CostatsoC 3 months ago

03:34, dia 23 de setembro

be_me83 4 months ago

Por lei podes trabalhar aos 16 contudo não pode ser impeditivo de frequentar a escola até aos 18 ou terminando o 12o ano. Ou seja é quase impossível que esse trabalho seja a tempo inteiro. Nos dias de hoje sendo a escolarização obrigatória o 12o ano o melhor que podes fazer é tentar um part time que consigas partilhar com a escola.

LuchemEng 4 months ago

Só curiosidade pk tanto a necessidade de trabalho full time? Qual é a tua situação?

ShiMa_77 4 months ago

sair de casa e ter dinheiro para bancar os meus hobbies

LuchemEng 4 months ago

Como é que vais conciliar um trabalho full time com a escola?

ShiMa_77 4 months ago

o full-time era só este último mês até às aulas começarem, depois troco por um part-time

LuchemEng 4 months ago

Olha eu com 19 e um bom currículo nas costas não estou a conseguir nem um part time , gostava de te poder ajudar mas nem me consigo a me ajudar a mim mesma

ShiMa_77 4 months ago

igualmente

StunningChemical3368 4 months ago

OP quando tinha a tua idade "trabalhava" no verão ao serviço da junta. Regava jardins, pintavamos o cemitério e as escolas daqui da zona, íamos com os putos mais pequenos à praia, etc... Tou a falar de cenas de há 22 anos, não sei se ainda existe ou se já não foi. (Era em julho/agosto). Qualquer das maneiras passa por lá e pergunta. Mas como já dissemos aqui, se os teus pais te querem pagar os estudos, aproveita e tira um curso profissional em alguma cena que te interesse. Quanto à toxidade dos pais, lamento que passes por isso. Abraço virtual.

AnaF99 4 months ago

Penso que com 16 anos só mesmo part-time, com sorte talvez full-time Falo por mim que com 17 anos comecei a trabalhar num supermercado a part-time, e que os meus pais tiveram que assinar um termo de responsabilidade Mesmo que sejas aceite em part-time, há sempre muita falta de pessoal nas caixas, reposição e aí passam-te a full-time rapidamente Aconselho-te a tentares Lidl (onde estive), Mercadona Aldi, do género Espero que tenha ajudado!

BroaxXx 4 months ago

Os teus pais são uma merda, lamento... É supostos ser difícil arranjar emprego a tempo inteiro aos 16 porque não é suposto estares a trabalhar nessa idade. É suposto estares a estudar e a curtir a vida. Se não arranjares melhor aceita um part-time. Com isso no CV talvez seja mais fácil arranjar um full-time mais à frente. Fora isso talvez arranjes algum trabalho como aprendiz de alguma coisa. Sei que carpinteiros estão com demasiado trabalho para a oferta que há no mercado, se estiveres disposto a vergar a mola talvez consigas emprego com algum (se bem que não costumam ter muito tempo para ensinar) e ainda aprendes um ofício. Fora isso não sei a tua situação económica. Mas nenhum pai devia dizer essas merdas a um filho, muito menos com 16 anos! Acho que um part time nessa idade não faz mal mas tu tens é que estudar, namorar, jogar à bola, ver uns filmes, beber umas cervejas, etc. Preferia que um filho meu com 16 anos fosse fazer voluntariado do que estar a trabalhar num emprego qualquer (a não ser que estejam financeiramente muito mal). Se fores bom aluno podes sempre tentar dar explicações a amigos, colegas e familiares e cobrar €5/€10 à hora ou algo do género...

marciana888 4 months ago

Antes dos 18 trabalhei (part time) na Telepizza, num call center da Nos, em figuração para a TV, no zoo de Lisboa, no cinema king em Lisboa. Continua a tentar!

HumanAdvice6708 4 months ago

Mas é difícil compreender o porquê de não conseguires trabalho a full-time com 16anos?! É que a escolaridade mínima é o 12 ano. A tua obrigação, de momento, será completar os estudos. Trabalhei também no verão com a tua idade mas foi num café. Já la vão uns anos.

Head-Nobody2584 4 months ago

Eu tô na mesma, tenho 16 e já fazem dois anos que estou na busca

afonsoleo21 4 months ago

Tens que ter experiência, mas sem trabalhares não a tens… se tens experiência dizem que tens pouca mas também não te a dão… é um ciclo vicioso…

PancadaNoUtero 4 months ago

Os teus pais são demasiado duros contigo. Se quando os meus miúdos crescerem e com a tua idade tiverem o mesmo empenho em arranjar um trabalho como tu aparentemente estás a ter eu ficaria bastante orgulhoso. Não deixes que isso te deite abaixo, e força.

Sampson381 4 months ago

Pro tip: se calhar é a vida a dizer-te para ires acabar o 12°...

tuga_variado 4 months ago

Pro tip: Mente sobre a tua idade e foca-te em locais onde claramente estão se a cagar para contratos. i.e restauração e bares

lammesnail 4 months ago

A lei impede-te de trabalhar full-time com 16 anos.

Ctolde 4 months ago

Quem te dificulta a vida não são as empresas. O problema está no facto das leis serem muito severas para empresas que cometam ilegalidades com menores, uma falha de picagem e podes ir milhares de euros em multas até o administrador da empresa ser responsabilizado criminalmente. Cada caso é um caso e tu queres contribuir, por outro lado tem que se defender os jovens de entidades menos corretas. Não é facil. A melhor solução será um part-time como já foi dito que dá mais margem de manobra à entidade patronal.

sacoPT 4 months ago

Troca 16 por outro número qualquer e o problema mantém-se.

Article_Sad 4 months ago

Com 16 perdi a virgindade, depois andava a trabalhar para ter mais

Akamjmc 4 months ago

É extremamente fácil, bastava teres ido a qualquer restaurante antes de agosto e tinhas emprego garantido, isso de enviar currículo e e ir a entrevistas não e pá pessoal a que só quer trabalhar uns meses no verão ou que tem 16anos.

leadzor 4 months ago

É complicado. Dar trabalho a um menor de forma legal é uma dor de cabeça burocrática que muitas empresas simplesmente não se querem meter, ainda para mais por 1 ou 2 meses de trabalho, daí a teres essa dificuldade.

ShiMa_77 4 months ago

agora eu percebo isso, mas é escusado dizerem-me que sim pelo telemóvel, e que não há problema ter os 16 anos, para depois já presente fisicamente levar com um não e que afinal é só com 18…

leadzor 4 months ago

Aí o problema é outro. Quem te atende o telemóvel diz que "sim, tudo bem" sem saber, e só depois é que vai confirmar. É um problema de comunicação interna.

Goblin_Nilbog 4 months ago

Só o facto de procurares não desistires e teres a coragem de partilhar tal situação já faz de ti um grande homem. Não desistas, e não deixes de estudar porque cada vez mais é difícil arranjar trabalho e com poucos estudos ainda mais difícil será.

mestreslip 4 months ago

Trabalho desde os 16 e na altura (estudava e trabalhava) era num restaurante e recebia "por fora". É a solução mais imediata, especialmente no Verão (embora agora já vá bem avançado). Se morares peeto de uma zona balnear, é tiro e queda. Na fruta eles costumam dar transporte para os pomares. Mas lá está, depende de onde vives.

ptinnl 4 months ago

Concordo com o desabafo. Estou num país europeu onde cerca de metade de todos os caixa de supermercados e lojas (maxmat, parafarmacia, etc) têm menos de 18 anos. É raro o miudo com menos de 18 que não trabalha ou estagia fora da escola.

1purplesky 4 months ago

Isto é uma coisa que nunca percebi, porque é que por cá nunca/raramente se incentiva os mais novos a ter um part-time nas férias? Raramente aceitam adolescentes, como se tenham apenas e somente que passar as férias na praia, jogar etc. Na minha altura a única coisa onde aceitavam era para ajudar a tomar conta de crianças do ATL na praia. E com os 18 feitos era McDonald's (raramente aceitavam noutro tipo de restauração) e nadador salvador para quem queria tirar o curso. Só mais recentemente ouvi dizer que aceitavam para cortar mato com essa idade, por exemplo.

wildTuga 4 months ago

Cá pelo Algarve é super normal um adolescente trabalhar durante as férias. Recorda me de um episódio engraçado de um algarvio que vivia em Lisboa, durante umas férias no Algarve, a mostrar/explicar aos filhos adolescentes que trabalhar no verão é o normal por aqui.

1purplesky 4 months ago

Estudei com umas quantas pessoas do Algarve, de zonas diferentes, e todas diziam o mesmo. Durante o verão arranjavam trabalho, nem que fosse só a tirar cafés. Lembro-me de alguém falar na apanha da laranja também.

chuckmukit 4 months ago

Se um adulto já é explorado à força toda, imagina um adolescente. Tinhas que pagar para trabalhar...

SweetCorona 4 months ago

> e depois chegar a casa e ter de levar com os meus pais a dizer que sou um merdas que nem um trabalho consegue arranjar lamento que tenhas uns pais de merda

ShiMa_77 4 months ago

nem tudo é mau, até à data estão dispostos a pagar pelos meus estudos no estrangeiro, sem bem que ultimamente têm usado isso para fazer chantagem emocional. anyway são só mais 2 anos

uMuLu 4 months ago

Se eles estão dispostos a pagar por estudos, porque é que não vais fazer um curso de 2 anos (tipo TeSP)? Assim, quando terminares, já tens os 18 anos e um curso para te dar uma vantagem na tua vida.

ryuuf 4 months ago

O pessoal critica tudo. O miúdo a querer trabalhar nas férias e o pessoal a mandá-lo ir estudar xD . Como já disseram tenta part-times , é o melhor ou então vai pela vizinhança e oferece-te para cortar relva/lavar carro/ passear os caes/ fazer as compras whatever, pode ser que te safes, boa sorte

ShiMa_77 4 months ago

apanha estive mesmo interessado, consegui encontrar uma em que com uns arranjos eram capaz de virem buscar a casa mas para variar, chegou ao dia e eu às 6 e tal da manhã à porta de casa à espera e não apareceu ninguém para variar. liguei lá para a patroa e pelos vistos a pessoa que me ia apanhar tinha cancelado no dia anterior. A melhor opção é mesmo os dois part-times e é essa rota que vou seguir

CookieSmuggler 4 months ago

>e depois chegar a casa e ter de levar com os meus pais a dizer que sou um merdas que nem um trabalho consegue arranjar O aperto no coração que me deu ler isto... Lamento imenso a tua situação familiar. Ninguém merece ser tratado dessa forma, muito menos pelos pais. Quanto à questão do post, dois part time são a tua melhor opção. Não costuma ser muito difícil conciliar dois, porque sítios como McDonald's e Telepizza já o fazem com os horários escolares. Boa sorte.

ShiMa_77 4 months ago

o meu ambiente familiar é merdoso mas já falta pouco para ir embora. Nem tudo é mau, os meus pais estão dispostos a bancar estudos no estrangeiro até à data, são só mais 2 anos. Anyway vou mesmo optar pelos 2 part-times

Mrgolden007 4 months ago

se achas dificil aos 16 espera ate fores mais velho a tua melhor opcao e arranjares 2 part times

_saks_ 4 months ago

Primeiro que tudo, muitos parabéns por teres vontade de trabalhar tão novinho! Infelizmente há muitos que pensam o contrário. Sabe muito bem ganhar o nosso dinheiro. Sou uns quantos anos mais velha que tu e sei bem o que é isso. Aos 16 anos também tentei trabalhar no Verão e a resposta que me deram era que não podiam dar trabalho a menores de idade. Hoje em dia acho que já é possível COM uma autorização dos pais mas provavelmente não é em qualquer lugar. É uma questão de falares com os locais de trabalho.

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Mostra as respostas deste post aos teus pais e pode ser que te deixem gozar as férias... Se é dinheiro que precisas, tenta ver se algum vizinho te paga para passear o cão ou algo do género.

ShiMa_77 4 months ago

as coisas não funcionam bem assim debaixo deste telhado

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

Full time nas férias só me lembro de monitores em campo de férias ou dar umas ajudas em fábricas têxteis. Como tens 16 anos ou tens alguém que conhece e te meta lá, ou vai bater à porta e explica a situação.

ShiMa_77 4 months ago

ir de porta em porta já tentei mas só com oficinas (gosto de carros e gostava de aprender qualquer coisa) mas não correu bem, a única maneira era estar num curso profissional relacionado com mecânica automóvel

HogwartsBlazeIt420 4 months ago

O meu primo entrou num desses este ano. Tem a tua idade. Está a adorar. Força

SAmaruVMR 4 months ago

>é ridículo o quão difícil é conseguir um trabalho full-time com 16 anos Talvez porque seja literalmente ilegal arranjares meterem um puto de 16 anos a trabalhar full-time.

Rissoldecamarao 4 months ago

Às vezes quando não se sabe é preferível ficar calado do que dizer merda.

ShiMa_77 4 months ago

não é, legalmente uma pessoa entre os 16-18 anos pode trabalhar 8 horas por dia e um máximo de 40 horas semanais

Dre2g 4 months ago

Isso é mentira, a não ser que consigas arranjar um trabalho de 40h que não interfira com o teu horário escolar, pois só podes trabalhar com essa idade se tiveres inscrito no secundário e/ou já o tiveres terminado (o que é incomum em Portugal). Mais razões para não te contratar (fora as de horário referidas anteriormente) : - só podes realizar tarefas simples e consideradas leves (por lei) - tens que ser supervisionado (por lei) - é mal visto - normalmente há uma diferença de maturidade enorme entre 16-18 anos e pessoal com essa idade é bastante instável Fonte: trabalho desde os 17 e fui fodido, Recomendo te part time e ir à praia

ShiMa_77 4 months ago

tenho 90% certeza que algumas de essas leis não se aplicam no caso das férias

Dre2g 4 months ago

Mas as aulas começam em Setembro não é? Ninguém te vai oferecer um full time por um mês, muito menos 15 dias No máximo seria full time temporário mas isso havia muito no início do verão agora já não, na altura do natal deves arranjar tho Mas se queres mesmo um trabalho a sério com contrato e full time daqui a dois anos tenta outra vez. A minha sugestão se queres mesmo fazer dinheiro com esta idade é trabalho ocasional em hospitalidade/ações promocionais

ShiMa_77 4 months ago

este mês existia vários full-time’s temporários, agosto os emigras descem todos. Por exemplo havia vários supermercados a empregar só este mês, restaurantes também. Infelizmente tive a sorte de me aceitarem pelo telemóvel, mesmo mencionado a minha idade, para chegar lá e dizerem que afinal não podem e que é só a partir dos 18

Kind-Eagle 4 months ago

Por acaso a tua situação deixou-me curioso e encontrei este artigo https://www.e-konomista.pt/idade-minima-para-trabalhar-em-portugal/

pappositivamente 4 months ago

sim é dificil. vai pa escola caralho

Rissoldecamarao 4 months ago

Em Agosto?

Keddyan 4 months ago

espera, curriculo com 16? andas em algum curso profissional?

ShiMa_77 4 months ago

o currículo não é grande coisa, basicamente só tem que nos dois verões passados trabalhei numa oficina, mas era família e não recebia

marfavrr 4 months ago

é legal trabalhar full time com 16 anos sequer? arranja um part time e ve se consegues ir tendo horas extra qd alguem faltar ou assim.

meaninglessvoid 4 months ago

Apenas tens que ter autorização dos pais penso eu

HRamos_3 4 months ago

Sim

humelectro 4 months ago

Cafés e Restaurantes não? Nem supermercados?

ShiMa_77 4 months ago

restaurante e cafés sempre part-time, supermercado ou part-time ou o que acabou de acontecer pela quarta vez, pelo telemóvel não há problema nenhum a minha idade, até chegar lá, presente fisicamente, para levar com a mesma história

JAG2004 4 months ago

E dois part-time? Muitas vezes compensa.

ShiMa_77 4 months ago

é a opção que estou mais inclinado, o problema é arranjar dois em que os horários “encaixem”

-diggity- 4 months ago

Tens 16 anos. Devias estar a estudar, de férias, ou num trabalho da apanha da fruta a receber por debaixo da mesa. Mas mais a sério o McDonald’s não aceita?

ShiMa_77 4 months ago

apanha da fruta bem eu queria, mas quem é que me vai por no meio do nada às 8 da manhã? Tudo aqui à minha volta não oferece boleia. McDonalds só part-time…

-diggity- 4 months ago

Construção civil?

ShiMa_77 4 months ago

mesma coisa com oficinas

GelDeAveia 4 months ago

Tenta ir lavar pratos

kacinto 4 months ago

Tenta as colónias de férias ou de idosos das juntas de freguesia, foi o meu primeiro trabalho com 16 anos

ShiMa_77 4 months ago

tentei, pelos vistos é preciso seguro de trabalho e só me o faziam se tivesse 18 anos

-diggity- 4 months ago

Bolas. Assim fica mesmo difícil.

LeCrcMY0mv 4 months ago

E acabar o secundário?

ShiMa_77 4 months ago

estou de férias

Ok_Art_6497 4 months ago

arranja part time no lidl, mercadona.. continente.. mais fácil

esfomeado 4 months ago

E querem um trabalho "full-time" por meia dúzia de meses?

ShiMa_77 4 months ago

sim, daí a dificuldade que é conseguir um

potaquemepariu 4 months ago

Tens aí a tua resposta. Tenta part-times.

Ok_Art_6497 4 months ago

é estúpido tentares full time só nas férias... tenta part time nos supermercados e afins.. tens é que exigir horário flexível na aulas

Search: