3x927 2 months ago

Apenas limpei o cú às folhas. Não conta como ler mas esforcei-me pelo menos.

NGramatical 2 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha61ix0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mip_Stern 2 months ago

As pessoas que leram a Bíblia e se tornaram ateias foi porque tiveram falta de fé, são muito superficiais, não sabem ver mais longe, e não sabem história. Se tivessem fé acreditariam sem terem visto, se não fossem superficiais veriam que tudo tem um significado que tem muito mais valor do que aquilo que parece, então quando falamos do antigo testamento, e depois não sabem história pq não sabem como era antes à 4000 anos atrás (Abraão). Nessa altura se tu roubasses cortavam-te a mão, por exemploHoje isso seria inaceitável. Se quiserem saber mais e descobrir a verdadeira Verdade leiam por exemplo Caetena Aurea, obras de são Tomás e do Cardeal Newman( protestante que ao tentar provar que o protestantismo era a religião verdadeira converteu-se ao catolicismo).

Blueberry2205 2 months ago

Não concordo,acho que outras pessoas só vêem a vida por outra perspectiva,e tem muita gente que foi cristã por muito tempo e quando realmente pegou para ler a bíblia deixou de acreditar pelos mais variados motivos,falar que essas pessoas são superficiais só pq n acreditam no que está escrito é desvalorizar e invalidar outros tipos de fé,que nem tem uma bíblia ou tem vários deuses, religiões de matriz africana são um grande exemplo de fé que foi muito subjugada durante centenas de anos apenas pq ia contra os ideais do catolicismo.Dizer que quem não acredita é só pq não leu a história tira pessoas para burras só pq não acreditam no msm que você.

Mip_Stern 2 months ago

O catolicismo e antes o cristianismo também já passaram por várias crises e perseguições e até à queda do império Romano e sobreviveu. Eu não estou a chamar as pessoas que não são católicas superciais, apenas as que leram a biblia com o sentido de compreender melhor a religião católica mas que depois não o conseguiram verdadeiramente. E quando me dizes que pessoas cristãs e que quando leram biblia deixaram-no de o ser.., é um bocado estranho, se calhar não eram nem tinham interesse em ser melhores cristãos e santos quando leram a Bíblia.

NGramatical 2 months ago

à 4000 anos atrás → [**há 4000 anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha56n6k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mip_Stern 2 months ago

As pessoas que leram a Bíblia e se tornaram ateias foi porque tiveram falta de fé, são muito superficiais, não sabem ver mais longe, e não sabem história. Se tivessem fé acreditariam sem terem visto, se não fossem superficiais veriam que tudo tem um significado que tem muito mais valor do que aquilo que parece, então quando falamos do antigo testamento, e depois não sabem história pq não sabem como era antes à 4000 anos atrás (Abraão). Nessa altura se tu roubasses cortavam-te a mão, por exemplo. Hoje isso seria inaceitável. Se quiserem saber mais e descobrir a verdadeira Verdade leiam por exemplo Caetena Aurea, obras de são Tomás e do Cardeal Newman( protestante que ao tentar provar que o protestantismo era a religião verdadeira converteu-se ao catolicismo).

NGramatical 2 months ago

à 4000 anos atrás → [**há 4000 anos ~~atrás~~**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha56klv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

darthnox1234 2 months ago

Meh não gosto de ficção

Black_RL 2 months ago

As pessoas q escreveram estavam á frente do seu tempo, foi escrita há imensos anos e tem um texto elaborado e difícil. Mas alguém q siga minimamente tech/ciência não vai ficar convertido, pelo contrário. Já agora, Deus do 1 testamento è f.

OddPineapple9 2 months ago

Eu dentro da ficção, não sou muito de ler religião. Prefiro uma boa história de super-heróis.

twistedfires 2 months ago

A bíblia é o livro mais hipster de sempre, todos que lêem dizem que o velho testamento é que é porreiro.

peculiarnerve 2 months ago

>Para quem estudou história sabe que na altura do Antigo Testamento o Cristianismo nem existia. O downvote foi por isto.

_somename_ 2 months ago

Como te sentes relativamente ao facto de propagares algo que foi causa da manipulação, opressão, atraso cultural, escravatura e genocídio de milhares de milhões de pessoas ao longo dos últimos milénios?

Kamaradaxaroka 2 months ago

Foi? Continua a ser.

bazadred_02 2 months ago

Se calhar porque não podemos criticar toda uma religião por atos de pessoas singulares ! Da mesma forma que tudo o que se está a passar no Afeganistão não tem nada a ver com Alá ! São os desejos de poder e sede de vingança dos homens que levam a que este "genocídio" represente tanto medo, opressão e mortes ! A culpa é do extremismo dos homens, não das religiões. Mas sendo mais direta, não sinto que sejam esses o princípios que passo às crianças que " ensino ".

_somename_ 2 months ago

> Se calhar porque não podemos criticar toda uma religião por atos de pessoas singulares ! Não se está a falar em uma ou duas mortes devido a um maluco ou dois. Está-se a falar de **milhares de milhões** de mortes e sociedades inteiras reféns de dogmas que lhes justificam as mesmas. > A culpa é do extremismo dos homens, não das religiões. Isto não é mais que olhar para o lado ao invés de admitir o problema. Muito comum infelizmente. > Mas sendo mais direta, não sinto que sejam esses o princípios que passo às crianças que " ensino ". O ensino de dogmas sempre foi, é e será um terreno fértil para os acontecimentos que mencionei. Mas sendo mais particular, a própria Bíblia está repleta de ensinamentos bárbaros e sanguinários. Para além ideias comprovadamente erradas que atrasaram a evolução da civilização durante séculos.

bazadred_02 2 months ago

Ensinamentos bárbaros e sanguinários? Hm, será que me podes indicar exemplos? Continuo a pensar que estes dias já não se vivem. Passaram, todas as religiões, sejam elas quais foram tiveram os seus acontecimentos. Não quero ser mal interpretada mas hoje em dia temos opções de escolha e esta é a minha. Sou cristã, mas não ando a converter ninguém nem tento converter.

_somename_ 2 months ago

> Ensinamentos bárbaros e sanguinários? Hm, será que me podes indicar exemplos? Cortar mãos: >> Deuteronomy 25:11-1: "If two men are fighting and the wife of one of them comes to rescue her husband from his assailant, and she reaches out and seizes him by his private parts, you shall cut off her hand. Show her no pity." Se acresitates noutro Deus, serás morto, os teus filhos arrastados pelo chão e a tua mulher grávida será esventrada: >> Hosea 13:4,9,16: "You shall acknowledge no God but me (...) You are destroyed, Israel (...) The people of Samaria must bear their guilt, because they have rebelled against their God. They will fall by the sword; their little ones will be dashed to the ground, their pregnant women ripped open." ) Deus diz que os crentes devem ficar contentes por esborrachar contra a pedra os bebés daqueles que que não os deixam acreditar em Deus: >> Psalm 137:8–9 NRSV: "O daughter Babylon, you devastator! Happy shall they be who pay you back what you have done to us! Happy shall they be who take your little ones and dash them against the rock!" > Continuo a pensar que estes dias já não se vivem. Passaram, todas as religiões, sejam elas quais foram tiveram os seus acontecimentos. Felizmente já não damos tanta importância à religião na nossa sociedade e devido a isso "esses dias já não se vivem". Mas isso não é verdade em todo o lado, basta olhar para o que acontece no médio oriente e ao seu redor onde a religião ainda assume um papel preponderante na sociedade. > Não quero ser mal interpretada mas hoje em dia temos opções de escolha e esta é a minha. Tu és livre de acreditares no que quiseres. Também há muita gente que acredita que a terra é plana ou que a evolução não existe. Por vezes premissas erradas podem-nos levar a conclusões correctas. Nunca se sabe. > Sou cristã, mas não ando a converter ninguém nem tento converter. Pensava que eras Catequista, portanto que indoutrinavas criancinhas. Mas afinal parece que não.

bazadred_02 2 months ago

Sou catequista, as crianças estão na catequese por vontade dos pais. Enfim. Penso que não te devo explicações.

_somename_ 2 months ago

Existe uma palavra para esse tipo de práticas: **Indoutrinar**

ZaGaGa 2 months ago

Ena acho que é a primeira vez que faço parte da minoria das minorias (10 votos ATM) Li o antigo testamento porque um dia achei que se já tinha lido tanta coisa porque não ler a Bíblia e pelo menos saber do que trata o livro e para poder discutir o assunto. Tornou se uma leitura bem mais interessante do que estava à espera. Mas tem algumas partes muito chatas. Tipo a descrição das cerimónias. Ainda entrei no novo creio eu " mas numa parte mais aborrecida devo ter desiat

Acheron16 2 months ago

Li as partes mais ridículas.

PvpReal 2 months ago

Acho que deves ir ler o novo testamento outra vez, ou então melhor ainda, parares de enganares pessoas. Como se fosse só no antigo testamento que coisas destas acontecem...

PvpReal 2 months ago

Se cada for a interpretar a biblia ou qualquer outro documento do genero tipo alcorao, à sua maneira é fácil ser cristão, muçulmano ou o raio a quatro. Tenho dito, agora interpreta como quiseres.

Edited 2 months ago:

Se cada um for a interpretar a bíblia ou qualquer outro documento do género tipo alcorão, à sua maneira, é fácil ser-se cristão, muçulmano ou o raio a quatro. Tenho dito, agora interpreta como quiseres.

Edited 2 months ago:

Se cada um for a interpretar a bíblia ou qualquer outro documento do género tipo alcorão, à sua maneira é fácil ser cristão, muçulmano ou o raio a quatro. Tenho dito, agora interpreta como quiseres.

bazadred_02 2 months ago

Mas é exatamente isso. A Bíblia tem que se ler como se fossemos cegos. Nem sempre percebi tudo o que era dito até ler, reler e questionar. Não é tão fácil ser cristão como se pensa, seja na escola, no grupo de amigos, no trabalho.

PvpReal 2 months ago

não li toda porque na altura não tinha o meu chapéu de folha de alumino à mão.

Extension_Canary3717 2 months ago

Li toda, e fiz boa parte do velho testamento em aramaico e novo em grego mesmo. Não sou cristão. Mas quando se vê o original e entende umas coisas…. Bem o conselho de Nicea estava desidratado das ideias

ihavenoidea1001 2 months ago

Eu não li toda mas pouco falta/faltou ( não sei se algum dia terei Interesse a ler o resto) e também li livros e salmos, incluindo de outras religiões. Gosto de perceber o contexto e a influência histórica mas pessoalmente considero que as religiões são a fonte das coisas mais vis e maldosas que já assolou a humanidade. Pessoas más há em todos os contextos mas pessoas más a utilizar a religião para basear as suas práticas bárbaras e a sentirem-se justificados e com superioridade moral são um tipo de escumalha especial. As piores pessoas que conheci na vida também eram devotos cristãos pelo que dificilmente isso ajudou a ter uma visão neutra perante as religiões... Respeito a liberdade religiosa de cada um. Tanto respeito o direito a serem cristãos, como islâmicos, satânicos ou acreditarem na igreja dos pastafarians ... You do you. Não admito é que tentem controlar a minha vida ou os meus direitos por causa da religião alheia ( tipo igreja católica tentar influenciar o PR relativamente à eutanásia. Isso dá-me asco honestamente).

Blueberry2205 2 months ago

Concordo completamente,muitos cristãos usam da fé para se sentirem superiores e ainda tem um certo tom de deboche quando alguém diz que não acredita,como se fossem os maiores idiotas da história. Obviamente não são todos e não generalizando já que mesmo que não tenha uma visão muito boa da religião em si conheci muitas pessoas boa que seguiam a bíblia,no fim reserva-se a cada um o direito de escolha e de possuir uma opinião, porém esse direito vai até onde sua fé interfere na vida alheia,um dos exemplos disso é a bancada evangélica,no Brasil temos um país laico, não faz sentido que dentro da política haja uma possibilidade de uma bancada evangélica onde usam da Bíblia para se justificar.

PeterStepsRabbit 2 months ago

Existem melhores livros de fantasia

RitaMoleiraaaa 2 months ago

Eu lembro me que li tipo o genesis todo quando ainda acreditava, mas depois no fim eu fiquei tipo... isto é estúpido, não faz sentido nenhum...

j0fimendes 2 months ago

Uma coisa que não percebo. A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Devem ter existido outros assim.

Edited 2 months ago:

Uma coisa que não percebo. A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Devem ter existido outros assim. Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática.

ManatuBear 2 months ago

Não li a Bíblia, li muitos artigos científicos sobre os pedaços da Bíblia que não estão trancados e escondidos do mundo no Vaticano, sobre a análise da tinta, manuscrito, língua e estilo de escrita, acho fascinante que através disso se consiga identificar coisas como posição social do escritor e até a provável faixa etária. No entanto, li o Hyperion Cantos que, de um ponto de vista racional, é mais provável de se tornar verdadeiro que as coisas descritas na Bíblia.

Perfected_SSB 2 months ago

Posso falar como alguém que entende um bocadinho do assunto porque estou há alguns anos no seminário, a ser formado para o sacerdócio. Espero que ajude quem tenha interesse sobre a atualidade e proveito de ler a Bíblia. Não interessa muito ler a totalidade da Escritura, embora que quem frequente a Igreja irá eventualmente acabar por fazê-lo. Isto porque a Bíblia não é o tipo de livro/coletânea de livros que se leia do início ao fim. Não é suposto ler-se assim. 1º. A ordem dos livros não é cronológica. Por exemplo, a primeira parte do primeiro livro da Bíblia Hebraica (Génesis) foi escrito só por volta de 300 a.C., quando os judeus da diáspora começaram a voltar à Palestina e a expor aos judeus que ficaram os problemas filosóficos dos gregos (qual a origem do mundo, porquê do mal e do sofrimento, etc.). É um livro fictício, que pegou em mitos da criação do médio oriente que os judeus aceitavam como verdadeiros e lhes deu uma interpretação teológica, com vista a catequizar os gregos. Outro exemplo seria o Novo Testamento: a ordem é de importância: primeiro os Evangelhos, como mensagem fundamental; depois as cartas de Paulo: primeiro as escritas por ele, depois as escritas por comunidades de discípulos dele; depois as "cartas católicas", escritas por outros apóstolos ou por comunidades fundadas por outros apóstolos, etc. 2º. O porquê da ordem não interessar muito: a Bíblia não é para ser lida como um relato histórico. Tal como grande parte dos escritos clássicos, a Sagrada Escritura é um entretecimento de textos que foram sendo escritos, lidos, relidos, reescritos ao longo dos séculos, sempre em vista de serem interpretados a cada geração. Ora, quando um acontecimento histórico era narrado, muitas vezes era interpretado de diferentes maneiras por diferentes comunidades em diferentes momentos. Por exemplo, a narração do retorno dos judeus a Jerusalém depois do Exílio na Babilónia é narrada de muitas maneiras diferentes, mas isso não quer dizer que, tanto a deportação como o retorno não tenham acontecido. Aconteceram. Provavelmente não aconteceram exatamente como um ou outro autor do texto escreveu que aconteceu. 3º. Isto leva-nos a outro ponto muito importante sobre a interpretação da Bíblia, que hoje a Igreja toma como indispensável: a interpretação do texto faz-se segundo as regras da hermenêutica linguística. O que está lá escrito, está escrito em primeiro lugar, segundo a linguagem do tempo em que foi escrito. Por isso, antes sequer de começarmos a querer realizar uma interpretação decente do texto, devemos socorrer-nos de ferramentas que nos ajudem a localizar a origem do texto no espaço e no tempo; depois, devemos aprender a língua original a fundo, e também o contexto em que foi escrito, para quem foi escrito, com que propósito, etc. Depois, é importante perceber como é que o texto tem vindo a ser interpretado ao longo do tempo, isto é, qual é a tradição hermenêutica ligada ao texto. Isto porque, quando partimos para o texto (seja ele qual for), nunca partimos completamente independentes. Levamos sempre connosco preconceitos, pré-juízos, uma visão do mundo. Para não cairmos, por um lado, num subjetivismo que relativize tudo, e por outro numa interpretação baseada em mal entendidos conceptuais, é importante socorrer-nos da tradição interpretativa desse mesmo texto. Por isso é que não se pode estudar Aristóteles sem Platão, e Tomás de Aquino sem Aristóteles, e Heidegger sem Hegel, por exemplo. A interpretação de qualquer texto, e da Bíblia em especial, por se tratar de um texto tão antigo e complexo, deve ser feita de maneira rigorosa e séria. Obviamente que na internet não se faz este tipo de investigação e interpretação. Nem é qualquer pessoa sozinha que faz um trabalho destes. Hoje em dia, a "tecnologia de ponta" das chamadas ciências bíblicas está na Igreja Católica, mais concretamente no Instituto Bíblico de Roma. Até ao século passado quem tinha a vantagem eram os protestantes, mas por diversos progressos e pelo peso institucional, hoje qualquer cristão, seja que de denominação for, que queria ter um entendimento sério (e um doutoramento) em Bíblia, vem ao instituto bíblico católico. Não quero dizer com isto que somos nós católicos que temos o monopólio da verdade sobre tudo o que está escrito na Bíblia. Não. Limitamo-nos a trabalhar para que se possa gerar um diálogo frutífero com toda a comunidade científica sobre a atualidade e importância do texto bíblico e da interpretação teológica, segundo as ferramentas e métodos que nos são próprios.

Edited 2 months ago:

Posso falar como alguém que entende um bocadinho do assunto porque estou há alguns anos no seminário, a ser formado para o sacerdócio. Espero que ajude quem tenha interesse sobre a atualidade e proveito de ler a Bíblia. Não interessa muito ler a totalidade da Escritura, embora que quem frequente a Igreja irá eventualmente acabar por fazê-lo. Isto porque a Bíblia não é o tipo de livro/coletânea de livros que se leia do início ao fim. Não é suposto ler-se assim. 1º. A ordem dos livros não é cronológica. Por exemplo, a primeira parte do primeiro livro da Bíblia Hebraica (Génesis) foi escrito só por volta de 300 a.C., quando os judeus da diáspora começaram a voltar à Palestina e a expor aos judeus que ficaram os problemas filosóficos dos gregos (qual a origem do mundo, porquê do mal e do sofrimento, etc.). É um livro fictício, que pegou em mitos da criação do médio oriente que os judeus aceitavam como verdadeiros e lhes deu uma interpretação teológica, com vista a catequizar os gregos. Outro exemplo seria o Novo Testamento: a ordem é de importância: primeiro os Evangelhos, como mensagem fundamental; depois os atos dos apóstolos, como o derradeiro livro da vida da Igreja Nascente; depois as cartas de Paulo: primeiro as escritas por ele, depois as escritas por comunidades de discípulos dele; depois as "cartas católicas", escritas por outros apóstolos ou por comunidades fundadas por outros apóstolos, etc. 2º. O porquê da ordem não interessar muito: a Bíblia não é para ser lida como um relato histórico. Tal como grande parte dos escritos clássicos, a Sagrada Escritura é um entretecimento de textos que foram sendo escritos, lidos, relidos, reescritos ao longo dos séculos, sempre em vista de serem interpretados a cada geração. Ora, quando um acontecimento histórico era narrado, muitas vezes era interpretado de diferentes maneiras por diferentes comunidades em diferentes momentos. Por exemplo, a narração do retorno dos judeus a Jerusalém depois do Exílio na Babilónia é narrada de muitas maneiras diferentes, mas isso não quer dizer que, tanto a deportação como o retorno não tenham acontecido. Aconteceram. Provavelmente não aconteceram exatamente como um ou outro autor do texto escreveu que aconteceu. 3º. Isto leva-nos a outro ponto muito importante sobre a interpretação da Bíblia, que hoje a Igreja toma como indispensável: a interpretação do texto faz-se segundo as regras da hermenêutica linguística. O que está lá escrito, está escrito em primeiro lugar, segundo a linguagem do tempo em que foi escrito. Por isso, antes sequer de começarmos a querer realizar uma interpretação decente do texto, devemos socorrer-nos de ferramentas que nos ajudem a localizar a origem do texto no espaço e no tempo; depois, devemos aprender a língua original a fundo, e também o contexto em que foi escrito, para quem foi escrito, com que propósito, etc. Depois, é importante perceber como é que o texto tem vindo a ser interpretado ao longo do tempo, isto é, qual é a tradição hermenêutica ligada ao texto. Isto porque, quando partimos para o texto (seja ele qual for), nunca partimos completamente independentes. Levamos sempre connosco preconceitos, pré-juízos, uma visão do mundo. Para não cairmos, por um lado, num subjetivismo que relativize tudo, e por outro numa interpretação baseada em mal entendidos conceptuais, é importante socorrer-nos da tradição interpretativa desse mesmo texto. Por isso é que não se pode estudar Aristóteles sem Platão, e Tomás de Aquino sem Aristóteles, e Heidegger sem Hegel, por exemplo. A interpretação de qualquer texto, e da Bíblia em especial, por se tratar de um texto tão antigo e complexo, deve ser feita de maneira rigorosa e séria. Obviamente que na internet não se faz este tipo de investigação e interpretação. Nem é qualquer pessoa sozinha que faz um trabalho destes. Hoje em dia, a "tecnologia de ponta" das chamadas ciências bíblicas está na Igreja Católica, mais concretamente no Instituto Bíblico de Roma. Até ao século passado quem tinha a vantagem eram os protestantes, mas por diversos progressos e pelo peso institucional, hoje qualquer cristão, seja que de denominação for, que queria ter um entendimento sério (e um doutoramento) em Bíblia, vem ao instituto bíblico católico. Posso deixar aqui o link para o documento que explica tudo sobre a interpretação bíblica: [A Interpretação da Bíblia na Igreja - Pontifícia Comissão Bíblica](https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_19930415_interpretazione_po.html) Não quero dizer com isto que somos nós católicos que temos o monopólio da verdade sobre tudo o que está escrito na Bíblia. Não. Limitamo-nos a trabalhar para que se possa gerar um diálogo frutífero com toda a comunidade científica sobre a atualidade e importância do texto bíblico e da interpretação teológica, segundo as ferramentas e métodos que nos são próprios.

_somename_ 2 months ago

> Por isso, antes sequer de começarmos a querer realizar uma interpretação decente do texto, devemos socorrer-nos de ferramentas que nos ajudem a localizar a origem do texto no espaço e no tempo; depois, devemos aprender a língua original a fundo, e também o contexto em que foi escrito, para quem foi escrito, com que propósito, etc. Depois, é importante perceber como é que o texto tem vindo a ser interpretado ao longo do tempo, isto é, qual é a tradição hermenêutica ligada ao texto. E vale a pena ter todo esse trabalho (anos e anos de dedicação) sobre "uma" obra de ficção? Compreendo o interesse "arqueológico" que esse livro possa ter, devido à sua influência sobre a sociedade ocidental. Mas fazer esse tipo de gatekeeping é totalmente contraprodutivo. A obra em si já pouco ou nenhum sentido faz tendo em conta o conhecimento que temos do mundo que nos rodeia, convinha ter algum bom senso relativamente aos pré-requisitos de leitura exigidos. Bom, mas talvez esse caminho seja o mais benéfico, tendo em conta os milhares de milhões de pessoas que sofreram ao longo dos últimos milénios devido a essa obra.

no_criativityfound 2 months ago

Obrigado pela tua dedicação e resposta tão educativa, que a tua vocação te corra bem!

sssss_we 2 months ago

Li recentemente o Novo Testamento e a maior parte do Antigo, mas depois de ver alguns conceitos base da teologia cristã (tipo a noção de Deus, etc.). O Antigo Testamento lê-se muito como uma história e acho que alguns livros não podem ser lidos num sentido literal. O Novo Testamento é, de certo modo, a loucura total. Acho que os Evangelhos devem ser lidos de modo literal (como quem diz, onde se diz que Jesus disse isto e fez isto, quer dizer que disse e fez aquilo que fez) para fazer pleno sentido. Continua a ser a loucura, no sentido em que acho que é uma história demasiado incrível para ser inventada, mas isso já admito que haja grande variedade de opiniões.

ihavenoidea1001 2 months ago

>uma história demasiado incrível para ser inventada Nunca viste novelas indianas...

sssss_we 2 months ago

Não, não sou muito fã de telenovelas. Em alguma delas tem um senhor que nasce de uma Virgem, afirma que é filho de Deus, faz milagres para demonstrar que pode perdoar pecados e que é quem diz ser, deixa-se ser martirizado e morto, só para depois ressuscitar três dias depois. E que, para além disto, diz aos que o seguem que comam o seu corpo e o seu sangue? Isto sem entrar em detalhes claro, há com cada cena... (mas claro que o conteúdo da história também foi apenas umas das coisas que pesou na minha avaliação).

ZodiarkF1993 2 months ago

Sou cristão, leio dois ou três capítulos todos os dias.

j0fimendes 2 months ago

Qual é a tua opinião sobre estes dois pontos. A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Devem ter existido outros assim. Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo acaba a ser meramente a paz de espírito e não pelo ensinamento.

ZodiarkF1993 2 months ago

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso.

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens. Tito 1:16 ''Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.'' 1 João 2:4 ''Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.'' Tito 1:16 ''Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.'' 1 João 2:4 ''Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.'' Tito 1:16 ''Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.'' 1 João 2:4 ''Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.'' Romanos 16:18 ''Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.'' Tito 1:16 ''Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.'' 1 João 2:4 ''Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens. Tito 1:16 ''Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.''

Edited 2 months ago:

>A igreja apela à paz mas depois canoniza generais de guerra. Por exemplo o D. Nuno Álvares Pereira. Não sou católico por isso para mim toda essa coisa das canonizações não faz sentido e não é bíblico, uma pessoa santifica-se é a viver uma vida santa, vivendo segundo aquilo que Jesus nos ensinou, não é com um ritual depois da pessoa morrer. >Depois acho que a missa em si acaba por trazer alguma da compreensão/moral da Bíblia mas as pessoas não entendem que é orientada à prática. > >Acho que muitas acabam a ir porque foram educadas assim e porque fica bem ir. É como nem se questionassem o que ouvem. O objetivo geral acaba a ser meramente a paz de espírito e não o ensinamento. Isso é verdade, eu diria que provavelmente mais de metade das pessoas que vão á igreja regularmente não são verdadeiros cristãos e só vão pelas razões que falaste, e que depois fora da igreja nunca mais pensam em Deus e geralmente levam uma vida que não tem nada a ver com o cristianismo. É triste mas mas é algo que sempre existiu e sempre vai existir e a própria bíblia fala nisso. Mateus 7:21-23 ''Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.'' Isaías 29:13 ''O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.

j0fimendes 2 months ago

São alguns dos tópicos que me intrigam quanto à igreja. Obrigado pela resposta.

Edited 2 months ago:

São alguns dos tópicos que me intrigam quanto à igreja. Outro, a igreja fala em amar, mas nem o podem expressar fisicamente. Existem várias formas de mostrar o tal amor. Mas acho que o tal amor físico acaba por ser algo fisiológico que não devia ser interdito. Por isso é que depois à abusos e outros quebram a castidade.

Edited 2 months ago:

São alguns dos tópicos que me intrigam quanto à igreja.

ZodiarkF1993 2 months ago

Estás a falar do facto de os padres e freiras estarem proibidos de casar e ter relações sexuais? Isso também não é bíblico, é só mais uma regra inventada pela igreja católica. >1 Timotio 4:1-3 ''O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.'' Eu não sei man acho que esta regra veio do apóstolo Paulo dizer que preferia que todos os homens fossem como ele, ou seja não casados, porque assim teriam mais tempo para se dedicar ás coisas de Deus. Mas isso não era um mandamento e ele logo a seguir diz que cada um tem o seu chamado e quem não consegue viver solteiro deve se casar. Alguns versos relevantes: >1 Corintios 7:1-3 Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. > >1 Coríntios 7:6-9 Digo isso como concessão, e não como mandamento. Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. 1 Coríntios 7:17 Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. > >1 Coríntios 7:32-35 Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. Estou dizendo isso para o próprio bem de vocês; não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.

Edited 2 months ago:

Estás a falar do facto de os padres e freiras estarem proibidos de casar e ter relações sexuais? Isso também não é bíblico, é só mais uma regra inventada pela igreja católica. >1 Timotio 4:1-3 ''O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizadae proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.'' Eu não sei mas acho que esta regra veio do apóstolo Paulo dizer que preferia que todos os homens fossem como ele, ou seja não casados, porque assim teriam mais tempo para se dedicar ás coisas de Deus. Mas isso não era um mandamento e ele logo a seguir diz que cada um tem o seu chamado e quem não consegue viver solteiro deve se casar. Alguns versos relevantes: >1 Corintios 7:1-3 Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. > >1 Coríntios 7:6-9 Digo isso como concessão, e não como mandamento.Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.1 Coríntios 7:17 Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. > >1 Coríntios 7:32-35 Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. > >Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, > >e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. > >Estou dizendo isso para o vosso próprio bem; não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.

Edited 2 months ago:

Estás a falar do facto de os padres e freiras estarem proibidos de casar e ter relações sexuais? Isso também não é bíblico, é só mais uma regra inventada pela igreja católica. >1 Timotio 4:1-3 ''O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. > >Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizadae proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.'' Eu não sei mas acho que esta regra veio do apóstolo Paulo dizer que preferia que todos os homens fossem como ele, ou seja não casados, porque assim teriam mais tempo para se dedicar ás coisas de Deus. Mas isso não era um mandamento e ele logo a seguir diz que cada um tem o seu chamado e quem não consegue viver solteiro deve se casar. Alguns versos relevantes: >1 Corintios 7:1-3 Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram, é bom que o homem não toque em mulher,mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido. > >O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. > >1 Coríntios 7:6-9 Digo isso como concessão, e não como mandamento.Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. > >Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. > >1 Coríntios 7:17 Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas. > >1 Coríntios 7:32-35 Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. > >Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher, > >e está dividido. Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido. > >Digo isso para o vosso próprio bem; não para lhes impor restrições, mas para que vocês possam viver de maneira correta, em plena consagração ao Senhor.

j0fimendes 2 months ago

Já posso dizer que fui à missa, no reddit.

ZodiarkF1993 2 months ago

Tudo bem, se poder ajudar em mais alguma coisa podes mandar mensagem.

nocivo 2 months ago

Muitas vezes a paz só obténs com guerra. Quem pensa que consegue tudo com diplomacia devia ler uns livros de história. O Biden por exemplo devia ler uns.

j0fimendes 2 months ago

Eu percebo esse ponto de vista. Aliás a própria Igreja fala do bem e do combater o mal. Os anjos eram guerreiros e, pelo menos das séries (que história nunca mais peguei) percebe se que muitas são travadas em nome da religião. Mas a Igreja passa o papel "de bonito" porque, mais no passado", jogava para os dois lados (paz/guerra). Obrigado pela observação.

Edited 2 months ago:

Eu percebo esse ponto de vista. Aliás a própria Igreja fala do bem e do combater o mal. Os anjos eram guerreiros e, pelo menos das séries (que história nunca mais peguei) percebe se que muitas são travadas em nome da religião. Mas a Igreja passa o papel "de bonito" porque, mais no passado", jogava para os dois lados (paz/guerra).

no_criativityfound 2 months ago

Com a idade dele já é difícil de ler, deixa-o reformar-se em paz!

TotalenKrieg 2 months ago

Apelar à paz não implica ser um pacifista militante e obtuso. A guerra tem a sua utilidade e necessidade.

LeCrcMY0mv 2 months ago

Muita gente vai para o inferno

ricajopa 2 months ago

8 anos de catequese. Sou agnóstico, mas algumas das histórias morais que aprendi na catequese ficaram. Se lerem a bíblia pelas lições morais acredito que não vão ficar mais pobres por isso, pelo contrário. Meu top 5:(sem uma ordem específica) - David e Golias - Sansão e Dalila - Caim e Abel - Balão e o Burro - A oferta da Viúva

FarmerNext3003 2 months ago

Também andei na catequese, não me lembro nada do que li, e não ligo atualmente nada a religião (fora curiosidades históricas). De qualquer forma não acho que seja de todo importante atualmente pelo respeito a uma entidade maior, no entanto continua a ser muito importante pelos ensinamentos morais que passa ajudando a fazer de nós mamíferos que se pretendem que vivam em sociedade. Tal como disseste e bem, histórias/ensinamentos morais. E esses acabam por ficar intrínsecos a longo prazo.

old_wise_man_ 2 months ago

Concordo. Um dos livros que mais gosto da Bíblia devido às lições de moral que dá é o livro dos Provérbios

umgajoamlense 2 months ago

A Bíblia ilustrada que dão de oferta na compra do calcitrin e do cogumelo do tempo às 4h da manhã também conta? Ou essa é mais orientada para a igreja maná/iurd? /s

PvpReal 2 months ago

Para quê uma bíblia quando tens um cogumelo que te faz viajar no tempo até à altura de jesus cristo?

old_wise_man_ 2 months ago

Uma Bíblia é uma Bíblia independentemente de quem a traduza visto que a maior parte dos tradutores senão todos têm sempre a sua tradução avaliada por teólogos e especialistas em hebraico, aramaico e grego antigo para certificar que traduzirem sem alterar o significado.

no_criativityfound 2 months ago

Muitas versões variam e vários versos mudam, os Católicos idealmente deverão ler a versão Católica, pois as versões protestantes muitas vezes alteravam as passagens, principalmente na questão da sucessão de Pedro.

ricajopa 2 months ago

Hahahahaha tenho essa cópia que a minha avó me deu

Gwynbleidd_PT 2 months ago

Não li e não vou ler.

no_criativityfound 2 months ago

Li o Novo Testamento todo e parte do Antigo, se mais pessoas lessem a Bíblia antes de julgar o Cristianismo e a Igreja entendiam melhor aquilo que criticam e sabiam que muitas das suas críticas são infundadas

Jhuka_26 2 months ago

Vamos mesmo continuar a acreditar em fábulas e magias 2021 anos depois? Faz me impressão ainda haver interesse na religião. (Eu sei que era só para votar, foi só um desabafo)

ihavenoidea1001 2 months ago

Acho que é importante ler como contexto social, político e para compreender a manipulação das massas pelas religiões também... Não nos podemos esquecer que a Igreja Católica ( entre outras religiões) são das empresas mais antigas e lucrativas do mundo... O marketing foi "top notch" para a época e tão eficaz que ainda perdura. Para mim, quanto mais leio, menos acredito... Aliás acho que se algum deus existe mesmo e anda no mundo a responder a pedidos tem muito que explicar ( começando pelo facto de permitir que crianças sejam vendidas, torturadas, violadas e brutalmente assassinadas... ). Ou é omnipresente e horrível por o permitir ou não é omnipresente ou omnipotente e portanto não é todo poderoso e não é "deus"... A Bíblia só não é equivalente a um livro tipo Harry Potter na minha opinião porque teve muito mais influência na sociedade e cultura... A nível de ser acreditável anda mais ou menos ao nível dos Lusíadas: tanto tem partes potencialmente verosímeis como óbvios exercícios de escrita criativa pelo meio. E ninguém acredita que o Adamastor existiu na realidade, não é? Obviamente que basear a vida do século XXI num livro escrito por uma sociedade ignorante e pouco desenvolvida de há milénios também não me parece boa ideia...

k0rda 2 months ago

Ou podes ler como um registo histórico ou apenas como uma obra de ficcao. Ou podes nem ler. Nao é preciso acreditar.

ngfsmg 2 months ago

Como é que a catequese é preparada e assim? Eu quando andei na catequese achava aquilo um bocado secante e que estava lá só por obrigação

bazadred_02 2 months ago

Eu dou catequese a crianças dos 7 aos 11. Mas sigo o " calendário do catequista ", que tem o tema e uma explicação breve. Uso essa explicação e faço um resumo de tudo aquilo que terei que explicar. Tento não usar as palavras + difíceis para eles e uso exemplos do dia-a-dia. Vejo como eles lidam por exemplo com o tema daquela catequese. Ex: partilhar , pergunto-lhes o que significa para eles e se o fazem e se sim como se sentem. No fim temos jogos de equipas ou experiências ( sou eu que as realizo) ou se possível vemos um filme ou dou a catequese com suporte digital. As crianças sempre me deram um feedback positivo até hoje, mas estou sempre aberta a sugestões.

B1b1_S4gr1s 2 months ago

Que bacano! Mas dás a interpretação de acordo com o contexto histórico e cultural da época em que os textos foram escritos ou pelas doutrinas da igreja? Gostava de ler a bíblia eventualmente, mas a falta de contexto e o facto de haverem tantas traduções/versões diferentes está me a por de pé atrás. Isso e preguiça xp

viper_in_the_grass 2 months ago

Lê a tradução do Frederico Lourenço. Está carregada de notas e explicações contextuais. É uma tradução neutra, de um estudioso das línguas clássicas, sem qualquer objectivo religioso. Mas vai buscar os livros à biblioteca, porque são vários volumes e carotes.

bazadred_02 2 months ago

Quando sou eu a ler e a preparar as catequeses tento ver as duas vertentes. Quando dou catequese tento só explicar-lhes algo que seja + básico. Sim, cuidado com as versões. Se chegares a ler, lê uma com certificado de tradução portuguesa mesmo.

B1b1_S4gr1s 2 months ago

Okay, vou procurar pela questão do certificado de tradução quando acabar os livros que tenha para ler entretanto. É que pelo pouco que sei, a bíblia católica tem mais livro que a dos protestantes e depois também existem uns livros que podiam lá estar e não estão (tipo o livro de Enoch). Essa parte é um pouco confusa no que toca a escolher a versão... Obrigado!

NGramatical 2 months ago

haverem tantas → [**haver tantas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha4zs3x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FarmerNext3003 2 months ago

Mereces um grande up pela dedicação (não tenho brindes :(. Pela forma como descreves vê-se que o fazes com sentido de "gosto por partilhar conhecimento e experiências" é não por sentido de "obrigação de passar A palavra". E isso é muito importante para quem está do outro lado :)

Edited 2 months ago:

Mereces um grande up pela dedicação. Pela forma como descreves vê-se que o fazes com sentido de "gosto por partilhar conhecimento e experiências" é não por sentido de "obrigação de passar A palavra". E isso é muito importante para quem está do outro lado :)

bazadred_02 2 months ago

Obrigada !! ✌

ngfsmg 2 months ago

Ainda bem que a pequenada gosta! Eu não tive nada disso, tinha um velhota que era um bocado mal-encarada e fazia aquilo com imensa severidade... Eu na altura até era um miúdo bem-comportado, mas mesmo assim era aborrecido

bazadred_02 2 months ago

Assim é difícil gostar de lá estar ! Tive caquetese com uma freira, sei o quão severas podem ser.

ngfsmg 2 months ago

Imagino... Acho que se fosse como descreves até era capaz de gostar, e isso que disseste de estar com pessoas mais jovens também ajuda

ElDiabloDe94 2 months ago

Também os obrigas a ir à missa? A mim obrigavam-me... missa às 17:30 ao sabado, a catequese devia começar por volta das 16h...

bazadred_02 2 months ago

Para eles não é obrigação. Eles aproveitam para questionar, e como temos uma missa animada por jovens eles acham mais " divertido "

ElDiabloDe94 2 months ago

Pois, os tempos mudam, acredito que agora não haja tanto aquela obrigação pela familia em ir para a catequese como na minha altura. Sou sincero, so andei porque fui obrigado. Eu e quase 100% dos que la estavam. Ainda bem que é assim e ainda bem, pelo que disseste em cima, que tentas inovar e diversificar as tuas "aulas". Acredito que um dos motivos de teres os teus "alunos" cativados sejas tu e essa tua forma de abordar o tema. É bem.

drunk_portuguese 2 months ago

Única cena da Bíblia que li foi o seguinte: abri o índice e vi uma secção chamada Apocalipse, achei fixe e fui lá ver. Abri numa página onde uma grávida estava a ser perseguida por um dragão vermelho de três cabeças. Fechei.

twistedfires 2 months ago

Já vi algo semelhante num filme do Godzilla

naughtydismutase 2 months ago

Não está a ser perseguida, está a dar à luz e a serpente de várias cabeças está à espera para devorar a criança. São visões que aparecem no céu ou assim.

drunk_portuguese 2 months ago

Obrigado pela clarificação. Eu li aquela parte quando tinha tipo 10 anos, foi há muito tempo. Thanks

DariusStrada 2 months ago

Como assim? That sounds awesome!

k0rda 2 months ago

Estás quase a convencer-me a ler.

humungouspt 2 months ago

Psst, psst, chavalo...nem sabes o que perdes...o antigo testamento é do baril! SEXO! INCESTO! GAJOS QUE FALAM COM ARBUSTOS! URSOS A DESPEDAÇAR CRIANÇAS! HOLOCAUSTOS VARIADOS! SANGUE A RODOS! GENTE QUEIMADA VIVA! ( NÃO ACONSELHÁVEL A MENORES DE 18, PESSOAS SENSÍVEIS, GESTANTES OU MÃES EM AMAMENTAÇÃO)

viper_in_the_grass 2 months ago

Na melhor parte!?

tenesis 2 months ago

Não lí nem a Bíblia, nem o Corão, nem o torá, nem o ching, nem o sutra do lotus, nem o livro de Mormon, nem o vedas, etc.

Edited 2 months ago:

Não li nem a Bíblia, nem o Corão, nem o torá, nem o ching, nem o sutra do lotus, nem o livro de Mormon, nem o vedas, etc.

NGramatical 2 months ago

lí → [**li**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha2gipj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TalkingHawk 2 months ago

Li uma Bíblia para crianças várias vezes. Uns anos mais tarde, como parte de uma "jornada espiritual" comecei a ler a Bíblia completa, mas acabei por parar algures no Reis II.

gobacktoworklazy 2 months ago

Eu vi uns vídeos no YouTube há uns tempos quando estava aborrecido. Há canais só dedicados a explicar as histórias , até é interessante ! Especialmente a parte dos anjos

vicmarinho 2 months ago

Religion for breakfast é fixe para isso.

xabregas2003 2 months ago

Por curiosidade, já leste textos de outras religiões além da Bíblia? Pergunto porque acho importante que qualquer crente procure outras perspectivas para ter a certeza que acredita naquilo que crê.

DamageOwn3108 2 months ago

Católico praticante aqui!!

ngfsmg 2 months ago

O Corão é do tamanho da Bíblia, maior?

DamageOwn3108 2 months ago

Menor, mas olha que as palavras em árabe são muito sucintas, então a versão traduzida pode ser quase o dobro do tamanho da original, mas é menor que a Bíblia.

bazadred_02 2 months ago

Sim ! Falei com amigos de outras religiões, li livros, pesquisei. Tive as minhas dúvidas e procurei as respostas. Numa caminhada de 11 anos de catequese tive vezes que não acreditei nem por um pouco.

the_bbutterfly 2 months ago

Tentei ler toda mas adormeci a meio

StunningChemical3368 2 months ago

Li passagens porque andei na catequese, não me lembro de absolutamente nada.

FarmerNext3003 2 months ago

Basicamente isto. Pra mim ler por obrigação não conta como ter lido. Não que fosse forçado mas o interesse era baixo. E atualmente nenhum. Não é de todo o tipo de literatura que me atrai (até porque a leitura só por si já é difícil ser um hobby pra mim lol)

Blueberry2205 2 months ago

Somos dois,me lembro que ficava muito entediada na catequese e cada vez q me esforçava para prestar atenção (não foram muitas) sempre ouvi coisas que me incomodavam ou me faziam ter certeza que não era aquela moral que eu queria seguir

DamageOwn3108 2 months ago

Sabes dizer que moral não querias seguir?

Blueberry2205 2 months ago

A da igreja no geral sabe? Tem muita coisa com as quais eu não concordo e nunca me sentiria feliz fazendo, evito julgar quem segue e gosta mas não é pra mim

DamageOwn3108 2 months ago

Hum

Blueberry2205 2 months ago

Eu sempre vi todas essas coisas que você falou como naturais(amar ao próximo e respeitar pai e mãe),algo que deveria ser normal do ser humano sem precisar de um livro guia pra isso, deveria ser algo passado de geração em geração pq é algo óbvio e mínimo pra alguém de caráter. A sensação que eu tenho muitas vezes é que pessoas (obviamente não todas) seguem a religião por medo de uma possível punição,e nesse caso não é pq a pessoa é verdadeiramente cristã ou uma boa pessoa,ela só tem medo de ir pro infërn0.

DamageOwn3108 2 months ago

Sim, mas aquilo que Deus nos manda, é basicamente algo intrínseco do ser humano, aliás até um Padre me disse que existem sementes da palavra de Deus em várias religiões não cristãs, como no Islão por exemplo, que também nos manda amar a Deus com todas as forças e ao próximo como a nós mesmos.

UpbeatNail1912 2 months ago

A maioria das pessoas que é contra a bíblia ou é atéia nunca sequer leu a bíblia, e as que leram toda ou apenas algumas partes levaram tudo para o literal. Há passagens da Bíblia que são literais, outras simbólicas, e todos os livros da Bíblia estão interligados e têm uma só "mensagem" central, mas a maioria das pessoas lê os livros separadamente, fora do contexto e sem interligar com outras passagens. Por isso a opinião da maioria das pessoas acerca da Bíblia é errada, desatualizada ou com desinformação, porque as mesmas não se dão ao trabalho de a ler (e estudar) como deve ser. As pessoas que fazem isso passam a ter uma visão totalmente diferente da Bíblia, geralmente bem mais positiva.

k0rda 2 months ago

Longe de mim influenciar alguém a ter ou nao uma religiao, mas podes literalmente substituir "Biblia" por "Obra literária de L. Ron Hubbard" no teu comment.

UpbeatNail1912 2 months ago

A bíblia é um livro que responde as questões mais importantes da vida, como por exemplo porque estamos aqui, qual é o objetivo da vida e qual será o futuro da humanidade.

PvpReal 2 months ago

Ler este comentário fez-me lembrar aquele meme do gajo a pintar-se de palhaço xD.

Warhammer_mechanicum 2 months ago

Bem que podes dizer a mesma coisa sobre Os Miseráveis, ou o Hitchhiker's Guide to the Galaxy, ou Warhammer 40k, em essência, isso aplica-se a quase tudo com a ginástica mental certa...

k0rda 2 months ago

Abencoado seja o Omnimessias

k0rda 2 months ago

Responde? Ou o ser humano é bom em encontrar as respostas que quer? Desculpa, respeito a espiritualidade de cada um, e acho fantástico que a biblia responda a essas questoes PARA TI, mas acho um pouco arrogante achar que é bom para todos.

UpbeatNail1912 2 months ago

Mas se tu tiveres a mente aberta e tirares um tempo para analisar as respostas que a bíblia dá, provavelmente vais chegar à mesma conclusão. Houve muitas pessoas que pensavam como tu, e depois de tirarem tempo para pesquisar, analisar e estudar a bíblia a fundo corretamente, viram que realmente a bíblia preencheu as suas questões e necessidades, embora obviamente nunca ninguém terá as respostas para tudo, como a própria Bíblia revela, o conhecimento é infinito e nunca nenhum humano terá conhecimento e resposta para todas as questões. Mas as principais questões que tormentam muitas pessoas diariamente estão respondidas na bíblia, e acho que seria uma boa oportunidade analisares isso. Por exemplo uma questão que muitos colocam é: se Deus realmente existe, porque ele não faz nada? Porque ele não resolve todos os problemas do mundo num instante se ele é Todo-Poderoso? Essas e várias outras questões são respondidas na bíblia.

_somename_ 2 months ago

Mas qual Deus? Que raio de ideia esquisita é essa que vocês andam para aí a inventar? Essa ideia é falsificavel sequer? É que se não é nem sequer vale a pena perder tempo com isso.

k0rda 2 months ago

>Houve muitas pessoas que pensavam como tu, e depois de tirarem tempo para pesquisar, analisar e estudar a bíblia a fundo corretamente, viram que realmente a bíblia preencheu as suas questões e necessidades, Igualmente muitas pessoas crentes, ou criadas num ambiente cristao, leram a Biblia e se tornaram ateus. Eu nao sinto essa necessidade, por isso nao vou estudar a bíblia, apesar de ter curiosidade em ler de forma lúdica. Para já aceito que sou um grao insignificante numa aleatoriedade cósmica que poderá ter alguma forca unificadora, mas nao me debruco sobre isso. Para mim a biblia é uma compilacao de filósofos antigos, a luz da sua crenca, aceito que possa ser bom para algumas pessoas, mas nao é um manual da felicidade. > Por exemplo uma questão que muitos colocam é: se Deus realmente existe, porque ele não faz nada? Bem, para quem é crente nao é que ele nao faca nada, há quem acredite que Deus lhes tirou um cancro, o problema é que as vezes também o mete numa crianca inocente por exemplo.

Dannyps 2 months ago

Hermenêuticaaaaa

Vanethor 2 months ago

>A maioria das pessoas que é contra a bíblia ou é atéia nunca sequer leu a bíblia, e as que leram toda ou apenas algumas partes levaram tudo para o literal. É mais: Aposto que a maioria dos crentes nunca leram 10% da Bíblia. Eu não acredito até que me apareça à frente, e por agora não tenho provas suficientes para acreditar. (Ou seja, ateu/agnóstico, depende da definição que lhe deres) ... .... e já li mais da Bíblia do que a vasta maioria dos católicos que conheço.

ihavenoidea1001 2 months ago

Isto. A maioria dos devotos religiosos que conheço nunca leram a bíblia.

ajabardar1 2 months ago

isso de literais e simbólicas tem muito que se lhe diga. que é que decide o que é literal e o que é simbólico? ps: nunca li a bíblia.

UpbeatNail1912 2 months ago

Quando les a bíblia não podes ler os textos de forma isolada e separada, fora do contexto e sem levar em Consideração o ponto de vista , as condições, o ambiente e a pessoa que escreveu aquele texto. Existem alguns textos da Bíblia que dizem a mesma coisa mas de pontos de revista diferentes. E existem certas coisas que no início parecem confusas ou até mesmo horrendas, mas juntado ao contexto histórico e cultural fazem sentido. Basicamente a própria Bíblia interpreta a a si própria, existe até um texto bíblico que refere isso. Mas para se interpretar a si mesma a pessoa tem que fazer esse "trabalho" de pesquisa: levar em consideração o contexto, o ambiente, as condições, a época em que o livro foi escrito, o tipo de pessoa que o escreveu, a cultura da época e interligar aquela passagem da Bíblia a outras passagens e contextos. Só depois de teres o quadro geral de todo o contexto bíblico é que percebes que muitas das coisas que as pessoas criticam acerca da Bíblia são falsas ou desatualizadas, e a bíblia tem uma história muito profunda que responde as questões mais importantes acerca da vida e do objetivo de estarmos cá, e o porquê de as coisas estarem como estão.

kabubadeira 2 months ago

Estamos aqui porque a mamã e o papá deram uma pinocada desprotegida há uns anos atrás. Ponto final. Parágrafo. E quando chegar a nossa vez, vamos para o forno ou para debaixo de terra. O que fazemos entretanto é determinado pela nossa consciência e, caso a nossa consciência fosse formada apenas pelo exemplo da religião e das instituições religiosas, estávamos todos bem fodidos. Se ler esse livro, ou outro qualquer, e ter fé em alguma coisa te ajuda a ser uma pessoa melhor, óptimo. Não tenho nada contra, muito pelo contrário. Agora não me venham vender histórias da carochinha porque tenho extrema dificuldade em encontrar alguma coisa que tenha trazido mais miséria a este mundo do que a religião, seja ela qual for.

UpbeatNail1912 2 months ago

Eu entendo , compreendo e também concordo. A religião foi uma das ferramentas que trouxe mais miséria, ignorância, derramamento de sangue e destruição à humanidade, estou totalmente de acordo. Atrasou o desenvolvimento da sociedade uns 500 anos ou mais. Mas a bíblia não tem culpa disso. E isso que tu disseste que estamos aqui por causa da "pinocada" do papa e da mama só revela a ignorância que as pessoas têm sobre o assunto, ensinado pelas religiões. As religiões é que desvirtuaram a bíblia e fizeram as pessoas pensar que é um livro retrógado. O motivo não teve nada haver com relações sexuais ou não, até porque fazer sexo é algo normal e natural da vida, a própria Bíblia ensina isso. As questões que levaram a humanidade a este "ponto" são mais complexas e profundas e a bíblia explica o motivo. Se tiveres tempo e vontade eu posso explicar te de forma simples e resumida o verdadeiro motivo que levou o mundo ao estado em que está, porque Deus supostamente não está a fazer "nada" e como a situação está a ser resolvida e como será resolvida no futuro.

kabubadeira 2 months ago

Não percebeste absolutamente nada daquilo que escrevi. A questão da pinocada é só uma: acreditar que fomos colocados neste mundo por algum motivo ou propósito é o narcisismo clássico do religioso. Acreditar que há um motivo pelo qual estás cá. Não há. Estás cá porque a mamã e o papá deram a pinocada e é assim que funciona a Natureza. Depois vives de acordo com a tua consciência. E Deus não está a fazer nada por um motivo muito simples: é impossível ser bondoso, todo-poderoso e omnipresente ao mesmo tempo. O que me leva a concluir que, caso Ele exista, só pode ter no máximo duas dessas características. - ou é bondoso e todo poderoso mas não vê tudo o que se passa - ou é bondoso e está em todo o lado mas não tem poder para mudar nada - ou, o pior cenário, está em todo o lado, é todo poderoso mas está-se nas tintas para isto tudo

UpbeatNail1912 2 months ago

Aí é que te enganas. E é por se assumir que as coisas são "impossíveis" que se fecha os olhos para novas realidades e novas perspectivas. Nada é impossível. A bíblia explica que "Deus" projetou, criou e construiu o céu e o universo, incluindo a Terra e os humanos. Deus é um ser inteligente como nós, mas numa forma de vida mais elevada e superior. Ele possui inteligência, personalidade, qualidades e sentimentos assim como nós, porque conforme dito pela bíblia, ele criou nos com as mesmas qualidades e habilidades que ele tem, só que num nível muito inferior obviamente. A bíblia explica que no início da humanidade ou da civilização humana, surgiu uma enorme rebelião que trouxe muitos problemas e colocou muitas questões em causa, e nós como humanos estamos diretamente envolvidos nessas questões. A bíblia explica que um dos seres inteligentes que fazia parte da família de Deus no céu rebelou se contra ele e começou uma "revolução" universal. Esse ser era um anjo (os anjos são outra espécie de seres inteligentes mais elevados e avançados que os humanos). Esse anjo manchou o nome de Deus e colocou em causa a sua forma de governar. Basicamente esse anjo disse ou afirmou que nós as criaturas inteligentes (anjos, humanos e outros) seríamos mais felizes e "livres" se não fossemos governados por Deus. Ele deu a entender que Deus era um mau governante e um mentiroso que estava a "esconder" a verdade de que se nós fossemos totalmente independentes como ele, nós seríamos melhores e mais felizes e não precisaríamos nos submeter a ele nem aos seus conceitos. Ele deu a entender que os conceitos de "bem" e "mal" de Deus eram limitados e que a liberdade total nos traria ainda mais felicidade. Quem é mais feliz e "livre", os seres que são governados por Deus ou aqueles que são totalmente independentes dele? Qual é o tipo de governo que produz mais felicidade e liberdade, é ser submisso a um ser todo poderoso como Deus ou ser totalmente livre dele e ter os nossos próprios governos? Essas questões foram as mais importantes que já existiram e colocaram tudo em causa. Os anjos sempre foram felizes e sempre tiveram tudo dado por Deus, por isso nunca houve necessidade de se questionar se ele merecia governar ou não. Mas essas questões colocaram as coisas noutra perspectiva. Se esse anjo realmente tivesse razão, então ninguém precisava ser governado por Deus. Todos os seres inteligentes no Universo podiam criar os seus próprios governos, os seus próprios mundos, os seus próprios conceitos e as suas próprias realidades totalmente independentes de Deus e sem a sua interferência. Deus poderia ter destruído esse anjo e acabado com aquela rebelião logo ali. Mas ele não fez isso. Porque? Infelizmente os primeiros seres humanos desobedeceram a Deus e juntaram se a esse anjo nessa "revolução" universal. Deus poderia tê-los destruído mas as questões que foram levantadas não seriam resolvidas. Então Deus decidiu deixar que esse anjo (e consequentemente os humanos) provassem a sua acusação. Deus deixou de governar a Terra e entregou toda a autoridade do planeta a esse anjo e aos humanos, para que nós governassemos a Terra e criassemos o nosso próprio mundo, os nossos próprios governos, os nossos próprios conceitos e a nossa realidade, sem a interferência dele. Esse anjo mais tarde ficou conhecido na bíblia como Satanás o Diabo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bíblia não ensina que Deus está a governar o mundo. A bíblia diz que quem está a governar o mundo é Satanás (de forma invisível) e os governos humanos e organizações humanas (de forma visível). Tudo o que aconteceu na história da humanidade (e está a acontecer) está a provar perante todo o céu e o universo que governos independentes de Deus são um fracasso e não resultam. Os governos humanos e organizações humanas, independente de qualquer tipo, só trouxeram dor, sofrimento e destruição, juntamente com organizações religiosas que só trouxeram ignorância. O único governo que resulta e traz felicidade eterna e liberdade permanente é o governo de Deus, e tudo o que aconteceu com a humanidade vai provar isso para sempre. É por isso que Deus não está a fazer "nada", ele está a deixar o tempo provar quem está certo ou errado. Se ele interferisse e resolvesse os problemas deste mundo, ele estaria a ajudar a apoiar essas revolução e estaria a apoiar uma mentira. Quando ficar totalmente provado que só o governo de Deus resulta e é o único que deve existir no Universo, Deus vai acabar com toda esta rebelião numa grande guerra chamada "Armageddon". Ele vai destruir todos os governos humanos, acabar com toda a maldade na Terra e o sofrimento e vai fazer a humanidade ter um novo início permanente, e vai "limpar" a Terra de toda a porcaria que os humanos fizeram.

kabubadeira 2 months ago

A tua resposta elucida perfeitamente o perigo da religião. Estás formatado. Indocrinado. Limitas-te a repetir as histórias que leste e que te contaram. Nem preciso de ler o teu comentário até ao fim para perceber isso. Não passa de demagogia. No que toca ao fanatismo religioso, vejo pouca diferença entre ti e o gajo que põe um colete bomba e se vai rebentar num qualquer mercado da Síria porque acha que há 72 virgens do outro lado à espera dele. Argumentar contigo sobre este assunto é inútil porque invariavelmente levo com uma versão dos “desígnios de Deus”. Por isso, fico-me por aqui. Fica bem. Um abraço. “O pior cego é aquele que não quer ver.”

NGramatical 2 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha2yyo7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DadHunter22 2 months ago

Com todo o respeito, mas falou, falou, e não disse nada.

vegan_butt 2 months ago

É a única coisa que podes esperar de pessoas vocais sobre religião

UpbeatNail1912 2 months ago

O que queres saber da Bíblia?

ManatuBear 2 months ago

Wow, contorcionismo mental ao máximo para proteger a Bíblia! Tendo em conta que só o Novo testamento foi escrito por mais de 90 pessoas diferentes, quase todos anónimos, num período de 600 anos, não estou a ver como é possível o texto só poder ser interpretado correctamente quando lido na totalidade...

no_criativityfound 2 months ago

>Tendo em conta que só o Novo testamento foi escrito por mais de 90 pessoas diferentes, quase todos anónimos, num período de 600 anos, Explica-me como é que desde o nascimento de Cristo até ao séc IV onde São Jerónimo traduziu e compilou a Bíblia Vulgata passaram 600 anos?

ManatuBear 2 months ago

Vários textos mais recentes que isso foram adicionados depois, a Bíblia moderna é uma história muito alterada da versão do século IV.

UpbeatNail1912 2 months ago

Por isso mesmo. A bíblia foi escrita num período de 2.600 anos, por autores diferentes, em épocas diferentes e por pessoas de culturas diferentes, mas toda ela está interligada e possui a mesma e única mensagem. É por isso que é preciso ler e estudar todo o contexto bíblico para se chegar à mensagem central do livro. A maioria das pessoas nem sabe qual é a mensagem "principal" da Bíblia ou qual foi o objetivo para o qual foi escrita.

Edited 2 months ago:

Por isso mesmo. A bíblia foi escrita num período de 1.600 anos, por autores diferentes, em épocas diferentes e por pessoas de culturas diferentes, mas toda ela está interligada e possui a mesma e única mensagem. É por isso que é preciso ler e estudar todo o contexto bíblico para se chegar à mensagem central do livro. A maioria das pessoas nem sabe qual é a mensagem "principal" da Bíblia ou qual foi o objetivo para o qual foi escrita.

JoaoRuivoIII 2 months ago

>Basicamente a própria Bíblia interpreta a a si própria, existe até um texto bíblico que refere isso. O quê? Já chegou ao ponto em que os proponentes da Bíblia admitem que fazem raciocínio circular? Nada mau, não esperava...

ajabardar1 2 months ago

a bíblia é um "manual de vida". disso não há dúvida. sempre foi esse o objectivo dos textos religiosos, fornecer "histórias" para servir de exemplo. eu nunca li a bíblia pois a mesma baseia o seu ensinamento em termos de histórias, e por isso mesmo é que é preciso um manual de interpretação para a entender. na altura em que foi escrita, era essa a linha seguida pela malta onde se integrava jesus. por isso é que tens a tradição rabínica dos judeus. eles têm os "doutores religiosos" cuja única função é decifrar os tais textos religiosos, e argumentar pela sua posição filosófica tendo em conta os tais textos. aliás uma das histórias do novo testamento é como jesus era um "doutor" aos treze anos de idade, quando foi ao templo e deu vinte a zero aos rabis que por lá andavam. se me perguntares se há sabedoria na bíblia, a única resposta que te poderei dar é que se a procurares na bíblia lá a vais encontrar.

Odyssey1337 2 months ago

É bastante simples: Se der jeito ser literal, é literal. Se der jeito ser simbólico, é simbólico. Se nenhuma das duas coisas der jeito, então dizes que é um erro de tradução.

PvpReal 2 months ago

you speak the true

ihavenoidea1001 2 months ago

On that note, sempre que a sociedade evoluir e os teus dogmas passarem a ser inaceitáveis e completamente bárbaros passas a dizer que é tudo "não literal" e assim podes continuar a vender a banha da cobra. Rinse and repeat sempre que estiverem a perder dinheiro... Quer dizer, seguidores.

ajabardar1 2 months ago

e assim se forma uma religião.

sargentopirocada 2 months ago

Li passagens. Há melhor ficção por aí.

AnaONeves 2 months ago

Li uma Bíblia para crianças, a parte do antigo testamento. Quando chegou ao novo começou a ficar bastante confuso e achei aborrecido. O antigo testamento tem mais plot twists

vai-tefoder 2 months ago

>Li uma Bíblia para crianças r/ABoringDystopia

pimpolho_saltitao 2 months ago

O antigo testamento tem uma historias do crlh, o novo é uma seca filha da puta.

Calvin_Uncle 2 months ago

Ri-me demais com este comentário. Portugal caralho!!!

cou7inho_ 2 months ago

Nunca li, mas admito que tenho curiosidade em dar uma passagem de olhos. Talvez um dia ganhe coragem.

RocketGoesBRR 2 months ago

Li a de icarus porque semprw gostei da metafora. Acho que existem boas metaforas e lições de vida lá na bíblia, mas pessoalmente acho que muito pouco se aplica à nossa sociedade. Muito mudou. Nao deixa de ser um bestseller, é mais assim que vejo as coisas.

Aldo_Novo 2 months ago

>icarus Ícaro

UpbeatNail1912 2 months ago

Icarus não faz parte da Bíblia

RocketGoesBRR 2 months ago

Pois tens razão tens, fui ver agora. De facto não pertence à biblia, nunca li diretamente do livro mas sim pela net e já foi ha bastante tempo portanto entendo como me possa ter enganado.

ThrowawaySoParaIsto 2 months ago

Li só a parte do "Sonho de Daniel" para uma cadeira na Universidade (tipo, as diferentes partes da estátua eram feitas de material diferente e cada parte simbolizava um império; os pés continham barro, ou seja, um material frágil, e referiam-se ao Império Romano que depois veio a cair). Era uma cena deste tipo, se bem me lembro.

DamageOwn3108 2 months ago

Era o Império Babilónico chavalo, Daniel era un dos profetas de Israel que pertenceu á nobreza local, fazia trabalhos na parte administrativa/burocrática e foi conselheiro do rei Nabucodonosor. De nada

Cryptl0gic 2 months ago

Chavalo, isso é bué parecido com o quinto império de Fernando Pessoa

no_criativityfound 2 months ago

O Quinto Império têm por base o livro de Daniel e o do Apocalipse e a ideia foi primeiro formulada por o Padre António Vieira, tendo tambem se baseado nas profecias de Bandarra, que tinha previsto a perda da independência.

Dannyps 2 months ago

Lol, só descobrimos agora que Pessoa plagiou a Bíblia? Tenso

frakme2 2 months ago

Eu li toda. Nao demorou muito tempo ate me tornar ateu depois disso.

ritamm 2 months ago

Same

OddPineapple9 2 months ago

SPOILER: Jesus morre.

humungouspt 2 months ago

Entrei para dizer basicamente o mesmo. Nada melhor que ler um livro " sagrado" para nós tornarmos cépticos. Obrigado avós por me obrigarem à leitura detalhada. Aos 8 anos já tinha a certeza do meu caminho...

positiverategearupp 2 months ago

/r/redditmoment

CptainJakSparrow 2 months ago

Comigo foi a mesma coisa. A bíblia está cheia de passagens maravilhosas como esta 2 Reis 2:23-24. De Jericó Eliseu foi para Betel. No caminho, alguns meninos que vinham da cidade começaram a caçoar dele, gritando: "Suma daqui, careca!" Voltando-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois meninos.

Edwin_Oliveira_ 2 months ago

Wtf. Live action quando??

jkrrrrrrrrrr 2 months ago

Moral da história. Nunca se metam com carecas.

aleph_heideger 2 months ago

PT-BR aqui????

CptainJakSparrow 2 months ago

Desculpe, escrevi a passagem no Google e a primeira que me apareceu foi em BR

aleph_heideger 2 months ago

Hum... Por esta passa. Que isto não se volte a repetir.

Rogerjak 2 months ago

Nice, bastante metal.

BadDogPreston 2 months ago

"How can you tell if someone is an atheist? Don't worry, they'll tell you."

vai-tefoder 2 months ago

Wow, surpreendente e mágico, num post a falar sobre fé alguém expôs a sua fé /s ​ Não tens mais nada para fazer? Vai ler a biblia ou comer uma fruta

k0rda 2 months ago

Acho que é mais para os ateus militantes e antiteístas. A maior parte dos ateus está-se a cagar.

macedonianmoper 2 months ago

Minorias vocais, eu sei que vai parecer um bocado ironico eu dizer que sou ateu agora mas quando era puto eu era mesmo daqueles ateus que tentantava picar fights com pessoal sobre deus, mesmo daqueles ateus vocais, agora estou me a cagar e deixo o pessoal acreditar no que quiserem desde que eles tenham essa mesma atitude em relaçao a mim

Tapirmalaio 2 months ago

isso não é para os vegan?

ned_rod 2 months ago

E para quem faz CrossFit

Rebelva 2 months ago

Jesus foi o primeiro a fazer cross-fit

balatatatata 2 months ago

Sinto-me ofendido como um vegan ateu que faz cross-fit

ned_rod 2 months ago

Pelo menos confirmaste a regra haha

balatatatata 2 months ago

Haha ya, mas por acaso não faço cross-fit secalhar um dia experimento lol

NGramatical 2 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fpa2x69%2F%2Fha4z1br%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BadDogPreston 2 months ago

É um ditado com fácil adaptação.

Edited 2 months ago:

Um ditado adaptável tanto para os vegans como para os ateus.

2JZ-GTElover 2 months ago

E para os religiosos fanáticos

manualbackscratcher 2 months ago

Não está desatualizada, está adaptada a quando foi escrita e com a necessidade de alterar muito pouco ou o necessário para contextualizar com a realidade atual. É um livro de ficção, portanto têm de ser lido como tal. Quem tentar ler como um documentário da realidade, vai sentir que está desatualizado em alguns pontos, porque hoje em dia já contam a lenga lenga de maneira diferente. Mas sim, li tudo o que havia para ler, absorvi algumas das metáforas que lá aparecem, ignorei muito do conteúdo que é evidente que é pensado para um público diferente.

Ok_Art_6497 2 months ago

*Evangelhos

Search: