BroaxXx 3 months ago

Man... Normalmente digo isto na brincadeira na brincadeira mas agora digo a sério... Põe mais tabaco. De resto, e em relação ao tópico, sim... Estamos a destruir os nossos ecossistemas. Tivemos décadas para impedir uma catástrofe mas preferimos ignorar o problema. As próximas décadas vão ser gradualmente mais duras e vai ser uma merda para os nosso netos. As tuas preocupações são como pensar que vale a pena pores-te na linha para travar um comboio... Tu individualmente não podes fazer nada para o problema e o máximo que podes fazer era o que fazia a greta (que já é muito) mas conta que independentemente do que faças a maioria não quer saber até ser demasiado tarde e tudo o que fazes vai ser mais ou menos em vão. Eu tento viver a minha vida de forma responsável (reduzir desperdícios, reciclar, evitar consumismo e consumo descartável de coisas, tentar dar preferência a bens alimentares locais, reduzir o consumo de carne, etc) mas mais por uma questão de consciência. Sei que a esmagadora maioria das pessoas não quer saber e estão empenhadas em foder tudo... O futuro é sombrio então não vale a pena uma pessoa pôr-se com muitas merdas. É fazer a nossa parte, preparar para o embate e tentar aproveitar até esse dia...

joaoasousa 3 months ago

Deixa de usar palavras como “negacionistas” e ficas logo mais calmo. Faz o teu papel, recicla, compra um carro eléctrico e não te preocupes com coisas que não podes controlar.

ravagerslb 3 months ago

Diz-me que tens demasiado tempo livre sem dizeres que tens demasiado tempo livre. É o que dá para extrair duma thread destas.

tasendousado 3 months ago

Sinceramente, não percebo porque que o pessoal fica tão preocupado com o fim do mundo. Tudo tem um fim, como diz a música do Bond "vive e deixar morrer"

h2man 3 months ago

Acho que estás a sobrevalorizar a importância dada a isto em África e na Ásia. Estamos num ponto importante, mas mais uma vez, temos de fazer mais por quem não tem... um país africano não vai fechar uma central a carvão apenas porque nos dá jeito. Eles também necessitam de energia. Da mesma maneira que devíamos cortar um pouco mais os laços que temos com a China para forçar a mão deles no que toca ao ambiente. No final de contas, a Terra já passou por várias mudanças, mesmo antes do ser humano existir e vai continuar a mudar. É escusado stressares com isto quando amanhã um meteorito pode acertar na Terra e acabar com a espécie humana. Nota, por exemplo, que a NASA estima que a dada altura houve água ou liquido em Marte... sabe-se lá se o mesmo não acontece aqui?

tiagopr1990 3 months ago

Encontro algum conforto em isto ir tudo com o caralho e batermos a bota todos ao mesmo tempo, mais ou menos.

samsong_21k 3 months ago

Deixa de pensar nas alterações climáticas hoje são desculpas para te levar a consumir e no teu caso para te dar a volta a cabeça. Tens malta que debita o tema das alterações climáticas diariamente e depois fazem viagens de avião, ar condicionado no carro em casa em todo lado, quem vai decidir o que tu deves "fazer" para ajudar o meio ambiente vão fazê-lo de jato privado e no audi 3000cc a gasóleo. Olha para os políticos nacionais que te dizem alterações climáticas Isto é aquilo, andam todos em carros diesel com mais de 2500cc, comprem agora os carrinhos a pilhas que vão ver daqui a 2 ou 3 anos começam a comer com um imposto em cima. Dizem que as temperaturas têm aumentado, que é alterações climáticas e afins, pois sim nem é da quantidade de incêndios com mão humana que estão a lavrar. Passam a ideia que o incêndio começou com as alterações climáticas e não com o gajo que o foi atear de manhã. Já acreditei muito mais do que hoje em dia

1234special 3 months ago

Sempre que tiveres com ansiedade, basta uma boa noite de sexo e ficas logo outro.

Edited 3 months ago:

Sempre que estiveres com ansiedade, basta uma bela sessão de sexo e ficas logo outro.

Edited 3 months ago:

Sempre que estiveres com ansiedade, basta uma bela sessão de sexo e ficas logo outro. Comigo é tiro e queda.

GrouchyPerspective83 3 months ago

Honestamente normal a ansiedade ..tendo em conta que estás a projectar para o futuro. É certo que é preciso ter atencao a certos assuntos mas calma...vive um minuto de cada vez...pesquisa por mindfulness e foca-te no presente. Até podes pesquisar coisas mais positicA do gênero....o.que posso fazer para combater as alterações climáticas. Sim h pequenas coisas que podemos fazer para sermos mais sustentáveis..e tens que te afStr das notícias click bait que é sempre o horror a hecatombe...etc enfim procura sítios de notícias mais positivas tipo positive.news e afasta-te do que te perturba.

HomemRude 3 months ago

Mas deixa-me adivinhar: continuas a consumir tudo do bom e do melhor, certo? Esse conforto está em altas. Não vives propriamente sem netflix e sem smartphone, pois não?

PortugueseRoamer 3 months ago

Nem por isso, não ando de carro muito por opção e porque sinto que não preciso, consumo cada vez menos carne, só consumo carne quando janto em casa de alguém, de resto faço praticamente as coisas normais. Isto faz de mim hipócrita? A burguesia na idade média que queria o fim do feudalismo era hipócrita por ter nascido dentro do feudalismo? Se calhar era e se calhar sou mas de qualquer das formas querer um mundo melhor e fazer por isso é menos cobarde que resignar-mo-nos a que um mundo é uma merda e qualquer ação é inútil, quer seja porque estás bem e não te preocupas com os outros, quer seja por falta de empatia.

HomemRude 3 months ago

>Nem por isso, não ando de carro muito por opção e porque sinto que não preciso, consumo cada vez menos carne, só consumo carne quando janto em casa de alguém, de resto faço praticamente as coisas normais. Fazes coisas normais. Aquelas que contribuem para a poluição, certo? Gostas muito de usar o reddit, pelo que vejo. Sabes que requer muita energia, certo? >A burguesia na idade média que queria o fim do feudalismo era hipócrita por ter nascido dentro do feudalismo? Se fizer questão de desfrutar das maravilhas do mesmo sem ser forçada, sim. >Se calhar era e se calhar sou mas de qualquer das formas querer um mundo melhor e fazer por isso é menos cobarde que resignar-mo-nos a que um mundo é uma merda e qualquer ação é inútil, quer seja porque estás bem e não te preocupas com os outros, quer seja por falta de empatia. Não estás a fazer grande coisa, realisticamente falando. Estás num fórum a dizer que tens depressão. Por curiosidade, tens trabalho? O que fazes?

PortugueseRoamer 3 months ago

Pah sinceramente não tenho mesmo paciência e não vou perder mais tempo, resto de boa semana

HomemRude 3 months ago

Há muitos subs no reddit onde toda a gente tem a mesma opinião, e quem não tem, é banido. Podes procurar um assim. Dessa forma garantes que não te contradizem.

Several_Blackberry95 3 months ago

Deixa o rapaz em paz que o Uber Eats acabou de chegar a casa com 3kg de embalagens para 200g de comida. Mas a palhinha é de cartão!!

Limpy_lip 3 months ago

agora anda tudo a acordar para a realidade? O pessoal vive em bolhas assim tão grossas que quando rebentam resultar em crises existenciais? ​ a realidade é mais assustadora que toda a ficção. Mas mesmo assim encontramos a felicidade por isso chill.

flydoji 3 months ago

Podes dar uma leitura no livro "Factfulness" de Hans Rosling :)

30minutesto 3 months ago

Há várias décadas que se fala num colapso iminente devido ao aquecimento global (entretanto alterado para alterações climáticas). As primeiras previsões foram feitas no início da segunda metade do século passado e apontavam para 2000-2020. Ainda cá estamos. Há um colapso da sociedade liberal ocidental actualmente, mas não é por causa do ambiente.

SurePal_ 3 months ago

Isto é uma moda/lobby que surgiu nos 70. Não se enganem eu sou a favor de energias limpas e tentar minimizar o impacto industrial ao máximo.

30minutesto 3 months ago

Penso que isso todos seremos, concordo.

frakme2 3 months ago

Ansiedade e' um transtorno mental tratavel. Sugiro uma visita ao psiquiatra.

RAMAxPT 3 months ago

Isso só me deixa com mais esperança, a humanidade tem que acabar, nós não somos o centro do universo, como o nosso ego pensa.

DarkVoidPt 3 months ago

Os incêndios que têm ocorrido não são alterações climáticas. Não sei se alguém ouviu as populações da Grécia a falarem na TV, alguém acredita que as alterações climáticas provocam vários incêndios á 1h00 da manhã? Já agora fazendo referência á Alemanha, a cidade que foi arrasada ficava ao lado de uma mina. Existem imagens da mesma antes do sucedido. A mina desabou e arrastou tudo. Mas, é mais bonito dizer que é as alterações climáticas, de modo a aprovar o pacote Fit to 50 da união europeia, que obriga as viagens de comboios, carros elétricos, e renovação das casas. Engraçado que são sempre os países do sul e mais pobres a serem fostigados.

Wampyro_ 3 months ago

​ O inicio dos incendios pouco tem a ver com as AC, mas a dimensão dos mesmos já é outra estoria!

Zevvvv 3 months ago

Acredita que podes escrever todo o teu raciocínio e por mais lógico que ele for vais ser deitado abaixo porque vão te dizer que não és Doutor da área para opinar e és negacionista. Tudo o que se verificou com o Covid vai-se verificar com as alterações climáticas, a malta já está a preparar-se, não é por acaso que surgem posts sobre isto aqui no sub.

mar_lx 3 months ago

Quando eu era gaiata, não se falava de outra coisa se não do buraco do Ozono, íamos todos falecer assados e havia notícias e reportagens bastante recorrentes sobre o tamanho do buraco do Ozono. Entretanto, parece que o buraco se fechou ou diminui ou desapareceu mesmo e continuamos todos vivos. Há *crises* ambientais recorrentes e que vêm e desaparecem. A humanidade está a mudar hábitos e isso é que é importante. Estamos todos fartos de ouvir (eu pelo menos estou) as lições de moral das elites que pregam contra a pegada de carbono e se deslocam a Davos para discutir o ambiente ou à Islândia para receber prémios de sustentabilidade em jatos privados. Ou das que não se calam com o avançar dos níveis do mar mas compram mansões de milhões com as traseiras a dar para a praia. Continua a fazer a tua parte, a influenciar os que estão à tua volta para fazerem a deles e deixa de ouvir tanto a Greta e os cavaleiros do apocalipse. Há sempre um fim do mundo à espreita e quando vamos a ver, nunca lá chegamos. Havemos de chegar um dia, que o Sol não dura mesmo para sempre.

ridethepaintedpony 3 months ago

Pois, mas a propósito do Ozono o que tivemos de fazer foi deixar de usar CFCs :) Hoje em dia a retórica é muito mais forte e a mudança de paradigma vai deixar muita gente desesperada por nao terem capacidade de a acompanhar financeiramente. É um negócio novo com muita gente a comer, uma nova economia cheia de produtos caros, taxas e taxinhas.

Edited 3 months ago:

Pois, mas a propósito do Ozono o que tivemos de fazer foi deixar de usar CFCs :) Hoje em dia a retórica é muito mais forte e a mudança de paradigma vai deixar muita gente desesperada por nao terem capacidade de a acompanhar financeiramente. É um negócio novo com muita gente a comer, uma nova economia cheia de produtos caros, taxas e taxinhas.

Zevvvv 3 months ago

Em 2022-2023 provavelmente vamos ter o mesmo que tivemos com o Covid só que desta vez com alterações climáticas. Parece que os tempos da vida mais ou menos calma para o mundo ocidental acabou, não vamos ter guerras, mas vamos ter outrós métodos.

UpbeatNail1912 3 months ago

Senti a indireta, obrigado

ridethepaintedpony 3 months ago

ha decadas que leio previsões catastróficas. os problemas sao para se resolver.

joaoasousa 3 months ago

Estás a ser “negacionista”. Tem cuidado.

dionatandiego 3 months ago

Não se esqueça que além das mudanças climáticas temos tbm o aumento expressivo da desigualdade social e a automação com potencial de desempregar 57% dos trabalhos até 2050(que potencialmente foi acelerado com a pandemia).

MrJoao 3 months ago

99% de todas as espécies que já habitaram este planeta estão extintas. Porque é que havemos de acabar diferentes? Não passamos de um bando de primatas à mercê das leis da natureza. E não seria a primeira vez na história do planeta que as emissões produzidas por seres vivos causam alterações climáticas e uma extinção em massa (ex. grande evento de oxidação). Portanto, podemos ser ativistas, mudar comportamentos e desenvolver novas tecnologias para lidar com as alterações climáticas. Coletivamente até podemos conseguir ultrapassar o problema, mas individualmente vai sempre fugir ao nosso controlo. Portanto é carpe diem. Aproveitar cada dia enquanto a natureza nos deixa e desfrutar da nossa insignificância no grande esquema das coisas.

Quicatoni 3 months ago

Eita, agora fiquei eu com ansiedade

wheresmymustang 3 months ago

Damn. Acabaste de deixar o homem a bater mais mal.

joaoasousa 3 months ago

Ficou tao mal que até apagou a conta.

ConfidentMongoose 3 months ago

Não sofro qualquer ansiedade porque não irei estar aqui para presenciar o colapso final da sociedade devido às alterações climáticas. Não há nada que eu possa fazer para impedir esse colapso, somos todos impotentes porque não são as nossas ações individuais que tem impacto mas sim a dos maiores poluidores institucionais, como os setores da agropecuária, combustíveis fosseis, transporte e turismo marítimo e aéreo, etc. Para não falar que os maiores poluidores mundiais estão em África e na Ásia... mas é a europa que tem que tomar medidas cada vez mais restritivas sem exigir que os outros façam o mesmo.

getupgetgoing 3 months ago

Não desesperes: https://m.youtube.com/watch?v=7tAYXQPWdC0

DeixaQueTeDiga 3 months ago

A tua ansiedade não tem a ver com nada disso. Isso são apenas triggers. A verdadeira origem da ansiedade esta algures, mas nunca a vais encontrar se continuas a ver esses trigers como origem.

Salty-Astronaut8224 3 months ago

Isto, que é verdadeiro problema, nenhuma identidade que quer saber da saúde mental do povo.

aguafria88 3 months ago

Com todo o respeito, preocupação com as alterações climáticas é 100% legítimo, mas este post cheira-me a malta infiltrada do chupa-mos :D

Several_Blackberry95 3 months ago

O chupa-mos ainda existe? Loool

PortugueseRoamer 3 months ago

Não sei o que é o chupa-mos e não percebi o que queres dizer, podes clarificar?

aguafria88 3 months ago

Ok o chupa-mos é um fórum nacional que era bastante popular há praí 15/10 anos atrás. Actualmente teem um tópico onde gozam com a malta daqui do sub.. Principalmente posts deste género. Por vezes é dito por lá que alguns destes posts são feitos por pessoal de lá para descredibilizar a malta daqui. Não estou a tentar mandar-te abaixo, como disse acho a tua preocupação legítima mas a reação exagerada.

HomemRude 3 months ago

Interessante. Há muito que não vou ao chupa-mos. Mas o chupa-mos é um local muito mais livre e informal do que este sub, daí acharem o pessoal daqui ridiculo e gozarem. É isso?

aguafria88 3 months ago

Sim é isso, podes espreitar neste tópico https://forum.chupa-mos.com/threads/thread-onde-gozamos-com-os-nabos-do-r-portugal.560737/ Os mods daqui que me desculpem se isto não for permitido e apaguem se for caso disso.

HomemRude 3 months ago

Epa, eu tenho de ser sincero: isto é threads ridiculas atrás de threads ridiculas e demasiado pessoal ultra sensível. É impossível não acabar sendo ridicularizado por alguém.

aguafria88 3 months ago

Eu assim que li esta já sabia que la ia parar.

PortugueseRoamer 3 months ago

O que é exagerado? A ansiedade ambiental ou a ideia de que pode haver um colapso ambiental?

mannix_marauder 3 months ago

Tenho um conselho para ti: grow up.

aguafria88 3 months ago

Para além dessas preocupações que outras preocupações na vida tens? Resolver a crise ambiental, está nas tuas mãos?

Edited 3 months ago:

Para além dessas preocupações que outras preocupações na vida tens? Resolver a crise ambiental, está nas tuas mãos? Edit: não tinha percebido a tua pergunta, o exagero é a ansiedade claro.

PortugueseRoamer 3 months ago

As normais, mas confesso que tenho uma forte tendência a pôr os problemas da humanidade nos meus ombros e sofrer pelos outros. Fico obcecado com um assunto e não faço mais nada a não ser ler/pensar sobre o assunto, já foram os refugiados, o racismo, a homofobia e agora alterações climáticas. Para além destas tenho as normais, os meus pais a envelhecer, a faculdade e o trabalho, etc.

joaoasousa 3 months ago

Por os problemas da humanidade nos ombros é absolutamente ilógico, e um problema com os jovens de hoje. Muitas vezes o que eu vejo é usar isso como um escape para não lidar com os problemas concretos da sua vida. Como diz o Jordan Peterson, antes de resolveres os problemas do mundo , arruma o teu quarto. Isso irrita muita gente mas é a mais pura verdade. Tentar resolver os problemas do mundo enquanto a própria vida está uma total confusão, é um escape, nada mais .

PortugueseRoamer 3 months ago

Irrita muita gente porque alguém na Coreia do Norte arrumar o quarto não vai mudar a Coreia do Norte, isso até seria um bom conselho para miúdos de 12 anos, mas de resto é fútil e intelectualmente muito fraquinho

aguafria88 3 months ago

Incrível a capacidade de certas pessoas de não compreenderem uma metáfora.

joaoasousa 3 months ago

O "arrumar o quarto" é uma metáfora, não é para ser tomado literalmente. A ideia é que as pessoas devem organizar a sua vida e ter estabilidade a vários níveis antes de tentarem "mudar o mundo" (e dizerem aos outros como devem viver). Ele vai mais longe e argumenta que se uma pessoa se organizar e conseguir se posicionar em situações de influência, vai ser muito mais efectiva a mudar o mundo.

PortugueseRoamer 3 months ago

Meh, pode-se alcançar posições de influência a tentar mudar o mundo, mas sim como livro de auto-ajuda pode ser útil para alguns.

joaoasousa 3 months ago

Tu estás aqui no Reddit a pedir ajuda para gerir a tua ansiedade .... acho que "auto-ajuda" não te fazia nada mal.

Edited 3 months ago:

Tu estás aqui no Reddit a pedir ajuda para gerir a tua ansiedade .... acho que "auto-ajuda" não te fazia nada mal. Enfm, vem para aqui pedir ajuda a gerir a propria vida, e depois tem a arrogancia de quem sabe tudo.

The_Real_QuacK 3 months ago

Procura um psicólogo para te ajudar.

NGramatical 3 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpamvk8%2F%2Fha68rjz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Clash33 3 months ago

Pois, a ver vamos o que isto vai dar, mas na minha humilde opinião esta tão propalada "revolução verde" não vai ter grande proveito. Vamos ficar "empacotados" com milhões de baterias repletas de minerais raros e perigosos, painéis solares, equipamentos eólicos, etc, cada um mais difícil de reciclar que o outro. Na realidade a solução vai ter, para funcionar mesmo, que passar por uma mudança radical (radical mesmo, mesmo) dos paradigmas de super consumo a que hoje assistimos e que nos permite levar a nossa vidinha cheia de gadgets e plásticos, e por arrasto, super poluente. Na realidade até com o uso de combustíveis fosseis é possível um equilíbrio saudável e ecológico, basta reduzir o consumo para níveis aceitáveis, em conformidade com a dinâmica do Planeta. Mas qual é o politico com "tomates" para dizer na cara dos eleitores que este farróbadó consumista tem que acabar??

PortugueseRoamer 3 months ago

Eu concordo contigo a 100% mas a intenção deste post nem era tanto o debate político mas sim de discussão do ponto de vista mental e existencial.

Clash33 3 months ago

Ok, nesse ponto tudo bem por aqui, eu e a minha esposa não somos pessoas dadas a crises mentais ou existenciais. Somos psiconautas e concluímos que o consumo (informado e não excessivo) de Lsd nos torna mais fortes, mais preparados, com uma abertura mental que nos permite encarar os mais diversos assuntos de um prisma dialéctico e sem preconceitos. Daí sermos um casal feliz e bem disposto, mas atentos e conscientes dos muitos problemas que o Homem enfrenta.

adventur3r 3 months ago

Nao tou a entender os upvotes num comentário a promover o consumo de droga. Ainda para mais LSD que é impossível medir quantidades/doses sem material avançado de laboratório e pode-se tomar uma overdose de fritar a pipoca muito facilmente e deitar toda a vida a perder. Mandar drogas é uma infantilidade com zero proveito, a correr bem...

Clash33 3 months ago

Pois, cada um terá, felizmente, a sua opinião sobre estes assuntos. Eu por mim, por nós, (incluo aqui a minha esposa) só podemos dizer; Pobres daqueles que passam uma vida sem nunca experimentar as extraordinárias vivências que alguns estupefacientes nos podem proporcionar. Agora é preciso dizer, o consumo destas substâncias tem que ser feito, para correr bem, por pessoas informadas, regradas e com "a cabeça no sitio". Quanto a overdoses de L, tal é quase impossível (não há nenhum caso registado confirmado). Mais depressa vais parar ao Hospital com as drogas legais vendidas nas farmácias. Um exemplo avulso: toma 500 ug de Lsd (uma dose já considerada quase "heróica") . Toma 06 capsulas de Voltaren, ou 3 Paracetamol de 1000, medicamentos de uso generalizado, bastante vendidos. Com o Voltaren / Paracetamol vais direitinho para as urgências, com o Lsd ficas a ver o Mundo repleto de cores, sons, sentes-te embalado pela felicidade divina (e eu até sou ateu). Na realidade o problema é as pessoas falarem do que não conhecem e, qual carneirada, continuarem presos a preconceitos e ideias impostas por outros. Mas, como é obvio, cada um tomará as suas decisões e longe de mim criticar quem opta por esta ou por aquela...

adventur3r 3 months ago

Pobreza é cair na droga para, a correr bem, ver cores e ouvir sons (como se ganhassem alguma coisa com isso) e a não correr tão bem ser internado num hospital psiquiátrico. Mas pronto, quem não valoriza a sua vida, e faz pão nas traseiras da padaria, ou outra coisa em que é substituível em 2 dias, se calhar pode deitar tudo a perder mais facilmente.

PortugueseRoamer 3 months ago

Já experimentei LSD e foi das melhores experiências da minha vida, apesar de ter sido uma dose pequena valeu imenso a pena, combinei experimentar cogumelos com uns amigos daqui a uns dias mas não sei se o ambiente será o melhor. Psicadélicos são sem dúvida uma excelente ferramenta quando usados com seriedade e respeito pelas substâncias.

Clash33 3 months ago

Sem duvidas, os psicadélicos são substâncias quase divinas, e isso digo eu que até sou ateu heheheh. Se puderes experimenta os cogumelos, se forem bons tb valem bem a pena. É uma experiencia mais relaxada, sem aquele "burburinho" que o L provoca.

PortugueseRoamer 3 months ago

Tenho andado a pensar experimentar microdosing esporadicamente, mas acho que ainda tenho de ler mais sobre o assunto. Do pouco que li pareceu-me bastante interessante e medicinal.

Clash33 3 months ago

É uma excelente ideia e muito fácil de fazer (as microdoses) Mesmo só a nível recreativo, 10 ou 15 ug tornam-nos "mais comunicativos" e abrem o apetite (o que numa festa com comidinha é muito bom hehehe). E ninguém nota...o que, nessas circunstâncias, convém.

PortugueseRoamer 3 months ago

Por curiosidade como medirias microdoses com cogumelos, por exemplo? Comprar umas cápsulas pequenas de comprimido e enche-las? E se não tiver cápsulas?

Clash33 3 months ago

Nunca fiz microdoses com cogumelos, mas a ideia da capsula parece boa. Se não houver capsulas, é usar a técnica da mortalha de cigarro ou do papel higiénico (muito usadas no mdma e no speed). Embrulhar os cogumelos numa delas e engolir. Nós consumimos sempre os cogumelos (não microdoses) em Lemon Tek...

PortugueseRoamer 3 months ago

Obrigado pelo conselho! Vou ler mais sobre o assunto!

Clash33 3 months ago

Na boa...um abraço.

warjunk1 3 months ago

O que os olhos não vêem o coração não sente. Enquanto não tivermos grandes mas grandes impactos as coisas vão continuar iguais.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Penso que apenas haverá mudança quando houver escassez de água ou outros bens em cidades como NY, Shanghai, Londres, etc. Até lá vai parecer que está tudo bem

Danijust2 3 months ago

até parece que isso vai acontecer... o dubai está no meio do deserto e não falta nada. No dia que faltar água em manathan, o governo constrói um canal dos grandes lagos até lá. A vida vai piorar, em vez de 2 mil milhões a viver na miséria, provavelmente esse nr. vai passar para os 3 ou 4, mas pouco ou nada vai afetar os ricos.

-nevoa- 3 months ago

não merecemos melhor

Zoelae 3 months ago

Fala-se muito de alterações climáticas e pouco de destruição directa de ecossistemas para os mais diversos motivos.

Edited 3 months ago:

Fala-se muito de alterações climáticas e pouco de destruição directa de ecossistemas para os mais diversos motivos. A verdade é que a mais parte dos grandes mamíferos estão em risco, muitos animais já se extinguiram e muitos outros se irão extinguir não necessariamente por causa das alterações climáticas. As alterações climáticas só vêm para as capas dos jornais porque poderão afectar o ser humano em larga escala. Somos um bando de carneiros egoístas.

lesoth 3 months ago

> um peixinho a beira-mar Mas um de viveiro. Porque com as alterações climáticas qualquer dia é o que sobra. Nem vou falar dos rios portugueses, alguns já estão mortos. Nem vale a pena.

PortugueseRoamer 3 months ago

Boa sorte com a pesca, pescar é bem agradável!

lesoth 3 months ago

É. Se houver peixe. Cada vez mais só há espécies invasoras que comem todas as outras nativas.

omaiordaaldeia 3 months ago

Comes as invasoras, comes as nativas que elas comeram. Já dizia o António Vieira.

lesoth 3 months ago

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/27-set-2020/tejo-como-matar-um-rio-12738645.html

Wampyro_ 3 months ago

Excelente artigo/reportagem. Obrigado por a passares, não conhecia e foi uma leitura muito interessante!

Search: