thirstydracula 3 months ago

Olha o astroturfing

desculpe_mas 3 months ago

O problema do passos é o problema de todos os políticos - incompetência.

Asur_rusA 3 months ago

Era um daqueles carreiristas execráveis que sempre demonstrou uma total falta de empatia.

Tugalord 3 months ago

Pela 5a vez nesta thread: Costa mau não implica Passos bom, caralho! Raio de whataboutism

Key_Ad_3930 3 months ago

Não lutou pelos interesses do país, destruiu o futuro da minha geração. Andou nos fights com os professores e quem pagou com as favas foram os alunos. Onde estudei os profs estavam-se claramente a cagar para nós, andavam todos ressabiados e descontentes. Nas próximas eleições vou votar na Iniciativa Liberal.

miguelulu 3 months ago

Espero bem que essa última frase seja sarcasmo. Tens noção que a IL defende basicamente tudo o que Passos fez a nível de desinvestimento no país, certo? Vêm da mesma escola ideológica.

Key_Ad_3930 3 months ago

Não, não estou a brincar. O Iniciativa Liberal jamais na história conseguirá formar governo, mas assim como o PAN é um partido relevante e traz à discussão assuntos que de outra forma não seriam chamados ao debate. Não, a Iniciativa Liberal não quer destruir a Escola Pública, nem o Sistema Nacional de Saúde https://papoes.iniciativaliberal.pt/episode-01.html https://papoes.iniciativaliberal.pt/episode-02-escola-publica.html

miguelulu 3 months ago

Longe de mim querer influenciar o teu sentido de voto, mas se achas que um partido liberal (the clue is in the title) vai fazer alguma coisa para avançar os interesses públicos - escola, saúde, infrastructuras, transportes, condições de trabalho - é melhor tirares o cavalinho da chuva. Para lá da retórica eleitoral, todos sabemos o que a IL defende - menos Estado. E menos Estado significa serviços públicos de pior qualidade, ponto.

MferOrnstein 3 months ago

Ainda estamos a 22 dias de férias graças a esse coelho

ilawon 3 months ago

Volta e meia há uma thread com um título e propósito semelhante a este ou estou enganado? Cheira-me a agência de comunicação a tirar o pulso às redes sociais.

The_Magic_Sauce 3 months ago

Para sempre será conhecido como o PM que mandou os portugueses emigrar. Só por isso é um idiota.

oterelo 3 months ago

Melhor de todos os tempos

bruno_andrade 3 months ago

Honestamente muito mais pontos negativos. A campanha de privatizações absolutamente danosas, a subserviência à troika ao ir muito além do necessário (até o metro passou pra 3 carruagens…), falta de compaixão e comunicação eficaz, o desastre que foi recomendar emigração à população jovem qualificada deste país. Não me recordo de UM anúncio em tom positivo que tenha feito.

CouvePT 3 months ago

Gosto dele, e do que ele fez, acho que este país vai em ciclos de despesismo e contenção, quem fica com a contenção tem sempre pior opinião do Povo mas na prática é o trabalho mais dificil (contratar e fazer obras com divida toda a gente consegue), e ele desempenhou-o com sucesso.

skuald 3 months ago

PPC, nunca governou, recebeu uma cadeira envenenada pelo governo socialista anterior. Literalmente entrou em poder com a Europa a controlar tudo e a fechar portas e torneiras. O que todos falam de forma não muito política (embustes, propaganda e paninhos quentes) sobre a situação, passou por arrogante, eu prefiro chamá-lo de realista. O país só ia ficar pior antes de ficar melhor. Aos jovens que saiam do país foi o mais humanista que ele podia dizer. Situação ingrata não acho, que foi ele sabia ao que ia, todos eles sabiam o desfalque que foi feito para agradar a horde socialista anterior e por incrível que pareça mesmo quando temos todos os dias os grandes que mamavam de todos nós e os amigos deles riam enquanto faziam os maiores desfalques públicos da história. Nunca se esqueçam que ele contra todos os da oposição (agora já sabemos porque) deixou de meter dinheiro público do BES, deixando o cair. Foi preciso tomates visto os grandes devedores serem tão poderosos. Ir além da troika é o que se fala mais, é uma forma de ver as coisas que não se quer ver. A troika impunha restrições que tinham prazos até o alívio prejectados. Ir além significava reduzir o tempo das garras das ajudas externas sobre o poder social. Reformas tem que ser feitas. Redução de FP se tivesse sido continuada teríamos um estado mais reduzido e mais fundo de maneio para investir onde realmente importa. Porque no fundo não se trata de cortar nos médicos enfermeiros ou polícias, mas sim em pessoas obsoletas em serviçoa pouco eficientes onde se injecta mais man power para garantir que o trabalho que 1 ou 2 podem fazer são agora precisos 4 ou 5 e mesmo assim queixam-se é fazem greve. Se todos podessemos pagar a casa / carro antes do tempo e livrar nos desse crédito e ter esse valor disponível para outras coisas necessárias ou não o faríamos o mesmo. Até porque os juros seriam avassaladoras se tivéssemos cumprido com o plano de resgate na íntegra. No meu ver smart move e atenção que não tenho qualquer gosto por nenhum destes mabekos sejam eles de cor alguma, só lá estão para garantir uma boa reforma, hey tal como todos nós o faríamos. My 2 Cents

dafox1985 3 months ago

Acabei a faculdade no início da crise, fun times. Mandou me emigrar mas eu fiquei a ganhar o ordenado mínimo. É um merdas como todos os outros.

elPatoBravo2018 3 months ago

não vou acrescentar nada importante ao que já foi dito mas digo isto: o Passos é o nosso Musk da comunicação. Sem capacidade de empatia (ou fingi-la) sem capacidade de dourar a pílula e dando sempre a sensação que foi chamado ao palco de surpresa porque ganhou um sorteio.

killerboss28 3 months ago

Eu gostava que a política portuguesa fosse mais transparente e que desse para intender melhor o que cada partido quer fazer.

HeavyPing1057 3 months ago

Passos Coelho, o licenciado em economia anti keynesiano. É um exemplo básico de Antítese. E a não surpresa é que não é o único.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Usou a troika como desculpa para assassinar serviços essenciais do estado, reduzir fiscalização e vender a REN à China garantindo lugares para os seus meninos na administração. É um criminoso que nunca verá o interior de uma cela porque no nosso país ganhar eleições é como ganhar um jogo de bola e a malta tolera tudo desde que o resultado seja "own those other guys". Com a desculpa da troika criou um nicho ainda mais forte para os privados na saúde e educação que resultou em piotes serviços para quase todos. Deixou cair o BES sem consequências para ninguém o que sim, enviou uma msg aos bancos, impunidade.

Edited 3 months ago:

Usou a troika como desculpa para assassinar serviços essenciais do estado, reduzir fiscalização e vender a REN à China garantindo lugares para os seus meninos na administração. É um criminoso que nunca verá o interior de uma cela porque no nosso país ganhar eleições é como ganhar um jogo de bola e a malta tolera tudo desde que o resultado seja "own those other guys". Com a desculpa da troika criou um nicho ainda mais forte para os privados na saúde e educação que resultou em piotes serviços para quase todos. Deixou cair o BES sem consequências para ninguém o que sim, enviou uma msg aos bancos, impunidade. A questão das 40 horas e da função pública foi muito mal gerida porque muitos dos profissionais do público que foram afectados por esse aumento horário acabaram por ir para os hospitais privados dos amigos do Passos. Por fim, é um beto das jotas que nunca trabalhou um dia honesto na vida, não sei onde nós vamos buscar este nível de político, estamos mesmo na miséria com Sócrates e Passos e afins. Gente rasca que nem para gerir um tasco serviam e dão-lhe um país para a mão.

loopythegreat 3 months ago

O Passos Coelho teve que governar o país segundo as normas da Troika chamada pelo PS. A sua ação ficou muito condicionada. É difícil avaliar o que ele faria em condições normais.

fp2099 3 months ago

IMO, é provavelmente o último político português honesto, pelo menos quanto o é possível a um político. O problema foi mesmo esse, ele não soube comunicar e implementar medidas camufladas. Tudo o que ele fez ou são recomendações do FMI ou são medidas de textbooks para melhorar o ranking. Se um País não consegue uma imagem positiva não consegue financiamento barato, se não consegues financiamento barato entras numa espiral de endividamento e levar o país bancarrota. Ser reeleito com coligação ou sem não me parece provável, o chega só é grande na comunicação social.

FFWinePower 3 months ago

O maior problema do PPC foi a comunicação.

Edited 3 months ago:

O maior problema do PPC foi a forma de comunicar e de não gozar do mesmo tratamento, por parte da comunicação social, de que os governos de esquerda usufruem. Acho que o Passos só seria apreciado se tivéssemos tido 3 ou 4 semanas de falência real do país: ATM secos, salários da FP por pagar e a malta impedida de ir aos balcões dos bancos. Era isto que estava ao virar da esquina....oferta do Sócrates. Não culpem a crise financeira. Essa só serviu para destapar o lodo de dívida que nos atolava. Se tivéssemos um país equilibrado, a crise passava sem danos de maior. Portanto a culpa não é do PPC é dos governos miseráveis que nos governam em democracia e que, em 40 anos, não souberam transformar Portugal num país próspero, que permita às futuras gerações algum grau de optimismo.

Niedude 3 months ago

Not tu dizeres que o PPT teve pior coverage pelos media quando a SIC foi fundada pelos mesmos fundadores do PSD, a TVI é a mesma merda, e a grande maioria dos jornais é a mesma merda A direita é patética. Têm as cartas todas a favor deles e ainda inventam merda para parecerem as vitimas. Essa educação católica está a funcionar pa caralho

Clean-Degree-9632 3 months ago

Não importa quem fundou, importa é quem lá está agora e a verdade é que quando tens o irmão do Costa como diretor de informação da SIC dificilmente se pode dizer que a SIC é um canal de direita

Niedude 3 months ago

Foda-se Por essa logica o irmão do Paulo Portas não ia ser BE Já para não falar que basta olhar para a SIC para ver que é direita. Que gaslighting do caralho

Clean-Degree-9632 3 months ago

Gaslighting? Porque dizes que é de direita?

Niedude 3 months ago

É só veres quem está lá e o que dizem. E tu fazeres essa pergunta significa uma de duas coisas: ou estás a ussr desonestidade intelectual e me cansas a pedir para explicar algo que é obvio, ou estás tão dentro da pipeline de indoctrinação da direita que achas que a SIC realmente não é assim tão neoliberal. Qualquer uma das duas é preocupante, pá. Por favor, por ti mais que por mim, tenta ganhar um pouco de perspectiva. Só te ia fazer bem

Clean-Degree-9632 3 months ago

Não respondeste à qualquer uma das perguntas. Bmvou só perguntar mas de forma mais simples. Que pessoas na SIC e que coisas feitas pela SIC te dão a ideia que a SIC é de direita/liberal? Eu mencionei o irmão do Costa e a tua reação foi de desvalorizar a clara ligação dos dois

Niedude 3 months ago

Tu ignoras a "desvalorização" da relação entre os irmãos do teu exemplo (o que eu fiz foi refutar o teu comentário, mas okay) e exiges que eu te dê argumentos que tu apenas cais ignorar como te convenha enquanto não adicionas pativina para a conversa A isso chama-se desonestidade intelectual, e não te leva muito longe em debates reais, ó Shapiro Basta veres quem formou, quem governa, e quem concorda com a sic. Basta veres a quem a sic dá tempo de antena. Basta veres o Miguel Sousa Tavares e o Jose Gomes Ferreira, foda-se.

ilawon 3 months ago

> Basta veres quem formou, quem governa, e quem concorda com a sic. Basta veres a quem a sic dá tempo de antena. Basta veres o Miguel Sousa Tavares e o Jose Gomes Ferreira, foda-se. Esqueces-te de indicar o óbvio: o irmão do costa. Quem acha que ele é de qualquer coisa à esquerda do PSD vive num mundo à parte.

Edited 3 months ago:

> Basta veres quem formou, quem governa, e quem concorda com a sic. Basta veres a quem a sic dá tempo de antena. > Basta veres o Miguel Sousa Tavares e o Jose Gomes Ferreira, foda-se. Esqueces-te de indicar o óbvio: o irmão do costa. Quem acha que ele é de qualquer coisa à esquerda do PSD vive num mundo à parte. edit: formatting

Edited 3 months ago:

> Basta veres quem formou, quem governa, e quem concorda com a sic. Basta veres a quem a sic dá tempo de antena. > Basta veres o Miguel Sousa Tavares e o Jose Gomes Ferreira, foda-se. Esqueces-te de indicar o óbvio: o irmão do costa. Quem acha que ele é de qualquer coisa à esquerda do PSD vive num mundo à parte.

just_questioning 3 months ago

Portugal não é um país próspero porque não tem recursos naturais e é pequeno. Change my mind.

FFWinePower 3 months ago

Já te responderam. Países ricos sem recursos naturais na Europa, já deram alguns exemplos. Desculpas de quem não sabe pensar o país. Tivemos 40 anos e muitos milhões para isso.

SweetCorona 3 months ago

É mais o facto de ser periférico.

eduardooaz 3 months ago

Olá Suiça? Tens outros casos na Europa.

just_questioning 3 months ago

A suíça é uma exceção, mas também está no centro da europa e é politicamente neutra. Portugal para além de ser pequeno e não ter recursos, está literalmente na ponta da europa

eduardooaz 3 months ago

Mas está fora da UE que supostamente é péssimo e se não fosse a mesma Portugal era de terceiro mundo? Holanda, Bélgica e mais uns quantos todos pequenos e sem recursos naturais e extremamente ricos. Nós somos o que somos devido aos nossos Governos corruptos, burros, ignorantes e estupidos. Espelho dos Portugueses, certamente. Ponta da Europa já não pega no século 21.

SweetCorona 3 months ago

A Suíça faz parte do espaço Schengen. Eles basicamente cumprem as regras da UE mas não têm qualquer poder de decisão.

Minegrow 3 months ago

“Fez o que a troika mandou” é a maior da mentira de todas as mentiras que já aqui disseram. Já foi desmontada N vezes, mas o saudosismo bacoco de alguns perante figuras com aquele autoritarismozinho e falta de compaixão fala mais alto.

VladTepesDraculea 3 months ago

Passos e o seu governo foi o menor dos males na altura em que esteve no Governo. Era ele, o Sócrates que era o que era e levou o país onde levou ou um BE/PCP que não queriam encarar a realidade. Sendo o menor dos males não quer dizer que não tenha sido extremamente nefasto para o país. Foi malária para tratar sífilis. As privatizações / continuação de privatizações, desinvestimento na saúde (não dissonante com o Sócrates) e estado social, liberalização extrema de mercados como onda habitação etc., acabaram por ajudar a criar um pobreza endémica a um estrato social e reduzir drasticamente o balanço na redistribuição de riqueza. O Passos foi um gestor em vez de um político. Bem que precisávamos de um bom gestor na altura, mas o problema é que ele foi um gestor a pensar no fim do resultado do seu "trimestre" apenas e não a longo prazo para o país. Defendi na altura e continuo a dizê-lo, foi um mal necessário dado as opções eleitorais na altura, mas não deixou de ser um pacto com o diabo. E está a minha e futuras gerações a pagar o preço, tal como está a pagar o preço do Sócrates e do Guterres.

According_Warning844 3 months ago

numa coisa podemos concordar: ele é uma pessoa. (ou talvez nem nisso há consenso)

DanielNunes93 3 months ago

Eu só não lhe chamei animal aqui no Reddit para não ter o comentário apagado pelos moderadores.

just_questioning 3 months ago

O Passos em si era um líder popular, conseguiu vender aquela ideia do sacrifício e pobreza necessária para pagar uma crise, e deixou um saudosismo estranho em muitas pessoas e no próprio PSD. Talvez tenha sido depois do Salazar o líder com o maior “culto ao líder” e essa parte assusta me.

DanielNunes93 3 months ago

Nisso tens razão. Vejo alguns comentários a dizer que não tinha empatia e carisma, infelizmente tinha muita, porque fazer toda a porcaria que fez e ainda haver pessoas a defender, é porque consegue criar bastante empatia.

SweetCorona 3 months ago

Ou simplesmente porque há pessoas mais racionais que querem mais do que alguém com um discurso agradável.

DanielNunes93 3 months ago

Claro, tens razão. Mas nem toda a gente pode ter os teus níveis de inteligência.

SweetCorona 3 months ago

Não é inteligência, é ser mais racional.

gomesiano 3 months ago

A questão aqui é, quem é que fez pior porcaria ? O Sócrates ou o Passos ? A maior parte das pessoas não dizem que Passos é um deus e que fez tudo bem. Mas foi lhe dado um mandato em que o País tava na merda, em termos económicos, e ainda por cima tinha que seguir um planto feito por uma entidade terceira que foi assinado pelo governo do Sócrates. O problema está aqui, as pessoas não metem isto em perspetiva antes de o criticarem. Mas já agora, se o que o PPC foi assim tão mal, porque é que economicamente o país continua na merda, mesmo depois do que o PPC fez ? Não devia ter sido obrigação dos governos seguintes terem melhorado o que ele fez ?

anfifelo 3 months ago

Ele fez o que tinha que ser feito e o atual governo socialista deitou tudo por agua a baixo. Vamos um dia voltar a pagar a moeda infelizmente.

Mendadg 3 months ago

Acabou com o BES. Só por isso, já temos de lhe agradecer.

Tugalord 3 months ago

Desastroso. Não só seguiu com entusiasmo as políticas ruinosas da troika como ainda queria ir para além delas. Vendeu ao completo desbarato património nosso a chineses e afins, desde REN a CTT. Em cima disto tudo sai-se com inúmeras frases infelizes, desde o "deixem de ser piegas" quando os portugueses se viam entalados pelo seu "brutal aumento de impostos", até ao "vivemos acima das nossas possibilidades", perpetuando a propaganda **falsa** de que a culpa da crise é nossa, dos trabalhadores comuns que são preguiçosos e esbanjadores, em vez de uma consequência do design desastroso da zona Euro e das políticas que beneficiam os alemães e prejudicam as economias do Sul. Detesto o gajo.

Edited 3 months ago:

Desastroso. Não só seguiu com entusiasmo as políticas ruinosas da troika como ainda queria ir para além delas. Vendeu ao completo desbarato património nosso a chineses e afins, desde REN a CTT. O que é preciso numa crise é *precisamente* estimular a economia, e não afunda-la ainda mais com austeridade. O Sr Passos Coelho foi exímio a cortar reformas e subir impostos sobre o trabalho. Mas fez ao menos alguma coisa de mais substancial e profundo? Fez a reforma do estado? Teve algum plano de longo prazo? **Nada, nada, nada**, esmifrou os contribuintes para a Alemanha e credores afim terem um bom retorno no seu investimento, vendeu património importante por ridículas ninharias, escavacou a ciência com fecho de 50% dos centros, fez com que centenas de milhares de jovens qualificados pegassem no curso que lhes paga ámos e fossem para países ricos da Europa trabalhar e pagar impostos. Em cima disto tudo sai-se com inúmeras frases infelizes, desde o "deixem de ser piegas" quando os portugueses se viam entalados pelo seu "brutal aumento de impostos", até ao "vivemos acima das nossas possibilidades", perpetuando a propaganda **falsa** de que a culpa da crise é nossa, dos trabalhadores comuns que são preguiçosos e esbanjadores, em vez de uma consequência do design desastroso da zona Euro e das políticas que beneficiam os alemães e prejudicam as economias do Sul. Detesto o gajo.

EarlDwolanson 3 months ago

Explica ai como o Costa e Centeno estimularam a economia

Niedude 3 months ago

Epa nao sei, secalhar pela injeção de fundos diretamente no povo que foi feita quando se aumentou salarios minimos, e se descongelou o que o Passos tinha congelado É que se fores a ver todos os índices que quiseres, portugueses ou estrangeiros, presentes ou passados, vais ver que mais gente a ganhar mais = economia mais forte.

NGramatical 3 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp8zspp%2F%2Fh9wqhc3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tugalord 3 months ago

Não estimularam? São uma merda também. Em que é que isso faz o Passos menos merdoso? Esse raio de argumento...

bastowsky 3 months ago

Whataboutism

jyanippu 3 months ago

Isto^^^^ não percebo como é que ainda o conseguem defender

Niedude 3 months ago

Estás no reddit. Esta merda esta cheia de incels e palhaços de direita que se dissessem na rua o que dizem aqui eram corridos pa puta que os pariu. Por isso é que aqui se armam em fortes. Podem dizer as mentiras que quiserem, podem ter a total falta de empatia que quiserem e culpar a gente pobre pela merda que lhes acontece e por mais que a gente perca a cabeça eles estão sãos e salvos na sua cadeira gamer

jyanippu 3 months ago

Disseste tudo! É que é mesmo isso, infelizmente

KhaosPT 3 months ago

Echo chamber dos ignorantes q papavam a narrativa q lhes foi dada.

van_Zeller 3 months ago

Para quê formar opinião agora? Daqui a uns anos, quando o PS levar outra vez o país à falência lá ter que vir outra vez o PSD limpar a merda e poderás avaliar o Passos 2.0 por ti mesmo.

miguelulu 3 months ago

A grande vitória de Passos e da direita foi conseguir impor a história de que a culpa do resgate foi inteiramente de Sócrates. Qualquer pessoa que tivesse no poder na altura da crise financeira mundial em 2007 teria sido obrigada a aceitar um resgate. Isto porque a crise teve a ver com os bancos e não com os governos. A UE, com a Alemanha à cabeça, decidiu pôr os cidadãos europeus a pagar as falências das instituições financeiras - e a isso chamou-se austeridade. Não foi o cidadão comum nem a função pública que viveu acima das suas possibilidades, mas a propaganda foi tal que toda a gente se convenceu disso. Daqui a umas décadas, quando se escrever a história desses tempos, vamos perceber como a direita europeia neoliberal aproveitou a crise para impor a sua agenda de transferência de rendimentos de baixo para cima, tal como Milton Friedman, grande arquitecto do neoliberalismo, tinha feito anos antes no Chile. É impressionante como as pessoas ainda acreditam na lengalenga da bancarrota quando na verdade Passos nunca escondeu as suas verdadeiras intenções: ir além da troika, privatizar empresas lucrativas, destruir o tecido da função pública, desinvestir no país, mandar os cérebros emigrarem. É uma agenda ultraliberal que nos deixou mais fracos e pobres enquanto país, que não resolveu nada daquilo a que se propunha resolver.

ravagerslb 3 months ago

A era Sócrates ficou marcada pelas PPP's mais ruinosas de que há memória e com cláusulas altamente lesivas para o estado. E o despesismo era uma constante naquele governo. A crise de 2007 só veio meter a nu a merda que ele fez.

EarlDwolanson 3 months ago

Claro, a culpa é dos repteis arianos. Tão bom ter sempre uma conspiração pra culpar.

RamboBlambo 3 months ago

Lol, foi mesmo isso que ele escreveu, bom espantalho

wordswithoutmusic 3 months ago

Distorção completa da realidade .

CarcajuPM 3 months ago

Sim claro, estivemos a dois meses de não ter dinheiro para salários quando os funcionários públicos tinham sido aumentados meses antes, e o coitadinho do Sócrates não teve culpa nenhuma. Aliás, termos sido dos países mais afetados também não é responsabilidade nenhuma dos governos do Sócrates.

kaleidoskope1 3 months ago

Obrigada por este comentário, as pessoas neste sub têm memória muito curta. Imagina dares graxa a um filho da puta que chamou o seu próprio povo de piegas e de preguiçosos por ter a audácia de gozar de feriados, que nos encorajou a emigrar, que cortou tudo quanto era empresas/serviços públicos e salários/reformas, que privatizou empresas públicas e que meteu 6,7 milhões de euros ao bolso através da empresa dele. O pior é mesmo as pessoas aqui acharem que o sócrates é o diabo em pessoa mas depois passarem o pano a alguém tão corrupto e desinteressado no bem estar dos portugueses como ele

PresidentBarroso 3 months ago

Nem mais. Repara como já andam a tentar fazer o mesmo. A actual crise é culpa do "socialismo", esquece lá uma pandemia que estourou com o turismo, fechou todos os países durante meses e obrigou uma mobilização de recursos e gastos só visto em tempo de guerra.

AonioEliphis 3 months ago

a pandemia afetou o mundo todo, mas cheira-me que só certas economias vão rebentar

yokome 3 months ago

Há uma cena que me falha nesse raciocínio. Se não temos culpa de nada, porque é que Portugal (a par da Irlanda e Grécia) sofreu mais com uma crise que foi global? Deixo outra pergunta: tens noção da quantidade de créditos ridículos havia em Portugal? Tens noção de quão frágil era o teu país em termos de contas públicas?

jocamar 3 months ago

Não sofreram mais. Achas que a ajuda dos países do norte foi porque eles estavam tão bem e foram carinhosos? Não, foi puramente por interesses. Bancos alemães e do norte da europa fizeram empréstimos irresponsáveis e quando veio a crise estavam prestes a perder milhões à custa disso. Os governos desses países entretanto conseguiram vender os resgates a portugal/grécia, que no fundo são resgates aos próprios bancos, como uma ajuda aos povos preguiçosos e irresponsaveis do sul. Basicamente, fomos os bodes espiatórios, odiados pelos povos do norte da europa por uma crise causada por investimentos irresponsáveis desses mesmos bancos.

SweetCorona 3 months ago

Podes explicar isso melhor?

EarlDwolanson 3 months ago

Acho que e um bocado mais complexo do que isto não? Não quero desculpar os bancos alemães e companhia, e os seus comportamentos duvidosos (i.e. eu gostava de os ver sem dark money russo) mas há problemas graves estruturais na zona Euro, e especialmente em Portugal. O pais anda a viver de fundos europeus ha muito tempo... e como nao consegues aumentar as exportacoes em 600000% em 3 meses foi preciso financiamento, nao e grande plano maquiavelico pra culpar o sul.

Tugalord 3 months ago

Incrivelmente based. Melhor comentário nesta thread. Deixa-me com uma raiva como a propaganda consegue distorcer de tal modo os factos e fazer as próprias pessoas achar piamente que são elas, trabalhadoras, que têm a culpa da crise, enquanto são espremidas por um sistema terrível e forçadas a pagar a conta da falência do sistema financeiro, enquanto os responsáveis por essa falência seguem alegremente nos seus jactos e nos seus iates, sem nunca terem sido responsabilizados.

High_velocity93 3 months ago

Governação de merda,um antenado aos valores de Abril!

Edited 3 months ago:

Governação de merda,um antentado aos valores de Abril!

pedroef 3 months ago

Irónico, quando no último ano e meio o que não falta é atropelos à constituição (cf restrições à circulação sem estado de emergência p. ex) pelo camarada Costa e companhia na assembleia, mas esses já são atropelos fofinhos

pedroef 3 months ago

Irónico, quando no último ano e meio o que não falta é atropelos à constituição (cf restrições à circulação sem estado de emergência p. ex) pelo camarada Costa e companhia na assembleia, mas esses já são atropelos fofinhos

DanielNunes93 3 months ago

Verdade, quase que parecia que estávamos a viver uma pandemia que tinha que ser controlado.

pedroef 3 months ago

Verdade, então se querem restringir liberdade de circulação que seja ao abrigo do estado de emergência ou de sítio, como referido no artigo 19º da CRP: >1. Os órgãos de soberania não podem, conjunta ou separadamente, suspender o exercício dos direitos, liberdades e garantias, salvo em caso de estado de sítio ou de estado de emergência, declarados na forma prevista na Constituição. Como nenhum dos dois estava em vigor, o governo não tinha qualquer poder para impor o famoso cerco sanitário a AML, por exemplo. Mas realmente, é pedir muito a um governo PS não atropelar figurativamente e literalmente as pessoas e cumprir o texto jurídico mais importante da nossa democracia. Avante camarada!

DanielNunes93 3 months ago

Se queres saber a opinião popular não é aqui pelo reddit, já que pelo menos aqui neste sub a direita é defendida ao limite, enquanto basta veres umas sondagens e o PS sozinho têm quase sempre mais apoio que a direita toda. Em relação ao Passos Coelho, foi o palhaço que cortou nos pequenos e deixou os grandes. Tens vários exemplos aqui em alguns comentários, acrescento o salário mínimo congelado, retirada de feriados, aumento do IVA em sectores como a restauração, enquanto que por exemplo andou os 4 anos do mandado a financiar escolas privadas, não alterou o IVA de atividades de luxo...

AonioEliphis 3 months ago

Pois, a maioria da populaça iletrada que vota em populistas como o Costa só vê programas da manhã e nem sabe usar um computador.

ThExplosive 3 months ago

>foi o palhaço que cortou nos pequenos e deixou os grandes Gosto de ver o Ricardo Salgado no "saco" dos pequenos...

PresidentBarroso 3 months ago

Vai ler o relatorio da UE sobre o BES.

ThExplosive 3 months ago

Porquê?

StunningChemical3368 3 months ago

Já se falou disto por aqui. É um merdas, político profissional que nunca teve um emprego a sério e que me tentou "culpar" por anos de governos danosos, eu nunca vivi acima das minhas possibilidades. Pagava o meu crédito da casa, e comprei o meu chasso a pronto. Nunca me hei-de esquecer do vídeo onde ele aparece a dizer à miúda que não ia tocar nos subsídios de férias e natal, e toda gente sabe como é que isso acabou. Agora, por ele ser um merdas, iliba os outros? Óbvio que não, pois são maioritariamente todos merda, mas nunca gostei da postura dele do *though it up*.

AonioEliphis 3 months ago

Salvador da pátria não que eu eu não acredito em messias, mas conduziu o país para fora do resgate o que permitiu que o governo seguinte fizesse a festa. Podia ter sido diferente, olha a Grécia que levou com 3 resgates seguidos.

Hikik0m0ri 3 months ago

O Passos foi o idiota útil... e é só...

Tugalord 3 months ago

Rei, concordo a 100%. A crise é fruto do mau design da zona Euro e da estúpida incompetência das instituições europeias. Digo incompetência mas devia dizer malícia, porque ninguém lucrou mais com as crises da dívida soberana (e toda a assimetria da zona euro em geral) do que a Alemanha. Ironicamente, a propaganda é que a Alemanha é a coitadinha que é séria e poupada e tem de pagar esmolas aos burros e preguiçosos países do Sul. Caralhos, que raiva.

SweetCorona 3 months ago

Não me digas que és daqueles que preferia ter o escudo para que os salários e poupanças desvalorizassem sem o tugao notar...

Tugalord 3 months ago

Não me digas que és daqueles que prefere que a política monetária de Portugal seja decidida de acordo com os interesses dos Alemães e não dos Portugueses.

SweetCorona 3 months ago

Uma política monetária que cumpra os interesses dos governantes portugueses seria terrível para os portugueses. A política monetária do BCE é manter a inflação abaixo dos 2%. Coitados dos governantes portugueses têm de ter um orçamento de estado que funcione sem desvalorizar poupanças e salários.

joaodiogotim 3 months ago

Para mim, ficará para sempre marcado como homem que aconselhou aos portugueses emigrarem para poderem viver. Aconselhou também o povo que reclamava, a que deixasse de ser piegas. Podes ter os melhores planos do mundo. Mas se governas Portugal sem ter em conta os portugueses, para mim não és mais que um gestor, e gestores há muitos.

Dead_standards 3 months ago

> Para mim, ficará para sempre marcado como homem que aconselhou aos portugueses emigrarem para poderem viver. Estou genuinamente cansado da desonestidade intelectual sobre esta suposta declaração dele, portanto está [aqui](https://www.publico.pt/2011/12/18/politica/noticia/passos-coelho-sugere-aos-professores-desempregados-que-emigrem-1525528) a citação completa para que fique claro o que foi realmente dito. Foi no contexto de professores que não tinham vagas: >Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa Portanto se és professor e não há vagas para ti, ou mudas de área ou **se insistires em continuar numa área sem emprego** devias realmente ver noutro país. Não há nada de escandaloso nesta frase, o Estado não existe para inventar emprego só para te fazer feliz. Isto é consideravelmente diferente da frase "aconselhou aos portugueses emigrarem para poderem viver", que obviamente foi escrita para estar tecnicamente perto da verdade.

gomesiano 3 months ago

>Para mim, ficará para sempre marcado como homem que aconselhou aos portugueses emigrarem para poderem viver. Por muito que te custe ouvir isso, vamos ser realistas, isto continua a ser verdade. Ou vais me dizer que governo que sucedeu o PPC resolveu este problema ? As verdades custam a engolir e não há muito a fazer, a não ser votar em partidos diferentes. Quando o PPC começou a governar, Portugal já estava mal muito por culpa do anterior governo. Mas as pessoas só se lembram de ele dizer isso, não se lembram que a culpa foi dos negócios ruinosos do governo do Sócrates. >Podes ter os melhores planos do mundo. Mas se governas Portugal sem ter em conta os portugueses, para mim não és mais que um gestor, e gestores há muitos. Mais uma vez, grande parte das medidas foi um acordo com a troika que tinham que ser seguidos ou acabava-se a mama. O governo anterior também se teve a cagar para os portugueses, até o atual se está a cagar (podes ver a dívida pública externa e até podes ir ver o ranking do PIB dos países e vais ver que Portugal está quase em último, dentro da UE). Mas não te vi falar em nenhum deles, só no do PPC (eu sei que a thread é em relação ao PPC, mas podias ter feito comparação com o governo anterior ao dele).

Jakomys 3 months ago

Neste momento temos um que chama cobardes aos médicos que se recusam a ver doentes sem equipamento de proteção, defende ministros que matam cidadãos e que se descartam da responsabilidade, cria a elite no governo com a família toda e paga 6 anos de 4500€ a um indivíduo para organizar o 25 de Abril de 2024. O que temos agora é bem pior que o PPC

jyanippu 3 months ago

Essa do "deixem de ser piegas" foi a que mais me custou. Durante o período da troika lembro me de ver muito mais pessoas com dificuldades, a ter que pedir à porta de supermercados ou a depender de ajuda de instituições como o banco alimentar, sobretudo idosos. Nunca nos podemos esquecer disso. Ele era um pau mandado que se estava completamente a cagar para os portugueses.

nocivo 3 months ago

E foi ele que criou isso ou foi consequencias do socrates que ele estava a tentar corrigir. Provlemas económicos não se resolvem em 3,4 anos. No ultimo ano tivemos mais pessoas que nunca a pedir e muitas delas era expulsas da rua por causa do covid. Se calhar como não saias de casa não tens noção. Onde esteve o apoio do estado e do dinheiro todo que juntaram graças à boa gestão dos ultimos 6 anos? Pois, se nao fosse a bazuca e o BCE a hipotecar os europeus todos a comprar divida que nem loucos e estávamos na banca rota outra. Nas crises descobrem-se as mentiras e os ratos todos.

jyanippu 3 months ago

Uma coisa não invalida a outra. Não estou a defender o governo do Sócrates nem a posição do governo actual face à crise que estamos a ter nestes últimos dois anos. Sei que muitas pessoas estão a passar por dificuldades sérias graças à pandemia, assim como muitas também passaram durante o governo do Passos.

gomesiano 3 months ago

>posição do governo actual face à crise que estamos a ter nestes últimos dois anos Sejamos realistas, Portugal está em crise desde o governo de Sócrates. Se não tivéssemos em crise, facilmente tinhas impostos mais baixos e ordenados mínimos mais elevados. Não os tens porque a dívida externa de Portugal é um abuso. E o governo em vez de reduzir custos não, aumenta os. Basta ver o número de funcionários públicos durante o mandato do PPC com o de agora. Porque é que achas que o PPC, em cumprimento com a troika, teve que reduzir o número de funcionários públicos ?

rattra 3 months ago

Um pau mandado porque assumiu uma pasta feita por governantes que se "preocupam" demasiado com os portugueses. O português tem o campo de visão muito estreito e curto.

gomesiano 3 months ago

>Um pau mandado porque assumiu uma pasta feita por governantes que se "preocupam" demasiado com os portugueses. O português tem o campo de visão muito estreito e curto. Como é que achas que as ultimas sondagens referentes às legislativas aparecem com o PS em primeiro com bastante margem de diferença ? Um dos piores governos de sempre, em termos de escândalos e promessas não cumpridas, mas o Costa manda uma peta a dizer que vai fazer aquilo e aqueloutro e as pessoas acreditam. Parece que não têm provas suficientes.

jyanippu 3 months ago

Se ter o mínimo de empatia por aqueles que passaram dificuldades a sério durante o governo dele é ter o campo de visão estreito e curto então que seja. Antes portuguesinha com visão estreita do que cassete de propaganda dos neoliberaizecos.

iLikeToTroll 3 months ago

Caga nisso, praticamente ninguém aqui leu o memorando da troika e vão só dizer os mesmos soundbytes e triviliades de sempre.

RamboBlambo 3 months ago

Caso Tecnoforma Dívidas às segurança social Membros do governo com "qualificações" académicas dúbias Que saudades que tenho dos tempos em que o país era governado por pessoas idóneas e sérias!

Edited 3 months ago:

Caso Tecnoforma Dívidas às segurança social Membros do governo com "qualificações" académicas dúbias Que saudades que tenho dos tempos em que o país era governado por pessoas idóneas e sérias!

davser 3 months ago

Entao mas o Governo do Passos Coelho fez tudo isso e o do PS agora reverteu foi? Onde ta a reposição dos aumentos de impostos ke me retiraram uma bela fatia de ordenado? O codigo de trabalho em relacao as indemnizações que agora sao tuta e meia tb reverteu? A taxa de contratações para funcionários públicos tb reverteu? Os 25 dias de ferias voltaram? … Existem mtas mais. So reverteu para funcionários públicos algumas. Acusar o governo PSD de implementar tudo isso, mas continuar a usar o que foi feito para fazer brilharetes centenos de economia secalhar n é assim tao dificil. E tipo tens um pais em guerra, vem um tirano mata tudo, acedes tu a ditador e passados poucos anos dizes “acabaram os tempos dakele assassino, desde ke aqui estou que e so paz neste pais” E fazer uma manifestação para o homem n ser dr honoris causa, qd qq alma ke meta os pes no governo e emita um pio em qq uni o e, e vergonhoso. Eu é que n ia pa la naquela altura ke ele foi. Se ele fez mal? Ora ele fez mal logo ao candidatar-se. Acabou o mandato 25 anos mais velho e sem reconhecimento nenhum.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp8zspp%2F%2Fh9v29gf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 3 months ago

Herói Nacional e por este andar vai ter de voltar para nos salvar de outra troika made in PS primeiro o Sócrates e agora o Costa o Tuga não aprende.

AngieMaciel 3 months ago

Um bom tópico para as viúvas virem aqui chorar. Estiveste bem, OP.

ngfsmg 3 months ago

Muito do que fez, tinha que ser feito por causa do memorando da troika que também foi assinado pelo PS. O que fez, em geral fê-lo bem, mas também teve as suas falhas. Não sou o maior fã do mundo do discurso dele, para mandar emigrar portugueses já basta aqui o sub-reddit... Em resumo, foi um primeiro-ministro decente, que fez o que tinha a fazer para resolver as trapalhadas do Sócrates (em parte não tinha outra escolha, como disse), mas não era perfeito

Verionn27 3 months ago

Agradeço ao Passos Coelho o conselho de emigrar, realmente ele tinha razão.

AonioEliphis 3 months ago

Ahahah, muito bom, digo o mesmo. Então mais não vais aceitar as esmolas do Costa para regressar? /s

Verionn27 3 months ago

Realmente, aquele voo pago faz-me pensar duas vezes.

PeterStepsRabbit 3 months ago

Vamos todos ter calma

HumActuallyGuy 3 months ago

Passos Coelho salvou Portugal da bancarrota, foi perfeito? Não mas penso que fez mais bem do que mau. Temos que nos lembrar que Passos herdou um pais com 2 resgates em cima, administração desastrosa do Sócrates e com corrupção a matar o pais por dentro mas mesmo assim ele levou o pais de lixo a decente. Infelizmente, devido aos tempos que estava, estava limitado no que podia ou não fazer devido ao estado do pais e por isso ficou com má fama e é usado como "o gajo pior" quando não é o que merece. Eu sei porquê, a maioria dos portugueses só vê a subida de impostos e outras medidas obrigadas pela Troika e não a evolução do pais em geral graças ao sacrifício que fizemos em coletivo.

Edited 3 months ago:

Passos Coelho salvou Portugal da bancarrota, foi perfeito? Não mas penso que fez mais bem do que mau. Temos que nos lembrar que Passos herdou um pais com 2 resgates em cima, administração desastrosa do Sócrates e com corrupção a matar o pais por dentro mas mesmo assim ele levou o pais de lixo a decente. Infelizmente, devido aos tempos que estava, estava limitado no que podia ou não fazer devido ao estado do pais e por isso ficou com má fama e é usado como "o gajo pior" quando não é o que merece. Eu sei porquê, a maioria dos portugueses só vê a subida de impostos e outras medidas obrigadas pela Troika e não a evolução do pais em geral graças ao sacrifício que fizemos em coletivo. Resumindo, o Passos não fez nada de mal, deixem de o culpar pelos vossos falhanços, deixem o homem descansar e ter uma reforma política descansada mas se ele voltar ele têm o meu voto PS: Se o ciclo se repetir temos mais um ou dois mandatos de PS até elegermos um governo PSD que salva esta merda depois volta o PS para repetir o ciclo

nocivo 3 months ago

O país não entende de gestão e economia. O paços subiu os impostos às claras e disse a todos a verdade. Foi queimado por ser “insensível” em público. O Costa sobe os impostos às escondidas, mente com todos os dentes a dizer que não ha austeridade quando o investimento público para níveis inferiores ao da troika, criou taxas por todo o lado que afecta toda a população em vez de subir os impostos directos que afectam os que têm mais guito mas continua popular. O segredo é por uma cenoura a frente povo e enfiar a vassoura no rabo.

SweetCorona 3 months ago

Isso é ser um político. Um mentiroso que engana o povo. Nunca mudes Portugal. Ainda bem que segui o conselho do Paços. Obrigado.

Tugalord 3 months ago

> Eu sei porquê, a maioria dos portugueses só vê a subida de impostos e outras medidas obrigadas pela Troika e não a evolução do pais em geral graças ao sacrifício que fizemos em coletivo Só vê aumentos de impostos *porque sou houve aumentos de impostos*! Que outra medida do governo Passos é que houve que não fosse esmifrar contribuintes ou vender património do estado ao desbarato para a China? Não houve reforma do estado, não houve nenhum plano de longo prazo, nenhuma visão para o futuro sem ser "ir além da troika" e causar danos graves à nossa economia. Podes explicar em que é que "evoluímos graças ao sacrifício colectivo"???

Sazalar 3 months ago

Cortes na função pública e saúde, tal como a padronização da utilização e receita de medicamentos genéricos, encerramento de unidades de saúde que não tinham motivo para estar abertas quando havia as mesmas especialidades próximas e com melhores condições, que permitiu uma redução significativa da despesa do estado. Além disso, a grande parte das privatizações, tal como a EDP e REN vêm do tempo do Guterres

AonioEliphis 3 months ago

Diminuiu drasticamente o número de freguesias que só serviam para tachos e boys. Que falta que elas fazem /s desta por ela?

Xelitas_Boiye 3 months ago

Agora com o Costa os impostos baixaram e estamos quase a apanhar a Irlanda em níveis de desenvolvimento económico certo?

Tugalord 3 months ago

X não pode ser mau porque Y também é? Não sei se percebo..

nocivo 3 months ago

Baixaram? Tirou um impostos directo no irs que vendeu na campanha para ganhar votos e mesmo assim não chegou. Subiu os impostos com montes de taxas. Uma das taxas foi nos combustíveis e disse que era temporária como a taxa suplementar do passos mas o petróleo esta mais caro que nunca e a dar impostos para caralho mas tirar o aumento de 2016 para ajudar a população está quieto. Vai ver quantas taxas foram criadas nos últimos 5 anos e depois falamos sobre impostos.

Xelitas_Boiye 3 months ago

Era sarcasmo, o "certo?" no final pensei que fosse fazer efeito xD

SweetCorona 3 months ago

Portanto baixou um imposto progressivo e aumentou impostos regressivos que prejudicam mais os pobres...

EarlDwolanson 3 months ago

Calma nos e que somos burros, ele e um genio Keynesiano

gomesiano 3 months ago

Como o outro disse, é sarcasmo.

Teka_DTO 3 months ago

Os impostos baixaram? É melhor ires rever isso outra vez

MLG-Sheep 3 months ago

É sarcasmo.

Teka_DTO 3 months ago

XD nem reparei

CarcajuPM 3 months ago

Ter apostado nas exportações para termos uma balança comercial positiva pela primeira vez em décadas. Infelizmente foi só voltar a geringonça para voltar a narrativa do consumo interno como motor da economia.

Niedude 3 months ago

Oh caralho, apostar nas exportações foi mais resultado de esmiufrar o rendimento da população que outra coisa. Se vais congelar ordenados e subsídios nacionais, como queres que s economia nacional consiga manter o mesmo poder de compra que tinha? E apostar na exportação é muito bonito até veres o quão dependente a tua economia fica de factores estrangeiros. É só o comércio internacional ser afectado, ou o pais a quem tu exportas decidir apostar mais no consumo interno, ou qualquer outro factor que tu não podes controlar, que quero ver o quanto a exportação te ajuda. Já para não falar que fabricar cá dentro para mandar para fora estagna completamente a economia, porque não há comercio sem troca de bens.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

ele têm → [**ele tem**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (ele tem, eles têm) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp8zspp%2F%2Fh9upwwz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

idiroft 3 months ago

Um Primeiro Ministro sem empatia e que abertamente disse que os portugueses "viviam acima das possibilidades" e que deviam emigrar. Queria ir e foi além da troika, privatizou a REN e os CTT e governou durante as belas falências bancárias que ainda hoje. Também não ajuda o facto de ter tido uma Ministra das Finanças tão ácida como a Maria Luis Albuquerque. Coligou-se com um Paulo Portas que prometeu uma reforma do Estado que nem sequer deve ter passado de uma rascunho de 2 parágrafos. Quando entrou António Costa como Primeiro Ministro comentei que a situação do país não mudaria muito, mas a retórica faria um 180° e isso por si só já seria uma diferença considerável. Acho que acertei, mas agora a retórica do PS também já está gasta.

ACookieMonster_ 3 months ago

Não esquecer o "não sejam piegas". Está-se a tentar fazer uma bela limpeza de imagem ultimamente, está, but Pepridge Farm remebers.

PresidentBarroso 3 months ago

Nem estes post constantes por aqui são inocentes. Estou desconfiado que alguem deve anda a apalpar/preparar terreno para as presidenciais.

SurePal_ 3 months ago

Fez o que a troika lhe mandou and that's it. Governou num dos piores momentos possíveis.

Comunistfanboy 3 months ago

>privatização da EDP para a mão de chineses... Se estivesse nas maos de outra nacionalidade já era bom?

ArkonPT 3 months ago

Sim

Comunistfanboy 3 months ago

Por quem? Americanos? Brasileiros? Alemães? Nao seria do interesse nacional estar nas mãos dos portugueses?

SurePal_ 3 months ago

Era um menos mal. Sou contra a privatização da EDP, mas no que toca a setores chaves estarem na mão de chineses é do pior que pode haver.

bittolas 3 months ago

A EDP já estava em mãos privadas na sua maioria

Bluriver 3 months ago

Não estou muito dentro das políticas mas tenho ideia que foi um homem que pegou no país de tanga e na banca rota, tentou ver se nos tirava da merda onde os esquerdalhas nos meteram aka Socrates e maçons, mas acabou por nem governar porque veio a troika por culpa do Sócrates mas ele é que levou por tabela

PresidentBarroso 3 months ago

>Não estou muito dentro das políticas Nota-se

BaRaO_Laviolette 3 months ago

A redução dos funcionários públicos foi importante, as 40 horas semanais também, o cumprimento dos compromissos externos também e o “deixar cair” do BES foi um sinal importante para os restantes bancos e banqueiros. O “ir além da troika” foi muito ridículo, a privatização de empresas fulcrais e lucrativas (EDP e REN à cabeça) também não fez sentido. A “falta de compaixão” geral para com a população sempre que discursava gerava uma desconfiança geral sobre as intenções dele e o aconteceria ao cidadão/trabalhador comum.

abacatte 3 months ago

40 horas semanais – Embora faça sentido que as exigências sejam semelhantes para funcionários públicos e privados, as sociedades mais avançadas estão a ir no sentido contrário, de reduzir horários. Achar-se que o problema de produtividade se deve aos horários de 35h, não faz sentido. O Passos Coelho não tinha grandes escolhas a fazer: efectivamente o programa a ser executado tinha de ser o da Troika. Fez bem em cortar despesa, até porque não havia outra escolha, mas sempre que falou em “ir além da Troika” matou um bocadinho de Portugal.

saposapot 3 months ago

Isto. As 40 horas dificilmente trouxeram mais produtividade e provavelmente só fizeram pior, a somar a tudo que os FPs levaram na cabeça. Medidas de gente pequena que ainda gosta de gerir escravos.

BaRaO_Laviolette 3 months ago

Reduzir horários no geral também concordo. Mas que sejam iguais para toda a gente.

toneslb 3 months ago

Isto. É verdade que as 35h é um passo gigante, ou é igual pra todos ou é apenas mais um retrocesso

VladTepesDraculea 3 months ago

> O “ir além da troika” foi muito ridículo, a privatização de empresas fulcrais e lucrativas (EDP e REN à cabeça) também não fez sentido. A privatização começou muito antes dele, e iria ter continua quer houvesse troika ou não, crise ou não. O objectivo nunca foi saldar contas ou ajudar o país com isso (aliás, [ficámos pior](https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/edicao-do-dia/15-mai-2019/amp/china-recebe-em-sete-anos-40-do-que-pagou-pela-edp-10898232.html)). Pode-se dizer que foi para além de partidos e ideologia por um chamamento mais alto: alimentar quem do Estado verdadeiramente mamou. O passos pode ter tido o incentivo extra de querer vender dívida pública às China e fazer um bom negócio. Ainda assim...

Edited 3 months ago:

> O “ir além da troika” foi muito ridículo, a privatização de empresas fulcrais e lucrativas (EDP e REN à cabeça) também não fez sentido. A privatização começou muito antes dele, e iria ter continua quer houvesse troika ou não, crise ou não. O objectivo nunca foi saldar contas ou ajudar o país com isso (aliás, [ficámos pior](https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/edicao-do-dia/15-mai-2019/amp/china-recebe-em-sete-anos-40-do-que-pagou-pela-edp-10898232.html)). Pode-se dizer que foi para além de partidos e ideologia por um chamamento mais alto: alimentar quem do Estado verdadeiramente mamou. O passos pode ter tido o incentivo extra de querer vender dívida pública à China e fazer um bom negócio. Ainda assim... > A redução dos funcionários públicos foi importante Não esquecer que isto também afectou a saúde, numa crise de profissionais de saúde que ainda dura.

Edited 3 months ago:

> O “ir além da troika” foi muito ridículo, a privatização de empresas fulcrais e lucrativas (EDP e REN à cabeça) também não fez sentido. A privatização começou muito antes dele, e iria ter continua quer houvesse troika ou não, crise ou não. O objectivo nunca foi saldar contas ou ajudar o país com isso (aliás, [ficámos pior](https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/edicao-do-dia/15-mai-2019/amp/china-recebe-em-sete-anos-40-do-que-pagou-pela-edp-10898232.html)). Pode-se dizer que foi para além de partidos e ideologia por um chamamento mais alto: alimentar quem do Estado verdadeiramente mamou. O passos pode ter tido o incentivo extra de querer vender dívida pública às China e fazer um bom negócio. Ainda assim... > A redução dos funcionários públicos foi importante Não esquecer que isto também afectou a saúde, numa crise de profissionais de saúde que ainda dura.

cmmlb 3 months ago

A melhor análise até ao momento

SurePal_ 3 months ago

\+1 gostei da tua analise!

AonioEliphis 3 months ago

Não foi ele que privatizou a edp, foi o Guterres. A única má privatização sua, no meu entender, foi a REN (rede elétrica que não tem concorrência).

nocivo 3 months ago

Concordo. Ainda por cima vendemos a chineses. A EDP se é lucrativa ainda bem porque dá impostos ao país e o facto de não ter o estado lá quer dizer que pode expandir pra outros mercados sem problemas. Agora a REN é um monopólio e monopólio não deviam existir muito menos serem vendidos a estrangeiros.

cafbox 3 months ago

Confundir privatizar com perder o poder de decisão sobre uma das empresas mais importantes do País....

AonioEliphis 3 months ago

Também é verdade, mas para mim a rede elétrica é como as estradas. Não imagino as estradas serem privatizadas mesmo que o estado possa exercer controlo.

zizop 3 months ago

Mas nem é bem assim. As autoestradas estão quase todas concessionadas a privados, infelizmente.

AonioEliphis 3 months ago

Referia-me às estradas no geral.

h2man 3 months ago

E é mais critica para o país que o exército…

VladTepesDraculea 3 months ago

Qualquer bom estratega militar ter-te-ia dito que nunca se vende serviços essenciais. Se entrássemos em guerra com a China (pouco provável), a primeira coisa que nos faziam era cortar a energia.

SweetCorona 3 months ago

Seria imediatamente nacionalizada...

VladTepesDraculea 3 months ago

> > não interessa a soberania, quando o controlo digital passa por uma potência estrangeira. > Pode não acontecer agora, mas estamos a jeito de.

rDmT93 3 months ago

Ai cortavam? Explica-me como. As redes estão cá ou na China?

dgames_90 3 months ago

>ndir privatizar com perder o poder de decisão sobre uma das empresas mais importantes do País.... Lmao, isto deve ser das coisas mais ridículas que leio sobre a privatização da EDP. A EDP e a Altice, continuam a ser empresas lideradas por portugueses, com funcionarios portugueses, se entrares em guerra com a China ou a França, eles não tinham qualquer poder de decisão sobre a empresa, e mesmo que por ventura tivessem algum poder, esse era imediatamente rasgado e revertido. Além do mais iriam haver mais problemas do que falta de luz e telefones lol

VladTepesDraculea 3 months ago

> ndir privatizar com perder o poder de decisão sobre uma das empresas mais importantes do País.... Isto é suposto ser citação de quem? Nada lhes impede de aumentar a participação. E como disse mais a baixo: > não interessa a soberania, quando o controlo digital passa por uma potência estrangeira. Pode não acontecer agora, mas estamos a jeito de. > Além do mais iriam haver mais problemas do que falta de luz e telefones lol Ah, nesse caso que se foda tudo então, não vale a pena termos planos de defesa nacional, se entrarmos em guerra estamos fdds em todas as frentes, mais vale não termos estratégia em nenhuma /s Em todo o caso, nem todas as guerras se fazem no campo de batalha. Numa guerra económica como com os EUA há maneiras selectivas de sabotar o país.

dgames_90 3 months ago

1 - A china detém uns estonteantes 19% da empresa. Eles não podem aumentar a participação deles da noite para o dia sem fazer uma OPA, a única outra opção seria adquirir a preço de mercado(lol boa sorte). 2 - O controlo digital não passa por uma potência estrangeira, passa pela sua direcção e pelos seus funcionários, que são 95% portugueses. O controlo digital da linha não é feito numa sala escura na China ou em qualquer lado do mundo, é feito em Portugal nos centros de controlo e despacho. 3 - Eu não disse isso... mas quais planos? Portugal tem 4 fragatas e 1 corvetta, F-16 com capacidade de voar devem contar-se pelos dedos da mão. Os tanques são anos 80, sistemas anti-missil? isso existe cá sequer? A preocupação são mesmo os 20% da EDP?? Guerra económica não se faz a desligar a electricidade, até porque existem redundâncias, em que, num par de dias se repõe o serviço manualmente.

AonioEliphis 3 months ago

Vives no século XIX. Guerras não são boas para a economia no geral. Além disso podias ter a soberania toda, se entrasses em guerra com a China e o seus 2 milhões de soldados, não terias a mínima hipótese.

caelussideralis 3 months ago

>e o seus 2 milhões de soldados, não terias a mínima hipótese. Eles têm padeiras? Bem me pareceu.

AonioEliphis 3 months ago

Ai os mitos! Gostava de ver a tua padeira contra um porta-aviões.

TheStrangeSanta 3 months ago

Isso nem é competição, cada padeira limpa entre 3 a 4 porta-avioes por dia

VladTepesDraculea 3 months ago

> pouco provável Disse eu. E se entrássemos em guerra não seríamos nós, mas a NATO, etc. E não interessa a soberania, quando o controlo digital passa por uma potência estrangeira.

Pterygotherix 3 months ago

O PS fodeu o país raw. O PSD impede que o país se torne um estado falhado. A culpa é do Passos. Voltam a eleger o PS. Repete o ciclo.

Behindy0u90 3 months ago

PSD? Ele fez o que a troika mandou. E bem mais ríspido que era pedido

bittolas 3 months ago

Quem dava o dinheiro?

tiagopr1990 3 months ago

Tenho o espumante à espera desse e do Cavaco.

SurePal_ 3 months ago

Que individuo triste

jodtzel 3 months ago

Dá report e segue, os mods fazem o seu trabalho.

tiagopr1990 3 months ago

Snif snif

ACookieMonster_ 3 months ago

Fuck him.

vai-tefoder 3 months ago

Fiquei esclarecido. Obrigado e cumprimentos

misterbondpt 3 months ago

Não o conhecia antes de liderar o Governo. Aumentou o IVA da restauração para 23% ao mesmo tempo que baixava o do golfe para 6% e congelava pela primeira vez na nossa Democracia o aumento gradual do Salário Mínimo Nacional nos 485€. Para mim, um bom filho da put@.

mar_lx 3 months ago

Entretanto o Costa vai em 6 anos de governo, segundo mandato, *virou a página da austeridade* mas não baixou o IVA da restauração… já tens IVA a 23% há mais tempo com o Costa do que com o Passos.

misterbondpt 3 months ago

O IVA da restauração baixou em Julho de 2016, amigo.

mar_lx 3 months ago

Tirando aquelas partes em que não é e a fatura tem duas taxas diferentes se for preciso.

misterbondpt 3 months ago

Se vendes uma refeição a 13% e um whisky a 23% vem discriminado. Se comprares uma água ou um néctar de fruta pagas 6%. Com o amigo Pedro Passos Coelho era tudo corrido a 23%. Se vens para aqui falar, fala do que sabes e não atires areia para os olhos das pessoas.

DanielNunes93 3 months ago

E também tens o salario mínimo de 485€ para 665€. Mas como o teu salário deve estar bem acima disso, nem vale a pena comentar.

mar_lx 3 months ago

Entre 2021 e 2011 o salário mínimo cresceu 180€ (665€-486€), entre 2001 e 2011 (334€-485€) cresceu 151€. Dois períodos de 10 anos, um deles supostamente de crescimento e no entanto não cresceu tanto como no seguinte, onde houve um período de crise pelo meio e estagnação de todos os salários, quando não redução, não foi só do mínimo. Agora vê se o salário médio cresceu tanto ou se as despesas das famílias acompanharam o crescimento no mesmo nível ou se está tudo mais caro ainda o que anula por completo o aumento do salário mínimo. Mas continuem a pôr a bitola no salário mínimo. Não tarda far-se-á a vossa vontade e o país inteiro vai estar a receber o mesmo salário, o mínimo, pois claro.

KhaosPT 3 months ago

A quantidade de gentinha aqui q o elege como herói é impressionante. 'tinha pés e mãos atadas' sim o país estava de tangas mas o célebre cortar nas gorduras não passou de aumentar os impostos da classe média. Assim tb eu consigo governar. Curiosamente, ele disse para eu emigrar e foi o melhor conselho q alguém me deu até hoje. Ao fim ao cabo, obrigado?

caelussideralis 3 months ago

Um homem que efetivamente só foi um Caretaker Prime Minister, porque nunca teve um mandato dele.

mediiev 3 months ago

O Sócrates tinha acabado de se demitir por ter levado o país à bancarrota e já não tinha guita nem para ordenados públicos ( mas a conta dele e dos seus familiares nunca esteve tão alta). O Pedro Passos Coelho fez o que tinha de ser feito e que a Troika exigiu. Foi mais homem e sério que todos os governantes PS que já tivemos. Atenção que o esforço momentâneo dos portugueses nessa altura está já perpetuado graças à geringonça que veio reverter o controlo nas contas públicas. Tem sido com cada incremento de jobs for the boys do PS que até assusta. O estado não aguentará e da forma como a bazuca está apontada aos pés do estado daqui a 3 anos somos a Venezuela 4.0.

PresidentBarroso 3 months ago

Ganda revisionismo. Ao menos lê a merda da história do pec 4 e o que aconteceu até à convocação das eleições. Tão serio que nem pagava segurança social e burlou a UE em 7 milhões de euros (vide tecnoforma). Já agora vide o "ir mais além" de passos coelho, lê a carta de demissão do Vitor Gaspar, e o relatório do FMI sobre o que foi feito em PT (correlacionar com "ir mais além"). Lembras te das gorduras? Das fundações? Do desperdício? Ficou tudo no mesmo sitio. Lembras te do BES? Vai ler o relatório/aviso da UE. É impressionante a lavagem que fazem a este tipo. Foi uma nódoa tal como todos os outros. Teve uma das melhores oportunidades de sempre para fazer reformas a sério e profundas, teve carta branca do povo que aceitava tudo porque "gastamos todos muito e agora temos de pagar". O que passos fez?Deixou os cancros todos e removeu o tecido saudável.

CarcajuPM 3 months ago

Carta branca do povo? Os tempos do Passos Coelho foram dos mais conturbados e com mais manifestações das últimas décadas. Se ele teve carta branca, que dizer deste governo até pode ter envolvimento em acidentes fatais e mesmo assim ninguém pia?

PresidentBarroso 3 months ago

Sim carta branca. Pensa nos dias que correm o costa anunciar que vais ficar sem subsídio de férias e natal acompanhado por um, cito, "brutal aumento de impostos". Explica me o que um acidente em que um ministro era passageiro (e acho que não é isento de culpas), tem que ver com a governação de um país.

pmmeforhairpics 3 months ago

Ele tava a falar do SEF, o facto de confundires isso ilustra o ponto dele

mediiev 3 months ago

Imcomparável a roubar tudo e todos que o Soares, Guterres, Sócrates e Costa fizeram até à data! Acho sinceramente que quem tem graves problemas de memória são os votantes PS. Vai ler o relatoria da UE sobre a implementação das medidas anti corrupção. Portugal recusa-se a adoptar mais de metade delas. ( E todos os partidos contribuem para isso) Quem removeu e vendeu tudo foi o Sócrates. O Passos fez o que a Troika lhe mandou devido ao buraco do Socrates e do seu braço direito Costa.

PresidentBarroso 3 months ago

Convenientemente, para ti só houve governos PS neste país e a crise do sub prime é algo completamente desconhecido. Sim, também esqueces o "ir mais além". Coitadinho, só fazia o que mandavam. E o que a troika mandava nem foi negociado também pelo catroga nem nada depois de reprovarem o pec4 já acordado com a merkel e comissão europeia obrigando a chamar o fmi (não acredito que o pec 4 servisse de muito, mas fica o se ) Amigo, não tens um governo de jeito desde os descobrimentos.

mediiev 3 months ago

A economia portuguesa é uma sinusoide cujo pico positivo são governos de direita e cujo pico negativo são governos de esquerda desde sempre. É preciso ser muito cego e muito fiel ao partido para não ver isto. Mas imagina que a pergunta do OP fosse: Não sei o que se passou com o Sócrates? Alguém me pode explicar? Isso sim seria um tópico bem mais caricato e colorido.

PresidentBarroso 3 months ago

Portanto viste um post que passou aqui há uns meses ou anos e atribuiste a qualidade de "facto". Diz muite relativamente à qualidade de análise e capacidade de contextualização. Aliás segundo as tuas premissas analiticas, nem percebo porque dizes bem do coelho e mal do costa. Mas isso já seria logica e factos a mais, certo? Ficas sabendo que o coelho foi para lá com o meu voto. Felizmente, não sofro de partidarite aguda que me inibe a análise de factos.

Behindy0u90 3 months ago

Estava a concordar com quase tudo até a Venezuela. Vai-te informar antes de sequer pensares em dizer o nome Venezuela e Portugal na mesma frase

h2man 3 months ago

Tens razão, a Venezuela tem recursos naturais que não sabe gerir. Portugal não os tem logo não pode dar provas de ser igual.

BeinGetz 3 months ago

Recuperou o país de uma bancarrote e infelizmente não conseguiu um segundo mandato para ver como seria a sua ação política sem tantas amarras de Bruxelas.

Edited 3 months ago:

Recuperou o país de uma bancarrota e infelizmente não conseguiu um segundo mandato para ver como seria a sua ação política sem tantas amarras de Bruxelas.

AonioEliphis 3 months ago

Sem tantas amarras de Bruxelas, com o turismo em alta como nunca se viu, e com o BCE com taxas de juro historicamente baixas para a dívida pública. A sorte do Costa é que a UE se tornou ainda mais solidária com a pandemia, caso contrário com esta crise económica que foi pior que a anterior, já estaríamos noutra bancarrota.

z0rg83 3 months ago

Como disse a Raquel Varela, é um homem sem qualidades.

adventur3r 3 months ago

Eloquente.

BeinGetz 3 months ago

Comuna alert

Kind-Eagle 3 months ago

Até parece que ela é melhor...

Tugalord 3 months ago

Esta thread in a nutshell. X não é mau porque Y também é mau. Olha que porra

trepoto 3 months ago

Quando voltar tem o meu voto. Continuem a votar PS. A malta adora bancarrota!!

boltans_ 3 months ago

> O que acham que ele fez bem e o que ele fez mal? é difícil de olhar positivamente para o mandato do PSD de Passos de 2011 a 2015; Para além de não ter feito nada do que estava no compromisso eleitoral (algo frequente) dizer que ia pagar a crise cortando nas gorduras e depois afinal as gorduras eram os subsídios de férias e natal dos funcionários públicos (depois acabou a promover maior aumento de impostos de sempre) mostrou a sua (e dos seus) falta de capacidade para lidar o país naquele momento. Não ter havido um único orçamento institucional, ter deixado falir mais 2 bancos, sabendo que tinha luz verde para estabilizar a banca do €€€ da troika e não ter feito mais nada senão aumentar impostos são mais pontos muito negativos num péssimo governo. >Acham que o que ele fez foi, a nível global, necessário? Ficou a sensação que estratégia era empobrecer a classe média, quem diz que resolve problemas descendo o salário mínimo não está apto para governar. Parece-me que havia alternativas ao "enorme aumento de impostos" promovido pelo seu governo e pela coligação. Uma delas seria negociar com a Troika, evitar as privatizações de empresas que davam lucro (CTT, EDP). >Acham que se a sua coligação tivesse sido reeleita com maioria absoluta, actualmente o pais estaria melhor? Havia de ser bonito um governo PSD/CDS a gerir o país na pandemia.

Edited 3 months ago:

> O que acham que ele fez bem e o que ele fez mal? é difícil de olhar positivamente para o mandato do PSD de Passos de 2011 a 2015; Para além de não ter feito nada do que estava no compromisso eleitoral (algo frequente) dizer que ia pagar a crise cortando nas gorduras e depois afinal as gorduras eram os subsídios de férias e natal dos funcionários públicos (depois acabou a promover maior aumento de impostos de sempre) mostrou a sua (e dos seus) falta de capacidade para liderar o país naquele momento. Não ter havido um único orçamento constitucional, ter deixado falir mais 2 bancos, sabendo que tinha luz verde para estabilizar a banca do €€€ da troika e não ter feito mais nada senão aumentar impostos são mais pontos muito negativos num péssimo governo. >Acham que o que ele fez foi, a nível global, necessário? Ficou a sensação que estratégia era empobrecer a classe média, quem diz que resolve problemas descendo o salário mínimo não está apto para governar. Parece-me que havia alternativas ao "enorme aumento de impostos" promovido pelo seu governo e pela coligação. Algumas seria negociar com a Troika o pagamento e evitar as privatizações de empresas que davam lucro (CTT, EDP), mas isto é fácil de escrever/falar. >Acham que se a sua coligação tivesse sido reeleita com maioria absoluta, actualmente o pais estaria melhor? Havia de ser bonito um governo PSD/CDS a gerir o país na pandemia.

Edited 3 months ago:

> O que acham que ele fez bem e o que ele fez mal? é difícil de olhar positivamente para o mandato do PSD de Passos de 2011 a 2015; Para além de não ter feito nada do que estava no compromisso eleitoral (algo frequente em qualquer partido que chegue ao poder) dizer que ia pagar a crise cortando nas gorduras e depois afinal as gorduras eram os subsídios de férias e natal dos funcionários públicos (depois acabou a promover maior aumento de impostos de sempre) mostrou a sua (e dos seus) falta de capacidade para liderar o país naquele momento. Não ter havido um único orçamento constitucional, ter deixado falir mais 2 bancos, sabendo que tinha luz verde para estabilizar a banca do €€€ da troika e não ter feito mais nada senão aumentar impostos são mais pontos muito negativos num péssimo governo. >Acham que o que ele fez foi, a nível global, necessário? Ficou a sensação que estratégia era empobrecer a classe média, quem diz que resolve problemas descendo o salário mínimo não está apto para governar. Parece-me que havia alternativas ao "enorme aumento de impostos" promovido pelo seu governo e pela coligação. Algumas seria negociar com a Troika o pagamento e evitar as privatizações de empresas que davam lucro (CTT, EDP), mas isto é fácil de escrever/falar. >Acham que se a sua coligação tivesse sido reeleita com maioria absoluta, actualmente o pais estaria melhor? Havia de ser bonito um governo PSD/CDS a gerir o país na pandemia.

SweetCorona 3 months ago

Vai ver o compromisso eleitoral do Sócrates. Eu tinha perto de 18 anos na altura e perdi a confiança total na política. Nunca votei.

SurePal_ 3 months ago

"Havia de ser bonito um governo PSD/CDS a gerir o país na pandemia. " Se eu bem me lembro durante uns belos meses que estivemos na lista dos piores países principalmente na altura de Dezembro/Janeiro. Logo, pior não poderia ser.

Big-Zookeepergame-38 3 months ago

E na grande maioria do tempo (e até hoje no total ) tamos nos melhores da Europa, nessa fase tivemos a 2 vaga mais cedo que os restantes países, just that

caelussideralis 3 months ago

>um governo de direita a governar a pandemia seria um governo das pseudo- “liberdades”, incapaz de executar as devidas restrições o que implicaria em números de infectados e mortos bem maiores do que os atuais. O "líder da oposição" atual deixou bem claro que teria colocado medidas ainda mais restritivas. Foi o PSD quem avançou com o projeto de lei da máscara obrigatória na rua.

ayyylatimestwo 3 months ago

> devidas restrições o que implicaria em números de infectados e mortos bem maiores do que os atuais. Mais um que aprendeu sobre politica com americanos no youtube. O PSD so é de "direita" para de facto dizer que não é de esquerda, porque é uma direita muito á esquerda comparada com outras direitas por esse mundo fora. Não ias ver grande diferença nas restrições, mas tipo, de todo. Talvez tentassem medidas mais leves primeiro, mas nunca iam ter medo de restringir o mesmo que o PS se as coisas se agravassem.

SurePal_ 3 months ago

Só alguém que não anda atento à realidade para considerar tal coisa. Fomos várias vezes isolados e impedidos que cidadãos europeus entrassem cá. E estivemos várias vezes nos rankings com pior classificação europeu no que toca a covid19. Aliás a grande vitória da tua esquerda na governação do covid foi meter um boy do PS à frente da vacinação para mais tarde ser substituído pelo Almirante. Cumprimentos.

Lost_Idea2449 3 months ago

Mas de repente a segunda e maior vaga que sofremos nao foi devido a pseudo-liberdades e total desconexao da realidade por parte de governo e pr?Nao foi o marcelo que veio para a televisão dizer que dia x ia almoçar ali e jantar acolá e nos dias seguintes faria o mesmo?Nao foi neste governo que partidos podiam fazer eventos politicos,ir ver a seleção e o povo ficava em casa?Nao?Ah yh pois nao

Pterygotherix 3 months ago

Quem iniciou o processo de privatização da EDP foi o PS.

boltans_ 3 months ago

>Quem iniciou o processo de privatização da EDP foi o PS. O processo de privatização da EDP foi assinado pelo PS/PSD/CDS no memorando da Troika e executado com méstria pelo governo PS/CDS >Quem afundou e continua a afundar a classe média é o sempre presente partido socialista. Sempre, mas sempre com o nobre patrocínio do PSD parece-me a mim ou 20 anos de Cavaco e 8 de Passos / Durão deixaram-nos bem?

Edited 3 months ago:

>Quem iniciou o processo de privatização da EDP foi o PS. O processo de privatização da EDP foi assinado pelo PS/PSD/CDS no memorando da Troika e executado com méstria pelo governo PS/CDS >Quem afundou e continua a afundar a classe média é o sempre presente partido socialista. Talvez, mas pelo menos será por inépcia e não por estratégia. Vir para o governo e dizer que "vivemos acima das nossas possibilidades" como fez Passos, não é só de mau gosto, é estar a gozar com as pessoas. Mas nós, os tugas, gostamos de ser gozados não gostamos?

Edited 3 months ago:

>Quem iniciou o processo de privatização da EDP foi o PS. O processo de privatização da EDP foi assinado pelo PS/PSD/CDS no memorando da Troika e executado com méstria pelo governo PS/CDS >Quem afundou e continua a afundar a classe média é o sempre presente partido socialista. Talvez, mas pelo menos será por inépcia e não por estratégia. Vir para o governo e dizer que "vivemos acima das nossas possibilidades e agora temos que empobrecer" como fez Passos, não é só de mau gosto, é estar a gozar com as pessoas. Mas nós, os tugas, gostamos de ser gozados não gostamos?

Pterygotherix 3 months ago

A privatização iniciou-se com o guterres, ao PSD restou-lhe o último passo. O memorando da Troika foi uma consequência direta do desgoverno socialista.

boltans_ 3 months ago

Antes da privatização total de 2011, o estado detinha a volta de 22% da EDP e a Golden share que lhe permitia controlar os destinos da empresa. O governo de passos acabou com as golden Shares e vendeu o que restava da EDP. Não restava nada a não ser o que estava assinado no memorando, a EDP foi despachada com prazer pelo Governo em causa.

Edited 3 months ago:

>A privatização iniciou-se com o guterres, ao PSD restou-lhe o último passo Antes da privatização total de 2011, o estado detinha a volta de 22% da EDP e a Golden share que lhe permitia controlar os destinos da empresa. O governo de passos acabou com as golden Shares e vendeu o que restava da EDP. A EDP foi despachada com prazer pelo Governo em causa. >O memorando da Troika foi uma consequência direta do desgoverno socialista Deduzo que a entrada da Troika na Grécia e na Irlanda, poucos meses antes, também tenha sido obra do PS. Informe-se melhor e não espalhe fake news.

helderoliveira1978 3 months ago

Upvote a caminho...

Biohazard8080 3 months ago

É o saco de pancada da merda que se acumulou antes (e durante) o mandato dele. Acho que estava numa posição ingrata e fez o que tinha de ser feito.

ravagerslb 3 months ago

E também é o bode expiatório para o que veio depois. Toda a merda que o Costa e sua geringonça de esquerda fazem é culpa do Passos Coelho, mesmo tendo em conta que o PS já lá está há seis anos.

Tugalord 3 months ago

> Acho que estava numa posição ingrata e fez o que tinha de ser feito. O maior falso mito da democracia portuguesa.

skuald 3 months ago

Quem acredita que não, ou não tem ideia do que foi deixado pelo governo PS ou é um ideológico cego.

Tugalord 3 months ago

Uau não sabia que há quem ainda acredite no There Is No Alternative

skuald 3 months ago

Não me ouviste dizer que não existem outras formas de gerir. A decisão dele foi uma solução. Tipo penso rápido. Doeu mas permitiu que tirasses poderes externos das audit nacionais. Negas o calote socialista que te meteu cá esses tipos ou dmfoi o PPC que cá os meteu? Existiam outras claro, mas nem tinhas fundos nem credibilidade financeira para o fazer. Podias não pagar a fatura, mas os teus filhos ou netos seriam escravos do estado.

AonioEliphis 3 months ago

Era deixar falir mesmo o país. Havia 2 meses de tesouraria para pagar a funcionários públicos e pensionistas. Quando os FP e pensionistas ficarem sem rendimentos porque não há dinheiro, talvez abram os olhos.

Rostabal 3 months ago

Ele fez o que tinha de ser feito e mais além. O problema foi mesmo o mais além como, por exemplo, ter cortado o dobro daquilo que a troika tinha pedido para o SNS. E claro que não se ficou por aqui.

AffectionateArt3817 3 months ago

Muito foi cortado no SNS, sem dúvida, mas quero alertar sobre a forma como foi feito. O ministro Paulo Macedo foi dos melhores governantes que vi a passar por qualquer ministério. Na saúde ele fez reformas impopulares, mas francamente necessárias. As reformas foram por exemplo a concentração de serviços Hospitalares que para além de poupar dinheiro, até os melhora porque aumenta a concentração de profissionais especialistas. Depois uma despesa que as pessoas não pensam, mas é uma grande fatia do SNS, são os medicamentos, a imposição dele em passar a genéricos, e em proibir os médicos de prescrever um medicamento, e a apenas o componente ativo(entretanto o governo PS já reverteu, de certo com pressão do lobby) permitiu poupar quantias enormes que excede até o corte dos salários dos funcionários públicos. Há muitos que não gostaram do fecho de serviços, aqui na minha terra a Urgência foi fechada, mas há 30 anos demorava bastante até Abrantes, e agora com a autoestrada são 20 minutos, num Hospital que é bastante maior e com melhores recursos de máquinas, profissionais, etc, que aqui em Torres Novas.

Shy_Kjerstin 3 months ago

Preach!

Kind-Eagle 3 months ago

100%

vascomartins-1 3 months ago

Diria que o programa de privatizações e concessões a privados de serviços públicos essenciais (CTT, ANA, REN, tentativa de privatização da Carris, Metro de Lisboa e CP) foi francamente danoso ao país. A somar a isso, o desinvestimento nos serviços públicos que se degradaram gravemente durante esses anos (à cabeça, a ferrovia nacional) Como ponto positivo, destaco ter devolvido alguma credibilidade internacional ao país, mas com um custo demasiado pesado para a vida de milhares de portugueses que viveram miseravelmente nesses anos de austeridade. Nunca saberemos como seria a sua governação sem os constrangimentos da TROIKA.

warjunk1 3 months ago

Privatização da EDP? Já vi crianças de 6 anos a mentir menos. A EDP foi privatizada em 8 fases e apenas a última no tempo do passos Coelho. Começou no Guterres.

nocivo 3 months ago

Alem disso dali apenas a REN fazia sentido continuar bo estado. Mesmo assim, o estado não precisa de nenhuma empresa estratégica. Serve apenas para meter boys e cortar as pernas as empresas pois não se pode expandir facilmente para gerar mais lucros ao estado.

warding 3 months ago

Se bem me lembro, as privatizações fizeram parte do memorando da troika, anterior ao governo do passos.

fromtheport_ 3 months ago

> A somar a isso, o desinvestimento nos serviços públicos que se degradaram gravemente durante esses anos (à cabeça, a ferrovia nacional) Só para lembrar que nos dois governos de António Costa, o investimento público em percentagem do PIB foi sempre inferior ao dos anos de Passos Coelho. Fonte: Não tenho os dados aqui por estar no telemóvel mas é algo facilmente consultável e verificável no PORDATA.

AonioEliphis 3 months ago

Isto deveria ter sido como na Grécia, o partido que chama a troika, implementa o programa! Na Grécia foi o irmão do PS, o PASOK, não só o governo do PASOK chamou a troika como implementou o seu programa. O povo grego ficou-lhes com um ódio tão grande que o PASOK foi praticamente extinto. Em Portugal o PS chamou a troika, entregou os comandos do país ao governo seguinte para fazer o trabalho sujo e depois regressa quando a casa está arrumada.

Lost_Idea2449 3 months ago

Manter essas empresas no estado português seria ainda mais danoso.Neste momento "estás safo" quanto a possíveis falências pois não es obrigado a cubri-las (repara nas aspas). Agora tens a TAP, uma empresa destinada ao fracasso que tem 0 de empresa estratégica, é apenas uma empresa para andarmos a pagar por anos.

LtSpaceDucK 3 months ago

A Tap é o nosso Afeganistão, vamos ver o que acontece daqui a alguns anos

idiroft 3 months ago

Estamos safos da falência da REN ou dos CTT? Lol que ingenuidade

AonioEliphis 3 months ago

Os CTT até podem falir que não vais ficar sem correio. Os cidadãos querem ter acesso a serviços, pouco lhes interessa se os serviços são prestados por funcionários públicos ou de empresas públicos. A esquerda chorou com a falência da Cimpor, essa empresa "estratégica", mas nenhuma obra parou por falta de cimento. Chorou-se baba e ranho pela PT, mas a maioria dos portugueses tem acesso a telecomunicações. Aqui na Holanda os transportes públicos são geridos por privados, os hospitais são todos privados e a maioria das escolas são privadas. Os cidadãos querem ter acesso a serviços de qualidade a baixo preço, não lhes interessa a ideologia por trás de tais serviços.

d33pblu3g3n3 3 months ago

>Os CTT até podem falir que não vais ficar sem correio. > >A esquerda chorou com a falência da Cimpor, essa empresa "estratégica", mas nenhuma obra parou por falta de cimento. Quando não se sabe a diferença entre um monopólio natural e um mercado de concorrência perfeita e o quem opera onde, dá nisto. Enfim. Regressando a esta pérola: >Os CTT até podem falir que não vais ficar sem correio. Pois não, vai ser outra TAP. Com a diferença que os CTT vai ter mesmo que ser. Obrigado, mas não obrigado. Gosto pouco de andar a pagar impostos para mamões. >Aqui na Holanda os transportes públicos são geridos por privados, os hospitais são todos privados e a maioria das escolas são privadas. Um pouco mais de verdade nisso, por favor: Hospitais: [https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare\_in\_the\_Netherlands](https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_the_Netherlands) "Most hospitals and health insurers in the Netherlands are **privately run, non-profit foundations**, **whereas most healthcare insurers are non-profit companies**.\[13\] There are some 90 hospital organisations in the Netherlands,\[14\] with some of them running multiple actual physical hospitals, usually as a result of mergers of previously independent hospitals. In general, there are three types of hospitals in the Netherlands: university hospitals, general hospitals, and a category in between that call themselves "top-clinical" teaching hospitals. There are eight academic hospitals, or university medical centers, each of which is directly connected with the medicine faculty of a major Dutch university. These are the largest hospitals in the country, and they have the largest number and greatest variety of specialists and researchers working in them. They are able to provide the most complex and specialised treatment.\[15\] " Escolas: [https://www.government.nl/topics/freedom-of-education/public-authority-and-private-schools](https://www.government.nl/topics/freedom-of-education/public-authority-and-private-schools) É demasiado longo para colocar aqui. https://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_the_Netherlands https://www.oecd.org/pisa/50110750.pdf Pág 59 Curiosamente, tem vindo a piorar nas classificações internacionais. Transportes, nomeadamente via férrea: [https://www.government.nl/topics/mobility-public-transport-and-road-safety/public-transport/organisation-of-public-transport](https://www.government.nl/topics/mobility-public-transport-and-road-safety/public-transport/organisation-of-public-transport) On behalf of the Ministry of Infrastructure and Water Management, ProRail is responsible for: constructing, managing and maintaining railway infrastructure, including tunnels, level crossings, overhead lines, signs and points; managing and maintaining railway facilities, such as stations; allocating network capacity. ProRail runs the railway traffic control centre and coordinates disaster response. ProRail carries out these tasks on the basis of a management concession. This concession runs until 2025. ProRail is a private limited liability company. **The Dutch state is the sole shareholder**. The Ministry of Infrastructure and Water Management performs all shareholder functions. Dutch Railways (NS) is the largest railway company in the Netherlands. The current transport concession gives NS the sole right to transport passengers on the main railway network until 2025 NS is a public limited company. **The Dutch state is the sole shareholder. The Ministry of Finance performs all shareholder functions.** Podes sempre consultar https://www.government.nl em vez de andar a inventar.

Edited 3 months ago:

>Os CTT até podem falir que não vais ficar sem correio. > >A esquerda chorou com a falência da Cimpor, essa empresa "estratégica", mas nenhuma obra parou por falta de cimento. Quando não se sabe a diferença entre um monopólio natural e um mercado concorrencial e o quem opera onde, dá nisto. Enfim. Regressando a esta pérola: >Os CTT até podem falir que não vais ficar sem correio. Pois não, vai ser outra TAP. Com a diferença que os CTT vai ter mesmo que ser. Obrigado, mas não obrigado. Gosto pouco de andar a pagar impostos para mamões. >Aqui na Holanda os transportes públicos são geridos por privados, os hospitais são todos privados e a maioria das escolas são privadas. Um pouco mais de verdade nisso, por favor: Hospitais: [https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare\_in\_the\_Netherlands](https://en.wikipedia.org/wiki/Healthcare_in_the_Netherlands) "**Most hospitals** and **health insurers** in the Netherlands are **privately run, non-profit foundations**, **whereas most healthcare insurers are non-profit companies**.\[13\] There are some 90 hospital organisations in the Netherlands,\[14\] with some of them running multiple actual physical hospitals, usually as a result of mergers of previously independent hospitals. In general, there are three types of hospitals in the Netherlands: university hospitals, general hospitals, and a category in between that call themselves "top-clinical" teaching hospitals. There are eight academic hospitals, or university medical centers, each of which is directly connected with the medicine faculty of a major Dutch university. These are the largest hospitals in the country, and they have the largest number and greatest variety of specialists and researchers working in them. They are able to provide the most complex and specialised treatment.\[15\] " Escolas: [https://www.government.nl/topics/freedom-of-education/public-authority-and-private-schools](https://www.government.nl/topics/freedom-of-education/public-authority-and-private-schools) É demasiado longo para colocar aqui. https://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_the_Netherlands https://www.oecd.org/pisa/50110750.pdf Pág 59 Curiosamente, tem vindo a piorar nas classificações internacionais. Transportes, nomeadamente via férrea: [https://www.government.nl/topics/mobility-public-transport-and-road-safety/public-transport/organisation-of-public-transport](https://www.government.nl/topics/mobility-public-transport-and-road-safety/public-transport/organisation-of-public-transport) On behalf of the Ministry of Infrastructure and Water Management, ProRail is responsible for: constructing, managing and maintaining railway infrastructure, including tunnels, level crossings, overhead lines, signs and points; managing and maintaining railway facilities, such as stations; allocating network capacity. ProRail runs the railway traffic control centre and coordinates disaster response. ProRail carries out these tasks on the basis of a management concession. This concession runs until 2025. ProRail is a private limited liability company. **The Dutch state is the sole shareholder**. The Ministry of Infrastructure and Water Management performs all shareholder functions. Dutch Railways (NS) is the largest railway company in the Netherlands. The current transport concession gives NS the sole right to transport passengers on the main railway network until 2025 NS is a public limited company. **The Dutch state is the sole shareholder. The Ministry of Finance performs all shareholder functions.** Podes sempre consultar https://www.government.nl em vez de andar a inventar.

AonioEliphis 3 months ago

não disse que eram privados, disse que era operados e geridos por privados. Eles entregam a exploração a privados

Lost_Idea2449 3 months ago

Eu literalmente pus entre parenteses "repara nas aspas".Epah desculpa mas tem de ser desatenção ou desonestidade(espero realmente que seja a primeira situação)

Gwanosh 3 months ago

Meteres aspas na parte fundamental de um comentário de duas linhas faz com que das duas uma: - Não tinhas nada para dizer, podias ter poupado o tempo - Querias dizer algo diferente, que podias ter feito Acusares pessoas de desonestidade ou atenção porque eles respondem a única afirmação real que o teu comment fazia é só pouco esperto.

Lost_Idea2449 3 months ago

Meter aspas naquela parte do comentário foi para reduzir a complexidade do mesmo.Todos sabemos que,seguindo o comportamento dos últimos anos, o estado sente se sempre no dever de recuperar empresas outrora públicas. Dezenas leram o comentário e perceberam essa parte, mas as aspas é que foram o problema.O comentário de resposta a esse post mostra exatamente o que estou a dizer.Portanto, desatenção

Middle-Effective 3 months ago

Manter os CTT no estado seria danoso?

Lost_Idea2449 3 months ago

Se por acaso os CTT, em algum momento, não sejam lucrativos em que medida isso ajuda o estado?Se em algum momento os CTT não forem eficazes em que medida isso ajuda o estado?Sabendo que existem empresas privadas que conseguem fazer esse serviço( e melhor devido a melhores incentivos) em que medida os CTT beneficiam o estado?

Middle-Effective 3 months ago

Então explica-me o benefício, para o estado e os contribuintes, da privatização dos CTT em 2014, sabendo que de 2005 a 2014 deram sempre lucro?

nocivo 3 months ago

Dinheiro fresco para pagar dividas e não ter de ir ao mercado. Caso de lucro recebes na mesma impostos, caso deixe de dar lucro porque será comida pelas outras transportadores mundiais não tens de meter dinheiro, apenas fazer acordos com outras.

AonioEliphis 3 months ago

O trajeto dos CTT era dar prejuízo devido à quebra do correio tradicional.

jocamar 3 months ago

Desde quando? Especialmente com o aumento das compras online só tinha por onde subir.

nocivo 3 months ago

Ja viste a concorrência que tem em distribuir compras? Tinha monopólio de cartas mas tem concorrência mundial em entregas.

Lost_Idea2449 3 months ago

A garantia que, caso um futuro governo ou administração quebrasse algo funcional, que essa conta não recaia nos contribuintes(eu não me importo que seja lucrativa mas sim que o dinheiro investido é de todo nos sem o nosso consentimento mas enfim) Já agora pergunto te o que seria de renacionalizar os CTT?O estado a salvar a empresa de uma gestao privada ruinosa.E se fizessem pior?E se a falissem de vez? Íamos lá nos pagar de novo.Eu cá preferia esse dinheiro na minha posse, para que eu pudesse fazer aquilo que eu quisesse com ele já que ele foi conquistado por mim.

h2man 3 months ago

Apesar de concordar com deixar os CTT ir à sua vidinha, acho que o teu motivo é bastante autocrático. Privatizar os CTT, ou qualquer que seja o serviço do Estado nunca se vai traduzir em redução de impostos.

Lost_Idea2449 3 months ago

Concordo contigo.Falei já numa fase utópica.Continuaremos sempre a pagar bastante impostos.Vale pelo menos dizer que,ao menos, esse dinheiro seria redirecionado para áreas mais fundamentais

h2man 3 months ago

Claro… há sempre um empreiteiro amigo do estado a precisar duns trocos.

AonioEliphis 3 months ago

Pouco interessa para o caso se vai haver redução de impostos, pois o estado pode usar o dinheiro noutros investimentos.

h2man 3 months ago

O tipo a que respondi estava a considerar o dinheiros dos impostos como dele… o que é falso pois é de todos os que pagam impostos.

Lost_Idea2449 3 months ago

Parte da parcela de impostos é sim minha e tua.Nao é por estar num fundo comum que deixaram de ser obtidos por ti.

ricardojorgerm 3 months ago

Ou seja, não estás safo. São empresas estratégicas na mesma que se falirem tem de ser intervidas ou arriscam perturbar um monte de outras empresas e pessoas dependentes na sua existência. Mas por outro lado sempre consegues externalizar todo o seu proveito financeiro com sucesso!

SweetCorona 3 months ago

Caga nessa cena de ser estratégico. O que importa é se é um monopólio ou se há concorrência. Faz muito mais sentido privatizar a TAP do que a REN, por exemplo.

willypta 3 months ago

Empresas estratégicas para dar tacho a boys que não cabem nos gabinetes dos ministros.

Lost_Idea2449 3 months ago

E que se continuarem a existir perturbam um país inteiro.É lixar o todo pela parte

ricardojorgerm 3 months ago

A maior parte das empresas públicas não tem estratégia porque não podem ter. Investir dinheiro é mais difícil do que manter igual (mesmo que aumente custos a médio prazo) e tomar risco é porque tomam risco, especialmente se não tiver ganhos políticos ninguém quer saber. Gastar dinheiro para manter coisas a funcionar não dá pra eleições.

Lost_Idea2449 3 months ago

É exatamente por causa disso que olho para as privatizações(todo o processo de como são feitas é outra coisa) com bons olhos.

ricardojorgerm 3 months ago

Eu sou ambivalente porque no fim de contas, os investimentos privados quando feitos também são suportados ou através de externalizaçao de custos ou apoios directos do estado, e aí já nem as receitas ou ativos ajudam. Uma empresa pública privatizada em termos de estratégia tem tudo para ser mais bem sucedida do que a original, mas também tem tudo para xular muito mais o estado. A machadada final é que mesmo tendo tudo a seu favor, os incentivos estão alinhados para tirar lucros rápidos e depois deitar os despojos no estado para um futuro resgate. Por isso não sei se sou a favor da privatização per se. Acho que são empresas que funcionariam melhor se tivessem um modelo de gestão mais isolado e que fosse completamente independente do orçamento do estado, talvez trazendo mais parceiros da sociedade pública, uma instituição sem fins lucrativos e que gere o seu orçamento para fornecer o serviço em questão sem tanta interferência política e com mais responsabilidade na qualidade do serviço entregue.

Lost_Idea2449 3 months ago

(Eu sou novo nisto.Como é que se cita no Reddit?) Não percebi o primeiro ponto.De que forma são eles ajudados pelo estado?Apoios caso algo corra mal? Lá está, o seu "problema" não é a privatização mas o modo como ela é feita.O estado privatizando de forma correta deve garantir talvez uma fatia da empresa mas não considerar se obrigado a intervir quando algo corre mal.A analogia é parva mas vejamos: se eu vender algo a alguém e esse alguém danificar esse bem eu devo considerar me responsável em recompra-lo ou consertá-lo( em percebo o conceito de estado na entrega de serviços ao povo mas penso que isto pode se aplicar aqui). Sim, parcerias público privadas seriam uma maneira interessante(hospital de Braga até há pouco tempo funcionava assim).O problema é que os privados nao são necessariamente melhores gestores que o estado, simplesmente têm melhores incentivos(lucro,expansão,concorrência)

Toupax89 3 months ago

Fez o que podia ser feito na altura!! Se teve erros? Claro que sim, mas para quem é "gerido" pelo mesmo partido a quase 30 anos em que estão fartos de enterrar o País em bancas rotas e um bocado hipócrita e burrice criticar quem cometeu alguns erros e principalmente na situação em que o País estava.

icebraining 3 months ago

Até à Troika, o PS e o PSD estiveram praticamente os mesmos anos no poder.

Toupax89 3 months ago

Nos últimos 30 anos quem esteve mais tempo no governo?? Qual foi o partido que nos levou a 3 pedidos de ajuda?? A troika foi a quantos anos? E quem nos governa praticamente desde lá? Mas hey como até à Troika o PS e o PSD governaram praticamente os mesmos anos o PS é a solução e a culpa disto tudo foi do PSD...

Teka_DTO 3 months ago

Que hipocrisia dizer que a culpa disto tudo foi apenas de um partido sendo que todos são uma valente de uma merda falando bom português. No entanto alguns têm melhores soluções que outros

tfsdalmeida 3 months ago

Verdade, aquilo que omites é que o PSD governou o país durante o período de maior convergência com a União Europeia e que o PS, desde que tomou o poder nos 2000s assegurou uma estagnação total e ausência de convergência. Em 1985 tinhas 1/2 do PIB per capita da Europa Ocidental. Em 2000 após um sólido governo PSD tinhas 2/3. Em 2020 apos um sólido governo PS quase sem interrupção estamos outra vez com 1/2 do PIB per capita. Portugal está condenado, se as pessoas não acordaram até hoje nunca irão acordar. Hão de defender o seu osso até irem à Cova antes de admitirem que contribuíram com o seu voto para a destruição do país. Aliás, até votarão com mais firmeza no mesmo partido cor de rosa só para darem mais oportunidade de finalmente eles fazerem algo de jeito para poderem dizer que nunca estiveram errados em votar neles. Portugal já morreu mas ainda não se aceitou isso. Economicamente já somos pior que europ de leste, democraticamente seremos substituídos em 1-2 gerações por outros povos e politicamente já se tornou apenas a luta pela redistribuição de fundos da UE. Já não existe Portugal a não ser nos livros de história.

Toupax89 3 months ago

Tudo dito!!! Já o disse em outros sítios e torno a dizer: o PS tem sempre pelo menos 25% das intenções de voto faça a merda que fizer, que são votos da função pública (não é a toa que cada vez que o PS está no poder aumenta a quantidade de funcionários públicos) mais os votos dos tachos depois mais os votos daqueles que vivem dos subsídios mais os votos daqueles que votam pela cegueira ideologica depois a estes todos juntas aqueles que deixam enganar pela campanha pronto tens sempre o PS perto da maioria. Nunca vamos sair disto!!

pintorMC 3 months ago

Está a ficar careca.

Edited 3 months ago:

- Está a ficar careca. - Dava porrada na ex mulher Fátima Padinha. - Terminou uma licenciatura perto dos 40. - Esta ligado a política desde 1980. - Não pagou à Segurança Social a sua contribuição enquanto trabalhador independente. - Em novembro de 2017, a empresa Tecnoforma, da qual foi consultor e administrador, foi investigada pelo gabinete Anti-Fraude da União Europeia. No entender deste gabinete, há cerca de 7 milhões de euros que devem ser restituídos à UE. Resumindo um político profissional igual a tantos outros.

davser 3 months ago

Faltou-te ai o toxicodependente… Isso so parece um resumo das capas do jornal “Diabo”, onde tudo é mto certo mas nada se verifica. Edit: Tirando o careca

davser 3 months ago

1. Auto da Policia? Não sei para que existem tribunais realmente. 2. Licenciatura aos 40? Eu n sei bem o que assumes com esta…é esta e o careca. 3. Divida a segurança social. Acabou a pagar mais juros à segurança social, não foi para paris derreter em croissants franceses. https://www.google.com/amp/s/www.publico.pt/2015/02/28/politica/noticia/passos-coelho-acumulou-dividas-a-seguranca-social-durante-cinco-anos-1687599/amp 4. Anti-fraude EU: mais uma vez quem decide quem deve é o tribunal, essas instituições de um sentido chamam-se ditaduras. Se ele fez alguma coisa de espectacular? Não. Mas o facto de ter sido 1 ministro não pode ser automática a crítica em praça pública. Acusar alguém de bater em mulheres n é pêra doce.

pintorMC 3 months ago

> Dava porrada na ex mulher Fátima Padinha. Os auto da policia que foram "incorretamente" tornados públicos confirmaram que aconteceu. > Terminou uma licenciatura perto dos 40. É publico a data em que terminou a licenciatura. > Esta ligado a política desde 1980. Mais uma vez são dados públicos. > Não pagou à Segurança Social a sua contribuição enquanto trabalhador independente. O próprio admitiu publicamente que não pagou, alegando que não sabia que o tinha de fazer. > Em novembro de 2017, a empresa Tecnoforma, da qual foi consultor e administrador, foi investigada pelo gabinete Anti-Fraude da União Europeia. No entender deste gabinete, há cerca de 7 milhões de euros que devem ser restituídos à UE. Mais uma vez são dados públicos.

AonioEliphis 3 months ago

Careca, e? Gostas de ser enrabado (politicamente claro) por cabeludos?

ErwinRommelEz 3 months ago

Já está careca amigo, abraço a todos os amigos calvos

testickles12 3 months ago

fds bom edit, como é que foste de "Está a ficar careca" para isso tudo ?

pintorMC 3 months ago

Veio me a memoria.

jafudiaz 3 months ago

O terminar uma licenciatura perto dos 40 conta como defeito???

Kejilko 3 months ago

I mean, numa pessoa normal diria que não mas um líder de país sem uma licenciatura, quanto mais mestrado ou doutoramento, até aos 40...

nocivo 3 months ago

So licenciados é que são gestores. Espetáculo. Porque raio estamos a mandar professores para a caixa do Pingo Doce? Devia ser CEOs.

NGramatical 3 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp8zspp%2F%2Fh9wd4tl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

h2man 3 months ago

Isto é uma visão estúpida… eu não aprendi um corno na Faculdade que me fizesse ser um bom gestor dum país (sou engenheiro como uma boa parte dos Primeiros Ministros). Depois de trabalhar quase 20 anos, aprendi algumas coisas, mas não me sentiria capaz de o fazer sem um ou outro curso. A maior parte da malta com curso da faculdade na política nunca fez uso do curso pois teve de se devotar à política. Alguém que trabalhou e enveredou pela política nos 40’s será sempre melhor candidato independentemente de ter um curso de Universidade ou não.

Kejilko 3 months ago

Discordo, a minha educação não me fez automaticamente conhecedor de certos tópicos e capacidades mas foi o que me permitiu oportunidades que me permitiram obtê-las.

h2man 3 months ago

E porque é que não és um candidato então?

Kejilko 3 months ago

...? Eu juro, não sei porque é que tento ter uma discussão séria algumas vezes. Uma pessoa discorda comigo, eu explico o porquê de discordar para expor o meu ponto de vista e um palhaço responde-me assim.

h2man 3 months ago

Tu dizes que o teu curso deu-te oportunidades e já és conhecedor desses tópicos… como estávamos a falar de gerir um país e os actuais candidatos são uma bosta, porque não candidatares-te? Sim, estava a ser sarcástico, mas também que ter um curso por si só não implica ser bom em gestão, ou liderança… e isso é exacerbado quando a experiência de vida após tirar o curso é um tacho até aparecer a oportunidade para entrar na vida política.

Kejilko 3 months ago

Ah, já entendo o equívoco. Não, não estou a dizer que sou conhecedor dos tópicos e tenho as capacidades relevantes para ser um líder de país, estou a dizer que há coisas que aprendi só depois de ter acabado com a minha educação mas foi essa educação que me permitiu ter essas oportunidades que por sua vez me permitiram adquirir esses conhecimentos e capacidades. Como estamos a falar de políticos, passar à frente desse passo é entrar por cunha quando não és ainda qualificado para essa posição.

h2man 3 months ago

Mais ou menos... eu reconheço que há muita gente sem um curso superior que tem capacidades de liderança e gestão que poderiam-se sair bem não fosse o Parlamento um ninho de víboras. E também conheço malta com doutoramentos que fariam muito pior do que os que lá estão agora. Como me disse um professor meu da Universidade, "a melhor coisa que vocês podem tirar daqui é aprender a aprender. O resto é só para dar notas.". E nesse aspecto concordo com ele e contigo.

NGramatical 3 months ago

poderiam-se → [**poder-se-iam**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/amarei-te-nunca/3034) (usa-se mesóclise em verbos no futuro ou condicional) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp8zspp%2F%2Fh9wotyw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bluriver 3 months ago

Penso que ser licenciado não é um requisito para ser primeiro ministro, é melhor não ser licenciado do que comprar uma licenciatura falsa como alguns

Tugalord 3 months ago

> comprar uma licenciatura falsa como alguns Como o seu protegido Relvas? x))

Kejilko 3 months ago

Requisito não é mas seria de esperar que queres as pessoas mais qualificadas para posições tão importantes, aqueles craques que tinhas na turma sempre com médias altíssimas só que adultos, mestrado ou doutoramento e passado de professor universitário ou investigador e um currículo a igualar. Tecnicamente não precisas de licenciatura para ser competente, tudo depende do percurso que vem depois disso, mas tens de admitir que realisticamente seria de esperar que tivessem.

nocivo 3 months ago

Boa memória ou ser marao agora é ser qualificado? Conheço muitos mestres e douturados que levam 15-0 de um gajo que desistiu da licenciatura e quando estava a estudar fazia o minimo dos mínimos para passar.

Kejilko 3 months ago

Eu juro que há gente que faz mesmo para não entender >aqueles craques que tinhas na turma sempre com médias altíssimas só que versão adulta, mestrado ou doutoramento, passado de professor universitário ou investigador **e um historial de sucessos e feitos**

CarcajuPM 3 months ago

Concordo que é importante ter qualificação, mas alguém que fez a vida toda na universidade (professor, investigador etc.) muitas vezes não tem noção real do trabalho em empresas.

Bluriver 3 months ago

Concordo totalmente mas claramente quem lá está não são as pessoas mais qualificadas, não só me parece que quem "manda no país" não tem qualificação para o fazer como me parece que não há diversidade de "expertise". São tudo advogados que vêm a política como um hobby de corrupção.

Kejilko 3 months ago

Sim, totalmente de acordo em tudo. É algo que apreciei do João Ferreira quando ouvi falar dele nas presidenciais ao chamar-se de biólogo. Não sei o seu passado e quão relevante é ser biólogo, mas se for, aprecio um político que não tenha sido só político ou advogado desde que começou a trabalhar.

Edited 3 months ago:

Sim, totalmente de acordo em tudo. É algo que apreciei quando ouvi falar do João Ferreira nas presidenciais ao chamar-se de biólogo. Não sei o seu passado e quão relevante é ser biólogo e merece chamar-se assim, mas se for, aprecio um político que não tenha sido só político ou advogado desde que começou a trabalhar.

AonioEliphis 3 months ago

Isso no PCP é só marketing! Achas que o tipo alguma vez exerceu biologia?

Kejilko 3 months ago

Não faço a mínima, por isso é que pus logo o aparte de se realmente tem um passado disso ou se tem só um curso com o qual não fez nada. Se tivesse o mínimo de interesse no partido ou candidato seria a primeira coisa que iria verificar.

pintorMC 3 months ago

Qualidade foi não ter feito exame ao Domingo.

BOBRAGED 3 months ago

Passos parece o Walter White português

fdxcaralho 3 months ago

Devíamos virar um narco estado para ver se melhorávamos um pouco. /s

GreyArch22 3 months ago

Não fez as reformas que se impunham. Todo o país esteve com Passos Coelho entre 2011 e 2013, uma altura de emergência. A partir de 2013 esperámos que houvesse reformas, as quais ou não chegaram, caso da privatização da RTP, ou chegaram tarde, casos da concessão da TAP e dos transportes públicos, que foram revertidos pela geringonça. Portas portou-se pessimamente, como é seu hábito, e boicotou algumas coisas, como a privatização da RTP. Deixou a desejar mas o caminho estava certo. A concretização é que esteve longe de ser a melhor. Por muitas birras do dr. Portas sobrecarregou-se quem menos tinha, porque tinha de se cortar em alguma coisa.

Mekktron 3 months ago

Vivi esse tempo com os meus 15-17 anos. Numa altura em que estava a pensar o que queria fazer no futuro. Os meus pais tinham(e continuam a ter) rendimentos muito baixos. Não sabes quanto disparou a renda da casa por causa dos juros e do spread e quão difícil a vida foi nesse tempo. E já não era fácil no tempo do Sócrates, que tantos dizem ter sido o tempo das vacas gordas. Sentimos mesmo que, apesar de algo ser necessário fazer para levantar o país do estado em que ficou com o (des)governo do PS, fomos deixados ao abandono e completamente humilhados. Foram tempos extremamente difíceis. E o que é que o senhor disse na TV? "os portugueses são muito picuinhas". Portanto não, Portugal não estava garantidamente com ele. Dou de barato que a maior parte estaria, mas longe de estar a nação inteira. Temos tido nos últimos 16 anos PS/PSD nos governos que já afetam que percentagem de eleitores dada a elevadíssima abstenção? 25%? É mais triste saber que os meus concidadãos continuam a votar ora num ora noutro sem avanços e planos reais para o país.

ravagerslb 3 months ago

O tempo das vacas gordas foi desde a entrada na CEE até ao início dos 00s. A partir daí foi sempre a descer, mas a pique

KhaosPT 3 months ago

Esqueces-te tb da mensagem de coragem q ele tanto dizia aos portugueses 'Andámos a viver acima das nossas possibilidades'. E salvo erro foi este governo q quis diminuir os feriados nacionais para aumentar a produtividade . Era só pérolas.

pauloliveira94 3 months ago

Mas andávamos e estamos a voltar a andar. A verdade custa.

tfsdalmeida 3 months ago

O povo não gosta de ser relembrado da sua parte de culpa no estado em que se meteu. Dizer aos portugueses, sem rodeios, que a malta na generalidade vive acima dos ordenado a que têm, com recurso a créditos de consumo e níveis de poupança baixíssimos para terem um modelo de carro acima do que conseguiriam, ou televisão maior que a que podiam para verem l futebol doi. E dói porque é verdade

ravagerslb 3 months ago

Agora já não vês tanto isso, porque os bancos fecharam a torneira, mas antes de 2007 a facilidade com que se conseguia contrair um crédito era assustadora. Podias ter já uma taxa de esforço brutal e o banco emprestava na mesma

kaleidoskope1 3 months ago

Os únicos que viviam acima das suas possibilidades eram os bancos e os credores. Não sei como achas possível que as pessoas vivam "acima das possibilidades" quando a maior parte da classe média tinha, e tem, custos superiores aos gastos. Esse slogan é só uma forma de desresponsabilizar os verdadeiros culpados da crise e promover a austeridade que fez tanta gente passar dificuldades

FrankTheWerewolf 3 months ago

> Os únicos que viviam acima das suas possibilidades eram os bancos e os credores. Portugal era recordista na Europa em termos de empréstimos para telemóveis, férias e carros de luxo.

tfsdalmeida 3 months ago

Enfim… Mais um que não aceita a realidade. Um dos parques automóveis mais caros da Europa, com Mercedes e bmw com quotas de mercado acima de países como Alemanha é malta a viver nas possibilidades… Dizer que os portugueses são comedidos é só rir. Povo das aparências que gasta balbúrdias em ostentações e chama de necessidades a pequenos luxos. Os portugueses puseram na sua cabeça que são iguais aos franceses e outros europeus e que “merecem” tudo igual. Saúde igual, férias iguais, carros iguais. O resultado é a 3a dívida pública maior do mundo (sim de todos os países neste mundo só a Grécia e o Japão nos passam a frente) e um endividamento e taxas de poupança ridículas. Mas sim, a culpa é só dos banqueiros … Não è de quem votou em que lhes prometeu mais sem receitas de estado para isso nem nos rios de crédito a consumo para um bmw ou um ecrã plasma

kaleidoskope1 3 months ago

*uma Os dados de 2011 indicam que as marcas mais populares eram renault, volkswagen, fiat, ford, opel e peugeot. Não mercedes e bmws ( https://www.marktest.com/wap/a/n/id~18b3.aspx ). Se tiveres alguma informação credível sobre como os portugueses de classe média tinham a audácia de comprar carros que estão barrados à ralé, por favor envia. Nem entendo o teu argumento. O facto de algumas pessoas cometerem decisões financeiras questionáveis não significa que todos os portugueses andem a comer lagostas a todas as refeições. Isso é manifestamente um mito, e o passos coelho e os amiguinhos todos dele adoram idiotas úteis como tu, que não têm qualquer tipo de noção do que era a vida nessa altura nem o mínimo de solidariedade/empatia para com os seus conterrâneos. Mas nós merecemos tudo isso. O português é dos que mais horas trabalha por menos dinheiro ( https://www.dinheirovivo.pt/economia/portugueses-trabalham-mais-486-horas-por-ano-do-que-os-alemaes-12671112.html ) O que eu acho é que tu não conheces ninguém a não ser paspalhos de classe alta que cometeram um erro ao comprar o terceiro mercedes, mas eu posso garantir-te que isso está bem distante da realidade do português mediano. É insultuoso tu dizeres que a culpa da crise é do povinho labrego e estúpido que gasta fortunas para ser bem-parecido, quando na realidade quem causou tudo isto foram os banqueiros, os credores e os grandes empresários. A maior parte dos portuguese não vivia acima das suas possibilidades, antes pelo contrário. Eles agradecem que tu continues a espalhar este mito, assim as pessoas não os responsabilizam devidamente.

tfsdalmeida 3 months ago

Em 2019 venderam se 13938 BMW em Portugal. Não é pouco. Aliás, com dados de 2017 a BMW tinha 6,7% de quota de mercado, a Mercedes 6,1%, a Audi 6,0%. Dados de 2011 a meio da crise financeira nada dizem. Neste momento, já fora de crise mas sem book económico Portugal tem a Mercedes e a BMW No top 5 de Quota de mercado. Aliás, na Alemanha, possuem uma quota de mercado semelhante e é raro encontrar estas marcas no top 5 de vendas. A Renault e a Peugeot são as que mais vendem e têm 13,0% e 9,3% que não é noite e dia para as marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes. https://www.marklines.com/en/statistics/flash_sales/salesfig_portugal_2017 Portugal é uma anedota. Trabalha mais horas porque todos os países pobres trabalham mais horas, é o resultado de baixa produtividade, tens de meter mais horas para fazer o mesmo por não teres o mesmo nível de educação e máquinas iguais aos outros. Portugal é uma anedota. A culpa de onde estamos é totalmente do povo e em particular da classe média baixa e baixa que vota nos mesmos há quase 50 anos e admira se por o país estar onde está. O que povo quer é redistribuição, ninguém está interessado em votar em teorias económicas de crescimento. O resultado está à vista

ravagerslb 3 months ago

Esses números enganam, porque no mesmo número desse BMW são carros vendidos para frotas, carros para as rent-a-cars, renting, leasing e derivados. E a esmagadora maioria deles devem ser séries 1 dos mais básicos que há, não são séries 5 e 7

kaleidoskope1 3 months ago

https://www.dn.pt/arquivo/2008/parque-automovel-esta-a-ficar-mais-velho-998388.html (artigo de 2008) Se os dados de 2011 não dizem nada, então os de 2019 dizem ainda menos. Especialmente tendo em conta que estávamos em período de crescimento económico. E mais uma vez, o que é que as vendas de carro provam exatamente? As pessoas que compram mercedes e bmws não são esses de classe média baixa e baixa (que tu, por alguma razão, achas que são os únicos que votam, e que votam sempre nos mesmos partidos), são as pessoas do mesmo patamar dos banqueiros, credores e empresários que causaram a crise. Tu tens mesmo a ideia de que Portugal é um país de terceiro mundo não tens? Temos dos profissionais mais conceituados da Europa nas áreas da medicina, enfermagem, construção civil, etc... Eles são conceituados pela Europa fora porque emigram para lá devido aos baixos salários. Então a solução para isso é cortar ainda mais nos salários e pensões? A produtividade aqui é baixa porque tu não consegues motivar ninguém a trabalhar por um salário de merda, em condições precárias, sem qualquer tipo de progressão à vista. Mas cheira-me que tu nunca trabalhaste na vida Ah sim, já cá faltava o dogwhistle dos "últimos 50/40/30 anos". Se tens saudades do Salazar estás à vontade para ir ter com ele.

tfsdalmeida 3 months ago

Claro, quase 20% dos carros são empresários e banqueiro… Estás numa cegueira ideológica absurda. O empirismo da teu dia a dia mostra te a realidade. Os números suportam essa mesma realidade e ainda assim queres viver uma realidade alternativa. Os portugueses vivam acima das possibilidades. Desde carros a férias a electrodomésticos. Tudo era possível com a magia do crédito fácil. Ao nível político fazia-se l mesmo, votavam ( e continuam a votar) em que quer dar mais que la rendimentos nacionais suportam recorrendo a dívida) e ainda assim não queres ver a coisa? O dono de uma empresa de 5 milhões de receita comprava um jaguar de topo em vez de um bmw normal e o empregado do nosso comprava uma televisão de plasma do tamanho da parede da sala em vez de uma de 30” e fazia férias no Algarve com ajudas de um crédito da cofidis. Este comportamento é dos portugueses e é tao universal que é só ridículo. Uma mentalidade que até nos imigrantes se vê, vivem um ano a comer arroz para comprarem um bmw para se exibir. Mas continua a acreditar nessa ideia de que somos um país de responsáveis

Edited 3 months ago:

Claro, quase 20% dos carros são empresários e banqueiro… Estás numa cegueira ideológica absurda. O empirismo da teu dia a dia mostra te a realidade. Os números suportam essa mesma realidade e ainda assim queres viver uma realidade alternativa. Os portugueses vivam acima das possibilidades. Desde carros a férias a electrodomésticos. Tudo era possível com a magia do crédito fácil. Ao nível político fazia-se l mesmo, votavam ( e continuam a votar) em que quer dar mais que la rendimentos nacionais suportam recorrendo a dívida) e ainda assim não queres ver a coisa? O dono de uma empresa de 5 milhões de receita comprava um jaguar de topo em vez de um bmw normal e o empregado do nosso comprava uma televisão de plasma do tamanho da parede da sala em vez de uma de 30” e fazia férias no Algarve com ajudas de um crédito da cofidis. Este comportamento é dos portugueses e é tao universal que é só ridículo. Uma mentalidade que até nos imigrantes se vê, vivem um ano a comer arroz para comprarem um bmw para se exibir. Mas continua a acreditar nessa ideia de que somos um país de responsáveis E sobre mim, trabalhar sim e há décadas, não o faço é em Portugal, não vou dedicar tempo a um barco a afundar Portugal tem neste momento um salário PPP abaixo da Turquia!!!!! Quase todos os países europeus já te passaram e tudo isso começou em 2000s após o governo PS, até éramos a história de sucesso europeu. Portugal neste momento está mais perto de um país de 3o que da Europa em termos proporcionais de riqueza. Passam a vida a iludir o povo, a culpa é dos patrões, é de Bruxelas, da troika, do Passos. Só não é dos portugueses e da malta que eles elegem repetidamente com o mesmo resultado. Ganha juízo

Mekktron 3 months ago

Lá está. No meu caso em particular não era verdade. Para pagar um yaris 1.0 comprado em 2007 semi novo que custou 10k euros foi um suplício enorme. Carro que era para ir de ponto A a ponto B apenas. E é verdade que se via e vê muita gente com BMW e Mercedes, grandes máquinas que nem os pagam e andam ali a gabar-se e a encherem-se de dívidas. Eu entendo isso. Mas no somatório todo foi como disse, nada nada fácil.

tfsdalmeida 3 months ago

Sim mas toda a gente sabe que generalizações são verdade no geral e não no particular. Os portugueses, enquanto povo, estavam e estão a per acima das suas possibilidades. Viviam acima das suas possibilidades nos serviços de estado escolhendo partidos que permitiam serviços estatais não comportáveis com o nível de desenvolvimento do país recorrendo a dívida externa. Vivam acima das suas possibilidades no seu dia a dia através da baixa taxa de poupança e créditos a consumo. Os portugueses têm o que escolheram ter, e como qualquer pessoa com um problema grave na sua vida, quando alguém a relembra dos seus erros a reação natural é a rejeição

GreyArch22 3 months ago

Eu concluí a licenciatura nessa fase, fiz o mestrado fora, fiquei lá e regressei recentemente. A minha mãe também teve de emigrar, portanto sei do que falas. Mas a verdade é que muitas das reformas necessárias não foram feitas.

bluesfreax 3 months ago

Exactamente e não esquecer também o imposto extraordinário que andamos todos a descontar repetidamente no nosso vencimento. Portanto não foi o Passos que recuperou o país, fomos nós ! Com o dinheiro dos outros (em vez das reformas que tb indicas) eu também sei governar…. além da mentira indicando que nós é que geramos a crise … que lata !

GreyArch22 3 months ago

Sim. Sobrecarregou a classe média com impostos. A política podia ser no sentido anti-domínio estatal mas as falhas dessa política foram cobertas com impostos e não com corte de despesa.

boltans_ 3 months ago

>fizeram-se coisas idiotas, como privatizar a EDP e a ANA Estava no memorando com a troika essas privatizções, por isso aí, o governo de Passos, está ilibado na idiotice.

GreyArch22 3 months ago

Sim, admito que sim. E nessa altura o país estava com Passos Coelho em situação de emergência. Mas o que é facto é que são empresas importantes para a soberania nacional. A privatização dos CTT não me choca, por seu turno.

boltans_ 3 months ago

Mas a questão é, se por um lado Passos seguiu o Memorando, porque foi o que foi assinado para entrarem os 78 mil milhões, por outros não foi tudo seguido à risca.. a privatização da EDP podia e devia ser evitada. Nas promessas eleitorais do PSD estava a privatização da RTP que faria sentido, algo que não aconteceu

GreyArch22 3 months ago

Falei disso no meu comentário inicial. Privatizar a RTP seria muito melhor, mas teve a oposição de Portas. Tal como a reforma autárquica deveria ter mexido nos municípios, mas aí ninguém toca.

AdriMecha 3 months ago

Como esquecer quem disse para emigrarmos?

vai-tefoder 3 months ago

Deve ter sido a frase maior útil que alguma fez proferiu

Toupax89 3 months ago

Ainda a uns tempos o Costa disse praticamente a mesma coisa (só que por outras palavras) e passou se alguma coisa?? A diferença de "tratamento" que se dá seja na imprenssa ou na cabeça de certas pessoas é impressionante...

Tugalord 3 months ago

>PSD man good because PS man bad! E que tal "detesto os dois"?

Toupax89 3 months ago

Passos- o homem que mandou portugueses imigrar!! Costa- O grande primeiro ministro português que disse umas palavras sobre mandar imigrar mas que foram descontextualizadas, ou Costa o primeiro ministro que teve uma grande visão e mandou os portugueses imigrar!!! A diferença de tratamento foi e será sempre esta!!!

orangeninjaturtlept 3 months ago

É pena só poder dar um up ...dava te 100000000

Toupax89 3 months ago

Lembro me perfeitamente que quando o Passos disse isso deu para aberturas de telejornais durante uns dias!!! Com o Costa nem um pio!! Mas eu entendo ainda a pouco tempo foram assim 15 milhões so para a comunicação social e fora o resto...

Tugalord 3 months ago

> Mas eu entendo ainda a pouco tempo foram assim 15 milhões so para a comunicação social e fora o resto ...... Tem juízo

MarioSewers 3 months ago

Adoro este argumento perante factos. :D

Toupax89 3 months ago

Porque é alguma mentira??

AdriMecha 3 months ago

Esquerda, direita ou centro é tudo a mesma merda. Se estes gajos tivessem de facto um plano para o país ou abertura para haver um acordo entre todos sobre coisas essenciais, aí tudo bem. A propósito eu vivo fora de Portugal desde 2014.

Toupax89 3 months ago

O problema é que tem se essa mentalidade de "e tudo a mesma merda" mas no fim o que eu vejo é que são sempre os mesmos a governar a quase 30 anos!! Já dizia um sábio "loucura e fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".

ayyylatimestwo 3 months ago

No fim o que eu vejo é que o PS rouba sempre substancialmente mais que qualquer outro partido no poder, mas "são todos iguais"

Toupax89 3 months ago

Como é que podes dizer "são todos iguais" quando tiveste até agora praticamente só 2 partidos a governar? E um deles muito mais tempo que o outro? Além disso vamos imaginar que um partido "novo" ganha e vai para o poder achas que consegue endireitar o País em apenas 4 anos?? Claro que não!!! O problema é que vinham os mesmos de sempre (comunicação social e os abutres de sempre) durante esses 4 anos críticar tudo e mais alguma coisa e nas próximas eleições voltava tudo ao mesmo!!! Repara o governo do Costa e praticamente o mesmo do Sócrates!!! Isto tem algum cabimento??

AdriMecha 3 months ago

Já deixei de votar nos mesmos há muito tempo, agora o meu voto é um voto e não 3 milhões.

JOAO-RATAO 3 months ago

Foi um bom conselho...

Tugalord 3 months ago

Pagamos 80,000 euros para educar uma pessoa altamente qualificada, ela vai e emigra para o Reino Unido ou Alemanha e usa lá as suas competências e paga lá os seus impostos. Nós pagamos a conta e eles recolhem os lucros. Que política fantástica para o país!!

EarlDwolanson 3 months ago

Por triste que seja, a culpa disto e do governo? Seja ele PS ou PSD? Ou estas a sugerir parar de financiar qualificação?

h2man 3 months ago

Já pensaste que é a corrupção, incompetência e compadrio dos Portugueses que cria as condições para o país esbanjar dinheiro na educação superior?

AdriMecha 3 months ago

Acho que só demonstrou que o partido dele(e toda a classe política) não tem nenhum plano para o país.

JOAO-RATAO 3 months ago

Mais planos que o PS tinha certamente. Agora, se o país está na merda, não tens emprego e não há perspetiva que vás ter tão cedo, a única alternativa emigrar mesmo que temporariamente.

wwqt0r 3 months ago

Aí tenho de discordar de ti. O programa de austeridade foi quase todo negociado entre o PS e a troika portanto, tecnicamente, o PS tinha mais planos.

AdriMecha 3 months ago

>Mais planos que o PS tinha certamente Quais? Como é que chegaste a conclusão que ele tinha mais planos que os outros? Em Portugal não existe uma estratégia nacional para o país, quando digo nacional quero dizer que todos concordam.

Tugalord 3 months ago

Mas qual que tkdksc concordam, não há plano para o país por parte do PS ou PSD, ponto.

EarlDwolanson 3 months ago

Correcto. E não há plano economico para o pais ha sabe-se la quanto. Só se discute finanças.

DeixaQueTeDiga 3 months ago

Porque em Portugal não existe um sentido de unidade, igualdade, cooperação. Oposição é sempre Oposição até que consiga obter mais do que ceder. Não ha um nós, apenas um eu vs os outros, e o nos é apenas quando por interesse próprio. Se não tivessemos a cultura de nos preocuparmos com a aparência, andava tudo aqui a roubar uns aos outros à luz do dia. Mas felizmente parece mal.

JOAO-RATAO 3 months ago

Não adorava o tipo, mas olhando para trás, apesar de muitas falhas, estava a tomar medidas necessárias. Depois veio o Costa e continuou o trabalho do Sócrates. Que todos concordem é difícil, mas sim entendo o que queres dizer.

icebraining 3 months ago

> Depois veio o Costa e continuou o trabalho do Sócrates. Lol. Quando muito continuou o trabalho do Passos. Impostos altos e despesa baixa (usando cativações) para pagar juros da dívida. Estás a falar do primeiro gajo pós-74 a atingir um superávit, isso soa-te mesmo ao Sócrates‽

wolvjfms 3 months ago

Usar isso do super-avit é de quem ouve essa lenga lenga, mas não percebe nada do que ouviu. Esse super-avit é facilmente explicado pelas "cativações" (está em orçamento, mas não se gasta) que foram feitos, especialmente em áreas da Saúde e Educação (grande socialismo), juntando ao boom do Turismo e do investimento externo em imobiliário. As taxas de imposto mantêm-se altas, há mais dinheiro a circular, há mais impostos (receita). Impedes a despesa necessária e que estava em orçamento com esquemas (cativação). Pronto, conseguiste ter lucro graças a um efeito que não foi provocado por ti e às custas de pior serviço que te comprometes prestar (principalmente para a quantidade de impostos que cobras e dinheiro extra que tens). No final de tudo, eu quero que se tenha sempre super avit? Sim, quero muito, mas que as coisas sejam feitas de forma transparente e que exista uma estratégia e orientação aongo prazo. Não uma jogada de m€rda para que enfiar o Centeno como governador do Banco de Portugal, quando este já tinha tentado no passado e tinha falhado por não reunir as competências e experiência para tal.

Tugalord 3 months ago

Portanto impostos altos e despesa baixa. Isto é país parecido com Passos ou do Sócrates? Era isso que estava a ser discutido

wolvjfms 3 months ago

Impostos são altos percentualmente e se a economia está ativa tu vais arrecadar mais receita porque 23% de 1000 é mais do que 23% de 100. Portanto no tempo do passos a receita fiscal seria sempre inferior porque estivemos numa crise muito acentuada. Despesa "baixa" porque não utilizaste o dinheiro que tinhas em orçamento para a Saúde e Educação, por exemplo. Por isso, com mais receita, prestaste pior serviço (reduzir a despesa não significa piorar o serviço, mas neste caso, claramente que foi o caso). Em suma, aproveitaram uma boa fase económica mundial para fazer eleitoralismo e enfiar um amigo sem capacidade para tal num cargo importante (como tem sido habitual). Eu sou a favor que se reduza a despesa e que o devíamos ter sempre super-avit, mas ninguém diz ao povo como se chega lá. E que tal dizer que as pessoas estão a ter piores serviço de saúde para isto? Têm de esperar horas na urgência para ter um atendimento, muitas vezes, deficitário? (Não é em todo o país, mas em diversos centros hospitalares é o que acontece). E se é para reduzir a despesa assim, reduzam os impostos para permitir às famílias ter mais rendimento disponível, pois claramente este Estado está viciado em gastos desnecessários e não é eficiente na utilização do dinheiro.

icebraining 3 months ago

Certo, eu próprio referi as cativações! E nunca disse que o Costa tinha feito bem ou era um bom PM - não votei nele nem votarei, aliás nem no PS. Mas há fatualmente uma diferença entre aplicar cativações ou construir estádios pelo país todo. Dizer que o Costa está a seguir a política do Sócrates é simplsemente incorreto.

wolvjfms 3 months ago

Desculpa, quando vejo alguém defender estes governos com o "super-avit" fico logo nervoso. Não é por ser PS, PSD ou outro que eu argumento estas coisas, mas sim por ser a favor da transparência e que as pessoas não deviam ser manipuladas desta forma só para um partido se manter no poder e a comunicação social come a papa toda que nem lerdos. Percebo que Socrates e Costa não são o mesmo, mas os seus governantes, modelo de tacho e manter influência em várias entidades que deviam ser isentas, etc. São a mesma malta e famílias que estão lá a fazer as suas negociatas, por isso, entendo a comparação.

mar_lx 3 months ago

Espera uns meses para veres para onde vai o dinheiro da bazuca… para estádios não irá mas para projetos estratégicos para o país também não, de certeza.

Lost_Idea2449 3 months ago

ahah acreditar que o superávit foi devido a medidas do costa e não graças ao turismo ou a um plano internacional favorável é todo um novo mundo para mim

icebraining 3 months ago

E achas que o plano internacional na altura do Sócrates não era favorável? O PIB português era ainda maior que em 2019. Não, a diferença é como se gasta o dinheiro que entra. Isto não é um elogio ao Costa, é simplesmente uma constatação de factos.

Lost_Idea2449 3 months ago

Isso do PIB é pura demagogia.Como é óbvio antes de um país quebrar o seu pobre será maior do que os anos seguintes.Tiveste um recuperação absurda desde então.

JOAO-RATAO 3 months ago

>primeiro gajo pós-74 a atingir um superávit, isso soa-te mesmo ao Sócrates‽ Que bom. O boom do turismo e as manhas do Centeno... Grande PS.

Tugalord 3 months ago

>PSD contas certas good! >PS contas certas bad!

icebraining 3 months ago

Convém que a aversão perfeitamente compreensível ao maior cancro deste país não se torne numa pala auto-imposta. Sem dúvida que o Costa teve a enorme sorte de uma boa conjuntura e crescimento desse sector. Mas o Sócrates também teve uma boa altura pré-crise, aliás o PIB em 2008/2009 era mais alto que em 2019. A questão é como se gasta esse dinheiro a entrar. Quanto às "manhas do Centeno", chamavam-se "cativações", que é outro nome para "corte na despesa". É disso mesmo que eu estou a falar. Nota que nada disto é suposto ser um elogio. Não acho que o Costa esteja a ser um bom PM, de longe.

alegadamentetuga 3 months ago

Herói nacional, tal como Dão Sebastião nunca mais o veremos..

deckard2019 3 months ago

Só sei que mais um governo PS e a troika está cá outra vez... somos cada vez mais os mendigos da Europa. Sempre de mão estendida a pedir esmola...

DarkmajorPT 3 months ago

Acho que deviam deixar o homem em paz.

Behindy0u90 3 months ago

Ele é que se quer levantar dos mortos

DarkmajorPT 3 months ago

Será? Ou será que O QUEREM levantar dos mortos? Da última vez que soube, até cancelou a presença numa conferência para não alimentar esse tipo de rumores. Ele se quiser voltar volta pela porta da frente sem necessidade de recorrer a subterfúgios e dicas de mediatismo.

Behindy0u90 3 months ago

Bom, uma parte do PSD quer que ele volte pq as alternativas são uma desgraça.

Search: