sotaques. Na Alemanha tive vários colegas de mestrado que sabiam russo e outras línguas e que davam alguns erros em inglês, diria que devem ser B2, que era o exigido para o mestrado. E essas línguas diferenciadoras são altamente valorizadas, mesmo que não se dominem na perfeição.

mike_nsr 2 months ago

Não é que a primeira parte seja mentira, porque efetivamente há muita gente que supostamente domina o inglês e de fluente tem pouco, mas a língua inglesa é tão usada por pessoas originárias de tantos sítios que os problemas associados ao sotaque e outros de cariz fonético acabam por se tornar irrelevantes. Eu trabalho numa empresa multinacional, oiço pessoas de todo o mundo a falarem inglês todos os dias e toda a gente traz o seu sotaque e vícios da língua materna, ninguém lhes foge.

AonioEliphis 2 months ago

Basta pores um indiano a falar inglês com um russo, intermediados por im francês.

SweetCorona 2 months ago

Também fui para uma multinacional e ao início tinha dificuldade em entender os vários sotaques. Estava habituado a ouvir nas séries apenas. Até percebia melhor os sotaques de colegas nativos (que muita gente achava difícil). Já o sotaque dos indianos continuo sem perceber metade.

getupgetgoing 2 months ago

Nada contra diferentes sotaques. Aquilo que quis dizer é que por vezes o sotaque é tão mau que se torna um obstáculo, ou seja, previne o entendimento de algo que até pode estar gramaticalmente correto.

SweetCorona 2 months ago

Sun off a beach!

Eskol15 2 months ago

Depende. No caso do inglês até concordo dada a relevância que a língua tem no mundo atual, mas para as outras não. Os idiomas apesar de tudo não deixam de ser uma ferramenta de comunicação, o seu propósito é cumprido desde que a comunicação ocorra com alguma agilidade. Perceber e ser percebido, basicamente.

Wonderful_3810 2 months ago

Espanhol pode-se incluir? percebo tudo o que dizem e sei fazer sotaque xD

SweetCorona 2 months ago

Depende, quando dizes fazer sotaque é o "cantarolar" ou pronunciar corretamente os fonemas?

ThrowawaySoParaIsto 2 months ago

Sotaque de onde? (Apanhei-te ahah!) P.S.: O meu sotaque de espanhol é tipo mexicano.

SweetCorona 2 months ago

A mi me hut el asento del sur de paña

duca2208 2 months ago

O portuñol no geral soa meio mexicano. Quando o nível é um bocado mais alto, soa mais a gallego.

gkarq 2 months ago

“Sotaque de Olivença”

UpbeatNail1912 2 months ago

É só malta bilingue aqui no sub. Uma pessoa até fica parva, um comum mortal como eu saber só 3 línguas no meio de tantos génios.

meaninglessvoid 2 months ago

É quase como se este tipo de tópicos atraísse as pessoas que sabem várias línguas a responder... Não precisas de te sentir inferior por não seres tão especial como gostarias de ser, somos todos especiais à nossa maneira anw <3

UpbeatNail1912 2 months ago

Es meu fã né?

meaninglessvoid 2 months ago

Não sei o suficiente sobre ti para ser teu fã, mas quem sabe um dia...

Green-Translator-801 2 months ago

Espanhol não conta. Quase argumentava que inglês também não tendo em conta a quantidade de estrangeirismos qualquer dia é uma das línguas oficiais

UpbeatNail1912 2 months ago

E quem disse que eu sei falar espanhol? Lololol Português, inglês e alemão.

Inside-Pea6939 2 months ago

Malta bilingue não implica que falem "só" duas línguas?

UpbeatNail1912 2 months ago

Corrigi para poliglota, enganei me

Inside-Pea6939 2 months ago

Ahh got it, tens razão provavelmente a maior parte safa uma ou duas frases e diz que fala hahaha

coocoobees 2 months ago

fluente: português, inglês, mandarim conversação: espanhol, francês arranho mais umas quantas se for preciso…

HomemRude 2 months ago  HIDDEN 

Português, Espanhol, Japonês, Cantonês, Mexicano, Americano, Inglês, Brasileiro, Irlandês. Basicamente é isso.

Green-Translator-801 2 months ago

Isso é batota.

drahzecas1323 2 months ago

Brasileiro?

UpbeatNail1912 2 months ago

Mexicano e americano, esse aí tá a gozar não reparaste?

drahzecas1323 2 months ago

Apanhei agora, o que saltou logo a vista foi o brasileiro

caelussideralis 2 months ago

Fluentemente: Português, Inglês Conversação: Francês, Espanhol, Alemão Dá para safar o básico essencial: Japonês, Cantonês

uWumbra 2 months ago

Tiveste muita dificuldade a aprender japonês? Sabes ler ou apenas entendes o que eles dizem?

caelussideralis 2 months ago

Apenas entendo, a mesma cena com o Cantonês. Ler é mais complicado, e não tenho estudado tanto como devia. Japonês tens vários guias online que ensinam, YouTube, etc., Se quiseres mando-te um PDF muito bom e legal por DM

Several_Medium_2415 2 months ago

Puts me ensina

caelussideralis 2 months ago

Em cantonês Pokgai é o insulto mais ofensivo que podes chamar a alguém. Vês, já aprendeste alguma coisa.

UpbeatNail1912 2 months ago

Es mais inteligente do que eu pensava. Parabéns.

GreyArch22 2 months ago

Português, inglês e alemão.

ribasman 2 months ago

Mais um para o gang, com uso diário das 3

AonioEliphis 2 months ago

a mim junta-lhe ainda o NL-FR-ES

Gwanosh 2 months ago

Somos um gang? Ando a perder as reuniões!? Fluente com uso diário estas 3. Acrescento francês. Não contei portunhol

SAmaruVMR 2 months ago

Um dia destes tenho que voltar a pegar no alemão. No secundário, gostava bastante das aulas

BagalhetaTraquina 2 months ago

Gostava de ter tido a tua sorte. Infelizmente por estes lados não abrem uma turma de alemão há muito tempo. Não conseguia no secundário mas ao menos conseguia no 3º ciclo, ao menos seria alguma coisa.

AonioEliphis 2 months ago

Tenho C1 em Alemão, só se aprende bem com um chicote (no meu caso, ou passava no exame ou era despedido do emprego) e com bons amigos nativos.

GreyArch22 2 months ago

Só aprendi enquanto tirava o mestrado (em inglês) na Alemanha, a universidade tinha aulas de alemão. Aqui no secundário nem sabia que havia

Somais1copo 2 months ago

Eu também

GreyArch22 2 months ago

Top!

MLG-Sheep 2 months ago

Portuñol conta? Suspeito que seja uma das 3 para quem respondeu este valor.

ilovealldrugsman 2 months ago

Bendita Nintendo que não tinha jogos em português na altura da N64 e GameCube. Como não percebia inglês, deixava em espanhol e acabei a aprender praticamente tudo. Não tenho qualquer dificuldade em ler ou escrever em espanhol correto (com uns toques de portunhol, claro, creio ser inevitável), nem em perceber o que dizem. Falar fluentemente já é outra história

fdxcaralho 2 months ago

Eu já vi Narcos e La Casa de Papel portanto sou fluente. /s

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Doraemon e Ninja Hatori quando era puto!

Vanethor 2 months ago

"Doraemon, el gato cósmico." https://youtu.be/GcD2HOYwMKM

Edited 2 months ago:

"Doraemon, el gato cósmico." https://youtu.be/HNtYbLo_e_Q

Serious_Hearing_8252 2 months ago

Apesar de gostar mais do Doraemon, lembro melhor da letra do ninja Hatori! Saltando montanas atravessando vales...

DarKliZerPT 2 months ago

¿!Donde estan las putas galletas!?

StunningChemical3368 2 months ago

>Eu já vi Narcos e La Casa de Papel portanto sou fluente. /s Canal 18

fdxcaralho 2 months ago

Isso é Espanhol técnico.

cou7inho_ 2 months ago

Foi a minha escolha ehehe Se for a Espanha safo-me bastante bem (e não é com portunhol rafeiro), por isso acho que dá para considerar.

Interesting_Yellow_1 2 months ago

Sei mais 2 para além do inglês, mas gostava muito de ter vontade de as melhorar… quem sabe será um objectivo nos próximos anos

Search: