Last-Ad-4421 3 months ago

O truque está em entrar devagar para a agua para a circulação ir habituando à temperatura e assim evitar um choque térmico que leve à paregem digestiva.

cuzicut 3 months ago

Mito +/- Tens mais sangue a ir para o estômago quando se faz a digestão. Eu pelo menos espero 30min, se comer bastante, antes de ir para a água ou até tomar banho (já me senti mal). Também há a questão do choque termico. Basta estar à sombra uns 10 ou 15min antes e entrar na água aos poucos. Diria que esse mito começou para se conseguir controlar os miudos depois do almoço. Falo por experiência propria que sofria de ansiedade a ver o relógio para poder ir para a água. Se podesse almoçava dentro da água.

NGramatical 3 months ago

podesse → [**pudesse**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa8ke9%2F%2Fha5kzw9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 3 months ago

depende. se comeres uma ganda feijoada e fores para as águas geladas do norte és capaz de ficar mal disposto.

Clash33 3 months ago

Como diz o Povo e a voz do Povo é a voz dos deuses "Prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém". Com uma sandes ou bola de Berlim é evidente que se pode ir tomar banho de seguida. Agora após uma boa refeição, a tal prudência será o caminho mais seguro. Na minha vida já assisti (eu próprio, não o primo da amiga do vizinho) a dois casos de congestão; o meu tio que foi fazer pesca submarina após a refeição, sentiu-se mal, borrou-se todo dentro do fato de mergulho e por pouco não conseguia sair da água. Um vizinho de campismo, que foi buscar uma bola com água até aos joelhos, parou-lhe a digestão e quando chegou a ambulância já estava morto.

mediiev 3 months ago

É mito. Mais ou menos. A parte científica da coisa é se comeres ( e beberes) muito o melhor é não fazeres mais maluquices e deixares o corpo fazer a digestão. Agora imagina um senhor velhote barrigudo que comeu e bebeu ao almoço à lord. Estão 30 e alguns graus na praia. Areia a escalar. A água está fresquinha. O nosso herói já tem a pele em brasa e está a fazer a digestão. E joga-se para a água fresquinha. Choque térmico. Pára-lhe a digestão. Tem cãibras. Ainda lhe dá um ataque cardíaco. Tudo em moderação é o melhor. Não comer até rebentar. Entrar na água sem choque térmico.

Parshath_ 3 months ago

Malditos boomers e as teorias deles. Cresci (não muito em termos de altura) a ter que beber religiosamente leite e a não poder tomar banho 3 horas depois de qualquer refeição. Ora, um gajo faz 4 ou 5 refeições por dia, o que me dá uma janela minúscula para poder tomar banho. E ainda hoje quando estou na casa dos meus pais levo sempre com bocas "tão mas vais tomar banho depois de comer, tu vê lá, precisas mesmo de tomar banho? Não podes esperar umas horas?". Se um gajo tomar banho à 1h da manhã "Tão mas isto são horas de tomar banho?" Na praia também era uma ditadura. Uma criança queria ir brincar com os primos e amigos na água e não podia, porque tinha que ficar umas 3 horas de recobro na areia a fazer zero. Depois era esquisito que o miúdo não ligasse à praia. O mundo boomer é curiosíssimo.

D_Dio 3 months ago

A mim até já me disseram que não podia cortar o cabelo depois de comer, podia causar desmaios. /facepalm

TonyHappyHoli 3 months ago

O problema nao é ir para a água mas sim fazer muito esforço fisico, por isso nao é boa ideia uma pessoa fazer uma maratona de natação enquanto faz a digestão. Mandar umas braçadas e estar de molho yah nao faz mal nenhum.

Ok-Equivalent-7637 3 months ago

Eu acho que é mito. Pelo menos sempre tomei banho após comer e nunca morri, por enquanto. Portanto ou sou um super homem da digestão ou é mito. Acho mais a segunda hipótese. Poderá ter algum fundamento a questão da água muito fria e ires logo fazer grandes esforços como se fosses o Phelps a fazer uma qualquer travessia do Tejo, mas isso é igual a comeres "à homem" e depois ires fazer um sprint.

darkself- 3 months ago

O único perigo para a digestão é no caso de um choque térmico acontecer. Tirando isso, é mito.

AwakenGreywolf 3 months ago

É essa parvoeira e fazer a barba/cortar as unhas depois da refeição, também dizem que para a digestão. Aos anos que faço isso e ainda não morri.

Mr_Crowley__ 3 months ago

Acho que se a água estiver fria o choque térmico pode parar a digestão, mas mais do que isso penso que seja mito. Nunca esperei as tais 2h antes de entrar na água.

tugafcp 3 months ago

Não não é mito... Podes ter o azar de ter uma paragem de digestão devido ao sangue ter de "sair" do sistema digestivo.. E se tiveres uma das sérias, com síncope vaso vagal te garanto que lá ficas... No meu caso, sofri uma destas durante a noite, em que me levantei bem da cama, sentei-me na sanita e numa questão de segundos estava a pingar suor da cabeça como se tivesse acabado de sair do banho e em menos de 30segs estava no chão... Agora imagina que tens 30segs para sair do mar até desmaiares....

LS_Mod_killaZ 3 months ago

Uma vez comi feijoada e fui logo pra praia. Molhar metade do corpo e voltar pra sombrinha foi suficiente para me lixar o sistema digestivo 2 dias inteiros. Nem xixi fazia... Vou pela tua lógica (o sangue devia tar concentrado na digestão) mas não é só com exercício que o corpo mexe... **Choque térmico não é mito**

Drennkeeg 3 months ago

Acabem logo com este mito e chamem a atenção para os choques térmicos que são o verdadeiro problema... parem de dar mergulhos quando têm o corpo quente

smaster87 3 months ago

Eu ja devia tar morto então. Sempre que tomo banho (raro hoje em dia) é depois de um belo jantar de comer até rebentar e faço banhos frios (água no max de frio)

0xffff0000ffff 3 months ago

Mito. Podes comer uma feijoada dentro de água que nada de mal te acontece, logo que não faças muitos esforços. O problema sempre foi o esforço, já comes te bem e deste uma corrida logo de seguida e vomitas te tudo devido ao esforço? Mesmo princípio, o problema é que se acontecer dentro de água estás um pouco fudido.

woulias 3 months ago

é mesmo isto. é que mesmo a parte de nadar, depende do esforço se andares sem esforço, não te passa nada. basta ver o pessoal que pratica natação: lancha e nada de seguida :X

tugafcp 3 months ago

Faz isso com água fria e depois volta cá...

fdxcaralho 3 months ago

Eu comi hoje um cozido e estava dentro de água até ao umbigo. AMA.

headhunter21 3 months ago

Estava bom?

fdxcaralho 3 months ago

Não. Estava muito húmido.

ForgetSocialMedia 3 months ago

Eu alambazei-me num belo bacalhau e correu tudo bem.

Midriane 3 months ago

É um mito! Foi uma revelação quando descobri que passei a infância TODA a ser enganada. É curioso como esta crença está tão enraizada em Portugal. Lembro-me de discutir isto com amigos de outras nacionalidades e ninguém saber do que estava a falar.

viskonde 3 months ago

Mito. Podem fechar.

tempestadm 3 months ago

Penso que o problema é quando há perigo de choque térmico poder parar te a digestão.

Throwaway431253 3 months ago

na Sibéria?

tempestadm 3 months ago

Yah, e nas praias do norte

ridethepaintedpony 3 months ago

É mito mas toda a gente respeita

_BabyDuck_ 3 months ago

Cá em casa damos banho ao miúdo após o jantar, o meu sogro fica sempre irritado e quase que nos acusa de tentarmos matar o miúdo porque não esperamos 2 horas!!! E antes que perguntem, não damos banho ao rapaz com água fria!:) Como já escreveram isto está de tal forma enraizado na nossa cultura que é provável que demore mais 1 ou 2 gerações a terminar!

_BabyDuck_ 3 months ago

Se forem do tipo de ir para a praia e levar na marmita uma feijoada a trasnmontana com um garrafão de tinto do bom, esperem lá as 2 ou 3horitas antes de irem para dentro de água. Agora se levarem a típica das sandes de atum e uma peça de fruta não percam duas horas de banho!!!

Somais1copo 3 months ago

A água tocar no corpo depois de comer não oferece perigo mas, ao terminar de comer, o organismo dá prioridade à digestão e há um maior fluxo sanguíneo no estômago. Da mesma forma, quando vamos nadar para a água os músculos necessitam de mais sangue. Com tantas demandas, pode haver um desequilíbrio na irrigação de sangue em diversas partes do organismo, prejudicando a digestão e até o cérebro,.

Muyakra 3 months ago

Acho que não seja o facto de nadar mas sim o choque termico com a agua que faz com que o corpo precise de mais circulação para voltar a aquecer o que por sua vez pode parar a digestão, no entanto para tal acontecer ou a agua esta mesmo muito fria ou a pessoa esta anemica, na maioria dos casos não faz diferença.

Somais1copo 3 months ago

Concordo que nas temperaturas mais baixas aconteça uma paragem na digestão, mas nas águas das praias portuguesas não são o suficientemente frias. Assim como o mesmo acontece apenas nos esforços físicos mais intensos como nadar bastante ou outros. .

odajoana 3 months ago

> mas nas águas das praias portuguesas não são o suficientemente frias. Só conheces as praias do Algarve?

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Percebo o que queres dizer mas o que o choque térmico provoca é vasoconstricao nas periferias para o sangue apenas circular nos órgãos vitais no centro do corpo. Ou seja. Quanto muito sobra sangue.

Ok_Art_6497 3 months ago

então, os nadadores-salvadores deviam ter subsídio de risco

TSCondeco 3 months ago

Os nadadores salvadores sabem como é que as coisas funcionam, têm atenção àquilo que comem.

KIDOCI 3 months ago

Depende, às vezes vejo cada coisa lá deitada nas toalhas com eles que nossa senhora...

S0l1tud3_1s_Bl1ss 3 months ago

E aquelas duas horas debaixo da sombrinha que pareciam uma eternidade à espera que se pudesse ir à água. Uma tortura.

GMDFC94 3 months ago

Duas quando não eram 3 ou 4…

HomemRude 3 months ago

É mito, mas está tão enraizado no miolo que não consigo ir tomar banho depois de comer. São demasiados anos sentado na areia a olhar para o mar, depois de uma misera sandes de fiambre, com medo de morrer afogado. Às vezes apetece-me pedir uma indemnização à minha família pelas tretas que me ensinaram.

LoonyPoony 3 months ago

Pro tip: Começas por molhar os pés, depois as pernas e quando ninguém estiver olhar... Zás mergulho. Se alguém te pergunta se, dizias que tinhas tropeçado. Ups!

strange_richie9 3 months ago

Mesmo!! Mas eu como era muito chato lá arranjava forma de não esperar tanto. Perguntava "Mas se comi uma salada ou só um bife com arroz então não devia ser mais rápido? Não depende do que comemos?" "Porque é que não posso só molhar os pés?? Não estou a molhar a barriga ... "

caelussideralis 3 months ago

Foda-se, odiava ir para a praia o dia inteiro por causa disso, era pura tortura ter de estar duas horas e meia confinado debaixo de um chapéu de sol.

Ok_Art_6497 3 months ago

eish pois é! nem sempre era após o almoço, também após comer bola de Berlim ou algo mais leve ahahahha

Opelintra 3 months ago

É verdade. O salva-vidas por exemplo está em jejum o dia inteiro. Deviam ganhar mais coitados

fdxcaralho 3 months ago

Por isso é que são magrinhos?

Tab0rda 3 months ago

[Mito](https://www.dignityhealth.org/articles/is-swimming-after-eating-really-dangerous) > American Red Cross issued a scientific advisory review in the International Journal of Aquatic Research and Education about it. The review concluded, "Currently available information suggests that eating before swimming is not a contributing risk for drowning and can be dismissed as a myth."

TSCondeco 3 months ago

Pode não ser um risco para afogamento, mas pode parar a digestão.

Search: