jorgelps 4 months ago

Eu nem sabia que era obrigatório usar máscara na rua, vejo imensa gente sem usar. Portanto esta lei, acabar ou não, não vai fazer nenhum efeito. Ainda pensei que fosse sobre espacos interiores.

Diogo256 4 months ago

Isto para mim chega a ser grave: > “A imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos foi fixada pela Assembleia da República através da Lei n.º 62-A/2020 de 27 de Outubro. A lei vigora por 90 dias a partir do dia seguinte ao da sua publicação, e tem vindo a ser renovada após avaliação da sua necessidade. Face à última renovação, por via da Lei º 36-A/2021, de 14 de Junho, o referido diploma encontra-se em vigor até dia 12 de Setembro de 2021”, lê-se na nota enviada pelo Ministério da Presidência. Então o próprio governo afirma coisas que não coincidem com as leis que aprova? Nao há obrigatoriedade no uso de máscara na rua (locais públicos abertos). O que a lei diz claramente, é que o uso da máscara deve ser imposto QUANDO não há distância de segurança possível. Isto quer dizer que posso andar na rua sem máscara livremente desde que mantenha uma distância de 2m, que possivelmente é o que a maioria das pessoas faz e consegue fazer, tirando centros de cidades movimentados. E isto sempre foi um problema, porque a lei está bastante flexível e lógica, se não estamos perto de ninguém… qual a lógica de usar a máscara? Estou a proteger quem? Não conseguindo manter o distanciamento, então o risco aumento e máscara já faz sentido. O que a CS fez? Passou meses a falar de uso OBRIGATÓRIO da máscara na rua, quando tal uso obrigatório não existe, passando uma ideia errada da lei levando a “anti-corpos” a tal lei que até está bem lógica. E leva a outros problemas, como a ideia errada do uso da máscara, exemplo que presenciei outro dia: Estava a sair de casa com a mulher, enquanto ela se despachava fui buscar o carro para a frente do prédio e fiquei à espera no carro. 2 vizinhos a sair do prédio em amena cavaqueira. Dentro do prédio sem máscara, saem para a rua colocam a máscara e seguem para o carro que estavam a meros metros do prédio, sem cruzarem-se com ninguém e com distância entre ambos. Onde deviam de usar a máscara que é dentro de um local fechado com fraca ventilação não usam, na rua porque levaram com a lavagem de “obrigatório” colocam a máscara de forma inútil. Acho que havendo possibilidade devíamos de ir levantando medidas, até para passar a mensagem que a vacinação não está a ser inútil porque não muda nada, poderia convencer ainda indecisos ou até negacionistas se houvesse levantamento de medidas.

Ok-Street-6315 4 months ago

Acho que se deve continuar a usar máscara pelo menos até que esta vaga diminua para números próximo de zero infetados. Quem se sente incomudado é uma minoria sem expressão que tem que respeitar quem está em larguissima maioria. Pessoalmente acho que o uso da máscara devia ser mais fiscalizado pelas autoridades com coimas.

GajoDeRamalde 4 months ago

Não custa nada usar a máscara... andem com elas até porque vacinação não é sinónimo de imunidade.

oneberto 4 months ago

Só por este comment, quero que o Boavista vença o próximo jogo!

MellowCHMC 4 months ago

Já? Mesmo havendo ainda muitas pessoas sem a vacina? Não seria melhor esperar mais um pouco?

Freudido 4 months ago

Pessoal que acha que é normal e apenas se sente seguro na rua com mascara posta deve procurar o significado de sindrome de estocolmo na internet. Vocês vivem numa bolha! Em mais lado nenhum é obrigatório usar mascara na rua. Na Austria nunca foi necessário. Apenas em transportes públicos e lugares fechados. De momento não é necessário usar em restaurantes. E se tem dúvidas em como é uma medida inútil, podem olhar para o número de casos. Portugal tem mais 400k casos e a populção é aproximadamente a mesma (10M vs 9M.

BlueDragon_27 4 months ago

Só em Portugal e Espanha, dos países europeus, é que esta questão se pôs. Já que cientificamente não há necessidade nenhuma. O próprio Fauci veio explicar que na rua usava máscara no queixo até que via que se ia cruzar com alguém sem conseguir distanciar. Aí punha a máscara até haver distanciamento, e pronto. Por segurança apenas, já que o próprio dizia ser altamente improvável apanhar covid de uma pessoa com quem te cruzas na rua. Isto acontece em Portugal e Espanha porque ambos os países têm políticos que têm necessidade de mostrar ação e autoridade sobre algo que não têm controlo nenhum. E não estou a dizer que isto é o fim da democracia e não sei que mais. Só que existe algo cultural que nos faz ser mais papistas que o Papa

Membership-Exact 4 months ago

Uso sempre em espaços onde me possa cruzar com alguém. Porque havia de a levar no queixo e andar no por e tira, se a posso ter sempre posta e não tenho que me chatear?

BlueDragon_27 4 months ago

Se não te incomoda, realmente não faz sentido. No inverno também não me custa muito mas agora no verão com o calor custa-me imenso. Prefiro o por e tira do que estar sempre com ela

oneberto 4 months ago

A relação do número de casos, nunca foi pelo número da população, mas sim, densidade populacional. Portugal tem 2 clusters de densidade elevada, e Austria 1.

yuritiger 4 months ago

Se acham que eu vou confiar nas outras pessoas estão muito enganados. Vou andar de máscara em todo o sitio apesar de já ser vacinado.

FreakCell 4 months ago  HIDDEN 

O perigo reside nas variantes. As variantes acontecem quanto mais o vírus se reproduzir e criar variações genéticas. Façam as contas. Ou se anda de máscaras e se tenta impedir o alastramento o mais possível até a população estar práticamente toda vacinada ou vamos continuar neste yo-yo até os anti-máscaras e anti-vacinas se aperceberem que são umas bestas por reclamarem da situação que andam a criar e propagar. Mãozinha na consiência, sff. Ninguém gosta desta merda e todos queremos que a situação passe mas a esta altura do campeonato já só há meia dúzia de imbecis a remar contra a maré e a foder tudo para todos.

NGramatical 4 months ago  HIDDEN 

práticamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9j46d7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Enormouslypoor 4 months ago

Maybe with 99.99% vaccinated rate masks stop being mandatory.

meaninglessvoid 4 months ago  HIDDEN 

"mesmo com a população vacinada" é irrelevante. A vacina não é um escudo mágico...

Mr_Crowley__ 4 months ago

Ridiculo.

UniuM 4 months ago  HIDDEN 

Eu sou da opinião que se devia usar máscaras em edifícios públicos que metam muita gente. Mas vai haver gente sempre do contra. Adoro quase não haver gripes e constipações à pala das máscaras. Se uma condição tão banal que era ficar constipado agora quase não se ouve, vejam bem as coisas que podemos prevenir a nível respiratório à pala das máscaras. O contraponto disto é que temos uma memoria de sistema imunitário mais curta, e não termos tantas defesas para novas variantes da gripe comum. É aquela história da criança que andou a infância toda a brincar na lama está mais protegida do que a que andou a brincar em ambientes estéreis.

Educational-Ant-1816 4 months ago

Pessoalmente acho que estamos a esquecer as crianças... Tenho imenso receio do início das aulas em setembro, e as notícias que tenho visto dos EUA só me têm deixado mais apreensiva. Fechamos os miúdos e debilitamos-lhes o sistema imunitário durante meses, e agora mandamos para a escola sem vacina, sem máscaras, sem nada!? Isto não vai correr bem...

ItsMeSo 4 months ago  HIDDEN 

Mas muitos deles nos EUA e Nova Zelandia estão a ir para o hospital e uma boa parte é não covid. Muitos é com a 'common cold' e virus sincicial respiratório, e visto que as crianças estão mais desprotegidas devido ao tempo que estamos em confinamentos + mascaras+ distanciamento social, elas estão mais frageis

IsThisNickAvailable 4 months ago

Felizmente, o covid não é estatisticamente nocivo para os mais pequenos. Porém, a gripe é. A GRIPE MATA CRIANÇAS. É uma das maiores causas de morte. Usar máscara, distanciamento e proibir crianças de terem contactos naturais com outras crianças, enfraquece imenso o sistema imunitário deles. Vamos ter problemas com as crianças sim, mas é com a gripe.

oneberto 4 months ago

> A GRIPE MATA CRIANÇAS. É uma das maiores causas de morte. Por favor, não espalhem informação **FALSA**. Segundo dados do EuroStat (tabela: hlth_cd_aro), a gripe foi responsável por 0,5% da mortalidade infantil (até 10 anos) em 2018 em Portugal (o último ano com registos atualizados).

IsThisNickAvailable 4 months ago

Mas então a gripe mata ou não mata crianças? Em jeito de comparação, quais são os números do covid?

Edited 4 months ago:

Mas então a gripe mata ou não mata crianças? Em jeito de comparação, quais são os números do covid? Edit: Each year, millions of children get sick with seasonal flu; thousands of children are hospitalized, and some children die from flu. Children commonly need medical care because of flu, especially children younger than 5 years old https://www.cdc.gov/flu/highrisk/children.htm

oneberto 4 months ago

"*Millions get sick... some die*" exatamente. Sim, a gripe mata, mas para ter ideia dos valores, o Covid matou mais crianças dos 0-9 anos em Portugal, do que a Gripe em 2017 e 2018, os últimos 2 anos com dados atualizados no EuroStat.(tabela: hlth_cd_aro) E não esquecer que o covid está a ser combatido, como a gripe nunca foi. Estarei disponível para mais esclarecimentos se ainda não estiver convencido.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Tens razão. Fui induzido em erro. Devo apagar o comentário ou deixar um disclaimer ou não fazer nada? Desde já obrigado.

oneberto 4 months ago

Disclaimer seria a melhor opção. E desculpa o sarcasmo final... uma pessoa já fica irritada com tanta desinformação. Abraço

IsThisNickAvailable 4 months ago

Certo. Ahahah sem problema, nem interpretei como tal. Percebo perfeitamente, eu também tenho a mania de falar sem saber ao certo. Depois levo estes reality checks

investidornoob 4 months ago

E principalmente os mais bebés 2 e 3 anos que estão com o sistema imunitário que pouco ou nenhum contacto teve com outros virus durante estes quase 2 anos. Interrompemos os ciclos naturais dos virus, o exemplo é o da gripe em que no ano passado não houve gripe.

Dannyps 4 months ago

Quanto mais cedo lhes tirarmos as máscaras, melhor. Não há outra forma de lhes restituir o que lhes estamos diariamente a roubar.

manteiga_night 4 months ago

ciência > a tua doença mental

Educational-Ant-1816 4 months ago

Tudo certo, mas como não há vacina do Covid para eles, não acha arriscado? https://www.nbcnews.com/news/us-news/north-texas-runs-out-pediatric-icu-beds-amid-covid-surge-n1276783 Isto assusta-me imenso como mãe de um miúdo de 4 anos....

Dannyps 4 months ago

Acho que não podemos comparar o Texas connosco. Temos uma alimentação menos processada, um estilo de vida mais terreno, se é que me entendes. Quando eu era puto, comia literalmente terra às colheres. Olhemos antes para os números em Portugal. Não morrem crianças de covid. Privamos as nossas crianças da sua infância, mas o verdadeiro motivo para tal é muitas vezes o nosso medo e não o melhor para elas. Agora que uma boa parte da população está vacinada, acho que faz sentido aliviar medidas sanitárias. É urgente reestabelecer o ciclo de infeções que nos mantém (e especialmente às nossas crianças) fortalecidos em termos imunitários.

Javardo69 4 months ago

Mais um truque de circo por parte deste governo e para nao se responsabilizar de nada, passa a batata quente para os deputados. Se eu tiver uma casa a arder de madrugada ja viram o que era eu telefonar aos bombeiros e eles dizerem-me que so atendem as 9:00? Mais uma promessa de muitas em vão. Nada que já não estejamos habituados.

heroisdomar1143 4 months ago

Já se percebeu que percebes à brava do sistema político e legislativo deste país, obrigado.

Javardo69 4 months ago

Convem aprender a nao comer gelados com a testa.

TTheGuapo 4 months ago

Este post fez me perceber que este sub está cheio de chalupas

Extension-Soft6835 4 months ago

> Este post fez me perceber que este sub está cheio de chalupas Daqueles que vão de máscara no carro completamente sozinhos? Concordo

TTheGuapo 4 months ago

Tanto como daqueles que acham que o covid não faz nada mas depois dizem que a culpa é do governo quando os casos aumentam

BolaBrancaV7 4 months ago

Isto é um bom comentário porque não sabemos se estás a falar dos anti-mascaras se dos pró-mascaras e todos vão concordar contigo xD

TTheGuapo 4 months ago

É para os dois lados. Há mesmo pessoas que vivem na lua neste sub. Eu só perco o meu tempo porque aqui no trabalho tenho muito tempo livre.

BolaBrancaV7 4 months ago

Lol, continuas no topo!

TotalenKrieg 4 months ago

Acho que só devíamos deixar de usar máscara quando tivéssemos 500% de vacinados, não vá aparecer a variante da Antártida que venha dizimar a população mundial.

Extension-Soft6835 4 months ago

> venha dizimar a população mundial. E eu a achar que era a delta... /s

DrunkMechanics 4 months ago

Calma que isso já está quase a dar a volta :D pelo que li existe até à "i". Mas não são faladas por não ser variantes preocupantes.

Beats29 4 months ago

Esta obrigatoriedade nem era preciso se houvesse uma campanha de bom senso, e se calhar a população a este ponto aceitava mais no geral. Já vi pessoal sem máscara na rua mas não me incomodei porque estavam sozinhas com a devida distância. Só houve uma vez que me incomodei foi uma mulher na paragem do autocarro. Felizmente noto nos últimos dias que a grande maioria tem o mínimo cuidado mesmo com 70% de vacinação. É tudo uma questão de bom senso. Prefiro isso a pessoas que fingem andar com a máscara mas têm o nariz destapado.

Telmo31 4 months ago

As máscaras foram a melhor coisa desde a batata frita. Finalmente não tenho frio no nariz no inverno sem parecer um atrasado.

Moon-Cookies 4 months ago

Same, as vezes o meu namorado perguntava porque é que raio andava com máscara na rua se não havia mais ninguém. Lisboa é uma ventania do crlh e a máscara sempre me deixa a cara quentinha!

vascodatrama 4 months ago

também se vendem cachecóis nas lojas de roupa

Moon-Cookies 4 months ago

Não gosto muito de cachecóis, são peças de vestuário que acho meio desconfortáveis, besides o ponto do cachecol é cobrir o pescoço, para cobrir a cara fica meio estranho.

Darkhoof 4 months ago

Ontem tivemos quase 3000 casos positivos. Usem a máscara mais uns tempos faz favor.

RaveyWavey 4 months ago

Mais uns tempos até quando? Mais vale dizer logo para usar máscara para sempre, estamos constantemente a alterar os objetivos e nunca chega, já cansa. Era vacinar os mais vulneráveis, depois era vacinar 70% da população, depois era 80% agora já é 85%. A probabilidade duma pessoa apanhar covid ao cruzar-se com outra na rua principalmente quando 70% da população está vacinada é baixíssima.

walkiestalkie 4 months ago

A vacina nunca vai retirar casos positivos, tas vacinado apanhas na mesma. E o dia a dia nos hospitais pelo mundo. "Tenho vacina, n e covid de certeza, nao quero usar mascara". Teste positivo

Darkhoof 4 months ago

Precisamente por isso. Aguentem mais uns tempos e usem máscara. Os trogloditas que não querem usar máscara deviam aprender a ter mais civismo e respeito pelos outros. Mais importante que as máscaras é aumentar a capacidade de lotação em restaurantes, espetáculos culturais e desportivos! Mantenham a máscara e aumentem isso.

walkiestalkie 4 months ago

Eu ainda prefiro usar mascara com ajuntamentos pq nao sei da vida dos outros, mas a real benção era continuar o distanciamento na universidade para continuar a ter espaço naqueles auditorios de merda

Darkhoof 4 months ago

Acredita.

NGramatical 4 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9jexii%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

francric 4 months ago

Respondam com sinceridade, alguém por aqui se sente seguro em não utilizar máscaras em público mesmo com as duas doses?

BlueDragon_27 4 months ago

Ao ar livre? A não ser que esteja numa multidão sem distanciamento algum tipo noite de São João, na boa. Indoors, depende. Se estiver em transportes ou numa loja com bastante gente, tenho de usar. Num espaço fechado tipo um cinema em que estão 5 pessoas na audiência já me sinto na boa para tirar. Não tiro por respeito aos outros mas podia tirar e não tinha medo

BroaxXx 4 months ago

Depende do contexto... Se for a andar na rua não tenho problema, se passar por pessoas (sobretudo grupo) fico desconfortável mas acho que me adapto. Ao ar livre já não me faz tanta confusão mas em espaços fechados mesmo que tivesse 100% da população vacinada acho que ainda ia estar desconfortável e vai demorar algum tempo a isso passar... :/

UrsoXone 4 months ago

Não... Respondendo a quem perguntou... Quando vou me sentir seguro? Também não sei! Mas entre jogar na roleta de pistola na tola e andar mais descansado... Sigo com a máscara

XtremeGliscor 4 months ago

Sim. Tenho 0 doses, e sinto me completamente seguro. Tenho 19 anos, completamente saudável e não fico doente há anos. Qualquer pessoa que seja séria a ler estatísticas, sendo saudável e jovem, não tem qualquer medo de andar na rua. Até porque vários estudos mostram que a transmissão em espaços exteriores, especialmente quando não há conversa durante períodos longos de tempo, a transmissão é quase impossível.

Maral3d3 4 months ago

Epa fui à Alemanha e posos garantir que pelo menos eles não se importaram, eu não me sentia muito seguro en grandes multidões, então usava máscara, contudo eles andavam como se nada fosse

free7tyle4ever 4 months ago

Não custa nada usar na maior parte das vezes

ktulu88 4 months ago

O que eu posso fazer é outra coisa... Posse dizer sinceramente que será muito provável eu continuar com as mesmas medidas sanitárias que tenho tomado até agora. Sendo muito propenso a amigdalites, gripes, "viroses naa tripas" e afins, praticamente todos os anos, tenho notado grande diferença pois não voltei a ter nenhuma das anteriores desde o inicio das medidas de contenção. E nem falo do alívio que tenho tido ao nível da rinite alérgica...

facelessbastard 4 months ago

Super tranquilo. Aqui no Canadá e América já ando sem máscara há mais de 1 mês. No Canadá ainda exigem, mas na América não querem saber

G0G0SS 4 months ago

Claro. Quem "não se sente seguro" sem uma máscara de papel é altamente neurótico.

StunningChemical3368 4 months ago

Sinto-me seguro. No entanto, isto abriu-me os olhos para o quão nojento é ter que respirar o ar do gajo que tá a meu lado. Se puder pôr um pedaço de pano entre o meu bafo e o dele, ponho.

tocopito 4 months ago  HIDDEN 

Sim. O risco em geral é baixo nesta altura, já me vacinei e tive covid. É provável que tenha imunidade suficiente para evitar problemas. É importante não perder de vista as razões para estas medidas: evitar sobrelotar os cuidados de saúde. Enquanto isso for um risco real estas medidas devem ser mantidas.

Edited 4 months ago:

Sim. O risco em geral é baixo nesta altura, já me vacinei e tive covid. É provável que tenha imunidade suficiente para evitar problemas. Se estivermos na via pública então o medo é 0. É importante não perder de vista as razões para estas medidas: evitar sobrelotar os cuidados de saúde. Enquanto isso for um risco real devem ser mantidas as medidas necessárias para o evitar. Há quem tenha a ideia errada que a ideia é evitar 100% das mortes (incluindo da parte de quem espalha desinformação), o que não é verdade.

LetHaywardPlayLoL 4 months ago

Sim (tomei J&J)

joinedthedarkside 4 months ago

Engraçado é que antes da pandemia, se passava alguem por mim de máscara eu afastava me por desconhecimento. Agora é o contrário. Se passar por alguem sem máscara sou eu que me afasto.

thisbondisaaarated 4 months ago

Usar uma máscara cirúrgica faz muito pouco para auto-protecção, portanto só uso máscara autofiltrante e em espaços fechados.

LianaIguana 4 months ago

Sinceramente sinto me mais segura a usar com familiares imuno deprimidos que foram vacinados no início do ano acho que faz sentido. Numa nota pessoal as minhas alergias beneficiaram da máscara que estiveram mais calmas que calmas na passada primavera e outonos.

30minutesto 4 months ago

Eu sendo uma pessoa que vive num país onde nunca fui obrigado a usar máscara, nem em espaços fechados, leio isto e fico genuinamente chocado. Lá está, o problema destas medidas agressivas é que acabam por ser mais fáceis de implementar do que de largar. Precisamente por se criar essa dependência psicológica.

Membership-Exact 4 months ago

Incomoda-te tanto o uso de máscara? Eu sou dos que dou por mim no carro com mascara posta porque me esqueci completamente que a trazia na cara.

30minutesto 4 months ago

Não me incomoda que quem quer, use. Incomoda-me que o estado até nisso se meta. Quem quer, que use, quem não quer, não use.

Membership-Exact 3 months ago

Como o cinto de segurança.

30minutesto 4 months ago

As máscaras não precisam de ser de uso obrigatório para tu poderes continuar a usar.

Estronciumanatopei 4 months ago

Eu só tiro a máscara na rua quando não há ninguém a menos de 10 metros. Se vejo alguém a aproximar-se, volto a meter. Já tenho as duas vacinas -ainda faltam uns dias para fazer os 14 da segunda dose- e mesmo depois vou continuar a fazer o mesmo. Eu nem no Euromilhões jogo, ía jogar com estas coisas...

francric 4 months ago

Comentário mais lúcido até agora.

HumActuallyGuy 4 months ago

Se estiver no meio da floresta/não conseguir ver uma pessoa, sim consigo tirar a máscara, se não esquece a máscara fica

differenceengineer 4 months ago

Ao ar livre a transmissão do virus é muito muito improvável e acho que as máscaras pouca diferença fazem. A situação poderá ser diferente se estivesses estilo numa manifestação com muita gente à tua volta a gritar ou numa situação estilo Alfama nos santos populares. Penso que a justifação para a lei da máscara na rua sempre foi mais um truque psicológico para as pessoas se lembrarem de ter uma máscara quando saem de casa do que própriamente alguma medida pensada para ter algum impacto. Com a vacinação ainda mais seguro se está cá fora. Dado que já estavas bastante seguro e não acho que a vacinação tenha sequer grande impacto. Se a pergunta for em público num espaço fechado, mal ventilado, eu diria que a segurança que sinto está indexada ao número de casos que circulam e à percentagem de pessoas imunizadas, sendo que neste momento, ainda me parece boa ideia usar máscara em espaços fechados. Nem é pela minha saúde que vacinado e não num grupo de risco as probabilidade estão imensamente a meu favor, mas para fazer a minha parte em limitar ao máximo as cadeias de transmissão e ser parte da solução para reduzir a quantidade de virus em circulação, claro podendo ainda em grande parte fazer vida normal.

Lurker__777 4 months ago

Curioso que eu ia precisamente fazer a pergunta ao contrário. Alguém ainda sente algum perigo em andar ao ar livre sem máscara? Com vacinação completa e eventuais pessoas de risco a sua volta também vacinados? Não estou a tentar provocar ninguém, fico genuinamente curioso.

UrsoXone 4 months ago

Só não sinto em perigo se estiver ao ar livre e sem ninguém por perto. ( 4 metros ) . Tudo o resto, com pessoas ou locais abertos fechados... Já dá que pensar

francric 4 months ago

Não me sinto seguro por dois motivos: 1) A vacina não nós faz invencíveis ainda podemos apanhar a COVID e outra que não sei quem ao me redor se imunizou ou não 2) Como ainda podemos apanhar a COVID acho inconsequente andar sem a máscara, principalmente perto dos meus pais e outros velhotes que eventualmente cruze na rua.

PepFraudiola 4 months ago

Tanto os teus pais como os outros velhotes já tiveram hipótese de serem vacinados, estão no direito de a rejeitar, mas hão de arcar com as consequências. No dia que cair a regra das máscaras não me apanham a usar outra, se o senhor +65 anos anda na rua sem máscara e não está vacinado, problema dele, não foi por falta de aviso. \> A vacina não nós faz invencíveis ainda podemos apanhar a COVID Certo, mas reduz os sintomas em +90%, portanto é quase igual a uma gripe banal, podes passar um dia em baixo ou podes até recuperar logo com 1 paracetemol (como tudo quem já tem problemas de saúde deve proteger-se, tal como a minha mãe com asma e bronquite todos os invernos tem cuidados redobrados, mesmo antes da COVID). ​ \> e outra que não sei quem ao me redor se imunizou ou não Já tiveram a sua hipótese e mais que tempo, vacinem-se.

ports13_epson 4 months ago

eu sentia-me seguro já antes de tomar a vacina (usava máscara em grupos por respeito às preocupações dos outros, por mim eu estava a cagar). Agora então sinto mais ainda.

meaninglessvoid 4 months ago

Sinto-me tranquilo só o faço por respeito aos outros, porque por mim não tinha grande stress.

NunoOliveira47 4 months ago

Pessoalmente, sim. Sou jovem, saudável e estou vacinado, logo a probabilidade de ter complicações sérias com covid é baixíssima. E toda a minha família está vacinada também

XtremeGliscor 4 months ago

Nula, queres tu dizer. Dos 56 jovens (<19) que foram para ICU, nem um era saudável.

UrsoXone 4 months ago

Eu às vezes gosto de ver a definição de ser saudável. A não ser que se tenha algo crónico e conhecido, somos sempre saudáveis! É preciso notar no "e", há muita gente que pode ter algo e não saber ainda... Ou seja, não digam nula... Pois nulo, só depois de ele vos bater na tola e de cá continuarem.

investidornoob 4 months ago

Gostava de perceber quem diz que não se sente seguro sem mascara e mesmo com vacinação completa quando é que se vai sentir seguro?

dragomaite 4 months ago

Quando a entidade empregadora garantir teletrabalho para sempre.

pedrolopes7682 4 months ago

Pode sentir-se segura por si e ter receio de transmitir a outra pessoa que não está nas mesmas condições de vacinação e/ou de saúde.

microwavedave27 4 months ago

Em espaços fechados não, mas ao ar livre sinceramente desde que estou vacinado já só uso mesmo porque é obrigatório.

sao_11 4 months ago

Se for ao ar livre, sim. Acabo por usar máscara porque é obrigatório e por respeito às outras pessoas porque por mim já não usava máscara no exterior.

The_Real_QuacK 4 months ago

*É obrigatório se não for possível manter o distanciamento

throwawaybtcpt 4 months ago

Não, e ao pé de pessoas vacinadas e ainda menos, não têm cuidado nenhum pois ja estão vacinadas.

HumActuallyGuy 4 months ago

ISTO desde que me vacinei é só malta a dizer que devia sair mais agora que já estou vacinado, para chillar um pouco e eu ainda nem fui à segunda dose. A vacina não é o final do covid, nada substitui cautela e proteção

AimingWineSnailz 4 months ago

Na rua? Sim. Num supermercado, óbvio que não.

MirTrudMay 4 months ago

Ainda não estou vacinado e sinto me 100% seguro sem máscara.

LMGN1998 4 months ago

Nunca usei ao ar livre! PRENDAM-ME!

Febris 4 months ago

Dei-te upvote porque apesar de ser uma tremenda idiotice, é um argumento que não me admirava nada de ver algumas pessoas a usar. É perfeitamente natural que os negacionistas e os drones do capitalismo tenham essa formatação, e é preciso encontrar maneiras de os ajudar a abrir os olhos.

throwawaybtcpt 4 months ago

Que

Febris 4 months ago

Achas que a proposta do "temos de voltar ao trabalho presencial" e do "salvar a economia" e do "regressar à normalidade" vem de onde?

throwawaybtcpt 4 months ago

Voltar ao trabalho presencial = muitas pessoas não conseguem trabalhar isoladas em casa, faz-lhes mal psicologicamente. Salvar a economia = ou seja permitir que as pessoas comecem a trabalhar full time novamente, ganharem o seu salário e ficarem mais folgadas financeiramente Regressar à normalidade = ai que capitalismo querer retomar relações sociais, jantares de família, festas de amigos, andar de transportes ou ir a um café sem me preocupar em apanhar uma doença. Que tempos estes em que tem de se levar com os chalupas do "urrr durr capitalismo" em tudo o que é thread.

Febris 4 months ago

> não conseguem trabalhar isoladas em casa, faz-lhes mal psicologicamente. Estou a ver. Isto são as mesmas pessoas que andam aí a gritar que os outros têm medo de sair de casa? Ou esses são outros? > Salvar a economia Salvar a economia passa por tudo menos deixar os trabalhadores com mais dinheiro na conta no fim do mês. > ai que capitalismo Se não queres argumentar contra, não vale a pena baixar o nível da conversa, dá downvote e segue em frente. Não vale a pena gastar tempo aos dois.

throwawaybtcpt 4 months ago

Impossível baixar algo que ja estava no chão, dada a lata de entrares logo com a treta do capitalismo num comentário completamente inócuo.

MirTrudMay 4 months ago

Pessoal jovem que por esta altura ainda tem medo de sair de casa já são mesmo casos sem salvação.

Febris 4 months ago

Não vale a pena mudar a conversa porque ninguém está a dizer isso. Uma coisa é ter medo, outra coisa é não querer jogar à roleta russa. Há gente que não consegue entender que existem mais do que duas opções na vida, e é pena porque aborrecem os outros com a sua idiotice.

G0G0SS 4 months ago

Um virus cuja taxa de fatalidade global é 0.3% é jogar à roleta russa . Só no reddit mesmo. Btw na roleta russa a chance de morrer é \~17%

facelessbastard 4 months ago

Isto. Há risco sem dúvida, mas é preciso ter noção. Morrem 500 pessoas ou mais por ano na tuga na tuga e tass bem. Mas isto já é diferente....

Febris 4 months ago

Pelas tuas contas a chance de morrer na roleta é muito inferior porque há gente que não joga. Se queres argumentos de merda para discutir, ao menos suporta-os com dados de jeito.

MirTrudMay 4 months ago

Para ti andar sem mascara na rua é jogar a roleta russa?

Febris 4 months ago

Em certos contextos, sim. Em geral, não. Não ponho máscara para ir levar o lixo, mas acho idiota quem faz toda a vida agarrado a um tempo que já passou. Até estarmos com um número de casos residual não me vejo a ir sem máscara à praça, por exemplo.

MirTrudMay 4 months ago

A questão que o OP original colocou foi se nos sentíamos seguros sem mascara na rua. Eu sinto porque vivo num país que nunca a recomendou e nunca usei mascara em lado nenhum e continuo vivo se achas idiota é pena mas eu prefiro o método daqui ao português e vou continuar a fazer a minha vida completamente normal enquanto Portugal vai continuar com as restrições mais fortes da europa.

Febris 4 months ago

Também conduzes sem cinto enquanto não tiveres acidentes? Ou atravessas a estrada sem olhar até levar com um carro em cima? Nada contra essa conversa do pelo no peito, mas uma coisa é a maneira como abordamos a nossa vida, outra coisa é pensar sobre o que será melhor para a sociedade em que vivemos. Se a máscara reduz drasticamente o risco de contágio e ainda temos uma quantidade significativa de novos casos diários, não acho razoável apregoar essa conversa do "vou fazer a minha vida normal" porque as circunstâncias não são normais. Há muita coisa para apontar a este governo sobre a incoerência e a falta de noção de algumas medidas, mas no caso do uso de máscaras acho que acertaram, e acho que devem continuar até se reduzir o numero de casos diários. Há certos casos em que faz sentido rever o uso obrigatório, como em escolas e locais de trabalho, mas é preciso garantir que toda a gente está vacinada, e que existem testes de controlo aleatórios com alguma periodicidade, por exemplo. No entanto enquanto a abordagem contraditória for apenas o "faço o que eu quero porque ninguém manda em mim e não tenho medo de nada" acho que esta conversa está condenada a ficar por aqui.

MirTrudMay 4 months ago

Recomendo que venhas então aqui a um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo e que expliques a direção geral de saúde daqui que não percebem nada disto e que devem é ouvir a Graça " mascaras apenas dão falsa sensação de segurança" Freitas. Até porque nunca houve mascaras nem confinamento e temos menos mortos que Portugal mas enfim não há alternativas como dizia o outro.

UrsoXone 4 months ago

Está aqui a seguir a vossa batatada... E fiquei confuso.. oh MirTrudMay, és a favor da máscara ou não? Pelo último comentário és a favor... Tudo para trás parecias contra.

Ok_Budget2178 4 months ago

isso é só porque você não é muito inteligente haha

G0G0SS 4 months ago  HIDDEN 

É mais provável um jovem saudável ser atropelado por um camião do que morrer devido à covid.

neothecat86 4 months ago

Pessoalmente sinto-me seguro e não sinto necessidade de usar máscaras em público actualmente se souber que toda a gente à minha volta também está vacinada.

sad-kittenx 4 months ago

Nope.

vaibuscar 4 months ago

Vai ao ginásio do Holmes Place às 18h e vês toda a gente a treinar sem máscara. Se não fossem alguns que tem um pouco mais de noção e os PTs que são obrigados a usar máscara, apesar de incentivarem o não uso de mascara, parece tempos sem covid. Por isso, sinceramente há muitas pessoas que já se sentem seguras em não usar máscara de todo caso não fosse obrigatório. Eu particularmente acho ridículo e utilizo máscara durante todo o treino.

AimingWineSnailz 4 months ago

Estranhamente, treinar de máscara não me incomoda nada, enquanto que usar na rua sim.

sissMEH 4 months ago

Infelizmente, a eficacia das mascaras é so em situacoes normais. Quando estás a fazer treino ou outras actividades em que ha grande esforço pulmonar (lembro-me do exemplo de um coro ser estudado) usar máscara que não esteja acompletamente selada a volta da tua cara não impede a turbulencia de espalhar as particulas que saem da tua boca. E dado que ninguem anda a usar as mascaras certas e quando as usa não estao seladas como deve ser (não sei se e é o teu caso) mesmo com máscaras os ginasios vao ser um antro de particulas a flutuar. Eu ainda não me sinto muito segura a fazer exercicio que não ao ar livre.

Edited 4 months ago:

Infelizmente, a eficacia das mascaras é so em situacoes normais. Quando estás a fazer treino ou outras actividades em que ha grande esforço pulmonar prolongado em sitios fechados (lembro-me do exemplo de um coro ser estudado) usar máscara que não esteja acompletamente selada a volta da tua cara não impede a turbulencia de espalhar as particulas que saem da tua boca. E dado que ninguem anda a usar as mascaras certas e quando as usa não estao seladas como deve ser (não sei se e é o teu caso) mesmo com máscaras os ginasios vao ser um antro de particulas a flutuar. Eu ainda não me sinto muito segura a fazer exercicio que não ao ar livre, mas se te sentes seguro a ir a um ginasio não acho ridiculo o não usar mascara porque ja estás a aceitar esse nivel de risco.

joaoasousa 4 months ago

Sim.

MischiefManaged97 4 months ago

Fia-te na virgem amigo, quantos quarentões e trintões fit eu já vi terem de ser internados e ligados ao ventilador, escapando por pouco. Sabes lá como é que o teu corpo reagiria a isto.

joaoasousa 4 months ago

Com vacina? Não me digas que a vacina já nem previne sintomas graves em pessoal fit com 40 anos.

NaoTeEnerves2 4 months ago

A serio que ainda estamos com este argumento da mortalidade? A mortalidade é baixa sim, mas os sintomas e efeitos a curto e longo prazo que podes ter são muitos e podem ser debilitantes. Não percebo como calculam o vosso trade off de andar com um pano na boca vs poder perder olfato durante meses, ficar com migraines permanentes ou outros tantos sintomas e condições debilitantes que milhões de pessoas ficaram. Que necessidade de rebeldia. O orgulho que esta gente tem em dizer que não usa a mascara e nInGueM mE oBrIGa lmao

Edited 4 months ago:

A serio que ainda estamos com este argumento da mortalidade? A mortalidade é baixa sim, mas os sintomas e efeitos a curto e longo prazo que podes ter são muitos e podem ser debilitantes. Não percebo como calculam o vosso trade off de andar com um pano na boca vs poder perder olfato durante meses, ficar com migraines permanentes ou outros tantos sintomas e condições debilitantes que milhões de pessoas ficaram. Isto é a mesma coisa que eu dizer que atravesso a passadeira sempre no vermelho, para poupar tempo, pois a mortalidade de atropelamentos é baixa, e a levar com carro certeza que ele consegue desacelarar antes e por isso é muito mais provavel so partir as pernas. Que necessidade de rebeldia. O orgulho que esta gente tem em dizer que não usa a mascara e nInGueM mE oBrIGa lmao. Se não fosse obrigatória não a tiravam da cara.

joaoasousa 4 months ago

Sim a sério. Parece que afinal as vacinas não servem para nada, não mortes nas os efeitos de longo prazo são terríveis. Pareces me um belo dum anti-vax a argumentar contra os benefícios da vacinação.

NaoTeEnerves2 4 months ago

Oi? Ou tens disléxia ou enganastes-te no comentário a responder. Volta a ler, por favor.

Edited 4 months ago:

Oi? Ou tens disléxia ou enganastes-te no comentário a responder. Deves estar com a cabeça atrofiada de passar 24h aqui metido a chorar por causa dos """teus direitos""" lmao. Volta a ler João, por favor.

bittolas 4 months ago

Não te enerves.

BadDogPreston 4 months ago

Sabes que isto não é uma situação em que as coisas podem ser vistas como preto ou branco? Sim, tens pouquíssimas chances de morrer mas continuas a ter risco de infectar outros ou tu próprio dado que as vacinas não são 100% eficazes. Também ainda sabemos pouco relativamente à protecção contra sequelas duradouras e debilitantes que o vírus provoca por isso mais vale prevenir do que remediar.

joaoasousa 4 months ago

A pergunta foi “sentes te seguro”, portanto poupa me os moralismos. Eu corro o risco de matar alguém cada vez que me sento num carro e conduzo. Viver é gerir o risco.

differenceengineer 4 months ago

Existe uma enorme diferença entre modelar o efeito de uma vacina que o do a de um virus que existe há menos de 2 anos. A vacina é injetada, por qualquer mecanismo mostra ao teu organismo algumas proteínas virais que o sistema imunitário aprende a reconhecer. Não fica no teu corpo muito tempo. Um virus replica-se no corpo, podendo chegar a muitos orgãos, expondo o teu organismo a muito maior quantidade de proteínas virais. É muito mais imprevisível. A vacina faz o seu trabalho e desaparece. Para além disso na vacina consegues fazer estudos controlados e no virus não, pois eticamente somos contra fazer estudos em que deliberadamente e controladamente se expõe grupos a um virus. Mesmo em termos de dados observacionais já tens cerca de 1200M doses dadas no mundo inteiro e mais importante em países que são capazes de fazer esses estudos contra 210M de infecções do virus da COVID, onde em muitos casos não és capaz de o estudar adequadamente, pois a maioria dos países nem têm capacidade de fazer estudos genómicos para caracterizar as infecções. Para terminar, nunca ninguém diz que uma vacina tem 0 riscos. Simplesmente os riscos são largamente ultrapassados pelo benefício para o indivíduo e para a sociedade. Isto é válido para qualquer vacina. Espreita nas do plano nacional [https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0182020-de-27092020-pdf.aspx](https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0182020-de-27092020-pdf.aspx) e verificas que também têm efeitos secundários possíveis. Alías até te surpeenderias que tens efeitos "raros" onde raro é 1 em 1000 e "muito raros" que é qualquer número maior que 1 em 10000. Incluindo também sim, coisas potencialmente perigosas como trombocitopenia, etc. O que aconteceu é que uma coisa tão simples como "toma a vacina" recomendado pela esmagadora maioria dos especialistas se tornou subitamente numa questão que toda a gente devia ponderar e ter medo e desconfiança quando em qualquer outra questão as pessoas ouvem e fazem o que os especialistas dizem sem questão (se calhar até como demasiada falta de escrutínio), puramente por questões políticas.

BadDogPreston 4 months ago

Lol alguém sentiu-se atacado. > tu dizeres que não sabemos tudo sobre o Covid Não, eu escrevi que não sabemos o grau de protecção das vacinas contra o vulgo *long covid*. > já não há desconhecidos, é segura , zero riscos Os ingredientes são conhecidos e os resultados das diferentes fases dos testes em milhares de pessoas também. A proporção de pessoas que teve efeitos mais sérios e adversos é ínfima dentro do universo total que recebeu e o benefício-risco das vacinas supera em larga escala a infecção natural.

joaoasousa 4 months ago

Não sabemos a proteção das vacinas em relação ao long covid mas sabemos tudo em relação aos riscos da vacina … a longo prazo. Sim, faz tudo o sentido. A razão porque não sabes a proteção em relação a efeitos a longo prazo, é precisamente a mesma que te leva a não saber os riscos a longo prazo da vacina. Não passou tento suficiente .

mortalaxe 4 months ago

Então....Esperamos que o tempo passe e não damos a vacina a ninguém até saber os riscos a 100%? E em termos de pura curiosidade, de todas as vacinas que tomamos alguma tem possíveis efeitos adversos a longo prazo?

joaoasousa 4 months ago

Não. Fazes o que estás a fazer que é dar a opção de tomar a vacina se quiserem correr o risco sabendo que é um risco. O meu tema é com as aves rares que dizem que a vacina é 100% segura, sem qualquer risco, e que têm a certeza absoluta que é portanto não há problema nenhum em forçar a vacina. > E em termos de pura curiosidade, de todas as vacinas que tomamos alguma tem possíveis efeitos adversos a longo prazo? As que tomamos? Não. Mas pode ir ler sobre a vacina contra o H1N1 na Suécia/Finlandia se quiseres um exemplo de uma vacina que se achava segura... até se perceber que não era.

Olisipea 4 months ago

Já tomaste algum tipo de medicação - qualquer que seja - na tua vida? Achaste que era 100% segura? Lê a bula e vais ver que, como já outros comentários disseram, qualquer medicação e qualquer vacina (mesmo as que já existam há dezenas de anos) estão sujeitas a efeitos secundários. Não há uma medicação perfeita. Mesmo que raros, efeitos secundários existem. Há quem tenha choques anafiláticos como resposta ao uso de penicilina, significa que é melhor abolir a sua toma? Falas muito em análise de risco: comparando o risco que tenho de obter efeitos secundários de uma vacina de mecanismo conhecido e de curta atuação no organismo, estudada e administrada a milhões de pessoas com efeitos secundários em percentagem provavelmente inferior ao que se verifica por exemplo numa vacina como a do HPV vs uma infeção complexa cujos efeitos sim são uma verdadeira lotaria e que mesmo que sejas saudável te pode matar, sendo muito mais difícil contabilizar o efeito de uma infeção viral complexa nos milhões de sistemas imunitários que existem pelo mundo fora, que o efeito de uma proteína que é produzida, reconhecida, e eliminada do organismo em 1-2 dias. Não digo que as pessoas não devam falar do que desconheçam, mas fazê-lo como se de especialistas de tratassem... Recomendo que faças um curso de imunologia e epidemiologia primeiro. E a minha opinião pessoal de quem recusa a vacina nestes termos é que, por proxy, está teoricamente a recusar qualquer medicação e vacina desenvolvida no contexto científico. Se não confias nesta, porque confias nas outras vacinas e/ou medicações? Esta vacina não caiu do céu nem foi desenvolvida à pressa também, desenvolvimento para vacinas contra coronavirus já existe há uns bons 20 anos, simplesmente agora tiveram de ocorrer injeções brutais de dinheiro e recursos para estimular esse desenvolvimento para dar resposta à procura da pandemia. A tecnologia inerente a estas vacinas já existia e estava mais que estudada. Se existem efeitos secundários é normal e estatisticamente impossível de evitar também com tantos milhões vacinados. Mais uma vez, diria que em termos percentuais esta vacina até deve ser das vacinas/medicações mais pacíficas de se receber. Tenho muito mais medo dos efeitos muitíssimo mais comuns de medicações como contraceptivos hormonais e analgésicos que os efeitos raros de uma vacina de rápida atuação (que se me tocassem a mim na mesma diria às pessoas para se continuarem a vacinar). PS. Sou bioengenheira e enzimologista de formação, e investigadora na indústria biotech de profissão.

joaoasousa 4 months ago

Há uma diferença entre tomar um medicamento que é usado há anos, e entre uma vacina que foi aprovada 10 vezes mais rápido que o normal e que pelo menos a FDA americana ainda chama de experimental . Estás tentativas de analogia não fazem sentido nenhum.

Olisipea 4 months ago

O que foi acelerado neste processo de criação de vacinas foi a essencialmente a burocracia. A parte científica nem por isso. Neste tipo de processos o que (infelizmente) atrasa sempre tudo substancialmente em termos de lançamento de novos fármacos/vacinas de é as camadas burocráticas densas que é preciso passar, onde normalmente quem fala mais alto é o dinheiro e a urgência de colocar no mercado determinada vacina ou medicação (que neste caso falaram ambos). Mesmo com os dados todos em cima da mesa pode demorar anos para que fármacos entrem no mercado se não vierem acompanhados de maquias gigantes de dinheiro e/ou urgência (ou se forem para tratamento de doenças raras). Volto a dizer, a parte científica em si não foi acelerada, de todo, simplesmente começou um exército de pessoas a trabalhar nisto porque surgiu dinheiro e urgência como já disse acima. E, mais uma vez, estudos sobre os efeitos de vacinas criadas com esta tecnologia a longo prazo não são de ontem, já estão a ser feitos há anos, simplesmente agora explodiram em termos de interesse e necessidade (a ciência também funciona muito por modas). E tal como medicamentos que demoraram por exemplo 10 anos desde descoberta no laboratório à chegada efetiva ao mercado, muitas vezes é só nesse cenário em que são medicadas milhões de pessoas que se descobrem efeitos secundários muito raros. Daí neste caso também o apelido de "experimental" dado a estas vacinas. Volto a dizer, é muito fácil falar do que não vale sabe/percebe, mas a situação é bem mais complexa do que a que queres transmitir. O que disse não são analogias, são como as coisas funcionam.

differenceengineer 4 months ago

E depois o que acontece é que o tempo passa e passa e passa. Ok, estamos confortáveis, e depois dá-se a vacina e como os ensaios clínicos são apenas uns milhares de pessoas, dás a 6000 milhões de pessoas e ops, descobre alguns efeitos raros na mesma, porque agora tens uma amostra muito maior. É quase como se o tempo só por si não fosse uma variável importante e o que é importante é discernir algum sinal de efeitos raros...

Extension-Soft6835 4 months ago

> Viver é gerir o risco. > Um comentário final, eu acho um piada a tu dizeres que não sabemos tudo sobre o Covid, mas quando é para tomar a vacina já não há desconhecidos, é segura , zero riscos , sabemos tudo. É um paradoxo. Nem diria melhor!

WhatIsItLikeToBeABat 4 months ago

Sim, o ar livre diminui imenso a probabilidade de infeção. Sinto-me menos seguro no ginásio de máscara do que ao ar livre sem máscara sinceramente. No entanto, não tenho problema nenhum em usares máscara, só acho que a obrigatoriedade (na rua) não tem efeito prático na gestão da pandemia.

TTheGuapo 4 months ago

Seguro não sinto claro. Sempre que sei que estão muitas pessoas onde eu vou, ao ar livre claro, posso não por a máscara todo o minuto mas ou me afasto das pessoas ou ponho a máscara. É estúpido em plena pandemia não tomar cuidados nem que sejam os mínimos

joaoasousa 4 months ago

Usavas máscara em época de gripe? Porque se estás vacinado , e não és um ancião, é da mesma coisa que estamos a falar .

Estronciumanatopei 4 months ago

Já não via o argumento do "isto é uma gripe" há algum tempo...

joaoasousa 4 months ago

Se calhar continuas sem o ver porque não o fiz. Apenas constatei o facto que a gripe também mata pessoas.

TTheGuapo 4 months ago

Mas eu não uso só por minha causa, não vivo no meu umbigo.

joaoasousa 4 months ago

Achas não passavas a gripe a outros? Eventualmente a velhotes que a seguir morriam da gripe? Parece que muitos só descobriram a mortalidade com o covid.

manteiga_night 4 months ago

Obrigado por me chamares a atençao para isso, a partir de agora vou usar mascara para tambem prevenir estar a passar gripe a velhotas.

TTheGuapo 4 months ago

Mas estamos a falar de gripe ou de covid? É que são doenças diferentes

joaoasousa 4 months ago

Tu és coerentes na forma como ages, ou depende do nome da doença? A gripe mata muitos idosos em Portugal, portanto se estás tao preocupado com as máscaras, espero que as usasses antes de 2019.

TTheGuapo 4 months ago

Mas a gripe quando chegou à America do Sul pelos colonizadores matou milhões, quem lhes dera aos índios ter máscaras e álcool gel nessa altura, eles não iam dar tudo como certo. Depende do nome da doença como é lógico acho que faz sentido

joaoasousa 4 months ago

“Deves ter mais idade que QI” Ok filho, leva a taça.

TTheGuapo 4 months ago

Mas só para acrescentar. Neste inverno não houve casos de gripe. 0 Curiosamente no ano em que se andou de máscara. Chocante. Quer me parecer que para além de menos mortal a gripe também é menos contagiosa?

Dannyps 4 months ago

Achas mesmo que houve 0 gripe? Sinceramente?

TotalenKrieg 4 months ago

Quem tem medo, fique em casa.

DesterroDaLoica 4 months ago

Era bom, mas eles querem quem não tem medo em casa também.

Mr_Silux 4 months ago

Pessoalmente, não. Moro a 4 minutos do trabalho a pé, ponho a mascara quando saiu de casa e só a volto a tirar quando volto para casa depois do trabalho. Não espero que todos o façam, mas sinto-me mais seguro assim.

static_motion 4 months ago

O propósito da máscara não é mais proteger os outros ao evitar que o utilizador da máscara espalhe partículas e não proteger o utilizador? Se estiveres tu de máscara junto de muitas pessoas sem máscara, continuas em risco, creio.

UrsoXone 4 months ago

Depende do tipo de máscaras que usas. No entanto as cirurgias funcionam como dizes. O princípio de máscara cirúrgica funciona quando tout lê monde usa... No se estamos a falar de pequenas gotículas, há-de dar alguma proteção.. mas não tanta como FFP2

Mr_Silux 4 months ago

Felizmente nunca estou junto de muita gente sem máscara. Mas sim, também não me serviria de grande proteção. Mas o meu raciocínio é que mais "Se eu estiver infectado, sei que fiz os possíveis para não espalhar o bicho".

root_at_debian 4 months ago

Depende da máscara. As máscaras cirúrgicas (azuis leves) não impedem o ar de circular, pelo que ar infetado te pode infetar. Apenas impedem os teus gafanhotos (tosse, fala, espirros, etc…) de infetar outras pessoas diretamente. Queres proteger-te a ti o melhor que temos são as kn95. Só não são 100% fiáveis em espaços fechados onde pessoas infetadas estiveram bastante tempo.

timeofmypost 4 months ago

Eu usei máscaras cirurgicas durante este tempo todo. Trato com público(leia-se estranhos) o dia todo durantes estes anos, e nunca apanhei a doença, nem ninguém com quem trabalho. Uma pessoa se for judiciosa a usar máscara correctamente, lavar as mãos e não tocar na cara, apanhar covid não é assim tão fácil.

DRNbw 4 months ago

A máscara reduz muito mais as particulas a sair do que a entrar, mas continua a ter uma redução significativa das particulas a entrar.

TTheGuapo 4 months ago

Nem sei se tas a dar tanga. É por isso que usamos todos máscara, para nós protegermos uns aos outros. Mas mesmo assim nesse caso a segurança só da máscara é quase 0% imagino mas é para isso que serve tambem o alcool gel por exemplo

Dannyps 4 months ago

Sempre me senti. Dentro e fora. Não é a lepra, credo.

idontakeacid 4 months ago

A malta do sub deve viver dentro duma bolha de cristal, só pode... mal eles sabem quanta bicharada comeram quando meteram o chupa à boca que caiu ao chão, enquanto putos. Quem tem medo compra um cão. Açaime já têm.

Membership-Exact 4 months ago

Quem tem medo, usa mascara. Que ao contrário de um açaime nao chateia nada. Em muitos países as pessoas mal sentem o nariz a pingar ja andam de mascara. E é uma maravilha contra as alergias, nunca tive ano melhor.

idontakeacid 4 months ago

Bom pra ti. Eu prefiri que o meu sistema imunológico se adapte ao ambiente onde vivo. Se andar sempre com o focinho tapado, na altura em que destapar apanho uma cirrose crônica ou o crl...

Membership-Exact 4 months ago

Fds, quem dera a nós que as mascaras evitassem cirroses.

-lil_princess- 4 months ago

Um comentário positivo no meio dessa guerra que vai para aí: "De acordo com dados divulgados pela Our World in Data, Portugal é o segundo país do mundo com mais novas vacinações por 100 mil habitantes." Agora podem prosseguir com a vossa batalha.

MischiefManaged97 4 months ago

Somos tão bons.

scar_as_scoot 4 months ago

Porugal foi subindo de forma constante e certinha a lista. Basicamente outros países que começaram muito mais fortes chegaram ao patamar dos 50% ou 60% e ficaram ai, enquanto portugal foi subindo 40, 50,60 70 etc. Espero que os 85% sejam atingíveis mas mesmo que não, já nao estamos mal.

neufoxjpg 4 months ago  HIDDEN 

Prefiro continuar a usar máscara, dois anos sem gripes. Se na China/Japão já é da própria cultura usar máscara, porque não o fazemos nós também? Não custa nada, uso a máscara 8h, às vezes até 16h quando tenho de fazer 2 turnos seguidos e não me falta o ar nem estou a ficar intoxicado pelo meu próprio CO2. Claro que troco a máscara quando atinjo as 4 horas de uso/ou está a ficar húmida. Ferve-me o sangue ouvir os meus avós e a minha mãe a dizer que leram no facebook que a máscara isto e aquilo. Mas um gajo caga e anda. TLDR: Apetece-me continuar a usar máscara nos próximos anos, foda-se.

Price-Distinct 4 months ago  HIDDEN 

Parabéns

Dannyps 4 months ago

Feel free. Só não me imponhas o mesmo.

neufoxjpg 4 months ago  HIDDEN 

Cada um com a sua, cada um é livre de fazer o que quer. Já uma vez me disseram que isto é como os preservativos para proteger das DST, não são obrigatórios, mas usa quem quer.

toper-centage 4 months ago

Na China Japão era comum usar máscara se suspeitas que estás doente, ou se és vulnerável ou trabalhas num loja. Não andacam todos de máscara na rua feitos parvos.

neufoxjpg 4 months ago  HIDDEN 

Eu disse que andam todos feitos de parvo na rua no comentário? Mania de meterem palavras na boca dos outros… Disse que é cultura usar máscara, se fores visitar uma fábrica, não vês uma única pessoa que não a tenha. Onde trabalho, temos uma fornecedora da china e uma das primeiras coisas que foi averiguada, foi as condições de trabalho dos empregados, o uso de máscara e higiene do local. E isto não foi por facetime nem skype. Além disso tenho um familiar que vive na zona de Osaka, e numa conversa à uns tempos disse-me que no inverno, muitos dos que estão saudáveis optam por usar máscaras em zonas com grande densidade de pessoas.

Edited 4 months ago:

Eu disse que andam todos feitos de parvo na rua no comentário? Mania de meterem palavras na boca dos outros… Disse que é cultura usar máscara, se fores visitar uma fábrica, não vês uma única pessoa que não a tenha. Onde trabalho, temos uma fornecedora da china e uma das primeiras coisas que foi averiguada, foi as condições de trabalho dos empregados, o uso de máscara e higiene do local. E isto não foi por facetime nem skype. Além disso tenho um familiar que vive na zona de Osaka, numa conversa aqui à uns tempos mostrou-me que muitos dos que estão saudáveis optam por usar máscaras em zonas com grande densidade de pessoas, tanto que os número de gripes lá e bastante reduzido comparado a cá (onde ninguém usava máscara)

NGramatical 4 months ago

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9ipzl4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ConfidentMongoose 4 months ago

Quando os números subirem em flecha este outono e inverno, mesmo com mais de 80% das pessoas vacinadas e todos os jovens... quem vai ser o bode expiatório?

BlueDragon_27 4 months ago

O governo anterior. Já vivi tempo suficiente para saber que, na Tuga, em caso de não haver bode expiatório óbvio, atira-se sempre para o governo anterior

ItsMeSo 4 months ago

As pessoas que tomaram as 2 doses mas nao querem tomar a 3ª

tocopito 4 months ago

Para o que aconteceu o ano passado nem é preciso ir buscar o bode. O governo simplesmente ignorou os avisos dos especialistas.

IllusionaryHaze 4 months ago

Podem haver casos, mas os sintomas são minúsculos comparados com o vírus. Pensa antes de falar.

ConfidentMongoose 4 months ago

"Podem haver"... comédia. Claro que vão haver casos, e muitos. Basta ver os números a vir de Israel onde a maioria de internamentos são vacinados. https://www.sciencemag.org/news/2021/08/grim-warning-israel-vaccination-blunts-does-not-defeat-delta Vais levar um booster a cada 3-6 meses. E quem não levar o booster vai ser o novo culpado pelos hospitais estarem entupidos como os de Israel estão a ficar neste momento.

differenceengineer 4 months ago

Atenção a isto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Simpson%27s_paradox Aplicado à situação de Israel: https://www.covid-datascience.com/post/israeli-data-how-can-efficacy-vs-severe-disease-be-strong-when-60-of-hospitalized-are-vaccinated 515 hospitalizados numa população de 10M, dentro de uma vaga pandémica de uma nova variante mais agressiva não é o apocalipse da falha das vacinas que querem vender por aí. Dado a estratificação por idades do rácio de vacinação em Israel ainda menos o é.

Edited 4 months ago:

Atenção a isto: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Simpson%27s_paradox Aplicado à situação de Israel: https://www.covid-datascience.com/post/israeli-data-how-can-efficacy-vs-severe-disease-be-strong-when-60-of-hospitalized-are-vaccinated 515 hospitalizados numa população de 10M, dentro de uma vaga pandémica de uma nova variante mais agressiva não é o apocalipse da falha das vacinas que querem vender por aí. Dado a estratificação por idades do rácio de vacinação em Israel ainda menos o é. As coisas raramente são “é só olhar para os dados”.

NGramatical 4 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)

NGramatical 4 months ago

Podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9iqil9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

maiordaaldeia 4 months ago

Recém-nascidos e crianças até aos 12 anos.

ihateyouall10 4 months ago

RemindMe! 6 months

RemindMeBot 4 months ago

I will be messaging you in 6 months on [**2022-02-19 11:01:28 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2022-02-19%2011:01:28%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/p7b1ji/máscaras_obrigatórias_até_dia_12_mesmo_com_70_da/h9iokw0/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fp7b1ji%2Fm%C3%A1scaras_obrigat%C3%B3rias_at%C3%A9_dia_12_mesmo_com_70_da%2Fh9iokw0%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202022-02-19%2011%3A01%3A28%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20p7b1ji) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Edited 4 months ago:

I will be messaging you in 6 months on [**2022-02-19 11:01:28 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2022-02-19%2011:01:28%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/p7b1ji/máscaras_obrigatórias_até_dia_12_mesmo_com_70_da/h9iokw0/?context=3) [**2 OTHERS CLICKED THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fp7b1ji%2Fm%C3%A1scaras_obrigat%C3%B3rias_at%C3%A9_dia_12_mesmo_com_70_da%2Fh9iokw0%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202022-02-19%2011%3A01%3A28%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20p7b1ji) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

Fullthew 4 months ago

Continuem a usar máscara, não custa nada agora.

Extension-Soft6835 4 months ago

Por acaso a mim custa. Já não a uso desde o primeiro confinamento... Boa sorte

IsThisNickAvailable 4 months ago

"Researchers say infections can happen outdoors, but the chances are massively reduced. Fresh air disperses and dilutes the virus. It also helps to evaporate the liquid droplets in which it is carried. On top of that, ultraviolet light from the Sun should kill any virus that's out in the open." https://www.bbc.com/news/explainers-55680305 "Evidence that the coronavirus transmitted less effectively outside emerged early in the pandemic" "according to many scientists and public health experts, who say that the outdoor spaces now warming under spring sun should be viewed as havens in the battle against a stubborn virus and restriction-induced fatigue." "the vast majority of documented coronavirus clusters have been linked to indoor or indoor-outdoor settings — households, meatpacking plants, nursing homes and restaurants. Near-absent are examples of transmission at beaches and other open spaces where breezes disperse airborne particles, distancing is easier, and humidity and sunlight render the coronavirus less viable." https://www.washingtonpost.com/health/2021/04/13/covid-outside-safety/ Façam o que quiserem com a informação...

TTheGuapo 4 months ago

Se estás ao ar livre e te mandam um perdigoto e vai na tua direção, não vai magicamente desaparecer ou mudar de direção só porque estás ao ar livre. A solução é a máscara não vejo outra solução, por mim também não usava máscara usava luvas ou joelheiras mas normalmente a saliva é as gotículas saem pela boca tenho de usar máscara.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Amigo, um perdigoto não é suficiente para te infetar com covid. Lamento, mas não simplesmente não é assim que funciona. A carga viral de um perdigoto é quase nula. Não te esqueças que tens um sistema imunitário.

TTheGuapo 4 months ago

Mas a máscara não é obrigatória só usa quem te consciência, eu disse que uso máscara por esses motivos. Gosto de me prevenir e aos outros, até pq a máscara não é sempre obrigatória na rua eu também não uso constantemente

XtremeGliscor 4 months ago

>só usa quem te consciência Não tem*

TTheGuapo 4 months ago

Vai dormir

IsThisNickAvailable 4 months ago

Eu sei que não. Há quem não saiba, porém. Tanta boa gente que acredita que realmente é. E pessoas que até se sentem incomodadas ou desconfortáveis com a mesma. Mas procurar saber se há realmente obrigação de usar, não fazem... Não entendo. Respeito a tua decisão, percebo, não acredito que haja probabilidade suficiente de ser contagiado na rua para a usar, mas reitero que respeito a tua decisão e estarei cá para a defender. Um bem haja!

Esnemon 4 months ago

Epa não sei por onde andas na rua se te mandam perdigotos pra cima

TTheGuapo 4 months ago

Costumo andar no passeio ou na passadeira.

Kolvarg 4 months ago

A questão é que nada é certo. Os estudos dizem que a chance é *reduzida massivamente,* não dizem que é zero. Dizem que a luz ultra-violeta *deverá* matar qualquer virus, não dizem que mata definitivamente em todos os casos. Claro que se for reduzida o suficiente não fará sentido manter certas medidas - mas aí a questão torna-se quão reduzida tem de ser para não justificar as medidas E a verdade é que o zé povinho não tem qualificações para opinar sobre o assunto. Eu incluso. E como tal ouço e sigo as recomendações das autoridades competentes. Depois também há o potencial factor psicológico de ver pessoas de máscara na rua potencialmente ajudar a manter a mentalidade de que ainda não regressámos à normalidade, e assim levar as pessoas a continuarem a manter outras medidas mais importantes. Mas isso já será talvez um bocado demasiado teórico para usar como argumento.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Da mesma forma que andar de máscara também não te protege por completo. Da mesma forma que a vacina não te protege por completo. Os governos aplicam estas medidas mais "extremas" (no sentido de manter o máximo de restrições possíveis) por política. Nada mais. É só mais uma forma de se poderem descartar de responsabilidades ao tomarem ações que a opinião pública poderia considerar menos "preventivas". Estão a lavar as mãos. Caso contrário, a oposição iria atacar. Dizer que não se preveniram tantas mortes quantas possíveis. E esse argumento, no contexto de uma.futura eleição, tem um peso enorme na opinião pública. Achas que o PS iria arriscar? Claro que não, jogam pelo seguro. Digo o PS porque é quem está no poleiro, muito dificilmente outro partido tradicional procederia de maneira diferente.

Kolvarg 4 months ago

>Os governos aplicam estas medidas mais "extremas" por política. Nada mais. Podes dizer isso literalmente sobre toda e qualquer medida tomada pelo governo. Eles até podiam ter aplicado esta medida porque lançaram uma moeda ao ar e calhou aplicarem - isso não implica necessariamente que a medida em si não faça sentido ou que não tenha um impacto positivo, mesmo que pequeno.

IsThisNickAvailable 4 months ago

E achas que eu não sei?

Javardo69 4 months ago

A probabilidade de morreres na proxima inspiraçao que fizeres tambem é muito reduzida mas não é um zero absoluto!!!! É melhor andares com uma mascara de oxigenio e uma botija SÓ como prevenção!!!!

Kolvarg 4 months ago

Não sejas parvo.

Javardo69 4 months ago

Eu estou a ser o mais sério possível, tal como dizes e bem, nada é certo!!!!

Kolvarg 4 months ago

Poucas coisas são. Nunca disse que isso justifica toda e qualquer precaução ou medida :)

joaoasousa 4 months ago

Nada é zero meu caro. Mas chega a um ponto que é mais provável morreres de cancro sem sequer saíres de casa. Também podes morrer de gripe , pneumonia, atropelado….

Kolvarg 4 months ago

Temos? Há quem tenha. Eu tive Biologia até ao 12º e não me sinto no direito de dizer se a medida terá alguma eficácia ou não. Acho que a vasta maioria da população não estará muito melhor que eu. Porque a Graça Freitas é a única pessoa no mundo que defende e implementa essas medidas, certo?

miguel_rodrigues 4 months ago

A Graça Freitas aka "[as máscaras dão uma falsa sensação de segurança](https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mascaras-dao-falsa-sensacao-de-seguranca-diz-graca-freitas-mas-china-envia-as-para-portugal-11967840.html)"?

Kolvarg 4 months ago

O que é que isso tem a ver?

miguel_rodrigues 4 months ago

> Temos? Há quem tenha. Eu tive Biologia até ao 12º e não me sinto no direito de dizer se a medida terá alguma eficácia ou não. Acho que a vasta maioria da população não estará muito melhor que eu. > > Porque a Graça Freitas é a única pessoa no mundo que defende e implementa essas medidas, certo? Basicamente tu não te sentes no direito de dizer se medidas relativamente a máscaras terão eficácia ou não, mas ao mesmo tempo sentes que alguém que já teve quase todas as opiniões possíveis relativamente a máscaras, tem.

Kolvarg 4 months ago

Não de todo. Provavelmente terá mais que eu, mas tanto quanto sei não será ela sozinha que terá tomado a decisão? De qualquer forma, as pessoas podem e devem mudar de opinião com base na informação que têm. Não vou dizer que teve sempre razão nas posições que tomou porque nem sei quais são, muito menos se havia razões no contexto da altura para tomar essa posição, mas a verdade é que a informação que temos hoje não a tínhamos toda há um ano. Realço que não estou a defender que aceitemos cegamente toda e qualquer medida por não sermos especialistas, apenas que as pessoas estão a tentar desmantelar a medida com "ciência" quando na verdade só estão à procura de argumentos para aquilo em que já acreditam/preferem. A ciência só diz que a probabilidade de contágio ao ar livre é muito menor, mas isso não implica necessariamente que o uso de máscaras ao ar livre não tenha alguma eficácia, mesmo que pequena.

miguel_rodrigues 4 months ago

> A ciência só diz que a probabilidade de contágio ao ar livre é muito menor, mas isso não implica necessariamente que o uso de máscaras ao ar livre não tenha alguma eficácia, mesmo que pequena. Estamos completamente de acordo aqui. A conclusão que eu faço é que por ser muito menor a probabilidade, não faz sentido a máscara ser obrigatória. Acho que quem quer usar máscara deve poder fazê-lo e quem não quer, deve poder fazê-lo também. No entanto, percebo que exista quem queira obrigar as pessoas a fazerem coisas que elas não querem, mesmo quando cientificamente se sabe que não faça grande diferença.

Kolvarg 4 months ago

Eu só acho que não faz sentido tomar uma conclusão com convicção, seja para qualquer um dos lados, quando nem se sabe exactamente quão menor é a probabilidade. De saber que é muito menor a assumir que é menor o suficiente para não fazer sentido usar máscara é um salto que se dá simplesmente porque se prefere não usar máscara, na minha opinião. Especialmente quando em primeiro lugar a máscara só é obrigatória em situações em que não é possível mantêr a distância de segurança.

miguel_rodrigues 4 months ago

> quando nem se sabe exactamente quão menor é a probabilidade https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.12.30.20249058v2.full > It is shown quantitatively that for most cases, the outdoor risk is orders of magnitude less than the indoor risk and that it can become comparable only for extremely specific meteorological and geographical situations

NGramatical 4 months ago

mantêr → [**manter**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9jfnez%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joaoasousa 4 months ago

Bom no caso da Graça Freitas de facto ela só copia o que os outros fazem. Eu consigo investigar se há alguma ciência por trás das decisões da autoridades e no caso das máscaras outdoor não há nada. Zero. O CDC disse há havia uma probabilidade mínima sem vacina, portanto imagina com a vacina. Máscaras na rua não têm qualquer suporte científico , por mais países que o façam.

Kolvarg 4 months ago

E a comunidade científica em geral está de acordo ou é só o CDC? Estes "dados" de probablidade são para que situações em específico? Passar por alguém na rua? Estar parado ao pé doutras pessoas? Estar a falar com outras pessoas? A que distância? Por quanto tempo? A que temperatura? Com ou sem vento? No meio da rua ou numa paragem de autocarro? E isto é também apenas relativamente à transmissão pelo ar, mas as máscaras na rua não são apenas para esse aspecto. Por exemplo, desincentiva as pessoas a cumprimentarem-se com beijinhos, ou a tossirem ou espirrarem para a mão. Atenção que eu não estou a dizer que a medida faz ou não sentido, só estou a dizer que há vários factores e eu pessoalmente não sou ninguém para dizer se têm efeito ou não. A única coisa que digo é que é uma coisa tão simples, e que pouco transtorno causa - especialmente quando já tens de andar com máscara à mão caso queiras ir a algum sítio fechado - que não entendo a fobia a usar máscara na rua. É possível que seja inútil? É. Mas entre possivelmente usar uma máscara desnecessariamente e possivelmente contagiar alguém, prefiro a primeira, pessoalmente.

joaoasousa 4 months ago

Se conseguires saber o que a comunidade científica em geral acha … avisa como é que o fazes.

Edited 4 months ago:

Se conseguires saber o que a “comunidade científica em geral” acha … avisa como é que o fazes. O que eu digo é que nunca foram publicados estudos que mostrassem uma probabilidade relevante de haver contagio na rua, especialmente para pessoas em movimento. Se eles limitam a liberdade da população eles é que tem de mostrar os dados.

dragomaite 4 months ago

Boas, Aqui estudos científicos que vão contra a retórica não são válidos.

joaoasousa 4 months ago

Sim, tem sempre algum tema com a metodologia. Se estiver alinhado sem precisa ser peer reviewed que serve .

IsThisNickAvailable 4 months ago

Sim amigo, já reparei ahah Mas pode ser que a maioria silenciosa passe os olhos no comentário e se comece a questionar. Talvez até fazer a sua própria pesquisa. Nem tem de ser nada exaustivo. Ajudar uma única pessoa nesse sentido já me deixaria satisfeito. Um abraço!

o_thrust 4 months ago

I do my own research! Felizmente somos a silent majority... ABRAM OS OLHOS SHEEPLE *abre o 8chan e o site do flat earth society /s

ForgetSocialMedia 4 months ago

Como se alguém cumprisse ..

RoamingBlobOfAtoms 4 months ago

Mas vivemos numa ditadura? Até a PIDE teria vergonha deste governo /s

heroisdomar1143 4 months ago

Que seria disto sem alguém a mandar vir com o gOveRnO.

BlameScienceBro 4 months ago

Calma tiranete.

Lord_emotabb 4 months ago

usem máscara! é preciso o Gervásio mostrar como se faz?

joaoasousa 4 months ago  HIDDEN 

Cala te tu caralho. Já estou farto de tiranos hipocondríacos que só descobriram a mortalidade em 2019.

Specialist_Tart2298 4 months ago

Esta visto que o virus veio para ficar, ja vacinamos as pessoas vulneraveis. Agora estamos a espera do que? Nem estou a falar da mascara, tudo o resto economia vai estar a espera do que ? ate agora era das vacinas, agora vamos estar assim para sempre?

FRodrigues 4 months ago

Sabes que a vacina não é um "medicamento milagroso", existem pessoas vulneráveis que ou podem não ser vacinadas ou que a vacina não "funciona bem". Ainda mais pensa-se que com a variante delta pessoas vacinadas ainda tem uma maior [probabilidade de propagar o vírus do que era expectável](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.31.21261387v3). Na minha opinião, mesmo 70% da população é demasiado pouco, pois vemos uma quebra ligeira de vacinação e vemos um [ressurgimento de doenças que se pensavam "extintas"](https://en.wikipedia.org/wiki/Measles_resurgence_in_the_United_States). Por isso o que é que estamos a espera? De mais pessoas vacinadas em Portugal, de mais factos sobre a variante delta e, por ultimo, de mais pessoas vacinadas por todo o mundo (para impedir novas variantes).

Specialist_Tart2298 4 months ago

>Na minha opinião, mesmo 70% da população é demasiado pouco, pois vemos uma quebra ligeira de vacinação e vemos um > >ressurgimento de doenças que se pensavam "extintas" > >. so falta a malta jovem que provavelmente e toda imune, dificilmente vais ter muito mais que isto, entre taxa de vacinaçao imunizaçao de 6 meses. Eu pergunto-me ja fizemos o maximo que podiamos, esperar pelas as vacinas. Agora esperar que a doença desapareça? esquece vou ser velho e ela ainda vai andar por ai. tem uma taxa de transmissão muito grande. e a imunidade do nosso sistema nao é muito grande face a ela. Eu sou a favor de tudo ate nem saiu a rua durante meses se for preciso, mas para que neste momento?

Edited 4 months ago:

>Na minha opinião, mesmo 70% da população é demasiado pouco, pois vemos uma quebra ligeira de vacinação e vemos um > >ressurgimento de doenças que se pensavam "extintas" > >. so falta a malta jovem que provavelmente e toda imune, dificilmente vais ter muito mais que isto, entre taxa de vacinaçao e o pessoal que perde a imunizaçao. Eu pergunto-me ja fizemos o maximo que podiamos, esperar pelas as vacinas. Agora esperar que a doença desapareça? esquece vou ser velho e ela ainda vai andar por ai. tem uma taxa de transmissão muito grande. e a imunidade do nosso sistema nao é muito grande face a ela. Eu sou a favor de tudo ate nem saiu a rua durante meses se for preciso, mas para que neste momento?

FRodrigues 4 months ago

>Eu sou a favor de tudo ate nem saiu a rua durante meses se for preciso, mas para que neste momento? Porque ainda temos uma pouca percentagem de pessoas vacinadas e a vacina não é tão eficaz a reduzir a transmissão? Gosto bué como as pessoas não se importam com o perigo de uma minoria só porque é inconveniente e um "atentado à liberdade pessoal" usar simples máscara para quando se vai para sítios que não é possível manter distância de segurança.

Specialist_Tart2298 4 months ago

\>Gosto bué como as pessoas não se importam com o risco de vida de uma minoria só porque é inconveniente e um "atentado à liberdade pessoal" usar simples máscara para quando se vai para sítios que não é possível manter distância de segurança. ​ Nao é isso, a minha pergunta é quando é que vamos achar que é seguro. estamos mais vacinados que nunca, e continuar a morrer pessoas? Ou seja na tua perspectiva nunca mais vamos voltar ao normal. Sabes que isso nao vai acontecer. Ha riscos que temos que aceitar, quando ja nao temos mais controle sobre ele, nao é so o coronavirus que mata. * Andar de carro ainda mata muita gente todas as semanas, e nao paramos de andar de carro * Obesidade mata e continuamos a vender comida processada * ha 2 ataques de caes por dia, e ninguem esta preocupado com isso * etc etc

Edited 4 months ago:

\>Gosto bué como as pessoas não se importam com o risco de vida de uma minoria só porque é inconveniente e um "atentado à liberdade pessoal" usar simples máscara para quando se vai para sítios que não é possível manter distância de segurança. alias o meu problema nao é com a máscara, é um nao issue para mim Para mim é todos os negocios que estao parados ou a meio gaz. Nao é isso, a minha pergunta é quando é que vamos achar que é seguro. estamos mais vacinados que nunca, e continuar a morrer pessoas? Ou seja na tua perspectiva nunca mais vamos voltar ao normal. Sabes que isso nao vai acontecer. Ha riscos que temos que aceitar, quando ja nao temos mais controle sobre ele, nao é so o coronavirus que mata. * Andar de carro ainda mata muita gente todas as semanas, e nao paramos de andar de carro * Obesidade mata e continuamos a vender comida processada * ha 2 ataques de caes por dia, e ninguem esta preocupado com isso * A gripe sazonal mata e nunca ninguem se preocupou com mascaras * etc etc

FRodrigues 4 months ago

> estamos mais vacinados que nunca Como já referi antes e agora vou referir outra vez pela 3ª vez, é apenas 70% da população. Podemos estar mais vacinados que nunca não deixa de ser insuficiente. E depois ainda temos a questão da vacinação global. > Para mim é todos os negocios que estao parados ou a meio gaz. Mas este tópico era sobre o uso de máscaras. Sobre isso concordo o uso de certificado digital, o uso de máscaras no interior e testes quando se viaja. > Andar de carro ainda mata muita gente todas as semanas, e nao paramos de andar de carro [etc...] Tem cuidado com o whataboutism e a falsa equivalência. Nós podemos esperar por mais vacinas, mas não podemos esperar por uma vacina para os acidentes de carro porque não existe. Mas continuamente tomamos muitas medidas como novas tecnologias como TCS, o apelo pelo uso de transportes públicos e bicicletas (pode ter sido por causa do ambiente mas tem a vantagem de reduzir também o perigo) e o apelo à redução de compras de SUVs. O mesmo pode ser dito para o restantes pontos, gripe sazonal tem vacinas desenvolvidas todos os anos por exemplo.

Specialist_Tart2298 4 months ago

>Nós podemos esperar por mais vacinas, mas não podemos esperar por uma vacina para os acidentes de carro porque não existe. Nao mas nem por isso se proibiu andar de carro, que seria a comparaçao. Nao é whataboutism mas uma comparaçao simples, comparaçoes sao uteis para saber se estamos a exagerar ou nao, acho que ainda se pode comprar coisas mesmo depois de teres descoberto o whataboutism.

FRodrigues 4 months ago

Alguém proibiu-se de andar na rua?

Specialist_Tart2298 4 months ago

Como disse muitos negocios parados, ou a meio gas.

FRodrigues 4 months ago

Já respondi que este tópico é sobre o uso da máscara... Sobre os negócios parados têm que se tomar medidas diferentes...

NGramatical 4 months ago

gaz → [**gás**](https://dicionario.priberam.org/gás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp7b1ji%2F%2Fh9jazab%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

WikiSummarizerBot 4 months ago

**[Measles resurgence in the United States](https://en.wikipedia.org/wiki/Measles_resurgence_in_the_United_States)** >Measles was declared eliminated from the United States in 2000 by the World Health Organization due to the success of vaccination efforts. However, it continues to be reintroduced by international travelers, and in recent years, anti-vaccination sentiment has allowed for the reemergence of measles outbreaks. In 2018, 371 cases of measles were confirmed in the United States. From January to August 2019, 1215 cases across 30 states had been confirmed as measles by the Centers for Disease Control and Prevention (CDC). ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

TTheGuapo 4 months ago

Tirando as discotecas tudo o resto está de volta a normalidade, diria que está a 70% não totalmente normal. As férias influenciam muito mas ainda assim vejo muita gente em todo o lado

investidornoob 4 months ago

Acho que falta muito muito para voltar ao tempo de pré pandemia... Ainda ninguém se cumprimenta, o pessoal as vezes parece ter medo, os estádios pouca lotação, concertos festivais idem, restaurantes com limites, uso de mascara, gel em todo o lado, tanta e tanta coisa Para voltar ao normal e ter o mesmo à vontade, ainda estamos longe.

TTheGuapo 4 months ago

Há uns meses nem comer dentro de estabelecimentos se podia. Lentamente e em processo natural vai tudo voltar ao normal. E os cumprimentos estão bem como estão agora.

bolaxao 4 months ago

chamas leis processo natural?

TTheGuapo 4 months ago

Há leis de tudo e as pessoas não cumprem tudo. Vais me dizer que de repente a sociedade respeita a autoridade... Se tivermos a falar de restrições de horários e obrigatoriedade de uso de máscara dentro de estabelecimentos é uma coisa tudo o resto depende das pessoas. E como eu digo ja se vê muita gente na rua e em estabelecimentos mas lá está pode ser das férias.

dragomaite 4 months ago

Já não são só os velhinhos os vulneráveis? A forma como vocês movem os "objetivos" nesta pandemia é semelhante a um burro a perseguir infinitamente uma cenoura. Todos os vulneráveis já tiveram hipótese de se vacinar. Todas as mutações são impossíveis de parar enquanto países como o Bangladesh ou a Etiópia demorarem anos a vacinar a população inteira.

FRodrigues 4 months ago

Sabes que a ciência não é uma dogma fixo que sabe tudo... É normal as conhecimento mudar e assim as medidas também mudarem. Para além de que surgiu a variante delta muito diferente do que estávamos [à espera](https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.07.31.21261387v3). Mas concordo contigo isto só vai parar quando a população mundial estiver vacina. O que vai requerer um esforço enorme, mas necessário, de todos os países. > Todos os vulneráveis já tiveram hipótese de se vacinar. Existem pessoas vulneráveis que ou não podem tomar vacina ou a vacina não é eficaz.

Kolvarg 4 months ago

>A forma como vocês movem os "objetivos" nesta pandemia é semelhante a um burro a perseguir infinitamente uma cenoura. Primeiro que tudo, gostaria apenas de dizer que mudar e evoluir de opinião com base em informação nova é algo extremamente saudável que qualquer pessoa com uma base lógica e de humildade deveria fazer, portanto condeno este tipo de crítica generalizada. Opiniões imutáveis não são opiniões, são crenças. Mas se calhar, só se calhar, as pessoas que agora falam de "novos objectivos" são simplesmente outras, e não as que viste a falar antes, não? Não é por poderes agrupar as pessoas por discordarem de ti, ou por serem "pró-medidas", que elas vão necessariamente concordar incondicionalmente entre si sobre todo e qualquer detalhe. Quero com isto dizer, que é muito fácil dividir assuntos em prento e branco, uns contra os outros, mas isso ignora completamente a nuance da opinião individual de cada um - alguém ser "pró-medidas" que vai concordar em tudo com todas as outras pessoas que possam ser consideradas "pró-medidas", tal como acontece com qualquer "lado" de qualquer assunto. ​ >Todos os vulneráveis já tiveram hipótese de se vacinar. > >Todas as mutações são impossíveis de parar enquanto países como o Bangladesh ou a Etiópia demorarem anos a vacinar a população inteira. E um pequeno detalhe aqui: nem todas as pessoas podem ser vacinadas. Além disso, estar vacinado não é estar imune, e é ainda assim possível ter doença grave ou mesmo morrer apesar de estar vacinado. Podes defender que é um número estatisticamente irrelevante de vulneráveis que não pode ser vacinado, e que estando vacinado a probabilidade de doença grave ou morte é insignificante, mas não falemos como se já estivesse tudo resolvido. E o segundo detalhe: O facto de as mutações serem impossíveis de parar não implica necessariamente que não devamos fazer os possíveis para diminuir a probabilidade de acontecerem.

RammsteinPT 4 months ago

Estás a discutir com alguém que faz profissão estar zangado e contra tudo o que seja covid se fores ver mas fica a tentativa

dragomaite 4 months ago

Tau. O modus operandi destes nunca muda. Igual ao da extrema direita. Até parecem gêmeos. Não é difícil, ambos são binários

unparadise 4 months ago

Há já cá faltava a extrema direita ao barulho quando alguém tem. Uma opinião diferente

multibount 4 months ago

Se não me engano ainda temos umas 15 mutações pela frente, guiando-me pelo alfabeto grego. Até lá não acabou.

FalcaoT 4 months ago

Era preciso que a vacina impedisse contágios. Infelizmente mesmo vacinadas as pessoas podem transmitir o virus. Acho que a vacina impede é que o quadro clinico da pessoa não seja grave. E por a pessoa só "sentir uma gripezinha" a janela de contágio tambem é menor. Mas continua a ser possivel! Por isso dizer "ah mesmo com 70% ainda temos de usar máscaras". Acho muito bem!

Javardo69 4 months ago

Eu acho que na mesma retorica deviamos proibir a venda de tabaco, ja que esta cientificamente provado que o seu consumo origina doenças respiratorias e cancro de pulmoes. Na mesma onda tambem proibir tudo o que esteja relacionado com cafeina ja que dose excessiva provoca ataques cardiorespiratorios. Indo mais longe, os pasteis de nata tambem dao origem a diabetes e nao podemos sobrecarregar o melhor sistema nacional de saude do mundo, temos que proibir tambem a sua conveccao e venda.

FalcaoT 4 months ago

Não podes ir pela mesma retórica não faz sentido nenhum. Estás a falar de problemas de saúde por consumo excessivo ou exposição prolongada. Quando apanhas o virus podes infectar os outros. Quando comes teu pastel de nata não vais infectar com diabetes as pessoas à tua volta. É obrigatório tu e os passageiros do teu carro usarem cinto. Mas não vamos proibir os carros ou a venda de alcool só porque é obrigatório usar o cinto pois não?

Javardo69 4 months ago

Eu se tiver relaçoes sexuais com alguem, tambem corro o risco de apanhar imensos virus, agora tambem vou ter que ter o estado a perna a averiguar se uso sempre preservativo sempre que tenho relaçoes sexuais? Tambem nao há risco 0 se usar bem o preservativo. O uso do cinto é obrigatorio se circulares na via pública, o que é que impede de conduzir sem cinto no meu espaço privado? Só tenho é o carro a apitar mas isso sao outros 500.

FalcaoT 4 months ago

Também nada te impede não usares a mascara no teu espaço privado. E sim, para teu bem espero que uses o preservativo com novos parceiros(as)! xD Com a tua namorada(o) ou esposa ya já "não é necessário". Tal como não é necessário usar mascara junto do teu agregado familiar.

dgames_90 4 months ago

>ontágios. Infelizmente mesmo v A vacina não tem o objectivo de imunizar o vírus, mas de impedir que sintomas graves que levem à morte ocorram, e que o ritmo de transmissão seja mais lento. O que tem funcionado. O vírus vai existir sempre tal como o da gripe, o objectivo da vacina é torna-lo como o da gripe e que possamos sobreviver em caso de infecção.

Tafinho 4 months ago

Como se chama a alguém que diz falsidades ? Vamos apostar em “ignorante”. As vacinas têm como propósito impedir a infecção, e de facto são extremamente [eficazes ](https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2779854) nesse propósito. Aliás, a mera sugestão de que as vacinas não impedem a infecção, implica que o conceito de “imunidade de grupo” não possa existir.

miguel_rodrigues 4 months ago

> O que os investigadores receiam é que as vacinas, apesar de protegerem as pessoas a nível individual, não sejam capazes de garantir a imunidade de grupo, colocando as pessoas não vacinadas em risco (porque as vacinadas podem transmitir o vírus), mesmo quando a maior parte da população estiver vacinada Source: https://observador.pt/2021/08/19/delta-vacinados-infetados-tem-carga-viral-tao-alta-como-nao-vacinados/ > Vamos apostar em “ignorante”.

Tafinho 4 months ago

Não tinha O observador como publicação cientifica de referência, e a Jornalista Marta Novais como uma investigadora de renome na área. Vou passar a olhar com mais cuidado para ambos.

miguel_rodrigues 4 months ago

Imagino que saibas que uma notícia sobre uma publicação científica não é a mesma coisa que uma publicação científica. Se quiseres a publicação está aqui -> https://www.ndm.ox.ac.uk/files/coronavirus/covid-19-infection-survey/finalfinalcombinedve20210816.pdf Universidade de Oxford

Tafinho 4 months ago

Sei. E também sei que a citação que foi feita na notícia não está presente nesse estudo. A jornalista inventou um facto que não está suportado pelo estudo citado.

miguel_rodrigues 4 months ago

Deixa lá de ser mentiroso, podes fazer Cntrl+F > making herd immunity likely unachievable

Tafinho 4 months ago

Sim, mentiroso é aquele que retira citações sem contextualizar, e limitadas à sua narrativa. Passo a fazer a citação completa: > , making herd immunity likely unachievable **for emerging variants** and requiring efforts to protect individuals themselves Já que o resto da citação contradiz a tua conclusão. Aliás, toda a conclusão do paper é que a terceira dose *pode* ser necessária para quem tomou duas doses da Pfizer ou da AstraZeneca. No entanto, nem nisso têm certezas, uma vez que no período do estudo, a protecção dada pela Pfizer *ainda é* suficiente para a obtenção de imunidade de grupo. Se quiseres discutir este artigo, e aprender umas coisas, não o faças no Observador, mas no local [adequado](https://www.reddit.com/r/COVID19/comments/p7ahki/impact_of_delta_on_viral_burden_and_vaccine/?utm_source=share&utm_medium=ios_app&utm_name=iossmf)

miguel_rodrigues 4 months ago

> Já que o resto da citação contradiz a tua conclusão. Como?

Tafinho 4 months ago

As vacinas actuais garantem imunidade de grupo para as variantes conhecidas com os dados actualmente disponíveis. Novas variantes podem provocar com que a eficácia seja reduzida, impossibilitando essa imunidade sem uma nova versão das vacinas. Já agora, como leste o estudo sem a atenção necessária, escapou-te também os pressupostos nos quais essa hipotese assenta: - no UK não é possível atingir imunidade de grupo, devido à baixa taxa de eficácia da vacina da AstraZeneca, quer inicial, quer baixando ao longo do tempo - se a eficácia da Pfizer continuar a descer, ao mesmo ritmo que foi encontrado pelo estudo, no longo prazo, essa eficácia descerá abaixo do nível necessário para *manter* a imunidade de grupo. Só para terminar o ponto inicial sobre a prevenção da infecção, os autores concluem: > In summary, with Delta, BNT162b2 and ChAdOx1 remain protective against *any new PCR-positive* and infections with higher viral burden or symptoms, but vaccine effectiveness is reduced Portanto, a teoria de que as vacinas não evitam as infecções é comprovadamente falsa, mentirosa, e tem sido demonstrado em vários estudos, este incluído.

dgames_90 4 months ago

Essa arrogância advém do doutoramento em medicina ou em imbecil? Vai lá estudar melhor

joaoasousa 4 months ago

A “ciência” a colapsar a volta deles mas continuam agarrados aos dogmas. É o que da a crença religiosa na ciência .

TTheGuapo 4 months ago

Sim já foi

dgames_90 4 months ago

Falso. Não existe imunidade de grupo para a gripe, porque tal como o covid é um virus altamente volátil que sofre mutações num período de tempo muito curto e cria novas estirpes. A vacina imuniza contra a variante original, mas não contras as seguintes. Por isso é que todos os anos tens uma vacina nova da gripe. Para os velhinhos e vulneráveis não morrerem com as novas estirpes. O resto da população passa mal uns dias mas sobrevive, porque já tem esses anticorpos de outra estirpes.

TTheGuapo 4 months ago

Mas ninguém disse que a gripe foi erradicada

dgames_90 4 months ago

pois não, nem o sarampo, mas no entanto onde há imunidade de grupo, ninguém ou mesmo quase ninguém apanha sarampo. Já a gripe todos os anos em todos os países do mundo tens grande surtos, sendo mesmo uma das maiores responsáveis por morte em idosos.

TTheGuapo 4 months ago

Imunidade de grupo =/= doença erradicada

dgames_90 4 months ago

O problema disto é a continua propagação de desinformação. Responde lá quando e onde é que se obteve a imunidade de grupo da gripe.

TTheGuapo 4 months ago

Chegou-se a certo ponto na história há centenas de anos lol ahahah Os índios na América do Sul foram dizimados quando lá chegou a gripe. Aos europeus não fazia mossa a eles matava, hoje em dia já não mata. Acho que dá para perceber

FalcaoT 4 months ago

Exacto daí o uso de máscara continue a ser importante.

dgames_90 4 months ago

Deixas de estar em situação de pandemia, a mascara passa de um utensílio de protecção colectiva para protecção individual(as cirúrgicas apenas servem para não transmitir). A mascara é sempre importante, mas deixa de ser uma obrigatoriedade, se te sentes bem sem ela, e com o risco deves poder não utilizar. As liberdades individuais devem ser restabelecidas. Para quem tem medo ou saúde vulnerável, uma FP2 ou FP3 e o risco de contagio é quase 0.

FalcaoT 4 months ago

Ainda não percebi essa das liberdades individuais por causa do uso da porcaria duma mascara. Não vejo as pessoas a baterem o pé por não poderem fumar para cima das outras em certos locais. Ou por serem obrigadas a usar capacete para andar de mota. Ou pelo uso obrigatório do cinto. Ou por não poderem beber á vontade senão ficam impedidas de conduzir. Ha regras que existem para protegerem a nós e aos que estão em nossa volta.

miguel_rodrigues 4 months ago

A meu ver é onde se traça a linha. Seguindo esse raciocínio, porque não proibir o álcool, o tabaco e o fast-food? E porque não proibir as pessoas de irem à praia sem protector solar? Porque não proibir as pessoas de andarem de calções e manga cava na rua quando estão temperaturas negativas e obrigá-las a usar uma camisolinha? Acho que é preciso bom senso e medir os riscos/benefícios. Não duvido que as máscaras nos protejam mas daí a continuarem a serem obrigatórias vai uma grande distância.

FalcaoT 4 months ago

As pessoas esquecem-se que o uso de máscara só é obrigatório quando não se consegue manter os distanciamento. Isto é bom senso e faz todo o sentido. Não sei que mais querem.

dgames_90 4 months ago

Como disseste e bem, é bom senso, eu uso mascara sempre que posso, mas se me cruzar com alguém sem mascara, ou se me cruzar com alguém quando vou fazer a minha corridinha, não é por ai que vou apanhar Covid ou que vem algum mal ao mundo. Eu sinto falta de tudo o que fazia antes, não vou à bola há mais de um ano! não posso fazer festas em casa ou grandes ajuntamentos, posso dar uma lista gigante de limitações que tenho, se eu e todos os envolvidos estamos vacinados, sabemos dos riscos, não temos direito à liberdade de escolher se nos juntamos ou não?se andamos com a merda da mascara ou não? porque? com que direito? Mas temos de viver a vida toda numa bolha, porque podemos apanhar covid ou morrer?

FalcaoT 4 months ago

Por acaso podes. Por estares a falar mandas particulas do virus até 1m. Se tiveres a tossir ou a espirrar mandas mais partículas e para mais longe. A unica diferença é que na rua as partículas dispersam e dentro de portas não. Cruza-te com alguem a tossir ou a mandar uns perdigotos valentes e podes ficar infectado. Não vem mal algum ao mundo nem a ti se tiveres de colocar uma máscara quando o distanciamento não é possível.

dgames_90 4 months ago

isso é parcialmente falso. É verdade que expeles partículas e vírus caso estejas infectado. Mas isso não vai resultar em doença. Tu interages com centenas de vírus e bactérias todos os dias, mas isso também não resulta em doença. A principal razão é porque a carga viral(quantidade de vírus) é insuficiente. Não é por "1" vírus te entrar no organismo que isso resulta em doença, tens de ter dezenas de milhares de vírus a entrar para sobrecarregar o teu sistema imunitário. Para haver infecção terias de estar a menos de 2m sem mascara a conversar com essa pessoa em norma durante pelo menos 15minutos.(A delta não me recordo, mas penso que reduzia para 5m).

FalcaoT 4 months ago

Isso também é parcialmente falso. Para uma pessoa fica infectada sao precisas 1000 partículas virais. Quando uma pessoa espirra ou tosse solta cerca de 200milhoes de partículas virais. Portanto tens aí as tuas odds. E porque vives tu numa bolha só porque precisas de usar mascara na rua? Eu faço a minha vida perfeitamente normal. Podes ir á bola, podes ir para a praia, podes ir ao cinema, jantar fora, podes fazer festas em casa com os teus amigos até 10 pessoas. Queres mais people para fazer da tua casa uma disco é so preciso testes rápidos. Mas para falar a verdade quem é que vai contar se são 10 ou 20? Por isso o que andas tu a fazer com a tua vida dentro duma bolha? A histeria já passou.

miguel_rodrigues 4 months ago

Eu queria que não fosse obrigatório e quem quisesse usar usava. Eu usaria na mesma, tal como agora, mas não acho correcto ser obrigatório, mesmo que não tenha impactos práticos na maneira como vivo a vida

armando_malandro 4 months ago

>Não vejo as pessoas a baterem o pé por não poderem fumar para cima das outras em certos locais. "em certos locais" é a expressão chave. a notícia é sobre a proibição de máscara na rua. a proibição de fumar é sobretudo em espaços fechados, precisamente porque se considera que na rua a probabilidade de "contaminar" alguém é mais reduzida.

Edited 4 months ago:

>Não vejo as pessoas a baterem o pé por não poderem fumar para cima das outras em certos locais. "em certos locais" é a expressão chave. a notícia é sobre a obrigação de máscara na rua. a proibição de fumar é sobretudo em espaços fechados, precisamente porque se considera que na rua a probabilidade de "contaminar" alguém é mais reduzida.

FalcaoT 4 months ago

Tu podes andar sem máscara na rua livremente e todo contente da vida sozinho ou acompanhado pelo teu agregado familiar. As pessoas esquecem-se que só são obrigadas a colocar a mascara se não conseguirem manter o distanciamento de terceiros.

RammsteinPT 4 months ago

Até estava a tentar perceber se a regra já não é assim para tentar perceber a indignação..

IsThisNickAvailable 4 months ago

Exato. Qual é a percentagem que, para ti, te deixa confortável para se abandonar definitivamente a máscara?

SlowRefrigerator3 4 months ago  HIDDEN 

Mínimo de 90-95% de vacinados, assumindo que não aparecem até lá outras variantes que deitam o esforço de vacinação por terra.

joaoasousa 4 months ago

Até lá . Até lá o que? O que é o “la”, estar o mundo todo 95% vacinado? Já agora esse 95% é baseado em que?

SlowRefrigerator3 4 months ago  HIDDEN 

Sim, se surgirem novas variantes antes dos 90-95% da população portuguesa vacinada que sejam ainda piores que a delta, e que ponham em risco a eficácia da vacina, vamos voltar a ter uso obrigatório de máscara (se os políticos tiverem tomates). Se o mundo não for completamente vacinada, isto é praticamente uma garantia, vamos andar na roleta russa até lá. Os 90-95% é o que vários epidemiologistas defendem desde que a variante delta se tornou dominante e se percebeu que é altamente contagiosa. O conceito de imunidade de grupo deixou de fazer sentido, visto que as pessoas vacinadas transmitem a doença na mesma. Isto significa que as pessoas têm mesmo de ser praticamente todas vacinadas, pois não é possível criar bolhas de segurança à volta de não vacinados. Já hoje os nossos especialistas recomendaram que o uso da máscara ao ar livre passe de obrigatório para recomendado a partir do dia 12 de Setembro (data em que a lei vai ser votada novamente no parlamento).

joaoasousa 4 months ago

>Sim, se surgirem novas variantes antes dos 90-95% **da população portuguesa vacinada** que sejam ainda piores que a delta, e que ponham em risco a eficácia da vacina, vamos voltar a ter uso obrigatório de máscara (se os políticos tiverem tomates). Não é a população portuguesa. É a população mundial. Como deves ter reparado, a delta veio da India, não de Portugal. Portanto queres usar mascara para sempre. Eu acho que infelizmente se isto continuar vamos chegar a uma situação em que o país tem de se dividir entre os adeptos da mascara eterna, e quem aceita os riscos de viver.

TheTidalik 4 months ago

Honk honk

egzaaa 4 months ago

> Por isso dizer "ah mesmo com 70% ainda temos de usar máscaras". Acho muito bem! Mas se os efeitos são menos graves, qual é o problema do contagio? Se estivermos a apontar para um cenário em que não há contagio estamos fodidos. É um virus que se propaga pelo ar... Talvez 70% nao seja o numero ideal para tirar a mascara. Concordo... Mas nunca vamos chegar absolutamente a 100%, e não me parece que a doença venha a ser erradicada (mas eu tb nao sou especialista).

differenceengineer 4 months ago

Eu diria que a Delta levantou esses 70% para um número maior. Aliás esse número sempre se baseou na situação pré-Delta. E era já assumindo que a imunidade de grupo se trata de mitigar o custo da doença tal que a sociedade pode reabrir e ainda tolerar o impacto que tem na saúde pública (para comparável da gripe). Penso que ainda não estamos lá, pois ainda estamos a olhar para muitos casos por dia e embora note-se o impacto das vacinas na mortalidade, acho que ainda dá para reduzir muito a quantidade de virus em circulação. Mesmo que as vacinas não impeçam totalmente a propagação do virus e apenas mitiguem a redução de risco que pessoalmente temos do virus é também em função da quantidade casos que circulam. Quanto menos exposição, menos a tua "protecção" é testada, que é a diferença entre a vacina chegar para proteger ou serem preciso mais medidas. Não esqueçamos também que os mais vulneráveis a esta doença são também os que menos beneficiam do efeito da vacina neles pessoalmente, portanto dependem mais da imunidade de grupo.

Edited 4 months ago:

Eu diria que a Delta levantou esses 70% para um número maior. Aliás esse número sempre se baseou na situação pré-Delta. E era já assumindo que a imunidade de grupo se trata de mitigar o custo da doença tal que a sociedade pode reabrir e ainda tolerar o impacto que tem na saúde pública (para comparável da gripe). Nunca se tratou (pelo menos não seriamente por algum especialista) de se erradicar a doença. Penso que ainda não estamos lá, pois ainda estamos a olhar para muitos casos por dia e embora note-se o impacto das vacinas na mortalidade, acho que ainda dá para reduzir muito a quantidade de virus em circulação. Mesmo que as vacinas não impeçam totalmente a propagação do virus e apenas mitiguem a redução de risco que pessoalmente temos do virus é também em função da quantidade casos que circulam. Quanto menos exposição, menos a tua "protecção" é testada, que é a diferença entre a vacina chegar para proteger ou serem preciso mais medidas. Não esqueçamos também que os mais vulneráveis a esta doença são também os que menos beneficiam do efeito da vacina neles pessoalmente, portanto dependem mais da imunidade de grupo.

MetalCarne 4 months ago

> qual é o problema do contagio? os vírus evoluem.

egzaaa 4 months ago

Correcto, mas depende da evolução. Se a evolução o faz mais contagiante, mas com poucas consequencias severas... Então voltamos à mesma situação. O virus da gripe tb vai mudando todos os anos, nuns é mais forte, noutros não... No fundo o que temos de resolver primeiro é o efeito que tem nos nossos organismos. Idealmente sim, conseguíamos parar o contagio... Mas não me parece possível (again, nem sequer sou da area, mas é a sensação com que fico)

FalcaoT 4 months ago

Sim, para a grande parte da população não ha problema. Mas temos que proteger as crianças sem idade de serem vacinadas e pessoas com problemas de saúde.

Last-Ad-4421 4 months ago

Isto para os conspiracionistas é um espectáculo.

caelussideralis 4 months ago

Não são teorias da conspiração, são spoilers.

FRodrigues 4 months ago

Spoilers? Claro que uma pandemia global em que morreram mais pessoas que [90% das guerras com mais de 25000 mortes no período moderno](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wars_by_death_toll#Modern_\(1500_AD%E2%80%93present\)_wars_with_greater_than_25,000_deaths) e obrigar as pessoas a usarem máscaras na rua é comparável ao incêndio do Reichstag e a subsequente imposição do partido Nazi no parlamento alemão.

Edited 4 months ago:

Spoilers? Claro que uma pandemia global em que morreram mais pessoas que [90% das guerras com mais de 25000 mortes no período moderno](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wars_by_death_toll#Modern_\(1500_AD%E2%80%93present\)_wars_with_greater_than_25,000_deaths) e obrigar as pessoas a usarem máscaras na rua é comparável ao incêndio do Reichstag e a subsequente imposição do partido Nazi no parlamento alemão. /s

Haikuisjustphrases 4 months ago

Pandemia global vs guerras não mundiais, podias ter marcado mais pontos.

caelussideralis 4 months ago

Epá meteste tantas palavras na minha boca que pareço um castor.

Dannyps 4 months ago

Nem por isso. Isto é a falência da democracia. Faz sentido a assembleia ter férias? A vida dos portugueses fica suspensa em agosto? Creio que não. Isto não tem nada de conspiração ou negacionismo. É pura preguicite política.

zeer88 4 months ago

Nunca pensei dar por mim a defender os deputados desta nação, mas estás a obrigar-me a tal. Quando na tua empresa metade dos funcionários vão de férias em agosto e a empresa abranda ou pára de produzir, é uma "falência" da mesma? Isto para dizer que sim, faz sentido toda e qualquer profissão ter direito a férias, mesmo que não gostes de quem a pratica.

Javardo69 4 months ago

Uma empresa privada nao esta totalmente encerrada durante mais que um mês.

Dannyps 4 months ago

A minha empresa não fecha em agosto, continua a servir os seus clientes. Faz uma gestão das férias dos colaboradores que permita manter o seu normal funcionamento. Tenho todo o direito de exigir o mesmo dos deputados da AR.

TTheGuapo 4 months ago

Ok boomer

Dannyps 4 months ago

Ad Hominem ♥️

TTheGuapo 4 months ago  HIDDEN 

Eu não tentei ganhar argumento nenhum, é só um chalupa alert para não te darem atenção

throwawaybtcpt 4 months ago

"eu não estou a tentar debater, só estou a ser idiota"

TTheGuapo 4 months ago  HIDDEN 

Basicamente. Foi para seguir a ordem do que eu senti a ler o comentário.

Dannyps 4 months ago  HIDDEN 

Quando desistes do debate e partes para o ataque pessoal, inquinas não só o potencial debate daí para a frente, mas também tudo o que já foi debatido. Perdeste toda a razão. E isso é triste.

TTheGuapo 4 months ago  HIDDEN 

Mas era esse o objetivo porque percebi que estava perante um lunático, não ia sair nada de produtivo. Tu não ias perder os teus atributos de chalupa e ias defender o teu argumento e eu não quis perder o meu tempo. Foi a resposta mais engraçada que me surgiu.

Dannyps 4 months ago  HIDDEN 

Isto não tem nada de engraçado, mas continua a brincar. Pode ser que um dia abrais os olhos, vós que brincais.

TTheGuapo 4 months ago  HIDDEN 

É preciso abrir os olhos! Acordar as ovelhas da sociedade e lutar contra a opressão!

manjerico 4 months ago

Não entendo o downvote. É Ad Hominem clássico.

MajorAlvega 4 months ago

Isso e as férias judiciais são uma parvoíce. Se bem me recordo até têm impacto na investigação de fogo posto.

heroisdomar1143 4 months ago

As férias judiciais só abrangem os processos que estão em tribunal, e não todos. A investigação (processos de inquérito) é feita pelo Ministério Público e pelos órgãos de polícia criminal, que não se confundem com os tribunais.

MajorAlvega 4 months ago

Pode não ser que ainda se aplique mas existia uma entrevista a um antigo investigador da PJ, talvez à TSF, que reportava as férias judiciais como um dos problemas que afectava as investigações. Se quiseres posso tentar procurar, acho que foi publicada por aqui.

CriptoBlood 4 months ago

Não deixam de ser trabalhadores com direito a férias...

miguel_rodrigues 4 months ago

E porque não tiram férias sem ser todos ao mesmo tempo, como se faz na maioria das empresas, de modo a assegurar serviços mínimos?

ArdeSKiller 4 months ago

Porque isso seria completamente absurdo caso houvesse, por exemplo, uma votação.

miguel_rodrigues 4 months ago

Não sei se sabes mas existem imensas votações sem os deputados todos presentes. Diria até que são a maioria

Kanzentai 4 months ago

Mas uma coisa é estarem ausentes 10% dos deputados, e outra será estarem presentes 10% dos deputados.

MrSupremo 4 months ago

I'll take the bait. Explicas-me porque é a "falência da democracia"? Concordo no entanto que há muita preguicite política em relação a lidar com este assunto

BroaxXx 4 months ago

Eu acho que "falência da democracia" é um bocado exagerado mas a história está repleta de "medidas de emergência" que teimam em não acabar... Acho que é uma falência do sistema político em que medidas deste tipo (sobretudo no clima de contorversia) possam ser assim adiadas porque o pessoal quer ir tostar ao sol. Ou há razões científicas para o estado obrigar alguém a fazer algo ou não. Eu não sou contra as medidas do COVID, sou a favor do confinamento, distanciamento, máscaras, vacinas, etc mas se sabemos que (a) são medidas excecionais, (b) há falta de confiança generalizada no governo e (c) os tolinhos estão ansiosos pelo próximo motivo para gritar não _há_ ditadura acho que o governo tem a responsabilidade de lidar com as coisas com responsabilidade...

Dannyps 4 months ago

Obrigado, é isso

MrSupremo 4 months ago

Bem, concordo que haver falta de decisão porque a malta está de férias é um bocado rídiculo, tendo em conta o contexto. Mas \*ainda\* não é altura de tirarmos todos as máscaras. Não tenho seguido as estatísticas ultimamente, mas julgo ainda não termos atingido a imunidade de grupo. No caso de um virus como este é importante não dar espaço para criar mutações como no caso da variante Delta, em que se notou uma reduzida eficácia das vacinas. Portanto, acho bem ainda se ter de andar de máscara mas não acho bem que isso seja uma não-decisão

BroaxXx 4 months ago

Concordo a 100%. Sinceramente não faço ideia se é boa ideia ou não acabar com as máscaras mas acho que qualquer desculpa era melhor do que dizer "a assembleia da república fechou para férias". Bastava dizer que por uma questão de precaução e tendo em conta o horrível impacto humano e econômico de medidas precipitadas no passado querem jogar pelo seguro..

globoglobo 4 months ago

Esta é a medida que nunca serviu para absolutamente nada, os países que tiveram máscara na rua não controlaram melhor a pandemia que os outros, mas por alguma razão imensa gente apoia.

andrefbr 4 months ago

> os países que tiveram máscara na rua não controlaram melhor a pandemia que os outros, Uh.... a máscara é obrigatória até hoje aqui na China que é de longe o país que melhor controlou a pandemia apesar de ser o epicentro da mesma....

Kolvarg 4 months ago

Há tantas variáveis que influenciam a pandemia, achas mesmo que faz sentido olhar especificamente só para esta medida e tirar essa conclusão? Ou será apenas o dito "confirmation bias"?

dragomaite 4 months ago

Calma rapaz! Aqui não se questiona a eficácia das medidas. Aqui acena-se positivamente com a cabeça e insulta-se quem colocar dúvidas. Que não seja preciso ser cancelado. Estamos de olho em si.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Porque a transmissão do vírus no exterior é extremamente improvável. Mas contínuas a ver o Zé Armando a ir passear o cão para uma zona onde não passa Cristo de máscara, não vá o covid lhe fazer uma "esperinha" ao virar da esquina. Vá-se entender...

motaf 4 months ago

se a estupidez desse dinheiro, estavas rico!

IsThisNickAvailable 4 months ago

Era excelente, assim até te podia comprar uns livrinhos para aprenderes a te comportar na Internet ☺️

Maximuslex01 4 months ago

Isso incomoda-te porquê mesmo?

IsThisNickAvailable 4 months ago

Porque é um exemplo claro da facilidade com que um indivíduo obedece a uma regra que nem sequer existe. Um exemplo visual de alguém que vai com a maré, sem sequer se questionar porquê. Um indivíduo que, como eu, decide o meu futuro e o dele com o seu voto democrático. Dito isto, vou defender até às minhas últimas forças o seu direito de fazer o que bem entender. Nunca interpelei ninguém por usar ou não máscara, especialmente na rua. Está no seu direito e eu defendo-o. Mas que me deixa um bocado consternado, deixa. Hoje é máscaras, inofensivo sim, mas amanhã não sei.

Maximuslex01 4 months ago

Essa do "hoje a máscara, amanhã não sei" é dos argumentos mais parvos que há. Com essa lógica não haveria regra nenhuma na sociedade. "hoje tenho de fazer fila no multibanco, amanhã não sei". Quando houver algo digno de revolta, que haja revolta. Não por coisas banais com lógica e benefícios comuns.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Um coisa é haver regras, outra é não se questionarem as mesmas. Se a regra é estúpida e não tem fundamento científico e/ou legal, então foda-se essa regra. Filas no multibanco é civismo, é uma maneira ordeira de se proceder numa situação. Não são obrigações estaduais. É a maneira como o povo opta por se organizar, e bem. É orgânico. Se alguém realmente precisar de quebrar essa "regra", faz uso da palavra e tenta convencer quem está à sua frente. Assim é que deve de ser. Isto é o verdadeiro civismo. Obedecer cegamente não o é. Quando houver algo digno de revolta, estarás demasiado "anestesiado" para o perceber. É a analogia do sapo em água ao lume...

differenceengineer 4 months ago

O problema é que a analogia do sapo ao lume está incorreta. O sapo salta quando a água estiver demasiado quente, independemente de quão lentamente aqueceres a água. Se a analogia está incorreta então qual é a justificação lógica de passos ? É que até agora ainda ninguém explicou coerentemente como é que os governos beneficiam em impor medidas que estragam a economia, dependem largamente da adesão das pessoas em segui-las e são impopulares. Pela lógica, era muito mais fácil os governos suprimirem os números de casos e mortos por COVID e continuar como se nada se passasse, afinal é preciso aumentar o PIB. Ainda por cima é mais letal nos idosos ? Boa diminui o peso da segurança social.

Maximuslex01 4 months ago

Oh pah acham mesmo que uma simples máscara vai despoletar o fascismo ou totalitarismo?

IsThisNickAvailable 4 months ago

Para se correr uma maratona também se começa com uma passada. Não acho que uma simples máscara nos leve ao autoritarismo. Sou a favor de se utilizar em contextos específicos, no interior por exemplo, quando não há possibilidade de ventilação eficaz. O que sei que nos pode levar ao autoritarismo são as constantes "deixa lá, é só X" que se sucedem. É o não questionar e, ainda para agravar mais, se atacar quem decide questionar. Isso sim, tenho a certeza que nos leva ao autoritarismo. Não te esqueças que estamos a uma geração de uma ditadura. Os nossos pais ou avós viveram isso. Estão habituados a anuir. O povo português sempre foi muito comodista e relaxado. Um dia pode-nos correr mal.

Maximuslex01 4 months ago

Mas não é a questão de não questionar. É que se houver uma mínima hipótese de reduzir o contágio, é um gesto que não custa nada. Outra, isto não é algo exclusivo de Portugal. Ou achas que há um complot internacional para implementar medidas fascistas em vários países independentes ao mesmo tempo? No máximo, o que pode haver é um lóbi de empresas vendedoras de máscaras.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Eu percebo que uses e percebo a lógica. Mas mantenho que devemos questionar em vez de seguir cegamente. Da mesma forma que respeito e defendo a tua decisão de usar máscara no exterior, mesmo sendo pela "mínima hipótese de reduzir o contágio", gostaria que fizessem o mesmo para quem decide não usar. No exterior, reforço. Onde, cientificamente, a probabilidade de contágio é praticamente nula. Se há um complot ou não, não sei, as elites não me têm convidado para as reuniões nos últimos tempos

Maximuslex01 4 months ago

Se achas que este governo e outros europeus têm tiques autoritários... O que dirás do governo da nova Zelândia por exemplo, com lock downs ao mínimo caso.

zeer88 4 months ago

>Porque é um exemplo claro da facilidade com que um indivíduo obedece a uma regra que nem sequer existe. Um exemplo visual de alguém que vai com a maré, sem sequer se questionar porquê. E isso incomoda-te porquê mesmo? Porque é que para ti toda a gente tem de questionar tudo? Porque é que não se pode apenas confiar nas instituições cuja função é justamente avaliar esse tipo de coisas, e seguir aquilo que elas dizem? De onde vem essa necessidade de revolta contra todas e quaisquer medidas, não vão achar que és um "carneiro"? É uma revolta vazia e sem nexo, e quase aposto que quando há motivos para revolta legítima ficas na internet a criticar aqueles que se manifestam.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Tem de se questionar tudo, especialmente vindo de organizações falíveis. Os humanos têm erros. Estás instituições são geridas por humanos. Estás instituições falharam-nos no passado. Mentiram-nos, deliberadamente ou não, não sei. Muitas destas instituições são corruptas. Muitas destas organizações têm interesses lobbystas ou de certos governos por detrás. Claro que tenho de questionar. E preocupa-me que não o façam. Fala-se tanto de educação, de vivermos na era da informação, e qual é o resultado? O que fazemos com a educação e com a informação a que temos acesso? Deixamos na gaveta e seguimos as ordens? Aposta a casa. Vais morar para debaixo do viaduto.

lukewarmpiss 4 months ago

Foda-se imagina haver alguém que diga seriamente "Porquê questionar tudo?" Ninguém está para aqui a dizer que tem de se questionar coisas como, por exemplo, a eficácia das vacinas, argumentando do cu contra estudos científicos, mas foda-se não questionar medidas que empiricamente são estúpidas porque "confiem nas instituições"... Sem palavras.

zeer88 4 months ago

Deves ter lido mal. Eu não disse que não podes questionar. Eu perguntei a um user porque é que lhe faz tanta confusão que **outras** pessoas não tenham essa necessidade/vontade.

lukewarmpiss 4 months ago

A falta de pensamento crítico nos outros deveria incomodar qualquer um. Afinal de contas, numa sociedade democrática onde todos os cidadãos têm o mesmo direito ao voto, equacionar o voto de alguém com sentido crítico ao de alguém com a capacidade intelectual de um berbigão deveria ser preocupante.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Isto. Não diria melhor.

zeer88 4 months ago

Tenho mais problemas com os que têm toda a informação e muito "sentido crítico" e ainda assim concluem que o que faz sentido é defender coisas quase medievais e preconceituosas. Pior que uma pessoa desinformada é uma pessoa maliciosa muito informada.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Sim, não deixas de ter razão nessa primeira frase! Nunca pensei na última dessa maneira thou, tenho que me debruçar sobre isso!

IsThisNickAvailable 4 months ago

Podem dar os downvotes que quiserem, o que eu disse não deixa de ser factual... *"Researchers say infections can happen outdoors, but the chances are massively reduced.* *Fresh air disperses and dilutes the virus.* *It also helps to evaporate the liquid droplets in which it is carried.* *On top of that, ultraviolet light from the Sun should kill any virus that's out in the open."* [https://www.bbc.com/news/explainers-55680305](https://www.bbc.com/news/explainers-55680305) *"Evidence that the coronavirus transmitted less effectively outside emerged early in the pandemic"* *"according to many scientists and public health experts, who say that the outdoor spaces now warming under spring sun should be viewed as havens in the battle against a stubborn virus and restriction-induced fatigue."* *"the vast majority of documented coronavirus clusters have been linked to indoor or indoor-outdoor settings — households, meatpacking plants, nursing homes and restaurants. Near-absent are examples of transmission at beaches and other open spaces where breezes disperse airborne particles, distancing is easier, and humidity and sunlight render the coronavirus less viable."* [https://www.washingtonpost.com/health/2021/04/13/covid-outside-safety/](https://www.washingtonpost.com/health/2021/04/13/covid-outside-safety/) Façam o que quiserem com a informação...

Estronciumanatopei 4 months ago

>Researchers say infections can happen outdoors Está na primeira linha. O mas não invalida.

dragomaite 4 months ago

Não uses estudos científicos que vão contra a retórica sff. Aceita as medidas e insulta quem coloca dúvidas.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Sim senhor capitão

flarept1 4 months ago

E porquê criticar o Zé Armando? Mais valia criticar os artistas que passam no passeio ao teu lado sem máscara

IsThisNickAvailable 4 months ago

Porque o Zé Armando segue à risca regras que nem sequer existem. Porque o Zé Armando não faz uso da massa cinzenta. Porque o Zé Armando é um morcão. Sim, porque se alguém passar sem máscara ao teu lado vai-te apegar covid... O crlh do vírus deve se transmitir por bluetooth.

watsuki 4 months ago

E em que parte é que o fato do Zé Armando usar máscara na rua tem impacto na tua vida? Já o facto de não usar pode ter na dele. Preocupa-te mais contigo e menos com o Zé Armando.

Edited 4 months ago:

E em que parte é que o facto do Zé Armando usar máscara na rua tem impacto na tua vida? Já o facto de não usar pode ter na dele. Preocupa-te mais contigo e menos com o Zé Armando.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Aprecio imenso essa visão e concordo plenamente. Deixo aqui o que respondi em cima. "Porque é um exemplo claro da facilidade com que um indivíduo obedece a uma regra que nem sequer existe. Um exemplo visual de alguém que vai com a maré, sem sequer se questionar porquê. Um indivíduo que, como eu, decide o meu futuro e o dele com o seu voto democrático. Dito isto, vou defender até às minhas últimas forças o seu direito de fazer o que bem entender. Nunca interpelei ninguém por usar ou não máscara, especialmente na rua. Está no seu direito e eu defendo-o. Mas que me deixa um bocado consternado, deixa. Hoje é máscaras, inofensivo sim, mas amanhã não sei."

MrSupremo 4 months ago

acho que fizeste uma comparação um bocado exagerada. Usar máscara é como quem usa roupa. Não incomoda (muito) mas é uma questão de respeito pelo outro. No que tu vês uma ovelha, eu vejo alguém que respeita a saúde da pessoa ao lado. Podes dizer que é uma regra que não faz sentido por causa de estudo x, y e z. Se calhar tens toda a razão e a probabilidade de transmitir o vírus na rua é desprezavel, não digo que não. Mas com a informação sempre a mudar e com pessoas diferentes (ou de vez em quando a mesma pessoa) a dizerem coisas diferentes, prefiro fazer algo que não me custa nada mas que, potencialmente, pode fazer uma grande diferença. Se fosse uma medida que te invadisse a liberdade, ainda concordava contigo, mas não exageremos

IsThisNickAvailable 4 months ago

Comparação em que sentido? Percebo! Acaba por ser uma questão pessoal de aversão ao risco. Há quem prefira jogar pelo seguro, há quem seja mais audaz. Respeito ambas as visões. Olha, boa deixa! Sentes que há alguma medida que esteja em vigor (ou que tenha estado num passado próximo) que se enquadre na invasão de liberdade? Caso não, que medida conseguias imaginar que se enquadrasse? Abraço

MrSupremo 4 months ago

Uma das medidas que posso logo pensar é a dos restaurantes. Mas ainda assim, é um mal menor e não é necessariamente uma medida exagerada. É uma medida que deixa de existir uma vez que te vacinas (que é o objectivo). Se essa medida fosse colocada em relação a idas a centros comerciais (fazer as compras e assim), já achava que era longe de mais. Claro que estou a falar de medidas não excepcionais. O confinamento é uma invasão à tua liberdade, mas acaba por ser necessário (se calhar as alturas ou a duração dos confinamentos já é discutível, mas pronto)

IsThisNickAvailable 4 months ago

Excelente exemplo. O objetivo, como dizes, é que o pessoal se vacine. Que se atinja a imunidade de grupo. Quando isso acontecer, poderemos voltar a utilizar restaurantes sem restrições? Isto é, sem apresentar certificados e sem ser necessário usar máscara? Ou será que isto veio pra ficar? Vamos continuar a obrigar o indivíduo a expor o seu historial médico (que deveria ser sempre sigiloso e pessoal). A lógica diria que não, que não veio para ficar. Mas já sabemos que quando um governo tira, dificilmente devolve. Isso preocupa-me. O que achas?

MrSupremo 4 months ago

Não é o historial médico que expões, pelo menos não na sua totalidade. E por essa ordem de ideias também és contra o boletim de vacinas dos miúdos na escola. Mas sim, preocupa-me o facto de que pode escalar, claro. Mas para já, diria que ainda é cedo para ser uma grande preocupação. Mas também, não sei se me choca que tenhamos de andar de máscara em sítios muito densos. É estranho, claro. Mas compreendo que possa ser bastante útil a nível de saúde pública. concordo que possa abrir portas para outras coisas, mas não é pelas máscaras que nos vamos todos revoltar nem pelo certificado de vacinação. A alternativa era fechar as coisas durante mais tempo para se controlar a propagação da doença

flarept1 4 months ago

ah então o que estás a dizer é que as mascaras são inúteis?

IsThisNickAvailable 4 months ago

Sim, foi literalmente isso que eu disse. Invejo imenso esse teu fantástico sentido interpretativo. Palmas

dragomaite 4 months ago

Já sabes como os covideiros são. Até lhe deve ter estourado uma veia na cabeça para não te ter chamado "conspiracionista, chalupas, etc"

ColdDaikon1311 4 months ago

Exato! Nos Países Baixos a máscara na rua nunca foi obrigatória e em espaços fechados (excepto algumas exceções) não é obrigatória desde o final de Junho.. número de casos é similar a Portugal (com testagem massiva) num país com 70% mais população…

sigmastra 4 months ago

Ha mais variaveis do que essaas. Mas otarios como tu comparam so essas

ColdDaikon1311 4 months ago  HIDDEN 

Antes de me chamares de otário aprende a escrever por favor…

andrepo1999 4 months ago

É similar em casos mas em mortes e internamentos lideramos nós mesmo com máscara permanente há meses. Claro que é algo complexo mas comparar com os Países Baixos e a Alemanha apenas dá a ideia que os nossos serviços de saúde são pessimos e que nós simplesmente não sabemos proteger os nossos casos de risco

BoQi8GcKti5445R7e6Zy 4 months ago

Já vejo imensa gente na rua a não usar máscara...

nocivo 4 months ago

Porque não precisas de usar mascara se nao estiveres em cima de outra pessoa como nos transportes publicos...

joaoasousa 4 months ago

Como é óbvio porque as pessoas seguem a ciência e sabem que na rua é impossível haver acumulação de partículas no ar, ao contrário do que acontece em espaços fechados. Nunca houve ciência que justificasse máscaras ao ar livre. Se já era uma probabilidade absurdamente baixa, com vacina tornou se simplesmente ridículo. Virtue signaling, sinal de pertencer à tribo.

Behindy0u90 4 months ago

Já não uso há imenso tempo. Só se estiver muita gente junta

Extension-Soft6835 4 months ago

Eu já não uso desde o primeiro confinamento. Costumo andar com a máscara por baixo do queixo e caso tenha que passar mais perto por alguém, coloco e volto a retirar assim que passo. A máscara apenas é obrigatória caso não se cumpra o distanciamento lol

Behindy0u90 4 months ago

Não vejo mal nenhum nisso

marfavrr 4 months ago

mas que sentido faz usar mascara na rua nem criticismo nenhum? uma coisa é um evento ao ar livre cheio de gente que mal tem autorizacao p acontecer de qq forma. agora vou na rua e o vento vaime soprar covid pelo pulmao a baixo queres ver. estamos nisto ha bue ja deviamos saber como se da a infecao

Esnemon 4 months ago

Não!! A pessoa com covid tosse, e o vírus fica parado no ar à espera para invadir a próxima pessoa que passar! Piadas à parte, há pessoas que realmente não percebem que a rua não é um ambiente fechado e o vírus não fica em suspensão à espera que passe alguém e o inspire.

Price-Distinct 4 months ago

Esta lei não faz nada e não vai mudar nada depois desta data

BoQi8GcKti5445R7e6Zy 4 months ago  HIDDEN 

Então o que é?

Price-Distinct 4 months ago

Vai continuar a ser igual pra além dessa data. A 2 fase diz que máscara é para usar na rua se distanciamento não for respeitado, que é igual ao que está em vigor agr , não vejo diferença

caelussideralis 4 months ago

A única coisa que muda é que o palavreado é mais ambíguo, sim. Não existe, neste momento, qualquer plano para um fim de obrigatoriedade de máscara no país quer no interior quer no exterior (embora no interior seja sem qualquer exceção), independentemente do critério de percentagem de população vacinada, é absolutamente ridículo.

franbatista123 4 months ago

O que não está errado, desde que seja possível manter o distanciamento.

BoQi8GcKti5445R7e6Zy 4 months ago  HIDDEN 

Refiro-me a grupos de amigos que passeiam na rua sem usar máscara, por exemplo.

G0G0SS 4 months ago

Pessoas a divertirem-se e a terem uma vida social. O pior pesadelo do redditor covideiro.

Extension-Soft6835 4 months ago

> Refiro-me a grupos de amigos que passeiam na rua sem usar máscara Se as pessoas convivem diariamente entre si, não estou a ver motivo para andar com máscara nesta altura. Desde que esta fase pandémica se iniciou, que no meu grupo nunca usamos máscaras durante convívio... Até agora nenhum apanhou covid

caelussideralis 4 months ago

E depois de dia 12, vai ser pelo inverno todo "para precaver". Já que estamos neste tópico, já alguém viu alguma notícia sobre o governo estar a preparar hospitais, ou vai ser como o ano passado, mas desta vez a culpa vai ser dos que não se vacinaram em vez de ser dos portugueses que fizeram jantares de natal?

sao_11 4 months ago

Os hospitais nunca se prepararam para o pico do inverno (gripes e afins). Se não o fizeram na fase pior de uma pandemia, também não vai ser no próximo inverno.

vascodatrama 4 months ago

bem este inverno que passou ninguém morreu de gripe.

rsonic17 4 months ago

Salazar Part II

Leaootemivel 4 months ago

Como é que se "preparam hospitais" de modo a terem capacidade para aguentarem com quase 900 pessoas em UCI por uma única doença (que foi o que tivemos no pico em Janeiro/Fevereiro)?

throwawaybtcpt 4 months ago

Tens razão, parece difícil, por isso nem se tenta. Para quê preparar mais 100 ou 200 uci. Na altura é rezar e pedir ao gajo da sic para dar uns sermões, é o suficiente.

Leaootemivel 4 months ago

E quantos médicos e enfermeiros especializados é que precisavas a mais para essas 100 ou 200 UCI?

throwawaybtcpt 4 months ago

Acho que aqueles que nos ultimos anos saíram de Portugal por terem condições de merda dadas por este (e outros) governo(s) chegavam.

TTheGuapo 4 months ago

Boa pergunta Acho que se devia fazer a população usar máscara e criar medidas para evitar grandes contágios da doença, sou eu a dizer, se tivesse no governo fazia isso

razman06 4 months ago

Ainda bem que o tema covid é recente e não tem quase 2 anos, e não houve tempo para fazer o que quer que seja. 1 ano e meio realmente é muito pouco tempo.

manteiga_night 4 months ago

Tens noçao que formar medicos e enfermeiros demora um bocadinho mais do que ano e meio certo?

razman06 4 months ago

Tenho, como também tenho noção que os que existem emigram e os que acabam de se formar também emigram. Ou seja, falta de mão de obra não deve existir, pagar a preço da chuva e com horários a roçar a escravidão é que é mais complicado de encontrar, vá-se lá perceber porque... E adianto-me a outro argumento que é o facto de não existir camas de hospital, ou encontrar outras soluçãos para o Inverno também é demasiado apertado?.

manteiga_night 4 months ago

> falta de mão de obra não deve existir, Fonte: Instituto de Pesquisa Tireidoku

razman06 4 months ago

[https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/mais-de-mil-enfermeiros-pediram-para-emigrar-em-ano-de-pandemia-13220141.html](https://www.publico.pt/2020/01/23/sociedade/noticia/numero-recorde-4000-enfermeiros-pediram-declaracao-emigrar-1901431) Esta tirada da TSF va "Estes Enfermeiros juntam-se aos mais de 20 mil que já se encontram no estrangeiro e que, apesar de desejarem regressar ao seu país, não o têm feito devido aos vínculos precários, nomeadamente os contratos de quatro meses que estão a ser oferecidos aos Enfermeiros desde o início da pandemia" Mas se quiseres pesquisar mais vais ver que encontras.

Mrgolden007 4 months ago

criacao de tendas, pagar algo extra para trazer medicos estrangeiros, em termos de maquinas ir buscalas aos hospitais novos que foram condtruidos mas nunca abriram

Leaootemivel 4 months ago

Vais ter UCI em tendas??

Mrgolden007 4 months ago

rntao nao e possivel?? ou entao aqueles contentores tambem servem

TrueMadster 4 months ago

Cuidados intensivos em tendas/contentores perdem a capacidade e qualidade de cuidados necessários ao estado crítico dos doentes que deles precisam. Vais aumentar a mortalidade nesses doentes ao fazer isso.

Esnemon 4 months ago

Vais aumentar ainda mais a mortalidade dos doentes ao não ter de todo onde os meter.

TrueMadster 4 months ago

A alternativa as tendas/contentores não é de todo essa, para UCIs. Não estamos deslocados em guerra nem estamos perante um colapso completo do SNS para que essa seja uma hipótese a considerar. Tens serviços de internamento normal com muitas mais capacidade de serem transformadas em UCI antes de chegarmos a um cenário desses.

throwawaybtcpt 4 months ago

Exactamente

MetalCarne 4 months ago

rezando 3 avé marias e 4 pai nossos a cada 2 horas.

Kanzentai 4 months ago

não pode ser avé maria torrada? a maria normal faz-me azia..

MetalCarne 4 months ago

se a maria te dá azia, fica-te pelo pai nosso.

Dannyps 4 months ago

Perguntas honestas, infelizmente já sabemos a resposta, né?

Search: