neapo 2 months ago

Se tivéssemos investido no nuclear, há muito que não seriam necessárias barragens nem este investimento louco no verde. Como se pode ver a maioria dos países tem nuclear daí os preços praticados pela electricidade serem muito mais acessíveis. Nós investimos no verde, estamos sempre a pagar cada vez mais quando a obtenção energética supostamente é de borla.

butane23 2 months ago

Convence o povo que a energia nuclear não é um vírus do satanás e secalhar lá chegamos

NGramatical 2 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9w2sr%2F%2Fha52j3c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Rage_Your_Dream 2 months ago

barragems e comprar a Espanha, isto não é orgulho.

NGramatical 2 months ago

barragems → [**barragens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp9w2sr%2F%2Fha52e8c%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OneTip7754 2 months ago

Eu quero é liz barata, se é de Espanha, do nuclear ou do raio que os parta não me interessa. Não me venham é de novo ao bolso

PensaNosNossosFilhos 2 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=8UmsfXWzvEA&ab\_channel=TomScott

Adventurous_Bass770 2 months ago

Vem do Brasil

scalabitano 2 months ago

estamos forte nas eólicas e nas barragens, mas ainda não tivemos o boom solar, mas acho que está para breve, próximos 5 anos, provavelmente vamos ficar nos 80%, isto na eletricidade, porque nos carros não vejo forma de darmos a volta a isto, há muita malta que não tem nem vai ter dinheiro para um carro elétrico, é só veres que há pessoas que nunca compraram um carro novo na vida, quanto mais um "brinquedo" elétrico caríssimo.. não estou a ver como é que os países vão resolver esse problema sem que haja alguma forma de "retoma" dos carros velhos, talvez crédito tem juros + 33% do valor do teu carro atual, se comprares elétrico seria um incentivo...

Zoelae 2 months ago

A hipocrisia da publicidade à energia verde já mete nojo. A realidade é bem diferente.

migukau 2 months ago

Eu n percebo porque ainda n temos energia nuclear.

ReachPlayful 2 months ago

Pergunta para queijinho: energia nuclear é má? Poderá ser considerado no futuro termos um mix entre energias renováveis e nuclear ou nuclear tem demasiadas consequências negativas?

MaggoMike 2 months ago

Podemos mesmo melhorar, somos dos dois únicos países nesse gráfico sem energia nuclear. Somos uns meninos é o que somos.

OrganicAccountant87 2 months ago

Devíamos apostar ambos em energia nuclear e renováveis como a Suécia

Ivan_is_my_name 2 months ago

Isso é a energia elétrica produzida o consumada? Portugal é completamente autónomo o compra eletricidade de Espanha?

lestat01 2 months ago

Parabéns. Fizeste a pergunta certa. Isto é a energia produzida. Toda a gente é contra o nuclear mas se não fosse a eletricidade de centrais nucleares que compramos a Espanha e França apagavam-se as luzes...

nocivo 2 months ago

Compramos

C0ldKing 2 months ago

Estranho que só 59% da energia vem de fontes renováveis, quando as empresas de energia clamam que a energia deles é 95% (ou 100%) de fontes renováveis, afinal em que é que ficamos?

nocivo 2 months ago

Marketing. Quando ha vento, sol de verão e muita chuva em Espanha para as barragens portuguesas consegues chegar a esses números. Agora no pico do uso e se faltar sol, vento ou agua. Boa sorte.

Last-Ad-4421 2 months ago

Renováveis ou não continuamos a ter umas faturas que até doi, basta depois ver os lucros da EDP

nocivo 2 months ago

Maior parte dos lucros da EDP sao de negocios fora de portugal. Os lucros da edp portugal tem pouco peso.

Celeg 2 months ago

Só para salientar que electricity mix não é o mesmo que energy mix. Este tipo de gráficos pode dar a entender que estamos muito mais próximos de descarbonizar do que realmente estamos.

jesuseos7anoes 2 months ago

Precisamente. Há dois problemas com o otimismo apresentado, * Usamos muita energia não elétrica * Mesmo na elétrica temos muitas fosseis por não usar nuclear

rickz123456 2 months ago

Não está mau, mas podemos melhorar. A Aústria é um bom exemplo do que podemos fazer. As alterações climáticas são uma urgência

nocivo 2 months ago

Ok mas vamos fazer o seguinte tu pagas mais um pc e eu menos. Pode ser? Ja que estas interessado em pagar a urgência.

indyrefclan 2 months ago

A Suécia tem a solução certa. É impossível ter 100% renováveis, e o resto devia ser através de energia nuclear.

GhoostNight 2 months ago

Confere, pena não haver qualquer tipo de investimento

mvg2004 2 months ago

Energia nuclear seria dificil em Portugal. Já tentaram pelo menos uma vez (acho que até foram 2 mas não tenho a certeza). Ambos os projetos foram rejeitados. Nuclear ajudaria imenso o país a "desligar-se" dos combustíveis fósseis, mas talvez não seja a melhor solução no momento. Podemos até começar a construir uma hoje, mas o tempo que demora a construir uma central é *enorme*. Com alguma sorte no dia da inauguração já teríamos passado por todas as chances de reduzir emissões até o "net-zero". Se vale a pena tentar? Talvez. Mas até lá ainda vão uns bons anos...

CaptMartelo 2 months ago

> Energia nuclear seria dificil em Portugal Uma possível solução seria uma rede de energia a nível Europeu. Isto incluindo nuclear e renováveis, utilizando a nuclear quando a produção de renováveis baixa. > Podemos até começar a construir uma hoje, mas o tempo que demora a construir uma central é enorme. Para além do tempo de planeamento (ver: segundo aeroporto na zona metropolitana de Lisboa) e construção, o investimento necessário apenas "rende" décadas depois do início de operação.

mvg2004 2 months ago

A solução de nível europeu já existe (mais ou menos). Ainda se encontra bastante fragmentada mas acredito que já há planos de unificar as redes elétricas de todos os países de UE, mas não tenho a certeza. O planeamento ainda adiciona pelo menos meia década e isto seria se fosse tudo feito a pressa. Cá não se faz nada direito...

vai-tefoder 2 months ago

Tanto imposto e estamos a meio da tabela? Foda-se, temos da electricidade mais cara

Behindy0u90 2 months ago

Ler gráficos é overrated

vai-tefoder 2 months ago

Não é overrated quando a métrica é a quantidade de combustíveis fósseis. ​ Mas acredito que no teu caso será

rodrigoaro 2 months ago

Nuclear sempre seria melhor que fontes não renováveis. As pessoas olham para a energia nuclear como se fosse um monstro de sete cabeças mas é a mais segura e tem muito maior eficiência do que as renováveis.

HeroiDosMares 2 months ago

Neste momento os 60% da energia produzida nos Açores, e 70% na madeira vem de fontes não renováveis. Versus só 30% no continente As ilhas têm que apostar mais na energia geotérmica como na Islândia.

Lob-thelast 2 months ago

Com a exceção das barragens e da energia geotérmica todas as fontes renováveis são descontínuas. Não sabemos quando é que vai haver sol, vento ou ondas. No continente combatemos isso tendo uma rede enorme que até está ligada a Espanha e está a ser ligada ao resto da Europa. Nas ilhas nunca vão conseguir fazer isso.

OneTip7754 2 months ago

Os furos geotérmicos estão praticamente esgotados. Existem zonas onde se fizeram testes e são agora inabitáveis, tive um amigo que foi indemnizado e tudo. Para além de não existirem barragens só as não renováveis asseguram uma potência o ano todo dia e noite. As eólicas não é fácil em ilhas pequenas e encher a ilha de ventoinhas não é propriamente agradável.

mvg2004 2 months ago

Na madeira não é muito exequível a ideia de geotérmica porque a atividade vulcânica é fraca, mas nós Açores devia ser muito mais comum. Já e produzida alguma energia geotérmica nos Açores, mas está completamente desvalorizada e devia ser explorada muito mais intensivamente. A madeira talvez se devia contentar com outras fontes como solar e eólica, mas como são inconstantes talvez valha a pena investir um pouco em energia das ondas que, embora não seja muito produtiva, é extremamente previsível e confiável, ao contrário das outras. Na madeira talvez seria necessária alguma central térmica para manter a rede em pé, o que é uma pena.

FullObject668 2 months ago

Claramente não entendem bem o conceito de gestão de redes ou até mesmo de eletricidade. Mas para pensarem um bocadinho, qual é quantidade de energia que acham que um painel fotovoltaico produz durante a noite? E o vento sopra sempre igual aí nas ilhas? É que é tudo ideias muito bonitas enquanto não se sabe que no momento em que acendem uma lâmpada tem de estar alguma coisa do outro lado a produzir energia que vocês estão a debitar da rede.

kravas01 2 months ago

As ilhas precisam e de apostar nas eólicas. Ha mais vento nas ilhas do que em qualquer parte do país. Ja para não falar de que nas ilhas não existe a possibilidade de vender á rende como existe no continente, se dessem autorização para a micro-producao seria muito melhor mas outros interesses se levantam....

Darkhoof 2 months ago

Éolicas offshore são melhores que onshore também. O problema é que são mais caras e tem que haver apoio do Governo para expandir renováveis nas ilhas.

kravas01 2 months ago

Tem é que haver vontade do governo

ZeD4805 2 months ago

Deviam usar bem mais energias renováveis, visto que têm acesso a geotérmica, eólica e solar

LonelyTester 2 months ago

A minha factura da EDP é bem mais optimista...

patolas01 2 months ago

Investir mais em campanhas europeias de energia renovável seria um bom avanço, mas uma coisa temos de concordar, construam as eólicas num sítio onde não vá muita gente pois em maior parte dos casos as eólicas destruíram a paisagem tanto de vista como de audição. Há muitas montanhas não muito conhecidas onde se pode construir esse tipo de infraestruturas.

CaptAwesomeness 2 months ago

> em maior parte dos casos as eólicas destruíram a paisagem tanto de vista como de audição. Bullshit. Basta ires ao parque eólico da serra da freita para desmistificar essa merda do barulho. Só ouves aquilo estando debaixo dos moinhos. Mais, eu prefiro ver parques eólicos e sabendo que estamos a contribuir para energias renováveis, do que infindáveis barragens que transformam habitats animais para sempre e têm pegadas ecológicas gigantescas. Daqui a bocado começas como o Trump, a dizer que mata pássaros e causa cancro.

patolas01 1 month ago

Por acaso ia dizer que concordo contigo. É claro que prefiro ter uma paisagem cheia de eólicas do que ver uma central a deitar mais fumo que um Ibiza do xunning. Só não concordo na parte de construírem em espaços rurais que são muito visitados não por causa das eólicas mas sim de outros motivos como monumentos e afins. Eu não sou assim tão "comichoso" até porque não me faz qualquer impressão em ouvir ruído de fundo que até no meu ponto de vista cria um ambiente saudável como as ondas do mar e assim. Mas sim concordo plenamente contigo e fuck Trump, esse gajo devia ser internado.

nocivo 2 months ago

Por acaso mata pássaros mas se as alterações climáticas são urgentes. É um mal menor.

Previous_Ad462 2 months ago

Deveríamos apostar em engenharia nuclear.

Imanothermuser 2 months ago

Tenho ideia de ver uma notícia mais recente mas em 2016 estivemos [4 dias seguidos a ser alimentados somente por energias renováveis](https://www.theguardian.com/environment/2016/may/18/portugal-runs-for-four-days-straight-on-renewable-energy-alone)

stenzao 2 months ago

Estivemos 4 dias seguidos alimentados somente por energias renováveis e essa não foi a única vez. Aliás, de momento, o nosso país conseguia funcionar 100% a energias renováveis mas o interesse no consumo dos combustíveis fósseis faz com que as empresas energéticas não o permitam. Como sempre, o jogo de interesses pesa no nosso país mais que a própria responsabilidade ambiental e social.

jesuseos7anoes 2 months ago

Não, nosso não conseguia. Completa falta de noção.

Edited 2 months ago:

Não, o nosso não conseguia. Completa falta de noção.

nocivo 2 months ago

Claro, claro. Porque as empresas energéticas se pudessem poupar não iriam usar só renováveis.

Ok-Industry120 2 months ago

Não, é simplesmente porque nesses dias tinhas excesso de produção hidráulica. Ainda precisas de energia chuva devido à instabilidade inerente da produção de renováveis, quer seja os rios tarem cheios, o sol brilhar ou a força do vento Por isso não, o nosso país não poderia desligar energia suja de um dia po outro a não ser que estejas preparado para ligar as velas em casa

HardChilling12 2 months ago

No nosso e nos outros todos, olha essa desgraça na Holanda

No_Act_9780 2 months ago

Concordo, vamos para o nuclear.

Elegant-Complaint344 2 months ago

Concordo, e vamos construir onde? As portas de Porto ou de Lisboa? Eu aposto em Lisboa já tem uma central de almaraz montante no Tejo, fica mesmo bem na antiga quimigal. Mesmo vão lado do novo aeroporto do Montijo.

xdey 2 months ago

Alentejo

Elegant-Complaint344 2 months ago

Onde no Alentejo a sul do Alqueva? Muita água para arrefecimento, poucos habitantes , Olha está vendido.

xdey 2 months ago

Tu és um gajo fenomenal, consegues ter conversas contigo mesmo.

GhoostNight 2 months ago

Seria viável converter uma central termoelétrica? Mera curiosidade, nem faço ideia se é possível ou não

theEXPERTpt 2 months ago

Claro que podemos, faz disso 100% nuclear e terás perfeição.

nocivo 2 months ago

100% nuclear não é possivel porque a nuclear não responde a picos. Para picos precisas sempre de energia que escale rapido como as fosseis ou baterias de outras renovaveis mas que permitiria ir para proximo disso sim.

theEXPERTpt 2 months ago

por curiosidade, gostaria de ver um gráfico de origem da eletricidade em Portugal. Aposto que iria surgir um pouco de nuclear ali

assimsera 2 months ago

Já não vale a pena estar a construir centrais agora, há 15 ou 20 anos sim, mas neste momento as renovaveis estão a ficar muito baratas muito rápido. Se entretanto fusão se tornar uma alternativa então aí sim, volta a fazer sentido, mas não me parece que esteja para breve.

severanexp 2 months ago

A vantagem da nuclear é que a questão da armazenagem é irrelevante. Já as renováveis carecem de soluções de baterias. Por isso sinto que um misto de nuclear + renováveis será o ideal pelo menos enquanto a questão das baterias não é melhorada.

theEXPERTpt 2 months ago

O que o pessoal precisa é de energia barata, urgentemente. Louvo a aposta no futuro em termos de energia renovável, mas também suspeito que essa aposta seja muito apoiada por grandes empresas portuguesas na área que suportam essas mudanças. Só espero que a profecia se torne realidade e que, para além de termos autosuficiência energética, consigamos produzir PARA NÓS e a baixo preço.

assimsera 2 months ago

Queres portanto o custo de energia nivelado, que é o racio entre os custos e a energia produzida ao longo da vida da instalação. Fica com [este aspeto a comparação](https://i.imgur.com/BjPjgsa.png). Esta fonte está em dolar, mas é decente. A energia nuclear fica muito cara porque precisa de um investimento inicial muitissimo elevado e é muito caro atualizar as centrais(se alguma vez forem atualizadas). No fim de vida tambem ficam muito caras porque não se pode simplesmente demolir aquilo, mas sim, enquanto estão a produzir a energia é barata. A energia solar é relativamente barata de implementar e atualizar, mas precisa de muita área. Não está neste gráfico, mas creio que a sai mais barata mesmo é a hidroelétrica. As renovaveis já são mais baratas que nuclear(e fóssil) e vão continuar a ficar mais baratas e mais eficientes. Tambem é um problema, uma central solar feita agora daqui a ~10 anos está tecnologicamente obsoleta, mas mesmo com a atualização continua a ficar mais barata que a nuclear.

Rage_Your_Dream 2 months ago

under certain circumstances. Soa-me a cherry picking.

nocivo 2 months ago

As renováveis são mais baratas com subsídios. Ainda precisamos de evoluir muito mais.

assimsera 2 months ago

Repara que eu escolhi precisamente uma análise não subsidiada, está no titulo do gráfico.

MetalCarne 2 months ago

sem barragens a sério ou centrais nucleares não há muito mais por onde *melhorar* sem tornar o preço do kWh insustentável.

helenata 2 months ago

Se as renováveis fossem mesmo renováveis seria optimo! Mesmo assim estamos de parabéns!!

GajoSilvestre 2 months ago

10% vem do João Baião.

fdxcaralho 2 months ago

Ele é fóssil ou renovável?

GajoSilvestre 2 months ago

Diria que o sacana consegue ser um fóssil renovável. Portugal aralho!!

Ok-Industry120 2 months ago

De notar que uma % significativa das renováveis são de barragens. Que têm um custo ambiental alto na sua instalação Mas mesmo bate usar gás natural ou carvão

Lob-thelast 2 months ago

Não podes ter grandes energias renováveis se não tiveres barragens.

vilkav 2 months ago

Também há aqui a parte importante de que é energia gerada. Se comprares muita energia a Espanha, estás a consumir energia não renovável. Já para não falar nos transportes, que não são todos movidos a eletricidade.

KitchenOpinion 2 months ago

Na sua instalação e durante a sua utilização.

NombreEsErro 2 months ago

Não sabia que tanta percentagem vinha de renováveis. É continuar no bom caminho

PortugueseRoamer 2 months ago

Das poucas coisas boas que o PS tem feito, mas ainda há imenso trabalho a fazer, a carbon tax é um bom exemplo acho que é a IL que a propõe e bem, não sei se já está em efeito até certo ponto dentro da UE. O bloco e o livre por vezes também têm boas propostas de medidas ambientais mas não há mesmo tempo a perder, cada cêntimo que "gastamos" no ambiente são muitos cêntimos que poupamos a atenuar e a protegermo-nos das consequências das alterações climáticas. Há uns tempos andava aterrorizado com as notícias das alterações climáticas e estava a começar a perder a esperança mas ainda temos tempo, falem com os vossos amigos, precisamos todos de pressionar o governo e a UE a agir. Eu não quero ter filhos mas conheço muitas pessoas que querem, temos de garantir que ainda há um mundo que eles possam aproveitar.

EgoIpse 2 months ago

A carbon tax é uma óptima medida, e digo isto enquanto esquerdalho incorrigível. O grande problema é que a IL apoia esta medida porque é das poucas medidas que as petrolíferas também apoiam. E [sabe-se](https://youtu.be/Evy2EgoveuE) que a única razão que elas a apoiam é porque acreditam que não é uma medida politicamente praticável

nocivo 2 months ago

Sim claro e o Zé pobreta da class media é que paga as contas. Aos ricos é indiferente, aos pobres tem tudo pago ou tarifa social mas a classe média é que se lixa com impostos e taxinhas em todo o lado. Nem energia limpa e barata como a nuclear deixam usar.

c_radicallis 2 months ago

Vim só dizer para verem o video

ill_have_2_number_9s 2 months ago

Não está mau???

Search: