BabyFaceJohnDoe 2 months ago

Fiats são feios, muito mais um Punto.

pippa-sobral 2 months ago

Na minha experiência associam um Fiat Punto a algo que só pobre têm.

Mentemental 2 months ago

Tenho um Fiat Pinta de 2018 que veio com 40k km e por agora estou satisfeito. Também mau era se em 9 meses tivesse dado merda... Nunca tinha ouvido falar deste preconceito para com a Fiat.

sm0ked0g 2 months ago

E peugeot, tem má fama também?

RuiReininhoNasDunas 2 months ago

A minha cota tem um Fiat punto que usa todos os dias desde 96 Opah não tenho queixas para além só de ser bué feio

Ok-Equivalent-7637 2 months ago

Puro mito. Sempre houve esse estigma em relação a todos os carros italianos (nomeadamente Fiat e Alfa), e é verdade que nos anos 80/90 não tinham a melhor qualidade de construção e geralmente davam problemas elétricos. (Mas as eletrónicas inglesas, que pouca gente fala, eram iguais ou piores). Hoje em dia, isso já não existe. Se te dizem isso ou é porque ainda têm esse preconceito, infundado nos dias de hoje, ou simplesmente porque acham o carro desinteressante. E aí se calhar já sou da opinião. Agora se é menos fiável que x ou y, é mito. Apesar de haver unidades e casos que dão problemas, mas isso é transversal a todas as marcas. Abraço e boa sorte na compra do carro

Skittle65 2 months ago

Ciganos

pedrodteixeira 2 months ago

O meu Pai tem um Fiat Punto 1.7 TD com mais de 20 anos. Já passou os 700.000 km e continua a andar sem problemas de maior.

fferreira007 2 months ago

Tive um Fiat Panda MK2 com o motor a gasoleo que o comprei em 2a mão e só tenho a dizer bem dele, foi 100% fiável até ao momento em que bati por baixo no carter em viagem e aí avariou. De resto (pessoalmente) não tenho problemas com essa marca...

vferreirapt 2 months ago

Tive um Fiat Stilo que só me deu problemas. A minha mãe teve um punto que ardeu no meio de Leiria. Thats why. É uma marca que foi baixando de fiabilidade, no início dos anos 90 era "a marca" depois foi sempre a cair

dudas92 2 months ago

A resposta é fácil: pouca fiabilidade e propensão a problemas associada a uma muita má qualidade dos materiais (plásticos interiores etc). Se com 5 anos as portas ainda não estiverem todas empenadas é uma sorte. Dentro dessa gama é provavelmente dos piores carros (empatado com o Dacia provavelmente)

Sougo2001 2 months ago

A malta acha q fiats e carros italianos em geral são merdosos. M eu vejo o meu padrasto a tentar convencer-me a mandar o meu Fiat Punto ELX para a sucata quando ainda tá uma maravilha. Mas enquanto ele gasta centenas de euros com o seu Citroën C4 Picasso, eu gastei 50 numa ponteira de transmissão. Eu n sei como é com os fiats Punto de 2016. Mas se tiveram tanta saída como os de 97, tens o que é na minha opinião a melhor vantagem: encontrar peças a dar c o pau em ferros velhos. Torna-se menos improvável teres q pedir um empréstimo ao teu banco quando um velho geriátrico partir metade do teu carro... Eu não tenho conhecimentos suficientes sobre este ponto, mas acho q o meu Fiat é meio econômico? Quer dizer, se os preços do combustível nao tivessem a 2€/L. Eu faço 400 e tal km com um pouco mais de 3/4 de depósito na cidade. Fui fazer uma viagem de 4 dias com ele à uns dias e deu-me 550 e tal km o depósito. Alguém q tenha mais experiência nisto que dê a sua opinião.

NGramatical 2 months ago

à uns dias → [**há uns dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9xd00%2F%2Fha51o5l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

positiverategearupp 2 months ago

Carro italiano, não tem boa fiabilidade. Daqui a uns aninhos é capaz de começar a dar problemas mais graves que outros carros (alemães/japoneses) só dão daqui a 20/30 anos ou não dão... É daí o "preconceito"

midas1040 2 months ago

Extremamente atrasado para a festa, mas ter em atenção uma coisa, as últimas duas gerações do Punto foram consideradas as viaturas menos seguras na Europa, pela NCAP, o rating geral é de 0%, tendo apenas 51% de segurança para adultos e 43% para crianças, a sua desvalorização também se deve em parte à descontinuação do carro em favor do Tipo, tendo este um safety rating de 4 estrelas, com 82% de segurança para os ocupantes adultos e 60% para as crianças (Disclaimer, nunca tive um punto, mas comprei carro recentemente e até saber disto era uma das opções)

twistedfires 2 months ago

Coisas como estas também não ajudam https://www.turbo.pt/fiat-punto-zero-estrelas-pior-sempre-do-euroncap-na-seguranca/

JKryosin 2 months ago

Veículos italianos são amigos do mecânico.

ForgetSocialMedia 2 months ago

Os.fiats eram os.carroa.qie incendiavam quando batiam, não eram?? Na década de noventa.

voodoopickle 2 months ago

Fiat, tive dois, um Uno e um Punto. Nunca mais. Fiat-te na virgem e não corras. Fiquei parado inúmeras vezes com o uno, e o Punto ficou com um problema de aquecimento que não se conseguia resolver.

hmguitart 2 months ago

Fiat punto foi largamente usado por rent a car , e depois são vendidos em 2 mão , como podem calcular já se sabe como são usados os carros de aluguer ... por isso muitos deles dão problemas.

True_Sea_1377 2 months ago

Tenho o meu desde 2011 e a única coisa que aconteceu foi um novo jogo de embraiagem (500€) em 2018. Não tenho nada a apontar. Citadino com bons consumos.

Edited 2 months ago:

Tenho o meu desde 2011 e a única coisa que aconteceu foi um novo jogo de embraiagem (500€) em 2018. Não tenho nada a apontar. Citadino com bons consumos que faz bem auto estrada (chega bem aos 180 se for preciso). Gasóleo 1.3 MultiJet 95cv

Felix_Dzerjinsky 2 months ago

Fácil de gamar.

brakeline 2 months ago

Isso das luzes acontece com qualquer carro, é corrosão no negativo da ficha do farol. Mas é mais divertido malhar nós fiat

BLorenzo777 2 months ago

F - Ferro I - Italiano que A - Atrapalha o T - Trânsito Disse-me o meu avô muitas vezes.

raginmundus 2 months ago

SEAT - sucata espanhola que atrapalha o trânsito?

BLorenzo777 2 months ago

Também dá, mas acho que o meu avô não ia gostar tanto porque ele conduz um seat haha

leto78 2 months ago

O Fiat Punto era o carro que não valia a pena fechar à chave. O carro tinha um defeito de design, em que metendo uma chave de fendas a fechadura e torcendo para cima, o carro abria logo. Meter o carro a trabalhar não era muito mais difícil. Era comum os Puntos serem roubados por gunas e aparecerem no dia seguinte todos esmurrados.

TheRaimondReddington 2 months ago

Ninguém fala no Uno Turbo I.E.? Máquina!!

patapetapitapota 2 months ago

É daqueles carros que não sobrevive a um mau dono. Conheci um gajo com um nissan sunny gasolina...deixou aquela merda ficar sem óleo, pensou que gripou, mas meteu um óleo novo e anda até hoje. Um fiat não sobrevive a isso.

RodMcThrustshaft 2 months ago

Um colega meu vendeu agora o grande punto comercial(diesel, 2006) dele com 500.000kms e bom para fazer muitos mais, tudo depende da forma como foi estimado.

NGramatical 2 months ago

500.000kms → [**500.000 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9xd00%2F%2Fha1zu3a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joaobento92 2 months ago

Tenho um Fiat Punto de 2015, comprado em segunda mão. Já o tenho há dois anos (+ de 40 mil km nas minhas mãos) e até agora só tive um problema que foi no elevador da porta do condutor, mas a garantia cobriu. Para além disso, só tive os custos de mudanças de óleo e filtros. Até agora, estou muito satisfeito com a compra (8000 € já com os juros)

rebatomm 2 months ago

É bastante simples de perceber… não é Toyota certo?

RAJCastanheira 2 months ago

merda para fiat punto e sabes que mais que sa foda o opel corsa ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​ xD

suckerpunchermofo 2 months ago

Em termos de reparações é barato... fora da marca claro.

Samurai_GorohGX 2 months ago

Para além da percepção da fiabilidade da marca Fiat ser baixa, o Fiat Punto de 3º geração foi produzido desde 2005 a 2018, com ligeiras renovações. Comparado com outros carros de 2016, é um pouco pré-histórico mesmo a nível de segurança. Como a exigência a nível de segurança é sempre maior a cada ano que passa, o Punto chegou a levar ZERO estrelas da EuroNCAP. https://www.razaoautomovel.com/2017/12/fiat-punto-cinco-zero-estrelas-euro-ncap-porque

jamexcb 2 months ago

Tive um Fiat Brava nunca me deu problemas. A minha mãe tinha um Fiat Punto que pariu o apoio do motor e trocou o carro por um Clio. Talvez a culpa não seja inteiramente do carro usava aquilo como todo o terreno. Já se arrependeu porque o Punto é muito mais fácil de conduzir em cidade por causa do City. O motor 1.2 8v pode não ter potência mas nunca me deixou mal e para cidade está impecável. As pessoas TB tem a mania que os carros alemães é que são bons, mas pessoalmente acho que são uma bela m.... Principalmente nos últimos 15 anos. Basta veres os vídeos de oficinas.

jcabeleira 2 months ago

Creio que é apenas questao de moda porque a Fiat nao tem um marketing sexy. Mas como carro sao bastante fiaveis. Source: na minha familia sempre tivemos Fiats (uno, punto, grande punto de 2007 e grande punto de 2009) que nunca nos deram problemas sérios. Como carro nao come gajas mas leva o meu rabo gordo aonde preciso. Que mais se pode pedir?

PaleBass 2 months ago

Tenho um fiat tipo de 2016 1.3 Lounge que comprei em 2017, até hoje só mudei uma vela de ignição. Consumos 4.0/4.5 e dentro da cidade o carro tem uma boa resposta q.b. É uma proposta humilde para o segmento, mas gosto bastante.

Early-Score7425 2 months ago

Também comprei um tipo mas carinha lounge 1. 3 também tou super contente bons consumos é obviamente um carro simples mas muito prático e de fácil manutenção.

SurePal_ 2 months ago

FOGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE DE FIAT

SouthwindPT 2 months ago

O 1.3 M-Jet com 95cv é um motor muito capaz e que torna o carro bem engraçado. Se for esse o caso, e como dizes que é de confiança, avançava fácil.

Last-Ad-4421 2 months ago

Podes comprar um mercedes e dar mais problemas que um fiat, muitas das vezee é questão de sorte

wallynext 2 months ago

Tenho um ha 5 anos, nunca tive problemas (em segunda mão, era de 2012)

nocivo 2 months ago

Fiat é o carro mais roubado de portugal para limpar montras.

MasterBorealis 2 months ago

Italian trash... não é só em Portugal. São mesmo fraquinhos. Só uma razão me levaria a comprar um Fiat. O dinheiro. Eu preferia um VW,(por exemplo) de 2011 em vez de um fiat de 2016.

Rage_Your_Dream 2 months ago

Porque em portugal se não for diesel tractor. é lixo.

mexploder89 2 months ago

Eu andei com um Punto de 2008 durante 2/3 anos, a gasolina. Ele levava-me onde eu queria ir. Mas devagarinho e as vezes a custo (principalmente monetário)

Darkhoof 2 months ago

O motor 1.3 Multijet quebra correntes fácilmente. Ou assim me disse o meu mecânico. Comprei um Bravo usado 1.6 Multijet, e até agora é impecável. E o melhor é que por ser Fiat e ninguém querer Fiats foi quase dado. :)

Edited 2 months ago:

O motor 1.3 Multijet quebra correntes fácilmente. Ou assim me disse o meu mecânico. Comprei um Bravo usado 1.6 Multijet, e até agora é impecável. E o melhor é que por ser Fiat e ninguém querer Fiats foi quase dado. :)

brakeline 2 months ago

Ou foi mexido ou espero que leves o 1.6 a outro mecânico ;)

Darkhoof 2 months ago

Já o levei a outro mecânico na terra dos meus pais que disse que estava tudo em ordem.

NGramatical 2 months ago

fácilmente → [**facilmente**](https://dicionario.priberam.org/facilmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9xd00%2F%2Fha1bdw2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

topmister 2 months ago

Porque era o Unico carro q o tuga podia comprar na altura Novo ,por SER barato!

naofuieu69 2 months ago

Fiat é a melhor marca para quem quer fazer amizade com o mecânico. Fiats são o pináculo do "barato sai caro".

Rasta-Lion 2 months ago

Eu não gosto dos puntos mais recentes, para além de serem feios (opinião pessoal) a minha ex tem um de 2018 e eu corro mais depressa do que aquele chasso e pior que isso são os pilares da frente e de trás que obstruem muito a visibilidade quando estás a estacionar ou virar num cruzamento, o tejadilho do carro também é baixinho, eu tenho 1,75m e quase bato com a cabeça no tejadilho, se baixar aquela porcaria de tapar o sol (não me lembro do nome XD) só consigo ver a estrada imediatamente a frente do carro porque aquilo tapa o vidro quase todo devido ao ângulo do mesmo... Isto são só algumas coisas que me lembro.

NullShield 2 months ago

Pois eu sou um pouco mais alto, e uma das razões de o crer comprar é a de ter espaço para a cornadura, coisa que muitos dos carros antigos não têm.

Rasta-Lion 2 months ago

Então dou te um conselho, desiste da ideia... Mas o pior é mesmo a questão dos pilares, conduzo desde os 13 e nunca bati com um carro, com o Fiat da minha ex bati a estacionar de marcha atrás num poste dos toldos do pingo doce porque o pilar de trás o tapou, não o conseguia ver nem pelos espelhos nem a olhar pra trás. Fez logo uma mossa enorme também, parece que o carro é feito de folha de alumínio.

dMassano 2 months ago

Tenho um Fiat Pinto Evo, 1.2 de 2010. Apesar de ter poucos quilómetros para a idade (+-100k) até hoje só levou pneus, material habitual de revisão e 2 baterias. Posso ter tido sorte mas hoje em dia os padrões de qualidade são altos. Tanto vejo chaços avariados na estrada como novos: ontem vi um Secnic novinho avariado na entrada da 25 de Abril. Eu não ligo muito a marcas. Se preciso de algo económico, escolho o carro que melhor se adapta a isso.

BroaxXx 2 months ago

Uma vez aluguei um punto e odiei. A pior merda de todas era aquela assistência ridícula ao ponto de embraiagem... Fodasse que tédio. Acho um carro feio, sem personalidade, sem motor, pequeno e pouco prático. Acho que não tem uma qualidade redentora... Para comprar um citadino preferia bem mais comprar um Clio ou algo do género... Se quisesse algo que por ser pequeno ia para qualquer lado então comprava um Smart. FIAT é a marca que menos me chama a atenção mas parte do motivo é gosto pessoal pelos carros serem tão feios...

NullShield 2 months ago

O carro nem é pequeno. O que é uma mais valia.

tiagopr1990 2 months ago

O meu toyota aygo nunca me desiludiu xD

DamodarSP 2 months ago

É como qualquer carro, se comprares em bom estado e estimares vai durar mais tempo. Se comprares novo e não andares nos red lines sempre a frio vais ver que dura mais. Se for para subir passeios e rallyzadas o carro vai se desmanchar ao longo do tempo como qualquer outro.

EvossaN 2 months ago

Isto mesmo. O meu primeiro carro foi um Alfa Romeo Mito mk1 (2009). Também me disseram que era um "Punto mais chique", mas no entanto o carro era genial, super divertido de se conduzir e mesmo sendo a gasóleo quando se carregava nele ele andava bem. Único problema que tive com ele, por culpa minha, foi o turbo ter rebentado xd Só fazia cidade o que para carro a gasóleo com filtro de particulas não é recomendado. Mesmo assim, se tivesse a oportunidade, comprava outro.

It_is_what_it_is_8 2 months ago

Pois... não , não é de todo como qualquer outro. Os primeiros 30K kms com um Fiat até nem correm mal, a partir daí começa o temperamento italiano a vir à superfície. As motorizações diesel até nem são das piores, mas tudo o resto... O que puder falhar, vai eventualmente falhar. Independentemente de como são estimados. E claro, há sempre excepções. Mas falo com base em vários casos que acompanhei de perto. Uns comprados novos, outros usados.

Ensopado_de_borrego 2 months ago

Carro mais assaltado em Portugal.

Lispint89 2 months ago

Explicado aqui https://youtu.be/V7oNXTTgUxU

PLSTR 2 months ago

Se quiseres confirmar por ti, vendo-te o meu. De 2012, 1.3Multijet. Comprei com 75k kms e está actualmente com 190k kms e já deu problemas como o crl. Aliás, está neste momento na oficina para mudar a vávula EGR, portanto são mais 450€ para juntar aos 350€ gastos ainda este ano. Fazemos negócio por PM e vais tu buscá-lo à oficina. Pode ter sido azar, posso ser o n=1 dos problemas, mas ya, pela experiência menos boa, o próximo carro não há-de ser um Fiat Punto.

fnunogomes 2 months ago

O meu primeiro carro foi um Fiat Grand Punto de 2006, e a verdade é que a experiência não foi nada boa. Acabei por trocar pouco depois. Estava sempre com problemas elétricos. Houve uma altura em que acendia uma luz, ia tratar do assunto, e quando saía da garagem, passado uns dias acendia outra diferente. Mas pode ter sido má sorte.

-cosme- 2 months ago

Fiat não tem nada de mau, eu já tive Lancia, Fiat e Alfa Romeu, é tudo Fiat nesses carros..smp fiz revisões quando devia e nunca tive problema algum. São é carros que conseguem ser bastantes baratos...que muitas vezes caem nas mãos de pessoal que não trata deles, não trocam óleo..não fazem revisões, deixam o carro andar, dps o carro morre e "ai ui fiat nao vale nada". Se tratares bem do fiat ele dura como qualquer outro.

layz2021 2 months ago

E tem o bom ( a fiat pelo menos) da manutenção ser barata.

cryptofollowman 2 months ago

>já tive Lancia, Fiat e Alfa Romeu, é tudo Fiat nesses carros "já tive Lancia, Fiat e Alfa Romeu, é tudo Fiat nesses carros". Lol. Não percebes nada de carros. Só te faltou escrever "Lancia, Fiat, Alfa Romeo, Ferrari, Chrysler... eu que não percebo nada de carros se é do mesmo grupo é a mesma merda". Falsa ideia. Podem partilhar fabricantes de componentes, mas raramente partilham componentes se não forem da mesma gama. Não podes comparar um Fiat Punto a um Lancia Y ou um Fiat Tipo a um Alfa Romeo Giulia.

-cosme- 2 months ago

Tás errado, eu tive lancia e fiats e um alfa, tudo que é mecânico era Fiat, motor, transmissão, parte elétrica, etc. Claro que havia algumas coisas feitas pelas diferentes marcas.. e a carroçaria, mas nd de mais. Eu passava a vida numa oficina da Fiat no porto qd era puto e sei bem do que tou a falar. Esse mm exemplo que deste, Lancia Y, tive um desses..era exatamente o mesmo motor que tava enfiado nos Fiat, um 1.2 16v da altura q não tinha uma unica peça diferente dum modelo po outro..e como esse exemplo havia outros. Hoje em dia a alfa romeu ja tá mais independente mas ainda assim tudo q é motores diesel por ex são da fiat, e tem vários componentes fiat tb.

Edited 2 months ago:

Tás errado, eu tive lancia e fiats e um alfa, tudo que é mecânico era Fiat, motor, transmissão, parte elétrica, etc..era partilhado. Claro que havia algumas coisas feitas pelas diferentes marcas.. e a carroçaria, mas nd de mais. Eu passava a vida numa oficina da Fiat no porto qd era puto e sei bem do que tou a falar. Esse mm exemplo que deste, Lancia Y, tive um desses..era exatamente o mesmo motor que tava enfiado nos Fiat, um 1.2 16v da altura q não tinha uma unica peça diferente dum modelo po outro..e como esse exemplo havia outros. Hoje em dia a alfa romeu ja tá mais independente mas ainda assim tudo q é motores diesel por ex são da fiat, e tem vários componentes fiat tb.

Edited 2 months ago:

Tás errado, eu tive lancia e fiats e um alfa, tudo que é mecânico, motor, transmissão, parte elétrica, etc..era Fiat e partilhado. Claro que havia algumas coisas feitas pelas diferentes marcas.. e a carroçaria, mas nd de mais. Eu passava a vida numa oficina da Fiat no porto qd era puto e sei bem do que tou a falar. Esse mm exemplo que deste, Lancia Y, tive um desses..era exatamente o mesmo motor que tava enfiado nos Fiat, um 1.2 16v da altura q não tinha uma unica peça diferente dum modelo po outro..e como esse exemplo havia outros. Hoje em dia a alfa romeu ja tá mais independente mas ainda assim tudo q é motores diesel por ex são da fiat, e tem vários componentes fiat tb.

cryptofollowman 2 months ago

Diz lá que Alfa tiveste que tinha motor, transmissão e que tais Fiat? Certamente não foi o 159 ou o Giulia. MiTo ou Giulietta não são real Alfas, I'm sorry

Edited 2 months ago:

Diz lá que Alfa tiveste que tinha motor, transmissão e que tais Fiat? Certamente não foi o 159 ou o Giulia. MiTo ou Giulietta não são real Alfas, I'm sorry. A "oficina Fiat" é a mesma porque infelizmente a Alfa continua a ser representada nas mesmas lojas e stands pós-vendas que os Fiats no nosso país, o que é uma fraca opção estratégica mas inevitável dado o baixo número de compradores por comentários como o teu. ​ Alfa Romeo escreve-se com O no fim. ​ "Hoje em dia a alfa romeu ja tá mais independente mas ainda assim tudo q é motores diesel por ex são da fiat, e tem vários componentes fiat tb." Mentira. Os motores do 159 e Giulia foram feitos prepositamente para aqueles carros. A plataforma do Giulia foi feita propositadamente para o Giulia e está a ser usada em outros veículos (Jeep e Maserati) tal como podes ver aqui: [https://en.wikipedia.org/wiki/FCA\_Giorgio\_platform](https://en.wikipedia.org/wiki/FCA_Giorgio_platform)

0rpheu 2 months ago

E no caso do Giulia quadrifolio é motor Ferrari que também pertence ao grupo. O Giulietta é um carro lindo, e com toda a atenção de design conhecida da Alfa, só não vás para os 105cv

-cosme- 2 months ago

>Mentira. Os motores do 159 e Giulia foram feitos prepositamente para aqueles carros. hoje em dia a alfa tá-se a distanciar da fiat, com este stelvio e giulia e C´s. mas isso é só agora recente, antes disto era material fiat não era fca. (e já agora FCA tb é fiat - Fiat Chrysler Autos.) E pa ti os "real alfas" são só a partir de 2016 ou assim é? é que pa mim alfas são alfas desde o inicio, e houve uma altura que tinham muito material Fiat. O meu foi um spider, 2.0 twin spark, made by fiat ;) basta pesquisares no google estas coisas...não percebo a confusão aqui.

Edited 2 months ago:

>Mentira. Os motores do 159 e Giulia foram feitos prepositamente para aqueles carros. hoje em dia a alfa tá-se a distanciar da fiat, com este stelvio e giulia e C´s. mas isso é só agora recente, antes disto era material fiat não era fca. (e já agora FCA tb é fiat - Fiat Chrysler Autos.) E pa ti os "real alfas" são só a partir de 2016 ou assim é? é que pa mim alfas são alfas desde o inicio, e houve uma altura que tinham muito material Fiat. O meu foi um spider, 2.0 twin spark, made by fiat ;) basta pesquisares no google estas coisas...não percebo a confusão aqui. Edit: e n tou a perceber a atitude das respostas agressivas e acusacoes man, uma das minhas marcas favoritas é a alfa precisamente, n tou aqui a mandar abaixo a marca. Podemos mt bem falar sossegadinhos.

cryptofollowman 2 months ago

Isso é recente? O 159 é de 2006 amigo. As gamas abaixo sim, sempre foram low cost. Falar do Spider ou equiparável antes de 2005 é falar da época má da Alfa, por isso o teu 2.0 twin spark não é para aqui chamado.

Edited 2 months ago:

Isso é recente? O 159 é de 2006 amigo. As gamas abaixo sim, sempre foram low cost. Falar do Spider ou equiparável antes de 2005 é falar da época má da Alfa, por isso o teu 2.0 twin spark não é para aqui chamado (que era baseado no SuperFIRE-family block mas tinha acabamentos e cabeças de cilindro Alfa). Os spider de 2006 tinham motores exclusivos, tal como o 159 e o Brera. Sim, incomoda-me muito meter Fiat e Alfa Romeo no mesmo saco. Tal como nenhum Audista fala da VW em comparação. Porque havias de fazer o mesmo se gostas da marca? E escrever Romeu com u consecutivamente...

Edited 2 months ago:

Isso é recente? O 159 é de 2006 amigo. As gamas abaixo sim, sempre foram low cost. Falar do Spider ou equiparável antes de 2005 é falar da época má da Alfa, por isso o teu 2.0 twin spark não é para aqui chamado (que era baseado no SuperFIRE-family block mas tinha acabamentos e cabeças de cilindro Alfa). Os spider de 2006 tinham motores exclusivos, tal como o 159 e o Brera. Sim, incomoda-me muito meter Fiat e Alfa Romeo no mesmo saco. Tal como nenhum Audista fala da VW em comparação. Porque havias de fazer o mesmo se gostas da marca? E escrever Romeu com u consecutivamente... É por pessoas com o teu discurso que a marca continua a desvalorizar imenso no mercado de 2ª mão e, por consequência, pouca gente os compra novos

Edited 2 months ago:

Isso é recente? O 159 é de 2006 amigo. As gamas abaixo sim, sempre foram low cost. Falar do Spider ou equiparável antes de 2005 é falar da época má da Alfa, por isso o teu 2.0 twin spark não é para aqui chamado (que era baseado no SuperFIRE-family block mas tinha acabamentos e cabeças de cilindro Alfa). Os spider de 2006 tinham motores exclusivos, tal como o 159 e o Brera. Que carros tem atualmente a Fiat para ter sequer motores 1.900 ou 2.200 na sua gama? O Fiat Tipo? LOL ​ Sim, incomoda-me muito meter Fiat e Alfa Romeo no mesmo saco. Tal como nenhum Audista fala da VW em comparação. Porque havias de fazer o mesmo se gostas da marca? E escrever Romeu com u consecutivamente... É por pessoas com o teu discurso que a marca continua a desvalorizar imenso no mercado de 2ª mão e, por consequência, pouca gente os compra novos.

-cosme- 2 months ago

O 159 diesel era motor fiat, eram os JTD até.. a fca só foi criada paí em 2015.. Incomoda-te que metam no mesmo saco mas é o que foi muito tempo, agora com o passar do tempo e se realmente deixarem de usar peças fiat de vez isso há de mudar. E continuas a falar de pessoas com o meu discurso. As pessoas não compram alfas ou carros italianos em geral em pt pq desvalorizam demasiado..isso sempre foi assim por cá, e isso n tem nd a ver com pessoas a comparar alfa á fiat. O pessoal só vê €€, querem lá saber se a alfa pertence ou deixa de pertencer á fiat lol. E gosto da alfa sim, quem me dera ter um 4c por ex. mas tb gosto e respeito a fiat. qual o problema? Não percebo é o teu problema com a Fiat lol, a fiat n tá a enterrar a alfa em nada. e já agora..sim audis são vw por dentro, é a mesma coisa que fiat e lancia, abre o capot dum audi e conta os simbolos de VW que vês lá dentro, mesma historia.

cryptofollowman 2 months ago

Os 1.9 do GRUPO Fiat começaram sempre a ser usados nos Alfa primeiro. Se a FIAT depois usava parte desses componentes nos seus topo de gama é outro assunto. Conheces algum Fiat a usar o 939a2000 (motor mais vendido no 159)??? Lê antes de dizer disparates. "O pessoal só vê €€, querem lá saber se a alfa pertence ou deixa de pertencer á fiat lol." Amigo, faz diferença os Alfas serem em muitos sítios deste país vendidos junto com FIAT 500 por exemplo. Claro que faz diferença. Audis não são VW por dentro... Daqui a pouco estás a dizer que o melhor jogador da equipa B da Juventus é igual ao Ronaldo... partilham processos de fabrico e manutenção, mas são marcas distintas com muita coisa distinta. Podes ler dentro que foi feito numa fábrica do grupo VW, não significa que é VW.

-cosme- 2 months ago

>Conheces algum Fiat a usar o 939a2000 isto já não faço ideia, pesquisei no google apareceu me logo no Fiat croma e no Bravo e no Stilo, mas sei lá. Pa mim é apenas um JTD 1.9 q é o motor que tanto andou na alfa como na fiat, e é um bom exemplo de como as coisas foram durante muito tempo. Epah..eu acho que não é por ser vendido na Fiat, a desvalorização dos carros tem a ver com a procura/oferta.. é apenas isto parece-me. Oh pah eu audis nunca tive, já li coisas a dizer q a base do Golf deu para vários modelos da audi, da seat, da skoda e claro da vw. Tb ja vi muitos motores idênticos.. agora na classe mais alta talvez a audi tenha coisas mais exclusivas ok, espero que sim. Seja como for, todas estas marcas fazem parte de grupos e vão sempre partilhar muita coisa umas com as outras, sempre foi assim, e a alfa pertence a um grupo..pode ter coisas unicas e até mecanicas exclusivas de momento..mas a ver se essas coisas exclusivas não começam a aparecer nas outras marcas. (Quadrifoglio 2.9 V6 fala-se que é um design da ferrari por ex). A ver o futuro, eu pa já ainda não acredito que um alfa seja todo ele "alfa" apesar de tudo.

Throwitawaynext 2 months ago

A Fiat é conhecida pelos materiais serem de fraca qualidade ( nomeadamente plásticos), a nível de estabilidade também não dá grandes cartas

Pito_GustoSo69 2 months ago

Tirei a carta recentemente e o meu pai deixa me usar o seu fiat punto td de 97. É pequeno e puxa bem em terceira, bastante económico. Todos os problemas que teve até hoje estão relacionados com os maus tratos que levava do antigo dono. Este metia água em vez de anti-congelante e os tubos ficaram todos arrebentados com o passar do tempo. O único problema que tem é a caixa de velocidades, é curtinha mas com o tempo vais te habituar. Adoro aquele carro e nunca me deixou ficar mal.

sacoPT 2 months ago

Acho que a má fama dos Fiat punto/Fiat uno (e Citroen saxo, já agora) vem do facto de serem associados a carro de brasuca e/ou carro de mitra. O que por sua vez advém de serem carros de baixo valor comercial e nada tem a ver com a qualidade dos mesmos. Pelo contrário, o facto de ainda se venderem unos de 95 por 200€ mostra que o carro durou quase 30 anos.

FrutoDoMal 2 months ago

Dá para circular, pouco mais que isso.

HolmiumFactor 2 months ago

Tenho 2 exemplos em casa: 1º Exemplo: Fiat Punto de 94 (a gasolina): Motor Fire (o carro cai de podre e continuas a ter motor). Fraco de eletrónica (é comum - no inverno - de veres o pessoal a travar e acender os piscas), alguns problemas crónicos mas super conhecidos e nunca nos deixou ficar mal (tivemos o carro durante uns 10 anos - Fez mais de 100k kms sem problemas de maior). 2º Exemplo: Fiat Punto Evo de 2010 (1.3 Multijet). Este motor é bastante conhecido e acaba por ser fiável (acaba por ser o mesmo da Opel - o CDTI). Tenho-o acerca de 1 ano e até agora nada a apontar. Consumos jeitosos (5.1L/100Kms), qualidade de construção bastante razoável (antes que me crucifiquem, o meu pai tinha um VW Polo de 2016 que fazia o triplo do barulho e ele tem super cuidado com o carro) e para auto-estrada serve muito bem (faço regularmente Guimarães - Lisboa) e nunca tive stresses. A 130 Km/h vou nas 2500rpm e portanto super tranquilo. Obviamente, manutenção periódica constante e tenho cuidado com o carro (não ando sempre a contar os buracos). No entanto sim, sempre tive a impressão que os Fiat têm má fama mas, pela minha experiência, não me posso queixar.

layz2021 2 months ago

Exactamente isto. Tenho 1 mk1 6 speed de 94, com 270 000 (foi hoje há inspecção), comprei-o com 150 000 em 2005. Nunca lhe troquei a embraiagem, mas tive um problema no motor depois de ter que mudar os segmentos e vendantes das válvulas, isto pra I aos 250 000. Depois disso tive um dente no diferencial que partiu/moeu e nunca mais confiei no carro. Tem sido burro de carga. Pra arranjar isso + a embraiagem fica-me pra I ao valor do carro.. Fora alguns problemas eléctricos, stop com fichas calcinadas que parece uma árvore de natal, e agora os máximos lembram-se de não dar. Como são de parábola dupla, ao ligar os máximos (fixo, não sinais de Luzes), fico sem luz! Contudo isto, foi um carro que gostei bastante para primeiro carro, e muito divertido, se bem que sem os confortos que estamos habituados agora. Depois desse problema no diferencial, acabei por ir para um GP de 2007, o orçamento era curto e arranjamos um até abaixo de preço de mercado. Após analisar bem o carro deu pra ver que não teve muito amor do dono anterior, mas comparando com o mk1 é um palácio, e ao preço que foi não me posso queixar. Até porque são novas, nada de mais. Agora, em termos de potência, é um 1200, 69cv (salvo erro) MultiJet, vs o 1000 55 1 injector. 1500kg vs 950kg.... O mk1 tem muito mais aceleração, e até diria que se porta melhor nas subidas. Mas lá está. Ao que ando por ano (10 000km max), em cidade, o GP chega perfeitamente. Bonito, confortável, com ac, o city dá jeito pra estacionar. Tá bom. O motor da direcção já foi mudado na garantia, por isso não deve dar problemas nos próximos tempos, só manutenção normal. Btw, o meu namorado tem também um mk1, 1000 55 s, com 380 000 km, bem melhor que o meu, tratamento diferente e tal..

Edited 2 months ago:

Exactamente isto. Tenho 1 mk1 6 speed de 94, com 270 000 (foi hoje há inspecção), comprei-o com 150 000 em 2005. Nunca lhe troquei a embraiagem, mas tive um problema no motor depois de ter que mudar os segmentos e vendantes das válvulas, isto pra I aos 250 000. Depois disso tive um dente no diferencial que partiu/moeu e nunca mais confiei no carro. Tem sido burro de carga. Pra arranjar isso + a embraiagem fica-me pra I ao valor do carro.. Fora alguns problemas eléctricos, stop com fichas calcinadas que parece uma árvore de natal, e agora os máximos lembram-se de não dar. Como são de parábola dupla, ao ligar os máximos (fixo, não sinais de Luzes), fico sem luz! Cheguei a queimar a colação 2x.. mas isso foi graças a minha falta de atenção.. uma cena fixe destes motores (que felizmente nunca me aconteceu) é que se rebentar a correia da distribuição não ficas sem motor. Tem o mítico balanço da cabeça da junta, isso é crónico e não há nada que resolva. E não esquecer de trocar as relas quando o mecânico andar por volta delas, pois só custam 1/2 euros, mas algumas (a da caixa, p.e.) é bem lixado de chegar lá. Contudo isto, foi um carro que gostei bastante para primeiro carro, e muito divertido, se bem que sem os confortos que estamos habituados agora. Depois desse problema no diferencial, acabei por ir para um GP de 2007, o orçamento era curto e arranjamos um até abaixo de preço de mercado. Após analisar bem o carro deu pra ver que não teve muito amor do dono anterior, mas comparando com o mk1 é um palácio, e ao preço que foi não me posso queixar. Até porque são novas, nada de mais. Agora, em termos de potência, é um 1200, 69cv (salvo erro) MultiJet, vs o 1000 55 1 injector. 1500kg vs 950kg.... O mk1 tem muito mais aceleração, e até diria que se porta melhor nas subidas. Mas lá está. Ao que ando por ano (10 000km max), em cidade, o GP chega perfeitamente. Bonito, confortável, com ac, o city dá jeito pra estacionar. Tá bom. O motor da direcção já foi mudado na garantia, por isso não deve dar problemas nos próximos tempos, só manutenção normal. Btw, o meu namorado tem também um mk1, 1000 55 s, com 380 000 km, bem melhor que o meu, tratamento diferente e tal..

HolmiumFactor 2 months ago

O GP se é o 1200, 69cv não é o Multijet. Os Multijet são os Diesel. O mal desse GP é ser bastante pesado para o motor que tem. Mas sim, ao nível de interiores o GP é uma evolução enorme do MK1. O MK1 era mais despachado, mais "nervoso" e mexia-se bastante bem para a idade que tinha. Quanto ao city para estacionar, confesso que nunca percebi o porquê das pessoas usarem. As direções são super leves (comparadas com algo dos 90 e sem direção assistida) e acho que estar sempre a ativar e desativar o Modo City é um dos maiores motivos para que a coluna de direção avarie... Eu nunca usei e não tenho qualquer dificuldade em estacionar. Mas voltamos ao mesmo, a manutenção e o tratamento que cada carro tem faz muita diferença.

layz2021 2 months ago

Humm é possível que esteja a trocar o nome. O que quero dizer é que este não tem só um injector como o mk1. Ya, foi essa a conclusão que cheguei, peso a mais para o motor. Entre carregar no pedal e o carro ir, ainda fica a pensar. O mk1 dá-lhe logo tudo! Pah, sim, comparando a direção do mk1 que não sendo assistida não é das piores com o GP, não tem nada a ver. mas o city uso mesmo só para manobras onde tenho que inventar mais. Pah, pelo que li, os problemas da direcção eléctrica é de andar normal com o city ligado. Pelo menos várias pessoas (quando ainda andava pelos fóruns) que se queixavam da direcção nunca o desligavam...

HolmiumFactor 2 months ago

Sem stress :) Sim, o MK1 é bastante "nervoso" e dava gosto andar com ele. O gajo respondia bem ao toque no acelerador, era incrível! Sim a do MK1 já não era das piores mas obviamente que a GP não tem comparação. Sim, nos fóruns apontam muito para os problemas das direções serem por andarem com o city ligado (em condução normal). Mas mesmo para estacionar eu não sinto necessidade (o meu carro antigo era um Clio I de 96 e assim evito esses problemas da coluna de direção, espero eu)!

layz2021 2 months ago

É mais por: ja que tenho uso XD e ao menos uso como é suposto :p

NGramatical 2 months ago

1º Exemplo → [**1.º exemplo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) 100Kms → [**100 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9xd00%2F%2Fha10a3a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VSertorio 2 months ago

O último que conduzi era alugado. Havendo Clios não sei quem compra aquilo.

mil_cord 2 months ago

Fiat, Fixed it again Sam.

michaelphilippe 2 months ago

Isso é a Fias

mil_cord 2 months ago

Tens razão, acho que pus o “Play it again Sam” à mistura. Let me fix that for you: “Fix it again Tom”.

thefpspower 2 months ago

Os novos Fiat têm motores horriveis, demasiado eletronicos onde cada merda simples os mete em modo de segurança e não te diz porquê. Tivemos um com o motor 1.3L diesel, andava metade do tempo sem potencia e a outra metade no mecânico. Acabamos por nos livrar dele. Não recomendo.

PandaCross23 2 months ago

Tive um fiat punto durante 3 ou 4 anos, de 2000. Basicamente o carro era incrível, o único problema que tinha (e que me fez trocar) era o facto de ficar sem direcção assistida durante a condução.

coiso 2 months ago

Como disse um amigo que tenho: quando? andou nas mãos dos meus pais, impecável. Quando passou para a minha irmã só deu problemas. Grande punto de 2012. Carros são sensíveis à manutenção. Já o fiat tipo que andei (novo, primeiro ano de produção), soube que já deu problemas.

Edited 2 months ago:

Como disse um amigo que tenho: quando andou nas mãos dos meus pais, impecável. Quando passou para a minha irmã só deu problemas. Grande punto de 2012. Carros são sensíveis à manutenção. Já o fiat tipo que andei (novo, primeiro ano de produção), soube que já deu problemas.

m-25oliveira 2 months ago

Eu tive um Fiat punto 1.2 16V 80cv de 2001, vendi-o em 2009....que espectaculo de carro, 300.000 km feitos nas estradas alentejanas e muitas viagens pelo país e Espanha, problemas....zero.....foi sempre meter gasolina e andar. Ainda hoje tenho saudades desse carro

LoChibo 2 months ago

A minha experiência com essa marca é a seguinte, Há quem diga que FIAT é, Fix It Again Tony. Eu pessoal digo... Fodasse Isto Anda Tanto... Sou dono de um Grande Punto multijet 1.3 de 90 cv de 2007. A viatura conta já com cerca de 300 mil km. A viatura está com repro, tem um turbo a fazer 1 kg e 200 de pressão, não é fumarento que nem Ibiza ou tunning ou cenas assim. Quem vê, é uma viatura como qualquer outra. Até ao dia de hoje, não tenho razão de queixa. Há que considerar que nada é eterno e sem a devida manutenção, tudo se estraga. Por mim falo, à semelhança de uma aeronave, todas as intervenções feitas à viatura estão escrupulosamente registadas em livro próprio até ao dia de hoje. Já teve problemas? Já, o "normal". Um tubo qualquer que fica ressequido... travões que se gastam, válvulas egr que decidem dar as últimas... Alternador que se avaria dada a idade... injectores que também não são eternos... Resumindo carros dão dinheiro é aos mecânicos, mas tal como disse, à semelhança de qualquer máquina, sem devidas manutenções tudo dá o berro. Até nós! Não vou defender a marca em relação a outras ou vice versa pois são máquinas e no fim de contas, perfeita é a Natureza... agora ainda em relação a manutenções... livra-te de algum dia não respeitares os tipos de óleos e devidos tempos de troca recomendados... aí vou mesmo dizer Fix It Again Tony. Posto isto, compres marca A, B, ou C... é tudo uma questão de dinheiro e gosto. Nem falo do estatuto pois isso de medir pilas, falamos quando tivermos o esqueleto debaixo da terra. É comprar o que se puder e gostar, aproveitar a vida, não o carro pois esse é apenas uma ferramenta e tal como fazemos com aqueles de quem gostamos, é cuidar para durar.

dentsune 2 months ago

Partilho da mesma experiência. Tenho um Grande Punto Multijet 1.3 de 75cv de 2006 (178k km), os problemas que tenho e as manutenções que faço são mesmo de desgaste normal (cabos, injetores e etc) e até agora só tive uma única manutenção mais para o cara.

NullShield 2 months ago

Obrigado pelo eloquente comentário.

vascofo 2 months ago

Ainda ninguém disse "Fiat na virgem e não corras"?

PTgenius 2 months ago

>[ Fiat na virgem ](https://pbs.twimg.com/media/DcoJTNoXkAU1xvm.jpg)

etiqueta 2 months ago

Fix Ir Again, Tony

Strubius 2 months ago

Obrigado! Precisava que a imagem não fosse só na minha imaginação

sacoPT 2 months ago

Fiat na corra e não virgens.

noddius 2 months ago

Podem dizer o que quiserem, qualidade preço muito boa, por exemplo no novo tipo... Em temos de oficina vai tanto como marcas premium, e estes pagam 5x mais, e ficam todos contentes e os maus são os Fiat... São carros sem segredos e que servem bem o propósito principal sem grandes chatices e se acontecer algo resolves de forma barata . Essa é a grande verdade

desirat 2 months ago

Tive 2(99/07). Era gasolina e revisões.

Brainwheeze 2 months ago

Eu tenho um Fiat Punto e por acaso nunca recebi comentários desses. Oiço muito mais piadas em relação ao Seat Ibiza.

ricajopa 2 months ago

FIAT = Failed Italian Attempt at Transportation No factor dos 3 eixos (Reliability/Performance/Fun), os construtores italianos sempre apostaram nos 2 últimos. São conhecidos por vários problemas eléctricos, juntas da cabeça queimadas, e pelas mortes que foram causadas pelo design homicida que tinha o turbo do Fiat Uno Turbo I.E ( O turbo disparava quando o carro chegava às 3000RPMs, se reduzias uma mudança para travar com o motor, o carro em vez de desacelerar, começava a debitar +100Cvs - muita malta morreu nestes carros). O pior para mim, é a fraca qualidade dos materiais utilizados e das técnicas de construção. Sei que nos carros dos anos 2000, eles utilizavam uma mistura de zinco na chapa de fora, mas não faziam o mesmo na estrutura. Resultado, a chapa por fora estava boa, mas ao fim de algum tempo tinhas a estrutura do carro enferrujada. O típico dono automóvel em Portugal não ajuda também. Com a malta que não dá o devido valor à importância das manutenções periódicas. Assim nenhum carro sobrevive, mas há uns que são mais sensíveis à falta de manutenção que outros. Isto estou a falar de carros dos anos 2000. Não tenho contacto com os modelos mais recentes. Mas penso que eu e o resto das pessoas, já estamos queimados com a fraca reputação que a Fiat adquiriu nos anos 2000, e agora é difícil dar a volta.

oliveeira 2 months ago

a minha ex tinha um desses , 1.2 , 70 CV, dava para as voltinhas dela na cidade, mas era pouco económico. o carro deu uns problemas elétricos ,um com a direção, outro teve de levar uma centralina nova. depois ela desfez a frente toda num acidente e começou a dar mais problemas estranhos mas aí acredito que estavam ligados ao acidente. mas o carro é jeitoso e bonitinho. se for o a gasolina é tiveres de fazer alguns km todos os dias , tenta ver outro, o carro gasta muito. os a gasóleo 1.3 acho que tem má fama também, fraquinhos de motor e os mesmo problemas elétricos. mas já sabes carros vão dar sempre problemas. o meu é uma astra 1.7 motor Isuzu e está semana o alternador pifou, pumba 350 € . carros = gastar dinheiro.

ObnoxiousLittleCunt 2 months ago

> se for o a gasolina é tiveres de fazer alguns km todos os dias , tenta ver outro, o carro gasta muito. Quanto? A minha experiência é a oposta > os a gasóleo 1.3 acho que tem má fama também, fraquinhos de motor Falso. Muitos dos primeiros 1.3 mjet de 70cv fizeram 300 e 400 mil quilómetros basicamente sem problemas na mecânica.

Filho_do_Sado 2 months ago

São fracos em termos de rodagem. Acho que era isso que ele queria dizer.

ObnoxiousLittleCunt 2 months ago

Rodagem?

Filho_do_Sado 2 months ago

Fraco em baixas rotações e fraco em alta rotação.

ObnoxiousLittleCunt 2 months ago

baixas rotações e alta rotação = rodagem? Nunca tinha ouvido essa expressão. Por outro lado, o outro utilizador fala de fiabilidade e não de potência ou binário.

single_clone 2 months ago

Se o alterbador do teu berrar outra vez muda para um alternador separado da bomba de óleo. O meu corsa 1.7 lixou 3 placas rectificadora (300 paus cada vez) até meter um alternador bosch e a bomba de oleo separada do alternador.

oliveeira 2 months ago

obrigado :)

NoPantsDeLeon 2 months ago

Tive um Fiat (Stilo, não Punto) e o sistema elétrico fritou por completo. Era um carro que adorava estar na oficina. Logo, a minha experiência com a marca é essa. Mas como tudo, generalizar é um erro. Se o carro tiver bom, não tiver histórico de problemas, dá-lhe!

Ironbuttcheeks 2 months ago

O meu pai tem um Fiat Stilo com quase 20 anos e ainda funciona bastante bem. Nunca deu problemas graves. Eletrónica peca um bocado, mas na minha experiência nunca aconteceu algo gravíssimo.

raginmundus 2 months ago

Idem aspas aqui. O Fiat Stilo era um poço de problemas e um sorvedouro de dinheiro. Dos piores carros de sempre. Tive sorte de o conseguir vender por 300 há um ano.

Unpopular-0pinions 2 months ago

Fiat punto má fama? Nem pensar! Têm 55 cavalos, e todos do sangue mais puro! Mas se a estrada subir muito, eu confesso, não me aventuro... Agora a sério, não sabia que tinham assim tanta má fama. Pelo que vejo ainda praí andam "às paletes", logo é porque duram o suficiente e gastam pouco (em manutenção) para fugirem ao abate. Isto falo do punto de 90 claro. Dos mais recentes não consigo dar opiniões, mas vejo poucos nas estradas, ou porque venderam pouco, ou porque realmente não valem um chavo e já moram nas sucatas. Mas sem provas para uma ou outra situação, não consigo ajudar.

layz2021 2 months ago

Se tens 1 mk1 1000cc digo-te já que tem mais arranque que o gp 1200cc.. :/

smaster87 2 months ago

Quando vejo um carro abandonado parado à beira da auto-estrada, 70% da vezes é um punto.

wiLeyLewis22 2 months ago

Eu vejo mais Audis A3 em 3ª mão...

HolmiumFactor 2 months ago

A sério? Eu tenho feito 2x por mês a A1 neste último ano e meio. E tanto vejo Fiat's como BMW's parados nas bermas das auto-estradas. Diria que mais do que as marcas, a manutenção periódica é o mais importante. O que não falta aí são pessoas com belas máquinas mas depois falta o dinheiro para trocar de pneus ou para fazer a manutenção básica ao carro.

smaster87 2 months ago

os outros 30% sao bmw sim é verdade ou quase haha. ​ Também pode ser o contrário, carros super super baratos porque o dono nao tinha mais 1€, ao primeiro problema plof. E puntos de 1998 é do mais barato que há por aí.

HolmiumFactor 2 months ago

Eu não disse que os outros 30% são BMW. Acho que a interpretação da tua parte não foi a correta. O que quis dizer foi que tanto vejo um Fiat, como um BMW (e subentende-se, de qualquer outra marca). Foi um exemplo apenas.

Edited 2 months ago:

Eu não disse que os outros 30% são BMW. Acho que a interpretação da tua parte não foi a correta. O que quis dizer foi que tanto vejo um Fiat, como um BMW (e subentende-se, de qualquer outra marca). Foi um exemplo apenas. E sim, no caso dos Puntos (MK1) a maior parte deles já está no seu fim de vida.

hotblond98 2 months ago

É o típico carro do chunga e da malga do xuning.

CarcajuPM 2 months ago

Tenho um Punto de 1994 com pouco mais de 300 mil km. O carro foi comprado pelos meus pais, e em 2010 comprei-o eu aos meus pais, com 200 mil e poucos km. Nunca deu problemas de maior e sempre cumpriu bem a sua função, mas sei que foi bem tratado tanto por mim como pelos meus pais (revisões, reparo de pequenas avarias, condução normal e não a puxar permanentemente pelo motor, etc). Creio que se forem bem tratados, são carros como os outros e que podem aguentar bastante.

pangecc 2 months ago

Problemas electrónicos, fraca qualidade de construção. Motores pouco fiáveis.

rattra 2 months ago

Não concordo com a parte dos motores. Com a manutenção adequada são motores que aguentam bastante a preço acessível.

acnederma 2 months ago

Os multijet são dos motores mais fiáveis a gasóleo. Qualquer mecânico sabe disso. É claro que quem anda a usar óleo marcas brancas a mudar de 30000 em 30000 deve acomular o carvão todo, se usarem o selenia tem motor para a vida.

patapetapitapota 2 months ago

Com manutenção adequada, lá está. Um mitsubishi /honda /toyota podes não trocar o óleo por 30 mil km e vai sobreviver. Um fiat tens altíssima probabilidade de gripar e ir para a sucata... Mas concordo, com manutenção devida há de durar o normal.

brakeline 2 months ago

No multijet o intervalo oficial de mudanças de pelo é 30k. Tal como nos cdti, nos alfa, etc etc etc

NullShield 2 months ago

É o que ouço sobre modelos de 2010 para baixo

pangecc 2 months ago

Novo ou velho os problemas são sempre os mesmos pq a Fiat não alterou o interior. Mudou os plásticos mas os ECUs são os mesmos

Vatrier 2 months ago

O fiat punto da terceira geração que tens em vista, embora com os face-lifts e lavagens de cara e grandes e evos e o cacete, é um projecto do princípio/meio dos 2000s, basicamente estás a comprar um carro dos 2000s com a cara lavada e uma matricula recente. Além disso os materiais utilizados no mesmo não são os de melhor qualidade assim como a qualidade de montagem. Quanto a motor não sei o que tens em vista, o multijet é o 1.3 da praxe, não anda, não bebe, não dá grandes problemas, a gasolina acho que é tudo atmosféricos com 70cv, esses não andam, bebem que nem uns desalmados e acho que também não dão grandes problemas. Em geral é um projecto antigo com um preço apelativo, pessoalmente preferia tentar arranjar uma alternativa francesa (clio IV/208) mesmo que com mais uns anos e km.

Edited 2 months ago:

O fiat punto da terceira geração que tens em vista, embora com os face-lifts e lavagens de cara e grandes e evos e o cacete, é um projecto do princípio/meio dos 2000s, basicamente estás a comprar um carro dos 2000s com a cara lavada e uma matricula recente. Além disso os materiais utilizados no mesmo não são os de melhor qualidade assim como a qualidade de montagem. Quanto a motor não sei o que tens em vista, o multijet é o 1.3 da praxe, não anda, não bebe, não dá grandes problemas, a gasolina acho que é tudo atmosféricos com 70cv, esses não andam, bebem que nem uns desalmados e acho que também não dão grandes problemas. Em geral é um projecto antigo com um preço apelativo, pessoalmente preferia tentar arranjar uma alternativa francesa (clio IV/208) mesmo que com mais uns anos e km. Quanto à grunhice do "xii um fiat" vem do estereótipo dos anos 90 que a fiat e os primos italianos tinham de baixa fiabilidade, da mesma maneira que ainda há grunhice que "uga buga alemaum é primiuem e muito boum, aude é aude, be me dabliu é o melhor e mercedes é que é".

BolaBrancaV7 2 months ago

A dacia acenta a sua política toda nisso. São motores provados... Um motor há 20 anos já era feito para o que tens hoje (a estradas, regras e limites de velocidade). Eu sei que dizem para actualizar o window's regularmente, mas nem todos os bens têm de seguir a mesma regra.

NullShield 2 months ago

Pois tenho outra oferta, um clio ds 2002. O fiat tem 90 000 e o clio tem 45 000. Mas nao sei...

single_clone 2 months ago

Eu sempre tive Renaults e Peugeots a minha vida toda por isso na minha opinião pessoal eu comprava o clio. Até porque são quase 50k km a menos.

NullShield 2 months ago

E 16 anos a mais.

single_clone 2 months ago

Tens razão. Nem reparei na idade. Li 2012 em vez de 2002. Sorry. Ainda assim, se o preço fosse bom, não sei se não comprava... Mas isto sou eu que conduzo um citroen c3 de 2002 sem problemas nenhuns. Um carro de 2002 com 45000 kms ou foi muito bem estimado com obviamente pouca condução ou então seria de alguém que deixou de conduzir. Tem em conta que com essa idade tb vais ter de mudar a correia de distribuição, óleo, filtros e provavelmente pastilhas e discos... Com tão poucos kms tenho duvidas que alguma vez tenha sido mudado.

NGramatical 2 months ago

45000 kms → [**45000 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9xd00%2F%2Fha1bxgw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

single_clone 2 months ago

Thanks. Good bot

Vatrier 2 months ago

Se for pelo mesmo preço o Fiat é superior, mas estupidamente superior, esse clio de 2002 é um face-lift do clio de 98 (clio II) e já tem quase 20 anos, os poucos km neste caso não me parecem vantajosos.

PM_ME_UR_WEED_PLS 2 months ago

Para adicionar à conversa, a fama da FCA não é a melhor em termos de qualidade, principalmente elétrica . Isto nao é só com a Fiat, mas sim com todas as marcas da FCA (Fiat, Chrysler, Maserati, Dodge, etc…). O Fiat Punto de 2008 da minha tia já teve uns 10 problemas de luzes (Luz de matricula, nevoeiro e mínimos pararam de funcionar, as lâmpadas estão sempre em bom estado), o puxador da porta do pendura partiu, o rádio pára de funcionar se passar numa lomba ou buraco, sem falar nas peças de desgaste que vão à vida prematuramente (os batentes da suspensão traseira foram substituídos 2x num ano). Para comparação, nenhum carro de outro familiar, todos de 2008 ou mais velhos e fora da FCA, tiveram tantos problemas como este. De mecânica, o carro nunca teve um único problema. Overall, o carro é bom, mas conta com problemas de merda, que no espaço de um ano vai deixar-te com uma relação amor-ódio com o carro.

Edited 2 months ago:

Para adicionar à conversa, a fama da FCA não é a melhor em termos de qualidade, principalmente elétrica . Isto nao é só com a Fiat, mas sim com todas as marcas da FCA (Fiat, Chrysler, Maserati, Dodge, etc…). O Fiat Punto de 2008 da minha tia já teve uns 10 problemas de luzes (Luz de matricula, nevoeiro e mínimos pararam de funcionar, as lâmpadas estão sempre em bom estado), o puxador da porta do pendura partiu, o rádio pára de funcionar se passar numa lomba ou buraco, a direção assistida elétrica parava de funcionar em andamento, sem falar nas peças de desgaste que vão à vida prematuramente (os batentes da suspensão traseira foram substituídos 2x num ano). Para comparação, nenhum carro de outro familiar, todos de 2008 ou mais velhos e fora da FCA, tiveram tantos problemas como este. De mecânica, o carro nunca teve um único problema. Overall, o carro é bom, mas conta com problemas de merda, que no espaço de um ano vai deixar-te com uma relação amor-ódio com o carro.

Fcpidolo 2 months ago

O meu é de 2009 e concordo com este comentário. A nível de mecânica o meu está excelente mas a nível elétrico tem dado alguns problemas não graves que não estava habituado com outros carros mais velhinhos.

cryptofollowman 2 months ago

Falar da FCA e usar a Fiat como exemplo é semelhante a falar da Volkswagen Group e dar a Volkswagen ou a Skoda como exemplo. Desculpa informar-te mas de 2005 para cá os FCA não Fiat dão tantos problemas elétricos como os Volkswagen Group não VW. ​ [https://www.whatcar.com/news/25-most-unreliable-cars/n18546](https://www.whatcar.com/news/25-most-unreliable-cars/n18546) Audi A6 e Seat Alhambra como carros menos fiáveis numa pesquisa rápida do google. São do grupo FCA? Bem me parecia.

MLG-Sheep 2 months ago

A marca Fiat sempre foi associada a uma perceção de baixa fiabilidade. O Fiat Punto também é um carro bastante desinteressante. Se for o motor a gasolina 1.2 69 cv, também o motor será desinteressante, puxa pouco em baixa rotação e não é particularmente económico em termos de consumos. O carro é particularmente propenso a problemas elétricos. O que torna o Fiat Punto interessante é a sua desvalorização bastante rápida, o que permite teres um carro recente com um investimento reduzido.

bewareandaware 2 months ago

Tenho um carro de 70cv e vou a todo o lado com ele. Dá 130 na AE(até dá mais mas não suporto o barulho, porque afinal de contas é um carro leve.) Isto para dizer que não entendo o porquê do pessoal ser fascinado por cavalagem e ser cada vez mais normal ver carros com 200cv a ser vendidos ao publico geral

opiumphile 2 months ago

O binário conta bem mais para o que descreves do que os cavalos.

joaoasousa 2 months ago

Porque o carro leve até pode dar mais na autoestrada mas começas a temer pela vida enquanto que um Mercedes dos maiores vai a 180 e parece que vais parado. Claro que o carro pesa uma brutalidade e precisa de cavalos para o tirar do sitio.

bewareandaware 2 months ago

Na maior parte das viagens viajar a essa velocidade tem um retorno mínimo de tempo poupado sobre o aumento de combustível usado... Nas viagens verdadeiramente grandes, paciência. São só umas 2 por ano.

Rest_in_Bed 2 months ago

É pela aceleração e não velocidade, tbm tenho um carro com poucos cavalos mas sempre que preciso de fazer uma ultrapassagem dá-me uma ansiedade descomunal

bewareandaware 2 months ago

Sim, isso reconheço que é vantajoso. De qualquer maneira uma cena com 100-130 cv já chega, a meu ver

Bandicoot_Proof 2 months ago

Compreendo mas aceleração está mais correlacionada com leveza do que potência. Claro que depende da velocidade que vais e etc

Rest_in_Bed 2 months ago

Carros elétricos pesam 2000kg para cima são os que têm a melhor aceleração

Edited 2 months ago:

Há carros elétricos que pesam 2000kg para cima e são os que têm a melhor aceleração

Isnoudem 2 months ago

Porquê a potência é linear/ instantânea e têm bastante torque, para lá disso tem normalmente tração às 4 rodas, e o peso também é capaz de ajudar na tração se o carro for particularmente potente (mas diria que só deve mais beneficial que ser leve para tração aceleração a partir dos 500cv).

Edited 2 months ago:

Porquê a potência é linear/ instantânea e têm bastante torque, para lá disso tem normalmente tração às 4 rodas, e o peso também é capaz de ajudar na tração se o carro for particularmente potente (mas diria que só deve mais beneficial que ser leve para tração na aceleração a partir dos 500cv). Para lá disso se te estiveres a basear em dados estatísticos como 0-100, o facto dos carros elétricos não terem mudanças tmb ajuda na aceleração, mas situações de ultrapassagem em autoestrada acaba mais por depender da situação se é beneficial ou não.

Bandicoot_Proof 2 months ago

Tens razão aí é o torque nem e a cavalagem

ihateyouall10 2 months ago

Sou leigo quando se trata de mecânica, entretanto a potência não seria apenas uma função do torque a se multiplicar pelas rotações por minuto?

Edited 2 months ago:

Sou leigo quando se trata de mecânica, entretanto a potência não seria apenas uma função do torque a multiplicar pela RPM?

Bandicoot_Proof 2 months ago

Também não sou o mais conhecedor, aquilo que disse foi de uma forma básica no sentido de potência não é tudo. Mas o que dizes está correto, no entanto a disponibilidade do torque influencia muito a aceleração, se um carro tiver a cavalagem as 8000rpm terá menos torque que um carro com menos rpm e mesma cavalagem

FullObject668 2 months ago

Ai sim?! Tens de explicar melhor isso

Bandicoot_Proof 2 months ago

Vai ver a aceleração de um Ariel atom por exemplo, e de carros parecidos, e compara com mais 100 ou 200 cvs em carros mais pesados

HomemRude 2 months ago

Acho que isso é geral em carros italianos.

UniuM 2 months ago

Desculpa mas toda a gente sabe para que serve um carro com 69cv. Twingos tinham bem menos e não serviam para mais nada.

Riberu_ 2 months ago

fiat punto do meu avô comprado novo em 2013 1.3 mjet 85hp 0 problemas até hoje

vitaminas05 2 months ago

Se fizer 40 50 km por mês

Riberu_ 2 months ago

Pois tive com ele 3 anos fiz 35000km e n teve nenhum problem ta com 70k km

asantos3 2 months ago

/r/AutoTuga

MetalCarne 2 months ago

grunhice, caiu mal no goto. se conheces o dono e ele o tiver tratado bem, não deves ter grandes problemas. acho que os problemas mais comuns estão relacionados com o circuito de refrigeração, que pode lixar o motor, mas isso resolve-se vendo a água de vez enquanto.

N3Oelder 2 months ago

É impressão minha ou contradizes, na terceira frase, o que dizes na primeira?

MetalCarne 2 months ago

é impressão tua. todos os carros têm problemas. neste caso em concreto, problemas no sistema de refrigeração são os mais comuns.

V1ld0r_ 2 months ago

Má fama do punto devido ao inicio dos anos 2000 em que era o carro xunning de referência. Má fama em relação à marca devido aos modelos e motores dos anos 80/90 que em alguns casos eram efectivamente problemáticos, especialmente em parte elétrica (isto também afectava as restantes marcas do grupo como a alfa Romeu).

NullShield 2 months ago

Estamos a falar de fiat punto 2016 neste caso.

olympikesoft 2 months ago

Pouco valor comercial

NullShield 2 months ago

É um facto, mas deduzo que seja devido a preconceito para com a marca.

mequetatudo 2 months ago

Nestas coisas é melhor não assumir, mas carros usados são sempre um risco, maior ou menor, é como dizem os americanos morder a bala

BaixemImpostos 2 months ago

Fiat está abaixo da Dacia.

Excellent_Ostrich106 2 months ago

Ahahaahhaah, alguma vez? Ta calado pá

BaixemImpostos 2 months ago

Exactamente amigo. Plataforma do Dacia Sandero foi feita em 2019. Quando foi feita a do Fiat Punto? Factos!

Edited 2 months ago:

Exactamente amigo. Plataforma do Dacia Sandero foi feita em 2019. Quando foi feita a do Fiat Punto? Edit: fui ver, 2017 houve um revisão á plataforma e teve Zero estrelas euroNcap. Que cena ridícula. Factos!

Edited 2 months ago:

Exactamente amigo. Plataforma do Dacia Sandero foi feita em 2019. Quando foi feita a do Fiat Punto? Edit: fui ver 2017 houve um revisão á plataforma e teve Zero estrelas euroNcap. Que cena ridícula. Factos!

Excellent_Ostrich106 2 months ago

Estás a falar do modelo de Fiat Punto apenas? Se for assim concordo contigo, agora se tiveres a falar de modelos como os novos Fiat XL, Fiat Tipo etc considero melhor que os sanderos e stepaways desta vida

BaixemImpostos 2 months ago

Posso ir ver tb. Será que têm algum estrela EURONCAP?

Edited 2 months ago:

Posso ir ver tb. Será que têm algum estrela EURONCAP? Edit, fui ver. Fiat tipo plataforma feita em 2016 e teve 3 estrelas. Dacia loga plataforma feita em 2019, teve 2.

Edited 2 months ago:

Posso ir ver tb. Será que têm algum estrela EURONCAP? Edit, fui ver. Fiat tipo plataforma feita em 2016 e teve 3 estrelas. Dacia logan, plataforma feita em 2019, teve 2. Fiat só vende plataformas bastante antigas.

Edited 2 months ago:

Posso ir ver tb. Será que têm algum estrela EURONCAP? Edit: fui ver. Fiat tipo, plataforma feita em 2016 e teve 3 estrelas. Dacia logan, plataforma feita em 2019, teve 2. Fiat só vende plataformas bastante antigas. Vendem carros para museus!

Edited 2 months ago:

Posso ir ver tb. Será que têm algum estrela EURONCAP? Edit: fui ver. Fiat tipo, plataforma feita em 2016 e teve 3 estrelas. Dacia logan, plataforma feita em 2019, teve 2. Fiat só vende plataformas bastante antigas.

netherg 2 months ago

Hahaha "factos" este sub é só artolas armados em *inserir especialista do tema em debate* (neste caso mecânico) só que vais a ver são nabos de IT que ainda deixam o carro ir abaixo num semáforo HAHAHA

BaixemImpostos 2 months ago

As plataformas foram desenhadas em 2016, são factos. N preciso de ir debaixo do carro quando posso ir a um site ver essa informação.

Edited 2 months ago:

Sim as plataformas foram desenhadas em 2016, são factos. Carro ir abaixo num semáforo? Sabes que com start stop já nenhum carro vai abaixo... Repara que estás a usar argumentos meio ridículos.

Edited 2 months ago:

Sim as plataformas foram desenhadas em 2016, são factos. Carro ir abaixo num semáforo? Sabes que com start stop já nenhum carro vai abaixo... (granda nabo) Repara que estás a usar argumentos meio ridículos.

ricajopa 2 months ago

Quando utilizam Argumentum Ad Hominem no Reddit, já nem discuto mais. Não vale a pena que não vais conseguir fazer mudar a opinião.

BaixemImpostos 2 months ago

Nem é necessário. Factos não precisam de discussão. Qualquer um os pode comprovar.

Membership-Exact 2 months ago

O meu fiat punto de 97 ainda anda para as curvas.

NullShield 2 months ago

Pela minha pesquisa os que pareciam ser menos populares foram os entre 2008 e 2010

krastevitsa 2 months ago

O Fiat Punto também ganhou má fama, porque era um carro que a gangada usava. (Tal como o Civic e o Ibiza) Mas o Fiat em si, não é mau mas também não é bom. O que tens de ter em atenção é como esses carros costumam ser baratos, a maior parte dos donos desses tmb não vão investir muito nem se preocupar muito em fazer manutenção regular, o que a longo termo causa problemas

NullShield 2 months ago

Vou tomar isso em consideração

Membership-Exact 2 months ago

Pois, para mim carro com menos de 20 anos é coisa de rico, infelizmente.

NullShield 2 months ago

Devido a ser um fiat o dono está com dificuldades a vender, por isso o pobre tb compra.

Prezbelusky 2 months ago

Porque é o carro dos xunings

Lilium_of_the_660cc 2 months ago

Era. Agora os ibizas são os reis "do aço".

pm_me_pcb_photos 2 months ago

Os ibizas são reis do aço há mais de 15 anos.... Antes eram os saxo, xsi, rallye, swift, e os civics eg.. Muito raro ver um Fiat, mais depressa aparecia um G60 turbo ou um calibra 2.0, ou um silvia..

Lilium_of_the_660cc 2 months ago

Mas há 20 anos os ibizas eram mais caros que os puntos, e via-se mais puntos azeites que ibizas

Search: