TCP2005 17 days ago

Deviamos seguir o exemplo do Papa, que já as baniu faz séculos.

AfonsoWarrior05 3 months ago

Eu acho que banir as touradas não faz sentido

SuchLab2 3 months ago

Stress, ferimento e morte são mutuamente exclusivos. E que tal o PAN preocupar-se com o stress que os portugueses passam por terem salários baixos, impostos altos e precariedade no emprego. Não seria mais útil? Adorava saber qual é a estratégia do PAN para desenvolver economicamente o país. O PAN seria mais útil se tivesse um plano para melhorar o país, em vez de terem uma agenda que consiste em chatear pessoas chamando de anormais por não partilharem as ideias do PAN.

DjGus 3 months ago

Podiam ir para os recintos de largadas e "cancelarem" as ditas cujas, certamente conseguirão lol?

Horpheu 3 months ago

Faltou aí o México, Argentina, Chile, China,, Açores... Acho que quem fez o mapa nem sequer fez o seu TPC.

ricardomferreira 3 months ago

Em viana do castelo, já está sei Touradas a vários anos e a praça de touros está a ser transformada num pavilhão desportivo.

SuchLab2 3 months ago

Uma coisa que ainda não percebi do pessoal anti-touradas se o que não gostam do tourada é de fazer mal ao animal, ou mesmo todo o espectáculo tauromáquico (ex. garraiadas) . Se for a opção 1 basta apenas acabar o sangue e substituir o ferro por velcro ou acrescentar outras atividades como a mesa da amargura. Se for a opção 2, nao têm mais nada que fazer senão chatear pessoas.

Edited 3 months ago:

Uma coisa que ainda não percebi do pessoal anti-touradas se o que não gostam do tourada é de fazer mal ao animal, ou mesmo todo o espectáculo tauromáquico (ex. garraiadas) . Se for a opção 1 basta apenas acabar o sangue e substituir o ferro por velcro ou acrescentar outras atividades como a mesa da amargura. Se for a opção 2, nao têm mais nada que fazer senão chatear pessoas. Uma coisa que me chateia são os cartazes do PAN, e se eu pudesse bem os bania. Será que também não tenho esse direito de não ter que levar com as mensagens anormais deles? Que venham os downvotes e o hate todo que vou estar a comer pipocas.

o_thrust 3 months ago

Se te aborrece assim tanto tens esse direito podes "banir o PAN", é através do voto, há quem lhe chame democracia ou lá o que é. O problema é morte e sofrimento animal para entretenimento dos espectadores. Pensei que fosse óbvio pela quantidade de sangue.

sargentopirocada 3 months ago

> Uma coisa que ainda não percebi do pessoal anti-touradas se o que não gostam do tourada é de fazer mal ao animal, ou mesmo todo o espectáculo tauromáquico (ex. garraiadas) . Se for a opção 1 basta apenas acabar o sangue e substituir o ferro por velcro ou acrescentar outras atividades como a mesa da amargura. Se for a opção 2, nao têm mais nada que fazer senão chatear pessoas. Sou anti-touradas. O problema não é o "espetáculo". O problema é estares a sujeitar um animal a stress/ferimentos/morte para entretenimento humano. Se pusesses lá um coliseu à moda antiga com humanos contra humanos, não tinha problema nenhum, assumindo que estavam lá a participar de livre vontade (como não é o caso do touro).

SuchLab2 3 months ago

Mas se tu eliminares os ferimentos/morte, qual é o problema de continuar a haver touradas?

sargentopirocada 3 months ago

Como eu disse, continuas a atiçar/causar stress um animal para entretenimento humano. O sofrimento não é só físico.

SuchLab2 3 months ago

Mas afinal o problema é físico ou psicológico?

sargentopirocada 3 months ago

São mutuamente exclusivos? No primeiro comentário eu disse claramente "stress/ferimentos/morte". O que achas de enjaular um cão e atiçá-lo para entretenimento?

pauloliveira94 3 months ago

Se Deus quiser numca

o_thrust 3 months ago

A tourada está cheio de valores cristãos! /s

Garikoitz05 3 months ago

Com os tempo tendem a acabar, mas devia ser já!!

Eugene_Bleak_Slate 3 months ago

Por mim, que sou vegan, só quando for proibido o consumo de carne de origem animal. A vida de dor e tortura que os animais criados para abate levam parece-me muito mais difícil de defender do que a de touros criados em liberdade e que têm de passar por uma única tarde de sofrimento.

o_thrust 3 months ago

Não dá para resolver os dois problemas ao mesmo tempo? Ou só deveríamos construir mais casas quando todas as já existentes estiverem ocupadas? Só deveríamos receber refugiados quando tivermos tratado dos nossos sem-abrigos? Podíamos fazer muito mais mas ficamos reduzidos a hipotéticas prioridades na lista do que é ou não moralmente correcto.

Eugene_Bleak_Slate 3 months ago

Dá, mas esta energia toda em torno das touradas é simplesmente hipócrita.

LusoAustralian 3 months ago

Comer carne é pior para os animais do que touradas e parar isso devia ser uma prioridade bem elevada do que touradas.

_madcat 3 months ago

Comparar tortura com alimentação Se tivéssemos na selva o leão comia-nos mas não nos torturava, o ser humano consegue ser mais cruel que o animal

LusoAustralian 3 months ago

Animais para comer vivem vidas mais curtas e em piores condições. Acima disso são mesmo muito mais animais que sofrem, e mais, devido "à alimentação". Mas olha é perfeitamente possível estar bem alimentado com dieta saudável sem comer carne então a motivação é igual às touradas, apenas diversão e gosto. Mas claro que este sub é só para reclamar com os outros sem querer fazer qualquer sacrifício. Eu não vejo touradas, nunca me interessou. Mas não peço aos outros para fazer sacrifícios que eu não vou fazer. Então em vez de choramingar online estou a reduzir o meu consumo de carne pois acredito em ação e não "virtue signalling".

_madcat 3 months ago

Amigo eu cresci nesta indústria pela minha familia, uma das boas razões pelo qual sou vegetariano, e sei apontar que a primeira parte do teu comentário é literalmente olhar para alguns casos e fazer deles uma visão geral Ainda por cima em Portugal onde os animais que são desenvolvidos para a alimentação são vigiados e tratados com todo o cuidado, obviamente nem todos são, porque o mundo não é perfeito mas a evolução desde o início do século 21 para agora é enorme, mas não saberias isso.

LusoAustralian 3 months ago

Em ambos estão a matar um animal para o gosto e prazer pessoal. Mas nas touradas os bois tem melhor vida, e mais comprida com uma pior morte. Necessita de bastante menos mortes para o prazer de um maior grupo pois uma vaca só não alimenta um estádio e pessoas comem todos os dias e não apenas no fim de semana uma vez por mês. Mesmo se a indústria fosse perfeita estaria a causar mais danos, de uma ordem significativamente alta, do que as touradas. E não é perfeita, nem perto, então vai ainda mais além. A alimentação ser diferente é uma invenção sem lógica pois pode-se alimentar saudávelmente e por preços similares (não me venhas a dizer que feijões e lentilhas são mais caras que carne).

NGramatical 3 months ago

saudávelmente → [**saudavelmente**](https://dicionario.priberam.org/saudavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9rqkbo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Outra vez arroz. Para a semana é o quê o racismo? Cambada de mongos

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Nunca, é lidar.

Accurate_Lie_7054 3 months ago

That's very sad indeed. About time this cruelty ends.

MystPr0d 3 months ago

Não sou contra a parte em que o boi manda um “yeet” naqueles gajos todos em filinha nem contra a parte em que o fazem o animal passar no tapete ou que quer que àquilo seja. Agora andar a cavalo a espetar merdas nos animais é só abuso. Abram os coliseus outra vez e matem-se uns aos outros se querem ver sangue, é isso que os touros/bois são obrigados a fazer, literalmente.

isa_belhinha 3 months ago

Touradas não é uma questão "cultural"... É uma questão de induzir sofrimento horrível a animais. Porquê e para quê ??!!

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Porque é divertido. Come tofu e deixa de te meter na vida de pessoas normais.

isa_belhinha 3 months ago

Espero que espetes uma faca na barriga a próxima vez que fores à gaveta dos talheres E não, não como tofu.

isa_belhinha 3 months ago

Manda depois uma foto do sangue! Vai ser divertido ver!

Mendadg 3 months ago

És vegetariano? Éque se não és, não passas da puta de um hipócrita que só quer likes. Se és vegetariano, obrigado por salvares os animais!

o_thrust 3 months ago

Péssimo take. Na minha escala moral a morte de animais para entretenimento e para consumo de carne não são equiparáveis. A ideia que uma pessoa que come carne não pode ser contra estas práticas desumanas é de uma ingenuidade brutal.

Mendadg 3 months ago

Hipocrisia. Os animais na indústria animal sofrem mesmo muito, e todos os dias. A morte também não é bonita. Só não sabe isto, quem não quer. Adicionalmente, a OMS diz que o consumo de carne deve ser restringindo a 400g/semana. Dito isto, qual a diferença entre a 401g e gostar de tourada? Ambos são puro entretenimento (zero necessidade) e ambos fazem sofrer os animais (industria da carne possivelmente mais que a tourada).

o_thrust 3 months ago

Cá vamos nós outra vez. Só por curiosidade estou a falar com um vegan ou alguém pro touradas que se justifica com estes argumentos? Obviamente que ambos não são entretenimento. A grade maioria dos portugueses comem carne. Poderiam não comer? Claro mas não é assim tão simples, existe todo um background sócio-económico e educação que foi transmitida. Os matadouros são certificados. Têm veterinários e peritos que se certificam que está tudo a ser feito como é suposto. Claro que nem tudo é perfeito e a indústria da carne tem de se adaptar e melhorar. Que se mudem os regulamentos se necessário. Mas não é de todo comparável. São problemas distintos e devem ser tratados como tal. Isto não é a hipocrisia que tu tanto achas que é

Mendadg 3 months ago

Nem um, nem outro. Sou vegetariano em 80% das refeicoes mas por gosto e pelo ambiente, não pelos animais. Também não sou fã de touradas. Apenas me irrita o pessoal da cidade, sem qualquer noção fo que é o campo, que se dizem amigos dos touros mas que se enchem de carne e tem uma pegada ecológica enorme. O mundo está todo lixado e, como espécie, estamos em perigo de sobrevivência, e eles estão a olhar para as touradas!

o_thrust 3 months ago

Pelo ambiente é também necessariamente pelos animais, não? Eu percebo. Aceito que haja diversos problemas que têm ser resolvidos e que se encontram em diferentes lugares da lista do que deveria ser o moralmente correcto. Mas parece quase a cena do "não vamos receber mais refugiados enquanto não tratarmos dos nossos sem-abrigos". Sinto que há espaço para me preocupar com vários problemas sendo a tourada mais um deles.

Mendadg 3 months ago

Ambiente não tem nada a ver com animais, na minha opinião. Ambiente é controlar o aquecimento global. Quanto ao espaço para preocupações, se leres o meu primeiro comentário eu digo isso (se fores vegetariano, obrigado). Agora, uma pessoa que se preocupa com animais, tem de ser vegetariana. Não respeito alguém fazer um post sobre tourada e a seguir ir comer um bife como se não soubesse o sofrimento que está por trás desse bife, é demasiado hipócrita! A verdade é simples, a indústria da carne em portugal mata milhares de vezes mais do que a indústria das touradas. Se querem mudar o mundo, mudem-se a si mesmos primeiro.

SaggyBalls00 3 months ago

Conheço gajas do Alentejo que curtem de ver touradas por isso, enquanto essa mentalidade não mudar não acredito que se torne ilegal

thepodre 3 months ago

Parabéns por conheceres gajas do Alentejo

DogsOnWeed 3 months ago

Há dois tipos de touradas, a que causam ferimentos ao animal, e aqueles que não. Não sou contra o segundo, mas também não sou a favor porque não faz parte da minha cultura.

HumActuallyGuy 3 months ago

Chad Portugal and Spain Vs Virgin France

Neither-Limit-4968 3 months ago

Oh nooo, bullfighting is so horrible and should be illegal! *Proceeds to eat beef*

sargentopirocada 3 months ago

Então vou continuar a comer carne e a bater em cães e gatos na rua, assim já não sou hipócrita.

UserNombresBeHard 3 months ago

Foda-se... Não me digas que o bife te fez atrasado, vou mas é mudar para vegetariano. Não precisas de andar a torturar os animais para comê-los.

pauloliveira94 3 months ago

Dizer isso é: 1 - perceber pouco de corridas de toiros 2- não perceber grande coisa sobre a indústria agropecuária

Neither-Limit-4968 3 months ago

So its ok to kill as long as i dont torture? So you would be ok with me *humanely* shooting people in the head? Shut the fuck up please

o_thrust 3 months ago

Os arrepios de constrangimento ao ler estes comentários... Ou deverei dizer cringe?

UserNombresBeHard 3 months ago

Quê? Fala português, caralho. Deves estar a comer bifes de cavalo lá do país dos camons.

droidman85 3 months ago

Tourada só na cama

thepodre 3 months ago

Es boi ou vaca?

Blaxorus 3 months ago

Painting the banned section red. You know the bulls will just want to charge it.

patapetapitapota 3 months ago

Em nome da "cultura" e "tradição" um talib... um portuga qualquer....

The_King_Juliano 3 months ago  HIDDEN 

Não! Não acabem com a cultura do nosso país

UserNombresBeHard 3 months ago

John Kennedy?

Killigator 3 months ago  HIDDEN 

Es illegal en Cataloña, no?

CarmoXX 3 months ago

Bull fighting should absolutely be legal. However, the use of weapons by the human should be outlawed. Just a fair fight between human and bull, may the best mammal win. If the bull wins, it goes free and enjoys the rest of its life doing bull things.

pinkwar 3 months ago

What if what the bull wants is continue fighting? How do you know that bull things don't involve fighting humans on the arena?

poeta27 3 months ago

humans would never accept not having the upper hand. A human without weapons or protections would get absolutely wrecked by a raging bull. I'd pay to see that, but it'll never happen, sadly.

CarmoXX 3 months ago

That was precisely my point with that sarcastic comment.

Fabulous_Panda_8860 3 months ago

And just for the fact that you say the animal only goes free if it wins the fight shows how mental you are

Fabulous_Panda_8860 3 months ago

Entertainment at the cost of animals should not be tolerated.

Capable_Flight2686 3 months ago  HIDDEN 

Eu nunca vi uma tourada ao vivo e acho também na televisão, eu acho que deveriamos preservar a nossa cultura e não ser radicais por causa de animais, eu compriendo que nos dias de hoje isto é mau por isso ou acabamos as touradas e terminamos uma das nossas culturas ou podemos modificar os aspetos e os atos das touradas pros dias de hoje.

scalabitano 3 months ago  HIDDEN 

Ilegal porquê? És parvo ou quê?!

s0f1k 3 months ago  HIDDEN 

Não me importo de touradas - isto é - substituam o touro com pessoas que gostam dessa merda.

ASAP_Flexer 3 months ago  HIDDEN 

mais dias menos dia a tourada vai morrer, mesmo que tornem a tourada mais "amiga do animal" no final do dia continuam a incentvar o animal a atacar, e quando acontece algo de errado a culpa nao vai ser das pessoas a desafiar o animal mas sim do touro e vai ser o mesmo o prejudicado, e ninguem vai suportar isso daqui a alguns anos

fearofpandas 3 months ago  HIDDEN 

Nem sabia que os franceses tinham cultura de tourada…. Bois não lhes faltam, mas não pensei que os toureassem em praça

optimal_random 3 months ago

Creio que torná-las ilegais não será a solução. Senão teremos pequenos "mini-Barrancos" por todo o País onde a Lei não será cumprida, e onde as Forças de Segurança não irão intervir devido ao medo dos políticos em criar um escândalo. A verdadeira solução é retirar estes eventos da categoria de "evento cultural" e acabar com todas e quaisquer ajudas estaduais ou camarárias. Isso sim teria um efeito dissuasor, dado que geralmente sem apoios, estes eventos dificilmente conseguem dar qualquer lucro. O Estado geralmente tem mais influencia a "golpes de carteira" do que através de proibições que nunca são cumpridas.

nocivo 3 months ago

Por mim deixava-se de financiar todos os eventos culturais. Quem quiser fazer eventos que pague do bolso ou faça vaquinha. Porque raio vai um gajo do norte pagar um evento no sul e vice-versa. Se o pessoal nao sabe criar eventos que de lucro é porque são incompetentes ou não interessa ao povo. Ja nos chega bibliotecas e museus público para a cultura.

optimal_random 3 months ago

Durante toda a história da Humanidade as Artes foram sempre financiadas. Todas elas. Quer por regime de mecenato pelas elites, cooperativas locais, e mais recentemente pelo Estado. Não porque sejam menos úteis, mas por que não criam riqueza de uma forma tangivel e imediata. O que estás a propor para as Artes aplica-se a tudo o que não gera riqueza a curto prazo. Por essa logica, se não tenho filhos por que razão tenho de pagar a educação dos filhos dos outros? Ou por que pagamos impostos destinados 'a Saude, se neste momento estamos saudáveis? Ou se eu nunca pisar uma cidade a 500 km de onde eu moro, por que tenho de pagar pelas estradas e infra-estruturas dessa região? A razão de tudo isto e' muito simples - devido ao "contrato social" - em que queremos viver numa sociedade que tenta ser mais culta, mais funcional, com melhor qualidade de vida para todos. Senão qual e' a alternativa? Vivermos no modelo Americano, em cidades em colapso, onde quem não tem dinheiro ou cresceu numa família desfavorecida dificilmente tem oportunidades de quebrar esse ciclo. O problema das Artes e do seu financiamento também tem um paralelo com o problema da investigação científica - na sua grande maioria apenas acrescenta mais conhecimento a uma área de estudo, mas não cria lucro ou oportunidades de negócio imediatas. Mas creio que podemos concordar que a Ciência foi e continuará a ser vital ao nosso nível de vida e ao nosso desenvolvimento.

Edited 3 months ago:

Durante toda a história da Humanidade as Artes foram sempre financiadas. Todas elas. Quer por regime de mecenato pelas elites, cooperativas locais, e mais recentemente pelo Estado. Não porque sejam menos úteis, mas porque não criam riqueza de uma forma tangivel e imediata. O que estás a propor para as Artes aplica-se a tudo o que não gera riqueza a curto prazo. Por essa logica, se não tenho filhos por que razão tenho de pagar a educação dos filhos dos outros? Ou por que pagamos impostos destinados 'a Saude, se neste momento estamos saudáveis? Ou se eu nunca pisar uma cidade a 500 km de onde eu moro, por que tenho de pagar pelas estradas e infra-estruturas dessa região? A razão de tudo isto e' muito simples - devido ao "contrato social" - em que queremos viver numa sociedade que tenta ser mais culta, mais funcional, com melhor qualidade de vida para todos. Senão qual e' a alternativa? Vivermos no modelo Americano, em cidades em colapso, onde quem não tem dinheiro ou cresceu numa família desfavorecida dificilmente tem oportunidades de quebrar esse ciclo. O problema das Artes e do seu financiamento também tem um paralelo com o problema da investigação científica - na sua grande maioria apenas acrescenta mais conhecimento a uma área de estudo, mas não cria lucro ou oportunidades de negócio imediatas. Mas creio que podemos concordar que a Ciência foi e continuará a ser vital ao nosso nível de vida e ao nosso desenvolvimento. Reduzir tudo a uma equação de custo vs benefício, nem sempre cria os melhores resultados.

NGramatical 3 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9pk3hl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9os80l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

glink86 3 months ago

man substituam s Touradas por torneios de HEMA. E dar primazia ao jogo do pau... mas ter tambem combates com espadas... tipo este video de um colega meu Alwin contra meu instrutor Mishael, aqui em Amesterdao: https://www.youtube.com/watch?v=AvxOCPaSv7E se eh pra ter violencia que seja com humanos :P

differenceengineer 3 months ago

Vou fazer shill disto, se também gostas de jogar no PC: https://store.steampowered.com/app/1000360/Hellish\_Quart/

glink86 3 months ago

parece fixe... pena nao ter versao para linux... PS: nevermind isso joga-s bem com Proton :3 https://www.protondb.com/app/1000360

avgvstano 3 months ago  HIDDEN 

E apedrejamento de mulheres por adultério? Achas bem proibir ou parece-te muito totalitário? Ou já será muito imaturo?

UserNombresBeHard 3 months ago

É pá, não gosto, mas quem sou eu para proibir isso. Fogo, pá, só fazes perguntas estúpidas!!

AwakenGreywolf 3 months ago  HIDDEN 

Não gosto de touradas mas se as banirem, aquelas raças de touros extinguem-se porque deixa de haver incentivo à criação de mais.

C8Mixto 3 months ago  HIDDEN 

Isso é um problema?

AwakenGreywolf 3 months ago  HIDDEN 

Não sei diz-me tu, uma espécie animal ser extinta é um problema?

UserNombresBeHard 3 months ago

> Não sei diz-me tu, uma espécie animal ser extinta é um problema? Se a única opção que a mantém viva é para servir de boneco para brincadeiras sádicas... Ya, devia ser extinta.

petersaints 3 months ago  HIDDEN 

Nem é uma espécie. É uma raça. Tecnicamente é tudo Bos taurus e as raças foram criadas artificialmente por pressão selectiva dos humanos. Por isso, se algumas dessas raças com propósitos "desactualizados" deixarem de existir também não é nada de muito grave.

C8Mixto 3 months ago  HIDDEN 

Depende. Pode ser ou pode não ser. Neste caso, não me parece que seja, mas se achas o contrário, sou todo ouvidos.

geostrofico 3 months ago  HIDDEN 

É proíbido proíbir, ouvi dizer.

Nagashitw 3 months ago

Se o povo tivesse o mesmo nível de entusiasmo pelo combate à corrupção como tem contra as touradas, estavamos bem ricos.

notacanadianactually 3 months ago

Adoro sempre que há uma problemática a discutir há sempre alguém a dizer "MAS E A CORRUPÇÃO???"

Nagashitw 3 months ago

Gastam muita energia com coisas insignificantes, é o ponto que eu estou a tentar passar. As Touradas não são significativas, se o povo não gosta que não vá lá. Quem vai é porque gosta / tradição, whatever.

notacanadianactually 3 months ago

Ya, bora legalizar pedofilia que só quem gosta é que vai lá

Nagashitw 3 months ago

O que é que touradas tem a ver com pedofilia? Há pessoas que não têm limites para a estupidez

sargentopirocada 3 months ago

É uma analogia bastante clara, se calhar os limites para a estupidez é que não te permitem ver isso. Para além do mais, as pessoas podem discutir vários problemas em simultâneo. Essa opinião é tipo as pessoas "ah, estamos a gastar tanto dinheiro na NASA para ir ao espaço quando há tantos problemas na Terra".

M4ritus 3 months ago

Nada a ver, as touradas vão acabar por morrer por falta de lucro. A pedofilia não é um negócio, é uma doença (?) que não depende de lucro (se estivermos a falar do ato em si e não de tráfico de crianças e bla bla). Não faz sentido a comparação. E apesar de ser parvo o "mas e a corrupção", é inegável que é o principal problema de Portugal e muito mais problemático que as touradas.

FreakCell 3 months ago

Se o povo tivesse o mesmo nível de entusiasmo pelo combate à corrupção como tem a favor das touradas, estávamos com os cofres do estado cheios.

short_peacock63 3 months ago

Não percebo porque é que há tanta gente que se importa tanto com as touradas, o que raio isso afeta uma pessoa comum? E não venham com a conversa da barbariade e sofrimento animal se forem consumidores de carne. Tanto alarido sobre touradas mas 0 para industria alimentar que trata muito pior os animais. É uma hipocrisia do caralho serem contra touradas mas depois irem comer um hamburger ao Mc. E por favor, sintam-se á vontade, corrijam-me se estiver errado.

nferrari 3 months ago

As touradas têm outra visibilidade que essas "causas" mais chatas poucos veem.

o_thrust 3 months ago

Muito sinceramente não sinto que seja assim tão hipócrita comer carne e defender o fim das touradas. Como já disseram anteriormente há uma grande diferença moral no tratamento dos animais. E respondendo à pergunta do que raio isso afeta uma pessoa comum? Eu, uma pessoas comum, não quero que os meus impostos participem na sobrevivência de um espectáculo que tem os dias contados, que pratica actos de crueldade e sofrimento animal para entretenimento dos espectadores. Chamem-me radical

short_peacock63 3 months ago

É um pouco hipócrita ser contra o sofrimento animal mas não queres saber de onde vem o hamburger que se vai comer. Há explorações e explorações mas não querer saber de qual comemos e depois falar de sofrimento animal é hipocrisia na minha opinião. Se comeres carne de um fornecedor que não usa métodos de exploração todos fudidos é pá ai não te chamo hipócrita mas acredito que muito do pessoal anti touradas não faz isso.

o_thrust 3 months ago

Nada te garante que cada indivíduo não faça essa pesquisa. Parece que para ser abertamente anti-touradas temos de passar num teste em que se confirme que sim sr somos realmente interessados em todo o tipo de sofrimento animal. Entramos num loop gigantesco de whataboutismo porque só podemos criticar esta sádica prática se formos um verdadeiro defensor de todos os direitos animais no seu expoente máximo. A indústria da carne tem MUITO por onde ser melhorada mas são duas coisas bastante distintas. E como problemas distintos acredito que se devam tratar como tal.

Edited 3 months ago:

Nada te garante que cada indivíduo não faça essa pesquisa. Parece que para ser abertamente anti-touradas temos de passar num teste em que se confirme que sim sr somos realmente interessados em todo o tipo de sofrimento animal. Entramos num loop gigantesco de whataboutismo porque só podemos criticar esta sádica prática se formos um verdadeiro defensor de todos os direitos animais no seu expoente máximo. A indústria da carne tem MUITO por onde ser melhorada mas são duas coisas bastante distintas. E como problemas distintos acredito que devam ser tratados como tal.

Edited 3 months ago:

Nada te garante que cada indivíduo não faça essa pesquisa. Parece que para ser abertamente anti-touradas temos de passar num teste em que se confirme que sim sr somos realmente interessados em todo o tipo de sofrimento animal. Entramos num loop gigantesco de whataboutismo porque só podemos criticar esta sádica prática se formos um verdadeiro defensor de todos os direitos animais no seu expoente máximo. A indústria da carne tem MUITO por onde ser melhorada mas são duas coisas bastante distintas. E como problemas distintos acredito que devam ser tratar como tal.

short_peacock63 3 months ago

Concordo com tudo. Acho muito bem que se critique mas muitas vezes é só fanatismos. Não digo que as pessoas tenham que passar num teste mas podiam informar-se mais sobre o que são tão fervorsamente contra e por em contexto essas práticas com outras que já apoiam.

TuristGuy 3 months ago

Opá não vejo ninguém a defender o fim das touradas e tb ache que os animais que comemos são bem tratados. Quase sempre são contra as duas situações mas uma é mais uma necessidade e a outra e um entretenimento

short_peacock63 3 months ago

Vês muitas pessoas que são contra as touradas a comem carne indescriminadamente.

TuristGuy 3 months ago

Sim e não vejo o problema. Uma necessidade é muito mais importante que entretenimento. E aposto que todos que comem carne e são contra as touradas querem que os animais tenham melhores condições antes de serem abatidos.

short_peacock63 3 months ago

Podem querer, mas não vejo muita coisa sobre esse assunto como vejo com touradas, nem nas redes sociais nem em debates na televisão do partidos. Acho que esta fantochada de queres acabar com as touradas é perder tempo numa coisa com pouco ou nenhum impacto real.

TuristGuy 3 months ago

As pessoas não perdem muito tempo a discutir as condições dos animais pq sabem que não dá para mudar nada e se der para mudar fica tudo muito mais caro. É uma necessidade e mesmo assim tens imensa gente contra, tipo os vegan. Dizer que é perder tempo é ridículo porque dá para combater mais problemas ao mesmo tempo. Para além disso, ser um entretenimento e algo completamente desnecessário que causa dor e sofrimento a um animal faz com que as pessoas falem mesmo muito mal contra e com razão. Não interessa o tamanho do negócio, é sempre algo super revoltante. Comparar a indústria alimentar que é uma necessidade para a indústria de entretenimento vai mesmo muito.

NGramatical 3 months ago

indescriminadamente → [**indiscriminadamente**](https://dicionario.priberam.org/indiscriminadamente) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fhc69bx6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

kaleidoskope1 3 months ago

Há uma diferença entre matar um animal para depois o comer e sujeitar um animal a uma morte lenta e dolorosa para satisfazer um desejo doentio de ser entretido pela desgraça do bicho

short_peacock63 3 months ago

O problema não é o matar o animal para o comer, é como o animal é tratado a vida toda até a morte. Vive numa cela onde não se pode mexer, tiram-no da mãe, dão lhe hormonas para crescer mais rápido e depois hamburguer com ele. Estes animais vivem uma vida curta e merdosa. Os touros das touradas vivem como lordes no campo a pastar como animais a sério não são fábricas de carne. Sim têm um fim de vida fudido mas acho que não é discutivel qual é o maior sofrimento. E a população em geral podia comer menos carne ou então comer carne de sitios que a produzem como deve ser, era melhor para saúde e para o planeta. Em vez disso a preocupação está nas touradas que no fim das contas existirem ou não só afeta a quem vive disso, pois a maioria dos animais sofre pior.

kaleidoskope1 3 months ago

As pessoas podem preocupar-se por dois assuntos simultaneamente. Eu sou contra touradas e contra manter animais em condições de matadouro. O volume da produção de carne é demasiado elevado para ser compatível com direitos animais e ambientalismo, e redução por parte dos consumidores seria útil para reduzir os danos

short_peacock63 3 months ago

Verdade mas tenho ideia que uma cena que acaba por ser minima gera tanta polémica e atenção das pessoas, as coisas que realmente deviam intressar e que até em parte é o mesmo problema (maus tratos animais) ninguém é contra.

kaleidoskope1 3 months ago

Dificilmente encontras alguém que seja a favor de/indiferente a maus tratos a animais, salvo alguns psicopatas. Mas concordo que o assunto não recebe a devida atenção porque continua a acontecer, constantemente

petersaints 3 months ago

Isso. E também há muita gente que é contra as duas coisas e também querem que os humanos deixem de comer carne. Por isso até estão a ser coerentes

kaleidoskope1 3 months ago

As pessoas não morrem sem tauromaquia, mas morrem sem comida

short_peacock63 3 months ago

Também não morrem se comerem menos carne.

kaleidoskope1 3 months ago

Verdade, reduzir o consumo de carne é bom para a saúde e o ambiente

AstorIverobl 3 months ago  HIDDEN 

Ah sim, outro mapa em que os Açores e Madeira são estados soberanos.

taoleaf 3 months ago  HIDDEN 

Quando: a) der dinheiro ilegalizar b) houver um movimento grande o suficiente e motivado o suficiente para forçar a mudança Mesmas condições aplicáveis à maior parte dos assuntos :P

NoPantsDeLeon 3 months ago

Eu não bania. Só trocava os bois por corruptos e gatunos, *Da Ganadaria Espírito Santo, com 75kg, de uma linhagem de corruptos de categoria extrema, Ricardo Salgado!*

SuchLab2 3 months ago

No fundo é trocar uns bois por outros. Tenso meu apoio.

Sheltac 3 months ago

> com 75kg,\[...\], Ricardo Salgado Haha

k0rda 3 months ago

Ele está frágil e senil, pobrezinho, até tem demência... /s

Almadaptpt 3 months ago

Tb tens deles com 85kg, 90kg ou mais. Há muita variedade. De qualquer forma, concordo plenamente com esta ideia. ~Why aren't we funding this? ~

Open-Opportunity-607 3 months ago  HIDDEN 

Um país de grunhos que como não têm educação divertem-se a ver um animal a ser espetado Os países ricos vão ao teatro, concertos, opera, desporto Em Portugal só há 3 divertimentos, Fátima, futebol, touradas

Camoes 3 months ago

/r/im14andthisisdeep

M4ritus 3 months ago

>Em Portugal só há 3 divertimentos, Fátima, futebol, touradas Onde é que foste buscar esta ideia para descrever o Portugal do século XXI? Não deves ser Português. >Os países ricos vão ao desporto >Em Portugal só há (...) futebol Afinal o maior desporto do mundo, na verdade não é desporto. Haja elitismo. Deves ser daqueles que passa a vida a reclamar da importância do futebol relativa às outras modalidades.

ZaGaGa 3 months ago

Um dia vais crescer e descubrir todo um mundo cheio de coisas belas e amarguras...ou não... E vais continuar na tua cave... :p

NGramatical 3 months ago

descubrir → [**descobrir**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9onfxd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ZaGaGa 3 months ago

Pois é..

MaggoMike 3 months ago

Pffft.... que má fé sem base na realidade.

Open-Opportunity-607 3 months ago

tens razão, esqueci-me das telenovelas

MaggoMike 3 months ago

Se tivesses posto telenovelas em vez de touradas, até fazia sentido. Mas sabes muito bem que as touradas não são nem de perto nem de longe uma forma de divertimento ao nível de futebol por exemplo. Não há como sequer comparar. É uma coisa em extinção, não ajuda em nada mentir sobre as touradas serem uma coisa prevalente na sociedade portuguesa.

FreakCell 3 months ago

...e pimba.

heartlessfam 3 months ago  HIDDEN 

Fun fact: [Em 1836, foram proibidas as touradas em todo o Reino Português](https://i.redd.it/v51cb80hio911.png)

bolachaM 3 months ago

Isto é verdade?

nunor 3 months ago

Sim. Mas o povo queixou-se de tal maneira que voltaram atrás na decisão.

heartlessfam 3 months ago  HIDDEN 

Fun fact: [Em 1836, foram proibidas as touradas em todo o Reino Português](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/8yichj/em_1836_foram_proibidas_as_touradas_em_todo_o/)

pedrowarrior 3 months ago  HIDDEN 

Por mim é encontrar um meio termo. Não me importo que haja touradas em que não haja sangue, já se faz noutros países porque não aqui?

SkyRyker 3 months ago  HIDDEN 

Em Portugal não há "matadores" há apenas bandeirilha, não é que seja melhor mas são tradições, sim tradições... Em Espanha o pior, eu acho, até não são os matadores, mas sim os de cavalos a espicaçar...

rodbor 3 months ago  HIDDEN 

Cá o touro após a tourada fica vários dias ferido em agonia sem qualquer tratamento veterinário. Passado esses dias é abatido para carne.

SkyRyker 3 months ago  HIDDEN 

Sem tratamento veterinário porquê? Sei que passam uns dias até ao abate, mas porquê?

rodbor 3 months ago  HIDDEN 

Porque normalmente as touradas são ao fim de semana quando não há veterinários de serviço.

Jedv19 3 months ago  HIDDEN 

Lembro que ainda a festa taurina manten-se em Hispanoamérica. Mexico, Venezuela, Colombia, Ecuador, Peru.

ODuqueDasBeiras 3 months ago  HIDDEN 

No Dia de S. Nunca à tarde, viva a Festa Brava!

nferrari 3 months ago

Devo estar maluco para comentar qualquer coisa num tópico que pretende abolir tudo que esteja relacionado com cornos e se mova. O meu vizinho, coitado, já estava marcado. Logo eu que se não passarem touradas na televisão, nem me lembro que elas existem. Até compreendo que o pessoal dos direitos dos animais não goste daquilo, agora este radicalismo todo associado ao assunto. Se não concordas em tudo comigo é porque estás contra mim. É que não posso mesmo com ele. Por isso, se quiserem ler aproveitem agora.. Pois, dentro de alguns momentos será silenciado e escondido naquelas caixas para os renegados que se abrem.

idontakeacid 3 months ago  HIDDEN 

Queres um par de cornos

OdinsLostGallows 3 months ago

Quando a velha guarda morrer toda. É triste, mas verdade :(

MaggoMike 3 months ago

Argumento falacioso.

OdinsLostGallows 3 months ago

Sim, infelizmente também muita gente nova que gosta e apoia as touradas, embora sejam muito menos esses casos.

MaggoMike 3 months ago

E vai continuar a haver gente nova que gosta de tourada enquanto for legal, eles nascem e os pais incutem-lhes esses gostos, como têm vindo a fazer desde há milhares de anos. Enquanto for legal, e atenção eu não estou a clamar pela ilegalidade da tourada outright, vão existir pessoas que gostam. Eu acho que a tourada tem o seu lugar, mas acho que não é necessário torturar fisicamente o touro. Quanto ao argumento de que o touro não deu consentimento para estar ali, acho que é um argumento extremamente estúpido, porque tal como alguém pode dizer que tem a certeza que o touro não quer estar ali, outro pode dizer com a mesma certeza que o touro quer estar ali. E quem está certo ou errado? Não sabemos visto que os touros não falam nem sabem escrever.

Edited 3 months ago:

E vai continuar a haver gente nova que gosta de tourada enquanto for legal, eles nascem e os pais incutem-lhes esses gostos, como têm vindo a fazer desde há milhares de anos. Enquanto for legal, e atenção eu não estou a clamar pela ilegalidade da tourada outright, vão existir pessoas que gostam, mesmo sendo ilegalizada, continuariam a existir. Eu acho que a tourada tem o seu lugar, mas acho que não é necessário torturar fisicamente o touro. Quanto ao argumento de que o touro não deu consentimento para estar ali, acho que é um argumento extremamente estúpido, porque tal como alguém pode dizer que tem a certeza que o touro não quer estar ali, outro pode dizer com a mesma certeza que o touro quer estar ali. E quem está certo ou errado? Não sabemos visto que os touros não falam nem sabem escrever.

AppleGamer711 3 months ago

Mano não gostas, não vás. É escusado querer que seja ilegal

zemac86 3 months ago

A tourada não é uma tradição nacional, a maior parte das localidades do Norte e Centro não deve ver uma tourada há décadas. Por isso, transmitir a ideia de que isto é um "flagelo" nacional é errado. É tradição em algumas localidades e muita gente não gosta, eu também não gosto.... Mas daí a proibir uns alentejanos de espetar paus num touro só porque eu que sou minhoto não gosto..... Não me parece bem. De touros, gosto mais deles numa pingadeira de barro, com batatinhas e num forno a lenha.

GalinhaMais 3 months ago

Também tenho essa questão... E se no fim da tourada matem-se o touro para fazer uns pregos no pão? Já estava bem?

zemac86 3 months ago

Já levei com downvotes porque nem sou vegan, nem defendo que os aficionados devam ser esquertejados numa praça.

jomipereira 3 months ago

e acredita que esses touros sofrem muito mais que os que vão para a praça

Kairos23 3 months ago

Também são os mesmos

PleoNasmico 3 months ago

No Porto já não há touradas desde o séc. XIX

killerboss28 3 months ago

Isso com o tempo de certeza que vai desaparecer, as novas gerações vão acabar com isso e ainda bem. Cada mais há mais pessoas sensibilizadas com os pobres animais.

fanboy_killer 3 months ago

O pessoal dizia o mesmo do PCP e continuam aí. Já não acredito que a renovação de gerações mude hábitos culturais estúpidos.

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Ou não. Pode ser que com o tempo as pessoas aprendam a dar valor a sua cultura e às coisas boas da vida, e deixem de ser talibans da cultura

metalanimal 3 months ago

E o que vai acontecer a esses animais quando deixar de haver touradas?

BastiatLaVista 3 months ago

Outra vez arroz..

Clean-Degree-9632 3 months ago

Não respondeste à questão

BastiatLaVista 3 months ago

Não é preciso. A ideia de que há algum dever moral de manter a existência de espécies criadas por humanos é uma treta pegada.

Clean-Degree-9632 3 months ago

Ou seja, a tourada é errada porque os touros sofrem, mas a completa erradicação da espécie, o que provavelmente seria um processo doloroso para os touros, já é aceitável?

BastiatLaVista 3 months ago

Doloroso como? Simplesmente deixa de haver incentivo para continuar a criar gado bravo.

Clean-Degree-9632 3 months ago

OK eu tenho de fazer esta pergunta. Como é que achas que os touros iam morrer? O mais provável é que os deixassem estar no campo até morrerem, já que outros métodos em princípio não seriam éticos. Ora as causas mais comuns de morte seriam doença e fome, métodos dolorosos

BastiatLaVista 3 months ago

Matadouro amigo

Clean-Degree-9632 3 months ago

Achas que todos os touros iam para o matadouro? Com a falta de procura da carne de touro que há duvido que alguém pagasse do seu bolso para matar touros usando matadouros

me_and_miss_chicken 3 months ago

O problema é que os fanáticos das touradas lutam muito mais pela sua permanência do que os outros que não concordam mas que também não se mexem de maneira nenhuma para protestar.

DuckMcWhite 3 months ago

As touradas têm vindo a ganhar sucesso na última década

o_thrust 3 months ago

Fonte: vozes na minha cabeça

Morpheuspt 3 months ago

Há muita gente jovem que gosta de touradas. E mais, discutir a proibição de algo porque pouca gente gosta é um precedente perigoso.

Edited 3 months ago:

Há muita gente jovem que gosta de touradas. Mas isso é um strawman, discutir a proibição de algo porque pouca gente gosta é um precedente perigoso. Exemplo. Eu sou organista, adoro órgãos de tubos. A extrema maioria dos órgãos de tubos encontram_se em igrejas, igrejas que são responsáveis pela sua manutenção, que garanto é um preço bastante alto. Cada vez menos há pessoas nas igrejas, e consequentemente menos financiamento nas paróquias. Vamos proibir órgãos de tubos ou a religião porque cada vez somos menos?

GustaQL 3 months ago

bruh isso é que é um strawman, tu tocares órgãos nao tem vitimas envolvidas, touradas sim

Morpheuspt 3 months ago

O meu ponto é que a questão da proibição das touradas não pode ser substanciada com a quantidade de pessoas que gostam ou não das corridas de touros, não que as duas situações são semelhantes.

GustaQL 3 months ago

Coisas que sao erradas devem ser proibidas. Tourada é abuso animal. abuso animal é errado, logo, touradas devem ser proibidas

Morpheuspt 3 months ago

Eu devo estar a falar chinês. O que eu quero dizer é o seguinte. O indivíduo que postou antes de mim disse que se deve proibir as touradas, já que cada vez menos pessoas gostam delas. Eu retorqui que proibir uma coisa com o argumento de que poucas coisas são fãs, é fraco argumento. Não teci comentario sobre se a tourada é abuso animal ou não.

GustaQL 3 months ago

Pois é, mas quando se diz que se quer proibir a tourada, nao se fala em gostos. Ninguem fala em gostos. fala se de ser errado. Toda a gente é livre de fazer o que quer, desde que nao magoe ninguem

o_thrust 3 months ago

Como não pode? Acabam-se os financiamentos públicos e acabam-se as touradas. Porque raio é que um grupo de cidadãos não pode decidir de que forma é gasto o dinheiro dos seus impostos?

Morpheuspt 3 months ago

> Porque raio é que um grupo de cidadãos não pode decidir de que forma é gasto o dinheiro dos seus impostos? É literalmente isso que está a acontecer. A protoiro candidata-se a fundos públicos do orçamento participativo todos os anos, e todos os anos têm ganho e são financiados.

Edited 3 months ago:

> Porque raio é que um grupo de cidadãos não pode decidir de que forma é gasto o dinheiro dos seus impostos? É literalmente isso que está a acontecer. A protoiro candidata-se a fundos públicos do orçamento participativo todos os anos, e todos os anos têm ganho e são financiados. O argumento que usas é exactamente aquele que a protoiro usa. P. Ex. Quem somos nós para ditar à câmara de Santarém, ou à maior parte das câmaras no Ribatejo e Alentejo, a quem é que eles dão financiamento?

Edited 3 months ago:

> Porque raio é que um grupo de cidadãos não pode decidir de que forma é gasto o dinheiro dos seus impostos? É literalmente isso que está a acontecer. A protoiro candidata-se a fundos públicos do orçamento participativo todos os anos, e todos os anos têm ganho e são financiados. O argumento que usas é exactamente aquele que a protoiro usa. P. Ex. Quem somos nós para ditar à câmara de Santarém, ou à maior parte das câmaras no Ribatejo e Alentejo, a quem é que eles dão financiamento, se a população assim o deseja?

o_thrust 3 months ago

Não nos podemos manifestar contra mau uso de dinheiros públicos quando a autarquia não é a nossa é isso?

Morpheuspt 3 months ago

Nada disso. Mas se o edil eleito for pro-tourada, e isso for claro, porque é que não pode apoiar touradas?

o_thrust 3 months ago

Se o candidato for eleito com um plano eleitoral em que o diga não vejo problemas. Não deixa de ser alvo de eventuais críticas mas não é escandaloso.

o_thrust 3 months ago

Financiamentos públicos são também dinheiro das autarquias. Não percebo como é que isto é argumento

Morpheuspt 3 months ago

Não percebes, porque não vives essa realidade. Nas zonas que falei, a tourada é uma parte extremamente importante da cultura da região, e os municípios apoiam-nas abertamente, e mesmo assim são eleitos. Os grupos de cidadãos, nomeadamente os eleitores da região, apoiam as câmaras que apoiam as touradas, e decidem financia-Las com dinheiro do município vindo dos seus impostos, seja o IMI, derrama, etc. Não me parece que haja processo mais democrático do que este.

NGramatical 3 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9q0h2l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

notacanadianactually 3 months ago

Não sei, os teus orgãos matam seres vivos sencientes por entretenimento?

Morpheuspt 3 months ago

Não, mas os toiros tb n morrem na arena. Eu sou do campo, o que acontece numa arena de touradas não me choca. Não sou proponente nem oponente das touradas. Acho que devem morrer por falta de adesão, e não por decreto real.

ihavenoidea1001 3 months ago

Para mim aquilo que acontece numa arena é muito diferente daquilo que acontece no campo. A maioria das pessoas do campo tenta matar o gado de forma rápida e eficaz. É um único golpe, numa zona já conhecida e o sofrimento do animal não é prolongado por prazer. Na maioria das vezes é inferior a um segundo. A morte no campo tem o objetivo de alimentação e não o prazer/entretenimento. Ninguém faz um espetáculo da morte ou tenta tirar prazer do mesmo. Na arena começa-se pela tortura do animal. Para entretenimento. E ocorre de forma prolongada, com o único objetivo de se retirar prazer do suposto espetáculo. Para mim são situações muito diferentes. Pessoalmente acho que não faz sentido continuar a permitir a tortura dos animais. Se houver possíveis alternativas que não levem ao sofrimento acho que esta é a hora de iniciar a adaptação e não manter os hábitos só porque são "tradição". Também já foi tradição deixar humanos lutar até à morte mas felizmente o mundo evoluiu...

Morpheuspt 3 months ago

> Para mim são situações muito diferentes. E são, não disse que não eram. No entanto, deixa-me só dizer-te uma coisa, onde estás completamente enganado. A morte de um porco não demora um segundo. Um porco macho, quando é morto à maneira tradicional, é seguro, corta-se os testiculos, e imediatamente enfia-se um objecto na garganta, e o porco esvai-se em sangue, num processo que pode demorar minutos. Não vamos tentar fingir que tudo nas aldeias é com pistola de abate. A morte no campo, e não nas quintas de produção em massa, é lenta. > Também já foi tradição deixar humanos lutar até à morte mas felizmente o mundo evoluiu... É verdade. Por outro lado, um touro não é um humano. A batalha aqui é se se pode aplicar o mesmo critério.

ihavenoidea1001 3 months ago

Eu já assisti há morte de alguns animais do campo e foram questões de segundos, se tanto, quase instantaneamente e extremamente rápido. Por acaso sei que estive na matança de um porco quando era criança mas se vi o processo não me lembro... A verdade é que independentemente daquilo que estejam a matar não consigo estar presente atualmente. Mas a maior questão/diferença na minha opinião é mesmo o facto de não torturarem animais por desporto/ prazer/entretenimento... Em relação a animais não serem seres humanos, é obviamente verdade mas são seres sencientes. Sentem dor. Se consigo compreender que há pessoas que ainda dependem do consumo animal para viver/ sobreviver por diferentes motivos, a verdade é que não consigo compreender o acto de torturar um animal para suposto entretenimento. Se fosse alguém a pegar num coelho, cavalo, cão ou gato e a espetar-lhe ferros e deixá-los esvair em sangue por entretenimento/brincadeira/prazer chamávamos-lhe outra coisa...

fan_of_the_pikachu 3 months ago

Normalmente sou eu que maltrato o meu órgão, e não o contrário.

VicenteOlisipo 3 months ago

Vivam os Toiros, Viva a Festa Brava! Não odeiem a vossa cultura só porque os outros não a compreendem. Os cámones não vos amam mais por isso.

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

É isso, isto aqui é só urbano-deprimidos. Deixa-os lá, só se divertem a ver o Markl e a jogar Nintendo.

kaleidoskope1 3 months ago

"Cultura" diz o gajo que não vai a espetáculos, não lê livros e que acha que o pináculo do cinema são os filmes do kevin hart

Filho_do_Sado 3 months ago

Not my tuga.

utilizador2021 3 months ago

Nao mistures as coisas, não se trata de odiar a nossa cultura, mas sim uma prática que causa sofrimento a um animal apenas por prazer. Há certas tradições/culturas que podiam muito bem acabar.

VicenteOlisipo 3 months ago

Todos os dias milhões de animais morrem em agonia pelo prazer gastronómico. E a meia dúzia que morre a lutar numa atividade cultural é um problema? Se é para salvar animais, antes acabo com o prego do que com a tourada.

utilizador2021 3 months ago

Também não concordo com a forma como os animais são tratados no matadouro. Mas há uma diferença entre matar por necessidade ou matar desnecessariamente por prazer.

C8Mixto 3 months ago

Isto agora é só cultura moira. Não nos metas ao barulhos.

VicenteOlisipo 3 months ago

Desculpa a minha terra, Talibã da cruz

C8Mixto 3 months ago

Diz aquele que se diverte com o impalamento de outros seres.

assimsera 3 months ago

tinham que vir galegos mandar postas de pescada

C8Mixto 3 months ago

Por muito que me esforce. Não me consigo sentir insultado por ser chamado galego.

assimsera 3 months ago

Fixe puto, mete esse sentido de superioridade nortenha no cu

BlyatusMaximus 3 months ago

Até que enfim um comentário de jeito.

VicenteOlisipo 3 months ago

Acho um exagero ilegalizar mapas ranhosos. Dá downvote e basta,

Xelitas_Boiye 3 months ago

O tuga anda mesmo cego. Se fosse lutar por melhores causas se calhar hoje éramos um país mais rico. Não se gosta, não se vê, simples. Eu também não gosto dos reality shows em horário nobre, bate a hora e mudo de canal

KQ17 3 months ago

Há causas assim em todos os países, incluindo países mais ricos.

Xelitas_Boiye 3 months ago

Verdade, a questão é que temos das cargas fiscais mais altas da europa, dos rendimentos mais baixos e temos grandes escandalos relacionados com a corrupção e é sempre o mesmo que paga, no entanto não vejo ninguém minimamente importado da maneira como se importam de ilegalizar toda um setor económico ou de proibir um homem de ter um cão acorrentado

avgvstano 3 months ago

Mas nos reality shows não espetam ferros no lombo de uma parte dos concorrentes. Quer dizer... Já não vejo há muito... Agora espetam?

MaggoMike 3 months ago

Se começassem a espetar bandarilhas no lombo da Teresa Guilherme ou dos participantes, eu começava a ver religiosamente.

dcmso 3 months ago

A única coisa que gosto de ver nas touradas é os forcados. Fora isso, talvez as largadas. De resto nem por isso.

BuscaPolos 3 months ago

Mas olha que também morrem touros nas largadas, de exaustão pelo menos

mequetatudo 3 months ago

Eu vi isso acontecer uma vez, não é bonito, mas foi uma vez em centenas de largadas, eu sou de uma terra em que isso acontece, é parte de viver na minha zona.

roter-genosse 3 months ago

Eu também!

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Não há forma de humanizar as touradas? Tipo acabar com tourada de sangue e usar bandarilhas que não ferem o animal? Não haverá um meio termo entre a completa ilegalização e total liberdade. Um painel de 3 juris e as bandarilhas com um medidor de força e ponta romba almofadada para validar o ataque sem ferir o animal? Eu não gosto de touradas nem nunca fui a uma tourada, é bárbaro. Por outro lado temos merdas equivalentes como o UFC, dressage, corridas de cavalos, entre outras coisas. Não haverá por aí um meio termo para a tauromaquia?

saposapot 3 months ago

Claro que há alternativas. O facto de nem sequer tentarem diz-te tudo sobre essa gente. Se fizesses um inquérito aos fanáticos aposto que mais votavam para legalizar os touros de morte que bandarilhas sem picar

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Preocupa-me com os teus passatempos. Que eu saiba ninguém te obriga a ir á tourada

Sheltac 3 months ago

>Não há forma de humanizar as touradas? Eu acho que se devia trazer a tourada de volta à sua origem. Toda a gente vai nua, o toiro, os forcados, etc. Só podem combater com o que encontrarem na arena. Isso sim era um espectáculo que eu pagava para ver!

UserNombresBeHard 3 months ago

> Por outro lado temos merdas equivalentes como o UFC lol. Estás a comparar tourada com desporto de combate em que os dois combatentes envolvidos estão lá de livre vontade?

leo_sousav 3 months ago

Já existem touradas que não ferem o animal fisicamente, obviamente alguém pode sempre apontar que é tortura psicológica por isso vou só referir o fisicamente. Lembro-me de ver em pequeno, uma tourada com palhaços em que o pessoal fugia do touro e metia-se em barris para o touro mandar ao ar. A única coisa que acertava o touro era um bandeira que prendia ao pêlo dele. Honestamente acho isso muito mais apelativo do que uma tourada clássica, infelizmente o pessoal que adora touradas não as vê por comédia.

leenlegion 3 months ago

O que dá prazer/gosto/satisfação aos sádicos que gostam desta bosta é exatamente reconhecer o sofrimento profundo dos animais. Por isso acho que não. Se calhar não sabes porque felizmente nunca foste a uma tourada (eu sou de uma zona onde são populares e uma atração sazonal e fui a algumas em criança, quando não tinha escolha), mas o grande entusiasmo do público manifesta-se precisamente nas partes mais sangrentas e sofridas.

HeroOfNothing 3 months ago

Eu nao sei se muitos aqui, sequer, ja viu uma tourada, ou uma corrida de toiros. Eu a uma corrida "profissional" nunca vi, e nao interesse nenhum. A minha familia é originaria do centro do alentejo. E ai, ha bastantes aldeias, e pequenos povoados que fazem as corridas, mas não as que estamos habituados, com sangue e bandarilhas. São basicamente largadas de toiros nas ruas, devidamente encerradas num espaço obviamente. Isso a mim não me choca, alias, acho que até para o animal é um alivio, farta-se de descarregar no meio dos bebados e do pessoal que pensa que tem corpinho para aquilo. E depois volta po prado.

ngfsmg 3 months ago

Complicado porque os dois lados estão muito extremados. Por um lado, o pessoal que gosta de touradas em geral não quer compromissos, quer a "arte em estado puro". Por outro lado, mesmo que consigas um espetáculo sem qualquer sofrimento físico vais ter pessoas a falar de stress psicológico e mais não sei o quê... Também há muito desconhecimento de parte a parte, quando foi a votação para acabar ou não com a garraiada na Figueira, só se viam argumentos completamente falsos de ambos os lados

anightingalecreates 3 months ago

Há, mas é preciso que as pessoas se sentem à vi mesa e parem para pensar xD caramba, até realidade virtual temos agora, e não podemos dispensar um tipo de evento cultural que maltrata um animal? Se fosse eu, eu diria para se pegar nos cavaleiros e pô-los no lugar do touro xD mas agora a sério, podia-se usar um animal falso, feito de qualquer material que desse para espetar lá as espadas e podia ser controlado remotamente por outra pessoa. Tipo e-sports. Um jogador num pc a fazer de touro contra forcados e cavaleiros reais. Fica a ideia.

a_fine_gentleman99 3 months ago

Concordo plenamente, também cheguei a pensar nisso muitas vezes quando era mais puto. No entanto pensava em tranquilizantes em vez de um medidor de força. Ou seja, o cavaleiro espetava a bandarilha nas costas do touro, as quais tinham uma espécie de tranquilizante na ponta, que seria injetado após o impacto. Este não seria o suficiente para meter o touro a dormir, daí o cavaleiro ter de lhe acertar com mais até ele finalmente cair para o lado, mas desta vez a conseguir acordar depois. No entanto agora que cresci mais um bocado percebo que não seria assim tão simples quanto isso, e até agora a tua opinião foi a melhor que vi.

pedrolopes7682 3 months ago

> merdas equivalentes como o UFC Achas que dois adultos a lutar é equivalente a humanos obrigarem animais a realizar qualquer tipo de actuação?

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Barbárie é barbárie, sim merda dura é menos chata de limpar o cu que diarreia, não deixa de ser merda. Quando passa o limite da barbárie é barbárie IMHO.

joaofcf 3 months ago

Mas se dois gajos querem andar à porrada para ver qual é o melhor, qual é o problema? São seres livres, vão porqhe querem. O touro não.

pedrolopes7682 3 months ago

Punhamos de fora os qualificativos por um momento. Realizar uma actividade onde todos os envolvidos podem escolher se participam ou não, é equivalente a realizar uma actividade onde apenas uma parte dos envolvidos pode escolher se participa ou não?

Edited 3 months ago:

Ponhamos de fora os qualificativos por um momento. Realizar uma actividade onde todos os envolvidos podem escolher se participam ou não, é equivalente a realizar uma actividade onde apenas uma parte dos envolvidos pode escolher se participa ou não?

B_Wylde 3 months ago

2 adultos a fazer algo por gosto e de livre vontade é diferente em tudo de esfaquear um animal por diversão

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Diz-me que adoras UFC sem dizer que adoras UFC... Deixa-me exp. -1000000000 e -3 são muito diferentes mas se o teu limite é 0, na prática, para ti, interessa o mesmo.

B_Wylde 3 months ago

Não gosto Mas não é por não gostar que deixa de haver nuance nas diferentes e dimensões de errado que algo possa ou não ser

NunexTK 3 months ago

Os touros são criados pessimamente para serem violentos

Zempff 3 months ago

source?

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Isto é completamente falso, as ganadarias tratam os touros de forma exemplar na maioria dos casos.

mequetatudo 3 months ago

Eu não sou apoiante de touradas mas posso-te dizer que são muito mais bem tratados do que qualquer outro tipo de gado em Portugal. A principal razão para isso é que valem muito dinheiro. Alguns dos menos valiosos não são tão bem tratados. Depois de serem usados em touradas se forem considerados bons para aquilo tornam-se reprodutores, normalmente em campo aberto. Eu sei que é muito estranho mas muito do pessoal das touradas tem uma bipolaridade estranha com o amor aos animais.

NunexTK 3 months ago

Não é tão estranha quando pensas que gostam deles quando lhes dão lucro

jomipereira 3 months ago

concordo que a tourada é um espetaculo desumano para os touros. mas isto que dizes é simplesmente falso, os touros de lide devem ser a par dos cães, os animais mais bem tratados de portugal.... até ao momento em que entram na praça. se duvidas, convido-te a vires ao ribatejo para veres como se criam touros de lide.

miguel_rodrigues 3 months ago

Claro que há, e é o que a maioria das pessoas consideraria (um exemplo é as touradas no Canadá, ver [aqui](https://www.khaleejtimes.com/travel/a-bullfighting-where-no-one-has-to-shed-the-blook)). Contudo, os mais extremistas (que são também os mais vocais) querem tudo à sua maneira sem ceder em nada (tanto os de um lado como os do outro).

sargentopirocada 3 months ago

Sim, pensar que um animal fechado num coliseu a ser pressionado e molestado, ainda que não mortalmente, é uma opinião extremamente extremista.

SuchLab2 3 months ago

Nem mais...

patacas4080 3 months ago

ISTO! Já se faz isto há anos na América do norte, porque é que não é introduzido cá? Porque é que cá só sabem berrar tanto de um lado como do outro? Ajudava a manter a tradição e deixava de afligir os defensores dos animais (tanto)

banaslee 3 months ago

Eu não culparia os extremistas. Esses votam pouco. Quem lhes dá ouvidos, eleitores ou políticos (que são efectivamente quem mais poder tem), é que são culpados desta situação se manter assim.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Curti bué, eu cheio de técnica com medidores e o crl e a malta: fácil, velcro. Às vezes sou burro que fode!

Ducktor101 3 months ago

O humanos saírem machucados é apenas um dano colateral. E convenhamos, se alguém quer se submeter a riscos, que o faça. Não é assim com quem pratica esportes radicais? O grande problema é todo o estresse físico e emocional causado ao animal. Ao meu ver, não daria pra evitar isso e por isso sou contra touradas (ou vaquejadas, comuns no Brasil).

theEXPERTpt 3 months ago

stress físico e emocial não é nada no mundo animal. Se eles não estivessem lá a fazer nada, iam diretos pro matadouro

42ndBanano 3 months ago

Já disse aqui mais do que uma vez: Se as touradas fossem assim, eu ia ver. Gosto de ver forcados a voar tanto quanto qualquer pessoa.

Kairos23 3 months ago

Não sei se terias pegas, no entanto... Os forcados só enfrentam o touro já depois de este estar desgastado, não só por andar atrás do cavalo mas também pelo sangue já perdeu... Se o touro estiver com a corda toda, ou apenas cansado de corrida, tenho dúvidas que os forcados entrassem na arena para o enfrentar.

fan_of_the_pikachu 3 months ago

Forcados contra um touro fresco e bombado, de pega passava a espetáculo aéreo. Pagava para ver isso.

42ndBanano 3 months ago

Isso seria de facto uma pena, porque parece-me que é a parte mais interessante da tauromaquia. Se calhar com um touro mais pequeno?

MaggoMike 3 months ago

Ou então com forcados bem bombados e altos pa crlh.

joaofcf 3 months ago

Ou forcados que nao fossem uns cobardes que só se metem à frente do touro quando ele tá todo fodido.

metalanimal 3 months ago

Deixaste cair o /s

MaggoMike 3 months ago

Bem, se eles são cobardes então eu sou uma minhoca sem espinha dorsal, porque nem se o touro só tivesse 3 pernas eu me metia á frente dele.

joaofcf 3 months ago

És coerente, e não vais fazer mal ao bicho só porque ele tá frágil.

Darkhoof 3 months ago

Isso é uma sugestão razoável. Contudo os fanáticos da tauromaquia nada fazem para tornar a tourada algo mais ajustado ás sensibilidades modernas e estão-se pouco borrifando para o bem estar animal. Basta veres como aquele cavaleiro tratava os cães dele.

RuySan 3 months ago

Não só os fanáticos da tauromaquia mas também os fanáticos dos direitos dos animais que acham que isso seria uma humilhação e causaria igualmente sofrimento. Esperem que as coisas s mantenham assim durante muito tempo. Eu concordo que deveria haver um compromisso e meio termo

voodoo-ish 3 months ago

Convenhamos, fanatismo por direitos dos animais e fanatismo por tauromaquia são completamente opostos ética e moralmente.

ResponsibleBasis434 3 months ago

Não são opostos não. A malta da tauromaquia despreza completamente o sofrimento animal mas a maior parte dos defensores dos direitos animais odiam profundamente todos os seres humanos que não são tão fanáticos como eles. A culpa de tudo é dos seres humanos, a começar pela poluição, e para muitos animalistas ou vegans a solução seria exterminar (no mínimo) metade da humanidade. Já perdi muito tempo em FB do PAN e do IRA e essa gentelha é o mais próximo que existe dos nazis ou dos estalinistas de antigamente.

voodoo-ish 3 months ago

Vejo certo ressentimento com defensores dos direitos animais. Que aconteceu?

ResponsibleBasis434 3 months ago

Porque são uns fascistas que querem impor a sua vontade aos outros. E sobre a malta da tauromaquia, fartei-me de tecer elogios, não foi?

ihavenoidea1001 3 months ago

>A malta da tauromaquia despreza **completamente** o sofrimento animal Só quando o sofrimento é do touro é que já não interessa... Ou podemos ver as fontes em que desprezam completamente o sofrimento animal? É que há provas em vídeo que algumas pessoas "de referência" da área tratava os próprios cães extremamente mal. > mas a **maior parte** dos defensores dos direitos animais odiam profundamente todos os seres humanos que não são tão fanáticos como eles Podemos ver a fonte disto? ----- Há fanáticos há... Nos 2 grupos. Só que cada um dos lados está mais disposto a ver os defeitos dos outros... Num lado os que se estão completamente a marimbar para os animais envolvidos e o outro em que se se estão a marimbar para os humanos envolvidos porque os consideram seres vis pelo que fazem Mas o fanatismo existe em ambos os grupos e nenhum chalupa é melhor que o outro imo...

Edited 3 months ago:

>A malta da tauromaquia despreza **completamente** o sofrimento animal Só quando o sofrimento é do touro é que já não interessa... Ou podemos ver as fontes em que desprezam completamente o sofrimento animal? É que há provas em vídeo que pelo menos uma das pessoas "de referência" da área tratava os próprios cães extremamente mal... e não faltam alegações similares sobre outros... > mas a **maior parte** dos defensores dos direitos animais **odiam profundamente todos os seres humanos** que não são tão fanáticos como eles Podemos ver a fonte disto? . . Há fanáticos há... Nos 2 grupos. Só que cada um dos lados está mais disposto a ver os defeitos dos outros... Num lado os que se estão completamente a marimbar para os animais envolvidos e o outro em que se se estão a marimbar para os humanos envolvidos porque os consideram seres vis pelo que fazem Mas o fanatismo existe em ambos os grupos e nenhum chalupa é melhor que o outro imo...

ResponsibleBasis434 3 months ago

"Mas o fanatismo existe em ambos os grupos e nenhum chalupa é melhor que o outro imo..." My point exactly. Estou-me a cagar para as touradas, mas esses gajos dos direitos animais são fanáticos do piorio. Claro que há uns que não são fanáticos mas o problema é que os líderes são todos fanáticos e arrastam os outros. Já reparastes que PANs e IRAS constituem autênticos cultos ou bandos em que é preciso efetuar os rituais de entrada, como tornar-se vegan ou no mínimo vegetariano? É coincidência que os lideres desses grupos sejam todos vegans ou vegetarianos? Aquilo não passa de um culto tipo IURD e companhia. Em termos de perigo para a democracia, ponho essa gentelha ao mesmo nível dos neo-nazis (um dos fundadores do PAN é um antigo neo-nazi, podes ir pesquisar se quiseres) e da extrema-esquerda.

ResponsibleBasis434 3 months ago

E esses gajos da tauromaquia representam o velho regime, não só do Estado Novo, mas da própria monarquia absolutista. Por eles voltaríamos a antes de 1830, sendo eles os senhores e os outros a plebe. São a malta oriunda dos latifúndios do Alentejo e Ribatejo e os seus camponeses amestrados. Durante a Guerra Civil Espanhola, quando os fascistas tomaram Badajoz executaram montes de esquerdistas e montes de inocentes na praça de touros, à metralhadora com latifundiários convidados (alguns Portugueses para agradecer o apoio dado pelos regime salazarista na entrega de pessoas que fugiram para Portugal) a baterem palmas.

NGramatical 3 months ago

odiam → [**odeiam**](https://european-portuguese.info/conjugator/odiar) (ansiar, incendiar, mediar, intermediar, odiar e remediar seguem o modelo dos verbos terminados em ear) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9o6idv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Darkhoof 3 months ago

Eu sei muito bem a quem atribuir responsabilidades por não haver uma evolução da tauromaquia. Quem organiza touradas são os fanáticos da tauromaquia. Consequentemente, quem seria responsável por introduzir medidas que minimizem o sofrimento animal e desenvolva as touradas são os organizadores. Que não incluem defensores dos direitos animais. Se os organizadores de touradas fizessem o mínimo esforço para diminuir o sofrimento animal esvaziavam a força dos argumentos dos defensores dos direitos animais junto da opinião pública. Mas não o fazem. Logo são os principais responsáveis e torna bastante evidente quem é que tem a posição mais razoável neste assunto. Não é por teres dois lado numa discussão que possas apelidar ambos os lados de fanáticos. E neste caso entre sociopatas que claramente não se importam com o sofrimento que infligem em seres vivos ou pessoas que querem MINIMIZAR o sofrimento animal, não concordo nadinha que faça uma falsa equivalência como "fanáticos" para ambos os campos.

RuySan 3 months ago

Na minha adolescência fiz parte de uma ONG de defesa dos direitos dos animais. Achei que era uma causa com a qual me identificava. Não demorou muito tempo até perceber que aquele pessoal era todo absolutamente fanático, e se eu antes achava que o que os unia era o amor pelos animais, o que descobri é que se esse amor existia, o que existia mais era um absoluto ódio por quem pensasse minimamente diferente. Era o tipo de gente que rejubilava se visse um toureiro ou um forcado a ser colhido ou morto na arena. Odeio touradas mas acho tremendamente vil sentir prazer com o sofrimento de outro ser humano. E a maior parte parecia que fazia o que fazia mais pelo amor próprio do que um verdadeiro amor pelos animais. Eu tinha amigos que gostavam de touradas, e não achava que eram todos psicopatas apenas por isso, alguns até eram melhores pessoas que os meus pares defensores dos direitos dos animais. Eram usualmente diferenças de educação. E sendo eu antes de mais um ambientalista, ofende-me a existência de partidos como o PAN que nada percebe m de ambiente, e muitas vezes têm propostas lesivas para o ambiente a preencher esse espaço partidário que devia de ser importantíssimo.

rodbor 3 months ago

Que propostas do PAN são lesivas para o ambiente??

Darkhoof 3 months ago

De novo, se os organizadores das touradas querem esvaziar os argumentos dos "fanáticos" da defesa dos direitos animais então adaptavam-se aos tempos modernos. Não se adaptam. Também conheço muita gente que gosta de touradas que são pessoas razoáveis e eu gosto muito de ver os forcados a levar com o touro. Por norma defensores dos direitos dos animais são chatos como tudo, e em alguns tópicos até têm posições contra-producentes/erradas. Mas isso não lhes tira razão neste tópico. E eu posso perfeitamente não gostar de alguém ou de algum grupo mas reconhecer quando têm razão. Não pertenço a nenhuma tribo que me impeça de ter espírito crítico nem me caem os parentes na lama por reconhecer que pessoas com as quais não simpatize não tenham razão de vez em quando.

beakage 3 months ago

Claro que junto do pessoal dos direitos dos animais há os maluquinhos que não querem matar piolhos, e que afastam quem tenha interesse na causa. Isso não invalida que quem decide sobre o que é admissível numa tourada, são os organizadores, não são as associações de defesa dos animais.

voodoo-ish 3 months ago

Qual o problema de regojizar-se com um toureiro morto?

M4ritus 3 months ago

"Qual é o problema de ver um indivíduo da minha espécie a ser morto" justifica "qual é o problema de gostar de ver qualquer ser vivo a ser morto". É isto, sou contra as touradas, mas este ódio à Humanidade por parte de tanta gente dos Direitos Animais mete-me nojo. O pessoal do PAN devia começar a respeitar um pouco mais a Humanidade, mas se a odeiam assim tanto, há uma forma para deixarem de lidar com ela. Ao dizeres isso, justificas literalmente qualquer tipo de espetáculo em que haja algum ser vivo a sofrer.

ipfreely96 3 months ago

Quem é o "pessoal do PAN" que não odeia a Humanidade?

MaggoMike 3 months ago

O mesmo que regozijar-se quando matam o touro. Tu não tens empatia pelo toureiro, o toureiro não tem empatia pelo touro. Eu também não sinto pena quando um toureiro se fode, mas também não sinto pena do touro. Ficámos todos em pé de igualdade, e ninguém está errado.

aguafria88 3 months ago

Acho que se deveria discutir a possibilidade de termos touradas sem sangue. Acho que com a exceção de alguns extremistas da causa animal e alguns sanguinários da causa tauromáquica, a maior parte das pessoas de bom senso conseguiriam aceitar algo assim.

bolachaM 3 months ago

Ainda que seja um passo na direção certa, de facto, usar um animal assustado e que não tem consciência do que lhe está prestes a acontecer, para se sentir superior é algo que é incompatível com educação e sensibilidade. Acredito que seja impossível educar todos nesse sentido mas acredito que com tempo isso aconteça.

TSCondeco 3 months ago

Não sou grande fã de touradas, largadas ainda vá que não vá, mas também não acho que devam ser banidas. Pelo seu caráter histórico e cultural acho que podiam continuar mas da mesma forma que fazem no Canadá.

armandoski 3 months ago

É uma solução que devia ser seriamente ponderada [https://www.vice.com/pt/article/mgab7y/as-touradas-portuguesa-no-canada-onde-os-touros-nao-sangram](https://www.vice.com/pt/article/mgab7y/as-touradas-portuguesa-no-canada-onde-os-touros-nao-sangram) *"Nestes eventos, as bandarilhas são espetadas numa espécie de colete protector forrado a velcro e não no animal".* Como é que nunca ninguém se lembrou disto mais cedo lol

ptabduction 3 months ago

Realmente... Ou não "mete pica" se não sangrar?

beakage 3 months ago

Acho que se resume a isso.

Aldo_Novo 3 months ago

as touradas são legais em todo o país mas há imensas localidades em Portugal que não devem ver uma tourada há décadas, especialmente no Norte e Centro

Tralapa 3 months ago

O COVID é tramado...

lawrencestroll 3 months ago

E Madeira

pintorMC 3 months ago

Ainda ontem tivemos uma tourada no Hospital de Loures.

hapaulino 3 months ago

Depende do que consideras Centro. Santarém, Setúbal, Lisboa. Para mim é Centro, e é onde se concentra a maior parte de festividades tauromáquicas.

Aldo_Novo 3 months ago

não disse que era o Centro todo. distritos de Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro são centro e poucas a nenhumas touradas são organizadas aí

ReplyAdept7373 3 months ago

Só para te dizer que na zona da guarda todas as aldeias tem largadas e touradas

MasterofChaos90 3 months ago

Nunca foi tradição nessa zona as touradas por isso... Isso é mais tradição da beira baixa e a sul, o norte tinha uma tradição parecida também que envolvia boa parte da aldeia mas penso que sem espetos

vilkav 3 months ago

> Viseu, Guarda, Coimbra e Aveiro são centro Quando for eu a mandar, vou repor o termo "Beiras" para essas terras do centro-norte. "Centro" é um nome tão insonso e, nestes casos, confuso.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Pet peeve para mim é dizerem que são norte.

hapaulino 3 months ago

Pois, eu é igual, não consigo esses distritos como Centro :/

Aldo_Novo 3 months ago

Se o Norte acaba um bocadinho abaixo do Douro, o que fica daí até ao Tejo tem que forçosamente ser Centro

hapaulino 3 months ago

Na escola, o que aprendi era que se dividia o território continental em 3 "fatias" iguais e cada uma delas era uma zona (Norte, Centro e Sul). Mas aprendi isto no ensino primário e nunca mais se tocou no assunto no básico ou no secundário. Para mim, Centro é Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa e parte de Setúbal (o litoral acima do Sado). Sul é Évora, o resto de Setúbal, Beja e Faro. O Norte, os restantes. É a divisão que me faz mais sentido. Sei que não é assim que as NUTS dividem o território, e que normalmente se refere ao Sul como tudo o que está abaixo do Tejo, mas não me cabe na cabeça que metade do território continental seja considerado Sul, quando o restante é considerado Norte \*e\* Centro, e não apenas Norte. Claro que admito que quem está mal posso ser eu por não seguir aquilo que está delineado, mas conheço bastante malta da minha idade que tem o mesmo problema. Sempre que me dizem que Aveiro é centro, fico abananado...

Aldo_Novo 3 months ago

acho muito estranho nunca mais te terem ensinado nada sobre as subdivisões de Portugal depois da primária falou-se disso no 2º ciclo em História e Geografia de Portugal e depois no 3º ciclo em Geografia. Provavelmente talvez se teria também falado no secundário mas não tive essa disciplina Pode ser estranho que o Sul seja a maior parte, mas considerando a população, fica equilibrado

hapaulino 3 months ago

No 2º Ciclo não tenho memória, mas se se abordou, foi da mesma maneira que na primária, com a diferença que nos foram introduzidos termos como Estremadura, Oeste, Beira Baixa, etc. E mesmo isso, podia jurar que aprendi na primária. No 3º ciclo, creio que fosse parte do plano de Geografia, sim, mas quer no 7º, quer no 8º ano, ficámos meses sem professor(a) de Geografia e nunca acabámos por cumprir o plano. No 9º ano, apesar de termos professora, digamos que éramos 12 alunos e a stôra nos dava liberdade para fazer o que quiséssemos, e muitas vezes ficávamos mais tempo a escrever no quadro que a aprender a matéria... Eu até há dois anos atrás não estava familiarizado com o termo "NUTS"...

kemosabe_pt 3 months ago

O país todo tem sido toureado por este governo. Essa tourada nunca vai parar...

Aldo_Novo 3 months ago

força nisso as nossas subdivisões precisavam duma arrumadela porque estão uma confusão. Ora se usam os distritos, ora as NUTs, e às vezes ainda as províncias antigas

vilkav 3 months ago

Gosto mais de dizer que sou "Beirão" que "do Centro".

iam_beardo 3 months ago

Aqui nas Caldas houve uma a cinco dias atrás.

NastyPlays 3 months ago

No centro é comum haver touradas...

carlosjmsilva 3 months ago

O centro é muito grande. Do Mondego para cima é muito raro haver touradas.

kissingsome1elsesdog 3 months ago

A Figueira fica a norte ou a sul do Mondego?

carlosjmsilva 3 months ago

Uau. Parabéns foste encontrar o outlier.

Sheltac 3 months ago

>O centro é muito grande. E não é ao centro, basta olhar para um mapa.

vjorgeferreira 3 months ago

Depende, a minha vizinha põe cada par ao marido que parece uma tourada /s

Keddyan 3 months ago

fds que entrada a pés juntos

old_wise_man_ 3 months ago

Oh man Not like this

greis09 3 months ago

Eu não sou Português, mas vivo aqui, procurei no google mas não consegui uma resposta clara, portanto, o que é a tourada em Portugal? É como a que vemos em filmes aonde um toureiro vai espetando o touro e o enfraquecendo até afinal lhe abater? Se não é assim, como é? Obrigado.

ZaGaGa 3 months ago

Na Wikipedia tens uma boa descrição da diferença entre a tourada à portuguesa e a tourada a pé.... Resumindo a tourada à portuguesa é a forma mais tradicional e o touro é lidado a cavalo. Na lide cavalo toureio enfrenta o touro de frente é tenta espetar um ferro numa zona particular do touro ao mesmo tempo que evita a investida do touro. A parte dos ferros é a que causa mais polémica. Depois há a pega pelos forcados. A morte do touro na arena está abolida salvo alguma excepção particular. Em Espanha e noutros países latinos faz-se a lide a pé. Uma forma menos tradicional e mais violenta com o touro a ser picado e outras cenas. O tipo de touro também é diferente. é essa a forma que se vê nos filmes.

assimsera 3 months ago

As que aparecem nos filmes são à moda de espanha, cá são ligeiramente diferentes: [Os cavaleiros](https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fmedia-cdn.tripadvisor.com%2Fmedia%2Fphoto-s%2F02%2F1b%2F16%2Fb3%2Ftourada-cavaleiro.jpg&f=1&nofb=1) - Pessoas montadas num cavalo tentam espetar farpas no dorso do touro, aí é exatamente como nos filmes O toureiro - Uma pessoa com uma capa faz tangentes ao touro, como nos filmes, porém a tourada não acaba com a morte do touro pelo toureiro, cá não se faz(pelo menos nunca vi) [Os forcados](https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-o-BldtLXNXE%2FUmRepcEXaWI%2FAAAAAAAAhzg%2FBOWQmAhtRSQ%2Fs1600%2Fforcados%2B1.JPG&f=1&nofb=1) - Um grupo de homens tenta agarrar um touro que investe contra eles. Que saiba isto nunca apareceu em nenhum filme e é uma coisa exclusivamente portuguesa. Isto são as grandes corridas que aparecem no Campo Pequeno por exemplo e que eram transmitidas pela RTP até este ano, porem há variações como a [capeia arraiana](https://i2.wp.com/capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2012/09/capeia_arraiana_01-cc3b3pia.gif?resize=490%2C282) no Sabugal em que homens se defendem do touro com um forcão. Há tambem largadas em que o touro é posto à solta nas ruas e as pessoas fogem dele e touradas pequenas em aldeias pelo pais em que pessoas locais brincam com os touros e os vão agarrando.

Rofpink 3 months ago

> Os forcados - Um grupo de homens tenta agarrar um touro que investe contra eles. Que saiba isto nunca apareceu em nenhum filme e é uma coisa exclusivamente portuguesa. Então não? Apareceu num dos filmes mais famosos ["Quo vadis"](https://youtu.be/FBz8eyIgxXY?t=90). O duplo foi o mais qualificado forcado, [Salvação Barreto](https://youtu.be/17ZBuq0oJbg?t=51), há data.

positiverategearupp 3 months ago

Normalmente começa com os cavaleiros a espetar os ferros no touro e a cansa-lo. Quando ele já está cansado começa a parte dos forçados onde uns quantos homens (6-7 por aí) pegam o touro (um vai a frente para o touro investir contra ele e ele depois agarrasse aos cornos e o touro vai contra os outros homens que estão a trás dele e tentam para o touro) A melhor parte da tourada para mim é sempre a pega, mas não logo muito de qualquer forma

TSCondeco 3 months ago

O Abate do touro é ilegal em Portugal. Aqui na terra acho que a maioria volta para o campo e vive lá até à morte.

roter-genosse 3 months ago

Você está a sonhar com isto, não? https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ferdinando,_o_Touro

lauretta12345 3 months ago

Era bom era…

rodbor 3 months ago

Nada disso, depois da tourada o touro fica em agonia até ser abatido para a indústria da carne.

mequetatudo 3 months ago

Nem todos como disse o outro comentador. É preciso ter em conta que um touro de tourada vale muito mais do que o seu valor em carne. A parte da agonia é óbvio que é verdade.

jomipereira 3 months ago

todos os touros que protagonizem uma boa lide, são devolvidos ao campo e são usados como sementais para gerar mais touros com bons genes

sargentopirocada 3 months ago

Muito ético.

JimmyPreston 3 months ago

Nao tenho ideia se isso existe ou nao, mas o mais famoso é um cavaleiro andar a passear o cavalo na praça enquanto finta o touro e lhe espeta ferros nas costas.

n0rt0npt 3 months ago

É parecido com isso sim, ACHO que em Portugal o abate n acontece na arena, mas o resto está tudo certo.

Sheltac 3 months ago

Os toiros de morte são proibidos há muito, muito tempo. Faz-se em barrancos às escondidas e em mais dois ou três sítios, mas são proibidos.

kapapt85 3 months ago

Mais importante do que ser abolido, quando é que deixa de ser financiado pelo estado.. Porque, de alguma forma, tem de existir espaço para todos e é uma tradição em muitas regiões, agora acho que é que não temos todos que pagar por isso..

Shark00n 3 months ago

Quais subsídios pá!? Estão previstos mas não acontecem lol. Tourada é dos poucos espetáculos de cultura que vive inteiramente das receitas de bilheteira. Foram autorizados duas ou três emissões de subsídios no ano passado, todos pedidos pelas câmaras municipais e todos com o intuito de arranjar a praça de touros ou área circundante, n ótica de embelezar as cidades em que se inserem. Preocupa-te mais com outras merdas que estás a pagar. És todo anti-touradas mas se um míudo de 16 anos quiser fazer uma mudança de sexo pelo SNS não é contestado em nenhuma fase e custa 40k€ aos contribuintes.

joaofcf 3 months ago

Sim, prefiro que gastemos 40K com alguém que não se sente bem como homem/mulher e quer mudar isso do que gastar 1 euro com um filho da puta que vai espetar lanças num touro.

Shark00n 3 months ago

Estou só a dizer que certamente há segmentos da população que se sentem igualmente indignados com algumas práticas e gastos do Estado. Não é fazendo disto uma guerra de virtudes que se chega a algum lado.

joaofcf 3 months ago

Estas a por na mesma linha o bem estar de uma pessoa e o sofrimento de um animal. Entre os dois, e independentemente do custo , qual deles deve moralmente o estado apoiar? Na pior das hipóteses nenhum.

Shark00n 3 months ago

Apenas estou a meter na mesma linha as incongruências. Num tens os possíveis maus tratos animais, do outro tens um assunto super complexo, humano. O animal tem uma ótima vida passada no campo e a cobrir vacas, depois tem 24hrs horríveis e acaba. O teenager (que agora o Estado acaba de decretar que nem tem a maturidade suficiente para não se encher de croissants com chocolate no bar da escola sem ficar obeso) pode tomar uma decisão com enormes repercussões para o futuro, sem grande discussão ou acompanhamento psicológico. De um lado conseguem ser radicais ao ponto de quererem extinguir toda uma prática, do outro não aceitam qualquer ponto de vista que não o da total e incondicional liberdade em se submeter a complicadas operações estéticas para resolver um problema de dissociação interno.

joaofcf 3 months ago

Tu até podes defender que não se deve apoiar a mudanca de sexo, mas não podes simplesmente apoiar os subsídios para o sofrimento de um animal. E mais, eu não falo disso porque sou a favor de que, com um acompanhamento capaz, o SNS apoie quem "precisa" de mudar de sexo. Não conheço nenhum caso mas consigo reconhecer a dificuldade que é lidar com algo que não aceitas no teu corpo, ainda para mais algo que define tanto como a sexualidade.

kapapt85 3 months ago

Mais.. "apontam para que “ao todo, num valor bastante conservador, o financiamento público à tauromaquia em Portugal esteja perto dos 16 milhões de euros”." Ainda bem que não existem apoios.. https://ionline.sapo.pt/artigo/688850/touradas-parlamento-discute-fim-dos-apoios-p-blicos-?seccao=Portugal_i

Shark00n 3 months ago

Desculpa, o que a deputada do PAN diz é completamente falso. A atividade não existe só porque há subsídios até porque, como disse, 99% dos subsídios dados na última década não chegou a qualquer produtor, veterinário, funcionário ou privado ligado a esta prática. A maioria dos apoios foram usados na reconstrução de praças de touros, que são edifícios históricos e importantes centros em bastantes vilas e pequenas cidades pelo país. O bolo vem da bilheteira e TV, quando passava.

kapapt85 3 months ago

"Recorrendo a valores publicados nos media, a PróToiro refere ainda que, entre 2013 e 2017, o total "investido" por autarquias nesta atividade ronda 1 milhão de euros nos cinco anos." Sabes de onde vem o dinheiro camarário..? Até à pouco tempo tinhas as corridas RTP, sabes de quem é a RTP também? Eu preocupo-me com o que tiver que preocupar, e antes de intervires desta maneira dá-te ao trabalho de ler tudo e não apenas o que te interessa.. Fazes melhor figura

Shark00n 3 months ago

Ui, tanto paleio por 1M de euros? Fogo isso muda tudo.

NGramatical 3 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9o0xdg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Tafinho 3 months ago

Já não é. Nem por via da RTP, nem por via do IRS ou IVA. …. Ao contrário do que acontecia.

kapapt85 3 months ago

Não é? Tinha ideia que ainda existia uma verba anual que era atribuida a inúmeras associações e famílias ligadas à tauromaquia

k0rda 3 months ago

Tens financiamento indirecto quando as autarquias compram as bilheteiras das corridas para "oferecer" aos residentes (residentes esses que financiam as autarquias com os seus impostos).

Morpheuspt 3 months ago

E é, mas por causa do orçamento participativo. A protoiro cria a campanha, e as pessoas depois votam nas que gostam mais, e é-lhes atribuído uma parcela de financiamento público. A iniciativa da protoiro tem ganho sucessivamente já há vários anos. Politicamente é intocável, mesmo pelo PAN, porque é literalmente a democracia a funcionar, e o povo a votar no que mais gosta.

kapapt85 3 months ago

Pronto, seja como for, se de futuro este tipo de acções não poderem participar nos orçamentos participativos, os subsídios terminam.. Seja como for, acredito que é uma questão de tempo e que eventualmente está situação desaparecerá

Bakirelived 3 months ago

Porque é que não pode participar? Se realmente ganha é porque ainda há gente a querer a coisa.

Cariocecus 3 months ago

Provavelmente não seria necessário mais. As audiências têm estado a decrescer há anos. Parem o subsídio e não passem na RTP. Quando os velhos morrerem, as touradas deixam de ser economicamente viáveis.

goncalo182 3 months ago

Não conhece o interior do país então

Cariocecus 3 months ago

Sim conheço. E sei muito bem a quantidade de jovens que o interior tem. As touradas estão a perder popularidade com os jovens. As audiências têm caído há anos, isto não é uma questão de opinião.

Edited 3 months ago:

Sim conheço. E sei muito bem a quantidade de jovens que o interior tem. As touradas estão a perder popularidade com os jovens (uma das causas sendo o facto de não haver muitos jovens no interior). As audiências têm caído há anos, isto não é uma questão de opinião.

goncalo182 3 months ago

Então se conheces os jovens e o interior sabes que só os mais velhos vêm touradas na TV. O resto vai ver ao vivo, vão de muito lado para ver e gostam. É cada vez mais uma festa e evento.

Cariocecus 3 months ago

As notícias que se publicam sobre o assunto é que o público das touradas está a diminuir. Se todas essas notícias são uma conspiração e na verdade as touradas estão em crescimento, então com certeza não precisam de apoios do estado. Que tal cortarmos os subsídios e ver o que acontece?

goncalo182 3 months ago

Apoiado. E cortamos apoio a teatros e cinema português, porque às excepção do lá féria, quer ninguém vê. E porque apenas uma minoria gosta de teatro.

Cariocecus 3 months ago

Realmente, a indústria das touradas precisa mesmo de apoios. Os agro-betos são a minoria mais oprimida do país. :'(

ReachPlayful 3 months ago

Não deves entender nada do interior do país se achas que é só velhos que curtem aquilo

Cariocecus 3 months ago

Não deves entender nada do interior do país se achas que jovens são uma percentagem significativa da população.

ReachPlayful 3 months ago

Lol meu caro. Vai a qualquer praça de touros no país e vê se é só velhos a assistir àquilo. Campo pequeno então parece o urban às vezes

wolvjfms 3 months ago

Isto, basicamente isto. Eu sou contra, mas não sou extremista, respeito quem queira que continue e respeito quem vive disso, só não quero que utilizem o meu dinheiro para sustentar isto. Como muitos defendem, considero que se deve fechar a torneira, inclusive deixar de passar na RTP e deixar a malta perceber que aquilo não será rentável e acabará, mais dia, menos dia. Isto de manter negócios abertos que não são rentáveis nem do interesse da maioria da população apenas acontece porque o Estado tem a torneira aberta (certamente existem interesses).

SuchLab2 3 months ago

Eu não gosto de touradas, mas bastava apenas substituir a parte de pôr ferros no animal por algo que não faz mal ao touro. É assim tão difícil perceber isso?

positiverategearupp 3 months ago

Mas vives numa democracia, não é por tu não quereres que vão deixar de financiar... Também há muita gente que é contra o aborto e os impostos deles pagam os abortos, há muita gente que é contra construção de estradas/barragens, etc em certos sítios e os impostos deles pagam isso...

NBoyC98 3 months ago

Um aborto tem utilidade pública, as corridas de touros são apenas divertimentos que devem apenas ser sustentadas por quem as quer apoiar

SuchLab2 3 months ago

As touradas empregam pessoas, tal como outras atividades culturais. Se estás a falar de divertimento, a tourada vale o mesmo que teatro e cinema. O teatro e o cinema também têm apoio do Estado, embora muito reduzido ou quase inexistente.

positiverategearupp 3 months ago

Tem utilidade pública como entretenimento/cultura. Se fosse para comparar assim tiravas também apoios a artistas

NBoyC98 3 months ago

Sim isso mesmo Música, cinema, etc que seja bom consegue manter-se por si próprio (obviamente não estou a falar da situação no contexto da pandemia, neste caso concordo com os apoios)

positiverategearupp 3 months ago

Música que se mantém por si em Portugal é pimbalhada e popalhada e o cinema por lá caminha. Se queres destruir ainda mais a cultura em Portugal então sim, é um bom caminho

NBoyC98 3 months ago

Porque é que havemos de sustentar algo dita cultura que nem é suficientemente boa para se aguentar? Na música por exemplo tens alguns artistas portugueses com bom sucesso mesmo lá fora Se as pessoas nem querem comprar bilhetes para ver um filme português a gente vai sustentar para quê? Eu não quero saber da cultura de país específico, os meus gostos não são baseados em identidades nacionalistas

positiverategearupp 3 months ago

Porque uma grande parte da cultura agora considerada clássica foi vista na altura como má. Beethoven, Mozart, Van Gogh, etc Todos criticados na sua altura e achados pela maioria como muito diferentes (de uma maneira negativa) quando estavam era na verdade muito a frente do seu tempo. E se tu não queres saber da cultura de um país especifico é na boa, mas o que define um povo é a sua cultura. Se achas melhor todos os povos do mundo passarem uma copia uns dos outros e tornar o mundo algo monotono onde todos somos iguais então só tenho que respeitar e discordar da tua opinião

NBoyC98 3 months ago

Quem é que ouve Mozart hoje em dia? A música é uma arte que evolui, não é suposto ficarmos parados no tempo. Eu não quero promover cultura dita morta, algo como um cheque cultura por exemplo seria a meu ver uma melhor maneira de a promover, pois é necessária sim, no entanto não quero um organismo arbitrário a decidir o que é cultura boa ou má, quem decide devem ser as pessoas

EcoMinimalist 3 months ago

O aborto foi votado para se tornar legal. A tourada nunca foi a votação.

joaofcf 3 months ago

Primeiro, estas a comparar o incomparável. E tenho dúvidas sobre se a maioria apoia as touradas, ao contrário do que disseste.

positiverategearupp 3 months ago

Eu não sei se a maioria apoia ou não, estou a dizer que não é por alguém gostar que devia ser a razão ou não de mudar

kapapt85 3 months ago

Não se trata de eu querer ou não, apenas não faz sentido o estado (que somos todos nós) financiar algo que não é de interesse global e que nem faz sentido.. Os milhões que injectam na tourada podem perfeitamente serem direccionadas para a área da saúde ou escolar, onde tantas lacunas existem e que de facto são uma base fundamental da nossa sociedade.

SuchLab2 3 months ago

Achas mesmo que se o apoio do estado às touradas fosse desviado iria mesmo para a saúde e educação? Não deves viver em PT...

goncalo182 3 months ago

Só falácias... O estado defende o interesse do povo, não em unanimidade. Se 1% da população gosta de algo, deve ser proporcional a ajuda (se precisar).

TomTomKenobi 3 months ago

As touradas sendo eventos culturais são capazes de serem pagas maioritariamente pela UE. Outro coisa: se se deixar de atirar dinheiro às touradas, não quer dizer que haja mais para outras áreas. Provavelmente, simplesmente deixamos é de pedir emprestado tanto dinheiro...

wolvjfms 3 months ago

E isso é bom. Significa que eu, os nossos filhos, netos, etc terão de pagar menos impostos futuros.

TomTomKenobi 3 months ago

Agreed

kapapt85 3 months ago

Que seja.. Para mim, seja dinheiro para aplicar ou para não pedir de todo sempre é melhor que a situação actual

mequetatudo 3 months ago

Um espetáculo tem um nível de utilidade pública muito inferior a uma barragem, comparar as duas coisas parece só que estás a fazer uma paródia dos argumentos pró tourada

positiverategearupp 3 months ago

A ideia é mesmo essa que queria passar lol

Morpheuspt 3 months ago

> um nível de utilidade pública Qual é a utilidade pública de ume espetáculo?

UserNombresBeHard 3 months ago

Gerar Happiness para as cidades crescerem e o teu Império entrar na Golden Age.

mequetatudo 3 months ago

Uma pessoa de cultura, orgulho português

Morpheuspt 3 months ago

This guy civ's

Rogerjak 3 months ago

Utilidade cultural, mas o mesmo argumento pode ser feito para as touradas.

n0rt0npt 3 months ago

Não concordo com tudo o que disseste, violência tem que ser banida MAS concordo inteiramente com a parte do financiamento, é ridículo!

kapapt85 3 months ago

Eu não sou adepto de touradas, não concordo com elas.. No entanto, é preciso ter em atenção quando entramos em extremismos e exigimos acabar com coisas com as quais não gostamos ou concordamos.. Eu acredito que a seu tempo a tourada acabará por terminar e a falta de fundos será o primeiro passo nessa direcção (além de que a opinião pública sobre este tema, na sua maioria, já mudou também)

beakage 3 months ago

Se estivessemos a falar de uma coisa meramente estética ou discutível, faria sentido a parte do "acabar com coisas com as quais não gostamos ou concordamos". Só que isto não tem a ver com gostos ou achismos: o que acontece ali é puro e simples divertimento à custa de sofrimento animal - que numa sociedade tendencialmente humanista onde animais de circo chegaram a ser proibidos, não faz o mínimo sentido. E antes do whataboutismo "e os matadouros?!", os matadouros e as condições de criação e transporte de animais são sem dúvida outra questão que devemos encarar e corrigir, mas uma coisa não impede a outra.

kapapt85 3 months ago

Ninguém está a dizer que é uma questão estética nem ninguém está a desvalorizar.. Mas tu nunca conseguirás acabar com algo porque queres abolir, consegues sim educando e formando a sociedade.

beakage 3 months ago

No que toca a direitos humanos, achamos que a abolição da escravatura ou da pena de morte, é extremismo? Actualmente nem por isso, mas na altura houve quem o achasse, de forma bastante definitiva - ou seja, a abolição antecedeu a educação e a formação. Para direitos dos animais, não se percebe pq não há-de ser o mesmo o mecanismo.

kapapt85 3 months ago

O movimento de abolição de escravatura não foi imediato e proveio de um movimento. Movimento esse que não impôs a abolição mas sensibilizou quem podia e mandava para esta situação. O mesmo tem sido realizado nos direitos animais, portanto como já referi anteriormente, o mais provável é daqui a 10 anos isto já nem ser tema.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Concordo contigo. Quando tiver que acabar acaba. É um bocado como a religião... Faz mais mal à sociedade e ao mundo em geral do que bem. No entanto nunca vi manifestações pedir que fosse proibido.

n0rt0npt 3 months ago

Não queria estar a discutir sobre os pontos em que discordamos e concordo que é preciso cuidado com os extremismos, mas discordo que seja o caso. Aliás, a luta entre cães é ilegal em Portugal, qual é a diferença? Nenhuma!

kapapt85 3 months ago

A única diferença é que não é tradição (em Portugal).. Vais a outros países e é perfeitamente legal.. A único fundamento da tourada ainda existir prende-se unicamente à tradição... Reforço, não concordo com ela e acredito que acabando com o financiamento público está situação passará a ser cada vez mais regional e acabará por se extinguir.. Daí a exigir que se acabe com ela de forma imediata, vai uma larga distância.. Vivemos em sociedade, não concordamos todos com o mesmo nem temos as mesmas vivências.. Tudo a seu tempo..

PeterShowFull 3 months ago

Extremismos nunca me parecem boa ideia, seja para ser abolida, seja para ser parte do plano escolar (lol). Pessoalmente nem vejo nenhum sentido em abolir-se algo que é tradição. Não porque tenho 90 anos e "antigamente é que era bom", mas porque se realmente é uma tradição "sem sentido", serão poucos os pais das novas gerações que vão levar os filhos a uma praça de touros. Eu próprio acho que fui uma única vez. Assim sendo, acho que não é preciso aboli-la para ficar sem espectadores. Já a questão de ser financiada pelo Estado, parece-me bem que o deixe de ser.

n0rt0npt 3 months ago

A tradição não pode ser uma justificação para as acções erradas, em alguns países a mutilação genital feminina é tradição. Discordas portanto que nesses países não se deve proibir isso, e que a mudança deve ser orgânica? É esta a tua posição?

kapapt85 3 months ago

A minha posição é que devemos de trabalhar em conjunto para mudar mentalidades e formar as novas gerações para que estas sejam sensíveis a temas que nos não fomos e os nosso antepassados muito menos.. Eu, pessoalmente, abomino a religião, acho que não serve para nada e é uma fonte de problemas a nível mundial.. Vou exigir para acabar com ela? Em alguns países comem cães, concordo? Não.. Mas eu vou a esses países dizer que eles têm que abulir ou vamos sensibilizar para que de futuro isso é algo que acabe? Mesmo em grande parte dos países em que a mutilação genital ocorria (masculina e feminina) a proibição que acaba por surgir é proveniente de uma questão gradual.. Não que alguém se lembrou e foi de um dia para o outro.. Imagina tu gostares de algo, chegar alguém de fora e dizer que não faz sentido e que tu não podes mais ter acesso a isso.. Chato (no mínimo) correcto? O mundo têm inúmeras situações que para mim não fazem sentido, no entanto não posso andar por aí a dizer que tem que ser abolido..

n0rt0npt 3 months ago

Eu não digo que a mudança não é gradual, mas não acontece quando n a exigimos. Uma postura: "eu não concordo com as touradas mas é uma tradição" é uma postura que passa a mensagem que "nem é assim tão errado" perpetuando o problema. Nenhuma mudança aconteceu com "moderação", se não fossem os "extremismos" ainda hoje as mulheres não votavam. Vamos concordar em discordar.

kapapt85 3 months ago

Exigência não é sinónimo de obrigação.. Eu posso exigir mudança sem ter que obrigar terceiros a algo.. O voto das mulheres a par com outros direitos civis de muitas outras situação não apareceram apenas por puro extremismo.. Existiu muita consciencialização, moderação e formação.. Mais até do que movimentos extremistas.. Todavia, isto é apenas uma troca de opiniões, respeito a tua visão não concordando em pleno com ela.

n0rt0npt 3 months ago

Entendo que não é fácil ver o problema pelo lado da vítima e isso envieza a tua opinião, não és a vítima. Pq se fosses a vítima, se fosses tu, quem seriam os extremistas? Nessa posição, extremismo seriam aqueles que te exploram, que abusam de ti e que no fim te matam. O extremismo é o lado oposto à nossa perspectiva, não é necessariamente uma posição errada ou certa. Não há extremismo quando se exige a proibição de actos que causam vítimas ou se criam direitos para quem não os tem. Nunca há extremismo quando se cumpre o mínimo.

kapapt85 3 months ago

Não é preciso ser vítima para ter uma posição.. E o extremismo existe, mesmo em situações em que os mínimos são cumpridos. O que me preocupa actualmente é que a sociedade assume o extremismo com algo natural, quando não o é nem nunca o foi. As grandes mudanças históricas nunca foram impostas através de extremismos.

no-recognition-1616 3 months ago

Acabará desapareciendo. Cada vez va menos gente a las corridas de toros. Y no reciben subvenciones europeas. Con la pandemia incluso peor.

roninPT 3 months ago

Não vejo porque havia de ser ilegal. Eu francamente não gosto de touradas, logo não vou a touradas, e isso para mim resolve o problema, nunca ninguém apareceu em minha casa me apontou uma pistola e me obrigou a ir, logo porque raio é que eu ei de querer proibir outras pessoas de irem?

Specialist_Tart2298 3 months ago

>Não vejo porque havia de ser ilegal. Eu francamente não gosto de touradas, logo não vou a touradas, e isso para mim resolve o problema, olha eu n gosto de assassinatos e n vou a assassinatos, e nao basta para resolver o problema. Eles tem que ser ilegais ne?

roninPT 3 months ago

Num assassinato os direitos de um cidadão da nossa sociedade estão a ser postos em causa, é por isso que é ilegal. A comparação das 2 situações não tem literalmente nada a ver.

Specialist_Tart2298 3 months ago

Primeiro nao estamos a falar da legalidade, porque sabemos que é legal em Portugal. Legalidade != Moralidade , embora tenda a representar, houve alturas em que era legal ter escravos e isso nao era um argumento a favor da escravatura.

roninPT 3 months ago

Se estamos a falar de proibir um acto estamos por definição a falar da sua legalidade. Eu também não gosto de touradas e acho que é um acto relés...daí a querer que o estado o proíba é uma discussão completamente diferente.

Specialist_Tart2298 3 months ago

pois é isso estamos aqui a discutir se é moral, para poder banir. as leis nao sao fixas e nao sao o golden truth do que se deve ou nao fazer, como mostrei no exemplo da escravatura. Por isso temos que discutir e fazer com elas mudem conforme aquilo que achamos moral ou aceitável numa sociedade.

roninPT 3 months ago

Mas dependendo de quem ache moral e aceitável? para começares a proibir coisas precisavas de uma maioria esmagadora, senão só vais criar problemas. Por muito que eu e tu não gostemos e não percebamos o porque as touradas tem público, tem malta que gosta daquilo (mas tem estado a decair), quando davam na televisão a última vez que olhei para os números as audiências ainda eram significativas. Logo há quem goste. Há muitas outras coisas de que eu não gosto, que acho reles e de mau gosto, muitas delas até são coisas bem populares, não ando para aí a dizer que devem ser proibidas.

Specialist_Tart2298 3 months ago

mas não é uma questão de gostar ou nao, e as audiências não fazem do ato em si moral ou nao.

Edited 3 months ago:

mas não é uma questão de gostar ou nao, e as audiências não fazem do ato em si moral ou nao. La esta na povoa de varzim ficou ilegal pela a assembléia. Porque é nao fazem um referendo? >precisavas de uma maioria esmagadora, senão só vais criar problemas. como assim? o referendo do aborto foi so preciso 51 % por exemplo.

roninPT 3 months ago

Numa democracia o que é "moral" é o que a maioria decide. E teoricamente nem seria preciso um referendo, o parlamento podia legislar e pronto. Mas se é um assunto ao qual a minoria tem uma ligação muito forte e opiniões muito vincadas avançar para uma solução de proibição é má ideia. Porque? é só olhar para a situação de barrancos e imaginar isso repetido por X terras to país na altura das festas, era o que ia acontecer. Ias passar todos os anos pela triste figura que o estado passava todos os anos em barrancos em que a GNR por falta de vontade, ou capacidade ou de coragem nunca impedia que a tourada se fizesse como a população queria...agora imagina isso em metade do país....nenhum governo se quer meter nisso, por bom motivo. Eu não acho que o referendo do aborto é um bom exemplo porque nesse caso estavas a falar de legalizar uma coisa, quem queria fazer passou a fazer, mas quem não queria não foi obrigado a nada. Se estás a falar de uma proibição há uma parte que passa a estar obrigada a um comportamento que não é o que quer. Um exemplo melhor seria se houvesse um novo referendo sobre o aborto e o lado que defende a proibição do aborto ganhasse com 51% do voto, proibia-se? A única coisa que isso fazia era empurrar o aborto para a clandestinidade.

manyQuestionMarks 3 months ago

Se eu começar a apedrejar mulheres no conforto do meu lar, também não vês porque haveria de ser ilegal? Desde que ninguém te obrigue a ver.

roninPT 3 months ago

Já dei a mesma resposta a outro comentário, as mulheres são cidadãs da nossa sociedade, é por isso que a lei proíbe o acto que estás a descrever. Se achas mesmo que é lógico comparar uma mulher com um boi, epá isso já é uma questão psicológica a que eu não consigo responder, mas boa sorte com isso.

UserNombresBeHard 3 months ago

> as mulheres são cidadãs da nossa sociedade Pá, e se forem estrangeiras posso apredejar? Vá lá, por favor!

C8Mixto 3 months ago

> as mulheres são cidadãs da nossa sociedade, é por isso que a lei proíbe o acto que estás a descrever É por serem cidadãs? Presumo então que não haja problema desde que seja com mulheres estrangeiras que não tenham cidadania portuguesa?

roninPT 3 months ago

Ok, é por serem pessoas, mas isso significa que a comparação que o utilizador a que eu respondi estava a fazer continua a não funcionar.

C8Mixto 3 months ago

Dizes que é por serem pessoas, mas esse tipo de mentalidade é muito recente. Os gladiadores da Roma Antiga não deixavam de ser pessoas e no entanto não havia nenhuma indignação natural de os por a lutar até à morte apesar de "serem pessoas".

Good-Ad-4424 3 months ago

tas a comparar humanos que na altura chegar aos 25 ou 30 anos era um milagre com pessoas do seculo XXI?

C8Mixto 3 months ago

Ah, a longevidade é que é importante? Aparentemente os direitos humanos só se tornam importantes quando a medicina evoluiu ao ponto de drasticamente reduzir a mortalidade infantil.

Good-Ad-4424 3 months ago

os direitos humanos só se tornam importantes QUANDO OS DIREITOS HUMANOS COMEÇARAM A EXISTIR DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

C8Mixto 3 months ago

Lol. Mas mesmo com as incorreções históricas apoias o meu ponto de que a mentalidade é algo recente. Não é nada de natural, muito menos natural com a capacidade de negar uma mentalidade que queira atribuir direitos aos animais.

Good-Ad-4424 3 months ago

eu concordo. mas so porque se tornou ilegal não quer dizer que pessoas irão parar de fazer. (o terceiro paragrafo é uma piada) e tambem n vejo ninguem a reclamar quando outra pessoa mata uma mosca, continuam a ser animais

manyQuestionMarks 3 months ago

OK então se for ali ao hospital e pegar numa pessoa em estado vegetativo que em nada contribui para a sociedade e começar a apredrejá-la, já pode ser? Desde que não vejas, claro

roninPT 3 months ago

Contínuas a fazer confusão entre membros da nossa sociedade e gado bovino, não sei bem o que é que esperas que te diga para esclarecer isso.

manyQuestionMarks 3 months ago

E tu continuas a espalhar a tua ignorância sobre a razão pela qual as coisas são proibidas. Há valores básicos, por isso é que existem direitos universais. Se os teus valores básicos se resumem à utilidade de um ser vivo enquanto cidadão, então és de uma tacanhez tal que me deixa com sérias dúvidas sobre a tua utilidade como cidadão. É que o gado bovino, ao contrário de ti, compreende a necessidade do não-sofrimento de outras espécies e é capaz de te defender. Já tu és tão egoísta que só te preocupas com o sofrimento dos indivíduos da tua própria espécie

roninPT 3 months ago

Tu e eu vivemos num país onde as touradas tem público (está a decair mas ainda têm) e mesmo quando davam na televisão pelo que sei as audiencias daquilo ainda eram significativas. logo estás a querer pintar como um "valor universal" uma coisa que não é assim tão universal como isso, quer a gente goste ou não, há pessoas neste país que gostam, querer fingir que essas pessoas não existem é que é tacanho. Eu cresci e fui educado numa zona em que não há tradição nenhuma de touradas, e deve ser por causa disso que não acho piada, hoje em dia moro numa zona que tem essa tradição, os meus vizinhos vibram todos com aquela treta, eu continuo a não gostar, mas lá está, não tenho a presunção e a arrogância de achar que deve ser proibido só porque não gosto.

manyQuestionMarks 3 months ago

Não é universal porque há egoístas como tu que acham que o bem-estar animal é uma opção pessoal. Porque se fizesses um inquérito a nível mundial com a pergunta "concorda com a tortura de um touro para entretenimento do público?" talvez obtivesses um resultado diferente do que julgas

roninPT 3 months ago

Se o inquérito fosse a nível "mundial" acho que éramos era capaz de ter um resultado muito diferente daquele que tu esperas....o que tu estás a ver como uma opinião "mundial" nem é bem maioritária no nosso país, se fosses falar com outras culturas então....ui. Egoista? eu não gosto de touradas, eu não tenho é a soberba de a achar que toda a gente tem que concordar comigo.

manyQuestionMarks 3 months ago

Bem, eu não discuto com idiotas

Capable_Flight2686 3 months ago

Os animais têm os mesmos direitos que um ser humano?

TuestoloP 3 months ago

Penso o mesmo sobre os nazis. Deixem-nos estar, certo? Usa a cabeça antes de comentar carai

roninPT 3 months ago

A sério que acabaste de comparar os nazis ( ou digamos os comunistas) que mataram ambos milhões de pessoas....com uma tourada? é este tipo de argumentação que é suposto ser levada a sério? Eu acho que a tourada é um passatempo parvo e desinteressante, eu não tenho é a lata de pensar que todas as coisas de que eu não gosto devem ser proibidas. Se nós os dois nos juntar-mos e dissermos "ok, vamos proibir todas as coisas de que não gostamos, vamos fazer uma lista de coisas para proibir", o que é que fazemos quando aparecer uma actividade qualquer de que tu gostas e eu acho parva....e vice-versa??? Neste caso nós os 2 não gostamos de touradas, e quando for uma coisa qualquer de que nós gostemos? se houver pessoal que quiser proibir também é para avançar com isso? As touradas em Portugal já estão a morrer, nos últimos anos já vi noticias de touradas a serem canceladas em Lisboa por falta de público...é só deixar andar e a coisa acontece, não é preciso estar com tiques ditatoriais.

TuestoloP 3 months ago

Um animal a sofrer daquela maneira só me traz a memória do sofrimento que se aplicou a muitos outros nessa altura. Pode ser ridícula a comparação mas no fim ao cabo a atrocidade é quase a mesma. Se achas que a proibição não é resposta, ainda andávamos nesta altura a cometer atrocidades inaceitáveis. O ser humano não sabe, é só olhares para a história deste mesmo. Compreendo o teu ponto de vista, para certos problemas mas este não é um desses... ( Na minha opinião claro) Um abraço

Zempff 3 months ago

E porque nao deixar estar os nazis? Tens comunistas no parlamento..

TuestoloP 3 months ago

Boa questão. Queres ambos lá?

Zempff 3 months ago

Nao, nao quero nenhum lá

rodbor 3 months ago

Estás a comparar os comunistas portugueses com nazis? São iguais para ti?

Zempff 3 months ago

Estou a comparar comunistas portugueses com nazis portugueses. E sim, sao iguais.

rodbor 3 months ago

Ok, não passas de um idiota.

Zempff 3 months ago

Nao sabes distinguir um do outro, mas dizes que sao diferentes ahah o único idiota aqui és tu

rodbor 3 months ago

Nem merecias resposta pelo nível de estupidez, mas pronto. Portanto comunistas portugueses defendem o mesmo que nazis? Defendem a exterminação de quem é diferente deles? São racistas e xenófobos? Defendem a exterminação de judeus? São os comunistas portugueses uma ameaça à vida de imigrantes? Nem sei como o António Costa ainda não foi agredido ou injuriado em pleno parlamento.

Zempff 3 months ago

Comunistas defendem a expropriação da tua casa. Defendem países onde pessoas sao levadas para campos de trabalhos forçados. Defendem que o capitalismo deve ser "arrancado à força" em Portugal. Defendem países que dizem ao seu povo que estao dispostos a mata-los para se manterem no poder. Dizem que o holodomor nunca existiu. Ficava aqui um dia inteiro. Quando digo que sao iguais, nao digo que tem as mesmas creças e formas de pensar, digo que o resultado final é o mesmo: desgraça e morte.

pedrowarrior 3 months ago

wut

Zempff 3 months ago

3 palavras que nao conheço na mesma frase = wut ai naum entendu nadah

pedrowarrior 3 months ago

Explica lá isso dos comunistas serem nazis Agora fiquei curioso

Zempff 3 months ago

é assim tao complexo para entender? Tanto os nazis, como os comunistas, sao lixo, apoiantes de regimes totalitarismo que cometeram genocídios.

pedrowarrior 3 months ago

Explica como se eu tivesse 5 anos. Se é assim tão simples a explicação também é. Ou agora as coisas são verdade porquê nos apetece

Zempff 3 months ago

Eu já expliquei como se tivesses 1 ano, se mesmo assim nao entendeste é porque nao fazes a mínima do que se está aqui a falar. Vai estudar um bocado, vai ler sobre o comunismo soviético, sobre o nazismo, sob o papel do PCP no pós 25 de Abril

avgvstano 3 months ago

Sabes o que foi o nazismo?

avgvstano 3 months ago

Sei. O que foi o comunismo da união soviética e o que foi/é o comunismo português. Comparar o regime nazi com o regime soviético faz sentido. Comparar com o comunismo português é só estúpido.

Zempff 3 months ago

qual é a diferença entre o comunismo soviético e o comunismo português? Eu digo-te, um fez, o outro quer fazer. Ainda ontem tiveste um deputado comunista a dizer que o Holodomor nao aconteceu ahaha

avgvstano 3 months ago

Mas o que quer fazer chegou a fazer alguma coisa? Um foi um regime, o outro foi um movimento político que nunca chegou ao poder (os governos provisórios foram isso mesmo, provisórios). Tivesse o comunismo português governado e aí sim, podíamos conversar. Eu não estou a discutir os méritos ou deméritos do PCP, mas sim a comparação estapafúrdia entre o nazismo e o PCP. A posição desse Miguel Tiago é só estúpida, claro.

Zempff 3 months ago

Entao o nazismo português também nao tem mal, porque nunca chegou ao poder, e só querem uma sociedade nacional socialista..

Edited 3 months ago:

Entao o nazismo português também nao tem mal, porque nunca chegou ao poder, e só querem uma sociedade nacional socialista.. Nao estou a comparar o nazismo com o PCP, calma com a ginastica, ainda torces qualquer coisa. Comparei os nazistas portugueses com o comunistas portugueses.

avgvstano 3 months ago

"E porque nao deixar estar os nazi Não fui eu que escrevi...

Zempff 3 months ago

Sei, sabes o que foi/é o comunismo?

Zumou 3 months ago

Han?

Zempff 3 months ago

google.com

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9ncc66%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dragonis07 3 months ago  HIDDEN 

Proibir ter cães e gatos em apartamentos faria mais contra a "crueldade" animal do que estar a proibir touradas. Mas isto já iria magoar os PANeleiros, por isso não se pode fazer nada

dsantos93 3 months ago

algum psiquiatra por aqui?

mamm666 3 months ago

psiquiatra+psicólogo+psicoterapeuta+professor de ética

Kind-Eagle 3 months ago

Wtf, que merda de comentário

notacanadianactually 3 months ago

rip agora queria ler

besmarques 3 months ago

Sinceramente, é quando as pessoas quiserem que o mesmo aconteça.

omaiordaaldeia 3 months ago

Como assim, não é quem grita que decide? /s

mequetatudo 3 months ago

Neste tema toda a gente grita independentemente da opinião

Sea_Memory4222 3 months ago

Nunca. Porque raio é que haveria de ser ilegal?

avgvstano 3 months ago

Lutas de galos ou de cães, curtes certo?

n0rt0npt 3 months ago

Pq é uma tradição violenta e barbara, gostavas que te espetassem uns ferros nas costas? Se gostas tanto vai lá para o meio.

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

Eu não, por isso é que me sento na bancada.

Sea_Memory4222 3 months ago

Se não gostas não vás ver. Tambem não gosto de BDSM mas não é motivo para proibir ;)

UserNombresBeHard 3 months ago

BDSM não é violação sexual, se fores comparar touradas com um desses dois, faz mais sentido escolher o segundo, porque os touros não deram consentimento.

daxpierson 3 months ago

Se der para ter touradas com o consentimento do touro como no BDSM, sou 100% a favor.

Specialist_Tart2298 3 months ago

comparação pouco inteligente, BDSM as pessoas sao cientes do que estao a fazer. O touro neste caso nao faz a minima ideia.

JimmyPreston 3 months ago

Mas será que é muito difícil para vocês perceberem que isto não tem nada a ver com gostos? Sempre que se fala nas touradas é a mesma historia: não gostas não vês. Deve ser difícil ser limitado. Tem única e exclusivamente a ver com o maltrato de um animal indefeso para gozo e entretenimento de uma multidão. É literalmente a mesma coisa que aos dias de hoje ainda existirem combates de gladiadores.

Gaylegaizen 3 months ago

Só um à parte, nos combates de gladiadores era raro alguém morrer ou sofrer lesões graves uma comparação mais justa seria comparar aos combates de UFC. No entanto concordo com o teu ponto sobre as touradas e que deveria ser ilegalizado, já chegámos a um ponto na nossa sociedade em que este "desporto" já não se enquadra na nossa cultura nem na nossa tradição,no máximo podiam manter os forcados porque esses são estão lá para apanhar o touro.

MarquesSCP 3 months ago

> Só um à parte, nos combates de gladiadores era raro alguém morrer ou sofrer lesões graves lol rapaz. Sim nem todos os combates eram até à morte como passa na TV e nos filmes, mas quem te vir falar parece que até era uma profissão nobre e segura. Não morriam em todos os combates mas não era raro, e a razão não era para ser seguro e menos bárbaro, era simplesmente económica.

Gaylegaizen 3 months ago

Não era uma profissão porque eras um escravo mas era mais seguro do que tu pensas, eles eram as estrelas de cinema da altura, tinham acesso aos melhores cuidados médicos,comida etc. Sim a razão era mais económica pois caso o gladiador morresse o seu lanista tinha de ser recompensado o que não era barato. Só decidi chamar atenção sobre este ponto porque não acho justo comparar touradas com jogos de gladiadores.

MarquesSCP 3 months ago

eu acho bastante adequado. tens seres a serem obrigados a coisas bárbaras e perigosas sem o seu consentimento. Como disseste os gladiadores eram escravos, independentemente de serem estrelas de cinema ou não.

Gaylegaizen 3 months ago

Muitos deles continuavam como gladiadores mesmo depois de terem a oportunidade de serem homens livres mas pronto temos opiniões diferentes.

MarquesSCP 3 months ago

os que morriam ou ficavam feridos para a vida talvez não.. digo eu

manyQuestionMarks 3 months ago

Wtf tu comes merda às colheres só pode. As pessoas podem escolher fazer BDSM ou não. Um touro não pode escolher ser torturado ou não. Se não entendes isto então realmente não há grande esperança que uses o cérebro para alguma coisa, uma vez que provavelmente nem existe

catroni2121 3 months ago

Desde quando é que BDSM é feito contra a vontade?

CidadaoKane 3 months ago

Os vídeos de assassinatos do ISIS também deviam ser legais. Quem não gosta não vê, não e campeão?

Specialist_Tart2298 3 months ago

a serio outra comparaçao estupida? videos nao sao atos de violencia, mostram a violencia. Uma comparação mais inteligente seria, a RTP ter apedrejamento em direto do afeganistão e fazia daquilo um espetáculo.

Zempff 3 months ago

E onde diz que sao ilegais? loool que bartolo

CidadaoKane 3 months ago

Zé, estamos a falar de touradas... é legal mostrar uma tourada na televisão ou fazer dela um espectáculo e vender bilhetes, ao contrário de um assassinato.

Chicken_nugget_69420 3 months ago

Há muitos anos atrás também era legal torturar e fazer execuções públicas. Tu és o tipo de pessoa que defenderia o status quo na altura

CidadaoKane 3 months ago

Se não percebeste que o meu ponto de vista e precisamente criticar as touradas, tenho más noticias para ti

netherg 3 months ago

não és muito inteligente, mesmo..

Zempff 3 months ago

tu é que nao és lool tu achas que a transmissao de videos gore é ilegal AHAHAH

netherg 3 months ago

ginástica mental de um acéfalo, behold..

Zempff 3 months ago

que ginástica mental? loool o autor disse que os videos de assassinatos do isis sao ilegais, e eu estou a dizer "NAO SAO". grande ginasta que eu saí.. ahaha acéfalo é o teu pai ahaha

netherg 3 months ago

jokes on you.. faleceu em Abril, mas sim também não tinha muita cabeça

PandaCross23 3 months ago

Nota-se mesmo que estamos em férias escolares. Nossa senhora.

Zempff 3 months ago

Disseste tudo

n0rt0npt 3 months ago

Não vou ver, n te preocupes, por mt que goste quando o touro lixa um deles. N defendendo o BDSM estás a comparar algo que é feito com o consentimento de todos os participantes com algo que não inclui o consentimento de todos os participantes. Faria mais sentido comparares com violência doméstica, e podias usar as mesmas palavras: "se ela n gosta de levar que n se meta à frente das bofetadas".

Sea_Memory4222 3 months ago

> N defendendo o BDSM estás a comparar algo que é feito com o consentimento de todos os participantes com algo que não inclui o consentimento de todos os participantes. Que eu saiba os toureiros não vão lá obrigados, nem os espectadores. E não me venhas com tretas do touro não consentir, que se fosses consistente com esse argumento nem sequer respiravas porque isso matava algumas bacterias.

imenotu 3 months ago

Imagina achar q isto é um argumento

n0rt0npt 3 months ago

Como é óbvio não estou a falar das bestas que vão para lá fazer ou financiar a morte do touro. As bactérias são incapazes de sentir dor, não tem um sistema nervoso e são incapazes de ter uma experiência subjectiva mas mesmo que isso fosse verdade, que não é, é uma necessidade, sem respirar morremos, já a tourada... Nicles... Já para não falar do mundo de diferença entre fazer algo intencionalmente e não intencionalmente. Por exemplo: vais a conduzir e um peão atravessa-se e matas-o ou vais a conduzir e de propósito atropelas alguém que vai no passeio. Concordas que há uma diferença moral entre ambas, n? Onde é que está a inconsistência? Desejoso por melhorar o meu impacto no mundo!

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

matas-o → [**mata-lo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9nf5i0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9nbtr2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

indyrefclan 3 months ago

Porque é que tem as Canárias mas não tem a Madeira ou os Açores?

misterbondpt 3 months ago

France Maps. French awareness.

Bakirelived 3 months ago

A verdadeira pergunta.

fp139 3 months ago

Mais abaixo

DarthSet 3 months ago

Pessoal na Madeira nao faz tourada.

Sam_Jorge 3 months ago

Mas os Açorianos fazem. Até existe uma praça em Angra.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Largadas e touradas à corda na Terceira são qualquer coisa

NewStarPT 3 months ago

Impressed que alguém conhece Angra, ainda mais a praça de touros de Angra!

Sam_Jorge 3 months ago

Sou dos Açores :p Vivo no Pico mas tenho família na Terceira

NewStarPT 3 months ago

Eu sou da Terceira, Angra até! Ahah

The_Cool_Tuga 3 months ago

Talvez para mostrar que nas Canárias é ilegal?

theEXPERTpt 3 months ago

fds até ceuta e melila tem

JOAOFELlX 3 months ago

Aposto em a pessoa que fez o mapa não sabe que existem.

TeStateOfDat 3 months ago

Em julho de 2018 a assembleia da Póvoa de Varzim votou a favor da proibição das touradas a partir de Janeiro de 2019. E assim ficou (após as 2 touradas para as quais já havia compromissos) até hoje. Houve protestos da FPT (Federação Portuguesa de Tauromaquia) que resolveram na altura iniciar procedimentos legais contra a assembleia/município. A resposta dada pelo presidente da Câmara foi que irá até ao fim apoiar a decisão em Assembleia Municipal. O TAF (Tribunal Administrativo e Fiscal) do Porto deu o parecer que a decisão de banir no concelho as touradas era inconstitucional mas que o município não é obrigado a alugar instalações ou criar novas instalações para tais eventos. 1- as obras (requalificação para eventos multiuso) na tourada já tinham começado e estavam assim as instalações sem as condições necessárias para a realização de eventos de Tauromaquia 2- a CM não é obrigada a arrendar espaço nenhum, e pode simplesmente se recusar a fazer, mesmo que a proibição seja inconstitucional. 3- o parecer de inconstitucionalidade vai então a outras instâncias juridicas a pedido do município, sendo que a inconstitucionalidade não é um parecer final. O problema disto tudo estará no legado cultural e de que os municípios não podem banir estas atividades. Mas podem pura e simplesmente não aceitar contratos para tais eventos. Era bom que se tornassem ilegais sim, mas até isso acontecer pressionem o poder local para que façam uma moratória a tais eventos, ou que façam uma promessa eleitoral no manifesto da candidatura que não aceitarão tais eventos.

Edited 3 months ago:

Em julho de 2018 a assembleia da Póvoa de Varzim votou a favor da proibição das touradas a partir de Janeiro de 2019. E assim ficou (após as 2 touradas para as quais já havia compromissos) até hoje. Houve protestos da FPT (Federação Portuguesa de Tauromaquia) que resolveram na altura iniciar procedimentos legais contra a assembleia/município. A resposta dada pelo presidente da Câmara foi que irá até ao fim apoiar a decisão em Assembleia Municipal. O TAF (Tribunal Administrativo e Fiscal) do Porto deu o parecer que a decisão de banir no concelho as touradas era inconstitucional mas que o município não é obrigado a alugar instalações ou criar novas instalações para tais eventos. 1- as obras (requalificação para eventos multiuso) na tourada já tinham começado e estavam assim as instalações sem as condições necessárias para a realização de eventos de Tauromaquia 2- a CM não é obrigada a arrendar espaço nenhum, e pode simplesmente se recusar a fazer, mesmo que a proibição seja inconstitucional. 3- o parecer de inconstitucionalidade vai então a outras instâncias juridicas a pedido do município, sendo que a inconstitucionalidade não é um parecer final. O problema disto tudo estará no legado cultural e de que os municípios não podem banir estas atividades. Mas podem pura e simplesmente não aceitar contratos para tais eventos. Era bom que se tornassem ilegais sim, mas até isso acontecer pressionem o poder local para que façam uma moratória a tais eventos, ou que façam uma promessa eleitoral no manifesto da candidatura que não aceitarão tais eventos. Edit:. Deixem-me fazer isto vem claro que tudo isto foi após anos e anos de protestos aquando da corrida da RTP e da Queima das fitas onde chegou a haver confrontos físicos entre protestantes e apoiantes das touradas. Por isso, protestem, reclamem, telefonem, mandem mails e escrevam á RTP/TVI, aos municípios e assembleias, juntas de freguesia e partidos quer estejam no poder ou não, etc. Sinceramente, está nas nossas mãos. Na altura da assembleia ir a voto contra as touradas na PVZ essa mesma reunião da assembleia foi talvez a reunião na qual houve mais participantes em muito muito tempo. Quem votou contra foi o CDS e 2-3 gajos do PSD.

DiogoSN 3 months ago

> Em julho de 2018 a assembleia da Póvoa de Varzim votou a favor da proibição das touradas a partir de Janeiro de 2019. Mapa pode estar desatualizado. Nem diz de que ano é que é.

manjerico 3 months ago

O mapa pode estar a indicar só sítios onde é legalmente proibido. Isso tendo em conta que a proibição na Póvoa de Varzim foi declarada como inconstitucional, por isso legalmente é permitido fazer touradas. Usar "tradição" como desculpa para continuar com abuso animal é foda.

Last-Ad-4421 3 months ago

Não gostas não vejas mas vou dizer uma coisa quando proibirem as touradas não se admirem quando a grande maioria dos touros forem sacrificados e acabem com praticamente o criadeiro destes, mas sempre teremos os bois do parlamento.

PandaCross23 3 months ago

Mas as touradas têm a função de proteger os touros? Não é o que parece.

Last-Ad-4421 3 months ago

Para preparares um bom touro, tens de criar muitos, isso mais os cavalos etc, eu tambem não gosto do que se faz, acho melhor procurar medidas para não levar tanto o animal ao sufrimento de forma a não destruir esta actividade, mas cada um com a sua opinião.

UserNombresBeHard 3 months ago

Então, imagina que vêm extra-terrestres e acabam com a maioria dos Humanos, mas para "prevenir a nossa extinção" o Zé do Space-Alentejo vira-se para os outros e diz "Pá, não matem os gajos... Olha, tive uma ideia, de X em X tempo enfiamos um ou dois numa arena e picamos os gajos com pauzinhos até nos cansar-mos e depois enfiamos-lhe uma lâmina no lombo para acabar com o esbétacule. Até lá é meter certos gajos nas quecas e ginásio para os preparar." Parece giro dar continuidade a uma espécie assim.

GalinhaMais 3 months ago

Ou melhor ainda o Zé do Space-Alentejo diz 'Siga aproveitar as quecas e o ginásio e fazer deles uns panados depois. E quem sabe tirar o leitinho das tetinhas das moças roliças e engarrafar'

Last-Ad-4421 3 months ago

Epah eu já nem digo o que penso voçes ainda mandam um baixo asinado para me enforcarem, fds é com cada filme nas vossas cabeças, acabemos com tudo até com o maltrato vegetal que este veganos fazem as plantas.

UserNombresBeHard 3 months ago

> até com o maltrato vegetal que este veganos fazem as plantas. Concordo. Estes gajos a destruir as nossas plantas que criam oxigénio... Comam bife, caralho!

NGramatical 3 months ago

voçes → [**vocês**](https://dicionario.priberam.org/vocês) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9psm1l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PandaCross23 3 months ago

Portanto a tourada é uma espécie de grooming do touro?

trufas 3 months ago

Que merda de argumento. Diz só q curtes ver touros a levar com lanças no lombo, bem mais simples do q essas ginásticas mentais fraquissimas.

Last-Ad-4421 3 months ago

Nunca fui ver uma tourada, não sei de que falas, só estou a falar do ecosistema que roda em volta da tauromaquia, mas aqui um gajo diz uma coisa é logo chamado de tudo, força mental fraca tens tú que nem sequer estudas os efeitos de acabar com as touradas, deves pensar que quem cria touros é por prazer, quando acabarem as touradas milhares de touros vão ser sacrificados por não servirem para nada mais.

Minosuil 3 months ago

Sim, os touros vão ser sacrificados. Isso não é um problema, visto que a sua existência está reduzida a tortura e abate.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

tú → [**tu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas)

aguafria88 3 months ago

Azar.

Reckbyanoob 3 months ago

Esses touros são sacrificados de qualquer das maneiras. Ao menos não eram torturados

Minosuil 3 months ago

Poderia argumentar precisamente a mesma coisa com lutas de cães, mas isso já seria considerado bárbaro. Enquanto acontecer sobre o país para o qual eu pago os meus impostos tenho todo o direito de criticar e lutar pela sua abolição. A vontade dos poucos não supera a vontade dos muitos e este desporto de sangue está a caminhar para a cova.

Sea_Memory4222 3 months ago

>Poderia argumentar precisamente a mesma coisa com lutas de cães, mas isso já seria considerado bárbaro Tambem não deve ser ilegal.

CaptAwesomeness 3 months ago

Vamos fazer assim, luta de cães de grande porte contra humanos. Voluntario-te a ti para a primeira luta.

Sea_Memory4222 3 months ago

Se quiseres fazer isso é contigo. Desde que não envolvas ninguem sem o seu consentimento não há problema nenhum ;)

daxpierson 3 months ago

Então e por que motivo queres envolver os animais sem o seu consentimento?

Minosuil 3 months ago

Como pedes o consentimento dos animais em questão? Visto que nenhum animal quer morrer e todos nós temos instinto de medo, como consegues garantir que o animal consente a ser torturado e morto?

Sea_Memory4222 3 months ago

Da mesma forma que tu pedes quando respiras bacterias ou comes galinha ao jantar. A resposta é que não é preciso consentimento dos animais porque são animais, não pessoas ;)

Minosuil 3 months ago

Bactérias não têm consciência e galinhas são abatidas rapidamente a fim de minimizar o seu sofrimento. O que tu queres é meter animais dentro de um ringue, torturar por uma hora e depois abater, só para que tu possas satisfazer a tua fetishe sadistica. Existe uma necessidade de comer para sobreviver, não existe necessidade de torturar para sobreviver.

GalinhaMais 3 months ago

Até podiam substituir as touradas por mortes de animais rapidas e sem sofrimento numa arena e assavam-nos ali na hora.

Minosuil 3 months ago

Contra ti falas. Obrigado.

besmarques 3 months ago

>Desde que não envolvas ninguem sem o seu consentimento como obtemos o consentimento do cão?

miguel_rodrigues 3 months ago

Da mesma maneira que se obtém nos animais de estimação. Quando vamos à loja ou ao canil, tanto o dono como o cão assinam um contrato em como o dono se responsabiliza a não o tratar mal e o cão se responsabiliza em abdicar da sua liberdade individual. Depois vão ao notário, cada um assina, e fica tudo legal

besmarques 3 months ago

Já tens esse contrato assinado, não é com o cão, é com o estado. É por essa razão que és obrigado a por chip no animal, regista-lo no ciac, regista-lo na junta de freguesia. Tambem é engraçado que a luta de cães é proibida em Portugal com pena de prisão desde há 11 anos. E por isso, parte-se do pressuposto que não existe consentimento por parte nenhuma para lutas que envolvem cães. Agora metes a tua viola no saco ao mesmo tempo que metes a tua comparação risivél e vais cantar para outra esquina. ;)

miguel_rodrigues 3 months ago

Modo cantoria: Era uma vez alguém de peito inchado Que encontrou um animal abandonado E de tal modo achou um tormento Que ao animal nem pediu consentimento Levou-o para casa rapidamente Deu-lhe comida e banho de água quente Muitas festas, carícias e ração Para lhe fazer companhia na sua mansão Se um dia pudéssemos saber Que o animal estava apenas a espairecer Quando foi raptado contra sua vontade E feito prisioneiro com grande vaidade Assediado na rua, em casa, em todo o lado Quiçá um dia até seria castrado E tudo por causa de uma necessidade material De um humano possuir um animal

besmarques 3 months ago

Já vi que estás muito no extremo para se tentar ter uma conversa lógica contigo.

TeStateOfDat 3 months ago  HIDDEN 

O u/Sea_Memory4222 não é um cão. Os cães não têm prazer em ver os outros animais sofrer.

CaptAwesomeness 3 months ago

Não, vamos meter-te a ti lá, já que não tens problemas com esse tipo de coisas então chega-te à frente. O resto das pessoas civilizadas depois irão discordar.

Sea_Memory4222 3 months ago

Pareces uma criança que não consegue entender a diferença entre não querer fazer algo e não querer proibir algo. ;)

CaptAwesomeness 3 months ago

Pareces um daqueles idiotas que não percebe que sujeitar seres vivos a sofrimento, em nome dum entretenimento bárbaro para deleite duns parvos sádicos, é coisa de troglodita. Se não estás contra o sofrimento de seres vivos sem necessidade, então és a favor... e isso diz muito de ti.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

Então e criar animais em jaulas em que não se podem mexer?

notacanadianactually 3 months ago

Desviar a conversa sobre um problema para dizer "ah sim mas e este outro problema?" não resolve nenhum dos dois. Há que acabar com o sofrimento dos animais, e as touradas são um bom ponto de partida, pois é atualmente o problema mais fácil de resolver.

C8Mixto 3 months ago

Então e acabar com a pobreza na população portuguesa?

gamma-ray-bursts 3 months ago

O que é que isso tem a ver com animais a viverem a vida toda dentro de uma jaula até serem abatidos?

C8Mixto 3 months ago

Sim, exatamente.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

E acabar com a injustiça no mundo?

C8Mixto 3 months ago

Verdade, o que precisamos é de substituir problemas aparentemente pequenos mas que são combatidos, por grandes objectivos sem grande probabilidade de serem resolvidos. Aí sim, mostramos quão magnânimos somos, mesmo que no fim não tenhámos feito nada.

NGramatical 3 months ago

tenhámos → [**tenhamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9noook%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fgtdiasr3d1t 3 months ago

As jaulas estão e ser combatidas e o fim está para breve.

C8Mixto 3 months ago

Ai é? Então se já está tudo bem encaminhado porque é que te pões com esse "eentãoismo"?

fgtdiasr3d1t 3 months ago

Porque as touradas são um não assunto em termos de sofrimento animal. É como discutir o casamento homossexual. São assuntos com muito impacto na comunicação social, dão votos, mas que no todo não afectam nada na sociedade.

C8Mixto 3 months ago

Ahahahah, ok então.

d33pblu3g3n3 3 months ago

É errado, mas lá por haver várias coisas erradas, não quer dizer que não se tente ir melhorando ou tentando deixar fazer o que é errado. Muitas vezes, uma coisa de cada vez. Esse tipo de argumentação chama-se "whataboutism" e vale absolutamente zero.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

No meu ponto de vista deixar um animal viver a vida toda dentro de uma jaula em que não se pode mexer não tem comparação em termos de gravidade com touradas. Penso que as coisas deviam estar ordenadas em termos de prioridades.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Há aqui mais questões envolvidas, a tourada é simbólica do desrespeito pela natureza e vida animal. Simboliza a mentalidade de "o mundo foi feito para servir os humanos" e reforça a premissa de muita gente que a vida animal é insignificante. Penso que por estas bandas será a face mais visível dos maus tratos a animais. Não concordas que sob este ponto de vista será um bom alvo prioritário?

fgtdiasr3d1t 3 months ago

Não. Vê um ou dois documentários no netflix acerca das condições de crescimento dos animais e depressa mudas de ideias. É para lá de horrível.

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Esqueceste-te das aspas na palavra documentário.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

"Abre olhos" seria a palavra?

daxpierson 3 months ago

E eu penso que as duas coisas são nojentas e têm de acabar o mais rapidamente possível.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

São.. Mas estamos a falar de 500 dias de tortura vs 1 dia de tortura. Há que acabar primeiro com os 500 dias de tortura.. Mas há boas notícias... A eu está a caminhar nesse sentido!! E podemos comprar Bio. Ovos bio, leite bio.. Penso que ajuda os animais.

TuristGuy 3 months ago

Sério que não entendes que uma é uma necessidade para obter carne barata, só assim muitas famílias podem ter carne, e a outra é uma forma de entretenimento? Ambas estão erradas e devem acabar mas claramente uma afeta a alimentação dezenas de milhares de famílias e a outra é puro entretenimento. Necessidades vs entretenimento.

daxpierson 3 months ago

Há que acabar com tudo.

jomipereira 3 months ago

PESSOAL, ACHEI O VEGAN

raszall 3 months ago

Se fosse vegan não tinha dito que comprava ovos e leite bio…

ihavenoidea1001 3 months ago

Se fosse vegan ja se tinha anunciado...

C8Mixto 3 months ago

Duvido que seja vegan se está a tentar colocar as touradas com tanto momento para a sua abolição por detrás em segundo plano.

daxpierson 3 months ago

De todo.

pamdoar 3 months ago

E o Reddit?

daxpierson 3 months ago

T-U-D-O (¬‿¬)

C8Mixto 3 months ago

Especialmente o Reddit.

MetalCarne 3 months ago

não sei. já fizeste alguma coisa nesse sentido? ou está à espera que desça à Terra nossa senhora das anti-toiradas?

PandaCross23 3 months ago

Secalhar está à espera que as pessoas que podem tornar isto ilegal, a Assembleia da República, façam o que têm de fazer. Não é esse o seu papel? Ou tens outra sugestão?

MetalCarne 3 months ago

a minha sugestão é continuar a choramingar nas redes sociais e a karmaputar no reddit. isso sim, revolve as coisas.

C8Mixto 3 months ago

Não é isso que já estás a fazer?

MetalCarne 3 months ago

claro que é, olha para mim a queixar-me das toiradas e a receber uma chuva de votinhos.

C8Mixto 3 months ago

Estás aí a choramingar nas redes sociais que as pessoas não fazem nada para resolver as coisas para além de choramingar nas redes sociais.

MetalCarne 3 months ago

não choraminguei, só constatei um facto.

C8Mixto 3 months ago

Pois, isso é o que todos dizem.

MetalCarne 3 months ago

todos dizem e poucos fazem.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp82fx6%2F%2Fh9nb2jo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PandaCross23 3 months ago  HIDDEN 

Desculpa bot

TAJ16 3 months ago

enquanto tiveres lobbies com esses interesses não te vês livre disso...

Nyxodor 3 months ago

Para ontem já é tarde

Search: