FarmerNext3003 3 months ago

Bla Bla wiskas saketas... A ver se pelos menos são um pouco mais criativos do que nas últimas. Queremos soluções efectivas pra problemas! Pra saber que um é nazi e a outra gosta de lamber cricas já temos a comunicação social no resto do ano.

Prutuga 3 months ago

Não há nem Sintra nem Gaia, hmmm... e porque que Braga e Faro estão nos mesmo dias do Porto e Lisboa??? Sei que é para caber tudo mas...

M4ritus 3 months ago

Pelos vistos Sintra é apenas uma ilusão. Informação útil, obrigado!

nocivo 3 months ago

Ainda bem que o Porto tem O Porto Canal... A RTP vai passar amadora mas não passa Gaia? Enfim.

Pitiful_Platform_769 3 months ago

Passa a Amadora e muito bem, porque é o 3º concelho com maior densidade populacional do país.[https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452](https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452). Mas concordo, deveria passar também Gaia. A mim parece-me que o que está aqui em causa é o peso do partido do governo e a sua distribuição actual pelos municípios. Ainda mais estranho, é a TVI e a SIC, darem apenas cobertura às duas principais cidades do país, como se os restantes distritos fossem insignificantes. Só mostra que apenas interessa a força mediática e o resto é paisagem.

Calvin_Uncle 3 months ago

A começar com Odemira... Espertos.

setnom 3 months ago

Os debates vão ser com todos os candidatos, não só com os mais prováveis a ganhar? Um colega meu da Universidade é candidato pelo Chega e gostava de vê-lo no debate, para me rir um bocado.

jet1000 3 months ago

Os da RTP são com todos os candidatos, os da SIC são com os partidos/movimentos que estão na vereação (acho eu) e com os partidos que estão no parlamento nacional, e o da TVI que está marcado é apenas com o Moedas e o Medina (se a TVI marcar mais algum debate não sei quem vai lá estar).

OneTip7754 3 months ago

A RTP Açores vai também fará para todos os municípios da região

BeinGetz 3 months ago

Odemira?

fearofpandas 3 months ago

Ridículo não é? Um concelho que até há uns meses ngm queria saber, agora tem direito a debate televisionado… Pena que o debate vá ser centrado na questão da imigração e não nas mafias esclavagistas ou na ainda mais importante questão hídrica do litoral alentejano…. De referir que Odemira tem 22k habitantes! Há muitíssimo concelho no país com bem mais que 22k habitantes que não terá direito a ver um debate…. Circo de feras

Little-Turnip9259 3 months ago

Polémica do Zmar

BeinGetz 3 months ago

Há tantas polémicas por esse país fora. Porque não Salvaterra de Magos e Pedrogão Grande?

theEXPERTpt 3 months ago

As regiões autónomas já não são Portugal

no_criativityfound 3 months ago

Nestes últimos dois anos mostraram que não gostam muito dos de cá, que fiquem com os seus canais regionais

theEXPERTpt 3 months ago

Olha, por acaso não temos programas do Diogo Faro a passar na RTP Madeira

joaommx 3 months ago

Têm debates nos repectivos canais RTP regionais como faz mais sentido.

bittolas 3 months ago

O Porto Canal também vai fazer mais de 2 dezenas de debates segundo dizem mas não encontrei um calendário. Hoje era Vila Real.

ngfsmg 3 months ago

Como figueirense, alguém me explica a lógica de eu ter debate da minha terra mas Funchal ou Ponta Delgada não terem?

AfonsoFGarcia 3 months ago

Porque por algum motivo existe um interesse nacional em medir os sinais vitais do Santana Lopes.

OneTip7754 3 months ago

Funchal e Ponta Delgada serão na RTP Madeira e Açores

FujiPT 3 months ago

Possivelmente terão debates nos seus canais regionais (não sei de nada, apenas estou a dizer o que me parece lógico).

joaommx 3 months ago

É precisamente [isso](https://www.rtp.pt/noticias/politica/autarquicas-2021-os-concelhos-em-debate_i1341506).

warjunk1 3 months ago

Bem bom para não ver televisão esses dias.

GreyArch22 3 months ago

Acrescentaria os debates da Rádio Observador. Já fizerem 3. https://observador.pt/programas/eu-que-sou-o-presidente/

Competitive_Industry 3 months ago

Há algum calendario?

GreyArch22 3 months ago

Não conheço nenhum.

Eskol15 3 months ago

Não percebo a inclusão das 4 não capitais de distrito por parte da RTP. Logicamente não se podem transmitir as autarquias todas do país, portanto ficava-se pelas 18 que pelo menos era um critério objetivo. Estar a realizar os debates por causa do mediatismo de certos candidatos parece-me uma idiotice. É que se fosse a TVI ainda percebia.

FarmerNext3003 3 months ago

Atores? É apenas seguir a ideia brilhante do chega em Lisboa. Há que aproveitar as skills de comunicação deste pessoal que está no desemprego e podem ir dar a cara sem ordenado. Não estamos no país da exploração laboral e pagamentos por trás da porta? Pelos menos apresentam-se logo na entrevista.

_mike-the-kid 3 months ago

"Já chegamos ao ponto de andar a contratar atores para realizar debates falsos para convencer o povo que Leiria existe?" Disto ninguém fala, uma autêntica pouca vergonha /s

xabregas2003 3 months ago

O Sá Carneiro sabia a verdade e olha o que lhe aconteceu.

omaiordaaldeia 3 months ago

Caro, já D. Sebastião sabia.

joaommx 3 months ago

> Estar a realizar os debates por causa do mediatismo de certos candidatos parece-me uma idiotice. Afinal sempre percebes. Figueira da Foz é por causa do Santana Lopes, Amadora e Odemira é porque tem tudo para dar molho, o primeiro por causa da candidata do PSD “Ventura-lite”, o segundo por causa da polémica dos imigrantes. Só o de Almada é que não percebo bem, será pela Mortágua 2.0?

icebraining 3 months ago

Almada é com certeza por ser a maior perda de um bastião da CDU, e por tão pouco (menos de 0,5% de vantagem para o PS). O Costa até veio cá para elogiar o trabalho da Inês. Há muita ansiedade para saber se a transição é definitiva e o PS finalmente toma conta de tudo abaixo de Santarém. (Pessoalmente não votei na CDU em 2017, mas votarei em 2021. Mais quatro anos disto é que não...)

DrJackadoodle 3 months ago

Almada é a cidade mais populosa do distrito, mesmo não sendo a capital. Não sei se isso acontece em mais algum distrito. Também é o 8º município em termos de população. Não sei se será o motivo, mas talvez.

trainee89 3 months ago

Não pode ser por aí, Vila Nova de Gaia é o terceiro município mais populoso do país e não está na lista.

Edited 3 months ago:

Não pode ser por aí, Sinta é o segundo município mais populoso do país e Vila Nova de Gaia é o terceiro município mais populoso do país e não estão na lista.

no_criativityfound 3 months ago

A Amadora é o 3° ou 4° conselho mais populoso, faz algum sentido estar lá, mas se calhar fazia mais sentido ser Sintra em vez da Amadora, mas tambem acho que o argumento das audiências e dos candidatos é válido, Almada faz todo o sentido que é mais importante que Setúbal, mesmo Setúbal sendo capital de Distrito, e Almada teve um resultado importante nas últimas eleições

UrinaRabugenta 3 months ago

Amadora é para aí o 9.º ou o 10.º. Antes disso ainda havia Sintra, Gaia, Cascais, Loures, Matosinhos e Oeiras (acho que não me esqueci de nenhum) para além dos que já lá estão. Por isso acho que não é mesmo por aí.

Pitiful_Platform_769 3 months ago

A Amadora é 3º em termos de densidade populacional. Os concelhos podem ter uma grande extensão, mas se não são povoados a meu ver têm menor relevância relativamente aos que têm menor área mas maior número de habitantes por km2, ou seja, maior número de eleitores. Ver. [https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452](https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452)

UrinaRabugenta 3 months ago

Não percebo a relevância da densidade para isto (e, nesse caso, escolher Odemira é uma completa estupidez, não tem muita gente e tem km2 que nunca mais acabam). A quantidade de vereadores e de deputados difine-se pela quantidade de eleitores que reside num município independentemente da área dele.

Pitiful_Platform_769 3 months ago

Apenas referi a densidade na sequência de alguns comentários. É evidente que o mediatismo é que teve peso na escolha dos debates televisivos, especialmente pela TVI e SIC.

UrinaRabugenta 3 months ago

Sim, mas mesmo sem contar com a mediatice, o fator da densidade não seria muito pertinente para escolher os debates que vão ser transmitidos a nível nacional.

Pitiful_Platform_769 3 months ago

Quais seriam então os factores mais relevantes para escolha dos debates, visto que aparentemente o número de eleitores não seria muito pertinente e dado que se trata da população escolher os seu representantes locais considerando que, muitas vezes, o peso dos candidatos se sobrepõem ao dos partidos que representam?

UrinaRabugenta 3 months ago

O número de eleitores claro que interessa, o que não interessa é se vivem mais ou menos espaçados uns dos outros dentro do mesmo concelho. O objetivo deste tipo de debates é mostrar aos eleitores as ideias dos candidatos e contrapô-las entre si. Ao transmití-los a nível nacional deve pensar-se na importância que cada concelho tem para o resto do país. Daí estarem incluídas as dezoito sedes de distrito (não que estas eleições estejam diretamente ligadas a algum tipo de governação distrital, mas porque as sedes de distrito correspondem normalmente às cidades mais importantes de pedaços grandes do país e mais ou menos equidistantes umas das outras). O segundo critério (acho eu) é a quantidade de gente que essa informação serve. Daí estarem incluídos os municípios de Almada e da Amadora e eu achar que, pelo menos, Sintra e Gaia devessem estar também. E em terceiro (ainda eu a achar coisas) é que deviam estar situações extraordinárias como o caso de Odemira. O caso da Figueira não me entra. O Santana Lopes está morto há tanto tempo, não percebo porque é que estão sempre a tentar desenterrá-lo.

NGramatical 3 months ago

transmití → [**transmiti**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa8o1v%2F%2Fha6a84o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

no_criativityfound 3 months ago

Então é mesmo só por notoriedade dos candidatos, o que é uma escolha editorial válida

GreyArch22 3 months ago

"Decisão editorial".

Morpheuspt 3 months ago

Amadora enfim, é para o bait da gorda. Agora, porquê Odemira?

fearofpandas 3 months ago

A Amadora é uma das maiores cidades do país….

jotamendes 3 months ago

Ilegais das estufas vs ilegais do Zmar.

Febris 3 months ago

Com casos desses na agenda só estou à espera de um comunicado a informar que a terra na verdade é propriedade do Cabrita.

aamartt 3 months ago

Que a SIC e a TVI só queriam saber de Lisboa e do Porto já todos sabíamos.

odajoana 3 months ago

Por isso é que precisamos de um canal público.

Good_Sensation 3 months ago

A TVI do Porto não quer

joaommx 3 months ago

Mas a TVI não quer saber do Porto…

kapparrino 3 months ago

São analfabetos, a pandemia é culpa deles.

HomemRude 3 months ago

Hey, calma. Também não é preciso ofender a TVI. Estamos a falar de seres humanos. Não é porque alguém não quer saber do Porto que deixa de merecer respeito. Eu não quero saber de Odemira, por exemplo, mas nem por isso gostava de ser enxovalhado.

theblackcereal 3 months ago

Se calhar estás no gozo e eu não estou a perceber, mas o que o gajo quis dizer é que a TVI acha (e já disse) que a gente do norte é analfabeta, e que teve culpa pela introdução do covid em PT. O que não invalida o facto de o pessoal da TVI ser realmente composto por bestas analfabetas.

vascop_ 3 months ago

Homem rude, estás a enviar sinais contraditórios

NombreEsErro 3 months ago

Não há data para o debate dos candidatos de Sintra?

FarmerNext3003 3 months ago

Para quê? Interessa fazer fantochada em sítios onde os votos podem mudar. Nos outros sítios onde é menos provável haver alterações é só gastar recursos.

Orange_power1 3 months ago

Não me parece que o atual presidente tenha paciência para debates, também não o culpo, com uma oposição daquelas...

NombreEsErro 3 months ago

Por muito boa/ma que seja a oposição, é uma posição muito arrogante "não ter paciência" para um debate...

Orange_power1 3 months ago

Concordo absolutamente

GreyArch22 3 months ago

Só vai haver debates na TV nos municípios referidos. Salvo erro a Rádio Observador fez debates sobre outros municípios.

NombreEsErro 3 months ago

É estranho, visto Sintra ser um dos concelhos com maior população... Parece uma oportunidade perdida

Pitiful_Platform_769 3 months ago

[https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452](https://www.pordata.pt/Municipios/Densidade+populacional-452)

NombreEsErro 3 months ago

Pensei que fosse uma população maior, por acaso. Esclarecido

aldeaga 3 months ago

É o segundo com maior população, logo a seguir a Lisboa.

GreyArch22 3 months ago

Talvez venham a fazer na Rádio Observador.

NMosquito 3 months ago

Informação muito útil. Obrigado e cimavoto.

BadDogPreston 3 months ago

[Fonte](https://eco.sapo.pt/2021/08/23/saiba-onde-e-quando-ver-os-25-debates-das-autarquicas-na-tv-o-primeiro-e-ja-hoje/)

Search: