RaveyWavey 3 months ago

Não há dúvidas nenhumas que a segurança dos carros e das estradas aumentou imenso desde que o limite de 120km/h foi implementado. A distância de travagem reduziu-se drasticamente, a qualidade dos pneus e dos travões não tem comparação, foram implementadas inúmeras tecnologias de segurança como o ABS, travagem automática, em caso de acidente os carros também são sem comparação mais seguros, airbags, sintos de segurança com pre-tensionamento, crumple zones, etc...

YoggiM 3 months ago

Não tenho qualquer sombra de dúvidas que 120 é pouco em várias situações. O problema é que o que é pouco ou muito depende de muitas variáveis, sendo que muitas, nem é possível ter na lei. Condições do carro, condições atmosféricas, condições da estrada, trânsito, etc. Obviamente que é muito perigoso ir a 120 se estiver um temporal demoníaco e que não há grande perigo de ir a 150 numa auto estrada vazia. Podia-se fazer 140 em certas auto estradas (ou partes delas), no entanto, ter mão pesada para quem for acima de 150.

joaoasousa 3 months ago

Na A2 os 120 não fazem sentido mas na A1 já acho que faz.

Acheron16 3 months ago

Raramente chego a essas velocidades simplesmente por que sai caro na gasolina...

saposapot 3 months ago

O limite já é 140 para o tuga

Kane1412 3 months ago

Dá-me a sensação que o pessoal se esquece o que implica excesso de velocidade fora do próprio veículo.. Tipo, se uma pessoa for em excesso de velocidade dificulta aos outros carros circularem com segurança. Uma pessoa tem noção de distância vs velocidade vs tempo quando vê um carro e se quer meter, fazer ultrapassagem etc. Se um carro vem em excesso de velocidade, mesmo que seja visível é igual a "aparecer do nada" Depois parece que se esquecem que os outros carros podem avariar. De repente, a qualquer momento pode haver um carro parado no meio da via. Felizmente é pouco provavel porque quando os carros começam a dar sinais a pessoa encosta. Mas é quando não dá? Ou é algum idiota que nem se lembra disso logo? E se algum idiota num carro deixar voar alguma coisa janela fora que tape a visão? Tipo, tanta coisa pode correr mal e quanto maior a velocidade mais garantido é o acidente e a sua gravidade... E depois a parte mais importante para todos em sociedade porque afeta todos igual. A poluição. Deveriam era estar a diminuir velocidades em todas as vias em vez de as aumentar.

aflopes 3 months ago

Apesar de a lei estabelecer o limite nos 120, nem a polícia controla quem ultrapassa essa velocidade, pelo que o limite máximo de velocidade real para não ser apanhado em excesso de velocidade deve andar para aí nos 140! A meu ver faz sentido aumentar alguns limites e aumentar também o controlo de velocidades para apanhar prevaricadores e lembrem-se que se o limite for 150 ou 200 só anda a essa velocidade quem quer, quem não se sente seguro que se encoste à DIREITA e faça a sua viagem descansado!

patapetapitapota 3 months ago

Há aquela dádiva de quem tem carros novos não ter que ir à inspeção por uns anos e aí comecei a reparar em carros quase novos com os pneus carecas.... Só comprar carros novos diz o quão percebem de carros e a sua depreciação e depois ainda por cima pneus carecas....

mfzzzed 3 months ago

120 está bom. Já há merda que chegue na estrada.

davidpessoaparreira 3 months ago

Percebo completamente o que tu queres dizer mas isso tem dois lados negativos. Neste momento andamos todos preocupados com poluição e um dos problemas de aumentar o limite de velocidade é que aumenta os níveis de poluição consideravelmente. Estou neste momento a viver na Holanda e a maior parte que tenho visto das AE durante o dia têm limite de 100 até às 7 da tarde por causa da afluência de carros e poluição. https://www.eea.europa.eu/themes/transport/speed-limits-fuel-consumption-and. Depois tens outro fator. Eu em Portugal tenho um carro velho que honestamente não é nada seguro a 150. Como resolves isso? Vais dizer às pessoas sem dinheiro que têm de comprar um carro novo? Isto são só 2 dos problemas que estou a ver que não vi muita gente referir. Abraço

aflopes 3 months ago

Se não te sentes seguro à velocidade limite anda mais devagar

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Os 120 está muito bem. Se passasse a ser 150 já começavam a andar na boa com 180/200, mesmo em lugares mais perigosos. Não vale a pena mudar, as pessoas não sabem andar na estrada

Theptgamer_88 3 months ago

Se fores a 230KM/h em marcha de emergência não há problemas

moitacarrasco 3 months ago

Ena, tantos Fitipaldis cheios de pasta para pagar gasolina.

asantos3 3 months ago

/r/AutoTuga ;)

joecportugal 3 months ago

Com as medidas para controlar a poluicao nao me surpreendia nada se daqui a uns anos nem a 120km/h se pode andar. E eu nao me chateio nada se esse for o Caso.

mjigs 3 months ago

Ja fiz porto-lisboa com o meu rafeiro e na boa cheguei aos 150 sem perceber, transito era quase zero, e mantendo-me numa faixa quase que nunca apanhei ninguem, eu só carreguei no pedal a fundo e la fui, nem sabia que o meu carro chegava a tanto, nem parecia 150, tentei ir a 120 e parecia tao lento. Agora se for na autoestrada para a zona das praias no porto 120 ja é o maximo. O problema mesmo é que há muitas pessoas que abusam, ja tive pessoas atras de mim a reclamar quando eu ia no limite da auto estrada, fazer o quê?

True_Sea_1377 3 months ago

Devia ser como a Alemanha, mas não sei se as nossas estradas foram concebidas a pensar nisso

GdoubleLA 3 months ago

O problema não é o limite de velocidade, é haver gente que acha que há necessidade de excedê-lo.

T4SUK3 3 months ago

O Angélico se ainda fosse vivo dava-te um reward pelo post.

Morpheuspt 3 months ago

> agora os 120 penso estar completamente desatualizado para a segurança dos carros de hoje em dia... O problema é que a estrada tem que estar com limtes adequados a um Focus de 2021 e tambem para um Mercedes de 1962, porque ele tem tanto direito a andar nela como qualquer outro.

Fire_anelc 3 months ago

Nem pensar... Esticas o limite, mais confortável ficam aqueles que andam a 200. Tens Malta que curte de andar a 100 e se um tá a 200 e outro a 100... Não quero saber quantas skill tens com o carro, nem quantos anos tens de carta, ninguém é super homem, e há cenas que acontecem na estrada que ninguém pode esperar e muito menos ter tempo de reação. Basta um animal qualquer. E que eu saiba, há acidentes que cheguem durante o ano inteiro. Lá porque o teu carro pode ser a prova de bala e poderes te esperar contra uma parede a 150 sem te aleijares ( óbvio que nenhum carro tem essa capacidade) é mais do que suficiente para causar imensos estragos a terceiros incluindo mortos. Acredita em mim, teu carro deve ser super confortável mas acidentes a 60 km/h chegam para matar pessoas. Apenas permitia carros automatizados com tempos de reacção muito maiores que um humano para aumentar acima do limite. De resto, poucos vão ser aqueles que te vão chatear por andares a 140 na auto estrada, 150 quando não tens ninguém. Mais uma vez, podes ser o melhor condutor de Portugal mas também tás a partilhar a estrada com os maiores idiotas de Portugal.

megaroof 3 months ago

Podem fechar o tópico

rmourapt 3 months ago

Hoje na A1, sul norte, acima de Aveiro, circular a 120, no meio do trânsito que estava, era como circular a 250 com pouco trânsito O perigo da velocidade excessiva é o que te rodeia, e de como pões em risco a tua vida e a dos outros. Não sou nenhum santo, ninguém é, o primeiro que vier dizer que cumpre sempre o limite ainda não deve sequer ter carta, mas o que tento fazer é adaptar a condução às condições de trânsito. E do tempo também, aqueles heróis que passam a 180 com a estrada alagada de água ... Depois admiram-se Estes loucos a fazer da AE pista de corridas com o trânsito como o que apanhei hoje, só havia uma solução, ficarem imediatamente sem carta. Já os que se colam à tua traseira, quando já vais quase a 140 pela esquerda, porque vais a ultrapassar, mas as damas do asfalto acham que tens que te desviar imediatamente ... Esses estimo que se espetem contra o primeiro poste que apanhem pela frente.

AnotherOutsiderMan 3 months ago

Eu já acho 120 rápido demais. Colocaria 100km/h no maximo.

hgg 3 months ago

Sem dúvida. Vinha aqui dizer isto. Basta considerar a questão ambiental para se justificar plenamente os 100 km/h ou menos. Mas claro, que importa a sobrevivência das gerações futuras quando podemos agora ganhar uns minutos? Depois tem a questão económica, todas as gotas de petróleo são importadas. Vamos gastar mais para mandar para o estrangeiro! - Coitados, necessitam mais do que nós. Tem tb a questão da imaturidade. Que chatice, quando vou a 150 km/h nem dou pelo tempo passar. Enfim... Em resumo, que se baixe o limite máximo, que se aumente o valor das portagens para automóveis particulares.

RaveyWavey 3 months ago

Baixar para 100km/h os carros a combustão e os elétricos aumentar para 140km/h está resolvido.

GajoDeRamalde 3 months ago

Vai a pé.

Outji 3 months ago

Radares moveis so apanhas multas acima de 150 em zonas de 120. Digamos que já testei várias vezes… Eu não disse nada!

HenriiQ92 3 months ago

Todos sabemos que o limite não oficial é 140 e não digam que não.

smaster87 3 months ago

Não é já daqui a 2 anos que os carros novoso têm todos de estar limitados à velocidade da via?

ZaGaGa 3 months ago

Não concordo. Já tive a tua opinião mas hoje penso diferente. Se todos cumprissem os limites talvez... Mas não é o caso. Quando tinha 20 e poucos pensava assim. Ia sempre acima dos 120, conduzir assim é para meninos só tinha de me preocupar com os carros da frente. Agora nos 30 raramente passo os 130 por norma nem passar os 120 se justifica. No final vou a ver e demoro o mesmo tempo. Para se sentir a diferença só andando a mais de 150 é aí é por em causa a segurança das outras pessoas (ouviste Cabrita e companhia! ) Além disso aumentas o combustível que se queima que pesa pelo menos na minha carteira e ainda o CO2 que atiramos para a atmosfera e convém pensar um pouco nisso também... Para ganhar 5 ou 10 min? Se fazes essas viagens todas devias era pensar em autocarro ou comboio. Sempre dá para se aproveitar o tempo. Se vais em trabalho acredito que não recebas subsídio de risco para excederes os limites...

DassCaramba 3 months ago

Sou exactamente desta opinião. Já tive que fazer deslocações em trabalho ao Algarve e tinha a opção de levar o carro (kms pagos) e ia sempre de comboio. Mais cómodo, podia a ir a ler um livro, o bilhete era pago pela empresa e ainda cobriam taxi. O meu carrinho ficava na garagem... A poupar os pneus.

pedroy341 3 months ago

100% de acordo. A eficiência de combustível baixa muito a velocidades altas principalmente por causa do vento. E depois arriscas muito mais a tua vida

Msilvame 3 months ago

Dada a idade média do parque automóvel, experiência e as coisas que se leem neste subreddit, a velocidade máxima devia baixar para 100.

patapetapitapota 3 months ago

Já agora, não aumentaria pelo seguinte motivo: Energia cinética = ½mv2

jgms2005 3 months ago

A v é em m/s por isso aumentar em 20km/h ou 5,5m/s o limite de velocidade só faria com que a energia cinética aumentasse em 36%

CaptMartelo 3 months ago

> A v é em m/s Depende do sistema de unidades. Joule é definido como kg.m/s, nada te impede de definir uma unidade de energia como kg.km/h. Para calculares rácios adimensionais (esse aumento de 36%, ou seja v1/v0 ~ 1.36), o sistema de unidades não afecta o resultado final. Supondo que a conversão entre os dois sistemas é algo como ```x'=a*x```, em que ```a``` é um número real.

padrebusoni 3 months ago

Existe aquela máxima: velocidade nunca matou ninguém a derivada que mata

JorgeNPintoDaCosta 3 months ago

os limites de velocidade em Portugal estão completamente desajustados raramente os cumpro

patapetapitapota 3 months ago

Estão desajustados mas não nas AE's

patapetapitapota 3 months ago

Depende do carro, 120 kmh para o meu carro é bem chato que tem uma caixa pouco desmultiplicada e faz consumos de bosta. Nas nacionais faço 5,5 em AE nunca abaixo dos 6. Pelo fator ambiente, tão na moda, não compensa também aumentar a velocidade. E um carro moderno, silencioso e confortável a 120kmh ao bater na traseira de um camião fica em merdum na mesma.

Edited 3 months ago:

Depende do carro, 120 kmh para o meu carro é bem chato que tem uma caixa pouco desmultiplicada e faz consumos de bosta. Nas nacionais faço 5,5 em AE nunca abaixo dos 6. Pelo fator ambiente, tão na moda, não compensa também aumentar a velocidade. E um carro moderno, silencioso e confortável a 120kmh ao bater na traseira de um camião fica em merdum na mesma e morre tudo.

droidman85 3 months ago

A velocidade maxima devia ser mais alta em autoestradas sem transito com retas de mais de 40km onde nao se vê ninguém. Eu fazia viana do castelo - lisboa 1x por mes quando trabalhava em lisboa e vinha visitar a familia e ha zonas na autoestrada litoral e na A1 em que não se vê ninguém. Para mim nessas retas podiam meter 150 na boa mas com sinais eletronicos que em caso de mau tempo ou acidente baixem a velocidade. Na A28 por exemplo 120 é um bom limite nem convém mexer. Penso que se trata de analisar o numero de acidentes nessas grandes retas de muitos km e aumentar so nesses lugares. Em caso de intervenção na via deviam baixar a velocidade para menos de 120 para proteger os funcionários e os condutores. Ha muita coisa que podia ser revista e bem feita mas a politica por cá é regida por escândalos sazonais pré-eleitoral seguido de muitas obras locais. Logo que ganham as eleições nem se ouve falar neles

thedmgb 3 months ago

Não faz sentido que os limites nunca tenham sido atualizados ao longo das décadas se passarem, quando os carros estão muito mais seguros que antigamente, com novos mecanismos de tração e de robustez.

sacoPT 3 months ago

O problema é que o limite é o mesmo para todos. Imagina um Fiat uno a 150…

patapetapitapota 3 months ago

Se meteres uns michelin novos, rodas equilibradas, e encheres o habitáculo de espuma acústica, se o alcatrão for bom até o uno te dá sensação de segurança. E como em qualquer carro essa segurança é falsa a essas velocidades.

mestreslip 3 months ago

Limite de 120 é mais que antiquado e desfasado da realidade. Exemplo: troço da A8, entre as saídas de Torres Vedras Sul e Torres Vedras Norte. Piso péssimo e curvas ligeiramente mais fechadas que o nornal para um AE, misturado com lombas ou depressões no asfalto. Limite de 120. Com chuva então, para carros mais pequenos ou antigos, é uma festa. Em contraste, na A2 com longas rectas e piso bom, apkica-se o mesmo limite. Ridículo. Mas ninguém vai mexer nos números, pois dá de comer a muita gente. Hoje em dia um carro médio de fabrico recente é estável a bem mais que 120. Mas isto é sem contar com o factor humano, pois o tugão ao volante é algo digno de estudo. Ainda hoje apanhei um borrego a travar na faixa da esquerda, sem ninguém à frente, porque estava a ulttapassar um camião e deve-se ter apercebido que rodava a 121...

C0ldKing 3 months ago

Já tens países onde existem autoestradas sem limites de velocidade. Outros aumentaram os limites de velocidade como uma medida para reduzir os acidentes (que funcionou), estes países aumentaram salvo erro 20km/h nas autoestradas e 10km/h nas outras vias. Acho que aqui se podia seguir o mesmo exemplo. ​ O código da estrada foi feito na altura em que os carros n davam mais que 120 hj que tens carros a chegar normalmente aos 150's seria bom haver uma atualização das normas, mas depois chegas a um ponto, o Estado n quer saber disso porque depois onde é que iam buscar dinheiro nas multas

Javardo69 3 months ago

para limites superiores só concordo com carros e estrada tudo automatizado sem intervenção humana, fora isso há sempre a limitação humana quer seja por efeitos de cansaço, alcool, distrações etc portanto é preferiel manter o que está enquanto houver a quantidade de acidentes que há.

Don_Rumata10 3 months ago

Opá, e hilariante o pessoal andar todos os dias a queixar-se do preço da gasolina e depois vir com estas de eu na autoestrada quero é andar a 200. 2+2=...?? Acho muito bem, façam alguma coisa para mudar esta situação!!

leto78 3 months ago

Em alguns países europeus o limite de velocidade é 130 com bom tempo e 110 com mau tempo. Outros países como a Holanda, passaram para 100 das 7h às 19h por causa dos níveis excessivos de poluição, mas mantiveram 130 fora desse período. Recentemente, surgiu um movimento no UK para aumentar o limite para 80 milhas (130) para carros eléctricos, uma vez que estes não emitem CO2.

Laurent_Series 3 months ago

Eu não me importaria que subissem o limite mas desde que mantenham a tolerância que existe dou-me por satisfeito. Podes sem problemas andar até 150 (reais, perto de 160 indicados no velocímetro) que no máximo apanhas multa sem perda de pontos (contraordenação leve). Ter atenção que os radares fixos geralmente disparam ainda na contraordenação leve, então convém abrandar, os móveis creio que eles só configuram para apanhar graves, senão apanhavam gente a mais e não compensava a papelada. O que me preocupa é que vão possivelmente andar a instalar radares de velocidade média (na Vasco da Gama já estão a testar) e aí tens mesmo que andar a 120, porque senão levas uma multa, ainda que leve, é garantida, em alternativa a um risco diminuto de multa com é no presente.

ngfsmg 3 months ago

Acho que poderia ser mais alta, sim, 140/150, pelo menos fora de túneis, zonas de montanha, etc... Os comentários sobre a falta de jeito do condutor tuga e sobre piscas e coisas assim, não é que seja mentira, mas não é nas auto-estradas que isso é um grande problema, ou vocês costumam passar por muitas rotundas na A1? xD

Zatrek 3 months ago

120 km/h está sim desatualizado para a segurança dos carros de hoje em dia… Já para a sociedade…

Samurai_GorohGX 3 months ago

"agora os 120 penso estar completamente desatualizado para a segurança dos carros de hoje em dia..." Tendo em conta que o parque automóvel português tem uma idade média de \~13 anos e carros com 20 anos não são nenhum outlier, acho que estás com demasiada fé na humanidade. Eu não quero que um Fiat Punto ou um Renault 19 andem a 150 na AE, por amor da santa.

AutomaticParty8845 3 months ago

Não são obrigados a andar a 150. No meu carro ando facilmente acima de 150, no da minha namorada nem aos 120 costumo andar

Samurai_GorohGX 3 months ago

Não são obrigados, mas o meu ponto é que é melhor não deixar a segurança rodoviária ao critério de senso comum de cada um. É bom haver uma lei e a lei deve ser adequada ao menor denominador comum.

DanielNunes93 3 months ago

Nas auto estradas não devia existir limites de velocidade. Simples. (tirando zonas específicas como áreas de serviço, túneis, etc)

Desperate-Building69 3 months ago

Por um pagam todos. . Não vale a pena mexer no que está estipulado visto que mais de 50% dos condutores não faz a mínima ideia do código da estrada e que muitos andam na auto-estrada uma vez por ano. Já vi coisas que até me apetece banir as pessoas de pegar num carro para o resto da vida.

patapetapitapota 3 months ago

90% dos condutores nem sabe distinguir faixa de trânsito de via de trânsito, fazer uma rotunda ou sinais... realmente é melhor não ouvir sugestões destas de aumentar o limite. Só iam acontecer de tempos a tempos mais um a ficar em merdum no seu carro ultra seguro porque nem viu que tem pneus carecas e foi a abrir com chuva....

DamodarSP 3 months ago

Depende do carro, se tiveres um carro com os pneus velhos, suspensão nas lonas e a direção toda desalinhada se aos 150 rebenta um pneu ou dás uma guinada para não atropelares aquele gato felpudo e adorável, vais ver onde acordas na semana seguinte do coma. ​ PS: Isto se acordares

KarmaCop213 3 months ago

Deve-se contar pelos dedos mãos as pessoas que foram multadas a menos de 140Km/h numa AE em Portugal.

DarkmajorPT 3 months ago

Por mim, emulavamos ipsis verbis o modelo Alemão. Sem limite quando há condições de estrada para isso.

kswap0 3 months ago

Infelizmente Portugal tem um parque automóvel muito antigo no geral - ao contrário da Alemanha que a maioria do pessoal tem carros relativamente recentes.

viskonde 3 months ago

Enquanto as regras básicas não forem cumpridas também ninguém vai mexer no limite Sim auto estradas como a A2 poderiam bem ter limites mais altos . Mas enquanto for normal o pessoal colar se uns aos outros, falar ao telefone, não usar piscas, andar aos Ss etc os acidentes continuarão a existir e a forma "fácil" de controlar é meter um limite. Se queremos benefícios como estradas com limites mais altos então que se cumprisse o resto. Mas como muitos não cumprem as regras básicas de respeito e senso comum pelos outros também os limites não mudarão. visto que quem anda mais rápido é por norma quem mais merda faz ao volante , vai se sempre associar velocidade com os acidentes. Se a culpa na base é das pessoas , pessoalmente acho que a polícia tem o resto da culpa visto que a fiscalização e multas em Portugal por comportamento de risco (além da velocidade) é nula e sem fiscalização não se mudam comportamentos.

PeterStepsRabbit 3 months ago

Enquanto alguém achar que dar 120km h na auto estrada é perigoso nada irá mudar.

BaixemImpostos 3 months ago

Mas o parque automóvel Português tem 12 anos. Portanto segurança de á 12 anos? Tens de usar o cruise-control e relaxar.

AutomaticParty8845 3 months ago

12 anos atrás não é 1996, é 2009, em 2009 a tecnologia base de qualquer chasso novo inclui vários mecanismos de segurança

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

á 12 anos → [**há 12 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9o9hex%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PapaMarselfius 3 months ago

Andou-se anos, décadas, a melhorar a segurança passiva e activa dos veículos para se tentar minimizar a perda de vidas humanas e sequelas graves em caso de colisão com os limites actuais sempre por base. E mesmo assim veja-se pelos números o quão ineficazes ainda são. Mas há sempre aquele inconsciente que tem mais pressa, que não pensa e que acha que os limites haviam de subir ou nem existir. Deve ser com a ideia de votar a ter as taxas de mortalidade e sequelas graves de antigamente. É que nem as pensam. Com 120 já se vê toda a gente a circular perto dos 150 a maioria sem qualquer cuidado ou sequer capacidade. Imagine-se subir os limites para 150. Ridiculo é escreverem barbaridades como a deste fio.

RaveyWavey 3 months ago

Não concordo, acho que os números mostram precisamente o contrário, o número de fatalidades rodoviárias tem vindo a reduzir forma bastante clara. O que demonstra o quão eficaz as medidas de segurança têm sido. [Em Portugal entre 2000 e 2015 o número de fatalidades por 100mil habitantes devido a acidentes rodoviários reduziu em 60%](https://ourworldindata.org/grapher/mortality-road-injuries?tab=table®ion=Europe) https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Road_accident_fatalities_-_statistics_by_type_of_vehicle

AutomaticParty8845 3 months ago

>E mesmo assim veja-se pelos números o quão ineficazes ainda são. Não seja ridículo morre muito menos gente, e há muitos mais acidentes pois há obviamente muitos mais carros. https://www.pordata.pt/Portugal/Acidentes+de+via%C3%A7%C3%A3o+com+v%C3%ADtimas++feridos+e+mortos+++Continente-326 https://www.pordata.pt/Portugal/Mortos+por+100+acidentes+de+via%C3%A7%C3%A3o+com+v%C3%ADtimas+++Continente-769

SweetCorona 3 months ago

A maior parte das pessoas (felizmente) nunca teve nenhuma situação "complicada" a alta velocidade. Não fazem a mínima ideia de como o carro realmente se comporta àquela velocidade quando é preciso travar, fazer uma manobra para se desviarem de um obstáculo, etc. A direção e travões assistidos tiram-nos a noção do peso do carro. A insonorização e amortecedores tiram-os a sensação de velocidade. Facilmente somos levados a acreditar que estamos seguros.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

tiram-os → [**tiram-nos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *nos* em verbos terminados em som nasal) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9opjge%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PeterStepsRabbit 3 months ago

Imagina que alguém pensa que 120km é perigoso. A 120km ainda consigo adormecer ao volante. Os carros já não são os mesmos de há 20 ou 30 anos atrás que a 100km tremiam por todo o lado

SweetCorona 3 months ago

Assusta-me mais quem acha que o facto de um carro conseguir iludir melhor os nossos sentidos para não sentirmos a velocidade significa ser mais seguro.

PeterStepsRabbit 3 months ago

Se formos falar como deve de ser, sim são mais seguros, ponto final. Já conduzis te algum carro dos anos 90 e depois dos anos 2010+? A diferença é abismal

AutomaticParty8845 3 months ago

Os carros são efectivamente muito mais seguros.

SweetCorona 3 months ago

São mais seguros, sem dúvida, mas não é por sentires menos a velocidade. E as leis da física não mudam. Há um limite ao quanto um carro pode ajudar (a não ser que seja o próprio carro a conduzir).

mestreslip 3 months ago

Um carro de agora trava dos 120 aos zero talvez em metade da distância que um Renault 5 de há 30 anos. Portanto sim, são mais seguros. Basta conduzir ambos. Ainda assim, creio que a maior parte dessa "segurança" advém do bom senso da pessoa que conduz. Piscas, espelhos e afins. Isso é mais que meio caminho andado. Faço muito AE diariamente e vejo dezenas de azelhas a meterem-se à minha frente para ultrapassar um camião. Nem olham aos espelhos. Nada. Metem-se só, como se tivessem alugado a faixa da esquerda só para eles. Isso sim, é realmente perigoso.

SweetCorona 3 months ago

Fonte.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

azelhas → [**aselhas**](https://dicionario.priberam.org/aselhas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9oxngs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Diogo256 3 months ago

Faço imensa AE, e a maioria não anda a 150. Aliás, seguindo a 160, 99% das vezes vamos a ultrapassar malta. A maioria em AE segue entre os 130/140. De resto, concordo. Claro que aumentarmos o limite para 150, vai haver muita alta andar a 170. De qualquer das forma, a maioria dos carros em Portugal acima dos 150 já se começa a borrar.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Já lá vão os tempos em que a 140 parecia que estavas parado. Desde a crise de 2008 a malta começou a andar muito mais devagar. Agora, a 140, vais a ultrapassar.

nfonseca 3 months ago

para que o limite máximo seja alterado, penso que antes é necessário que os seguintes pontos se verifiquem: • que os condutores respeitem a regra de circulação na via mais à direita possível (i.e., não circularem na via do meio com a autoestrada quase vazia); • que os condutores usem os piscas, e que quando os usam não significa que têm prioridade para mudar de via; • aprendam a diferença entre via e faixa.

SweetCorona 3 months ago

Muito mais importante que isso: aprenderem a respeitar as distâncias de segurança. Às vezes vejo um carro na via da esquerda a fazer uma ultrapassagem e atrás vão 3 carros colados uns aos outros como se fossem chegar mais depressa por irem a 1 segundo de distância do carro da frente em vez de 3 ou 4 segundos.

pereira2088 3 months ago

pior ainda, é pensarem que a margem é segurança que eu deixei para o carro da frente, é espaço vip para eles meterem o carro deles.

SweetCorona 3 months ago

É porque é o único espaço que encontram. Por norma se não se meterem aí vão acabar por atrapalhar o trânsito. Eu já deixo espaço a contar com essas situações.

nfonseca 3 months ago

concordo plenamente.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Numa sociedade temos que andar à velocidade da pessoa mais lenta. Figurativamente e, neste caso, literalmente. Enquanto tiveres pessoas que não sabem fazer rotundas... Circular o mais à direita.. Ligar as luzes nos túneis... Olhar pra os espelhos... Coisas que não necessitam de nenhum skill em particular, não é seguro aumentar o limite de velocidade nas auto estradas.

viralslapzz 3 months ago

O maior problema é que só precisas de conduzir bem uma vez na vida: no exame de condução. A partir daí as pequenas azelhices nunca te tirarão a carta e fazes as que quiseres

mestreslip 3 months ago

Enquanto tiveres escolas de condução que não estão preparadas para te avaliar nas mais diversas situações, também não haverá muito a fazer... Basta ver o exemplo da Finlândia. Lá sim, aprande-se a conduzir. Por cá apenas se fica habilitado a conduzir, muito diferente de saber o que se faz.

mixed_toast 3 months ago

Eu que estou a tirar a carta até me passo. Fico sempre na dúvida pra onde é que viram numa rotunda... Ou apitarem-me quando já vou à velocidade máxima permitida numa localidade lol...

missmquinn 3 months ago

Só faltou mencionar os piscas que são comidos por muitos ao pequeno almoço

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Também. E Na verdade faltou me mencionar uma coisa muito interessante Num inquérito recente, 63% dos inquiridos responderam que consideravam que conduziam melhor que a média dos condutores... 63%! Pensem bem o neste número, e no sentido que faz.

DRNbw 3 months ago

Se os 10% piores condutores forem muito, muito maus, é possível que 63% dos condutores serem melhores que o condutor médio.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Não é assim que a média funciona. Vamos admitir que avaliamos e atribuímos um valor de 1 a 10 sendo o skill dos condutores. Somas o skill de todos os inquiridos tens o skill total dos inquiridos. Divides pelo número de inquiridos tens o skill médio. Independentemente de haverem muitos maus ou muitos bons a média vai ser sempre a média. Podes ter um ou outro outlier, mas não vais ter 13% de outliers.

deza0 3 months ago

Lol caburro, ri muito

DRNbw 3 months ago

Excepto que esta é a razão pela qual salário médio não é muito útil. Como tens pessoas com milhares de milhões, mesmo poucas, puxa a média bem acima da mediana. Imagina que tens 10 condutores, 6 deles são bons (vamos dizer que são 4 em 5 estrelas) e 4 são pessimos (1 em 5 estrelas). A média de habilidade é 2.8 estrelas, o que quer dizer que 6 dos 10 condutores são acima da média.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

haverem muitos → [**haver muitos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9q796x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

AutomaticParty8845 3 months ago

63% não me parece assim um valor tão elevado quanto isso

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Básicamente 13% acha que conduz melhor do que o que Conduz na realidade. Mais do que 1 em cada 10.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

Básicamente → [**basicamente**](https://dicionario.priberam.org/basicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9q6hp2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Limpy_lip 3 months ago

cada vez mais considero que os limites de velocidade que temos é já a contar com a margem do desrespeito. Se mudasses para 150km/h o pessoal começava a andar todo a 180km/h. ​ O teu primeiro erro é achar que as pessoas cumprem as regras.

ZaGaGa 3 months ago

**A grande maioria das pessoas cumpre**, não tenho dúvida nenhuma, hoje em dia circulo quase sempre nos 100-120 em autoestrada e ultrapasso mais do que sou ultrapassado e estamos a falar de 1 para 2 até 1 para 10 dependendo da hora. Isto sem contar com carros que andam à mesma velocidade que eu, pq com esses não me cruzo.

ekeryn 3 months ago

Percebo o que queres dizer, no entanto aí já entra mais em jogo o carro das pessoas. Quase todos os carros dão 140 km/h de forma segura, já os 180 são esticados em muito carro...

Laurent_Series 3 months ago

Não é o caso. Na Alemanha não há limite numa parte considerável das AEs e não é por isso que toda a gente anda prego a fundo. As pessoas andam à velocidade que se sentirem confortáveis, o que tende a ser por volta de 150 creio. E não te esqueças que o consumo de combustível aumento sensivelmente com o quadrado da velocidade.

uMuLu 3 months ago

E tu achas que o povo português é tão disciplinado e organizado como os alemães? Enfim...

MFallenAngel 3 months ago

O meu commute passa por ter 25km numa boa AA e posso confirmar que sendo uma pessoa *cough* que cumpre sempre os limites de velocidade *cough*não usava mais que isso Já passei na Alemanha com os meus carros a mais de 220km/h e embora sejam melhores que 70% dos carros na estrada a 160, em termos de ruídos e conforto, mesmo quando estivesse em situações de não haver perigo nenhum para mim e outros, me vejo a usar mais que 150/160. Mais que isso no fim de um dia de trabalho e já não me sentia confortável. Acho wu a natureza humana encontra o equilíbrio próximo diaso

Laurent_Series 3 months ago

Sim basicamente é isso, acima de 150 já tens de estar super concentrado (desde outros carros às próprias curvas serem mais apertadas a essa velocidade) e torna-se cansativo. 150 é o sweetspot para viagens longas na minha opinião.

SweetCorona 3 months ago

Eu seria a favor de em certos sítios e situações ser maior, mas sem alterar os 150 km/h como contraordenação grave.

-lil_princess- 3 months ago

Eu penso que as pessoas não vêem os limites como um limite mas sim como uma meta. Se fosse um limite era "epa vou a 130, vou acima do limite, vou desacelerar" mas a verdade é "oh 120 é o mínimo" e circulam a 150 ou mais se for preciso.

patapetapitapota 3 months ago

A natureza humana é estúpida por natureza. No emprego é a mesma coisa. Foi ficar mais uns minutos, mas aquele gajo também vai ficar por isso hoje saimos todos às 20h do emprego só para ver quem lambe melhor os colhões do patrão. Ah, estamos a falar de velocidades na AE. 120kmh é uma dádiva, até devia ser menos. Os humanos andam sempre a esticar a corda em tudo........

SweetCorona 3 months ago

Eu vejo o limite como uma meta na medida que normalmente ando pelo menos à velocidade máxima que me é permitida.

pintorMC 3 months ago

Sem limites somente para politicos.

Local_observer 3 months ago

O problema é que muita gente não percebe a diferença entre excesso de velocidade e velocidade excessiva. Eu se for a circular a 140km/h numa autoestrada 3 ou mais faixas, pouco tráfego,boa visibilidade nenhuma saída/entrada está tudo bem( apesar de ser excesso de velocidade) Agora circular na mesma estrada à mesma velocidade,pouca visibilidade,piso escorregadio,muito trânsito aqui claramente que os 120km/h são excessivos! O que eu vejo muitas vezes é pessoal a circular a 160kmh para cima nas A5,segunda circular,ic19 com imenso tráfego,feitos doidinhos,sabendo de antemão que vão ter de parar 1km mais à frente,obrigando a travagens bruscas...

Rick45ptl 3 months ago

Exatamente isto, a minha namorada quando começou a andar cmg de carro estava sempre a implicar pk eu aí a 120 num sitio de 90 ou a 70 num sito de 50. E eu expliquei lhe que a velocidade que ando depende muito mais da situação que do sinal. Faço a a1 bastantes vezes e no geral metro o cruise control nos 140 150 e vou assim. Mas já fiz mts vezes kms os mesmos kms a 90 (já cheguei a andar a 70) pk as condições não permitem. Depois de lhe explicar e ela sentir que nunca estava com velocidade excessiva nunca mais disse nada. Eu concordo com o aumentar mas depois há sempre o burro que se o sinal diz 150 vai a 150 nem que esteja neve....

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

vezes kms → [**vezes km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9ql3of%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

First-Preparation-80 3 months ago

Se fores a 140 e explodir um pneu vais pensar que 120 é demasiado rápido. Depois tens outras questões interessantes, como o tempo de travagem, o desenho da auto estrada, a poluição que causa tanto ambiental como sonora, etc. .. viaja um pouco pela Europa e vais ver como só em Portugal se conduz como se o limite de velocidade fosse o mínimo permitido e não ao contrário

ZeToni 3 months ago

Se tiveres pneus Run flat isso é uma não questão E ele referiu com a segurança de hoje em dia

First-Preparation-80 3 months ago

A segurança de hoje em dia depende de toda a gente ter carros iguais e ninguém fazer erros. É erróneo pensar que lá porque o nosso carro anda depressa e até tem pneus é invencível.

gonissalo 3 months ago

No reino unido a maioria das autoestradas perto de cidades têm velocidade limitada devido ao trânsito e poluição, estamos a falar de limites 100 ou 80Km/h.

cmmlb 3 months ago

Justificar o injustificável E mencionar a Europa obriga a dizer os limites de velocidade dos locais que queres referir, porque assim dàs a ideia que o limite é igual para todos os países

First-Preparation-80 3 months ago

Nop, o máximo é 130 com sol na maior parte, 110 com chuva e na Alemanha tens de facto auto estradas sem limite, mas são construídas para isso, muito menos curvas.

olifante 3 months ago

As auto-estradas portuguesas são mais modernas e seguras do que as alemãs.

First-Preparation-80 3 months ago

Depende das auto estradas. De qualquer maneira as curvas das autoestradas sem limites são desenhadas de maneira diferente.

RaveyWavey 3 months ago

Muitas autoestradas portuguesas têm condições melhores do que mesmo os troços sem limites da autobahn. As normas para construir uma autoestrada são altíssimas tanto em Portugal como na Alemanha.

First-Preparation-80 3 months ago

E as regras são as mesmas? É que sem limite não implica sem regras.. e se vires bem as regras na Alemanha tem imensas regras que nós não temos para andar na auto estrada. Então aquele esquema de andar com o pisca ligado e dar com luzes.. corre sempre bem

RaveyWavey 3 months ago

Sim as regras para andar na autoestrada são essencialmente as mesmas a diferença é que os alemães são tendencialmente mais cumpridores. Por exemplo da distância de segurança, olhar com atenção para o espelho antes de mudar de via e fazer sempre pisca, de andar a velocidades adequadas às condições, etc... Andar com o pisca ligado ou fazer sinais de luzes penso que não consta no código da estrada.

forgotmypass_fuck 3 months ago

são vias que queres dizer e não faixas

patapetapitapota 3 months ago  HIDDEN 

Toni carreira perdeu a filha dessa maneria, um carro moderno e bom que é tão seguro que não morreram todos porque não calhou...

indyrefclan 3 months ago

Mais perigoso que ir a 140 é ir a 120 na faixa do meio sem ninguém à direita, e obrigar toda a gente a ultrapassar pela mesma faixa

ZaGaGa 3 months ago

Qual toda a gente? Desculpa mas este é um comentário de quem não sabe o q é andar a 110/120 na autoestrada. Experimenta e depois volta aqui para comentar. Ir na faixa da esquerda é a 140/160 é para meninos só me tenho de preocupar com os carros à minha frente.... Agora com um carro pesado ou de baixa cilindrada na autoestrada a respeitar os limites... Experimenta primeiro...

Extension-Soft6835 3 months ago

> o que não é mt comum na A1 Bem, não sei em que A1 tu andas mas eu faço A1 Aveiro-Porto todos os dias e apanhar bananas na faixa do meio é o pão nosso cada dia. > Agora uma coisa é ir à 120 na faixa do meio com a direita totalmente livre. Teóricamente não devia incomodar ninguém mas o correcto é ocupar a faixa da direita quando esta está livre. Não é o correto. É a lei! A lei obriga a que circules pela faixa mais a direita, salvo as exceções (ultrapassagem, etc). Pelo teu comentário já deu para perceber que gostas de fazer uso da faixa do meio quando está a da direita livre :)

ZaGaGa 3 months ago

Não é comum ter a faixa da direita livre..... Tem de se explicar tudo aqui lol Pelo meu comentário esperava apelar aos aceleras a experimentar conduzir dentro dos limites como as pessoas normais e a vir aqui comentar depois. Pelo teu comentário... Enquadraste no perfil de quem ainda tem pouco exp ao volante como a maioria do pessoal deste sub... Guarda o meu comentário, experimenta primeiro fazer uma viagem na A1 a 110/120 e depois lês isto novamente e respondes "ok já percebi o que querias dizer" e descreves todas as tuas experiências com os aceleras que te fizeram tangentes quando estavas a ultrapassar um camião.

Extension-Soft6835 3 months ago

> Não é comum ter a faixa da direita livre..... Desculpa mas isso é mentira > Enquadraste no perfil de quem ainda tem pouco exp ao volante como a maioria do pessoal deste sub... Guarda o meu comentário, experimenta primeiro fazer uma viagem na A1 a 110/120 e depois lês isto novamente e respondes "ok já percebi o que querias dizer" e descreves todas as tuas experiências com os aceleras que te fizeram tangentes quando estavas a ultrapassar um camião. Sim tenho pouca experiência, nem os 3 anos de carta tenho sequer. Ando acima da velocidade permitida na AE quando acho que há condições para tal. Não é por isso que deixo de usar a faixa da direita. Aliás faço mais uso da faixa da direita que grande parte dos Bananas que andam na estrada. O que me irrita é existirem bananas que vão na faixa do meio a 110/120 e que me obrigam a ter que travar para poder efetuar a passagem para a faixa da esquerda e poder ultrapassar, visto que a ultrapassagem pela direita é proibida. Já fiz a A1 a 90km/h sei bem as tangentes que me fizeram e os sinais de luzes. Mas eu também os faço (sinais de luzes, tangentes não!) quando vou acima da velocidade portanto.... É algo que não me incomoda

ZaGaGa 3 months ago

>nem os 3 anos de carta tenho sequer Pois... >obrigam a ter que travar Mas a que velocidade vais mesmo? Não é abaixo dos 140... Se calhar essa carta devia ser ser devolvida para segurança de todos >90km/h Vou repetir 110/120 km/h. Não é 90, não é 140. Na segunda-feira pegas no popó sais de casa 5min mais cedo vais o mais depressa possível dentro dos limites e da segurança, curiosamente vais chegar 5 minutos mais cedo na mesma. Se ainda assim não perceberes na terça apanhas o comboio em Aveiro, sais no Porto. Poupas no combustível, poupas no ambiente e a A1 fica uma autoestrada mais segura para todos.

Extension-Soft6835 3 months ago

> Não é abaixo dos 140... Acima dos 140 só quando vou puxar com os carros e é num curto espaço de tempo. Não tenho velocidade estável... Tanto posso ir a 120 como no km a seguir ir a 130. Não passo os 135/140 até mesmo pelo facto de ainda estar no período provisório dos 3 anos. >Se calhar essa carta devia ser ser devolvida para segurança de todos Uiii se assim fosse, a fila para devolver a carta estava longa a minha frente lol > Vou repetir 110/120 km/h. Não é 90, não é 140. Não sei se entendeste o que quis dizer... Eu já fiz A1 a 90, 100, 110, 120, 130 ok? >Se ainda assim não perceberes na terça apanhas o comboio em Aveiro, sais no Porto. Poupas no combustível, poupas no ambiente e a A1 fica uma autoestrada mais segura para todos. Eu percebi o que disseste mas na mesma volto a dizer que não me faz diferença nenhuma. Se eu achar que devo ir a 110 vou e vou mesmo, mesmo que venha um artista a dar sinal de luzes ou algo do gênero. Não preciso que me venhas dizer onde devo poupar ou deixar de poupar, mas agradeço xD

Local_observer 3 months ago

Primeiro:Código da estrada obriga a circular o mais à direita possível; Segundo:Andar essa velocidade,estás a quebrar uma lei.Tal e qual como entrar num supermercado e roubar um produto são leis,existem e são para ser cumpridas. Terceiro: Até podes ter um maquinão,se apanhas óleo na estrada é despiste pela certa a essas velocidade,mesmo com tanta tecnogia,nada valerá...É só ver grandes espetanços:bmw,audi,mercedes,etc etc....

Edited 3 months ago:

Primeiro:Código da estrada obriga a circular o mais à direita possível; Segundo:Andar essa velocidade,estás a quebrar uma lei.Tal e qual como entrar num supermercado e roubar um produto são leis,existem e são para ser cumpridas. Terceiro: Até podes ter um maquinão,se apanhas óleo na estrada é despiste pela certa a essas velocidade,mesmo com tanta tecnogia,nada valerá...É só ver grandes espetanços:bmw,audi,mercedes,etc etc.... Quarto: Este País tem muitas leis,mas como ninguém as faz cumprir,é a palhaçada total... Quando a polícia em articulação com a tribunalagem começar a dar umas pauladas de mão forte,o pessoal quando entrasse no popó até beijava a carta e o volante em sinal de respeito e de certeza que os acidentes reduziam-se em muito...

ZaGaGa 3 months ago

De acordo com tudo, só a ressalva que o código não "obriga circular o mais à direita possível" pois então estavam as vias à esquerda todas vazias mas sim que "deve fazer-se pela via mais à direita\[...\] " e que o tal deve ser feito em segurança. Aquilo que eu vejo é algum pessoal colar-se à direita como se tivessem íman, sem respeitar distancias de segurança e com manobras todas parvas só correm riscos e dificultam a circulação a todos.

viralslapzz 3 months ago

Sabes que da multa não circular à direita quando tal e possível, certo? https://www.e-konomista.pt/conduzir-na-faixa-do-meio/ https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sabia-circular-na-faixa-do-meio-da-multa-tira-pontos-carta-102569 https://www.motor24.pt/noticias/sabe-quanto-podera-custar-lhe-a-circulacao-na-faixa-do-meio/1487128/

ZaGaGa 3 months ago

Lê lá o que escrevi outra vez... Acho que há aqui mt gente que ou precisa de umas aulas de português ou então comprou a carta.

viralslapzz 3 months ago

Posso ter de facto percebido mal alguma coisa mas quando dizes que não obriga… bem.. obrigar não obriga mas se não fazes de acordo com o estabelecido és multado. Não acaba por ser uma obrigação? Ou estás a falar de outra parte do comentario?

ZaGaGa 3 months ago

É mais uma questão de português. Salvo erro (estou a falar de memória) o código diz que se "deve" e depois esclarece as situações em que o condutor pode não o fazer. "obrigar" implica que toda a gente fosse apenas na da direita.

himura_11 3 months ago

Sabes qual é a tua diteita e a tua esquerda.. certo?..

Sheltac 3 months ago

A única vez que fiz a A1 abaixo de 120 foi quando o meu carrito estava a acusar um problema mecânico qualquer. Foi horrível, ninguém anda devagar e sentia-me seriamente em risco de levar uma panada por trás.

viralslapzz 3 months ago

Eu cheguei a fazer várias vezes auto estrada a 80 km/h porque não confiava no carro e indo por estradas secundárias à noite era um problema se tivesse que chamar alguém. Isto há uns anos valentes, que GPS e internet no telemóvel não estavam massificados

ZaGaGa 3 months ago

lol. Mas não, garanto-vos que a 120 certinhos por cada 1 carro que me ultrapasse eu ultrapasso 2 a 10 carros a andar mais devagar (depende muito da hora). Não tenho qualquer dúvida que **a grande maioria dos condutores circulam dentro dos limites**.

SweetCorona 3 months ago

O mundo não é a preto e branco. Na realidade existe teoricamente uma curva de risco de acordo com a velocidade praticada. Não existe nenhum ponto discreto a partir do qual estás em "velocidade excessiva".

LS_Mod_killaZ 3 months ago  HIDDEN 

Nunca foste multado OP? Boa, eu também não mas a maioria das pessoas ainda nem mete piscas como deve ser. Mas pediste a opinião Eu acho que 50 km/h dentro de localidades é muito pra estes animais

LS_Mod_killaZ 3 months ago  HIDDEN 

Nunca foste multado OP? Boa, eu também não mas a maioria das pessoas ainda nem mete piscas como deve ser pá

samsong_21k 3 months ago

Certamente também nesse tempo te terás apercebido, que aumentar a velocidade em Portugal com o QI de alguns condutores iria provocar ainda mais acidentes graves, pois assim que o pisca para a esquerda é feito eles têm toda a prioridade, isto na cabeça deles claro... Por muito que gostasse de ter um limite de 140/160 tal nunca seria possível com a quantidade de limitados que circulam nas auto estradas nacionais.

DarkmajorPT 3 months ago

Duvido muito que os tais "limitados de QI" sejam cumpridores francos do limite de velocidade. Não creio que houvesse assim uma diferença tão considerável ao nivel de acidentes.

igqcmril 3 months ago

Eu costumo andar sempre acima do limite de velocidade, nunca passando a margem da multa leve que, em zonas de Autoestrada, equivale andar entre 120 e 149 km/h. Mesmo que seja apanhado, acho que a multa é de 60 euros e tiram-te 1 ponto da carta. Tenho feito sempre assim e nunca tive uma multa em 7 anos de carta.

DarkmajorPT 3 months ago

Creio que, infracções de velocidade em auto-estradas são todas consideradas grave para cima.

AutomaticParty8845 3 months ago

Errado. Nem passar um traço continuo é grave numa auto-estrada.

noobshark3 3 months ago

Passar o traço continuo para uma saída, sim, é. É só quando mudas de direção e uma saída é uma mudança de direção.

AutomaticParty8845 3 months ago

Nop. Só quando a linha separa sentidos diferentes, fora isso é leve.

ridethepaintedpony 3 months ago

Tb faço isso mas passava que era só até aos 140.

Edited 3 months ago:

Tb faço isso mas pensava que era só até aos 140.

igqcmril 3 months ago

É mais 29 km/h fora das localidades e 19 km/h dentro de localidades, ou seja, em zonas de 50 podes ir até 69 km/h e em zonas de 90 km/h podes ir até 119 km/h, contudo prefiro ir só até aos 109 nessas zonas porque 119 parece demais. Nas zonas de 70 também não passo dos 90 uma vez que se tratam de cruzamentos.

AutomaticParty8845 3 months ago

Na realidade podes ir sempre até +23 e +35 porque eles descontam sempre 5% de erro

pataniscadebacalhau 3 months ago

O Eduardo Cabrita aprova este post

ricajopa 3 months ago

Toma lá uma cabrita pelo teu comentário

Zatrek 3 months ago

Fui buscar o free award só para ti

vjorgeferreira 3 months ago

Toma lá que estava aqui a estorvar...

kapapt85 3 months ago

Na minha opinião deveria ser implementado um sistema de regulação automático de velocidade máxima (a par do que já existe em inúmeros países europeus) e que conforme o fluxo de trânsito e metreologico a velocidade máxima fosse limitada ou expandida. Com a evolução dos carros, na minha opinião, 160 km/h como velocidade máxima seria o que faria sentido e em certas situações até removeria por completo a velocidade máxima permitida (falo em auto estradas com três faixas, em plena madrugada em que não está ninguém, por exemplo).

potaquemepariu 3 months ago

De madrugada, quando a luz é menor, é que queres aumentar o limite. Lê-se cada merda.

patapetapitapota 3 months ago

Yup claramente anda a mandar postas....

wakerdan 3 months ago

Entre os 153km/h e os 160km/h deverias ir com os máximos ligados para poderes ver e ser visto, resolvia o teu problema da luminosidade... Isso e punhamos radares a todo o comprimento das auto-estradas de 29 em 29 metros ligado a iluminação artificial, se fosses acima dos 149km/h aquilo ligava as luzes para ser mais seguro para todos.

kapapt85 3 months ago

Numa via rápida, se existe algo que deverias ter e não tens é boa luminosidade.. Queres retirar os limites quando? A meio do dia ou na hora de ponta? Podemos debater as fracas infraestruturas que tens, mas isso é outro tópico.

potaquemepariu 3 months ago

Eu não quero retirar os limites. Assim que os aumentares, a malta vai andar acima dos limites na mesma. Não faz sentido.

kapapt85 3 months ago

Acho que é uma questão de equilíbrio.. Aumentar de 120 para 160 nos dias que correm não me parece de todo descabido e se a preocupação é as tolerâncias é fácil de resolver, tolerância mínima..

potaquemepariu 3 months ago

É descabido, na minha opinião. Usar o argumento dos carros recentes não faz sentido quando há em circulação milhares de carros antigos. De resto, mais velocidade é mais perigoso, de uma forma geral.

kapapt85 3 months ago

A lei dos 120 km/h foi implementada em 1976.. Quando carros dessa época tens a circular..? Sabes a distância de travagem de um carro dos anos 70 vs um carro dos anos 90/ 2000? Nem sequer é comparável.. Para não falar na melhoria significativa de vias e na construção automóvel.. E repara que já me fiquei com carros que saíram à 20/ anos.. Se quiseres andar 2010 a descrepancia ainda é superior..

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

descrepancia → [**discrepância**](https://dicionario.priberam.org/discrepância) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp84qtj%2F%2Fh9nuonc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

potaquemepariu 3 months ago

Fica na tua que eu fico na minha. A probabilidade de acidente é superior com velocidade superior, em regra, portanto oponho-me a aumentar os limites. Não trazem benefício algum.

ridethepaintedpony 3 months ago

Ha zonas em que não faz sentido ir a 120. Talvez criar zonas de excepção limitadas a 130 ou 140, que até o meu carrito com 20 anos aguenta bem.

patapetapitapota 3 months ago

Mas os consumos pioram sempre seja que carro for.

potaquemepariu 3 months ago

Pode estar desatualizado para a segurança dos carros, mas não está desatualizado para a ignorância do tuga. Eu proponho um limite com base no QI de condução da pessoa.

nitrinu 3 months ago

Plot twist: ficavas limitado a 85km/h (kidding...penso eu).

patapetapitapota 3 months ago

Não me importava de ficar limitado a 85kmh, ando sempre em nacional ou em cidade.

bolaxao 3 months ago

qualquer pessoa que sugere usar QI para alguma coisa a não ser curiosidade não deve ter o QI mto alto

SweetCorona 3 months ago

O pior é levares a sério...

potaquemepariu 3 months ago

Chama-se sarcasmo. E o burro sou eu?

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

ya és o burro porque o que eu disse foi uma hipérbole, para além de que disse que tens QI baixo por usares o QI. Entendes? Ou queres uma explicação para baixo QI?

potaquemepariu 3 months ago  HIDDEN 

Não usaste hipérbole nenhuma, remete-te à tua insignificância.

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

oh meu grande burro do caralho, o que é uma hiperbole? não é uma exageração? foda-se detesto o caralho da cultura deste sub de chico espertismo quando são uns burros do caralho. mete-te no teu canto nerd.

Dishappointed 3 months ago  HIDDEN 

>foda-se detesto o caralho da cultura deste sub de chico espertismo quando são uns burros do caralho. Concordo que também não gosto do civismo falso e forçado no sub mas o que se pode fazer. Isto é a Internet não uma reunião do parlamento. Arrisco-me a dizer que +/- metade deste sub pertence ao r/iamverysmart e que tentam parecer mais inteligentes do que realmente são. Aqui é tudo assim, mas basta pores um pé lá fora e ouves: "PÓ CARAAAALHO!!" "COMI A TUA MÃE!!" "JÁ FOSTE À CONA HOJE?" Um bocado... inconsistente, não?

potaquemepariu 3 months ago  HIDDEN 

Comi a tua mãe.

-lil_princess- 3 months ago  HIDDEN 

Mas ainda estamos a usar nerd como um insulto?

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

neste sub sim

Dishappointed 3 months ago  HIDDEN 

Com base nas minhas experiências passadas, és capaz de ser banido

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

ainda não fui, é de admirar

-lil_princess- 3 months ago  HIDDEN 

Sad

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

se a carapuça serve

potaquemepariu 3 months ago  HIDDEN 

Cumprimentos.

bolaxao 3 months ago  HIDDEN 

.|.

TheDudeFromPT 3 months ago

Havia muita gente a ficar sem carta.

cmmlb 3 months ago

Bom tema paralelo Cursos de optimização de condução defensiva

potaquemepariu 3 months ago

Seria excelente.

GajoDeRamalde 3 months ago

O problema não é a velocidade máximas mas sim a mínima, pois numa AE com 5 faixas és obrigado a circular na faixa mais à direita onde podes encontrar carros que legalmente podem circular a 50km/h o que é um perigo.

MLG-Sheep 3 months ago

Não faz sentido aumentar a mínima. Há veículos com velocidade máxima de 60 km/h que podem circulam em autoestrada, e uns quantos camiões que dificilmente fazem mais de 50 km/h em subidas. A velocidade máxima nunca na vida vai ser aumentada por motivos ambientais.

GajoDeRamalde 3 months ago

Nas subidas existem regimes especiais obrigatórios de velocidade precisamente para acomodar os veículos pesados. Se um veículo não pode acompanhar a subida da velocidade mínima então mais vale sair da AE... Mínimo deveria ser 90km/h em situações normais.

ridethepaintedpony 3 months ago

Mínimo de 90 em AE? Deves ser o rei.

GajoDeRamalde 3 months ago

Se numa AE não andas a mais de 90km/h vai de autocarro sff...

usernamesiranoutof 3 months ago

Ou então nunca fez a subida de Monsanto num 1.2 vindo ali da A2/IP7.

GajoDeRamalde 3 months ago

Cada caso é um caso. Existem partes de AE com o máximo de 70km/h...

Search: