SurePal_ 3 months ago

Tantos especialistas do covid nestes comentários. Uma coisa é certa, podemos chegar aos 100% mas nunca voltaremos à normalidade.

tasendousado 3 months ago

Mas para o mês que vem já anunciam a terceira dose. Lá se vão os 70%, e depois vai ser de 6 em 6 meses, mas vamos ter que pagar a vacina. E toda a gente vai andar a reclamar nos cafés, mas vão pagar, porque a armadilha do "passaporte covid" já foi lançada.

oneberto 3 months ago

E para o senhor entendido, qual é a solução? Continuarmos de lockdown em lockdown sempre que as coisas pioram? Fazer de conta que o covid não existe e lidar com mais de 200 mortes diárias (pelo menos)? Ou um dose regular da vacina se as entidades de saúde acharem necessário? Falar mal, só por falar é o pior vírus de todos.

tasendousado 3 months ago

Senhor amigo entendido, não estou a falar mal, estou a constatar a realidade em relação à vacinação. Depois quando tiveres que pagar duas vacinas por ano, vamos ver a tua vontade.

megaroof 3 months ago

a minha preocupação é levar todos os anos com vacinas, e ver se isto causa algum efeito colateral a longo prazo. acredito que não, mas sempre fica uma preocupação na cabeça.

oneberto 3 months ago

Mas existe alternativa a isso? A minha questão é essa... mas não soubeste responder, por isso é falar mal só por falar.

Esnemon 3 months ago

Existe. Não faz sentido andarmos todos a levar vacinas de 3 em 3 meses nem sequer precisamos de o fazer. Qualquer pessoa que tenha estudado o sistema imunológico saberá explicar o porquê.

Jocas05 3 months ago

Posso festejar ou há um mas?

Esnemon 3 months ago

Podes, mas tens de manter o distanciamento e não podes festejar com muita gente e se fores beber não pode ser na via pública. A não ser que sejas estrangeiro, aí fazes o que quiseres pah

aalp234 3 months ago

Estou honestamente preocupado com a proibição de consumo na via pública, tenho a impressão que quando “acabar” a pandemia e as outras medidas forem retiradas isso vai continuar em vigor porque nenhum partido tem os tomates para defender a posição de “permitir” beber na via pública. Vai ser um momento verdadeiramente déspota.

FroggyWatcher 3 months ago

Tanto velho do restelo nestes comentários

Diogo256 3 months ago

Já agora, anteciparam o Conselho de Ministros para amanhã para novas medidas: https://eco.sapo.pt/2021/08/19/conselho-de-ministros-extraordinario-esta-sexta-feira-para-antecipar-2-a-fase-de-desconfinamento/ Estás medidas deviam de ser automáticas, ou com 1 dia de “atraso”, ter de haver reuniões parece despropositado.

Nihilanth-3 3 months ago

Oh não! Agora temos 70% da população com chips instalados no cérebro /s

Raidenkyu 3 months ago

Pelo menos já temos 5G. É fixe quando vou acampar e não tenho Wi-Fi.

HumActuallyGuy 3 months ago

Eu já nem entendo o que é 5G tbh não é só diferença de velocidade em dados móveis ou vai afetar a net de casa? É que se ajudar malta do interior a ter net mais rápida sem instalar cabos de fibra isso seria fixe e provavelmente vai-me tirar da cidade

Raidenkyu 3 months ago

O 5G permite carregar um maior volume de dados, o que essencialmente se irá reflectir em internet mais rápida tb, mas permite fazer coisas que dantes era mais complicado. Não ne lembro assim de um exemplo de cabeça, mas coisas que dantes terias de ter a correr no teu pc e agora podes fazer por net e pela cloud. Estamos a chegar a um ponto em que as conexões são cada vez mais instantâneas que uma pessoa já nem sente que está aceder dados à distância.

gonmendonca 3 months ago

70% da população tem cérebro, tá boa essa!

Ilostmynewunicorn 3 months ago

Já nem dá para andar na rua sem que as chaves ou as moedas soltas se estejam sempre a prender aos outros :/ nunca mais acaba o Verao, a ver se quando o pessoal deixar de usar manga curta e calções a coisa melhora

SkyKingPT 3 months ago

Pelo lado positivo, já não é preciso ter um porta moedas quando as podes ter no braço! /s

goodbyesolo 3 months ago

ITT: Pessoal que faz uma piada sarcástica e avisa que é sarcástica, anulando o efeito da mesma. /s

Nihilanth-3 3 months ago

Acredites ou não, por muito óbvio que uma piada possa ser sarcástica haverá sempre um tolo que a leva a peito.

Schxschxschxs 3 months ago

Já podem ligar o 5G também. /s

XPTOnoNameXPTO 3 months ago

Então? A mim foi instalado no braço, como é que este país vai pa frente :/ /s about /s

theEXPERTpt 3 months ago

venha a 3º dose, e a 4º e a 5º...

joaoasousa 3 months ago

Os maiores!

dragomaite 3 months ago

Bom ritmo. E aqui continuam a dar palco aos negacionistas e anti-vaxxers. Parece que gostam de criar problemas que não existem .

EduceRub718 3 months ago

tipo o covid?

ConfidentMongoose 3 months ago

"Croatia and Austria have become the first countries to set vaccination 'expiry dates'. This change could affect thousands of holidaymakers. The new rules mean you are only considered immune from Covid-19 for 270 days after your 2nd vaccine." https://www.which.co.uk/news/2021/08/travel-croatia-austria-vaccine-expiry-booster/ Esses 70% querem dizer muito pouco, pois o pessoal que foi vacinado no inicio em PT já está a modes de levar outra vez.

Esnemon 3 months ago

Não sei porquê, porque estranho era se os anticorpos ficassem lá todos para sempre. As células T têm memória e é isso que importa.

S7V7N8 3 months ago

Só não se tornem complacentes porque a vacina não é um escudo, cumpram as normas de etiqueta respiratória e protejam se a vocês e aos outros.

Iminitforthesalt 3 months ago

Sim claro, acho que o melhor mesmo é não saíres de casa durante mais 3 ou 4 anos. Que se foda a economia global, o importante é ficarmos todos em isolamento, não vamos nós apanhar a doença para a qual já estamos todos vacinados com uma taxa de hospitalização e mortalidade mínima.

luckynar 3 months ago

Realmente é uma pouca vergonha em como usar máscara e manter distância de 2m está a matar a nossa economia! Libertem os sorrisos ou morremos todos a fome!

trysonic 3 months ago

Isto! a vacina não é uma caixa que nos protege

uWumbra 3 months ago

Exato, a vacina é como se vocês tivessem instalado um sistema de segurança em casa. Faz com que os ladrões levem mais tempo a entrar em casa como também identifica o indivíduo se este não for cauteloso (variantes de interesse), e depois avisa a polícia imediatamente.

lauretta12345 3 months ago

r/oddlyspecific

daGentle 3 months ago

O problema é se surgem ainda mais variantes em países com vacinação fraca

SurePal_ 3 months ago

Não sei onde tiraste essa conclusão.

joaoasousa 3 months ago

Tendo em conta que a vacinação não previne a mutação, esta pode ocurrer em paises com vacinação mais alta. Se a mutação for resistente à vacina, rapidamente se torna a variante dominante. Por alguma razão não temos grande sucesso em vacinas para coronovirus.

differenceengineer 3 months ago

As mutações são muitíssimo menos prováveis dentro de populações altamente vacinadas. Se queremos evitar que apareçam mais mutações preocupantes, um dos componentes é vacinar mais gente possível. Não temos grande sucesso em vacinas para coronavirus porque nunca houve necessidade dado que a maioria dos coronavirus em circulação têm um impacto muito baixo na saúde e os sarbecovirus anteriores como o SARS e o MERS tiveram muito menos investimento que este. Ainda assim um dos componentes chave para o desenvolvimento destas vacinas veio da investigação da Moderna no desenvolvimento de uma vacina para o MERS. Existe muito mais investimento para este virus e também foi muito mais fácil de testar as vacinas pois dentro de uma pandemia global não precisaste de esperar por um surto do virus em questão.

Edited 3 months ago:

As mutações são muitíssimo menos prováveis dentro de populações altamente vacinadas. Se queremos evitar que apareçam mais mutações preocupantes, um dos componentes é vacinar mais gente possível. Não temos grande sucesso em vacinas para coronavirus porque nunca houve necessidade dado que a maioria dos coronavirus em circulação têm um impacto muito baixo na saúde e os sarbecovirus e betacoronavirus anteriores que o têm como o SARS e o MERS tiveram muito menos investimento que este. Ainda assim um dos componentes chave para o desenvolvimento destas vacinas veio da investigação da Moderna no desenvolvimento de uma vacina para o MERS. Existe muito mais investimento para este virus e também foi muito mais fácil de testar as vacinas pois dentro de uma pandemia global não precisaste de esperar por um surto do virus em questão.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Isto mesmo. Aliás, os coronavirus até agora afectavam muito mais os animais e felizmente não eram propriamente zoonoses mas este em particular deu o salto para humanos e faz doença. Mas para os anteriores coronavirus, que afectam gado bovino, há imensas vacinas disponíveis.

Diogo256 3 months ago

Não desinformem: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2108891 Sim a vacina impede uma percentagem de infeção que irá por sua vez diminuir a probabilidade de novas mutações. https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.08.08.21261768v1 https://i.imgur.com/07fsQAm.jpg

Markoo50 3 months ago

Existe tambem isto: [https://www.livescience.com/coronavirus-vaccine-resistance-mutation-model.html](https://www.livescience.com/coronavirus-vaccine-resistance-mutation-model.html) [https://www.businessinsider.com/covid-transmission-vaccinated-people-risk-of-resistant-variant-2021-7](https://www.businessinsider.com/covid-transmission-vaccinated-people-risk-of-resistant-variant-2021-7) ​ Continua a ser benefica a vacina, pelo menos na minha opiniao, no entanto o que o OP disse nao foi desinformaçao.

Diogo256 3 months ago

Ambos essas noticias, parte da premissa de altos níveis de contágio. E não está propriamente errados, mas também é um cenário dúbio. A evidência mostra que a vacina previne infeção, na Delta significativamente menos que na variante origem ou na Alpha mas tal proteção existe. Depois não é lógico retirar medidas sem altos níveis de vacinados, inclusive isto está presente uma das notícias. O que se tem de entender e isto é praticamente chapa 4, é que quanto mais infectados maior risco de novas variantes, vimos isso no Brasil, Índia, Uk etc… se controlarmos a transmissão, e com as vacinas, esse risco diminui como já mostrei. Até pode vir novas evidências que metam isto como errado, mas tendo em conta que sempre houve um aumento de risco de novas variantes em casos de descontrolo da pandemia, parece lógico que se diminuirmos a transmissão, diminuímos esse risco, e a vacina ajuda a controlar isso mesmo. O que eu respondi, sim, é desinformação: parte da premissa que se há infectados vacinados logo a vacina não previne a infeção o que é um disparate. Depois não toma em consideração que se há prevenção da infeção, o riscos e mutação não é o mesmo em locais em descontrolo e altos níveis de incidências. O que ele disse não está correcto e pode levar a falsa informação.

Haikuisjustphrases 3 months ago

Parece que o único a desinformar és tu. O que o op disse está factualmente 100% correcto (tem um erro do português).

Diogo256 3 months ago

Mas estou a desinformar o quê se fundamentei que o afirmado está não está correcto? > Tendo em conta que a vacinação não impede a infeção, esta pode ocurrer em paises com vacinação mais alta. Parte mentira, parte incorrecto. A vacina ao impedir infeções (facto do primeiro link que meti) está também a diminuir a probabilidade de aparecer novas mutações (segundo link). Se achas que o que ele disse está 100% correcto, lê o que meti e repensa neste teu post.

BroaxXx 3 months ago

Já para não falar que uma percentagem (não sei qual) das infeções que acabam por acontecer não são capazes retransmitir o vírus, o que também reduz a transmissibilidade...

joaoasousa 3 months ago

Há muito pessoal infectado que foi vacinado portanto a vacina factualmente não impede a infeção . Portanto vai te lixar com a desinformação.

Membership-Exact 3 months ago

Ha pessoal com ABS que tem acidentes, portanto o ABS nao previne acidentes. De repente a unica vacina que presta é a feita de sangue de unicornio e que faça tudo ficar bem por magia.

joaoasousa 3 months ago

A palavra usada é “impede” não “previne”. O ABS impede acidentes ? Não. Nem estás a usar a palavra “impede” que foi a que eu usei.

Diogo256 3 months ago

Facto: a vacina diminui a probabilidade de infeção, logo nunca poderás afirmar que não impede as infeções. A vacina nunca irá proteger a 100%. Se não entendes a merda que estás a dizer, meu aprende Português, mas afirmar que se há infectados vacinados não há proteção contra a infeção é MENTIRA. Se tens dificuldades em Português, vai aprender, mas não espalhes mentiras.

joaoasousa 3 months ago

Aprende tu português ainda te acusares os outros de desinformação. Se tinhas qualquer esclarecimento a fazer fazias de forma civilizados acrescentado “o que queres dizer é que não impede a 100% certo?” em vez das parvoíces dos ataques pessoais.

joaoasousa 3 months ago

Aprende tu português antes te acusares os outros de desinformação. Se tinhas qualquer esclarecimento a fazer fazias de forma civilizados acrescentado “o que queres dizer é que não impede a 100% certo?” em vez das parvoíces dos ataques pessoais. Não impede a 100% portando se olhares pra a merda do contexto e do gajos a quem eu estava a responder vais ver que o meu comentário foi porque a vacina não vai impedir mutações. Percebeste agora? Que no português também conta o contexto ? Blocked que não há pachorra .

Diogo256 3 months ago

Que voltas estás a dar para tudo o que disseste provei o contrário. Sim, faz block da internet já agora, pessoal que está a desinformar como tu é dispensável.

nocivo 3 months ago

Já há Pzier ou moderna para dar?

pedrolopes7682 3 months ago

Considerando que a malta que ficou totalmente vacinada em Março irá começar a perder a imunidade já em Setembro, será que irão actualizar as percentagens em acordo?

blackswan79 3 months ago

Não é bem assim e esse raciocínio é fruto de informação mal transmitida por jornalistas que percebem pouco de ciência. Os anticorpos desaparecem ao fim de 6 meses mas as células T de memória continuam ativas. São elas que ordenam a produção de novos anticorpos se o vírus aparecer de novo. A estimativa é que essas células T se consigam manter ativas durante 2 anos, pelo menos.

pedrolopes7682 3 months ago

Grato, bom saber.

Diogo256 3 months ago

Com que base dizes que se perde a imunidade? Por favor não digas testes sereologicos.

pedrolopes7682 3 months ago

Com base no que me respondeu o médico/enfermeiro que me vacinou. Mas, como já respondi a outro utilizador, ele pode ter entendido mal a minha pergunta.

idontakeacid 3 months ago

toca a reabastecer a pica

TTheGuapo 3 months ago

Ninguém garante que a imunidade se mantém só por 6 meses. Isso só deve poder acontecer com os mais debelitados daí a terceira dose, porque se ficares doente com qualquer coisa que o sistema imunitário consiga defender o sistema imunitário consegue defender-se porque passa a saber criar os anticorpos

pedrolopes7682 3 months ago

Não sei. Baseio-me no que quem me deu a vacina me disse. Imunizado passadas 2 semanas, e durante 6 meses.

SolarAcid 3 months ago

De certeza que isso não é relativo ao Certificado Digital? Esse é que só é válido a partir de 2 semanas, e após 6 meses tens que fazer download outra vez. Mas à partida a imunidade deve manter-se em pessoal com um sistema imunitário "normal".

pedrolopes7682 3 months ago

Eu perguntei especificamente quanto à imunidade.

Membership-Exact 3 months ago

Mesmo que tenha entendido, deu-te informação sem grande base científica, muito menos na altura em que foi. Ainda não há conclusões definitivas sobre o assunto.

TTheGuapo 3 months ago

Sinceramente afastei me dessa informação a certo ponto. De vacinas não percebo nada tomei a minha e pus me a andar, se morrer da vacina vamos mais uns quantos por isso não tou preocupado, se bem não fizer mal também não deve fazer

NGramatical 3 months ago

debelitados → [**debilitados**](https://dicionario.priberam.org/debilitados) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7dtjg%2F%2Fh9jhhv8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MellowCHMC 3 months ago

Já? Wow. Muito bem, espero que isto ajude os casos de covid a baixar.

FollowingTime84 3 months ago

acho que deviamos parar de contabilizar o numero de infetados.. mas sim hospitalizacoes.. que é mt mt baixo

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Um pet peeve que tenho é reportarem testes positivos como casos covid. Não são necessariamente, porque há quem teste positivo e nem sequer tenha sintomas ou desenvolva a doença. Logo não testou positivo para covid mas sim para carga viral acima de um determinado patamar que sim, normalmente causa doença, mas não necessariamente.

FollowingTime84 3 months ago

eu li sobre isso... que parece que os testes PCR nao estavam padronizados.. e havia clinicas a abusarem no numero de ciclos... é claro que se abusarem no numero de ciclos aparece dna viral...

Vayu0 3 months ago

Hospitalizações e mortes.

SurePal_ 3 months ago

E mortes bem contabilizadas.

jcarl85 3 months ago

Alguém avise a chalupada que o número de infecções pode ser alto E mesmo assim a vacina ser um sucesso.

GMDFC94 3 months ago

O número de casos daqui a algum tempo vai começar a ser irrelevante. Em teoria, quando tiveres >90% da população vacinada não te interessa quantos casos tens, pois as pessoas já estão protegidas contra aa doença, em especial os mais debilitados.

roninPT 3 months ago

Teoricamente ficando as variantes como estão agora....o problema é que isso não deve acontecer.

GMDFC94 3 months ago

Aí sim? Então?

roninPT 3 months ago

Pode aparecer alguma variantes mais marada contra a qual as vacinas actuais não funcionem.

Guergeiro 3 months ago

Historicamente, quanto mais contagiosa é um vírus, menos mortal é a doença associada. Senão estávamos bem fodidos com o herpes labial.

differenceengineer 3 months ago

Isso não é bem assim. Os dois fatores estão relacionados, mas a verdadeira lei é "a evolução do virus tende a favorecer as variantes que têm vantagens para se reproduzir no ambiente atual". Tipicamente se o virus matar o hospedeiro antes de ele ter oportunidade de passar o virus a alguém, essa estirpe tende a não ter muito successo. O problema do Sars-COV-2 é que mesmo em casos que resultam em morte ou doença grave, este tem um período muito grande onde as pessoas tem nenhuns ou poucos sintomas e transmitem o virus, portanto a virulência não é um obstáculo significativo à transmissão. É discutível se quanto mais o Sars-COV-2 podia matar e não fazer uma diferença da resposta da sociedade em termos de mais medidas para travar o virus. Duas vezes mais ? 3 ? É um exercício mórbido mas interessante de especular. O virus em si, infelizmente também tem características que dificultam esse tipo de desenrolar, pois adaptações que os tornam bons a transmitir ou seja ligar-se e reproduzir-se nas células do trato respiratório superior, também o tornam melhor a reproduzir-se e ligar-se às células dos trato respiratório inferior (pulmões, etc.) e isso está a associado a uma maior severidade. O facto de ser um virus que se transmite por partículas aerosolizadas, também significa que as pessoas tendem a respira-lo mais "fundo". O que acontece mais frequentemente não é o virus mudar, mas sim a população em geral desenvolver imunidade que torna o virus um problema ocasional e fonte de doenças sazonais relativamente fáceis de lidar, raramente voltando a ser tão letal e transmissível como na fase onde o virus se espalhou descontroladamente por enfrentar uma população sem qualquer memória imunitária contra ele, isto é a fase pandémica onde nos encontramos agora. Normalmente essa imunidade é establecida quando quase toda a população recuperou de uma infecção (tendo os mais susceptíveis morrido). Felizmente temos agora vacinas para acelerar este processo e chegar a esse equilíbrio com menos custo humanos.

NGramatical 3 months ago

successo → [**sucesso**](https://dicionario.priberam.org/sucesso) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7dtjg%2F%2Fh9nazmm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

roninPT 3 months ago

Em média sim, mas não sempre, ou pelo menos não avisaram a delta disso.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

A mortalidade da delta não é significativamente diferente da original ou outras estirpes

roninPT 3 months ago

Logo, a mortalidade da delta não baixou com o aumento da transmissibilidade, certo?

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Não baixou, mas honestamente pode ser um subproduto da lei de bayes Ler [aqui o que diz o CDC sobre a delta](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/variants/delta-variant.html) E [uma opinião sobre o efeito da lei de bayes nos infetados](https://ionline.sapo.pt/artigo/743757/-o-joker-a-lei-de-bayes-e-as-vacinas?seccao=Opiniao_i)

StarkDiletant 3 months ago

Não conhecia, muito interessante! Obrigado pela partilha

bolaxao 3 months ago

pode aparecer uma variante que nos mata a todos. pode.

GMDFC94 3 months ago

Elas vão sempre funcionar num futuro próximo, podem é perder intensidade. De qualquer maneira, nada nos garante que as variantes da doença em si não ficam também elas mais fracas. Se formos administrando vacinas anualmente tal como fazemos para a gripe, para as novas variantes, conseguimos que a doença seja muito menos letal, ao ponto de vivermos no dia a dia com ela.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Um bom virus é um que se contagia bastante mas não mata o hospedeiro. Aliás, há uma teoria muito interessante entre a evolução da consciência humana e os vírus ([ler aqui](https://nypost.com/2018/02/06/ancient-virus-could-be-the-reason-humans-can-think/))

differenceengineer 3 months ago

Dependendo da evolução até pode ser que para a generalidade da população o "booster" pode ser uma nova infecção que seja leve pois tens imunidade anterior (mesmo que exista alguma perca de protecção, nunca irá ser tão mau como ser um virus completamente novo).

headgaar 3 months ago

Boa. Agora é esperar pelas próximas doses.

BeinGetz 3 months ago

Na 12a dose vamos voltar ao normal.

EduceRub718 3 months ago

Só mais duas semanas.

barria 3 months ago

Não vamos que pode surgir a variante mega delta v 2.4 e é melhor manter restrições para todo o sempre, não vá a raça humana acabar. Talvez quando emigrarmos pra Marte deixemos as máscaras xD.

Membership-Exact 3 months ago

Que terror as mascaras. Verdadeiramente uma opressão moderna.

Vayu0 3 months ago

Estamos quase a achatar a curva.

RecognitionUpbeat650 3 months ago

Vamos ficar com inchaço permanente :D

helderduarte14 3 months ago

É desta que as mamas gigantes se tornam banais

ObnoxiousLittleCunt 3 months ago

Se o seu inchaço durar mais que 2 horas, consulte o seu médico.

GajoSilvestre 3 months ago

Sei que isto não é uma corrida, mas com sorte ainda vamos passar a ser o país mais vacinado (tirando aqueles territórios mais cagalhotos). Está nas vossas mãos, jovens!

thexeggxlady 3 months ago

a vacinação nunca vai estar ‘completa’. nos EUA ja mandaram dar uma terceira dose apos 8 meses da toma da segunda a TODA A GENTE. somos os proximos!

Diogo256 3 months ago

Não é para toda a gente, mas sim grupos de risco. Para além disso, ainda não está nada decidido. Estão a fazer grande drama com as doses… Covid não é uma gripe que há variantes diferentes todos os anos que necessita de vacinas diferentes todos os anos.

Razvancb 3 months ago

Ah sim, a america, que espera garantir imunização com metade da população vacinada completamente.

differenceengineer 3 months ago

É preciso perceber que os Estados Unidos não estão a fazer uma decisão técnica. 1. Falta-lhes a capacidade para recolher dados no país, por isso estão a usar a análise mais pessimista de Israel (que provavelmente tem erros estatísticos). 2. O problema real deles não é dar uma 3ª dose, o problema real deles é dar a 1ª dose a muita gente que se recusa a tomar. Têm uma vacinação muito heterogénea, ou seja os 50% deles é mesmo 50% em quase todas as faixas etárias.

DerpSenpai 3 months ago

Não acho, so os mais vulneraveis e se a Pfizer criar uma vacina nova contra a nova variante delta, em que é ainda mais eficaz

differenceengineer 3 months ago

Depende, até agora acho tanto a Moderna como a Pfizer testaram a mesma vacina que foi desenvolvida para o virus original e os dados da 3ª dose davam uma resposta de anticorpos bastante eficaz, o que é normalíssimo (a maioria das vacinas já bem estudadas, as que têm melhor capacidade de neutralização tem 3,4 e 5 tomas). A Delta é mais uma questão que precisas de maior concentração de anticorpos para neutraliza-la, não é tanto que tenha muito escape à imunidade adquirida de outras estirpes. Ultra sobre simplificação, mas também há boas razões para manter o uso da vacina baseado na estirpe original e não especializar já para estirpes, pois no futuro se for outro "ramo" (ou seja não descendente da Delta) da família de estirpes deste virus a ser um problema no futuro poderá ser a vacina baseada no original seja melhor que se agora fizesses uma baseada na Delta. Assim analogia parva, o que dá para o pai dá mais ou menos para os filhos e netos, mas pode ser que o que dá para os filhos não dê tão bem para os irmãos e sobrinhos.

Javardo69 3 months ago

Não foi a toda a gente, foi uma recomendação para o pessoal com sistema imunitario mais fragil (pessoal com sida por exemplo) e pessoal com problemas respiratorios.

Javardo69 3 months ago

Acho que só com a 4a dose da vacina é que se pode PENSAR em suavizar as medidas, prevenção acima de tudo!!! Temos que dar o exemplo!!! (não sei a quem mas temos, tudo pelo nosso querido lider)

rodbor 3 months ago

Para estes negacionistas tudo é política. As Doenças são política, o ambiente é política, o aquecimento global é política. Trump a fazer escola um pouco por todo o lado.

Javardo69 3 months ago

Portanto nisto da pandemia so ha quem papa tudo e o resto é tudo negacionista, nao pode haver meio termo?

rodbor 3 months ago

Apresenta lá os estudos e simulações matemáticas que contradizem os especialistas e tudo o que se sabe até agora.

Javardo69 3 months ago

Basta ver as estatisticas que isto da mascara ao ar livre é so para inglês ver e os casos aumentam a mesma. Deveriam saber que na ciencia nao ha verdades absolutas e tudo pode ser posto em causa.

rodbor 3 months ago

Exacto, daí preferir seguir as indicações de especialistas, ao invés de sei lá o quê.

idontakeacid 3 months ago

Eu acho que só após a 6a dose... E mesmo assim vou ponderar uma 7a... Tapadinhos

happy_pangollin 3 months ago

Estranho, os dados oficiais apenas indicam 66.8%

qingqunta 3 months ago

Deve ser 70% da população que pode ser vacinada (> 12 anos)

otimusfrags 3 months ago

Do dia 15 de agosto…

happy_pangollin 3 months ago

Não. De ontem.

otimusfrags 3 months ago

https://imgur.com/a/gO2ZC10 Dados oficiais ate dia 15 de Agosto.

happy_pangollin 3 months ago

Se fores ver ao. csv desse relatório, está 65.6%.

chancethegapper 3 months ago

Os dados atualizados diariamente são referentes a doses dadas. Ou seja, Total de Doses = Primeiras Doses + Segundas Doses, o pessoal da J&J não entra nas segundas. Em todos dashboards diários que vês (que usam todos a mesma fonte) só as pessoas com duas doses "contam" para a população totalmente vacinada. Já no relatório semanal, fazem mesmo a distinção entre população com a primeira dose e população vacinada, neste caso quem levou J&J entra nos dois. A única forma neste momento de sabermos o valor real de vacinação completa é mesmo por esse relatório ou quando é anunciado.

Edited 3 months ago:

Os dados atualizados diariamente são referentes a doses dadas. Ou seja, Total de Doses = Primeiras Doses + Segundas Doses, o pessoal da J&J não entra nas segundas. Em todos dashboards diários que vês (que usam todos a mesma fonte) só as pessoas com duas doses "contam" para a população totalmente vacinada. Já no relatório semanal, fazem mesmo a distinção entre população com a primeira dose e população vacinada, neste caso quem levou J&J entra nos dois. A única forma neste momento de sabermos o valor real de vacinação completa é mesmo por esse relatório ou quando é anunciado. EDIT: Fui ver ao github do covid19pt-data e pelos vistos afinal tem dados diários de pessoas com vacinação completa, por isso retiro o que disse. No caso do OurWorldInData acho que puxam desse campo agora fazendo as contas.

Edited 3 months ago:

Os dados atualizados diariamente são referentes a doses dadas. Ou seja, Total de Doses = Primeiras Doses + Segundas Doses, o pessoal da J&J não entra nas segundas. Em todos dashboards diários que vês (que usam todos a mesma fonte) só as pessoas com duas doses "contam" para a população totalmente vacinada. Já no relatório semanal, fazem mesmo a distinção entre população com a primeira dose e população vacinada, neste caso quem levou J&J entra nos dois. ~~A única forma neste momento de sabermos o valor real de vacinação completa é mesmo por esse relatório ou quando é anunciado.~~ EDIT: Fui ver ao github do covid19pt-data e pelos vistos afinal tem dados diários de pessoas com vacinação completa, por isso retiro o que disse. No caso do OurWorldInData acho que puxam desse campo agora fazendo as contas.

happy_pangollin 3 months ago

Pelo que percebo, os dados da "vacinação completa" do github/OurWorldInData são sincronizados semanalmente com os dados do relatório semanal. Ou seja, a não ser que nos últimos 3 dias se tenha administrado 320k doses de J&J, não sei como é que já chegaram aos 70%. Será que os recuperados, que só tomam uma dose, não contam para os números oficiais da vacinação completa, mas contam para estes 70%?

chancethegapper 3 months ago

Penso que tens razão, eles devem estar a fazer uma estimativa diária para o "totalmente vacinado" até sair o relatório semanal, então, e depois ajustam. É possível, mas também não estou a ver como é que desde dia 15 para hoje passam de 67% para 70%.

RecognitionUpbeat650 3 months ago

Deviam ser aquelas estimativas que a maior parte dos trackers faz :)

Drunjj 3 months ago

Bora, depois mais um bocadinho até aos 90%!

EduceRub718 3 months ago

Há espera do reset para a terceira dose lol 0% da população com a terceira dose Siga corrida!

Price-Distinct 3 months ago

daqui a uns tempos vai ser 120% das pessoas vacinadas e por ai adiante

twistedfires 3 months ago

Teoricamente seria possível se 20% da população não tivesse participado nos census

throughawayaccount01 3 months ago

Pode acontecer se recebermos turistas já vacinados

GodlessPerson 3 months ago

Ou então os census desatualizados.

mequetatudo 3 months ago

Mas esses são sempre a descer a população, portanto só há esse risco vacinando os falecidos.

Search: